Organização da Justiça Militar

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Organização da Justiça Militar"

Transcrição

1 Organização da Justiça Militar Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado na Organização da Justiça Militar e Código de Ética da Justiça Militar da União, alicerçado na Lei nº 8.457/1992 (Organiza a Justiça Militar da União e regula o funcionamento de seus Serviços Auxiliares), a Resolução nº 159 (Código de Ética dos Servidores da Justiça Militar da União) e o Regimento Interno do STM (atualizado até maio de ª edição) AULA APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...28 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências.

2 1. Apresentação Olá, pessoal! Hoje daremos início ao nosso Curso de Questões Comentadas e Inéditas da Legislação que regula a Organização da Justiça Militar da União, Código de Ética da JMU e Regimento Interno do STM. Serão 4 aulas e ao todo trabalharemos 80 questões na modalidade PDF e também com comentários em vídeos. O cronograma da aula obedecerá ao seguinte: 30/11/ Aula 1-20 questões 08/12/ Aula 2-20 questões 15/12/ Aula 3-20 questões 22/12/ Aula 4-20 questões Bons estudos! 2. Questões sem comentários Questão 1 - (Banca Bruno Oliveira 2017) O ingresso na carreira da Magistratura da Justiça Militar dar-se-á no cargo de Juiz-Auditor Substituto, mediante concurso público de provas e títulos organizado e realizado pelo Superior Tribunal Militar, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, em todas as suas fases. Exige-se dos candidatos a satisfação dos seguintes requisitos, dentre outros: I. Ter mais de vinte e um e menos de trinta e cinco anos de idade, salvo se ocupante de cargo ou função pública. II. Ser bacharel em Direito, graduado por estabelecimento oficial ou reconhecido. III. Haver exercido durante dois anos, no mínimo, no último decênio, a advocacia, magistério jurídico em nível superior ou função que confira prática forense. a) Todas estão corretas. b) Apenas II está correta. c) Apenas I e II estão corretas.

3 d) Apenas II e III estão corretas. e) Nenhuma está correta. Questão 2- (Banca Bruno Oliveira ) Acerca do disposto na Lei 8457/92 que Organiza a Justiça Militar da União e regula o funcionamento de seus Serviços Auxiliares, julgue as assertivas e assinale a alternativa correta quanto aos órgãos que fazem parte da Justiça Militar: I. Conselhos de Justiça. II. Superior Tribunal Militar. III. Juízes auditores Federais. IV. Auditoria de Correição. a) Apenas IV está incorreta. b) Todas estão corretas. c) Apenas I e IV estão incorretas. d) Apenas III está incorreta. e) Apenas I e III estão incorretas. Questão 3 - (Banca Bruno Oliveira ) Assinale a alternativa correta quanto à quantidade de Circunscrições Judiciárias Militares consideradas para administração da Justiça Militar em tempos de paz: a) Doze mais o Distrito federal. b) Onze mais o Distrito federal. c) Doze. d) Treze. e) Dez.

4 Questão 4 - (Banca Bruno Oliveira ) Quanto à composição do Superior Tribunal Militar, julgue as assertivas: a) Compõe-se de quinze ministros militares, vitalícios. b) Compõe-se de quatorze ministros dentre esses, militares e civis, com mandato. c) Compõe-se de quatorze ministros, dentre esses, militares e civis, vitalícios. d) Compõe-se de quinze ministros dentre esses, militares e civis com mandatos. e) Compõe-se de dez ministros militares vitalícios. Questão 5 - (Banca Bruno Oliveira ) Acerca da composição do Superior Tribunal Militar, dispostas na Lei 8457/92, julgue as assertivas e marque a alternativa correta: I. São todos convocados pelo Presidente da República com indicação pela Câmara dos Deputados. II. São três oficiais-generais da Marinha, três oficiais-generais do Exército, e três dentre oficiais-generais da Aeronáutica. III. Há dois advogados de notório saber jurídico e conduta ilibada. IV. Há três Juízes-Auditores e membros do Ministério Público da Justiça Militar. Está correto apenas disposto em: a) Nenhuma. b) I, III e IV. c) I, II e IV d) II e III. e) Todas.

5 Questão 6 - (Banca Bruno Oliveira 2017) São órgãos do Superior Tribunal Militar: a) O Plenário, as Turmas e o Conselho de Administração. b) O Plenário, as Comissões e o Conselho de Administração. c) O Plenário, o Presidente as Turmas e as comissões. d) O Plenário, o Presidente e o Conselho de Administração. e) O Conselho de Administração, as turmas e as comissões. Questão 7 - (Banca Bruno Oliveira ) O Código de Ética dos Servidores da Justiça Militar da União, (JMU), a Comissão de Ética e a Comissão Especial de Ética da Justiça Militar da União, tem o objetivo de: I. Aplicar as regras éticas de conduta dos servidores. II. Preservar a imagem da JMU (Justiça Militar da União). III. Preservar a reputação do servidor da JMU, que tenha uma conduta de acordo com as normas éticas previstas em seu código. IV. Estabelecer as regras éticas de conduta dos servidores. Está correto o disposto em: a) Todas. b) Apenas II, III e IV. c) Apenas III e IV. d) Apenas II e III. e) Apenas I e II. Questão 8 - (Banca Bruno Oliveira ) Segundo o Regimento Interno do Superior Tribunal Militar, o mandato de Presidente e Vice Presidente é de: a) 4 anos a contar da posse.

6 b) 2 anos a contar da nomeação. c) 2 anos a contar da posse d) 3 anos a contar da posse e) 3 anos a contar da nomeação. Questão 9 - (Banca Bruno Oliveira ) Observando os critérios de rodízio e ordenamento dos órgãos das forças armadas com seus respectivos Ministros, o Regimento Interno do Superior Tribunal Militar estatui que quando o seu Presidente for um Militar, o Vice terá que ser um Ministro Civil, ou vice-versa. Certo Errado Questão 10 - (Banca Bruno Oliveira ) São atribuições do Presidente do Superior Tribunal Militar de acordo com o Regimento Interno, EXCETO: a) Aplicar penas disciplinares, reconsiderá-las, relevá-las ou revê-las, na forma da lei. b) Convocar Oficiais-Generais das Forças Armadas e Magistrados, na forma prevista na Lei da Organização Judiciária Militar. c) Determinar a instauração de Sindicância e Processo Administrativo, exceto quanto a Magistrado. d) Negar seguimento a pedido ou recurso manifestamente intempestivo, incabível ou estranho à competência do Tribunal. e) Remover servidor dos Quadros Permanentes do Tribunal e das Auditorias. Questão 11 - (Banca Bruno Oliveira 2017) De acordo com a composição do Superior Tribunal Militar, os Ministros civis são escolhidos pelo seu Presidente dentre Brasileiros com mais de trinta anos e menos de sessenta e cinco anos.

7 Certo Errado Questão 12 - (Banca Bruno Oliveira ) No tocante às normas de conduta ética da Justiça Militar da União, com vistas ao atendimento do princípio da moralidade da Administração Pública, analise as alternativas e assinale a alternativa que não corresponde ao que os servidores deverão observar no âmbito dos seus devidos trabalhos: a) Dignidade e decoro. b) Zelo e eficácia. c) Preservação do patrimônio. d) Preservação da honra e da tradição dos serviços públicos. e) Conduta formal. Questão 13 - (Banca Bruno Oliveira ) De acordo com as normas de condutas e ética do Superior Tribunal Militar, ao servidor fica facultado manter relações oficiais, financeiras, profissionais ou pessoais que possam prejudicar ou criar restrições à sua atuação profissional, sempre observando a melhor conduta. Certo Errado

8 Questão 14 - (Banca Bruno Oliveira ) No caso de vacância do Presidente ou do Vice-Presidente, em qualquer tempo do mandato, será feita nova eleição, no prazo máximo de: a) Trinta dias após a vacância, mantida a mesma representatividade, pelo tempo previsto para o mandato em curso. b) Trinta dias após a vacância, com uma nova representatividade, pelo tempo previsto para o mandato em curso. c) Quarenta e cinco dias após a vacância, mantida a mesma representatividade, pelo tempo previsto para o mandato em curso. d) Quarenta e cinco dias após a vacância, com uma nova representatividade, pelo tempo previsto para o mandato em curso. e) Trinta e cinco dias após a vacância, mantida a mesma representatividade, pelo tempo previsto para o mandato em curso. Questão 15 - (Banca Bruno Oliveira ) É responsável pela fiscalização e orientação judiciário-administrativa: a) Conselho Especial de Justiça. b) Conselho Permanente. c) Juiz-Auditor d) Auditoria de Correição. e) Do revisor. Questão 16 - (Banca Bruno Oliveira ) Ainda que contrária à pessoa interessada ou à Administração Pública, de acordo com o as normas e conduta ética, o servidor não pode omitir ou falsear a verdade, sendo condenável a prática habitual da opressão, da mentira e do erro. Certo Errado

9 Questão 17 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue as conjecturas abaixo e assinale a alternativa correta quanto ao quórum do Tribunal necessário para os julgamentos de: -Processar e julgar originariamente a representação para decretação de indignidade de oficial ou sua incompatibilidade para com o oficialato. -Processar e julgar originariamente a representação formulada pelo Ministério Público Militar, Conselho de Justiça, Juiz-Auditor e advogado, no interesse da Justiça Militar. -Julgar os feitos originários dos Conselhos de Justificação. -Deliberar, para efeito de aposentadoria, sobre processo de verificação de invalidez de magistrado. -Remover Juiz-Auditor e Juiz-Auditor Substituto, a pedido ou por motivo de interesse público. a) Três quintos dos membros do Tribunal. b) Dois quintos dos membros do Tribunal. c) Dois terços dos membros do Tribunal. d) Um sexto dos membros do Tribunal. e) Um terço dos membros do Tribunal. Questão 18 - (Banca Bruno Oliveira ) As comissões colaboram no desempenho dos encargos do Tribunal. O Superior Tribunal Militar conta apenas com as comissões temporárias que são criadas, quando necessário, pelo Presidente do Tribunal, ouvido o Plenário, e se extinguem tão logo alcançado o fim a que se destinem. Certo Errado

10 Questão 19 - (Banca Bruno Oliveira ) Sobre as disposições contidas no Regimento Interno do Superior Tribunal Militar referentes à Presidência, julgue as alternativas e assinale a CORRETA. a) O Presidente do tribunal é escolhido pelo Plenário entre os seus Membros, observado o critério de rodízio apenas dos Ministros militares provenientes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica. b) O Presidente do tribunal é escolhido pelo Plenário entre os seus Membros, observado o critério de rodízio dos Ministros militares oriundos da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e os Ministros civis, nesta ordem. c) O Presidente do tribunal é escolhido pelo Plenário entre os seus Membros, observado o critério de rodízio apenas dos Ministros militares oriundos da Marinha, e Aeronáutica nesta ordem. d) O Presidente do tribunal é escolhido pelo Plenário entre os seus Membros, observado o critério de rodízio apenas dos Ministros militares oriundos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica nesta ordem. e) O Presidente do tribunal é escolhido pelo Plenário entre os seus Membros, observado o critério de rodízio dos Ministros militares oriundos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e os Ministros civis nesta ordem. Questão 20 - (Banca Bruno Oliveira ) É de competência do presidente do Tribunal conceder licença, férias e outros afastamentos de membros do plenário, ao Juiz-Auditor Corregedor, aos Juízes-Auditores, Juízes Auditores Substitutos e servidores que forem imediatamente vinculados ao mesmo. Certo Errado 3. Questões Comentadas

11 Questão 1 - (Banca Bruno Oliveira 2017) O ingresso na carreira da Magistratura da Justiça Militar dar-se-á no cargo de Juiz-Auditor Substituto, mediante concurso público de provas e títulos organizado e realizado pelo Superior Tribunal Militar, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil, em todas as suas fases. Exige-se dos candidatos a satisfação dos seguintes requisitos, dentre outros: I. Ter mais de vinte e um e menos de trinta e cinco anos de idade, salvo se ocupante de cargo ou função pública. II. Ser bacharel em Direito, graduado por estabelecimento oficial ou reconhecido. III. Haver exercido durante dois anos, no mínimo, no último decênio, a advocacia, magistério jurídico em nível superior ou função que confira prática forense. a) Todas estão corretas. b) Apenas II está correta. c) Apenas I e II estão corretas. d) Apenas II e III estão corretas. e) Nenhuma está correta. Gabarito Letra B Comentário: Lei 8457/92. Art. 34. Exigir-se-á dos candidatos a satisfação dos seguintes requisitos, além de outros previstos no Estatuto da Magistratura: I - ser brasileiro; II - ter mais de vinte e cinco e menos de quarenta anos de idade, salvo se ocupante de cargo ou função pública; III - estar no gozo dos direitos políticos; IV - ser bacharel em Direito, graduado por estabelecimento oficial ou reconhecido; V - haver exercido durante três anos, no mínimo, no último decênio, a advocacia, magistério jurídico em nível superior ou função que confira prática

12 forense; VI - ser moralmente idôneo e gozar de boa saúde física e mental, comprovada a última pela aplicação de teste de personalidade por órgão oficial especializado e no curso de inspeção de saúde. Questão 2- (Banca Bruno Oliveira ) Acerca do disposto na Lei 8457/92 que Organiza a Justiça Militar da União e regula o funcionamento de seus Serviços Auxiliares, julgue as assertivas e assinale a alternativa correta quanto aos órgãos que fazem parte da Justiça Militar: I. Conselhos de Justiça. II. Superior Tribunal Militar. III. Juízes auditores Federais. IV. Auditoria de Correição. a) Apenas IV está incorreta. b) Todas estão corretas. c) Apenas I e IV estão incorretas. d) Apenas III está incorreta. e) Apenas I e III estão incorretas. Gabarito Letra D Comentário: Lei 8457/92. Art. 1 São órgãos da Justiça Militar: I o Superior Tribunal Militar; II a Auditoria de Correição; III os Conselhos de Justiça; IV os Juízes-Auditores e os Juízes-Auditores Substitutos.

13 Questão 3 - (Banca Bruno Oliveira ) Assinale a alternativa correta quanto à quantidade de Circunscrições Judiciárias Militares consideradas para administração da Justiça Militar em tempos de paz: a) Doze mais o Distrito federal. b) Onze mais o Distrito federal. c) Doze. d) Treze. e) Dez. Gabarito Letra C Comentário: Lei 8457/92 Art. 2 Para efeito de administração de a Justiça Militar em tempo de paz, o território nacional divide-se em doze Circunscrições Judiciárias Militares, abrangendo: 1ª - Estados do Rio de Janeiro e Espírito Santo; 2ª - Estado de São Paulo; 3ª - Estado do Rio Grande do Sul; 4ª - Estado de Minas Gerais; 5ª - Estados do Paraná e Santa Catarina; 6ª - Estados da Bahia e Sergipe; 7ª - Estados de Pernambuco, Rio Grande do Norte, Paraíba e Alagoas; 8ª - Estados do Pará, Amapá e Maranhão; 9ª - Estados do Mato Grosso do Sul e Mato Grosso 10ª - Estados do Ceará e Piauí; 11ª - Distrito Federal e Estados de Goiás e Tocantins; 12ª - Estados do Amazonas, Acre, Roraima e Rondônia. Questão 4 - (Banca Bruno Oliveira ) Quanto à composição do Superior Tribunal Militar, julgue as assertivas: a) Compõe-se de quinze ministros militares, vitalícios. b) Compõe-se de quatorze ministros dentre esses, militares e civis, com mandato. c) Compõe-se de quatorze ministros, dentre esses, militares e civis, vitalícios.

14 d) Compõe-se de quinze ministros dentre esses, militares e civis. e) Compõe-se de dez ministros militares vitalícios. Prof. Bruno Oliveira Gabarito Letra D Comentário: Art. 3 O Superior Tribunal Militar, com sede na Capital Federal e jurisdição em todo o território nacional, compõe-se de quinze ministros vitalícios, nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a indicação pelo Senado Federal, sendo três dentre oficiais-generais da Marinha, quatro dentre oficiais-generais do Exército e três dentre oficiais-generais da Aeronáutica, todos da ativa e do posto mais elevado da carreira, e cinco dentre civis. Questão 5 - (Banca Bruno Oliveira ) Acerca da composição do Superior Tribunal Militar, dispostas na Lei 8457/92, julgue as assertivas e marque a alternativa correta: I. São todos convocados pelo Presidente da República com indicação pela Câmara dos Deputados. II. São três oficiais-generais da Marinha, três oficiais-generais do Exército, e três dentre oficiais-generais da Aeronáutica. III. Há dois advogados de notório saber jurídico e conduta ilibada. IV. Há três Juízes-Auditores e membros do Ministério Público da Justiça Militar. Está correto apenas disposto em: a) Nenhuma. b) I, III e IV.

15 c) I, II e IV d) II e III. e) Todas. Gabarito Letra A Comentário: Assertivas I e II - Incorretas - Art. 3 O Superior Tribunal Militar, com sede na Capital Federal e jurisdição em todo o território nacional, compõe-se de quinze ministros vitalícios, nomeados pelo Presidente da República, depois de aprovada a indicação pelo Senado Federal, sendo três dentre oficiaisgenerais da Marinha, quatro dentre oficiais-generais do Exército e três dentre oficiais-generais da Aeronáutica, todos da ativa e do posto mais elevado da carreira, e cinco dentre civis. Assertivas III e IV - Incorretas - Art a) três dentre advogados de notório saber jurídico e conduta ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional; b) dois por escolha paritária, dentre Juízes-Auditores e membros do Ministério Público da Justiça Militar. Questão 6 - (Banca Bruno Oliveira 2017) São órgãos do Superior Tribunal Militar: a) O Plenário, as Turmas e o Conselho de Administração. b) O Plenário, as Comissões e o Conselho de Administração. c) O Plenário, o Presidente as Turmas e as comissões. d) O Plenário, o Presidente e o Conselho de Administração. e) O Conselho de Administração, as turmas e as comissões. Gabarito Letra D

16 Comentário: Regimento Interno Do Superior Tribunal Militar - Art. 3º São órgãos do Tribunal o Plenário, o Presidente e o Conselho de Administração. 1º O Plenário poderá ser dividido em turmas, sendo a competência de cada uma fixada em Emenda Regimental. 2º O Plenário contará com a colaboração de comissões. Questão 7 - (Banca Bruno Oliveira ) O Código de Ética dos Servidores da Justiça Militar da União, (JMU), a Comissão de Ética e a Comissão Especial de Ética da Justiça Militar da União, tem o objetivo de: I. Aplicar as regras éticas de conduta dos servidores. II. Preservar a imagem da JMU (Justiça Militar da União). III. Preservar a reputação do servidor da JMU, que tenha uma conduta de acordo com as normas éticas previstas em seu código. IV. Estabelecer as regras éticas de conduta dos servidores. Está correto o disposto em: a) Todas. b) Apenas II, III e IV. c) Apenas III e IV. d) Apenas II e III. e) Apenas I e II. Gabarito Letra B

17 Comentário: Assertiva I - Incorreta - Art. 1ª. I Estabelecer as regras éticas de conduta dos servidores. Assertiva II - Correta - Art. 1ª. II Preservar a imagem e a reputação do servidor da JMU. Assertiva III - Correta - Art. 1ª. I Preservar a imagem e a reputação do servidor da JMU, cuja conduta esteja de acordo com as normas éticas previstas neste Código. Assertiva IV - Correta - Art. 1ª. Estabelecer as regras éticas de conduta dos servidores. Questão 8 - (Banca Bruno Oliveira ) Segundo o Regimento Interno do Superior Tribunal Militar, o mandato de Presidente e Vice Presidente é de: a) 4 anos a contar da posse. b) 2 anos a contar da nomeação. c) 2 anos a contar da posse d) 3 anos a contar da posse e) 3 anos a contar da nomeação. Gabarito Letra C Comentário: Regimento Interno Do Superior Tribunal Militar - Art. 5º O Presidente, escolhido pelo Plenário entre os seus Membros, observado o critério

18 de rodízio entre os Ministros militares oriundos da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e os Ministros civis, nessa ordem, é eleito para um mandato de dois anos, a contar da posse. Questão 9 - (Banca Bruno Oliveira ) Observando os critérios de rodízio e ordenamento dos órgãos das forças armadas com seus respectivos Ministros, o Regimento Interno do Superior Tribunal Militar estatui que quando o seu Presidente for um Militar, o Vice terá que ser um Ministro Civil, ou vice-versa. Certo Errado Gabarito Certo Comentário: Regimento Interno Do Superior Tribunal Militar - Art. 5º 2º Quando o Presidente for um Ministro militar, o Vice Presidente será um Ministro civil, e vice-versa, aplicando-se o disposto no caput deste artigo quanto à observância do critério de rodízio entre os Ministros militares oriundos da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, nessa ordem, quando dentre esses tiver de ser escolhido o Vice Presidente. Questão 10 - (Banca Bruno Oliveira ) São atribuições do Presidente do Superior Tribunal Militar de acordo com o Regimento Interno, EXCETO: a) Aplicar penas disciplinares, reconsiderá-las, relevá-las ou revê-las, na forma da lei. b) Convocar Oficiais-Generais das Forças Armadas e Magistrados, na forma prevista na Lei da Organização Judiciária Militar.

19 c) Determinar a instauração de Sindicância e Processo Administrativo, exceto quanto a Magistrado. d) Negar seguimento a pedido ou recurso manifestamente intempestivo, incabível ou estranho à competência do Tribunal. e) Remover servidor dos Quadros Permanentes do Tribunal e das Auditorias. Gabarito Letra D Comentário: - Regimento Interno Do Superior Tribunal Militar Letra A Art. 6º São atribuições do Presidente: V - aplicar penas disciplinares, reconsiderá-las, relevá-las ou revê-las, na forma da lei. Letra B - Art. 6º São atribuições do Presidente: XII - convocar Oficiais-Generais das Forças Armadas e Magistrados, na forma prevista na Lei da Organização Judiciária Militar. Letra C - Art. 6º São atribuições do Presidente: XX - determinar a instauração de Sindicância e Processo Administrativo, exceto quanto a Magistrado. Letra D - Art. 12. São atribuições do Relator: V - negar seguimento a pedido ou recurso manifestamente intempestivo, incabível ou estranho à competência do Tribunal. Letra E - Art. 6º São atribuições do Presidente: XXXV - remover servidor dos Quadros Permanentes do Tribunal e das Auditorias. Questão 11 - (Banca Bruno Oliveira 2017) De acordo com a composição do Superior Tribunal Militar, os Ministros civis são escolhidos pelo seu Presidente dentre Brasileiros com mais de trinta anos e menos de sessenta e cinco anos.

20 Certo Errado Gabarito Errado Comentário: Regimento Interno do Superior Tribunal Militar Art. 2º 1º Os Ministros civis são escolhidos pelo Presidente da República dentre brasileiros com mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade. Questão 12 - (Banca Bruno Oliveira ) No tocante às normas de conduta ética da Justiça Militar da União, com vistas ao atendimento do princípio da moralidade da Administração Pública, analise as alternativas e assinale a alternativa que não corresponde ao que os servidores deverão observar no âmbito dos seus devidos trabalhos: a) Dignidade e decoro. b) Zelo e eficácia. c) Preservação do patrimônio. d) Preservação da honra e da tradição dos serviços públicos. e) Conduta formal. Gabarito Letra E

21 Comentário: Código de Ética - Art. 2ª A dignidade, o decoro, o zelo, a eficácia, a preservação do patrimônio, da honra e da tradição dos serviços públicos e a conduta ética devem ser observados pelos servidores da Justiça Militar da União com vistas ao atendimento do princípio da moralidade da Administração Pública. Questão 13 - (Banca Bruno Oliveira ) De acordo com as normas de condutas e ética do Superior Tribunal Militar, ao servidor fica facultado manter relações oficiais, financeiras, profissionais ou pessoais que possam prejudicar ou criar restrições à sua atuação profissional, sempre observando a melhor conduta. Certo Errado Gabarito Errado Comentário: Código de Ética - Art. 3º O servidor deve abster-se de manter relações oficiais, financeiras, profissionais ou pessoais que possam prejudicar ou criar restrições à sua atuação profissional. Questão 14 - (Banca Bruno Oliveira ) No caso de vacância do Presidente ou do Vice-Presidente, em qualquer tempo do mandato, será feita nova eleição, no prazo máximo de:

22 a) Trinta dias após a vacância, mantida a mesma representatividade, pelo tempo previsto para o mandato em curso. b) Trinta dias após a vacância, com uma nova representatividade, pelo tempo previsto para o mandato em curso. c) Quarenta e cinco dias após a vacância, mantida a mesma representatividade, pelo tempo previsto para o mandato em curso. d) Quarenta e cinco dias após a vacância, com uma nova representatividade, pelo tempo previsto para o mandato em curso. e) Trinta e cinco dias após a vacância, mantida a mesma representatividade, pelo tempo previsto para o mandato em curso. Gabarito Letra A Comentário: Regimento Interno Do Superior Tribunal Militar - Art. 5º 4º Ocorrida a vacância do Presidente ou do Vice-Presidente, em qualquer tempo do mandato, será feita nova eleição, no prazo máximo de trinta dias após a vacância, mantida a mesma representatividade, pelo tempo previsto para o mandato em curso. Questão 15 - (Banca Bruno Oliveira ) É responsável pela fiscalização e orientação judiciário-administrativa: a) Conselho Especial de Justiça. b) Conselho Permanente. c) Juiz-Auditor d) Auditoria de Correição. e) Do revisor.

23 Gabarito Letra D Comentário: Lei 8.457/ Art. 13. A Auditoria de Correição, órgão de fiscalização e orientação judiciário-administrativa, compõe-se de Juiz-Auditor Corregedor, um Diretor de Secretaria e auxiliares constantes de quadro previsto em lei. Questão 16 - (Banca Bruno Oliveira ) Ainda que contrária à pessoa interessada ou à Administração Pública, de acordo com o as normas e conduta ética, o servidor não pode omitir ou falsear a verdade, sendo condenável a prática habitual da opressão, da mentira e do erro. Certo Errado Gabarito Certo Comentário: Código de Ética do STM - Art. 5º O servidor não pode omitir ou falsear a verdade, ainda que contrária à pessoa interessada ou à Administração Pública, sendo condenável a prática habitual da opressão, da mentira e do erro.

24 Questão 17 - (Banca Bruno Oliveira ) Julgue as conjecturas abaixo e assinale a alternativa correta quanto ao quórum do Tribunal necessário para os julgamentos de: -Processar e julgar originariamente a representação para decretação de indignidade de oficial ou sua incompatibilidade para com o oficialato. -Processar e julgar originariamente a representação formulada pelo Ministério Público Militar, Conselho de Justiça, Juiz-Auditor e advogado, no interesse da Justiça Militar. -Julgar os feitos originários dos Conselhos de Justificação. -Deliberar, para efeito de aposentadoria, sobre processo de verificação de invalidez de magistrado. -Remover Juiz-Auditor e Juiz-Auditor Substituto, a pedido ou por motivo de interesse público. a) Três quintos dos membros do Tribunal. b) Dois quintos dos membros do Tribunal. c) Dois terços dos membros do Tribunal. d) Um sexto dos membros do Tribunal. e) Um terço dos membros do Tribunal. Gabarito Letra C Comentário: Lei 8.457/92 - Art. 6 Compete ao Superior Tribunal Militar: 3 É de dois terços dos membros do Tribunal o quórum para julgamento das hipóteses previstas nos incisos I, alíneas h e i; inciso II, alínea f; e incisos XVIII e XXIV, parte final, deste artigo.

25 I - processar e julgar originariamente: h) a representação para decretação de indignidade de oficial ou sua incompatibilidade para com o oficialato; i) a representação formulada pelo Ministério Público Militar, Conselho de Justiça, Juiz- Auditor e advogado, no interesse da Justiça Militar; II - julgar: f) os feitos originários dos Conselhos de Justificação; XVIII deliberar, para efeito de aposentadoria, sobre processo de verificação de invalidez de magistrado; XXIV remover Juiz-Auditor e Juiz-Auditor Substituto, a pedido ou por motivo de interesse público. Questão 18 - (Banca Bruno Oliveira ) As comissões colaboram no desempenho dos encargos do Tribunal. O Superior Tribunal Militar conta apenas com as comissões temporárias que são criadas, quando necessário, pelo Presidente do Tribunal, ouvido o Plenário, e se extinguem tão logo alcançado o fim a que se destinem. Certo Errado Gabarito Errado Comentário: Regimento Interno Do Superior Tribunal Militar- Art. 3º 2º O Plenário contará com a colaboração de comissões permanentes e temporárias. Questão 19 - (Banca Bruno Oliveira ) Sobre as disposições contidas no Regimento Interno do Superior Tribunal Militar referentes à Presidência, julgue as alternativas e assinale a CORRETA.

26 a) O Presidente do tribunal é escolhido pelo Plenário entre os seus Membros, observado o critério de rodízio apenas dos Ministros militares provenientes da Marinha, do Exército, da Aeronáutica. b) O Presidente do tribunal é escolhido pelo Plenário entre os seus Membros, observado o critério de rodízio dos Ministros militares oriundos da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e os Ministros civis, nesta ordem. c) O Presidente do tribunal é escolhido pelo Plenário entre os seus Membros, observado o critério de rodízio apenas dos Ministros militares oriundos da Marinha, e Aeronáutica nesta ordem. d) O Presidente do tribunal é escolhido pelo Plenário entre os seus Membros, observado o critério de rodízio apenas dos Ministros militares oriundos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica nesta ordem. e) O Presidente do tribunal é escolhido pelo Plenário entre os seus Membros, observado o critério de rodízio dos Ministros militares oriundos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica e os Ministros civis nesta ordem. Gabarito Letra B Comentário: Lei 8457/92 - Art. 5 A eleição do Presidente e Vice- Presidente do Tribunal obedecerá ao disposto em seu regimento interno. Regimento Interno Do Superior Tribunal Militar - Art. 5º O Presidente, escolhido pelo Plenário entre os seus Membros, observado o critério de rodízio entre os Ministros militares oriundos da Marinha, do Exército, da Aeronáutica e os Ministros civis, nessa ordem. Questão 20 - (Banca Bruno Oliveira ) É de competência do presidente do Tribunal conceder licença, férias e outros afastamentos de membros do plenário, ao

27 Juiz-Auditor Corregedor, aos Juízes-Auditores, Juízes Auditores Substitutos e servidores que forem imediatamente vinculados ao mesmo. Certo Errado Gabarito Errado Comentário: Regimento Interno Do Superior Tribunal Militar - Art. 4º Compete ao Plenário: XVI - conceder licença, férias e outros afastamentos a seus membros, ao Juiz-Auditor Corregedor, aos Juízes-Auditores, Juízes Auditores Substitutos e servidores que lhe forem imediatamente vinculados. Art. 6º São atribuições do Presidente: IX - conceder licença e férias aos servidores que lhe são diretamente subordinados. 4. Gabarito Questão 01 B Questão 11 Errado Questão 02 D Questão 12 E Questão 03 C Questão 13 Errado Questão 04 E Questão 14 A Questão 05 A Questão 15 D Questão 06 D Questão 16 Certo Questão 07 B Questão 17 E Questão 08 C Questão 18 Errado Questão 09 Certo Questão 19 B Questão 10 D Questão 20 Errado

28 5. Finalização da Aula Finalizamos a nossa primeira aula de questões do Curso de Legislação que regula a Organização da Justiça Militar da União, Código de Ética da JMU e Regimento Interno do STM e, conforme podem observar, foram 20 questões. Isso mesmo! Dessa feita, nosso curso será bem detalhado, para que você não caia em nenhum peguinha das Bancas. Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio, é só manter contato através dos dados abaixo: Bons estudos e, qualquer dúvida: Prof. Bruno Oliveira WhatsApp: (34) contato@eleitoralcombruno.com.br Página:

Acre Previsão por Coeficiente no Estado

Acre Previsão por Coeficiente no Estado Acre 0,6 121.073,55 262.729,59 0,8 161.431,39 350.306,12 1,0 201.789,24 437.882,66 1,2 242.147,09 525.459,19 1,4 - - 1,6 322.862,79 700.612,25 1,8 363.220,64 788.188,78 2,0 - - 2,2 - - 2,4 - - 2,6 524.652,03

Leia mais

Direito Processual Civil Recursos

Direito Processual Civil Recursos ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS TRIBUNAIS ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS TRIBUNAIS Jurisdição quanto ao grau hierárquico dos seus órgãos é: 1) inferior; 2) superior. Essas espécies de jurisdições pressupõe

Leia mais

Tribunais Regionais Federais e. Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais

Tribunais Regionais Federais e. Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais S Art. 106. São órgãos da Justiça Federal: I - os Tribunais Regionais Federais; II - os. 1 2 Art. 107. Os Tribunais Regionais Federais compõemse de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível,

Leia mais

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007

Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 Quantidade de Acessos / Plano de Serviço / Unidade da Federação - Novembro/2007 REGIÃO NORTE 5.951.408 87,35 861.892 12,65 6.813.300 RONDÔNIA 760.521 88,11 102.631 11,89 863.152 ACRE 298.081 85,86 49.094

Leia mais

9, R$ , , R$ ,

9, R$ , , R$ , Rondônia 2005 R$ 601.575,17 2005 10.154 2004 1.027.983 2004 108.139 2004 10,52 2006 R$ 609.834,21 2006 10.757 2005 1.025.249 2005 101.539 2005 9,90 2007 R$ 1.229.490,00 2007 9.100 2006 1.047.004 2006 111.068

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 01. Dentre os aspectos peculiares aos órgãos jurisdicionais trabalhistas no Brasil, não se encontra: I - Não existem Varas do Trabalho especializadas em determinadas matérias,

Leia mais

AULA 01. Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. AULA 01 art. 1º ao art.

AULA 01. Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. AULA 01 art. 1º ao art. AULA 01 Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. AULA 01 art. 1º ao art. 19 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 3 3. QUESTÕES

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Tribunais Regionais Federais e dos Juízes Federais (Art. 106 a 110) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção IV DOS TRIBUNAIS REGIONAIS

Leia mais

Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. AULA 01 art. 1º ao art. 22

Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. AULA 01 art. 1º ao art. 22 Nome do Aluno: CPF: Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. AULA 01 art. 1º ao art. 22 1. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 3 2. QUESTÕES COM COMENTÁRIOS...15

Leia mais

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ

20/11/2014. Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ Direito Constitucional Professor Rodrigo Menezes AULÃO DA PREMONIÇÃO TJ-RJ 1 01. A Constituição Federal de 1988 consagra diversos princípios, os quais exercem papel extremamente importante no ordenamento

Leia mais

PORTARIA N o DE 19 DE JULHO DE 2011.

PORTARIA N o DE 19 DE JULHO DE 2011. PORTARIA N o 1.457 DE 19 DE JULHO DE 2011. O MINISTRO DO TRABALHO E EMPREGO, no uso das suas atribuições legais e tendo em vista o disposto no art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição, e no

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça Anexo I SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL, CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA E SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA TABELA PADRONIZADA DO NÚMERO DOS PROCESSOS NOS ÓRGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO 1 SUPREMO

Leia mais

Supremo Tribunal Federal STF Artigo 101

Supremo Tribunal Federal STF Artigo 101 Supremo Tribunal Federal STF Artigo 101 Composto por 11 Ministros de Justiça vitalícios - Taxativamente 11 - Exclusivamente natos - Cidadãos - Mais de 35 e menos de 65 anos de idade - Notável saber jurídico

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 434, DE (Do Sr. Vieira da Cunha e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 434, DE (Do Sr. Vieira da Cunha e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 434, DE 2009. (Do Sr. Vieira da Cunha e outros) Dá nova redação ao art. 101, da Constituição Federal, para alterar a forma e requisitos pessoais de investidura no

Leia mais

Curso Resultado. Ministério Público Militar. 1

Curso Resultado. Ministério Público Militar.  1 Ministério Público Militar Compete ao Ministério Público Militar o exercício das seguintes atribuições junto aos órgãos da Justiça Militar: promover, privativamente, a ação penal pública promover a declaração

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02 7 _ PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02 QUESTÃO 21 Tendo em vista a competência dos órgãos da Justiça Eleitoral, correlacione as colunas e assinale a seqüência CORRETA. Órgãos 1. Tribunal Superior Eleitoral.

Leia mais

Temas Controversos de Processo do Trabalho

Temas Controversos de Processo do Trabalho Coordenação Eduardo Fontes Temas Controversos de Processo do Trabalho Guilherme de Luca Rogério Renzetti Recife PE 2017 TC processo do trab.indd 5 09/11/2016 11:12:54 Da organização da Justiça do Trabalho

Leia mais

ENCARGOS SOCIAIS SOBRE A MÃO DE OBRA HORISTA % GRUPO A

ENCARGOS SOCIAIS SOBRE A MÃO DE OBRA HORISTA % GRUPO A ACRE B1 Repouso Semanal Remunerado 18,06 0,00 18,06 0,00 B2 Feriados 4,77 0,00 4,77 0,00 B3 Auxílio - Enfermidade 0,91 0,69 0,91 0,69 B4 13º Salário 10,97 8,33 10,97 8,33 B7 Dias de Chuvas 1,68 0,00 1,68

Leia mais

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas

Contabilizando para o Cidadão Entendendo as Finanças Públicas - ano 2015 Pernambuco 5,20% Ceará 5,44% Maranhão 5,14% Pará 4,89% Paraná 4,43% Rio Grande do Sul 4,37% Santa Catarina 2,54% Rio Grande do Norte 2,48% Espírito Santo 2,14% Amazonas 2,06% Sergipe 1,87% Alagoas

Leia mais

Organograma do exercício da Jurisdição no ordenamento pátrio segundo os parâmetros vigentes na Constituição Federal

Organograma do exercício da Jurisdição no ordenamento pátrio segundo os parâmetros vigentes na Constituição Federal BuscaLegis.ccj.ufsc.br Organograma do exercício da Jurisdição no ordenamento pátrio segundo os parâmetros vigentes na Constituição Federal João Fernando Vieira da Silva salermolima@hotmail.com O exercício

Leia mais

TÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO

TÍTULO I DA CONSTITUIÇÃO Estatuto DO ESTATUTO O Estatuto vigente do Fórum de Assessorias das Universidades Brasileiras para Assuntos Internacionais FAUBAI foi descrito e aprovado por ocasião da V Reunião Anual, ocorrida no Auditório

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL

A ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL Inicialmente quero parabenizar a todos os concurseiros, em especial aqueles que buscam uma vaga nos Tribunais Eleitorais, pela dedicação aos estudos, persistam, pois essa caminhada, embora árdua, é bastante

Leia mais

Produção Brasileira de Melão por Estado 2007 Estados Área (ha) Volume (Ton) Valor (Mil R$) Rio Grande do Norte Ceará 6.

Produção Brasileira de Melão por Estado 2007 Estados Área (ha) Volume (Ton) Valor (Mil R$) Rio Grande do Norte Ceará 6. Produção Brasileira de Abacaxi por Estado 2007 Pará 15.462 701.948 125.596 Paraíba 11.600 625.527 150.054 Minas Gerais 7.593 596.668 127.597 Bahia 6.430 282.634 63.185 São Paulo 3.620 271.380 76.161 Rio

Leia mais

ERRATA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS

ERRATA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS CÓDIGO DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA DO ESTADO DE ALAGOAS ERRATA TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE ALAGOAS Técnico Judiciário Área Administra va Conhecimentos Gerais e Específicos Nível Médio Na p. 3, onde

Leia mais

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ESTADO Conjunto de regras, pessoas e organizações que se separam da sociedade para organizá-la. - Só passa a existir quando o comando da comunidade

Leia mais

START TRIBUNAIS Direito Constitucional - Aula 01 Rodrigo Menezes PODER JUDICIÁRIO Arts. 92 a 126, CF/88

START TRIBUNAIS Direito Constitucional - Aula 01 Rodrigo Menezes PODER JUDICIÁRIO Arts. 92 a 126, CF/88 PODER JUDICIÁRIO Arts. 92 a 126, CF/88 É o conjunto dos órgãos públicos aos quais a CF atribui a função típica jurisdicional JURISDIÇÃO = juris (Direito) + dictionis (ação de dizer) = DIZER O DIREITO.

Leia mais

Legislação Aplicada. Lei complementar nº /11/2007. Professor Giuliano Tamagno.

Legislação Aplicada. Lei complementar nº /11/2007. Professor Giuliano Tamagno. Legislação Aplicada Lei complementar nº 100 21/11/2007 Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Aplicada LEI COMPLEMENTAR Nº 100, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2007. Dispõe sobre o Código

Leia mais

11/04/2017 ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO DO TST

11/04/2017 ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO DO TST ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO DO TST 1. (TST/2012) Em razão da aposentadoria de três Ministros, houve a necessidade do preenchimento dessas vagas, destinadas aos Juízes de carreira da Magistratura do

Leia mais

PARECER Nº, DE Relator: Senador ANTONIO ANASTASIA

PARECER Nº, DE Relator: Senador ANTONIO ANASTASIA PARECER Nº, DE 2017 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre o Projeto de Lei do Senado nº 315, de 2016 Complementar, do Senador Flexa Ribeiro, que dispõe sobre o número total de Deputados

Leia mais

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 2

CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 2 CONTABILIDADE TRIBUTÁRIA MÓDULO 2 Índice 1. Impostos incidentes sobre o valor agregado...3 1.1 Fato gerador... 3 1.2 Contribuintes... 4 1.3 Competência... 4 1.4 Princípios constitucionais... 4 1.5 Base

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº ANTAQ, DE 21 DE JANEIRO DE (Alterada pela Resolução 3371-ANTAQ, de 29 de abril de 2014)

RESOLUÇÃO Nº ANTAQ, DE 21 DE JANEIRO DE (Alterada pela Resolução 3371-ANTAQ, de 29 de abril de 2014) RESOLUÇÃO Nº 3246- ANTAQ, DE 21 DE JANEIRO DE 2014. (Alterada pela Resolução 3371-ANTAQ, de 29 de abril de 2014) ALTERA O REGULAMENTO DAS UNIDADES ADMINISTRATIVAS REGIONAIS DA AGÊNCIA NACIONAL DE TRANSPORTES

Leia mais

ÓRGÃOS JUDICIÁRIOS DE SEGUNDA INSTÂNCIA

ÓRGÃOS JUDICIÁRIOS DE SEGUNDA INSTÂNCIA ÓRGÃOS JUDICIÁRIOS DE SEGUNDA INSTÂNCIA TRIBUNAL DE JUSTIÇA (TRIBUNAL PLENO) Competência: LOJDFT, 8º Sede instalada na Capital Federal e jurisdição no Distrito Federal e nos Territórios Federais. Composição:

Leia mais

Regimento Interno Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo

Regimento Interno Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo Nome do Aluno: CPF: AULA TRE-São 01 Paulo Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Regimento Interno Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo

Leia mais

Teto Salarial do Poder Judiciário CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA

Teto Salarial do Poder Judiciário CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA Teto Salarial do Poder Judiciário CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA Antecedentes A Resolução nº 13, de 21 de Março de 2006, que dispõe sobre a aplicação do teto remuneratório constitucional e do subsídio mensal

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA TJPE Prof. Jean Pitter BANCA: IBFC INFORMAÇÕES GERAIS DO CONCURSO CARGOS: Técnico (60 vagas) e Analista (49 vagas) INSCRIÇÕES: 24 de julho a 24 de agosto. Valores:

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 891/ CONFERE

RESOLUÇÃO Nº 891/ CONFERE RESOLUÇÃO Nº 891/2013 - CONFERE Corrige os valores máximos autorizados pela Lei nº 4.886, de 09.12.1965, com a alteração da Lei nº 12.246, de 27.05.2010, e fixa as anuidades para o exercício de 2014 que

Leia mais

Incompatibilidades. Prof. Savio Chalita

Incompatibilidades. Prof. Savio Chalita Incompatibilidades Prof. Savio Chalita 1. Introdução: São restrições ao exercício da Advocacia e deverão SEMPRE obedecer a uma prévia disposição legal, em respeito ao livre exercício profissional (art.

Leia mais

Rodada #1 Regimento Interno do TRE/BA

Rodada #1 Regimento Interno do TRE/BA Rodada #1 Regimento Interno do TRE/BA Professor Ricardo Gomes Assuntos da Rodada REGIMENTO INTERNO DO TRE/BA (Resolução Administrativa nº 1/2017) a. Teoria em Tópicos Membros do TRE/BA. 1. O Tribunal Regional

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO 1.VARAs DO TRABALHO ÓRGÃO DE 1ª INSTÂNCIA. A Vara do Trabalho é a primeira instância das ações de competência da Justiça do Trabalho, sendo competente para julgar conflitos

Leia mais

RATEIO DE MATERIAIS PARA CONCURSOS

RATEIO DE MATERIAIS PARA CONCURSOS LEGISLAÇÕES ESTADUAIS DO PARANÁ Concurso Polícia Científica do Paraná Aula 01 Prof. Tiago Zanolla Aula 01 LEI 6.174/1970 PARTE I Sumário Sumário... 1 1 Considerações Iniciais... 2 2 - Lei n.º 6.174/1970...

Leia mais

PEC amplia composição e reduz atribuições do Supremo Tribunal Federal

PEC amplia composição e reduz atribuições do Supremo Tribunal Federal ASSESSORIA PARLAMENTAR INFORMATIVO 08 a 10 de JANEIRO de 2014 CÂMARA DOS DEPUTADOS PEC amplia composição e reduz atribuições do Supremo Tribunal Federal Pela proposta, a indicação dos ministros da Corte

Leia mais

Direito Eleitoral e Regimento Interno TER-SP. Weslei Machado

Direito Eleitoral e Regimento Interno TER-SP. Weslei Machado Direito Eleitoral e Regimento Interno TER-SP Weslei Machado (FCC/TRE-AM/Analista Judiciário/2010) Compete aos TREs processar e julgar originariamente a) os crimes eleitorais cometidos pelos seus próprios

Leia mais

O PAPEL DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, SUA COMPETENCIA, ATRIBUIÇÕES, IMPORTÂNCIA E FINALIDADE

O PAPEL DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, SUA COMPETENCIA, ATRIBUIÇÕES, IMPORTÂNCIA E FINALIDADE O PAPEL DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, SUA COMPETENCIA, ATRIBUIÇÕES, IMPORTÂNCIA E FINALIDADE Felipe Boni de Castro 1 I Introdução: O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi criado e instituído pela Emenda

Leia mais

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU. Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU. Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL Constituição Federal Poder Executivo Poder Legislativo Poder Judiciário Funções

Leia mais

SENADO FEDERAL PARECER N 670, DE 2015

SENADO FEDERAL PARECER N 670, DE 2015 SENADO FEDERAL PARECER N 670, DE 2015 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Mensagem nº 61, de 2015 (nº 312/2015, na origem), que submete à consideração do Senado Federal o nome do

Leia mais

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?...

1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS. Art. 2º da Lei Conceito de agente público: Juiz e promotor são agentes políticos?... 1 DIREITO ADMINISTRATIVO PONTO 1: Servidores Públicos Estatutários Federais 1. SERVIDORES PÚBLICOS ESTATURÁRIOS FEDERAIS Art. 2º da Lei 8.429 Conceito de agente público: Art. 2 Reputa-se agente público,

Leia mais

Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos

Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos Piores trechos por Unidade Federativa por número de mortos - 2016 Data: 24/05/2017 FILTROS: Veículos: Todos Valores: Absolutos Estado: Todos BR: Todas Piores trechos por Estado número de mortos 2016 Estado

Leia mais

MEDIDA PROVISÓRIA Nº XXX, de XX de Agosto de 2015

MEDIDA PROVISÓRIA Nº XXX, de XX de Agosto de 2015 MEDIDA PROVISÓRIA Nº XXX, de XX de Agosto de 2015 Altera a Lei nº 10.593, de 06 de dezembro de 2002, que dispõe sobre a reestruturação da Carreira Auditoria do Tesouro Nacional, dispõe sobre o exercício

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRF da 2ª Região/Técnico Judiciário/2007) Mirian exerce o cargo efetivo de professora de ensino médio da rede pública estadual de ensino, atividade esta que sempre desempenhou

Leia mais

Professora Susanna Schwantes

Professora Susanna Schwantes 1) São Órgãos do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul: (a) Tribunal de Alçada e Tribunal de Justiça. (b) Pretores e Conselho da Magistratura. (c) Tribunal do Júri e Juizes de Paz. (d) Juizes de Direito

Leia mais

CONSELHO NACIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA Serviço Público Federal

CONSELHO NACIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA Serviço Público Federal RESOLUÇÃO CONTER N.º 4, DE 13 DE JUNHO DE 2007. EMENTA: Reformula e dá nova redação a Resolução CONTER N.º 04, de 27 de setembro de 1996 e dá outras providências. O CONSELHO NACIONAL DE TÉCNICOS EM RADIOLOGIA,

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 46. Considere as seguintes assertivas a respeito dos direitos e garantias fundamentais: I. Ninguém será preso senão em flagrante delito ou por ordem escrita e fundamentada de autoridade

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

AUTOPEÇAS ALÍQ ICMS INTERNA

AUTOPEÇAS ALÍQ ICMS INTERNA AUTOPEÇAS ESTADO SIGNATÁRIA PROT- ICMS 41/2008 SIGNATÁRIA PROT- ICMS 97/2010 ALÍQ ICMS INTERNA MVA INTERNA Orientação Acre SIM SIM 17% 71,78% do Decreto n 648/2015, com efeitos a partir de 01.02.2015.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI COMPLEMENTAR Nº 41, DE 22 DE DEZEMBRO DE 1981 Cria o Estado de Rondônia, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço

Leia mais

RESOLUÇÃO N. 03/2016. O CONSELHO SECCIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições legais,

RESOLUÇÃO N. 03/2016. O CONSELHO SECCIONAL DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições legais, RESOLUÇÃO N. 03/2016 Revoga o inciso XLI do Art. 38 e altera os Artigos 121 a 123 do Regimento Interno da OAB/RN, aprovado pela Resolução OAB/CS/RN nº 05/07, de 13 de setembro de 2008. O CONSELHO SECCIONAL

Leia mais

ção: Motivaçõ ções e Metas

ção: Motivaçõ ções e Metas Equidade e Eficiência Educaçã ção: Motivaçõ ções e Metas RANKINGS REGIONAIS MOTIVOS DE EVASÃO Ranking Motivo de Evasão: TRABALHO (Demanda1) TOTAL BRASIL 1,43 0 a 17 anos 1 Minas Gerais 2,27 2 Pernambuco

Leia mais

Edital de Convocação para Eleição para formação dos Conselhos de Usuários Grupo TIM no Brasil

Edital de Convocação para Eleição para formação dos Conselhos de Usuários Grupo TIM no Brasil Edital de Convocação para Eleição para formação dos Conselhos de Usuários Grupo TIM no Brasil Em atendimento ao disposto no Art. 7, da Resolução n 623 - Anatel, de 18/10/13, que aprova o Regulamento de

Leia mais

FNPETI FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014

FNPETI FÓRUM NACIONAL DE PREVENÇÃO E ERRADICAÇÃO DO TRABALHO INFANTIL. Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014 Cenário do Trabalho Infantil Dados PNAD 2014 Fonte: IBGE/Pnad. Elaboração própria. Nota: a PNAD até o ano de 2003 não abrangia a área rural da região Norte (exceto o Tocantins). Nos anos de 1994, 2000

Leia mais

DECRETO DE 21 DE JULHO DE 2008 (DOU 22/07/2008)

DECRETO DE 21 DE JULHO DE 2008 (DOU 22/07/2008) 1 DECRETO DE 21 DE JULHO DE 2008 (DOU 22/07/2008) Cria a Comissão Nacional de Combate à Desertificação - CNCD e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o

Leia mais

Professora Susanna Scwantess

Professora Susanna Scwantess 1) São Órgãos do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul: (a) Tribunal de Alçada e Tribunal de Justiça. (b) Pretores e Conselho da Magistratura. (c) Tribunal do Júri e Juizes de Paz. (d) Juizes de Direito

Leia mais

Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade

Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade Direito Constitucional TJ/RJ Prof. Carlos Andrade 19. Segundo a Constituição Federal, os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional,

Leia mais

Prof. Cristiano Lopes

Prof. Cristiano Lopes Prof. Cristiano Lopes Poder Legislativo Federal ü No Brasil vigora o bicameralismo federativo, no âmbito federal. Ou seja, o Poder Legislativo no Brasil, em âmbito federal, é bicameral, isto é, composto

Leia mais

In:

In: Carta de Curitiba aprovada em 21-06-1986, no 1º Encontro Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça e Presidentes de Associações de Ministério Público (Curitiba, Paraná) Do Ministério Público Seção I Das

Leia mais

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE FUTEBOL CAMPEONATO BRASILEIRO DA SÉRIE D TABELA BÁSICA / EDIÇÃO 2016 PRIMEIRA FASE REF ROD DATA - DIA HORA GR JOGO ESTÁDIO CIDADE 1ª 12/06 - Dom A1 Rondônia RO x Amazonas AM A1 Acre AC x Amapá AP A2 Tocantins

Leia mais

Arts. 92 ao 126 da CF

Arts. 92 ao 126 da CF Para adquirir a apostila de 300 Questões Fundamentadas do Poder Judiciário - acesse o site: www.odiferencialconcursos.com.br ESSA APOSTILA SERÁ ATUALIZADA ATÉ A DATA DO ENVIO S U M Á R I O Apresentação......3

Leia mais

Material para PERISCOPE Composição e Competência dos Órgãos da Justiça Eleitoral

Material para PERISCOPE Composição e Competência dos Órgãos da Justiça Eleitoral Material para PERISCOPE Composição e Competência dos Órgãos da Justiça Eleitoral Questão 1 O Tribunal Regional Eleitoral de um Estado da Federação foi assim constituído: dois Desembargadores do Tribunal

Leia mais

AULA 01. AULA 01 art. 1º ao art. 43

AULA 01. AULA 01 art. 1º ao art. 43 AULA 01 Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná RESOLUÇÃO Nº 661/2013 - (com alterações da Resolução nº 705/2015) AULA 01 art. 1º ao art. 43 1.

Leia mais

eu ministro o conteúdo dos regimentos. Dito de outra forma: eu respiro regimentos legislativos diariamente!

eu ministro o conteúdo dos regimentos. Dito de outra forma: eu respiro regimentos legislativos diariamente! Simulados Inéditos de Regimento Interno da CLDF - 2017 Profs. Fabrício Rêgo e Yuri Moraes Aula 00 eu ministro o conteúdo dos regimentos. Dito de outra forma: eu respiro regimentos legislativos diariamente!

Leia mais

CÓDIGO DE ÉTICA Dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe

CÓDIGO DE ÉTICA Dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Sergipe 1 Resolução nº /2012 do Tribunal de Justiça de Sergipe, regulamenta o Estatuto do Servidores Públicos do Estado de Sergipe no que tange a conduta ética dos servidores do Judiciário Estadual. CÓDIGO DE

Leia mais

Plantão Judiciário Semanal

Plantão Judiciário Semanal Plantão Judiciário Semanal O plantão judiciário semanal corresponde a feriados, fins de semana e dias úteis fora do horário ordinário do expediente forense, excetuado o período de 20 de dezembro a 6 de

Leia mais

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES

ARGUMENTO º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES ARGUMENTO 2017 1º ANO E.M. A B C D E ATUALIDADES República Federativa do Brasil ASPECTOS DA ESTRUTURA POLÍTICO- CONSTITUCIONAL DO ESTADO BRASILEIRO. REPÚBLICA - forma de governo em que o Chefe de Estado

Leia mais

SONDAGEM SOBRE HÁBITOS DE LEITURA E DE PESQUISA JURÍDICA ASSOCIADOS AASP. Q1 Sexo. Respondidas: Ignoradas: 36

SONDAGEM SOBRE HÁBITOS DE LEITURA E DE PESQUISA JURÍDICA ASSOCIADOS AASP. Q1 Sexo. Respondidas: Ignoradas: 36 Q1 Sexo Respondidas: 5.469 Ignoradas: 36 Feminino Masculino Feminino Masculino 36,83% 2.014 63,17% 3.455 Total 5.469 1 / 14 Q2 Faixa etária Respondidas: 5.485 Ignoradas: 20 Até 25 anos 26 a 35 anos 36

Leia mais

(Técnico Judiciário/Área administrativa e segurança e transporte/ TRF/5ª Região/2012)

(Técnico Judiciário/Área administrativa e segurança e transporte/ TRF/5ª Região/2012) Olá amigo(a), tudo bem? Irei começar nossa comunicação pelo site da Editora Ferreira com um importante toque para testar seus conhecimentos de Direito Constitucional nesta provinha para Técnico Judiciário

Leia mais

Convenção Americana sobre Direitos Humanos. GRUPO II Direito Penal Militar TEMA:

Convenção Americana sobre Direitos Humanos. GRUPO II Direito Penal Militar TEMA: PODER JUDICIÁRIO SUPERIOR TRIBUNAL MILITAR CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA NO CARGO DE JUIZ-AUDITOR SUBSTITUTO DA JUSTIÇA MILITAR DA UNIÃO EDITAL Nº 42 STM,

Leia mais

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988

SUMÁRIO. CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 SUMÁRIO CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL Publicado no Diário Oficial da União nº 191-A de 5 de outubro de 1988 Preâmbulo...1 TÍTULO I DOS PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS (Arts. 1º a 4º)...3 TÍTULO

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Poder Legislativo: Funções Típicas e Atípicas / Congresso Nacional Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PODER LEGISLATIVO: FUNÇÕES TÍPICAS

Leia mais

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins aprovou e eu, seu Presidente, promulgo a seguinte Resolução:

A Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins aprovou e eu, seu Presidente, promulgo a seguinte Resolução: RESOLUÇÃO Nº 312, DE 1º DE ABRIL DE 2014. Publicada no Diário da Assembleia nº 2.095 Dispõe sobre a organização da Diretoria da Polícia Legislativa da Assembleia Legislativa do Tocantins e dá outras providências.

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO ELEITORAL

NOÇÕES DE DIREITO ELEITORAL NOÇÕES DE DIREITO ELEITORAL Concursos TSE e TRE-Paraná Professor: Rafael Altoé Referência: 21/11/2011 Questões resolvidas e comentadas Tendo em vista a publicação dos concursos dos tribunais eleitorais,

Leia mais

RELATÓRIO GERAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Relatório. Analítico

RELATÓRIO GERAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO. Relatório. Analítico RELATÓRIO GERAL DA JUSTIÇA DO TRABALHO Relatório Analítico 2015 Coordenadoria de Estatística e Pesquisa do TST Relatório Geral da Justiça do Trabalho 9 1 ESTRUTURA ORGANIZACIONAL 13 1.1. ÓRGÃOS JUDICIÁRIOS

Leia mais

Edital 1/2017 Comissão Eleitoral Nacional

Edital 1/2017 Comissão Eleitoral Nacional Edital 1/2017 Comissão Eleitoral Nacional 3 de Fevereiro de 2017 A Comissão Eleitoral Nacional da Associação Brasileira de Ciência Política torna público o edital das eleições para as Diretorias Regionais

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Organização dos Poderes CESGRANRIO

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Organização dos Poderes CESGRANRIO CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Organização dos Poderes CESGRANRIO 1) CESGRANRIO PETROBRAS Advogado Júnior - 2015 Sr. X é Deputado Federal e, como uma das primeiras informações que recebe do Congresso,

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 77, DE 2014 Suprime o 5º do art. 14 e dá nova redação ao 1º do

Leia mais

ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRÁTICA TRABALHISTA ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRÁTICA TRABALHISTA ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO ESTÁGIO SUPERVISIONADO PRÁTICA TRABALHISTA ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO 1. Surgimento da Justiça do Trabalho origens históricas - Surge em face do Direito do Trabalho e dos conflitos trabalhistas

Leia mais

b) A garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais.

b) A garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais. Os candidatos que já anteciparam a preparação para o concurso da Polícia Civil de Minas (PC-MG) contam com um teste de Direito Constitucional. As questões foram elaboradas, pelo professor Saulo Viana que

Leia mais

Caracterização dos Recursos Físicos e Humanos dos Órgãos Estaduais de Segurança Pública. Efetivo Armas Letais Viaturas Coletes a Prova de Balas

Caracterização dos Recursos Físicos e Humanos dos Órgãos Estaduais de Segurança Pública. Efetivo Armas Letais Viaturas Coletes a Prova de Balas Ministério da Justiça Caracterização dos Recursos Físicos e Humanos dos Órgãos Estaduais de Segurança Pública Efetivo Armas Letais Viaturas Coletes a Prova de Balas Uma Perspectiva Democrática e Contemporânea

Leia mais

Capacitação de profissionais da odontologia brasileira vinculados ao SUS para a atenção e cuidado da pessoa com deficiência

Capacitação de profissionais da odontologia brasileira vinculados ao SUS para a atenção e cuidado da pessoa com deficiência Capacitação de profissionais da odontologia brasileira vinculados ao SUS para a atenção e cuidado da pessoa com deficiência Público-alvo: Cirurgiões-dentistas (CDs) e Auxiliares de Saúde Bucal (ASBs) vinculados

Leia mais

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA

SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA SENADO FEDERAL COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA PARECER Nº, DE 2003 Redação, para o segundo turno, da Proposta de Emenda à Constituição nº 67, de 2003 (nº 40, de 2003, na Câmara dos Deputados).

Leia mais

O DESEMBARGADOR CORREGEDOR DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

O DESEMBARGADOR CORREGEDOR DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, PROVIMENTO TRT SCR Nº 001/2017 O DESEMBARGADOR CORREGEDOR DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, Considerando que é da competência da Corregedoria

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS

CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS CONSTITUIÇÃO DO ESTADO DE MINAS GERAIS Art. 52 O Poder Legislativo é exercido pela Assembleia Legislativa, que se compõe de representantes do povo mineiro, eleitos na forma da lei. 1º O número de Deputados

Leia mais

TJ-PE CORREÇÃO SIMULADO PROF. TIAGO ZANOLLA. Normas Aplicáveis aos Servidores (Lei n.º 6.123/68) facebook.com/proftiagozanolla/

TJ-PE CORREÇÃO SIMULADO PROF. TIAGO ZANOLLA. Normas Aplicáveis aos Servidores (Lei n.º 6.123/68) facebook.com/proftiagozanolla/ TJ-PE CORREÇÃO SIMULADO Normas Aplicáveis aos Servidores (Lei n.º 6.123/68) facebook.com/proftiagozanolla/ zanolla.estrategia@gmail.com QUESTÃO 18 (INÉDITA Tiago Zanolla) Posse é o ato expresso de aceitação

Leia mais

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA Professor Alessandro Dantas Coutinho CONTROLE DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA CONTROLE REALIZADO PELO PODER LEGISLATIVO Legislativo! Representa a vontade da coletividade. Em âmbito Federal é composto pelo Senado

Leia mais

DOCUMENTO PROVISÓRIO. Conselho Nacional de Justiça Anteprojeto de Emenda de Constitucional

DOCUMENTO PROVISÓRIO. Conselho Nacional de Justiça Anteprojeto de Emenda de Constitucional ANEXO II* DOCUMENTO PROVISÓRIO Conselho Nacional de Justiça Anteprojeto de Emenda de Constitucional "Introduz modificações na estrutura do Poder Judiciário" As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UFT REGIMENTO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UFT REGIMENTO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS UFT REGIMENTO DO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO CONSEPE Palmas TO Junho 2004 ÍNDICE TÍTULO 1 Introdução... 03 Capítulo I Da Composição...

Leia mais

Código de Ética e Disciplina dos Auditores da Justiça Desportiva do Futebol. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA

Código de Ética e Disciplina dos Auditores da Justiça Desportiva do Futebol. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA STJD Resolução nº. 003, de 05 setembro de 2014: Institui o Código de Ética e Disciplina dos Auditores da Justiça Desportiva do Futebol. O PRESIDENTE DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA TIÇA, no uso de suas

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE (do Sr. Deputado Zé Geraldo e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE (do Sr. Deputado Zé Geraldo e outros) 1 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE 2013. (do Sr. Deputado Zé Geraldo e outros) Altera dispositivos constitucionais, instituindo mandato com duração de 10 anos, vedando a recondução para os Ministros

Leia mais

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DECRETO JUDICIÁRIO Nº /2016

TRIBUNAL DE JUSTIÇA DECRETO JUDICIÁRIO Nº /2016 DECRETO JUDICIÁRIO Nº /2016 O PRESIDENTE DO DO ESTADO DO PARANÁ e o CORREGEDOR-GERAL DA JUSTIÇA, no uso das atribuições que lhes são conferidas pelos artigos 14 e 15 da Lei nº 14.277/2003 e nos termos

Leia mais

RELATÓRIO PRELIMINAR

RELATÓRIO PRELIMINAR Autos: ACOMPANHAMENTO DE CUMPRIMENTO DE DECISÃO - 0005633-70.2010.2.00.0000 Requerente: CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - CNJ Requerido: CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA - CNJ RELATÓRIO PRELIMINAR Como Relator

Leia mais

MATERIAL SUPLEMENTAR. Tabela 1. Total de mamógrafos existentes e em uso no SUS, de acordo com tipo, em Salvador, Bahia e Brasil no ano de 2015.

MATERIAL SUPLEMENTAR. Tabela 1. Total de mamógrafos existentes e em uso no SUS, de acordo com tipo, em Salvador, Bahia e Brasil no ano de 2015. MATERIAL SUPLEMENTAR Tabela 1. Total de mamógrafos existentes e em uso no SUS, de acordo com tipo, em Salvador, Bahia e Brasil no ano de 2015. EQUIPAMENTOS DE DIAGNÓSTICO POR IMAGEM - Brasil Equipamento

Leia mais

Conselho Nacional de Justiça

Conselho Nacional de Justiça Conselho Nacional de Justiça RESOLUÇÃO Nº 13, DE 21 DE MARÇO DE 2006 Dispõe sobre a aplicação do teto remuneratório constitucional e do subsídio mensal dos membros da magistratura. O PRESIDENTE DO CONSELHO

Leia mais