Roberto Frederico Merhy REITOR

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Roberto Frederico Merhy REITOR"

Transcrição

1 RESOLUÇÃO UNIV N o 16, DE 10 DE AGOSTO DE Homologa o Regulamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, na reunião do dia 8 de agosto de 2000, considerando a deliberação do Conselho de Administração, na reunião do dia 4 de maio de 2000; e, considerando mais, os termos do expediente autuado na Secretaria da Reitoria Protocolo Geral da Universidade Estadual de Ponta Grossa, onde se consubstanciou no Processo n o 0105/00, aprovou e eu, Reitor, sanciono a seguinte Resolução: Art. 1 o Fica homologado, na forma do Anexo que passa a integrar este ato legal, o Regulamento da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA. Art. 2 o Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. Art. 3 o Revogam-se as disposições em contrário. Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa. Dê-se Ciência e Cumpra-se. Roberto Frederico Merhy REITOR

2 ANEXO DA RESOLUÇÃO UNIV N o 16 DE 10 DE AGOSTO DE Fl. 1 de 6 REGULAMENTO DA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA Capítulo I DO OBJETIVO Art. 1 o A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a torná-lo permanentemente compatível com a preservação da vida e a promoção da saúde do trabalhador. Parágrafo único. A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes da Universidade Estadual de Ponta Grossa terá a sigla CIPA/UEPG. Art. 2 o A CIPA/UEPG será composta de: Capítulo II DA ORGANIZAÇÃO I representantes dos servidores docentes e técnico-administrativos, sendo quatro (4) titulares e três (3) suplentes eleitos em escrutínio secreto, do qual participem, independentemente de filiação sindical, exclusivamente os servidores interessados; II quatro (4) membros titulares e três (3) suplentes designados pelo Reitor, dentre os servidores docentes e técnico-administrativos da Universidade em número equivalente aos eleitos. Art. 3 o Caso haja alteração no número de servidores efetivos da Instituição, o dimensionamento da CIPA/UEPG será ajustado, atendendo-se o disposto na Portaria n o 8, de 23 de fevereiro de 1999, do Ministério do Trabalho e Emprego MTE, Anexo NR-5 CIPA, Quadro I, ou legislação específica que a substitua. Art. 4 o O presidente da CIPA / UEPG será escolhido pelo Reitor entre os membros por ele indicados, e o vice-presidente será escolhido pelos membros eleitos, entre os respectivos representantes titulares.

3 ANEXO DA RESOLUÇÃO UNIV N o 16 DE 10 DE AGOSTO DE Fl. 2 de 6 Art. 5 o O secretário e o seu substituto serão indicados pelos membros da CIPA / UEPG, entre componentes ou não da Comissão, sendo aprovados pelo Reitor. Parágrafo único. As atribuições para as funções de que tratam os artigos anteriores estão previstas no Anexo NR-5 CIPA, referido no art. 3 o desta Resolução. Art. 6 o Protocolizada na unidade descentralizada do Ministério do Trabalho e Emprego, a CIPA / UEPG não poderá ter seu número de representantes reduzido, bem como não poderá ser desativada pela UEPG, antes do término do mandato de seus membros. Art. 7 o Caso haja ou venham a existir na UEPG, unidades administrativas independentes dos Campi Central e de Uvaranas, para cujo número de servidores houver exigência de constituição de CIPA, de acordo com o Anexo NR-5 CIPA, Quadro I, as mesmas deverão ser constituídas, buscando-se integrá-las às demais comissões e a seus membros, com o objetivo de harmonizar as políticas de segurança e saúde no trabalho. Capítulo III DAS ATRIBUIÇÕES Art. 8 o A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA, reativada pela Portaria R. n o 630, de 30 de setembro de 1998, tem sua finalidade e atribuições definidas pela Portaria n o 8, de 23 de fevereiro de 1999, do Ministério do Trabalho e Emprego MTE, Anexo NR-5 CIPA, dentre as Normas Regulamentadoras de Saúde, Higiene e Segurança do Trabalho, adotadas pela UEPG, através da Resolução CA n o 328, de 9 de dezembro de Art. 9 o A CIPA/UEPG terá por atribuição: a) identificar os riscos do processo de trabalho, e elaborar o respectivo mapa, com a participação do maior número de trabalhadores e a assessoria da Seção de Segurança do Trabalho - SESETRA. b) elaborar plano de trabalho que possibilite a ação preventiva na solução de problemas de segurança e saúde no trabalho; c) participar da implementação e do controle da qualidade das medidas de prevenção necessárias, bem como da avaliação das prioridades de ação nos locais de trabalho; d)realizar, periodicamente, verificações nos ambientes e condições de trabalho visando a identificação de situações que venham a trazer riscos para a segurança e saúde dos trabalhadores;

4 ANEXO DA RESOLUÇÃO UNIV N o 16 DE 10 DE AGOSTO DE Fl. 3 de 6 e)realizar, a cada reunião, avaliação do cumprimento das metas fixadas em seu plano de trabalho e discutir as situações de risco identificadas; f)divulgar aos trabalhadores informações relativas à segurança e saúde no trabalho; g)participar, com a SESETRA, das discussões promovidas pelo empregador, para avaliar os impactos de alterações no ambiente e processo de trabalho relacionados à segurança e saúde dos trabalhadores; h)requerer à SESETRA ou à Reitoria, a paralisação de máquina ou setor onde considere haver risco grave e iminente à segurança e saúde dos trabalhadores; i)colaborar no desenvolvimento e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO e Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPRA e de outros programas relacionados à segurança e saúde no trabalho; j)divulgar e promover o cumprimento das Normas Regulamentadoras, bem como cláusulas de acordos e convenções coletivas de trabalho, relativas à segurança e saúde no trabalho; k)participar, em conjunto com a SESETRA ou SESMT, da análise das causas das doenças e acidentes de trabalho e propor medidas de solução dos problemas identificados; l)analisar as informações sobre questões que se refiram à segurança e saúde dos trabalhadores; m) promover, anualmente, em conjunto com a SESETRA, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho SIPAT; n) participar, anualmente, em conjunto com a UEPG, de campanhas contra o alcoolismo, de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, inclusive a AIDS, entre outras. Capítulo IV DO PROCESSO ELEITORAL Art.10. O Presidente e o Vice-Presidente da CIPA / UEPG, constituirão dentre seus membros, no prazo mínimo de 55 (cinqüenta e cinco dias) antes do término do mandato em curso, a Comissão Eleitoral CE, que será a responsável pela organização e acompanhamento do processo eleitoral. 1 o Nos estabelecimentos onde não houver CIPA, a Comissão Eleitoral será constituída pela Reitoria.

5 ANEXO DA RESOLUÇÃO UNIV N o 16 DE 10 DE AGOSTO DE Fl. 4 de 6 2 o A eleição deverá ser realizada em dia normal de trabalho, atendendo-se os horários de turnos e possibilitando a participação dos servidores. Art. 11. As eleições subseqüentes serão convocadas pela Reitoria no prazo mínimo de sessenta (60) dias antes do término do mandato em curso, atendendo-se o parágrafo segundo do artigo anterior. Art. 12. As eleições deverão ocorrer pelo menos trinta (30) dias antes do término do mandato da CIPA quando houver. Seção I Das Inscrições Art. 13. A Comissão Eleitoral da CIPA divulgará, dentro de três (3) dias úteis, após a sua indicação, o prazo, o local e os requisitos para as inscrições. Art. 14. As inscrições deverão ser individuais, sendo que o período mínimo para a inscrição será de 15 (quinze) dias. Parágrafo único. As inscrições serão facultadas a todos os servidores da Universidade, independentemente de setores ou locais de trabalho, aos quais serão fornecidos os respectivos comprovantes. Art. 15. Os candidatos deverão cumprir os seguintes requisitos: a) pertencer ao quadro efetivo de servidores estatutários da UEPG; b) estar exercendo suas funções na UEPG no período maior que 3 (três)anos. Seção II Da Votação e Apuração dos Votos Art. 16. A Comissão Eleitoral deverá publicar, na mesma data de divulgação das inscrições homologadas, o edital de convocação da eleição. Parágrafo único. A publicação e divulgação dos editais, deverá ser feita em locais de fácil acesso e visualização, no mínimo quarenta e cinco (45) dias antes da data marcada para a eleição.

6 ANEXO DA RESOLUÇÃO UNIV N o 16 DE 10 DE AGOSTO DE Fl. 5 de 6 Art. 17. Havendo participação inferior a cinqüenta por cento dos servidores na votação, não haverá a apuração dos votos e a comissão eleitoral deverá organizar outra votação que ocorrerá no prazo máximo de 10 (dez) dias. Art. 18. Em caso de anulação deverá ser convocada nova eleição no prazo de 5 (cinco) dias, a contar da data de ciência, garantidas as inscrições anteriores. Parágrafo único. Quando a anulação se der antes da posse dos membros da CIPA, ficará assegurada a prorrogação do mandato anterior, quando houver, até a complementação do processo eleitoral. Art. 19. Assumirão a condição de membros da CIPA / UEPG, titulares e suplentes, os candidatos mais votados. Parágrafo único. Em caso de empate, pela ordem, será designado o candidato que tiver maior tempo de serviço na Instituição. Art. 20. Os candidatos votados e não eleitos serão relacionados na ata de eleição e apuração, em ordem decrescente de votos, possibilitando nomeação posterior, em caso de vacância de suplentes, observando o dimensionamento previsto na Portaria n o 8, de 23 de fevereiro de 1999, do Ministério do Trabalho e Emprego MTE, Anexo NR-5 CIPA, Quadro I. Parágrafo único. Poderão votar, porém, não serão elegíveis, os servidores de outros órgãos que estiverem à disposição da UEPG. Seção III Do Mandato Art. 21. O mandato dos membros eleitos da CIPA / UEPG terá a duração de um ano, permitida uma reeleição. Art. 22. Os membros titulares de que trata o artigo anterior terão uma carga horária de quatro (4) horas de atividades por mês.

7 ANEXO DA RESOLUÇÃO UNIV N o 16 DE 10 DE AGOSTO DE Fl. 6 de 6 Art. 23. Os membros da CIPA / UEPG, eleitos e designados, serão empossados em data estabelecida no edital de convocação das eleições. Parágrafo único. A CIPA / UEPG terá reuniões ordinárias mensais, de acordo com o calendário preestabelecido. Art. 24. Deixará de compor a CIPA o representante efetivo que: a) desligar-se do quadro da UEPG; b) solicitar o seu desligamento da CIPA; c) faltar a mais de 4 (quatro) reuniões ordinárias, sem justificativa; Seção IV Do Treinamento Art. 25. Os membros titulares e suplentes eleitos e designados, antes da posse, deverão participar de curso de treinamento promovido pela SESETRA, com carga horária de 20 (vinte) horas, distribuídas em no máximo 8 (oito) horas diárias, devendo ser realizado durante o expediente normal da Instituição. Capítulo V DAS DISPOSIÇÕES TRANSITÓRIAS Art. 26. Para a constituição da primeira CIPA, será designada pela Reitoria uma Comissão Eleitoral. Capítulo VI DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Art. 27. Os casos omissos e demais esclarecimentos serão resolvidos pela Norma Regulamentadora n o 5.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. NR 5 Portaria SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de 1999

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA. NR 5 Portaria SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de 1999 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA NR 5 Portaria SSST n.º 08, de 23 de fevereiro de 1999 Objetivo Tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a

Leia mais

NR 05 - CIPA. 5.2 Deve ser organizada por estabelicimento

NR 05 - CIPA. 5.2 Deve ser organizada por estabelicimento NR 05 CIPA 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar compatível permanentemente o trabalho com

Leia mais

Apostila técnico em Segurança do Trabalho

Apostila técnico em Segurança do Trabalho 2018 Apostila técnico em Segurança do Trabalho Antônio Carlos Zeferino, Técnico Em Segurança Do Trabalho, Pelo Instituto Federal. Apostila Técnico Em Segurança Do Trabalho Antônio Carlos Página 2 de 17

Leia mais

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Legislação Consolidação das Leis do Trabalho-CLT Decreto Lei 5.452 de 1º de maio de 1943 Normas Regulamentadoras NR 5 Lei 6.514 de 22 de dezembro de 1977 Portaria

Leia mais

CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Jeferson Seidler

CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES. Jeferson Seidler CIPA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES Objetivo A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar

Leia mais

Norma Regulamentadora 05. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2.

Norma Regulamentadora 05. Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2. Norma Regulamentadora 05 Matéria: Saúde e Segurança no Trabalho/Benefício e Assist. Social Professora: Debora Miceli Versão: 2.0 dez/15 Informação Este material foi elaborado com base na Norma Regulamentadora

Leia mais

NOME DA EMPRESA CHECK LIST - CIPA (NR 05)

NOME DA EMPRESA CHECK LIST - CIPA (NR 05) NOME DA EMPRESA CHECK LIST - CIPA (NR 05) Empresa: Inspetor (es): Data da Inspeção: / / Referências Técnicas: A CIPA é composta de representantes do empregador e dos empregados, de acordo com o dimensionamento

Leia mais

MANUAL DE PESSOAL CAPÍTULO 2: CONSTITUIR COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA

MANUAL DE PESSOAL CAPÍTULO 2: CONSTITUIR COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA 1 MÓDULO 20: SEGURANÇA NO TRABALHO CAPÍTULO 2: CONSTITUIR COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA ANEXOS: 1 Fluxo do Subprocesso Constituir Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA 2 Formulário

Leia mais

TEMA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

TEMA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES TEMA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES Disciplina: Engenharia de Segurança DO OBJETIVO A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças

Leia mais

EDITAL 001/2012-PRAD DECLARA ABERTO O PROCESSO DE ELEIÇÃO DOS MEMBROS DA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA

EDITAL 001/2012-PRAD DECLARA ABERTO O PROCESSO DE ELEIÇÃO DOS MEMBROS DA COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA Cáceres-MT, 29 de Junho de 2012 EDITAL 001/2012-PRAD DECLARA ABERTO O PROCESSO DE ELEIÇÃO DOS MEMBROS DA CIPA CIPA é abreviatura de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. É um instrumento que os trabalhadores

Leia mais

Art. 1º - Fica instituída a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA, no âmbito da FIEB

Art. 1º - Fica instituída a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA, no âmbito da FIEB Portaria nº 407/2017. Barueri, 16 de Agosto de 2017. LUIZ ANTONIO RIBEIRO, SUPERINTENDENTE da FIEB Fundação Instituto de Educação de Barueri, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, considerando

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇÕES ESTADO DA BAHIA

PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇÕES ESTADO DA BAHIA 7 LEI Nº 1093/2015 DE 18 de março de 2015. EMENTA: Dispõe sobre a instituição da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA, no âmbito da Administração Municipal, e dá outras providências. O PREFEITO

Leia mais

NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )

NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( ) NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (205.000-5) DO OBJETIVO 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho,

Leia mais

NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES NR 5 - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES DO OBJETIVO 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de

Leia mais

Campus de São José do Rio Preto GUIA DA CIPA. 2ª edição

Campus de São José do Rio Preto GUIA DA CIPA. 2ª edição GUIA DA CIPA 2ª edição SUMÁRIO APRESENTAÇÃO...3 A CIPA...4 OBJETIVO...4 ATRIBUIÇÕES...4 COMPOSIÇÃO, ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO...5 ACIDENTES DE TRABALHO...7 DEFINIÇÃO...7 PROCEDIMENTOS...7 APRESENTAÇÃO

Leia mais

NORMA REGULAMENTADORA 5 - NR 5 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA

NORMA REGULAMENTADORA 5 - NR 5 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA NORMA REGULAMENTADORA 5 - NR 5 COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA DO OBJETIVO 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças

Leia mais

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A CIPA. Comissão Interna de Prevenção de Acidente

INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A CIPA. Comissão Interna de Prevenção de Acidente INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE A CIPA Comissão Interna de Prevenção de Acidente O que é CIPA? A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) é um instrumento disponível aos trabalhadores que trata da prevenção

Leia mais

DO OBJETIVO DA CONSTITUIÇÃO

DO OBJETIVO DA CONSTITUIÇÃO NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (205.000-5) * NR aprovada pela Portaria MTb 3.214/1978. * Texto de acordo com a Portaria SSST 8/1999. DO OBJETIVO 5.1 A Comissão Interna de Prevenção de

Leia mais

NR 5 - Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão

NR 5 - Organização da CIPA e outros assuntos necessários ao exercício das atribuições da Comissão Módulo 3 NR5 Organização; Constituição; Atribuições da CIPA e Funcionamento; Treinamento; Processo eleitoral; NR5 Contratantes e contratados; Plano de trabalho; Dimensionamento. NR 5 - Organização da CIPA

Leia mais

CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES A sigla CIPA significa Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, isto é, trata-se de um grupo de pessoas que atua no interior da empresa com o objetivo

Leia mais

RESOLUÇÃO CONSUNI Nº, DE DE DE 2017.

RESOLUÇÃO CONSUNI Nº, DE DE DE 2017. RESOLUÇÃO CONSUNI Nº, DE DE DE 2017. Regulamenta as normas gerais para a elaboração de lista tríplice para diretor e vice-diretor de Centro. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO (ConsUni) DA FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE

Leia mais

SEÇÃO I DA DEFINIÇÃO SEÇÃO II DOS OBJETIVOS

SEÇÃO I DA DEFINIÇÃO SEÇÃO II DOS OBJETIVOS MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Comissão Interna de Saúde do Servidor Público Avenida dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7563

Leia mais

(Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) 05 de novembro de 2012 INFORMATIVO 1

(Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) 05 de novembro de 2012 INFORMATIVO 1 (Semana Interna de Prevenção de Acidente de Trabalho) 05 de novembro de 2012 INFORMATIVO 1 O que é CIPA? A CIPA vem por meio desse informativo, esclarecer o que é, quais as atribuições e como trabalha,

Leia mais

EDITAL DE CONVOCAÇÃO nº 001/2018 ELEIÇÃO CIPA GESTÃO 2018/2019

EDITAL DE CONVOCAÇÃO nº 001/2018 ELEIÇÃO CIPA GESTÃO 2018/2019 EDITAL DE CONVOCAÇÃO nº 001/2018 ELEIÇÃO CIPA GESTÃO 2018/2019 O Pró-Reitor de Administração da Universidade do Contestado (UnC), Prof. Luciano Bendlin no uso de suas atribuições estatutárias e considerando

Leia mais

PLANO DE GESTÃO INTRODUÇÃO

PLANO DE GESTÃO INTRODUÇÃO 1. INTRODUÇÃO PLANO DE GESTÃO 2014 A Faculdade de Engenharia da Unesp Câmpus de Ilha Solteira é uma instituição que tem como principais atividades o ensino, a pesquisa e a extensão. Os servidores estão

Leia mais

NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT)

NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT) SEGURANÇA NO TRABALHO E MEIO AMBIENTE NR 4 - Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina no Trabalho (SESMT) 4.1. As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração

Leia mais

O Guia Completo. Como montar uma CIPA

O Guia Completo. Como montar uma CIPA O Guia Completo Como montar uma CIPA Índice Introdução 03 O que é CIPA? 04 Obrigatoriedade da CIPA 05 Composição da CIPA 06 Atribuições da CIPA 09 Processo Eleitoral da CIPA 13 Treinamento para CIPA 17

Leia mais

REGULAMENTO DA CEPA. Regulamentação da Comissão Escolar de Prevenção de Acidentes Revisão. 03

REGULAMENTO DA CEPA. Regulamentação da Comissão Escolar de Prevenção de Acidentes Revisão. 03 REGULAMENTO DA CEPA SUMÁRIO Regulamentação Centro Integrado SESI/SENAI Dona Nenem Scariolli/ETFG... 3 CEPA Comissão Escolar De Prevenção de Acidentes... 3 Objetivo:... 3 Da Constituição:... 3 Da Organização:...

Leia mais

NORMAS. NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

NORMAS. NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes NORMAS NR5 - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes DO OBJETIVO 5.1 a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho,

Leia mais

ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL GABINETE DO REITOR

ESTADO DE ALAGOAS UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS - UNCISAL GABINETE DO REITOR PORTARIA UNCISAL GR Nº 289/2016 Regulamenta a composição, o funcionamento e atribuições da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA, no âmbito da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas PORTARIA Nº 2.395, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas PORTARIA Nº 2.395, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018 PORTARIA Nº 2.395, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2018 O Pró-Reitor de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Espírito Santo, usando de suas atribuições legais e estatutárias conferidas pelo inciso III do

Leia mais

o art. 3 o, inciso XXI do Regimento Interno do Conselho de Administração, aprovado pela Resolução UNIV n o 50, de 22 de

o art. 3 o, inciso XXI do Regimento Interno do Conselho de Administração, aprovado pela Resolução UNIV n o 50, de 22 de RESOLUÇÃO CA N o 116 DE 15 DE ABRIL DE 2013. Aprova o Regulamento da Comissão de Controle de Infecção Odontológica CCIO da Universidade Estadual de Ponta Grossa. O CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO, no uso de

Leia mais

LEI Nº /09/2001

LEI Nº /09/2001 LEI Nº 13.174 05/09/2001 Art 1º IMPLANTAÇÃO DA CIPA Todas as unidades das diversas secretarias; Autarquias; 20(vinte) trabalhadores (as) Art. 3º NR 5 Portaria 3.214/78 Lei 6.514/78 MTE Art 2º ESTABILIDADE

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS RESOLUÇÃO Nº. 003/2006, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2006.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DA GRANDE DOURADOS RESOLUÇÃO Nº. 003/2006, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2006. RESOLUÇÃO Nº. 003/2006, DE 07 DE NOVEMBRO DE 2006. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO da Universidade Federal da Grande Dourados no uso de suas atribuições legais, considerando o previsto no 3º do artigo 22, da

Leia mais

LEGISLAÇÃO NR 05. COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES

LEGISLAÇÃO NR 05. COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES LEGISLAÇÃO NR 05. COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES Página 2 de 7 designará um responsável pelo cumprimento dos objetivos desta NR, podendo ser adotados mecanismos de participação dos empregados,

Leia mais

ASSUNTOS TRABALHISTAS ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS ANO XX ª SEMANA DE MAIO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 19/2009

ASSUNTOS TRABALHISTAS ASSUNTOS PREVIDENCIÁRIOS ANO XX ª SEMANA DE MAIO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 19/2009 ANO XX - 2009-2ª SEMANA DE MAIO DE 2009 BOLETIM INFORMARE Nº 19/2009 ASSUNTOS TRABALHISTAS AS NR-5 - CIPA Objetivo - Constituição/Obrigatoriedade - Vários Estabelecimentos no Mesmo Município - Empresas

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 54/2013, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 54/2013, DE 20 DE DEZEMBRO DE 2013 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3227-5564 3235-1741 ramal 2003 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO ORDEM DE SERVIÇO N.º 102/2017-PROGRAD O Professor Miguel Archanjo de Freitas Júnior, Pró-Reitor de Graduação da Universidade Estadual de

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DO PESSOAL DOCENTE - CPPD

REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DO PESSOAL DOCENTE - CPPD REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DO PESSOAL DOCENTE - CPPD CAPÍTULO I Natureza e Finalidade Art. 1º - A Comissão Permanente do Pessoal Docente - CPPD da Universidade Federal Rural da Amazônia,

Leia mais

Gente é o ativo mais importante das. A responsabilidade pela gestão de pessoas é do gestor e não do RH

Gente é o ativo mais importante das. A responsabilidade pela gestão de pessoas é do gestor e não do RH Salvador/2015 CURSO DE QUALIFICAÇÃO PARA DIRETORES TÉCNICOS GESTÃO DE PESSOAS, SESMT, CIPA Teresa Cristina Maltez Diretora DEFIC GESTÃO DE PESSOAS Gente é o ativo mais importante das organizações A responsabilidade

Leia mais

COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO DO PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UFCSPA REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I

COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO DO PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UFCSPA REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO DO PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UFCSPA REGULAMENTO INTERNO CAPÍTULO I DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º O presente Regulamento normatiza a

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE REGULAMENTO ELEITORAL DO NUCLEO DE COORDENAÇÃO

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE REGULAMENTO ELEITORAL DO NUCLEO DE COORDENAÇÃO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE REGULAMENTO ELEITORAL DO NUCLEO DE COORDENAÇÃO Art. 1º - O Regulamento Eleitoral trata das eleições para o Núcleo de Coordenação do Conselho Municipal de Saúde

Leia mais

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA. O que é CIPA? Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA. O que é CIPA? Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES - CIPA Profª MsC Carla Pintas O que é CIPA? Comissão Interna de Prevenção de Acidentes. NR 5 - Portaria 3.214/78, alterada pelas Portarias 33/83, 25/94 e 08/99

Leia mais

DDS - A CIPA e a NR - 5. DDS Diálogo Diário de Segurança: A CIPA e a NR-5

DDS - A CIPA e a NR - 5. DDS Diálogo Diário de Segurança: A CIPA e a NR-5 1 DDS - A CIPA e a NR - 5 DDS Diálogo Diário de Segurança: A CIPA e a NR-5 DDS - A CIPA e a NR - 5 A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar

Leia mais

Número: IT-DRH-SST-001. Revisão: 00 CIPA. Data: Página 1 de 6 SUMÁRIO

Número: IT-DRH-SST-001. Revisão: 00 CIPA. Data: Página 1 de 6 SUMÁRIO Página 1 de 6 SUMÁRIO 1. Objetivo... 3 2. Escopo... 3 3. Referências... 3 4. Definições... 3 Conceitos... 3 Siglas... 3 5. Detalhamento... 4 Atribuições da... 4 Constituição da... 4 Treinamento da... 4

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 7/2018, DE 6 DE ABRIL DE 2018

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 7/2018, DE 6 DE ABRIL DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 ramal 2013 / 2044 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 7/2018,

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Comissão Eleitoral CIS EDITAL Nº 01/2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Comissão Eleitoral CIS EDITAL Nº 01/2016 EDITAL Nº 01/2016 A Comissão Eleitoral, composta conforme estabelece a Portaria nº 1862 de 26 de Julho de 2016 e de acordo com a Resolução 29/2015 do Conselho Universitário da Universidade Federal do Espírito

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 18/2003. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias,

RESOLUÇÃO Nº 18/2003. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, RESOLUÇÃO Nº 18/2003 O CONSELHO UNIVERSITÁRIO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 8.084/03-01 CONSELHO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO NORMAS PARA ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DO CORPO DOCENTE PARA O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO NORMAS PARA ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DO CORPO DOCENTE PARA O CONSELHO UNIVERSITÁRIO NORMAS PARA ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DO CORPO DOCENTE PARA O TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Art. 1º Será realizada eleição para escolha de representantes do Corpo Docente para o Conselho Universitário

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DA COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO - CIS DO OBJETO DA COMISSÃO ELEITORAL NOS CAMPI E REITORIA

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DA COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO - CIS DO OBJETO DA COMISSÃO ELEITORAL NOS CAMPI E REITORIA REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DA COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO - CIS DO OBJETO Art. 1º. Este regulamento normatiza o processo eleitoral para escolha de 2 (dois) membros titulares e de 2 (dois) membros suplentes,

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010.

RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010. RESOLUÇÃO Nº 085/2010-COU, DE 9 DE JULHO DE 2010. Aprova a criação e o Regulamento do Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino (Nufope), da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. O CONSELHO UNIVERSITÁRIO

Leia mais

Art. 3 o Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Art. 3 o Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação. Reitoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa. RESOLUÇÃO UNIV. N o 38, DE 27 DE NOVEMBRO DE 2014.* Aprova o Regulamento para as Eleições de Representantes Discentes junto aos Órgãos Colegiados da Universidade Estadual de Ponta Grossa e revoga a Portaria

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 123/ CONSU/UEAP

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 123/ CONSU/UEAP UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAPÁ CONSELHO SUPERIOR UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO N 123/2016 - CONSU/UEAP Dispõe sobre o Regimento do Comitê das Atividades de Extensão da Universidade do Estado do Amapá O Presidente

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 19/2006

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 19/2006 RESOLUÇÃO Nº 19/2006 O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de usas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta do Processo nº 8.020/2006-43 COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO

Leia mais

PREVENÇÃO DE ACIDENTES GESTÃO 2012/2013

PREVENÇÃO DE ACIDENTES GESTÃO 2012/2013 PREVENÇÃO DE ACIDENTES A Segurança não é o simples ato egoísta de não querer acidentar, mas sobretudo, um ato de solidariedade de não deixar ocorrer acidentes MÓDULO I NR5 Norma Regulamentadora nº 5 OBJETIVO

Leia mais

EDITAL PROEC Nº 024/2017

EDITAL PROEC Nº 024/2017 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Pró-Reitoria de Extensão e Cultura Av. dos Estados, 5001 Bairro Santa Terezinha Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356-7281 gabinete.proec@ufabc.edu.br

Leia mais

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 31/2018, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2018

RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 31/2018, DE 23 DE NOVEMBRO DE 2018 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO SUPERIOR Avenida Rio Branco, 50 Santa Lúcia 29056-255 Vitória ES 27 3357-7500 ramal 1070 RESOLUÇÃO DO CONSELHO SUPERIOR Nº 31/2018, DE

Leia mais

PREÂMBULO CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES

PREÂMBULO CAPÍTULO I DAS ATRIBUIÇÕES MIINIISTÉRIIO DA EDUCAÇÃO UNIIVERSIIDADE FEDERAL DE IITAJUBÁ REGIMENTO DO CONSELHO DE CURADORES PREÂMBULO Este Regimento complementa o Regimento Geral da Universidade Federal de Itajubá e regulamenta as

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 16/2005*

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO UNIVERSITÁRIO RESOLUÇÃO Nº 16/2005* RESOLUÇÃO Nº 16/2005* *Revogada pela Resolução nº. 16/2009 do Conselho Universitário O DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO, no uso de suas atribuições legais e estatutárias, CONSIDERANDO o que consta

Leia mais

VI Publicar todas as informações referentes ao processo eleitoral; e

VI Publicar todas as informações referentes ao processo eleitoral; e MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS Reitoria Gabinete da Reitoria Av. Professor Mário Werneck, 2590

Leia mais

CIPA FAU Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Gestão 2015

CIPA FAU Comissão Interna de Prevenção de Acidentes Gestão 2015 Edital de Regulamentação CE-CIPA Nº 1, de 01/10/2015 Regulamenta a realização de procedimento eleitoral para escolha dos representantes dos empregados (servidores técnicos e administrativos) da Faculdade

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGIMENTO INTERNO

Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGIMENTO INTERNO Universidade Federal de São Paulo Comissão de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação REGIMENTO INTERNO 2012 CAPÍTULO I DA NATUREZA Art. 1º - A Comissão de Capacitação dos Servidores

Leia mais

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE Criado pela Lei Municipal nº 277/92 Lei Federal 8.142/90

CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE Criado pela Lei Municipal nº 277/92 Lei Federal 8.142/90 REGIMENTO PADRÃO PARA OS CONSELHOS DISTRITAIS DO CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE DE PORTO ALEGRE (CMS/POA) CAPÍTULO I DO CONSELHO DISTRITAL DE SAÚDE, SUAS FINALIDADES E COMPETÊNCIAS Art. 1º O Conselho Distrital

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2018/2019

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2018/2019 REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2018/2019 I Da eleição Artigo 1º. A eleição do Conselho Diretor e do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Transportes

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências da Saúde Comissão Eleitoral CPCS CCS Edital nº 01/2019 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências da Saúde Comissão Eleitoral CPCS CCS Edital nº 01/2019 TÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES GERAIS Edital nº 01/2019 A Comissão Eleitoral, designada pelo diretora do Centro de Ciências da UFES, através da Portaria nº 01/CCS, de 11 de fevereiro de 2019, tendo em vista as disposições da Portaria n. 2395/Progep

Leia mais

REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DA CONGREGAÇÃO DO CAMPUS DO CEFET-MG EM NEPOMUCENO MANDATO DE 2016 a 2018

REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DA CONGREGAÇÃO DO CAMPUS DO CEFET-MG EM NEPOMUCENO MANDATO DE 2016 a 2018 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE MINAS GERAIS REGULAMENTO PARA ELEIÇÃO DOS REPRESENTANTES DA CONGREGAÇÃO DO CAMPUS DO CEFET-MG EM NEPOMUCENO MANDATO

Leia mais

PORTARIA nº 29/2017-CEOUR

PORTARIA nº 29/2017-CEOUR PORTARIA nº 29/2017-CEOUR Dispõe sobre a eleição e indicação de representantes na Comissão Permanente de Extensão Universitária do Câmpus de Ourinhos. O Coordenador Executivo do Câmpus de Ourinhos, no

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA GABINETE DO REITOR

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÃNDIA GABINETE DO REITOR PORTARIA R Nº. 214 /2009, de 28 de Janeiro de 2009. O REITOR DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA, no uso de suas atribuições legais, e CONSIDERANDO a necessidade de constituição de Comissão Interna de

Leia mais

1. (2016 EXATUS BANPARA) A CIPA

1. (2016 EXATUS BANPARA) A CIPA 0 1 1. INTRODUÇÃO Olá Pessoal, Como estão os estudos? Animados? Vamos continuar estudando Saúde do Trabalhador e hoje abordaremos a NR 05, que regulamenta a CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas IFAL Comissão Própria de Avaliação CPA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Instituto Federal de Alagoas IFAL Comissão Própria de Avaliação CPA EDITAL DE CONVOCAÇÃO E NORMAS DO PROCESSO ELEITORAL PARA ESCOLHA DOS MEMBROS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA A Comissão Própria de Avaliação designada pela Portaria nº 747/2019 Gabinete da Reitoria/IFAL

Leia mais

EDITAL Nº 01/2018 ELEIÇÃO DA COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

EDITAL Nº 01/2018 ELEIÇÃO DA COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL EDITAL Nº 01/2018 ELEIÇÃO DA COMISSÃO SETORIAL DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A comissão responsável, designada pela Portaria GDG n 040, de 19 de fevereiro de 2018, torna público por meio deste edital que

Leia mais

Lei nº de 17 de outubro de 2001.

Lei nº de 17 de outubro de 2001. Lei nº 3.103 de 17 de outubro de 2001. Estabelece normas para a escolha de diretores e vice-diretores nas escolas da rede municipal e dá outras providências. O PREFEITO MUNICIPAL DE URUGUAIANA: Faço saber,

Leia mais

EDITAL PROGRAD Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2014

EDITAL PROGRAD Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2014 EDITAL PROGRAD Nº 44, DE 19 DE NOVEMBRO DE 2014 A PRÓ-REITORA DE GRADUAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE PORTO ALEGRE (UFCSPA), no uso de suas atribuições legais, estatutárias e regimentais

Leia mais

Lucineide Cruz Juliana Pontelo SAIBA TUDO SOBRE CONSTITUIÇÃO DA CIPA NORMA REGULAMENTADORA COMENTADA

Lucineide Cruz Juliana Pontelo SAIBA TUDO SOBRE CONSTITUIÇÃO DA CIPA NORMA REGULAMENTADORA COMENTADA Lucineide Cruz Juliana Pontelo SAIBA TUDO SOBRE CONSTITUIÇÃO DA CIPA NORMA REGULAMENTADORA COMENTADA As autoras agradecem a Ricardo Henrique Paulino da Cruz pela colaboração pela revisão desta obra. Página

Leia mais

EDITAL Nº 05/2016/CAMPUS ARAGUAÍNA/IFTO, DE 4 DE ABRIL DE 2016.

EDITAL Nº 05/2016/CAMPUS ARAGUAÍNA/IFTO, DE 4 DE ABRIL DE 2016. EDITAL Nº 05/2016//IFTO, DE 4 DE ABRIL DE 2016. ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DO PARA COMPOR A COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO - CPA DO IFTO - BIÊNIO 2016/2017 O DIRETOR-GERAL DO, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA COMISSÃO ELEITORAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA COMISSÃO ELEITORAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA COMISSÃO ELEITORAL A Comissão Eleitoral designada pela CPA Comissão Própria de Avaliação da UFJF, com o objetivo de encaminhar o processo de

Leia mais

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COLEGIADO DE CURSO

UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COLEGIADO DE CURSO UNIÃO DAS INSTITUIÇÕES DE SERVIÇOS, ENSINO E PESQUISA LTDA. REGULAMENTO INSTITUCIONAL DE COLEGIADO DE CURSO São Paulo 2011 TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES CAPÍTULO I Da Natureza e das Finalidades

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DA CIPA Gestão 2015 / 2016

PLANO DE TRABALHO DA CIPA Gestão 2015 / 2016 PLANO DE TRABALHO DA CIPA Gestão 2015 / 2016 1. INTRODUÇÃO A Faculdade de Medicina Veterinária/UNESP Câmpus de Araçatuba, é uma instituição que possui como principais atividades: o Ensino e a Pesquisa.

Leia mais

ELEIÇÕES PARA REPRESENTANTE DOS SERVIDORES NO CONSELHO DELIBERATIVO DO ILMD. Edital de Convocação

ELEIÇÕES PARA REPRESENTANTE DOS SERVIDORES NO CONSELHO DELIBERATIVO DO ILMD. Edital de Convocação ELEIÇÕES PARA REPRESENTANTE DOS SERVIDORES NO CONSELHO DELIBERATIVO DO ILMD Edital de Convocação A Comissão Eleitoral, composta pelos servidores, Felipe dos Santos Costa, Antônio Ferreira de Carvalho e

Leia mais

RESOLUÇÃO ConsUni Nº 156, DE 31 DE AGOSTO DE 2015

RESOLUÇÃO ConsUni Nº 156, DE 31 DE AGOSTO DE 2015 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Fundação Universidade Federal do ABC Conselho Universitário ConsUni Av. dos Estados, 5001 Bairro Bangu Santo André - SP CEP 09210-580 Fone: (11) 3356.7635/7636/7637 conselhos.superiores@ufabc.edu.br

Leia mais

CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES OBJETIVO 1 / 8

CIPA - COMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES OBJETIVO 1 / 8 OBJETIVO 1 / 8 Conforme Norma Regulamentadora 5 (NR5) a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA - tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho, de modo a tornar

Leia mais

I DA ELEIÇÃO II DOS CANDIDATOS

I DA ELEIÇÃO II DOS CANDIDATOS REGULAMENTO ELEITORAL PARA OS CARGOS DE DIRETOR (A), CHEFES DO CTIC, SERVIÇOS E LABORATÓRIOS E PARA REPRESENTANTE DOS SERVIDORES DO INSTITUTO DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA EM SAÚDE

Leia mais

Resolução nº 093, de 27 de outubro de 2015.

Resolução nº 093, de 27 de outubro de 2015. SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL Ministério da Educação Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul Conselho Superior Resolução nº

Leia mais

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS. Parágrafo Único: As eleições serão por escrutínio secreto e com votação em cédula única para cada eleição.

CAPÍTULO I DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS. Parágrafo Único: As eleições serão por escrutínio secreto e com votação em cédula única para cada eleição. Florianópolis, 18 de junho de 1997. PORTARIA Nº 0631/GR/97. O Reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o disposto no inciso XI do artigo 16 e inciso

Leia mais

MIINIISTÉRIIO DA EDUCAÇÃO UNIIVERSIIDADE FEDERAL DE IITAJUBÁ. Criada pela Lei nº , de 24 de abril de 2002

MIINIISTÉRIIO DA EDUCAÇÃO UNIIVERSIIDADE FEDERAL DE IITAJUBÁ. Criada pela Lei nº , de 24 de abril de 2002 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ Criada pela Lei nº 10.435, de 24 de abril de 2002 MIINIISTÉRIIO DA EDUCAÇÃO UNIIVERSIIDADE FEDERAL DE IITAJUBÁ REGIMENTO DO CONSELHO CURADOR PREÂMBULO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 10/2003*

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO RESOLUÇÃO Nº 10/2003* RESOLUÇÃO Nº 10/2003* *(Revogado pela Resolução nº 26/2010 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão). ESTABELECE NORMAS PARA O PROCESSO ELEITORAL DE ESCOLHA DE REPRESENTANTES DOS SERVIDORES TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS

Leia mais

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2014/2015 NOVA VERSÃO APROVADA EM 10 DE OUTUBRO DE 2013

REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2014/2015 NOVA VERSÃO APROVADA EM 10 DE OUTUBRO DE 2013 REGULAMENTO ELEITORAL ELEIÇÕES DO CONSELHO DIRETOR E DO CONSELHO FISCAL GESTÃO 2014/2015 NOVA VERSÃO APROVADA EM 10 DE OUTUBRO DE 2013 I Da eleição Artigo 1º. A eleição do Conselho Diretor e do Conselho

Leia mais

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos

Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos Universidade Federal de São Paulo Campus São José dos Campos CAPÍTULO 1 DO DEPARTAMENTO ACADÊMICO Artigo 1º O presente Regimento Interno regulamenta a organização e o funcionamento do Departamento de Ciência

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA (10/11/2016)

REGIMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA (10/11/2016) REGIMENTO INTERNO DO COLEGIADO DO CURSO DE ENGENHARIA DE INFRAESTRUTURA (10/11/2016) Seção I Da Natureza e Finalidade Art. 1º O presente regimento interno disciplina o funcionamento do Colegiado do Curso

Leia mais

NORMAS REGULAMENTADORAS

NORMAS REGULAMENTADORAS NORMAS REGULAMENTADORAS APROVADAS PELA PORTARIA 3214 DE 08/06/1978 33 NR REVOGADAS NR RURAIS EM 15/04/2008 http://www.mte.gov.br/legislacao normas regulamentadoras NR 4 - SERVIÇO ESPECIALIZADO EM ENGENHARIA

Leia mais

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA. Edital de Eleição nº 001/2016 Gestão 2016/2017.

Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA. Edital de Eleição nº 001/2016 Gestão 2016/2017. Comissão Interna de Prevenção de Acidentes CIPA Edital de Eleição nº 001/2016 Gestão 2016/2017. Anuncia e convoca eleições para a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes das Escolas Unidas do Planalto

Leia mais

TÍTULO I DAS ELEIÇÕES PARA A DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO

TÍTULO I DAS ELEIÇÕES PARA A DEFENSORIA PÚBLICA-GERAL DO ESTADO 1 Deliberação CSDP 08, de 19 de junho de 2015 Regulamenta as eleições para a Defensoria Pública-Geral e para o Conselho Superior da Defensoria Pública, bem como a consulta para formação da lista tríplice

Leia mais

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE GESTÃO PÚBLICA, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei,

A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE GESTÃO PÚBLICA, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, PORTARIA 374/02 - SGP A SECRETÁRIA MUNICIPAL DE GESTÃO PÚBLICA, usando das atribuições que lhe são conferidas por lei, CONSIDERANDO a edição da Lei 13.174, de 5 de setembro de 2001, que instituiu as Comissões

Leia mais

EDITAL N 13 - CTAG/IFB DE 1 DE NOVEMBRO DE 2016 ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO PARA O CONSELHO GESTOR DO CAMPUS TAGUATINGA

EDITAL N 13 - CTAG/IFB DE 1 DE NOVEMBRO DE 2016 ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO PARA O CONSELHO GESTOR DO CAMPUS TAGUATINGA EDITAL N 13 - CTAG/IFB DE 1 DE NOVEMBRO DE 2016 ELEIÇÃO DE REPRESENTANTES DOCENTE E TÉCNICO-ADMINISTRATIVO PARA O CONSELHO GESTOR DO CAMPUS TAGUATINGA A Comissão para eleição do Conselho Gestor do Instituto

Leia mais

CAPÍTULO I DA FINALIDADE CAPÍTULO II DOS CANDIDATOS

CAPÍTULO I DA FINALIDADE CAPÍTULO II DOS CANDIDATOS Regulamento Eleitoral para Eleição de representantes dos segmentos docente, técnicoadministrativo e discente da Comissão Própria de Avaliação (CPA) nos Campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e

Leia mais