Direito Eleitoral e Regimento Interno TER-SP. Weslei Machado

Save this PDF as:
 WORD  PNG  TXT  JPG

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Direito Eleitoral e Regimento Interno TER-SP. Weslei Machado"

Transcrição

1 Direito Eleitoral e Regimento Interno TER-SP Weslei Machado

2 (FCC/TRE-AM/Analista Judiciário/2010) Compete aos TREs processar e julgar originariamente a) os crimes eleitorais cometidos pelos seus próprios juízes. b) o registro e a cassação de registro de candidatos à presidência e vice-presidência da República. c) a suspeição ou impedimento ao procurador-geral eleitoral. d) o registro e o cancelamento de registro dos diretórios estaduais e municipais de partidos políticos. e) os habeas corpus, em matéria eleitoral, relativos a atos de ministros de estado.

3 (FCC Analista Judiciário. TRE/PB) O Tribunal Regional Eleitoral de um Estado da Federação foi assim constituído: dois Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado e dois Juízes de Direito escolhidos pelo Tribunal de Justiça, mediante eleição e pelo voto secreto; um Juiz do Tribunal Regional Federal com sede na Capital do Estado; e três advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral. A composição desse tribunal está em desacordo com as normas legais pertinentes porque: a) do referido Tribunal não faz parte nenhum Juiz Federal. b) os Desembargadores do Tribunal de Justiça são em número de três. c) apenas um Juiz de Direito pode ter assento no referido Tribunal. d) são apenas dois os advogados que integram a Corte. e) faz parte obrigatória da composição do Tribunal um membro do Ministério Público Eleitoral.

4 (FCC/TRE-AM/Analista Judiciário/2010) Compete aos TREs processar e julgar originariamente a) os crimes eleitorais cometidos pelos seus próprios juízes. b) o registro e a cassação de registro de candidatos à presidência e vice-presidência da República. c) a suspeição ou impedimento ao procurador-geral eleitoral. d) o registro e o cancelamento de registro dos diretórios estaduais e municipais de partidos políticos. e) os habeas corpus, em matéria eleitoral, relativos a atos de ministros de estado.

5 (FCC Analista Judiciário. Área Judiciária. TRE/RS) O juiz oriundo da classe dos advogados com notável saber jurídico e idoneidade moral integrante de Tribunal Regional Eleitoral (A) não poderá ser eleito para os cargos de Presidente ou Vice-Presidente desse Tribunal. (B) servirá, salvo motivo justificado, no mínimo por dois anos, não podendo ser reconduzido ao cargo no biênio seguinte. (C) não poderá ser eleito para o cargo de Presidente desse Tribunal, apenas para o de Vice-Presidente. (D) não gozará, no exercício de suas funções, de plenas garantias, nem será inamovível. (E) poderá ser eleito para o cargo de Vice-Presidente desse Tribunal, mas não para o cargo de Presidente.

6 (FCC Técnico Judiciário. Área Administrativa. TRE/AM) Compete aos Tribunais Regionais Eleitorais processar e julgar originariamente (A) o registro e as cassações de registro de candidatos à Presidência e Vice-Presidência da República. (B) as impugnações à apuração do resultado geral na eleição de Presidente da República. (C) as impugnações à proclamação dos eleitos e expedição de diploma na eleição de Presidente e Vice-Presidente da República. (D) os crimes eleitorais e os comuns que lhe forem conexos cometidos pelos seus próprios juízes. (E) os crimes eleitorais cometidos pelos Juízes Eleitorais.

7 (FCC Técnico Judiciário. Área Administrativa. TRE/PI) Os juízes de Direito que integram o Tribunal Regional Eleitoral devem ser (A) indicados pelo Ministério Público Federal e nomeados pelo Presidente da República. (B) nomeados pelo Governador do respectivo Estado. (C) escolhidos por nomeação do Presidente da República. (D) escolhidos, mediante eleição e pelo voto secreto, pelo Tribunal de Justiça do respectivo Estado. (E) escolhidos pelo Congresso Nacional e nomeados pelo Presidente da República.

8 (FCC Analista Judiciário. Área Administrativa. TRE/PB) João é Juiz de Direito da Comarca da Capital do Estado de São Paulo. Paulo é Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Pedro é Desembargador do Tribunal Regional Federal com sede na Capital de São Paulo. Mário é membro do Ministério Público do Estado de São Paulo. Manoel é Ministro do Superior Tribunal de Justiça. Podem vir a integrar o Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo (A) João e Pedro. (B) Paulo e Pedro. (C) Pedro e Mário. (D) Mário e Manoel. (E) João e Manoel.

9 (FCC Analista Judiciário. Área Administrativa. TRE/AP) Das decisões dos Tribunais Regionais Eleitorais somente caberá recurso quando: (A) versarem sobre elegibilidade ou cassação de diplomas nas eleições estaduais e municipais. (B) concederem habeas-corpus, mandado de segurança, habeas-data ou mandado de injunção. (C) anularem diplomas ou decretarem a perda de mandados eletivos federais ou estaduais. (D) ocorrer divergência na interpretação de resolução entre dois ou mais tribunais, juízos eleitorais e juntas eleitorais. (E) forem proferidas contra disposição expressa de resolução ou uniformização de jurisprudência dos próprios Tribunais Regionais Eleitorais.

10 (FCC Analista Judiciário. TRE/SP) Nos termos do Regimento Interno do TRE - SP, o Tribunal elegerá para sua Presidência um dos Desembargadores do Tribunal de Justiça, a) cabendo ao juiz integrante do Tribunal Regional Federal da 3ª Região o exercício da Vice-Presidência. b) escolhido por votação pública, mediante cédula oficial que contenha o nome de dois Desembargadores. c) mediante escrutínio secreto e, havendo empate na votação, será obrigatoriamente escolhido o Desembargador mais idoso. d) que, no ato da posse, prestará compromisso solene nos termos semelhantes aos dos Membros do Tribunal. e) que exercerá, cumulativamente com a Presidência, a Corregedoria Regional Eleitoral.

11 (FCC Analista Judiciário. TRE/SP) João é Juiz do TRE-SP pertencente à classe dos magistrados e Bento é Juiz do TRE-SP pertencente à classe dos advogados. Ambos estão encerrando seus biênios e, por tal razão, deixarão os respectivos cargos no referido Tribunal. O Presidente do TRE-SP deverá comunicar aos Tribunais competentes sobre a situação de João e de Bento, para a escolha dos novos integrantes, respectivamente, até a) cinco e quarenta dias antes do término do biênio. b) dez e quarenta e cinco dias antes do término do biênio. c) dez e sessenta dias antes do término do biênio. d) vinte e trinta dias antes do término do biênio. e) vinte e noventa dias antes do término do biênio.

12 (FCC Analista Judiciário. TRE/SP) Nos termos do Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo, o Vice-Presidente do Tribunal, quando afastado de suas funções na Justiça Comum por motivo de férias, a) permanecerá obrigatoriamente no exercício de suas funções eleitorais, ainda que o período das férias não coincida com a realização e apuração de eleição. b) ficará obrigatoriamente afastado da Justiça Eleitoral pelo tempo correspondente, sem que qualquer Juiz o substitua nesse período c) poderá optar por permanecer no exercício de suas funções eleitorais, o que implicará em retribuição pecuniária. d) poderá optar por permanecer no exercício de suas funções eleitorais, não implicando, todavia, em compensação futura. e) será substituído pelo Procurador Regional Eleitoral durante o afastamento.

13 (FCC Analista Judiciário. TRE/SP) Deocleciano, Desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, fará parte da composição do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. De acordo com o Regimento do TRE-SP, o prazo para a posse, contados da publicação oficial da nomeação, será de a) trinta dias, improrrogáveis. b) trinta dias prorrogáveis excepcionalmente pelo TRE-SP por, no máximo, sessenta dias. c) quarenta e cinco dias, improrrogáveis. d) quarenta e cinco dias prorrogáveis excepcionalmente pelo TRE-SP por igual período. e) sessenta dias prorrogáveis excepcionalmente pelo TRE-SP por, no máximo, noventa dias.

14 (FCC Técnico Judiciário. TRE/SE) Um dos juízes do Tribunal Regional Eleitoral de um dos Estados da Federação cometeu crime comum. O processo e o julgamento desse delito compete originariamente ao a) Supremo Tribunal Federal. b) Tribunal Regional Eleitoral a que pertence. c) Tribunal Regional Eleitoral mais próximo. d) Tribunal Superior Eleitoral. e) Superior Tribunal de Justiça.

15 (FCC Técnico Judiciário. TRE/SE) Em um processo em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral, foi arguida a suspeição de um de seus membros. O processo e o julgamento da suspeição competem ao a) Corregedor-Geral Eleitoral. b) Tribunal Superior Eleitoral. c) próprio Tribunal Regional Eleitoral. d) Tribunal especialmente constituído para esse fim. e) Supremo Tribunal Federal.

16 (FCC Técnico Judiciário. TRE/RR) O registro e o cancelamento do registro dos diretórios municipais dos Partidos Políticos e de candidatos ao Senado Federal compete ao a) Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado. b) Juiz Eleitoral da Circunscrição Eleitoral e ao Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado, respectivamente. c) Tribunal Regional Eleitoral do respectivo Estado e ao Tribunal Superior Eleitoral, respectivamente. d) Tribunal Superior Eleitoral. e) Juiz Eleitoral da Circunscrição Eleitoral e ao Tribunal Superior Eleitoral, respectivamente.

Material para PERISCOPE Composição e Competência dos Órgãos da Justiça Eleitoral

Material para PERISCOPE Composição e Competência dos Órgãos da Justiça Eleitoral Material para PERISCOPE Composição e Competência dos Órgãos da Justiça Eleitoral Questão 1 O Tribunal Regional Eleitoral de um Estado da Federação foi assim constituído: dois Desembargadores do Tribunal

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ELEITORAL

ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ELEITORAL ÓRGÃOS (art.118, CF e art. 12, CE) 1. Tribunal Superior Eleitoral: órgão máximo da Justiça Eleitoral, com sede na capital federal e jurisdição em todo o território nacional. 2. Tribunais Regionais Eleitorais:

Leia mais

QUEM COMPARA, ESCOLHE O ALFA! Professor: Cesar Nakano para contato: Página 1

QUEM COMPARA, ESCOLHE O ALFA! Professor: Cesar Nakano  para contato: Página 1 COMPOSIÇÃO DOS ÓRGÃOS DA JUSTIÇA ELEITORAL 1 ( FCC - 2011 - TRE-AP - ) O Tribunal Superior Eleitoral compõe-se de sete membros. Dentre os seus integrantes, a) um juiz é escolhido, mediante eleição e pelo

Leia mais

AULA 01. Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. AULA 01 art. 1º ao art.

AULA 01. Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. AULA 01 art. 1º ao art. AULA 01 Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. AULA 01 art. 1º ao art. 19 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 3 3. QUESTÕES

Leia mais

Regimento Interno Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo

Regimento Interno Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo Nome do Aluno: CPF: AULA TRE-São 01 Paulo Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Regimento Interno Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo

Leia mais

Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. AULA 01 art. 1º ao art. 22

Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. AULA 01 art. 1º ao art. 22 Nome do Aluno: CPF: Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. AULA 01 art. 1º ao art. 22 1. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 3 2. QUESTÕES COM COMENTÁRIOS...15

Leia mais

AULA 03. Discursiva para TRE MG

AULA 03. Discursiva para TRE MG AULA 03 Discursiva para TRE MG Olá pessoal, Essa é nossa terceira aula. Vamos continuar a batalha pela aprovação no Concurso de Concurso do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais TRE MG. Essa é nossa

Leia mais

Rodada #1 Regimento Interno do TRE/RJ

Rodada #1 Regimento Interno do TRE/RJ Rodada #1 Regimento Interno do TRE/RJ Professor Ricardo Gomes Assuntos da Rodada REGIMENTO INTERNO TRE/RJ: Do Tribunal. Da Organização do Tribunal; Da Ordem do Serviço no Tribunal; Do Processo no Tribunal;

Leia mais

Direito Eleitoral. Dos Órgãos da Justiça Eleitoral. Professor Pedro Kuhn.

Direito Eleitoral. Dos Órgãos da Justiça Eleitoral. Professor Pedro Kuhn. Direito Eleitoral Dos Órgãos da Justiça Eleitoral Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Direito matéria Eleitoral DOS ÓRGÃOS DA JUSTIÇA ELEITORAL DOS TRIBUNAIS E JUÍZES ELEITORAIS Art. 118.

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO ELEITORAL

NOÇÕES DE DIREITO ELEITORAL NOÇÕES DE DIREITO ELEITORAL Concursos TSE e TRE-Paraná Professor: Rafael Altoé Referência: 21/11/2011 Questões resolvidas e comentadas Tendo em vista a publicação dos concursos dos tribunais eleitorais,

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02 7 _ PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO CÓD. 02 QUESTÃO 21 Tendo em vista a competência dos órgãos da Justiça Eleitoral, correlacione as colunas e assinale a seqüência CORRETA. Órgãos 1. Tribunal Superior Eleitoral.

Leia mais

Rodada #1 Regimento Interno do TRE/BA

Rodada #1 Regimento Interno do TRE/BA Rodada #1 Regimento Interno do TRE/BA Professor Ricardo Gomes Assuntos da Rodada REGIMENTO INTERNO DO TRE/BA (Resolução Administrativa nº 1/2017) a. Teoria em Tópicos Membros do TRE/BA. 1. O Tribunal Regional

Leia mais

Direito Eleitoral. Professor Pedro Kuhn.

Direito Eleitoral. Professor Pedro Kuhn. Direito Eleitoral Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Eleitoral CÓDIGO ELEITORAL LEI Nº 4.737, DE 15 DE JULHO DE 1965 PARTE PRIMEIRA INTRODUÇÃO Art. 1º Este código contém normas

Leia mais

Direito Eleitoral. Professor Pedro Kuhn.

Direito Eleitoral. Professor Pedro Kuhn. Direito Eleitoral Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Eleitoral CÓDIGO ELEITORAL LEI Nº 4.737, DE 15 DE JULHO DE 1965 PARTE PRIMEIRA INTRODUÇÃO Art. 1º Este código contém normas

Leia mais

Tribunais Regionais Federais e. Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais

Tribunais Regionais Federais e. Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais S Art. 106. São órgãos da Justiça Federal: I - os Tribunais Regionais Federais; II - os. 1 2 Art. 107. Os Tribunais Regionais Federais compõemse de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível,

Leia mais

Direito Eleitoral. Professor Pedro Kuhn.

Direito Eleitoral. Professor Pedro Kuhn. Direito Eleitoral Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Eleitoral CONCEITOS E FONTES DE DIREITO ELEITORAL CONCEITO:...é o ramo do Direito Público que trata de institutos relacionados

Leia mais

Direito Eleitoral. Professor Pedro Kuhn.

Direito Eleitoral. Professor Pedro Kuhn. Direito Eleitoral Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Eleitoral CONCEITOS E FONTES DE DIREITO ELEITORAL CONCEITO:...é o ramo do Direito Público que trata de institutos relacionados

Leia mais

Lei complementar nº 35,

Lei complementar nº 35, Lei complementar nº 35, de 14 de março de 1979 Dispõe sobre a Lei Orgânica da Magistratura Nacional O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL

A ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL Inicialmente quero parabenizar a todos os concurseiros, em especial aqueles que buscam uma vaga nos Tribunais Eleitorais, pela dedicação aos estudos, persistam, pois essa caminhada, embora árdua, é bastante

Leia mais

elaborar seus regimentos internos

elaborar seus regimentos internos Constituição Federal Art. 96. Compete privativamente: I - aos tribunais: a) eleger seus órgãos diretivos e elaborar seus regimentos internos, com observância das normas de processo e das garantias processuais

Leia mais

Garimpando Edital TRE/PE

Garimpando Edital TRE/PE AULA TRE-São 01 Paulo Curso de questões de Direito Eleitoral, baseado no Edital do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco publicado em 30/08/2016 no Diário Oficial da União. Garimpando Edital TRE/PE

Leia mais

Rodada #1 Direito Eleitoral

Rodada #1 Direito Eleitoral Rodada #1 Direito Eleitoral Professor Ricardo Gomes Assuntos da Rodada NOÇÕES DE DIREITO ELEITORAL: 1 Lei nº 4.737/1965 e suas alterações (Código Eleitoral). 1.1 Introdução. 1.2 Órgãos da justiça eleitoral.

Leia mais

CONCURSO TÉCNICO JUDICIÁRIO TRE-SP 2012 DIREITO ELEITORAL

CONCURSO TÉCNICO JUDICIÁRIO TRE-SP 2012 DIREITO ELEITORAL Direito Eleitoral AUTORIA: Prof. Pedro Kuhn (pedro@acasadoconcurseiro.com.br) Professor Pedro Kuhn Página 1 CONTEÚDOS DE DIREITO ELEITORAL EDITAL DE 2012 Fundação Carlos Chagas Noções de Direito Eleitoral:

Leia mais

DIREITO ELEITORAL 01. TREs TSE TREs TRE, TRE 02. Considerando o que dispõe o Código Eleitoral, assinale a opção correta. TRE.

DIREITO ELEITORAL 01. TREs TSE TREs TRE, TRE 02. Considerando o que dispõe o Código Eleitoral, assinale a opção correta. TRE. DIREITO ELEITORAL 01. Acerca do tratamento constitucional aos tribunais e juízes eleitorais, assinale a opção correta. a) Os membros dos tribunais regionais eleitorais (TREs) e do Tribunal Superior Eleitoral

Leia mais

Direito Eleitoral Prof. Pedro Kuhn

Direito Eleitoral Prof. Pedro Kuhn Técnico Judiciário Área Administrativa Direito Eleitoral Prof. Pedro Kuhn Direito Eleitoral Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br Edital DIREITO ELEITORAL: Conceito e fontes. Código Eleitoral

Leia mais

Supremo Tribunal Federal STF Artigo 101

Supremo Tribunal Federal STF Artigo 101 Supremo Tribunal Federal STF Artigo 101 Composto por 11 Ministros de Justiça vitalícios - Taxativamente 11 - Exclusivamente natos - Cidadãos - Mais de 35 e menos de 65 anos de idade - Notável saber jurídico

Leia mais

AULA 01. AULA 01 art. 1º ao art. 43

AULA 01. AULA 01 art. 1º ao art. 43 AULA 01 Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná RESOLUÇÃO Nº 661/2013 - (com alterações da Resolução nº 705/2015) AULA 01 art. 1º ao art. 43 1.

Leia mais

REVISAO DE DIREITO ELEITORAL Prof. Thais Nunes

REVISAO DE DIREITO ELEITORAL Prof. Thais Nunes REVISAO DE DIREITO ELEITORAL Prof. Thais Nunes thais@concursoecarreira.com.br Para um melhor aproveitamento da revisão, aguarde a orientação do professor. 01. (FCC/2005 - Analista Administrativo do TRE/RN)

Leia mais

MINHAS RESPOSTAS 2º SIMULADO TJ-MS CÓDIGO DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA PROF. TIAGO ZANOLLA

MINHAS RESPOSTAS 2º SIMULADO TJ-MS CÓDIGO DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA PROF. TIAGO ZANOLLA MINHAS RESPOSTAS Utilize o quadro abaixo para anotar suas respostas. 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 FACEBOOK : https://www.facebook.com/proftiagozanolla/

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Material Complementar Direito Constitucional Prof. André Vieira TRE-Brasil Direito Constitucional Prof. André Vieira Art. 92. São órgãos do Poder Judiciário: I o

Leia mais

CURSO SOLUÇÃO. Preparatório para concursos públicos desde 1982

CURSO SOLUÇÃO. Preparatório para concursos públicos desde 1982 Questões: CURSO SOLUÇÃO 1. Durval foi alvo de racismo em seu trabalho. Ao consultar a Constituição Federal, descobriu que a prática de racismo constitui crime (2017 FCC - TRT - 11ª Região (AM e RR) - Analista

Leia mais

ÓRGÃOS DA JUSTIÇA ELEITORAL NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

ÓRGÃOS DA JUSTIÇA ELEITORAL NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL ÓRGÃOS DA JUSTIÇA ELEITORAL NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Atenção: não existe Justiça Eleitoral de carreira! Os membros deste ramo do Poder Judiciário, em geral, exercem suas funções eleitorais de forma cumulativa

Leia mais

DAS ELEIÇÕES. SISTEMA ELEITORAL (arts. 82 a 86; 105 a 113 do CE)

DAS ELEIÇÕES. SISTEMA ELEITORAL (arts. 82 a 86; 105 a 113 do CE) SISTEMA ELEITORAL (arts. 82 a 86; 105 a 113 do CE) - Conjunto de normas que rege e organiza as eleições. - Processo eleitoral: do alistamento até a diplomação. Eleições: I. Princípio Majoritário Para os

Leia mais

DIREITO ELEITORAL

DIREITO ELEITORAL DIREITO ELEITORAL 01. A nomeação dos membros das Juntas Eleitorais e a designação das respectivas sedes compete ao a) Corregedor Regional Eleitoral e ao Juiz Eleitoral, respectivamente. b) Juiz Eleitoral

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça Superior Tribunal de Justiça Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça, atualizado até a Emenda Regimental n. 27, de 13 de dezembro de 2016.

Leia mais

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL

(TRT-RJ / TÉCNICO JUDICIÁRIO ÁREA ADMINISTRATIVA / CESPE / 2008) DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 31. Acerca de competência legislativa, assinale a opção correta. (a) Compete aos estados legislar sobre direito agrário. (b) Segundo a teoria dos poderes remanescentes, hoje aplicada

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO

DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO DIREITO PROCESSUAL DO TRABALHO 01. Dentre os aspectos peculiares aos órgãos jurisdicionais trabalhistas no Brasil, não se encontra: I - Não existem Varas do Trabalho especializadas em determinadas matérias,

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 434, DE (Do Sr. Vieira da Cunha e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 434, DE (Do Sr. Vieira da Cunha e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 434, DE 2009. (Do Sr. Vieira da Cunha e outros) Dá nova redação ao art. 101, da Constituição Federal, para alterar a forma e requisitos pessoais de investidura no

Leia mais

Comentários à Prova de Técnico Judiciário Área Administrativa TRE/GO provas em

Comentários à Prova de Técnico Judiciário Área Administrativa TRE/GO provas em à Prova de Técnico Judiciário Área à Prova de Técnico Judiciário Área TRE/GO provas em 01.03.2015 PROVA TIPO 1 Prova http://www.cespe.unb.br/concursos/tre_go_14/arquivos/136tre_go_0 03_01.pdf Gabarito

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL 01. (TRF da 2ª Região/Técnico Judiciário/2007) Mirian exerce o cargo efetivo de professora de ensino médio da rede pública estadual de ensino, atividade esta que sempre desempenhou

Leia mais

dispunha sobre os poderes constituintes do Parlamento que seria eleito a 2 de Dezembro de 1945 e renomeava o Conselho Federal, que foi novamente chamado de Senado Federal. A dispunha sobre a proclamação

Leia mais

Regimento Interno do TRE/PR

Regimento Interno do TRE/PR AULA DEMONSTRATIVA Regimento Interno do TRE/PR Introdução Professor Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br Aula 00 Aula Demonstrativa www.pontodosconcursos.com.br Professor Ricardo Gomes 1 Aula Conteúdo

Leia mais

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA O ESTADO E A ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA ESTADO Conjunto de regras, pessoas e organizações que se separam da sociedade para organizá-la. - Só passa a existir quando o comando da comunidade

Leia mais

ÓRGÃOS JUDICIÁRIOS DE SEGUNDA INSTÂNCIA

ÓRGÃOS JUDICIÁRIOS DE SEGUNDA INSTÂNCIA ÓRGÃOS JUDICIÁRIOS DE SEGUNDA INSTÂNCIA TRIBUNAL DE JUSTIÇA (TRIBUNAL PLENO) Competência: LOJDFT, 8º Sede instalada na Capital Federal e jurisdição no Distrito Federal e nos Territórios Federais. Composição:

Leia mais

Comentários à Prova de Analista Judiciário Área Administrativa do TRE/PB provas em

Comentários à Prova de Analista Judiciário Área Administrativa do TRE/PB provas em à Prova AJAA à Prova de Analista Judiciário Área Administrativa do TRE/PB provas em 29.11. Olá pessoal, segue análise das questões de Direito Eleitoral da prova realizada neste último domingo, dia 29.11.,

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA. Introdução. Professor Ricardo Gomes

AULA DEMONSTRATIVA. Introdução. Professor Ricardo Gomes AULA DEMONSTRATIVA Regimento Interno do TRE/RJ Introdução Professor Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Ricardo Gomes 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Aula Conteúdo

Leia mais

Regimento Interno do TRE/BA

Regimento Interno do TRE/BA AULA DEMONSTRATIVA Regimento Interno do TRE/BA Introdução Professor Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br Aula 00 Aula Demonstrativa www.pontodosconcursos.com.br Professor Ricardo Gomes 1 Aula Conteúdo

Leia mais

Professora Susanna Scwantess

Professora Susanna Scwantess 1) São Órgãos do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul: (a) Tribunal de Alçada e Tribunal de Justiça. (b) Pretores e Conselho da Magistratura. (c) Tribunal do Júri e Juizes de Paz. (d) Juizes de Direito

Leia mais

Professora Susanna Schwantes

Professora Susanna Schwantes 1) São Órgãos do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul: (a) Tribunal de Alçada e Tribunal de Justiça. (b) Pretores e Conselho da Magistratura. (c) Tribunal do Júri e Juizes de Paz. (d) Juizes de Direito

Leia mais

Prezados Alunos! Firmes e fortes nesta jornada rumo à aprovação no TSE?

Prezados Alunos! Firmes e fortes nesta jornada rumo à aprovação no TSE? Prezados Alunos! Firmes e fortes nesta jornada rumo à aprovação no TSE? Com força e determinação, todos conseguirão alcançar seus objetivos. Concurso é uma fila que anda para aqueles que persistem até

Leia mais

PREPARO e DESERÇÃO (RITJDFT, 49)

PREPARO e DESERÇÃO (RITJDFT, 49) PREPARO e DESERÇÃO (RITJDFT, 49) PREPARO: pagamento de custas processuais e emolumentos. DESERÇÃO: reconhecimento de que não houve o preparo integral para execução do ato processual. Decorrido o prazo

Leia mais

Rodada #1 Direito Eleitoral

Rodada #1 Direito Eleitoral Rodada #1 Direito Eleitoral Professor Ricardo Gomes Assuntos da Rodada DIREITO ELEITORAL: Conceito e importância do Direito Eleitoral. Jurisdição Eleitoral: Conceito, Princípios fundamentais. Organização

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS Pró-Reitoria de Graduação 2007/1 ORGANIZAÇÃO BÁSICA DAS DISCIPLINAS CURRICULARES Disciplina: DIREITO ELEITORAL E PARTIDÁRIO Curso: DIREITO Código CR PER Co-Requisito Pré-Requisito

Leia mais

Direito Eleitoral 05/10/2011

Direito Eleitoral 05/10/2011 CONCEITO DE DIREITO ELEITORAL 2 Direito Eleitoral Prof. Sidney Soares Filho O Direito Eleitoral é o ramo do Direito Público que disciplina a criação dos partidos, o ingresso do cidadão no corpo eleitoral

Leia mais

Direitos Eleitoral - Parte 1

Direitos Eleitoral - Parte 1 Direitos Eleitoral - Parte 1 Com base no Código Eleitoral- Lei 4737/65, Lei n. 9.096/95, Lei 13165/2015, entre outras fontes do direito eleitoral e em questões de provas anteriores do Qconcursos.com. 1.

Leia mais

Direito Processual Civil Recursos

Direito Processual Civil Recursos ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS TRIBUNAIS ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DOS TRIBUNAIS Jurisdição quanto ao grau hierárquico dos seus órgãos é: 1) inferior; 2) superior. Essas espécies de jurisdições pressupõe

Leia mais

In:

In: Carta de Curitiba aprovada em 21-06-1986, no 1º Encontro Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça e Presidentes de Associações de Ministério Público (Curitiba, Paraná) Do Ministério Público Seção I Das

Leia mais

11/04/2017 ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO DO TST

11/04/2017 ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO DO TST ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO DO TST 1. (TST/2012) Em razão da aposentadoria de três Ministros, houve a necessidade do preenchimento dessas vagas, destinadas aos Juízes de carreira da Magistratura do

Leia mais

b) A garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais.

b) A garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais. Os candidatos que já anteciparam a preparação para o concurso da Polícia Civil de Minas (PC-MG) contam com um teste de Direito Constitucional. As questões foram elaboradas, pelo professor Saulo Viana que

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Eleitoral. Analista Judiciário TRE. Período:

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Direito Eleitoral. Analista Judiciário TRE. Período: CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Eleitoral TRE Período: 2010-2016 Sumário Princípios constitucionais relativos aos direitos políticos... 3 Sistemas Eleitorais (proporcional, majoritário e misto)...

Leia mais

eu ministro o conteúdo dos regimentos. Dito de outra forma: eu respiro regimentos legislativos diariamente!

eu ministro o conteúdo dos regimentos. Dito de outra forma: eu respiro regimentos legislativos diariamente! Simulados Inéditos de Regimento Interno da CLDF - 2017 Profs. Fabrício Rêgo e Yuri Moraes Aula 00 eu ministro o conteúdo dos regimentos. Dito de outra forma: eu respiro regimentos legislativos diariamente!

Leia mais

PROFª MS. NURIA CABRAL - ESTUDO DIRIGIDO RESPONDIDO: PODER JUDICIÁRIO

PROFª MS. NURIA CABRAL - ESTUDO DIRIGIDO RESPONDIDO: PODER JUDICIÁRIO 01) Qual a função do Poder Judiciário? R.: De acordo com o clássico princípio da separação dos poderes, cabe ao Poder Judiciário, primordialmente, o desempenho da função jurisdicional, isto é, a aplicação

Leia mais

ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO

ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA DO TRABALHO 1.VARAs DO TRABALHO ÓRGÃO DE 1ª INSTÂNCIA. A Vara do Trabalho é a primeira instância das ações de competência da Justiça do Trabalho, sendo competente para julgar conflitos

Leia mais

Lei nº 4.737, de 15 de Julho de Institui o Código Eleitoral

Lei nº 4.737, de 15 de Julho de Institui o Código Eleitoral Legislações Legislações Direito Eleitoral Lei nº 4.737, de 15 de Julho de 1965 - Institui o Código Eleitoral O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, faço saber que sanciono a seguinte Lei, aprovada pelo Congresso Nacional,

Leia mais

- CPF: Direito Eleitoral para Tribunais 100 Questões Comentadas Professor: Bruno Oliveira

- CPF: Direito Eleitoral para Tribunais 100 Questões Comentadas Professor: Bruno Oliveira Olá amigos concurseiros! Como vocês estão? Estudando muito? Estou aqui animadíssimo para iniciarmos o nosso Curso de 100 Questões Comentadas de Direito Eleitoral. Para quem ainda não me conhece meu nome

Leia mais

DICAS QUENTES Regimento Interno do TRE-GO André Portela

DICAS QUENTES Regimento Interno do TRE-GO André Portela 1 DICAS QUENTES Regimento Interno do TRE-GO André Portela Julgue os itens a seguir: 1. ( ) O Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, com sede na Capital e jurisdição em todo o território estadual, é composto

Leia mais

Técnica de Mapas Mentais para o TST

Técnica de Mapas Mentais para o TST Técnica de Mapas Mentais para o TST Existem várias técnicas de estudo que ajudam na hora da prova, mas sem dúvida, uma delas é a criação de mapas mentais! Pensando nisso, criamos um novo projeto chamado

Leia mais

Aula 0. Prof. Ricardo Gomes

Aula 0.  Prof. Ricardo Gomes Normas Específicas - Organização Carreira, Regimento, Código Ética, Estatuto Pessoa com Deficiência - TRE/SP Analista e Técnico Aula 0 Normas Específicas - Organização Carreira, Regimento, Código Ética,

Leia mais

Rodada #1 Direito Processual do Trabalho

Rodada #1 Direito Processual do Trabalho Rodada #1 Direito Processual do Trabalho Professor Milton Saldanha Assuntos da Rodada NOÇÕES DE DIREITO PROCESSUAL DE TRABALHO: Da Justiça do Trabalho: organização e competência. Das Varas do Trabalho

Leia mais

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS

CURSO DE DIREITO DIREITO ELEITORAL. Prof. Gilberto Kenji Futada SISTEMAS ELEITORAIS CURSO DE DIREITO Prof. A CF/88 prevê dois sistemas para a escolha dos representantes que, em nome do titular da soberania, o povo, exercerão o poder: Sistema Majoritário a) Presidência da República b)

Leia mais

Organograma do exercício da Jurisdição no ordenamento pátrio segundo os parâmetros vigentes na Constituição Federal

Organograma do exercício da Jurisdição no ordenamento pátrio segundo os parâmetros vigentes na Constituição Federal BuscaLegis.ccj.ufsc.br Organograma do exercício da Jurisdição no ordenamento pátrio segundo os parâmetros vigentes na Constituição Federal João Fernando Vieira da Silva salermolima@hotmail.com O exercício

Leia mais

Aula 1. DIREITO ELEITORAL PC-PE DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL Professor: Ricardo Gomes

Aula 1. DIREITO ELEITORAL PC-PE DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL Professor: Ricardo Gomes Aula 1 DIREITO ELEITORAL PC-PE DELEGADO DE POLÍCIA CIVIL Professor: Ricardo Gomes 1. ÓRGÃOS DA JUSTIÇA ELEITORAL. 1.1. Composição da Justiça Eleitoral. De todos os assuntos possíveis de serem cobrados

Leia mais

SÉRIE LEGISLAÇÃO EM LACUNAS (E- BOOK) Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios

SÉRIE LEGISLAÇÃO EM LACUNAS (E- BOOK) Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios SÉRIE LEGISLAÇÃO EM LACUNAS (E- BOOK) Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios www.editoratotus.com.br 1 www.vpconcursos.com.br Editora Totus SHCGN 708/709 Bloco A

Leia mais

1. JUSTIÇA ELEITORAL 1.1. Origem

1. JUSTIÇA ELEITORAL 1.1. Origem Justiça Eleitoral CAPÍTULO V Justiça Eleitoral SUMÁRIO 1. Justiça Eleitoral. 1.1. Origem. 1.2. Garantias e vedações da magistratura em geral e da magistratura eleitoral. 1.2.1. Garantias. 1.2.1.1. Vitaliciedade.

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos

Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos Presidência da República Casa Civil Subchefia para Assuntos Jurídicos LEI COMPLEMENTAR Nº 41, DE 22 DE DEZEMBRO DE 1981 Cria o Estado de Rondônia, e dá outras providências. O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço

Leia mais

Prof. Bruno Oliveira Direito Eleitoral

Prof. Bruno Oliveira Direito Eleitoral O Professor Bruno Oliveira, com base nos tópicos de Direito Eleitoral cobrados no Edital TRE-SP, elaborou 62 dicas para serem lidas na véspera da sua prova. Aqui constam dicas de ouro para as questões

Leia mais

AULA 3 Métodos de interpretação constitucional 2; Questão de concurso

AULA 3 Métodos de interpretação constitucional 2; Questão de concurso SUMÁRIO CAPÍTULO 1 DIREITO CONSTITUCIONAL AULA 1 Constitucionalismo; Origem, conceito e objeto; Fontes do Direito Constitucional; Neoconstitucionalismo; Transconstitucionalismo; Questão de concurso CAPÍTULO

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2018/2019

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2018/2019 REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2018/2019 I Da eleição Artigo 1º. A eleição do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Transportes

Leia mais

CAPÍTULO I: Disposições Preliminares

CAPÍTULO I: Disposições Preliminares REGIMENTO ELEITORAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL ABOR Aprovado em Assembléia Geral Extraordinária de 30/04/05 CAPÍTULO I: Disposições Preliminares Art. 1. A Associação Brasileira

Leia mais

PORTARIA IEE Nº D007/2015

PORTARIA IEE Nº D007/2015 PORTARIA IEE Nº D007/2015 Dispõe sobre as eleições para Diretor e Vice- Diretor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP). O Diretor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade

Leia mais

F Do Poder Executivo. Questões FCC. Série TJMG Noções de Direito Constitucional - Todos os Cargos - Exercícios

F Do Poder Executivo. Questões FCC. Série TJMG Noções de Direito Constitucional - Todos os Cargos - Exercícios F Do Poder Executivo (art. 76 a 83) Questões Fundep 01 (Pref. de Lavras Advogado Fundep 2009) Segundo as regras constitucionais sobre a matéria, na hipótese de vacância dos cargos de Presidente e Vice-

Leia mais

No Brasil: Misto de Democracia Semidireta ( meios de participação popular) + Indireta (mandato representativo)

No Brasil: Misto de Democracia Semidireta ( meios de participação popular) + Indireta (mandato representativo) DIREITO ELEITORAL - Aula 01 (Conceitos e Princípios do Direito Eleitoral, Aspectos Constitucionais, Composição, competências e funções dos órgãos da Justiça Eleitoral) CONCEITOS: O Direito Eleitoral, ramo

Leia mais

Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho

Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho Direito Constitucional -Poder Legislativo- Profº. Cleiton Coutinho 01. Quanto ao Congresso Nacional, considere: I. O número total de Deputados, bem como a representação por Estado e pelo Distrito Federal,

Leia mais

Professor André Vieira

Professor André Vieira Exercícios 01. São irrecorríveis as decisões proferidas pelo Tribunal Superior Eleitoral, EXCETO: 121,, 3º a) As denegatórias de mandado de segurança; b) As denegatórias de habeas data; c) As que contrariarem

Leia mais

Compartilhado: Caderno de Favoritas: trf

Compartilhado: Caderno de Favoritas: trf Compartilhado: Caderno de Favoritas: trf Legislação Específica dos Tribunais Federais Questão 1: CESPE - AJ (TRE PE)/TRE PE/Administrativa/"Sem Especialidade"/2017 Assunto: Resoluções do CNJ Vigentes À

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 001, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2017

RESOLUÇÃO Nº 001, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2017 RESOLUÇÃO Nº 001, DE 20 DE FEVEREIRO DE 2017 Dispõe sobre a eleição para composição do Conselho Superior da Defensoria Pública do Estado da Bahia, biênio 2017/2019. O CONSELHO SUPERIOR DA DEFENSORIA PÚBLICA

Leia mais

Técnico Judiciário Área Administrativa

Técnico Judiciário Área Administrativa Técnico Judiciário Área Administrativa Noções de Direito Eleitoral Questões Prof. Pedro Kuhn Direito Eleitoral QUESTÕES DE CONCURSOS 1. (TRE-MS CESPE 2013 QUESTÃO 36) Assinale a opção correta no que concerne

Leia mais

NOTA TÉCNICA Nº 04/2017/CONAMP

NOTA TÉCNICA Nº 04/2017/CONAMP NOTA TÉCNICA Nº 04/2017/CONAMP Tema: Processo CNMP nº0.00.002.000698/2017-08 Ementa: Procedimento de Estudos e Pesquisas nº 04/2017 visando a realização de pesquisa, estudos, análises e a apresentação

Leia mais

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003

COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003 COMISSÃO ESPECIAL DESTINADA A PROFERIR PARECER À PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 77-A, DE 2003 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 77, DE 2014 Suprime o 5º do art. 14 e dá nova redação ao 1º do

Leia mais

Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios: em Exercícios com Gabarito Anotado

Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios: em Exercícios com Gabarito Anotado SÉRIE QUESTÕES INÉDITAS ESTILO CESPE Regimento Interno do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios: em Exercícios com Gabarito Anotado Guto Bello Editora Totus SHCGN 708/709 Bloco A Entrada

Leia mais

EMERSON DOUGLAS LEGISLAÇÃO DO MPU

EMERSON DOUGLAS LEGISLAÇÃO DO MPU EMERSON DOUGLAS LEGISLAÇÃO DO MPU 1. (Cespe, 2015. MPU: Analista) Um procurador da República está atuando em determinado processo criminal sobre tráfico ilícito de drogas. Nessa situação, conforme o princípio

Leia mais

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Organização dos Poderes CESGRANRIO

CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER. Organização dos Poderes CESGRANRIO CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Organização dos Poderes CESGRANRIO 1) CESGRANRIO PETROBRAS Advogado Júnior - 2015 Sr. X é Deputado Federal e, como uma das primeiras informações que recebe do Congresso,

Leia mais

O DESEMBARGADOR CORREGEDOR DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

O DESEMBARGADOR CORREGEDOR DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, PROVIMENTO TRT SCR Nº 001/2017 O DESEMBARGADOR CORREGEDOR DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO, no uso de suas atribuições legais e regimentais, Considerando que é da competência da Corregedoria

Leia mais

Direito Eleitoral do TRE/BA

Direito Eleitoral do TRE/BA AULA DEMONSTRATIVA Direito Eleitoral do TRE/BA Introdução Professor Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br Aula 00 Aula Demonstrativa www.pontodosconcursos.com.br Professor Ricardo Gomes 1 Aula Conteúdo

Leia mais

START TRIBUNAIS Direito Constitucional - Aula 01 Rodrigo Menezes PODER JUDICIÁRIO Arts. 92 a 126, CF/88

START TRIBUNAIS Direito Constitucional - Aula 01 Rodrigo Menezes PODER JUDICIÁRIO Arts. 92 a 126, CF/88 PODER JUDICIÁRIO Arts. 92 a 126, CF/88 É o conjunto dos órgãos públicos aos quais a CF atribui a função típica jurisdicional JURISDIÇÃO = juris (Direito) + dictionis (ação de dizer) = DIZER O DIREITO.

Leia mais

Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral

Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral Consolidado e Anotado a 5 edição TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL Regimento Interno do Tribunal Superior Eleitoral (Consolidado e Anotado) 5 a edição BRASÍLIA

Leia mais

Pós Penal e Processo Penal. Legale

Pós Penal e Processo Penal. Legale Pós Penal e Processo Penal Legale JURISDIÇÃO E COMPETÊNCIA Jurisdição * Jurisdição é a capacidade de dizer o Direito Jurisdição * Competência é a delimitação do poder jurisdicional. A competência determina-se:

Leia mais

ISOLADA COMEÇANDO DO ZERO Direito Constitucional - Simulado Orman Ribeiro AULA 20: SIMULADO Nº 03

ISOLADA COMEÇANDO DO ZERO Direito Constitucional - Simulado Orman Ribeiro AULA 20: SIMULADO Nº 03 QUESTÕES: AULA 20: SIMULADO Nº 03 01) Analista de Correios advogado 2011 cespe: De acordo com a CF, o presidente da República pode, em caráter excepcional, delegar aos ministros de Estado sua competência

Leia mais

Conceitos e Fontes. Direito Eleitoral Prof. Thais Nunes Poder Judiciário Esfera Federal. Poder Judiciário Esfera Estadual

Conceitos e Fontes. Direito Eleitoral Prof. Thais Nunes  Poder Judiciário Esfera Federal. Poder Judiciário Esfera Estadual Prof. Thais Nunes http://twitter.com/cwbthais Programa do Edital FCC de 27/04/2010 Material I 1. : Conceito e fontes. 2. Código Eleitoral (Lei n.º 4.737/1965 e alterações posteriores): Introdução; Dos

Leia mais

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO -

Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Curso Resultado Um novo conceito em preparação para concursos! Como pensa o examinador em provas para a Magistratura do TJ-RS? MAPEAMENTO DAS PROVAS - DEMONSTRAÇÃO - Trabalho finalizado em julho/2015.

Leia mais