Ministério Público da União

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Ministério Público da União"

Transcrição

1 Ministério Público da União Curso de 100 questões comentadas e inéditas baseado na Legislação que regula o Ministério Público da União, alicerçado em: Ministério Público na Constituição Federal de 1988 Lei complementar 75/1993 Estatuto do Ministério Público da União CNMP Conselho Nacional do Ministério Público AULA APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...31 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

2 1. Apresentação Olá, pessoal! Hoje daremos início ao nosso Curso de Questões Comentadas e Inéditas da Legislação do Ministério Público da União. Serão 4 aulas e ao todo trabalharemos 100 questões na modalidade PDF e também com comentários em vídeos. O cronograma da aula obedecerá ao seguinte: 22/11/ Aula 1-21 questões 06/12/ Aula 2-19 questões 20/12/ Aula 3-20 questões 05/01/ Aula 4-20 questões 19/01/ Aula 5-20 questões Bons estudos! 2. Questões sem comentários Questão 1 - (Banca Bruno Oliveira ) De acordo com a nova vigência constitucional, o Ministério Público se vincula: a) Ao poder Executivo. b) Ao poder Judiciário. c) A nenhum poder, constituindo um quarto poder. d) A nenhum poder, não constituindo um quarto poder. e) Ao judiciário e ao Executivo, simultaneamente. Questão 2 - (Banca Bruno Oliveira ) O Ministério Público é uma instituição permanente, prescindível à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis.

3 Questão 3 - (Banca Bruno Oliveira ) Segundo um ponto de vista funcional, não julgando seu vínculo a nenhum dos poderes, o Ministério Público da União pode ser considerado no ato de suas funções de natureza: a) Jurídica. b) Executiva. c) Legislativa d) Nenhuma. e) Todas. Questão 4 - (Banca Bruno Oliveira ) O Ministério Público da União é um órgão independente e classifica-se como entidade. Questão 5 - (Banca Bruno Oliveira 2017) A estrutura completa do Ministério Público da União abrange: a) Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Militar, Ministério Público do DF, Ministério Público de territórios. b) Ministério Público Federal, Ministério Público do trabalho, Ministério Público do DF, Ministério Público de territórios. c) Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do DF, Ministério Público Militar.

4 d) Ministério Público Estadual, Ministério Público do DF e territórios, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Militar. e) Ministério Público Federal, Ministério Público do DF e territórios, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Militar. Questão 6 - (Banca Bruno Oliveira ) O Ministério Público junto ao TCU possui fisionomia institucional própria, que se confunde com a do Ministério Público comum, sejam os dos Estados, seja o da União. Questão 7 - (Banca Bruno Oliveira ) Por meio de medidas judiciais e extrajudiciais para exercer o controle externo da atividade policial o Ministério Público da União poderá: I. Promover a ação penal por abuso de poder. II. Ter livre ingresso em estabelecimentos policiais ou prisionais. III. Ter acesso a determinados documentos relativos à atividade-fim policial. IV. Instauração de inquérito policial sobre a omissão ou fato ilícito ocorrido no exercício da atividade policial. Está inteiramente correto apenas o descrito em: a) I e II. b) Todas. c) I, II e III. d) II, III e IV. e) III e IV.

5 Questão 8 - (Banca Bruno Oliveira ) De acordo com o controle externo de atividade policial, um agente do Ministério Público da União poderá representar uma autoridade que é responsável pela adoção de providências, sendo essa representação para sanar uma omissão indevida, prevenir ou corrigir ilegalidade ou abuso de poder. Questão 9 - (Banca Bruno Oliveira ) Atinente ao princípio institucional da Unidade do Ministério Público da União, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. O princípio da Unidade no Ministério Público da União configura apenas uma divisão interna. Neste caso, a instituição é única, com divisões em quatro ramos: MPF, MPM, MPT e MPDFT. II. O princípio da Unidade no Ministério Público da União caracteriza apenas uma divisão interna. Neste caso, a instituição é única, apesar de haver uma separação para as carreiras de membros, com concursos próprios e provimentos autônomos. III. O princípio da Unidade no Ministério Público da União significa apenas uma divisão interna. Sendo que a instituição é única, destarte em concursos realizados para o MPU, os servidores poderão ser lotados em qualquer um de seus ramos. a) Todas estão incorretas. b) Todas estão corretas. c) Apenas II está incorreta. d) Apenas I e II estão corretas. e) Apenas I e III estão corretas. Questão 10 - (Banca Bruno Oliveira 2017) Se um membro do Ministério Público oferecer denúncia contra um cidadão, mas no curso do processo ser necessário seu

6 afastamento para tratamento de saúde, ocorrendo assim a sua substituição por outro representante, respeitando os requisitos legais para a substituição e esse novo representante, após a verificação documental e análises, discordar da acusação, poderá pedir o desfazimento da denúncia se apresentar provas suficientes que embase sua nova decisão diante do processo aberto pelo colega afastado. Questão 11 - (Banca Bruno Oliveira 2017) Se um membro do Ministério Público oferecer denúncia contra um cidadão, mas no curso do processo ser necessário seu afastamento para tratamento de saúde, ocorrendo assim a sua substituição por outro representante, respeitando os requisitos legais para a substituição e esse novo representante, após a verificação documental e análises, discordar da acusação, poderá pedir o desfazimento da denúncia se apresentar provas suficientes que embase sua nova decisão diante do processo aberto pelo colega afastado. Questão 12 - (Banca Bruno Oliveira ) Um membro do Ministério Público ofereceu denúncia contra um cidadão, mas no curso do processo foi necessário seu afastamento para tratamento de saúde, ocorrendo assim a sua substituição por outro representante, respeitando os requisitos legais para tal substituição. E esse novo representante, após a verificação documental e análises, discordou da acusação, neste caso ele: a) Poderá pedir a absolvição do réu nas alegações finais da denúncia, com base no princípio da indivisibilidade. b) Não poderá pedir a absolvição do réu nas alegações finais da denúncia, base no princípio da independência funcional. c) Poderá pedir a absolvição do réu nas alegações finais da denúncia, com base no princípio da independência funcional.

7 d) Não poderá pedir o desfazimento da denúncia, devido o princípio da independência funcional. e) Poderá pedir o desfazimento da denúncia, com base no princípio da independência funcional. Questão 13 - (Banca Bruno Oliveira ) Sobre o princípio da Independência Funcional do Ministério Publico da União, é correto afirmar que sua independência é absoluta e total a luz de qualquer direito inerente aos interesses sociais e dos interesses individuais. Questão 14 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue e assinale a alternativa correta quanto à intervenção do Ministério Público da União na defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e dos interesses individuais indisponíveis, considerados, dentre outros, os seguintes fundamentos e princípios: I. Indissolubilidade da União. II. Direitos políticos. III. Autonomia dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. a) Apenas I e II. b) Apenas I e III. c) Apenas II e III. d) Apenas I. e) Todos. Questão 15 - (Banca Bruno Oliveira ) O Princípio do Promotor Natural é considerado um princípio implícito na Constituição Federal. Levando em conta ser prudente considerar o Princípio do Promotor Natural evitando assim designação casuística para atuações em processos, todavia é preciso considerar que esse

8 princípio não contrarie o princípio da indivisibilidade dentro do Ministério Público da União. Questão 16 - (Banca Bruno Oliveira ) Sobre as Câmaras de Coordenação e Revisão dos Ramos do Ministério Público da União, jugue: I. Tem como função precípua organizar e coordenar a atuação dos membros nas várias áreas de desempenho das funções institucionais. II. Determina regras para atuação conjunta dos membros de determinada área, organiza o funcionamento dos grupos de trabalho. III. Revisa algumas decisões dos membros que atuam em primeira instância. IV. Em determinados ramos do Ministério Público da União é possível que existam câmaras para cada matéria que se tratam. Está correto o disposto apenas em. a) I e III. b) II e IV. c) Todas. d) I, II e IV. e) II e III. Questão 17 - (Banca Bruno Oliveira ) O Ministério Público da União é uma instituição indispensável ao regime Democrático de Direito incumbindo-lhe assegurar dentre outros o direito à vida, à liberdade, à saúde e à dignidade, exercendo a função jurisdicional do Estado.

9 Questão 18 - (Banca Bruno Oliveira ) Analise as assertivas quanto às competências do Ministério Público da União e assinale a alternativa correta: I. Promover a ação direta de inconstitucionalidade por omissão. II. Impetrar habeas corpus e mandado de segurança. III. Promover, privativamente, a ação civil pública, na forma da lei. IV. Promover o inquérito civil e a ação civil pública para a proteção dos direitos constitucionais. a) Apenas I, II e III estão corretas. b) Apenas II, III e IV estão corretas. c) Apenas III e IV estão corretas. d) Apenas I, II e IV estão corretas. e) Todas estão corretas. Questão 19 - (Banca Bruno Oliveira ) É de competência do Ministério Público da União, dentre outras, a proteção dos interesses individuais indisponíveis a um grupo determinável de pessoas ou até mesmo a um grupo de pessoas não determináveis e que se encontram unidas em razão de uma situação de fato como às comunidades indígenas e às minorias étnicas ou às crianças e adolescentes. Questão 20 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue as assertivas e assinale a que NÃO se encaixa corretamente dentre as competências do Ministério Público da União. a) No âmbito do direito individual indisponível, promover ação visando ao cancelamento de naturalização, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional. b) Promover outras ações, nelas incluído o mandado de injunção, sempre que a norma regulamentadora torne viável o exercício dos direitos e liberdades

10 constitucionais, ainda que sejam suficientes as normas editadas pelo órgão legislador competente. c) A proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente, dos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. d) Propor ação civil coletiva para defesa de interesses individuais homogêneos do consumidor. e) Propor ações de responsabilidade do fornecedor de produtos e serviços. Questão 21 - (Banca Bruno Oliveira 2017) Na situação de decretação de Estado de Defesa ou Estado de Sítio, previstos pela Constituição Federal, apresentam-se situações de restrição aos direitos fundamentais em nome da preservação do próprio Estado. Assim, cessado o Estado de Defesa ou Estado de Sítio, nos interesses individuais indisponíveis, homogêneos, sociais e difusos, o Ministério Público poderá promover responsabilidades ilícitas de executores ou agentes cometidos no período de sua duração. 3. Questões Comentadas Questão 1 - (Banca Bruno Oliveira ) De acordo com a nova vigência constitucional, o Ministério Público se vincula: a) Ao poder Executivo. b) Ao poder Judiciário. c) A nenhum poder, constituindo um quarto poder. d) A nenhum poder, não constituindo um quarto poder. e) Ao judiciário e ao Executivo, simultaneamente.

11 Gabarito Letra D Comentário: Apesar de haver algumas divergências entre alguns doutrinadores, prevalece que o Ministério Público é uma Instituição autônoma, não vinculada a nenhum poder, mas sem configurar um quarto poder. Configura-se a partir da: 1 Constituição Federal - Art º Ao Ministério Público é assegurada autonomia funcional e administrativa, podendo, observado o disposto no art Constituição Federal Art São funções institucionais do Ministério Público: VII - exercer o controle externo da atividade policial, na forma da lei complementar mencionada no artigo anterior. 3- Constituição Federal - Art º - São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional. Ou seja, temos disposto na Constituição Federal principalmente no artigo 127, vários indícios que o Ministério Público não se encaixa dentro da estrutura de nenhum poder específico. Questão 2 - (Banca Bruno Oliveira ) O Ministério Público é uma instituição permanente, prescindível à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Gabarito

12 Comentário: Constituição Federal - Art O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Ou seja, ele é imprescindível à função jurisdicional. LC 75/ Art. 1º O Ministério Público da União, organizado por esta lei Complementar, é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e dos interesses individuais indisponíveis. Questão 3 - (Banca Bruno Oliveira ) Segundo um ponto de vista funcional, não julgando seu vínculo a nenhum dos poderes, o Ministério Público da União pode ser considerado no ato de suas funções de natureza: a) Jurídica. b) Executiva. c) Legislativa d) Nenhuma. e) Todas. Gabarito Letra B

13 Comentário: Como já vimos, o Ministério Público não se encaixa em nenhum dos três poderes, mas sua FUNÇÃO é predominante Executiva como podemos observar nos artigos 2º e 3º: Art. 2º Incumbem ao Ministério Público as medidas necessárias para garantir o respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados pela Constituição Federal. Art. 3º O Ministério Público da União exercerá o controle externo da atividade policial tendo em vista. Desta maneira, ele fiscaliza a execução das leis, aplicando-as. Questão 4 - (Banca Bruno Oliveira ) O Ministério Público da União é um órgão independente e classifica-se como entidade. Gabarito Comentário: Assim como podemos ver disposto na Lei Complementar 75/93, Art. 1º O Ministério Público da União, organizado por esta lei Complementar, é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e dos

14 interesses individuais indisponíveis. Assim como os três poderes, o Ministério Público integra a estrutura da União, sendo assim um órgão que não tem personalidade jurídica, apesar de independente. Questão 5 - (Banca Bruno Oliveira 2017) A estrutura completa do Ministério Público da União abrange: a) Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Militar, Ministério Público do DF, Ministério Público de territórios. b) Ministério Público Federal, Ministério Público do trabalho, Ministério Público do DF, Ministério Público de territórios. c) Ministério Público Federal, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público do DF, Ministério Público Militar. d) Ministério Público Estadual, Ministério Público do DF e territórios, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Militar. e) Ministério Público Federal, Ministério Público do DF e territórios, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Militar. Gabarito Letra E Comentário: Letra E - correta - Lei complementar 75/93. Art. 24. O Ministério Público da União compreende: I - O Ministério Público Federal; II - o Ministério Público do Trabalho; III - o Ministério Público Militar; IV - o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

15 Questão 6 - (Banca Bruno Oliveira ) O Ministério Público junto ao TCU possui fisionomia institucional própria, que se confunde com a do Ministério Público comum, sejam os dos Estados, seja o da União. Gabarito Comentário: O entendimento do Supremo Tribunal Federal é que o ministério público junto ao TCU possui fisionomia institucional própria, que não se confunde com a do Ministério Público comum, sejam os dos Estados, seja o da União. A leitura conjugada do caput do art. 73 da CF-88 e de seu 2º, leva à conclusão de que a expressão membros do Ministério Público junto ao Tribunal (MPTCU) difere dos membros do Ministério Público que atuam perante os Tribunais (MP) e que esses membros do Parquet especial (MPTCU) integram a estrutura do TCU à medida que eles ascendem ao cargo de Ministro da Corte fazendo parte integrante do corpo de nove Ministros do TCU. Constituição Federal. Art O Ministério Público abrange: I - o Ministério Público da União, que compreende: a) o Ministério Público Federal; b) o Ministério Público do Trabalho; c) o Ministério Público Militar; d) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Questão 7 - (Banca Bruno Oliveira ) Por meio de medidas judiciais e extrajudiciais para exercer o controle externo da atividade policial o Ministério Público da União poderá:

16 I. Promover a ação penal por abuso de poder. II. Ter livre ingresso em estabelecimentos policiais ou prisionais. III. Ter acesso a determinados documentos relativos à atividade-fim policial. IV. Instauração de inquérito policial sobre a omissão ou fato ilícito ocorrido no exercício da atividade policial. Está inteiramente correto apenas o descrito em: a) I e II. b) Todas. c) I, II e III. d) II, III e IV. e) III e IV. Gabarito Letra A Comentários: Assertiva I Correta - Lei complementar 75/93. Art. 9º O Ministério Público da União exercerá o controle externo da atividade policial por meio de medidas judiciais e extrajudiciais podendo: V - promover a ação penal por abuso de poder. Assertiva II Correta - Lei complementar 75/93. Art. 9º O Ministério Público da União exercerá o controle externo da atividade policial por meio de medidas judiciais e extrajudiciais podendo: I - ter livre ingresso em estabelecimentos policiais ou prisionais. Assertiva III Incorreta - Lei complementar 75/93. Art. 9º O Ministério Público da União exercerá o controle externo da atividade policial por meio de medidas judiciais

17 e extrajudiciais podendo: II - ter acesso a quaisquer documentos relativos à atividade-fim policial. Inclusive os inquéritos policiais. Assertiva IV Incorreta - Lei complementar 75/93. Art. 9º O Ministério Público da União exercerá o controle externo da atividade policial por meio de medidas judiciais e extrajudiciais podendo: IV - requisitar à autoridade competente para instauração de inquérito policial sobre a omissão ou fato ilícito ocorrido no exercício da atividade policial. É claro que sabemos que o MP pode requisitar informações e documentos para instruir procedimentos administrativos, não é totalmente correto afirmar que o mesmo pode instaurar inquérito policial. Questão 8 - (Banca Bruno Oliveira ) De acordo com o controle externo de atividade policial, um agente do Ministério Público da União poderá representar uma autoridade que é responsável pela adoção de providências, sendo essa representação para sanar uma omissão indevida, prevenir ou corrigir ilegalidade ou abuso de poder. Gabarito Comentário: Lei complementar 75/93. Art. 9º O Ministério Público da União exercerá o controle externo da atividade policial por meio de medidas judiciais e extrajudiciais podendo: III - representar à autoridade competente pela adoção de providências para sanar a omissão indevida, ou para prevenir ou corrigir ilegalidade ou abuso de poder.

18 Questão 9 - (Banca Bruno Oliveira ) Atinente ao princípio institucional da Unidade do Ministério Público da União, analise as assertivas e assinale a alternativa correta. I. O princípio da Unidade no Ministério Público da União configura apenas uma divisão interna. Neste caso, a instituição é única, com divisões em quatro ramos: MPF, MPM, MPT e MPDFT. II. O princípio da Unidade no Ministério Público da União caracteriza apenas uma divisão interna. Neste caso, a instituição é única, apesar de haver uma separação para as carreiras de membros, com concursos próprios e provimentos autônomos. III. O princípio da Unidade no Ministério Público da União significa apenas uma divisão interna. Sendo que a instituição é única, destarte em concursos realizados para o MPU, os servidores poderão ser lotados em qualquer um de seus ramos. a) Todas estão incorretas. b) Todas estão corretas. c) Apenas II está incorreta. d) Apenas I e II estão corretas. e) Apenas I e III estão corretas. Gabarito Letra B Comentário: Assertiva I - Correta Constituição Federal. Art O Ministério Público abrange: I - o Ministério Público da União, que compreende: a) o Ministério Público Federal; b) o Ministério Público do Trabalho; c) o Ministério Público Militar; d) o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios.

19 Lei complementar 75/93. Art. 24. O Ministério Público da União compreende: I - O Ministério Público Federal; II - o Ministério Público do Trabalho; III - o Ministério Público Militar; IV - o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios. Ainda tendo como chefia somente um Procurador Geral, para todos esses. Assertiva II - Correta Lei complementar 75/93. Art. 32. As carreiras dos diferentes ramos do Ministério Público da União são independentes entre si, tendo cada uma delas organização própria, na forma desta lei complementar. Assertiva III - Correta Como já vimos tanto na Lei complementar 75/93, e Constituição nos respectivos artigos 32 e 128 o Ministério Público da União é somente uma instituição divisões internas, sendo assim o concurso para SERVIDORES do MPU abrange também seus quatro ramos, MPF, MPM, MPT e MPDFT, não havendo um concurso próprio para esses. Questão 10 - (Banca Bruno Oliveira 2017) Se um membro do Ministério Público oferecer denúncia contra um cidadão, mas no curso do processo ser necessário seu afastamento para tratamento de saúde, ocorrendo assim a sua substituição por outro representante, respeitando os requisitos legais para a substituição e esse novo representante, após a verificação documental e análises, discordar da acusação, poderá pedir o desfazimento da denúncia se apresentar provas suficientes que embase sua nova decisão diante do processo aberto pelo colega afastado. Gabarito Comentário: Neste caso fere uns dos princípios da instituição que consta na Lei Complementar 75/93 - Art. 4º São princípios institucionais do

20 Ministério Público da União a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional. Este princípio da indivisibilidade significa que cada membro do Ministério Público atua em nome da instituição representando-a por inteiro. Veja que neste caso NÃO poderá ser pedido o desfazimento da denúncia. Questão 11 - (Banca Bruno Oliveira 2017) Se um membro do Ministério Público oferecer denúncia contra um cidadão, mas no curso do processo ser necessário seu afastamento para tratamento de saúde, ocorrendo assim a sua substituição por outro representante, respeitando os requisitos legais para a substituição e esse novo representante, após a verificação documental e análises, discordar da acusação, poderá pedir o desfazimento da denúncia se apresentar provas suficientes que embase sua nova decisão diante do processo aberto pelo colega afastado. Gabarito Comentário: Neste caso fere uns dos princípios da instituição que consta na Lei Complementar 75/93 - Art. 4º São princípios institucionais do Ministério Público da União a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional. Este princípio da indivisibilidade significa que cada membro do Ministério Público atua em nome da instituição representando-a por inteiro. Veja que neste caso NÃO poderá ser pedido o desfazimento da denúncia. Questão 12 - (Banca Bruno Oliveira ) Um membro do Ministério Público ofereceu denúncia contra um cidadão, mas no curso do processo foi necessário seu afastamento para tratamento de saúde, ocorrendo assim a sua substituição por outro representante, respeitando os requisitos legais para tal substituição. E esse

21 novo representante, após a verificação documental e análises, discordou da acusação, neste caso ele: a) Poderá pedir a absolvição do réu nas alegações finais da denúncia, com base no princípio da indivisibilidade. b) Não poderá pedir a absolvição do réu nas alegações finais da denúncia, base no princípio da independência funcional. c) Poderá pedir a absolvição do réu nas alegações finais da denúncia, com base no princípio da independência funcional. d) Não poderá pedir o desfazimento da denúncia, devido o princípio da independência funcional. e) Poderá pedir o desfazimento da denúncia, com base no princípio da independência funcional. Gabarito Letra C Comentário: Letra A Incorreta O pedido da absolvição está baseado no princípio da INDIVISIBILIDADE, pois esse princípio sustenta que um membro do MPU atua em nome da instituição, sendo que seu sucessor não pode desfazer o que o outro fez. Neste caso o sucessor poderia pedir a absolvição, mas com base no princípio da INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL, onde diz que cada membro atua de maneira independente, livre e de acordo com sua consciência. Letra B Incorreta O fato de se basear na INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL, onde diz que cada membro atua de maneira independente, livre e de acordo com sua consciência, PODENDO assim esse membro pedir a absolvição do réu nas alegações finais da denúncia.

22 Letra C Correta Neste caso a assertiva está correta devido o fato de se basear na INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL, onde diz que cada membro atua de maneira independente, livre e de acordo com sua consciência, podendo assim esse membro pedir a absolvição do réu nas alegações finais da denúncia. Letra D Incorreta De acordo com o princípio da indivisibilidade não pode um membro que eventualmente suceda outro no procedimento tentar desfazer o que o antecessor fez. Letra E Incorreta Neste caso a assertiva está incorreta devido o princípio da INDIVISIBILIDADE, o qual cada membro do Ministério Público atua em nome da instituição representando-a por inteiro, não podendo assim um sucessor pedir o DESFAZIMENTO da denúncia que no sentido amplo foi pedido pelo MPU. Questão 13 - (Banca Bruno Oliveira ) Sobre o princípio da Independência Funcional do Ministério Publico da União, é correto afirmar que sua independência é absoluta e total a luz de qualquer direito inerente aos interesses sociais e dos interesses individuais. Gabarito Comentário: O Ministério Público da União possui grande independência, funcional, institucionais, administrativa e orçamentárias, mas não é correto afirmar uma independência absoluta e total, pois nenhuma independência pode ser absoluta, garantido o contrapeso de poderes, até mesmo o MPU deve respeitar além de deveres funcionais ligados às suas funções elencadas no art. 129

23 da CF, às súmulas vinculantes do art. 103-A e às decisões adotadas pelo Supremo Tribunal Federal, de acordo com art. 102 CF, dentre outros. Questão 14 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue e assinale a alternativa correta quanto à intervenção do Ministério Público da União na defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e dos interesses individuais indisponíveis, considerados, dentre outros, os seguintes fundamentos e princípios: I. Indissolubilidade da União. II. Direitos políticos. III. Autonomia dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. a) Apenas I e II. b) Apenas I e III. c) Apenas II e III. d) Apenas I. e) Todos. Gabarito Letra E Comentário: Art. 5º São funções institucionais do Ministério Público da União: I - a defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e dos interesses individuais indisponíveis, considerados, dentre outros, os seguintes fundamentos e princípios: b) os direitos políticos; d) a indissolubilidade da União; f) a autonomia dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios; Questão 15 - (Banca Bruno Oliveira ) O Princípio do Promotor Natural é considerado um princípio implícito na Constituição Federal. Levando em conta ser

24 prudente considerar o Princípio do Promotor Natural evitando assim designação casuística para atuações em processos, todavia é preciso considerar que esse princípio não contrarie o princípio da indivisibilidade dentro do Ministério Público da União. Gabarito Comentário: Constituição Federal Art. 5º. XXXVII - não haverá juízo ou tribunal de exceção; LIII - ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente. Podemos notar que neste artigo da constituição é citado sobre o Princípio do Juiz Natural. No entanto para o Princípio do Promotor Natural se tem como base a jurisprudência e doutrina majoritária e até mesmo sinais de reconhecimentos do Superior Tribunal Federal, esse princípio significa que o membro designado para atuar em um processo dele, não pode ser retirado arbitrariamente, nem pode haver manipulação na distribuição de processos aos membros do MP. É preciso ficar alerta para que esse princípio não sobreponha um dos princípios dispostos na Lei complementar 75/93 - Art. 4º São princípios institucionais do Ministério Público da União a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional. Cada membro do Ministério Público atua em nome da instituição representando-a por inteiro, podendo um membro substituir o outro sem que isso cause nulidade processual. Questão 16 - (Banca Bruno Oliveira ) Sobre as Câmaras de Coordenação e Revisão dos Ramos do Ministério Público da União, jugue:

25 I. Tem como função precípua organizar e coordenar a atuação dos membros nas várias áreas de desempenho das funções institucionais. II. Determina regras para atuação conjunta dos membros de determinada área, organiza o funcionamento dos grupos de trabalho. III. Revisa algumas decisões dos membros que atuam em primeira instância. IV. Em determinados ramos do Ministério Público da União é possível que existam câmaras para cada matéria que se tratam. Está correto o disposto apenas em. a) I e III. b) II e IV. c) Todas. d) I, II e IV. e) II e III. Gabarito C Comentário: Assertiva I, II, III e IV - Corretas LC 75/93 - Art Compete à Câmara de Coordenação e Revisão do Ministério Público do Trabalho: I - promover a integração e a coordenação dos órgãos institucionais do Ministério Público do Trabalho, observado o princípio da independência funcional. II - manter intercâmbio com órgãos ou entidades que atuem em áreas afins; III - encaminhar informações técnico-jurídicas aos órgãos institucionais do Ministério Público do Trabalho; IV - resolver sobre a distribuição especial de feitos e procedimentos, quando a matéria, por sua natureza ou relevância, assim o exigir; V - resolver sobre a distribuição especial de feitos, que por sua contínua reiteração, devam receber tratamento uniforme; VI - decidir os conflitos de atribuição entre os órgãos do Ministério Público do Trabalho.

26 Estão dispostas competências especificas de ramos nos artigos 132, 136, 167 e 171 onde, vamos abranger mais exclusivamente nos próximos exercícios. Questão 17 - (Banca Bruno Oliveira ) O Ministério Público da União é uma instituição indispensável ao regime Democrático de Direito incumbindo-lhe assegurar dentre outros o direito à vida, à liberdade, à saúde e à dignidade, exercendo a função jurisdicional do Estado. Gabarito Comentário: Constituição Federal Art O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático e dos interesses sociais e individuais indisponíveis. O artigo 127 da CF, assevere que além do Ministério Público ser essencial a função jurisdicional do Estado, atue para um regime democrático sobre os interesses sociais e individuais indisponíveis, sendo esses dentre outros o direito à vida, à liberdade, à saúde e à dignidade. Questão 18 - (Banca Bruno Oliveira ) Analise as assertivas quanto às competências do Ministério Público da União e assinale a alternativa correta: I. Promover a ação direta de inconstitucionalidade por omissão. II. Impetrar habeas corpus e mandado de segurança. III. Promover, privativamente, a ação civil pública, na forma da lei.

27 IV. Promover o inquérito civil e a ação civil pública para a proteção dos direitos constitucionais. a) Apenas I, II e III estão corretas. b) Apenas II, III e IV estão corretas. c) Apenas III e IV estão corretas. d) Apenas I, II e IV estão corretas. e) Todas estão corretas. Gabarito Letra D Comentário: Assertiva I Correta Art. 6º Compete ao Ministério Público da União: II - promover a ação direta de inconstitucionalidade por omissão. Assertiva II Correta Art. 6º Compete ao Ministério Público da União: VI - impetrar habeas corpus e mandado de Assertiva III Incorreta Art. 6º Compete ao Ministério Público da União: V - promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei. A assertiva está incorreta, pois privativamente o MPU vai promover uma ação penal pública, sendo que ação civil pública não é privativa do MPU. Assertiva IV Correta - Art. 6º Compete ao Ministério Público da União: VII - promover o inquérito civil e a ação civil pública para: a) a proteção dos direitos constitucionais. Questão 19 - (Banca Bruno Oliveira ) É de competência do Ministério Público da União, dentre outras, a proteção dos interesses individuais indisponíveis a um

28 grupo determinável de pessoas ou até mesmo a um grupo de pessoas não determináveis e que se encontram unidas em razão de uma situação de fato como às comunidades indígenas e às minorias étnicas ou às crianças e adolescentes. Gabarito Comentário: Art. 6º Compete ao Ministério Público da União: VII - promover o inquérito civil e a ação civil pública para: c) a proteção dos interesses individuais indisponíveis, difusos e coletivos, relativos às comunidades indígenas, à família, à criança, ao adolescente, ao idoso, às minorias étnicas e ao consumidor. Questão 20 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue as assertivas e assinale a que NÃO se encaixa corretamente dentre as competências do Ministério Público da União. a) No âmbito do direito individual indisponível, promover ação visando ao cancelamento de naturalização, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional. b) Promover outras ações, nelas incluído o mandado de injunção, sempre que a norma regulamentadora torne viável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais, ainda que sejam suficientes as normas editadas pelo órgão legislador competente. c) A proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente, dos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. d) Propor ação civil coletiva para defesa de interesses individuais homogêneos do consumidor. e) Propor ações de responsabilidade do fornecedor de produtos e serviços.

29 Gabarito Letra B Comentário: Letra A Correta - Art. 6º Compete ao Ministério Público da União; d) outros interesses individuais indisponíveis, homogêneos, sociais, difusos e coletivos; IX - promover ação visando ao cancelamento de naturalização, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional. Letra B Incorreta - Art. 6º Compete ao Ministério Público da União; d) outros interesses individuais indisponíveis, homogêneos, sociais, difusos e coletivos; VIII - promover outras ações, nelas incluído o mandado de injunção sempre que a falta de norma regulamentadora torne inviável o exercício dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes à nacionalidade, à soberania e à cidadania, quando difusos os interesses a serem protegidos. Letra C Correta - Art. 6º Compete ao Ministério Público da União; b) a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente, dos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico. Letra D Correta - Art. 6º Compete ao Ministério Público da União: d) outros interesses individuais indisponíveis, homogêneos, sociais, difusos e coletivos; XII - propor ação civil coletiva para defesa de interesses individuais homogêneos. Letra E Correta - Art. 6º Compete ao Ministério Público da União; d) outros interesses individuais indisponíveis, homogêneos, sociais, difusos e coletivos; XIII - propor ações de responsabilidade do fornecedor de produtos e serviços. Questão 21 - (Banca Bruno Oliveira 2017) Na situação de decretação de Estado de Defesa ou Estado de Sítio, previstos pela Constituição Federal, apresentam-se

30 situações de restrição aos direitos fundamentais em nome da preservação do próprio Estado. Assim, cessado o Estado de Defesa ou Estado de Sítio, nos interesses individuais indisponíveis, homogêneos, sociais e difusos, o Ministério Público poderá promover responsabilidades ilícitas de executores ou agentes cometidos no período de sua duração. Gabarito Comentário: Constituição Federal Art Cessado o estado de defesa ou o estado de sítio, cessarão também seus efeitos, sem prejuízo da responsabilidade pelos ilícitos cometidos por seus executores ou agentes. Lei complementar 75/93. Art. 6º Compete ao Ministério Público da União: d) outros interesses individuais indisponíveis, homogêneos, sociais, difusos e coletivos; X - promover a responsabilidade dos executores ou agentes do estado de defesa ou do estado de sítio, pelos ilícitos cometidos no período de sua duração; 4. Gabarito Questão 01 D Questão 11 Questão 02 Questão 12 C Questão 03 B Questão 13 Questão 04 Questão 14 E Questão 05 E Questão 15 Questão 06 Questão 16 C

31 Questão 07 A Questão 17 Questão 08 Questão 18 D Questão 09 B Questão 19 Questão 10 Questão 20 B Questão Finalização da Aula Finalizamos a nossa primeira aula de questões do Curso de Questões Comentadas e Inéditas da Legislação do Ministério Público da União e, conforme podem observar, foram 21 questões. Isso mesmo! Dessa feita, nosso curso será bem detalhado, para que você não caia em nenhum peguinha das Bancas. Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio, é só manter contato através dos dados abaixo: Bons estudos e, qualquer dúvida: Prof. Bruno Oliveira WhatsApp: (34) contato@eleitoralcombruno.com.br Página:

Curso Legislação Institucional DPE-RJ

Curso Legislação Institucional DPE-RJ Curso Legislação Institucional DPE-RJ 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 9 3. GABARITO...22 4. FINALIZAÇÃO DA AULA...22 Este curso é protegido por direitos

Leia mais

Legislação Aplicada ao MPU e CNMP

Legislação Aplicada ao MPU e CNMP Legislação Aplicada ao MPU e CNMP 2 Conteúdo 1. Ministério Público da União. 1.1. Lei Complementar nº 75/1993 (Lei Orgânica do Ministério Público da União). 1.2. Perfil constitucional do Ministério Público

Leia mais

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Módulo Especial

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Módulo Especial LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Módulo Especial CONCURSO: Ministério Público da União CARGO: Técnico e Analista do MPU PROFESSOR: Rodolpho Bacchi Este curso é protegido por direitos

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Ministério Público Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Ministério Público Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Ministério Público Constituição Federal Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Ministério Público Instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado. Incumbência: Defesa da ordem jurídica Defesa do Regime Democrático Defesa dos

Leia mais

Prof. Bruno Oliveira. Site:

Prof. Bruno Oliveira. Site: 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 3 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...21 5. FINALIZAÇÃO DA AULA...21 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça Superior Tribunal de Justiça Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça, atualizado até a Emenda Regimental n. 27, de 13 de dezembro de 2016.

Leia mais

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA PÚBLICA E ADVOCACIA Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br MINISTÉRIO PÚBLICO Definição: instituição permanente e essencial à função jurisdicional

Leia mais

Do Ministério Público do Trabalho

Do Ministério Público do Trabalho Direito Processual do Trabalho Do Ministério Público do Trabalho Ministério Público Nos termos do art. 127 da CRFB/1988, o Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

Sumário Autonomia funcional... 49

Sumário Autonomia funcional... 49 Sumário Capítulo I HISTÓRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO... 23 1.1. Origem histórica... 23 1.2. Origem do Ministério Público brasileiro... 27 1.3. O Ministério Público nas constituições brasileiras... 29 1.4.

Leia mais

EMERSON DOUGLAS LEGISLAÇÃO DO MPU

EMERSON DOUGLAS LEGISLAÇÃO DO MPU EMERSON DOUGLAS LEGISLAÇÃO DO MPU 1. (Cespe, 2015. MPU: Analista) Um procurador da República está atuando em determinado processo criminal sobre tráfico ilícito de drogas. Nessa situação, conforme o princípio

Leia mais

Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública

Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 26 Advocacia Pública

Leia mais

Professor: GILCIMAR Matéria: Legislação Aplicada ao MPU

Professor: GILCIMAR Matéria: Legislação Aplicada ao MPU Professor: GILCIMAR Matéria: Legislação Aplicada ao MPU FUNÇÕES DOS PODERES Poderes do Estado Executivo - Administrar Legislar Judiciário - Julgar Administrar e/ou Legislar Legislativo - Legislar Administrar

Leia mais

Direito Constitucional II Profª. Marianne Rios Martins FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. - Ministério Público - Advocacia Publica. - Defensoria Publica

Direito Constitucional II Profª. Marianne Rios Martins FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. - Ministério Público - Advocacia Publica. - Defensoria Publica FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Funções essenciais à justiça - Ministério Público - Advocacia Publica - Advocacia - Defensoria Publica MINISTÉRIO PUBLICO (art. 127-130) MINISTÉRIO PÚBLICO (art. 127) - Instituição

Leia mais

da União Professora: Karina Jaques O acesso à justiça e a O acesso à justiça direito fundamental assegurado expressamente pela Constituição Federal de 1988, que tem seu alcance ampliado pela garantia da

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...19 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera,

Leia mais

Aula 09 MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL. Com organização simétrica ao Poder Judiciário, o Ministério Público foi concebido pela

Aula 09 MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL. Com organização simétrica ao Poder Judiciário, o Ministério Público foi concebido pela Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral. Aula: Ministério Público Eleitoral. Organização e atribuições. Organização do eleitorado. Divisão interna da Justiça Eleitoral. Professor (a): Bruno Gaspar

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA AO

LEGISLAÇÃO APLICADA AO LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU E CNMP LIDIANE COUTINHO Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) C871l Coutinho, Lidiane Legislação aplicada ao MPU e CNMP / Lidiane Coutinho. Cascavel: Editora

Leia mais

Sumário SOBRE OS AUTORES... 5 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17

Sumário SOBRE OS AUTORES... 5 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17 SOBRE OS AUTORES... 5 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17 CAPÍTULO 1 O MINISTÉRIO PÚBLICO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988... 19 1.1. O Ministério Público antes da Constituição de 1988... 19 1.2. Perfil Constitucional...

Leia mais

Curso Resultado. Ministério Público Militar. 1

Curso Resultado. Ministério Público Militar.  1 Ministério Público Militar Compete ao Ministério Público Militar o exercício das seguintes atribuições junto aos órgãos da Justiça Militar: promover, privativamente, a ação penal pública promover a declaração

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Organização da Justiça do Trabalho. MPT. O Ministério Público do Trabalho (MPT) Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Organização da Justiça do Trabalho. MPT. O Ministério Público do Trabalho (MPT) Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Organização da Justiça do Trabalho. MPT. O Ministério Público do Trabalho (MPT) Prof. Cláudio Freitas - LC 75/93 Art. 83. Compete ao Ministério Público do Trabalho o exercício das seguintes

Leia mais

SUMÁRIO CURRICULA DOS AUTORES... 9 AGRADECIMENTOS 6.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 5.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 4.ª EDIÇÃO... 15

SUMÁRIO CURRICULA DOS AUTORES... 9 AGRADECIMENTOS 6.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 5.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 4.ª EDIÇÃO... 15 SUMÁRIO CURRICULA DOS AUTORES... 9 AGRADECIMENTOS 6.ª EDIÇÃO... 11 AGRADECIMENTOS 5.ª EDIÇÃO... 13 AGRADECIMENTOS 4.ª EDIÇÃO... 15 AGRADECIMENTOS 3.ª EDIÇÃO... 17 AGRADECIMENTOS 2.ª EDIÇÃO... 19 AGRADECIMENTOS

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 8. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 8. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 8 Prof. Karina Jaques Art. 39 - Além das atribuições previstas nas Constituições Federal e Estadual, nesta e em outras

Leia mais

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Acesso à Justiça Profª. Liz Rodrigues - O representante do atua em todos os procedimentos que correm na Vara da Infância e Juventude. - Ou ele atua como parte ou, necessariamente,

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Lei nº 8.625, de 12 de Fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) Parte 3. Prof.

LEGISLAÇÃO DO MPE. Lei nº 8.625, de 12 de Fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) Parte 3. Prof. LEGISLAÇÃO DO MPE Lei nº 8.625, de 12 de Fevereiro de 1993 (Lei Orgânica Nacional do Ministério Público) Parte 3 Prof. Karina Jaques Do Procurador-Geral de Justiça Art. 29. Além das atribuições previstas

Leia mais

MPU Revisão de Legislação

MPU Revisão de Legislação MPU Revisão de Legislação Professor Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Ricardo Gomes 1 MPU - Legislação Prezados alunos, Segue nossa Revisão de Legislação

Leia mais

(RESOLUÇÃO DE QUESTÕES) Dr. Cristiano de Souza

(RESOLUÇÃO DE QUESTÕES) Dr. Cristiano de Souza ANALISTA DO MPU (RESOLUÇÃO DE QUESTÕES) Dr. Cristiano de Souza 1. A(s) via(s) normativa(s) adequada(s) para a veiculação dos estatutos dos Ministério Público da União e Estaduais é( são) (A) a Constituição

Leia mais

STF CNJ STJ TST STM TSE TRT TRE TJM JEF JEC

STF CNJ STJ TST STM TSE TRT TRE TJM JEF JEC STF CNJ TSE TST STJ STM TRE TRT TU TRF TJ TJM TR TR JE JT JF JÚRI JD JÚRI CJM CJM JEF JEC STF CNJ TSE TST STJ STM TRE TRT TRF TJ TJM TU JE JT TR JF JÚRI JD JÚRI TR CJM CJM Justiça Especializa JEF Justiça

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ARTIGOS 127 A 130 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

MINISTÉRIO PÚBLICO ARTIGOS 127 A 130 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL MINISTÉRIO PÚBLICO ARTIGOS 127 A 130 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Órgão constitucional autônomo, incumbido de promover a ação penal e fiscalizar a execução da lei perante a jurisdição penal e exercer, ante

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional Princípios Institucionais. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional Princípios Institucionais. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Perfil Constitucional Princípios Institucionais Prof. Karina Jaques São princípios institucionais do Ministério Público a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional. (Art.

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Sumário APRESENTAÇÃO... 11 RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Análise dos dados... 17 Assuntos que tiveram maior número de questões com base na doutrina... 19 Assuntos que tiveram maior número de questões com base

Leia mais

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Direito Constitucional Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Art. 103-B: O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida

Leia mais

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU. Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU. Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL Constituição Federal Poder Executivo Poder Legislativo Poder Judiciário Funções

Leia mais

Aula Sobre os órgãos que exercem as chamadas funções essenciais da Justiça é INCORRETO afirmar:

Aula Sobre os órgãos que exercem as chamadas funções essenciais da Justiça é INCORRETO afirmar: Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Exercícios sobre Funções Essenciais da Justiça / Aula 27 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 27 Essa aula será dedicada a resolução

Leia mais

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo...1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)...3 TÍTULO

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo... 1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)... 3 TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (Arts. 5º

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 7. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 7. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 7 Prof. Karina Jaques Art. 35 - No exercício de suas funções, cabe ao Ministério Público: l - instaurar inquéritos civis

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 41/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 41/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 41/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

HISTÓRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

HISTÓRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO Sumário Capítulo I HISTÓRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO... 23 1.1. Origem histórica... 23 1.2. Origem do Ministério Público brasileiro... 26 1.3. O Ministério Público nas constituições brasileiras... 28 1.4.

Leia mais

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO

Abreviaturas Apresentação PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO S umário Abreviaturas... 21 Apresentação... 23 PARTE 1 DOUTRINA E LEGISLAÇÃO CAPÍTULO I PODER JUDICIÁRIO 1. Conceito, importância, funções e independência... 27 2. Garantias institucionais ou orgânicas

Leia mais

TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA. Ronaldo Lima dos Santos

TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA. Ronaldo Lima dos Santos TERMO DE COMPROMISSO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA Ronaldo Lima dos Santos PODER EXECUTIVO MINISTÉRIO PÚBLICO PODER LEGISLATIVO PODER JUDICIÁRIO Constituição Federal de 1988 Art. 127. O Ministério Público

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014

DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014 51. "José da Silva, Senador da República, discursa na tribuna do Senado defendendo a legalização do aborto para mulheres grávidas que não tenham constituído

Leia mais

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal...

Súmario. Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais Poder Constituinte e Direito Constitucional Intertemporal... Súmario Capítulo I Teoria da Constituição e das Normas Constitucionais... 13 1. Constitucionalismo e história das Constituições... 13 2. Conceito e concepções de Constituição... 16 3. Teoria da norma constitucional:

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Prerrogativas da Defensoria no Processo Penal Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica PRERROGATIVAS DA DEFENSORIA NO PROCESSO PENAL CONCEITO DE

Leia mais

Simulado Regimento Interno TST

Simulado Regimento Interno TST Simulado Regimento Interno TST Este material possui 10 questões inéditas do Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho para o Concurso do TST. Simulado 01 Este curso é protegido por direitos autorais

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Individuais - Remédios Constitucionais e Garantias Processuais Remédios Constitucionais habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção e ação popular

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 6. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 6. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 6 Prof. Karina Jaques Art. 27 - As Procuradorias de Justiça são órgãos de administração do Ministério Público, com cargos

Leia mais

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO E A ORDEM JURÍDICO - CONSTITUCIONAL (*) Antônio Xavier da Costa (**) REV. TRT - 13ª Reg. - João Pessoa(PB) - 94/95

O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO E A ORDEM JURÍDICO - CONSTITUCIONAL (*) Antônio Xavier da Costa (**) REV. TRT - 13ª Reg. - João Pessoa(PB) - 94/95 108 perdida! Restitua-se, pois, ao povo, com as armas da batalha ideológica, a soberania O MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO E A ORDEM JURÍDICO - CONSTITUCIONAL (*) Antônio Xavier da Costa (**) Este modesto

Leia mais

RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE CONSIDERANDO o quanto previsto nos arts. 98, II, b, 107, 111, todos da Lei Complementar nº 80/94;

RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE CONSIDERANDO o quanto previsto nos arts. 98, II, b, 107, 111, todos da Lei Complementar nº 80/94; RESOLUÇÃO DPG Nº 292, DE 25 DE OUTUBRO DE 2017 Implementa o Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) O DEFENSOR PÚBLICO-GERAL DO ESTADO PARANÁ, no uso de suas atribuições legais previstas no art. 18, XII

Leia mais

Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função

Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função 2016 Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função Lucas Rodrigues de Ávila Prova da Ordem 2016 O que é competência por prerrogativa de função? "Um dos critérios determinadores da competência

Leia mais

Direito Processual. Ministério Público no Processo Penal. Professor Joerberth Nunes.

Direito Processual. Ministério Público no Processo Penal. Professor Joerberth Nunes. Direito Processual Ministério Público no Processo Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual MINISTÉRIO PÚBLICO NO PROCESSO PENAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL CAPÍTULO IV

Leia mais

MPE - RJ. https://www.pontodosconcursos.com.br Prof. Karina Jaques

MPE - RJ. https://www.pontodosconcursos.com.br Prof. Karina Jaques https://www.pontodosconcursos.com.br Prof. Karina Jaques CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O Ministério Público na Constituição Federal de 1988: princípios, garantias, vedações, estrutura e funções institucionais;

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Da Definição, dos Princípios e das Funções Institucionais... 77

Sumário. CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Da Definição, dos Princípios e das Funções Institucionais... 77 Sumário CAPÍTULO 1 O MINISTÉRIO PÚBLICO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988... 17 1.1. O Ministério Público antes da Constituição de 1988... 17 1.2. Perfil Constitucional... 20 1.3. Conceito... 21 1.4. Natureza

Leia mais

ORLANDO JR. DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JR. DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JR. DIREITO CONSTITUCIONAL 1 - CESPE 2013 - TCE-ES - Analista Administrativo Direito Nos termos da Constituição Federal, assinale a opção correta acerca de direitos e garantias fundamentais. a)

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA MPBA

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA MPBA DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA MPBA Prof. Jean Pitter O CONCURSO BANCA: FGV CARGOS VAGAS REMUNERAÇÃO JORNADA Assistente Técnico Administrativo. 50 R$ 3.284,83 + Alimentação + transporte Analista

Leia mais

LFG MAPS. ORDEM SOCIAL 04 questões

LFG MAPS. ORDEM SOCIAL 04 questões NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL Nível de importancia Tema QTDE de Questões Porcentagem (%) 1 Ordem Social 4 31% 2 Da Defesa do Estado e das Instituições Democráticas 4 31% 3 Direitos e Deveres Individuais

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE Prof. Jean Pitter BANCA: IBFC INFORMAÇÕES GERAIS DO CONCURSO CARGOS: Técnico (60 vagas) e Analista (49 vagas) INSCRIÇÕES: 24 de julho a 24 de agosto. Valores:

Leia mais

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA

MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO - PEÇA PRÁTICA www.trilhante.com.br ÍNDICE 1. MANDADO DE INJUNÇÃO INDIVIDUAL E COLETIVO... 4 Apontamentos Iniciais...4 Legitimidade... 5 Competência... 5 Procedimento...6

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. De acordo com o Art. 5º da Constituição Federal, a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade é garantido: a) Somente aos brasileiros

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Legislação Aplicada ao MPU p/ MPU (Técnico - Especialidade Administração)

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Legislação Aplicada ao MPU p/ MPU (Técnico - Especialidade Administração) Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico de Legislação Aplicada ao MPU p/ MPU (Técnico - Especialidade Administração) Professor: Murilo Soares AULA 00 Apresentação do curso e metodologia. 1 Ministério

Leia mais

Seção II Das Atribuições do Presidente da República Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

Seção II Das Atribuições do Presidente da República Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Administração Direta Órgão Público / Aula 05 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 05 Não basta estar previsto na Constituição a existência

Leia mais

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 113/360

A CASA DO SIMULADO DESAFIO QUESTÕES MINISSIMULADO 113/360 1 DEMAIS SIMULADOS NO LINK ABAIXO CLIQUE AQUI REDE SOCIAL SIMULADO 113/360 CONSTITUCIONAL INSTRUÇÕES TEMPO: 30 MINUTOS MODALIDADE: CERTO OU ERRADO 30 QUESTÕES CURTA NOSSA PÁGINA MATERIAL LIVRE Este material

Leia mais

ww.concursovirtual.com.b

ww.concursovirtual.com.b MP RJ PROFESSORA RAQUEL TINOCO EDITAL: ORGANIZAÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO O Ministério Público na Constituição Federal de 1988: princípios, garantias, vedações, estrutura e funções institucionais; Conselho

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Ministério Público (Art. 127 a 130-A) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Aula XX FORO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO Membros do MPU Autoridade

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Judiciário Garantias do Poder Judiciário e de seus Membros Profª. Liz Rodrigues - As garantias do Poder Judiciário visam assegurar a sua independência e autonomia. - Novelino

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO RIO DE JANEIRO. Professor Gilcimar Rodrigues

MINISTÉRIO PÚBLICO RIO DE JANEIRO. Professor Gilcimar Rodrigues MINISTÉRIO PÚBLICO RIO DE JANEIRO Professor Gilcimar Rodrigues CONCEITO/DEFINIÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO (Art. 127, CF) (art. 1, Lei 8.625) (art. 1, LC 106/2003) INSTITUIÇÃO PERMANENTE Essencial à Justiça

Leia mais

GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU

GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU DIVERSOS CONSELHOS DO MP - CONSELHO DE ASSESSORAMENTO SUPERIOR DO MPU - CONSELHO SUPERIOR DO MPF - CONSELHO SUPERIOR DO MPT - CONSELHO SUPERIOR DO MPM - CONSELHO

Leia mais

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES

Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES Sumário 1. CONSTITUCIONALISMO,CONSTITUIÇÃO E CLASSIFICAÇÕES 1.1 Constitucionalismo 1.2 Constituição 1.3 Classificação das Constituições 1.4 Questões 2. PODER CONSTITUINTE 2.1 Introdução 2.2 Poder Constituinte

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...20

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...20 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...20 5. FINALIZAÇÃO DA AULA...20 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 04/2017/CONAMP

NOTA TÉCNICA Nº 04/2017/CONAMP NOTA TÉCNICA Nº 04/2017/CONAMP Tema: Processo CNMP nº0.00.002.000698/2017-08 Ementa: Procedimento de Estudos e Pesquisas nº 04/2017 visando a realização de pesquisa, estudos, análises e a apresentação

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Coleção Jacoby Fernandes de Direito Público CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL VOLUME 5 Área específica Direito Constitucional Áreas afins Atualizada até a EC nº 99/2017 Direito Constitucional

Leia mais

JULGAMENTO COLEGIADO DE CRIMES PRATICADOS POR ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS

JULGAMENTO COLEGIADO DE CRIMES PRATICADOS POR ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS 1 JULGAMENTO COLEGIADO DE CRIMES PRATICADOS POR ORGANIZAÇÕES CRIMINOSAS No ano de 2012, foi publicada a Lei nº 12.694, a qual trata sobre o processo e o julgamento colegiado em 1º grau de jurisdição de

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral da República. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral da República. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Perfil Constitucional Procurador-Geral da República Prof. Karina Jaques O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1 SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5

Leia mais

FUNÇÕES INSTITUCIONAIS DA DEFENSORIA PÚBLICA - LODPU, 4º

FUNÇÕES INSTITUCIONAIS DA DEFENSORIA PÚBLICA - LODPU, 4º FUNÇÕES INSTITUCIONAIS DA DEFENSORIA PÚBLICA - LODPU, 4º I prestar orientação jurídica e exercer a defesa dos necessitados, em todos os graus; II promover, prioritariamente, a solução extrajudicial dos

Leia mais

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade.

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade. Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: Poder Judiciário: Juizados Especiais. Órgão especial. Cláusula de reserva de plenário. Conselho Nacional de Justiça 36 Professor (a): Luis

Leia mais

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II)

Mandado de Segurança. Exercícios Prof. Mauro Lopes. (bateria II) Mandado de Segurança Exercícios Prof. Mauro Lopes (bateria II) 1) O procedimento da ação constitucional de mandado de segurança ADMITE que, em seu âmbito, seja realizado controle de constitucionalidade?

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Juiz, Auxiliares e Partes no Processo Penal Militar Parte 2 Prof. Pablo Cruz Suspeição entre adotante e adotado Art. 39. A suspeição entre adotante e adotado será considerada

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Constituição Estadual RS

Funções Essenciais à Justiça Constituição Estadual RS Funções Essenciais à Justiça Constituição Estadual RS Art. 107 - O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Superior Tribunal de Justiça (Art. 104 a 105) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção III DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Art. 104.

Leia mais

1. Organização 2. Perfil Constitucional 3. Conceito 4. Princípios 5. Objetivos 6. Autonomia 7. Chefia Institucional DPGE-RJ Defensoria Pública Professora Raquel Tinoco 1 Organização Professora Raquel Tinoco

Leia mais

Ministério Público. André Marinho

Ministério Público. André Marinho Ministério Público André Marinho 16) Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: MPE-MS Prova: Técnico Administrativo São órgãos de Administração Superior do Ministério Público a) a Procuradoria Geral de Justiça, a Corregedoria

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

08/04/2017 GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU

08/04/2017 GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU 1. (CESPE) - 2009 - IBRAM-DF Advogado O Ministério Público da União está legitimado para promover o inquérito civil e a ação civil pública visando proteção

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83

SUMÁRIO. Capítulo 2 História Constitucional Brasileira O império... 83 SUMÁRIO Capítulo 1 Conceitos Preliminares... 1 1.1 Noções fundamentais... 1 1.1.1 Normas, norma jurídica, direito e direito constitucional... 1 1.1.2 Sistemas jurídicos: romano-germânico/civil law e common

Leia mais

1. Ministério Público do Trabalho: 1) Origens e conceito: São órgãos distintos da magistratura. A função do MP é executar as leis.

1. Ministério Público do Trabalho: 1) Origens e conceito: São órgãos distintos da magistratura. A função do MP é executar as leis. 1 DIREITO DO TRABALHO PONTO 1: Ministério Público do Trabalho PONTO 2: Ação Civil Pública e Ação Civil Coletiva 1. Ministério Público do Trabalho: 1) Origem e conceito. 2) Princípios Institucionais. 3)

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO I. Constituição Federal... 002 II. Dos Direitos e Garantias Fundamentais... 009 III. Da Organização Político-Administrativa... 053 IV. Organização dos

Leia mais

GABARITO ERRADO HABEAS DATA

GABARITO ERRADO HABEAS DATA HABEAS DATA LXXII - conceder-se-á habeas data: a) para assegurar o conhecimento de informações relativas à pessoa do impetrante, constantes de registros ou bancos de dados de entidades governamentais ou

Leia mais

1.1 Fundamento constitucional

1.1 Fundamento constitucional CAPÍTULO I A Lei Orgânica Nacional do Ministério Público 1.1 Fundamento constitucional A Lei Orgânica Nacional do Ministério Público (LONMP, doravante) encontra seu fundamento na própria CF que, no art.

Leia mais

O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DO PIAUÍ E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO Emerson de Souza Farias - UFPI

O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DO PIAUÍ E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO Emerson de Souza Farias - UFPI O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL DO PIAUÍ E O FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO Emerson de Souza Farias - UFPI Introdução O direito à educação é previsto no marco legal brasileiro, no entanto, as políticas voltadas

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Conselho Nacional do Ministério Público. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Conselho Nacional do Ministério Público. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Lei Orgânica do MPU Prof. Karina Jaques O é órgão colegiado, previsto no art. 130-A da CF/88, e regulamentado pela Lei 11.372/2006. O CNMP é composto por 14 membros, nomeados pelo Presidente

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...22

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...22 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 9 4. GABARITO...22 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera,

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Lei Orgânica do MPU Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas Prof. Karina Jaques MPU Instituição permanente Essencial à função jurisdicional do Estado Defensora Ordem jurídica

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico Legislação Aplicada ao MP PE p/ MP-PE (Analista -Conhecimentos Básicos) Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico Legislação Aplicada ao MP PE p/ MP-PE (Analista -Conhecimentos Básicos) Pós-Edital Livro Eletrônico Aula Passo Estratégico Legislação Aplicada ao MP PE p/ MP-PE (Analista -Conhecimentos Básicos) Pós-Edital Professor: Aula APRESENTAÇÃO2 METODOLOGIAErro! Indicador não definido. LISTA DE

Leia mais

Professor Wisley Aula 08

Professor Wisley Aula 08 - Professor Wisley www.aprovaconcursos.com.br Página 1 de 7 COMPETÊNCIA 1. PRINCÍPIO DO JUIZ NATURAL Previsto na Constituição Federal no art.

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * Competência é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se:

Leia mais

In:

In: Carta de Curitiba aprovada em 21-06-1986, no 1º Encontro Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça e Presidentes de Associações de Ministério Público (Curitiba, Paraná) Do Ministério Público Seção I Das

Leia mais