Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download ""

Transcrição

1

2

3

4

5 O que percebemos...

6

7

8

9

10

11

12

13

14

15 - Ausência da família - Formação do catequista - Adultos que não são prioridades - Pouco envolvimento do clero - Catequese para os sacramentos - Rotatividade dos catequistas e lideranças - Catequese descontinuada

16

17

18

19

20

21

22

23 Caminho pós-conciliar da catequese na América Latina e no Caribe

24 Começamos lembrando agradecidos os esforços de tantos evangelizadores, leigas, leigos, consagrados e presbíteros que possibilitaram que a luz do Evangelho siga viva em nossas terras!

25 As conferências Episcopais Latino Americanas começaram a ser realizadas, após o Concílio Vaticano II

26 Com o Concílio iniciou um movimento de renovação eclesial que teve acento sobre o processo de educação da fé. A volta às origens provocou uma revisão dos métodos, conteúdos e noções da catequese. Na America Latina, essa mudança na mentalidade e na prática foi influenciada pelas conferências do Episcopado, desde Medellín até Aparecida

27 Conferência de Medellín (1968)-Papa Paulo VI Enfatizou-se a necessidade de renovação, promovendo a evolução das formas tradicionais da fé. Formação do catequistarevisão da linguagem- multiplicar institutos catequéticos/elaborar material pedagógico.

28 Puebla (1979) México - Papa Paulo VI, com a presença de João Paulo II Necessidade de integração da vida e da fé. Sagrada Escritura como fonte da Catequese. Descoberta da dimensão comunitária da catequese; tomada de consciência de que a catequese é um processo: dinâmico, gradual e permanente de educação da fé. Aumentar os lugares para a formação de catequistas e tb textos de catequese renovada.

29 Santo Domingo ( 1992) República Dominicana João Paulo II A nova Evangelização, promoção humana, Cultura Cristã. Lema: Jesus Cristo ontem, hoje e sempre. Essa Conferência celebrou os 500 do início da evangelização na América Latina. Aprofunda as orientações de Medellín e Puebla e traça estratégias de evangelização respondendo aos desafios dos novos tempos.

30 A conferência dá graças a Deus pelo trabalho desempenhado pelos catequistas, porém adverte que tem muito a se fazer, já que a catequese não chega a todos e as vezes acontece de forma superficial, sem transformar a vidas das pessoas. Aqui já se propõe uma catequese querigmática/missionária. Cobra a formação bíblica do catequista. Fala da catequese da infância à idade adulta.

31

32 Conferência convocada por João Paulo II e confirmada por Bento XVI Tema: Discípulos e missionários de Jesus Cristo, para que nele nossos povos tenham vida!

33 Na 19ª AG, em 1981, houve um intenso debate, mas não se chegou a uma conclusão, porém houve solicitação para ser elaborado um texto como instrumento de trabalho e que resultou em Orientações em torno do conteúdo da catequese. Em 1983, na AG, o texto foi apresentado e aprovado com o título Catequese Renovada- Diretrizes e Conteúdos

34 Com o doc CR, a catequese recebeu um forte sopro de renovação. Com esse marco, a catequese deixa de ser doutrinação de perguntas e respostas e passa a ser um processo muito mais interativo da vida do catequizando, da realidade social com a Palavra de Deus, a chamada interação fé e vida. (método ver, julgar, agir, celebrar) Baseado no Vaticano II, é considerado o mais importante documento catequético brasileiro.

35 O DA constata que a CR tem produzido bons frutos, em todo continente, devido à Animação Bíblica da pastoral que proporciona maior conhecimento da Palavra de Deus e também por uma melhor formação do Catequista. Porém, focaliza que a linguagem utilizada na catequese é pouco significativa para os tempos atuais, em particular, para os jovens. A Conferência afirma ser urgente começar o processo Iniciação na Vida Cristã com o Querigma.

36

37 No caminho de renovação da catequese, e acolhendo as sugestões do Diretório Geral para a Catequese, a CNBB decide elaborar o DNC. O DNC é um doc que leva em conta, de modo particular, a rica história dos quarenta anos de renovação conciliar, a realidade brasileira e projeta novos passos. Com a publicação do Diretório Nacional de Catequese em 2006 e do DA em 2007, a catequese dá mais um passo em continuidade à trilha percorrida pela CR. Sem perder nada do que já é característico em nossa forma de fazer catequese, esses documentos tratam da IC (Batismo, Confirmação e Eucaristia) tomando como base o modelo do catecumenato e priorizando a catequese com adultos.

38 O caratér catecumenal, que os últimos documentos tanto se referem tomam como referência principal o Ritual de Iniciação Cristã de Adultos(RICA), publicado em O RICA se destina aos adultos, mas toda a catequese, em suas várias idades, é chamada a inspirar-se nele. O RICA insiste em que a iniciação cristã seja realizada de forma progressiva, com ritos que marcam a passagem de uma etapa para a outra. Apresenta a melhor interação da unidade que há entre catequese e liturgia. (do livro Catequese com estilo Catecumenal Paulinas Padre Lelo)

39

40 1ª SBC 1986 Fé e vida em comunidade 2ª SBC 2001 Com adultos, catequese adulta A 3º SBC 2009 é a culminância do Ano Catequético Nacional. Tema Iniciação à vida cristã nos desafia a centrar forças na ação evangelizadora através de uma catequese que forme para o discipulado. * 1º ANC aconteceu em 1959, que culminou no Congresso catequético Nacional em BH

41 Na abertura da 3ª SBC - Aqui estamos porque queremos dar novos passos rumo a uma catequese de iniciação à vida cristã e, por conseguinte, de inserção na comunidade eclesial. Nesta mudança de época, faz-se necessário implementar uma catequese de inspiração catecumenal. Temos consciência dos desafios e das dificuldades em implantar na catequese um novo modelo de iniciação, conforme orienta a Conferência de Aparecida, mas acreditamos que seja este o modo mais eficaz para responder aos desafios atuais.

42

43

44 O estudo 97 atende a um pedido da 46ª AG/2008 Situa-se como um desdobramento do DNC que foi aprovado pela 43ªAG/2005. Sendo também uma resposta de Aparecida. A IC é um desafio que devemos encarar com decisão, coragem e criatividade, visto que em muitas partes a iniciação cristã tem sido pobre a fragmentada. Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para seu seguimento, ou não cumpriremos nossa missão Evangelizadora (n.287)

45 Ao longo de três anos, reunindo pessoas com formação e prática na área Bíblico-Catequética e envolvendo os Bispos referenciais e as coordenações Regionais das comissões para a Animação Bíblico-Catequética, o resultado foi O ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à Vida cristã: um processo de inspiração catecumenal.

46

47

48

49

50 Há muitas e belas iniciativas por toda parte. Não podemos deixar de ressaltar o muito que já foi feito. Com a 55ª Assembleia dos Bispos podemos afirmar que estamos vivendo um momento muito importante Padre Antônio Marcos Depizzoli

51 Retomar a reflexão é fundamental para manter vivos os projetos urgentes Dom Peruzzo

52 Penúltimo dia da 55ª Tivemos a votação e aprovação do texto do documento final do tema central da Assembleia sobre a iniciação à vida cristã. O texto, cuja elaboração ficou a cargo de uma comissão montada especialmente para sua elaboração recebeu acréscimos durante os trabalhos da Assembleia Geral. Agora com a aprovação pelos bispos, o texto será assumido como um documento oficial da CNBB. O texto do tema central de profunda qualidade, busca corresponder aos desafios pastorais identificados pela missão da Igreja e acima de tudo procura por em pratica as diretrizes gerais da Ação evangelizadora que convoca a ser Igreja: casa da iniciação cristã.

53

54

55

56 Os tempos não são melhores, nem piores, os tempos são outros!!!

57

58 Temos um grande desafio! Anunciar a Boa Nova do Evangelho nesse mudança de época. Somos chamados a superar a crise na transmissão da fé, promovendo a conversão pastoral.

59 Foi dito na 55ª AG que se fosse possível resumir a conferência de Aparecida, seria: Conversão Pastoral. E Hoje??? Vamos rezar para que isso de fato aconteça em nossas paróquias! Precisamos de catequistas/lideranças, sacerdotes, agentes de pastorais iniciados na fé!!!

Avaliação do Ano Catequético Nacional 2009

Avaliação do Ano Catequético Nacional 2009 Avaliação do Ano Catequético Nacional 2009 Aprovado pela 44ª Assembléia Geral dos Bispos (2006), tendo como tema: Catequese, caminho para o discipulado, e como lema: Nosso coração arde quando ele fala,

Leia mais

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos:

ORAÇÃO INICIAL Refrão: Todos: ORAÇÃO INICIAL Refrão: Vem, Espírito Santo vem. Vem Iluminar...(2x) Todos: Ó Espírito Santo de Deus, de cujo Ser emana toda ciência, plenifica com tua sabedoria e inteligência nossos pastores, para que

Leia mais

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017.

Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017. ARQUIDIOCESE DE FORTALEZA Secretariado Arquidiocesano de Pastoral Assembleia Arquidiocesana de Pastoral Avaliação do Plano de Pastoral 28 de outubro de 2017. Síntese dos relatórios das Regiões Episcopais

Leia mais

INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ. Itinerário para a formação dos discípulos missionários

INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ. Itinerário para a formação dos discípulos missionários INICIAÇÃO A VIDA CRISTÃ Itinerário para a formação dos discípulos missionários Deixar-se encantar pelo caminho que nos leva,devagarzinho, a fonte... Por onde começamos? Sistemático e gradativo na fé PROCESSO

Leia mais

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS

PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS PARÓQUIA SÃO VICENTE DE PAULO REDE UNIDADE DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS 2 OBJETIVO ECLESIAL: PARÓQUIA: REDE UNIDA DE COMUNIDADES MISSIONÁRIAS Potencializar o processo de construção e organização do 14 Intereclesial

Leia mais

ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS 29ª ASSEMBLEIA DE PASTORAL

ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS 29ª ASSEMBLEIA DE PASTORAL ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS 29ª ASSEMBLEIA DE PASTORAL ARQUIDIOCESE DE FLORIANÓPOLIS AVALIAÇÃO DO 13º PLANO DE PASTORAL Arquidiocese de Florianópolis Avaliação do 13º Plano de Pastoral Nº % Total de

Leia mais

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ:

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ: INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ: ITINERÁRIO PARA FORMAR DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS 1º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTOS DA CNBB 107 Créditos: Padre Leonardo Piacente DE ONDE NASCEU A IDEIA

Leia mais

ESPECIALIZAÇÃO CATEQUÉTICA PARNAÍBA

ESPECIALIZAÇÃO CATEQUÉTICA PARNAÍBA ESPECIALIZAÇÃO CATEQUÉTICA PARNAÍBA 23-24/0102017 Pe. João Paulo PARÓQUIA E INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ PARÓQUIA E CATECUMENATO LINHAS DE AÇÃO DA CATEQUESE PAROQUIAL A URGÊNCIA DE UMA RENOVAÇÃO PAROQUIAL A

Leia mais

Iniciação à vida cristã 25/03/17

Iniciação à vida cristã 25/03/17 Iniciação à vida cristã 25/03/17 Onde estamos Cap 6.3 n.º 63 2008 2007 Onde estamos 63 A paróquia precisa ser o lugar onde se assegure a iniciação cristã, e terá como tarefas irrenunciáveis: iniciar na

Leia mais

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES

MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES MARCO SITUACIONAL - DIOCESE DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM - ES V Conferência Geral do Episcopado da América Latina e Caribe Aparecida, 13 a 31 de

Leia mais

Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017.

Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017. Concedo o imprimatur solicitado para a obra SÉRIE: CATEQUESE DE PERSEVERANÇA - Livro 1: Perseverando. Rio de Janeiro, 31 de outubro de 2017. Direção editorial: Pe. Claudiano Avelino dos Santos Coordenação

Leia mais

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen)

15/8/2011. Dom Dimas MINISTÉRIO DO CATEQUISTA. Apresentação (D. Eugênio Rixen) MINISTÉRIO DO CATEQUISTA Dom Dimas Mesmo crescendo o número de serviços eclesiais, o do catequista ainda é necessário e fundamental e com características peculiares (RM 73). Isto vem sendo estudado e refletido

Leia mais

Igreja, casa da iniciação à vida cristã

Igreja, casa da iniciação à vida cristã Igreja, casa da iniciação à vida cristã Igreja, casa da iniciação à vida cristã Paulo e Silas anunciaram a Palavra do Senhor ao carcereiro e a todos os da sua casa. E, imediatamente, foi batizado, junto

Leia mais

Conselho Arquidiocesano de Pastoral

Conselho Arquidiocesano de Pastoral Conselho Arquidiocesano de Pastoral Capítulo 1 Marco histórico-eclesial Marco Histórico-Eclesial (VER-JULGAR-AGIR) OS LEIGOS NA ÉPOCA DA CRISTANDADE... A presença e organização dos leigos buscou sempre

Leia mais

Arquidiocese de Ribeirão Preto

Arquidiocese de Ribeirão Preto ENCONTRO DA PASTORAL DO DÍZIMO Arquidiocese de Ribeirão Preto Casa Dom Luís Brodowski 19 e 20 de Agosto 2017 CNBB Conferência Nacional dos Bispos do Brasil CNBB 14 Outubro de 1952 1º Presidente: Dom Carlos

Leia mais

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE

A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE A DINÂMICA DA EVANGELIZAÇÃO NA ARQUIDIOCESE DE BELO HORIZONTE INTRODUÇÃOODUÇÃO Só uma Igreja missionária e evangelizadora experimenta a fecundidade e a alegria de quem realmente realiza sua vocação. Assumir

Leia mais

INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS

INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS INSTRUMENTO DE ESTUDO ESCOLAS CATEQUÉTICAS ORIENTAÇÕES III. ESCOLAS BÍBLICO - CATEQUÉTICAS 23. Muitas são as modalidades de formação dos catequistas tais como cursos, jornadas, encontros, semanas catequéticas,

Leia mais

EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA?

EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA? EM RESUMO, QUE LUZES NOS TRAZ O DOCUMENTO DE APARECIDA? O documento Conclusivo da V Conferência contém inúmeras e oportunas indicações pastorais, motivadas por ricas reflexões à luz da fé e do atual contexto

Leia mais

Clamor do momento: Passar de uma Pastoral Bíblica para uma Animação Bíblica da Pastoral (DAp 248).

Clamor do momento: Passar de uma Pastoral Bíblica para uma Animação Bíblica da Pastoral (DAp 248). Clamor do momento: Passar de uma Pastoral Bíblica para uma Animação Bíblica da Pastoral (DAp 248). Na América Latina, a caminhada bíblica pode ser caracterizada em três etapas: quatro décadas de semeadura;

Leia mais

CATEQUESE COM ADULTOS

CATEQUESE COM ADULTOS CATEQUESE COM ADULTOS DESDE MUITO TEMPO Desde o concílio Vaticano II (1961-1965), a Igreja convoca os catequistas a adotar um novo jeito de fazer catequese. Pensar uma catequese com adultos, cristocêntrica,

Leia mais

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS

ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS PASTORAL DO DÍZIMO ASSEMBLEIA GERAL DOS BISPOS A 53ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB 2015) e 54ª Assembleia Geral dos Bispos (CNBB -2016) discutem profundamente sobre o tema do Dízimo e fazem emendas

Leia mais

Anotações ÓQUIA PAR 8 1

Anotações ÓQUIA PAR 8 1 APRESENTAÇÃO Esta presente cartilha quer ajudar as Paróquias e Organismos Pastorais a se organizarem para a recepção do Estandarte da Sagrada Família. Também acompanha propostas de atividades para os dias

Leia mais

Coordenação Pastoral

Coordenação Pastoral Coordenação Pastoral Necessidade de um Coordenador Arquidiocesano de Pastoral. Dom Jaime colocou esta função como necessária. Diz ele: Falta um plano diocesano de Pastoral, com linhas de ação em comum..

Leia mais

Paróquia missionária. O novo povo de Deus em forma de missão que participa da caminhada junto à humanidade.

Paróquia missionária. O novo povo de Deus em forma de missão que participa da caminhada junto à humanidade. Paróquia missionária O novo povo de Deus em forma de missão que participa da caminhada junto à humanidade. Renovação das paróquias As paróquias são células vivas da Igreja e o lugar privilegiado no qual

Leia mais

SER CATEQUISTA NOS DIAS DE HOJE

SER CATEQUISTA NOS DIAS DE HOJE Quem é o leigo catequista? SER CATEQUISTA NOS DIAS DE HOJE Pessoas que descobrem, na experiência de fé e na inserção na comunidade, a vocação de catequista. Exercem essa missão com esmero, com doação e

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 3º MÓDULO CAPÍTULO V: ITINERÁRIOS CATEQUÉTICOS BATISMAIS Algumas considerações Iniciais Deixar-se guiar pelo Espírito

Leia mais

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs,

Barretos, 1º de agosto de Circular 07/2017. Caríssimos irmãos e irmãs, Barretos, 1º de agosto de 2017 Circular 07/2017 Caríssimos irmãos e irmãs, Todos os anos, no mês de agosto, a Igreja do Brasil celebra o Mês Vocacional, dando destaque, a cada semana, a uma vocação específica:

Leia mais

Evangelizar, Celebrar e Formar Discípulos Missionários

Evangelizar, Celebrar e Formar Discípulos Missionários Evangelizar, Celebrar e Formar Discípulos Missionários Nossas Forças Nossas Fraquezas O que nos atrapalha (ad intra e ad extra) O que queremos Primeira Parte: João 4,1-42 Jesus e a Samaritana no

Leia mais

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo

Programa Pastoral Diocesano Tomamos como lema para este ano. Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Programa Pastoral Diocesano 2018-2019 Tomamos como lema para este ano Creio em um só Deus, Pai, Filho e Espírito Santo Introdução 1. Depois da temática do ano transato, centrada no mistério da Igreja Povo

Leia mais

XII Congresso Nacional da Pastoral Familiar VIII Seminário de Assessores Regional Leste 1 - Rio de Janeiro 05, 06 e 07 de setembro de 2008.

XII Congresso Nacional da Pastoral Familiar VIII Seminário de Assessores Regional Leste 1 - Rio de Janeiro 05, 06 e 07 de setembro de 2008. XII Congresso Nacional da Pastoral Familiar VIII Seminário de Assessores Regional Leste 1 - Rio de Janeiro 05, 06 e 07 de setembro de 2008. A família é o berço da vida e de toda vocação. SÍNTESE DOS CÍRCULOS

Leia mais

VI CAPACITAÇÃO DE CATEQUISTAS A ALEGRIA DE INICIAR DÍSCIPULOS E MISSIONÁRIOS NA MUDANÇA DE ÉPOCA. lll PROPOR. Sem. Adailton Gomes

VI CAPACITAÇÃO DE CATEQUISTAS A ALEGRIA DE INICIAR DÍSCIPULOS E MISSIONÁRIOS NA MUDANÇA DE ÉPOCA. lll PROPOR. Sem. Adailton Gomes VI CAPACITAÇÃO DE CATEQUISTAS A ALEGRIA DE INICIAR DÍSCIPULOS E MISSIONÁRIOS NA MUDANÇA DE ÉPOCA lll PROPOR Sem. Adailton Gomes O MISTÉRIO PASCAL ESTÁ NO CENTRO DA INICIAÇÃO CRISTÃ ELE VIVE... CONTEMPLAR!

Leia mais

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10

Princípios para uma Catequese Renovada. Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Princípios para uma Catequese Renovada Eu vim para que tenham a vida Jo 10,10 Por que Renovada? Podemos renovar o que ainda não existe? Como renovar? Introdução A renovação atual da catequese nasceu para

Leia mais

Onde Situar a Catequese hoje?

Onde Situar a Catequese hoje? Onde Situar a Catequese hoje? Qual é o nosso conceito de catequese? Conceito amplo Itinerário amplo Conceito estrito Limitado ao momento do encontro A CATEQUESE É UMA AÇÃO ESSENCIALMENTE EDUCATIVA AÇÃO

Leia mais

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra);

1.1 Recuperar a comunidade (Base do Antigo Israel); 1.2 A nova experiência de Deus: o Abbá (Oração e escuta comunitária da Palavra); Uma nova paróquia Introdução DA: Conversão Pastoral Escolha de outro caminho; Transformar a estrutura paroquial retorno a raiz evangélica; Jesus: modelo (vida e prática); Metodologia: Nele, com Ele e a

Leia mais

A RENOVAÇÃO DA CATEQUESE NA AMÉRICA LATINA E BRASIL:

A RENOVAÇÃO DA CATEQUESE NA AMÉRICA LATINA E BRASIL: A RENOVAÇÃO DA CATEQUESE NA AMÉRICA LATINA E BRASIL: Uma caminhada pós-conciliar Leomar Antônio Brustolin* Moema Muricy Rodrigues** Resumo Com o Concílio Vaticano II,iniciou um movimento de renovação eclesial

Leia mais

A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO. Resenha descritiva do Retiro de Catequistas 4 e 5 outubro 2017, Praia de Mira

A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO. Resenha descritiva do Retiro de Catequistas 4 e 5 outubro 2017, Praia de Mira A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO Resenha descritiva do Retiro de Catequistas 4 e 5 outubro 2017, Praia de Mira Paróquia de São João de Ver www.paroquiasjver.webnode.pt I. INTRODUÇÃO A importância

Leia mais

A ALEGRIA DE INICIAR DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS NA MUDANÇA DE ÉPOCA. Novas perspectivas para a Catequese na América Latina e no Caribe

A ALEGRIA DE INICIAR DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS NA MUDANÇA DE ÉPOCA. Novas perspectivas para a Catequese na América Latina e no Caribe A ALEGRIA DE INICIAR DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS NA MUDANÇA DE ÉPOCA Novas perspectivas para a Catequese na América Latina e no Caribe I - CONTEMPLAR: Um olhar de fé sobre nosso tempo II - DISCERNIR: Alguns

Leia mais

Diretório de Comunicação. Elaboração: Ir. Elide Fogolari

Diretório de Comunicação. Elaboração: Ir. Elide Fogolari Diretório de Comunicação Elaboração: Ir. Elide Fogolari Processo de construção do texto Como foi o processo de criação e aprovação do Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil? A partir da concepção

Leia mais

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade

ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade ANIMAÇÃO BÍBLICA DA PASTORA: uma nova mentalidade Tanto o Documento de Aparecida (248) como a Exortação Apostólica Verbum Domini (73) se referem à uma nova linguagem e a um novo passo na questão bíblica:

Leia mais

Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia

Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia Arquidiocese de São Salvador da Bahia Plano de Pastoral da Arquidiocese de São Salvador da Bahia 2015 2019 O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida como resgate em favor

Leia mais

Iniciação à Vida Cristã

Iniciação à Vida Cristã Projeto de Iniciação à Vida Cristã com Inspiração Catecumenal na Diocese de Colatina 6º MÓDULO CAPÍTULO IX: CATEQUESE PARA SITUAÇÕES ESPECIAIS Leitura do Documento Catequese para situações especiais Coragem

Leia mais

COMO IGREJA POVO DE DEUS:

COMO IGREJA POVO DE DEUS: Objetivo Geral: COMO IGREJA POVO DE DEUS: Celebrar a presença e a organização dos cristãos leigos e leigas no Brasil; Aprofundar a sua identidade, vocação, espiritualidade e missão; Testemunhar Jesus Cristo

Leia mais

3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente

3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB Créditos: Padre Leonardo Piacente 3º DIA DA SEMANA CATEQUÉTICA FORANIA SANTA TEREZINHA DOCUMENTO DA CNBB - 107 Créditos: Padre Leonardo Piacente A INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ É A PARTICIPAÇÃO NO DIÁLOGO DA SALVAÇÃO. SOMOS CHAMADOS A TER UMA

Leia mais

Comissão Episcopal da Educação Cristã M E N S A G E M. Educação Cristã: um Serviço e um Compromisso

Comissão Episcopal da Educação Cristã M E N S A G E M. Educação Cristã: um Serviço e um Compromisso M E N S A G E M Educação Cristã: um Serviço e um Compromisso 1. A educação é tão importante na vida do ser humano que, sem ela, ninguém cresce harmoniosamente e ultrapassa um estilo de vida marcado pela

Leia mais

Paróquia missionária comunidades de comunidades. Animada pela Palavra de Deus

Paróquia missionária comunidades de comunidades. Animada pela Palavra de Deus Paróquia missionária comunidades de comunidades Animada pela Palavra de Deus Renovação paroquial Toda paróquia é chamada a ser o espaço onde se recebe e se acolhe a Palavra (172). Sua própria renovação

Leia mais

Ousar evangelizar os Pais

Ousar evangelizar os Pais Ousar evangelizar os Pais Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom José da Cruz Policarpo Conferência na Assembleia Diocesana dos Catequistas Benedita, 18 de Fevereiro de 2006 1. O problema da evangelização dos

Leia mais

Por Assessoria de Imprensa CNPF

Por Assessoria de Imprensa CNPF Por Assessoria de Imprensa CNPF Com mais de 45 páginas, o Instrumento de trabalho da 3ª Assembleia Extraordinária do Sínodo dos Bispos Sobre a Família apresenta panorama das respostas da pesquisa aplicada

Leia mais

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva

A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva A fé nos liberta do isolamento do eu, porque nos conduz à comunhão. Isso significa que uma dimensão constitutiva do acontecimento cristão é o fato de pertencer a uma comunidade concreta na qual podemos

Leia mais

Plano de ação e formação para Catequistas

Plano de ação e formação para Catequistas Plano de ação e formação para Catequistas Formação de Catequistas A Igreja se preocupa com a semente da Palavra de Deus (a mensagem) e com o terreno que recebe essa semente (o catequizando), o que a leva

Leia mais

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial

Roteiro de leitura e síntese para compreender. o significado da Comunidade Eclesial Roteiro de leitura e síntese para compreender o significado da Comunidade Eclesial Comunidade Eclesial Sinal do Reino no presente e no futuro O livro está dividido em 4 capítulos: Refletindo sobre Comunidade

Leia mais

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio

1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 1- ASSUNTO: Curso de liturgia na Paróquia Santo Antônio 2- TEMA: Liturgia 3- OBJETIVO GERAL Assessorar as 12 comunidades pertencentes à Paróquia Santo Antônio, motivando-as a celebrar com fé o Mistério

Leia mais

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ. Itinerário para formar discípulos missionários

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ. Itinerário para formar discípulos missionários INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ Itinerário para formar discípulos missionários CAPÍTULO II Aprender da história e da realidade: VER Animados pela narrativa do encontro de Jesus com a samaritana, a Igreja, que

Leia mais

Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ

Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ Summary Slide METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ METODOLOGIA E MEIOS PEDAGÓGICOS DE INICIAÇÃO CRISTÃ Caminho(s), meio(s), recurso(s) empregados para iniciar alguém no cristianismo, nos

Leia mais

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto

VIVER A CATEQUESE BATISMAL. Arquidiocese de Ribeirão Preto VIVER A CATEQUESE BATISMAL Arquidiocese de Ribeirão Preto O que é Catequese Batismal? A preparação para o Sacramento do Batismo, sem dúvida, é uma tarefa fascinante e necessária à vida pastoral de nossas

Leia mais

III Congresso Vocacional. Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19).

III Congresso Vocacional. Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19). III Congresso Vocacional Tema: Discípulos Missionários a serviço das Vocações. Lema: Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações (Mt 28,19). Marco Operacional - Agir Objetivos da III Parte: - Consolidar

Leia mais

CATEQUESE: A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO

CATEQUESE: A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO CATEQUESE: A ALEGRIA DO ENCONTRO COM JESUS CRISTO Apresentação do documento de trabalho para os coordenadores da catequese PROPOSTA DE LEITURA E METODOLOGIA Como surgiu? Um novo documento era pedido pelos

Leia mais

Antonio Ramos do Prado, sdb

Antonio Ramos do Prado, sdb Tema 05: Dimensão de Capacitação (Processo-metodológico. Como organizar a ação ). Titulo 04: Estruturas de Acompanhamento. Orientações e pistas de ação. Antonio Ramos do Prado, sdb (Ms. Pastoral Juvenil

Leia mais

Pós-Graduação - Especialização em Catequética Aperfeiçoamento em Catequética PUC-MINAS

Pós-Graduação - Especialização em Catequética Aperfeiçoamento em Catequética PUC-MINAS CNBB SECRETARIADO REGIONAL LESTE II Minas Gerais e Espírito Santo ===================================== Comissão Episcopal Pastoral para ANIMAÇÃO BÍBLICO-CATEQUÉTICA IRPAC - Instituto Regional de Pastoral

Leia mais

Conversa de Formigas Uma formiga conversando com outra: -Qual é o seu nome? -Fu. -Fu o que? -Fu miga. E você? -Ota. -Ota o que?

Conversa de Formigas Uma formiga conversando com outra: -Qual é o seu nome? -Fu. -Fu o que? -Fu miga. E você? -Ota. -Ota o que? Conversa de Formigas Uma formiga conversando com outra: -Qual é o seu nome? -Fu. -Fu o que? -Fu miga. E você? -Ota. -Ota o que? -Ota fu miga Metodologia de uma Escola Bíblico-Catequética Método. [do gr.

Leia mais

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4)

Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Texto-base Lema: Mostra-me, Senhor, os teus caminhos!. (Sl 25,4) Tema: Aparecida/SP 05-08/09/19 Pai Santo, todo dom precioso e toda dádiva perfeita de ti procedem. Teu Filho Jesus Cristo anunciou o teu

Leia mais

PROJETO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ 1 Processo de Inspiração Catecumenal -Diocese de Uruguaiana-

PROJETO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ 1 Processo de Inspiração Catecumenal -Diocese de Uruguaiana- PROJETO DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ 1 Processo de Inspiração Catecumenal -Diocese de Uruguaiana- APRESENTAÇÃO Impulsionados pelo espírito renovador do Concílio Ecumênico Vaticano II e, mais recentemente,

Leia mais

O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA) Características fundamentais e Perguntas mais frequentes...

O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA) Características fundamentais e Perguntas mais frequentes... O Rito de Iniciação Cristã de Adultos (= RICA) Características fundamentais e Perguntas mais frequentes... O que é RICA? O Rito de Iniciação Cristã é destinado a adultos que ouviram o anúncio do mistério

Leia mais

6 Referências bibliográficas

6 Referências bibliográficas 130 6 Referências bibliográficas Documentos do Magistério Documentos Pontifícios COMPÊNDIO VATICANO II. Constituições, decretos e declarações. 26ª ed. Petrópolis: Vozes, 1997. 743 pp. JOÃO PAULO II. Carta

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO ITINERÁRIO CATEQUÉTICO PORQUÊ E PARA QUÊ!? P A R A Q U E A C R E D I T E M E T E N H A M V I D A CAUSAS/REALIDADE Contexto Sócio-cultural e religioso actual; Realidade diversificada - idade/percurso Identidade

Leia mais

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal

ITINERÁRIO CATEQUÉTICO. Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal ITINERÁRIO CATEQUÉTICO Iniciação à vida cristã: Um processo de inspiração catecumenal COMO É PROPOSTO O PROCESSO CATEQUÉTICO NO ITINERÁRIO? O Itinerário orienta a construção do processo catequético conforme

Leia mais

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017

Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 Diocese de Patos-PB CALENDÁRIO DAS ATIVIDADES 2017 OBJETIVO GERAL Evangelizar, tendo como modelo Jesus Cristo, rosto da misericórdia e missionário do Pai, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula,

Leia mais

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora

Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora REGIONAL LESTE 1 2018 1 2011 Urgências 1. Estado permanente de missão 2. Comunidade de comunidades 3. Iniciação à vida cristã 4. Animação bíblica da vida e da pastoral

Leia mais

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo

5. Números: A ação transformadora do cristão no mundo Números: 241-275 5. Números: 241-274 A ação transformadora do cristão no mundo Capítulo 3 - Item 5 Números: 242-243 Reino de Deus A Igreja é chamada a ser sinal e promotora do Reino de Deus Como membros

Leia mais

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo

Três eixos temáticos. I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Três eixos temáticos I. A alegria do Evangelho II. Sinodalidade e Comunhão III. Testemunho e Profetismo Um eixo transversal: A Igreja em saída na perspectiva ad gentes - Segue o método ver, julgar e agir

Leia mais

CASA DA INICIAÇÃO CRISTÃ

CASA DA INICIAÇÃO CRISTÃ BATISMO DE CRIANÇAS FORMAÇÃO, ORIENTAÇÕES E CELEBRAÇÕES 1 LEOMAR A. BRUSTOLIN (COORD.) CASA DA INICIAÇÃO CRISTÃ CATEQUISTA INTRODUÇÃO Dentre as oportunidades em que as famílias procuram a igreja, destaque

Leia mais

A VIDA NOVA EM CRISTO: UMA EXISTÊNCIA HUMANA COM SENTIDO E ESPERANÇA

A VIDA NOVA EM CRISTO: UMA EXISTÊNCIA HUMANA COM SENTIDO E ESPERANÇA A VIDA NOVA EM CRISTO: UMA EXISTÊNCIA HUMANA COM SENTIDO E ESPERANÇA Coleção Catequese Caminho de iniciação à vida cristã: elementos fundamentais, João Panazzolo Catequese e liturgia: duas faces do mesmo

Leia mais

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo,

Coleção Chamados à Vida Chamados À Vida, Chamados À Vida Em Jesus Cristo, Coleção Chamados à Vida Em preparação à Eucaristia 1ª Etapa: Chamados à vida 2ª Etapa: Chamados à vida em Jesus Cristo 3ª Etapa: Chamados à vida em Comunidade. 4ª Etapa: Chamados à vida para amar e servir.

Leia mais

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações

Agosto, o Mês Dedicado às Vocações , o Mês Dedicado às Vocações Neste mês a Igreja celebra as vocações: sacerdotal, diaconal, religiosa, familiar e leiga. É um mês voltado para a reflexão e a oração pelas vocações e os ministérios, de forma

Leia mais

Coleção Estudos da cnbb 08. Pastoral do dízimo, CNBB 59. Formação de Catequistas, idem 65. Pastoral familiar no Brasil, idem 79. Música litúrgica no

Coleção Estudos da cnbb 08. Pastoral do dízimo, CNBB 59. Formação de Catequistas, idem 65. Pastoral familiar no Brasil, idem 79. Música litúrgica no Estudos da CNBB 110 Coleção Estudos da cnbb 08. Pastoral do dízimo, CNBB 59. Formação de Catequistas, idem 65. Pastoral familiar no Brasil, idem 79. Música litúrgica no Brasil (A), idem 81. Batismo de

Leia mais

Todos, Tudo e Sempre em Missão

Todos, Tudo e Sempre em Missão Todos, Tudo e Sempre em Missão Nota Pastoral da Conferência Episcopal Portuguesa para o Ano Missionário e o Mês Missionário Extraordinário 1. Por motivo do centenário da Carta Apostólica Maximum Illud,

Leia mais

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ E PASTORAL. Uma relação dialética

INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ E PASTORAL. Uma relação dialética INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ E PASTORAL Uma relação dialética ENCONTRO COM SEMINARISTAS, DIÁCONOS TRANSITÓRIOS E NOVOS PADRES 22 a 25 DE JULHO DE 2019 I. Introdução Roteiro II. Iniciação cristã de inspiração

Leia mais

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC

Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC Dom Wilson Tadeu Jönck, scj Arcebispo Metropolitano da Arquidiocese de Florianópolis SC A Visita Pastoral é ocasião especial para o Arcebispo Dom Wilson conhecer a realidade da Paróquia para melhor servi-la.

Leia mais

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida

Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida Plano de Ação Pastoral Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida 2017 2020 1 A Região Episcopal Nossa Senhora Aparecida, por meio do seu Plano de Ação Pastoral, inserido no Projeto de Evangelização Proclamar

Leia mais

Calendário Janeiro. Fevereiro. São Paulo da Cruz - Calvário 20/02 qui 14h00 Equipe Regional de Comunicação Região Sé

Calendário Janeiro. Fevereiro. São Paulo da Cruz - Calvário 20/02 qui 14h00 Equipe Regional de Comunicação Região Sé Calendário 2014 Janeiro 01/01 qua Confraternização Universal 01/01 qua Solenidade da Santa Mãe de Deus 22 a 24 --- Triduo para a Festa de São Paulo Catedral da Sé 25/01 sáb 09h00 Celebração da Festa de

Leia mais

Pastoral do novo Bispo Diocesano.

Pastoral do novo Bispo Diocesano. Pastoral do novo Bispo Diocesano. 14. Toda a visita foi organizada em grupos unindo paróquias e cidades, enfatizando assim a importância do trabalho de conjunto e da comunhão participativa. No primeiro

Leia mais

Animação bíblica da escola

Animação bíblica da escola Animação bíblica da escola Coleção Animação Bíblica Da Pastoral Bíblica à Animação Bíblica da Pastoral, Gabriel Naranjo Salazar A animação Bíblica da Pastoral: sua identidade e missão, Santiago Silva Retamales

Leia mais

ASSEMBLEIA REGIONAL 2018 Sul 3 - RS 01 Lema: Vós sois o sal da terra e a luz do mundo (Mt. 5,13) Tema: O MCC em estado permanente de missão

ASSEMBLEIA REGIONAL 2018 Sul 3 - RS 01 Lema: Vós sois o sal da terra e a luz do mundo (Mt. 5,13) Tema: O MCC em estado permanente de missão ASSEMBLEIA REGIONAL 2018 Sul 3 - RS 01 Lema: Vós sois o sal da terra e a luz do mundo (Mt. 5,13) Tema: O MCC em estado permanente de missão RESGATE HISTÓRICO O MCC nasceu na estrada. Porque aqui não temos

Leia mais

ENCONTRO DIOCESANO DE PASTORAL 17 E 18 DE NOVEMBRO DE 2017

ENCONTRO DIOCESANO DE PASTORAL 17 E 18 DE NOVEMBRO DE 2017 ENCONTRO DIOCESANO DE PASTORAL 17 E 18 DE NOVEMBRO DE 2017 Iniciamos o nosso encontro com a celebração da missa que foi conduzida pelo Pe. Piero. Foi um momento para refletirmos sobre a nossa caminhada

Leia mais

Celebração para o dia do/a Catequista Sugestão 2014-CNBB

Celebração para o dia do/a Catequista Sugestão 2014-CNBB Celebração para o dia do/a Catequista Sugestão 2014-CNBB INTRODUÇÃO Queridos/as Catequistas! Com nossos cumprimentos e gratidão, colocamos em suas mãos uma sugestão para a Celebração do dia do Catequista,

Leia mais

Educomunicação no Discurso e na Prática Religiosa 1 Proposta da CNBB às suas comunidades eclesiais. Mauricio Nascimento Cruz Filho 2

Educomunicação no Discurso e na Prática Religiosa 1 Proposta da CNBB às suas comunidades eclesiais. Mauricio Nascimento Cruz Filho 2 Educomunicação no Discurso e na Prática Religiosa 1 Proposta da CNBB às suas comunidades eclesiais Mauricio Nascimento Cruz Filho 2 RESUMO A comunicação que se estabelece entre o universo religioso com

Leia mais

Minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo. (Sl

Minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo. (Sl 41,3) Assim como o povo de Deus no deserto, experimentou a provação, particularmente da sede. Jesus nos convida a saciarmos com água viva. Minha alma tem sede de Deus e deseja o Deus vivo. (Sl Todos nós

Leia mais

UMA PROPOSTA DO TEMPO DE PRÉ- CATECUMENATO PARA A CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL

UMA PROPOSTA DO TEMPO DE PRÉ- CATECUMENATO PARA A CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL UMA PROPOSTA DO TEMPO DE PRÉ- CATECUMENATO PARA A CATEQUESE DE INSPIRAÇÃO CATECUMENAL (A proposal from the precatechumenate time for the catechumenal inspiration catechism) João Melo e Silva Junior Graduado

Leia mais

DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc

DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc DIRETÓRIO DA PASTORAL FAMILIAR doc 79-2004 O trabalho da PF é amplo e abrangente; principal enfoque é PROMOVER, FORTALECER e EVANGELIZAR a família. Uma das principais ações: UNIR ESFORÇOS PARA QUE A FAMÍLIA

Leia mais

O documento da CNBB e o 7 o PPO apelos de conversão

O documento da CNBB e o 7 o PPO apelos de conversão O documento da CNBB e o 7 o PPO apelos de conversão Olhar a realidade com os olhos da fé: Olhar a realidade com um olhar positivo e esperançoso de quem busca, nesta realidade, ler os sinais de Deus, como

Leia mais

Plano Diocesano de Ação Evangelizadora

Plano Diocesano de Ação Evangelizadora Plano Diocesano de Ação Evangelizadora OBJETIVO GERAL evangelizar, a partir de Jesus Cristo, na força do Espírito Santo, como Igreja discípula, missionária, profética e misericordiosa, alimentada pela

Leia mais

Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto.

Quero afirmar ao Papa Francisco a comunhão filial e a presença orante da Igreja do Porto. Dia 20 de Setembro Dia de oração pela Paz Foi há precisamente 30 anos que o Papa João Paulo II se reuniu em Assis, Itália, com os Responsáveis das principais religiões do Mundo para rezar pela paz. Trinta

Leia mais

As estruturas materiais e o desafio da conversão pastoral na Igreja PE. FÁBIO ANTUNES DO NASCIMENTO

As estruturas materiais e o desafio da conversão pastoral na Igreja PE. FÁBIO ANTUNES DO NASCIMENTO As estruturas materiais e o desafio da conversão pastoral na Igreja PE. FÁBIO ANTUNES DO NASCIMENTO Introdução A relação das estruturas materiais e a evangelização SUMÁRIO Por onde começar? Qual é a missão

Leia mais

Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs,

Barretos, 07 de julho de Circular 06/2018. Prezados irmãos e irmãs, Barretos, 07 de julho de 2018. Circular 06/2018 Prezados irmãos e irmãs, Desde novembro passado, a Igreja do Brasil celebra o Ano Nacional do Laicato, cujo tema é Cristãos leigos e leigas, sujeitos na

Leia mais

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial

COMIPA. Conselho Missionário Paroquial COMIPA Conselho Missionário Paroquial A Missão primordial da Igreja é ser Missionária. Por isso, é necessária a criação e a organização, em nossas paróquias, de um Conselho Missionário Paroquial que, com

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE

ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE Proposta Comissão Diocesana ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE - MATERIAL DIDÁTICO - INSCRIÇÕES (crianças, adolescentes, adultos) - FORMAÇÃO DOS CATEQUISTAS- ORGANIZAÇÃO DA CATEQUESE OBJETIVO: Que a catequese na

Leia mais

Iniciação cristã das crianças. Orientações para o catecumenado

Iniciação cristã das crianças. Orientações para o catecumenado Iniciação cristã das crianças Orientações para o catecumenado Orientações para a Iniciação Cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado «A iniciação cristã das crianças e adolescentes pelo catecumenado

Leia mais