O CONCEITO DE BOM KANTIANO NA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O CONCEITO DE BOM KANTIANO NA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA"

Transcrição

1 O CONCEITO DE BOM KANTIANO NA PERSPECTIVA PEDAGÓGICA Elvis Francis Furquim de Melo 1 Resumo: O presente trabalho pretende trazer considerações elementares sobre o conceito de bom Kantiano, numa perspectiva ética e estética, num olhar para a educação. Diante da realidade cultural, em que o culto pela beleza estética propicia uma cultura massificante, a mídia é a principal geradora de opiniões que inviabiliza um pensar crítico do sujeito frente as imagens cotidianas. Nesse contexto, a educação desconhece sua própria função diante da cultura de valores midiáticos. Cabe, então, à racionalidade comunicativa proporcionar meios cognitivos instrumentais, práticomorais e estético-expressivos para que o agir humano tenha uma base formativa de opinião pública crítica. Acredito que as contribuições kantianas sobre o conceito de bom contribuem para um agir racional e autônomo do sujeito frente as imagens. Além disso, é importante os apontamentos habermasianos na tentativa de credenciar os educadores mediante uma racionalidade comunicativa da opinião pública crítica. Desse modo, é necessário conhecer os instrumentos de comunicação e conhecimento no intuito de possibilitar o entendimento do campo cultural para um agir crítico e reflexivo. Palavras-chave: Ética. Estética. Imagens. Educação. A educação está em crise. A cultura contemporânea caracteriza-se pela solidificação do mercado cultural mediante as imagens estéticas que manipulam os sujeitos inseridos num mundo globalizado. Desse modo, o educador encontra-se desmotivado frente a realidade massificante. Afinal de contas, onde se encontra o problema que preocupa os educadores e como agir diante desta realidade que assombra a sociedade moderna? Em primeira instância é necessário conhecer a realidade do aluno. Muitas vezes, O profissional da educação desconhece a realidade do seu aluno, e este não se sente bem na escola, porque ela não enxerga o todo da criança e se esquece que a sua frente está um sujeito que já escreveu parte da sua 1 Licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria. elvisfurquim@gmail.com.

2 2 história, que tem uma formação cultural familiar que é desconsiderada ao entrar na vida estudantil (Lopes, p.26). Nesse contexto, o aluno já é influenciado no seu jeito de ser e agir antes da vida escolar. As propagandas vinculadas pela mídia proporcionam meios "fantásticos" de garantir a atenção dos sujeitos. Nesse sentido, os alunos quando inseridos em sala de aula estão impregnados de falsos conceitos que permitem o seu agir moral determinado. Desse modo, o seu telos de informação é antecipado por vias prontas das imagens. Frente a este problema, o educador fica a mercê de uma cultura midiática que procura construir conceitos segundo seus objetivos culturais. Dessa maneira, não há uma preocupação pedagogicamente com o sujeito enquanto aprendiz do saber. O pensar e o agir racionalmente sobre o conteúdo vinculado pela mídia, não é tão importante para as intenções da cultura vigente. Diante disto, o titular da educação precisa buscar auxílio em filósofo que indique algum caminho para lidar com tal situação. Antes, é necessária fazer uma leitura da realidade presente, tanto na escola, vida familiar, o mundo e as suas relações. A partir desta síntese, o professor poderá aplicar as suas idéias com embasamento teórico dos pensadores. Segundo Kant, [...] o bom como "aquilo que apraz por intermédio da razão, pelo mero conceito" e distingue entre "bom para algo" e "bom em si". Distingue também entre o agradável e o bom em termos da presença ou não de um fim: o agradável diz respeito à relação entre um objeto e o sentido, o bom à relação subentendida em "um conceito de um fim... como um objeto de vontade" (Caygill, 1989, p.46-47). Diante desta definição conceitual de bom, Kant nos auxilia a decodificação dos sentidos das imagens culturais. Ao analisar os produtos imagéticos, através do conceito de bom kantiano, se poderá ter uma noção do verdadeiro sentido do produto enquanto objeto bom em si ou objeto para algo. A cultura do espetáculo está preocupada com o bom para um fim determinado. Pois, estas imagens culturais influenciam o modo de comportamento dos sujeitos enquanto sujeitos passivos. Para tanto, Kant salienta a necessidade do sujeito sair de sua menoridade e "ter a coragem de fazer uso do próprio entendimento" (Hamm, p.61). Nesse sentido, o sujeito torna-se autônomo de seus atos tornando mais esclarecido mediante a razão. Quando o uso racional é feito com propriedade pelo sujeito, o seu agir terá menos equívoco no julgamento dos produtos culturais fornecidos pela mídia.

3 3 O imperativo categórico 1 permite o sujeito uma fundamentação discursiva mediante uma reformulação pragmática-linguística. Para tanto, [...] Habermas recupera o universalismo moral de Kant mediante uma reformulação discursiva do imperativo categórico. Ora, como a estética de Kant não possui ao menos à primeira vista um princípio que desempenhe no plano estético uma função semelhante à do imperativo categórico no plano moral, é preciso então investigar a possibilidade de um tal princípio e em que condições ele seria passível de uma reformulação discursiva. (Barbosa, 1999, p.114). De acordo com a concepção kantiana, a estética pode auxiliar pedagogicamente o sentimento de prazer e desprazer dos objetos nos sujeitos. Esta avaliação subjetiva pelos sujeitos dos objetos midiáticos evidenciam uma experiência educativa que podem tornar eficaz no processo de decodificação de imagens, da formação presentes em livros, revistas, cartoons, novelas, placas, ect. A pedagogia do agir do bom deve fundamentar-se pelo princípio da razão. Porém, é somente na experiência relacional do sujeito e objeto que se dá o conhecimento prático moral. Entretanto, a moralidade se origina pelo sujeito e não pelo objeto. É o sujeito que determina a sua ação frente aos pensamentos culturais. Porém, a cultura do espetáculo passa informações de forma competente e imediata como se fosse o ideal para tal ação. Kant salienta no livro da Crítica da Razão Prática [...] que é impossível ter a priori a perspiciência de qual representação será acompanhada de prazer e de qual, ao contrário, será acompanhada de desprazer, assim caberia unicamente a experiência estipular o que seja imediatamente bom e mau. (Kant, p.93-94). O sentimento de prazer e desprazer antecede o conceito de bom ou mal. Desse modo, na maioria das vezes, os sujeitos são receptivos aos objetos midiáticos que nos fornecem sensações, sem passar pelo crive da razão. Em contrapartida, o sujeito mediante sua razão reflexiva tem a possibilidade de determinar a "sensação", denominando o sentimento bom ou mal. Ou seja, o sujeito é afetado pela imagem, a qual, as informações são passadas para o entendimento racional que formula o juízo que transfere ao produto. De outro modo, a cultura atual não deixa espaço 1 Segundo Kant, o Imperativo Categórico é toda a ação livre que é boa em si mesma, por si mesma objetivamente necessária para um determinado fim.

4 4 para o sujeito pensar, tornando uma mera caixa de "pandora" em que não há uma intersubjetividade da compreensão. Desse modo, a educação é mero depósito de informações, não pensadas, não refletidas e sem aprendizagem do sujeito. A problemática tem a necessidade de uma interpretação filosófica e reflexiva na perspectiva cultural do paradigma da realidade. Para isso, entendo a importância de Kant no sentido de esclarecer o conceito de bom na perspectiva de um agir guiado pela razão do próprio sujeito. Além disso, se faz necessário buscar noções habermasianas que buscam o enfrentamento dessa sociedade tecnicista. Desse modo, Habermas se orienta através de uma estética discursiva. Assim, A crítica de arte surgiu simultaneamente à obra de arte autônoma; e desde então estabeleceu-se por si mesma a idéia de que a obra de arte requer interpretação, avaliação e inclusive verbalização [Versprachlichung] do seu conteúdo semântico. A crítica de arte desenvolveu formas de argumentação que a diferenciam especificamente das formas do discurso teórico e prático-moral. Como algo distinto da preferência meramente subjetiva, o fato de que vinculamos os juízos de gosto a uma pretensão criticável pressupõe os standards não-arbitrários do juízo de arte. Como revela a discussão filosófica sobre a verdade artística, as obras de arte dão origem a pretensões de unidade [harmonia: Stimmigkeit], de autenticidade e do êxito de suas expressões, por meio das quais podem ser medidas e cujos termos são falíveis. Por essa razão, creio que uma lógica pragmática de argumentação é o fio condutor mais apropriado através do qual é possível diferenciar o tipo de racionalidade prático-estética dos outros tipos de racionalidade. (Barbosa, 1999, p.113). Habermas salienta que a ética discursiva é uma possibilidade de reformular a ética Kantiana. Entretanto, a ética discursiva de Habermas compartilha com a ética de Kant em termos de filosofia transcendental, no sentido de um agir pragmático-formal da linguagem enquanto universalismo. O agir comunicativo ressuscita o uso da racionalidade prática visando uma intersubjetividade compreensiva. Segundo Habermas, "O conceito do agir orientado para o entendimento mútuo implica os conceitos, que carecem de explicação, de mundo social` e de interação guiada por normas (1989, p.163). Atualmente, os processos de comunicação são influenciados pela cultura de massa de modo direto. A questão é saber como são influenciados? Os protagonistas de opinião são sujeitos especializados e capacitados ao mediar racionalmente seu logos. Desse modo, o seu campo de

5 5 atuação é totalmente favorável diante de sujeitos "incapacitados", no sentido de analisar qual é a melhor atitude a ser tomada. A cultura de massa, não está preocupada com o pensar crítico do sujeito, e sim, com o seu modo de agir segundo suas regras. Assim, se gera a mentalidade que o "bom" é o imediato, o pronto, o acabado. Ou seja, não há espaço para uma reflexão de uma obra de arte. Desse modo, é urgente uma análise com critérios racionais e reflexivos entre sujeitos que busquem uma opinião pública crítica e participativa. Acredito que a busca da originalidade e a finalidade da mensagem midiática deve ser o primeiro passo, para uma noção lúcida de como agir diante da situação atual. A decodificação das imagens pelos educadores possibilitam fazer uma leitura mais realista e assim, proporem propostas que viabilizem os alunos a refletirem sobre o conhecimento que os cerca. Penso que a intenção dos professores é criar um novo alento que resgate o valor inestimável de uma educação reflexiva e participativa. Com isso, a opinião pública crítica, baseada numa racionalidade, torna pedagogicamente a educação autônoma. Para se ter alguma esperança no campo educacional, creio numa união entre a pedagogia e a filosofia para uma melhor compreensão da realidade. A filosofia fornece o conceito refletido a partir de uma análise criteriosa das imagens. Enquanto que a pedagogia nos fornece as formas criativas, lúdicas e participativas. Assim, o agir moral com a racionalidade crítica e uma pedagogia participativa podem auxiliar os educadores ao enfrentamento da cultura do espetáculo. Com esta consciência, os docentes da educação podem contribuir de forma relevante no processo de aprendizagem dos seus discentes. Enfim, a ação moral guiada pela razão e fundamentada pela experiência estética pode ser um instrumento de grande utilidade na busca de uma educação refletida e autônoma. Referências Bibliográfica LOPES, Márcia Rozane. Crise educacional. Zero Hora, Porto Alegre, 27 jul KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Lisboa: Edições 70, KANT, Immanuel. Crítica da Razão Prática. São Paulo: Martins Fontes, KANT, Immanuel. Crítica e Estética na Modernidade. São Paulo: Editora SENAC, In:.BARBOSA, Ricardo Corrêa. Para a idéia de uma estética discursiva. São Paulo: Editora SENAC, CAYGILL, Howard. Dicionário de Kant. Rio de Janeiro: 2000.

6 6 STUDIA, Kantiana. Revista da Sociedade Kant Brasileira. São Paulo: HABERMAS, J. Consciência Moral e Agir Comunicativo. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro Ltda, 1989.

A OPINIÃO PÚBLICA CRÍTICA A PARTIR DE SITUAÇÕES FILOSÓFICAS EM SALA DE AULA

A OPINIÃO PÚBLICA CRÍTICA A PARTIR DE SITUAÇÕES FILOSÓFICAS EM SALA DE AULA A OPINIÃO PÚBLICA CRÍTICA A PARTIR DE SITUAÇÕES FILOSÓFICAS EM SALA DE AULA Elvio de Carvalho 1 Resumo: Este trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta sobre a opinião pública crítica a partir

Leia mais

Filosofia da Comunicação:

Filosofia da Comunicação: MÍLOVIC, Míroslav. Filosofia da Comunicação: Para uma crítica da Modernidade. Tradução do manuscrito em inglês por Verrah Chamma. Brasília: Plano Editora, 2002, 310 p. Paulo Roberto Andrade de Almeida

Leia mais

Kant e a Razão Crítica

Kant e a Razão Crítica Kant e a Razão Crítica Kant e a Razão Crítica 1. Autonomia da vontade é aquela sua propriedade graças à qual ela é para si mesma a sua lei (independentemente da natureza dos objetos do querer). O princípio

Leia mais

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade

Kant e o Princípio Supremo da Moralidade Kant e o Princípio Supremo da Moralidade ÉTICA II - 2017 16.03.2018 Hélio Lima LEITE, Flamarion T. 10 Lições sobre Kant. Petrópolis: Vozes, 2013 O Sistema kantiano Estética Transcendental Experiência Lógica

Leia mais

2 A Concepção Moral de Kant e o Conceito de Boa Vontade

2 A Concepção Moral de Kant e o Conceito de Boa Vontade O PRINCÍPIO MORAL NA ÉTICA KANTIANA: UMA INTRODUÇÃO Jaqueline Peglow Flavia Carvalho Chagas Universidade Federal de Pelotas 1 Introdução O presente trabalho tem como propósito analisar a proposta de Immanuel

Leia mais

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura

O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura O caminho moral em Kant: da transição da metafísica dos costumes para a crítica da razão prática pura Jean Carlos Demboski * A questão moral em Immanuel Kant é referência para compreender as mudanças ocorridas

Leia mais

A Modernidade e o Direito

A Modernidade e o Direito A Modernidade e o Direito A Modernidade e o Direito 1. A proposta ética de Habermas não comporta conteúdos. Ela é formal. Ela apresenta um procedimento, fundamentado na racionalidade comunicativa, de resolução

Leia mais

Esquematizar sem conceitos : a teoria kantiana da reflexão estética*

Esquematizar sem conceitos : a teoria kantiana da reflexão estética* Cadernos de Filosofia Alemã 7, P. 5-14, 2001 Esquematizar sem conceitos : a teoria kantiana da reflexão estética* Christel Fricke** Songez que je vous parle une langue étrangère... Racine, Fedro. A estética

Leia mais

V CICLO DE PALESTRAS

V CICLO DE PALESTRAS V CICLO DE PALESTRAS Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos WebPensa: : Uma Ferramenta Para Apoio ao Desenvolvimento do Pensamento Crítico Scheila Wesley Martins Augusto César C Melo

Leia mais

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura

O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura O caráter não-ontológico do eu na Crítica da Razão Pura Adriano Bueno Kurle 1 1.Introdução A questão a tratar aqui é a do conceito de eu na filosofia teórica de Kant, mais especificamente na Crítica da

Leia mais

Maria Luiza Costa

Maria Luiza Costa 45 ESTÉTICA CLÁSSICA E ESTÉTICA CRÍTICA Maria Luiza Costa m_luiza@pop.com.br Brasília-DF 2008 46 ESTÉTICA CLÁSSICA E ESTÉTICA CRÍTICA Resumo Maria Luiza Costa 1 m_luiza@pop.com.br Este trabalho pretende

Leia mais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais

1 o Semestre. PEDAGOGIA Descrições das disciplinas. Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos. Oficina de Artes Visuais Práticas Educacionais na 1ª Infância com crianças de 0 a 3 anos 1 o Semestre Estudo dos aspectos históricos e políticos da Educação infantil no Brasil, articulado às teorias de desenvolvimento da primeira

Leia mais

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se RUBENS aos pensamentos RAMIRO JR (TODOS emitidos DIREITOS pelos próprios RESERVADOS) autores que foram interpretados por estudiosos dos temas expostos.

Leia mais

A Estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, idéias e

A Estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, idéias e A Estética A Estética é uma especialidade filosófica que visa investigar a essência da beleza e as bases da arte. Ela procura compreender as emoções, idéias e juízos que são despertados ao observar uma

Leia mais

Auxiliadora Cristina Corrêa Barata Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Brasil

Auxiliadora Cristina Corrêa Barata Lopes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas Brasil RESENHA Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e incerteza Teacher training and professional: formed for change and uncertainty Enseñanza y formación: forma es para el cambio y la incertidumbre

Leia mais

Marcelo Gonçalves 2. Programa de Pós-Graduação em Direito Lato Sensu da Universidade de Passo Fundo 2

Marcelo Gonçalves 2. Programa de Pós-Graduação em Direito Lato Sensu da Universidade de Passo Fundo 2 A SUPERAÇÃO DA MORAL KANTIANA PELA TEORIA DO AGIR COMUNICATIVO DE HABERMAS 1 THE OVERCOMING OF KANTIAN MORALITY BY THE HABERMAS COMMUNICATIVE ACTION THEORY Marcelo Gonçalves 2 1 Programa de Pós-Graduação

Leia mais

O PAPEL DO PROFESSOR DE FILOSOFIA NO CONTEXTO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ESCOLAR

O PAPEL DO PROFESSOR DE FILOSOFIA NO CONTEXTO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ESCOLAR O PAPEL DO PROFESSOR DE FILOSOFIA NO CONTEXTO ESCOLAR E A IMPORTÂNCIA DA FILOSOFIA NA FORMAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA NO CONTEXTO ESCOLAR CARVALHO, Elvio de - UFSM elviocarvalho@hotmail.com SILVA, Valmir da

Leia mais

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola.

Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Palestras: A Filosofia na Escola Refletir e orientar educadores sobre aspectos filosóficos na prática pedagógica na escola. Para aprofundar a formação continuada de professores, apresentamos a seguir alguns

Leia mais

Preocupações do pensamento. kantiano

Preocupações do pensamento. kantiano Kant Preocupações do pensamento Correntes filosóficas Racionalismo cartesiano Empirismo humeano kantiano Como é possível conhecer? Crítica da Razão Pura Como o Homem deve agir? Problema ético Crítica da

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA CAMPUS DE ROLIM DE MOURA DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DO CAMPO PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA INTRODUÇÃO À FILOSOFIA

Leia mais

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD

NÚCLEO TEMÁTICO I CONCEPÇÃO E METODOLOGIA DE ESTUDOS EM EaD UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ-UFPR SETOR DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO DE PEDAGOGIA MAGISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL E DOS ANOS

Leia mais

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes

22/08/2014. Tema 7: Ética e Filosofia. O Conceito de Ética. Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes Tema 7: Ética e Filosofia Profa. Ma. Mariciane Mores Nunes O Conceito de Ética Ética: do grego ethikos. Significa comportamento. Investiga os sistemas morais. Busca fundamentar a moral. Quer explicitar

Leia mais

Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD COD

Escola Secundária 2-3 de Clara de Resende COD COD CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO (Aprovados em Conselho Pedagógico de 27 de outubro de 2015) No caso específico da disciplina de FILOSOFIA, do 10º ano de escolaridade, a avaliação incidirá ao nível do

Leia mais

IMMANUEL KANT ( )

IMMANUEL KANT ( ) IMMANUEL KANT (1724-1804) Algumas Obras: -Crítica da Razão Pura. -Fundamentação da Metafísica dos Costumes. -Crítica da Razão Prática. -A Religião no simples limite da Razão. O Ser humano guiar-se por

Leia mais

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO

IMMANUEL KANT ( ) E O CRITICISMO AVISO: O conteúdo e o contexto das aulas referem-se aos pensamentos emitidos pelos próprios autores que foram interpretados por estudiosos dos temas RUBENS expostos. RAMIRO Todo JR exemplo (TODOS citado

Leia mais

Aristóteles e o Espanto

Aristóteles e o Espanto Aristóteles e o Espanto - Para Aristóteles, uma condição básica para o surgimento do conhecimento no homem era o espanto, o qual poderia gerar toda condição para o conhecimento e a elaboração de teorias.

Leia mais

A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA

A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA A GESTÃO ESOLAR EM UMA PRÁTICA DE ENSINO DEMOGRÁTICA E PATICIPATIVA Izanete Maria Silva de Lima Graduada em Ciências Sociais pela UFCG e-mail: izannete@hotmail.com José Wellington Farias da Silva Graduado

Leia mais

A Modernidade e o Direito

A Modernidade e o Direito A Modernidade e o Direito A Modernidade e o Direito 1. que possam ser concernidos por ela cheguem (ou possam chegar), enquanto participantes de Fonte: Habermas, J. Consciência moral e agir comunicativo.

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área Disciplinar de Filosofia Planificação de Filosofia 10º Ano 2018/2019 MÓDULOS CONTEÚDOS Nº de aulas de 45 I. ABORDAGEM INTRODUTÓRIA À FILOSOFIA E AO FILOSOFAR

Leia mais

AGRUPAMENTDE ESCOLAS DE CARVALHOS. Planificação Filo sofia 10º ano. Iniciação à atividade filosófica O que é a filosofia?

AGRUPAMENTDE ESCOLAS DE CARVALHOS. Planificação Filo sofia 10º ano. Iniciação à atividade filosófica O que é a filosofia? Iniciação à atividade filosófica O que é a filosofia? 1. O que é a filosofia? 1.1 O problema da definição. A origem etimológica. A filosofia como atitude interrogativa Problemas/áreas da filosofia 1.2

Leia mais

Kant: Ética e Estética

Kant: Ética e Estética Kant: Ética e Estética 1. (UEM 2012) O filósofo Immanuel Kant (1724-1804) estabelece uma íntima relação entre a liberdade humana e sua capacidade de pensar autonomamente, ao afirmar: Esclarecimento é a

Leia mais

ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA - 10º Ano

ANO LETIVO 2018/2019 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DE FILOSOFIA - 10º Ano TEMAS ÁREAS DE APRENDIZAGENS ESSENCIAIS COMPETÊNCIAS DO DOMÍNIOS PERFIL DO ALUNO PONDERAÇÕES POR DOMÍNIO (%) Abordagem introdutória à Filosofia e ao filosofar As questões da Filosofia Clarificar a natureza

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA 1 PROGRAMA DE DISCIPLINA CENTRO: CCH DEPARTAMENTO: DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA ANO LETIVO 2012 DADOS SOBRE A DISCIPLINA CÓDIGO NOME 6 FIL 104 ÉTICA CURSO SÉRIE DIREITO 1ª CARGA HORÁRIA T P TOTA L 30 h 30h

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 2014 / 2015

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 2014 / 2015 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS N.º 1 DE GONDOMAR ANO LETIVO de 014 / 015 PLANIFICAÇÃO de Filosofia 10º ANO Gestão Temporal do Programa UNIDADE CONTEÚDO LETIVOS I Módulo inicial II A acção humana e os valores 1.

Leia mais

PEDAGOGIA. 1º Semestre. Antropologia e Educação 60h

PEDAGOGIA. 1º Semestre. Antropologia e Educação 60h PEDAGOGIA 1º Semestre Antropologia e Educação 60h Ementa: O estudo da antropologia entendido como estudo da cultura, das relações dos grupos humanos (intra e extragrupos) e da apropriação do espaço pelos

Leia mais

Resenha Andrei Luiz Lodéa - UFSC

Resenha Andrei Luiz Lodéa - UFSC DUTRA, D. J. V. Razão e consenso em Habermas: teoria discursiva da verdade, da moral, do direito e da biotecnologia. 2ed. rev. e ampl. Florianópolis: Ed. da UFSC, 2005. Resenha Andrei Luiz Lodéa - UFSC

Leia mais

Aula 19. Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant

Aula 19. Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant Aula 19 Bora descansar? Filosofia Moderna - Kant Kant (1724-1804) Nasceu em Könisberg, 22/04/1724 Estudos Collegium Fredericiacum Universidade Könisberg Docência Inicialmente aulas particulares Nomeado

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 FILOSOFIA 10º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina ENSINO SECUNDÁRIO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

As raízes filosóficas das teorias educacionais: as implicações nas distintas perspectivas pedagógicas

As raízes filosóficas das teorias educacionais: as implicações nas distintas perspectivas pedagógicas As raízes filosóficas das teorias educacionais: as implicações nas distintas perspectivas pedagógicas Formação Continuada Blumenau 2018 Primeiro Encontro QUESTÕES CENTRAIS Escola: lócus da formação humana

Leia mais

Filosofia 10º Ano Ano letivo de 2015/2016 PLANIFICAÇÃO

Filosofia 10º Ano Ano letivo de 2015/2016 PLANIFICAÇÃO I Iniciação à Atividade Filosófica 1. Abordagem introdutória à filosofia e ao filosofar PERCURSOS 10.º ANO Competências a desenvolver/objectivos a concretizar Recursos Estratégias Gestão 1.1. O que é a

Leia mais

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO

A ÉTICA NA HISTÓRIA DO PENSAMENTO SOFISTAS Acreditavam num relativismo moral. O ceticismo dos sofistas os levava a afirmar que, não existindo verdade absoluta, não poderiam existir valores que fossem validos universalmente. A moral variaria

Leia mais

O PAPEL DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O PAPEL DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL O PAPEL DO EDUCADOR NO PROCESSO DE ENSINO DAS ARTES VISUAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL 1 Geysse Gadelha Rocha, 2 Maria Mirian de Fatima Melo Costa, 3 Luciano Gutembergue Bonfim. ¹ Graduanda em Pedagogia pela

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE ATIVIDADES TRANSVERSAL NA MODALIDADE EAD CONCEITOS, NORMAS E PROCEDIMENTOS REGULAMENTO DAS ATIVIDADES S E TRANSVERSAIS NA MODALIDADE

Leia mais

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO

CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS º PERÍODO CURSO: PEDAGOGIA EMENTAS - 2016.1 1º PERÍODO DISCIPLINA: HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO Estudo da história geral da Educação e da Pedagogia, enfatizando a educação brasileira. Políticas ao longo da história engendradas

Leia mais

VALORIZAÇÃO DO HÁBITO DE LEITURA COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO

VALORIZAÇÃO DO HÁBITO DE LEITURA COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO VALORIZAÇÃO DO HÁBITO DE LEITURA COMO INSTRUMENTO NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO Angela Cardoso Brollo 1 Liane Nair Much 2 Resumo: Este relato objetiva retratar experiências subjacentes ao Projeto de Leitura

Leia mais

LIBERDADE E MORALIDADE EM KANT 1

LIBERDADE E MORALIDADE EM KANT 1 1 LIBERDADE E MORALIDADE EM KANT 1 Diego Carlos Zanella 2 Liliana Souza de Oliveira 3 Resumo: O texto tem a pretensão de discorrer sobre um dos principais problemas da ética kantiana, a saber, como é possível

Leia mais

A FILOSOFIA HERMENÊUTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NUMA FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DE DOCENTES FRENTE ÀS CONTINGÊNCIAS DO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO

A FILOSOFIA HERMENÊUTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NUMA FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DE DOCENTES FRENTE ÀS CONTINGÊNCIAS DO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO A FILOSOFIA HERMENÊUTICA E SUA CONTRIBUIÇÃO NUMA FORMAÇÃO CRÍTICA E REFLEXIVA DE DOCENTES FRENTE ÀS CONTINGÊNCIAS DO CONTEXTO CONTEMPORÂNEO Jacimira Höher Bohrer Acadêmica do Curso de Pós-graduação em

Leia mais

Aprendizagem significativa e aquisição da escrita

Aprendizagem significativa e aquisição da escrita Aprendizagem significativa e aquisição da escrita Júlio Furtado www.juliofurtado.com.br 1 O homem é a única criatura que precisa ser educada (...) Por ser dotado de instinto, um animal, ao nascer, já é

Leia mais

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área Disciplinar de Filosofia Ano letivo 2018/2019. Critérios de Avaliação de Filosofia 10º Ano

Departamento de Ciências Sociais e Humanas Área Disciplinar de Filosofia Ano letivo 2018/2019. Critérios de Avaliação de Filosofia 10º Ano Critérios de Avaliação de Filosofia 10º Ano Áreas de competência A Linguagens e textos B Informação e comunicação C Raciocínio e resolução de problemas Descritores Usa linguagem verbal adequada para construir

Leia mais

Curso de extensão em Teoria do Conhecimento Moderna

Curso de extensão em Teoria do Conhecimento Moderna MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA GOIANO Curso de extensão em Teoria do Conhecimento Moderna (Curso de extensão)

Leia mais

Estética. O belo e o feio

Estética. O belo e o feio Estética O belo e o feio ETIMOLOGIA DA PALAVRA Estética - vem do grego, com o significado de faculdade de sentir ; compreensão pelos sentidos ; percepção totalizante. A ligação da estética com a arte é

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura

TEORIA DO CONHECIMENTO. Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura TEORIA DO CONHECIMENTO Aulas 2, 3, 4,5 - Avaliação 1 Joyce Shimura - O que é conhecer? - Como o indivíduo da imagem se relaciona com o mundo ou com o conhecimento? Janusz Kapusta, Homem do conhecimento

Leia mais

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

09/2011. Formação de Educadores. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) O COMPONENTE PEDAGOGICO NO CURRÍCULO DO CURSO DE LETRAS: PORTUGUÊS/ESPANHOL E A FORMAÇÃO INICIAL DO DOCENTE DE LINGUA ESPANHOLA, EM UM ESPAÇO MULTICULTURAL 09/2011 Formação de Educadores Pontifícia Universidade

Leia mais

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02

PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 PROFESSOR: MAC DOWELL DISCIPLINA: FILOSOFIA CONTEÚDO: TEORIA DO CONHECIMENTO aula - 02 2 A EPISTEMOLOGIA: TEORIA DO CONHECIMENTO Ramo da filosofia que estuda a natureza do conhecimento. Como podemos conhecer

Leia mais

Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Linha de Pesquisa 2: FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Esta linha de pesquisa objetiva o exame dos processos de construção do conhecimento docente do professor de línguas, com ênfase no papel da linguagem

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS

Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS EMENTAS DO CURSO DE FILOSOFIA Currículo Novo (a partir de 2010/1) NÍVEL I HISTÓRIA DA FILOSOFIA ANTIGA Reflexão acerca da transição do pensamento mítico ao filosófico. Estudo de problemas, conceitos e

Leia mais

A EDUCAÇAO SUPERIOR E A FORMAÇAO DO PENSAMENTO CRITICO

A EDUCAÇAO SUPERIOR E A FORMAÇAO DO PENSAMENTO CRITICO A EDUCAÇAO SUPERIOR E A FORMAÇAO DO PENSAMENTO CRITICO Alzira Sant Ana Azevedo 1 Darcisio Muraro 2 Resumo Este estudo pretende fazer uma reflexão sobre o papel da educação superior na formação do indivíduo

Leia mais

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010

NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010 NODARI, Paulo César. Sobre ética: Aristóteles, Kant e Levinas. Caxias do Sul: Educs, 2010 12 Daniel José Crocoli * A obra Sobre ética apresenta as diferentes formas de se pensar a dimensão ética, fazendo

Leia mais

CURRÍCULO 1/40R NÍVEL I

CURRÍCULO 1/40R NÍVEL I CURRÍCULO 1/40R NÍVEL I Disciplina: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA E À PEDAGOGIA Codicred: 1430Y-02 Análise da docência nas dimensões ética, sócio-política, estética e técnica, buscando conferir sentidos ao ser

Leia mais

Desenvolvimento Pessoal e

Desenvolvimento Pessoal e Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade Professor Douglas Pereira da Silva log 3 e 4 2018.2 1 log 3 e 4 2018.2 2 DISCIPLINA Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade EMENTA Fundamentação sobre o mundo

Leia mais

PREPARAÇÃO DE PROJETOS, FORMAS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO

PREPARAÇÃO DE PROJETOS, FORMAS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO PREPARAÇÃO DE PROJETOS, FORMAS DE REGISTRO E AVALIAÇÃO Profª. Ms. Fabiana Chinalia FACULDADES COC 11 e 12 de maio http://verainfedu.files.wordpress.com/2008/10/legal1.gif Vamos conversar um pouco sobre

Leia mais

COLÉGIO MAGNUM BURITIS

COLÉGIO MAGNUM BURITIS COLÉGIO MAGNUM BURITIS PROGRAMAÇÃO DE 1ª ETAPA 2ª SÉRIE PROFESSOR (A): Alair Matilde Naves DISCIPLINA: Filosofia TEMA TRANSVERSAL: A ESCOLA E AS HABILIDADES PARA A VIDA NO SÉCULO XXI DIMENSÕES E DESENVOLVIMENTO

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS: MÚSICA E BIOGRAFIA

RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS: MÚSICA E BIOGRAFIA Doi: dx.doi.org/10.17921/2525-5320.2016.150-154 RELATO DE EXPERIÊNCIA: UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM LÍNGUA INGLESA POR MEIO DOS GÊNEROS TEXTUAIS: MÚSICA E BIOGRAFIA Cristiane de Freitas* - UEL Rosana

Leia mais

ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA UNIVERSITÁRIOS: UMA PORTA PARA O CONHECER

ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA UNIVERSITÁRIOS: UMA PORTA PARA O CONHECER ATENDIMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA UNIVERSITÁRIOS: UMA PORTA PARA O CONHECER Elisa Maria Pitombo Faculdade Sumaré E-mail: elisa.pitombo@sumare.edu.br 2 RESUMO: O atendimento psicopedagógico para universitários

Leia mais

Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta.

Utilize apenas caneta ou esferográfica de tinta indelével, azul ou preta. Teste Intermédio de Filosofia Teste Intermédio Filosofia Duração do Teste: 90 minutos 22.02.2011 10.º Ano de Escolaridade Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Utilize apenas caneta ou esferográfica

Leia mais

LIBRAS: UMA PROPOSTA BILINGUE PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS SURDOS

LIBRAS: UMA PROPOSTA BILINGUE PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS SURDOS Patrocínio, MG, outubro de 2016 ENCONTRO DE PESQUISA & EXTENSÃO, 3., 2016, Patrocínio. Anais... Patrocínio: IFTM, 2016. LIBRAS: UMA PROPOSTA BILINGUE PARA A INCLUSÃO EDUCACIONAL DOS SURDOS Vania Abadia

Leia mais

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40

PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 PLANO DE ENSINO Projeto Pedagógico: 2017 Curso: Pedagogia Disciplina: Avaliação Educacional e Institucional Carga horária: 40 Aulas/Semana: 02 Termo Letivo: 4º 1. Ementa (sumário, resumo) Tendências da

Leia mais

IMMANUEL KANT ( )

IMMANUEL KANT ( ) CONTEXTO HISTÓRICO Segunda metade do século XVIII época de transformações econômicas, sociais, políticas e cultural-ideológicas. A Revolução Industrial e a consolidação do Capitalismo. A Revolução Científica,

Leia mais

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1

A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 A CONSTITUIÇÃO DA SUBJETIVIDADE DA CRIANÇA: UMA REFLEXÃO SOBRE A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA 1 Sirlane de Jesus Damasceno Ramos Mestranda Programa de Pós-graduação Educação Cultura e Linguagem PPGEDUC/UFPA.

Leia mais

Thiago Kava dos Santos *

Thiago Kava dos Santos * CONSIDERAÇÕS SOBRE HABERMAS E O MOVIMENTO DE OCUPAÇÃO DE WALL STREET Thiago Kava dos Santos * Resumo: Partindo do quarto ensaio do livro Pensamento Pós-Metafísico, de 1988, Ações, Atos de fala, interações

Leia mais

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO DE FORMAÇÃO* Transformando os Ambientes para a Aprendizagem. Juan Carlos Melo Hernández Bogotá - Colômbia

PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO DE FORMAÇÃO* Transformando os Ambientes para a Aprendizagem. Juan Carlos Melo Hernández Bogotá - Colômbia PROGRAMAÇÃO DO ENCONTRO DE FORMAÇÃO* Transformando os Ambientes para a Aprendizagem Juan Carlos Melo Hernández Bogotá - Colômbia 22 e 23 de outubro 2014 Porto Alegre RS Brasil 22/10 (quarta-feira) 18h

Leia mais

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA

EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA EMENTAS DAS DISCIPLINAS CURSO DE GRADUAÇÃO DE PUBLICIDADE E PROPAGANGA 1) ASSESSORIA E CONSULTORIA EM COMUNICAÇÃO O mapeamento do campo de atuação em assessoria e consultoria em comunicação, baseado na

Leia mais

SERGIO LEVI FERNANDES DE SOUZA. Principais mudanças da revolução copernicana e as antinomias da razão pura.

SERGIO LEVI FERNANDES DE SOUZA. Principais mudanças da revolução copernicana e as antinomias da razão pura. SERGIO LEVI FERNANDES DE SOUZA Principais mudanças da revolução copernicana e as antinomias da razão pura. Santo André 2014 INTRODUÇÃO Nunca um sistema de pensamento dominou tanto uma época como a filosofia

Leia mais

TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant ( )

TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant ( ) TEORIA DO CONHECIMENTO Immanuel Kant (1724-1804) Obras de destaque da Filosofia Kantiana Epistemologia - Crítica da Razão Pura (1781) Prolegômenos e a toda a Metafísica Futura (1783) Ética - Crítica da

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL E A SEXUALIDADE: O OLHAR DO PROFESSOR

EDUCAÇÃO INFANTIL E A SEXUALIDADE: O OLHAR DO PROFESSOR 1 EDUCAÇÃO INFANTIL E A SEXUALIDADE: O OLHAR DO PROFESSOR Laísa Mayda Santos Ferreira Estudante do Curso de Licenciatura em Pedagogia Universidade Federal da Paraíba UFPB Campus IV, laisa_mayda_rb@hotmail.com

Leia mais

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2

ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 ÉTICA GERAL E PROFISSIONAL MÓDULO 2 Índice 1. Ética Geral...3 1.1 Conceito de ética... 3 1.2 O conceito de ética e sua relação com a moral... 4 2 1. ÉTICA GERAL 1.1 CONCEITO DE ÉTICA Etimologicamente,

Leia mais

INTRODUÇÃO 1º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 1º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 1º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO As Aprendizagens Essenciais de Educação Física para o 1.º Ciclo do Ensino Básico pretendem

Leia mais

Palavras-chave: Aprendizagem dialógica. Diálogo igualitário. Ação comunicativa.

Palavras-chave: Aprendizagem dialógica. Diálogo igualitário. Ação comunicativa. A COMPREENSÃO DO DIÁLOGO IGUALITÁRIO ATRAVÉS DA TEORIA DA AÇÃO COMUNICATIVA: CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA 1 Resumo Vanessa Gabassa² Luana Mendes de Oliveira³ Pôster GT - Diálogos Abertos sobre

Leia mais

Pedagogia. 1º Período Formação de Pedagogos (as): Educação e Abordagens Socioculturais

Pedagogia. 1º Período Formação de Pedagogos (as): Educação e Abordagens Socioculturais Pedagogia 1º Período Formação de Pedagogos (as): Educação e Abordagens Socioculturais Pesquisa e Prática Pedagógica PPP I 60 h Trabalha a pesquisa como processo de construção do conhecimento científico.

Leia mais

ÉTICA E MORAL. O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1

ÉTICA E MORAL. O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1 ÉTICA E MORAL O porquê de uma diferenciação? O porquê da indiferenciação? 1 Ética e Moral são indiferenciáveis No dia-a-dia quando falamos tanto usamos o termo ética ou moral, sem os distinguirmos. Também

Leia mais

CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014

CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014 CONTEÚDO ESPECÍFICO DA PROVA DA ÁREA DE LETRAS GERAL PORTARIA Nº 258, DE 2 DE JUNHO DE 2014 O Presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no uso de suas

Leia mais

O ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

O ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA O ENSINO NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA Autor: EDILSON JOSÉ DE CARVALHO E ANA ALICE Introdução Este trabalho é uma síntese das aulas da professora Ana Alice, que administrou a disciplina:

Leia mais

Kant e a filosofia crítica. Professora Gisele Masson UEPG

Kant e a filosofia crítica. Professora Gisele Masson UEPG Kant e a filosofia crítica Programa de Pós-Graduação em Educação Professora Gisele Masson UEPG Immanuel Kant (1724-1804) Principais obras Crítica da razão pura - 1781 Fundamentação da Metafísica dos Costumes

Leia mais

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO

PRÓ-REITORIA ACADÊMICA ESCOLA DE EDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E COMUNICAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇAO STRICTO SENSU EM EDUCAÇÃO DISCIPLINA INSTITUCIONAL E OBRIGATÓRIA PARA MESTRANDOS E DOUTORANDOS Epistemologia: Ementa: Construção do conhecimento científico. Diferentes paradigmas de pesquisa em ciências sociais. Delineamento de

Leia mais

IFG Departamento De Áreas Acadêmicas I Coordenação de Ciências Humanas

IFG Departamento De Áreas Acadêmicas I Coordenação de Ciências Humanas IFG Departamento De Áreas Acadêmicas I Coordenação de Ciências Humanas PROJETO PRÁTICA CURRICULAR Projeto desenvolvido em atendimento parcial à demanda estabelecida no Curso de Licenciatura Plena em História

Leia mais

1. Quanto às afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA : I O direito é autônomo, enquanto a moral é heterônoma.

1. Quanto às afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA : I O direito é autônomo, enquanto a moral é heterônoma. P á g i n a 1 PROVA DAS DISCIPLINAS CORRELATAS TEORIA GERAL DO DIREITO 1. Quanto às afirmações abaixo, marque a alternativa CORRETA : I O direito é autônomo, enquanto a moral é heterônoma. II O valor jurídico

Leia mais

FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA NA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PIBID/GEOGRAFIA/UEPB NA E.E.E.F.M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE/PB.

FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA NA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PIBID/GEOGRAFIA/UEPB NA E.E.E.F.M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE/PB. FORMAÇÃO INICIAL E CONTÍNUA NA DOCÊNCIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DO PIBID/GEOGRAFIA/UEPB NA E.E.E.F.M. SÃO SEBASTIÃO, CAMPINA GRANDE/PB. Giusepp Cassimiro da Silva¹. ¹Professor Supervisor do PIBID/CAPES/UEPB

Leia mais

2.ª Questão 3.ª Parte do questionário. Tema: Medidas propostas pelos professores do ensino regular

2.ª Questão 3.ª Parte do questionário. Tema: Medidas propostas pelos professores do ensino regular Categorias N.º de Registos/ Percentagem Subcategorias N.º de Uni. de Registo/ Percentagem 2.ª Questão 3.ª Parte do questionário - Com base nas dificuldades que diz sentir, indique as medidas que adotaria

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 00h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano:

PLANO DE APRENDIZAGEM. CH Teórica: 60h CH Prática: 00h CH Total: 60h Créditos: 03 Pré-requisito(s): ---- Período: I Ano: PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Educação Física Disciplina: Fundamentos Histórico-Filosóficos da Educação Código: FIS00 Física e do Esporte Professor: Gilson Pereira

Leia mais

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS

APRENDIZAGENS ESSENCIAIS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS D 3.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO As Aprendizagens Essenciais de Educação Física

Leia mais

INTRODUÇÃO 1.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS

INTRODUÇÃO 1.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS ALUNOS APRENDIZAGENS ESSENCIAIS ARTICULAÇÃO COM O PERFIL DOS 1.º ANO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO EDUCAÇÃO FÍSICA INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 1.º CICLO DO ENSINO BÁSICO As Aprendizagens Essenciais de Educação Física

Leia mais

Pedagogia. 1 Semestre. Sociologia e Educação 60h

Pedagogia. 1 Semestre. Sociologia e Educação 60h Pedagogia 1 Semestre Sociologia e Educação 60h Ementa: A Sociologia como ciência e a Educação como tema da Sociologia. Compreensão dos paradigmas a partir dos contextos histórico-sociais que as suscitaram:

Leia mais

FILOSOFIA. As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina.

FILOSOFIA. As informações apresentadas neste documento não dispensam a consulta da legislação referida e do Programa da disciplina. INFORMAÇÃO-EXAME FILOSOFIA 2017 Exame a Nível de Escola 225 11.º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) 1. Introdução O presente documento visa divulgar as características do exame

Leia mais

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL

A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL A DISCIPLINA DE DIDÁTICA NO CURSO DE PEDAGOGIA: SEU PAPEL NA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL Kelen dos Santos Junges - UNESPAR/Campus de União da Vitória Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória

Leia mais

PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA

PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA 1 PORTFÓLIO - DO CONCEITO À PRÁTICA UNIVERSITÁRIA: UMA VIVÊNCIA CONSTRUTIVA Mariane de Freitas - UNESPAR/Campus de União da Vitória RESUMO Acreditando na importância e amplitude que tem, para o professor,

Leia mais

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h

Pedagogia. 1º Semestre. Filosofia e Educação ED0003/ 60h Pedagogia 1º Semestre Filosofia e Educação ED0003/ 60h Ementa: Fundamentação teórica dos conceitos básicos de Filosofia. Distinção entre Ciências e Filosofia. O estudo e a análise da aplicação sistemática

Leia mais

3 Tempo e Espaço na Estética transcendental

3 Tempo e Espaço na Estética transcendental 3 Tempo e Espaço na Estética transcendental 3.1. Exposição metafísica dos conceitos de tempo e espaço Kant antecipa então na Dissertação alguns argumentos que serão posteriormente, na Crítica da razão

Leia mais

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Filosofia da Educação I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º

PLANO DE ENSINO. Curso: Pedagogia. Disciplina: Filosofia da Educação I. Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º PLANO DE ENSINO 2016 Curso: Pedagogia Disciplina: Filosofia da Educação I Carga Horária Semestral: 40 Semestre do Curso: 1º 1 - Ementa (sumário, resumo) Conceitos básicos: filosofia, filosofia da educação

Leia mais

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE AT ATIVIDADES TRANSVERSAL

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE AT ATIVIDADES TRANSVERSAL CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA MODALIDADE DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA MANUAL DE AT ATIVIDADES TRANSVERSAL CONCEITOS, NORMAS E PROCEDIMENTOS REGULAMENTO ATIVIDADES TRANSVERSAL I DA DEFINIÇÃO Art. 1º Por Transversalidade

Leia mais