INSERÇÃO PRODUTIVA E SOCIAL DE FAMÍLIAS CARENTES ATENDIDAS PELO CRAS NO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA-PB RESUMO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSERÇÃO PRODUTIVA E SOCIAL DE FAMÍLIAS CARENTES ATENDIDAS PELO CRAS NO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA-PB RESUMO"

Transcrição

1 INSERÇÃO PRODUTIVA E SOCIAL DE FAMÍLIAS CARENTES ATENDIDAS PELO CRAS NO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA-PB Iáskara Rosandra Lopes de Almeida Pós-graduando lato sensu em Gestão Pública Municipal - UFPB Rejane Gomes Carvalho Professora do Departamento de Economia - UFPB RESUMO Este trabalho tem por finalidade avaliar a importância dos cursos de inclusão produtiva oferecidos às famílias usuárias do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município de Itaporanga-PB, com o intuito de melhorar as condições de vida dessa parcela da população. Os cursos de inclusão produtiva representam um dos serviços sócio-assistenciais oferecidos no CRAS que tem como objetivo a inserção social dos seus usuários no mercado de trabalho e na sociedade, bem como no resgate de sua autoestima e dignidade. O CRAS é uma unidade física localizada em bairros onde há maior concentração de famílias necessitadas. Nesse centro é realizado o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), visando atender as famílias na sua integralidade e contribuir para sua inserção social, bem como para reduzir as desigualdades sociais. Neste trabalho foi realizada uma revisão bibliográfica e uma pesquisa documental, que proporcionou aprofundamento e ampliação dos conhecimentos acerca do tema estudado. Também se realizou pesquisa de campo, em que foi aplicado um questionário com questões objetivas direcionadas ao público alvo do programa. Percebeu-se que alguns dos usuários do CRAS não conhecem ou mesmo nunca utilizaram os serviços sócioassistenciais oferecidos pelo programa e os que utilizaram alguns desses serviços estão diretamente ligados aos cursos de inclusão produtiva. É necessário também destacar as dificuldades e desafios no programa para desenvolver com eficácia os cursos de inclusão produtiva. Palavras-chave: 1. CRAS 2. Assistência 3. Inclusão Produtiva.

2 1. INTRODUÇÃO O presente trabalho apresenta um estudo sobre o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do município de Itaporanga-PB, bem como sobre os serviços sócio-assistenciais oferecidos pelo programa, dando ênfase a implantação de cursos que visam a inclusão produtiva, considerado um mecanismo de enfrentamento da pobreza e possibilitando oferecer melhores condições de vida aos usuários do programa através da capacitação técnica. Tendo os cursos de inclusão produtiva como ferramenta necessária para a inserção social e produtiva dos usuários do CRAS, podemos questionar se o CRAS tem funcionado de maneira eficiente como mecanismo de inclusão social e produtiva das famílias carentes no município, bem como se os cursos oferecidos pelo programa são de qualidade e se seus monitores são capacitados. Busca-se, ainda, observar se os recursos destinados para a realização dos cursos são suficientes para que os mesmos sejam eficazes e realmente possam inserir os usuários do programa no mercado de trabalho ou mesmo oferecer a eles uma oportunidade digna de aumentar sua renda. Dessa maneira o objetivo do artigo é avaliar a importância dos cursos de inclusão produtiva oferecidos às famílias usuárias do CRAS do município de Itaporanga-PB, com o intuito de melhorar as condições de vida dessa parcela da população. Visa-se, também, identificar os cursos que podem proporcionar inserção no mercado de trabalho, verificar possíveis falhas nos cursos oferecidos para a qualificação dos usuários do CRAS, averiguar a contrapartida de recursos para financiamento dos cursos por parte da prefeitura municipal e confirmar se o CRAS pode ser considerado um instrumento no enfrentamento da exclusão social. O CRAS é um programa do Governo Federal em parceria com os municípios, que tem por finalidade garantir a atenção integral às famílias em determinado território, através da execução de serviços de proteção social básica desenvolvidos pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF). Esse serviço atende as famílias em situação de vulnerabilidade social, levando em consideração algumas informações como: dados pessoais, trabalho, renda, acesso a benefícios (Programa Bolsa-Família, Benefício de Prestação Continuada - BPC, Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI, entre outros), educação, habitação, saúde e relação familiar.

3 O CRAS tem a finalidade de minimizar as mazelas sociais e propiciar condições de vida digna aos seus usuários, através de ações e serviços sócio-assistenciais. Contudo para que se tenha um melhor desempenho nos serviços e ações ofertados, é necessário que haja melhorias na capacidade estrutural e material do programa, objetivando desenvolver com eficiência os projetos de capacitação profissional das famílias. Atualmente, a equipe de técnicos do CRAS no município de Itaporanga PB tem se deparado com grandes desafios e dificuldades que vem impondo limites e barreiras para o desempenho profissional. Podemos ressaltar a inadequação da aplicabilidade dos recursos para o andamento das ações do programa como um dos graves problemas, tendo em vista que a contratação de recursos humanos (monitores, educadores sociais) ainda apresenta sinais de clientelismo político, o que provoca a desestruturação do programa, uma vez que se contrata pessoas despreparadas e sem habilidades para desenvolverem tais funções, principalmente quando falamos em cursos de inclusão produtiva. A inclusão produtiva, também denominada de geração de trabalho e renda, é executada no CRAS através do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que tem suas ações voltadas para criar alternativas para o atendimento das necessidades e ampliação das potencialidades das famílias pobres e em situação de vulnerabilidade social. Vale ressaltar que, com a inclusão produtiva, as pessoas se sentem profissionais e descobrem que podem fazer, produzir e comercializar. Várias são as ações que podem ser desenvolvidas nesse processo de inclusão produtiva, mas o CRAS de Itaporanga-PB tem como um dos focos a realização de cursos que possam viabilizar a inserção social do usuário, tanto no mercado de trabalho como na sociedade, buscando sempre resgatar sua auto-estima e dignidade. Mas, o que muito se tem questionado é a qualidade desses cursos oferecidos, pois o CRAS do município não tem uma estrutura física adequada, os recursos muitas vezes são insuficientes e os monitores em sua maioria não são qualificados, ou seja, o programa se depara com muitos entraves para desenvolver com eficiência seus serviços.

4 2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 2.1 CONSIDERAÇÕES SOBRE A ASSISTÊNCIA SOCIAL NO BRASIL No contexto atual da sociedade brasileira, conceituar o termo família é bem complexo, tendo em vista que hoje temos vários modelos, desde as famílias mais tradicionais, como as nucleares, bem como as monoparentais, matrifocal, etc. De acordo com Mioto (1997, p. 115) a família é como um núcleo de pessoas que convivem em determinado lugar, durante certo tempo e que se acham unidas (ou não) por laços consanguíneos. Ele tem como tarefa primordial o cuidado e a proteção de seus membros e se encontra dialeticamente articulado com a estrutura social na qual está inserida. Como sabemos as famílias desempenham um papel central na vida de qualquer pessoa. Dessa maneira, a família é considerada eixo prioritário da proteção do Estado, ou seja, elas são as motivadoras dos projetos sociais desenvolvidos no país. A implantação de programas complementares procura criar alternativas para o atendimento das necessidades e ampliação das potencialidades das famílias pobres e em situação de vulnerabilidade social. Diante deste contexto, se viu a necessidade de estudar a política de assistência social, que tem como objetivo promover uma parcela da sociedade que vive em situação de vulnerabilidade social ou mesmo de extrema pobreza. Sabemos que a Constituição Federal de 1988, também conhecida como Constituição Cidadã, colocou a assistência social ao lado da saúde e da previdência social, como política integrante do sistema brasileiro de seguridade social, tendo em vista a desigualdade social presente no Brasil, com o objetivo maior de ratificar os direitos sociais previstos no Artigo 6º da CF/88. De acordo com a Constituição Federal, este artigo estabelece que: São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e a infância, a assistência aos desamparados (MEDAUAR, 2006, p. 29). A Assistência Social vem passando por profundas transformações no decorrer do tempo, dentre elas podemos destacar a promulgação da Lei Orgânica da Assistência Social nº LOAS, em 1993, que surgiu para regulamentar o que já estava escrito na CF/88 nos seus Artigos 203 e 204. A LOAS estabelece, em seu Art. 1º: A Assistência Social como direito do cidadão e dever do Estado. É Política de Seguridade Social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas (BRASIL, 1993, p. 01).

5 Foi a LOAS que instituiu benefícios, serviços, programas e projetos destinados ao enfrentamento da exclusão dos segmentos mais vulnerabilizados da sociedade. A LOAS preza pela distribuição de renda, pela oportunidade de trabalho, pelo salário digno e pelo respeito á criação de novos valores para os cidadãos. De acordo com Abreu: Política Nacional de Assistência Social é um documento normatizador das ações de assistência social concebidas na LOAS. A Política, ao definir diretrizes, princípios, estratégias e formas de gestão da assistência social, constitui um instrumento de gestão que transforma em ações diretas os pressupostos legais, estabelece as competências e os fluxos entre as três esferas de governo (ABREU, 2008, p. 35). Elaborada em parceria com organizações governamentais e não-governamentais, e proposta pelo gestor federal, a Política Nacional de Assistência Social foi aprovada, em dezembro de 1998, pelo Conselho Nacional de Assistência Social, que é formado por igual número de representantes da sociedade civil e das esferas governamentais (BONI, 2008, p. 390). De acordo com a Política Nacional de Assistência Social (PNAS), os seus objetivos, ou seja, aquilo que se quer atingir com as ações e serviços de assistência social, são os seguintes: Prover serviços, programas, projetos e benefícios de proteção social básica e, ou especial para famílias, indivíduos e grupos que deles necessitarem. Contribuir com a inclusão e a equidade dos usuários e grupos específicos, ampliando o acesso aos bens e serviços sócio-assistenciais básicos e especiais, em áreas urbana e rural. Assegurar que as ações no âmbito da assistência social tenham centralidade na família, e que garantam a convivência familiar e comunitária (BRASIL, 2004, p. 33). O Sistema Único da Assistência Social o SUAS foi implantado a partir de 2005 em todo território nacional, atuando na prática efetiva a assistência social como política pública de Estado, fazendo a necessária ruptura com o clientelismo e as políticas de favor e ocasião. O SUAS propõe-se alterar radicalmente o modelo de gestão e a forma de financiamento da assistência social, estabelecendo um pacto federativo

6 entre União, Estados e Municípios, levando a todo o território nacional, numa só linguagem, a nova política de assistência social (BONI, 2008, p. 400). Compreendemos que a missão do SUAS é materializar os direitos assegurados pela LOAS, com vistas a garantia da cidadania e de inclusão social dos usuários da Assistência Social. De acordo com Boni, o SUAS estabelece dois níveis de proteção social: básica, de caráter preventivo; e, especial, quando ocorre violação de direitos (BONI, 2008, p. 404). A proteção social básica atende preferivelmente a população que se encontra em vulnerabilidade social, especificamente nos casos de ausência de renda. Neste trabalho será exposto um conjunto de informações que visam esclarecer a política de proteção social básica, que tem no CRAS, um programa do Governo Federal em parceria com os municípios, que se torna equipamento social público, capaz de garantir a atenção integral às famílias em determinado território. É conhecido assim, pois desenvolve o PAIF, que visa atender as famílias, garantindo seus direitos básicos. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o CRAS é uma unidade pública da política de assistência social, de base municipal, integrante do SUAS, localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada a prestação de serviços e programas sócio-assistenciais de proteção social básica às famílias e indivíduos. Além disso, visa a articulação desses serviços no seu território de abrangência e uma atuação intersetorial, com a perspectiva de potencializar a proteção social. Algumas ações da proteção social básica devem ser desenvolvidas necessariamente no CRAS, como o PAIF (BRASIL, 2009, p. 09). O PAIF expressa um conjunto de ações relativas à acolhida, informação e orientação, inserção em serviços da assistência social, tais como atividades sócioeducativas e de convivência, encaminhamentos a outras políticas, promoção de acesso à renda e, especialmente, acompanhamento sócio-familiar (BRASIL, 2009). O público do PAIF/CRAS é composto basicamente pela população em situação de vulnerabilidade social, decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizados. O CRAS é constituído por uma equipe de técnicos formados por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, responsáveis pelo bom funcionamento dos serviços e projetos de proteção social básica, oferecidos nesses equipamentos através do PAIF (BONI, 2008, p. 415).

7 A partir da Constituição Federal de 1988, regulamentada pela Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), novos conceitos e novos modelos de assistência social passaram a vigorar no Brasil, sendo colocada como direito de cidadania, com vistas a garantir o atendimento às necessidades básicas dos segmentos populacionais vulnerabilizados pela pobreza e pela exclusão social (ABREU, 2007, p. 65). De acordo com Araújo: Hoje, assistência social é dever do Estado e direito do cidadão. É política pública e, como tal, faz parte da Seguridade Social. Esta compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos da população relativos à saúde, à previdência e à assistência social. A assistência social é parte integrante das ações que visam garantir direito de cidadania e igualdade de condições de vida a todos os brasileiros (ARAÚJO, 2008, p. 56). Tratar a assistência social como política pública e como direito, constitui um novo paradigma que veio nortear o modelo da assistência social no Brasil, onde se busca distanciamento das práticas tradicionais de troca de favores ou de atuação paternalista, que historicamente caracterizaram as ações assistenciais no país. Nesse contexto de política pública como direito, o poder público, seja ele federal, estadual ou municipal, se apresenta com o dever de formular políticas e realizar ações e atividades que protejam e promovam aquela parcela da população que se encontra em situação de vulnerabilidade, criando meios para que este segmento vulnerável possa alcançar uma situação de cidadania mais ativa. Basicamente, uma política de assistência social representa uma política de promoção do ser humano mais fragilizado, mais despossuído, mais vulnerabilizado no seu processo de desenvolvimento humano e social. Segundo Boni (2008), a Assistência Social constituise uma forma de enfrentamento e alteração das desigualdades sociais, a partir do caráter redistributivo que pode assumir. Conforme estabelecido na Lei Orgânica da Assistência Social LOAS (BRASIL, 1993), o núcleo principal dos serviços assistenciais é constituído pelas famílias vulnerabilizadas pela pobreza e exclusão social. Focaliza-se o grupo familiar e a comunidade por serem espaços sociais naturais de proteção e inclusão social. Como princípio normativo, valoriza-se a implementação de ações e serviços intersetoriais, ou seja, entre setores como saúde, educação, trabalho etc, voltados para o atendimento à família. Estas ações e serviços intersetoriais devem objetivar e desenvolver processos

8 mais ambiciosos de proteção e alteração da qualidade de vida do grupo familiar e não apenas de um ou outro de seus membros (ABREU, 2007, p. 66). A LOAS significou uma evolução para o campo assistencial, com a divisão de responsabilidade entre as três esferas federativas, com a definição de programas, projetos e serviços que tem a proposta de romper com ações pulverizadas e fragmentadas. Esses avanços tiveram continuidade com a Política Nacional de Assistência Social PNAS/2004, aprovada na IV Conferência Nacional de Assistência Social, realizada em dezembro de 2003, em Brasília, que teve como deliberação a construção e implementação do Sistema Único de Assistência Social SUAS (BONI, 2008). De acordo com Boni (2008, p. 371), a Assistência Social é de responsabilidade do Estado, que deve financiar, planejar e executar, além de prever e prover recursos para sua efetivação no orçamento dos gastos públicos. O cidadão, por sua vez, pode reivindicar seu direito à assistência social quando dela necessitar. O SUAS consiste na organização, em todo território nacional, das ações sócioassistenciais. Os serviços estão hierarquizados por níveis de complexidade e porte dos municípios. De acordo com Abreu (2007, p. 70), este programa tem como eixos estruturantes: matricialidade sócio-familiar; descentralização político-administrativa e territorialização. O SUAS ainda prevê a organização da assistência em dois níveis de proteção, divididos em proteção social básica e proteção social especial de média e alta complexidade. A proteção social básica intenciona prevenir a violação dos direitos, enquanto que a proteção especial atua quando os direitos já foram violados. Ambos os níveis de proteção tem, nas suas ações, centralidade na família. O nosso objeto de estudo, o Centro de Referência de Assistência Social CRAS, considerando, em especial, as ações realizadas no município de Itaporanga-PB, está inserido na proteção social básica, sendo considerado a porta de entrada para o SUAS CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS Os CRAS foram implantados a partir do ano de 2003, através do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome para atenção integral pela assistência social

9 há milhões de famílias em todo o país. Constitui uma nova estrutura dentro da gestão da política de Assistência Social e, também, é um recente espaço de intervenção do assistente social. O CRAS é um órgão público estatal, considerado o principal instrumento da proteção social básica. Neste espaço são oferecidos serviços, programas, projetos e benefícios relativos à segurança de rendimento ou autonomia; acolhida; convívio ou vivência familiar e comunitária. A ênfase desses serviços é o atendimento à família. Mesmo que esses programas e benefícios sócio-assistenciais não sejam prestados diretamente no CRAS, este mantém a referência para os devidos encaminhamentos. Sendo assim, a implantação do CRAS significa um avanço para a política de Assistência Social (BRASIL, 2004, p. 6). O CRAS é uma unidade pública estatal localizada em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinada ao atendimento sócio-assistencial de famílias. É o principal equipamento de desenvolvimento dos serviços sócio-assistenciais da proteção social Básica. O CRAS é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos sócio-assistenciais e, portanto, à proteção social. É importante ressaltar que a existência do CRAS está estritamente vinculada à implementação e ao funcionamento do Programa de Atenção Integral à Família PAIF, co-financiado ou não pelo Governo Federal. Assim, o PAIF constitui condição essencial e indispensável para a atuação do CRAS (BRASIL, 2004) O PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL À FAMÍLIA PAIF O PAIF é uma atribuição exclusiva do poder público e é desenvolvido necessariamente no CRAS. O PAIF teve como antecedentes o Programa Núcleo de Apoio à Família (NAF ) e o Plano Nacional de Atendimento Integrado à Família (PNAIF ). Em 2004, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), aprimorou essa proposta com a criação do PAIF. Em 2009, com a aprovação da Tipificação Nacional dos Serviços Sócio-assistenciais, o Programa de Atenção Integral à Família passou a ser denominado Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, mas preservou a sigla PAIF (BONI, 2008, p. 414). O PAIF oferta ações e serviços sócioassistenciais de prestação continuada, por meio do trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade social, tais como:

10 Recepção às famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social; Oferta de procedimentos profissionais; Vigilância social; Acompanhamento familiar; Encaminhamentos; Produção e divulgação de informações de modo a oferecer referenciais para as famílias e indivíduos sobre os projetos, programas e serviços sócio-assistenciais do SUAS (BRASIL, 2005, p. 15). 3. O CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (CRAS) NO MUNICÍPIO DE ITAPORANGA-PB Situada na mesorregião do sertão paraibano, mais precisamente na micro região denominada de Vale do Piancó, está encravada a cidade de Itaporanga, com uma população de habitantes (IBGE, 2010), dos quais mais de residem na cidade. O município de Itaporanga faz parte de um quadro de estatísticas que o insere dentro dos critérios estabelecidos pelo governo federal, que possibilita sua devida inserção ao programa CRAS/PAIF, com o intuito de atender várias famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O programa CRAS/PAIF foi implantado no município de Itaporanga no mês de setembro de 2005 (BRASIL, 2006, p. 322). Inicialmente, ele foi implantando no bairro Conjunto Chagas Soares, onde atendia, em média, a 100 famílias que viviam em situação de pobreza e necessitavam de orientação. Após uma avaliação realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado da Paraíba, verificou-se que o CRAS não estava bem localizado, não conseguindo atingir a meta necessária no atendimento às famílias que se apresentavam num estágio de vulnerabilidade social no município. Sendo assim, em 16 de agosto de 2010, o Centro de Referencia da Assistência Social passou a funcionar em um novo endereço, mais precisamente no bairro Alto do Madeiro, de maneira estrategicamente definida pela equipe de técnicos que fazem o CRAS. Este programa é responsável pela oferta de serviços continuados de proteção social básica de assistência social. Atualmente está atendendo 537 famílias regularmente cadastradas no programa, ou seja, aquelas que se encontram em situação

11 de vulnerabilidade social e estão inseridas no Programa Bolsa Família (PBF) e no Benefício de Prestação Continuada (BPC) do município de Itaporanga-PB. De acordo com documentos do CRAS local, o governo federal repassa mensalmente ao programa recursos no valor de R$ 6.500,00, que devem ser utilizados para desenvolver os serviços sócio-assistenciais, como os cursos de capacitação, pagamento de monitores, compra de materiais necessários para os cursos, etc. A Prefeitura Municipal de Itaporanga participa do programa através de uma contrapartida no valor de R$ 1.000,00, que serve como aluguel do prédio onde funciona o programa, bem como a locação de veículos para que os técnicos realizem suas atividades quando necessário. Considerando a clara situação de vulnerabilidade social em que várias famílias itaporanguenses se encontravam e, ponderando que a nova política governamental tem construído ações de enfrentamento da vulnerabilidade social a nível nacional, tornou-se pertinente investigar a atuação do CRAS/PAIF naquele município. A política social vem preparando uma base para que os recursos - que não são poucos - aplicados na assistência social no Brasil há várias décadas, não escoem pelo ralo da ineficiência, adotando, assim, uma linha de ação baseada em dois pilares: a democratização do acesso aos programas e o foco na estrutura familiar, onde os dois pilares juntam-se no PAIF e no SUAS. Acreditamos que o PAIF, ao tornar a família como núcleo de ação, vai garantir, na localidade mencionada, que os esforços dos anos de investimentos em crianças, adolescentes e outros necessitados, não sejam perdidos por falta de estrutura familiar, uma vez que se entende que a família é a base sobre a qual se deve trabalhar para que o investimento em assistência não fique comprometido. Como a estratégia do PAIF é ajudar a família a identificar e combater seus problemas com mais eficiência, considerase essencialmente necessário a aplicação e o desenvolvimento desta política social no referido município. O programa CRAS/PAIF funciona como referência para a estruturação ou potencialização da rede local de serviços que, integrando projetos, serviços, benefícios e equipamentos - inclusive de outras políticas públicas poderá oferecer um atendimento especializado, podendo proporcionar um espaço de crescimento e desenvolvimento social.

12 3.2. CURSOS PROFISSIONALIZANTES E DE INCLUSÃO No cenário atual do país, torna-se visível que cada vez mais famílias brasileiras que vivem em situação de pobreza, necessitam de condições e meios que possibilitem manter suas necessidades básicas. Dessa maneira, torna-se relevante perceber como os projetos de inclusão produtiva estão sendo colocados para a superação das vulnerabilidades sociais, bem como na inserção de indivíduos no mercado de trabalho. Os projetos de inclusão viabilizam oportunidades de geração de trabalho e renda para àqueles que se encontram excluídos socialmente e dos processos produtivos, com a finalidade de oferecer possibilidades de emancipação às famílias beneficiárias dos programas sociais do governo federal, tais como o Programa Bolsa Família (PBF) e o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Podemos indicar como um dos projetos de inclusão produtiva que tem destaque nacional, os cursos profissionalizantes oferecidos pelo CRAS aos seus usuários. Os cursos de inclusão produtiva exercem uma função social muito importante, tendo em vista que eles podem propiciar a geração de renda e até mesmo inserção no mercado de trabalho de uma parcela da sociedade que se encontra à margem, ou seja, excluída socialmente pelo estado de vulnerabilidade social. O CRAS é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento desses cursos, pois este programa social desenvolve em suas unidades uma diversidade de cursos profissionalizantes para a população de baixa renda, objetivando sempre resgatar a cidadania e inserção social dos mesmos. No município de Itaporanga-PB, o CRAS oferece várias modalidades desses cursos, a maioria com recursos do próprio CRAS e outros poucos em parceria com ONG s e outros órgãos dos governos federal ou estadual. Podemos destacar os cursos de corte e costura, manicure, crochê, artesanato em biscuit, pintura em tecido, dentre outros. Cursos como mecânica em automóveis e motocicletas, eletricista, manutenção em refrigeração, são oferecidos pelo SENAI, em parceria com a prefeitura local, ou seja, o governo municipal contrata o curso junto à instituição prestadora do serviço. A prefeitura oferece toda a estrutura e o pagamento é feito com recursos da Secretaria da Assistência Social ou do CRAS. Neste caso particular, uma estrutura é montada na unidade do CRAS pelo SENAI para o desenvolvimento das aulas teóricas e práticas, que são aplicadas por profissionais do próprio SENAI aos usuários.

13 Anualmente o CRAS de Itaporanga oferece em média 10 cursos profissionalizantes aos seus usuários. Cada curso disponibiliza 40 vagas, distribuídas em duas turmas de 20 alunos nos dois turnos (manhã e tarde). Os técnicos do CRAS que conhecem a realidade das famílias não participam da escolha dos cursos que deverão ser desenvolvidos. A seleção dos cursos é feita pela Secretaria da Assistência Social ou mesmo pelo Prefeito municipal. Além disso, a maioria dos monitores não são escolhidos por sua capacidade profissional, mas sim pelo grau de aproximação que tem com o gestor ou mesmo pelo que tem a oferecer ao mesmo, ficando bem evidente que esta indicação está pautada em relações clientelistas. 4. PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS Baseado no tema escolhido para desenvolver o trabalho foi necessário, primeiramente, realizar uma revisão bibliográfica, que proporcionou aprofundamento e ampliação dos conhecimentos acerca do tema estudado. Também foi realizada uma pesquisa documental a fim de perceber como se apresenta o CRAS dentro da política da assistência social nacional e no âmbito local. O recurso da observação foi uma das ferramentas utilizadas no processo de coleta das informações. Como instrumento de pesquisa, foi aplicado um questionário com questões objetivas ao público alvo do programa, que são as famílias beneficiárias dos programas de transferência de renda, como o Programa Bolsa Família (PBF), e de benefícios assistenciais, como os do Beneficio de Prestação Continuada (BPC). A pesquisa foi realizada com uma amostra de 30 usuários escolhidos aleatoriamente, dentre o conjunto de 537 indivíduos cadastrados na área de abrangência de atendimento do programa. Os questionários foram aplicados no período de 20/01/2012 à 30/01/2012. O objetivo da pesquisa de campo foi investigar a importância dos serviços sócio-assistenciais oferecidos pelo CRAS, dando ênfase aos cursos de inclusão produtiva.

14 5. ANÁLISE DOS RESULTADOS De acordo com os dados do quadro 1, percebeu-se que a maioria dos usuários são do sexo feminino e tem idade predominante de 30 anos. Quadro 1 Quanto ao sexo MASCULINO FEMININO Fonte: Dados obtidos pela pesquisa de campo No tocante a idade, os usuários entrevistados estão na faixa etária de 20 a 35 anos, sendo que a idade mais frequente foi a de 30 anos. A maioria dos usuários do CRAS, em torno de 67%, não conhecia ou mesmo nunca utilizou os serviços sócio-assistencias oferecidos pelo programa, conforme o quadro 2. Para os que utilizaram algum serviço, estes estão diretamente ligados aos cursos de inclusão social produtiva, mais conhecidos como cursos profissionalizantes. O curso de Corte e Costura foi o mais procurado pelos usuários tendo em vista que, em Itaporanga-PB, existe um número de tecelagens que necessitam dessa mão-de-obra. O segundo curso mais procurado foi o de corte e escova, objetivando a formação para cabeleireiros. Quadro 2 - Você conhece os serviços sócio-assistenciais oferecidos pelo CRAS SIM NÃO Fonte: Dados obtidos pela pesquisa de campo Com relação ao quadro 3, pudemos concluir que o serviço sócio-assistencial mais utilizado pelos usuários do programa foram aqueles diretamente ligados a inserção social no trabalho, ou seja, 86% das pessoas que procuraram o CRAS já se beneficiou com esse serviço, pois consideram o mesmo como instrumento de resgate a cidadania e inserção no mercado de trabalho.

15 Quadro 3 - Como usuário do CRAS, quais serviços já utilizou? Convivência e fortalecimento de vínculos familiares 10% Serviço social no domicílio para pessoas com 20% deficiência e idosas Assistência social à crianças e adolescentes 60% Inserção social no trabalho 86% Outros 15% Fonte: Dados obtidos pela pesquisa de campo Quadro 4 - Sabia que o CRAS oferece cursos de inclusão produtiva aos seus usuários SIM NÃO Fonte: Dados obtidos pela pesquisa de campo Alguns usuários que realizaram cursos como Corte e Costura, Corte e Escova, entre outros, conseguiram trabalhar no ramo, ou seja, em parceria com as tecelagens ou na atividade de fundo de quintal. Alguns usuários receberam uma máquina de costura em consignação e hoje costuram panos de pratos por produção, em suas próprias residências. Outros, compraram um secador e uma prancha e deram início aos serviços de cabeleireiros apreendidos no curso. Contudo, dos 30 entrevistados, 18 responderam que o curso profissionalizante não foi suficiente para melhorar a sua condição de vida. De acordo com as informações presentes no quadro 5, verificou-se que 60% dos usuários do CRAS confirmaram que a realização de cursos oferecidos pelo programa não influenciou em nenhum aspecto sua vida, ou seja, eles não conseguiram inserção no mercado de trabalho nem formal nem informal e, principalmente, não resgataram sua dignidade e autoestima perdida pela situação de extrema pobreza em que vivem. Quadro 5 A realização desse curso melhorou sua vida? SIM NÃO Fonte: Dados obtidos pela pesquisa de campo

16 Com relação aos dados do quadro 6, observamos que os cursos atendem as necessidades dos usuários, mas não de forma satisfatória, ou seja, eles oferecem o curso de acordo com a exigência do mercado de trabalho local, mas os mesmos não são tão eficientes como deveriam. Quadro 6 - Os cursos atendem adequadamente as necessidades dos usuários? SIM NÃO INDIFERENTE Fonte: Dados obtidos pela pesquisa de campo A maioria dos usuários destacaram que os cursos não têm muita qualidade (quadro 7), pois os recursos materiais não são suficientes e os monitores, em sua maioria desqualificados. Dessa maneira, sua inserção no mercado de trabalho fica mais difícil, pois os empresários querem indivíduos realmente qualificados. Quadro 7 - Os cursos oferecidos são de qualidade? SIM NÃO Fonte: Dados obtidos pela pesquisa de campo Alguns usuários destacaram que tem muito interesse em realizar outros cursos, principalmente o de pintura em tecidos, pois as tecelagens também necessitam desse tipo de mão de obra (quadro 8). Quadro 8 - Você tem interesse em realizar algum outro curso oferecido pelo CRAS? SIM NÃO Fonte: Dados obtidos pela pesquisa de campo A maioria dos usuários gostaria de participar do processo de escolha dos cursos, conforme manifestado pelos dados do quadro 9, que deveriam ser oferecidos pelo CRAS, levando sempre em consideração os aspectos locais do mercado de trabalho.

17 Quadro 9 - Você acha que o usuário deveria participar da escolha dos cursos a serem ministrados? SIM NÃO Fonte: Dados obtidos pela pesquisa de campo A partir dos dados obtidos com a pesquisa de campo, foram poucas as famílias que conseguiram se inserir no mercado de trabalho após realizarem algum curso no CRAS. A qualidade e eficácia dos cursos deixam muito a desejar, pois o espaço físico do CRAS não é adequado e os materiais para o desenvolvimento dos cursos não são suficientes.

18 6. CONSIDERAÇÕES FINAIS No Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), muitas famílias deveriam ter a oportunidade de mudar a sua realidade através dos cursos de inclusão produtiva oferecidos pelo equipamento, mas o que se verificou após a realização da pesquisa foi que a maioria não consegue sequer resgatar sua auto-estima e dignidade. É mínima a parcela de usuários que passam a se sentir profissionais e descobrem que podem fazer, produzir e comercializar com o intuito de mudarem de vida e sentirem-se incluídos socialmente. Seria necessário melhorar a capacidade estrutural e material do programa para melhor atender os usuários, ou seja, a Prefeitura Municipal deveria repassar recursos (contrapartida) para que os serviços fossem mais eficientes; e mesmo fazer uma avaliação preliminar antes de escolher o curso que será oferecido. O CRAS é realmente um valioso instrumento no combate a exclusão social, mas infelizmente os seus técnicos não conseguem desenvolver seus projetos com eficiência por dificuldades dos recursos financeiros do programa. Além disso, ainda nos deparamos com gestores municipais que não conseguiram romper definitivamente com o paradigma do assistencialismo (caridade) e da política de favor, para minimizar as mazelas sociais e propiciar condições de cidadania aos seus usuários.

19 7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ABREU, Jonas Modesto de. Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS). Caderno de Conteúdo e Atividades 5º período de Serviço Social. Palmas: Editora Educon Apostila. ACOSTA, Ana Rojas, VITALE, Maria Amalia Faller. Família: Redes, Laços e Políticas Públicas. 5ª Ed. São Paulo: Cortez Editora, ARAUJO, Roseana Maria Alencar de. Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS). Caderno de Conteúdo e Atividades 3º período de Serviço Social. Palmas: Editora Educon Apostila. BONI, Valdete. Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS). Caderno de Conteúdo e Atividades 4º período de Serviço Social. Palmas: Editora Educon. 7. Apostila, BRASIL. Política Nacional de Assistência Social. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/Secretaria Nacional de assistência social. Brasília, BRASIL. Lei Orgânica da Assistência Social. Brasília: Senado Federal, BRASIL. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. Orientações para o acompanhamento das famílias beneficiárias do programa bolsa família no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). Versão preliminar. Brasília BRASIL. Orientações Técnicas: Centro de Referencia da Assistência Social CRAS. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 1 ed. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, BRASIL. Guia de Orientação Técnica do SUAS nº 01 Proteção Social Básica de Assistência Social. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome. 1 ed. Brasilia: Secretaria Nacional de Assistência Social, BRASIL. MDS. CRAS, um lugar de (re)fazer histórias. Ano 1, n. 1, Brasília: MDS, BRASIL. MDS. Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza. Assistência Social. Disponível em: /protecaobasica. Acesso em 20 de agosto de MEDAUAR, Odete. Coletânea de Legislação Administrativa: Constituição Federal. 6ª Ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, MIOTO. R. C. T. Família brasileira: a base de tudo. 6 ed. São Paulo: Cortez, SOARES, Ana. Mais Estrutura e Melhor Atendimento. Jornal MDS. Brasília, junho de Caderno 25, p. 4 e 14.

20 7. APÊNDICE A 1. Sexo: ( ) Masculino ( ) Feminino 2. Idade: QUESTIONÁRIO 3. Você conhece os serviços sócio-assistenciais oferecidos pelo CRAS? ( ) sim ( ) não 4. Como usuário do CRAS, quais serviços já utilizou? ( ) Convivência e fortalecimento de vínculos familiares ( ) Serviço social no domicílio para pessoas com deficiência e idosas ( ) Assistência social à crianças e adolescentes ( ) Inserção social no trabalho ( ) Outros 5. Sabia que o CRAS oferece cursos de inclusão produtiva aos seus usuários? ( ) sim ( ) não 6. Se sim, qual curso já realizou? 7. A realização desse curso melhorou a sua vida? ( ) sim ( ) não ( ) indiferente 8. Se sim, como? 9. Os cursos atendem adequadamente as necessidades dos usuários? ( ) sim ( ) não ( ) indiferente 10. Os cursos oferecidos são de qualidade? ( ) sim ( ) não 11. Você tem interesse em realizar algum outro curso oferecido pelo CRAS? ( ) sim ( ) não 12. Se sim, qual? 13. Você acha que o usuário deveria participar da escolha dos cursos a serem ministrados? ( ) sim ( ) não

PAIF. Programa de Atenção Integral à Família - PAIF CRAS

PAIF. Programa de Atenção Integral à Família - PAIF CRAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Programa de Atenção Integral à Família - PAIF CRAS PAIF IMPORTANTE INTERRELAÇÃO ENTRE PAIF E CRAS CRAS O

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome POLÍTICA DE ATENDIMENTO AO IDOSO NO ÂMBITO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - S U A S

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome POLÍTICA DE ATENDIMENTO AO IDOSO NO ÂMBITO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - S U A S POLÍTICA DE ATENDIMENTO AO IDOSO NO ÂMBITO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL - S U A S MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Data de Criação: 23 de janeiro de 2004. Objetivo: aumentar a intersetorialidade

Leia mais

Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social Piraí do Sul/PR: Órgão Gestor

Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social Piraí do Sul/PR: Órgão Gestor Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social Piraí do Sul/PR: Órgão Gestor RODRIGUES, Camila Moreira (estágio II), e-mail:camila.rodrigues91@hotmail.com KUSDRA, Rosiele Guimarães (supervisora), e-mail:

Leia mais

Proteção Social Básica

Proteção Social Básica Proteção Social Básica Proteção Social Básica A Proteção Social Básica (PSB) atua na prevenção dos riscos por meio do desenvolvimento de potencialidades e do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários

Leia mais

Sistema Único de Assistência Social

Sistema Único de Assistência Social Sistema Único de Assistência Social Secretaria Nacional de Assistência Social Departamento de Proteção Social Especial Brasília-DF Dezembro de 2011 O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema

Leia mais

PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA DO SUAS

PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA DO SUAS PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA DO SUAS CRAS Centro de Referência de Assistência Social PÚBLICO-ALVO: A PROTEÇÃO SOCIAL BÁSICA B DO SUAS Famílias, seus membros e indivíduos em situação de vulnerabilidade social

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL (2004) O SUAS materializa o conteúdo da LOAS, cumprindo no tempo histórico dessa Política as exigências

Leia mais

Centro de Referência de Assistência Social. Paraná, agosto de 2012

Centro de Referência de Assistência Social. Paraná, agosto de 2012 Centro de Referência de Assistência Social Paraná, agosto de 2012 Centro de Referência de Assistência Social - CRAS Unidade pública estatal de base territorial, localizada em áreas de vulnerabilidade social

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES CNPJ: 08.148.488/0001-00 CEP: 59.5960-000 GABINETE DO PREFEITO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PILÕES CNPJ: 08.148.488/0001-00 CEP: 59.5960-000 GABINETE DO PREFEITO LEI Nº. 277/2007. CEP: 5.50-000 Institui o Programa Casa da Família e dá outras providências. A Câmara Municipal aprovou e eu, Prefeito do Município de Pilões, sanciono e promulgo a seguinte lei: Art.

Leia mais

PLANO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOB/SUAS/2012. Vânia Guareski Souto Assistente Social - Especialista em Gestão Social de Políticas Públicas

PLANO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOB/SUAS/2012. Vânia Guareski Souto Assistente Social - Especialista em Gestão Social de Políticas Públicas PLANO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NOB/SUAS/2012 Vânia Guareski Souto Assistente Social - Especialista em Gestão Social de Políticas Públicas Objetivos: Traduzem os resultados que se pretende atingir com a execução

Leia mais

VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO VIGILÂNCIA SOCIAL E A GESTÃO DA INFORMAÇÃO: A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO, MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO CONCEITUANDO... Vigilância Social : Produção e sistematização de informações territorializadas sobre

Leia mais

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social: instrumentais técnico-operativos no Serviço Social. CRAS CONSULESA HELENA VAN DEN BERG - CASTRO/ PARANÁ

VIII Jornada de Estágio de Serviço Social: instrumentais técnico-operativos no Serviço Social. CRAS CONSULESA HELENA VAN DEN BERG - CASTRO/ PARANÁ VIII Jornada de Estágio de Serviço Social: instrumentais técnico-operativos no Serviço Social. CRAS CONSULESA HELENA VAN DEN BERG - CASTRO/ PARANÁ DUCHEIKO, Angelina do Rocio 1 RODRIGUES, Camila Moreira

Leia mais

Sistema Único de Assistência Social

Sistema Único de Assistência Social Sistema Único de Assistência Social É a gestão da Assistência social de forma descentralizada e participativa,constituindo-se na regulação e organização em todo o território nacional das ações socioassistenciais.

Leia mais

PLANO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2014/2017 VIGILÂNCIA SOCIAL MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

PLANO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2014/2017 VIGILÂNCIA SOCIAL MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO PLANO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL 2014/2017 VIGILÂNCIA SOCIAL MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO Vânia Guareski Souto Assistente Social - Especialista em Gestão Social de Políticas Públicas Vigilância Socioassistencial

Leia mais

Rosimeire Ap. Mantovan rosimantovan@uol.com.br. Escola de Governo Novembro/15

Rosimeire Ap. Mantovan rosimantovan@uol.com.br. Escola de Governo Novembro/15 Rosimeire Ap. Mantovan rosimantovan@uol.com.br Escola de Governo Novembro/15 AÇÃO SOCIAL COM FORTE ATUAÇÃO DA IGREJA ENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE CIVIL AUSÊNCIA DO ESTADO AÇÕES FOCALIZADAS E FRAGMENTADAS

Leia mais

EIXO 5 GESTÃO DOS BENEFÍCIOS DO SUAS

EIXO 5 GESTÃO DOS BENEFÍCIOS DO SUAS EIXO 5 GESTÃO DOS BENEFÍCIOS DO SUAS Objetivos específicos Avaliar do ponto de vista do controle social os processos de acompanhamento da gestão dos benefícios e transferência de renda, Avaliar e fortalecer

Leia mais

SERVIÇO DE CONVIVENCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS & Algumas reflexões

SERVIÇO DE CONVIVENCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS & Algumas reflexões SERVIÇO DE CONVIVENCIA E FORTALECIMENTO DE VINCULOS PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES. PRINCIPIOS FUNDAMENTAIS & Algumas reflexões ASSISTÊNCIA SOCIAL ASSISTENTE SOCIAL CARIDADE? FAVOR? O QUE OS VEREADORES FAZEM?

Leia mais

www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br

www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br 5.485.424 idosos - 2014 9.316.614 idosos - 2030 Fonte: Fundação SEADE Novas Demandas e Desafios Poder Público Sociedade Famílias Garantia de Direitos Proteção Social

Leia mais

POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SUAS e legislações pertinentes. Profa. Ma. Izabel Scheidt Pires

POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SUAS e legislações pertinentes. Profa. Ma. Izabel Scheidt Pires POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, SUAS e legislações pertinentes Profa. Ma. Izabel Scheidt Pires REFERÊNCIAS LEGAIS CF 88 LOAS PNAS/04 - SUAS LOAS A partir da Constituição Federal de 1988, regulamentada

Leia mais

Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social

Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social Protocolo de Gestão Integrada de Serviços, Benefícios e Transferências de Renda no âmbito do Sistema Único de Assistência Social Ms. Waleska Ramalho Ribeiro - UFPB A concepção republicana do SUAS requer

Leia mais

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A

ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A ESTA PALESTRA NÃO PODERÁ SER REPRODUZIDA SEM A REFERÊNCIA DO AUTOR Irma Martins Moroni da Silveira FALAR DA CONTEMPORANEIDADE É REFLETIR SOBRE O TEMPO PRESENTE Falar do hoje da Assistência Social; Como

Leia mais

O Suas Sistema Único da Assistência Social em perspectiva Valéria Cabral Carvalho, CRESS nº 0897 Luiza Maria Lorenzini Gerber, CRESS nº 0968

O Suas Sistema Único da Assistência Social em perspectiva Valéria Cabral Carvalho, CRESS nº 0897 Luiza Maria Lorenzini Gerber, CRESS nº 0968 O Suas Sistema Único da Assistência Social em perspectiva Valéria Cabral Carvalho, CRESS nº 0897 Luiza Maria Lorenzini Gerber, CRESS nº 0968 Com a Constituição Federal de 1988, a Assistência Social passa

Leia mais

PLANO ESTADUAL DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA

PLANO ESTADUAL DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA PLANO ESTADUAL DE CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA Comitê Intersetorial Direito à Convivência Familiar e Comunitária Porto Alegre, 9 de outubro de 2012 DIRETRIZES Fundamentação Plano Nacional Efetivação

Leia mais

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento,

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação Ministério do Desenvolvimento Social

Leia mais

PRÁTICAS PSICOLÓGICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:ALGUMAS INTERROGAÇÕES

PRÁTICAS PSICOLÓGICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:ALGUMAS INTERROGAÇÕES 137 PRÁTICAS PSICOLÓGICAS E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ASSISTÊNCIA SOCIAL:ALGUMAS INTERROGAÇÕES Lilian Rodrigues da Cruz Márcio André Schiefferdecker Universidade de Santa Cruz do Sul Resumo O trabalho investiga

Leia mais

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação

Mostra de Projetos 2011. Projovem em Ação Mostra de Projetos 2011 Projovem em Ação Mostra Local de: Londrina. Categoria do projeto: Projetos em implantação, com resultados parciais. Nome da Instituição/Empresa: Prefeitura Municipal Santa Cecilia

Leia mais

Palestra: Política Nacional de Assistência Social e Sistema Único da Assistência Social SUAS

Palestra: Política Nacional de Assistência Social e Sistema Único da Assistência Social SUAS Palestra: Política Nacional de Assistência Social e Sistema Único da Assistência Social SUAS Professores: Leonardo Martins Prudente e Adailton Amaral Barbosa Leite Brasília, Agosto de 2013 Política Nacional

Leia mais

Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social CNEAS

Cadastro Nacional das Entidades de Assistência Social CNEAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome MDS Secretaria Nacional de Assistencia Social SNAS Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS DRSP Cadastro Nacional das Entidades de Assistência

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua LOAS benefício de prestação continuada (BPC), previsto pelo art. 203 da Constituição. garantia de um salário-mínimo mensal à pessoa com deficiência

Leia mais

SBE-01-B- SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS

SBE-01-B- SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA, IDOSAS E SUAS FAMÍLIAS INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº SBE-01-B/2014 Data: 20/09/2014 Versão: Original 01 SISTEMA ADMINISTRATIVO SBE SISTEMA DE BEM ESTAR SOCIAL 02 ASSUNTO SBE-01-B- SERVIÇO DE PROTEÇÃO SOCIAL ESPECIAL PARA PESSOAS COM

Leia mais

Gestão Municipal do Cadastro Único. Programa Bolsa Família

Gestão Municipal do Cadastro Único. Programa Bolsa Família Gestão Municipal do Cadastro Único e Programa Bolsa Família Gestora Olegna Andrea da Silva Entrevistadora e Operadora de Cadastro Ana Paula Gonçalves de Oliveira A porta de entrada para receber os bene?cios

Leia mais

A GESTÃO DO CREAS E AS MUDANÇAS COM A TIPIFICAÇÃO E O PROTOCOLO DE GESTÃO

A GESTÃO DO CREAS E AS MUDANÇAS COM A TIPIFICAÇÃO E O PROTOCOLO DE GESTÃO A GESTÃO DO CREAS E AS MUDANÇAS COM A TIPIFICAÇÃO E O PROTOCOLO DE GESTÃO A Assistência Social como política de proteção social configura uma nova situação para o Brasil: garantir proteção a todos, que

Leia mais

RESOLUÇÃO CNAS Nº 11, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015.

RESOLUÇÃO CNAS Nº 11, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015. RESOLUÇÃO CNAS Nº 11, DE 23 DE SETEMBRO DE 2015. Caracteriza os usuários, seus direitos e sua participação na Política Pública de Assistência Social e no Sistema Único de Assistência Social, e revoga a

Leia mais

TEXTO 2. Inclusão Produtiva, SUAS e Programa Brasil Sem Miséria

TEXTO 2. Inclusão Produtiva, SUAS e Programa Brasil Sem Miséria TEXTO 2 Inclusão Produtiva, SUAS e Programa Brasil Sem Miséria Um dos eixos de atuação no Plano Brasil sem Miséria diz respeito à Inclusão Produtiva nos meios urbano e rural. A primeira está associada

Leia mais

Nota Técnica. Conceitos da Vigilância Socioassistencial Nº 01. Curitiba, PR. Junho de 2014. Coordenação da Gestão do SUAS

Nota Técnica. Conceitos da Vigilância Socioassistencial Nº 01. Curitiba, PR. Junho de 2014. Coordenação da Gestão do SUAS Nota Técnica Conceitos da Vigilância Socioassistencial Nº 01 Curitiba, PR. Junho de 2014 Coordenação da Gestão do SUAS Conceitos da Vigilância Socioassistencial Finalidade: Considerando a importância da

Leia mais

Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Ano 2012

Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Ano 2012 Resultados do Serviço Preparação para o Primeiro Emprego Ano 2012 Administração: Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça Secretária do Bem Estar Social: Darlene Martin Tendolo Diretora de Departamento: Silmaire

Leia mais

Coordenação-Geral de Regulação da Gestão do SUAS do Departamento de Gestão do SUAS

Coordenação-Geral de Regulação da Gestão do SUAS do Departamento de Gestão do SUAS Coordenação-Geral de Regulação da Gestão do SUAS do Departamento de Gestão do SUAS SUAS E SISAN MARCO LEGAL - Art. 6º da CF/88 : São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia,

Leia mais

Plano Decenal SUAS 2005-2015 e o Plano Decenal 2016-2026: Como fazer a análise do SUAS que temos como projetar o SUAS que queremos

Plano Decenal SUAS 2005-2015 e o Plano Decenal 2016-2026: Como fazer a análise do SUAS que temos como projetar o SUAS que queremos Plano Decenal SUAS 2005-2015 e o Plano Decenal 2016-2026: Como fazer a análise do SUAS que temos como projetar o SUAS que queremos luziele.tapajos@ufsc.br PLANEJAR O SUAS Definir horizontes da proteção

Leia mais

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA. Sistema Único. de Assistência Social- SUAS

POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA. Sistema Único. de Assistência Social- SUAS POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL BRASILEIRA Sistema Único de Assistência Social- SUAS Política de Assistência Social Caracterização: - Definida constitucionalmente (CF/1988): - política pública: direito

Leia mais

PLANO VIVER SEM LIMITE

PLANO VIVER SEM LIMITE PLANO VIVER SEM LIMITE O Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência PLANO VIVER SEM LIMITE 2011-2014 foi instituído por meio do Decreto da Presidência da República nº 7.612, de 17/11/2011 e

Leia mais

Oficina O Uso dos Sistemas de Informação como Ferramentas de Gestão Local do SUAS

Oficina O Uso dos Sistemas de Informação como Ferramentas de Gestão Local do SUAS Oficina O Uso dos Sistemas de Informação como Ferramentas de Gestão Local do SUAS O Cadastro Único e a Gestão do SUAS: Essa ferramenta auxilia no processo de planejamento das ações socioassistenciais?

Leia mais

Lea Lúcia Cecílio Braga Diretora do Departamento de Proteção Social Básica/DPSB Secretaria Nacional de Assistência Social / SNAS Ministério

Lea Lúcia Cecílio Braga Diretora do Departamento de Proteção Social Básica/DPSB Secretaria Nacional de Assistência Social / SNAS Ministério Lea Lúcia Cecílio Braga Diretora do Departamento de Proteção Social Básica/DPSB Secretaria Nacional de Assistência Social / SNAS Ministério Desenvolvimento Social e Combate à Fome/MDS Brasília Dezembro/2014

Leia mais

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento,

Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos Secretaria Executiva de Desenvolvimento e Assistência Social Gerência de Planejamento, Projetos e Capacitação TEMA: CREAS: SERVIÇOS OFERTADOS, INTERSETORIALIDADE,

Leia mais

Secretaria Nacional de Assistência Social

Secretaria Nacional de Assistência Social POLÍTICA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS Secretaria Nacional de Assistência Social MARCOS NORMATIVOS E REGULATÓRIOS Constituição Federal 1988 LOAS 1993 PNAS 2004

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE FUNDAÇÃO ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE FUNDAÇÃO ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE FUNDAÇÃO ASSISTÊNCIA SOCIAL E CIDADANIA 1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO PROJETO TÉCNICO: ACESSUAS TRABALHO / PRONATEC EQUIPE RESPONSÁVEL: Proteção Social Básica PERÍODO: Setembro

Leia mais

Maria Tertuliana de Souza Oliveira Secretária Municipal

Maria Tertuliana de Souza Oliveira Secretária Municipal Maria Tertuliana de Souza Oliveira Secretária Municipal Assistência Social Contexto Histórico Perde o caráter Assistencialista e passa ser Direito de acordo com critérios estabelecidos por Lei ( LOAS no

Leia mais

DIÁLOGOS SOBRE O DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO NO BRASIL. (Pesquisa qualitativa -- RESUMO)

DIÁLOGOS SOBRE O DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO NO BRASIL. (Pesquisa qualitativa -- RESUMO) DIÁLOGOS SOBRE O DIREITO HUMANO À ALIMENTAÇÃO NO BRASIL (Pesquisa qualitativa -- RESUMO) Realização: Ibase, com apoio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) Objetivos da Pesquisa: Os Diálogos sobre

Leia mais

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social TEMA A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE E A ARTICULAÇÃO DA REDE

Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social TEMA A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE E A ARTICULAÇÃO DA REDE Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos para a Área da Assistência Social TEMA A IMPORTÂNCIA DO TRABALHO EM EQUIPE E A ARTICULAÇÃO DA REDE Plano Integrado de Capacitação de Recursos Humanos

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Assistência Social

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME Secretaria Nacional de Renda de Cidadania Secretaria Nacional de Assistência Social Instrução Operacional Conjunta Senarc/SNAS/MDS Nº 07 de 22 de novembro de 2010. Assunto: Orientações aos municípios e ao Distrito Federal para a inclusão de pessoas em situação de rua no Cadastro Único

Leia mais

Financiamento no Sistema Único de Assistência Social

Financiamento no Sistema Único de Assistência Social Financiamento no Sistema Único de Assistência Social Fundo Nacional de Assistência Social SUAS- FNAS SUAS MÉDIA COMPLEXIDADE ALTA COMPLEXIDADE BÁSICO abrigos albergues Cuidado no domicílio CENTRAIS DE

Leia mais

O Programa Bolsa Família

O Programa Bolsa Família Painel sobre Programas de Garantia de Renda O Programa Bolsa Família Patrus Ananias de Sousa Ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome República Federativa do Brasil Comissão de Emprego e Política

Leia mais

QUESTÕES INICIAIS PARA A DISCUSSÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO SUAS

QUESTÕES INICIAIS PARA A DISCUSSÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO SUAS QUESTÕES INICIAIS PARA A DISCUSSÃO DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DO SUAS Janice Merigo Docente UNISUL Assistente Social FECAM social@fecam.org.br POLÍTICA SOCIAL Ações coletiva que concretiza direitos

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL

VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL VIII JORNADA DE ESTÁGIO DE SERVIÇO SOCIAL CONSIDERAÇÕES SOBRE O TRABALHO REALIZADO PELO SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO PONTAGROSSENSE DE REABILITAÇÃO AUDITIVA E DA FALA (CEPRAF) TRENTINI, Fabiana Vosgerau 1

Leia mais

LEI N.º 7.390, DE 6 DE MAIO DE 2015

LEI N.º 7.390, DE 6 DE MAIO DE 2015 LEI N.º 7.390, DE 6 DE MAIO DE 2015 Institui o Sistema Municipal de Assistência Social do Município de Santo Antônio da Patrulha e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL de Santo Antônio da Patrulha,

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-SUAS TRABALHANDO EM REDE

SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-SUAS TRABALHANDO EM REDE SECRETARIA MUNICIPAL ADJUNTA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL-SUAS TRABALHANDO EM REDE CONCEITO DE REDE Para as Ciências Sociais: conjunto de relações sociais entre um conjunto

Leia mais

TEXTO 2 A EFETIVAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR: AS ATRIBUIÇÕES DA GESTÃO E DAS EQUIPES MUNICIPAIS. 1.

TEXTO 2 A EFETIVAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR: AS ATRIBUIÇÕES DA GESTÃO E DAS EQUIPES MUNICIPAIS. 1. TEXTO 2 A EFETIVAÇÃO DO ACOMPANHAMENTO FAMILIAR: AS ATRIBUIÇÕES DA GESTÃO E DAS EQUIPES MUNICIPAIS. 1. Com base no estudo do texto anterior, pode-se constatar que o Bolsa Família pode ser compreendido

Leia mais

O trabalho social com famílias. no âmbito do Serviço de Proteção e. Atendimento Integral à Família - PAIF

O trabalho social com famílias. no âmbito do Serviço de Proteção e. Atendimento Integral à Família - PAIF O trabalho social com famílias no âmbito do Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família - PAIF Contexto Social: Acesso diferencial às informações Uso e abuso de substâncias psicoativas Nulo ou

Leia mais

O SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CRAS JARDIM PARAÍSO

O SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CRAS JARDIM PARAÍSO O SERVIÇO SOCIAL NO CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- CRAS JARDIM PARAÍSO RUTHES, Pamela C. Endler, (estágio II) BREINACK, Miriam, (supervisora), OLIVEIRA, Maria Iolanda (orientadora), e-mail:

Leia mais

Pagamento da Renda Mensal Vitalícia por Idade

Pagamento da Renda Mensal Vitalícia por Idade Programa 1282 Proteção Social ao Idoso Objetivo níveis de complexidade e demandas do território, em conformidade com os pressupostos do Sistema Único de Assistência Social, e primando pela convivência

Leia mais

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa?

O que é Programa Rio: Trabalho e Empreendedorismo da Mulher? Quais suas estratégias e ações? Quantas instituições participam da iniciativa? Destaque: Somos, nós mulheres, tradicionalmente responsáveis pelas ações de reprodução da vida no espaço doméstico e a partir da última metade do século passado estamos cada vez mais inseridas diretamente

Leia mais

O Centro de Referência de Assistência Social CRAS como Unidade de Gestão Local do SUAS

O Centro de Referência de Assistência Social CRAS como Unidade de Gestão Local do SUAS O Centro de Referência de Assistência Social CRAS como Unidade de Gestão Local do SUAS XIV Encontro Nacional do CONGEMAS Fortaleza, 21 a 23 de março de 2012 Política Pública de Seguridade Social não contributiva

Leia mais

TEXTO 3 O SICON: PASSO A PASSO PARA VIABILIZAÇÃO DA SEGURANÇA DE RENDA DAS FAMÍLIAS EM DESCUMPRIMENTO DE CONDICIONALIDADES NO ÂMBITO DO SUAS 1.

TEXTO 3 O SICON: PASSO A PASSO PARA VIABILIZAÇÃO DA SEGURANÇA DE RENDA DAS FAMÍLIAS EM DESCUMPRIMENTO DE CONDICIONALIDADES NO ÂMBITO DO SUAS 1. TEXTO 3 O SICON: PASSO A PASSO PARA VIABILIZAÇÃO DA SEGURANÇA DE RENDA DAS FAMÍLIAS EM DESCUMPRIMENTO DE CONDICIONALIDADES NO ÂMBITO DO SUAS 1. Nosso estudo, até o momento, vem trazendo elementos essenciais

Leia mais

IX Conferência Nacional de Assistência Social. Orientações para a realização das Conferências Municipais de Assistência Social

IX Conferência Nacional de Assistência Social. Orientações para a realização das Conferências Municipais de Assistência Social IX Conferência Nacional de Assistência Social Orientações para a realização das Conferências Municipais de Assistência Social Programação da conferência poderá incluir: 1. Momento de Abertura, que contará

Leia mais

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA

EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA EDUCAÇÃO E CIDADANIA: OFICINAS DE DIREITOS HUMANOS COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES NA ESCOLA Autores: FIGUEIREDO 1, Maria do Amparo Caetano de LIMA 2, Luana Rodrigues de LIMA 3, Thalita Silva Centro de Educação/

Leia mais

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE

DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM SITUAÇÕES DE TRABALHO PRECOCE Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão, Presidente Prudente, 18 a 22 de outubro, 2010 337 DIMENSÕES DO TRABAHO INFANTIL NO MUNICÍPIO DE PRESIDENTE PRUDENTE: O ENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM

Leia mais

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004

RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 RELATÓRIO DAS ATIVIDADES 2004 1. Palestras informativas O que é ser voluntário Objetivo: O voluntariado hoje, mais do que nunca, pressupõe responsabilidade e comprometimento e para que se alcancem os resultados

Leia mais

Tabela 1 Total da população 2010 Total de homens Total de mulheres Homens % Mulheres % Distrito Federal 2.562.963 1.225.237 1.337.

Tabela 1 Total da população 2010 Total de homens Total de mulheres Homens % Mulheres % Distrito Federal 2.562.963 1.225.237 1.337. PROGRAMA TÉMATICO: 6229 EMANCIPAÇÃO DAS MULHERES OBJETIVO GERAL: Ampliar o acesso das mulheres aos seus direitos por meio do desenvolvimento de ações multissetoriais que visem contribuir para uma mudança

Leia mais

Texto 03. Os serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade e o processo de construção de saída da rua

Texto 03. Os serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade e o processo de construção de saída da rua Texto 03 Os serviços da Proteção Social Especial de Média Complexidade e o processo de construção de saída da rua A Proteção Social Especial PSE organiza a oferta de programas, projetos e serviços socioassistenciais

Leia mais

Congresso Ministério Público e Terceiro Setor

Congresso Ministério Público e Terceiro Setor Congresso Ministério Público e Terceiro Setor Atuação institucional na proteção dos direitos sociais B rasília-d F Nova Lei de Certificação e Acompanhamento Finalístico das Entidades ü A Constituição Federal

Leia mais

Ementa do curso de ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM SERVIÇOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS

Ementa do curso de ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM SERVIÇOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS Ementa do curso de ESPECIALIZAÇÃO EM MBA EXECUTIVO EM SERVIÇOS SOCIAIS E POLÍTICAS PÚBLICAS ÁREA DO CONHECIMENTO: Administração e Serviço social. NOME DO CURSO: Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, especialização

Leia mais

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas

ANEXO I ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS FIA 2011. Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas Cada projeto deve conter no máximo 20 páginas 1. APRESENTAÇÃO Faça um resumo claro e objetivo do projeto, considerando a situação da criança e do adolescente, os dados de seu município, os resultados da

Leia mais

A economia solidária como estratégia de inclusão produtiva no Programa Bolsa Família

A economia solidária como estratégia de inclusão produtiva no Programa Bolsa Família A economia solidária como estratégia de inclusão produtiva no Programa Bolsa Família Adriane Vieira Ferrarini Docente e pesquisadora do Programa de Pós graduação em Ciências Sociais da Unisinos Estelamaris

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

SUAS: vantagens e desafios de um sistema único de assistência social

SUAS: vantagens e desafios de um sistema único de assistência social SUAS: vantagens e desafios de um sistema único de assistência social I. Como o Brasil chegou ao modelo de Sistema Único adotado na política de Assistência Social? II. O que é e como funciona o SUAS? III.

Leia mais

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua

POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11. Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua POLÍTICAS PÚBLICAS Aula 11 Prof. a Dr. a Maria das Graças Rua ... Lei nº 8.742, conhecida como Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS) art. 1º define a assistência social como um direito do cidadão e

Leia mais

Em resumo, trata-se de seis (6) modalidades de serviços de 24 horas:

Em resumo, trata-se de seis (6) modalidades de serviços de 24 horas: MORADIA ASSISTIDA OBJETIVO GERAL: Garantir o acolhimento institucional de pessoas em situação de rua abordadas pelo projeto Centro Legal, servindo de referência como moradia para os em tratamento de saúde

Leia mais

EIXO 2 PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS: PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS

EIXO 2 PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS: PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS EIXO 2 PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS: PROPOSTAS APROVADAS OBTIVERAM ENTRE 80 e 100% DOS VOTOS Garantir a elaboração e implementação da Política e do Plano Decenal de Direitos Humanos de Criança e Adolescente

Leia mais

Inclusão bancária: bancos públicos efetivam seu papel social

Inclusão bancária: bancos públicos efetivam seu papel social Inclusão bancária: bancos públicos efetivam seu papel social Inclusão bancária Acesso a produtos e serviços bancários a cidadãos de baixa renda; Serviços bancários + preocupação social. Ações para inclusão

Leia mais

O PETI e o Trabalho em Rede. Maria de Fátima Nassif Equipe Proteção Social Especial Coordenadoria de Ação Social Secretaria de Desenvolvimento Social

O PETI e o Trabalho em Rede. Maria de Fátima Nassif Equipe Proteção Social Especial Coordenadoria de Ação Social Secretaria de Desenvolvimento Social O PETI e o Trabalho em Rede Maria de Fátima Nassif Equipe Proteção Social Especial Coordenadoria de Ação Social Secretaria de Desenvolvimento Social Articulação da rede de serviços socioassistenciais Proteção

Leia mais

TEXTO 3 O REORDENAMENTO DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - SCFV: AS MUDANÇAS NA GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA

TEXTO 3 O REORDENAMENTO DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - SCFV: AS MUDANÇAS NA GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA TEXTO 3 O REORDENAMENTO DO SERVIÇO DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS - SCFV: AS MUDANÇAS NA GESTÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA Neste terceiro momento do nosso estudo iremos aprofundar as mudanças

Leia mais

Articulação Intersetorial no cuidado às pessoas em situação de rua Telma Maranho- SNAS/MDS

Articulação Intersetorial no cuidado às pessoas em situação de rua Telma Maranho- SNAS/MDS I Seminário Nacional sobre Consultórios na Rua e Saúde Mental na Atenção Básica: novas tecnologias e desafios para a gestão do cuidado Articulação Intersetorial no cuidado às pessoas em situação de rua

Leia mais

A Política Nacional de Assistência Social na Perspectiva do Sistema Único - SUAS

A Política Nacional de Assistência Social na Perspectiva do Sistema Único - SUAS A Política Nacional de Assistência Social na Perspectiva do Sistema Único - SUAS Deliberação da IV Conferência Nacional; Garantia de acesso aos direitos socioassistenciais; Modelo democrático e descentralizado

Leia mais

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome PETI. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil

Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome PETI. Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome PETI Programa de Erradicação do Trabalho Infantil Brasil livre do trabalho infantil, todos juntos nesse desafio! O Governo Federal e a sociedade brasileira

Leia mais

Rogério Medeiros medeirosrogerio@hotmail.com

Rogério Medeiros medeirosrogerio@hotmail.com Programa Nacional de Capacitação do SUAS - Sistema Único de Assistência Social CAPACITASUAS CURSO 2 Indicadores para diagnóstico e acompanhamento do SUAS e do BSM Ministrado por Rogério de Souza Medeiros

Leia mais

ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU

ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU ESCOLA SUPERIOR DE CIENCIAS DA SAUDE COORDENAÇÃO DE PÓS GRADUAÇÃO E EXTENSÃO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM GESTÃO DO TRABALHO E EDUCAÇÃO NA SAÚDE 1- Introdução: contextualização a iniciativa O curso

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNÍCIPIO DE PALMEIRA-PR

CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNÍCIPIO DE PALMEIRA-PR CENTRO DE REFERÊNCIA ESPECIALIZADO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL NO MUNÍCIPIO DE PALMEIRA-PR RODRIGUES, Tatielle Adams (estagio I); e-mail: adams.tati@gmail.com; RIFFERT, Gracieli Aparecida (supervisora), e-mail:

Leia mais

P r o j e t o PREPARANDO A TRANSFORMAÇÃO DE FAMÍLIAS GERANDO RENDA E DIGNIDADE

P r o j e t o PREPARANDO A TRANSFORMAÇÃO DE FAMÍLIAS GERANDO RENDA E DIGNIDADE P r o j e t o PREPARANDO A TRANSFORMAÇÃO DE FAMÍLIAS GERANDO RENDA E DIGNIDADE Melhor do que dar é ensinar a fazer, este é o sentido da Cidadania HISTÓRICO A Diocese de Abaetetuba, localizada na região

Leia mais

Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes

Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes EIXO 1 PROMOÇÃO DOS DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES Diretriz 01 - Promoção da cultura do respeito e da garantia dos direitos humanos de

Leia mais

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 44, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2009

MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 44, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2009 MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME GABINETE DO MINISTRO PORTARIA Nº 44, DE 19 DE FEVEREIRO DE 2009 Estabelece instruções sobre Benefício de Prestação Continuada-BPC referentes a dispositivos

Leia mais

RELAÇÃO DO PARLAMENTO BRASILEIRO COM AS POLÍTICAS SOCIAIS PARA A TERCEIRA IDADE.

RELAÇÃO DO PARLAMENTO BRASILEIRO COM AS POLÍTICAS SOCIAIS PARA A TERCEIRA IDADE. ANA LÚCIA ARAÚJO DE SOUZA RELAÇÃO DO PARLAMENTO BRASILEIRO COM AS POLÍTICAS SOCIAIS PARA A TERCEIRA IDADE. Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação do Cefor como parte das exigências

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal do Bem Estar Social

PREFEITURA MUNICIPAL DE BAURU ESTADO DE SÃO PAULO Secretaria Municipal do Bem Estar Social Padrão Normativo da Rede de Proteção Social Básica Programa de Inclusão Produtiva de 3º Fase Auxílio Produção Administração: Rodrigo Antônio de Agostinho Mendonça Secretária do Bem Estar Social: Darlene

Leia mais

Apoio às políticas públicas já existentes;

Apoio às políticas públicas já existentes; Uma voz complementa a outra, um sorriso cativa o próximo e é nesse pensamento que o Instituto Mundo Melhor, organização sem fins lucrativos liderada pelo Grupo MM Mercadomóveis, trabalha com projetos sociais

Leia mais

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI)

Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) Presidência da República Controladoria-Geral da União Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) PROGRAMA DE ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL (PETI) O PETI é um programa do Governo Federal que

Leia mais

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS

CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS CENTRO DE REFERÊNCIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL - CRAS Porta de entrada dos munícipes que necessitam das ações de assistência social que potencializam a família, a comunidade de referência, fortalecendo seus

Leia mais

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT

Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Dúvidas e Esclarecimentos sobre a Proposta de Criação da RDS do Mato Verdinho/MT Setembro/2013 PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE A CRIAÇÃO DE UNIDADE DE CONSERVAÇÃO 1. O que são unidades de conservação (UC)?

Leia mais

Curso I Introdução ao provimento de serviços e benefícios socioassistenciais do SUAS

Curso I Introdução ao provimento de serviços e benefícios socioassistenciais do SUAS Curso I Introdução ao provimento de serviços e benefícios socioassistenciais do SUAS Módulo II - O provimento dos serviços socioassistenciais Proteção Social Especial Recife, fevereiro/2014 Conteúdo Programático

Leia mais

LEI Nº 310/2009, DE 15 DE JUNHO DE 2009.

LEI Nº 310/2009, DE 15 DE JUNHO DE 2009. LEI Nº 310/2009, DE 15 DE JUNHO DE 2009. DISPÕE SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DO DEPARTAMENTO MUNICIPAL DE SAÚDE, CRIAÇÃO DO DEPARTAMENTO DE ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL, DA DIVISÃO DE MEIO-AMBIENTE E

Leia mais

Elaine Lourenço 1 Betânia Freitas 2

Elaine Lourenço 1 Betânia Freitas 2 O PROGRAMA SAÚDE DA FAMÍLIA (PSF), NO ÂMBITO DO SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS) E SUA INTERFACE COM O PROGRAMA DE ATENDIMENTO INTEGRAL À FAMÍLIA (PAIF) DO SISTEMA ÚNICO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL (SUS) Elaine

Leia mais

ANTONIO CARLOS NARDI

ANTONIO CARLOS NARDI ANTONIO CARLOS NARDI QUE DEMOCRACIA QUEREMOS? A conquista do estado democrático de direito na década de 1980 no Brasil, após longo período burocrático-autoritário, trouxe o desafio de construção de uma

Leia mais