Prof. Bruno Oliveira. Site:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. Bruno Oliveira. Site:"

Transcrição

1 1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...21 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

2 1. Apresentação Olá, pessoal! Hoje daremos início ao nosso Curso de Questões Comentadas e Inéditas da Legislação Específica PGE-RJ. Serão 18 aulas, ao todo trabalharemos 200 questões na modalidade PDF e também comentários em vídeos. O cronograma da aula obedecerá ao seguinte: 04/04/ Aula questões + vídeo aula 11/04/ Aula questões+ vídeo aula 18/04/ Aula questões+ vídeo aula 25/04/ Aula questões+ vídeo aula 02/05/ Aula questões+ vídeo aula 09/05/ Aula questões+ vídeo aula 16/05/ Aula questões+ vídeo aula 23/05/ Aula questões+ vídeo aula 30/05/ Aula questões+ vídeo aula 06/06/ Aula questões+ vídeo aula 13/06/ Aula questões+ vídeo aula 20/06/ Aula questões+ vídeo aula 27/06/ Aula questões+ vídeo aula 04/07/ Aula questões+ vídeo aula 11/07/ Aula questões+ vídeo aula 18/07/ Aula questões+ vídeo aula 25/07/ Aula questões+ vídeo aula 01/08/ Aula questões+ vídeo aula Bons estudos!

3 2. Questões sem comentários Questão 01 - (Banca Bruno Oliveira ) Analise as alternativas e assinale a INCORRETA referente às competências da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, estabelecidas na Lei complementar nº15/80: a) Exercer a representação judicial do Estado e atuar extrajudicialmente em defesa dos interesses deste. b) Por meio de supervisão e coordenação das Assessorias Jurídicas de todos os órgãos integrantes de Administração Direta e Indireta, oficiar obrigatoriamente no controle interno da legalidade da Administração Pública, ficando subordinados à sua orientação técnico-jurídica. c) Promover a inscrição da dívida ativa do Estado, bem como proceder a sua cobrança judicial e extrajudicial. d) A defesa do Governador do Estado em Juízo ou fora dele, ativa ou passivamente. e) No plano superior, o exercício de funções de consultoria jurídica da administração direta, inclusive no que respeita às decisões das questões interadministrativas, ainda podendo ou não emitir pareceres, normativos para consolidar interpretação governamental de leis ou atos administrativos. Questão 02 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue as afirmativas com base nas disposições da Lei complementar nº15/80, a respeito das competências da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro: I. Mediante a realização, na forma da lei, de contratos de gestão com a administração pública direta, indireta e fundacional, exercer amplamente a sua autonomia administrativa, orçamentária e financeira. II. Exercer a chefia das assessorias jurídicas das Secretarias de Estado. III. Em assuntos pertinentes à proteção e à defesa dos Direitos Humanos, dos Direitos do Consumidor e do Meio Ambiente prestar ou solicitar apoio a qualquer entidade da Administração Pública direta, indireta ou fundacional. IV. Realizar o encaminhamento de representação de inconstitucionalidade de leis ou de atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição do Estado. V. Propor ação direta de inconstitucionalidade de quaisquer normas, minutar a correspondente petição, bem como as informações que devam ser prestadas pelo Governador na forma da legislação federal específica.

4 Estão INCORRETAS apenas: a) I. b) III. c) I e II. d) IV e V. e) Nenhuma. Questão 03 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue com base na Lei Orgânica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro: I. É correto afirmar que criação e extinção dos cargos de seus serviços auxiliares, bem como a fixação e o reajuste dos vencimentos dos servidores da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro é realizado e proposto pelo poder executivo. II. Após manifestação conclusiva das respectivas assessorias jurídicas, todas as consultas à Procuradoria Geral do Estado só poderão ser formuladas pelo Governador do Estado, ou pela Chefia de entidades da administração indireta que mantenham convênios ou contratos com a Procuradoria Geral do Estado. III. Ressalvada a competência constitucional do Governador, do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, as decisões da Procuradoria Geral do Estado fundadas em sua autonomia funcional, administrativa e financeira, obedecidas as formalidades legais, têm eficácia plena e executoriedade imediata, interna corpore. Estão CORRETAS somente: a) I, e III. b) Todas. c) Nenhuma. d) II e III. e) III. Questão 04 - (Banca Bruno Oliveira ) São integrantes da Administração Superior da Procuradoria-Geral do Estado apenas:

5 a) Os Procuradores do Estado, o Subprocurador-Geral do Estado, o Conselho da Procuradoria-Geral do Estado, a Assessoria do Procurador-Geral do Estado, o Corregedor-Geral do Estado e as Chefias das Procuradorias Especializadas. b) Os Procuradores do Estado, o Subprocuradoria-Geral do Estado, o Conselho da Procuradoria-Geral do Estado, a Assessoria do Procurador-Geral do Estado, a Corregedoria, as Chefias das Procuradorias Especializadas e respectivos Procuradores-Assistentes. c) O Procurador Geral do Estado, a Subprocuradoria-Geral do Estado, o Conselho da Procuradoria-Geral do Estado, a Assessoria do Procurador-Geral do Estado, a Corregedoria, as Chefias das Procuradorias Especializadas e respectivos Procuradores-Assistentes. d) O Procurador Geral do Estado, o Subprocurador-Geral do Estado, o Conselho da Procuradoria-Geral do Estado, a Assessoria do Procurador-Geral do Estado, o Corregedor-Geral do Estado e as Chefias das Procuradorias Especializadas. e) Os Procuradores do Estado, o Subprocurador-Geral do Estado, o Conselho da Procuradoria-Geral do Estado, a Assessoria do Procurador-Geral do Estado, a Corregedoria e as Chefias das Procuradorias Especializadas. Questão 05 - (Banca Bruno Oliveira ) Sobre o Procurador-Geral do Estado, assinale a alternativa correta de acordo com as disposições da Lei complementar nº15/80: a) Nomeado pelo Governador do Estado dentre os integrantes das duas classes finais da carreira, maiores de 35 (trinta e cinco) anos e com mais de 10 (dez) anos de carreira, integra o Secretariado Estadual. b) Nomeado pelo Governador do Estado dentre todos integrantes da carreira, maiores de 35 (trinta e cinco) anos e com mais de 10 (dez) anos de carreira, integra o Secretariado Estadual. c) Nomeado pelo Conselho da Procuradoria Geral do Estado dentre todos integrantes da carreira, maiores de 35 (trinta e cinco) anos e com mais de 10 (dez) anos de carreira, integra o Secretariado Estadual. d) Nomeado pelo Governador do Estado dentre os integrantes das duas classes finais da carreira, maiores de 35 (trinta e cinco) anos e com mais de 5 (cinco) anos de carreira, integra o Secretariado Estadual. e) Nomeado pelo Conselho da Procuradoria Geral dentre os integrantes das duas classes finais da carreira, maiores de 35 (trinta e cinco) anos e com mais de 05 (cinco) anos de carreira, integra o Secretariado Estadual.

6 Questão 06 - (Banca Bruno Oliveira ) Assinale dentre as alternativas, a que NÃO expressa corretamente uma atribuição do Procurador-Geral do Estado, de acordo com os preceitos da Lei Orgânica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (LC nº 15/80): a) Conceder férias e licenças aos Procuradores do Estado. b) Aplicar penas disciplinares aos Procuradores do Estado, na forma da lei. c) Prover os cargos iniciais da carreira, promover, exonerar, aposentar, bem como praticar todo e qualquer ato que importe em provimento ou vacância dos cargos da carreira de Procurador do Estado, dos cargos em comissão e do quadro de apoio da estrutura da Procuradoria Geral do Estado. d) Conceder benefícios ou vantagens aos Procuradores do Estado; e) Indicar ou designar os Procuradores para integrar os órgãos que devam contar com representantes da Procuradoria-Geral do Estado. Questão 07 - (Banca Bruno Oliveira ) Segundo a Lei Complementar nº15/80, a conferência de caráter normativo a parecer emitido pela Procuradoria Geral do Estado, vinculando a Administração Pública Direta e Indireta, inclusive Fundações, ao entendimento estabelecido é do: a) Conselho da Procuradoria-Geral do Estado. b) Governador do Estado. c) Procuradoria-Geral do Estado. d) Assessoria do Procurador-Geral do Estado. e) Corregedoria da Procuradoria Geral do Estado. Questão 08 - (Banca Bruno Oliveira ) NÃO faz parte das competências do Procurador-Geral do Estado: I. Promover a abertura de concurso público para as carreiras do quadro de apoio da estrutura da Procuradoria Geral do Estado. II. Chefiar o Sistema Jurídico do Estado. III. Demitir ou cassar aposentadoria de Procurador do Estado. IV. Dar posse aos nomeados para cargos efetivos da carreira de Procurador do Estado. V. avocar encargo de qualquer Procurador do Estado, podendo atribuí-lo a outro, e, também, designar qualquer Procurador do Estado, ainda que se

7 encontre no exercício de funções de cargo de chefia de assessoria jurídica de Secretaria de Estado, para a execução de trabalho específico, independentemente de sua lotação. a) II. b) III. c) II e V. d) Todas e) Nenhuma. Questão 09 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue a respeito da SubProcuradoria-Geral do Estado, segundo os preceitos da Lei complementar nº 15/80: I. São os Subprocuradores-Gerais que substituem automaticamente o Procurador-Geral em seus impedimentos, ausências temporárias, férias, licenças ou afastamentos ocasionais, inclusive em casos de vacância do cargo. II. Dentre as competências dos Subprocuradores-Gerais, está chefiar o Gabinete do Procurador-Geral. III. É exercida por 2 (dois) Subprocuradores-Gerais, que têm prerrogativas e representações de Subsecretário de Estado. Estão INCORRETAS apenas: a) III. b) II. c) I d) I e II. e) Nenhuma. Questão 10 - (Banca Bruno Oliveira ) Estatui a Lei Orgânica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro acerca do Conselho da Procuradoria-Geral do Estado que este é um: a) Órgão de assessoramento do Procurador Geral do Estado que apenas o preside, contando ainda com mais onze Procuradores eleitos pelos demais em escrutínio direto e secreto, na forma prescrita por seu Regimento Interno.

8 b) Órgão de assessoramento do Procurador Geral do Estado que apenas o preside, contando ainda com mais doze Procuradores eleitos pelos demais em escrutínio direto e aberto, na forma prescrita por seu Regimento Interno. c) Órgão de assessoramento do Procurador Geral do Estado, presidido e integrado por ele, tendo o seu voto próprio e de qualidade, contando ainda com mais onze Procuradores eleitos pelos demais em escrutínio direto e secreto, na forma prescrita por seu Regimento Interno. d) Órgão de assessoramento do Procurador Geral do Estado presidido e integrado por ele tendo o seu voto próprio e de qualidade, contando ainda com mais dez Procuradores eleitos pelos demais em escrutínio direto e secreto, na forma prescrita por seu Regimento Interno. e) Órgão de assessoramento do Procurador Geral do Estado que apenas o preside, contando ainda com mais dez Procuradores eleitos pelos demais em escrutínio direto e aberto, na forma prescrita por seu Regimento Interno. 3. Questões Comentadas Questão 01 - (Banca Bruno Oliveira ) Analise as alternativas e assinale a INCORRETA referente às competências da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro, estabelecidas na Lei complementar nº15/80: a) Exercer a representação judicial do Estado e atuar extrajudicialmente em defesa dos interesses deste. b) Por meio de supervisão e coordenação das Assessorias Jurídicas de todos os órgãos integrantes de Administração Direta e Indireta, oficiar obrigatoriamente no controle interno da legalidade da Administração Pública, ficando subordinados à sua orientação técnico-jurídica. c) Promover a inscrição da dívida ativa do Estado, bem como proceder a sua cobrança judicial e extrajudicial. d) A defesa do Governador do Estado em Juízo ou fora dele, ativa ou passivamente. e) No plano superior, o exercício de funções de consultoria jurídica da administração direta, inclusive no que respeita às decisões das questões interadministrativas, ainda podendo ou não emitir pareceres, normativos para consolidar interpretação governamental de leis ou atos administrativos. Gabarito Letra B

9 Comentário: Letra A - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 2º - A Procuradoria Geral do Estado tem autonomia administrativa e financeira, dispondo de dotação orçamentária própria. Suas atribuições são as previstas no art. 176 e parágrafos da Constituição do Estado, competindo-lhe: I - privativamente, exercer a representação judicial do Estado, atuar extra judicialmente em defesa dos interesses deste, e oficiar obrigatoriamente no controle interno da legalidade da Administração Pública, inclusive por meio da supervisão e coordenação das Assessorias Jurídicas dos órgãos integrantes da Administração Direta e Indireta, que se subordinarão à sua orientação técnicojurídica, exceto em relação às Universidades Públicas Estaduais que possuem constitucionalmente autonomia administrativa e órgão jurídico próprio. Letra B - Incorreta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 2º - A Procuradoria Geral do Estado tem autonomia administrativa e financeira, dispondo de dotação orçamentária própria. Suas atribuições são as previstas no art. 176 e parágrafos da Constituição do Estado, competindo-lhe: I - privativamente, exercer a representação judicial do Estado, atuar extra judicialmente em defesa dos interesses deste, e oficiar obrigatoriamente no controle interno da legalidade da Administração Pública, inclusive por meio da supervisão e coordenação das Assessorias Jurídicas dos órgãos integrantes da Administração Direta e Indireta, que se subordinarão à sua orientação técnico-jurídica, exceto em relação às Universidades Públicas Estaduais que possuem constitucionalmente autonomia administrativa e órgão jurídico próprio. 7 - A Procuradoria Geral do Estado é o órgão central do Sistema Jurídico do Estado do Rio de Janeiro, cabendo-lhe a supervisão e coordenação dos órgãos locais e setoriais do Sistema Jurídico Estadual, excluídos os órgãos jurídicos das Universidades Estaduais. Letra C - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 2º - A Procuradoria Geral do Estado tem autonomia administrativa e financeira, dispondo de dotação orçamentária própria. Suas atribuições são as previstas no art. 176 e parágrafos da Constituição do Estado, competindo-lhe: II - privativamente, promover a inscrição da dívida ativa do Estado, bem como proceder à sua cobrança judicial e extrajudicial.

10 Letra D - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 2º - A Procuradoria Geral do Estado tem autonomia administrativa e financeira, dispondo de dotação orçamentária própria. Suas atribuições são as previstas no art. 176 e parágrafos da Constituição do Estado, competindo-lhe: III - a defesa em Juízo ou fora dele, ativa ou passivamente, dos atos e prerrogativas do Governador do Estado. Letra E - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 2º - A Procuradoria Geral do Estado tem autonomia administrativa e financeira, dispondo de dotação orçamentária própria. Suas atribuições são as previstas no art. 176 e parágrafos da Constituição do Estado, competindo-lhe: IV - o exercício de funções de consultoria jurídica da administração direta, no plano superior, inclusive no que respeita às decisões das questões interadministrativas, bem como emitir pareceres, normativos ou não, para fixar a interpretação governamental de leis ou atos administrativos. Questão 02 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue as afirmativas com base nas disposições da Lei complementar nº15/80, a respeito das competências da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro: I. Mediante a realização, na forma da lei, de contratos de gestão com a administração pública direta, indireta e fundacional, exercer amplamente a sua autonomia administrativa, orçamentária e financeira. II. Exercer a chefia das assessorias jurídicas das Secretarias de Estado. III. Em assuntos pertinentes à proteção e à defesa dos Direitos Humanos, dos Direitos do Consumidor e do Meio Ambiente prestar ou solicitar apoio a qualquer entidade da Administração Pública direta, indireta ou fundacional. IV. Realizar o encaminhamento de representação de inconstitucionalidade de leis ou de atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição do Estado. V. Propor ação direta de inconstitucionalidade de quaisquer normas, minutar a correspondente petição, bem como as informações que devam ser prestadas pelo Governador na forma da legislação federal específica. Estão INCORRETAS apenas: a) I. b) III. c) I e II. d) IV e V. e) Nenhuma.

11 Gabarito Letra D Comentário: Afirmativa I - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 2º - A Procuradoria Geral do Estado tem autonomia administrativa e financeira, dispondo de dotação orçamentária própria. Suas atribuições são as previstas no art. 176 e parágrafos da Constituição do Estado, competindo-lhe: XXV - exercer amplamente a sua autonomia administrativa, orçamentária e financeira, mediante a celebração, na forma da lei, de contratos de gestão com a administração pública direta, indireta e fundacional. Afirmativa II - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 2º - A Procuradoria Geral do Estado tem autonomia administrativa e financeira, dispondo de dotação orçamentária própria. Suas atribuições são as previstas no art. 176 e parágrafos da Constituição do Estado, competindo-lhe: XXIV - exercer privativamente a chefia das assessorias jurídicas das Secretarias de Estado. Afirmativa III - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 2º - A Procuradoria Geral do Estado tem autonomia administrativa e financeira, dispondo de dotação orçamentária própria. Suas atribuições são as previstas no art. 176 e parágrafos da Constituição do Estado, competindo-lhe: XXIV - exercer privativamente a chefia das assessorias jurídicas das Secretarias de Estado. Afirmativa IV - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 2º - A Procuradoria Geral do Estado tem autonomia administrativa e financeira, dispondo de dotação orçamentária própria. Suas atribuições são as previstas no art. 176 e parágrafos da Constituição do Estado, competindo-lhe: VIII - propor ao Governador o encaminhamento de representação de inconstitucionalidade de leis ou de atos normativos estaduais ou municipais em face da Constituição do Estado. Afirmativa V - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 2º - A Procuradoria Geral do Estado tem autonomia administrativa e financeira, dispondo de dotação orçamentária própria. Suas atribuições são as previstas no art. 176 e parágrafos da Constituição do Estado, competindo-lhe: VII - sugerir ao Governador a propositura de ação direta de

12 inconstitucionalidade de quaisquer normas, minutar a correspondente petição, bem como as informações que devam ser prestadas pelo Governador na forma da legislação federal específica. Questão 03 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue com base na Lei Orgânica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro: I. É correto afirmar que criação e extinção dos cargos de seus serviços auxiliares, bem como a fixação e o reajuste dos vencimentos dos servidores da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro é realizado e proposto pelo poder executivo. II. Após manifestação conclusiva das respectivas assessorias jurídicas, todas as consultas à Procuradoria Geral do Estado só poderão ser formuladas pelo Governador do Estado, ou pela Chefia de entidades da administração indireta que mantenham convênios ou contratos com a Procuradoria Geral do Estado. III. Ressalvada a competência constitucional do Governador, do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado, as decisões da Procuradoria Geral do Estado fundadas em sua autonomia funcional, administrativa e financeira, obedecidas as formalidades legais, têm eficácia plena e executoriedade imediata, interna corpore. Estão CORRETAS somente: a) I, e III. b) Todas. c) Nenhuma. d) II e III. e) III. Gabarito Letra E Comentário: Assertiva I - Incorreta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 2º - A Procuradoria Geral do Estado tem autonomia administrativa

13 e financeira, dispondo de dotação orçamentária própria. Suas atribuições são as previstas no art. 176 e parágrafos da Constituição do Estado, competindo-lhe: XXVIII propor ao Poder Executivo a criação e a extinção de seus cargos e a fixação e o reajuste dos subsídios dos seus membros; XXIX propor ao Poder Executivo a criação e extinção dos cargos de seus serviços auxiliares, bem como a fixação e o reajuste dos vencimentos dos seus servidores; Assertiva II - Incorreta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 2º - A Procuradoria Geral do Estado tem autonomia administrativa e financeira, dispondo de dotação orçamentária própria. Suas atribuições são as previstas no art. 176 e parágrafos da Constituição do Estado, competindo-lhe: 1º - Ressalvado o disposto no inciso V deste artigo, todas as consultas à Procuradoria Geral do Estado só poderão ser formuladas pelo Governador do Estado, por Secretário de Estado ou pela Chefia de entidades da administração indireta que mantenham convênios ou contratos com a Procuradoria Geral do Estado, após manifestação conclusiva das respectivas assessorias jurídicas. V - defender em juízo ou fora dele o Legislativo, ressalvado o disposto no art. 121 e no Parágrafo Único do art. 133 da Constituição Estadual, e o Judiciário e responder a consultas, quando de iniciativa destes e desde que encaminhadas pela Chefia dos referidos Poderes; Assertiva III - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 2º - A Procuradoria Geral do Estado tem autonomia administrativa e financeira, dispondo de dotação orçamentária própria. Suas atribuições são as previstas no art. 176 e parágrafos da Constituição do Estado, competindo-lhe: 6º - As decisões da Procuradoria Geral do Estado fundadas em sua autonomia funcional, administrativa e financeira, obedecidas as formalidades legais, têm eficácia plena e executoriedade imediata, interna corpore, ressalvada a competência constitucional do Governador, do Poder Judiciário, do Poder Legislativo, do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Estado. Questão 04 - (Banca Bruno Oliveira ) São integrantes da Administração Superior da Procuradoria-Geral do Estado apenas: a) Os Procuradores do Estado, o Subprocurador-Geral do Estado, o Conselho da Procuradoria-Geral do Estado, a Assessoria do Procurador-Geral do Estado, o Corregedor-Geral do Estado e as Chefias das Procuradorias Especializadas.

14 b) Os Procuradores do Estado, o Subprocuradoria-Geral do Estado, o Conselho da Procuradoria-Geral do Estado, a Assessoria do Procurador-Geral do Estado, a Corregedoria, as Chefias das Procuradorias Especializadas e respectivos Procuradores-Assistentes. c) O Procurador Geral do Estado, a Subprocuradoria-Geral do Estado, o Conselho da Procuradoria-Geral do Estado, a Assessoria do Procurador-Geral do Estado, a Corregedoria, as Chefias das Procuradorias Especializadas e respectivos Procuradores-Assistentes. d) O Procurador Geral do Estado, o Subprocurador-Geral do Estado, o Conselho da Procuradoria-Geral do Estado, a Assessoria do Procurador-Geral do Estado, o Corregedor-Geral do Estado e as Chefias das Procuradorias Especializadas. e) Os Procuradores do Estado, o Subprocurador-Geral do Estado, o Conselho da Procuradoria-Geral do Estado, a Assessoria do Procurador-Geral do Estado, a Corregedoria e as Chefias das Procuradorias Especializadas. Gabarito Letra C Comentário: LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 3º - Integram a Administração Superior da Procuradoria-Geral do Estado: I - o Procurador- Geral do Estado; II - A Subprocuradoria-Geral do Estado; III - o Conselho da Procuradoria-Geral do Estado. IV a Assessoria do Procurador-Geral do Estado; V a Corregedoria; VI as Chefias das Procuradorias Especializadas e respectivos Procuradores-Assistentes. Questão 05 - (Banca Bruno Oliveira ) Sobre o Procurador-Geral do Estado, assinale a alternativa correta de acordo com as disposições da Lei complementar nº15/80: a) Nomeado pelo Governador do Estado dentre os integrantes das duas classes finais da carreira, maiores de 35 (trinta e cinco) anos e com mais de 10 (dez) anos de carreira, integra o Secretariado Estadual.

15 b) Nomeado pelo Governador do Estado dentre todos integrantes da carreira, maiores de 35 (trinta e cinco) anos e com mais de 10 (dez) anos de carreira, integra o Secretariado Estadual. c) Nomeado pelo Conselho da Procuradoria Geral do Estado dentre todos integrantes da carreira, maiores de 35 (trinta e cinco) anos e com mais de 10 (dez) anos de carreira, integra o Secretariado Estadual. d) Nomeado pelo Governador do Estado dentre os integrantes das duas classes finais da carreira, maiores de 35 (trinta e cinco) anos e com mais de 5 (cinco) anos de carreira, integra o Secretariado Estadual. e) Nomeado pelo Conselho da Procuradoria Geral dentre os integrantes das duas classes finais da carreira, maiores de 35 (trinta e cinco) anos e com mais de 05 (cinco) anos de carreira, integra o Secretariado Estadual. Gabarito Letra A Comentário: LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 5º - O Procurador-Geral do Estado, nomeado pelo Governador do Estado dentre os integrantes das duas classes finais da carreira, maiores de 35 (trinta e cinco) anos e com mais de 10 (dez) anos de carreira, integra o Secretariado Estadual. Questão 06 - (Banca Bruno Oliveira ) Assinale dentre as alternativas, a que NÃO expressa corretamente uma atribuição do Procurador-Geral do Estado, de acordo com os preceitos da Lei Orgânica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (LC nº 15/80): a) Conceder férias e licenças aos Procuradores do Estado. b) Aplicar penas disciplinares aos Procuradores do Estado, na forma da lei. c) Prover os cargos iniciais da carreira, promover, exonerar, aposentar, bem como praticar todo e qualquer ato que importe em provimento ou vacância dos cargos da carreira de Procurador do Estado, dos cargos em comissão e do quadro de apoio da estrutura da Procuradoria Geral do Estado. d) Conceder benefícios ou vantagens aos Procuradores do Estado;

16 e) Indicar ou designar os Procuradores para integrar os órgãos que devam contar com representantes da Procuradoria-Geral do Estado. Gabarito Letra D Comentário: Letra A - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 6º - Compete ao Procurador-Geral do Estado, sem prejuízo de outras atribuições: XV - conceder férias e licenças aos Procuradores do Estado; Letra B - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 6º - Compete ao Procurador-Geral do Estado, sem prejuízo de outras atribuições: XVIII - aplicar penas disciplinares aos Procuradores do Estado, na forma desta lei; Letra C - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 6º - Compete ao Procurador-Geral do Estado, sem prejuízo de outras atribuições: VI - prover os cargos iniciais da carreira, promover, exonerar, aposentar, bem como praticar todo e qualquer ato que importe em provimento ou vacância dos cargos da carreira de Procurador do Estado, dos cargos em comissão e do quadro de apoio da estrutura da Procuradoria Geral do Estado. Letra D - Incorreta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 6º - Compete ao Procurador-Geral do Estado, sem prejuízo de outras atribuições: XVI - deferir benefícios ou vantagens concedidas por lei aos Procuradores do Estado; Letra C - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80 Art. 6º - Compete ao Procurador-Geral do Estado, sem prejuízo de outras atribuições: XXXVII - indicar ou designar os Procuradores para integrar os órgãos que devam contar com representantes da Procuradoria-Geral do Estado; Questão 07 - (Banca Bruno Oliveira ) Segundo a Lei Complementar nº15/80, a conferência de caráter normativo a parecer emitido pela Procuradoria Geral do Estado, vinculando a Administração Pública Direta e Indireta, inclusive Fundações, ao entendimento estabelecido é do: a) Conselho da Procuradoria-Geral do Estado.

17 b) Governador do Estado. c) Procuradoria-Geral do Estado. d) Assessoria do Procurador-Geral do Estado. e) Corregedoria da Procuradoria Geral do Estado. Gabarito Letra B Comentário: Letra B - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 6º - Compete ao Procurador-Geral do Estado, sem prejuízo de outras atribuições: XXV - solicitar ao Governador que confira caráter normativo a parecer emitido pela Procuradoria Geral do Estado, vinculando a Administração Pública Direta e Indireta, inclusive Fundações, ao entendimento estabelecido. Questão 08 - (Banca Bruno Oliveira ) NÃO faz parte das competências do Procurador-Geral do Estado: I. Promover a abertura de concurso público para as carreiras do quadro de apoio da estrutura da Procuradoria Geral do Estado. II. Chefiar o Sistema Jurídico do Estado. III. Demitir ou cassar aposentadoria de Procurador do Estado. IV. Dar posse aos nomeados para cargos efetivos da carreira de Procurador do Estado. V. avocar encargo de qualquer Procurador do Estado, podendo atribuí-lo a outro, e, também, designar qualquer Procurador do Estado, ainda que se encontre no exercício de funções de cargo de chefia de assessoria jurídica de Secretaria de Estado, para a execução de trabalho específico, independentemente de sua lotação. a) II. b) III. c) II e V. d) Todas e) Nenhuma.

18 Gabarito Letra B Comentário: Afirmativa I - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 6º - Compete ao Procurador-Geral do Estado, sem prejuízo de outras atribuições: LI - promover a abertura de concurso público para as carreiras do quadro de apoio da estrutura da Procuradoria Geral do Estado. Afirmativa II - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 6º - Compete ao Procurador-Geral do Estado, sem prejuízo de outras atribuições: I - chefiar a Procuradoria-Geral do Estado e o Sistema Jurídico do Estado. Afirmativa III - Incorreta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 6º - Compete ao Procurador-Geral do Estado, sem prejuízo de outras atribuições: VII - propor demissão ou cassação de aposentadoria de Procurador do Estado. Afirmativa IV - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 6º - Compete ao Procurador-Geral do Estado, sem prejuízo de outras atribuições: XII - dar posse aos nomeados para cargos efetivos da carreira de Procurador do Estado e para os das carreiras do quadro de apoio da Procuradoria Geral do Estado, bem como aos nomeados em comissão para cargos da Procuradoria Geral do Estado e para os cargos de exercício privativo por Procurador do Estado; Afirmativa V - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 6º - Compete ao Procurador-Geral do Estado, sem prejuízo de outras atribuições: XXIV - avocar encargo de qualquer Procurador do Estado, podendo atribuí-lo a outro, e, também, designar qualquer Procurador do Estado, ainda que se encontre no exercício de funções de cargo de chefia de assessoria jurídica de Secretaria de Estado, para a execução de trabalho específico, independentemente de sua lotação; Questão 09 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue a respeito da SubProcuradoria-Geral do Estado, segundo os preceitos da Lei complementar nº 15/80:

19 I. São os Subprocuradores-Gerais que substituem automaticamente o Procurador-Geral em seus impedimentos, ausências temporárias, férias, licenças ou afastamentos ocasionais, inclusive em casos de vacância do cargo. II. Dentre as competências dos Subprocuradores-Gerais, está chefiar o Gabinete do Procurador-Geral. III. É exercida por 2 (dois) Subprocuradores-Gerais, que têm prerrogativas e representações de Subsecretário de Estado. Estão INCORRETAS apenas: a) III. b) II. c) I d) I e II. e) Nenhuma. Gabarito Letra E Comentário: Todas assertivas - Corretas - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 7º - A Subprocuradoria-Geral do Estado é exercida por 2 (dois) Subprocuradores-Gerais, que têm prerrogativas e representações de Subsecretário de Estado, competindo-lhes: I - substituir automaticamente o Procurador-Geral em seus impedimentos, ausências temporárias, férias, licenças ou afastamentos ocasionais bem como, no caso de vacância do cargo, até nomeação de novo titular. II - chefiar o Gabinete do Procurador-Geral; III - coadjuvar o Procurador-Geral no exercício das atribuições previstas no artigo 6º; IV - prestar assistência direta ao Procurador-Geral; V - exercer, mediante delegação de competência, as atribuições que lhe forem conferidas; VI - exercer outras atribuições que lhe forem, legal ou regularmente, cometidas. Questão 10 - (Banca Bruno Oliveira ) Estatui a Lei Orgânica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro acerca do Conselho da Procuradoria-Geral do Estado que este é um:

20 a) Órgão de assessoramento do Procurador Geral do Estado que apenas o preside, contando ainda com mais onze Procuradores eleitos pelos demais em escrutínio direto e secreto, na forma prescrita por seu Regimento Interno. b) Órgão de assessoramento do Procurador Geral do Estado que apenas o preside, contando ainda com mais doze Procuradores eleitos pelos demais em escrutínio direto e aberto, na forma prescrita por seu Regimento Interno. c) Órgão de assessoramento do Procurador Geral do Estado, presidido e integrado por ele, tendo o seu voto próprio e de qualidade, contando ainda com mais onze Procuradores eleitos pelos demais em escrutínio direto e secreto, na forma prescrita por seu Regimento Interno. d) Órgão de assessoramento do Procurador Geral do Estado presidido e integrado por ele tendo o seu voto próprio e de qualidade, contando ainda com mais dez Procuradores eleitos pelos demais em escrutínio direto e secreto, na forma prescrita por seu Regimento Interno. e) Órgão de assessoramento do Procurador Geral do Estado que apenas o preside, contando ainda com mais dez Procuradores eleitos pelos demais em escrutínio direto e aberto, na forma prescrita por seu Regimento Interno. Gabarito Letra C Comentário: Letra C - Correta - LEI COMPLEMENTAR Nº 15/80. Art. 8º - O Conselho da Procuradoria Geral do Estado, órgão de assessoramento do Procurador Geral do Estado e por este presidido, é integrado por ele, com voto próprio e de qualidade, e por onze Procuradores eleitos pelos demais em escrutínio direto e secreto, na forma prescrita por seu Regimento Interno. Conselho da Procuradoria-Geral do Estado Presidido e integrado pelo Procurador Geral do Estado tendo voto próprio e de qualidade. Órgão da administração Superior. Conta com onze procuradores eleitos pelos demais em escrutínio direto e secreto. Órgão de assessoramento do Procurador Geral do Estado.

21 4. Gabarito Questão 01 Questão 02 Questão 03 Questão 04 Questão 05 Questão 06 Questão 07 Questão 08 Questão 09 Questão 10 B D E C A D B B E C 5. Finalização da Aula Finalizamos a nossa 1ª Aula de questões do Curso de 200 questões comentadas da Legislação Específica PGE-RJ e, conforme podem observar, foram 10 questões extraídas da Lei Orgânica da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro (LC nº 15/1980). Bons estudos! Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio, é só manter contato através dos dados abaixo: WhatsApp: (34) Site: Páginas: cursosbrunooliveira@gmail.com

Curso Legislação Institucional DPE-RJ

Curso Legislação Institucional DPE-RJ Curso Legislação Institucional DPE-RJ 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 9 3. GABARITO...22 4. FINALIZAÇÃO DA AULA...22 Este curso é protegido por direitos

Leia mais

Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro Professora Raquel Tinoco 1 Organização Professora Raquel Tinoco 2 1 Art. 176 da CERJ: A representação judicial e a consultoria jurídica do Estado, ressalvados

Leia mais

Simulado Regimento Interno TST

Simulado Regimento Interno TST Simulado Regimento Interno TST Este material possui 10 questões inéditas do Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho para o Concurso do TST. Simulado 01 Este curso é protegido por direitos autorais

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...19 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera,

Leia mais

Presidente PROFESSORA RAQUEL TINOCO ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR ELEIÇÃO EM VOTAÇÃO SECRETA PELOS MEMBROS DO TJRJ (DESEMBARGADORES) 1º Vice Presidente 2º Vice Presidente Administração Superior 3º Vice Presidente

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...20

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...20 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...20 5. FINALIZAÇÃO DA AULA...20 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça Superior Tribunal de Justiça Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça, atualizado até a Emenda Regimental n. 27, de 13 de dezembro de 2016.

Leia mais

MUNICÍPIO DE CEREJEIRAS CNPJ/MF: / Av. das Nações, 1919 Centro CEP Cerejeiras - Rondônia

MUNICÍPIO DE CEREJEIRAS CNPJ/MF: / Av. das Nações, 1919 Centro CEP Cerejeiras - Rondônia LEI MUNICIPAL Nº 2.108/2.013 MUNICÍPIO DE CEREJEIRAS Cerejeiras - RO, 25 de Março de 2.013. Dispõe sobre a criação da Procuradoria-Geral do Município de Cerejeiras, com sua organização, quadro, carreira

Leia mais

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 2013

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 2013 LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 2013 21. A função estabelecida constitucionalmente à Defensoria Pública consiste em (a) defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis.

Leia mais

RESOLUÇÃO n o 002, de 28 de fevereiro de 2000

RESOLUÇÃO n o 002, de 28 de fevereiro de 2000 RESOLUÇÃO n o 002, de 28 de fevereiro de 2000 Aprova Regimento da Assessoria Jurídica da FUNREI ASJUR O Presidente do Conselho Deliberativo Superior da Fundação de Ensino Superior de São João del-rei FUNREI,

Leia mais

ANEXO III DESCRIÇÃO DOS CARGOS CARGO: PROCURADOR DO MUNICÍPIO DE NÍVEL III

ANEXO III DESCRIÇÃO DOS CARGOS CARGO: PROCURADOR DO MUNICÍPIO DE NÍVEL III ANEXO III DESCRIÇÃO DOS CARGOS CARGO: PROCURADOR DO MUNICÍPIO DE NÍVEL III - Exercer a representação judicial da administração direta e indireta do Município em primeira instância, atuando em todas as

Leia mais

Organização da Justiça Militar

Organização da Justiça Militar Organização da Justiça Militar Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado na Organização da Justiça Militar e Código de Ética da Justiça Militar da União, alicerçado na Lei nº 8.457/1992 (Organiza

Leia mais

Curso Resultado. Ministério Público Militar. 1

Curso Resultado. Ministério Público Militar.  1 Ministério Público Militar Compete ao Ministério Público Militar o exercício das seguintes atribuições junto aos órgãos da Justiça Militar: promover, privativamente, a ação penal pública promover a declaração

Leia mais

Faço saber, que a Câmara Municipal de Frei Martinho, aprovou e eu sanciono o seguinte Projeto de Lei: CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

Faço saber, que a Câmara Municipal de Frei Martinho, aprovou e eu sanciono o seguinte Projeto de Lei: CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO PRELIMINAR LEI Nº 323/2018, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2018 DISPÕE SOBRE: A CRIAÇÃO DA PROCURADORIA JURÍDICA DO MUNICÍPIO DE FREI MARTINHO-PB E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Faço saber, que a Câmara Municipal de Frei Martinho,

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 518, DE 26 DE JUNHO DE 2014.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 518, DE 26 DE JUNHO DE 2014. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 518, DE 26 DE JUNHO DE 2014. Dispõe sobre a organização e o funcionamento da Assessoria Jurídica Estadual, estrutura a Carreira e o Grupo Ocupacional dos titulares

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Lei nº 8.457 de 1992 - Organiza a Justiça Militar da União Estrutura da Justiça Militar da União Parte 5 Professora Karina Jaques VII - decretar prisão preventiva, revogá-la

Leia mais

Prefeitura Municipal de Jucuruçu publica:

Prefeitura Municipal de Jucuruçu publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano Nº 890 Prefeitura Municipal de publica: Lei nº 404, de 30 de janeiro de 2019- Dispõe sobre Regulamentação de Processo Seletivo Simplificado do Município de -Ba e dá outras

Leia mais

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Direito Constitucional Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Art. 103-B: O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORRENTE Avenida Manoel Lourenço Cavalcante nº 600 Bairro Nova Corrente Corrente Piauí CEP CNPJ

PREFEITURA MUNICIPAL DE CORRENTE Avenida Manoel Lourenço Cavalcante nº 600 Bairro Nova Corrente Corrente Piauí CEP CNPJ DECRETO Nº 59/2015, DE 12 DE JANEIRO DE 2015 Organiza e regulamenta o funcionamento da Procuradoria Geral do Município e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE CORRENTE, Estado do Piauí, no uso

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Legislação Relativa p/ AGU (Vários Cargos) Professor: Ali Mohamad Jaha DEMO

Livro Eletrônico. Aula 00. Legislação Relativa p/ AGU (Vários Cargos) Professor: Ali Mohamad Jaha DEMO Livro Eletrônico Aula 00 Legislação Relativa p/ AGU (Vários Cargos) Professor: Ali Mohamad Jaha - Aula 01 AULA 01 Tema: Advocacia Geral da União (AGU). Assuntos Abordados: 1. A Advocacia Geral da União:

Leia mais

8 - Oscandidatosa Reitornão poderão ser. Comissão Especial para estudar a Reforma Estatutária Propostas - 3 Bloco - Capítulo V - Do Reitor

8 - Oscandidatosa Reitornão poderão ser. Comissão Especial para estudar a Reforma Estatutária Propostas - 3 Bloco - Capítulo V - Do Reitor Comissão Especial para estudar a Reforma Estatutária Propostas - 3 Bloco - Capítulo V - Do Reitor 1 Art. 35 - o Reitor é o agente executivo da Universidade. Art. 36 - O Reitor, Professor Titular da USP,

Leia mais

ANEXO I ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA

ANEXO I ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA ANEXO I ESTRUTURA REGIMENTAL DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS IBAMA CAPÍTULO I DA NATUREZA, DA SEDE E DAS FINALIDADES Art. 1º O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente

Leia mais

GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU

GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU DIVERSOS CONSELHOS DO MP - CONSELHO DE ASSESSORAMENTO SUPERIOR DO MPU - CONSELHO SUPERIOR DO MPF - CONSELHO SUPERIOR DO MPT - CONSELHO SUPERIOR DO MPM - CONSELHO

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Lei nº 8.457 de 1992 - Organiza a Justiça Militar da União Estrutura da Justiça Militar da União Parte 6 Professora Karina Jaques Art. 9 Compete ao Presidente: I - dirigir

Leia mais

Direito Processual. Ministério Público no Processo Penal. Professor Joerberth Nunes.

Direito Processual. Ministério Público no Processo Penal. Professor Joerberth Nunes. Direito Processual Ministério Público no Processo Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual MINISTÉRIO PÚBLICO NO PROCESSO PENAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL CAPÍTULO IV

Leia mais

Anteprojeto de Lei Complementar nº, de de de Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar:

Anteprojeto de Lei Complementar nº, de de de Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta e eu promulgo a seguinte lei complementar: Anteprojeto de Lei Complementar nº, de de de 2016 Cria a carreira de Executivo Público e dá providências correlatas. O Governador do Estado de São Paulo: Faço saber que a Assembléia Legislativa decreta

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

*93F61B8B* PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR

*93F61B8B* PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR ** PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR Altera a Lei Complementar nº 73, de 10 de fevereiro de 1993, que institui a Lei Orgânica da Advocacia-Geral da União. O CONGRESSO NACIONAL decreta: Art. 1º A Lei Complementar

Leia mais

DECRETO Nº , DE 14 DE JANEIRO DE 2004.

DECRETO Nº , DE 14 DE JANEIRO DE 2004. DECRETO Nº 42.819, DE 14 DE JANEIRO DE 2004. Regulamenta a estrutura orgânica da Procuradoria-Geral do Estado (PGE) e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso da atribuição

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 Cria o Conselho Nacional da Defensoria Pùblica e dá outras providências. As MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS e do SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art. 60

Leia mais

1. Questões Prova Técnico Superior DPE/RJ (Tipo1 )... 2

1. Questões Prova Técnico Superior DPE/RJ (Tipo1 )... 2 1. Questões Prova Técnico Superior DPE/RJ (Tipo1 )... 2 Questões de Legislação Institucional Técnico Superior DPE/RJ 2019 1 1. QUESTÕES PROVA TÉCNICO SUPERIOR DPE/RJ (TIPO1 ) A Errado. Não há essa informação

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO AUDITORIA INTERNA SECRETARIA DE ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO PARECER SEORI/AUDIN-MPU Nº 1.113/2016

MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO AUDITORIA INTERNA SECRETARIA DE ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO PARECER SEORI/AUDIN-MPU Nº 1.113/2016 MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO AUDITORIA INTERNA SECRETARIA DE ORIENTAÇÃO E AVALIAÇÃO PARECER SEORI/AUDIN-MPU Nº 1.113/2016 Referência : E-mail institucional de 6/4/2016. Assunto Interessado : Pessoal. Rodízio

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Judiciário Garantias do Poder Judiciário e de seus Membros Profª. Liz Rodrigues - As garantias do Poder Judiciário visam assegurar a sua independência e autonomia. - Novelino

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 5. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 5. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 5 Prof. Karina Jaques Art. 20 - O Conselho Superior do Ministério Público é composto pelo Procurador-Geral de Justiça,

Leia mais

MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: / AV. CEL. MARTINIANO, CENTRO.

MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: / AV. CEL. MARTINIANO, CENTRO. MUNICÍPIO DE CAICÓ / RN CNPJ Nº: 08.096.570/0001-39 AV. CEL. MARTINIANO, 993 - CENTRO. DECRETO N.º 608 DE 06 DE FEVEREIRO DE 2018. Institui o Núcleo Coordenador da Cobrança da Dívida Ativa, no âmbito da

Leia mais

XIV propor ao Poder Legislativo, observado o disposto na Constituição Federal: a) alteração do número de membros dos tribunais inferiores; b) a

XIV propor ao Poder Legislativo, observado o disposto na Constituição Federal: a) alteração do número de membros dos tribunais inferiores; b) a XIV propor ao Poder Legislativo, observado o disposto na Constituição Federal: a) alteração do número de membros dos tribunais inferiores; b) a criação e a extinção de cargos e fixação de vencimentos dos

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Constituição Estadual SP Do Poder Executivo Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica CONSTITUIÇÃO ESTADUAL SP DO PODER EXECUTIVO CAPÍTULO III

Leia mais

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE 2006.

PROPOSTA DE ALTERAÇÃO DA LEI Nº 4.787, DE 26 DE JUNHO DE 2006. Altera a Lei nº 4.787, de 26 de junho de 2006, e dá outras providências. O Governador do Estado do Rio de Janeiro, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro decreta e eu sanciono

Leia mais

DECRETO Nº , DE 4 DE JANEIRO DE 2017.

DECRETO Nº , DE 4 DE JANEIRO DE 2017. DECRETO Nº 19.651, DE 4 DE JANEIRO DE 2017. Institui o Comitê para Gestão de Despesas de Pessoal (CGDEP). O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE, no uso de suas atribuições legais, na forma do artigo 94,

Leia mais

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS SUGESTÃO DA AUD-TCU PARA SUBSIDIAR ANÁLISE DAS PROPOSTAS REFERÊNCIA COMENTÁRIO Art. 24. Propostas em Tramitação para Alteração

Leia mais

CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO

CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO CADERNO DE QUESTÕES / PROF. MARCELO ARAGÃO ASSUNTOS: O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DO PODER EXECUTIVO DO DISTRITO FEDERAL: COMPETÊNCIAS CONSTITUCIONAIS (ART. 74 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988 E ART. 80

Leia mais

Regimento Interno do STM. Professor Alexandre Quintas

Regimento Interno do STM. Professor Alexandre Quintas Regimento Interno do STM Professor Alexandre Quintas REGIMENTO INTERNO DO STM 1 Composição e competência do Tribunal; Ministério Público Militar; Defensoria Pública da União junto ao Tribunal. 2 Processo,

Leia mais

REGIMENTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPÍTULO I FINALIDADE E COMPETÊNCIA

REGIMENTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPÍTULO I FINALIDADE E COMPETÊNCIA REGIMENTO DA SECRETARIA DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS CAPÍTULO I FINALIDADE E COMPETÊNCIA Art. 1º - A Secretaria de Relações Institucionais SERIN, criada pela Lei nº 10.549, de 28 de dezembro de 2006, tem

Leia mais

AULA 01. Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. AULA 01 art. 1º ao art.

AULA 01. Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. AULA 01 art. 1º ao art. AULA 01 Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. AULA 01 art. 1º ao art. 19 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 3 3. QUESTÕES

Leia mais

REGIMENTO DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ.

REGIMENTO DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. REGIMENTO DA FACULDADE DE ENGENHARIA DA COMPUTAÇÃO DO INSTITUTO DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. SUMÁRIO CAPÍTULO I DA DENOMINAÇÃO, OBJETIVOS E ATUAÇÃO CAPÍTULO II - DA ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO

Leia mais

Sumário SOBRE OS AUTORES... 5 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17

Sumário SOBRE OS AUTORES... 5 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17 SOBRE OS AUTORES... 5 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17 CAPÍTULO 1 O MINISTÉRIO PÚBLICO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988... 19 1.1. O Ministério Público antes da Constituição de 1988... 19 1.2. Perfil Constitucional...

Leia mais

Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública

Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 26 Advocacia Pública

Leia mais

ATO Nº 1, DE 28 FEVEREIRO DE TÍTULO I DA PROCURADORIA JURÍDICA TÍTULO II DA ESTRUTURA

ATO Nº 1, DE 28 FEVEREIRO DE TÍTULO I DA PROCURADORIA JURÍDICA TÍTULO II DA ESTRUTURA ATO Nº 1, DE 28 FEVEREIRO DE 2003. Disciplina os serviços internos da Procuradoria Jurídica da Fundação Universidade de Brasília, define competências e dá outras providências. O PROCURADOR-GERAL DA FUNDAÇÃO

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 15, DE 25 DE NOVEMBRO DE LEI ORGÂNICA DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

LEI COMPLEMENTAR Nº 15, DE 25 DE NOVEMBRO DE LEI ORGÂNICA DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. LEI COMPLEMENTAR Nº 15, DE 25 DE NOVEMBRO DE 1980. LEI ORGÂNICA DA PROCURADORIA GERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, Faço saber que a Assembléia Legislativa do Estado

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO RIO DE JANEIRO. Professor Gilcimar Rodrigues

MINISTÉRIO PÚBLICO RIO DE JANEIRO. Professor Gilcimar Rodrigues MINISTÉRIO PÚBLICO RIO DE JANEIRO Professor Gilcimar Rodrigues CONCEITO/DEFINIÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO (Art. 127, CF) (art. 1, Lei 8.625) (art. 1, LC 106/2003) INSTITUIÇÃO PERMANENTE Essencial à Justiça

Leia mais

Cacildo Baptista Palhares Júnior: advogado em Araçatuba (SP) Questões comentadas de Princípios e Atribuições Institucionais da Defensoria Pública do Estado da prova objetiva do concurso de 2010 para Defensor

Leia mais

Conceito Constitucional

Conceito Constitucional Conceito Constitucional MINISTÉRIO PÚBLICO (CRFB, 127) Instituição permanente; Essencial à função jurisdicional do Estado; Para defesa da ordem jurídica; do regime democrático; dos interesses sociais e

Leia mais

Prefeitura Municipal de Cairu publica:

Prefeitura Municipal de Cairu publica: Prefeitura Municipal de Cairu 1 Segunda-feira Ano Nº 2738 Prefeitura Municipal de Cairu publica: Lei Complementar Nº 535 de 10 de Abril de 2018 - Autoriza o Poder Executivo a realizar Concurso Público

Leia mais

350 questões comentadas de organização e funcionamento do TCU Fernando Mesquita. 1ª Edição 26 maio Página 1

350 questões comentadas de organização e funcionamento do TCU Fernando Mesquita. 1ª Edição 26 maio Página 1 1ª Edição 26 maio 2015 Página 1 Nota: Este é um exemplo do livro que você tem em mãos, apenas para análise. Para adquirir o ebook completo, basta acessar o link abaixo: http://blogdofernandomesquita.com.br/350questoestcu

Leia mais

Página 1 de 7 Rua João Antunes Sobrinho, n o 165, Centro, CEP , CNPJ n o / Telefax: (84)

Página 1 de 7 Rua João Antunes Sobrinho, n o 165, Centro, CEP , CNPJ n o / Telefax: (84) LEI N.º: 467/2017. Dispõe sobre a Criação da Procuradoria Geral do Município de Coronel Ezequiel e dá outras providências.. O Prefeito de Coronel Ezequiel, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas

Leia mais

elaborar seus regimentos internos

elaborar seus regimentos internos Constituição Federal Art. 96. Compete privativamente: I - aos tribunais: a) eleger seus órgãos diretivos e elaborar seus regimentos internos, com observância das normas de processo e das garantias processuais

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...17 PREFÁCIO...19

Sumário APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...17 PREFÁCIO...19 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO...17 PREFÁCIO...19 CAPÍTULO 1 O ACESSO À JUSTIÇA E A DEFENSORIA PÚBLICA 1.1 Obstáculos ao acesso à justiça...23 1.2 As ondas renovatórias...23 1.3 Os modelos de assistência judiciária

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...22

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...22 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 9 4. GABARITO...22 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N 9.230/1991 (Estadual)

LEI COMPLEMENTAR N 9.230/1991 (Estadual) LEI COMPLEMENTAR N 9.230/1991 (Estadual) Cria a Defensoria Pública do Estado do Rio Grande do Sul, na forma do art. 121 da Constituição Estadual, e dispõe sobre sua competência, estrutura e funcionamento,

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 111, DE 13 DE MARÇO DE (VIDE ARTIGO 28 e seguintes).

LEI COMPLEMENTAR Nº 111, DE 13 DE MARÇO DE (VIDE ARTIGO 28 e seguintes). LEI COMPLEMENTAR Nº 111, DE 13 DE MARÇO DE 2006. (VIDE ARTIGO 28 e seguintes). ALTERA A LEI COMPLEMENTAR Nº 15, DE 25 DE NOVEMBRO DE 1980, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. A Governadora do Estado do Rio de Janeiro

Leia mais

Ministério Público. André Marinho

Ministério Público. André Marinho Ministério Público André Marinho 16) Ano: 2013 Banca: FGV Órgão: MPE-MS Prova: Técnico Administrativo São órgãos de Administração Superior do Ministério Público a) a Procuradoria Geral de Justiça, a Corregedoria

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Constituição Estadual RS

Funções Essenciais à Justiça Constituição Estadual RS Funções Essenciais à Justiça Constituição Estadual RS Art. 107 - O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do

Leia mais

REFORMA DO ESTATUTO DISCUSSÃO DE TEMAS ANALISADOS PELA COMISSÃO ESPECIAL PARA ESTUDAR A REFORMA ESTATUTÁRIA

REFORMA DO ESTATUTO DISCUSSÃO DE TEMAS ANALISADOS PELA COMISSÃO ESPECIAL PARA ESTUDAR A REFORMA ESTATUTÁRIA REFORMA DO ESTATUTO DISCUSSÃO DE TEMAS ANALISADOS PELA COMISSÃO ESPECIAL PARA ESTUDAR A REFORMA ESTATUTÁRIA Antonio Junqueira de Azevedo Professor Titular da Faculdade de Direito da USP São Paulo, 25 de

Leia mais

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Módulo Especial

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Módulo Especial LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Módulo Especial CONCURSO: Ministério Público da União CARGO: Técnico e Analista do MPU PROFESSOR: Rodolpho Bacchi Este curso é protegido por direitos

Leia mais

AULA 01. Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho (Resolução Administrativa nº 1295)

AULA 01. Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho (Resolução Administrativa nº 1295) AULA 01 Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho (Resolução Administrativa nº 1295) AULA 01 art. 1º ao art. 34 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES

Leia mais

Prefeitura Municipal de Rio Claro Estado de São Paulo

Prefeitura Municipal de Rio Claro Estado de São Paulo LEI N 4006 De 15 de dezembro de 2009 (Reorganiza o CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÂO DE RIO CLARO COMERC, criado pelo artigo 261 da Lei Orgânica do Município e dá outras providências) Artigo 1º - O Conselho

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CONCURSO TRE RJ 2017 AULAO BENIFICENTE DIA PROF. RODRIGO SOUZA

REGIMENTO INTERNO CONCURSO TRE RJ 2017 AULAO BENIFICENTE DIA PROF. RODRIGO SOUZA 1. Analise as proposições e após marque a opção mais adequada: I O Estado do Rio de Janeiro corresponde a uma zona eleitoral. II O Advogado nomeado juiz substituto na justiça eleitoral fica impedido para

Leia mais

1) (CERTO OU ERRADO) As Varas do Trabalho têm sede e jurisdição fixadas em lei e estão administrativamente subordinadas ao Tribunal.

1) (CERTO OU ERRADO) As Varas do Trabalho têm sede e jurisdição fixadas em lei e estão administrativamente subordinadas ao Tribunal. 1 1) (CERTO OU ERRADO) As Varas do Trabalho têm sede e jurisdição fixadas em lei e estão administrativamente subordinadas ao Tribunal. 2) A quem compete processar e julgar, nos feitos da competência do

Leia mais

PROVA ESCRITA PRELIMINAR PARA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - RJ (PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO)

PROVA ESCRITA PRELIMINAR PARA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - RJ (PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO) PROVA ESCRITA PRELIMINAR PARA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - RJ (PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO) PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO 89. Considerando os princípios institucionais

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 8. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 8. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 8 Prof. Karina Jaques Art. 39 - Além das atribuições previstas nas Constituições Federal e Estadual, nesta e em outras

Leia mais

LEI N DE 29 DE ABRIL DE 2015 A CÂMARA MUNICIPAL DE SAPUCAIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO APROVA E EU PROMULGO A SEGUINTE LEI:

LEI N DE 29 DE ABRIL DE 2015 A CÂMARA MUNICIPAL DE SAPUCAIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO APROVA E EU PROMULGO A SEGUINTE LEI: LEI N 2.581 DE 29 DE ABRIL DE 2015 Estabelece o Quadro de Cargos e Carreiras e a Estrutura Administrativa da Câmara Municipal de Sapucaia. A CÂMARA MUNICIPAL DE SAPUCAIA NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO APROVA

Leia mais

In:

In: Carta de Curitiba aprovada em 21-06-1986, no 1º Encontro Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça e Presidentes de Associações de Ministério Público (Curitiba, Paraná) Do Ministério Público Seção I Das

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 20, DE 04 DE ABRIL DE

LEI COMPLEMENTAR Nº 20, DE 04 DE ABRIL DE LEI COMPLEMENTAR Nº 20, DE 04 DE ABRIL DE 2002-06-07 DISPÕE SOBRE A REESTRUTURAÇÃO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE ALAGOAS FAPEAL, INSTITUÍDA PELA LEI COMPLEMENTAR Nº 05, DE 27 DE SETEMBRO

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR N. 257, DE 29 DE JANEIRO DE 2013 O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE

LEI COMPLEMENTAR N. 257, DE 29 DE JANEIRO DE 2013 O GOVERNADOR DO ESTADO DO ACRE LEI COMPLEMENTAR N. 257, DE 29 DE JANEIRO DE 2013 Altera dispositivos da Lei Complementar n. 221, de 31 de dezembro de 2010, que Dispõe sobre o Código de Organização e Divisão Judiciárias do Estado do

Leia mais

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Prefeitura Municipal de Coronel Ezequiel

ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE Prefeitura Municipal de Coronel Ezequiel LEI N.º: 468/2017. Dispõe sobre a criação da Controladoria Geral do Município e dá outras providências. O Prefeito de Coronel Ezequiel, Estado do Rio Grande do Norte, no uso de suas atribuições que lhe

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Regimento Interno do STM Professora Karina Jaques Art. 1º Este Regimento estabelece a composição e a competência dos órgãos do Superior Tribunal Militar, regula o processo

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos CAPÍTULO 1 DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO Artigo 1º O presente Regimento Interno regulamenta a organização e o funcionamento do Departamento de Ciência

Leia mais

REGIMENTO INTERNO SEÇÃO I - DISPOSIÇÕES INICIAIS

REGIMENTO INTERNO SEÇÃO I - DISPOSIÇÕES INICIAIS REGIMENTO INTERNO SEÇÃO I - DISPOSIÇÕES INICIAIS Art. 1º - A CÂMARA DE JOVENS ADMINISTRADORES do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Sul, doravante denominada simplesmente de CJA/CRA-RS,

Leia mais

LEI Nº 1.275/2013. CNPJ. nº / Praça Padre Francisco Pedro da Silva, nº 145- Centro CEP: OURICURI-PERNAMBUCO

LEI Nº 1.275/2013. CNPJ. nº / Praça Padre Francisco Pedro da Silva, nº 145- Centro CEP: OURICURI-PERNAMBUCO LEI Nº 1.275/2013 Ementa:Dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos dos Servidores da Prefeitura Municipal de Ouricuri, Estado de Pernambuco e dá outras providências. O PREFEITO DO MUNICÍPIO

Leia mais

FRANCION SANTOS LODF

FRANCION SANTOS LODF FRANCION SANTOS LODF PMDF SOLDADO COMBATENTE DE 2ª CLASSE ANEXO I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1.CONHECIMENTOS GERAIS (...) 1.5 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL A POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. 1 Lei Orgânica do

Leia mais

2012 PL Criação de 400 cargos

2012 PL Criação de 400 cargos Movimento pela DEPESP 2002 Constituição Federal Criação da DEPESP Posse do Ouvidor I Concurso Público I Conferência III Concurso Público II Conferência III Conferência Total 500 Defensores + CAM 1988 2006

Leia mais

SUBPROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA JURÍDICA ATO NORMATIVO Nº 962/16 - PGJ, 27 DE ABRIL DE 2016 (Protocolado nº /16)

SUBPROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA JURÍDICA ATO NORMATIVO Nº 962/16 - PGJ, 27 DE ABRIL DE 2016 (Protocolado nº /16) SUBPROCURADORIA-GERAL DE JUSTIÇA JURÍDICA ATO NORMATIVO Nº 962/16 - PGJ, 27 DE ABRIL DE 2016 (Protocolado nº 52.586/16) Reorganiza as Subprocuradorias-Gerais de Justiça, extingue a Subprocuradoria-Geral

Leia mais

LEI Nº 7394/93 O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. CAPÍTULO I DOS CONSELHEIROS TUTELARES

LEI Nº 7394/93 O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE. CAPÍTULO I DOS CONSELHEIROS TUTELARES LEI Nº 7394/93 Altera a Lei nº 6787/91, cria funções populares providas mediante cargos em comissão, mecanismos de controle, funcionamento e organização interna dos conselhos Tutelares e dá outras providências.

Leia mais

Legislação Sintetizada para o Concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina

Legislação Sintetizada para o Concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Organizador Vitor Matheus Krewer Legislação Sintetizada para o Concurso do Tribunal de Justiça de Santa Catarina Cargo: Técnico Judiciário Auxiliar Bônus: Estatuto dos Funcionários Públicos Civis do Estado

Leia mais

Prefeitura Municipal de Godoy Moreira Estado do Paraná

Prefeitura Municipal de Godoy Moreira Estado do Paraná Lei Nº 354/07 Dispõe sobre a criação do Conselho Municipal de Acompanhamento e Controle Social do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação-Conselho

Leia mais

DIREITO DO TRABALHO. Organização da Justiça do Trabalho. MPT. Os órgãos do Poder Judiciário. Prof. Cláudio Freitas

DIREITO DO TRABALHO. Organização da Justiça do Trabalho. MPT. Os órgãos do Poder Judiciário. Prof. Cláudio Freitas DIREITO DO TRABALHO Organização da Justiça do Trabalho. MPT. Os órgãos do Poder Judiciário Prof. Cláudio Freitas - Decreto 22.132/32: JCJ (juntas de conciliação e julgamento: individuais) e CMC (comissão

Leia mais

DECRETO N 3.802/2015, DE 02 DE SETEMBRO DE 2015.

DECRETO N 3.802/2015, DE 02 DE SETEMBRO DE 2015. DECRETO N 3.802/2015, DE 02 DE SETEMBRO DE 2015. Convoca a I Conferência Intermunicipal de Políticas para Mulheres de Luís Eduardo Magalhães, e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE LUIS EDUARDO

Leia mais

LEI MUNICIPAL Nº 813/07.

LEI MUNICIPAL Nº 813/07. LEI MUNICIPAL Nº 813/07. Este ato esteve fixado no painel de publicação no período de 31/07/2007 a 31/08/2007. Responsável. Reestrutura o Conselho Municipal da Saúde, revoga a Lei Municipal nº 055/91,

Leia mais

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES

GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES 1 GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO SECRETARIA DE ESTADO DE CULTURA CONSELHO ESTADUAL DE CULTURA REGIMENTO INTERNO CAPÍTULO I DAS FINALIDADES Art. 1 O Conselho Estadual de Cultura do Rio de Janeiro constitui-se

Leia mais

FUNDAÇÃO CEARENSE DE PESQUISA E CULTURA

FUNDAÇÃO CEARENSE DE PESQUISA E CULTURA FUNDAÇÃO CEARENSE DE PESQUISA E CULTURA REGIMENTO GERAL CAPÍTULO I Natureza e finalidades Art. 1º A Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), instituída nos termos da escritura pública de 21 de janeiro

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE POJUCA

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE POJUCA Lei n 006 de 09 de junho de 2010. Dá nova regulação ao CMS de Pojuca e outras providências. A Prefeita Municipal de Pojuca, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal

Leia mais

Regimento Interno Prof. Alexandre Magno

Regimento Interno Prof. Alexandre Magno Regimento Interno Prof. Alexandre Magno www.concursovirtual.com.br 1 DOS VICE-PRESIDENTES SUBSTITUIR O PRESIDENTE NA ÓRDEM. SE SUBSTITUÍREM NA ÓRDEM. ASSUMEM A PLENITUDE DO CARGO NOS CASOS DE IMPEDIMENTO

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 574, DE 21 DE JULHO DE 2016.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 574, DE 21 DE JULHO DE 2016. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 574, DE 21 DE JULHO DE 2016. Cria o Conselho Estadual de Juventude do Rio Grande do Norte (CEJUV/RN) e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE

Leia mais

Conselho Municipal de Educação

Conselho Municipal de Educação PARECER CME Nº 01/2000, APROVADO EM 17/10/2000 * Assunto: Adequação da Lei Municipal nº 4.575, de 19/07/1994 Interessado: Conselho Municipal de Educação Relatores: Cláudio Roberto Silva Fernanda de Camargo

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UFT REGIMENTO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UFT REGIMENTO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UFT REGIMENTO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE Palmas TO Junho 2004 ÍNDICE TÍTULO 1 Introdução... 03 Capítulo I Da Composição...

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 510, DE 10 DE ABRIL DE 2014.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 510, DE 10 DE ABRIL DE 2014. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 510, DE 10 DE ABRIL DE 2014. Altera a Lei Complementar Estadual n. o 251, de 7 de julho de 2003, e dá outras providências. A GOVERNADORA DO ESTADO DO RIO GRANDE

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 625, de 3 de julho de 2009

LEI COMPLEMENTAR Nº 625, de 3 de julho de 2009 1/10 LEI COMPLEMENTAR Nº 625, de 3 de julho de 2009 INSTITUI O SISTEMA DE CONTROLE INTERNO DO PODER EXECUTIVO MUNICIPAL, NOS TERMOS DO ART. 31 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E DOS ARTS. 61 A 64 DA LEI ORGÂNICA

Leia mais

NORMA DE CESSÃO DE EMPREGADOS - NOR 318

NORMA DE CESSÃO DE EMPREGADOS - NOR 318 MANUAL DE GESTÃO DE PESSOAS COD. 300 ASSUNTO: CESSÃO DE EMPREGADOS COD: NOR 318 APROVAÇÃO: Resolução Nº 14/2010, de 08/10/2010 NORMA DE CESSÃO DE EMPREGADOS - NOR 318 1/6 SUMÁRIO 1. FINALIDADE... 02 2.

Leia mais

Prefeitura Municipal de Manhuaçu

Prefeitura Municipal de Manhuaçu Prefeitura Municipal de Manhuaçu Secretaria Municipal de Administração A Secretaria Municipal de Administração foi instituída através da LEI Nº. 2414/2003 que Dispõe sobre os princípios básicos, a organização

Leia mais