1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...22

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...22"

Transcrição

1 1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...22

2 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. 1. Apresentação Olá, pessoal! Chegamos ao nosso 4º encontro do Curso de Questões Comentadas e Inéditas do Regimento Interno CLDF. Serão 10 aulas, ao todo trabalharemos 120 questões na modalidade PDF e também comentários em vídeos. O cronograma da aula obedecerá ao seguinte: 17/05/ Aula questões + vídeo aula 24/05/ Aula questões+ vídeo aula 31/05/ Aula questões+ vídeo aula 07/06/ Aula questões+ vídeo aula 14/06/ Aula questões+ vídeo aula 21/06/ Aula questões+ vídeo aula 28/06/ Aula questões+ vídeo aula 05/07/ Aula questões+ vídeo aula 12/07/ Aula questões+ vídeo aula 19/07/ Aula questões+ vídeo aula Bons estudos! 2. Questões sem comentários Questão 31 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue os itens com base na Lei Orgânica do Distrito Federal:

3 I. A fim da execução de seu programa de desenvolvimento econômico-social, o Distrito Federal buscará a integração com a região ao seu entorno. II. Com interesse de uma descentralização administrativa, a utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida, o Distrito Federal organiza-se em Regiões Jurídicas. III. São símbolos do da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino e o brasão, podendo por lei ser criados outros. IV. Brasília é a capital e sede do Distrito Federal. Estão corretas apenas: a) I. b) III. c) I e III. d) II e III. e) I, II e IV. Questão 32 - (Banca Bruno Oliveira ) Com base nas disposições contidas na Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), analise: I. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria simples dos Deputados Distritais. II. Com intuito à descentralização administrativa as Administrações Regionais não se integra a estrutura administrativa do Distrito Federal. III. A participação popular no processo de escolha do Administrador Regional será estabelecida por emenda constitucional, sendo que sua remuneração não poderá ser superior à fixada para os Secretários de Estado do Distrito Federal. IV. Para as Regiões Administrativas do Distrito Federal haverá uma sede de Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras e normativas. Estão INCORRETAS somente:

4 a) III. b) I e IV. c) II e III. d) Todas. e) I, II e IV. Questão 33 - (Banca Bruno Oliveira ) Ao Distrito Federal são atribuídas as competências legislativas reservadas aos Estados e Municípios, cabendo-lhe exercer, em seu território, todas as competências que não lhe sejam vedadas pela Constituição Federal. Com base na informação, examine as assertivas, assinalando a CORRETA: a) Legislar sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico é competência privativa do Distrito Federal. b) Disciplinar o trânsito local, sinalizando as vias urbanas e estradas do Distrito Federal, assim como preservar a fauna, a flora e o cerrado é competência do Distrito Federal, em comum com a União. c) Registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seu território é competência privativa do Distrito Federal. d) Criar, organizar ou extinguir Regiões Administrativas, de acordo com a legislação vigente é competência Distrito Federal, concorrentemente com a União. e) Responsabilidade por danos ao meio ambiente, ao consumidor e a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, espeleológico, turístico e paisagístico é competência Distrito Federal, concorrentemente com a União. Questão 34 - (Banca Bruno Oliveira ) Aprecie os itens segundo o disposto no Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal: I. É uma das atribuições do Presidente da Câmara Legislativa como seu representante, promulgar as leis, nos prazos e nas condições estabelecidas na Lei Orgânica.

5 II. O Presidente da Câmara Legislativa poderá, a qualquer momento, de sua cadeira, tomar parte em qualquer discussão durante as sessões. III. O Presidente da Câmara Legislativa poderá interromper o orador que fizer pronunciamento contendo ofensa ao Estado Democrático de Direito e ao pluralismo político ou à ordem constitucional ou preconceitos de raça, religião, sexo, cor, idade e de quaisquer outras formas de discriminação. Estão corretas apenas: a) II. b) III. c) I e II d) II e III. e) Todas. Questão 35 - (Banca Bruno Oliveira 2018) Julgue as assertivas de acordo com Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal, assinalando a alternativa CORRETA: I. São atribuições dos Secretários exercer apenas atividades legislativas. II. São atribuições dos Secretários exercer apenas serviços administrativos. III. São atribuições dos Secretários dentro outras, substituir o Presidente em suas faltas e impedimentos e suceder-lhe no caso de vacância até realizarem-se novas eleições. Está INCORRETA apenas: a) I. b) III. c) I e III. d) Todas. e) Nenhuma.

6 Questão 36 - (Banca Bruno Oliveira ) De acordo com Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal, assinale a alternativa INCORRETA sobre a ocorrência de vacância em cargo da Mesa Diretora: a) Quando o titular perder o cargo de Deputado Distrital ou renunciar ao cargo que detém. b) Deputado Distrital que não prestar compromisso no prazo regimental. c) Quando o titular licenciar-se, para tratar da própria saúde, por mais de cento e vinte dias. d) Quando o titular incorporar-se às Forças Armadas, após licença da Câmara Legislativa. e) Quando o titular assumir outro cargo público, a qualquer tempo, que não enseje a perda do mandato. Questão 37 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue, atentando ao Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal. I. Processo criminal contra Deputado Distrital não implicará no seu afastamento do cargo que exerce na Mesa Diretora. II. Observadas os requisitos regimentais após declarado vago qualquer cargo da Mesa Diretora será ele preenchido mediante eleição, dentro de, no máximo, dez dias. III. Não será realizada nova eleição para preenchimento de cargo da Mesa Diretora, mesmo que, declarado vago qualquer cargo, caso falte menos de seis meses para o término do mandato. IV. No caso de vacância de cargo de Secretário da Mesa Diretora, esse será preenchido pelo respectivo Suplente até realização de nova eleição para a ocupação do mesmo. Está correto, somente: a) III. b) I e II.

7 c) Nenhuma. d) I, II e III. e) III e IV. Questão 38 - (Banca Bruno Oliveira ) Assinale a correta com base no disposto na Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF) acerca das competências do DF: a) Dispor sobre organização do quadro de seus servidores, instituição de planos de carreira, na administração direta, autarquias e fundações públicas do Distrito Federal; remuneração e regime jurídico único dos servidores, compete privativamente ao Distrito Federal. b) Ao Distrito Federal são atribuídas exclusivamente as competências legislativas reservadas somente aos Municípios. c) Com o propósito de atender suas peculiaridades o Distrito Federal sempre exercerá competência legislativa plena, porém no exercício de sua competência suplementar, observará as normas gerais estabelecidas pela União. d) Lei federal firmada posteriormente sobre normas gerais não suspende a eficácia de lei local no que, lhe for contrário. e) Proteção e integração social das pessoas com deficiência é competência do Distrito Federal em comum com a União. Questão 39 - (Banca Bruno Oliveira ) Assinale a alternativa que compreende uma competência do Distrito Federal em comum com a União, segundo Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF): I. Elaborar e executar o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual. II. Promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico. III. Dispor sobre criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas. IV. Exercer o poder de polícia administrativa.

8 V. Organização, garantias, direitos e deveres da Polícia Civil. Prof. Bruno Oliveira Estão corretas: a) I e III apenas. b) II e V apenas. c) I, II e III apenas. d) Todas. e) I e II apenas. Questão 40 - (Banca Bruno Oliveira ) Analise os itens quanto às vedações ao Distrito Federal, conforme a Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF). I. Sem expressa autorização da Câmara Legislativa, sob pena de nulidade do ato, doar bens imóveis de seu patrimônio ou constituir sobre eles ônus real, bem como conceder isenções fiscais ou remissões de dívidas. II. Ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público, estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança. III. Subvencionar ou auxiliar, de qualquer modo, com recursos públicos, quer pela imprensa, rádio, televisão, serviço de alto-falante ou qualquer outro meio de comunicação, propaganda político-partidária ou com fins estranhos à administração pública. IV. Recusar fé aos documentos públicos. Está INCORRETO apenas. a) I. b) II. c) IV. d) I e IV. e) Nenhuma

9 3. Questões Comentadas Questão 31 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue os itens com base na Lei Orgânica do Distrito Federal: I. A fim da execução de seu programa de desenvolvimento econômico-social, o Distrito Federal buscará a integração com a região ao seu entorno. II. Com interesse de uma descentralização administrativa, a utilização racional de recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida, o Distrito Federal organiza-se em Regiões Jurídicas. III. São símbolos do da República Federativa do Brasil a bandeira, o hino e o brasão, podendo por lei ser criados outros. IV. Brasília é a capital e sede do Distrito Federal. Estão corretas apenas: a) I. b) III. c) I e III. d) II e III. e) I, II e IV. Gabarito Letra A Comentário: Assertiva I - Correta - Art. 9º O Distrito Federal, na execução de seu programa de desenvolvimento econômico-social, buscará a integração com a região do entorno do Distrito Federal. Assertiva II - Incorreta - Art. 10. O Distrito Federal organiza-se em Regiões Administrativas, com vistas à descentralização administrativa, à utilização racional de

10 recursos para o desenvolvimento socioeconômico e à melhoria da qualidade de vida. Assertiva III - Incorreta - Art. 7º São símbolos do Distrito Federal a bandeira, o hino e o brasão. Parágrafo único. A lei poderá estabelecer outros símbolos e dispor sobre seu uso no território do Distrito Federal. Assertiva IV - Incorreta - Art. 6º Brasília, Capital da República Federativa do Brasil, é a sede do governo do Distrito Federal. Questão 32 - (Banca Bruno Oliveira ) Com base nas disposições contidas na Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), analise: I. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria simples dos Deputados Distritais. II. Com intuito à descentralização administrativa as Administrações Regionais não se integra a estrutura administrativa do Distrito Federal. III. A participação popular no processo de escolha do Administrador Regional será estabelecida por emenda constitucional, sendo que sua remuneração não poderá ser superior à fixada para os Secretários de Estado do Distrito Federal. IV. Para as Regiões Administrativas do Distrito Federal haverá uma sede de Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras e normativas. Estão INCORRETAS somente: a) III. b) I e IV. c) II e III. d) Todas. e) I, II e IV. Gabarito Letra D

11 Comentário: Assertiva I - Incorreta - Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais. Assertiva II - Incorreta - Art. 11. As Administrações Regionais integram a estrutura administrativa do Distrito Federal. Assertiva III - Incorreta - Art º A lei disporá sobre a participação popular no processo de escolha do Administrador Regional. Art º A remuneração dos Administradores Regionais não poderá ser superior à fixada para os Secretários de Estado do Distrito Federal. Assertiva IV - Incorreta Art. 12. Cada Região Administrativa do Distrito Federal terá um Conselho de Representantes Comunitários, com funções consultivas e fiscalizadoras, na forma da lei. Questão 33 - (Banca Bruno Oliveira ) Ao Distrito Federal são atribuídas as competências legislativas reservadas aos Estados e Municípios, cabendo-lhe exercer, em seu território, todas as competências que não lhe sejam vedadas pela Constituição Federal. Com base na informação, examine as assertivas, assinalando a CORRETA: a) Legislar sobre direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico é competência privativa do Distrito Federal. b) Disciplinar o trânsito local, sinalizando as vias urbanas e estradas do Distrito Federal, assim como preservar a fauna, a flora e o cerrado é competência do Distrito Federal, em comum com a União.

12 c) Registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seu território é competência privativa do Distrito Federal. d) Criar, organizar ou extinguir Regiões Administrativas, de acordo com a legislação vigente é competência Distrito Federal, concorrentemente com a União. e) Responsabilidade por danos ao meio ambiente, ao consumidor e a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, espeleológico, turístico e paisagístico é competência Distrito Federal, concorrentemente com a União. Gabarito Letra E Comentário: Letra A - Incorreta - Art. 17. Compete ao Distrito Federal, concorrentemente com a União, legislar sobre: I direito tributário, financeiro, penitenciário, econômico e urbanístico. Atenção: Art. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal: III instituir e arrecadar tributos, observada a competência cumulativa do Distrito Federal. Letra B - Incorreta - Art. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal: XXII disciplinar o trânsito local, sinalizando as vias urbanas e estradas do Distrito Federal. Art. 16. É competência do Distrito Federal, em comum com a União: V preservar a fauna, a flora e o cerrado. Letra C - Incorreta - Art. 16. É competência do Distrito Federal, em comum com a União: XI registrar, acompanhar e fiscalizar as concessões de direitos de pesquisa e exploração de recursos hídricos e minerais em seu território. Letra D - Incorreta - Art. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal: II criar, organizar ou extinguir Regiões Administrativas, de acordo com a legislação vigente.

13 Art. 13. A criação ou extinção de Regiões Administrativas ocorrerá mediante lei aprovada pela maioria absoluta dos Deputados Distritais. Letra E - Correta - Art. 17. Compete ao Distrito Federal, concorrentemente com a União, legislar sobre: VIII responsabilidade por danos ao meio ambiente, ao consumidor e a bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, espeleológico, turístico e paisagístico. OBS: A competência concorrente é também chama em provas de concursos públicos de Concorrência Suplementar. Questão 34 - (Banca Bruno Oliveira ) Aprecie os itens segundo o disposto no Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal: I. É uma das atribuições do Presidente da Câmara Legislativa como seu representante, promulgar as leis, nos prazos e nas condições estabelecidas na Lei Orgânica. II. O Presidente da Câmara Legislativa poderá, a qualquer momento, de sua cadeira, tomar parte em qualquer discussão durante as sessões. III. O Presidente da Câmara Legislativa poderá interromper o orador que fizer pronunciamento contendo ofensa ao Estado Democrático de Direito e ao pluralismo político ou à ordem constitucional ou preconceitos de raça, religião, sexo, cor, idade e de quaisquer outras formas de discriminação. Estão corretas apenas: a) II. b) III. c) I e II d) II e III. e) Todas. Gabarito Letra B

14 Comentário: Assertiva I Incorreta - Art. 42. São atribuições do Presidente da Câmara Legislativa, além de outras expressas neste Regimento, ou que decorram da natureza de suas funções ou prerrogativas: 1º. IV promulgar as leis, nos prazos e nas condições estabelecidas na Lei Orgânica, quando o Governador deixar de fazê-lo. Sendo que na Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF), está disposto: Art Compete privativamente ao Governador do Distrito Federal: VII sancionar, promulgar e fazer publicar as leis, bem como expedir decretos e regulamentos para sua fiel execução. Assertiva II Incorreta - Art. 42. São atribuições do Presidente da Câmara Legislativa, além de outras expressas neste Regimento, ou que decorram da natureza de suas funções ou prerrogativas: 2º O Presidente, para tomar parte em qualquer discussão durante as sessões, deixará a Presidência, reassumindo-a somente após o encerramento da discussão da matéria. Assertiva III Correta - Art. 42. São atribuições do Presidente da Câmara Legislativa, além de outras expressas neste Regimento, ou que decorram da natureza de suas funções ou prerrogativas: i) interromper o orador que: 4) fizer pronunciamento contendo propaganda de guerra, de ação de grupos armados, civis e militares, de preconceitos de raça, religião, sexo, cor, idade e de quaisquer outras formas de discriminação; ofensa ao Estado Democrático de Direito e ao pluralismo político ou à ordem constitucional. Questão 35 - (Banca Bruno Oliveira 2018) Julgue as assertivas de acordo com Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal, assinalando a alternativa CORRETA: I. São atribuições dos Secretários exercer apenas atividades legislativas. II. São atribuições dos Secretários exercer apenas serviços administrativos.

15 III. São atribuições dos Secretários dentro outras, substituir o Presidente em suas faltas e impedimentos e suceder-lhe no caso de vacância até realizarem-se novas eleições. Está INCORRETA apenas: a) I. b) III. c) I e III. d) Todas. e) Nenhuma. Gabarito Letra D Comentário: Assertivas I e II Incorretas - Art. 44. São atribuições dos Secretários exercer as atividades legislativas e os serviços administrativos que lhes forem delegados pela Mesa Diretora. Assertiva III Incorreta - Art. 43. Ao Vice-Presidente compete: I substituir o Presidente da Câmara Legislativa em suas faltas e impedimentos e suceder-lhe no caso de vacância até realizarem-se novas eleições. No entanto é preciso se atentar, pois: Art. 45. Os Secretários substituir-se-ão conforme sua numeração ordinal e, nessa ordem, substituirão o Presidente da Câmara Legislativa, nas ausências e impedimentos do Vice-Presidente. Questão 36 - (Banca Bruno Oliveira ) De acordo com Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal, assinale a alternativa INCORRETA sobre a ocorrência de vacância em cargo da Mesa Diretora:

16 a) Quando o titular perder o cargo de Deputado Distrital ou renunciar ao cargo que detém. b) Deputado Distrital que não prestar compromisso no prazo regimental. c) Quando o titular licenciar-se, para tratar da própria saúde, por mais de cento e vinte dias. d) Quando o titular incorporar-se às Forças Armadas, após licença da Câmara Legislativa. e) Quando o titular assumir outro cargo público, a qualquer tempo, que não enseje a perda do mandato. Gabarito Letra E Comentário: Letra A Correta - Art. 47. A vacância em cargo da Mesa Diretora ocorrerá quando o titular: I perder o cargo de Deputado Distrital; III renunciar ao cargo que detém. Letra B Correta - Art. 47. A vacância em cargo da Mesa Diretora ocorrerá quando o titular: III renunciar ao cargo que detém. No entanto: Art º Considera-se também haver renunciado: I o Deputado Distrital que não prestar compromisso no prazo estabelecido neste Regimento Interno. Letra C Correta - Art. 47. A vacância em cargo da Mesa Diretora ocorrerá quando o titular: II licenciar-se, para tratar da própria saúde, por mais de cento e vinte dias. Letra D Correta - Art. 47. A vacância em cargo da Mesa Diretora ocorrerá quando o titular: V incorporar-se às Forças Armadas, após licença da Câmara Legislativa.

17 Letra E Incorreta - Art. 47. A vacância em cargo da Mesa Diretora ocorrerá quando o titular: IV assumir outro cargo público, por mais de cento e vinte dias, que não enseje a perda do mandato. Questão 37 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue, atentando ao Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal. I. Processo criminal contra Deputado Distrital não implicará no seu afastamento do cargo que exerce na Mesa Diretora. II. Observadas os requisitos regimentais após declarado vago qualquer cargo da Mesa Diretora será ele preenchido mediante eleição, dentro de, no máximo, dez dias. III. Não será realizada nova eleição para preenchimento de cargo da Mesa Diretora, mesmo que, declarado vago qualquer cargo, caso falte menos de seis meses para o término do mandato. IV. No caso de vacância de cargo de Secretário da Mesa Diretora, esse será preenchido pelo respectivo Suplente até realização de nova eleição para a ocupação do mesmo. Está correto, somente: a) III. b) I e II. c) Nenhuma. d) I, II e III. e) III e IV. Gabarito Letra C

18 Comentário: Assertiva I Incorreta - Art. 48. A licença para instaurar processo criminal contra Deputado Distrital implica seu afastamento, por prazo não superior a cento e vinte dias, do cargo que exerce na Mesa Diretora. Assertiva II Incorreta - Art. 49. Declarado vago qualquer cargo da Mesa Diretora, será ele preenchido mediante eleição, dentro de, no máximo, sete dias, observadas as formalidades dos arts. 9º a 11. Assertiva III Incorreta - Art. 49. Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica: I se faltarem menos de três meses para o término do mandato da Mesa Diretora. Assertiva IV Incorreta - Art. 49. Parágrafo único. O disposto neste artigo não se aplica: II no caso de vacância de cargo de Secretário da Mesa Diretora que será preenchido pelo respectivo Suplente. Questão 38 - (Banca Bruno Oliveira ) Assinale a correta com base no disposto na Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF) acerca das competências do DF: a) Dispor sobre organização do quadro de seus servidores, instituição de planos de carreira, na administração direta, autarquias e fundações públicas do Distrito Federal; remuneração e regime jurídico único dos servidores, compete privativamente ao Distrito Federal. b) Ao Distrito Federal são atribuídas exclusivamente as competências legislativas reservadas somente aos Municípios. c) Com o propósito de atender suas peculiaridades o Distrito Federal sempre exercerá competência legislativa plena, porém no exercício de sua competência suplementar, observará as normas gerais estabelecidas pela União.

19 d) Lei federal firmada posteriormente sobre normas gerais não suspende a eficácia de lei local no que, lhe for contrário. e) Proteção e integração social das pessoas com deficiência é competência do Distrito Federal em comum com a União. Gabarito Letra A Comentário: Letra A Correta - Art. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal: XIII dispor sobre organização do quadro de seus servidores; instituição de planos de carreira, na administração direta, autarquias e fundações públicas do Distrito Federal; remuneração e regime jurídico único dos servidores. Letra B Incorreta Art. 14. Ao Distrito Federal são atribuídas as competências legislativas reservadas aos Estados e Municípios, cabendo-lhe exercer, em seu território, todas as competências que não lhe sejam vedadas pela Constituição Federal. Letra C Incorreta Art º O Distrito Federal, no exercício de sua competência suplementar, observará as normas gerais estabelecidas pela União. 2º Inexistindo lei federal sobre normas gerais, o Distrito Federal exercerá competência legislativa plena, para atender suas peculiaridades. Letra D Incorreta Art º A superveniência de lei federal sobre normas gerais suspende a eficácia de lei local no que lhe for contrário. Letra E Incorreta Art. 17. Compete ao Distrito Federal, concorrentemente com a União, legislar sobre: XII proteção e integração social das pessoas com deficiência.

20 Questão 39 - (Banca Bruno Oliveira ) Assinale a alternativa que compreende uma competência do Distrito Federal em comum com a União, segundo Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF): I. Elaborar e executar o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual. II. Promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico. III. Dispor sobre criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas. IV. Exercer o poder de polícia administrativa. V. Organização, garantias, direitos e deveres da Polícia Civil. Estão corretas: a) I e III apenas. b) II e V apenas. c) I, II e III apenas. d) Todas. e) I e II apenas. Gabarito Letra B Comentário: I Incorreta - Art. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal: IX elaborar e executar o plano plurianual, as diretrizes orçamentárias e o orçamento anual. II Correta - Art. 16. É competência do Distrito Federal, em comum com a União: X promover programas de construção de moradias e a melhoria das condições habitacionais e de saneamento básico.

21 III Incorreta - Art. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal: XII dispor sobre criação, transformação e extinção de cargos, empregos e funções públicas. IV Incorreta - Art. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal: XIV exercer o poder de polícia administrativa. V Incorreta - Art. 15. Compete privativamente ao Distrito Federal: XVI organização, garantias, direitos e deveres da Polícia Civil. Questão 40 - (Banca Bruno Oliveira ) Analise os itens quanto às vedações ao Distrito Federal, conforme a Lei Orgânica do Distrito Federal (LODF). I. Sem expressa autorização da Câmara Legislativa, sob pena de nulidade do ato, doar bens imóveis de seu patrimônio ou constituir sobre eles ônus real, bem como conceder isenções fiscais ou remissões de dívidas. II. Ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público, estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança. III. Subvencionar ou auxiliar, de qualquer modo, com recursos públicos, quer pela imprensa, rádio, televisão, serviço de alto-falante ou qualquer outro meio de comunicação, propaganda político-partidária ou com fins estranhos à administração pública. IV. Recusar fé aos documentos públicos. Está INCORRETO apenas: a) I. b) II. c) IV. d) I e IV. e) Nenhuma Gabarito Letra E

22 Comentário: Assertiva I Correta - Art. 18. É vedado ao Distrito Federal: IV doar bens imóveis de seu patrimônio ou constituir sobre eles ônus real, bem como conceder isenções fiscais ou remissões de dívidas, sem expressa autorização da Câmara Legislativa, sob pena de nulidade do ato. Assertiva II Correta - Art. 18. É vedado ao Distrito Federal: I estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles ou seus representantes relações de dependência ou aliança, ressalvada, na forma da lei, a colaboração de interesse público. Assertiva III Correta - Art. 18. É vedado ao Distrito Federal: III subvencionar ou auxiliar, de qualquer modo, com recursos públicos, quer pela imprensa, rádio, televisão, serviço de alto-falante ou qualquer outro meio de comunicação, propaganda político-partidária ou com fins estranhos à administração pública. Assertiva IV Correta - Art. 18. É vedado ao Distrito Federal: II recusar fé aos documentos públicos. 4. Gabarito Questão 31 Questão 32 Questão 33 Questão 34 Questão 35 Questão 36 Questão 37 Questão 38 Questão 39 A D E B D E C A B

23 Questão 40 E 5. Finalização da Aula Finalizamos a nossa QUARTA aula de questões do Regimento Interno da Câmara Legislativa do Distrito Federal e conforme podem observar, foram 10 questões. Isso mesmo! Dessa forma, nosso curso será bem detalhado, para que você não caia em nenhum peguinha das Bancas. Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio, é só manter contato através dos dados abaixo: Bons estudos e, qualquer dúvida: Prof. Bruno Oliveira WhatsApp: (34) cursosbrunooliveira@gmail.com Página:

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...19 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera,

Leia mais

FRANCION SANTOS LODF

FRANCION SANTOS LODF FRANCION SANTOS LODF PMDF SOLDADO COMBATENTE DE 2ª CLASSE ANEXO I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO 1.CONHECIMENTOS GERAIS (...) 1.5 LEGISLAÇÃO APLICÁVEL A POLÍCIA MILITAR DO DISTRITO FEDERAL. 1 Lei Orgânica do

Leia mais

LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL - 1

LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL - 1 Aluno(a): Educador(a): VALDIRENE Componente Curricular: DIREITO Ano/Turma: 3º Ano ( ) A ( ) B ( ) C Turno: ( X ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /18 LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL - 1 LEI ORGÂNICA DO

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Organização do Estado - II TIPOS DE COMPETÊNCIAS Competência exclusiva: Indelegável. Competência privativa: delegável Competência comum: União, Estados, DF e Municípios.

Leia mais

LODF QUESTÕES DE CONCURSO

LODF QUESTÕES DE CONCURSO QUESTÕES DE CONCURSO LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL 1. São objetivos prioritários do Distrito Federal, exceto: a. Assegurar ao cidadão o exercício dos direitos de iniciativa que lhe couberem, relativos

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Constituição Estadual SP Do Poder Executivo Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica CONSTITUIÇÃO ESTADUAL SP DO PODER EXECUTIVO CAPÍTULO III

Leia mais

Prof. Bruno Oliveira. Site:

Prof. Bruno Oliveira. Site: 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 3 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...21 5. FINALIZAÇÃO DA AULA...21 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado Distrito Federal e Territórios Profª. Liz Rodrigues - Parte integrante da República Federativa do Brasil, o Distrito

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRE do Amapá/Técnico Judiciário/2011) O número de Deputados à Assembleia Legislativa corresponderá ao triplo da representação do Estado na Câmara dos Deputados e, atingido o

Leia mais

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Competências. Prof. Thamiris Felizardo

DIREITO FINANCEIRO. Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN. Competências. Prof. Thamiris Felizardo DIREITO FINANCEIRO Atividade Financeira do Estado e Sistema Financeiro Nacional - SFN Competências Prof. Thamiris Felizardo -Competência para legislar sobre o direito financeiro Competências Art. 24. Compete

Leia mais

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR

DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL INTERDISCIPLINAR VERSUS MULTIDISCIPLINAR DIREITO AMBIENTAL CONCEITO É a ciência jurídica que estuda, analisa e discute as questões e os problemas ambientais e sua relação com o ser humano,

Leia mais

PROJETO DE LEI N.º 2.321, DE 2011 (Do Sr. Leopoldo Meyer)

PROJETO DE LEI N.º 2.321, DE 2011 (Do Sr. Leopoldo Meyer) CÂMARA DOS DEPUTADOS PROJETO DE LEI N.º 2.321, DE 2011 (Do Sr. Leopoldo Meyer) Estabelece regras de segurança para a implantação e funcionamento de parques de diversão e estabelecimentos similares. DESPACHO:

Leia mais

Curso Legislação Institucional DPE-RJ

Curso Legislação Institucional DPE-RJ Curso Legislação Institucional DPE-RJ 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 9 3. GABARITO...22 4. FINALIZAÇÃO DA AULA...22 Este curso é protegido por direitos

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Das Atribuições do Presidente da República Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DAS ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA Seção II

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Estado Parte 3. Profª. Liz Rodrigues - Atribuições do Presidente da República: previstas no art.

Leia mais

Simulado Regimento Interno TST

Simulado Regimento Interno TST Simulado Regimento Interno TST Este material possui 10 questões inéditas do Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho para o Concurso do TST. Simulado 01 Este curso é protegido por direitos autorais

Leia mais

SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS

SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS Direito Constitucional SESSÃO DA TARDE COM A PROFESSORA BRUNA VIEIRA FORMAÇÃO DE ESTADOS E MUNICÍPIOS 1 -Criação e a extinção dos Estados (art. 18, 3º e 4º, da CF) Incorporação (ou fusão); Subdivisão (ou

Leia mais

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre:

Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: Constituição Federal Art. 24. Compete à União, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre: XVI - organização, garantias, direitos e deveres das polícias civis. 1º No âmbito da legislação

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Poder Legislativo: Funções Típicas e Atípicas / Congresso Nacional Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PODER LEGISLATIVO: FUNÇÕES TÍPICAS

Leia mais

Constituição da República Federativa do Brasil (de 24 de janeiro de 1967)

Constituição da República Federativa do Brasil (de 24 de janeiro de 1967) Constituição da República Federativa do Brasil (de 24 de janeiro de 1967) O Congresso Nacional, invocando a proteção de Deus, decreta e promulga a seguinte CONSTITUIÇÃO DO BRASIL TÍTULO I Da Organização

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Art. 46. O compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. 1º - Cada Estado e o

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização Político-Administrativa do Estado Organização do Estado União Parte 1 Profª. Liz Rodrigues - União: "Entidade federal formada pela união das partes componentes, autônoma

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...20

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...20 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...20 5. FINALIZAÇÃO DA AULA...20 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei

Leia mais

Direito Constitucional TRE-PE

Direito Constitucional TRE-PE Direito Constitucional TRE-PE Prof. Giuliano Tamagno CONCEITOS INICIAIS ORIGEM DO FEDERALISMO DIVISÃO DA AULA FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO INTERVENÇÃO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS DO FEDERALISMO

Leia mais

CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário) PROFESSOR MATEUS SILVEIRA

CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário) PROFESSOR MATEUS SILVEIRA CONSTITUIÇÃO ESTADUAL DO RS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES (Executivo, Legislativo e Judiciário) PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Fanpage Facebook: @professormateussilveira Instagram: @professormateussilveira

Leia mais

b) A garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais.

b) A garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais. Os candidatos que já anteciparam a preparação para o concurso da Polícia Civil de Minas (PC-MG) contam com um teste de Direito Constitucional. As questões foram elaboradas, pelo professor Saulo Viana que

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça Superior Tribunal de Justiça Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça, atualizado até a Emenda Regimental n. 27, de 13 de dezembro de 2016.

Leia mais

CURSO DE LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL CONCURSO PÚBLICO DA CLDF AULA 01 Prof.: Leo van Holthe

CURSO DE LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL CONCURSO PÚBLICO DA CLDF AULA 01 Prof.: Leo van Holthe CURSO DE LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL CONCURSO PÚBLICO DA CLDF AULA 01 Prof.: Leo van Holthe Aula 01: 0. INTRODUÇÃO. 1. DOS FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES E DO DF. 2. DA ORGANIZAÇÃO DO DISTRITO

Leia mais

PODER LEGISLATIVO E SEDE. Poder Legislativo do Distrito Federal

PODER LEGISLATIVO E SEDE. Poder Legislativo do Distrito Federal PODER LEGISLATIVO E SEDE Composição da Câmara Legislativa Art. 1º Poder Legislativo do Distrito Federal Exercido pela Câmara Legislativa do DF Representantes do povo, eleitos e investidos na forma da legislação;

Leia mais

FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS

FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS FUNÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS PODERES MUNICIPAIS ROBERTO KURTZ PEREIRA MUNICÍPIO Posição do Município na Federação. A Constituição Federal de 1988, elevou o Município como ente federativo. Consagrou a autonomia

Leia mais

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Prof. Giuliano Tamagno 15 09 DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS

Leia mais

SÉRIE LEI SECA PARA CONCURSOS MPDFT e TJDFT. 1ª Edição

SÉRIE LEI SECA PARA CONCURSOS MPDFT e TJDFT. 1ª Edição SÉRIE LEI SECA PARA CONCURSOS MPDFT e TJDFT 1ª Edição Brasília CP Iuris 2016 SÉRIE LEIS SECAS PARA CONCURSOS Lei Orgânica do Distrito Federal Lei de Organização Judiciária do Distrito Federal e Territórios

Leia mais

PMDF Resumo do Edital e Dicas de Preparação

PMDF Resumo do Edital e Dicas de Preparação PMDF Resumo do Edital e Dicas de Preparação Professor Ricardo Gomes 1 www.pontodosconcursos.com.br PMDF Análise do Edital e Dicas Dicas de Preparação e Resumo do Edital PM-DF! Prezados Alunos, O Edital

Leia mais

LODF PROF. ROSENVAL JÚNIOR

LODF PROF. ROSENVAL JÚNIOR PROF. ROSENVAL JÚNIOR INSTAGRAM @PROFROSENVAL Rosenval Júnior @profrosenval Rosenval Júnior Rosenval Júnior QUESTÕES TÍTULO I 1 - CESPE Auditor TCDF Conforme previsão na, é objetivo prioritário do DF assegurar

Leia mais

Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE

Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE Direito Constitucional Agente Penitenciário SUSEPE Prof. Giuliano Tamagno DIVISÃO DA AULA CONCEITOS INICIAIS FEDERALISMO ENTES DA FEDERAÇÃO ORIGEM DO FEDERALISMO FEDERALISMO NO BRASIL CARACTERISTICAS

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Dos Municípios Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS MUNICÍPIOS CAPÍTULO IV DOS MUNICÍPIOS Art. 29. O Município reger-se-á por lei

Leia mais

Aula 30. I - nomear e exonerar os Ministros de Estado; V - vetar projetos de lei, total ou parcialmente;

Aula 30. I - nomear e exonerar os Ministros de Estado; V - vetar projetos de lei, total ou parcialmente; Curso/Disciplina: Constitucional Aula: Constitucional - 30 Professor (a): Luis Alberto Monitor (a): Mônica Berçot El-Jaick Aula 30 PODER EXECUTIVO Competência privativa do Presidente da República. Art.

Leia mais

PODER EXECUTIVO 1. PRINCÍPIOS

PODER EXECUTIVO 1. PRINCÍPIOS 1. PRINCÍPIOS Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Das Atribuições do Congresso Nacional (Art. 048 a 050) Professor André Vieira Direito Constitucional Aula XX Seção II DAS ATRIBUIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL Art. 48. Cabe ao Congresso

Leia mais

Índice Geral. Índice Sistemático

Índice Geral. Índice Sistemático Índice Geral CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL... 17 LEI COMPLEMENTAR Nº 64, DE 18 DE MAIO DE 1990... 167 CÓDIGO ELEITORAL LEI Nº 4.737, DE 15 DE JULHO DE 1965... 307 LEI Nº 9.504, DE 30 DE

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL SEFAZ DIREITO CONSTITUCIONAL Das Atribuições do Congresso Nacional Prof. Ubirajara Martell www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DAS ATRIBUIÇÕES DO CONGRESSO NACIONAL Seção II DAS ATRIBUIÇÕES

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional ... Questão 65 - Simulado nº 2 Gabarito: D. A questão pede a alternativa errada. d) no caso de iminente perigo público, a autoridade competente poderá usar de propriedade particular,

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Organização Estatal Vedação aos entes federativos: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento ou manter com eles

Leia mais

CURSO SOMAR CONCURSO INSS/PC DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 6. Seção III DA CÂMARA DOS DEPUTADOS

CURSO SOMAR CONCURSO INSS/PC DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 6. Seção III DA CÂMARA DOS DEPUTADOS CURSO SOMAR CONCURSO INSS/PC DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 6 Seção III DA CÂMARA DOS DEPUTADOS Art. 51. Compete privativamente à Câmara dos Deputados: I - autorizar, por dois terços de seus membros, a instauração

Leia mais

Direito. Constitucional. Poder Executivo

Direito. Constitucional. Poder Executivo Direito Constitucional Poder Executivo Art. 84, CF: Compete privativamente ao Presidente da República: I - nomear e exonerar os Ministros de Estado; II - exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado,

Leia mais

Maratona SEDF PROFESSOR: RODRIGO FRANCELINO

Maratona SEDF PROFESSOR: RODRIGO FRANCELINO Maratona SEDF PROFESSOR: RODRIGO FRANCELINO EDITAL Nº 01-SEAP/SEE, DE04 DE SETEMBRO DE 2013 O concurso público será regulado pelas normas contidas no presente Edital e seus anexos e será executado

Leia mais

Direito Ambiental. Competências Legislativa e Material. Professor Mateus Silveira.

Direito Ambiental. Competências Legislativa e Material.  Professor Mateus Silveira. Direito Ambiental Competências Legislativa e Material Professor Mateus Silveira www.acasadoconcurseiro.com.br direito ambiental COMPETÊNCIAS LEGISLATIVA E MATERIAL COMPETÊNCIA EM MATÉRIA AMBIENTAL: COMPETÊNCIA

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 101, DE 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 101, DE 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 101, DE 2015 Modifica o art. 144 da Constituição Federal, para determinar que o Diretor-Geral da Polícia Federal tenha a designação de Delegado-Geral de Polícia Federal,

Leia mais

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAISVISÃO DO PODER LEGISLATIVO DISTRITAL TÍTULO I DO FUNCIONAMENTO CAPÍTULO I DA COMPOSIÇÃO E DA SEDE

DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAISVISÃO DO PODER LEGISLATIVO DISTRITAL TÍTULO I DO FUNCIONAMENTO CAPÍTULO I DA COMPOSIÇÃO E DA SEDE Regimento Interno Ismael Noronha DISPOSIÇÕES CONSTITUCIONAISVISÃO DO PODER LEGISLATIVO DISTRITAL Já caiu em prova A denominação Câmara Legislativa decorre da fusão dos nomes atribuídos às casas legislativas

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Profª. Liz Rodrigues - : composto por representantes dos Estados (26) e do Distrito Federal, eleitos pelo sistema majoritário. Cada ente elege três senadores. -

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A, de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo... 1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)... 3 TÍTULO II DOS DIREITOS E GARANTIAS FUNDAMENTAIS (Arts. 5º

Leia mais

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA ARTIGOS 18 E 19 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA ARTIGOS 18 E 19 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DA ORGANIZAÇÃO POLÍTICO ADMINISTRATIVA ARTIGOS 18 E 19 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL A organização político administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal,

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL. Professor Julio Ponte

REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL. Professor Julio Ponte REGIMENTO INTERNO DO SENADO FEDERAL Professor Julio Ponte TÍTULO I FUNCIONAMENTO DO SENADO FEDERAL SEDE O Senado Federal tem sede no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília. Em caso de guerra, de comoção

Leia mais

A) 750ml e 800ml B) 800ml e 850ml C) 850ml e 900ml D) 900ml e 950ml

A) 750ml e 800ml B) 800ml e 850ml C) 850ml e 900ml D) 900ml e 950ml MATEMÁTICA 1. (IDECAN) Dentre o número de anagramas que podem ser formadoscom as letras da palavra ENERGIA, a probabilidade de se selecionar, ao acaso, um anagrama cujas consoantes NRG aparecem sempre

Leia mais

Organização da Justiça Militar

Organização da Justiça Militar Organização da Justiça Militar Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado na Organização da Justiça Militar e Código de Ética da Justiça Militar da União, alicerçado na Lei nº 8.457/1992 (Organiza

Leia mais

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado

Noções de Estado. Organização da Federação e Poderes do Estado Noções de Estado Noções de Estado Organização da Federação e Poderes do Estado Estado É a sociedade política e juridicamente organizada, dotada de soberania, dentro de um território, sob um governo, para

Leia mais

CURSO DE LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL CONCURSO PÚBLICO DO TCDF AULA 01 Prof.: Leo van Holthe

CURSO DE LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL CONCURSO PÚBLICO DO TCDF AULA 01 Prof.: Leo van Holthe CURSO DE LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL CONCURSO PÚBLICO DO TCDF AULA 01 Prof.: Leo van Holthe Aula 01: 0. INTRODUÇÃO. 1. DOS FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES E DO DF. 2. DA ORGANIZAÇÃO DO DISTRITO

Leia mais

FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL

FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL FRANCION SANTOS DA SILVA DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CONSULPLAN 2017 TJ/MG - Titular de Serviços de Notas e de Registros - Remoção) Sobre a competência legislativa, assinale a alternativa correta: a) À

Leia mais

Controle de Conteúdo - CLDF Página 1 de 11

Controle de Conteúdo - CLDF Página 1 de 11 Controle de Conteúdo - CLDF Página 1 de 11 INFORMAÇÕES Instituição: CLDF - Câmara Legislativa do DF - Consultor Legislativo, Técnico Legislativo, Consultor Técnico-Legislativo e Procurador Banca Examinadora:

Leia mais

Lei Complementar Nº 58 de 13 de setembro de 2004 de Natal

Lei Complementar Nº 58 de 13 de setembro de 2004 de Natal Lei Complementar Nº 58 de 13 de setembro de 2004 de Natal O PREFEITO MUNICIPAL DO NATAL, Faço saber que a Câmara Municipal aprovou e eu sanciono a seguinte Lei Complementar: TÍTULO I DO PLANO DE CARREIRA

Leia mais

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL

Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL Prof. Mariana M Neves DIREITO AMBIENTAL A CONSTITUIÇÃO FEDERAL E O MEIO AMBIENTE Art. 225 CF Estabelece como direito fundamental um meio ambiente ecologicamente equilibrado. - Concepção antropocêntrica:

Leia mais

Conhecimento Específico Direito Constitucional

Conhecimento Específico Direito Constitucional Conhecimento Específico Direito Constitucional Dos Estados Federados (Art. 25 a 28) Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS ESTADOS FEDERADOS Estados Membros

Leia mais

Presidente PROFESSORA RAQUEL TINOCO ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR ELEIÇÃO EM VOTAÇÃO SECRETA PELOS MEMBROS DO TJRJ (DESEMBARGADORES) 1º Vice Presidente 2º Vice Presidente Administração Superior 3º Vice Presidente

Leia mais

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central

Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Direito Constitucional Organização do Estado Banco Central Prof. Giuliano Tamagno ANALISTA 50 QUESTÕES BÁSICAS Português Inglês Rac. Lógico D. Constitucional D. Administrativo Sistema Financeiro Nacional

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Divisão de Poderes Poder Executivo O Poder Executivo é exercido pelo Chefe de Governo que, no Brasil, é o Presidente da República, sua

Leia mais

Prints do Professor 1 2 1

Prints do Professor 1 2 1 Prints do Professor 1 2 1 CESPE 2011 BRB ESCRITURÁRIO Questão 01 Soberania, cidadania, dignidade da pessoa humana, valores sociais do trabalho e da livre iniciativa e pluralismo político constituem valores

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 574, DE 21 DE JULHO DE 2016.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 574, DE 21 DE JULHO DE 2016. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 574, DE 21 DE JULHO DE 2016. Cria o Conselho Estadual de Juventude do Rio Grande do Norte (CEJUV/RN) e dá outras providências. O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE

Leia mais

Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências.

Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. AS MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS E DO SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art.

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Barbara Rosa Direito Constitucional Poder Executivo ATRIBUIÇÕES DO PRESIDENTE DA REPÚBLICA - Nomear e exonerar os Ministros de Estado; - Exercer, com o auxílio dos Ministros de Estado, a direção superior

Leia mais

Senador Eunício Oliveira Presidente da Mesa do Congresso Nacional

Senador Eunício Oliveira Presidente da Mesa do Congresso Nacional Ofício nº (CN) Brasília, em de de 2018. A Sua Excelência o Senhor Deputado Rodrigo Maia Presidente da Câmara dos Deputados Assunto: Encaminha processado de Medida Provisória. Senhor Presidente, Encaminho

Leia mais

R E S O L V E PORTARIA N 023/2005/FEST

R E S O L V E PORTARIA N 023/2005/FEST PORTARIA N 023/2005/FEST DISCIPLINA A COMPOSIÇÃO, O FUNCIONAMENTO E AS ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO SUPERIOR CONSUP - DA FACULDADE DE EDUCAÇÃO SANTA TEREZINHA. A DIRETORA GERAL da Faculdade de Educação Santa

Leia mais

SUMÁRIO CURRICULA DOS AUTORES... 9 AGRADECIMENTOS 6.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 5.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 4.ª EDIÇÃO... 15

SUMÁRIO CURRICULA DOS AUTORES... 9 AGRADECIMENTOS 6.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 5.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 4.ª EDIÇÃO... 15 SUMÁRIO CURRICULA DOS AUTORES... 9 AGRADECIMENTOS 6.ª EDIÇÃO... 11 AGRADECIMENTOS 5.ª EDIÇÃO... 13 AGRADECIMENTOS 4.ª EDIÇÃO... 15 AGRADECIMENTOS 3.ª EDIÇÃO... 17 AGRADECIMENTOS 2.ª EDIÇÃO... 19 AGRADECIMENTOS

Leia mais

LEI MUNICIPAL N.º 768/05 Novo Tiradentes(RS), 27 de Outubro de 2.005

LEI MUNICIPAL N.º 768/05 Novo Tiradentes(RS), 27 de Outubro de 2.005 LEI MUNICIPAL N.º 768/05 Novo Tiradentes(RS), 27 de Outubro de 2.005 DISPÕE SOBRE A CRIAÇÃO DO SISTEMA MUNICIPAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE NOVO TIRADENTES/RS, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. GILBERTO MORI, PREFEITO

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 CÂMARA DOS DEPUTADOS PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-D, DE 2016 REDAÇÃO PARA O SEGUNDO TURNO DE DISCUSSÃO DA PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 241-C, DE 2016, que altera o Ato das Disposições

Leia mais

LEI N.º 1.848/2014 DATA: 25/04/2014

LEI N.º 1.848/2014 DATA: 25/04/2014 LEI N.º 1.848/2014 DATA: 25/04/2014 SÚMULA: Dispõe sobre a Política Municipal de Meio Ambiente e institui o Fundo Municipal do Meio Ambiente (FMMA) do Município de Pinhão, e dá outras providências. A Câmara

Leia mais

CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA ESTADO DO PARANÁ

CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA ESTADO DO PARANÁ PROJETO DE LEI Nº. 36/2006 CRIA O CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE JURANDA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. O VEREADOR JOSÉ MOLINA NETTO PROPÔS, A CÂMARA MUNICIPAL DE JURANDA,, APROVOU E EU, PREFEITA

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA

ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA Orçamento Público Introdução ao Orçamento Público Prof. Sergio Barata Noções de Direito Financeiro (Doutrina) - É o ramo do Direito Público que tem por objeto a

Leia mais

PODER EXECUTIVO (arts. 76 a 91 da CF) Profa. Me. Érica Rios

PODER EXECUTIVO (arts. 76 a 91 da CF) Profa. Me. Érica Rios PODER EXECUTIVO (arts. 76 a 91 da CF) Profa. Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br O QUE É? Função e atribuição de poder: Art. 2º São Poderes da União, independentes e harmônicos entre si, o Legislativo,

Leia mais

Organização do Estado

Organização do Estado Organização do Estado Forma de Estado: Federativa Forma de Estado: Federativa Forma composta ou complexa Pluralidade de poderes políticos internos Pluralidade de Constituições Autonomia política de cada

Leia mais

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COREN Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos

ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM. COREN Parte 1. Profª. Tatiane da Silva Campos ENFERMAGEM LEGISLAÇÃO EM ENFERMAGEM COREN Parte 1 Profª. Tatiane da Silva Campos Conselho Regional de Enfermagem - Autarquia de fiscalização profissional = ÉTICA, APLICAÇÕES... - Órgão executivo = PENALIDADES

Leia mais

Rodada #1 Lei Orgânica do DF

Rodada #1 Lei Orgânica do DF Rodada #1 Lei Orgânica do DF Professor Ricardo Gomes Assuntos da Rodada LEI ORGÂNICA DO DISTRITO FEDERAL: Organização do Distrito Federal; Organização Administrativa do Distrito Federal; Competências do

Leia mais

Competência dos Municípios no licenciamento ambiental: a Lei Complementar n. 140/2011 e os recursos florestais

Competência dos Municípios no licenciamento ambiental: a Lei Complementar n. 140/2011 e os recursos florestais Competência dos Municípios no licenciamento ambiental: a Lei Complementar n. 140/2011 e os recursos florestais RIBAS, L. C.; PROSDOCINI, R. de M. et BRAUER, A. L. Universidade Estadual Paulista Júlio de

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos 1 de 5 01/09/2016 09:30 Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos DECRETO N o 3.017, DE 6 DE ABRIL DE 1999. Aprova o Regimento do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo

Leia mais

MODELO DE LEI DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE

MODELO DE LEI DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE MODELO DE LEI DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE PREFEITURA MUNICIPAL DE Estado Súmula : Institui o Conselho Municipal de Saúde e dá outras providências. DA INSTITUIÇÃO CAPÍTULO I Art. 1º. Em conformidade

Leia mais

Lei Orgânica do Distrito Federal Maratona. Prof. Carlos Mendonça

Lei Orgânica do Distrito Federal Maratona. Prof. Carlos Mendonça Lei Orgânica do Distrito Federal Maratona Prof. Carlos Mendonça VEDAÇÕES AO DF Art. 18. É vedado ao Distrito Federal: I - estabelecer cultos religiosos ou igrejas, subvencioná-los, embaraçar-lhes o funcionamento

Leia mais

Aula 16 Blocos 1 e 2 Poder Executivo Parte 1

Aula 16 Blocos 1 e 2 Poder Executivo Parte 1 Resolução de 1.000 Questões Direito Constitucional Aula 16 Blocos 1 e 2 Poder Executivo Parte 1 Estrutura do Curso 20 aulas com 50 questões cada; Questões de 2012 a 2018; Aulas em vídeo e questões trabalhadas

Leia mais

Procuradoria Geral do Município

Procuradoria Geral do Município LEI Nº 2.336, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2010 Cria o Conselho Municipal da Cidade de Petrolina CONCIDADE/Petrolina, o Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social FMHIS, e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS CONSELHEIROS DO CAU/PR

ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS CONSELHEIROS DO CAU/PR ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS CONSELHEIROS DO CAU/PR O Regimento Interno do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, em seu Capítulo III, nas Seções I, II e III, estabelece as atribuições e competências

Leia mais

COMPETÊNCIA EM MATÉRIA AMBIENTAL

COMPETÊNCIA EM MATÉRIA AMBIENTAL 1 COMPETÊNCIA EM MATÉRIA AMBIENTAL LEGISLATIVA MATERIAL Exclusiva (não delegável) Executiva (exclusiva) Estados Art. 25, 1º, 3º Municípios Art. 30, I União Art. 21, IX, XVIII, XIX, XX, XXIII Estados Art.

Leia mais

Conhecimento Específico Direito Constitucional

Conhecimento Específico Direito Constitucional Conhecimento Específico Direito Constitucional Dos Municípios (Art. 29 a 31) Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional DOS MUNICÍPIOS (ART. 29 a 31) Municípios Os

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Executivo Presidente da República, Vice-Presidente da República e Ministros de Profª. Fabiana Coutinho - Poder Executivo Presidente da República, auxiliado por Ministros de

Leia mais

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1

SUMÁRIO. Capítulo I Teoria da Constituição...1 SUMÁRIO Capítulo I Teoria da Constituição...1 1. Constituição...1 1.1 Conceito...1 1.2. Classificação das Constituições...1 1.3. Interpretação das Normas Constitucionais...3 1.4. Preâmbulo Constitucional...5

Leia mais

Direito Constitucional TRE-PE

Direito Constitucional TRE-PE Direito Constitucional TRE-PE Prof. Giuliano Tamagno 1 BANCA - CESPE 2 SISTEMA DE GOVERNO Presidencialismo Parlamentarismo FORMA DE GOVERNO República Monarquia FORMA DE ESTADO Estado Unitário Confederação

Leia mais

DECRETO Nº 566, DE 10 DE JUNHO DE 1992

DECRETO Nº 566, DE 10 DE JUNHO DE 1992 DECRETO Nº 566, DE 10 DE JUNHO DE 1992 Aprova o Regulamento do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84, inciso IV, da Constituição,

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE POJUCA

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE POJUCA Lei n 006 de 09 de junho de 2010. Dá nova regulação ao CMS de Pojuca e outras providências. A Prefeita Municipal de Pojuca, Estado da Bahia, no uso de suas atribuições legais, faz saber que a Câmara Municipal

Leia mais

LEI ORGÂNICA EXERCÍCIOS / MARATONA

LEI ORGÂNICA EXERCÍCIOS / MARATONA 1. Ano: 2015Banca: CS-UFGÓrgão: Prefeitura de Goiânia - Segundo a Lei Orgânica do Município de Goiânia, o Prefeito será julgado, nos crimes de responsabilidade, a) pela Câmara Municipal. b) por juiz de

Leia mais