CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS - Opção 117 -

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS - Opção 117 -"

Transcrição

1 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE PERNAMBUCO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR DE ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO EDITAL Nº 44, DE 25 DE MARÇO DE PROVA ESCRITA PARA O EIXO PROFISSIONAL CONTROLE E PROCESSOS INDUSTRIAIS - Opção INFORMAÇÕES AO CANDIDATO 1. Escreva seu nome e número de CPF, de forma legível, nos locais abaixo indicados. NOME: Nº. CPF: 2. Verifique se o EIXO PROFISSIONAL e o CÓDIGO DE OPÇÃO, colocados acima, são os mesmos constantes da sua FOLHA RESPOSTA. Qualquer divergência, exija do Fiscal de Sala um caderno de prova cujo EIXO PROFISSIONAL e o CÓDIGO DE OPÇÃO sejam iguais aos constantes da sua FOLHA RESPOSTA. 3. A FOLHA RESPOSTA deve, obrigatoriamente, ser assinada. Essa FOLHA RESPOSTA não poderá ser substituída. Portanto, não a rasure nem a amasse. 4. DURAÇÃO DA PROVA: 3 horas, incluindo o tempo para o preenchimento da FOLHA RESPOSTA. 5. Na prova, há 40 (quarenta) questões, sendo 10 (dez) questões de Conhecimentos Pedagógicos e 30 (trinta) questões de Conhecimentos Específicos, apresentadas no formato de múltipla escolha, com cinco alternativas, das quais apenas uma corresponde à resposta correta. 6. Na FOLHA RESPOSTA, as questões estão representadas pelos seus respectivos números. Preencha, por completo, com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), toda a área correspondente à opção de sua escolha, sem ultrapassar as bordas. 7. Será anulada a questão cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opção. Evite deixar questão sem resposta. 8. Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita atenção, pois, nenhuma reclamação sobre o total de questões e/ou falhas na impressão será aceita depois de iniciada a prova. 9. Durante a prova, não será admitida qualquer espécie de consulta ou comunicação entre os candidatos, nem será permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, telefone celular etc.), chapéu, boné (ou similares) e óculos escuros. 10. A saída da sala só poderá ocorrer depois de decorrida 1 (uma) hora do início da prova. A não observância dessa exigência por parte do candidato acarretará a sua exclusão do concurso. 11. Ao sair da sala, entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com a FOLHA RESPOSTA, ao Fiscal de Sala. 12. Os três últimos candidatos deverão permanecer na sala de prova e somente poderão sair juntos do recinto, após a aposição em Ata de suas respectivas identificações e assinaturas.

2

3 CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS 1. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n.º 9.394/96 delega à escola a competência e a responsabilidade de elaborar o seu projeto político pedagógico. No Título IV, em seus artigos 12, 13 e 14, apontam diretrizes para os estabelecimentos de ensino, os docentes e a gestão democrática, a saber: [...] Art Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema de ensino, terão a incumbência de: I - elaborar e executar sua proposta pedagógica; [...] VII - informar os pais e responsáveis sobre a frequência e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execução de sua proposta pedagógica; [...] Art Os docentes incumbir-se-ão de: I - participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; II - elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; [...] Art Os sistemas de ensino definirão as normas de gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: I - participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; [...] Com base nos artigos transcritos, indique a alternativa que traz o significado da expressão "proposta ou projeto pedagógico" para os docentes, as escolas e os sistemas. a) O projeto político pedagógico analisa as questões administrativas, materiais e financeiras, adversas à escola, cujas soluções estão fora das suas responsabilidades. b) O projeto político pedagógico trata da questão do diagnóstico, configurado por informações sobre evasão e repetência, sem nenhuma reflexão significativa no que se refere à dimensão qualitativa. c) O projeto político pedagógico constitui-se em intenções abstratas, sem nenhuma coerência, confundindo-se com listagem de ações e até relatórios. d) O projeto político pedagógico é a própria organização do trabalho pedagógico da escola como um todo, sendo construído e vivenciado em todos os momentos, por todos os envolvidos com o processo educativo da escola. e) O projeto político pedagógico expressa os elementos do diagnóstico de forma desarticulada, esparsa e fragmentada. 2. Conforme art. 59 do Estatuto da Criança e do Adolescente, os municípios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para a) treinamento, disciplina e participação docente. b) exercício da autoridade competente. c) programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. d) centralização das ações desenvolvidas na escola. e) formação e desenvolvimento dos alunos da EJA.

4 3. O 2º do art. 3º da Resolução nº 6/2012 do CNE estabelece que os cursos e programas de Educação Profissional Técnica de Nível Médio são a) consolidado a partir do aprofundamento dos conhecimentos adquiridos na vida profissional, possibilitando o prosseguimento de estudos. b) estruturados a partir de concepções de mundo e de consciência social, de circulação e de consolidação de valores, de promoção da diversidade cultural, da formação para a cidadania, de constituição de sujeitos sociais e de desenvolvimento de práticas pedagógicas. c) organizados por eixos tecnológicos, possibilitando itinerários formativos flexíveis, diversificados e atualizados, segundo interesses dos sujeitos e possibilidades das instituições educacionais, observadas as normas do respectivo sistema de ensino para a modalidade de Educação Profissional Técnica de Nível Médio. d) preocupados com a preparação do educando como ser humano em métodos e técnicas dentro das disponibilidades das instituições de ensino. e) desenvolvidos a partir do aprimoramento do educando como ser humano, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico. 4. O art. 1 o do Decreto de 13/07/2006 institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos PROEJA. Conforme as diretrizes estabelecidas neste Decreto, o PROEJA abrangerá os seguintes cursos e programas de educação profissional: a) I Formação numa perspectiva mediadora; II - Educação permanente. b) I Formação permanente; II - Educação a distância. c) I Formação a partir do gênero; II - Educação inclusiva. d) I Formação inicial; II - Educação indígena. e) I Formação inicial e continuada de trabalhadores; II - Educação profissional técnica de nível médio. 5. A lei nº de 11/12/1990 no Título VI - Da Seguridade Social do Servidor, Capítulo I - das Disposições Gerais, no art. 184 estabelece que o Plano de Seguridade Social visa a dar cobertura aos riscos a que estão sujeitos o servidor e sua família, e compreende um conjunto de benefícios e ações que atendam às seguintes finalidades: a) garantia de acompanhamento do cônjuge, companheiro ou dependente em situação atípica. b) garantia de momentos de lazer, oportunizando acesso a teatro, cinema e viagens. c) garantia de gozo dos direitos políticos, da renovação das atividades e do deslocamento do servidor. d) garantia de meios de subsistência nos eventos de doença, invalidez, velhice, acidente em serviço, inatividade, falecimento e reclusão; proteção à maternidade, à adoção e à paternidade; assistência à saúde. e) garantia de trabalho com a comunidade acadêmica, sempre que solicitado. 6. O currículo não é um elemento inocente e neutro de transmissão desinteressada do conhecimento social, pois está implicado em: a) encontrar as formas e as técnicas. b) relações de poder. c) denunciar a escola. d) desnaturalizar a história. e) objetivos.

5 7. Se os procedimentos da avaliação estivessem articulados com o processo de ensinoaprendizagem propriamente dito, não haveria a possibilidade de dispor-se deles como se bem entende. E não poderiam conduzir ao: a) limite nas análises das produções. b) avanço do processo de aprendizagem. c) arbítrio, em favor do processo de seletividade. d) delineamento do método de ensino. e) encaminhamento sistemático do processo de ensino-aprendizagem. 8. Segundo Moreira e Silva, o currículo não é um elemento transcendente e atemporal. Ele tem uma história, vinculada às formas específicas e aos contingentes de organização a) da sala e da vida. b) da sociedade e da educação. c) do aparelho ideológico de Estado. d) do mundo na contemporaneidade. e) das matérias escolares. 9. Com a função classificatória, a avaliação constitui-se um instrumento estático e frenador do processo de crescimento; com a função diagnóstica, ela constitui-se um: a) momento de registrar, no diário de classe, simplesmente a nota. b) instrumento obrigatório da tomada de decisão quanto à ação. c) momento de subtração da prática da avaliação àquilo que lhe é constitutivo. d) instrumento de registro em números através do diário escolar. e) momento dialético do processo de avançar no desenvolvimento da ação, do crescimento da autonomia, do crescimento para a competência. 10. Para Paulo Freire, antes de qualquer tentativa de discussão de técnicas, de materiais, de métodos para uma aula dinâmica, é preciso que o professor compreenda que o fundamental é: a) a curiosidade do ser humano. b) a passividade do ser humano. c) a ingenuidade do ser humano. d) o procedimento autoritário do ser humano. e) o paternalismo do ser humano. CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS 11. Considerando as características e o funcionamento de um inversor de frequência no qual estão disponíveis o modo escalar e o vetorial de velocidade, assinale a alternativa CORRETA. a) O controle vetorial de um inversor de frequência baseia-se na relação V/F constante. b) O inversor de frequência é constituído basicamente por um conversor CC-CA seguido de um retificador. c) Para manter a capacidade de torque do motor durante toda a faixa de variação de velocidade, deve-se utilizar o controle vetorial do inversor de frequência. d) O controle vetorial de velocidade só é possível mediante um sinal de realimentação de velocidade oriundo de um sensor de velocidade. e) O controle escalar permite um melhor desempenho em termos de torque e regulação de velocidade comparado ao controle vetorial.

6 12. A figura a seguir apresenta um circuito de corrente contínua composto por duas fontes de tensão e três resistores. Sabendo-se que a corrente que circula no resistor R é 2,4A, qual é o valor da resistência de R? 10Ω 5Ω 50V 5V R 2,4A a) 4Ω b) 1Ω c) 2Ω d) 3Ω e) 5Ω 13. A figura abaixo apresenta um sistema trifásico estrela triângulo simétrico e equilibrado ligado a 3 fios, cujo módulo da tensão na fonte V A é 220V. A partir da figura, analise as afirmativas a seguir. I. A corrente I L vale A. II. O módulo da tensão V A C é 220V. III. O módulo da potência trifásica total na carga é maior que 10000VA. IV. O módulo da tensão V BC é 380V. V. O módulo da impedância Z vale 22Ω. Está(ão) CORRETA(S), apenas: a) III e V. b) I e II. c) II. d) III e IV. e) IV.

7 14. A tabela verdade, mostrada abaixo, corresponde a um circuito combinacional com entradas A, B, C e D e saída S. Qual dos itens corresponde à expressão mínima na forma de soma de produto para esse circuito? A B C D S a) = + + b) = + + c) = + d) = + + e) = Qual é o valor da resistência shunt necessária para a construção de um amperímetro analógico de 10mA de fim de escala, quando se dispõe de um galvanômetro de 200uA de fim de escala e resistência interna de 392Ω? a) 20Ω b) 8Ω c) 10Ω d) 4Ω e) 5Ω

8 16. Qual dos trechos de código em linguagem Ladder corresponde à lógica de uma partida reversora de um motor trifásico? a) b) c) d)

9 e) 17. Um motor de indução trifásico de corrente nominal 10A e relação I P /I N (corrente de partida/corrente nominal) igual a 5 será acionado mediante uma chave compensadora com derivação em 50%. Nessas condições, a corrente solicitada à rede de alimentação para a partida do motor será de a) 12,5 A. b) 25 A. c) 50 A. d) 10 A. e) 20 A. 18. Um retificador de onda completa em ponte alimenta uma carga de 1kΩ e opera em uma rede elétrica de 100Vrms/60Hz por meio de um transformador abaixador de 5:1. Os diodos utilizados são de silício e têm uma queda de tensão de 0,7V. Nessas condições, o valor aproximado da tensão de pico na carga é de b) 19,3 V. d) 27,3 V. c) 18,6 V. a) 20,7 V. e) 26,9 V. 19. A respeito dos retificadores trifásicos, assinale a alternativa CORRETA. a) O fator de ondulação na saída de um retificar trifásico em ponte é maior que o fator de ondulação na saída de um retificador monofásico em ponte. b) O retificador trifásico em ponte é formado por seis diodos que conduzem por 1/6 do ciclo (60 ) cada um. c) A tensão média na saída de um retificador trifásico de três pulsos é o dobro da tensão média na saída de um retificador trifásico de seis pulsos. d) O número mínimo de diodos necessários para a construção de um retificador trifásico é seis. e) Em um retificador de seis pulsos, os diodos conduzem aos pares.

10 20. Três transformadores monofásicos idênticos de 50kVA 2400:240-V são conectados em Y-Δ, formando um transformador trifásico. Nessas condições, a potência nominal e a relação de transformação do transformador trifásico é: a) 150kVA e 2400: V. b) 150kVA e :240-V. c) 50 3kVA e 2400:240-V. d) 3 kva e : V. e) 150kVA e 2400:240/ 3-V. 21. Um transformador monofásico ideal de 10KVA, 1000:100 é utilizado para alimentar uma carga conforme figura abaixo. Considere as seguintes informações: a impedância da rede que conecta a fonte ao primário do transformador é de 10Ω; a carga é puramente resistiva e é alimentada com a tensão e corrente nominal do transformador. Podemos afirmar que a tensão de saída da fonte é: a) 900V. b) 1000V. c) 100V. d) 1100V. e) 500V. 22. Acerca do emprego de dispositivos de proteção contra choque elétrico, de acordo com a NBR 5410, analise as proposições seguintes. I. Em circuitos que atendam tomadas de corrente em cozinhas devem ser utilizados DRs de alta sensibilidade, com corrente diferencial-residual nominal igual ou inferior a 30mA. II. Os dispositivos DRs não podem ser individualizados por circuito, devendo ser usado um único DR para a proteção de toda a instalação em locais de habitação. III. DRs de alta sensibilidade devem ser utilizados em circuitos que, em qualquer tipo de edificação, sirvam a pontos situados em locais contendo banheira ou chuveiro. IV. Independentemente da altura e local de instalação dos pontos de iluminação, em locais de habitação, DRs não devem ser instalados em circuitos de iluminação. V. Numa instalação com esquema TN será admitida, sob determinadas prescrições e respectivo tempo de atuação, a utilização de dispositivos de proteção a sobrecorrente visando a proteção contra choques elétricos. Estão CORRETAS, apenas, a) I, III e V. b) I e III. c) I, II e III. d) III e IV. e) II, III e IV.

11 23. Uma chave estrela-triângulo automática é utilizada na partida de um motor de indução trifásico (MIT). Com base nessa informação, assinale a única alternativa CORRETA. a) Para esta partida, deverá haver a disponibilidade dos seis terminais das três bobinas do MIT, sendo a tensão fase-fase da rede igual à tensão nominal estrela do motor. b) A comutação estrela-triângulo deve ocorrer quando o eixo do motor alcançar ao menos cinquenta por cento de sua velocidade nominal. c) A corrente de partida solicitada da rede e o respectivo conjugado motor são reduzidos a um terço do valor correspondente à ligação direta do motor em triângulo. d) A partida estrela-triângulo poderá ser empregada para qualquer tipo de MIT de seis terminais, independentemente das características da carga a ser acionada. e) Com o uso desta chave, a corrente de partida e o respectivo conjugado motor em estrela são reduzidos de um terço do valor correspondente à partida em triângulo. 24. Um motor de indução trifásico, rotor gaiola, com seis terminais acessíveis, é conectado em triângulo e submetido a uma partida direta. Nessas condições, verifica-se que a corrente de partida vale 45 A. Qual será a corrente de partida deste motor quando submetido a uma partida estrela-triângulo? a) 45/ 3 b) 15A c) 45A d) 135/ 3 e) 15/ Considerando os critérios assentados na NBR 5410 e alusivos à divisão de circuitos nas instalações prediais, considere as seguintes proposições. I. No tocante à previsão da potência de iluminação em locais residenciais, em cômodos com área igual ou inferior a 6m 2, deve ser prevista uma carga mínima de 100VA. II. Em locais residenciais, como salas e dormitórios, deve ser previsto um ponto de tomada para cada 3m ou fração de perímetro, com potência mínima de 200VA por ponto. III. Para locais de habitação, está prevista a admissão da alimentação por circuito comum de pontos de iluminação e tomadas, com seção mínima de 1,5mm 2. IV. Pontos de tomada de cozinhas, copas, áreas de serviço, lavanderias e locais análogos devem ser atendidos por circuito exclusivo, dedicado à alimentação destes locais. V. Todo ponto de utilização de locais residenciais, previsto para alimentar equipamento com corrente nominal superior a 6A, deve constituir circuito independente. Estão CORRETAS, apenas, a) IV e V. b) I, II e V. c) II e III. d) II e IV. e) I e IV.

12 26. Com relação aos métodos de medição de resistências elétricas médias, assinale a única alternativa CORRETA. a) Para o método do voltímetro e do amperímetro, a eventual ligação em separado, do voltímetro e, depois, do amperímetro no circuito onde está inserido o resistor R, elimina todo erro sistemático cometido. b) Os erros introduzidos na medição de resistências elétricas, com o contínuo emprego de um mesmo ohmímetro à pilha, serão sempre por falta, em consequência do envelhecimento de suas pilhas. c) Caso seja feito o ajuste do zero antes de qualquer medição com um ohmímetro à pilha, todo erro sistemático será eliminado, independentemente do estado de uso das pilhas desse mesmo instrumento. d) No método do voltímetro e do amperímetro, uma vez conhecida a resistência interna desses instrumentos, a montagem na qual, com relação à fonte de tensão, o voltímetro é ligado antes do amperímetro conduz a um erro por excesso, de valor fixo, na medição de R qualquer. e) Quando do emprego do método do voltímetro e do amperímetro, o erro cometido na medição independe dos instrumentos utilizados, assim como das suas respectivas ligações. 27. Três ohmímetros analógicos a pilha (E = 1,5V) utilizam um microamperímetro de calibre 100µA, como instrumento de base, conforme circuito fundamental equivalente indicado na figura 1.1, no qual R corresponde à resistência interna total de cada ohmímetro. Mediante procedimento de ajuste do zero, todos os instrumentos têm a máxima deflexão quando suas pontas de prova são curto-circuitadas. A figura 1.2 mostra a ligação simultânea dos três medidores aos terminais de um resistor X de resistência igual a 5 kω, com polaridade comum às respectivas pontas de prova. Assinale a única alternativa que corresponde à similar indicação dos três ohmímetros. Figura 1.1 a) 10 kω b) 5 kω c) 15 kω d) 25 kω e) 1,7 kω Figura 1.2

13 28. Os esquemas das figuras 2.1 e 2.2 mostram a utilização de amperímetros, voltímetros, wattímetro e cosifímetro, com o objetivo de se medir a impedância de uma carga monofásica. Assinale a única alternativa CORRETA. Figura. 2.1 Figura 2.2 a) Ambos os métodos de medição de impedância acima ilustrados têm, como pré-requisito básico, a ligação da carga Z a uma fonte CC, de modo a se medir a resistência elétrica equivalente de Z. b) Quando a natureza da carga for conhecida, como no caso de um circuito RC, por exemplo, apenas a montagem da fig. 2.1 deverá ser utilizada para a determinação das componentes resistiva e reativa de Z. c) Caso a natureza da carga Z seja desconhecida, se indutiva, capacitiva ou resistiva, a montagem da figura 2.1 será mais apropriada à determinação das componentes resistiva e reativa de Z, com relação à montagem da fig. 2.2 d) Visando-se a segurança do operador e a redução de riscos de dano às cargas sob ensaio, as montagens indicadas acima devem ser realizadas numa tensão eficaz nunca superior a 100V, para qualquer carga sob ensaio. e) Nos métodos de medição indicados nos esquemas das figuras 2.1 e 2.2, eventuais erros cometidos na determinação das componentes resistiva e reativa de Z, serão necessariamente os mesmos, e por excesso. 29. No tocante às condições necessárias para a ligação de alternadores em paralelo, considere as seguintes proposições. I. As tensões das máquinas a serem ligadas em paralelo devem ter a mesma forma de onda. II. As tensões fase-fase dos alternadores ligados em paralelo devem ter valores eficazes idênticos. III. As tensões das máquinas devem estar exatamente em fase, com relação ao barramento de ligação. IV. A sequência de fase das tensões de cada alternador deve ser oposta à do barramento de ligação. V. As frequências de todos os alternadores a serem ligados em paralelo devem ter igual valor. Estão CORRETAS, apenas, a) II e IV. b) I e V. c) II e V. d) II, III e IV. e) I, II e V.

14 30. Considerando o circuito magnético ilustrado na figura 3, analise as proposições seguintes. Figura 3 I. A relutância magnética total do circuito magnético ilustrado independe do comprimento do entreferro l o. II. O fluxo magnético mútuo aumenta de intensidade com o aumento do comprimento do entreferro l o. III. O valor da força magneto-motriz (FMM) depende da relutância magnética total do circuito magnético. IV. Para uma mesma FMM, a minimização do entreferro magnético, como num circuito toroidal, contibui para o aumento do fluxo magnético. V. A sobreposição do enrolamento N2 à bobina N1 pode contribuir para um incremento no fluxo magnético mútuo. Estão CORRETAS, apenas, a) I e IV. b) IV e V. c) I, II e III. d) II, III e V. e) I, II e V. 31. Três impedâncias Z 1, Z 2 e Z 3 são ligadas a uma fonte trifásica, conforme a figura 4. Assinale a alternativa que indica a potência ativa total do circuito, em watts. a) 645 b) 740 c) 520 d) 425 e) 850 Figura 4

15 32. Visando-se corrigir o fator de potência de uma carga monofásica ligada em 220V, foi calculada uma potência reativa capacitiva Qc de 1000 var. Para efeito de instalação, optou-se pela utilização de capacitores com tensão nominal 25% superior à tensão do circuito. Neste caso, a potência reativa capacitiva nominal necessária à correção prevista inicialmente deverá ser aproximadamente de: a) 1360 var b) 1250 var c) 1200 var d) 1560 var e) 560 var 33. Dois transformadores trifásicos idênticos T1 e T2 têm seus terminais de BT ligados a um barramento 3F+N que alimenta uma carga trifásica Z, tendo em comum o mesmo alimentador de média tensão, conforme esquema da figura 5. Assinale a única alternativa CORRETA. Figura 5 a) Uma vez energizado o alimentador primário e mantida a abertura da chave S, a carga Z passará a ser alimentada exclusivamente pelo trafo T1. b) Estando ligado o circuito primário, com o fechamento da chave S, a potência demandada pela carga Z passará a ser dividida igualmente pelos trafos T1 e T2. c) Considerando as ligações dos secundários de T1 e T2, uma vez energizado o circuito primário, com o fechamento da chave S, deverá ocorrer um curto-circuito entre fases no barramento de BT. d) Devido às ligações em espelho dos secundários de T1 e T2, energizado o circuito primário, com o fechamento da chave S, a demanda da carga Z passará a ser atendida exclusivamente por T2. e) Uma vez energizado o alimentador primário, com o fechamento da chave S, haverá um curto-circuito entre os terminais x2.

16 34. Um transformador possui quatro bobinas cujas polaridades, tensões e correntes nominais estão indicadas na figura 6. Assinale a única alternativa CORRETA. Figura 6 a) Ligadas as bobinas como autotransformador, é possível obter a relação de transformação 220/350V. b) Ligando-o como trafo isolador, pode-se obter a relação de transformação 110/60V, com capacidade de 2200VA. c) Ligado como trafo isolador, a relação 220/140V pode ser obtida, com capacidade de saída para 2200VA. d) Ligado como trafo isolador, a relação de transformação 170/90V limitará a potência de saída a 400VA. e) Ligado como autotransformador elevador de tensão com relação 50/110V, a capacidade máxima será de 1000VA. 35. Um chuveiro elétrico tem rendimento ideal e aquece a água que o percorre na vazão de 0,12 litro por segundo. Considere unitária a densidade da água (1g = 1ml), Qe a quantidade de calor dissipada pelo aquecedor e Qr o calor que é recebido pela massa líquida, de modo a elevar sua temperatura em 10 C. Considere os dados abaixo e assinale a alternativa correspondente à potência elétrica do chuveiro, em kw. Dados: m massa d água, em gramas; c calor específico, em cal/g. C θ - variação de temperatura, em C; P elét potência elétrica do aquecedor, em watts; C água = 1 cal/g. C Qr (calorias) = m (g). c (cal/g. C). θ ( C) ) Qr (calorias) = 0,24. Qe (joules) Qe (joules) = P elét(w). t(s) a) 4,0 b) 5,0 c) 2,4 d) 2,0 e) 6,2

17 36. No trecho de um circuito CC ilustrado na figura 7, estão corretamente indicados os sentidos convencionais das correntes I 1, I 2 e I 3, com relação ao nó A, de modo que I 1 = 2A e I 2= 3A. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, as tensões nos terminais dos voltímetros ideais V1, V2 e V3. a) 40V, 35V e 20V b) 30 V, 5V e 0V c) 30V, 35V e 10V d) 20V, 55V e 0V e) 50V, 65V e 55V Figura Conforme o esquema da figura 8, uma carga trifásica desequilibrada C1 é ligada em delta, e uma carga desequilibrada C2 é ligada em estrela, a três fios. Com base nesse esquema, analise as seguintes proposições. I. Na carga C1, cada impedância está submetida a uma tensão de 220V. II. Cada impedância de C1 está sendo submetida a uma tensão de 380V, em módulo. III. As impedâncias da carga C2 recebem uma tensão de 220V em seus terminais. IV. A condição de desequilíbrio de C2 implica o surgimento de sobretensões na carga C1. V. A ausência do neutro em C2 pode causar subtensão em impedância(s) dessa carga. Está(ão) CORRETA(S), apenas, a) II e V. b) II. c) I, II e IV. d) III e IV. e) I, II, IV e V. Figura 8

18 38. O circuito magnético da figura 9.1 tem o comportamento da corrente I1 representado no gráfico (I1 x t) da figura 9.2. Assinale a alternativa que melhor representa o comportamento de (E2 x t). Figura 9.1 Figura 9.2 a) d) b) e) c)

19 39. Uma fonte CC é constituída por um banco de baterias idênticas ligadas numa associação sérieparalela. Cada bateria utilizada possui E = 12V e resistência interna ρ = 0,05ohms. Em vazio, a tensão nos terminais da fonte é de 60V e, ao fornecer uma corrente de intensidade total de 200A, opera na tensão mínima de 50V. A corrente máxima que o banco poderá fornecer mediante curto-circuito, em ampères, corresponde a: a) 200 A b) 960 A c) 240 A d) 160 A e) 1200 A 40. Um transformador trifásico 13800/ V tem potência nominal de 45kVA e opera à plena carga, alimentando uma carga equilibrada, ligada em delta, de modo que, em cada carga, a corrente está atrasada da tensão de 30º. Um banco trifásico de capacitores ligados em delta é empregado para corrigir o fator de potência total para 1,0. A potência reativa capacitiva, em kvar, necessária à correção do FP para unitário e a máxima potência ativa, em kw, que poderá ser fornecida nestas circunstâncias pelo transformador, por fase, correspondem respectivamente a: Dados: cos 30º = 0,87 sen 30º = 0,5 tg 30º = 0,58 a) 26,1 kvar e 30 kw b) 22,5 kvar e 45 kw c) 13,05 kvar e 15 kw d) 7,5 kvar e 15 kw e) 8,66 kvar e 15 kw

20

11. Dado o circuito abaixo, determine a capacitância equivalente do circuito, sabendo que:

11. Dado o circuito abaixo, determine a capacitância equivalente do circuito, sabendo que: TÉCNICO EM ELETRICIDADE 4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 11 A 25 11. Dado o circuito abaixo, determine a capacitância equivalente do circuito, sabendo que: C1 = 300µF C2 = C3 = 300µF C4 = C5 = C6

Leia mais

Transformadores trifásicos

Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Transformadores trifásicos Por que precisamos usar transformadores trifásicos Os sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica

Leia mais

Técnico em Eletrotécnica

Técnico em Eletrotécnica Técnico em Eletrotécnica Caderno de Questões Prova Objetiva 2015 01 Em uma corrente elétrica, o deslocamento dos elétrons para produzir a corrente se deve ao seguinte fator: a) fluxo dos elétrons b) forças

Leia mais

Eletrotécnica Geral. Lista de Exercícios 2

Eletrotécnica Geral. Lista de Exercícios 2 ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO PEA - Departamento de Engenharia de Energia e Automação Elétricas Eletrotécnica Geral Lista de Exercícios 2 1. Condutores e Dispositivos de Proteção 2. Fornecimento

Leia mais

Questão 3: Três capacitores são associados em paralelo. Sabendo-se que suas capacitâncias são 50μF,100μF e 200μF, o resultado da associação é:

Questão 3: Três capacitores são associados em paralelo. Sabendo-se que suas capacitâncias são 50μF,100μF e 200μF, o resultado da associação é: Questão 1: A tensão E no circuito abaixo vale: a) 0,5 V b) 1,0 V c) 2,0 V d) 5,0 V e) 10,0 V Questão 2: A resistência equivalente entre os pontos A e B na associação abaixo é de: a) 5 Ohms b) 10 Ohms c)

Leia mais

PROVA ESPECÍFICA Cargo 18

PROVA ESPECÍFICA Cargo 18 27 PROVA ESPECÍFICA Cargo 18 QUESTÃO 41 De acordo com a NBR 5410, em algumas situações é recomendada a omissão da proteção contra sobrecargas. Dentre estas situações estão, EXCETO: a) Circuitos de comando.

Leia mais

1 a Lista de Exercícios Exercícios para a Primeira Prova

1 a Lista de Exercícios Exercícios para a Primeira Prova EE.UFMG - ESCOLA DE ENGENHARIA DA UFMG CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA ELE 0 - CIRCUITOS POLIFÁSICOS E MAGNÉTICOS PROF: CLEVER PEREIRA 1 a Lista de Exercícios Exercícios para a Primeira Prova

Leia mais

20 m. 20 m. 12. Seja L a indutância de uma linha de transmissão e C a capacitância entre esta linha e a terra, conforme modelo abaixo:

20 m. 20 m. 12. Seja L a indutância de uma linha de transmissão e C a capacitância entre esta linha e a terra, conforme modelo abaixo: ENGENHEIRO ELETRICISTA 4 CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS QUESTÕES DE 11 A 25 11. Um sistema de proteção contra descargas atmosféricas do tipo Franklin foi concebido para prover a segurança de uma edificação

Leia mais

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Comissão Permanente de Concurso Público CONCURSO PÚBLICO 23 / MAIO / 2010

Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Comissão Permanente de Concurso Público CONCURSO PÚBLICO 23 / MAIO / 2010 Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Comissão Permanente de Concurso Público PR CONCURSO PÚBLICO 23 / MAIO / 2010 ÁREA / SUBÁREA: ELETROTÉCNICA GABARITO MÁQUINAS ELÉTRICAS

Leia mais

Exercícios Leis de Kirchhoff

Exercícios Leis de Kirchhoff Exercícios Leis de Kirchhoff 1-Sobre o esquema a seguir, sabe-se que i 1 = 2A;U AB = 6V; R 2 = 2 Ω e R 3 = 10 Ω. Então, a tensão entre C e D, em volts, vale: a) 10 b) 20 c) 30 d) 40 e) 50 Os valores medidos

Leia mais

TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA

TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA TEMA DA AULA TRANSFORMADORES DE POTÊNCIA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA TRANSFORMADORES - PERDAS EM VAZIO Potência absorvida pelo transformador quando alimentado em tensão e frequência nominais,

Leia mais

DESTAQUE: A IMPORTÂNCIA DOS TRANSFORMADORES EM SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA

DESTAQUE: A IMPORTÂNCIA DOS TRANSFORMADORES EM SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA Capítulo 0 Transformadores DESTAQE: A IMPORTÂNCIA DOS TRANSFORMADORES EM SISTEMAS DE ENERGIA ELÉTRICA Os geradores elétricos, que fornecem tensões relativamente baixas (da ordem de 5 a 5 kv), são ligados

Leia mais

Motores de Indução ADRIELLE DE CARVALHO SANTANA

Motores de Indução ADRIELLE DE CARVALHO SANTANA ADRIELLE DE CARVALHO SANTANA Motores CA Os motores CA são classificados em: -> Motores Síncronos; -> Motores Assíncronos (Motor de Indução) O motor de indução é o motor CA mais usado, por causa de sua

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

LABORATÓRIO DE ELETROTÉCNICA GERAL. EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORES E MOTORES Código: TRM RELATÓRIO -

LABORATÓRIO DE ELETROTÉCNICA GERAL. EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORES E MOTORES Código: TRM RELATÓRIO - LABORATÓRIO DE ELETROTÉCNICA GERAL EXPERIÊNCIA TRANSFORMADORES E MOTORES Código: TRM RELATÓRIO - NOTA... Grupo:............. Professor:... Data:..... Objetivo:............. 1. Transformador 1.1 Transformador

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013

PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013 CURSO/CICLO DE FORMAÇÃO: Técnico de Instalações Elétricas DISCIPLINA: Eletricidade / Eletrónica N.º TOTAL DE MÓDULOS: 8 PLANIFICAÇÃO MODULAR ANO LECTIVO 2012 / 2013 N.º 1 30 Corrente Contínua Identificar

Leia mais

Associação de Geradores

Associação de Geradores Associação de Geradores 1. (Epcar (Afa) 2012) Um estudante dispõe de 40 pilhas, sendo que cada uma delas possui fem igual a 1,5 V e resistência interna de 0,25. Elas serão associadas e, posteriormente,

Leia mais

Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia B

Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia B Laboratório de Conversão Eletromecânica de Energia B Prof a. Katia C. de Almeida 1 Obtenção Experimental dos Parâmetros do Circuito Equivalente do Motor de Indução Monofásico 1.1 Introdução 1.1.1 Motores

Leia mais

Motores Síncronos ADRIELLE C SANTANA

Motores Síncronos ADRIELLE C SANTANA Motores Síncronos ADRIELLE C SANTANA Motores Síncronos Possuem velocidade fixa e são utilizados para grandes cargas, (em função do seu alto custo que faz com que ele não seja viável para aparelhos menores)

Leia mais

3 - Sistemas em Corrente Alternada. 1 Considerações sobre Potência e Energia. Carlos Marcelo Pedroso. 18 de março de 2010

3 - Sistemas em Corrente Alternada. 1 Considerações sobre Potência e Energia. Carlos Marcelo Pedroso. 18 de março de 2010 3 - Sistemas em Corrente Alternada Carlos Marcelo Pedroso 18 de março de 2010 1 Considerações sobre Potência e Energia A potência fornecida a uma carga à qual está aplicada um tensão instantânea u e por

Leia mais

TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA

TEMA DA AULA PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA TEMA DA AULA TRANSFORMADORES DE INSTRUMENTOS PROFESSOR: RONIMACK TRAJANO DE SOUZA MEDIÇÃO DE GRANDEZAS ELÉTRICAS Por que medir grandezas elétricas? Quais grandezas elétricas precisamos medir? Como medir

Leia mais

EDI-34 Instalações Elétricas

EDI-34 Instalações Elétricas EDI-34 Instalações Elétricas Plano de Disciplina 2º semestre de 2015 1. Identificação Sigla e título: EDI-34 Instalações Elétricas Curso de Engenharia Civil-Aeronáutica Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Leia mais

Partida do Motor de Indução Trifásico

Partida do Motor de Indução Trifásico Partida do Motor de Indução Trifásico 1.Introdução Os motores elétricos durante solicitam da rede de alimentação uma corrente elevada na partida. Essa corrente é da ordem de 6 a 10 vezes a sua corrente

Leia mais

13 - INSTALAÇÕES DE FORÇA MOTRIZ

13 - INSTALAÇÕES DE FORÇA MOTRIZ Instalações Elétricas Professor Luiz Henrique Alves Pazzini 104 13.1 - Introdução 13 - INSTALAÇÕES DE FORÇA MOTRIZ Existem três configurações básicas para alimentação de motores que operam em condições

Leia mais

Trabalho Prático Nº 6.

Trabalho Prático Nº 6. Trabalho Prático Nº 6. Título: Carga Predominantemente Resistiva, Carga Predominantemente Indutiva e Carga Resistiva e Indutiva em paralelo. Objetivo: Este trabalho prático teve como objetivo montar três

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO CADERNO DE PROVAS

PREFEITURA MUNICIPAL DE BOM DESPACHO-MG PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO - EDITAL 001/2009 CARGO: ESPECIALISTA EM EDUCAÇÃO CADERNO DE PROVAS CADERNO DE PROVAS 1 A prova terá a duração de duas horas, incluindo o tempo necessário para o preenchimento do gabarito. 2 Marque as respostas no caderno de provas, deixe para preencher o gabarito depois

Leia mais

Circuitos Elétricos 1º parte. Introdução Geradores elétricos Chaves e fusíveis Aprofundando Equação do gerador Potência e rendimento

Circuitos Elétricos 1º parte. Introdução Geradores elétricos Chaves e fusíveis Aprofundando Equação do gerador Potência e rendimento Circuitos Elétricos 1º parte Introdução Geradores elétricos Chaves e fusíveis Aprofundando Equação do gerador Potência e rendimento Introdução Um circuito elétrico é constituido de interconexão de vários

Leia mais

Prof.: Geraldo Barbosa Filho

Prof.: Geraldo Barbosa Filho AULA 07 GERADORES E RECEPTORES 5- CURVA CARACTERÍSTICA DO GERADOR 1- GERADOR ELÉTRICO Gerador é um elemento de circuito que transforma qualquer tipo de energia, exceto a elétrica, em energia elétrica.

Leia mais

física EXAME DISCURSIVO 2ª fase 30/11/2014

física EXAME DISCURSIVO 2ª fase 30/11/2014 EXAME DISCURSIVO 2ª fase 30/11/2014 física Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Leia mais

1ª PARTE: INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA ELETROTÉCNICA - IT

1ª PARTE: INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA ELETROTÉCNICA - IT 1ª PARTE: INFORMAÇÃO TECNOLÓGICA ELETROTÉCNICA - IT SUMÁRIO Grandezas 01 1.1 Classificação das Grandezas 01 1.2 Grandezas Elétricas 01 2 Átomo (Estrutura Atômica) 01 2.1 Divisão do Átomo 01 3 Equilíbrio

Leia mais

GERADORES MECÂNICOS DE ENERGIA ELÉTRICA

GERADORES MECÂNICOS DE ENERGIA ELÉTRICA GERADORES MECÂNICOS DE ENERGIA ELÉTRICA Todo dispositivo cuja finalidade é produzir energia elétrica à custa de energia mecânica constitui uma máquina geradora de energia elétrica. O funcionamento do

Leia mais

Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05

Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05 Tutorial de Eletrônica Aplicações com 555 v2010.05 Linha de Equipamentos MEC Desenvolvidos por: Maxwell Bohr Instrumentação Eletrônica Ltda. Rua Porto Alegre, 212 Londrina PR Brasil http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Levantamento da Característica de Magnetização do Gerador de Corrente Contínua

Levantamento da Característica de Magnetização do Gerador de Corrente Contínua Experiência IV Levantamento da Característica de Magnetização do Gerador de Corrente Contínua 1. Introdução A máquina de corrente contínua de fabricação ANEL que será usada nesta experiência é a mostrada

Leia mais

GUIA DE APLICAÇÃO DE CAPACITORES BT

GUIA DE APLICAÇÃO DE CAPACITORES BT GUIA DE APLICAÇÃO DE Neste guia você tem um resumo detalhado dos aspectos mais importantes sobre aplicação de capacitores de baixa tensão para correção do fator de potência. Apresentando desde conceitos

Leia mais

ENGENHEIRO ELETRICISTA

ENGENHEIRO ELETRICISTA ENGENHEIRO ELETRICISTA QUESTÃO 01 O projeto de uma S.E. consumidora prevê dois transformadores, operando em paralelo, com as seguintes características: 500kVA, 13800//220/127V, Z = 5% sob 13.8KV; I n =

Leia mais

CAPÍTULO 2 - TIPOS DE MÁQUINAS ASSÍNCRONAS TRIFÁSICAS

CAPÍTULO 2 - TIPOS DE MÁQUINAS ASSÍNCRONAS TRIFÁSICAS CAPÍTULO 2 - TIPOS DE MÁQUINAS ASSÍNCRONAS TRIFÁSICAS 2.1 INTRODUÇÃO O objetivo do presente trabalho é estudar o funcionamento em regime permanente e em regime dinâmico da Máquina Assíncrona Trifásica

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO Texto:Ângela Maria Ribeiro Holanda ribeiroholanda@gmail.com ribeiroholanda@hotmail.com A educação é projeto, e, mais do que isto,

Leia mais

CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA (FP) Prof. Marcos Fergütz Fev/2014

CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA (FP) Prof. Marcos Fergütz Fev/2014 CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA (FP) Prof. Marcos Fergütz Fev/2014 CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA (FP) CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA (FP) CORREÇÃO DO FATOR DE POTÊNCIA (FP) - Objetivo: Manter o FP 0,92 Q

Leia mais

MOTORES ELÉTRICOS Princípios e fundamentos

MOTORES ELÉTRICOS Princípios e fundamentos MOTORES ELÉTRICOS Princípios e fundamentos 1 Classificação 2 3 Estator O estator do motor e também constituido por um núcleo ferromagnético laminado, nas cavas do qual são colocados os enrolamentos alimentados

Leia mais

VERIFICAÇÃO FINAL DOCUMENTAÇÃO

VERIFICAÇÃO FINAL DOCUMENTAÇÃO VERIFICAÇÃO FINAL DOCUMENTAÇÃO Inspeção visual e documentação............................................................284 Ensaios de campo em instalações...........................................................285

Leia mais

Retificadores (ENG - 20301) Lista de Exercícios de Sinais Senoidais

Retificadores (ENG - 20301) Lista de Exercícios de Sinais Senoidais Retificadores (ENG - 20301) Lista de Exercícios de Sinais Senoidais 01) Considerando a figura abaixo, determine: a) Tensão de pico; b) Tensão pico a pico; c) Período; d) Freqüência. 02) Considerando a

Leia mais

Eletrotécnica. Comandos Elétricos

Eletrotécnica. Comandos Elétricos Eletrotécnica Comandos Elétricos Teoria e Aplicações Escola Técnica de Brasília - ETB Prof. Roberto Leal Ligação de Motores 1 Motor Elétrico Transformar energia elétrica em energia mecânica Motores de

Leia mais

ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS (INVERSOR DE FREQUÊNCIA)

ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS (INVERSOR DE FREQUÊNCIA) ACIONAMENTOS ELETRÔNICOS (INVERSOR DE FREQUÊNCIA) 1. Introdução 1.1 Inversor de Frequência A necessidade de aumento de produção e diminuição de custos faz surgir uma grande infinidade de equipamentos desenvolvidos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Curso Profissional de Técnico de Inst. Elétricas 2012/2013 Eletricidade e Eletrónica (117 h 156t)

PLANIFICAÇÃO ANUAL DE CONTEÚDOS Curso Profissional de Técnico de Inst. Elétricas 2012/2013 Eletricidade e Eletrónica (117 h 156t) Eletricidade e Eletrónica (117 h 1t) Total de Aulas Previstas ( min) 1 1º Período - 13 SET / 1 DEZ 2º Período - 3 JAN / 1 MAR 1 3º Período - 2 ABR / 0 Módulo : - Transístor Bipolar - (27h / 3t) Conhecer

Leia mais

Equipamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência Ltda.

Equipamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência Ltda. Equipamentos Elétricos e Eletrônicos de Potência Ltda. Confiança e economia na qualidade da energia. Recomendações para a aplicação de capacitores em sistemas de potência Antes de iniciar a instalação,

Leia mais

www.corradi.junior.nom.br - Eletrônica Básica - UNIP - Prof. Corradi Informações elementares - Projetos práticos. Circuitos retificadores

www.corradi.junior.nom.br - Eletrônica Básica - UNIP - Prof. Corradi Informações elementares - Projetos práticos. Circuitos retificadores www.corradi.junior.nom.br - Eletrônica Básica - UNIP - Prof. Corradi Informações elementares - Projetos práticos. Circuitos retificadores Introdução A tensão fornecida pela concessionária de energia elétrica

Leia mais

Analisando graficamente o exemplo das lâmpadas coloridas de 100 W no período de três horas temos: Demanda (W) a 100 1 100 100.

Analisando graficamente o exemplo das lâmpadas coloridas de 100 W no período de três horas temos: Demanda (W) a 100 1 100 100. Consumo Consumo refere-se à energia consumida num intervalo de tempo, ou seja, o produto da potência (kw) da carga pelo número de horas (h) em que a mesma esteve ligada. Analisando graficamente o exemplo

Leia mais

Strain Gages e Pontes de Wheatstone. Disciplina de Instrumentação e Medição Prof. Felipe Dalla Vecchia e Filipi Vianna

Strain Gages e Pontes de Wheatstone. Disciplina de Instrumentação e Medição Prof. Felipe Dalla Vecchia e Filipi Vianna Strain Gages e Pontes de Wheatstone Disciplina de Instrumentação e Medição Prof. Felipe Dalla Vecchia e Filipi Vianna Referência Aula baseada no material dos livros: - Instrumentação e Fundamentos de Medidas

Leia mais

ENE065 Instalações Elétricas I

ENE065 Instalações Elétricas I 14/05/2012 ENE065 Instalações Elétricas I Prof.: Ivo Chaves da Silva Junior ivo.junior@ufjf.edu.br Dimensionamento dos Condutores FASE Ampacidade Queda de Tensão Seção Mínima Dimensionamento dos Condutores

Leia mais

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO

REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO FASIPE CENTRO EDUCACIONAL LTDA. Mantenedora Faculdade Cenecista de Sinop Facenop/FASIPE Mantida REGULAMENTO DO PROGRAMA DE MONITORIA GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS BACHARELADO SINOP / MATO GROSSO 2014

Leia mais

TRABALHO LABORATORIAL Nº 3

TRABALHO LABORATORIAL Nº 3 ESCOLA SUPERIOR NÁUTICA INFANTE D. HENRIQUE DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MARÍTIMA M422 - SISTEMAS E INSTALAÇÕES ELÉCTRICAS DE NAVIOS TRABALHO LABORATORIAL Nº 3 ENSAIO DE UMA MÁQUINA ASSÍNCRONA TRIFÁSICA

Leia mais

PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO

PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO PLANEJAMENTO DIDÁTICO PEDAGÓGICO Componente Curricular: ELETROELETRÔNICA APLICADA Módulo I Professor: Danilo de Carvalho / Danilo Ramos Stein / Enrico André Santos Castro Carga Horária prevista: 60 horas

Leia mais

- Para se aumentar a quantidade de líquido (W), para o mesmo copo de chopp, deve-se reduzir a quantidade de espuma (VAr). Desta forma, melhora-se a

- Para se aumentar a quantidade de líquido (W), para o mesmo copo de chopp, deve-se reduzir a quantidade de espuma (VAr). Desta forma, melhora-se a 6. FATOR DE POTÊNCIA O fator de potência é uma relação entre potência ativa e potência reativa, conseqüentemente energia ativa e reativa. Ele indica a eficiência com a qual a energia está sendo usada.

Leia mais

Questão 3: Um resistor de 10Ω é alimentado por uma tensão contínua de 50V. A potência dissipada pelo resistor é:

Questão 3: Um resistor de 10Ω é alimentado por uma tensão contínua de 50V. A potência dissipada pelo resistor é: Questão 1: Dois resistores de 1Ω e 2Ω, conectados em série, são alimentados por uma fonte de tensão contínua de 6V. A tensão sobre o resistor de 2Ω é: a) 15V. b) 2V. c) 4V. d) 5V. e) 55V. Questão 2:A resistência

Leia mais

Boletim Te cnico. Tema: BT002 Fontes para lâmpadas UV

Boletim Te cnico. Tema: BT002 Fontes para lâmpadas UV Boletim Te cnico Tema: BT002 Fontes para lâmpadas UV As fontes para lâmpadas ultravioleta são os circuitos de potência responsáveis pela alimentação das lâmpadas de média pressão. São também conhecidas

Leia mais

I Retificador de meia onda

I Retificador de meia onda Circuitos retificadores Introdução A tensão fornecida pela concessionária de energia elétrica é alternada ao passo que os dispositivos eletrônicos operam com tensão contínua. Então é necessário retificá-la

Leia mais

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA DEE CURSO DE ENGENHARIA ELÉTRICA LABORATÓRIO 6: Máquina Síncrona em Barramento Infinito Objetivo: Verificar, experimentalmente, como é feita a ligação de um gerador síncrono no barramento infinito. Teoria: As necessidades de energia elétrica

Leia mais

Dra. Margareth Diniz Coordenadora PPGE/UFOP

Dra. Margareth Diniz Coordenadora PPGE/UFOP Dra. Margareth Diniz Coordenadora PPGE/UFOP Pela sua importância destacam-se aqui alguns dos seus princípios: Todos/as os/ssujeitos, de ambos os sexos, têm direito fundamental à educação, bem como a oportunidade

Leia mais

CARGOS DE CLASSE D TÉCNICO DE ELETRÔNICA E TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: ELETRÔNICA

CARGOS DE CLASSE D TÉCNICO DE ELETRÔNICA E TÉCNICO DE LABORATÓRIO / ÁREA: ELETRÔNICA 7 CEFET CARGOS DE CLASSE D TÉCNICO DE ELETRÔNICA E TÉCNICO DE LABORATÓRIO LEIA ATENTAMENTE AS INSTRUÇÕES ABAIXO. 01 - O candidato recebeu do fiscal o seguinte material: a) este CADERNO DE QUESTÕES, com

Leia mais

Professor João Luiz Cesarino Ferreira

Professor João Luiz Cesarino Ferreira Exercícios 1º Lei de Ohm e Potência elétrica 1º) 2º) 3º) Um fio com uma resistência de 6,0Ω é esticado de tal forma que seu comprimento se torna três vezes maior que o original. Determine a resistência

Leia mais

AULA 02 REVISÃO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS TRANSFORMADORES DE MEDIDAS DISJUNTORES DE POTÊNCIA

AULA 02 REVISÃO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS TRANSFORMADORES DE MEDIDAS DISJUNTORES DE POTÊNCIA AULA 02 REVISÃO DE EQUIPAMENTOS ELÉTRICOS TRANSFORMADORES DE MEDIDAS DISJUNTORES DE POTÊNCIA ENE095 Proteção de Sistemas Elétricos de Potência Prof. Luís Henrique Lopes Lima 1 TRANSFORMADORES DE MEDIDAS

Leia mais

EXPERIÊNCIA 8 TRANSFORMADORES, CIRCUITOS EM CORRENTE ALTERNADA E FATOR DE POTÊNCIA

EXPERIÊNCIA 8 TRANSFORMADORES, CIRCUITOS EM CORRENTE ALTERNADA E FATOR DE POTÊNCIA EXPEÊNA 8 ANSFOMADOES, UOS EM OENE AENADA E FAO DE POÊNA 1 NODUÇÃO O transformador é um dispositivo elétrico que permite modificar a amplitude de tensões e correntes onsiste basicamente de duas bobinas

Leia mais

Fundamentos de Máquinas Elétricas

Fundamentos de Máquinas Elétricas Universidade Federal do C Engenharia de nstrumentação, utomação e Robótica Fundamentos de Máquinas Elétricas rof. Dr. José Luis zcue uma Regulação de tensão Rendimento Ensaios de curto-circuito e circuito

Leia mais

Transformadores Para Instrumentos. Prof. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng.

Transformadores Para Instrumentos. Prof. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng. Transformadores Para Instrumentos Prof. Carlos Roberto da Silva Filho, M. Eng. Sumário 1. Tipos de Transformadores. 2. Transformadores de Corrente - TCs. 3. Transformadores de Potencial TPs. 4. Ligação

Leia mais

Aula 06. ASSUNTOS: Circuitos elétricos de corrente contínua; potência elétrica; leis de OHM; efeito Joule.

Aula 06. ASSUNTOS: Circuitos elétricos de corrente contínua; potência elétrica; leis de OHM; efeito Joule. ASSNTOS: Circuitos elétricos de corrente contínua; potência elétrica; leis de OHM; efeito Joule. 1. (CEFET CE 007) Na figura a seguir, a bateria E, o voltímetro V e o amperímetro A são ideais. Todos os

Leia mais

APRESENTAÇÃO... 13. Unidade 1: Revisão de eletricidade básica. 1.1 Primeiras palavras... 17. 1.2 Problematizando o tema... 17

APRESENTAÇÃO... 13. Unidade 1: Revisão de eletricidade básica. 1.1 Primeiras palavras... 17. 1.2 Problematizando o tema... 17 ........... Sumário APRESENTAÇÃO.... 13 Unidade 1: Revisão de eletricidade básica 1.1 Primeiras palavras.... 17 1.2 Problematizando o tema... 17 1.3 Texto básico para estudos.... 17 1.3.1 Tensão Contínua

Leia mais

Problemas de eletricidade

Problemas de eletricidade Problemas de eletricidade 1 - Um corpo condutor está eletrizado positivamente. Podemos afirmar que: a) o número de elétrons é igual ao número de prótons. b) o número de elétrons é maior que o número de

Leia mais

Alternadores e Circuitos Polifásicos ADRIELLE DE CARVALHO SANTANA

Alternadores e Circuitos Polifásicos ADRIELLE DE CARVALHO SANTANA Alternadores e Circuitos Polifásicos ADRIELLE DE CARVALHO SANTANA Alternadores Um gerador é qualquer máquina que transforma energia mecânica em elétrica por meio da indução magnética. Um gerador de corrente

Leia mais

Receptores elétricos

Receptores elétricos Receptores elétricos 1 Fig.20.1 20.1. A Fig. 20.1 mostra um receptor elétrico ligado a dois pontos A e B de um circuito entre os quais existe uma d.d.p. de 12 V. A corrente que o percorre é de 2,0 A. A

Leia mais

INSTRUÇÕES PARA A PROVA:

INSTRUÇÕES PARA A PROVA: CONCUSO PÚBLICO POFESSO / ELETOTÉCNICA GUPO MAGISTÉIO eservado ao CEFET-N 16 de setembro de 007 INSTUÇÕES PAA A POVA: Use apenas caneta esferográfica azul ou preta; Escreva o seu nome completo, o número

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIAS INTEGRADAS DO PONTAL Física Experimental III - Medidas Elétricas Objetivo O objetivo desta prática é aprender a fazer medições de resistência, tensão

Leia mais

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 13/06/2010

Concurso Público para Cargos Técnico-Administrativos em Educação UNIFEI 13/06/2010 Questão 21 Conhecimentos Específicos - Técnico em Eletrônica Calcule a tensão Vo no circuito ilustrado na figura ao lado. A. 1 V. B. 10 V. C. 5 V. D. 15 V. Questão 22 Conhecimentos Específicos - Técnico

Leia mais

PREENCHIMENTO DA PLANILHA DO PROJETO EXPRESSO V 2.0

PREENCHIMENTO DA PLANILHA DO PROJETO EXPRESSO V 2.0 1. OBJETIVO Este informativo técnico tem como objetivo orientar o envio dos documentos e o preenchimento correto da planilha do Projeto Expresso v 2.0 - Caixas Metálicas e planilha do Projeto Expresso

Leia mais

Manual do instalador Box Input Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Input.

Manual do instalador Box Input Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Input. Pág. 1/10 Apresentação Equipamento para detecção de acionamentos e monitoração de sensores. Comunicação com outros dispositivos por rede CAN. Possui seis entradas digitais optoacopladas com indicação de

Leia mais

Cap.6 Transformadores para Instrumentos. TP Transformador de Potencial. TC Transformador de Corrente

Cap.6 Transformadores para Instrumentos. TP Transformador de Potencial. TC Transformador de Corrente Universidade Federal de Itajubá UNIFEI Cap.6 Transformadores para Instrumentos. TP Transformador de Potencial. TC Transformador de Corrente Prof. Dr. Fernando Nunes Belchior fnbelchior@hotmail.com fnbelchior@unifei.edu.br

Leia mais

Exercícios de Física sobre Circuitos Elétricos com Gabarito

Exercícios de Física sobre Circuitos Elétricos com Gabarito Exercícios de Física sobre Circuitos Elétricos com Gabarito (Unicamp-999 Um técnico em eletricidade notou que a lâmpada que ele havia retirado do almoxarifado tinha seus valores nominais (valores impressos

Leia mais

PROBLEMAS DE MÁQUINAS ELÉCTRICAS

PROBLEMAS DE MÁQUINAS ELÉCTRICAS PROBLEMAS DE MÁQUINAS ELÉCTRICAS 1. Um dinamo octopolar de 600 r.p.m. com enrolamento em série de 300 condutores activos tem um fluxo por pólo de 5x10 6 Maxwell. Calcule a força electromotriz produzida.

Leia mais

Eletricidade Aplicada à Informática

Eletricidade Aplicada à Informática Professor: Leonardo Leódido Ligações Elétricas Sumário Dispositivos Eletro-Eletrônicos Dispositivos de Medição Dispositivos Eletro-Eletrônicos Resistência Todo elemento em um circuito oferece um certa

Leia mais

DEPT. DE ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES MÁQUINAS ELÉCTRICAS. Caracterização do Transformador Monofásico em Termos de Circuito Equivalente

DEPT. DE ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES MÁQUINAS ELÉCTRICAS. Caracterização do Transformador Monofásico em Termos de Circuito Equivalente DEPT. DE ENGENHARIA ELECTROTÉCNICA E DE COMPUTADORES MÁQUINAS ELÉCTRICAS Caracterização do Transformador Monofásico em Termos de Circuito Equivalente 1 Primário 220 V c 55 V 55 V 55 V 55 V Secundário Figure

Leia mais

Aula 05. Resistores em Série e em Paralelo Leis de Kirchhoff- Parte I

Aula 05. Resistores em Série e em Paralelo Leis de Kirchhoff- Parte I Aula 05 Resistores em Série e em Paralelo Leis de Kirchhoff- Parte I Circuito Elétrico Básico e suas componentes. \ Resistores em Série Em uma associação de resistores em série, a corrente elétrica ( contínua)

Leia mais

TERMOS PRINCIPAIS UTILIZADOS EM TRANSFORMADORES

TERMOS PRINCIPAIS UTILIZADOS EM TRANSFORMADORES TRANSFORMADOR MONOFÁSICO: São transformadores que possuem apenas um conjunto de bobinas de Alta e Baixa tensão colocado sobre um núcleo. 1 TRANSFORMADOR TRIFÁSICO: São transformadores que possuem três

Leia mais

AULA LÂMPADA SÉRIE - VOLTÍMETRO E AMPERÍMETRO REVISÃO DOS CONCEITOS DE TENSÃO E CORRENTE APOSTILA ELÉTRICA PARA ELETRÔNICA

AULA LÂMPADA SÉRIE - VOLTÍMETRO E AMPERÍMETRO REVISÃO DOS CONCEITOS DE TENSÃO E CORRENTE APOSTILA ELÉTRICA PARA ELETRÔNICA APOSTILA ELÉTRICA PARA AULA 16 LÂMPADA SÉRIE - OLTÍMETRO E AMPERÍMETRO REISÃO DOS CONCEITOS DE TENSÃO E CORRENTE As diversas combinações da lâmpada série Um circuito prático para montar uma lâmpada série

Leia mais

Nobreak. 160 e 300 kva. senoidal on-line trifásico PERFIL PROTEÇÕES

Nobreak. 160 e 300 kva. senoidal on-line trifásico PERFIL PROTEÇÕES Nobreak senoidal on-line trifásico dupla convers o 60 a 300 kva 60 kva de 80 a 120 kva 160 e 300 kva PERFIL Os nobreaks on-line de dupla conversão da linha Gran Triphases foram desenvolvidos com o que

Leia mais

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA

PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA PROGRAMA DE ACOMPANHAMENTO DE EGRESSOS DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA FARROUPILHA A concepção que fundamenta os processos educacionais das Instituições da Rede Federal de Educação

Leia mais

PROCESSO SELETIVO 001/2011 SENAI-DR-RN/CTGÁS-ER PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. CARGO: INSTRUTOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGIAS I Nível O

PROCESSO SELETIVO 001/2011 SENAI-DR-RN/CTGÁS-ER PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS. CARGO: INSTRUTOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGIAS I Nível O 2 PROCESSO SELETIVO 001/2011 SENAI-DR-RN/CTGÁS-ER PROVA DE CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS CARGO: INSTRUTOR DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGIAS I Nível O CÓDIGO DO CARGO/VAGA: V0013 1) Considere um transformador

Leia mais

NR-10 MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO

NR-10 MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO NR-10 MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO Prof. Pedro Armando da Silva Jr. Engenheiro Eletricista, Dr. pedroarmando@ifsc.edu.br DESENERGIZAÇÃO A desenergização é um conjunto de ações coordenadas, sequenciadas

Leia mais

Leia estas instruções:

Leia estas instruções: Leia estas instruções: 1 Confira se os dados contidos na parte inferior desta capa estão corretos e, em seguida, assine no espaço reservado para isso. Caso se identifique em qualquer outro local deste

Leia mais

LINHA DE EQUIPAMENTOS DIDÁTICOS PARA ÁREA DE ELETROTÉCNICA: DESCRIÇÃO ETC S

LINHA DE EQUIPAMENTOS DIDÁTICOS PARA ÁREA DE ELETROTÉCNICA: DESCRIÇÃO ETC S EQUACIONAL ELÉTRICA E MECÂNICA LTDA. RUA SECUNDINO DOMINGUES 787, JARDIM INDEPENDÊNCIA, SÃO PAULO, SP TELEFONE (011) 2100-0777 - FAX (011) 2100-0779 - CEP 03223-110 INTERNET: http://www.equacional.com.br

Leia mais

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS

INSTALAÇÕES ELÉTRICAS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS Capítulo 4 Parte 2 Condutores elétricos: 1. semestre de 2011 Abraham Ortega Número de condutores isolados no interior de um eletroduto Eletroduto é um elemento de linha elétrica fechada,

Leia mais

Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização.

Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização. 04/12/2011 Física Caderno de prova Este caderno, com dezesseis páginas numeradas sequencialmente, contém dez questões de Física. Não abra o caderno antes de receber autorização. Instruções 1. Verifique

Leia mais

a) 2,0. b) 2,4. c) 3,0. d) 4,8. e) 7,2.

a) 2,0. b) 2,4. c) 3,0. d) 4,8. e) 7,2. LISTA 08 GERADORES 1. (Uesb-BA) A força eletromotriz de um gerador é de 12V e a sua resistência interna é de 2,0. Quando esse gerador alimenta um dispositivo cuja resistência ôhmica é 4,0, a intensidade

Leia mais

REVISÃO ENEM. Prof. Heveraldo

REVISÃO ENEM. Prof. Heveraldo REVISÃO ENEM Prof. Heveraldo Fenômenos Elétricos e Magnéticos Carga elétrica e corrente elétrica. Lei de Coulomb. Campo elétrico e potencial elétrico. Linhas de campo. Superfícies equipotenciais. Poder

Leia mais

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA

MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MANUAL DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES PARA O CURSO DE FISIOTERAPIA MONTES CLAROS - MG SUMÁRIO 1. Introdução 4 2. Obrigatoriedade das atividades complementares 5 3. Modalidades de Atividades Complementares

Leia mais

Prova Oficial de Física - GABARITO 1 Trimestre/2014 Data: 23/04/2014

Prova Oficial de Física - GABARITO 1 Trimestre/2014 Data: 23/04/2014 Prova Oficial de Física - GABARITO 1 Trimestre/2014 Data: 23/04/2014 CONTEÚDO Corrente Elétrica, Tensão Elétrica, Resistores, 1º Lei de Ohm, 2º Lei de Ohm, Circuitos em Série e Paralelo, Potência Elétrica

Leia mais

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Atualização das informações. Nome dos grupos

Edição Data Alterações em relação à edição anterior. Atualização das informações. Nome dos grupos Instalação de Banco de Capacitores em Baixa Tensão Processo Realizar Novas Ligações Atividade Executar Ligações BT Código Edição Data SM04.14-01.008 2ª Folha 1 DE 9 26/10/2009 HISTÓRICO DE MODIFICAÇÕES

Leia mais

WEG EQUIPAMENTOS ELÉTRICO S S.A. CENTRO DE TREINAMENTO DE CLIENTES - CTC KIT MEDIDAS ELÉTRICAS MANUAL DO PROFESSOR

WEG EQUIPAMENTOS ELÉTRICO S S.A. CENTRO DE TREINAMENTO DE CLIENTES - CTC KIT MEDIDAS ELÉTRICAS MANUAL DO PROFESSOR WEG EQUIPAMENTOS ELÉTRICO S S.A. CENTRO DE TREINAMENTO DE CLIENTES - CTC KIT MEDIDAS ELÉTRICAS MANUAL DO PROFESSOR CENTRO DE TREINAMENTO DE CLIENTES - CTC MEDIDAS ELÉTRIC AS MANUAL DO PROFESSOR Manual

Leia mais

Compensação. de Factor de Potência

Compensação. de Factor de Potência Compensação de Factor de Potência oje em dia, praticamente todas as instalações eléctricas têm associadas aparelhos indutivos, nomeadamente, motores e transformadores. Este equipamentos necessitam de energia

Leia mais

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006

Estabilizada de. PdP. Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 TUTORIAL Fonte Estabilizada de 5 Volts Autor: Luís Fernando Patsko Nível: Intermediário Criação: 22/02/2006 Última versão: 18/12/2006 PdP Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos http://www.maxwellbohr.com.br

Leia mais

Manual do instalador Box Output AC Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Output AC.

Manual do instalador Box Output AC Rev. 0.01.000. Figura 01 Apresentação do Box Output AC. Pág. 1/10 Apresentação Equipamento para acionamento de cargas em corrente alternada 110/220V. Comunicação com outros dispositivos por rede CAN. 6 entradas digitais para acionamento local ou remoto. 6 entradas/saídas

Leia mais

. analogamente. Np Ns. a = Ns

. analogamente. Np Ns. a = Ns - Transformadores O transformador é um equipamento elétrico formado por bobinas isoladas eletricamente em torno de um núcleo comum. A bobina que recebe energia de uma fonte ca é chamada de primário. A

Leia mais