AULA 01. Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. AULA 01 art. 1º ao art.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AULA 01. Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. AULA 01 art. 1º ao art."

Transcrição

1 AULA 01 Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. AULA 01 art. 1º ao art APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...29

2 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera, atualiza e consolida a legislação sobre direitos autorais e dá outras providências. 1. Apresentação Olá, querido (a) aluno (a), é uma satisfação enorme tê-lo aqui! Muito obrigado pela confiança e vamos juntos rumo à aprovação no TRE/RJ. Estudar não é uma tarefa fácil, mas à medida que você for evoluindo na resolução das questões, se sentirá mais motivado e isso resultará na sua vitória. O Cronograma do nosso Curso obedecerá ao seguinte: Aula 01 27/02/2017 Aula 02 25/03/2017 Aula 03 28/03/2017 Aula 04 31/03/2017 Sem mais delongas, vamos as nossas questões!

3 2. Questões sem Comentários Direito Eleitoral Prof. Bruno Oliveira Questão 1 (Banca Bruno Oliveira) Referente à Composição do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, assinale a alternativa correta. a) O TRE/RJ é composto por 3 juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os seus Desembargadores, 2 Juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os Juízes de Direito, 2 Juízes dentre seis Advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, que não sejam incompatíveis por lei, nomeados pelo Presidente da República. b) O TRE/RJ é composto por 3 juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os seus Desembargadores, 1 Juiz escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os Juízes de Direito, 2 Juízes dentre seis Advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, que não sejam incompatíveis por lei, nomeados pelo Presidente da República, 1 Juiz escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região. c) O TRE/RJ é composto por 2 juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os seus Desembargadores, 2 Juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os Juízes de Direito, 2 Juízes dentre seis Advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, que não sejam incompatíveis por lei, nomeados pelo Governador de Estado, 1 Juiz escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região. d) O TRE/RJ é composto por 2 juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os seus Desembargadores, através de escrutínio público, 2 Juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os Juízes de Direito, 2 Juízes dentre seis Advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, que não sejam incompatíveis por lei, nomeados pelo Presidente da República, 1 Juiz escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região. e) O TRE/RJ é composto por 2 juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os seus Desembargadores, 2 Juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os Juízes de Direito, 2 Juízes dentre seis Advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, que não sejam incompatíveis por lei, nomeados pelo Presidente da República, 1 Juiz escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

4 Questão 2 (Banca Bruno Oliveira) Sobre o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Almir, ao estudar, aprendeu que o Regimento Interno estabelece a) o funcionamento do referido Tribunal, apenas. b) a composição do referido Tribunal, apenas. c) a competência do referido Tribunal, apenas. d) o funcionamento e a composição do referido Tribunal, apenas. e) a composição, a competência e o funcionamento do referido Tribunal. Questão 3 (Banca Bruno Oliveira) Não podem fazer parte do Tribunal cônjuges, companheiros ou parentes consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral, até o quarto grau, incluindo-se, neste caso, o que tiver sido escolhido por último. Certo Errado Questão 4 (Banca Bruno Oliveira) Não poderão servir como Juízes no Tribunal o cônjuge, companheiro, parente consanguíneo ou afim: a) até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo na circunscrição, no período compreendido entre a inscrição eleitoral e a apuração final da eleição. b) até o quarto grau, de candidato a cargo eletivo na circunscrição, no período compreendido entre a inscrição eleitoral e a apuração final da eleição. c) até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo na circunscrição, no período compreendido entre a homologação da convenção partidária destinada à escolha de candidatos e a apuração final da eleição.

5 d) até o quarto grau, de candidato a cargo eletivo na circunscrição, no período compreendido entre a homologação da convenção partidária destinada à escolha de candidatos e a apuração final da eleição. e) até o terceiro grau, de candidato a cargo eletivo na circunscrição, no período compreendido entre a homologação da convenção partidária destinada à escolha de candidatos e a apuração final da eleição. Questão 5 (Banca Bruno Oliveira) No tocante ao TRE/RJ considere: I- Os substitutos dos Membros efetivos do Tribunal serão escolhidos pelo mesmo processo que os efetivos, em número igual ao de cada categoria. II- O advogado nomeado juiz efetivo ou substituto na Justiça Eleitoral pode exercer a advocacia no âmbito da Justiça Eleitoral. III- O Tribunal elegerá, em votação secreta, para a sua Presidência um dos dois desembargadores estaduais efetivos, para mandato de 2 (dois) anos ou até o término do biênio, permitida a reeleição. Está correto o que consta APENAS EM: a) I. b) I, II e III. c) I e III. d) III. e) I e II. Questão 6 (Banca Bruno Oliveira) De acordo com o TRE/RJ, a função de Corregedor Regional Eleitoral será desempenhada pelo Presidente do Tribunal, escolhido dentre os Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado.

6 Certo Errado Questão 7 (Banca Bruno Oliveira) Pedro, Juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, foi eleito juiz do TRE-RJ. Neste caso, Pedro servirá: a) obrigatoriamente, por cinco anos. b) facultativamente, por um biênio improrrogável. c) facultativamente, por cinco anos. d) obrigatoriamente, por dois anos e facultativamente por mais um biênio. e) obrigatoriamente, por um ano e facultativamente por mais um ano. Questão 8 (Banca Bruno Oliveira) Conforme os preceito do Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do RJ, marque a alternativa incorreta: a) É obrigatória a aceitação do cargo de Presidente do Tribunal, salvo recusa manifestada e aceita antes da eleição. b) Vagando, no curso do mandato, o cargo de Presidente, assumirá o Vice- Presidente até a posse do novo membro elegível, devendo convocar eleição no prazo máximo de vinte dias, contados da posse do outro Desembargador. c) Havendo empate na votação para escolha do Presidente do Tribunal, considerar-se-á eleito o magistrado mais antigo no Tribunal Regional Eleitoral e, se igual a antiguidade, o mais idoso. d) A eleição do Presidente realizar-se-á em sessão especial convocada por edital publicado no Diário da Justiça Eleitoral, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias. e) Consideram-se também consecutivos 2 (dois) biênios quando entre eles houver interrupção inferior a 2 (dois) anos. Questão 9

7 (Banca Bruno Oliveira) Vagando o cargo de Presidente do TRE/RJ, assumirá o Vice- Presidente, que convocará nova eleição: a) no prazo máximo de 30 dias. b) no prazo mínimo de 30 dias. c) no prazo máximo de 15 dias. d) no prazo mínimo de 15 dias. e) no prazo mínimo de 20 dias. Questão 10 (Banca Bruno Oliveira) Henrique é Juiz do TRE-RJ pertencente à classe dos magistrados e Caio é Juiz do TRE-RJ pertencente à classe dos advogados. Ambos estão encerrando seus biênios e, por tal razão, deixarão os respectivos cargos no referido Tribunal. O Presidente do TRE-RJ deverá comunicar aos Tribunais competentes sobre a situação de Henrique e de Caio, para a escolha dos novos integrantes, respectivamente, até a) cinco e quarenta dias antes do término do biênio. b) dez e quarenta e cinco dias antes do término do biênio. c) dez e sessenta dias antes do término do biênio. d) vinte e trinta dias antes do término do biênio. e) vinte e noventa dias antes do término do biênio. Questão 11 (Banca Bruno Oliveira) Jânio é juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, escolhido pelo Tribunal de Justiça dentre os Juízes de Direito. Considerando que ele é membro efetivo do Tribunal, quando terminar seu segundo biênio no TRE/RJ: a) poderá voltar a integrar o TRE/RJ, apenas em classe diversa e quando transcorrer dois anos do término do segundo biênio. b) poderá voltar a integrar o TRE/RJ, somente na mesma classe, imediatamente após o término do segundo biênio.

8 c) poderá voltar a integrar o TRE/RJ, apenas em classe diversa e quando transcorrer três anos do término do segundo biênio. d) só poderá voltar a integrar o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, na mesma classe ou em classe diversa, quando transcorrer um ano do término do segundo biênio. e) só poderá voltar a integrar o TRE/RJ, na mesma classe ou em classe diversa, quando transcorrer dois anos do término do segundo biênio. Questão 12 (Banca Bruno Oliveira) O Juiz Demóstenes foi acusado da prática de ilícito eleitoral, competindo ao TRE-RJ à apreciação da justa causa para dispensa da função eleitoral antes do transcurso do a) primeiro biênio. b) segundo biênio. c) terceiro biênio. d) quarto biênio. e) quinto biênio. Questão 13 (Banca Bruno Oliveira) Júlio, Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, com 68 anos de idade, é membro do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Em abril de 2016, Júlio se aposentará na Justiça Comum. Sendo assim, Júlio a) perderá a jurisdição eleitoral apenas se formular requerimento expresso nesse sentido. b) permanecerá com a jurisdição eleitoral até o término do ano de c) perderá automaticamente a jurisdição eleitoral. d) permanecerá com a jurisdição eleitoral até completar 70 anos. e) permanecerá exercendo a jurisdição eleitoral por tempo indeterminado.

9 Questão 14 (Banca Bruno Oliveira) Os Juízes efetivos tomarão posse perante o Presidente e os substitutos perante o Tribunal, obrigando-se uns e outros, por compromisso formal, a bem cumprir os deveres do cargo, de conformidade com a Constituição e as leis da República. Certo Errado Questão 15 (Banca Bruno Oliveira) Marque a alternativa incorreta, com base no Regimento Interno do TRE/RJ: a) Não podem participar do Tribunal os Presidentes e os Vice-Presidentes de Tribunais, assim como os Corregedores. b) O juiz de direito, membro do Tribunal, que for convocado para exercer a função de substituto de desembargador no Tribunal de Justiça, será afastado automaticamente da função eleitoral. c) Nos casos de vacância do cargo, o Presidente convocará obrigatoriamente o substituto da mesma classe, obedecida a ordem de antiguidade. d) O Tribunal delibera por maioria de votos, em sessão secreta, com a presença mínima de quatro dos seus membros, além do Presidente. e) Nas ausências ou impedimentos eventuais de membro efetivo será convocado o respectivo substituto, segundo a ordem de antiguidade no Tribunal. Questão 16 (Banca Bruno Oliveira) Marque a alternativa correta, com base no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro: a) Regulam a antiguidade no Tribunal, sucessivamente: a posse; a nomeação ou eleição; a idade.

10 b) As decisões do Tribunal sobre quaisquer ações que importem cassação de registro, anulação geral de eleições ou perda de diplomas somente poderão ser tomadas com a presença de 2/3 dos seus membros. c) O Procurador Regional Eleitoral, juntamente com o seu substituto, será designado pelo Procurador-Geral Eleitoral, dentre os Procuradores Regionais da República no Estado, para o mandato de um ano. d) Nas faltas ou impedimentos do Procurador Regional, funcionará o Vice Presidente do Tribunal. e) O Tribunal terá o tratamento de excelência e os seus membros e o Procurador Regional o de egrégio. Questão 17 (Banca Bruno Oliveira) Segundo o Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, os membros titulares, enquanto estiverem em exercício no Tribunal, têm o título de Desembargador Eleitoral. Certo Errado Questão 18 (Banca Bruno Oliveira) Os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, os membros das juntas eleitorais e os juízes eleitorais, no exercício de suas funções, gozarão de plenas garantias e serão removíveis. Certo Errado 3. Questões Comentadas Questão 1 (Banca Bruno Oliveira) Referente à Composição do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, assinale a alternativa correta.

11 a) O TRE/RJ é composto por 3 juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os seus Desembargadores, 2 Juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os Juízes de Direito, 2 Juízes dentre seis Advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, que não sejam incompatíveis por lei, nomeados pelo Presidente da República. b) O TRE/RJ é composto por 3 juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os seus Desembargadores, 1 Juiz escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os Juízes de Direito, 2 Juízes dentre seis Advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, que não sejam incompatíveis por lei, nomeados pelo Presidente da República, 1 Juiz escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região. c) O TRE/RJ é composto por 2 juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os seus Desembargadores, 2 Juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os Juízes de Direito, 2 Juízes dentre seis Advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, que não sejam incompatíveis por lei, nomeados pelo Governador de Estado, 1 Juiz escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região. d) O TRE/RJ é composto por 2 juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os seus Desembargadores, através de escrutínio público, 2 Juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os Juízes de Direito, 2 Juízes dentre seis Advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, que não sejam incompatíveis por lei, nomeados pelo Presidente da República, 1 Juiz escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região. e) O TRE/RJ é composto por 2 juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os seus Desembargadores, 2 Juízes escolhidos pelo Tribunal de Justiça dentre os Juízes de Direito, 2 Juízes dentre seis Advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, que não sejam incompatíveis por lei, nomeados pelo Presidente da República, 1 Juiz escolhido pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região. Gabarito: Letra E Comentário: Art. 2º - O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro - TRE-RJ -, com sede na Capital e jurisdição em todo Estado, compõe-se de sete membros titulares assim escolhidos: I - mediante eleição, pelo voto secreto, de:

12 a) dois juízes dentre os desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado; b) dois juízes, pelo Tribunal de Justiça, dentre os juízes de Direito. II - mediante indicação do Tribunal Regional Federal da segunda região, de um Juiz Federal; III - mediante nomeação do Presidente da República de dois juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça do Estado. Esquematizando: 2 juízes dentre os Desembargadores do TJ do Estado (Voto Secreto) TRE/RJ 7 membros 2 juízes, pelo TJ, dentre os Juízes de Direito (Voto Secreto) 1 Juiz Federal mediante indicação do Tribunal Regional Federal da 2ª região 2 juízes dentre seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral, indicados pelo Tribunal de Justiça do Estado, mediante nomeação do Presidente da República Questão 2 (Banca Bruno Oliveira) Sobre o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, Almir, ao estudar, aprendeu que o Regimento Interno estabelece

13 a) o funcionamento do referido Tribunal, apenas. b) a composição do referido Tribunal, apenas. c) a competência do referido Tribunal, apenas. d) o funcionamento e a composição do referido Tribunal, apenas. e) a composição, a competência e o funcionamento do referido Tribunal. Gabarito: Letra E Comentário: Conforme art. 1º do Regimento Interno: Art. 1º Este Regimento dispõe sobre a composição, a competência e o funcionamento do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, e regula a instrução e o julgamento dos processos e recursos que lhe são atribuídos pela Constituição da República e a legislação eleitoral. Questão 3 (Banca Bruno Oliveira) Não podem fazer parte do Tribunal cônjuges, companheiros ou parentes consanguíneos ou afins, em linha reta ou colateral, até o quarto grau, incluindo-se, neste caso, o que tiver sido escolhido por último. Gabarito: Errado. Comentário: Art. 2º 2º - Não podem integrar o Tribunal cônjuges, companheiros ou pessoas que tenham entre si parentesco, ainda que por afinidade, até o quarto grau, excluindo-se, neste caso, quem tiver sido escolhido por último. Esquematizando:

14 Impedimento do Tribunal 4º grau Questão 4 (Banca Bruno Oliveira) Não poderão servir como Juízes no Tribunal o cônjuge, companheiro, parente consanguíneo ou afim: a) até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo na circunscrição, no período compreendido entre a inscrição eleitoral e a apuração final da eleição. b) até o quarto grau, de candidato a cargo eletivo na circunscrição, no período compreendido entre a inscrição eleitoral e a apuração final da eleição. c) até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo na circunscrição, no período compreendido entre a homologação da convenção partidária destinada à escolha de candidatos e a apuração final da eleição. d) até o quarto grau, de candidato a cargo eletivo na circunscrição, no período compreendido entre a homologação da convenção partidária destinada à escolha de candidatos e a apuração final da eleição. e) até o terceiro grau, de candidato a cargo eletivo na circunscrição, no período compreendido entre a homologação da convenção partidária destinada à escolha de candidatos e a apuração final da eleição. Gabarito: Letra C Comentário: Art. 2 3º - O cônjuge, o companheiro ou o parente consanguíneo ou afim, até o segundo grau, de candidato a cargo eletivo, estadual ou federal, estará impedido de servir como Juiz no Tribunal, desde a escolha do candidato em convenção partidária até a apuração final da eleição.

15 Esquematizando: Impedimento de Juiz 2º Grau Questão 5 (Banca Bruno Oliveira) No tocante ao TRE/RJ considere: IV- Os substitutos dos Membros efetivos do Tribunal serão escolhidos pelo mesmo processo que os efetivos, em número igual ao de cada categoria. V- O advogado nomeado juiz efetivo ou substituto na Justiça Eleitoral pode exercer a advocacia no âmbito da Justiça Eleitoral. VI- O Tribunal elegerá, em votação secreta, para a sua Presidência um dos dois desembargadores estaduais efetivos, para mandato de 2 (dois) anos ou até o término do biênio, permitida a reeleição. Está correto o que consta APENAS EM: a) I. b) I, II e III. c) I e III. d) III. e) I e II. Gabarito: Letra A. Comentário: Item I: Correto. Art. 2º, 1º, Regimento Interno: Os substitutos dos membros titulares do Tribunal serão escolhidos pelo mesmo processo e em número igual para cada categoria (Código Eleitoral, art. 15).

16 Item II: Errado. Art. 2º, 5º, Regimento Interno: O advogado nomeado juiz efetivo ou substituto na Justiça Eleitoral não pode exercer a advocacia no âmbito da Justiça Eleitoral. Item III: Errado. Art. 3, Regimento: O Tribunal elegerá, em votação secreta, para a sua Presidência um dos dois desembargadores estaduais efetivos, para mandato de 2 (dois) anos ou até o término do biênio, proibida a reeleição. Caberá ao outro a Vice-Presidência e o exercício das atribuições de Corregedor Regional Eleitoral, cumulativamente. Questão 6 (Banca Bruno Oliveira) De acordo com o TRE/RJ, a função de Corregedor Regional Eleitoral será desempenhada pelo Presidente do Tribunal, escolhido dentre os Desembargadores do Tribunal de Justiça do Estado. Gabarito: Errado. Comentário: Conforme o art. 3º do Regimento Interno: O Tribunal elegerá, em votação secreta, para a sua Presidência um dos dois desembargadores estaduais efetivos, para mandato de 2 (dois) anos ou até o término do biênio, proibida a reeleição. Caberá ao outro a Vice-Presidência e o exercício das atribuições de Corregedor Regional Eleitoral, cumulativamente. Esquematizando:

17 Presidente do TRE/RJ: escolhido dentre os Desembargadores Vice Presidente do TRE/RJ: escolhido dentre o outro Desembargador (Será o Corregedor Regional Eleitoral) Questão 7 (Banca Bruno Oliveira) Pedro, Juiz do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, foi eleito juiz do TRE-RJ. Neste caso, Pedro servirá: a) obrigatoriamente, por cinco anos. b) facultativamente, por um biênio improrrogável. c) facultativamente, por cinco anos. d) obrigatoriamente, por dois anos e facultativamente por mais um biênio. e) obrigatoriamente, por um ano e facultativamente por mais um ano. Gabarito: Letra D. Comentário: Conforme art. 4º do Regimento Interno: Os membros do Tribunal e seus substitutos, salvo por justa causa, exercerão os mandatos obrigatoriamente por 2 (dois) anos, a contar da data da posse, e, facultativamente, por mais um biênio, desde que reconduzidos pelo mesmo processo da investidura inicial. Esquematizando:

18 Mandatos 2 anos (obrigatório) 2 anos (facultativo) Questão 8 (Banca Bruno Oliveira) Conforme os preceito do Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do RJ, marque a alternativa incorreta: a) É obrigatória a aceitação do cargo de Presidente do Tribunal, salvo recusa manifestada e aceita antes da eleição. b) Vagando, no curso do mandato, o cargo de Presidente, assumirá o Vice- Presidente até a posse do novo membro elegível, devendo convocar eleição no prazo máximo de vinte dias, contados da posse do outro Desembargador. c) Havendo empate na votação para escolha do Presidente do Tribunal, considerar-se-á eleito o magistrado mais antigo no Tribunal Regional Eleitoral e, se igual a antiguidade, o mais idoso. d) A eleição do Presidente realizar-se-á em sessão especial convocada por edital publicado no Diário da Justiça Eleitoral, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias. e) Consideram-se também consecutivos 2 (dois) biênios quando entre eles houver interrupção inferior a 2 (dois) anos. Gabarito: Letra B.

19 Comentário: Letra A: Correta. Art. 3º, 1º: É obrigatória a aceitação do cargo, salvo recusa manifestada e aceita antes da eleição. Letra B: Incorreta: Art. 3º, 2º: Vagando, no curso do mandato, o cargo de Presidente, assumirá o Vice-Presidente até a posse do novo membro elegível, devendo convocar eleição no prazo máximo de trinta dias, contados da posse do outro Desembargador. Letra C: Correta: Art. 3º, 3º: Havendo empate na votação, considerar-se-á eleito o magistrado mais antigo no Tribunal Regional Eleitoral e, se igual a antiguidade, o mais idoso. Empate 1º Juiz mais antigo 2º Juiz mais idoso Letra D: Correta: Art. 3º, 4º: A eleição do Presidente realizar-se-á em sessão especial convocada por edital publicado no Diário da Justiça Eleitoral, com antecedência mínima de 5 (cinco) dias. Letra E: Correta: Art. 5º, 1º: Para os efeitos deste artigo, consideram-se também consecutivos 2 (dois) biênios quando entre eles houver interrupção inferior a 2 (dois) anos. Questão 9 (Banca Bruno Oliveira) Vagando o cargo de Presidente do TRE/RJ, assumirá o Vice- Presidente, que convocará nova eleição: a) no prazo máximo de 30 dias. b) no prazo mínimo de 30 dias. c) no prazo máximo de 15 dias. d) no prazo mínimo de 15 dias.

20 e) no prazo mínimo de 20 dias. Direito Eleitoral Prof. Bruno Oliveira Gabarito: Letra A. Comentário: Art. 3º, 2º: Vagando, no curso do mandato, o cargo de Presidente, assumirá o Vice-Presidente até a posse do novo membro elegível, devendo convocar eleição no prazo máximo de trinta dias, contados da posse do outro Desembargador. Esquematizando: Vacânica no cargo de Presidente do TRE/RJ Assume o Vice Presidente do TRE/RJ Novas eleições em no máximo 30 dias Questão 10 (Banca Bruno Oliveira) Henrique é Juiz do TRE-RJ pertencente à classe dos magistrados e Caio é Juiz do TRE-RJ pertencente à classe dos advogados. Ambos estão encerrando seus biênios e, por tal razão, deixarão os respectivos cargos no referido Tribunal. O Presidente do TRE-RJ deverá comunicar aos Tribunais competentes sobre a situação de Henrique e de Caio, para a escolha dos novos integrantes, respectivamente, até a) cinco e quarenta dias antes do término do biênio. b) dez e quarenta e cinco dias antes do término do biênio.

21 c) dez e sessenta dias antes do término do biênio. d) vinte e trinta dias antes do término do biênio. e) vinte e noventa dias antes do término do biênio. Gabarito: Letra E. Direito Eleitoral Prof. Bruno Oliveira Comentário: Art. 8º Até 20 (vinte) dias antes do término do biênio de membro da classe de magistrado, ou imediatamente depois da vacância do cargo por motivo diverso, o Presidente do Tribunal oficiará ao Tribunal de Justiça ou ao Tribunal Regional Federal, conforme o caso, para a escolha do novo membro. Art. 9º Até 90 (noventa) dias antes do término do biênio de membro da classe dos advogados, ou imediatamente depois da vacância do cargo por motivo diverso, o Presidente do Tribunal oficiará ao Tribunal de Justiça para a indicação da lista tríplice que será encaminhada ao Tribunal Superior Eleitoral. Esquematizando: Classe de Magistrados Até 20 dias antes do término do biênio Classe de Advogados Até 90 dias antes do término do biênio Questão 11

22 (Banca Bruno Oliveira) Jânio é juiz do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, escolhido pelo Tribunal de Justiça dentre os Juízes de Direito. Considerando que ele é membro efetivo do Tribunal, quando terminar seu segundo biênio no TRE/RJ: a) poderá voltar a integrar o TRE/RJ, apenas em classe diversa e quando transcorrer dois anos do término do segundo biênio. b) poderá voltar a integrar o TRE/RJ, somente na mesma classe, imediatamente após o término do segundo biênio. c) poderá voltar a integrar o TRE/RJ, apenas em classe diversa e quando transcorrer três anos do término do segundo biênio. d) só poderá voltar a integrar o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, na mesma classe ou em classe diversa, quando transcorrer um ano do término do segundo biênio. e) só poderá voltar a integrar o TRE/RJ, na mesma classe ou em classe diversa, quando transcorrer dois anos do término do segundo biênio. Gabarito: Letra E. Comentário: Art. 5º Nenhum membro efetivo poderá voltar a integrar o Tribunal, na mesma classe ou em classe diversa, após servir por 2 (dois) biênios consecutivos, salvo se transcorridos 2 (dois) anos do término do segundo biênio. INFORMAÇÕES IMPORTANTES: Para os efeitos deste artigo, consideram-se também consecutivos 2 (dois) biênios quando entre eles houver interrupção inferior a 2 (dois) anos. No caso de recondução para o biênio consecutivo, a antiguidade contar-se-á da data da primeira posse. Questão 12

23 (Banca Bruno Oliveira) O Juiz Demóstenes foi acusado da prática de ilícito eleitoral, competindo ao TRE-RJ à apreciação da justa causa para dispensa da função eleitoral antes do transcurso do a) primeiro biênio. b) segundo biênio. c) terceiro biênio. d) quarto biênio. e) quinto biênio. Gabarito: Letra A. Comentário: Art. 4º, 1º Compete ao Tribunal a apreciação da justa causa para dispensa da função eleitoral antes do transcurso do primeiro biênio. Questão 13 (Banca Bruno Oliveira) Júlio, Desembargador do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, com 68 anos de idade, é membro do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Em abril de 2016, Júlio se aposentará na Justiça Comum. Sendo assim, Júlio a) perderá a jurisdição eleitoral apenas se formular requerimento expresso nesse sentido. b) permanecerá com a jurisdição eleitoral até o término do ano de c) perderá automaticamente a jurisdição eleitoral. d) permanecerá com a jurisdição eleitoral até completar 70 anos. e) permanecerá exercendo a jurisdição eleitoral por tempo indeterminado. Gabarito: Letra C Comentário: Art. 16. Perderá automaticamente a jurisdição eleitoral o magistrado que se aposentar ou terminar o biênio.

24 INFORMAÇÃO IMPORTANTE: Segundo o Art. 11, os membros afastados por motivo de licença ou férias de suas funções na Justiça Comum Estadual ou Federal ficarão, automaticamente, afastados da Justiça Eleitoral pelo tempo correspondente, exceto quando o período de recesso coincidir com a realização de eleição, totalização da votação ou encerramento de alistamento. Questão 14 (Banca Bruno Oliveira) Os Juízes efetivos tomarão posse perante o Presidente e os substitutos perante o Tribunal, obrigando-se uns e outros, por compromisso formal, a bem cumprir os deveres do cargo, de conformidade com a Constituição e as leis da República. Certo Errado Gabarito: Errado. Comentário: Os conceitos foram trocados. Segundo o art. 10, os membros tomarão posse perante o Tribunal, podendo os substitutos tomar posse perante o Presidente, obrigando-se uns e outros por compromisso formal. Membros efetivos Posse perante o Tribunal

25 Membros substitutos Posse perante o Presidente INFORMAÇÕES IMPORTANTES: Em ambos os casos, o prazo para a posse é de até 30 (trinta) dias a partir da escolha. Questão 15 (Banca Bruno Oliveira) Marque a alternativa incorreta, com base no Regimento Interno do TRE/RJ: a) Não podem participar do Tribunal os Presidentes e os Vice-Presidentes de Tribunais, assim como os Corregedores. b) O juiz de direito, membro do Tribunal, que for convocado para exercer a função de substituto de desembargador no Tribunal de Justiça, será afastado automaticamente da função eleitoral. c) Nos casos de vacância do cargo, o Presidente convocará obrigatoriamente o substituto da mesma classe, obedecida a ordem de antiguidade. d) O Tribunal delibera por maioria de votos, em sessão secreta, com a presença mínima de quatro dos seus membros, além do Presidente. e) Nas ausências ou impedimentos eventuais de membro efetivo será convocado o respectivo substituto, segundo a ordem de antiguidade no Tribunal.

26 Gabarito: Letra D. Comentário: Letra A: Correta. Trata-se da redação literal do Art. 7º do Regimento. Letra B: Correta. Trata-se da redação literal do Art. 12 do Regimento. Letra C: Correta. Trata-se da redação literal do Art. 13 do Regimento. Letra D: Incorreta. Conforme o art. 14 do Regimento Interno, o Tribunal delibera por maioria de votos, em sessão pública, com a presença mínima de quatro dos seus membros, além do Presidente. Letra E: Correta. Trata-se da redação literal do Art. 14, 1º do Regimento. Questão 16 (Banca Bruno Oliveira) Marque a alternativa correta, com base no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro: a) Regulam a antiguidade no Tribunal, sucessivamente: a posse; a nomeação ou eleição; a idade. b) As decisões do Tribunal sobre quaisquer ações que importem cassação de registro, anulação geral de eleições ou perda de diplomas somente poderão ser tomadas com a presença de 2/3 dos seus membros. c) O Procurador Regional Eleitoral, juntamente com o seu substituto, será designado pelo Procurador-Geral Eleitoral, dentre os Procuradores Regionais da República no Estado, para o mandato de um ano. d) Nas faltas ou impedimentos do Procurador Regional, funcionará o Vice Presidente do Tribunal. e) O Tribunal terá o tratamento de excelência e os seus membros e o Procurador Regional o de egrégio. Gabarito: Letra A. Conforme art. 14, 2º: Regulam a antiguidade no Tribunal, sucessivamente: a posse; a nomeação ou eleição; a idade.

27 Comentário: Erro da letra B: Segundo o art. 14, 3º: As decisões do Tribunal sobre quaisquer ações que importem cassação de registro, anulação geral de eleições ou perda de diplomas somente poderão ser tomadas com a presença de todos os seus membros. Erro da letra C: Art. 17. Funcionará, junto ao Tribunal, um Procurador Regional Eleitoral, com as atribuições definidas em lei e neste Regimento. O Procurador Regional Eleitoral, juntamente com o seu substituto, será designado pelo Procurador-Geral Eleitoral, dentre os Procuradores Regionais da República no Estado, para o mandato de 2 (dois) anos. Erro da letra D: Nas faltas ou impedimentos do Procurador Regional, funcionará o seu substituto (Art. 17, parágrafo único, Regimento Interno). Erro da letra E: O Tribunal terá o tratamento de egrégio e os seus membros e o Procurador Regional o de excelência (Art. 18, Regimento Interno). Esquematizando: Antiguidade no TRE/RJ Posse Nomeação ou eleição Idade

28 Mandato do Procurador Regional Eleitoral 2 anos Egrégio Tribunal Excelência Membros do TRE e Procurador Regional Questão 17 (Banca Bruno Oliveira) Segundo o Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, os membros titulares, enquanto estiverem em exercício no Tribunal, têm o título de Desembargador Eleitoral. Certo Errado Gabarito: Certo Comentário: Trata-se da redação literal do art. 18, parágrafo único. Questão 18

29 (Banca Bruno Oliveira) Os membros do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro, os membros das juntas eleitorais e os juízes eleitorais, no exercício de suas funções, gozarão de plenas garantias e serão removíveis. Certo Errado Gabarito: Errado. Comentário: Segundo o art. 19 do Regimento Interno do TRE/RJ, os membros do Tribunal, os das juntas eleitorais e os juízes eleitorais, no exercício de suas funções, gozarão de plenas garantias e serão inamovíveis. 4. Gabarito Questão 1 E Questão 10 E Questão 2 E Questão 11 E Questão 3 Errado Questão 12 A Questão 4 C Questão 13 C Questão 5 A Questão 14 Errado Questão 6 Errado Questão 15 D Questão 7 D Questão 16 Letra A Questão 8 B Questão 17 Certo Questão 9 A Questão 18 Errado 5. Finalização da Aula Finalizamos a nossa primeira aula de questões do Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro e, conforme podem observar, foram 18 questões

30 extraídas dos artigos 1º ao artigo 19. Isso mesmo! Dessa feita, nosso curso será bem detalhado, para que você não caia em nenhum peguinha da Banca. Qualquer dúvida, sugestão, crítica ou elogio, é só manter contato através dos dados abaixo: Bons estudos e, qualquer dúvida: Prof. Bruno Oliveira WhatsApp: (34) contato@eleitoralcombruno.com.br Página:

Regimento Interno Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo

Regimento Interno Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo Nome do Aluno: CPF: AULA TRE-São 01 Paulo Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo. Regimento Interno Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo

Leia mais

Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. AULA 01 art. 1º ao art. 22

Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. AULA 01 art. 1º ao art. 22 Nome do Aluno: CPF: Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco. AULA 01 art. 1º ao art. 22 1. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 3 2. QUESTÕES COM COMENTÁRIOS...15

Leia mais

Rodada #1 Regimento Interno do TRE/RJ

Rodada #1 Regimento Interno do TRE/RJ Rodada #1 Regimento Interno do TRE/RJ Professor Ricardo Gomes Assuntos da Rodada REGIMENTO INTERNO TRE/RJ: Do Tribunal. Da Organização do Tribunal; Da Ordem do Serviço no Tribunal; Do Processo no Tribunal;

Leia mais

AULA 01. AULA 01 art. 1º ao art. 19

AULA 01. AULA 01 art. 1º ao art. 19 AULA 01 Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins RESOLUÇÃO TRE-TO Nº 282, 11 DE DEZEMBRO DE 2012 AULA 01 art. 1º ao art. 19 1. APRESENTAÇÃO...

Leia mais

REGIMENTO INTERNO CONCURSO TRE RJ 2017 AULAO BENIFICENTE DIA PROF. RODRIGO SOUZA

REGIMENTO INTERNO CONCURSO TRE RJ 2017 AULAO BENIFICENTE DIA PROF. RODRIGO SOUZA 1. Analise as proposições e após marque a opção mais adequada: I O Estado do Rio de Janeiro corresponde a uma zona eleitoral. II O Advogado nomeado juiz substituto na justiça eleitoral fica impedido para

Leia mais

Direito Eleitoral e Regimento Interno TER-SP. Weslei Machado

Direito Eleitoral e Regimento Interno TER-SP. Weslei Machado Direito Eleitoral e Regimento Interno TER-SP Weslei Machado (FCC/TRE-AM/Analista Judiciário/2010) Compete aos TREs processar e julgar originariamente a) os crimes eleitorais cometidos pelos seus próprios

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...20

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO FINALIZAÇÃO DA AULA...20 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...20 5. FINALIZAÇÃO DA AULA...20 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei

Leia mais

elaborar seus regimentos internos

elaborar seus regimentos internos Constituição Federal Art. 96. Compete privativamente: I - aos tribunais: a) eleger seus órgãos diretivos e elaborar seus regimentos internos, com observância das normas de processo e das garantias processuais

Leia mais

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19

1. APRESENTAÇÃO QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS QUESTÕES COMENTADAS GABARITO...19 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...19 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei n.º 9.610/1998, que altera,

Leia mais

Simulado Regimento Interno TST

Simulado Regimento Interno TST Simulado Regimento Interno TST Este material possui 10 questões inéditas do Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho para o Concurso do TST. Simulado 01 Este curso é protegido por direitos autorais

Leia mais

AULA DEMONSTRATIVA. Introdução. Professor Ricardo Gomes

AULA DEMONSTRATIVA. Introdução. Professor Ricardo Gomes AULA DEMONSTRATIVA Regimento Interno do TRE/RJ Introdução Professor Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Ricardo Gomes 1 Aula 00 Aula Demonstrativa Aula Conteúdo

Leia mais

AULA 01. AULA 01 art. 1º ao art. 43

AULA 01. AULA 01 art. 1º ao art. 43 AULA 01 Curso de questões comentadas baseado no Regimento Interno do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná RESOLUÇÃO Nº 661/2013 - (com alterações da Resolução nº 705/2015) AULA 01 art. 1º ao art. 43 1.

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Justiça Eleitoral. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Justiça Eleitoral. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Justiça Eleitoral Prof. Roberto Moreira de Almeida ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL (CF, ARTS. 118 A 121 E CE, ARTS. 12 A 41) REGRAS GERAIS (CONSTITUIÇÃO FEDERAL) Art. 118. São órgãos

Leia mais

Supremo Tribunal Federal (Instância Extraordinária) Conselho Nacional de Justiça (administrativo: não exerce jurisdição) Justiça Comum

Supremo Tribunal Federal (Instância Extraordinária) Conselho Nacional de Justiça (administrativo: não exerce jurisdição) Justiça Comum Estrutura Orgânica do Poder Judiciário Nacional Supremo Tribunal Federal (Instância Extraordinária) Conselho Nacional de Justiça (administrativo: não exerce jurisdição) Justiça Comum Grau de jurisdição

Leia mais

AULA 01. Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho (Resolução Administrativa nº 1295)

AULA 01. Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho (Resolução Administrativa nº 1295) AULA 01 Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Tribunal Superior do Trabalho (Resolução Administrativa nº 1295) AULA 01 art. 1º ao art. 34 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ELEITORAL

ORGANIZAÇÃO E COMPETÊNCIA DA JUSTIÇA ELEITORAL ÓRGÃOS (art.118, CF e art. 12, CE) 1. Tribunal Superior Eleitoral: órgão máximo da Justiça Eleitoral, com sede na capital federal e jurisdição em todo o território nacional. 2. Tribunais Regionais Eleitorais:

Leia mais

Código de Organização Judiciária do Estado Prof. Pedro Kuhn

Código de Organização Judiciária do Estado Prof. Pedro Kuhn Analista Judiciário Área Judiciária e Administrativa Código de Organização Judiciária do Estado Prof. Pedro Kuhn Código de Organização Judiciária do Estado Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

Rodada #1 Regimento Interno do TRE/BA

Rodada #1 Regimento Interno do TRE/BA Rodada #1 Regimento Interno do TRE/BA Professor Ricardo Gomes Assuntos da Rodada REGIMENTO INTERNO DO TRE/BA (Resolução Administrativa nº 1/2017) a. Teoria em Tópicos Membros do TRE/BA. 1. O Tribunal Regional

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Dos Tribunais e Juízes Eleitorais (Art. 118 a 121) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção VI DOS TRIBUNAIS E JUÍZES ELEITORAIS Art. 118.

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Organização Territorial e Política do Eleitorado. Prof. Karina Jaques

DIREITO ELEITORAL. Organização Territorial e Política do Eleitorado. Prof. Karina Jaques DIREITO ELEITORAL Prof. Karina Jaques O Código Eleitoral classifica os eleitores conforme a posição geopolítica (domicílio eleitoral ou político), de modo a garantir e administrar os seus direitos políticos

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO TRE-RJ PROFESSOR MATEUS SILVEIRA

REGIMENTO INTERNO DO TRE-RJ PROFESSOR MATEUS SILVEIRA REGIMENTO INTERNO DO TRE-RJ PROFESSOR MATEUS SILVEIRA Professor Mateus Silveira Fanpage no facebook: @professormateussilveira Instagram: @professormateussilveira Canal no You Tube: Professor Mateus Silveira

Leia mais

Garimpando Edital TRE/PE

Garimpando Edital TRE/PE AULA TRE-São 01 Paulo Curso de questões de Direito Eleitoral, baseado no Edital do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco publicado em 30/08/2016 no Diário Oficial da União. Garimpando Edital TRE/PE

Leia mais

Material para PERISCOPE Composição e Competência dos Órgãos da Justiça Eleitoral

Material para PERISCOPE Composição e Competência dos Órgãos da Justiça Eleitoral Material para PERISCOPE Composição e Competência dos Órgãos da Justiça Eleitoral Questão 1 O Tribunal Regional Eleitoral de um Estado da Federação foi assim constituído: dois Desembargadores do Tribunal

Leia mais

Simulado Direito Eleitoral TRE/TO. Simulado

Simulado Direito Eleitoral TRE/TO. Simulado Simulado Direito Eleitoral TRE/TO Este material possui 10 questões inéditas de Direito Eleitoral para o Tribunal Regional Eleitoral de Tocantins. Simulado Este curso é protegido por direitos autorais (copyright),

Leia mais

A ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL

A ORGANIZAÇÃO DA JUSTIÇA ELEITORAL Inicialmente quero parabenizar a todos os concurseiros, em especial aqueles que buscam uma vaga nos Tribunais Eleitorais, pela dedicação aos estudos, persistam, pois essa caminhada, embora árdua, é bastante

Leia mais

MINHAS RESPOSTAS 2º SIMULADO TJ-MS CÓDIGO DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA PROF. TIAGO ZANOLLA

MINHAS RESPOSTAS 2º SIMULADO TJ-MS CÓDIGO DE ORGANIZAÇÃO JUDICIÁRIA PROF. TIAGO ZANOLLA MINHAS RESPOSTAS Utilize o quadro abaixo para anotar suas respostas. 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 FACEBOOK : https://www.facebook.com/proftiagozanolla/

Leia mais

Direito Eleitoral revisão do eleitorado incorreto

Direito Eleitoral revisão do eleitorado incorreto Direito Eleitoral 01. O Tribunal Regional Eleitoral, por intermédio do (a), inspecionará os serviços de revisão do eleitorado. a) Corregedoria Regional b) Presidente do TSE c) Corregedor-Geral d) Ministério

Leia mais

Curso Legislação Institucional DPE-RJ

Curso Legislação Institucional DPE-RJ Curso Legislação Institucional DPE-RJ 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 9 3. GABARITO...22 4. FINALIZAÇÃO DA AULA...22 Este curso é protegido por direitos

Leia mais

QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS...

QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS...11 4. GABARITO... ERRO! INDICADOR NÃO DEFINIDO. 5. FINALIZAÇÃO DA AULA...30 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright),

Leia mais

Organização da Justiça Militar

Organização da Justiça Militar Organização da Justiça Militar Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado na Organização da Justiça Militar e Código de Ética da Justiça Militar da União, alicerçado na Lei nº 8.457/1992 (Organiza

Leia mais

ÓRGÃOS JUDICIÁRIOS DE SEGUNDA INSTÂNCIA

ÓRGÃOS JUDICIÁRIOS DE SEGUNDA INSTÂNCIA ÓRGÃOS JUDICIÁRIOS DE SEGUNDA INSTÂNCIA TRIBUNAL DE JUSTIÇA (TRIBUNAL PLENO) Competência: LOJDFT, 8º Sede instalada na Capital Federal e jurisdição no Distrito Federal e nos Territórios Federais. Composição:

Leia mais

Prof. Bruno Oliveira. Site:

Prof. Bruno Oliveira. Site: 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 3 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...21 5. FINALIZAÇÃO DA AULA...21 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei

Leia mais

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados:

Aula 04 EXERCÍCIOS. Nos termos do artigo 89 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965): Art. 89. Serão registrados: Curso/Disciplina: Direito Eleitoral Aula: Direito Eleitoral - Exercícios 04 Professor : André Marinho Monitor : Virgilio Aula 04 EXERCÍCIOS 1. Questões. Comentários Questão 8 (correta - E) Nos termos do

Leia mais

FLÁVIO ALENCAR REGIMENTO INTERNO DO TRT-GO. 1ª Edição JUN 2013

FLÁVIO ALENCAR REGIMENTO INTERNO DO TRT-GO. 1ª Edição JUN 2013 FLÁVIO ALENCAR REGIMENTO INTERNO DO TRT-GO 41 QUESTÕES ELABORADAS PELO PROFESSOR Elaboração das Questões: Prof. Flávio Alencar Coordenação e Organização: Mariane dos Reis 1ª Edição JUN 2013 TODOS OS DIREITOS

Leia mais

Lei complementar nº 35,

Lei complementar nº 35, Lei complementar nº 35, de 14 de março de 1979 Dispõe sobre a Lei Orgânica da Magistratura Nacional O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUNI Nº, DE DE DE 2017.

RESOLUÇÃO CONSUNI Nº, DE DE DE 2017. RESOLUÇÃO CONSUNI Nº, DE DE DE 2017. Regulamenta as normas gerais para a elaboração de lista tríplice para diretor e vice-diretor de Centro. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO (ConsUni) DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE

Leia mais

PROFESSORA RAQUEL TINOCO ORGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Tribunal Pleno Câmaras Órgão Especial Seções Especializadas 1 ÓRGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TRIBUNAL

Leia mais

Capítulo I - Denominação, Sede, Objeto e Duração

Capítulo I - Denominação, Sede, Objeto e Duração REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO DE JOVENS ADVOGADOS DA ASSOCIAÇÃO DOS ADVOGADOS DE SÃO PAULO -- AASP Capítulo I - Denominação, Sede, Objeto e Duração Artigo 1º - A Comissão de Jovens Advogados da Associação

Leia mais

TÍTULO I DAS ELEIÇÕES PARA A DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO

TÍTULO I DAS ELEIÇÕES PARA A DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO 1 Deliberação CSDP 08, de 19 de junho de 2015 Regulamenta as eleições para a Defensoria Pública-Geral e para o Conselho Superior da Defensoria Pública, bem como a consulta para formação da lista tríplice

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Lei nº 8.457 de 1992 - Organiza a Justiça Militar da União Parte 4 Professora Karina Jaques Art. 49. Considera-se de efetivo exercício o afastamento em virtude de: I - férias;

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Regimento Interno p/ TRE-MG (todos os cargos) Professor: Paulo Guimarães DEMO

Livro Eletrônico. Aula 00. Regimento Interno p/ TRE-MG (todos os cargos) Professor: Paulo Guimarães DEMO Livro Eletrônico Aula 00 Regimento Interno p/ TRE-MG (todos os cargos) Professor: Paulo Guimarães AULA 00: Apresentação; Cronograma; Apresentação; Cronograma; O Poder Judiciário e o TRE-MG. Observação

Leia mais

Regulamento do Processo Eleitoral para constituição dos Conselhos Diretor e de Ensino e Pesquisa da Escola Superior de Cruzeiro Biênio

Regulamento do Processo Eleitoral para constituição dos Conselhos Diretor e de Ensino e Pesquisa da Escola Superior de Cruzeiro Biênio Regulamento do Processo Eleitoral para constituição dos Conselhos Diretor e de Ensino e Pesquisa da Escola Superior de Cruzeiro Biênio 2014-2016 O presente Regulamento trata das ações, providências, orientações

Leia mais

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase Período 2015-2016 1) FCC Técnico Administrativo CNMP (2015) Com relação à organização do Poder Legislativo a Constituição Federal

Leia mais

DAS ELEIÇÕES. SISTEMA ELEITORAL (arts. 82 a 86; 105 a 113 do CE)

DAS ELEIÇÕES. SISTEMA ELEITORAL (arts. 82 a 86; 105 a 113 do CE) SISTEMA ELEITORAL (arts. 82 a 86; 105 a 113 do CE) - Conjunto de normas que rege e organiza as eleições. - Processo eleitoral: do alistamento até a diplomação. Eleições: I. Princípio Majoritário Para os

Leia mais

Superior Tribunal de Justiça

Superior Tribunal de Justiça Superior Tribunal de Justiça Curso de 80 questões comentadas e inéditas baseado no Regimento Interno do Superior Tribunal de Justiça, atualizado até a Emenda Regimental n. 27, de 13 de dezembro de 2016.

Leia mais

CODJERJ 01. incorreta: 02. incorreta: 03. incorreta:

CODJERJ 01. incorreta: 02. incorreta: 03. incorreta: CODJERJ 01. Leia, analise e marque a alternativa incorreta: a) Nos casos de falta, ausência ou impedimento do Juiz de Paz e de seus suplentes, caberá ao juiz de direito com competência para o Registro

Leia mais

NOÇÕES DE DIREITO ELEITORAL

NOÇÕES DE DIREITO ELEITORAL NOÇÕES DE DIREITO ELEITORAL Concursos TSE e TRE-Paraná Professor: Rafael Altoé Referência: 21/11/2011 Questões resolvidas e comentadas Tendo em vista a publicação dos concursos dos tribunais eleitorais,

Leia mais

ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO STM

ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO STM ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO STM DA COMPOSIÇÃO E COMPETÊNCIA DA COMPOSIÇÃO DO TRIBUNAL Art. 2º O Tribunal, com sede na Capital Federal e jurisdição em todo o território nacional, compõe-se de 15 Ministros

Leia mais

EDITAL Nº 05/2016/CAMPUS ARAGUAÍNA/IFTO, DE 4 DE ABRIL DE 2016.

EDITAL Nº 05/2016/CAMPUS ARAGUAÍNA/IFTO, DE 4 DE ABRIL DE 2016. EDITAL Nº 05/2016//IFTO, DE 4 DE ABRIL DE 2016. ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DO PARA COMPOR A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA DO IFTO - BIÊNIO 2016/2017 O DIRETOR-GERAL DO, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

Leia mais

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS REGIONAL PARÁ REGIMENTO PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA DA ABRATO-PA

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS REGIONAL PARÁ REGIMENTO PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA DA ABRATO-PA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DOS TERAPEUTAS OCUPACIONAIS REGIONAL PARÁ REGIMENTO PARA ELEIÇÃO DA DIRETORIA DA ABRATO-PA 2016-2018 Disposições Gerais Art. 1º. As eleições previstas no Estatuto do ABRATO-PA para

Leia mais

DATAS MAGISTRADO A MAGISTRADO B MAGISTRADO C DA POSSE 10/03/ /03/ /03/ /03/ /03/ /03/2015

DATAS MAGISTRADO A MAGISTRADO B MAGISTRADO C DA POSSE 10/03/ /03/ /03/ /03/ /03/ /03/2015 01. Nos termos do Regimento Interno do TRT da 1ª Região, expedir provimentos e atos normativos para disciplinar os procedimentos a serem adotados pelas Varas do Trabalho e seus órgãos auxiliares é uma

Leia mais

Prof. WALTER SANTOS

Prof. WALTER SANTOS Aula 00 Regimento Interno do TRE-TO Professor: Walter Santos -------------------------------------------------------------------------------------------------------1 Sumário 1. APRESENTAÇÃO... 3 2. O CURSO

Leia mais

Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira

Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Técnico Judiciário Área Judiciária e Administrativa Questões Aula 2 Constituição Federal Profª Alessandra Vieira Direito Constitucional 1. João, Vereador que possuía a idade mínima para candidatura quando

Leia mais

Aula 00. Passo Estratégico de Regimento Interno p/ TRT 18 (AJAA) Professor: Murilo Soares DEMO

Aula 00. Passo Estratégico de Regimento Interno p/ TRT 18 (AJAA) Professor: Murilo Soares DEMO Aula 00 Passo Estratégico de Regimento Interno p/ TRT 18 (AJAA) Professor: Murilo Soares AULA 00 Apresentação do curso e metodologia. TÍTULO I DA 18ª REGIÃO art. 1º CAPÍTULO I Da Organização do Tribunal

Leia mais

- REGIMENTO INTERNO -

- REGIMENTO INTERNO - Regimento Interno TJMG Livro I, Títulos I a III - REGIMENTO INTERNO - - Professor: Marcos Girão - 1 INTRODUÇÃO O PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO 2 O PODER JUDICIÁRIO CF/88: Art. 2º São Poderes da União, independentes

Leia mais

EDITAL IFRS Campus Alvorada Nº 008/2017

EDITAL IFRS Campus Alvorada Nº 008/2017 EDITAL IFRS Nº 008/2017 Eleição de representantes docentes, discentes e técnico-administrativos para o Conselho Superior do IFRS CONSUP O Diretor-Geral Pro Tempore do do Instituto Federal de Educação,

Leia mais

EDITAL. CAPÍTULO I Das Definições e Providências Preliminares

EDITAL. CAPÍTULO I Das Definições e Providências Preliminares EDITAL A COMISSÃO ELEITORAL indicada pelo CONSELHO DA UNIDADE DA FACULDADE DE MEDICINA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (FAMED/UFRGS), no uso de suas atribuições, convoca através do presente

Leia mais

Regimento Interno do TRE/BA

Regimento Interno do TRE/BA AULA DEMONSTRATIVA Regimento Interno do TRE/BA Introdução Professor Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br Aula 00 Aula Demonstrativa www.pontodosconcursos.com.br Professor Ricardo Gomes 1 Aula Conteúdo

Leia mais

11/04/2017 ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO DO TST

11/04/2017 ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO DO TST ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO DO TST 1. (TST/2012) Em razão da aposentadoria de três Ministros, houve a necessidade do preenchimento dessas vagas, destinadas aos Juízes de carreira da Magistratura do

Leia mais

Legislação Aplicada. Lei complementar nº /11/2007. Professor Giuliano Tamagno.

Legislação Aplicada. Lei complementar nº /11/2007. Professor Giuliano Tamagno. Legislação Aplicada Lei complementar nº 100 21/11/2007 Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Aplicada LEI COMPLEMENTAR Nº 100, DE 21 DE NOVEMBRO DE 2007. Dispõe sobre o Código

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO

REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO REGIMENTO INTERNO DO COMITÊ DE REMUNERAÇÃO I DEFINIÇÃO Este Regimento Interno, organizado em conformidade com o Estatuto Social da Ser Educacional S.A. ( Companhia ), estabelece procedimentos a serem observados

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Justiça Eleitoral Composição do TSE e competências originárias. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Justiça Eleitoral Composição do TSE e competências originárias. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Justiça Eleitoral Composição do TSE e competências originárias Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Composição do TSE Justiça Eleitoral Órgãos da Justiça Eleitoral - CF, art. 118 I - o

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 5. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 5. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 5 Prof. Karina Jaques Art. 20 - O Conselho Superior do Ministério Público é composto pelo Procurador-Geral de Justiça,

Leia mais

EDITAL Nº 1/2018 INSCRIÇÃO PARA A LISTA SÊXTUPLA DO QUINTO CONSTITUCIONAL

EDITAL Nº 1/2018 INSCRIÇÃO PARA A LISTA SÊXTUPLA DO QUINTO CONSTITUCIONAL EDITAL Nº 1/2018 INSCRIÇÃO PARA A LISTA SÊXTUPLA DO QUINTO CONSTITUCIONAL A ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL, SEÇÃO DE SÃO PAULO, neste ato representada por seu Presidente e pela Presidente da Comissão de

Leia mais

Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro Professora Raquel Tinoco 1 Organização Professora Raquel Tinoco 2 1 Art. 176 da CERJ: A representação judicial e a consultoria jurídica do Estado, ressalvados

Leia mais

Regimento Interno do TRE/PR

Regimento Interno do TRE/PR AULA DEMONSTRATIVA Regimento Interno do TRE/PR Introdução Professor Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br Aula 00 Aula Demonstrativa www.pontodosconcursos.com.br Professor Ricardo Gomes 1 Aula Conteúdo

Leia mais

Técnica de Mapas Mentais para o TST

Técnica de Mapas Mentais para o TST Técnica de Mapas Mentais para o TST Existem várias técnicas de estudo que ajudam na hora da prova, mas sem dúvida, uma delas é a criação de mapas mentais! Pensando nisso, criamos um novo projeto chamado

Leia mais

EDITAL SEI CONFECIV Nº 006/ ELEIÇÃO DO COORDENADOR DE ASSUNTOS ESTUDANTIS DA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

EDITAL SEI CONFECIV Nº 006/ ELEIÇÃO DO COORDENADOR DE ASSUNTOS ESTUDANTIS DA FACULDADE DE ENGENHARIA CIVIL I - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS EDITAL SEI CONFECIV Nº 006/2018 - ELEIÇÃO DO COORDENADOR DE ASSUNTOS ESTUDANTIS DA O DIRETOR DA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, na forma do que dispõe o artigo 71 do seu Regimento Interno, faz saber

Leia mais

RESOLUÇÃO CFN N.º 020/81

RESOLUÇÃO CFN N.º 020/81 RESOLUÇÃO CFN N.º 020/81 DISPÕE SOBRE O PROCESSO ELEITORAL, ELEIÇÕES E POSSE DOS CONSELHEIROS FEDERAIS. O Conselho Federal de Nutricionistas no uso das atribuições que lhe confere a Lei 6.583, de 20 de

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Justiça Eleitoral Composição dos TRE s e competências dos TRE s, Juízes Eleitorais e Juntas Eleitorais

DIREITO ELEITORAL. Justiça Eleitoral Composição dos TRE s e competências dos TRE s, Juízes Eleitorais e Juntas Eleitorais DIREITO ELEITORAL Justiça Eleitoral Composição dos TRE s e competências dos TRE s, Juízes Eleitorais e Juntas Eleitorais Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Composição dos TRE s Justiça Eleitoral Organização

Leia mais

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL - IDR

UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO-BRASILEIRA - UNILAB INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL - IDR EDITAL IDR Nº 02/2018 - CONSULTA À COMUNIDADE DOCENTE DO INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO RURAL (IDR) PARA ESCOLHA DOS REPRESENTANTES DO IDR NO CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNILAB (CONSUNI.) A Comissão Eleitoral

Leia mais

REGIMENTO INTERNO Comissão de Atletas Confederação Brasileira de Triathlon

REGIMENTO INTERNO Comissão de Atletas Confederação Brasileira de Triathlon REGIMENTO INTERNO Comissão de Atletas Confederação Brasileira de Triathlon Art. 1º. A Comissão de Atletas Confederação Brasileira de Triathlon (CBTri), constituída com base no art. 13 do Estatuto da CBTri

Leia mais

1) (CERTO OU ERRADO) As Varas do Trabalho têm sede e jurisdição fixadas em lei e estão administrativamente subordinadas ao Tribunal.

1) (CERTO OU ERRADO) As Varas do Trabalho têm sede e jurisdição fixadas em lei e estão administrativamente subordinadas ao Tribunal. 1 1) (CERTO OU ERRADO) As Varas do Trabalho têm sede e jurisdição fixadas em lei e estão administrativamente subordinadas ao Tribunal. 2) A quem compete processar e julgar, nos feitos da competência do

Leia mais

Lei nº de 17 de outubro de 2001.

Lei nº de 17 de outubro de 2001. Lei nº 3.103 de 17 de outubro de 2001. Estabelece normas para a escolha de diretores e vice-diretores nas escolas da rede municipal e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUGUAIANA: Faço saber,

Leia mais

EDITAL N 013/ DO PERÍODO E LOCAL PARA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS:

EDITAL N 013/ DO PERÍODO E LOCAL PARA INSCRIÇÃO DOS CANDIDATOS: EDITAL N 013/2017 Abre inscrições, fixa data, horário, local e critérios para eleição de Chefe e Subchefe de Departamento do centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas ESAG/UDESC. O Diretor

Leia mais

Direito. Constitucional. Direitos Políticos

Direito. Constitucional. Direitos Políticos Direito Constitucional Direitos Políticos Regime Político no Brasil CF, art. 14 A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos

Leia mais

ESTATUTO DO CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES- GERAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DOS ESTADOS E DA UNIÃO CNCGMP

ESTATUTO DO CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES- GERAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO DOS ESTADOS E DA UNIÃO CNCGMP ESTATUTO DO CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES- GERAIS DO CNCGMP Conforme 103ª Reunião Ordinária do dia 05 de agosto de 2016, à unanimidade, o CONSELHO NACIONAL DOS CORREGEDORES-GERAIS DO aprovou a redação

Leia mais

CÓDIGO ELEITORAL - CISTA. Título I DA FINALIDADE

CÓDIGO ELEITORAL - CISTA. Título I DA FINALIDADE CÓDIGO ELEITORAL - CISTA Título I DA FINALIDADE Art.1º. Este Código Eleitoral tem por finalidade definir as normas e as orientações do processo eleitoral de recomposição, de acordo com o cronograma eleitoral

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DO PESSOAL DOCENTE - CPPD

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DO PESSOAL DOCENTE - CPPD REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DO PESSOAL DOCENTE - CPPD CAPÍTULO I Natureza e Finalidade Art. 1º - A Comissão Permanente do Pessoal Docente - CPPD da Universidade Federal Rural da Amazônia,

Leia mais

Universidade de Brasília - UnB

Universidade de Brasília - UnB Universidade de Brasília - UnB REGULAMENTO DO COLEGIADO DE EXTENSÃO DA FACULDADE DE CIENCIAS DA SAÚDE Dispõe sobre os aspectos de organização, funcionamento e gestão do Colegiado de Extensão da Faculdade

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA VERSÃO 2018 Texto em vigor aprovado pela 172ª Assembleia Geral Extraordinária, de 05.07.2018. REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA CEB DISTRIBUIÇÃO S.A. CEB-DIS

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER DE RIO DO SUL ENDEREÇO: RUA VERDE VALE,77 BAIRRO CANTA GALO, CRIADO PELA LEI MUNICIPAL Nº 3.

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER DE RIO DO SUL ENDEREÇO: RUA VERDE VALE,77 BAIRRO CANTA GALO, CRIADO PELA LEI MUNICIPAL Nº 3. CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA MULHER DE RIO DO SUL ENDEREÇO: RUA VERDE VALE,77 BAIRRO CANTA GALO, CRIADO PELA LEI MUNICIPAL Nº 3.949/2003 FONE/ FAX: 3525-4084 CEP: 89.163-077 RIO DO SUL SC. Edital

Leia mais

PREÂMBULO CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES

PREÂMBULO CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES MIINIISTÉRIIO DA EDUCAÇÃO UNIIVERSIIDADE FEDERAL DE IITAJUBÁ REGIMENTO DO CONSELHO DE CURADORES PREÂMBULO Este Regimento complementa o Regimento Geral da Universidade Federal de Itajubá e regulamenta as

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 10/2003*

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 10/2003* RESOLUÇÃO Nº 10/2003* *(Revogado pela Resolução nº 26/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão). ESTABELECE NORMAS PARA O PROCESSO ELEITORAL DE ESCOLHA DE REPRESENTANTES DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

Leia mais

Prefeitura Municipal de Rio Claro Estado de São Paulo

Prefeitura Municipal de Rio Claro Estado de São Paulo LEI N 4006 De 15 de dezembro de 2009 (Reorganiza o CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÂO DE RIO CLARO COMERC, criado pelo artigo 261 da Lei Orgânica do Município e dá outras providências) Artigo 1º - O Conselho

Leia mais

Roberto Frederico Merhy REITOR

Roberto Frederico Merhy REITOR RESOLUÇÃO UNIV N o 16, DE 10 DE AGOSTO DE 2000. Homologa o Regulamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, na

Leia mais

COLÉGIO TÉCNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO

COLÉGIO TÉCNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO COLÉGIO TÉCNICO DA UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO RIO DE JANEIRO NORMAS PARA CONSULTA COMUNITÁRIA COM VISTA A INDICACÃO DE DIRETOR E DIRETOR SUBSTITUTO PARA O COLÉGIO TÉCNICO Título I - DAS DISPOSIÇÕES

Leia mais

CLUBE DE CAMPO DE RIO CLARO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL

CLUBE DE CAMPO DE RIO CLARO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL 1 CLUBE DE CAMPO DE RIO CLARO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO FISCAL Do Objeto Art. 1º - Este Regimento Interno disciplina o funcionamento do Conselho Fiscal do Clube de Campo de Rio Claro, definindo suas

Leia mais

DIREITOS POLÍTICOS. Introdução

DIREITOS POLÍTICOS. Introdução Introdução Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante: I - plebiscito; II - referendo; III

Leia mais

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA

DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA DESIGNAÇÃO / NOMEAÇÃO PARA FUNÇÃO DE CHEFIA Cód.: DFG Nº: 44 Versão: 10 Data: 12/07/2017 DEFINIÇÃO Ato de investidura do servidor no exercício de função de confiança integrante do quadro de chefias da

Leia mais

8 - Oscandidatosa Reitornão poderão ser. Comissão Especial para estudar a Reforma Estatutária Propostas - 3 Bloco - Capítulo V - Do Reitor

8 - Oscandidatosa Reitornão poderão ser. Comissão Especial para estudar a Reforma Estatutária Propostas - 3 Bloco - Capítulo V - Do Reitor Comissão Especial para estudar a Reforma Estatutária Propostas - 3 Bloco - Capítulo V - Do Reitor 1 Art. 35 - o Reitor é o agente executivo da Universidade. Art. 36 - O Reitor, Professor Titular da USP,

Leia mais

Edital de eleição para Coordenador e Sub-coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Produção Vegetal) Nº 001/2017

Edital de eleição para Coordenador e Sub-coordenador do Programa de Pós-graduação em Agronomia (Produção Vegetal) Nº 001/2017 1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE PRO-REITORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA (PRODUÇÃO VEGETAL) Edital de eleição para Coordenador e Sub-coordenador do Programa de Pós-graduação

Leia mais

CAPÍTULO I: Disposições Preliminares

CAPÍTULO I: Disposições Preliminares REGIMENTO ELEITORAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL ABOR Aprovado em Assembléia Geral Extraordinária de 30/04/05 CAPÍTULO I: Disposições Preliminares Art. 1. A Associação Brasileira

Leia mais

REGULAMENTO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ADCFET-RJ

REGULAMENTO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ADCFET-RJ REGULAMENTO DO CONSELHO DE REPRESENTANTES DA ADCFET-RJ TÍTULO I Do Conselho de Representantes Art. 1º O Conselho de Representantes é um órgão consultivo, deliberativo e fiscalizador da Associação de Docentes

Leia mais

REGIMENTO ELEITORAL. Março/2017 1

REGIMENTO ELEITORAL. Março/2017 1 REGIMENTO ELEITORAL Março/2017 1 REGIMENTO ELEITORAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ORTODONTIA E ORTOPEDIA FACIAL ABOR Capítulo I Disposições Preliminares Art. 1º. A Associação Brasileira de Ortodontia e

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS. Parágrafo Único: As eleições serão por escrutínio secreto e com votação em cédula única para cada eleição.

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS. Parágrafo Único: As eleições serão por escrutínio secreto e com votação em cédula única para cada eleição. Florianópolis, 18 de junho de 1997. PORTARIA Nº 0631/GR/97. O Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto no inciso XI do artigo 16 e inciso

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA

REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA REGIMENTO INTERNO DA DIRETORIA EXECUTIVA VERSÃO 2018 Texto em vigor revisado e aprovado pela 13ª Reunião Extraordinária do Conselho de Administração da Companhia Energética de Brasília, de 29.11.2018.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Direitos Políticos - Parte 2 Prof. Alexandre Demidoff Plebiscito e referendo -> Procedimento e instrumento de convocação: Art. 3 o Nas questões de relevância nacional, de competência

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Presidente e Vice-Presidente da República (Art. 076 a 083) Professor André Vieira Direito Constitucional Aula XX FORO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO Autoridade Comum Responsabilidade

Leia mais