MICROPARADAS: Uma vunerabilidade do processo produtivo.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MICROPARADAS: Uma vunerabilidade do processo produtivo."

Transcrição

1 Pós-graduação Engenharia de Manutenção MICROPARADAS: Uma vunerabilidade do processo produtivo. Leandro Guimarães Mendes Engenheiro Eletrônico e de Telecomunicações leandro.mendes@stola.com.br RESUMO Derivada do latim, a palavra manus tenere significa manter o que se tem, isso em uma organização é fundamental para a redução de custos estendendo a vida útil dos ativos e garantindo um ciclo contínuo de operação das instalações. Hoje vivemos em um cenário favorável a boas práticas relacionadas à manutenção industrial e percebe-se que quando a produção aumenta reduz-se a disponibilidade dos equipamentos, aumentando o número de manutenções corretivas. Empresas que utilizavam toda sua carga máquina em três turnos de trabalho, em virtude da crise econômica vivida pelo Brasil, estão operando em apenas uma jornada de trabalho. Com um bom plano de manutenção pode-se realocar o contingente operacional e equilibrar o nível de saturação aplicando manutenção preditiva e preventiva para reduzir micro-paradas no processo. O objetivo desse artigo é realizar uma investigação dos processos de manutenção na empresa e desenvolver soluções e práticas para melhorar os equipamentos e processos. Palavras-chave: Industrial. Planejamento. Micro-paradas. Processos. Soluções.

2 3 1 INTRODUÇÃO Dentro da indústria pode-se aumentar os lucros com ações simples tendo apenas uma ótica diferenciada em todas as funções executadas em seu layout. Não é simples registrar determinadas micro-paradas quando há presença do homem para monitorar esses processos e o sistema não possui tecnologia de ponta e indicadores de performance específicos, onde o objetivo é apresentar uma linha de tendência com uma relação linear negativa forte. O primeiro passo para encontrar as micro-paradas é realizar a investigação do processo produtivo ou de manutenção da empresa, identificado através de alguma metodologia os pontos-chaves para se chegar às conclusões reais e resolução de problemas, com o objetivo de apresentar observações diretas nas condições atuais em que o trabalho está sendo realizado. Identificar as anomalias ou as oportunidades de melhoria de um equipamento auxiliam no plano de inspeções visuais nos casos que necessitam de manutenção e ajustes para que se tomem ações corretivas e preventivas para os inconvenientes e reestruture as condições de base do equipamento. 2 REFERENCIAL TEÓRICO Com base nesse estudo, foi escolhido um equipamento como modelo que não havia nenhum tipo de controle, a prensa HARRIS-TGS-60, fabricante TEMA TERRA que é um equipamento antigo com ano de fabricação de 1978, porém inserido em um processo lucrativo para a empresa. A prensa sucata possui um cabeçote de corte e funciona por três compressões através de cilindros hidráulicos e seu produto final é a produção de fardos de sucata prensada. Seu sistema é automatizado, controlando sucatas vindas do transportador por um sistema constituído por uma balança, onde é programado uma pesagem de 50Kg antes de liberar a carga na região de compressão conforme manual do fabricante: Capacidade de Prensagem por hora: 6 Toneladas. (1h = 3600s : 30 tempo ciclo = 120 tempo ciclo total em 1h, portanto 120* 50kg (peso fardo) = 6 ton. Em média. Tempo do ciclo: 30 segundos (120 ciclos/horas) com saturação de 100% por turno.

3 4 Fonte: Manual do fabricante, TEMA TERRA (1978). Como todo equipamento a prensa HARRIS sofre diversos problemas de manutenção como quebras, entupimento, super-aquecimento dentre outros. Com base nesse argumento foi iniciado um estudo aprofundado sobre assunto, avaliando e compreendendo os benefícios de se obter: maior eficiência do equipamento, tipos e custos de manutenção efetuada, frequência, gravidade das falhas, estratificação dos diversos tipos de manutenção adotados. Com controle de dados verificou-se que havia uma perda nunca observada dentro do processo da prensa HARRIS as chamadas micro-paradas. Fonte: Manual do fabricante, TEMA TERRA (1978).

4 5 3 METODOLOGIA Com esse raciocínio foi desenvolvido um sistema de controle para monitorar microparadas no processo baseado no Utilizzo Mezzi Lavoro também conhecido no ramo industrial como U.M.L (Utilização dos meios de trabalho), é uma ferramenta de análise que tem como objetivo determinar a capacidade em produção horária valorizando a máxima capacidade produtiva de acordo com os volumes realizados, e uma das suas principais funções é analisar as causas de paradas e perdas de produção em vários meios, visando a busca do melhoramento de eficiência e produtivo. Dentro do U.M.L a micro-parada é um inconveniente que dura menos de dez minutos. A disponibilidade dos equipamentos são avaliadas em quatro quesitos: Disponibilidade potencial: é calculada multiplicando as 24horas do dia pelo número de dias do período considerado (semana, mês e ano). Disponibilidade teórica: é calculada subtraindo da disponibilidade potencial, gerando as horas deduzidas que são horas utilizadas nos feriados e fins de semana, recaem na disponibilidade efetiva. Disponibilidade residual: agrupa as horas que por motivo de gestão e produção o meio deve permanecer inutilizado. Disponibilidade efetiva = disponibilidade teórica - disponibilidade residual. Com a implantação do cartão de U.M.L desenvolvido para prensa sucata, foi iniciado um sistema de monitoramento na máquina onde se começa a entender que o processo é passível de várias melhorias. Com resultados extraídos de eficiência percentual da máquina identificou-se que ocorriam micro-paradas de diversos tipos. Uma das mais significativas acontece quando o tempo de fluxo de sucatas (antes não monitorado) vindas do transportador é menor que o tempo de ciclo do equipamento, gerando excesso de sucata que é desviada para o modo de sucata solta acarretando perda de lucro para a empresa, pois ela vende a sucata.

5 6 Modelo do U.M.L desenvolvido para monitoramento: 4 RESULTADOS E DISCUSSÃO Com a utilização dos dados advindos do U.M.L, foi criado um histograma para medir a eficiência percentual do equipamento que foi implementado no mês de set/2016, pelo autor como fase de teste. Por meio de uma análise criteriosa, identificou-se que o objetivo homologado de eficiência percentual do equipamento seria na casa de 80% de sucata prensada.

6 7 De acordo com período medido de set/2016 a fev/2017 identificou-se uma evidente queda na eficiência percentual do equipamento, em que foram registradas quebras com tempo elevado e excesso de micro-paradas, ocasionadas devido ao fato da prensa Harris-TGS só trabalhar com a manutenção corretiva. A partir de mar/2017, foi elaborado um plano de manutenção preventiva que conta com a realocação de um profissional especializado, posicionado no equipamento fora do horário de produção, para realizar intervenções tanto nas pausas para refeição quanto outro turno de trabalho. Com essa ação já se obteve uma considerável economia de óleo, energia e diminuição das quebras do equipamento. No gráfico abaixo observa o desenvolvimento do equipamento estratificando a ineficiência percentual que é o somatório das micro-paradas e paradas por quebra decorrentes no processo, afetando tanto sua disponibilidade efetiva quanto capacidade produtiva. A sucata que passa pelo processo HARRIS pode ser vendida com valor de 10% maior que a sucata solta vindo do processo, uma vez que seu o volume de espaço é bem menor e seu peso é bem maior favorecendo as empresas no ramo de reciclagem. Onde há lucro existe a oportunidade de investimento, assim foi iniciado no mês abr/ 2017 a proposta para alcançar a eficiência de 100% de sucata prensada com previsão de conclusão na data de 30 de julho de 2017.

7 8 A situação atual mostra a saída de sucata solta na caçamba das empresas de reciclagem vendida a um preço mais baixo que é considerada uma perda de lucro no processo. A ideia inicial baseia-se no retorno da sucata solta que é vendida a um preço menor. 5 CONCLUSÃO Com a implementação das ações deste artigo, aumentou-se o nível de confiabilidade no processo, por meio da qual se realiza a comparação entre a eficiência (%) do equipamento com a quantidade de sucata vendida ao cliente. Foi criado um plano de manutenção preventiva, em que se tem como prioridade eliminar as micro-paradas referentes a máquina. Identificando problemas como vazamento de óleo e ar no equipamento, dentre outros, reduzindo os gastos de energia e na utilização de óleo para lubrificação da prensa. Por meio da utilização dos conceitos de manutenção autônoma que ainda não são aplicados dentro da empresa, realizando treinamento no setor de trabalho para que todos os funcionários possam conhecer a dinâmica e a importância dos cartões de manutenção planejada no processo. Diante do exposto, percebe-se a redução de perdas, aumento da produtividade e eficiência do equipamento tornando-o mais competitivo e rentável.

8 9 REFERÊNCIAS TEMA TERRA maquinaria S.A Brasil Manual do fabricante. Páginas: Guia de Consulta do WCM Métodos e Ferramentas WCM Fiat. Páginas: PCM Planejamento e controle da manutenção/ Herbert Ricardo Garcia Viana, ed: Qualitymark, Páginas:9 a 20.

9 2017 Autorização de Divulgação de Artigo Técnico AUTORIZAÇÃO DE PUBLICAÇÃO AUTORIZO A PUBLICAÇÃO DO ARTIGO TÉCNICO NA INTERNET, JORNAIS E REVISTAS TÉCNICAS EDITADAS PELO IETEC. NÃO AUTORIZO A PUBLICAÇÃO OU DIVULGAÇÃO DO ARTIGO TÉCNICO. BELO HORIZONTE, _29_/_07_/_2017_ CURSO: Pós-graduação em Engenharia de Manutenção SEMESTRE/ANO: 2º Semestre / 2017 TURMA: ETEG1701 T05 TÍTULO DO ARTIGO: MICROPARADAS: Um evento significativo no processo. NOME DO AUTOR (LEGÍVEL) Leandro Guimarães Mendes ASSINATURA

Manutenção em veículos de transporte de cargas

Manutenção em veículos de transporte de cargas Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma n 05 31 de Julho de 2017 Manutenção em veículos de transporte de cargas Joubert Martins de Brito RESUMO A confiabilidade e o bom funcionamento

Leia mais

OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais

OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma nº 04 28 de janeiro 2017 OEE como ferramenta de melhoria da eficiência de equipamentos e processos industriais Túlio da

Leia mais

Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL

Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Prof. Fabrício Maciel Gomes Departamento de Engenharia Química Escola de Engenharia de Lorena EEL Capacidade O termo capacidade, mencionado isoladamente, está associado à ideia de competência, volume máximo

Leia mais

Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora).

Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora). 5453 - Manutenção Produtiva Total - A Bíblia do TPM Plano de Aula - 36 Aulas (Aulas de 1 Hora). Aula 1 Capítulo 1 - Fundamentos do TPM 1. Origem...26 2. Conceitos...28 3. Etapas de Implantação... 31 4.

Leia mais

Manutenção Preditiva: Um diferencial competitivo das organizações

Manutenção Preditiva: Um diferencial competitivo das organizações Instituto de Educação Tecnológica Pós-Graduação em Engenharia de Manutenção Turma 4 24 de Janeiro de 2017 Manutenção Preditiva: Um diferencial competitivo das organizações Fabrício Formiga de Assis Engenheiro

Leia mais

NEM TODA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE MÁQUINA É MELHORIA

NEM TODA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE MÁQUINA É MELHORIA Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Processos - Turma 26 16 de outubro de 2016 NEM TODA SOLUÇÃO DE UM PROBLEMA DE MÁQUINA É MELHORIA Fernando Henrique de Oliveira fernandohenrique.o@gmail.com RESUMO

Leia mais

Gestão de ativos: Manter, prolongar a vida e melhorar o desempenho operacional.

Gestão de ativos: Manter, prolongar a vida e melhorar o desempenho operacional. Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma nº 04 28/01/2017 Gestão de ativos: Manter, prolongar a vida e melhorar o desempenho operacional. Leonardo Lino Soares Especialista

Leia mais

Análise das principais falhas do sistema de direção dos caminhões fora de estrada em uma mineradora

Análise das principais falhas do sistema de direção dos caminhões fora de estrada em uma mineradora Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Processos Industriais - Turma nº 26 16 de outubro 2016 Análise das principais falhas do sistema de direção dos caminhões fora de estrada em uma mineradora Carlos

Leia mais

PRÁTICA EDUCATIVA DE APRENDIZADO VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO PREDITIVA 1 RESUMO

PRÁTICA EDUCATIVA DE APRENDIZADO VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO PREDITIVA 1 RESUMO PRÁTICA EDUCATIVA DE APRENDIZADO VIRTUAL COMO FERRAMENTA DE APOIO AO ENSINO DE TÉCNICAS DE MANUTENÇÃO PREDITIVA 1 RESUMO Everton Coelho de Medeiros 2 Mauro Hugo Mathias 2 A manutenção preditiva de máquinas

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTAO DA MANUTENCAO PREVENTIVA PARA MÁQUINAS BENEFICIADORAS DE CAFÉ

IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTAO DA MANUTENCAO PREVENTIVA PARA MÁQUINAS BENEFICIADORAS DE CAFÉ IMPLANTAÇÃO DE UM SISTEMA DE GESTAO DA MANUTENCAO PREVENTIVA PARA MÁQUINAS BENEFICIADORAS DE CAFÉ Alessandro Ferreira de Moraes¹; Amaral Paixao Pereira¹; Eric Martins de Oliveira¹; Luis Guilherme Esteves

Leia mais

Metodologia de implantação de indicadores de gestão da manutenção

Metodologia de implantação de indicadores de gestão da manutenção Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Manutenção 4 Turma 29 de janeiro de 2017 Metodologia de implantação de indicadores de gestão da manutenção Alisson Gomes Caixêta Edward de Matos Junior RESUMO

Leia mais

No mercado de TI, como agir diante à escassez de mão de obra qualificada?

No mercado de TI, como agir diante à escassez de mão de obra qualificada? Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Gestão e Tecnologia da Informação - Turma nº 25 22 de Março de 2015 No mercado de TI, como agir diante à escassez de mão de obra qualificada? Luiz Felipe

Leia mais

1 Catálogo de Serviços

1 Catálogo de Serviços Catálogo de Serviços 1 PTI MAINT Manutenção em redutores e multiplicadores O processo de manutenção conta com uma avaliação por técnicos especialistas, desmontagem, medição das peças, ensaios não destrutivos,

Leia mais

Gustavo Cordeiro Dos Santos 2, Patrícia Gomes Dallepiane 3.

Gustavo Cordeiro Dos Santos 2, Patrícia Gomes Dallepiane 3. ANÁLISE DA GERAÇÃO HIDRELÉTRICA DO RS SOB SUAS CARACTERISTICAS CONSTRUTIVAS, TEMPO DE VIDA E REQUISITOS DE MANUTENÇÃO PARA O CONTEXTO ENERGÉTICO NACIONAL 1 Gustavo Cordeiro Dos Santos 2, Patrícia Gomes

Leia mais

SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEAN

SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEAN DEPS DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS SISTEMAS DE PRODUÇÃO LEAN Manutenção Produtiva Total Prof a Carla R. Pereira 1 FOCO NOS EQUIPAMENTOS Foco nos equipam entos Redução de setup Prevenção

Leia mais

Manutenção Industrial

Manutenção Industrial Manutenção Industrial Índice 1. Introdução... 2 2. O que é a Manutenção... 3 3. Tipos de Manutenção... 4 4.Vantagens e Importância da Manutenção... 8 5. Manutenção e Qualidade... 10 6. Plano de Manutenção...

Leia mais

Faculdade Ietec. Pós-Graduação. Engenharia de Manutenção - ETEG1602 T04. Monitoramento de Equipamentos Através de Shock Pulse.

Faculdade Ietec. Pós-Graduação. Engenharia de Manutenção - ETEG1602 T04. Monitoramento de Equipamentos Através de Shock Pulse. Faculdade Ietec Pós-Graduação Engenharia de Manutenção - ETEG1602 T04 Monitoramento de Equipamentos Através de Shock Pulse Janeiro / 2017 Geovane Carlos da Silva Abreu Engenheiro de Manutenção geovane.csa@gmail.com

Leia mais

Gestão da Manutenção em Mineração de Agregados

Gestão da Manutenção em Mineração de Agregados Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Manutenção Turma 5 07/2017 Gestão da Manutenção em Mineração de Agregados Marley Eustaquio Rodrigues Gerente Industrial marleyer@yahoo.com.br RESUMO A mineração

Leia mais

O impacto financeiro da má gestão dos documentos de engenharia

O impacto financeiro da má gestão dos documentos de engenharia Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Custos e Orçamentos - Turma nº10 17 de abril de 2017 O impacto financeiro da má gestão dos documentos de engenharia Felippe A. M. de Moraes felippeamm@hotmail.com

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO

A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO Faculdade Ietec Pós-graduação GESTÃO DE PROJETOS - Turma nº 164 19/10/2017 A IMPORTÂNCIA DE UM ESCOPO BEM DEFINIDO NO GERENCIAMENTO DO PROJETO RAFAEL PORTO MAIA ENGENHEIRO MECÂNICO rafaporto19@gmail.com

Leia mais

IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO KANBAN NA LINHA DE PRODUÇÃO

IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO KANBAN NA LINHA DE PRODUÇÃO IMPLEMENTAÇÃO DO QUADRO KANBAN NA LINHA DE PRODUÇÃO Bianca A. M. Tchaick¹, Larissa C. Galhardo², Vicente M. Cornago Junior 3, Emerson José da Silva Toffoli 4, José Benedito Leandro 5, Ricardo Rall 6 1

Leia mais

AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA.

AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. Bem vindos ao Treinamento sobre Conceitos Básicos de Manutenção da... AZ - AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL LTDA. ELÉTRICA ELETRÔNICA MECÂNICA HIDRÁULICA PNEUMÁTICA AZ PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE AUTOMAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE MANUTENÇAÕ DE EQUIPAMENTO - PME

PROGRAMA DE MANUTENÇAÕ DE EQUIPAMENTO - PME PROGRAMA DE MANUTENÇAÕ DE EQUIPAMENTO - PME LICENÇA AMBIENTAL DE INSTALAÇÃO E OPERAÇÃO LAI E LAO 71.80.00 - Recuperação de Áreas Degradadas Empreendimento: Rua Bertolina May Kechelle, s/n Bairro Mulde

Leia mais

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes

MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO. João Mario Fernandes MANUTENÇÃO MECÂNICA GESTÃO ESTRATÉGICA DA MANUTENÇÃO João Mario Fernandes Conceito: A manutenção para ser estratégica precisa estar voltada para os resultados empresariais da organização. A Função Manutenção

Leia mais

Título do trabalho Ações de Engenharia de Manutenção para maximização de resultados.

Título do trabalho Ações de Engenharia de Manutenção para maximização de resultados. Título do trabalho Ações de Engenharia de Manutenção para maximização de resultados. Autor Marcelo Ávila Fernandes Engenheiro de Produção Mecânica formado pela EESC-USP Escola de Engenharia de São Paulo

Leia mais

Manutenções Corretiva Preventiva Preditiva MANUTENÇÃO CORRETIVA

Manutenções Corretiva Preventiva Preditiva MANUTENÇÃO CORRETIVA Manutenções Corretiva Preventiva Preditiva 1 MANUTENÇÃO CORRETIVA 2 1 Manutenção Corretiva A manutenção corretiva é aquela de atendimento imediato à produção. A manutenção corretiva é a realizada em equipamento,

Leia mais

Gestão da produção PCP, redução de desperdícios, indicadores de produtividade (OEE) Marcelo Ferreira Consultor Lean Printing

Gestão da produção PCP, redução de desperdícios, indicadores de produtividade (OEE) Marcelo Ferreira Consultor Lean Printing Gestão da produção PCP, redução de desperdícios, indicadores de produtividade (OEE) Consultor Lean Printing Apresentação Pessoal Objetivo Conceituar a metodologia do OEE e identificar oportunidades de

Leia mais

CONFIABILIDADE TURBOMAQUINAS

CONFIABILIDADE TURBOMAQUINAS Pg. 1 CONFIABILIDADE TURBOMAQUINAS MANUTENÇÃO CENTRADA NA CONFIABILIDADE 2016 Pg. 2 Conceito Confiabilidade: é a probabilidade do equipamento desempenhar sua função, dentro de condições de operação especificadas,

Leia mais

22/08/2014. Planejamento e Controle da Produção: Conceito, Finalidades, Funções e Princípios. Conceito de Planejamento. Conceito de Controle

22/08/2014. Planejamento e Controle da Produção: Conceito, Finalidades, Funções e Princípios. Conceito de Planejamento. Conceito de Controle Planejamento e Controle da Produção: Conceito, Finalidades, Funções e Princípios Conceito de Planejamento É a função administrativa que determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos e

Leia mais

ANÁLISE DE MELHORIAS NO SISTEMA ELÉTRICO CRÍTICO NUMA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA

ANÁLISE DE MELHORIAS NO SISTEMA ELÉTRICO CRÍTICO NUMA INDÚSTRIA PETROQUÍMICA UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CÂMPUS CURITIBA ENGENHARIA INDUSTRIAL ELÉTRICA ÊNFASE ELETROTÉCNICA Felipe Inacio Rosa Sidnei Leandro da Silva ANÁLISE DE MELHORIAS NO SISTEMA ELÉTRICO CRÍTICO

Leia mais

Índice. APRESENTAÇÃO A Empresa 3. SERVIÇOS Tecnologia da Automação (AT) 4 Tecnologia em Robótica (RT) 5 Tecnologia em Segurança (ST) 6 CONTATO 7

Índice. APRESENTAÇÃO A Empresa 3. SERVIÇOS Tecnologia da Automação (AT) 4 Tecnologia em Robótica (RT) 5 Tecnologia em Segurança (ST) 6 CONTATO 7 Janeiro/2016 Índice APRESENTAÇÃO A Empresa 3 SERVIÇOS Tecnologia da Automação (AT) 4 Tecnologia em Robótica (RT) 5 Tecnologia em Segurança (ST) 6 CONTATO 7 2 Janeiro/2016 A Empresa A Prime In-Tech, empresa

Leia mais

A Empresa. Soluções Integradas. Qualidade de Gestão

A Empresa. Soluções Integradas. Qualidade de Gestão A Empresa A ES Engenharia, empresa dedicada à engenharia de equipamentos surgiu, em 2009, da união de engenheiros e técnicos qualificados e experientes, oriundos de indústrias químicas e petroquímicas.

Leia mais

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental.

Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Elaboração: Everaldo Mota Engenheiro Mecânico/Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental. Email: everaldomota@yahoo.com.br OBJETIVO * Demonstrar Estudo de Caso de Auditorias

Leia mais

Profa. Daciane de Oliveira Silva BIBLIOGRAFIA; CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória Capítulo 4

Profa. Daciane de Oliveira Silva BIBLIOGRAFIA; CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória Capítulo 4 Profa. Daciane de Oliveira Silva BIBLIOGRAFIA; CHIAVENATO, Idalberto. Administração da produção: uma abordagem introdutória Capítulo 4 O que significa traçar o sistema de produção? Significa criar um ambiente

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO III Aula 7 TÓPICOS ESPECIAIS EM. Dr. Alexandre Silva de Oliveira. Material desenvolvido por Prof. Ms.

ADMINISTRAÇÃO III Aula 7 TÓPICOS ESPECIAIS EM. Dr. Alexandre Silva de Oliveira. Material desenvolvido por Prof. Ms. Dr. Alexandre Silva de Oliveira TÓPICOS ESPECIAIS EM ADMINISTRAÇÃO III Aula 7 Material desenvolvido por Prof. Ms. Alexandre Abicht Conceito de Produção mais Limpa A partir de 1989 a United Nation Environmental

Leia mais

Gestão da Manutenção.

Gestão da Manutenção. Gestão da Manutenção carloreg@sc.usp.br carlos.regattieri@fatec.sp.gov.br Definição de Manutenção ð A Função Manutenção é a combinação de todas as ações técnicas e administrativas, destinadas a manter

Leia mais

OEE OVERALL EQUIPMENT EFFECTIVENESS

OEE OVERALL EQUIPMENT EFFECTIVENESS OEE OVERALL EQUIPMENT EFFECTIVENESS ENIND OEE - EFICIENCIA OPERACIONAL DOS EQUIPAMENTOS WWW.VALUESTREAM.PT 1 OEE EFICIÊNCIA OPERACIONAL (T) Tempo disponível total (A) Tempo de abertura (tempo planeado

Leia mais

Técnicas de Manutenção Eletrônica

Técnicas de Manutenção Eletrônica Técnicas de Manutenção Eletrônica AI32E e ET231 Prof. Dr. Hugo Valadares Siqueira Ementa Parte I Aprendizagem do uso de instrumentos de medição. - Testes em componentes eletrônicos. - Equipamentos eletrônicos

Leia mais

Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma nº4 28 janeiro de 2017

Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma nº4 28 janeiro de 2017 Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Manutenção - Turma nº4 28 janeiro de 2017 A importância da termografia como ferramenta de manutenção preditiva de motores elétricos. Daniel Gomes Prata Ruslan

Leia mais

TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018

TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018 TPM Modelo de Gestão para a Excelência Produtiva 31 de Outubro de 2018 Marcio Ferreira A Competição Global Antigamente Custo Operacional Preço da Venda Lucro Hoje Custo Operacional Preço de Mercado Lucro

Leia mais

2.6 Conceito de controle de processo...47 2.6.1 Manutenção de equipamentos e processo gerencial...48 2.7 GQT e atividades de manutenção de

2.6 Conceito de controle de processo...47 2.6.1 Manutenção de equipamentos e processo gerencial...48 2.7 GQT e atividades de manutenção de Sumário Prefácio à 2ª edição...11 Prefácio...13 1 Visão geral da manutenção de equipamentos...17 1.1 Introdução...19 1.2 Conceito de manutenção...19 1.3 Abrangência das atividades de manutenção...21 1.4

Leia mais

PRODUTIVIDADE E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MFMEA Analise dos Efeitos e Modos da Falha

PRODUTIVIDADE E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MFMEA Analise dos Efeitos e Modos da Falha PRODUTIVIDADE E MANUTENÇÃO INDUSTRIAL MFMEA Analise dos Efeitos e Modos da Falha Profº Drº Carlos Roberto Regattieri carlos.regattieri@fatectq.edu.br 1 MFMEA MACHINE FAILURE MODE AND EFFECT ANALYSIS MF.M.E.A.

Leia mais

O Módulo Injet Básico

O Módulo Injet Básico O Módulo Injet Básico O Módulo Básico oferece a supervisão e avaliação dos principais indicadores de desempenho, em tempo real, de uma ou mais Fabricas. Detalhando, em níveis hierárquicos, as máquinas,

Leia mais

RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA

RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA FACULDADE SANTA RITA - FASAR CENTRO DE PESQUISA E INICIAÇÃO CIENTÍFICA - CEPIC PROJETOS DE PESQUISA RELATÓRIO DE PROJETO DE PESQUISA - CEPIC INICIAÇÃO CIENTÍFICA Ano: 2015 Semestre: 1º P R O J E T O D

Leia mais

Tecnologia e know-how líderes em performance. industrial

Tecnologia e know-how líderes em performance. industrial Sistema de análise de óleo usado Tecnologia e know-how líderes em performance. industrial OilXplorer, tecnologia a serviço da produtividade. Confira outros benefícios: OILXPLORER SUPPORT Suporte técnico

Leia mais

TEMA: Minimizar desperdícios na área de manutenção

TEMA: Minimizar desperdícios na área de manutenção Faculdade Ietec Pós-graduação Engenharia de Manutenção Turma - ETEG 06 17/11/2017 TEMA: Minimizar desperdícios na área de manutenção Sander Aparecido de Araújo Chagas sanderchagas@hotmail.com Marcio Leandro

Leia mais

Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica. Antonio Cabral

Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica. Antonio Cabral Aumentando a Produtividade e Reduzindo os Custos da Fábrica Antonio Cabral acabral@maua.br Roteiro Desafio; Sistemas; O custo e o valor do controle de processo; Mapeamento; Principais indicadores usados

Leia mais

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016

Tipos de Indicadores. Conceito. O que medir... 25/08/2016 Tipos de Indicadores 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho ; OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

Automação de Unidades Armazenadoras

Automação de Unidades Armazenadoras Paulo Carneiro Junqueira Gerente Geral de Armazéns Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano Comigo A automação industrial é muito mais que um simples investimento para modernização

Leia mais

PROPOSIÇÃO DE UM PLANO DE MANUTENÇÃO COM BASE NA TPM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE LATICÍNIOS

PROPOSIÇÃO DE UM PLANO DE MANUTENÇÃO COM BASE NA TPM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE LATICÍNIOS PROPOSIÇÃO DE UM PLANO DE MANUTENÇÃO COM BASE NA TPM: UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA DE LATICÍNIOS Izabelle Fernanda Borges e Silva (UFERSA) iza_fbs@hotmail.com ADRIANA G B SOARES (UFERSA) adrianageorgia@hotmail.com

Leia mais

Disciplina: Gestão da Qualidade

Disciplina: Gestão da Qualidade Disciplina: Gestão da Qualidade Controle do Processo pelo PDCA 2ª Parte Prof. Fernando Porto Introdução Já foi dito que o Ciclo PDCA é um método para a prática do controle de processos, e constitui o fundamento

Leia mais

Indicadores de Desempenho

Indicadores de Desempenho Indicadores de Desempenho 1 Conceito Características mensuráveis de processos, produtos ou serviços, utilizadas pela organização para acompanhar, avaliar e melhorar o seu desempenho. OS INDICADORES NECESSITAM

Leia mais

MANUTENÇÃO PREDITIVA

MANUTENÇÃO PREDITIVA 1 MANUTENÇÃO PREDITIVA conceito 2 É aquela que indica as condições reais de funcionamento das máquinas com base em dados que informam o seu desgaste ou processo de degradação. objetivos 3 determinar, antecipadamente,

Leia mais

ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE AUDITORIAS POR MEIO DA PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM)

ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE AUDITORIAS POR MEIO DA PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM) ELABORAÇÃO DE UM ESTUDO PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE AGENDAMENTO DE AUDITORIAS POR MEIO DA PRÁTICA DE GERENCIAMENTO DE PROCESSOS DE NEGÓCIOS (BPM) Denise Furini de Oliviera 1, Fernanda Cristina Pierre

Leia mais

Gestão da Comunicação, sua importância e melhorias

Gestão da Comunicação, sua importância e melhorias Faculdade Ietec Pós-graduação Gestão de Projetos - Turma nº 164 29 de setembro de 2017 Gestão da Comunicação, sua importância e melhorias Glayson Carvalho Naves Engenheiro de Produção glayson_naves@yahoo.com.br

Leia mais

2017 Templum Consultoria

2017 Templum Consultoria 2 Mapeamento de processos para Construtoras Amostragem e explicação dos processos principais de uma construtora: Estratégia, Incorporação, Comercial ou Vendas, Engenharia e Arquitetura, Planejamento de

Leia mais

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL

MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL 1 MANUTENÇÃO PRODUTIVA TOTAL A manutenção produtiva total, conhecida pela sigla TPM, que tem origem nas palavras em inglês total productive maintenance. 5 1 MANUTENÇÃO PRODUTIVA

Leia mais

MIT072 MANUTENÇÃO ENTRESSAFRA Sistema: PIMS-MI

MIT072 MANUTENÇÃO ENTRESSAFRA Sistema: PIMS-MI Página: 1 de 7 Recursos: Atividades a serem realizadas antes do inicio do processo de entressafra. Cadastramento das revisões passíveis de execução na entressafra, nos MIS e equipamentos; Criação das equipes

Leia mais

Monitoramento comportamental do negócio.

Monitoramento comportamental do negócio. Monitoramento comportamental do negócio. Utilização do algoritmo de previsão do tempo para monitorar comportamentos anômalos do negócio. VISÃO GERAL Cunhamos o conceito de monitoramento comportamental

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Manutenção Preditiva é a atuação realizada com base em modificações de parâmetro de CONDIÇÂO ou DESEMPENHO, cujo acompanhamento obedece a uma sistemática. A manutenção preditiva é a primeira grande quebra

Leia mais

CUSTO BENEFÍCIO DAS PODAS EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO

CUSTO BENEFÍCIO DAS PODAS EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO CUSTO BENEFÍCIO DAS PODAS EM REDES DE DISTRIBUIÇÃO DALLEPIANE, Patrícia 1 ; MALLMANN, Leandro¹; SANTOS, Gustavo¹; RODRIGUES, Palavras-chave: Podas. Energia. Redes de distribuição. Mauro 2. Introdução Em

Leia mais

GESTÃO DA MANUTENÇÃO

GESTÃO DA MANUTENÇÃO Na manutenção moderna, é extremamente necessário pensar e agir estrategicamente, para que a atividade de manutenção se integre de maneira eficaz ao processo produtivo contribuindo, efetivamente, para que

Leia mais

Retorno De Investimento (ROI)

Retorno De Investimento (ROI) 10 12 14 M+ M- MR C + - / + 8 MC 7 8 9-4 5 6-1 2 0 Retorno De Investimento (ROI) 16 3. = INTRODUÇÃO A sua empresa ainda está pensando sobre a implementação de um sistema gerenciamento de ativos empresariais

Leia mais

2º Prêmio SICEPOT-MG Boas Práticas em Saúde e Segurança no Trabalho. Programa Produtividade Segura

2º Prêmio SICEPOT-MG Boas Práticas em Saúde e Segurança no Trabalho. Programa Produtividade Segura 2º Prêmio SICEPOT-MG Boas Práticas em Saúde e Segurança no Trabalho Programa Produtividade Segura O que é terraplenagem? É o conjunto de operações de escavação, carga, transporte, descarga, compactação

Leia mais

Manutenção e Segurança. Conceitos básicos e tipologia

Manutenção e Segurança. Conceitos básicos e tipologia Manutenção e Segurança Conceitos básicos e tipologia Não existem equipamentos, máquinas, instalações prediais e obras civis que sejam eternas e não necessitem de cuidados Riscos e ameaças são inerentes

Leia mais

TÍTULO: ESTUDO DE OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS OPERACIONAIS DE UMA FÁBRICA DE CORTE DE BOBINAS

TÍTULO: ESTUDO DE OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS OPERACIONAIS DE UMA FÁBRICA DE CORTE DE BOBINAS TÍTULO: ESTUDO DE OTIMIZAÇÃO DOS PROCESSOS OPERACIONAIS DE UMA FÁBRICA DE CORTE DE BOBINAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: Engenharias INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO

PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO PLANEJAMENTO X EXECUÇÃO Menos de 10% das estratégias efetivamente formuladas são eficientemente executadas Revista Fortune Na maioria das falhas - em torno de 70% - o problema real não é estratégia ruim...

Leia mais

FOLLOW UP EM COMPRAS: ENFRENTANDO DESAFIOS E COLHENDO RESULTADOS

FOLLOW UP EM COMPRAS: ENFRENTANDO DESAFIOS E COLHENDO RESULTADOS Faculdade Ietec Pós-graduação Compras e Suprimentos - Turma nº 24 22 de Agosto de 2017 FOLLOW UP EM COMPRAS: ENFRENTANDO DESAFIOS E COLHENDO RESULTADOS Fabiana de Sousa tins fabiana.smartins@yahoo.com.br

Leia mais

Apresentação da Empresa

Apresentação da Empresa Apresentação da Empresa Missão Melhorar o Desempenho das Máquinas com *Aplicações Eficazes de Lubrificantes, disponibilizando Tempo, Produção e Capital para aplicações rentáveis. * Melhor método de aplicação

Leia mais

TÍTULO: AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE TROCA DE BOBINA NA LINHA DE PRODUÇÃO DE PAPEL INTER-FOLHAS

TÍTULO: AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE TROCA DE BOBINA NA LINHA DE PRODUÇÃO DE PAPEL INTER-FOLHAS TÍTULO: AUTOMAÇÃO DO PROCESSO DE TROCA DE BOBINA NA LINHA DE PRODUÇÃO DE PAPEL INTER-FOLHAS CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: Engenharias INSTITUIÇÃO(ÕES): FACULDADE ENIAC

Leia mais

A EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO

A EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO A EVOLUÇÃO DA MANUTENÇÃO Antes da Revolução Industrial: processos artesanais. A função da manutenção começou a emergir com o advento das primeiras máquinas têxteis (século XVI) Quem projetava a máquina,

Leia mais

Gestão de Produção Aula 3: Planejamento da Capacidade. Prof. Valdir Tavares de Lucena

Gestão de Produção Aula 3: Planejamento da Capacidade. Prof. Valdir Tavares de Lucena Gestão de Produção Aula 3: Planejamento da Capacidade Prof. Valdir Tavares de Lucena O que é capacidade? O termo capacidade, mencionado isoladamente, está associado à idéia de competência, volume máximo

Leia mais

Manutenção. Eletromecânica Módulo IV. Professor: Anderson Borges /01

Manutenção. Eletromecânica Módulo IV. Professor: Anderson Borges /01 Manutenção Eletromecânica Módulo IV Professor: Anderson Borges E-mail: anderson.borges@ifsc.edu.br 2017/01 Sumário Conceitos Histórico Tipos de Manutenção PPCM (Planejamento, Programação Controle de Manutenção)

Leia mais

CÁLCULO DO ÍNDICE DE OEE - OVERALL EQUIPMENT EFFETIVENESS EM UM CENTRO DE CUSTO DE UMA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS

CÁLCULO DO ÍNDICE DE OEE - OVERALL EQUIPMENT EFFETIVENESS EM UM CENTRO DE CUSTO DE UMA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS 197 CÁLCULO DO ÍNDICE DE OEE - OVERALL EQUIPMENT EFFETIVENESS EM UM CENTRO DE CUSTO DE UMA INDÚSTRIA DE EQUIPAMENTOS AGRÍCOLAS CALCULATION OF THE OEE INDEX - OVERALL EQUIPMENT EFFECTIVENESS IN A COST CENTER

Leia mais

Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA

Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA Tema PANORAMA DE MANUTENÇÃO FROTA Objetivo Apresentar novos conhecimentos técnicos a todos os participantes e que permita obter a máxima redução de custos, maior disponibilidade de equipamentos e aumento

Leia mais

ATA DA REUNIÃO DE ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO (SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO QUALIDADE E MEIO AMBIENTE)

ATA DA REUNIÃO DE ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO (SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO QUALIDADE E MEIO AMBIENTE) > DATA: 06 / 03 / 2018 ATA DA REUNIÃO DE ANÁLISE CRÍTICA PELA DIREÇÃO (SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO QUALIDADE E MEIO AMBIENTE) > PARTICIPANTES: MÁRCIO TRUJILLO RODRIGUES - DIRETORIA HUGO BARROS MEIO AMBIENTE

Leia mais

Eficiência Energética Cocelpa

Eficiência Energética Cocelpa Eficiência Energética Cocelpa 1 CARACTERÍSTICAS DA EMPRESA Nome fantasia: Cocelpa Ramo de atividade: Papel e Celulose Localização: Araucária / PR Estrutura tarifária: Horo-sazonal Azul A4 Demanda Contratada:

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO DA REDE DE DRENAGEM DA CIDADE DO RECIFE

PLANO DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO DA REDE DE DRENAGEM DA CIDADE DO RECIFE 10717 - PLANO DE GESTÃO DA MANUTENÇÃO DA REDE DE DRENAGEM DA CIDADE DO RECIFE Fernandha Batista Lafayette Marília Dantas da Silva, Suzana Maria Gico Lima Montenegro, Pedro Oliveira da Silva e Roberto Duarte

Leia mais

Título: Método de Análise de Falha

Título: Método de Análise de Falha Instituto de Educação Tecnológica Pós-graduação Nome do curso - Turma nº ETEG1601 T03 09 de setembro de 2016 Título: Método de Análise de Falha Jefferson Rodrigues Ilídio Engenheiro Mecânico jefferson.ilidio@gmail.com

Leia mais

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes

ÍNDICE DO MÓDULO Atendimento ao cliente Reclamações dos clientes Controle de ensaios e calibrações não conformes MÓDULO 4 REQUISITOS 4.7 - Atendimento ao cliente 4.8 - Reclamações dos clientes 4.9 - Controle de ensaios e calibrações não conformes 4.10 - Melhoria continua 4.11 - Ação corretiva 4.12 - Ação preventiva

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico

Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Trabalho Docente 2017 Ensino Técnico Plano de Curso nº 238 aprovado pela portaria Cetec nº 172 de 13/09/2013. Etec Sylvio de Mattos Carvalho Código:103 Município: Matão Eixo Tecnológico: Controle

Leia mais

Qualidade de vida percebida no trabalho e os serviços de manutenção: estudo de caso em uma indústria no Estado do Ceará.

Qualidade de vida percebida no trabalho e os serviços de manutenção: estudo de caso em uma indústria no Estado do Ceará. Qualidade de vida percebida no trabalho e os serviços de manutenção: estudo de caso em uma indústria no Estado do Ceará. Marcos Antônio Pinheiro Barbosa ( UNIFOR ) marcos_apb@unifor.br Resumo O presente

Leia mais

PROJETO PILOTO COPEL DISTRIBUIÇÃO E OSISOFT PARA MONITORAMENTO DE EQUIPAMENTOS E GESTÃO DE ATIVOS

PROJETO PILOTO COPEL DISTRIBUIÇÃO E OSISOFT PARA MONITORAMENTO DE EQUIPAMENTOS E GESTÃO DE ATIVOS - Optional Industry Icon (see slide # 12)- PROJETO PILOTO COPEL DISTRIBUIÇÃO E OSISOFT PARA MONITORAMENTO DE EQUIPAMENTOS E GESTÃO DE ATIVOS Lincoln Weigert Venancio, Eng 23/05/2018 - Optional Prospect

Leia mais

Objetivos do módulo. Durante este módulo iremos:

Objetivos do módulo. Durante este módulo iremos: Objetivos do módulo Neste módulo, iremos apresentar o Processo de Gerenciamento de Mudança que tem como objetivo verificar os métodos para controlar as mudanças na infra-estrutura de TI. Durante este módulo

Leia mais

TÉCNICAS DE DIAGNOSE EM MOTORES E GERADORES E RECOMENDAÇÕES PARA MANUTENÇÃO DE SEUS ATIVOS 19º SAB OUTUBRO/2018

TÉCNICAS DE DIAGNOSE EM MOTORES E GERADORES E RECOMENDAÇÕES PARA MANUTENÇÃO DE SEUS ATIVOS 19º SAB OUTUBRO/2018 TÉCNICAS DE DIAGNOSE EM MOTORES E GERADORES E RECOMENDAÇÕES PARA MANUTENÇÃO DE SEUS ATIVOS 19º SAB OUTUBRO/2018 INSTALAÇÕES ONDE ESTAMOS Estamos localizados na grande BH, no município de SARZEDO, e estrategicamente

Leia mais

Apresentação. A Gota é uma empresa de Manutenção de Sistemas Hidráulicos especializada em economia e consumo sustentável da água.

Apresentação. A Gota é uma empresa de Manutenção de Sistemas Hidráulicos especializada em economia e consumo sustentável da água. yhyhh Apresentação A Gota é uma empresa de Manutenção de Sistemas Hidráulicos especializada em economia e consumo sustentável da água. Cada gota conta, não desperdice. Objetivo PADRONIZAÇÃO Instalação

Leia mais

Relatório de performance de redução de consumo de energia com produtos

Relatório de performance de redução de consumo de energia com produtos Relatório de performance de redução de consumo de energia com produtos ------- Taxa de redução obtida de 14,0 por cento Araucária PR Relatório de desempenho de redução de consumo de energia com produtos

Leia mais

Soluções de Mangueiras

Soluções de Mangueiras Soluções de Mangueiras Maior uptime e lucro através de QSMS, experiência e capacidade! 2 MENSAGEM DO TIME DE GESTÃO DO BRASIL Prezado (a) Senhor (a), Agradecemos a oportunidade de apresentar as nossas

Leia mais

Service Rexroth the Original! Soluções completas de serviços com equipe especializada

Service Rexroth the Original! Soluções completas de serviços com equipe especializada Service Rexroth the Original! Soluções completas de serviços com equipe especializada 2 Service Rexroth the Original! Serviços completos oferecidos por especialistas Service Rexroth the Original! Soluções

Leia mais

REDUÇÃO DE FALHAS DO SISTEMA DE FRENAGEM DOS VAGÕES DA EFC DIEGO FREITAS

REDUÇÃO DE FALHAS DO SISTEMA DE FRENAGEM DOS VAGÕES DA EFC DIEGO FREITAS REDUÇÃO DE FALHAS DO SISTEMA DE FRENAGEM DOS VAGÕES DA EFC DIEGO FREITAS DETALHAMENTO DO PROBLEMA Porém, DETALHAMENTO DO INDICADOR DETALHAMENTO DO INDICADOR O Indicador utilizado será: Número de Falhas

Leia mais

Rompedores Hidráulicos. Linha média e pesada

Rompedores Hidráulicos. Linha média e pesada Rompedores Hidráulicos Linha média e pesada Avanço tecnológico a serviço da produtividade Graças ao avanço tecnológico, os martelos hidráulicos Montabert se beneficiam de tecnologias patenteadas que oferecem

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO

ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO Unidade III ADMINISTRAÇÃO DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES Profa. Lérida Malagueta Planejamento e Controle de Produção (PCP) O PCP é uma função de apoio da administração de produção. Desenvolve funções de planejar

Leia mais

Modelagem de Problemas Gerenciais Gerenciamento da Capacidade

Modelagem de Problemas Gerenciais Gerenciamento da Capacidade Pesquisa Operacional II Professor: Roberto César Atividade que lida com o descompasso entre a demanda sobre uma operação e sua habilidade para suprir. Ex.:Operaçãodeumhoteldeluxo Antecipar-se às necessidades

Leia mais

ATENDIMENTO EMISSÃO DE GUIAS

ATENDIMENTO EMISSÃO DE GUIAS 93 excelente de 53,13% e 42,91% em junho e agosto de 28 respectivamente, período considerado antes da implantação do Seis Sigma para 94,6%, 85,37% e 92,9% em dezembro de 28, fevereiro e abril de de 29

Leia mais

Manutenção volante. A DDS SERVIÇOS possui muita experiência com este modelo de manutenção com resultados altamente satisfatórios.

Manutenção volante. A DDS SERVIÇOS possui muita experiência com este modelo de manutenção com resultados altamente satisfatórios. Manutenção volante O que é a Manutenção Volante? A Manutenção Volante é uma modalidade de manutenção móvel que visa atender clientes que possuam várias unidades prediais distribuídas por uma determinada

Leia mais

Energia. Serviços em Redutores, Multiplicadores e Peças. Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas

Energia. Serviços em Redutores, Multiplicadores e Peças. Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas Energia Serviços em Redutores, Multiplicadores e Peças Motores I Automação I Energia I Transmissão & Distribuição I Tintas Serviços em Redutores A TGM se especializou em realizar serviços em redutores

Leia mais

SEGURANÇA EM SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO. Prof. Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior

SEGURANÇA EM SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO. Prof. Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior SEGURANÇA EM SISTEMAS DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO Prof. Eng. Esp. Antonio Carlos Lemos Júnior Em temos operacionais: Manutenção corretiva; Manutenção preventiva; Manutenção preditiva. Manutenção corretiva:

Leia mais

Sumário. 1 Introdução, princípios de compressão e labirintos internos Critérios de seleção para compressores de processo...

Sumário. 1 Introdução, princípios de compressão e labirintos internos Critérios de seleção para compressores de processo... Sumário 1 Introdução, princípios de compressão e labirintos internos... 1 Densidade e taxas de compressão...1 Conceito simplificado sobre calor e massa...3 O conceito de head e outros parâmetros...3 Compressores

Leia mais

Especificações técnicas

Especificações técnicas Especificações técnicas 501 NG 700 700MS 900 900MS V32 V32MS V1200 V1200 MS V1800 V45 V2500 EVO V55 V3500 V4500 V65 Peso do Veículo Portador t 8-18 12-20 15-25 18-30 18-30 20-35 27-40 27-40 35-50 35-60

Leia mais