MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA PALAVRA. Paróquia Santa Rita de Cássia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA PALAVRA. Paróquia Santa Rita de Cássia"

Transcrição

1 MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA PALAVRA Paróquia Santa Rita de Cássia

2 ORIENTAÇOES PASTORAIS SOBRE OS MINISTERIOS INSTITUÍDOS 01. A instituição de ministérios deve corresponder, de fato, a uma necessidade da Comunidade Eclesial. 02. Ministério ordenado e ministério instituídos não se excluem. Não se deve, pois, colocar um contra o outro. Para se valorizar um, não se deve desvalorizar o outro. Há diversidade de ministérios, mas o Senhor é o mesmo (1Cor 12,5).

3 03. O ministro instituído só pode exercer suas funções dentro do âmbito da Paróquia para a qual foi instituído. (Provisão) 04. No desempenho de suas funções, o ministro deve se trajar com dignidade e simplicidade. Tenha sempre uma postura condizente com o exercício do ministério. 05. O ministro que não estiver exercendo convenientemente suas funções poderá ser destituído da função pelo Bispo Diocesano, depois de ouvido o Pároco e o Conselho Paroquial.

4 06. Antes de se propor à paróquia a instituição de ministros, o pároco deverá obter o parecer do Bispo Diocesano que examinará as condições da paróquia para verificar se há real necessidade pastoral que justifique tal iniciativa. (Comprovar a necessidade da Paróquia)

5 07. A Comunidade Eclesial deve ser devidamente preparada para acolher o serviço do ministério e bem conscientizada sobre os ministérios na Igreja. Não se imponha o ministério instituído se a Comunidade ainda não está amadurecida para recebe-lo. O ministério é concedido em vista do bem espiritual da Comunidade Eclesial.

6 08. Os Ministérios Instituídos devem ser reconhecidos publicamente, por meio de rito apropriado, pelo Bispo Diocesano. 09. O Ministério será concedido pelo prazo de 4 (quatro) anos, podendo sempre ser renovado, de acordo com a avaliação feita sobre a atuação do ministro. 10. Os nomes dos ministros instituídos devem estar registrados na Cúria Diocesana.

7 11. No processo de escolha do ministro instituído, ou de sua recondução ao cargo, devem ser ouvidos os conselhos da Comunidade, da Paróquia e as próprias Comunidades para as quais o ministro será destinado. Caberá sempre ao Pároco dar a aprovação final e apresentar os candidatos ao Bispo para que sejam aceitos no ministério. Qualquer que seja a ordem seguida nas consultas sobre os candidatos ao ministério, sempre a Comunidade deve ser ouvida. A comunidade participe da escolha ou da eleição dos ministros, bem como na avaliação de seu trabalho.

8 12. Os que vão ser reconduzidos ao ministério, devem passar por uma reciclagem antes de assumirem novamente suas funções. 13. Deve-se cuidar atentamente da formação espiritual dos ministros. Sejam pessoas de oração, tenham amor à Palavra de Deus e vivencia sacramental. É conveniente que os ministros se preparem para receber o ministério através de um retiro espiritual ou de outras formas de encontro de espiritualidade. Aprofunde-se na espiritualidade do serviço, buscando identificar-se com o Cristo que veio para servir.

9 14. Os candidatos ao ministério sejam pessoas que deem testemunho de vida cristã no nível pessoal, familiar e profissional reconhecido pela Comunidade. 15. é necessário que os candidatos gozem de boa aceitação por parte da Comunidade Eclesial a que se destinam. 16. Para assumir o ministério, o candidato deve ter recebido o Sacramento do Batismo.

10 17. O pároco poderá livremente escolher outras pessoas para os ministérios instituídos que ele julgue capacitadas e que não foram indicadas pelas Comunidades.

11 18. Os candidatos ao ministério devem receber formação adequada para a função que irão receber. Essa formação constará de pelo menos 12 (doze) encontros e a duração mínima de um ano e deve englobar, especialmente, o aprofundamento bíblico, teológico e litúrgico. 19. Deve-se cuidar atentamente da formação espiritual dos ministros. Sejam pessoas de oração, tenham amor à Palavra de Deus e vivência sacramental.

12 20. Promova-se, periodicamente, encontros de ministros instituídos para avaliação, reflexão, formação, oração e aprofundamento. (Formação Permanente)

13 MINISTÉRIO EXTRAORDINÁRIO DA PALAVRA O Ministério Extraordinário da Palavra se insere especialmente em ordem à animação litúrgica, relacionado, portanto, à dimensão celebrativa. Entendendo a riqueza do exercício deste Ministério para a celebração propriamente litúrgica (Celebração da Palavra,conduzir a reflexão da Palavra de Deus nas Celebrações da Palavra, Exéquias, Leitura Orante da Palavra, Celebração do Ofício Divino...), ele contribui também com outras dimensões da evangelização como, por exemplo, para a formação bíblico/catequética e de agentes coordenadores dos grupos de reflexão.

14 Preparar com esmero a Celebração da Palavra, sobretudo nas Comunidades onde não há condições de se celebrar a Eucaristia aos domingos e os fiéis ficam impossibilitados de participar da Celebração Eucarística.

15 Na falta do ministro instituído, sejam delegados outros leigos, realmente capazes de exercerem esta função e cuidadosamente preparados para proferir as leituras da Sagrada Escritura, para que os fieis, ao ouvirem as leituras divinas, concebam no coração um suave e vivo afeto pela Sagrada Escritura (nº 101, pag. 72 Introdução Geral do Missal Romano e Introdução ao Lecionario CNBB).

16 As funções litúrgicas, que não são próprias do sacerdote, podem ser confiadas também pelo pároco, a leigos idôneos e escolhidos com bênção litúrgica ou designação temporária (nº 107, pag. 73 Introdução Geral do Missal Romano e Introdução ao Lecionario CNBB).

17 Quem preside a liturgia da palavra, ainda que escute a Palavra de Deus proclamada aos outros, continua sendo sempre o primeiro ao qual se confiou a função de anunciar a Palavra de Deus, compartilhando com os fieis, sobretudo na homilia, o alimento que esta palavra contém (nº 38, pag. 211 Introdução Geral do Missal Romano e Introdução ao Lecionario CNBB).

18 [...] é preciso procurar que haja alguns leigos, os mais aptos, que estejam preparados para desempenhar este ministério (nº 52, pag. 216 Introdução Geral do Missal Romano e Introdução ao Lecionario CNBB). [...] o ministro instituído, quando sobe ao ambão para proclamar a Palavra de Deus, deve usar a vestimenta sagrada própria de seu ofício (nº 54, pag. 216 Introdução Geral do Missal Romano e Introdução ao Lecionario CNBB).

19 [...] que desempenham este ministério, seja realmente aptos e estejam cuidadosamente preparados. Esta preparação deve ser em primeiro lugar espiritual, mas é necessário também a preparação técnica (nº 55, pag. 216 Introdução Geral do Missal Romano e Introdução ao Lecionario CNBB).

20 A liturgia como ação de Cristo e da Igreja, que atinge a cada um dos seus membros de modo diferente, conforme a diversidade de ordens, ofícios e da participação atual (SC 26), é uma ação ministerial (pág. 93, Guia Litúrgico- Pastoral, CNBB)

21 Segundo as orientações da CNBB, onde a necessidade da Igreja o aconselhar, podem também os leigos, exercer o ministério da palavra, presidir as orações litúrgicas, administrar o Batismo e distribuir a sagrada comunhão, assistir os matrimônios como testemunhas qualificadas (pag. 94, Guia Litúrgico-Pastoral e Cânon 230, 943 e 1112).

22 A proclamação eclesial e litúrgica da Palavra de Deus é uma realidade ministerial. Por vontade divina, o novo povo de Deus está formado por uma variedade de membros; por esta razão, são vários os serviços e as funções que correspondem a cada um, no que se refere a Palavra de Deus. Na celebração, cada um tem o direito e o dever de contribuir com sua participação, de modo diferente, segundo a diversidade de funções e de ministérios (nº 21 do Doc. 52 da CNBB: Orientações para a celebração da Palavra de Deus).

23 No serviço de dirigir a Celebração Dominical da Palavra pode-se admitir mais de uma pessoa, mas que fique evidente aquele que é sinal de Cristo- Cabeça, os outros são como que auxiliares. Isso não significa que essa pessoa deva falar o tempo todo ou comentar tudo aquilo que os outros ministros fazem (pág. 28, Presidir a celebração do Dia do Senhor; ed. Paulinas).

24 [...] todos os membros da Comunidade são missionários, mas os introdutores, especialmente, devem cuidar do querígma (nº 159, Doc. 107 Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários, CNBB).

25 Os introdutores fazem um acompanhamento personalizado, orientando os primeiros passos de quem deseja aproximar-se da fé cristã. Por isso, é importante desenvolver a consciência sobre a necessidade deste ministério nas Comunidades da Igreja no Brasil (nº 160, Doc. 107 Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários, CNBB).

26 Abre-se um tempo oportuno. Deve ser vivido com paciência e perseverança, promovendo e consolidando ações que compreendam e integrem: o anuncio do querígma, o conhecimento, a celebração, a experiência comunitária e o exercício do empenho cristão no mundo. Esse processo parte de Comunidade e a ela conduz. Muitos ministérios e serviços serão renovados. Outros surgirão. É a Igreja sempre a caminho (nº 249, Doc. 107 Iniciação à vida cristã: itinerário para formar discípulos missionários, CNBB).

27 Valorizar o Dia do Senhor nas Comunidades, especialmente as rurais. Desse modo, tal ministério visa a colaborar para que nenhuma comunidade fique sem celebrar o Dia do Senhor. Atuar junto aos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística dirigindo a Celebração da Palavra aos domingos (ou outro dia da semana), e em outros momentos necessários;

28 Preparar-se adequadamente para proclamar a Palavra de Deus (leitor(a) na Celebração dos sacramentos e na Celebração da Palavra, de maneira que a mensagem chegue ao coração dos fiéis. Não basta lê-la, é necessário proclamá-la com o coração, para que o objetivo do anúncio e da compreensão da Palavra de Deus aconteça. Na ausência do diácono ou do presbítero, fazer a reflexão sobre a Palavra de Deus;

29 A formação deve contemplar as diretrizes da ação evangelizadora, projetos de evangelização e diretrizes da Igreja particular de Colatina. O cunho doutrinário também é importante por meio do Catecismo da Igreja Católica. Deve-se garantir formação permanente durante o tempo em que os ministros estiverem investidos. Observe-se se os candidatos têm dedicação, buscam seu aprimoramento e procuram estar sempre atualizados com as normas da Igreja.

30 Onde for possível, que haja treinamento com fonoaudióloga, com técnicas de comunicação e exercício de oratória.

31 O Ministério da Palavra é muito amplo e requer cuidado e preparo especial para com aqueles(as) que assumem este serviço, na liturgia e na catequese. Trata-se de um serviço que ocupa um lugar especial na ação evangelizadora ( LG nn.25-27; 34-36; Presbiterorum Ordinis nn 4-6). É um serviço a ser exercido numa fidelidade à Sagrada Escritura e na Tradição da Igreja como luz e força que transforma a vida das pessoas e da sociedade (CNBB doc 71, nn ). É o múnus de ensinar da Igreja (DV 11-12; 21) que não se limita a um aspecto da vida eclesial, mas a todo itinerário da vida humana e cristã.

32 Quando a Comunidade se reúne para preparar a Celebrar a memória do Senhor, ela se depara diante de uma grande variedade de funções: animador, presidência, leitores, salmista, homiliasta, distribuição da Sagrada Comunhão (onde existe); música... Na preparação da celebração não basta distribuir tarefas. Cada pessoa participa segundo a diversidade de funções, ministérios e ofícios. É fundamental percorrer um caminho pedagógico ou passos para uma boa celebração (CNBB, doc 43 nn )

33 Os Cânones 762 a 767 falam da importância da pregação da Palavra de Deus, na celebração litúrgica. Entre as formas de pregação destaca-se a homilia, que é parte da própria liturgia e se reserva ao sacerdote ou diácono; nela se devem expor, ao longo do ano litúrgico, a partir do texto sagrado, os mistérios da fé e as normas da vida cristã ( Cân 767,1).

34 Na legislação complementar da CNBB, a respeito do cân. 766, números 3, 4 e 5 encontramos o seguinte: O Bispo diocesano, onde houver necessidade ou utilidade pastoral, pode permitir, por tempo determinado, que leigos idôneos preguem nas igrejas e oratórios. Atenda-se à formação e acompanhamento dos leigos comissionados para a pregação, de modo a garantir-se a fidelidade à doutrina e sua integridade. Em casos particulares e observadas as prescrições diocesanas o pároco e o reitor da igreja podem confiar a pregação a leigos de comprovada idoneidade. De acordo com este cânon o anúncio da Palavra de Deus pode ser realizado pelos leigos(as) mas a homilia permanece reservada ao presbítero e ao diácono. A homilia, via de regra, é proferida pelo sacerdote celebrante ou é por ele delegada a um sacerdote concelebrante ou, ocasionalmente, a um diácono, nunca, porém a um leigo (GMR, 66). A Instrução REDEMPIONIS SACRAMENTUM sobre alguns aspectos que se deve observar e evitar acerca da Santíssima Eucaristia, da Congregação para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, reforça essa orientação a respeito de quem proclama o Evangelho e quem faz a homilia (nn ) (Não há presidência única a não ser o ministério ordenado).

35 Presidir é um serviço que garante a harmonia, a unidade da assembleia reunida em nome de Cristo. O verdadeiro presidente das celebrações litúrgicas é Jesus Cristo. Ele une o Pai e a assembléia. A pessoa que preside a liturgia de uma Comunidade, age em nome de Cristo e da assembléia reunida, através de ações simbólicas litúrgicas, ações de Cristo, no Mistério Pascal.

36 Presidir é suscitar uma relação de amor, comunhão, unidade na assembléia convocada por Deus, por Cristo e em Cristo. Trata-se de um ministério com a assembléia e não para a assembléia. Ele também é celebrante com toda a comunidade reunida. Quem preside é chamado a vivenciar na fé a ação simbólica ritual do Cristo Ressuscitado, exercendo o sacerdócio ministerial a serviço do sacerdócio dos fiéis. Quem preside tem a função de fazer com que toda a assembléia acolha e expresse todas as dimensões da vida da Igreja e da humanidade na páscoa de Cristo na vida dos cristãos.

37 É um serviço que integra as dimensões da vida eclesial: comunitária e participativa, missionária, catequetica, celebrativa, ecumênica e o diálogo religioso e a sócio-transformadora. Por tanto, quem preside está sintonizado com Deus, em Jesus Cristo, com a Igreja, com a sociedade moderna, enfim com todo o universo.

38 Na Sagrada Escritura encontramos vários testemunho que comprovam que para ser Ministro da Palavra é necessário ter carisma. É assim que compreendemos a missão e vocação dos profetas Ezequiel (2,9-3,3); Jeremias (20,7-9); Isaias (55,10s) e de tantos homens e mulheres ao longo da história. A Palavra é a vida do Povo de Deus (Dt 32,47; 8,3). Ela cria e recria todas as coisas ( Gn 1; Sl 19,2-5). Ela é dinâmica (Mt 8,16), viva, encarnada (1ª Jo 1,1-3; Jo1,14) e sempre atual ( Mt 28, 20). Deve ser acolhida, levada em consideração (Mt 13,18-23; Mc 2,2; 4,33; 8,22; At 17,11), proclamada nos diversos contextos da vida pelos seguidores (as) de Jesus Cristo (At 4,29-31; 10,36). Deve ser anunciada, proclamada, escutada como mensagem de salvação e graça ( At 5,20; 13,26; 20,32).

39 Deus falou e continua falando de muitas maneiras: na vida de cada dia, na celebração dos mistérios de nossa fé, no serviço aos necessitados, no esforço de viver em comunhão fraterna, etc.

40 No Antigo Testamento encontramos os profetas exercendo o Ministério da Palavra, como servos e mensageiros de Deus falando ao povo, a serviço da vontade, do desígnio de Deus. Eles são chamados e enviados para proclamar a mensagem de Deus, numa atitude de fidelidade à Palavra.

41 Na perspectiva do Novo Testamento esse é ministério é suscitado pelo Espírito no interior do povo cristão para garantir o anúncio e a difusão da Palavra, na fidelidade a Jesus Cristo. O mensageiro da Palavra é um porta voz da mensagem cristã, aquele que faz ressoar a salvação de Deus realizada entre nós, olhando para frente, para a história, para o caminho a ser percorrido.

42 O Senhor Ressuscitado é que envia seus discípulos como servos da mensagem evangélica e ministros da Palavra (Mt 28,18-20). Paulo nos é apresentado como protótipo do apóstolo e ministro da Palavra (Rm 15,15-19), mensageiro a serviço do Evangelho de Cristo Senhor.

43 A herança que recebemos das primeiras Comunidades Cristãs revelam a consciência de que por Ministério da Palavra se compreende a comunicação, o anúncio, a proclamação, a instrução... da Palavra de Deus aos irmãos reunidos ( At 11,1-18), para suscitar ou fortalecer a fé. Trata-se de um serviço apostólico, responsabilidade da comunidade eclesial.

44 Dessa forma esse ministério vai se definindo como: anúncio do Evangelho ( Rm 1,9; I Cor 9,16); mensagem de fé que se transmite na fidelidade a Sagrada Escritura e à Tradição; serviço que parte do diálogo, do testemunho, da comunicação, da palavra e nos sacramentos.

45 Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vos e sempre em todas as minhas suplicas oro por todos vós como alegria, e tenho plena certeza de que aquele que começou em vós a boa obra há de leva-la à perfeição até o dia de Cristo Jesus (Fl 1,3-6).

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst

Celebração Dominical da Palavra. Cap. 07 Ione Buyst Celebração Dominical da Palavra Cap. 07 Ione Buyst A Igreja de Cristo, desde o dia de Pentecostes, após a descida do Espírito Santo, sempre se reuniu fielmente para celebrar o mistério pascal, no dia que

Leia mais

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 2- TEMA: Liturgia 3- OBJETIVO GERAL Assessorar as 12 comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio, motivando-as a celebrar com fé o Mistério

Leia mais

III. Ofícios e Ministérios na Celebração da Liturgia da Palavra na Missa. Elenco das Leituras da Missa

III. Ofícios e Ministérios na Celebração da Liturgia da Palavra na Missa. Elenco das Leituras da Missa III. Ofícios e Ministérios na Celebração da Liturgia da Palavra na Missa Elenco das Leituras da Missa 1. Funções do presidente na liturgia da palavra 2. Função dos fiéis na liturgia da palavra 3. Ministérios

Leia mais

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA

CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS ANDRÉA ALMEIDA DE GÓES ANDRÉ LUIZ DE GÓES NUNES VITOR NUNES ROSA 1 2 ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS DOCUMENTO DA CNBB - 52 3 SENTIDO LITÚRGICO DA CELEBRAÇÃO

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos,

PRIMEIRO DIA LADAINHA. MEDITAÇÃO Nosso Compromisso: Rede de Comunidades. Animador das primeiras comunidades, Caridoso com os mais empobrecidos, PRIMEIRO DIA LADAINHA São Judas Tadeu, Apóstolo de Cristo, Eleito por Jesus, Seguidor do Evangelho, Testemunha do Ressuscitado, Animador das primeiras comunidades, Fiel pregador do Evangelho, Zeloso ministro

Leia mais

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações , o Mês Dedicado às Vocações Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

Plano de ação e formação para Catequistas

Plano de ação e formação para Catequistas Plano de ação e formação para Catequistas Formação de Catequistas A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC Bispo Diocesano de Limeira (SP)

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC Bispo Diocesano de Limeira (SP) Apresentação Que a paz do Cristo esteja com você e todos os seus. A mim pelo ofício do dever, apresento este Manual do Ministro Leigo, preparado e organizado pelo Revmo. Pe. Pedro Leandro Ricardo, Reitor

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA) Características fundamentais e Perguntas mais frequentes...

O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA) Características fundamentais e Perguntas mais frequentes... O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA) Características fundamentais e Perguntas mais frequentes... O que é RICA? O Rito de Iniciação Cristã é destinado a adultos que ouviram o anúncio do mistério

Leia mais

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen)

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen) MINISTÉRIO DO CATEQUISTA Dom Dimas Mesmo crescendo o número de serviços eclesiais, o do catequista ainda é necessário e fundamental e com características peculiares (RM 73). Isto vem sendo estudado e refletido

Leia mais

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão.

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher,

Leia mais

Passos de uma mistagogia

Passos de uma mistagogia Passos de uma mistagogia 1. Descrição do rito, gesto, ação ou formulário litúrgico; 2. Identificação na Escritura (AT/NT) da passagem que explicita a salvação celebrada no rito em questão; 3. Aprofundamento

Leia mais

Iniciação cristã das crianças. Orientações para o catecumenado

Iniciação cristã das crianças. Orientações para o catecumenado Iniciação cristã das crianças Orientações para o catecumenado Orientações para a Iniciação Cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado «A iniciação cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado

Leia mais

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão

PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão PRIMEIRA URGÊNCIA Uma Igreja em estado permanente de missão Na linha da primeira urgência das DGAE, uma Igreja em estado permanente de missão, destacam-se as seguintes ações concretas: - Formação e missão;

Leia mais

Teologia Sistemática

Teologia Sistemática Teologia Sistemática Patriarcado de Lisboa Instituto Diocesano de Formação Cristã Escola de Leigos 1º Semestre 2014/2015 Docente: Juan Ambrosio Fernando Catarino Tema da sessão A Igreja 1. Identidade e

Leia mais

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO

CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO CATECISMO DA IGREJA CATÓLICA COMPÊNDIO Copyright 2005 - Libreria Editrice Vaticana «Motu Proprio» Introdução PRIMEIRA PARTE - A PROFISSÃO DA FÉ Primeira Secção: «Eu

Leia mais

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP 2019-2021 CURSO GERAL DA MATURIDADE DA FÉ Local: Igreja dos Santos Mártires Dias de formação: segundas e quintas Horário: 20h.30 às 22h.30

Leia mais

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Programa Pastoral Diocesano 2018-2019 Tomamos como lema para este ano Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Introdução 1. Depois da temática do ano transato, centrada no mistério da Igreja Povo

Leia mais

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe Aparecida, 13 a 31 de

Leia mais

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos:

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos: ORAÇÃO INICIAL Refrão: Vem, Espírito Santo vem. Vem Iluminar...(2x) Todos: Ó Espírito Santo de Deus, de cujo Ser emana toda ciência, plenifica com tua sabedoria e inteligência nossos pastores, para que

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 3º MÓDULO CAPÍTULO V: ITINERÁRIOS CATEQUÉTICOS BATISMAIS Algumas considerações Iniciais Deixar-se guiar pelo Espírito

Leia mais

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Três eixos temáticos I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Um eixo transversal: A Igreja em saída na perspectiva ad gentes - Segue o método ver, julgar e agir

Leia mais

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS 2 OBJETIVO ECLESIAL: PARÓQUIA: REDE UNIDA DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS Potencializar o processo de construção e organização do 14 Intereclesial

Leia mais

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA

ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA ESTATUTO DA ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DOS MISSIONÁRIOS DA SAGRADA FAMÍLIA NATUREZA, ESPIRITUALIDADE E FINALIDADE 1. Amigos dos Missionários da Sagrada Família (AMSF) é uma Associação privada de fiéis cristãos

Leia mais

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder

As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder As perguntas fundamentais sobre Liturgia que você deveria saber responder Você não apenas ouve falar de Liturgia, mas vive e experimenta a Liturgia! Em geral, o conceito pode estar tão presente e latente

Leia mais

19/05/2018 APRESENTAÇÃO. e na sociedade! Os cristãos leigos e. leigas receberam, pelo Batismo e pela. Crisma, a graça de serem Igreja e, por

19/05/2018 APRESENTAÇÃO. e na sociedade! Os cristãos leigos e. leigas receberam, pelo Batismo e pela. Crisma, a graça de serem Igreja e, por 2 IGREJA E SOCIEDADE DOC 105 - CNBB Sal da Terra e Luz do Mundo (cf. Mt, 5,13-14) E Pano Pastoral Diocese de São Carlos Ano 2018-2019 APRESENTAÇÃO E começaram a pregar também aos gregos, anunciando-lhes

Leia mais

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Princípios para uma Catequese Renovada Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Por que Renovada? Podemos renovar o que ainda não existe? Como renovar? Introdução A renovação atual da catequese nasceu para

Leia mais

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00

OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA. DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 OFICINA: CATEQUESE E LITURGIA DOM PEDRO BRITO GUIMARÃES ARCEBISPO DE PALMAS DIA: 27/04/2019 HORÁRIO: 15h00 às 18h00 MINHA EXPERIÊNCIA COMO CATEQUISTA Oração da Iniciação Cristã Leitura, encenação, história

Leia mais

Trata-se, portanto, de um Preceito que obriga sob grave, em condições normais. Falando da obrigação do Domingo, o Catecismo da Igreja Católica diz :

Trata-se, portanto, de um Preceito que obriga sob grave, em condições normais. Falando da obrigação do Domingo, o Catecismo da Igreja Católica diz : O primeiro Preceito da Igreja é o da Missa dos Domingos e Festas de Guarda, com abstenção de trabalhos servis, conforme se pode ver no Catecismo da Igreja Católica : 2042. - O Primeiro preceito ("ouvir

Leia mais

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento

Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Itinerários e catequese Itinerário de conversão e de crescimento Imersão progressiva na onda do Espírito, acompanhada por testemunhas feita de escuta, encontros e experiências no coração do REINO/COMUNIDADE

Leia mais

A COMUNIDADE COMO CASA

A COMUNIDADE COMO CASA A COMUNIDADE COMO CASA DOM LEOMAR ANTONIO BRUSTOLIN BISPO AUXILIAR DE PORTO ALEGRE UMA CASA DE PORTAS ABERTAS A paróquia é a comunidade à qual pertencem todos os fiéis, sem exclusão ou elitismo. Ela é

Leia mais

O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO

O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO O CULTO DOS SANTOS NA CELEBRAÇÃO DOS MISTÉRIOS DE CRISTO 1. Só Deus é Santo Deus fonte de toda santidade - Sagrada Escritura - Tradição e Magistério 2. A Liturgia e o culto dos santos - Elementos e tipos

Leia mais

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS

DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 4ª semana: VOCAÇÃO DOS FIÉIS LEIGOS E LEIGAS Arquidiocese de Florianópolis(SC) MOTIVAÇÃO INICIAL AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre

Leia mais

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO

ÍNDICE GERAL. Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO ÍNDICE GERAL Apresentação... 5 Constituição Apostólica Missale Romanum... 7 INSTRUÇÃO GERAL DO MISSAL ROMANO PROÉMIO Testemunho de fé inalterável... 13 Uma tradição ininterrupta... 16 Adaptação às novas

Leia mais

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7)

Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: uma pastoral catequética e missionária. Deus ama quem dá com alegria (2 Cor 9,7) Pastoral do Dízimo: missão evangelizadora na Igreja. A PASTORAL DO DÍZIMO A missão da Pastoral do Dízimo,

Leia mais

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial Roteiro de leitura e síntese para compreender o significado da Comunidade Eclesial Comunidade Eclesial Sinal do Reino no presente e no futuro O livro está dividido em 4 capítulos: Refletindo sobre Comunidade

Leia mais

Pe. José Weber, SVD. Cantos do Evangelho. Anos A, B e C & Solenidades e Festas

Pe. José Weber, SVD. Cantos do Evangelho. Anos A, B e C & Solenidades e Festas Cantos do Evangelho Pe. José Weber, SVD Cantos do Evangelho Anos A, B e C & Solenidades e Festas Direção editorial Claudiano Avelino dos Santos Autor de todas as melodias Pe. José Weber, SVD Organização

Leia mais

Paróquia de Ceira. Plano Pastoral

Paróquia de Ceira. Plano Pastoral Plano Pastoral 2012 13 A Igreja tem no mundo uma missão a cumprir que Lhe foi confiada por Jesus Cristo. Ela tem de tentar ser fiel a essa missão através: Da Profecia, ou o anúncio do Evangelho; Da Diaconia,

Leia mais

Ser testemunha de Jesus em fraternidade

Ser testemunha de Jesus em fraternidade Ser testemunha de Jesus em fraternidade Escuta do evangelho do domingo Jo 10,1-10; Eu Sou a Porta das ovelhas Estamos sempre à meditar sobre a nossa identidade No nosso voto, nos comprometemos à aprofundar

Leia mais

agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15).

agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15). agir O mundo e a história da humanidade são o grande campo da Ação do amor de Deus (Doc 105, 15). Em sua Carta Diogneto afirma que: os cristãos são alma do mundo. Assim como a alma está no corpo, assim

Leia mais

A ALEGRIA DE INICIAR DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS NA MUDANÇA DE ÉPOCA. Novas perspectivas para a Catequese na América Latina e no Caribe

A ALEGRIA DE INICIAR DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS NA MUDANÇA DE ÉPOCA. Novas perspectivas para a Catequese na América Latina e no Caribe A ALEGRIA DE INICIAR DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS NA MUDANÇA DE ÉPOCA Novas perspectivas para a Catequese na América Latina e no Caribe I - CONTEMPLAR: Um olhar de fé sobre nosso tempo II - DISCERNIR: Alguns

Leia mais

4. MINISTÉRIOS NA IGREJA

4. MINISTÉRIOS NA IGREJA 4. MINISTÉRIOS NA IGREJA Os Ministérios na Igreja existem em função do serviço que a mesma Igreja oferece. O serviço que a Igreja oferece não se identifica com uma prestação de serviços como se compreende

Leia mais

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto VIVER A CATEQUESE BATISMAL Arquidiocese de Ribeirão Preto O que é Catequese Batismal? A preparação para o Sacramento do Batismo, sem dúvida, é uma tarefa fascinante e necessária à vida pastoral de nossas

Leia mais

Roteiros Mensais para Grupos

Roteiros Mensais para Grupos Roteiros Mensais para Grupos SETEMBRO 2017 INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA Ajudar a aprofundar e rezar com a INTENÇÃO DE ORAÇÃO DO PAPA de cada mês, para mobilizar os grupos e a vida pessoal diante dos grandes

Leia mais

Duas faces do mesmo Mistério

Duas faces do mesmo Mistério Duas faces do mesmo Mistério C A T E Q U E S E MISTÉRIO PASCAL L I T U R G I A AMADURECIMENTO E VIVÊNCIA DA FÉ CATEQUESE Explicitação do Mistério Como posso entender as Escrituras, se não há alguém que

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA

ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA ARQUIDIOCESE DE TERESINA PARÓQUIA DE SÃO CRISTÓVÃO PASTORAL DA ACOLHIDA Quem recebe vocês, recebe a mim; e quem me recebe, recebe aquele que me enviou (Mt 10, 40) PROPOSTA DE SERVIÇO DO MINISTÉRIO DA ACOLHIDA

Leia mais

Iniciação à vida cristã 25/03/17

Iniciação à vida cristã 25/03/17 Iniciação à vida cristã 25/03/17 Onde estamos Cap 6.3 n.º 63 2008 2007 Onde estamos 63 A paróquia precisa ser o lugar onde se assegure a iniciação cristã, e terá como tarefas irrenunciáveis: iniciar na

Leia mais

Rito de apresentação e acolhida dos novos catequizandos

Rito de apresentação e acolhida dos novos catequizandos Celebração de Inscrição do Nome, entrega do Livro Sagrado e envio dos catequistas - Para crianças em idade de catequese (catecúmenos e/ou catequizandos) - - Aconselhamos que essa celebração aconteça na

Leia mais

Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017.

Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017. Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017. Direção editorial: Pe. Claudiano Avelino dos Santos Coordenação

Leia mais

DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc

DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc 79-2004 O trabalho da PF é amplo e abrangente; principal enfoque é PROMOVER, FORTALECER e EVANGELIZAR a família. Uma das principais ações: UNIR ESFORÇOS PARA QUE A FAMÍLIA

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS PASTORAL DO DÍZIMO ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS A 53ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB 2015) e 54ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB -2016) discutem profundamente sobre o tema do Dízimo e fazem emendas

Leia mais

DIOCESE DE COIMBRA CELEBRAÇÃO DO DOMINGO: EUCARISTIA E CELEBRAÇÃO DOMINICAL NA AUSÊNCIA DO PRESBÍTERO ORIENTAÇÕES PASTORAIS

DIOCESE DE COIMBRA CELEBRAÇÃO DO DOMINGO: EUCARISTIA E CELEBRAÇÃO DOMINICAL NA AUSÊNCIA DO PRESBÍTERO ORIENTAÇÕES PASTORAIS DIOCESE DE COIMBRA CELEBRAÇÃO DO DOMINGO: EUCARISTIA E CELEBRAÇÃO DOMINICAL NA AUSÊNCIA DO PRESBÍTERO ORIENTAÇÕES PASTORAIS INTRODUÇÃO A Igreja de Cristo procura continuamente as melhores formas de ajudar

Leia mais

Vigília Pascal de 2016.

Vigília Pascal de 2016. Vigília Pascal de 2016. Caríssimos Irmãos e Irmãs: Nesta Noite Santa, teremos a graça de renovar as Promessas de nosso Batismo. É o único espaço celebrativo durante todo o Ano Litúrgico para esse momento

Leia mais

3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente

3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente 3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB - 107 Créditos: Padre Leonardo Piacente A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ É A PARTICIPAÇÃO NO DIÁLOGO DA SALVAÇÃO. SOMOS CHAMADOS A TER UMA

Leia mais

Formação para leitores e comentaristas. O Serviço da Palavra na Liturgia

Formação para leitores e comentaristas. O Serviço da Palavra na Liturgia Formação para leitores e comentaristas O Serviço da Palavra na Liturgia Os encontros oferecem um quadro geral do valor e importância da Palavra de Deus na liturgia. Elaboram indicações e sugestões de como

Leia mais

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico?

O ANO LITÚRGICO. Quando se inicia o Ano Litúrgico? O ANO LITÚRGICO Chama-se Ano Litúrgico o tempo em que a Igreja celebra todos os feitos salvíficos operados por Deus em Jesus Cristo. "Através do ciclo anual, a Igreja comemora o mistério de Cristo, desde

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

ESTATUTO DOS SERVIDORES DO ALTAR Santuário Nossa Senhora Aparecida São Bernardo do Campo SP. Diocese de Santo André SP.

ESTATUTO DOS SERVIDORES DO ALTAR Santuário Nossa Senhora Aparecida São Bernardo do Campo SP. Diocese de Santo André SP. 1 ESTATUTO DOS SERVIDORES DO ALTAR Santuário Nossa Senhora Aparecida São Bernardo do Campo SP. Diocese de Santo André SP. Pelo presente documento, a Paróquia Santuário Nossa Senhora Aparecida regula e

Leia mais

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017

Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Solenidade de Corpus Christi Junho de 2017 Caríssimos Irmãos e Irmãs: Temos, com muita frequência, insistido sobre a realidade do espaço eclesial que cada batizado ocupa na Igreja. Porém, não obstante

Leia mais

Conselho Arquidiocesano de Pastoral

Conselho Arquidiocesano de Pastoral Conselho Arquidiocesano de Pastoral Capítulo 1 Marco histórico-eclesial Marco Histórico-Eclesial (VER-JULGAR-AGIR) OS LEIGOS NA ÉPOCA DA CRISTANDADE... A presença e organização dos leigos buscou sempre

Leia mais

Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ

Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ Caminho(s), meio(s), recurso(s) empregados para iniciar alguém no cristianismo, nos

Leia mais

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12)

CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) CHAMADOS A VIVER EM COMUNHÃO MEMBROS DE UM SÓ CORPO EM CRISTO JESUS (1COR 12,12) I. Significado bíblico de comunhão II. Igreja de Cristo e comunhão - Comunhão dos santos III. Comunhão como forma de ser

Leia mais

MUNDIAL DAS MISSÕES E DA SANTA INFÂNCIA MISSIONÁRIA 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO DA FÉ 21 DE OUTUBRO DE 2012 RITO INICIAL

MUNDIAL DAS MISSÕES E DA SANTA INFÂNCIA MISSIONÁRIA 29º DOMINGO DO TEMPO COMUM - ANO DA FÉ 21 DE OUTUBRO DE 2012 RITO INICIAL CATEDRAL DIOCESANA DE CAMPINA GRANDE PARÓQUIA NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate para muitos. DIA MUNDIAL DAS MISSÕES E

Leia mais

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO

PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO PREPARAÇÃO QUARESMA - PÁSCOA A LITURGIA É A CELEBRAÇÃO DO MISTÉRIO PASCAL DE CRISTO Celebrar o Ano Litúrgico é fazer memória do Ressuscitado na vida de cada pessoa de cada comunidade. Esta celebração tem

Leia mais

Diretrizes diaconato permanente

Diretrizes diaconato permanente Diretrizes diaconato permanente Enviado por Dom Zeno DIRETRIZES PARA PROMOVER O DIACONATO PERMANENTE NA DIOCESE DE NOVO HAMBURGO... DIRETRIZES PARA PROMOVER O DIACONATO PERMANENTE NA DIOCESE DE NOVO HAMBURGO

Leia mais

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012

DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO. Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 DECRETO UNITATIS REDINTEGRATIO Coleção revisitar o Concílio. Elias Wolff. São Paulo: Paulinas, 2012 Análise do Unitatis Redintegratio Trata-se de um novo modo de compreender o Cristianismo como um todo;

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI. A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25)

ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI. A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25) ENCONTRO COMUNITÁRIO DE ESPIRITUALIDADE VERBUM DOMINI A Palavra do Senhor permanece para sempre. (1Pe 1,25) INTRODUÇÃO Aspectos históricos XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos 05 a 25 de

Leia mais

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs,

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs, Barretos, 1º de agosto de 2017 Circular 07/2017 Caríssimos irmãos e irmãs, Todos os anos, no mês de agosto, a Igreja do Brasil celebra o Mês Vocacional, dando destaque, a cada semana, a uma vocação específica:

Leia mais

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial

Catedral Diocesana de Campina Grande. II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia. ANO DA FÉ Rito Inicial Catedral Diocesana de Campina Grande Paróquia nossa Senhora da Conceição II Domingo da Páscoa Ano C Domingo da Divina Misericórdia Por suas chagas fomos curados, felizes aqueles que crêem sem terem visto.

Leia mais

I - Conceito e dimensões:

I - Conceito e dimensões: I - Conceito e dimensões: 1. O sacramento da Confirmação que imprime caráter e pelo qual os batizados, continuando o caminho da iniciação cristã são enriquecidos com o dom do Espírito Santo e vinculados

Leia mais

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial COMIPA Conselho Missionário Paroquial A Missão primordial da Igreja é ser Missionária. Por isso, é necessária a criação e a organização, em nossas paróquias, de um Conselho Missionário Paroquial que, com

Leia mais

Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral.

Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. Liturgia Eucarística para 27/03/ 2018 Tema: Leigos em missão na Família, Igreja e Sociedade. Símbolos: Cruz e símbolo do Ano Pastoral. I RITOS INICIAIS: 1 Acolhida: Animador: Estimados irmãos e irmãs,

Leia mais

Roteiro Celebrativo Mês Diocesano do Dízimo 2017

Roteiro Celebrativo Mês Diocesano do Dízimo 2017 02 de julho de 2017 13º Domingo do Tempo Comum Sejam bem-vindos à celebração eucarística. Convocados pelo Pai, incorporados a Cristo e movidos pelo Espírito Santo, tornamo-nos assembleia celebrativa para

Leia mais

Ano B. Livro de Partituras. Missas da Quaresma Missas de Páscoa Missa de Pentecostes Missa da Santíssima Trindade. Diocese de Oliveira

Ano B. Livro de Partituras. Missas da Quaresma Missas de Páscoa Missa de Pentecostes Missa da Santíssima Trindade. Diocese de Oliveira Ano B Livro de Partituras Missas da Quaresma Missas de Páscoa Missa de Pentecostes Missa da Santíssima Trindade Diocese de Oliveira SUMÁRIO MISSAS DA QUARESMA ENTRADA - Hino Da Campanha Da Fraternidade

Leia mais

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias

Catequese Adolescência Paróquia S. Salvador de Carregosa 8º ano/ º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos Estratégias Finalidade: Descobrir-se Cristão Objectivos: Participar na eucaristia Concretizar projecto comunitário (partilha fraterna) Tema do Período Em Diálogo 1 1º Período Objectivos Data Tema da catequese Objectivos

Leia mais

SER CATEQUISTA NOS DIAS DE HOJE

SER CATEQUISTA NOS DIAS DE HOJE Quem é o leigo catequista? SER CATEQUISTA NOS DIAS DE HOJE Pessoas que descobrem, na experiência de fé e na inserção na comunidade, a vocação de catequista. Exercem essa missão com esmero, com doação e

Leia mais

Vogal de Liturgia Cadernos de Serviços

Vogal de Liturgia Cadernos de Serviços Vogal de Liturgia Cadernos de Serviços Nome: Conselho Local / Regional / Nacional Centro Local: A Liturgia é um dos três Ministérios da vida da Igreja, para além do ministério profético e da caridade.

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS

ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS 1 ORIENTAÇÕES PARA A CELEBRAÇÃO DA PALAVRA DE DEUS CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Orientações para a Celebração da Palavra de Deus. 16ªed. São Paulo: Paulinas, 2004 (Documentos da CNBB,

Leia mais

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS

PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Roteiros para as missas do Mês Vocacional Agosto de 2013 2ª semana: VOCAÇÃO PARA A VIDA EM FAMÍLIA E DIA DOS PAIS Arquidiocese de Florianópolis(SC) AGOSTO: MÊS VOCACIONAL Ide e fazei discípulos entre todas

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO ITINERÁRIO CATEQUÉTICO PORQUÊ E PARA QUÊ!? P A R A Q U E A C R E D I T E M E T E N H A M V I D A CAUSAS/REALIDADE Contexto Sócio-cultural e religioso actual; Realidade diversificada - idade/percurso Identidade

Leia mais

REGULAMENTO DA ORDEM PRESBITERAL

REGULAMENTO DA ORDEM PRESBITERAL REGULAMENTO DA ORDEM PRESBITERAL O Colégio Episcopal, no uso das atribuições que lhe conferem os Cânones da Igreja Metodista (edição 2012), e considerando: o que dispõem os artigos 11 e 12, da Constituição

Leia mais

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Campanha Missionária 2017 A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Juntos na missão permanente Mês das Missões O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas

Leia mais

PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I.

PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. ÍNDICE GERAL Uma palavra do autor... p. 3 Lista de abreviatura... p. 7 PARTE I O MISTÉRIO, O ESPAÇO E OS MINISTROS I. Por amor a Liturgia A importância de se amar a Liturgia... n. 1 Necessidade de deixar

Leia mais

Catálogo. de Publicações. Secretariado Nacional de Liturgia

Catálogo. de Publicações. Secretariado Nacional de Liturgia Catálogo de Publicações Secretariado Nacional de Liturgia Todos os preços indicados incluem IVA à taxa legal em vigor. Fátima, Janeiro de 2013 missais missal romano Formato: 175X255 mm 1.408 páginas Dourado

Leia mais

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo

A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico. Tiago Nascimento Nigro. Pe. Luiz Henrique Bugnolo 1 A finalidade pastoral do Código de Direito Canônico Tiago Nascimento Nigro Pe. Luiz Henrique Bugnolo Faculdade Católica de Filosofia e Teologia de Ribeirão Preto. Durante o período de elaboração do novo

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE

ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE Proposta Comissão Diocesana ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE - MATERIAL DIDÁTICO - INSCRIÇÕES (crianças, adolescentes, adultos) - FORMAÇÃO DOS CATEQUISTAS- ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE OBJETIVO: Que a catequese na

Leia mais

Por uma liturgia mais animada. Giovanni Marques Santos

Por uma liturgia mais animada. Giovanni Marques Santos Por uma liturgia mais animada Giovanni Marques Santos liturgia animada liturgia des-animada liturgia animada COM ALMA (anima), ação sim-bólica em que nos colocamos por inteiro, para que a graça divina

Leia mais

Orientações para Leitores. Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística - Montes Claros / MG

Orientações para Leitores. Paróquia Nossa Senhora Rosa Mística - Montes Claros / MG Orientações para Leitores Importância da Missa Estrutura, elementos e partes da Missa Documentos Instrução Geral do Missal Romano Documento 43 CNBB - Animação da vida litúrgica no Brasil 388. As adaptações

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

Onde Situar a Catequese hoje?

Onde Situar a Catequese hoje? Onde Situar a Catequese hoje? Qual é o nosso conceito de catequese? Conceito amplo Itinerário amplo Conceito estrito Limitado ao momento do encontro A CATEQUESE É UMA AÇÃO ESSENCIALMENTE EDUCATIVA AÇÃO

Leia mais

Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia Arquidiocese de São Salvador da Bahia Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia 2015 2019 O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor

Leia mais

O que percebemos... - Ausência da família - Formação do catequista - Adultos que não são prioridades - Pouco envolvimento do clero - Catequese para os sacramentos - Rotatividade dos catequistas

Leia mais