Sobre o EthicsPoint. Sobre o EthicsPoint Denúncias Geral Segurança e Confidencialidade das Denúncias Dicas e Melhores Práticas. O que é EthicsPoint?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Sobre o EthicsPoint. Sobre o EthicsPoint Denúncias Geral Segurança e Confidencialidade das Denúncias Dicas e Melhores Práticas. O que é EthicsPoint?"

Transcrição

1 Sobre o EthicsPoint Denúncias Geral Segurança e Confidencialidade das Denúncias Dicas e Melhores Práticas Sobre o EthicsPoint O que é EthicsPoint? EthicsPoint é uma ferramenta abrangente que possibilita a apresentação de denúncias de forma confidencial, permitindo que a administração e os funcionários trabalhem juntos no combate a fraudes, ao abuso e a outras condutas impróprias no local de trabalho, promovendo um ambiente de trabalho positivo. Por que precisamos de um sistema como o EthicsPoint? Acreditamos que nossos funcionários são o nosso bem mais importante. Ao criar canais de comunicação abertos, podemos promover um ambiente de trabalho positivo e aumentar a produtividade. A lei exige que as empresas de capital aberto disponham de um veículo de comunicação anônimo que encaminhe denúncias de eventuais fraudes contábeis e de auditoria diretamente ao Comitê de Auditoria. Um sistema eficaz de denúncias intensificará nossos esforços para promover uma cultura de integridade e tomada de decisões éticas.

2 Denúncias Geral Posso fazer denúncias pela Internet ou por telefone? Sim. Com o EthicsPoint, você pode fazer uma denúncia confidencial e anônima por telefone ou pela Internet. Que tipos de situações devo denunciar? O sistema EthicsPoint foi projetado para que os funcionários denunciem infrações do nosso Código de Conduta ou outras preocupações que possam ter. Se eu presenciar uma infração, não devo simplesmente denunciá-la ao meu gerente ou aos responsáveis por segurança ou recursos humanos e deixar que lidem com ela? Quando você observar algum comportamento que, em sua opinião, viole o nosso código de conduta, esperamos que o denuncie. Em condições ideais, você deve expor suas preocupações diretamente ao seu gerente ou outro membro da equipe administrativa. Reconhecemos, porém, que há circunstâncias em que você não se sentirá à vontade para denunciar o problema dessa maneira. É para essas circunstâncias que estabelecemos uma parceria com a EthicsPoint. Preferimos que você faça a denúncia anonimamente a omitir essas informações. Por que devo informar o que sei? O que ganho com isso? Todos nós temos o direito de trabalhar em um ambiente positivo, e com esse direito vem a responsabilidade de agir de maneira ética, informando as pessoas apropriadas quando alguém não está agindo de maneira adequada. Trabalhando juntos, podemos manter um ambiente saudável e produtivo. A conduta corporativa imprópria pode colocar em risco a sobrevivência de toda uma empresa. A administração realmente quer que eu faça denúncias? Claro que sim! Na verdade, precisamos que você faça denúncias. Você sabe o que acontece em nossa empresa tanto de bom como de mau. Talvez você tenha conhecimento preliminar de uma atividade que pode ser preocupante. Sua denúncia pode minimizar o impacto negativo potencial sobre a empresa e seus funcionários. Além disso, o fornecimento de sugestões positivas pode ajudar a identificar maneiras de melhorar a cultura e o desempenho da empresa. Para onde vão essas denúncias? Quem tem acesso a elas? As denúncias seguem diretamente para o servidor seguro da EthicsPoint para impedir qualquer quebra de segurança. A EthicsPoint disponibiliza essas denúncias apenas às pessoas específicas na empresa nomeadas responsáveis por sua avaliação, com base no tipo de infração e o local do incidente. Todos os destinatários foram treinados para manter essas denúncias estritamente confidenciais.

3 Esse sistema não é apenas um exemplo de alguém me vigiando? O sistema EthicsPoint concentra-se em ser um aspecto positivo da nossa filosofia global e nos permite garantir um ambiente de trabalho seguro, protegido e ético. Recomendamos que você busque orientação sobre dilemas éticos, apresente sugestões positivas ou comunique qualquer preocupação. A comunicação eficaz é essencial no ambiente de trabalho nos dias de hoje e esta é uma excelente ferramenta para aprimorar essa comunicação. Escolhemos cuidadosamente a melhor ferramenta de denúncias para atender às nossas obrigações de conformidade, mantendo ao mesmo tempo um ambiente de comunicação positivo. Segurança e Confidencialidade das Denúncias Se entendi bem, qualquer denúncia que eu envie de um computador da empresa gera um registro no servidor mostrando todos os sites a que meu PC se conecta; esse registro não me identificará como o originador da denúncia? O EthicsPoint não gera nem mantém qualquer registro interno de conexões com endereços IP. Portanto, nenhuma informação vinculando o seu PC à EthicsPoint estará disponível. Na verdade, a EthicsPoint compromete-se contratualmente a não tentar identificar o originador de uma denúncia. Caso você não se sinta à vontade em fazer uma denúncia a partir do seu PC no trabalho, poderá usar um computador fora do ambiente de trabalho (por exemplo, em uma LAN house, na casa de um amigo, etc.) para acessar o site seguro da EthicsPoint. Muitas pessoas preferem essa opção, pois os dados da EthicsPoint mostram que menos de 12% das denúncias são geradas durante o horário de expediente. Posso fazer uma denúncia de minha casa e permanecer anônimo? Uma denúncia feita a partir de sua casa, do computador de um vizinho ou de qualquer portal da Internet permanecerá segura e anônima. Como um portal da Internet nunca identifica um visitante pelo nome da tela e o sistema EthicsPoint elimina os endereços da Internet, o anonimato é integralmente preservado. Além disso, a EthicsPoint compromete-se contratualmente a não tentar identificar o originador de uma denúncia. Preocupo-me com o fato de que as informações fornecidas à EthicsPoint possam, em última análise, revelar a minha identidade. Como posso garantir que isso não acontecerá? O sistema EthicsPoint foi projetado para proteger o seu anonimato. No entanto, caso deseje permanecer anônimo, você, como denunciante, deve garantir que a denúncia não contenha informações que o identifiquem (por exemplo, "Da minha mesa, ao lado de Fulano de Tal..." ou "Em meus 33 anos..."). O atendimento na central telefônica com discagem gratuita também é confidencial e anônimo?

4 Sim. Você deverá fornecer as mesmas informações que forneceria em uma denúncia pela Internet, e um atendente digitará suas respostas no site da EthicsPoint. As mesmas medidas de segurança e confidencialidade são aplicadas durante o registro dessas denúncias. E se eu quiser ser identificado com minha denúncia? Há uma seção no relatório para que você se identifique, se assim o desejar.

5 Dicas e Melhores Práticas Sei que algumas pessoas estão envolvidas com conduta antiética, mas isso não me afeta. Por que devo me dar ao trabalho de denunciá-la? Nossa empresa optou por promover o comportamento ético. Toda conduta antiética, em qualquer nível, acaba por afetar a Empresa e todos os seus funcionários, inclusive você. Basta considerar o que aconteceu em escândalos corporativos recentes para perceber os efeitos desastrosos que um lapso ético aparentemente inócuo pode ter sobre uma empresa saudável como um todo. Portanto, se você está ciente de qualquer incidente de conduta imprópria ou infração ética, considere que denunciá-lo é um dever para consigo e para com seus colegas. Não tenho certeza se o que observei ou ouvi é uma infração da política da empresa ou envolve conduta antiética; apenas não me parece certo. O que devo fazer? Faça uma denúncia. O EthicsPoint pode ajudá-lo a elaborar e enviar sua denúncia de forma que seja compreendida corretamente. É preferível relatar uma situação que acabe se mostrando inofensiva do que deixar que possíveis comportamentos antiéticos sejam ignorados porque você não tinha certeza. E se meu chefe ou outros administradores estiverem envolvidos em uma infração? Eles não receberão o relatório e começarão a acobertá-la? O sistema EthicsPoint e a distribuição de relatórios são projetados de modo que as partes envolvidas não sejam notificadas nem tenham acesso aos relatórios em que seus nomes foram citados. E se eu me lembrar de algo importante sobre o incidente depois que enviar a denúncia? Ou se a empresa quiser me fazer outras perguntas sobre a denúncia? Ao fazer uma denúncia usando o site ou a Central de Atendimento EthicsPoint, você recebe um nome de usuário exclusivo e é pedido que você defina uma senha. Você pode retornar ao sistema EthicsPoint pela Internet ou por telefone e acessar o relatório original para acrescentar outros detalhes ou responder perguntas feitas por um representante da empresa, bem como para adicionar novas informações que ajudem a esclarecer questões em aberto. É altamente aconselhável que você volte ao site no momento indicado para responder as perguntas da empresa. Você e a empresa terão estabelecido uma "conversa anônima", em que as situações não são apenas identificadas, mas também podem ser resolvidas, por mais complexas que sejam. O acompanhamento é tão seguro quanto o envio da denúncia? Toda a comunicação do EthicsPoint tem o mesmo nível de confidencialidade extrema que a denúncia inicial, e o anonimato é mantido. Posso fazer uma denúncia mesmo que não tenha acesso à Internet?

6 Você pode fazer uma denúncia no EthicsPoint a partir de qualquer computador que tenha acesso à Internet. Você pode fazê-la a partir da sua casa. Muitos locais públicos, inclusive bibliotecas públicas, têm computadores com conexão à Internet. Caso você não tenha acesso ou não se sinta à vontade para usar um computador, é possível ligar para a central telefônica da EthicsPoint com discagem gratuita, disponível 24 horas por dia, 365 dias por ano.

Resposta de pergunta para. Sobre a EthicsPoint

Resposta de pergunta para. Sobre a EthicsPoint Sobre a EthicsPoint Geração de denúncias Geral Segurança e confidencialidade na geração de denúncias Dicas e melhores práticas Sobre a EthicsPoint O que é a EthicsPoint? A EthicsPoint é uma ferramenta

Leia mais

Resposta de pergunta para funcionários. Sobre a EthicsPoint

Resposta de pergunta para funcionários. Sobre a EthicsPoint Sobre a EthicsPoint Denúncias Geral Segurança e Confidencialidade na Geração de Denúncias Dicas e Melhores Práticas Sobre a EthicsPoint O que é a EthicsPoint? A EthicsPoint é uma ferramenta de geração

Leia mais

Sobre a EthicsPoint. Sobre a EthicsPoint. Geração de Denúncias Geral. Segurança e Confidencialidade na Geração de Denúncias. Dicas e Melhores Práticas

Sobre a EthicsPoint. Sobre a EthicsPoint. Geração de Denúncias Geral. Segurança e Confidencialidade na Geração de Denúncias. Dicas e Melhores Práticas Sobre a EthicsPoint Geração de Denúncias Geral Segurança e Confidencialidade na Geração de Denúncias Dicas e Melhores Práticas Sobre a EthicsPoint O que é a EthicsPoint? A EthicsPoint é uma ferramenta

Leia mais

Por que contratamos a NAVEX Global para a denúncia das preocupações?

Por que contratamos a NAVEX Global para a denúncia das preocupações? PERGUNTAS E RESPOSTAS FREQUENTES Por que contratamos a NAVEX Global para a denúncia das preocupações? A NAVEX Global é uma empresa independente que oferece telefone confidencial e seguro e sistemas baseados

Leia mais

Sobre o EthicsPoint Relato - Geral Relato de Segurança e Confidencialidade Sugestões e boas práticas

Sobre o EthicsPoint Relato - Geral Relato de Segurança e Confidencialidade Sugestões e boas práticas Sobre o EthicsPoint Relato - Geral Relato de Segurança e Confidencialidade Sugestões e boas práticas Sobre o EthicsPoint O que é o EthicsPoint? O EthicsPoint é uma ferramenta de relato completa e confidencial,

Leia mais

Perguntas frequentes. Sobre a EthicsPoint. Comunicações Geral

Perguntas frequentes. Sobre a EthicsPoint. Comunicações Geral Sobre a EthicsPoint Comunicações Geral Segurança e confidencialidade das comunicações Sugestões e melhores práticas Sobre a EthicsPoint O que é a EthicsPoint? A EthicsPoint é uma ferramenta de comunicações

Leia mais

Perguntas Frequentes - Linha de Atendimento para a Ética da MODEC

Perguntas Frequentes - Linha de Atendimento para a Ética da MODEC Perguntas Frequentes - Linha de Atendimento para a Ética da MODEC O que é a Linha de Atendimento para a Ética da MODEC? A Linha de Atendimento para a Ética da MODEC consiste num serviço de notificação

Leia mais

Cognizant Technology Solutions Declaração sobre não retaliação e denunciantes

Cognizant Technology Solutions Declaração sobre não retaliação e denunciantes Cognizant Technology Solutions Declaração sobre não retaliação e denunciantes Em vigor a partir de janeiro de 2017 Por que temos esta declaração? Incentivamos ativamente que os colaboradores denunciem

Leia mais

Perguntas Frequentes. O que é o AES Helpline? Quem opera o AES Helpline? Que tipo de situação devo reportar? Como posso contatar o AES Helpline?

Perguntas Frequentes. O que é o AES Helpline? Quem opera o AES Helpline? Que tipo de situação devo reportar? Como posso contatar o AES Helpline? O que é o AES O AES Helpline é um recurso confidencial para que os colaboradores da AES, contratados, parceiros de negócios e outros possam fazer perguntas ou relatar preocupações sobre a conduta comercial

Leia mais

DeVry Education Group Política de Conformidade Global e Ética

DeVry Education Group Política de Conformidade Global e Ética DeVry Education Group Política de Conformidade Global e Ética C-1 Speak Up: tirando dúvidas e expondo preocupações Data de vigência: 30 de abril de 2010 Responsável pela política: Departamento de Serviços

Leia mais

Política Interna Canal de Denúncias Preparado por: Auditoria Interna Para: Trabalhadores da Jaguar E Partes Relacionadas

Política Interna Canal de Denúncias Preparado por: Auditoria Interna Para: Trabalhadores da Jaguar E Partes Relacionadas Política Interna Canal de Denúncias Preparado por: Auditoria Interna Para: Trabalhadores da Jaguar E Partes Relacionadas Jaguar Mining Inc. Canal de Denúncias i Sumário Histórico de Aprovação e Revisão

Leia mais

Política de Denúncia de Irregularidades

Política de Denúncia de Irregularidades Política de Denúncia de Irregularidades POLÍTICA DE DENÚNCIA DE IRREGULARIDADES 1. Visão geral A Amcor está empenhada em manter os mais elevados padrões de práticas éticas e relacionamentos honestos, bem

Leia mais

Guia do Denunciante (Rev. 1.5)

Guia do Denunciante (Rev. 1.5) Guia do Denunciante (Rev. 1.5) É sempre difícil tomar a decisão de denunciar alguma situação antiética da qual se tenha conhecimento. É comum ter medo que alguém da empresa ou entidade acabe descobrindo

Leia mais

Política de Privacidade

Política de Privacidade Please note: this document is only available in Portuguese language Anmerkung: Dieses Dokument ist nur in portugiesischer Sprache verfügbar Leia atentamente os termos e condições abaixo Em atenção e respeito

Leia mais

Perguntas frequentes sobre o Código de Conduta e Ética da Laureate

Perguntas frequentes sobre o Código de Conduta e Ética da Laureate Perguntas frequentes sobre o Código de Conduta e Ética da Laureate O Código O que é o Código de Conduta e Ética da Laureate? O Código estabelece princípios de integridade e comportamento ético, bem como

Leia mais

PROPOSTA TÉCNICA PARA IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA CENTRAL DE ÉTICA E COMPLIANCE

PROPOSTA TÉCNICA PARA IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA CENTRAL DE ÉTICA E COMPLIANCE PROPOSTA TÉCNICA PARA IMPLEMENTAÇÃO E GESTÃO DA CENTRAL DE ÉTICA E COMPLIANCE NA PROPOSTA Dr. Christian de Lamboy Diretor Rua Itapeva, 574, Cj. 51A 01332-000 São Paulo SP Brasil Tel. +55 11 3522 9599 christian@instituto-arc.com

Leia mais

REGULAMENTO DO CANAL DE DENÚNCIAS

REGULAMENTO DO CANAL DE DENÚNCIAS REGULAMENTO DO CANAL DE DENÚNCIAS Diretoria Executiva de Controladoria, Compliance,, PLD e Riscos Diretoria de Compliance,, PLD e Riscos Gerência de Compliance, Controles e Riscos Sumário 1. Introdução...

Leia mais

Cartilha de Compliance

Cartilha de Compliance Cartilha de Compliance CARTA DO CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO Prezados, Diante dos desafios atuais dos negócios e em linha com os Valores e Crenças, iniciamos a implementação do Programa de Compliance Votorantim.

Leia mais

Código de Conduta de Terceiros

Código de Conduta de Terceiros Código de Conduta de Terceiros ÍNDICE APRESENTAÇÃO...4 COMPROMISSO COM A INTEGRIDADE...5 CONFORMIDADE COM LEIS E NORMAS APLICÁVEIS...6 INTOLERÂNCIA ÀS PRÁTICAS DE CORRUPÇÃO E SUBORNO...6 RESPEITO AOS

Leia mais

Carta do Presidente da Crown

Carta do Presidente da Crown Código de Conduta Carta do Presidente da Crown A reputação de integridade da Crown não é apenas construída com base na qualidade de seus produtos e serviços, mas também conta com um histórico de honestidade,

Leia mais

No navegador (Internet Explorer, Firefox, etc.), acesse:

No navegador (Internet Explorer, Firefox, etc.), acesse: Troca de senha de e-mail no ICB USP Prezado usuário de e-mail do ICB, Documento criado em 17 de julho de 2009. A seguir apresentamos os passos necessários para a mudança da senha de seu e-mail. A troca,

Leia mais

POLÍTICA DE COMPLIANCE

POLÍTICA DE COMPLIANCE POLÍTICA DE COMPLIANCE SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 1 2. APLICAÇÃO... 2 3. DEFINIÇÕES... 2 4. DO PROGRAMA DE INTEGRIDADE MRV... 2 5. ESTRUTURA DA ÁREA DE COMPLIANCE... 3 5.1. Funções da Área de Compliance...

Leia mais

Sem meu consentimento, não

Sem meu consentimento, não Sem meu consentimento, não 1 2 As pessoas acessam o Facebook para compartilhar histórias, ver o mundo através dos olhos dos outros e se conectar com amigos e causas. Além do seu interesse em se conectar

Leia mais

Política de Privacidade 1. POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Política de Privacidade 1. POLÍTICA DE PRIVACIDADE Política de Privacidade 1. POLÍTICA DE PRIVACIDADE 1.1. Esta política de privacidade ("Política de Privacidade") é parte integrante dos Termos e Condições disponíveis no site https:// www.sirros.net/termos-de-uso.pdf

Leia mais

POLÍTICA CORPORATIVA Política nº 402 POLÍTICA DE USO DE TECNOLOGIA. Data da emissão inicial Data do versão atual Página. Página 1 de 6 12/98 01/04/15

POLÍTICA CORPORATIVA Política nº 402 POLÍTICA DE USO DE TECNOLOGIA. Data da emissão inicial Data do versão atual Página. Página 1 de 6 12/98 01/04/15 Data do versão atual 01/04/15 1 de 6 Esta política estabelece as normas que regem o uso e o acesso aos recursos de informação e tecnologia de comunicação da empresa e os registros relacionados, incluindo:

Leia mais

Política de Privacidade

Política de Privacidade Política de Privacidade 1. Introdução 1.1 Estamos empenhados em guardar com segurança a privacidade dos visitantes do nosso site; nesta política, vamos explicar como vamos tratar a sua informação pessoal.

Leia mais

LEGISLAÇÃO DE PRIVACIDADE

LEGISLAÇÃO DE PRIVACIDADE LEGISLAÇÃO DE PRIVACIDADE Estes regulamentos são aplicáveis a todos os sites da Petrol Raccord S.p.A. (C.F. o qual possui um endereço URL. O documento tem por objetivo a expressão dos critérios e práticas

Leia mais

Código de Conduta Empresarial. The Binding Site Group Limited. Março de 2017

Código de Conduta Empresarial. The Binding Site Group Limited. Março de 2017 Código de Conduta Empresarial The Binding Site Group Limited Março de 2017 Este Código de Conduta Empresarial se aplica a todos na Binding Site Group Limited, incluindo suas subsidiárias e filiais globais

Leia mais

POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS CANAL DE DENÚNCIAS. Responsável: Comitê de Auditoria

POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS CANAL DE DENÚNCIAS. Responsável: Comitê de Auditoria POLÍTICAS E PROCEDIMENTOS CANAL DE DENÚNCIAS Responsável: Comitê de Auditoria Versão: 1.1 Entrada em Vigor: Agosto, 2015 Índice Aprovações e Histório de Revisões 2 Política do Canal de Denúncias 1. Propósito...

Leia mais

POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA EADUCATIVA. Plataforma Learning Management Center

POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA EADUCATIVA. Plataforma Learning Management Center POLÍTICA DE PRIVACIDADE DA EADUCATIVA Plataforma Learning Management Center Nós da EaDucativa (EaDucativa Educação e Tecnologia Ltda ME), respeitamos a sua privacidade. Se você nos envia alguma informação

Leia mais

Diretrizes para Uso das Contas de Correio Eletrônico ( )

Diretrizes para Uso das Contas de Correio Eletrônico ( ) Diretrizes para Uso das Contas de Correio Eletrônico (e-mail) 1. Introdução Neste documento estão definidas as diretrizes que devem ser observadas na utilização do endereço de correio eletrônico @fatec.sp.gov.br

Leia mais

Início Rápido: Gerenciar usuários e visibilidade de parceiros

Início Rápido: Gerenciar usuários e visibilidade de parceiros Guia do Cliente Este guia mostra-lhe como usar o Centro de Negócios da Microsoft para procurar um usuário, adicionar novos usuários e atribuir ou remover funções para gerenciar as permissões de seus usuários.

Leia mais

Como a comunicação interna nas empresas viabiliza o home-office

Como a comunicação interna nas empresas viabiliza o home-office Como a comunicação interna nas empresas viabiliza o home-office ebook Guias completos e gratuitos www.socialbase.com.br Índice 1. Introdução 2. Que tipo de empresa pode apostar no home-office 3. Por que

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA DA PROSYS ENGENHARIA Página 1 de 7 Código: PA05-IT01-A Data: 31/03/2016 Elaboração: Cibele de Souza (Analista Administrativo) Assinatura: Aprovação: Alexandre Zamith (Diretor

Leia mais

ANTISPAM. Aqui estão algumas vantagens oferecidas pelo AntiSpam

ANTISPAM. Aqui estão algumas vantagens oferecidas pelo AntiSpam ANTISPAM O Barracuda AntiSpam é um appliance de segurança de e-mail que gerencia e filtra todo o tráfego de e- mails de entrada e saída para proteger as organizações contra ameaças e vazamentos de dados

Leia mais

Portal de Atendimento Telluria

Portal de Atendimento Telluria 1 Portal de Atendimento Telluria Seja bem vindo ao portal de atendimento Telluria! A Telluria Tecnologia está oferecendo mais um canal de relacionamento para seus clientes. Por esse canal, você cliente,

Leia mais

Normas para fornecedores

Normas para fornecedores Normas para fornecedores Como parte do compromisso contínuo da Arconic com as práticas de negócios éticas e sustentáveis, nos dedicamos a trabalhar em parceria com nossos fornecedores, contratantes e todos

Leia mais

POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO

POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO POLÍTICA DE ANTICORRUPÇÃO E SUBORNO 1. OBJETIVO Estabelecer os princípios de combate à corrupção no relacionamento da Cantoplex com seus Fornecedores, Clientes e Órgãos Públicos. 2. ABRANGÊNCIA Aplica-se

Leia mais

Boletim 6: Respondendo a Dicas

Boletim 6: Respondendo a Dicas SUMÁRIO EXECUTIVO Objetivo: Estabelecer o protocolo para gestão e resolução de Dicas recebidas por funcionários da Fitch Ratings Aplicável: A todos os funcionários da Fitch Ratings 1. INTRODUÇÃO Este Boletim

Leia mais

POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS

POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS POLÍTICA DE ALÇADA PARA APROVAÇÃO DE INVESTIMENTOS, CUSTOS E DESPESAS R ÍNDICE 1-OBJETIVO....03 2-DEFINIÇÕES...04 3-DOCUMENTOS RELACIONADOS...05 4-PÚBLICO ALVO...06 5-RESPONSABILIDADES...06 5.1-SÓCIOS,

Leia mais

Política de Segurança de Informações

Política de Segurança de Informações Política de Segurança de Informações Junho/2016 Edge Brasil Gestão de Ativos Ltda. 1. Apresentação A Política de Segurança da Informação da Edge Brasil Gestão de Ativos Ltda. ( Edge Investimentos ), aplica-se

Leia mais

Manual de utilização do portal NIX-UP para Upload de Notas Fiscais de Serviço

Manual de utilização do portal NIX-UP para Upload de Notas Fiscais de Serviço Manual de utilização do portal NIX-UP para Upload de Notas Fiscais de Serviço Este manual tem como objetivo demonstrar a utilização do portal NIX- UP para upload (carregamento) das notas fiscais de prestação

Leia mais

Como usar o Agendor para fazer follow up com clientes

Como usar o Agendor para fazer follow up com clientes Como usar o Agendor para fazer follow up com clientes Aprenda na prática, como o Agendor pode ajudar na sua rotina de follow up e ainda fazer com que você não esqueça de potenciais clientes 2 O follow

Leia mais

Canal de Ouvidoria Conteúdo do Documento:

Canal de Ouvidoria Conteúdo do Documento: Procedimento Data de Publicação Canal de Ouvidoria 05.07.2017 1. Conteúdo do Documento: Este documento contém os critérios operacionais da Instituição, sobre o componente organizacional de Ouvidoria, de

Leia mais

Esta política aplica-se a todas as empresas do Grupo Randstad.

Esta política aplica-se a todas as empresas do Grupo Randstad. Randstad Group Policy Título Misconduct Reporting Procedure Data Efetiva revised July 2009 Função Group Legal/Central Integrity Officer Documento número Misconduct_version1_04012010 1. Objetivo O Misconduct

Leia mais

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário...

1 GLOSSÁRIO Área de TI Catálogo de serviços de TI Solicitante Chamado Formulário... Pág.: 1 de 21 SUMÁRIO 1 GLOSSÁRIO... 3 1.1 Área de TI... 3 1.2 Catálogo de serviços de TI... 3 1.3 Solicitante... 3 1.4 Chamado... 3 1.5 Formulário... 3 1.6 Situação do Chamado... 3 2 CATALOGO DE SERVIÇOS

Leia mais

ÍNDICE 3. COLETA DE INFORMAÇÕES PELO PORTAL INSTITUCIONAL

ÍNDICE 3. COLETA DE INFORMAÇÕES PELO PORTAL INSTITUCIONAL POLÍTICA Classificação da Informação: EXTERNA Política: PSI-013 - POLÍTICA DE PRIVACIDADE Versão: 1.0 Vigência: 01.08.2016 Atualização: 10.08.2017 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 2. USO DE COOKIES 3. COLETA DE INFORMAÇÕES

Leia mais

VARIAN MEDICAL SYSTEMS, INC. Código de Conduta do Fornecedor

VARIAN MEDICAL SYSTEMS, INC. Código de Conduta do Fornecedor VARIAN MEDICAL SYSTEMS, INC. Código de Conduta do Fornecedor VARIAN MEDICAL SYSTEMS, INC. Código de Conduta do Fornecedor O Código de Conduta deste Fornecedor em conjunto com o nosso Código de Conduta

Leia mais

Lição 2 Há mais do que a mensagem

Lição 2 Há mais do que a mensagem 2ª Edição Lição 2 Há mais do que a mensagem www.objetivolua.com www.facebook.com/objetivolua Escola Online Objetivo Lua COMO USAR CORRETAMENTE OS CAMPOS DO EMAIL Além da mensagem, cada email tem outros

Leia mais

Sumário. Procedimento Interno Público

Sumário. Procedimento Interno Público Procedimento Políticas de de Denúncia Prevenção de Delitos de Brasil Delitos Brasil Sumário 1. OBJETIVO... 3 2. DEFINIÇÕES... 3 3. DENÚNCIA... 3 3.1. PROTEÇÃO AO DENUNCIANTE... 4 3.2. CANAIS DE DENÚNCIAS...

Leia mais

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático

CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático CLARO BACKUP ONLINE Guia Prático Bem vindo ao Backup Online GUIA RÁPIDO DE CONFIGURAÇÃO DO BACK UP ONLINE Você está adquirindo uma das melhores plataformas de Backup na Nuvem disponíveis no mercado. Preparamos

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA

CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA CÓDIGO DE ÉTICA E CONDUTA SUMÁRIO O que é Código de Ética e Conduta?...04 Condutas esperadas...06 Condutas intoleráveis sujeitas a medidas disciplinares...10 Suas responsabilidades...12 Código de Ética

Leia mais

PROGRAMA DE COMPLIANCE ARCADIS

PROGRAMA DE COMPLIANCE ARCADIS PROGRAMA DE COMPLIANCE ARCADIS SUMÁRIO 1. CARTA DO CEO LATAM E COMPLIANCE OFFICER, 4 2. INTRODUÇÃO, 5 3. NOSSO COMPROMISSO, 5 4. PROGRAMA DE COMPLIANCE ARCADIS, 6 4.1 O PAPEL DO COMPLIANCE OFFICER, 6

Leia mais

POLÍTICA DE DOAÇÕES E INVESTIMENTOS SOCIAIS

POLÍTICA DE DOAÇÕES E INVESTIMENTOS SOCIAIS POLÍTICA DE DOAÇÕES E INVESTIMENTOS SOCIAIS R ÍNDICE 1-OBJETIVO...03 2-DEFINIÇÕES...04 3-DOCUMENTOS RELACIONADOS...05 4-PÚBLICO ALVO...06 5-RESPONSABILIDADES...06 5.1-SÓCIOS, DIRETORES E FUNCIONÁRIOS....

Leia mais

OBJETIVO... 2 ABRANGÊNCIA... 2 POLÍTICAS...

OBJETIVO... 2 ABRANGÊNCIA... 2 POLÍTICAS... Sumário 1. OBJETIVO... 2 2. ABRANGÊNCIA... 2 3. POLÍTICAS... 2 3.1 ACESSO AO CANAL DE DENÚNCIAS... 2 3.1.1 DENÚNCIA COM IDENTIFICAÇÃO... 3 3.1.2 DENÚNCIA ANÔNIMA... 3 3.2 RECEBIMENTOS DOS PROTOCOLOS DE

Leia mais

Recall voluntário de unidades de fonte de alimentação vendidas como acessório com determinadas impressoras Zebra

Recall voluntário de unidades de fonte de alimentação vendidas como acessório com determinadas impressoras Zebra Recall voluntário de unidades de fonte de alimentação vendidas como acessório com determinadas impressoras Zebra Perguntas frequentes --------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

Código de conduta empresarial. The Binding Site Group Limited. Março de 2017

Código de conduta empresarial. The Binding Site Group Limited. Março de 2017 Código de conduta empresarial The Binding Site Group Limited Março de 2017 O presente Código de conduta empresarial aplica-se a todos na The Binding Site Group Limited, incluindo as suas subsidiárias e

Leia mais

Grupo NSG Código de Conduta do Fornecedor

Grupo NSG Código de Conduta do Fornecedor Introdução Grupo NSG Código de Conduta do Fornecedor A intenção do Grupo NSG é desfrutar da mais elevada reputação em todo o mundo, pela maneira profissional, legal e ética de conduzir suas atividades,

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA DE FORNECEDORES

CÓDIGO DE ÉTICA DE FORNECEDORES CÓDIGO DE ÉTICA DE FORNECEDORES A Malwee está comprometida com a atuação ética. Por essa razão, necessita garantir que, todos com quem realiza negócios, incluindo fornecedores, indústrias, prestadores

Leia mais

Código de conduta empresarial para fornecedores/parceiros

Código de conduta empresarial para fornecedores/parceiros Código de conduta empresarial para fornecedores/parceiros Índice Introdução 3 1. Informação confidencial 4 2. Proteção da propriedade da SMARTIDIOM 4 e 5 3. Relação com as partes envolvidas 5 e 6 4. Obrigações

Leia mais

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO

POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO Março/2017 Política de Segurança da Informação 1 ÍNDICE 1. OBJETIVO... 3 2. RESPONSABILIDADES... 3 3. DIRETRIZES... 3 A. TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO... 3 B. ACESSO À INFORMAÇÃO...

Leia mais

Ficha de referência rápida de registro para funcionários/colaboradores

Ficha de referência rápida de registro para funcionários/colaboradores Ficha de referência rápida de registro para funcionários/colaboradores Atualizado em março de 2017 Conteúdo Registro... 2 Ative seu endereço de e-mail... 9 Ative seu celular... 9 Esqueceu a ID do usuário/senha?...

Leia mais

Saulo Santos B2Buy Consulting 25/11/2016

Saulo Santos B2Buy Consulting 25/11/2016 EUROP ASSISTANCE BRASIL Auto Cadastro Manual de Preenchimento Saulo Santos B2Buy Consulting 25/11/2016 Página: 1 de 28 1 Índice 1 Índice... 2 2 Objetivo... 4 3 Apresentação Auto Cadastro... 5 Abrindo a

Leia mais

Informações Gerais. Para fornecer materiais ou serviços ao Grupo NSG, exige-se que os fornecedores cumpram este Código de Conduta.

Informações Gerais. Para fornecer materiais ou serviços ao Grupo NSG, exige-se que os fornecedores cumpram este Código de Conduta. Informações Gerais Título da Política Código de Conduta do Grupo NSG (Grupo de Fornecedores) Aprovado Por Comitê Diretor da Política de Aquisição (compras) Data Aprovada 17.06.2009 Âmbito Esta política

Leia mais

Faça sua proposta comercial

Faça sua proposta comercial Faça sua proposta comercial INTRODUÇÃO Quando o assunto é aumentar as vendas, todos os mínimos detalhes são importantes: a primeira ligação, o primeiro e-mail, sua abordagem, perguntas e até o tom da sua

Leia mais

Para resolver esse problema por favor abra uma ordem de serviço para o CERCOMP.

Para resolver esse problema por favor abra uma ordem de serviço para o CERCOMP. E-MAIL PARA ABERTURA DE CHAMADO. Bom dia, Para resolver esse problema por favor abra uma ordem de serviço para o CERCOMP. Acesse o portal UFGNET, ufgnet.ufg.br, entre com o seu login único clique no G,

Leia mais

1 Elaborado por: TECJUMP Para: CLIENTES GERENCIADOS

1 Elaborado por: TECJUMP Para: CLIENTES GERENCIADOS A TECJUMP NÃO OFERECE QUAISQUER GARANTIAS, EXPRESSAS OU IMPLÍCITAS, NESTE DOCUMENTO. A conformidade com todas as leis de direitos autorais aplicáveis é responsabilidade do usuário. Sem a limitação de direitos

Leia mais

Política de Privacidade. Esta Política de privacidade tem como compromisso proteger os dados cadastrais dos Usuários que acessam o ENEM ACTION.

Política de Privacidade. Esta Política de privacidade tem como compromisso proteger os dados cadastrais dos Usuários que acessam o ENEM ACTION. Política de Privacidade Atualizado pela última vez em 23 de marçode 2017. Esta Política de privacidade tem como compromisso proteger os dados cadastrais dos Usuários que acessam o ENEM ACTION. Todas as

Leia mais

Aqui estão algumas dicas para ajudar a começar com as tarefas comuns. Introdução a série

Aqui estão algumas dicas para ajudar a começar com as tarefas comuns. Introdução a série Aqui estão algumas dicas para ajudar a começar com as tarefas comuns. Introdução a série 2 Microsoft Dynamics CRM 2013 e Microsoft Dynamics CRM Online do segundo semestre de 2013 Primeiro, você precisa

Leia mais

Atualizado em: 20/01/2017. Política de Privacidade. 1. Introdução

Atualizado em: 20/01/2017. Política de Privacidade. 1. Introdução AVISO: Ao usar esse site, você expressamente concorda com a coleta, o uso e a divulgação de informações, nos termos da nossa Política de Privacidade (colocar um link embaixo das palavras Política de Privacidade

Leia mais

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO VERSÃO NOV/2014 SUMÁRIO 1. OBJETIVO... 3 2. DEFINIÇÕES... 3 3. PÚBLICO-ALVO... 5 4. VEDAÇÕES... 5 5. ATOS PREVENTIVOS... 6 6. CANAL DE DENÚNCIAS... 7 7. PROTEÇÃO A DENUNCIANTES...

Leia mais

UnitedHealth Group Our Culture Video Portuguese

UnitedHealth Group Our Culture Video Portuguese UnitedHealth Group Our Culture Video Portuguese O que faz a UnitedHealth Group uma opção irresistível de carreira? Nossa Cultura é composta de cinco valores fundamentais. Integridade Compaixão Relacionamentos

Leia mais

Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes Perguntas Frequentes O que é o SuccessFactors? O SAP - SuccessFactors é uma plataforma integrada baseada em nuvem que dá suporte a processos de RH tais como: aprendizagem, recrutamento e seleção, desempenho,

Leia mais

O papel da Ouvidoria da Petrobras

O papel da Ouvidoria da Petrobras O papel da Ouvidoria da Petrobras Sistema de Integridade, democracia participativa e efetivação de direitos humanos Mário Vinícius Spinelli Ouvidor-Geral SISTEMA DE INTEGRIDADE Qual o caminho para promover

Leia mais

REGULAMENTO DO SERVIÇO DA CENTRAL BANPARÁ

REGULAMENTO DO SERVIÇO DA CENTRAL BANPARÁ REGULAMENTO DO SERVIÇO DA CENTRAL BANPARÁ Pelo presente REGULAMENTO, o BANCO DO ESTADO DO PARÁ S.A. institui as normas e condições de uso do serviço CENTRAL BANPARÁ para clientes Pessoa Física e Jurídica,

Leia mais

Ajuda do Usuário do Forcepoint Secure Messaging

Ajuda do Usuário do Forcepoint Secure Messaging Ajuda do Usuário do Forcepoint Secure Messaging Bem-vindo ao Forcepoint Secure Messaging, uma ferramenta que fornece um portal seguro para transmissão e exibição de dados confidenciais e pessoais em emails.

Leia mais

Sistemas Operacionais. Professor Jarbas Araújo

Sistemas Operacionais. Professor Jarbas Araújo Sistemas Operacionais Professor Jarbas Araújo Cadastrando as máquinas O próximo passo é cadastrar as demais máquinas da rede no domínio, o que precisa ser feito manualmente em cada cliente, seja localmente

Leia mais

TERMOS E CONDIÇÕES - POLÍTICA DE PRIVACIDADE

TERMOS E CONDIÇÕES - POLÍTICA DE PRIVACIDADE TERMOS E CONDIÇÕES - POLÍTICA DE PRIVACIDADE A sua privacidade é importante para o grupo SKY. Dessa forma, desenvolvemos um Termo de Uso e Política de Privacidade que dispõe sobre a maneira como nós obtemos,

Leia mais

3/9/2011. Segurança da Informação. Segurança da Informação. O que é Segurança e seguro? Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas

3/9/2011. Segurança da Informação. Segurança da Informação. O que é Segurança e seguro? Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas Segurança da Informação Prof. Luiz A. Nascimento Auditoria e Segurança de Sistemas Segurança da Informação Milhões de empresas e profissionais estão usando a Internet para fazer transações bancárias, comercio

Leia mais

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO

MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CAMPUS MATÃO MANUAL DE PUBLICAÇÃO NO PORTAL CAMPUS MATÃO AUTOR: COORDENADORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO CAMPUS MATÃO MATÃO 2016 SUMÁRIO

Leia mais

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM E-COMMERCE?

VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM E-COMMERCE? VOCÊ JÁ OUVIU FALAR EM E-COMMERCE? E-COMMERCE, OU COMÉRCIO ELETRÔNICO, É A FORMA ON-LINE DE COMPRA E VENDA. É UM TIPO DE TRANSAÇÃO COMERCIAL FEITA ATRAVÉS DE UM EQUIPAMENTO ELETRÔNICO, COMO POR UM COMPUTADOR,

Leia mais

Política de Privacidade do VIPBOX

Política de Privacidade do VIPBOX Política de Privacidade do VIPBOX O VIPBOX é altamente comprometido a preservar sua privacidade pois ela lhe garante maior liberdade. A total transparência sobre quais dados coletamos a respeito do usuário

Leia mais

RECEBENDO SEU NOVO FUNCIONÁRIO NOVA EXPERIÊNCIA INTEGRAÇÃO CARTILHA DO GESTOR REINVENTANDO O JEITO DE SER E DE FAZER BANCO

RECEBENDO SEU NOVO FUNCIONÁRIO NOVA EXPERIÊNCIA INTEGRAÇÃO CARTILHA DO GESTOR REINVENTANDO O JEITO DE SER E DE FAZER BANCO RECEBENDO SEU NOVO FUNCIONÁRIO CARTILHA DO GESTOR NOVA EXPERIÊNCIA INTEGRAÇÃO REINVENTANDO O JEITO DE SER E DE FAZER BANCO SUMÁRIO A IMPORTÂNCIA DA INTEGRAÇÃO...4 AÇÕES DO GESTOR NA INTEGRAÇÃO...6 Espaço

Leia mais

Termos e condições de uso do site de NOVA ESCOLA

Termos e condições de uso do site de NOVA ESCOLA Insititucional Termos e condições de uso do site de NOVA ESCOLA NOVA ESCOLA Ao enviar qualquer conteúdo ou informação para o site de NOVA ESCOLA, você declara autorizar, de forma gratuita e não exclusiva,

Leia mais