MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros"

Transcrição

1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros Exame de Proficiência em Língua Portuguesa 29 de abril de 2002 PARTE INDIVIDUAL INTERAÇÃO FACE A FACE Manual do aplicador

2 MANUAL DO APLICADOR Interação face a face 1. Instruções gerais 1.1. Tempo 1.2. Material 1.3. Gravação 1.4. Avaliação 2. Etapas 2.1. (Entrevista) 2.2. ()

3 1. Instruções gerais 1.1.Tempo - A parte oral do exame, na qual o candidato interage com dois aplicadores (entrevistador e observador) é desenvolvida em 20 (vinte) minutos, assim distribuídos: Entrevista (com base no formulário/questionário de inscrição): 5 min. : 15 min. Observação: O tempo deve ser rigorosamente respeitado Material - O material indispensável para a realização desta parte do exame é o seguinte: Gravadores e/ou câmaras de vídeo; fitas cassete/de vídeo em quantidade suficiente para o número de candidatos. Lista de nomes (escritos por extenso) dos candidatos para registro de presença. Questionários preenchidos pelos candidatos no ato da inscrição. Material enviado pelo MEC: Manual do aplicador, material impresso, CD, fita vídeo e fichas de avaliação. ATENÇÃO: O número da Ficha de Avaliação da Interação face a face de cada candidato deve coincidir com o número de seu Caderno de Respostas da Parte Coletiva Gravação - A interação face a face será registrada em áudio ou vídeo para segurança tanto do aplicador como do candidato. No início de cada gravação, devem-se registrar o nome do exame, a data de sua realização, a instituição credenciada, o nome dos aplicadores (entrevistador e observador) e o nome do candidato. Recomenda-se que cada lado da fita de áudio contenha apenas a gravação do exame de um candidato Avaliação - Toda a interação face a face (entrevista e elementos provocadores) é avaliada através da grade de avaliação. Cabe ao observador fazer as anotações durante toda a produção oral do candidato e, ao entrevistador, sustentar a interação face a face com o candidato. Após o desenvolvimento das três etapas, imediatamente depois da saída do candidato, os aplicadores discutem, no prazo máximo de 10 (dez) minutos, o desempenho do candidato. Com base na avaliação holística do entrevistador e nas anotações feitas pelo observador na grade de avaliação, os aplicadores deverão preencher os campos 2 e 3 da ficha de avaliação da Interação face a face.

4 2. Etapas 2.1. (Entrevista, com duração de 5 minutos) A entrevista tem como ponto de partida as informações que constam do formulário e do questionário que o candidato preencheu no momento da inscrição. Antes da entrada do candidato, os aplicadores devem ler o questionário por ele preenchido a fim de selecionar tópicos interessantes para criar um clima positivo para a interação. O objetivo da entrevista é deixar o candidato à vontade e dar início à avaliação de sua produção oral. O entrevistador deverá conduzir a conversa levando em conta as respostas do candidato, à medida que a interação acontece. Atenção: o entrevistador não deve repetir as perguntas do questionário, mas tomá-las como base para conduzir a conversa (, com duração de 15 minutos) Nesta etapa, o candidato deverá expressar idéias e opiniões a partir de um elemento provocador (texto impresso). Para essa etapa, o aplicador, dentre diversos elementos provocadores, deve escolher 3 (três) para cada candidato. Caso um dos elementos escolhidos não provoque uma reação que permita a avaliação ou caso a tarefa termine antes do tempo estipulado, o aplicador deve recorrer a outro.

5 Em defesa da vida O texto servirá de elemento provocador de uma interação face a face entre o Por favor observe este material. (O candidato lê silenciosamente.) Comente a publicidade da Campanha Nacional de Educação para o Trânsito oral, o aplicador faz perguntas tais como: Explique a comparação entre entrar na jaula do leão e dirigir depois de beber. Você já pegou carona no carro de alguém que tivesse bebido demais? Conte como foi. Se você vai a uma festa em que pretende beber, como planeja sua volta para casa? Em seu país, que tipo de punição pode receber uma pessoa que dirige bêbada? No trânsito, que outras atitudes devem ser evitadas por ameaçarem a vida das pessoas? Além de problemas no trânsito, que outro tipo de problema pode ter uma pessoa que bebe demais?

6 Arrancada feminina O material servirá de elemento provocador de uma interação face a face entre o Por favor, observe este material. (O candidato lê silenciosamente.) Após aproximadamente 2 (dois minutos), o aplicador diz ao candidato: Relacione o gráfico com as ilustrações oral, o aplicador faz perguntas tais como: Qual é o papel da mulher na sociedade atual? Você acha que as mulheres têm as mesmas oportunidades que os homens? Segundo o gráfico, o número de pesquisadoras está crescendo no Brasil. A que pode ser atribuído esse crescimento? Será que isso se dá em todas as áreas de conhecimento? Como você imagina que era essa distribuição há 30 anos atrás? Em seu país o número de pesquisadoras também tende a suplantar o de pesquisadores? Fale sobre isso. Como você acha que é conjugar o trabalho no laboratório de pesquisa com as tarefas domésticas?

7 Motoristas O material servirá de elemento provocador de uma interação face a face entre o Por favor, observe este material. (O candidato lê silenciosamente.) Comente o material observado. oral, o aplicador faz perguntas tais como: Que característica você mais aprecia em um motorista? E qual a que mais lhe desagrada? Na sua opinião, a idade do motorista está relacionada ao seu desempenho no volante? A educação do cidadão tem influência em seu comportamento no trânsito? O estresse pode contribuir para que alguém dirija perigosamente? Por quê? Que outros fatores podem contribuir para uma pessoa dirigir perigosamente? Como é o comportamento dos motoristas na cidade em que você vive? No seu país, as leis de trânsito punem severamente os motoristas imprudentes? Fale sobre isso. O que é mais difícil: dirigir na estrada ou na cidade? Por quê?

8 Vende-se água O material servirá de elemento provocador de uma interação face a face entre o Por favor, observe este material. (O candidato lê silenciosamente.) Relacione o título e a ilustração com o texto. oral, o aplicador faz perguntas tais como: Você acha que a água é um bem de todos ou pode ser uma mercadoria, como o petróleo, que pode ser comercializada? A que se atribui a atual escassez de água em nosso planeta? Como as pessoas podem contribuir para que as futuras gerações não tenham que conviver com a escassez de água? O que os governos dos países que têm grandes reservas de água podem fazer para tentar preservá-las? Você acha que os brasileiros têm consciência da importância de suas reservas de água? Em seu país, há bastante água ou existe falta de água? Fale sobre isto. Observando, na comunidade em que você vive, o uso que as pessoas fazem da água, o que você pode dizer que constitui desperdício? Que sugestões daria para evitá-lo?

9 Medo O cartum servirá de elemento provocador de uma interação face a face entre o Por favor, observe este material. (O candidato lê silenciosamente.) Relacione o cartum ao texto. Que medos você acha que fazem parte do quotidiano das pessoas que vivem hoje nas grandes cidades? O medo é um sentimento facilmente confessado pelas pessoas? Por quê? Conte uma situação recente em que você tenha sentido medo. Relate uma situação de sua infância na qual você tenha sentido muito medo. Algumas pessoas julgam que as mulheres são mais medrosas que os homens. O que você acha? Você tem medo quando pensa no futuro da humanidade? Por quê? Quais são os problemas que as sociedades vão precisar coragem para enfrentar no século XXI? Por quê?

10 Propaganda Telemar A propaganda servirá de elemento provocador de uma interação face a face entre o Por favor, observe este material. (O candidato lê silenciosamente.) Comente a propaganda. Relacione o texto e a ilustração com o produto apresentado na propaganda. Que mensagem você acha que a propaganda está querendo transmitir? Como você avalia essa propaganda? Você a considera eficiente? Até que ponto a vida em sociedade está ligada aos meios de comunicação? Como você imagina a vida num lugar desprovido de meios de comunicação? Você gostaria de viver num lugar sem recursos tecnológicos? Por quê?

11 O Menino Maluquinho Os quadrinhos servirão de elemento provocador de uma interação face a face entre o Por favor, observe este material. (O candidato lê silenciosamente.) Após aproximadamente 2 (dois minutos), o aplicador diz ao candidato: Comente a situação. Você acha que o comportamento de meninos e meninas é muito diferente? Por quê? Quais são os comportamentos e símbolos relacionados a meninos e meninas na sua cultura? Você acha que essas diferenças resultam da educação ou são inatas? Por quê? Você acha que a educação para os meninos e meninas é diferente? Dê exemplos. Essas diferenças também se manifestam entre homens e mulheres (na idade adulta)?

12 A idade real A capa de revista servirá de elemento provocador de uma interação face a face entre o Por favor, observe este material. (O candidato lê silenciosamente.) Comente esta foto. Os brasileiros, em geral, se preocupam muito com a sua aparência física. Muitos se submetem a cirurgias plásticas para se sentirem mais bonitos e mais jovens. Como é isso no seu país? Você acha que tem a idade que aparenta ter? Você se sente mais velho ou mais novo do que é? Por quê? Você tem hábitos que gostaria de mudar para melhorar sua qualidade de vida? Quais? Que conselhos você daria a uma pessoa para que ela vivesse melhor e por mais tempo?

13 Voluntariado A montagem servirá de elemento provocador de uma interação face a face entre o Por favor, observe este material. (O candidato lê silenciosamente.) Comente este material. Por que as pessoas procuram esse tipo de trabalho? Você já fez algum tipo de trabalho voluntário? Você gostou? Se não fez, gostaria de fazer? Que tipo de trabalho voluntário você gostaria de fazer? Que tipo você não faria? Esse trabalho é comum na sua cultura? Por quê? Na sua opinião, esse tipo de trabalho (voluntariado) exige uma formação adequada? Por quê? Na sua opinião, quais são os direitos de um voluntário? E os deveres?

14 O que deixa você mais irritado? O material servirá de elemento provocador de uma interação face a face entre o Por favor, leia estes depoimentos. (O candidato lê silenciosamente.) Comente os depoimentos. Você acha possível alguém não se irritar nunca? Você conhece alguém assim? O que deixa você mais irritado? Você é uma pessoa que se irrita com facilidade? Descreva uma pessoa que você conhece que se irrita facilmente (ou que não se irrita facilmente). Em sua cultura, o que provoca irritação nas pessoas? Como você compara as pessoas de sua cultura com os brasileiros no que se refere à capacidade de se irritar? Você acha que as pessoas hoje se irritam com mais freqüência do que antigamente? Por quê?

15 O que faz bem para a alma? O material servirá de elemento provocador de uma interação face a face entre o Por favor, leia estes depoimentos. (O candidato lê silenciosamente.) Comente os depoimentos. O que você entende por fazer bem para a alma? Com qual das três respostas você se identifica? Por quê? As coisas que fazem bem para o corpo fazem bem para a alma? Dê exemplos. A felicidade é universal? Como você compara o nível de felicidade das pessoas de sua cultura com o dos brasileiros? Em sua cultura, o que faz com que as pessoas sintam bem? Você acha que, nos dias atuais, as pessoas têm mais dificuldade de se sentirem bem, de se sentirem felizes do que antigamente? Por quê?

16 Que tipo de comida você costuma consumir na escola ou na rua? O material servirá de elemento provocador de uma interação face a face entre o Por favor, leia este material. (O candidato lê silenciosamente.) Comente o material. Com qual dos três grupos você se identifica? Por quê? O que você prefere comer quando está fora de casa? Na sua cultura, o que as pessoas costumam comer quando têm fome e pressa? Você conhece os salgadinhos e os docinhos brasileiros? Já experimentou algum? Que tipo de comida você costuma consumir? Em sua cultura, há algum ritual para se fazer uma refeição? De que prato você gosta mais? Você sabe preparar esse prato? Se sabe, explique como se faz. Se não sabe preparar o seu prato favorito, dê uma receita de um prato que você saiba preparar. Você vai a restaurantes? Que tipo de restaurante você costuma freqüentar? O que faz você preferir esse tipo de restaurante?

17 Por que preservar a memória da família O material servirá de elemento provocador de uma interação face a face entre o Por favor, leia este material. (O candidato lê silenciosamente.) Comente o material. Qual é a importância de se preservar a memória da família? Em sua cultura, é comum registrar momentos em que as famílias se reúnem? Como são feitos esses registros? Dentre as sugestões do texto, qual é, na sua opinião, a melhor maneira de preservar a memória da família? Na sua família, vocês têm o hábito de fotografar, filmar, registrar momentos de reunião familiar? Você procura conhecer melhor sua genealogia? Por quê? Você poderia contar um pouco do que você sabe sobre suas origens? Como você ficou sabendo disso?

18 Você acredita em amor ideal? O material servirá de elemento provocador de uma interação face a face entre o Por favor, observe este gráfico. (O candidato lê silenciosamente.) Comente o gráfico. Você acredita em amor ideal? Ou prefere o real? Por quê? Se você tivesse participado dessa enquete, o que você teria respondido? Na sua opinião, o que é um amor ideal? Descreva uma pessoa ideal para conviver com você. Dê sua opinião sobre pessoas que iniciam seus relacionamentos por correspondência (via Internet ou por carta). Você conhece algum relacionamento que tenha começado assim? Qual seria sua resposta para a pergunta da próxima enquete? Você conhece algum/a conquistador/a compulsivo/a? Como ele/ela é?

19 Como você imagina a vida aos 100 anos? O material servirá de elemento provocador de uma interação face a face entre o Por favor, leia estes depoimentos. (O candidato lê silenciosamente.) Comente os depoimentos. Como você se imagina com 100 anos de idade? Você gostaria de chegar lá? Por quê? Você conhece alguém que tenha chegado aos 100 anos? Qual é a expectativa de vida em sua cultura? Ela é diferente do Brasil? Por quê? O que tem contribuído para aumentar a expectativa de vida? O que as pessoas pensam dos idosos em sua cultura? Como sua cultura lida com os idosos? O que você acha de mandar os idosos para asilos?

20 Homem de forno e fogão O material servirá de elemento provocador de uma interação face a face entre o Por favor, leia este material. (O candidato lê silenciosamente.) Comente o material. O que significa a expressão homem de forno e fogão? Você sabe qual é a origem dessa expressão? Qual é o sentido da palavra patroa no texto? Você já ouviu essa palavra com esse sentido? Na sua cultura, que outras palavras são usadas para referir-se à esposa? Que aspectos da esposa são salientados através dessas palavras? Como se explica essa mudança no comportamento dos brasileiros? Você considera positiva essa mudança? Por quê? Essa mudança também pode ser observada na sua cultura? Por quê? Você considera confiáveis os dados apresentados no texto? Por quê?

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros Exame de Proficiência em Língua Portuguesa 2001-2 PARTE INDIVIDUAL

Leia mais

PARTE INDIVIDUAL INTERAÇÃO FACE A FACE MANUAL DO APLICADOR

PARTE INDIVIDUAL INTERAÇÃO FACE A FACE MANUAL DO APLICADOR MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros PARTE INDIVIDUAL INTERAÇÃO FACE A FACE MANUAL DO APLICADOR 22 de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros PARTE INDIVIDUAL INTERAÇÃO FACE A FACE MANUAL DO APLICADOR 29 e 30 de abril de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros Exame de Proficiência em Língua Portuguesa PARTE COLETIVA Produção

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros Exame de Proficiência em Língua Portuguesa 16 e 17 de julho/2001

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros Exame de Proficiência em Língua Portuguesa (1ª. aplicação/98) PARTE

Leia mais

MINICURSO CELPEBRAS Professora Luiza Castro Professora Solange López Freitas

MINICURSO CELPEBRAS Professora Luiza Castro Professora Solange López Freitas MINICURSO CELPEBRAS 2015 Professora Luiza Castro Professora Solange López Freitas O que é Celpebras? Celpe-Bras é o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros, desenvolvido e outorgado

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros Exame de Proficiência em Língua Portuguesa PARTE COLETIVA Produção

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros Exame de Proficiência em Língua Portuguesa 11 e 12 de dezembro de

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros PARTE INDIVIDUAL INTERAÇÃO FACE A FACE ELEMENTOS PROVOCADORES ROTEIROS 2003/2 Elemento

Leia mais

PARTE COLETIVA CADERNO DE QUESTÕES

PARTE COLETIVA CADERNO DE QUESTÕES MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros PARTE COLETIVA CADERNO DE QUESTÕES PRODUÇÃO ESCRITA A PARTIR DE ÁUDIO

Leia mais

CELPE-BRAS ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS DE ROMA O EXAME

CELPE-BRAS ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS DE ROMA O EXAME CELPE-BRAS ORIENTAÇÕES PARA OS CANDIDATOS DE ROMA O EXAME O Celpe-Bras é um Exame que possibilita a Certificação de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Desenvolvido e outorgado pelo Ministério

Leia mais

O PROCESSO DE CORREÇÃO DO Celpe-Bras. Jerônimo Coura SOBRINHO (Cefet/MG)

O PROCESSO DE CORREÇÃO DO Celpe-Bras. Jerônimo Coura SOBRINHO (Cefet/MG) O PROCESSO DE CORREÇÃO DO Celpe-Bras Jerônimo Coura SOBRINHO (Cefet/MG) Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar o estágio atual do processo de correção do exame Celpe- Bras. Refletindo a estrutura

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR. Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros Exame de Proficiência em Língua Portuguesa 29 de abril de 2002 PARTE

Leia mais

As questões seguintes relacionam-se com a sua ligação ao sítio onde vive (indique com X onde vive: Baía de Luanda Laguna de Mussulo ).

As questões seguintes relacionam-se com a sua ligação ao sítio onde vive (indique com X onde vive: Baía de Luanda Laguna de Mussulo ). Somos investigadores do Instituto Nacional de Investigação Pesqueira e Marinha, da Universidade Agostinho Neto e da Universidade do Algarve (Portugal) e estamos a realizar um estudo sobre riscos ambientais

Leia mais

Unidade 1 Especificações do Exame

Unidade 1 Especificações do Exame Unidade 1 Especificações do Exame UNIDADE 1 As tarefas do exame podem envolver um conjunto variado de operações, propósitos, interlocutores, gêneros do discurso e tópicos. a) Operações: Reconhecer a situação

Leia mais

8 A pesquisa O questionário

8 A pesquisa O questionário Cap. 8 A pesquisa 86 8 A pesquisa Esta pesquisa, que pode ser definida como exploratória quanto aos fins e participativa quanto aos meios, foi realizada em um período de dois meses e conduzida em uma das

Leia mais

Leia com calma as questões e responda com carinho, fazendo pausas até a conclusão, se achar necessário.

Leia com calma as questões e responda com carinho, fazendo pausas até a conclusão, se achar necessário. Questionário FIS - Felicidade Interna Sustentável CARACTERIZAÇÃO DA AMOSTRA Idade Sexo ( )M ( )F Grau de Instrução ( )Básico ( )Médio ( )Universitário ( )Especialização ( )Mestrado ( )Doutorado ( )Outros

Leia mais

INVENTÁRIO DE DOR MULTIDIMENSIONAL WEST HAVEN- YALE

INVENTÁRIO DE DOR MULTIDIMENSIONAL WEST HAVEN- YALE Nome: Data: / / INVENTÁRIO DE DOR MULTIDIMENSIONAL WEST HAVEN- YALE ANTES DE COMEÇAR, FAVOR RESPONDA A 2 PERGUNTAS DE PRÉ- AVALIAÇÃO ABAIXO: 1. Algumas das perguntas deste questionário referem-se ao seu

Leia mais

Comissão de Relações Internacionais

Comissão de Relações Internacionais Comissão de Relações Internacionais Endereço de e-mail cecile.sornette@kedgebs.com QUESTIONÁRIO DE PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ESTRANGEIROS NA ECA A. INFORMAÇÕES DO ALUNO Nome Cécile SORNETTE Idade 22 Sexo Masculino

Leia mais

Desejamos conhecê-lo para planejarmos melhor nossa atuação na escola EU SOU...

Desejamos conhecê-lo para planejarmos melhor nossa atuação na escola EU SOU... 1 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TRIÂNGULO MINEIRO IELACHS Depto. de Geografia Labeduc-Geo PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID/GEOGRAFIA Av. Getúlio Guaritá, 159 Abadia

Leia mais

Orientações para a Parte Oral do Exame

Orientações para a Parte Oral do Exame Orientações para a Parte Oral do Exame A Parte Oral do Celpe-Bras consiste em uma Interação Face a Face de 20 minutos entre Avaliador-Interlocutor (AI) e o Espera-se que o examinando tenha capacidade de

Leia mais

Programa de Idiomas Inglês. Proposta: O programa de idiomas em Língua Inglesa adota um modelo sequencial de ensino e uma abordagem comunicativa

Programa de Idiomas Inglês. Proposta: O programa de idiomas em Língua Inglesa adota um modelo sequencial de ensino e uma abordagem comunicativa Programa de Idiomas Inglês Proposta: O programa de idiomas em Língua Inglesa adota um modelo sequencial de ensino e uma abordagem comunicativa visando a compreensão do idioma nas quatro habilidades básicas

Leia mais

RADAR DE COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO Olá! Obrigado por ter participado do evento e espero muito que tenha gostado!

RADAR DE COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO Olá! Obrigado por ter participado do evento e espero muito que tenha gostado! RADAR DE COMPETÊNCIAS PARA O SUCESSO Olá! Obrigado por ter participado do evento e espero muito que tenha gostado! Você está levando de brinde uma ferramenta muito importante de auto avaliação, que servirá

Leia mais

QUESTIONÁRIO DE HABILIDADES SOCIAIS CONJUGAIS

QUESTIONÁRIO DE HABILIDADES SOCIAIS CONJUGAIS Bolsoni-Silva, A. T. (2003). Habilidades Sociais Educativas, variáveis contextuais e problemas de comportamento: comparando pais e mães de pré-escolares.tese de Doutorado. Ribeirão Preto: Universidade

Leia mais

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RH

GERÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DE RH INDICE INÍCIO DA ENTREVISTA... ROTEIRO DE ENTREVISTAS PARA TODOS OS TIPOS DE CARGO... ROTEIRO DE ENTREVISTAS PARA O NÍVEL DE GESTÃO... FINAL DA ENTREVISTA... 03 04 05 06 RECRUTAMENTO & SELEÇÃO Srs. Gestores,

Leia mais

Puxa Conversa. Guia do Marido Bom de Papo. Programa AMOR DE MARIDO

Puxa Conversa. Guia do Marido Bom de Papo. Programa AMOR DE MARIDO Puxa Conversa Guia do Marido Bom de Papo Programa AMOR DE MARIDO Olá amigo, é comum ouvir de nossas mulheres que nós, maridos, não gostamos muito de termos conversas íntimas com elas, de saber como foi

Leia mais

Benefícios da Leitura

Benefícios da Leitura Ler a par Benefícios da Leitura Proporciona à criança informação e conhecimento sobre o mundo. Apresenta à criança situações e ideias novas Estimulando a curiosidade, o pensamento crítico, e ainda a consciência

Leia mais

2. Conforme o critério utilizado pelo IBGE, qual é sua cor ou raça? (observar no diário de campo como responde) (mostra cartão 2)

2. Conforme o critério utilizado pelo IBGE, qual é sua cor ou raça? (observar no diário de campo como responde) (mostra cartão 2) CONSULTA SOBRE IGUALDADE ÉTNICO RACIAL NAS ESCOLAS: Limites e possibilidades para a implantação da Lei 10.639/03 QUESTIONÁRIO DE PROFESSORES/AS; COORDENADORES/AS; DIRETORES/AS Número do questionário Nome

Leia mais

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação.

Apresentação A história apresenta a amizade entre um menino e duas árvores: a do quintal de sua casa e a da sua imaginação. Título: A árvore dos meus dois quintais Autor: Jonas Ribeiro Ilustrações: Veruschka Guerra Formato: 21 cm x 27,5 cm Número de páginas: 24 Elaboradora do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A

Leia mais

O SEGREDO ESTÁ AQUI! 4 PASSOS DEFINITIVOS PARA O SUCESSO

O SEGREDO ESTÁ AQUI! 4 PASSOS DEFINITIVOS PARA O SUCESSO http://principiosdesucesso.com O SEGREDO ESTÁ AQUI! 4 PASSOS DEFINITIVOS PARA O SUCESSO Sumário Você sabia que os hábitos que temos são chamados de paradigmas?... 3 Que hábitos são esses?... 5 Aprenda

Leia mais

Folha de Exercícios Módulo #1

Folha de Exercícios Módulo #1 1 Folha de Exercícios Módulo #1 A Byron Katie criou 4 perguntas que ela chama de o trabalho que vão abrir a sua consciência e mudar a sua maneira de pensar e sentir a sua realidade. O primeiro passo para

Leia mais

Contato pós-venda com o cliente

Contato pós-venda com o cliente Contato pós-venda com o cliente 1. Contato pós-venda O que é? O contato feito no momento pós-venda tem como objetivo principal fidelizar o cliente. É uma maneira de mostrar ao público que compra os produtos

Leia mais

Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing Aula 14 07/11/17

Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing Aula 14 07/11/17 Sistema de Informações e Pesquisa de Marketing Aula 14 07/11/17 2º semestre / 2017 Profa Kavita Hamza kavita@usp.br Natureza do trabalho de campo Raramente os dados são coletados pelas pessoas que planejam

Leia mais

SITUAÇÃO DE USO Escolha de atividades físicas e aconselhamento e discussão sobre elas.

SITUAÇÃO DE USO Escolha de atividades físicas e aconselhamento e discussão sobre elas. UNIDADE: Quero perder uns quilinhos / Brasil SITUAÇÃO DE USO Escolha de atividades físicas e aconselhamento e discussão sobre elas. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Reconhecer o recurso argumentação em propagandas

Leia mais

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio

RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA. Dados do Intercâmbio RELATÓRIO DE INTERCÂMBIO CRInt ECA Nome: Carolina Mendes Marinho Valentim Candido No. USP 7166342 Curso ECA: Relações Públicas Dados do Intercâmbio Universidade: Universidad de Málaga Curso: Publicidad

Leia mais

AQUI VIVE A ESPERANÇA!

AQUI VIVE A ESPERANÇA! AQUI VIVE A ESPERANÇA! ANTONIO CARLOS COSTA AQUI VIVE A ESPERANÇA! Re exões Abra-se para a vida, pois esta é a única forma de encontrar a felicidade. Mensagens de incentivo à vida Frases - Pensamentos

Leia mais

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO RECRUTAMENTO E SELEÇÃO O SUCESSO DA SUA FUTURA UNIDADE COMEÇA EM RECRUTAR AS PESSOAS CERTAS INTRODUÇÃO A entrevista não é uma prova de força ou um exercício para o ego. É uma chance para que você encontre

Leia mais

2015/2. Certi cado de Pro ciência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Parte Oral Roteiro de Interação FaceaFace. Elementos Provocadores

2015/2. Certi cado de Pro ciência em Língua Portuguesa para Estrangeiros. Parte Oral Roteiro de Interação FaceaFace. Elementos Provocadores Parte Oral Roteiro de Interação FaceaFace Elementos Provocadores Certi cado de Pro ciência em Língua Portuguesa para Estrangeiros Orientações para a Parte Oral do Exame A Parte Oral do Celpe-Bras consiste

Leia mais

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar?

Hábitos de Estudo. 1. Onde estudar? Hábitos de Estudo Queridos alunos, Você sabe estudar? Estudar deve ser um hábito como escovar os dentes, comer e dormir? Qual o lugar apropriado para estudar? É adequado estudar da mesma forma para as

Leia mais

Novo Programa de Português do Ensino Básico SD2_ANOS1/2. Quando for grande quero ser... 1.º ano

Novo Programa de Português do Ensino Básico SD2_ANOS1/2. Quando for grande quero ser... 1.º ano Quando for grande quero ser... 1.º ano 1 Apresentação 1. Nome da sequência: Quando for grande quero ser... 2. Ano de escolaridade: 1.º ano/ 2.º ano 3. Duração estimada: 1 semana 4. Competências: (Cf. Roteiro)

Leia mais

TAREFA 1 (INTERAÇÃO) - FICHA 1A

TAREFA 1 (INTERAÇÃO) - FICHA 1A TAREFA 1 (INTERAÇÃO) - FICHA 1A Tempo de preparação: 1 minuto Tempo de intervenção conjunta: de 4 a 5 minutos PESSOA CANDIDATA A FIM DE SEMANA Mora com o seu colega e no próximo fim de semana vão receber

Leia mais

A Roda da Vida Caderno de Exercícios

A Roda da Vida Caderno de Exercícios A Roda da Vida Caderno de Exercícios VIDA PESSOAL... 3 Saúde e Disposição... 3 Desenvolvimento Intelectual... 4 Equilíbrio Emocional... 5 VIDA PESSOAL... 6 Realização e Propósito... 6 Recursos Financeiros...

Leia mais

Estimado(a) professor(a),

Estimado(a) professor(a), Anexo I 165 166 Estimado(a) professor(a), Venho solicitar-lhe que responda ao presente questionário, que se destina a efectuar um trabalho de investigação que me propus realizar no âmbito da minha dissertação

Leia mais

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR

SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR SUGESTÕES PARA ESCREVER MELHOR Trueffelpix / Shutterstock.com A MELHOR MANEIRA DE APRIMORAR A ESCRITA É... ESCREVENDO! Nas telas seguintes você conhecerá algumas estratégias interessantes para desenvolver

Leia mais

PROGRAMA AVANÇADO DE LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO SOCIAL FICHA DE CANDIDATURA CICLO ACADÉMICO SOBRE TI CANDIDATA GIRL MOVE!

PROGRAMA AVANÇADO DE LIDERANÇA E EMPREENDEDORISMO SOCIAL FICHA DE CANDIDATURA CICLO ACADÉMICO SOBRE TI CANDIDATA GIRL MOVE! DATA DE CANDIDATURA: SOBRE TI CANDIDATA GIRL MOVE! Nome: Idade: Data de Nascimento: Local Nascimento (província): Contacto telefónico: E-mail: Cidade residência actual: Cidade residência familiar: Curso

Leia mais

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL SABES COMUNICAR EFICAZMENTE?

ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL SABES COMUNICAR EFICAZMENTE? ENSINO SECUNDÁRIO / PROFISSIONAL SABES COMUNICAR EFICAZMENTE? Ensino Secundário / Profissional Breve descrição O preenchimento deste questionário de comunicação permitirá que cada aluno conheça o seu nível

Leia mais

ESCALA DE INSEGURANÇA ALIMENTAR Crianças, adolescentes, adultos, idosos e grávidas

ESCALA DE INSEGURANÇA ALIMENTAR Crianças, adolescentes, adultos, idosos e grávidas A preencher pelo entrevistador: ESCALA DE INSEGURANÇA ALIMENTAR Crianças, adolescentes, adultos, idosos e grávidas As próximas perguntas serão sobre a alimentação da sua família Q1. Qual das seguintes

Leia mais

Fundação Nosso Lar Foz do Iguaçu PR. Roteiro para Entrevista : Seleção.

Fundação Nosso Lar Foz do Iguaçu PR. Roteiro para Entrevista : Seleção. Fundação Nosso Lar Foz do Iguaçu PR Roteiro para Entrevista : Seleção. 1. Nome do entrevistado: 2. Endereço/ Rua: nº 3. Bairro: Telefone: Celular : 4. Cidade: Referência: 5. Data da entrevista: / /. Parte

Leia mais

Modo Subuntivo. PRESENTE DO SUBJUNTIVO 1ª parte

Modo Subuntivo. PRESENTE DO SUBJUNTIVO 1ª parte Modo Subuntivo PRESENTE DO SUBJUNTIVO 1ª parte Modo Subuntivo Sabemos que o modo subjuntivo é usado para expressar dúvida, hipóteses, desejos, fatos incertos; pode se referir ao presente, passado ou futuro.

Leia mais

20 Dicas Eficazes Para Dirigir Sem Medo Que Você Pode Aplicar Ainda Hoje.

20 Dicas Eficazes Para Dirigir Sem Medo Que Você Pode Aplicar Ainda Hoje. 20 Dicas Eficazes Para Dirigir Sem Medo Que Você Pode Aplicar Ainda Hoje. Agradecimento Quero agradecer pelo seu interesse no meu ebook. Vamos juntos te levar até o seu objetivo. Uma Excelente Leitura!

Leia mais

COMO MELHORAR A ALIMENTAÇÃO DO SEU FILHO

COMO MELHORAR A ALIMENTAÇÃO DO SEU FILHO COMO MELHORAR A ALIMENTAÇÃO DO SEU FILHO Cristina Cançado Mães Que Educam Resumo da Aula de 11 05 2016 Alimentação é um dos grandes desafios do nosso tempo. Situações contraditóras como fome e obesidade

Leia mais

Questionário. food perferido. Parte B: Responde sempre a pensar no teu restaurante de fast. Parte A: Fala-me de ti

Questionário. food perferido. Parte B: Responde sempre a pensar no teu restaurante de fast. Parte A: Fala-me de ti Questionário Parte A: Fala-me de ti 1. Sexo : Masculino / Feminino (coloca um círculo) 2. Idade : 3. Ano Escolar : 4. Tens mesada? 5. Se tiveres, quanto recebes por semana? : 6. Qual o emprego dos teus

Leia mais

Projeto Pedagógico Como falar sobre família. Como identificar o perfil da sua família. Como falar da relação entre seus membros.

Projeto Pedagógico Como falar sobre família. Como identificar o perfil da sua família. Como falar da relação entre seus membros. Projeto de Leitura Título: A Família de Marília Autor: Andrea Viviana Taubman Ilustrações: Cláudia Scatamacchia Elaboração do Projeto: Beatriz Tavares de Souza Apresentação A professora solicita um trabalho

Leia mais

FCL/UNESP/ARARAQUARA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1. Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu

FCL/UNESP/ARARAQUARA CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1. Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu CONTEÚDO, METODOLOGIA E PRÁTICA DE ENSINO DE ALFABETIZAÇÃO 1 Prof. Dr. Francisco José Carvalho Mazzeu TESTE DE SONDAGEM VERSÃO 2018 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O APLICADOR NÍVEL DE APLICAÇÃO: Crianças de 3

Leia mais

As varetas e as estacas. TU. SEXUALIDADE E AFETIVIDADE

As varetas e as estacas. TU. SEXUALIDADE E AFETIVIDADE UNIDADE 2: As varetas e as estacas. TU. SEXUALIDADE E AFETIVIDADE 1ºESO 2ºESO Quem é você? Reconhecer minha sexualidade e meus afetos me ajuda a conhecer. Na igualdade e a diferença. No amor. 4. Meus primeiros

Leia mais

ENVELHECIMENTO. Maisa Kairalla. Presidente SBGG-SP : Coordenadora do Ambulatório de Transição de Cuidados da UNIFESP

ENVELHECIMENTO. Maisa Kairalla. Presidente SBGG-SP : Coordenadora do Ambulatório de Transição de Cuidados da UNIFESP ENVELHECIMENTO Maisa Kairalla Presidente SBGG-SP : 2016-2018 Coordenadora do Ambulatório de Transição de Cuidados da UNIFESP Declaração de Conflito de Interesse De acordo com a norma 1595/2000 do Conselho

Leia mais

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 25 DE JULHO DIA DO ESCRITOR ATIVIDADE 1: ENTREVISTA COM ESCRITORES LOCAIS

CALENDÁRIO 2014 MATERIAIS COMPLEMENTARES DIA 25 DE JULHO DIA DO ESCRITOR ATIVIDADE 1: ENTREVISTA COM ESCRITORES LOCAIS DIA 25 DE JULHO DIA DO ESCRITOR ATIVIDADE 1: ENTREVISTA COM ESCRITORES LOCAIS 1. RESUMO DA AÇÃO 1.1 Proposta A proposta é mapear alguns dos escritores que vivem na cidade e convidá-los para uma conversa

Leia mais

Preocupação com a alimentação saudável

Preocupação com a alimentação saudável Preocupação com a alimentação saudável Projeto: Nossa alimentação nossa vida Você cuida da sua alimentação? Nosso objetivo é conhecer os alimentos e incentivar as pessoas a comerem alimentos mais saudáveis.

Leia mais

Como Usar Este Manual? Capítulo 1 Leitura Inicial Capítulo 2 Encarando a Realidade Capítulo 3 Vivendo Sob Uma Aliança...

Como Usar Este Manual? Capítulo 1 Leitura Inicial Capítulo 2 Encarando a Realidade Capítulo 3 Vivendo Sob Uma Aliança... SUMÁRIO Como Usar Este Manual?... 13 Capítulo 1 Leitura Inicial... 17 Capítulo 2 Encarando a Realidade... 27 Capítulo 3 Vivendo Sob Uma Aliança... 31 Capítulo 4 Relacionar-Se Bem é um Mandamento... 37

Leia mais

Francês da Educação Nacional

Francês da Educação Nacional DDiploEmasLoficiaFis condcedidoas pelolminfistério Francês da Educação Nacional SESSÃO SETEMBRO 2018 DATAS SESSÃO DE SETEMBRO DE 2018 DELF B1 e DELF B2 Tout Public: Inscrições: de 04 de junho a 21 de julho

Leia mais

CONSULTA PARTICIPATIVA

CONSULTA PARTICIPATIVA CONSULTA PARTICIPATIVA Nº do questionário: Nome do entrevistador: APRESENTAÇÃO Olá, meu nome é. Faço parte de um grupo organizado de pessoas da comunidade e estamos fazendo uma consulta participativa para

Leia mais

Eu me conheço? Danielle Custódio

Eu me conheço? Danielle Custódio Introdução Olá meninas esse é meu mais novo trabalho em E-book e ele foi exclusivamente elaborado com muito carinho para ajudar você mulher. Desejo de todo coração que você o curta aproveitando o máximo

Leia mais

O TESTE DA ESTRUTURAÇÃO DO CÉREBRO

O TESTE DA ESTRUTURAÇÃO DO CÉREBRO O TESTE DA ESTRUTURAÇÃO DO CÉREBRO A finalidade do teste é apontar a masculinidade ou feminilidade dos padrões do seu cérebro. Não há respostas certas nem erradas. O resultado é simplesmente uma indicação

Leia mais

Como posso ter mais sucesso nas minhas vendas e na minha carreira Mary Kay? Gioconda Morais Diretora Sênior Mary Kay

Como posso ter mais sucesso nas minhas vendas e na minha carreira Mary Kay? Gioconda Morais Diretora Sênior Mary Kay + Como posso ter mais sucesso nas minhas vendas e na minha carreira Mary Kay? Gioconda Morais Diretora Sênior Mary Kay A FELICIDADE NÃO CAI DO CÉU Suas atitudes, seus valores e suas escolhas irão aumentar

Leia mais

Como avaliar a leitura na Alfabetização

Como avaliar a leitura na Alfabetização Como avaliar a leitura na Alfabetização Veja uma sugestão de prova para verificar como anda a habilidade dos alunos Foto: Getty Images O fim do ano letivo está bem próximo. Por um lado, penso que todos

Leia mais

DELF DALF. Diplomas oficiais concedidos pelo Ministério Francês da Educação Nacional QUERO ME INSCREVER

DELF DALF. Diplomas oficiais concedidos pelo Ministério Francês da Educação Nacional QUERO ME INSCREVER DELF DALF Diplomas oficiais concedidos pelo Ministério Francês da Educação Nacional QUERO ME INSCREVER A Aliança Francesa de São Paulo é um dos 900 centros de exames reconhecidos pela Comissão Nacional

Leia mais

Pesquisa XP com a População. Janeiro 2019

Pesquisa XP com a População. Janeiro 2019 Pesquisa XP com a População Janeiro 2019 Metodologia e amostra Em parceria com: Instituto de pesquisas sociais, políticas e econômicas (Ipespe) Cobertura: Nacional Metodologia: Entrevistas telefônicas

Leia mais

Formulário de Inscrição do Aluno

Formulário de Inscrição do Aluno Formulário de Inscrição do Aluno Preencha este formulário com seriedade e sinceridade, para nos auxiliar a sermos mais eficientes na orientação dos admitidos. Favor preencher legivelmente. Use uma folha

Leia mais

Figura 32 (Português: Linguagens, 6ª série, p ).

Figura 32 (Português: Linguagens, 6ª série, p ). 105 Outro aspecto a ser trabalhado é a peculiaridade do gênero oral quanto ao planejamento, pois, nas entrevistas orais, o planejamento e a produção nem sempre são locais. Na escrita, ao contrário, o planejamento

Leia mais

Escola Secundária de Amato Lusitano 2011/2012

Escola Secundária de Amato Lusitano 2011/2012 Escola Secundária de Amato Lusitano 2011/2012 Este questionário serve apenas para a elaboração do dossier de estágio, salvaguardando a identidade de cada um. Inquérito 1. Identificação do Aluno Nome: Nº

Leia mais

Francês da Educação Nacional QUERO ME INSCREVER

Francês da Educação Nacional QUERO ME INSCREVER DDiploEmasLoficiaFis condcedidoas pelolminfistério Francês da Educação Nacional QUERO ME INSCREVER A Aliança Francesa de São Paulo é um dos 900 centros de exames reconhecidos pela Comissão Nacional do

Leia mais

EDITAL DE SELEÇÃO NGSE

EDITAL DE SELEÇÃO NGSE EDITAL DE SELEÇÃO NGSE O Chairman do Programa New Generations Service Exchange faz saber que se encontram abertas, no prazo de 20 (vinte) dias a contar da publicação do presente edital no sítio eletrônico

Leia mais

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre

Jimboê. História. Avaliação. Projeto. 3 o ano. 1 o bimestre Professor, esta sugestão de avaliação corresponde ao primeiro bimestre escolar ou à Unidade 1 do Livro do Aluno. Projeto Jimboê História 3 o ano Avaliação 1 o bimestre 1 Avaliação História NOME: ESCOLA:

Leia mais

Ser cidadão/cidadã. Não vivemos isolados, vivemos em sociedade, uns com os outros!!! Vamos pensar sobre: A -O que é cidadania?

Ser cidadão/cidadã. Não vivemos isolados, vivemos em sociedade, uns com os outros!!! Vamos pensar sobre: A -O que é cidadania? Ser cidadão/cidadã Não vivemos isolados, vivemos em sociedade, uns com os outros!!! Vamos pensar sobre: A -O que é cidadania? B-O que são direitos e deveres? C- O que é ser cidadão ativo? Cidadania É saber

Leia mais

Que tal ilustrar a capa do seu caderno?

Que tal ilustrar a capa do seu caderno? PRODUÇÃO TEXTUAL 1.º ANO 0 Que tal ilustrar a capa do seu caderno? Prezado Aluno, Prezada Aluna, Você está recebendo o seu segundo CADERNO DE PRODUÇÃO TEXTUAL. Nele, você continuará registrando, de maneira

Leia mais

Benefícios da leitura

Benefícios da leitura A importância da Parceria Família e Escola da Formação de Cidadãos Leitores Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br Benefícios da leitura Quem lê adquire cultura, passa a escrever melhor, tem mais senso

Leia mais

Suplemento do Professor. Máquinas do tempo. Elaborado pelas autoras. Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas. Ilustrações de.

Suplemento do Professor. Máquinas do tempo. Elaborado pelas autoras. Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas. Ilustrações de. Suplemento do Professor Máquinas do tempo Elaborado pelas autoras Cassiana Pizaia Rima Awada Rosi Vilas Boas Ilustrações de Thiago Lopes Sobre a coleção A Coleção Crianças na Rede foi desenvolvida especialmente

Leia mais

Como pensa uma iniciadora?

Como pensa uma iniciadora? Porque iniciar? Porque iniciar? 1. Ajudar a pessoa a crescer 2. Desenvolver sua Carreira 3. Aumentar os ganhos 4. Ser uma Diretora 5. Obter Reconhecimentos 6. Realizar seus sonhos Como pensa uma iniciadora?

Leia mais

MANUAL DE VOLUNTARIADO FESTA DO OUTONO

MANUAL DE VOLUNTARIADO FESTA DO OUTONO MANUAL DE VOLUNTARIADO FESTA DO OUTONO O que é a Festa de Outono A Festa do Outono é uma celebração da chegada da nova estação. Com atividades para todos, sobretudo crianças e famílias, a iniciativa tem

Leia mais

! Tipos de Entrevistas e Tipos de Questões. ! Técnicas de Entrevista! Aspectos Práticos

! Tipos de Entrevistas e Tipos de Questões. ! Técnicas de Entrevista! Aspectos Práticos Agenda! Tipos de Entrevistas e Tipos de Questões Entrevistas! Técnicas de Entrevista! Aspectos Práticos Cleidson de Souza Departamento de Informática Universidade Federal do Pará Entrevistas! Abordagem

Leia mais

MASTERCLASS WORKB O O K

MASTERCLASS WORKB O O K MASTERCLASS WORKB O O K 01 COMO USUFRUIR DESTA MASTERCLASS Antes de começares, temos algumas recomendações para que tires o melhor partido desta experiência. ALGUMAS DICAS Para receberes o maior valor

Leia mais

DICAS PARA SE TORNAR MODELO

DICAS PARA SE TORNAR MODELO DICAS PARA SE TORNAR MODELO Apesar da profissão de modelo não ser fácil, ter grande concorrência e diversas exigências, o mercado cada vez mais abre as portas para novos profissionais. Em alguns casos,

Leia mais

Anexo IV. Guião de entrevista

Anexo IV. Guião de entrevista Anexo IV Guião de entrevista 72 Guião de entrevista 0. Apresentação e explicação da entrevista I. Ela e o passado: trajectória de vida Origem social e percepção da vida passada O que faziam os seus pais

Leia mais

ANEXO A Guião da 1ª entrevista aos alunos

ANEXO A Guião da 1ª entrevista aos alunos Avaliação Formativa num Ambiente Virtual de Aprendizagem - Anexos ANEXO A Guião da 1ª entrevista aos alunos Guião 1ª Entrevista Tema: Os processos ensino-aprendizagem-avaliação no domínio Paradigmas e

Leia mais

PROGRAMA BOLSAS TOP ESPAÑA 2018 SANTANDER UNIVERSIDADES ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO... Pai:... Mãe: DATA E LOCAL DE NASCIMENTO:...

PROGRAMA BOLSAS TOP ESPAÑA 2018 SANTANDER UNIVERSIDADES ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO... Pai:... Mãe: DATA E LOCAL DE NASCIMENTO:... PROGRAMA BOLSAS TOP ESPAÑA 2018 SANTANDER UNIVERSIDADES ANEXO I - FICHA DE INSCRIÇÃO 1. NOME COMPLETO DO CANDIDATO:... 2. FILIAÇÃO: Pai:... Mãe:... 3. DATA E LOCAL DE NASCIMENTO:... 4. R.G:... o ÓRGÃO

Leia mais

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros

6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros 6 Dicas para Ter uma Conversa Interessante Em Encontros Saiba como ter uma conversa agradável que conquiste o homem Eu imagino que você possa provavelmente estar rindo e pensando, Eu nunca tive problemas

Leia mais

Anexo Entrevista G2.5

Anexo Entrevista G2.5 Entrevista G2.4 Entrevistado: E2.5 Idade: 38 anos Sexo: País de origem: Tempo de permanência em Portugal: Feminino Ucrânia 13 anos Escolaridade: Imigrações prévias: --- Ensino superior (professora) Língua

Leia mais

Comissão de Relações Internacionais

Comissão de Relações Internacionais Comissão de Relações Internacionais Endereço de e-mail c.daeden@gmail.com QUESTIONÁRIO DE PERCEPÇÃO DOS ALUNOS ESTRANGEIROS NA ECA A. INFORMAÇÕES DO ALUNO Nome Clarisse Daeden Idade 23 Sexo Masculino Feminino

Leia mais

APÊNDICES. Apêndice 1: Outros resultados Apêndice 2: Protocolo de instrumentos

APÊNDICES. Apêndice 1: Outros resultados Apêndice 2: Protocolo de instrumentos APÊNDICES Apêndice 1: Outros resultados Apêndice 2: Protocolo de instrumentos Apêndice 1 Outros Resultados Tabela 1 Análise de diferenças entre a coesão (FACES II) em função da configuração familiar. Adolescente

Leia mais

MANUAL DE VOLUNTARIADO FESTA DO OUTONO

MANUAL DE VOLUNTARIADO FESTA DO OUTONO MANUAL DE VOLUNTARIADO FESTA DO OUTONO O que é a Festa do Outono A Festa do Outono é uma celebração da chegada da nova estação. Com atividades para todos, sobretudo crianças e famílias, a iniciativa tem

Leia mais

Critérios de Avaliação 3º ciclo LÍNGUAS ESTRANGEIRAS 2018/2019

Critérios de Avaliação 3º ciclo LÍNGUAS ESTRANGEIRAS 2018/2019 DIREÇÃO-GERAL DOS ESTABELECIMENTOS ESCOLARES DIREÇÃO DE SERVIÇOS REGIÃO ALGARVE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO - CÓD. 145348 ESCOLA SECUNDÁRIA C/3.º CICLO DE VILA REAL DE SANTO ANTÓNIO

Leia mais

RELATÓRIO DO FEEDBACK DA COMUNIDADE 2017 MOD

RELATÓRIO DO FEEDBACK DA COMUNIDADE 2017 MOD RELATÓRIO DO FEEDBACK DA COMUNIDADE 2017 0 MOD.186.01 Índice 1. Introdução...2 2. Metodologia de entrega dos questionários...3 3. Apresentação de Resultados...4 3.1. Grau de Avaliação do Conhecimento da

Leia mais

MÉTODOS DE PESQUISA. Pesquisa Científica: estrutura. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. Santos-SP, 2016

MÉTODOS DE PESQUISA. Pesquisa Científica: estrutura. Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro. Santos-SP, 2016 MÉTODOS DE PESQUISA Pesquisa Científica: estrutura Prof. Dr. Evandro Prestes Guerreiro Santos-SP, 2016 1. A Pesquisa Instrumentos e técnicas Observação: é um instrumento de coleta de dados que faz uso

Leia mais

AS LÍNGUAS DE CABO VERDE

AS LÍNGUAS DE CABO VERDE UNIVERSIDADE DE LISBOA FACULDADE DE LETRAS DEPARTAMENTO DE LINGUÍSTICA GERAL E ROMÂNICA AS LÍNGUAS DE CABO VERDE UMA RADIOGRAFIA SOCIOLINGUÍSTICA Anexo 6: Guião de Entrevista Tese orientada pela Prof.

Leia mais

Bom dia! Texto. 2ª FEIRA 25 de março

Bom dia! Texto. 2ª FEIRA 25 de março 2ª FEIRA 25 de março QUARESMA- Pela estrada de Jesus Rumo à Vida Feliz Obrigatório! Iniciamos uma nova semana. E na nossa caminhada com Jesus acrescentamos mais um sinal que nos quer ajudar a viver bem

Leia mais

Caderno de atividades

Caderno de atividades Caderno de atividades Cad Atividades_4 Ano.indd 1 23/05/2012 17:19:03 Olinda Evangelista Capítulo 1 A infância no Brasil Página 09 EU DESENHO NO MEU CADERNO A história da minha infância sob a forma de

Leia mais

Anexo 10. Anexo 10. Protocolo da entrevista realizada aos Professores. A Química e a imagem da Ciência e dos Cientistas na Banda Desenhada 297

Anexo 10. Anexo 10. Protocolo da entrevista realizada aos Professores. A Química e a imagem da Ciência e dos Cientistas na Banda Desenhada 297 Protocolo da entrevista realizada aos Professores A Química e a imagem da Ciência e dos Cientistas na Banda Desenhada 297 ENTREVISTA Esta entrevista está inserida num trabalho de investigação, no âmbito

Leia mais