DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc"

Transcrição

1 DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc O trabalho da PF é amplo e abrangente; principal enfoque é PROMOVER, FORTALECER e EVANGELIZAR a família. Uma das principais ações: UNIR ESFORÇOS PARA QUE A FAMÍLIA SEJA, DE FATO, UM SANTUÁRIO DA VIDA.

2 DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc As diretrizes pastorais para a promoção da Vida a partir do diagnóstico e à Luz da Palavra de Deus e do Magistério da Igreja: 1. Oferecer orientação honesta e eficaz para uma fecundidade responsável.

3 DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc Manter a preocupação pastoral de promover e defender a vida, acima de tudo, como dom de Deus e direito inviolável. 3. Convidar assessores com formação em ciências teológicas e humanas, bem como cientistas e casais cristãos bem preparados e fiéis à Igreja,

4 DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc para colaborarem com os bispos e as coordenações pastorais, a fim de iluminar melhor os fundamentos bíblicos, as motivações éticas e as razões científicas para a paternidade responsável.

5 DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc Testemunhar, explicitar e ensinar de forma clara a doutrina da Igreja sobre o direito à vida humana desde o momento da concepção. 5. Denunciar todas as manifestações a favor do aborto. 6. Exercer o direito de exigir do poder civil uma sadia e justa política social a favor da vida e da família.

6 DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc Incentivar, sobretudo nas universidades católicas, o funcionamento de centros de formação em bioética, destinados à orientação dos profissionais de saúde, cientistas e educadores, para o desenvolvimento de sua missão em favor da vida.

7 DOCUMENTO DE APARECIDA 2007 A cultura da vida e sua defesa: Não podemos escapar deste desafio de diálogo entre a fé, a razão e as ciências. Nossa prioridade pela vida e pela família, carregadas de problemáticas que são debatidas na bioética, conduznos a iluminar com o Evangelho e o Magistério da Igreja a realidade da vida.

8 A fim de que discípulos e missionários louvem a Deus dando graças pela vida e servindo à mesma, propomos as seguintes ações: 1. Promover e planejar nas dioceses cursos de bioética para os agentes de pastorais que possam ajudar a fundamentar com solidez os diálogos a respeito dos problemas e situações particulares sobre a vida.

9 DOCUMENTO DE APARECIDA Procurar que sacerdotes, diáconos, religiosos e leigos busquem estudos universitários de bioética.

10 3. Promover fóruns, painéis, seminários e congressos que estudem, reflitam e analisem temas concretos da atualidade sobre a vida em suas diversas manifestações e sobretudo o ser humano, especialmente no que se refere ao respeito pela vida desde a concepção até sua morte natural.

11 DOCUMENTO DE APARECIDA Criar em nível nacional um comitê de bioética. 5.Oferecer aos matrimônios programas de formação em paternidade responsável.

12 DOCUMENTO DE APARECIDA Apoiar e acompanhar pastoralmente e com misericórdia as mulheres que decidiram não abortar e acolher com misericórdia aquelas que abortaram para ajudá-las a curar suas graves feridas.

13 DOCUMENTO DE APARECIDA Promover a formação e a ação de leigos competentes que se organizem para defender a vida e a família e que participem de organismos nacionais e internacionais. 8. Assegurar que se incorpore a objeção de consciência nas legislações e no que diz respeito às administrações públicas.

14 EXORTAÇÃO APOSTÓLICA AMORIS LAETITIA O amor sempre dá VIDA. A família é o âmbito não só da geração, mas também do acolhimento da vida que chega como um presente de Deus.

15 O CONTEXTO: a Pastoral Familiar está didaticamente organizada em 3 setores de trabalho (PRE - MATRIMONIO; POS - MATRIMONIO E CASOS ESPECIAIS)

16 O Setor PRE-MATRIMONIO, de acordo com a Exortação Apostólica Familiares Consortio 1981, deve dedicar-se a preparação da pessoa e do casal e comporta três momentos: preparação remota, próxima e imediata ao Matrimônio.

17 A PREPARAÇÃO REMOTA, por sua vez, tem como objetivo geral: ocuparse da educação dos pais, ou futuros pais, para que eles venham a desenvolver bem sua missão no interior da família.

18 Para cumprir esta finalidade, poderá atuar: 1. Orientando os pais e futuros pais para sua missão na família; 2. Desenvolvendo, com a catequese, encontro com os pais das crianças para temas familiares;

19 3. Trabalhando com os adolescentes em temas relativos ao Sacramento do Matrimonio e a Família; 4. Promovendo, junto aos grupos de jovens, Pastorais da Juventude e Vocacional, encontros de educação para o amor e sobre o Matrimônio;

20 5. Apresentando, em escolas e movimentos de jovens, palestras e conteúdos relacionados à família, sexualidade e afetividade; 6. Disponibilizando à mães gestantes, adolescentes e pais jovens temas sobre a valorização da vida, da família, educação dos filhos, paternidade e maternidade responsáveis e cuidados na maternidade.

21 Às vésperas do lançamento da Campanha da Fraternidade de 2008, que teve como tema a fraternidade e defesa da vida e como lema: Escolhe, pois, a vida! (Dt 30,19), o GUIA para GESTANTES chegou como um presente.

22 OBJETIVOS: Acompanhar as famílias e gestantes ao nascer da vida; Oferecer formação e orientação humana e familiar; Evangelizar para o valor e dignidade da pessoa humana desde sua concepção; Dar orientações a respeito ao Sacramento do Matrimônio; Encaminhar a criança à preparação para o Sacramento do Batismo.

23 DESTINATÁRIOS: Casais casados que serão pais apoio ao Setor Pós- Matrimônio; Gestantes não-casadas em suas várias realidades; Gestantes adolescentes com ou sem a presença ou apoio do pais da criança e/ou de seus familiares; Gestantes de famílias com outros filhos; Gestantes em gravidez de risco.

24 Arquidiocese de Curitiba se prepara para melhor acompanhar gestantes Em assembleia realizada em julho/2016, a Pastoral Familiar da Arquidiocese de Curitiba decidiu promover a utilização do Guia de Acompanhamento à Gestação, publicação da CNBB que contém uma série de 09 encontros realizados mensalmente pelos agentes da Pastoral Familiar nas casas das gestantes, visando ao acolhimento da nova vida em gestação, dom de Deus à família e à sociedade. A decisão da Pastoral Familiar foi pautada no capítulo 5 da Exortação Apostólica Amoris Laetitia, que clama pelo acolhimento à vida como desafio pastoral e explicita o desejo da Igreja de acompanhar cada uma e todas as famílias. O papa fala do período da gravidez como sendo um tempo difícil, mas também maravilhoso, onde os casais participam do mistério da criação. Durante o IV Seminário da Vida será apresentada proposta prática de implementação e utilização do subsídio da CNBB. Para participar do Seminário da Vida e inscrever-se clique aqui. Ainda no Guia de Acompanhamento à Gestação, encerrando os encontros, uma sugestiva Celebração da Vida encaminha os pais e a família à paróquia, para preparação do batismo da criança. 27 de Setembro de Publicado porassessoria de Comunicação

25 POR ONDE COMEÇAR? 1. Conhecer a realidade das famílias da paróquia, comunidade, território Conhecer todo o conjunto das atividades pastorais paroquiais; 3. Participação da PF nos CCP s e CPP s das paróquias; 4. Constituição de uma Pastoral Orgânica;

26 5. Planejamento Participativo; 6. Incluir toda e qualquer realidade familiar independente da situação social, econômica, religiosa Cuidar do processo de formação da equipe; 7.Conhecer a realidade de cada família a qual será destinada a ação coletando dados relativos à sua situação familiar, econômica, social, religiosa...

27 8. Apresentar a Equipe na comunidade para conhecer quais são as futuras mães e famílias a serem visitadas; 9. Organizar os endereços para a primeira visita; 10. Agendar a visitas mensais com a família; 11. Preparar previamente cada um dos 9 temas que serão apresentados em cada visita/encontro mensal.

28 Os temas estão relacionados à gestação e à vida nova que vem. 12. Encontro de Celebração da Vida; 13. Encontros pós-nascimento e orientações ao Batismo; 14. Participação dos agentes responsáveis pela preparação e celebração do Batismo.

29 O esquema de cada encontro: Objetivos; Fundamentos bíblicos Deus nos fala; Fundamentos eclesiais a palavra da Igreja; Reflexão com a família; Momento do casal e da família; Orientação familiar da Pastoral; Oração final.

30

XII Congresso Nacional da Pastoral Familiar VIII Seminário de Assessores Regional Leste 1 - Rio de Janeiro 05, 06 e 07 de setembro de 2008.

XII Congresso Nacional da Pastoral Familiar VIII Seminário de Assessores Regional Leste 1 - Rio de Janeiro 05, 06 e 07 de setembro de 2008. XII Congresso Nacional da Pastoral Familiar VIII Seminário de Assessores Regional Leste 1 - Rio de Janeiro 05, 06 e 07 de setembro de 2008. A família é o berço da vida e de toda vocação. SÍNTESE DOS CÍRCULOS

Leia mais

A importância do acompanhamento na preparação para o Matrimônio.

A importância do acompanhamento na preparação para o Matrimônio. ARQUIDIOCESE DE BELÉM PASTORAL FAMILIAR A importância do acompanhamento na preparação para o Matrimônio. 1 3 O Papa Bento XVI, em Aparecida, pedia uma Pastoral Familiar "intensa e vigorosa", que criasse

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE BELÉM PASTORAL FAMILIAR

ARQUIDIOCESE DE BELÉM PASTORAL FAMILIAR ARQUIDIOCESE DE BELÉM PASTORAL FAMILIAR Setor PRÉ Matrimonial 1 Setor PRÉ-MATRIMONIAL O Que é e seu campo de ação 2 Setor PRÉ-MATRIMONIAL MISSÃO Preparar crianças, jovens, namorados e noivos para uma autêntica

Leia mais

COMO IGREJA POVO DE DEUS:

COMO IGREJA POVO DE DEUS: Objetivo Geral: COMO IGREJA POVO DE DEUS: Celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; Aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; Testemunhar Jesus Cristo

Leia mais

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral

42ª Assembleia. Diocesana de Pastoral Comissão Diocesana Especial para o Laicato Bispo: Dom Francisco Carlos Bach Coordenador Diocesano da Ação Evangelizadora: Pe. Sergio da Silva Leigos e Leigas: Adalberto S Oligini; Alice Melz; Carla Maria

Leia mais

ANO DO LAICATO. 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de SOLENIDADE DE CRISTO REI Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas

ANO DO LAICATO. 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de SOLENIDADE DE CRISTO REI Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas ANO DO LAICATO 26 de novembro de 2017 a 25 de novembro de 2018 SOLENIDADE DE CRISTO REI Dia Nacional dos Cristãos Leigos e Leigas 275, letra i: Realizar o Ano do Laicato, comemorando os 30 anos do Sínodo

Leia mais

43ª Assembleia Diocesana de Pastoral

43ª Assembleia Diocesana de Pastoral 43ª Assembleia Diocesana de Pastoral 5 Urgências da Ação Evangelizadora: IGREJA: 1) em estado permanente de missão; 2) casa da iniciação à vida cristã; 3) lugar de animação bíblica da vida e da pastoral;

Leia mais

Pastoral Familiar Balanço 2016/17 Plano de Ação 2017/18

Pastoral Familiar Balanço 2016/17 Plano de Ação 2017/18 Pastoral Familiar Balanço 2016/17 Plano de Ação 2017/18 Balanço 2016-2017 do Secretariado 1. Atuar com foco na proximidade: sair ao encontro Promover reuniões do com as equipas vicariais, vigários e assessores

Leia mais

Plano de ação e formação para Catequistas

Plano de ação e formação para Catequistas Plano de ação e formação para Catequistas Formação de Catequistas A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC A Visita Pastoral é ocasião especial para o Arcebispo Dom Wilson conhecer a realidade da Paróquia para melhor servi-la.

Leia mais

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Programa Pastoral Diocesano 2018-2019 Tomamos como lema para este ano Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Introdução 1. Depois da temática do ano transato, centrada no mistério da Igreja Povo

Leia mais

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS 2 OBJETIVO ECLESIAL: PARÓQUIA: REDE UNIDA DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS Potencializar o processo de construção e organização do 14 Intereclesial

Leia mais

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS

CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A JUVENTUDE DA CNBB CURSO PARA CAPACITAÇÃO DE LIDERANÇA E COORDENADORES DE GRUPOS JOVENS ESCOLA DE CAPACITAÇÃO DE ASSESSORES DE GRUPOS JUVENIS Na formação para o discipulado

Leia mais

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017.

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017. ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA Secretariado Arquidiocesano de Pastoral Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017. Síntese dos relatórios das Regiões Episcopais

Leia mais

Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs,

Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs, Barretos, 07 de julho de 2018. Circular 06/2018 Prezados irmãos e irmãs, Desde novembro passado, a Igreja do Brasil celebra o Ano Nacional do Laicato, cujo tema é Cristãos leigos e leigas, sujeitos na

Leia mais

envolve o maior número possível de interessados, na reflexão, na decisão, na execução e na avaliação.

envolve o maior número possível de interessados, na reflexão, na decisão, na execução e na avaliação. Realizar a Campanha para a Evangelização 113 A Campanha para a Evangelização é um programa global dos Organismos Nacionais, do Secretariado Nacional da Conferência dos Bispos do Brasil (CNBB) e das Igrejas

Leia mais

Como e Porque atuar na Etapa Remota do Setor Pré-Matrimonial

Como e Porque atuar na Etapa Remota do Setor Pré-Matrimonial 1 Como e Porque atuar na Etapa Remota do Setor Pré-Matrimonial A Igreja que acompanha os filhos das famílias Dia do Matrimônio 2 Quando começa a preparação para o matrimônio? 1 E quando começa essa preparação?

Leia mais

D I O C E S E D E V A L E N Ç A CALENDÁRIO DIOCESANO DE 2016 ANO DA MISERICÓRDIA ANO C SÃO LUCAS

D I O C E S E D E V A L E N Ç A CALENDÁRIO DIOCESANO DE 2016 ANO DA MISERICÓRDIA ANO C SÃO LUCAS D I O C E S E D E V A L E N Ç A CALENDÁRIO DIOCESANO DE 2016 ANO DA MISERICÓRDIA ANO C SÃO LUCAS Janeiro 06 Dia de Reis apoio aos Grupos de Folia na 24-16h Celebração Ecumênica - lanche oferecido pelos

Leia mais

Plano Bienal

Plano Bienal Plano Bienal 2016-2017 Quem somos "Deus manifesta-se numa revelação histórica, no tempo. O tempo inicia os processos, o espaço cristaliza-os. Deus encontra-se no tempo, nos processos em curso. Não é preciso

Leia mais

O que é a Pastoral Familiar

O que é a Pastoral Familiar O que é a Pastoral Familiar É um serviço que se realiza na Igreja e com a Igreja, de forma organizada e planejada através de agentes específicos, com metodologia própria, tendo como objetivo apoiar a família

Leia mais

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto VIVER A CATEQUESE BATISMAL Arquidiocese de Ribeirão Preto O que é Catequese Batismal? A preparação para o Sacramento do Batismo, sem dúvida, é uma tarefa fascinante e necessária à vida pastoral de nossas

Leia mais

DIOCESE DE GUARAPUAVA

DIOCESE DE GUARAPUAVA DIOCESE DE GUARAPUAVA Diretrizes gerais da Diocese de Guarapuava para Conselhos Pastorais Documento de estudos Assembleia Diocesana 1- Será realizada anualmente seguindo a seguinte ordem: 1.1- Assembleia

Leia mais

Arquidiocese de Ribeirão Preto

Arquidiocese de Ribeirão Preto ENCONTRO DA PASTORAL DO DÍZIMO Arquidiocese de Ribeirão Preto Casa Dom Luís Brodowski 19 e 20 de Agosto 2017 CNBB Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB 14 Outubro de 1952 1º Presidente: Dom Carlos

Leia mais

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão.

Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Os bispos, como pastores e guias espirituais das comunidades a nós encomendadas, somos chamados a fazer da Igreja uma casa e escola de comunhão. Como animadores da comunhão, temos a missão de acolher,

Leia mais

Anotações ÓQUIA PAR 8 1

Anotações ÓQUIA PAR 8 1 APRESENTAÇÃO Esta presente cartilha quer ajudar as Paróquias e Organismos Pastorais a se organizarem para a recepção do Estandarte da Sagrada Família. Também acompanha propostas de atividades para os dias

Leia mais

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 OBJETIVO GERAL Evangelizar, tendo como modelo Jesus Cristo, rosto da misericórdia e missionário do Pai, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula,

Leia mais

Calendário de Atividades

Calendário de Atividades Regional Leste 2 26 AGOSTO 1962 Calendário de Atividades - 2018 26 AGOSTO 1962 DIOCESE DE PARACATU M I N A S G E R A I S www.dioceseparacatu.org.br Praça Caldeira Brant, nº 147, Bairro Centro - CEP 38.600-000

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018 JANEIRO 01 Solenidade da Santa Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 22 a 02/02 Especialização para Formadores e Casas de Formação (Dimensão Espiritual da Formação) Faculdade

Leia mais

Antonio Ramos do Prado, sdb

Antonio Ramos do Prado, sdb Tema 05: Dimensão de Capacitação (Processo-metodológico. Como organizar a ação ). Titulo 04: Estruturas de Acompanhamento. Orientações e pistas de ação. Antonio Ramos do Prado, sdb (Ms. Pastoral Juvenil

Leia mais

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída

A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Campanha Missionária 2017 A alegria do Evangelho para uma Igreja em saída Juntos na missão permanente Mês das Missões O mês de outubro é, para a Igreja, o período no qual são intensificadas as iniciativas

Leia mais

Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017.

Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017. Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017. Direção editorial: Pe. Claudiano Avelino dos Santos Coordenação

Leia mais

Plano Diocesano de Ação Evangelizadora

Plano Diocesano de Ação Evangelizadora Plano Diocesano de Ação Evangelizadora OBJETIVO GERAL evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela

Leia mais

Pistas de Operacionalização. Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto ( )

Pistas de Operacionalização. Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto ( ) Pistas de Operacionalização Diretrizes da Ação Evangelizadora da Arquidiocese de Ribeirão Preto (2015-2019) Perspectivas de ação: 1ª Urgência: Igreja em estado permanente de missão a) Fomentar as Missões

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

FORMAÇÃO PERMANENTE DIOCESE DE BRAGANÇA-MIRANDA 2 DE MARÇO 2019

FORMAÇÃO PERMANENTE DIOCESE DE BRAGANÇA-MIRANDA 2 DE MARÇO 2019 FORMAÇÃO PERMANENTE DIOCESE DE BRAGANÇA-MIRANDA 2 DE MARÇO 2019 2 IV. DECÁLOGO PARA A CONVERSÃO ESPIRITUAL, PASTORAL E MISSIONÁRIA Passar do ide e ensinai ao ide e escutai 1 Valorizar o carisma da escuta,

Leia mais

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs,

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs, Barretos, 1º de agosto de 2017 Circular 07/2017 Caríssimos irmãos e irmãs, Todos os anos, no mês de agosto, a Igreja do Brasil celebra o Mês Vocacional, dando destaque, a cada semana, a uma vocação específica:

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL CNBB REGIONAL SUL 2 CALENDÁRIO ATIVIDADES REGIONAIS

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL CNBB REGIONAL SUL 2 CALENDÁRIO ATIVIDADES REGIONAIS CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL CNBB REGIONAL SUL 2 CALENDÁRIO 2016 - ATIVIDADES REGIONAIS DATA REALIZAÇÃO EVENTO LOCAL JANEIRO 26 a 28 COMUNIDADES ECLESIAIS DE BASE SEMINÁRIO DE ASSESSORES NACIONAL

Leia mais

Avaliação do Ano Catequético Nacional 2009

Avaliação do Ano Catequético Nacional 2009 Avaliação do Ano Catequético Nacional 2009 Aprovado pela 44ª Assembléia Geral dos Bispos (2006), tendo como tema: Catequese, caminho para o discipulado, e como lema: Nosso coração arde quando ele fala,

Leia mais

Papa Francisco e Sínodo dos Bispos

Papa Francisco e Sínodo dos Bispos Papa Francisco e Sínodo dos Bispos Pastoral Juvenil Diocese de Jales QUESTIONÁRIO DIOCESANO PASTORAL JUVENIL: Os Jovens, a fé e o discernimento vocacional A Finalidade deste questionário é auxiliar a Coordenação

Leia mais

Encontro de Espiritualidade e partilha com os agentes da Pastoral da Pessoa Idosa da Região Santa Bárbara

Encontro de Espiritualidade e partilha com os agentes da Pastoral da Pessoa Idosa da Região Santa Bárbara CALENDÁRIO 2019 - MAIO 16ª Versão: 17/12/2019 INTENÇÕES DO APOSTOLADO DE ORAÇÃO Pela Evangelização: Para que, por meio do empenho dos próprios membros, a Igreja na África seja fermento de unidade entre

Leia mais

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora REGIONAL LESTE 1 2018 1 2011 Urgências 1. Estado permanente de missão 2. Comunidade de comunidades 3. Iniciação à vida cristã 4. Animação bíblica da vida e da pastoral

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE BELÉM PASTORAL FAMILIAR

ARQUIDIOCESE DE BELÉM PASTORAL FAMILIAR ARQUIDIOCESE DE BELÉM PASTORAL FAMILIAR Oportunidades de trabalho no Setor PÓS 1 Matrimonial Familiaris Consortio É necessário que as famílias de nosso tempo tomem novamente altura! É necessário que sigam

Leia mais

Pastoral do Batismo Diocesana Diocese de Petrópolis

Pastoral do Batismo Diocesana Diocese de Petrópolis Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão Coordenador Diocesano das Pastorais Pe. Ernande Coord. Diocesano Pastoral Batismo Diác. Marco Carvalho Secretário(a) Diocesano Claudio Representante Pascom Diocesana

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2018 JANEIRO 01 Solenidade da Santa Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 22 a 02/02 Especialização para Formadores e Casas de Formação (Dimensão Espiritual da Formação) Faculdade

Leia mais

3 Conselho Regional de Pastoral (Padres, Diáconos, Reliogosos (as), Leigos (as) da Paróquia

3 Conselho Regional de Pastoral (Padres, Diáconos, Reliogosos (as), Leigos (as) da Paróquia CALENDÁRIO 2019 - OUTUBRO 16ª Versão: 17/12/2019 INTENÇÕES DO APOSTOLADO DE ORAÇÃO Pela Evangelização: Para que o sopro do Espírito Santo suscite uma nova primavera missionária na Igreja. No mês de outubro

Leia mais

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial COMIPA Conselho Missionário Paroquial A Missão primordial da Igreja é ser Missionária. Por isso, é necessária a criação e a organização, em nossas paróquias, de um Conselho Missionário Paroquial que, com

Leia mais

{magictabs} Introdução:: O Senhor te mostre o seu rosto e te conceda a paz! Nm 6, 26

{magictabs} Introdução:: O Senhor te mostre o seu rosto e te conceda a paz! Nm 6, 26 {magictabs} Introdução:: O Senhor te mostre o seu rosto e te conceda a paz! Nm 6, 26 A Pastoral Familiar é instituição da Igreja Católica para que esta, de forma organizada, ofereça instrumentos evangelizadores

Leia mais

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL CONSELHO EPISCOPAL REGIONAL SUL 2 CALENDÁRIO ATIVIDADES REGIONAIS

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL CONSELHO EPISCOPAL REGIONAL SUL 2 CALENDÁRIO ATIVIDADES REGIONAIS CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL CONSELHO EPISCOPAL REGIONAL SUL 2 CALENDÁRIO 2019 - ATIVIDADES REGIONAIS DATA REALIZAÇÃO EVENTO LOCAL JANEIRO 07 A 14 CNBB REGIONAL VISITA PASTORAL GUINÉ BISSAU

Leia mais

RESUMO. Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado

RESUMO. Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado UMA TENTATIVA RESUMO Apresentação abreviada Recapitulação breve = repetição do que foi apresentado Para transmitir uma ideia geral do que foi apresentado SÍNTESE Mostra e revela as relações entre elementos

Leia mais

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE INTRODUÇÃOODUÇÃO Só uma Igreja missionária e evangelizadora experimenta a fecundidade e a alegria de quem realmente realiza sua vocação. Assumir

Leia mais

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 2- TEMA: Liturgia 3- OBJETIVO GERAL Assessorar as 12 comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio, motivando-as a celebrar com fé o Mistério

Leia mais

Calendário Janeiro. Fevereiro. São Paulo da Cruz - Calvário 20/02 qui 14h00 Equipe Regional de Comunicação Região Sé

Calendário Janeiro. Fevereiro. São Paulo da Cruz - Calvário 20/02 qui 14h00 Equipe Regional de Comunicação Região Sé Calendário 2014 Janeiro 01/01 qua Confraternização Universal 01/01 qua Solenidade da Santa Mãe de Deus 22 a 24 --- Triduo para a Festa de São Paulo Catedral da Sé 25/01 sáb 09h00 Celebração da Festa de

Leia mais

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017

Projeto de Evangelização Proclamar a Palavra/Assembleia Paroquial - 18/02/2017 Compromisso: Igreja da Acolhida Formar e preparar: agentes das pastorais movimentos, serviços, funcionários e padres. 2017 O quê? Como? Quem? Quando? Conscientizar que somos Igreja de Acolhida. Encontro

Leia mais

Reunião da Equipe Diocesana da Pastoral da Criança da Diocese de Piracicaba, (Setor, Áreas, Multiplicadores, Referenciais, P.

Reunião da Equipe Diocesana da Pastoral da Criança da Diocese de Piracicaba, (Setor, Áreas, Multiplicadores, Referenciais, P. CALENDÁRIO 2019 -NOVEMBRO 16ª Versão: 17/12/2019 INTENÇÕES DO APOSTOLADO DE ORAÇÃO Universal: Para que no Oriente Próximo, no qual diversas tradições religiosas compartilham o mesmo espaço de vida, nasça

Leia mais

Encontro Mundial das Famílias em 2018 FAQ. Aqui estão as respostas para (quase) todas as suas perguntas!

Encontro Mundial das Famílias em 2018 FAQ. Aqui estão as respostas para (quase) todas as suas perguntas! Encontro Mundial das Famílias em 2018 FAQ Menos de um ano agora nos separa do 9º Encontro Mundial das Famílias e, claro, os leitores mais amados estão conscientes do evento que animará a Irlanda de 21

Leia mais

PASTORAL DO MENOR DFEFINIÇÃO DE PASTORAL

PASTORAL DO MENOR DFEFINIÇÃO DE PASTORAL 15/8/2011 CONSELHO DE PASTORAL DIOCESE DE CARAGUATATUBA 16/06/2010 PASTORAL DO MENOR DFEFINIÇÃO DE PASTORAL A pastoral consiste em atualizar para o nosso tempo as atitudes de Jesus como bom pastor. A boa

Leia mais

REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS

REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS 1 REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS CAPÍTULO I: DA NATUREZA ART. 1 - A Assembléia Arquidiocesana é uma porção da Igreja - Leigos, Religiosos, Padres, Bispos - representantes das seis Regiões Episcopais

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP

DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP DISCI PULOS MISSIONÁ RIOS EM COMUNHÁ O CICLO DE ESTUDOS DO IDEP 2019-2021 CURSO GERAL DA MATURIDADE DA FÉ Local: Igreja dos Santos Mártires Dias de formação: segundas e quintas Horário: 20h.30 às 22h.30

Leia mais

A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo, que deve contar, no mínimo, com sete membros, desempenhará as seguintes funções:

A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo, que deve contar, no mínimo, com sete membros, desempenhará as seguintes funções: A Equipe Paroquial de Pastoral do Dízimo, que deve contar, no mínimo, com sete membros, desempenhará as seguintes funções: a) COORDENAR todas as atividades dos membros desta pastoral da Paróquia ou Área

Leia mais

LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO

LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO LAICATO VOCAÇÃO E MISSÃO Coleção Pastoral e comunidade Laicato: vocação e missão, Dom Orlando Brandes Leigos e leigas na Igreja: sujeitos na Igreja em saída, José Carlos Pereira Reconstruindo a esperança:

Leia mais

CALENDÁRIO ATIVIDADES REGIONAIS

CALENDÁRIO ATIVIDADES REGIONAIS CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL Conselho Episcopal Regional Sul 2 CALENDÁRIO 2018 - ATIVIDADES REGIONAIS DATA REALIZAÇÃO EVENTO LOCAL JANEIRO 07 a 14 PASTORAL DA JUVENTUDE 12º ENCONTRO NACIONAL

Leia mais

III Congresso Vocacional. Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19).

III Congresso Vocacional. Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19). III Congresso Vocacional Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19). Marco Operacional - Agir Objetivos da III Parte: - Consolidar

Leia mais

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações , o Mês Dedicado às Vocações Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma

Leia mais

3ª parte do Texto Base

3ª parte do Texto Base Parte 3 Agir Indicações para ações transformadoras Converter-se aos jovens 3ª parte do Texto Base Composta por três pontos Abrir-se ao novo Eis-me aqui, envia-me Conversão Pastoral É uma atitude de coragem

Leia mais

II FÓRUM NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CATÓLICA DO BRASIL ANEC

II FÓRUM NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CATÓLICA DO BRASIL ANEC II FÓRUM NACIONAL DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR CONFESSIONAIS ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CATÓLICA DO BRASIL ANEC ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS EVANGÉLICAS - ABIEE 1 A PASTORAL

Leia mais

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe Aparecida, 13 a 31 de

Leia mais

15ª ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL

15ª ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL 15ª ASSEMBLEIA ARQUIDIOCESANA DE PASTORAL Eles eram perseverantes no ensinamento dos apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações Atos 2,42 Momento da Escuta Avaliação da 14ª Assembleia

Leia mais

Seminário Diocesano AGIR

Seminário Diocesano AGIR Seminário Diocesano Seminário Diocesano AGIR Como cristãos, somos convidados a participar da discussão, elaboração e execução das políticas públicas. O fazemos porque somos discípulos missionários, anunciadores

Leia mais

Paróquia missionária comunidades de comunidades. Animada pela Palavra de Deus

Paróquia missionária comunidades de comunidades. Animada pela Palavra de Deus Paróquia missionária comunidades de comunidades Animada pela Palavra de Deus Renovação paroquial Toda paróquia é chamada a ser o espaço onde se recebe e se acolhe a Palavra (172). Sua própria renovação

Leia mais

Projeto PV/SAV Diocesano 2019

Projeto PV/SAV Diocesano 2019 Projeto PV/SAV Diocesano 2019 Projeto a curto prazo 1. Privilegiar a formação, capacitação e trabalho em conjunto dos agentes paroquiais SAV em nossa Diocese, com: - 3 retiros no inicio do ano: 1 comarcas

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

BISPOS AUXILIARES DOM ANTONIO AUGUSTO DIAS DUARTE. Bispo Titular de Tuscamia e Auxiliar do Rio de Janeiro. Lema: Omnia in bonum

BISPOS AUXILIARES DOM ANTONIO AUGUSTO DIAS DUARTE. Bispo Titular de Tuscamia e Auxiliar do Rio de Janeiro. Lema: Omnia in bonum BISPOS AUXILIARES DOM ANTONIO AUGUSTO DIAS DUARTE Bispo Titular de Tuscamia Lema: Omnia in bonum Nasceu em Santo André, São Paulo, em 7 de novembro de 1948 Ordenado Sacerdote em 15 de agosto de 1978 Nomeado

Leia mais

A NOVA EVANGELIZAÇÃO NO BRASIL: ASPECTOS HISTÓRICOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS

A NOVA EVANGELIZAÇÃO NO BRASIL: ASPECTOS HISTÓRICOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2017 A NOVA EVANGELIZAÇÃO NO BRASIL: ASPECTOS HISTÓRICOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 7 Cardeal D. Sergio da Rocha, Arcebispo de Brasília e Presidente da CNBB I. ASPECTOS HISTÓRICOS Como o Brasil acolheu ou

Leia mais

Por Assessoria de Imprensa CNPF

Por Assessoria de Imprensa CNPF Por Assessoria de Imprensa CNPF Com mais de 45 páginas, o Instrumento de trabalho da 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos Sobre a Família apresenta panorama das respostas da pesquisa aplicada

Leia mais

Diretório de Comunicação. Elaboração: Ir. Elide Fogolari

Diretório de Comunicação. Elaboração: Ir. Elide Fogolari Diretório de Comunicação Elaboração: Ir. Elide Fogolari Processo de construção do texto Como foi o processo de criação e aprovação do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil? A partir da concepção

Leia mais

Arquidiocese de Cuiabá CALENDÁRIO 2017 Atualizado no dia 01 de novembro de 2016

Arquidiocese de Cuiabá CALENDÁRIO 2017 Atualizado no dia 01 de novembro de 2016 Arquidiocese de Cuiabá CALENDÁRIO 2017 Atualizado no dia 01 de novembro de 2016 JANEIRO 01 SOLENIDADE DO SENHOR BOM JESUS DE CUIABÁ, PADROEIRO DA ARQUIDIOCESE. 20-22 Retiro de Formação para Servos do Curso

Leia mais

ESTRUTUTA DE CORRESPONSABILIDADE NA COORDENAÇÃO DA PASTORAL

ESTRUTUTA DE CORRESPONSABILIDADE NA COORDENAÇÃO DA PASTORAL Capítulo IV ESTRUTUTA DE CORRESPONSABILIDADE NA COORDENAÇÃO DA PASTORAL Introdução A unidade da Igreja tem um instrumento importante na unidade de ação, tarefa da coordenação de Pastoral. A preocupação

Leia mais

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo Números: 241-275 5. Números: 241-274 A ação transformadora do cristão no mundo Capítulo 3 - Item 5 Números: 242-243 Reino de Deus A Igreja é chamada a ser sinal e promotora do Reino de Deus Como membros

Leia mais

Seminário Santo Antônio - São Pedro/SP

Seminário Santo Antônio - São Pedro/SP CALENDÁRIO 2019 - AGOSTO 16ª Versão: 17/12/2019 INTENÇÕES DO APOSTOLADO DE ORAÇÃO Pela evangelização: Para que as famílias, graças a uma vida de oração e de amor, tornem-se cada vez mais "laboratórios

Leia mais

OBRA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS

OBRA DAS VOCAÇÕES SACERDOTAIS DICOCESE DE SALGUEIRO - PE Fundamentação canônica Passos para implantação Cân. 232. É dever e direito próprio e exclusivo da Igreja, formar os que se destinam aos Ministérios Sagrados. Cân. 233. A toda

Leia mais

Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia Arquidiocese de São Salvador da Bahia Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia 2015 2019 O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor

Leia mais

Plano Pastoral

Plano Pastoral O Plano Diocesano de Pastoral 2015-2020, que há um ano apresentamos à Diocese, desenvolve-se e desdobra-se em cinco etapas, ao ritmo de cada ano pastoral. Nas metas traçadas, nos objetivos definidos, nos

Leia mais

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019

CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES PASTORAIS 2019 JANEIRO 01 Solenidade da Santa Mãe de Deus Dia Mundial da Paz 06 Epifania do Senhor 13 Batismo do Senhor 13 a 18 Curso de Educação e Diversidade Ibiúna Comissão

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA SECRETARIADO DE PASTORAL REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS

ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA SECRETARIADO DE PASTORAL REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA SECRETARIADO DE PASTORAL REGIMENTO DAS ASSEMBLÉIAS ARQUIDIOCESANAS CAPÍTULO I: DA NATUREZA ART. 1 - A Assembléia Arquidiocesana é uma porção da Igreja - Leigos, Religiosos, Padres,

Leia mais

Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades)

Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades) Espiritualidade e Missão dos Animadores de Grupos (comunidade de comunidades) Qual um dos principais objetivos do Ano Missionário? Criar comunidades de comunidades ao redor da Palavra de Deus! "Basicamente,

Leia mais

Pastoral do Batismo Diocesana Diocese de Petrópolis

Pastoral do Batismo Diocesana Diocese de Petrópolis Bispo Diocesano Dom Gregório Paixão Coordenador Diocesano das Pastorais Pe. Ernande Coord. Diocesano Pastoral Batismo Diác. Marco Carvalho Secretário(a) Diocesano Claudio Representante Pascom Diocesana

Leia mais

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida 2017 2020 1 A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, por meio do seu Plano de Ação Pastoral, inserido no Projeto de Evangelização Proclamar

Leia mais

Campanha de Advento e Natal Ir ao coração da Fé. Postais de Natal

Campanha de Advento e Natal Ir ao coração da Fé. Postais de Natal Campanha de Advento e Natal Ir ao coração da Fé Postais de Natal Serviço Diocesano de Catequese Diocese de Leiria-Fátima, 2008-2009 1. Introdução O Sr. Bispo, na introdução da carta pastoral para este

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

Pontifícias Obras Missionárias

Pontifícias Obras Missionárias Pontifícias Obras Missionárias www.pom.org.br Três Campanhas Campanha da Fraternidade (1963) Na Quaresma - coleta Fundo Nacional de Solidariedade (FNS) Campanha Missionária (DMM - 1926) No mês de Outubro

Leia mais

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos:

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos: ORAÇÃO INICIAL Refrão: Vem, Espírito Santo vem. Vem Iluminar...(2x) Todos: Ó Espírito Santo de Deus, de cujo Ser emana toda ciência, plenifica com tua sabedoria e inteligência nossos pastores, para que

Leia mais

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Princípios para uma Catequese Renovada Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Por que Renovada? Podemos renovar o que ainda não existe? Como renovar? Introdução A renovação atual da catequese nasceu para

Leia mais

Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os di

Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os di Deus Pai, criastes-nos à Vossa imagem e semelhança e chamais-nos, desde toda a eternidade, a participar da Vossa bondade! Fazei-nos viver, todos os dias, em caridade na Vossa presença ao serviço dos nossos

Leia mais

Coordenação Pastoral

Coordenação Pastoral Coordenação Pastoral Necessidade de um Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. Dom Jaime colocou esta função como necessária. Diz ele: Falta um plano diocesano de Pastoral, com linhas de ação em comum..

Leia mais