Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26. Aula 26. Advocacia Pública"

Transcrição

1 Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Funções Essenciais da Justiça Advocacia e Defensória Pública / Aula 26 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 26 Advocacia Pública A advocacia pública existe no âmbito da União e no âmbito dos Estados e do DF. A advocacia pública no âmbito do DF é do próprio DF, não ocorrendo o que ocorre no MP do DF que compõe o MPU, não fazendo parte do DF. A União tem a Advocacia-Geral da União. O Advogado-Geral da União é nomeado livremente. Ele tendo ou não status de Ministro não é sabatinado pelo Senado, ou seja, ele não precisa ter o seu nome aprovado pelo Senado ao contrário do que ocorre com o Procurador-Geral da República. O Advogado-Geral da União exerce um cargo comissionado por parte do Presidente da República e tem que ter a idade maior do que 35 anos, não precisando sequer ser integrante de carreira (nomeação livre). A AGU tem por atribuição a representação judicial e extrajudicial da União e a consultoria do Poder Executivo. Portanto, é legitima a existência de órgãos jurídicos de consultoria no Poder Judiciário e no Poder Legislativo. A dívida ativa da União é um encargo da Procuradoria da Fazenda Nacional, que é um órgão, em última instância, subordinada ao Advogado-Geral da União (apesar de ser um órgão próprio). Os integrantes da carreira da AGU, exceto o Advogado-Geral da União, devem fazer concurso de provas e títulos, não necessitando ter dois anos de prática. A Constituição não exige a presença da OAB no concurso. A representação dos Estados cabe as procuradorias dos estados e do DF. Os integrantes têm estabilidade nos cargos.

2 Art A Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo. 1º A Advocacia-Geral da União tem por chefe o Advogado-Geral da União, de livre nomeação pelo Presidente da República dentre cidadãos maiores de trinta e cinco anos, de notável saber jurídico e reputação ilibada. 2º O ingresso nas classes iniciais das carreiras da instituição de que trata este artigo far-se-á mediante concurso público de provas e títulos. 3º Na execução da dívida ativa de natureza tributária, a representação da União cabe à Procuradoria- Geral da Fazenda Nacional, observado o disposto em lei. LC 73/93 é a lei a que o caput do artigo acima transcrito se refere. A Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional é um órgão subordinado ao Advogado-Geral da União. Art Os Procuradores dos Estados e do Distrito Federal, organizados em carreira, na qual o ingresso dependerá de concurso público de provas e títulos, com a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as suas fases, exercerão a representação judicial e a consultoria jurídica das respectivas unidades federadas. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) Parágrafo único. Aos procuradores referidos neste artigo é assegurada estabilidade após três anos de efetivo exercício, mediante avaliação de desempenho perante os órgãos próprios, após relatório circunstanciado das corregedorias. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 19, de 1998) A Constituição não exige a participação da OAB no concurso para o cargo de Advogado da União de carreira, mas exige a participação no concurso para Procurador do Estado e do DF. A representação da Procuradoria do Estado não se limita ao Poder Executivo. O STF tem reconhecido que quando há um interesse próprio do Legislativo, principalmente quando esse interesse se contrapõe ao do Poder Executivo é possível reconhecer a legitimidade de um órgão jurídico do Legislativo estadual. O Procurador tem estabilidade, e não vitaliciedade. Art O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei.

3 A lei, que é o Estatuto da Advocacia, que é a lei nº 8.906/94, coloca limites à inviolabilidade de que trata o art. acima transcrito. A inviolabilidade dos advogados não é absoluta. O STF entende que o advogado pode cometer um crime de desacato se ele ofender, por exemplo, um juiz ou uma outra autoridade mediante a qual esteja atuando. Defensoria Pública O art. 134 vai tratar da organização da Defensoria. Art A Defensoria Pública é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe, como expressão e instrumento do regime democrático, fundamentalmente, a orientação jurídica, a promoção dos direitos humanos e a defesa, em todos os graus, judicial e extrajudicial, dos direitos individuais e coletivos, de forma integral e gratuita, aos necessitados, na forma do inciso LXXIV do art. 5º desta Constituição Federal. (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 80, de 2014) 1º Lei complementar organizará a Defensoria Pública da União e do Distrito Federal e dos Territórios e prescreverá normas gerais para sua organização nos Estados, em cargos de carreira, providos, na classe inicial, mediante concurso público de provas e títulos, assegurada a seus integrantes a garantia da inamovibilidade e vedado o exercício da advocacia fora das atribuições institucionais. (Renumerado do parágrafo único pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) 2º Às Defensorias Públicas Estaduais são asseguradas autonomia funcional e administrativa e a iniciativa de sua proposta orçamentária dentro dos limites estabelecidos na lei de diretrizes orçamentárias e subordinação ao disposto no art. 99, 2º. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 45, de 2004) 3º Aplica-se o disposto no 2º às Defensorias Públicas da União e do Distrito Federal. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 74, de 2013) 4º São princípios institucionais da Defensoria Pública a unidade, a indivisibilidade e a independência funcional, aplicando-se também, no que couber, o disposto no art. 93 e no inciso II do art. 96 desta Constituição Federal. (Incluído pela Emenda Constitucional nº 80, de 2014) A representação dos hipossuficientes cabe à Defensoria Pública. No âmbito da Defensoria Pública só existe uma lei complementar que organiza a Defensoria Pública da União e dos Estados, que é a LC 80/94. Ao Advogado da União e ao Procurador do Estado não é garantida a inamovibilidade, mas ao Defensor Público é garantida a inamovibilidade, mas não a vitaliciedade de juízes e membros do MP.

4 A Constituição também não exige a participação da OAB em concursos de provimento de Defensores. A Constituição exige a participação da OAB nos concursos de MP e Procuradorias estaduais, mas não para AGU nem para Defensorias Públicas. Ao integrante da Defensoria Pública é vedado o exercício da advocacia fora das suas atribuições. Em síntese: Função da Defensoria Pública orientação jurídica e a defesa dos necessitados; DPU e do DF e Territórios: LC 80/94; Inamovibilidade, independência funcional, estabilidade. Vedado o exercício de advocacia; Autonomia funcional, administrativa e orçamentária; DP-GF indicado pelo Presidente e aprovado pelo Senado (absoluta), dois anos, uma recondução (previsto em lei, e não na Constituição). DPE: Concorrente normas gerais LC 80/94; normas específicas LC estadual 06/77 (estado do RJ); Inamovibilidade, independência funcional, estabilidade. Vedado exercício de advocacia; DPG nomeado pelo Governador. Dois anos, uma recondução. QUESTÕES: 1. Pode a Defensoria Pública do Estado sustentar oralmente nos tribunais superiores? Essa é uma questão colocada para a interpretação do art. 14, 3º da LC 80, que prevê que a representação dos hipossuficientes deve ser feita pela DPU nos tribunais superiores. Contudo, muitas vezes é própria DPE quem interpõe o recurso ao STF e ao STJ. Uma vez interposto o recurso pelo Defensor do Estado, por que o próprio não pode efetuar a sustentação oral perante o tribunal superior? O STF tem feito uma interpretação de que de preferência a atuação perante os tribunais superiores deve ficar a cargo da DPU, mas que essa não é uma previsão exaustiva. Logo, é possível que a DPE faça uma atuação perante os tribunais superiores. Isso foi julgado no ED do AI de Relatoria do Min. Ilmar Galvão no AREsp no que se refere ao STJ. Então, temos uma decisão no STF e outra no STJ, ambas no mesmo sentido de que a questão é preferencial. 2. A Defensoria Pública pode, por ação civil pública, defender interesse dos consumidores? Isso se refere ao art. 4º, VII da LC 80/94. No REsp de Relatoria do Min. Otavio Noronha, o STJ entendeu que é possível, pois dentre os consumidores existem aqueles que são necessitados e isso já legitimaria a Defensoria Pública a propor uma ação civil pública. Havendo no bojo de um interesse

5 metaindividual, difuso, coletivo ou individual homogêneo alguns representados no interesse de necessitados. Não há a obrigatoriedade de que para que a Defensoria Pública represente o direito metaindividual esteja representando somente necessitados. Desde que fiquem evidenciados os direitos dos necessitados, mesmo que não de forma exaustiva, a Defensoria estaria legitimada a propor uma ação civil pública. 3. É constitucional a previsão de prestação de assistência a necessitados, mediante convênio com a OAB? O STF entendeu que não é legítimo que a Defensoria Pública faça convênio com a OAB para que exista, através desse, a representação dos necessitados (ADI 3892/SC). O que pode ocorrer é que se o juízo verificar que não há uma representação adequada por parte da Defensoria Pública ele pode designar um advogado dativo. Contudo, disso não faz presumir que a Defensoria Pública possa realizar convênio com a OAB para representação dos necessitados. Advocacia privada indispensável à administração da justiça. Inviolável por manifestação, nos limites da lei. Advocacia pública: Advocacia da União LC 73/93: Representação da União. Advocacia da União, Proc. da Fazenda. Procuradoria Federal (não integra a Advocacia da União, sendo um órgão vinculado). AGU nomeado pelo Presidente da República. Não é mais equiparado a Ministro (ocorreu após Michel Temer ter assumido a Presidência). Proibição advocacia. Procuradorias: Estabilidade.

O Ministério Público e a Defensoria Pública. Procuradorias. Advocacia

O Ministério Público e a Defensoria Pública. Procuradorias. Advocacia O Ministério Público e a Defensoria Pública. Procuradorias. Advocacia Objetivo: defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais e individuais indisponíveis. Princípios institucionais:

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Ministério Público Instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado. Incumbência: Defesa da ordem jurídica Defesa do Regime Democrático Defesa dos

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

Aula Sobre os órgãos que exercem as chamadas funções essenciais da Justiça é INCORRETO afirmar:

Aula Sobre os órgãos que exercem as chamadas funções essenciais da Justiça é INCORRETO afirmar: Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Exercícios sobre Funções Essenciais da Justiça / Aula 27 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 27 Essa aula será dedicada a resolução

Leia mais

1. Organização 2. Perfil Constitucional 3. Conceito 4. Princípios 5. Objetivos 6. Autonomia 7. Chefia Institucional DPGE-RJ Defensoria Pública Professora Raquel Tinoco 1 Organização Professora Raquel Tinoco

Leia mais

Direito Constitucional II Profª. Marianne Rios Martins FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. - Ministério Público - Advocacia Publica. - Defensoria Publica

Direito Constitucional II Profª. Marianne Rios Martins FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. - Ministério Público - Advocacia Publica. - Defensoria Publica FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Funções essenciais à justiça - Ministério Público - Advocacia Publica - Advocacia - Defensoria Publica MINISTÉRIO PUBLICO (art. 127-130) MINISTÉRIO PÚBLICO (art. 127) - Instituição

Leia mais

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: DEFENSORIA PÚBLICA E FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA: MINISTÉRIO PÚBLICO, DEFENSORIA PÚBLICA E ADVOCACIA Profª Me. Érica Rios erica.carvalho@ucsal.br MINISTÉRIO PÚBLICO Definição: instituição permanente e essencial à função jurisdicional

Leia mais

Noções de Direito Constitucional Parte 2 Prof. André Vieira

Noções de Direito Constitucional Parte 2 Prof. André Vieira Técnico Judiciário Área Administrativa Noções de Direito Constitucional Parte 2 Prof. André Vieira TRT-CE Noções de Direito Constitucional Prof. André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br 3 4 www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

Da Advocacia Pública arts , e Seção III Da Advocacia e da Defensoria Pública arts

Da Advocacia Pública arts , e Seção III Da Advocacia e da Defensoria Pública arts ADVOCACIA CF/1988 - Título IV - Da Organização dos Poderes; Capítulo IV - Das Funções Essenciais à Justiça; Seção II Da Advocacia Pública arts. 131-132, e Seção III Da Advocacia e da Defensoria Pública

Leia mais

Legislação Aplicada ao MPU e CNMP

Legislação Aplicada ao MPU e CNMP Legislação Aplicada ao MPU e CNMP 2 Conteúdo 1. Ministério Público da União. 1.1. Lei Complementar nº 75/1993 (Lei Orgânica do Ministério Público da União). 1.2. Perfil constitucional do Ministério Público

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Constituição Estadual RS

Funções Essenciais à Justiça Constituição Estadual RS Funções Essenciais à Justiça Constituição Estadual RS Art. 107 - O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do

Leia mais

STF CNJ STJ TST STM TSE TRT TRE TJM JEF JEC

STF CNJ STJ TST STM TSE TRT TRE TJM JEF JEC STF CNJ TSE TST STJ STM TRE TRT TU TRF TJ TJM TR TR JE JT JF JÚRI JD JÚRI CJM CJM JEF JEC STF CNJ TSE TST STJ STM TRE TRT TRF TJ TJM TU JE JT TR JF JÚRI JD JÚRI TR CJM CJM Justiça Especializa JEF Justiça

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 Cria o Conselho Nacional da Defensoria Pùblica e dá outras providências. As MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS e do SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art. 60

Leia mais

Seção II Das Atribuições do Presidente da República Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República:

Seção II Das Atribuições do Presidente da República Art. 84. Compete privativamente ao Presidente da República: Curso/Disciplina: Direito Administrativo / 2017 Aula: Administração Direta Órgão Público / Aula 05 Professor: Luiz Jungstedt Monitora: Kelly Silva Aula 05 Não basta estar previsto na Constituição a existência

Leia mais

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU. Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU. Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL Constituição Federal Poder Executivo Poder Legislativo Poder Judiciário Funções

Leia mais

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº

CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA Nº CURSO ESCOLA DE DEFENSORIA PÚBLICA 2016.1 Nº DATA DISCIPLINA Direito Constitucional PROFESSOR Paulo Nasser MONITOR Bruna Oliveira AULA Aula 11 TEMA: FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTICA E DIREITOS FUNDAMENTAIS

Leia mais

Direito Processual. Ministério Público no Processo Penal. Professor Joerberth Nunes.

Direito Processual. Ministério Público no Processo Penal. Professor Joerberth Nunes. Direito Processual Ministério Público no Processo Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual MINISTÉRIO PÚBLICO NO PROCESSO PENAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL CAPÍTULO IV

Leia mais

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL

CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL CARLOS MENDONÇA DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL: 1 Constituição da República Federativa d o Brasil de 1988. 1.1 Princípios fundamentais. 2 Aplicabilidade das normas constitucionais. 2.1 Normas

Leia mais

Curso Legislação Institucional DPE-RJ

Curso Legislação Institucional DPE-RJ Curso Legislação Institucional DPE-RJ 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 9 3. GABARITO...22 4. FINALIZAÇÃO DA AULA...22 Este curso é protegido por direitos

Leia mais

DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014

DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014 DIREITO ADMINISTRATIVO E CONSTITUCIONAL 2014 51. "José da Silva, Senador da República, discursa na tribuna do Senado defendendo a legalização do aborto para mulheres grávidas que não tenham constituído

Leia mais

IMPORTÂNCIA DE ÓRGÃOS AUTÔNOMOS AO LADO DO JUDICIÁRIO

IMPORTÂNCIA DE ÓRGÃOS AUTÔNOMOS AO LADO DO JUDICIÁRIO DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA IMPORTÂNCIA DE ÓRGÃOS AUTÔNOMOS AO LADO DO JUDICIÁRIO DO MINISTÉRIO PÚBLICO Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2013 (Dos Senhores Mauro Benevides, Alessandro Molon e Andre Moura)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2013 (Dos Senhores Mauro Benevides, Alessandro Molon e Andre Moura) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2013 (Dos Senhores Mauro Benevides, Alessandro Molon e Andre Moura) Altera o Capítulo IV - Das Funções Essenciais à Justiça do Título IV Da Organização dos Poderes

Leia mais

08/04/2017 GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU

08/04/2017 GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU 1. (CESPE) - 2009 - IBRAM-DF Advogado O Ministério Público da União está legitimado para promover o inquérito civil e a ação civil pública visando proteção

Leia mais

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL 1988 TÍTULO IV DA ORGANIZAÇÃO DOS PODERES CAPÍTULO IV DAS FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Seção I Do Ministério Público Art. 127. O Ministério Público é instituição

Leia mais

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Direito Constitucional Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Art. 103-B: O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida

Leia mais

ASSOCIACAO NACIONAL DOS DEFENSORES PUBLICOS FEDERAIS - ANADEF ADVOGADO : RAFAEL DA CÁS MAFFINI : MAURICIO ROSADO XAVIER IMPETRADO :

ASSOCIACAO NACIONAL DOS DEFENSORES PUBLICOS FEDERAIS - ANADEF ADVOGADO : RAFAEL DA CÁS MAFFINI : MAURICIO ROSADO XAVIER IMPETRADO : MANDADO DE SEGURANÇA COLETIVO Nº 5003634-15.2011.404.7200/SC IMPETRANTE : ASSOCIACAO NACIONAL DOS DEFENSORES PUBLICOS FEDERAIS - ANADEF ADVOGADO : RAFAEL DA CÁS MAFFINI : MAURICIO ROSADO XAVIER IMPETRADO

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça e Estados de Exceção. Prof. ª Bruna Vieira

Funções Essenciais à Justiça e Estados de Exceção. Prof. ª Bruna Vieira Funções Essenciais à Justiça e Estados de Exceção Prof. ª Bruna Vieira As funções essenciais à justiça vêm previstas a partir do artigo 127 da Constituição Federal. Os órgãos que têm por atribuição exercer

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO ARTIGOS 127 A 130 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL

MINISTÉRIO PÚBLICO ARTIGOS 127 A 130 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL MINISTÉRIO PÚBLICO ARTIGOS 127 A 130 DA CONSTITUIÇÃO FEDERAL Órgão constitucional autônomo, incumbido de promover a ação penal e fiscalizar a execução da lei perante a jurisdição penal e exercer, ante

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N, DE 2012

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N, DE 2012 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N, DE 2012 Altera dispositivos da Constituição Federal para assegurar a participação da Ordem dos Advogados do Brasil em todas as fases dos concursos públicos de prova

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA À AGU

LEGISLAÇÃO APLICADA À AGU CONTEÚDO PROGRAMÁTICO LEGISLAÇÃO APLICADA À AGU 1. A Advocacia Geral da União: 1.1. Perfil Constitucional: funções institucionais. 1.2. Lei Complementar n. 73/93, arts. 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º, 7º, 9º e

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Legislação Relativa p/ AGU (Vários Cargos) Professor: Ali Mohamad Jaha DEMO

Livro Eletrônico. Aula 00. Legislação Relativa p/ AGU (Vários Cargos) Professor: Ali Mohamad Jaha DEMO Livro Eletrônico Aula 00 Legislação Relativa p/ AGU (Vários Cargos) Professor: Ali Mohamad Jaha - Aula 01 AULA 01 Tema: Advocacia Geral da União (AGU). Assuntos Abordados: 1. A Advocacia Geral da União:

Leia mais

LEGISLAÇÃO DEFENSORIA PÚBLICA

LEGISLAÇÃO DEFENSORIA PÚBLICA LEGISLAÇÃO DEFENSORIA PÚBLICA 2 A DEFENSORIA PÚBLICA NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL PROF. TIAGO ZANOLLA facebook.com/proftiagozanolla/ zanolla.estrategia@gmail.com 3 NATUREZA DA DEFENSORIA PÚBLICA Instituição

Leia mais

Lei complementar nº 35,

Lei complementar nº 35, Lei complementar nº 35, de 14 de março de 1979 Dispõe sobre a Lei Orgânica da Magistratura Nacional O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Ministério Público (Art. 127 a 130-A) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Aula XX FORO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO Membros do MPU Autoridade

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Superior Tribunal de Justiça (Art. 104 a 105) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção III DO SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA Art. 104.

Leia mais

N o /2017-AsJConst/SAJ/PGR

N o /2017-AsJConst/SAJ/PGR N o 190534/2017-AsJConst/SAJ/PGR Relator: Ministro Celso de Mello Requerente: Procurador-Geral da República Interessados: Presidência da República Congresso Nacional CONSTITUCIONAL E ADMINISTRATIVO. AÇÃO

Leia mais

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 2013

LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 2013 LEGISLAÇÃO INSTITUCIONAL 2013 21. A função estabelecida constitucionalmente à Defensoria Pública consiste em (a) defender a ordem jurídica, o regime democrático e os interesses sociais e individuais indisponíveis.

Leia mais

TEMA 8: FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA

TEMA 8: FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA TEMA 8: FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA EMENTÁRIO DE TEMAS: Funções Essenciais à Justiça: Defensoria Pública; Advocacia LEITURA OBRIGATÓRIA MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional. São Paulo. Atlas.

Leia mais

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade.

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade. Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: Poder Judiciário: Juizados Especiais. Órgão especial. Cláusula de reserva de plenário. Conselho Nacional de Justiça 36 Professor (a): Luis

Leia mais

Nº da aula 01. A Resolução nº 810/97 não está expressamente citada na matéria do edital, mas o conteúdo

Nº da aula 01. A Resolução nº 810/97 não está expressamente citada na matéria do edital, mas o conteúdo Página1 Curso/Disciplina: Regimento Interno da ALERJ Aula: Introdução. Professor (a): Luiz Jungstedt Monitor (a): Lívia Cardoso Leite Nº da aula 01 No programa do concurso há menção a uma Resolução, a

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral da República. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral da República. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Perfil Constitucional Procurador-Geral da República Prof. Karina Jaques O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República

Leia mais

MPU Revisão de Legislação

MPU Revisão de Legislação MPU Revisão de Legislação Professor Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Ricardo Gomes 1 MPU - Legislação Prezados alunos, Segue nossa Revisão de Legislação

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 434, DE (Do Sr. Vieira da Cunha e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 434, DE (Do Sr. Vieira da Cunha e outros) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N o 434, DE 2009. (Do Sr. Vieira da Cunha e outros) Dá nova redação ao art. 101, da Constituição Federal, para alterar a forma e requisitos pessoais de investidura no

Leia mais

In:

In: Carta de Curitiba aprovada em 21-06-1986, no 1º Encontro Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça e Presidentes de Associações de Ministério Público (Curitiba, Paraná) Do Ministério Público Seção I Das

Leia mais

Aula 05. COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se encontram no material disponibilizado pelo Professor.

Aula 05. COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se encontram no material disponibilizado pelo Professor. Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Poder Executivo Exercícios / Aula 05 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 05 COMENTÁRIOS SOBRE AS QUESTÕES: OBS: as questões se

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça. Tópicos da Aula. Tópicos da Aula Ministério Público... 1 Objetivamente:...3

Funções Essenciais à Justiça. Tópicos da Aula. Tópicos da Aula Ministério Público... 1 Objetivamente:...3 1 Funções Essenciais à Justiça Olá! Hoje vamos estudar as Funções Essenciais à Justiça. Vejamos o nosso conteúdo de hoje. Sumário Tópicos da Aula Tópicos da Aula... 1 1 Ministério Público... 1 Objetivamente:...3

Leia mais

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA

FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA INTRODUÇÃO De acordo com o modelo de funcionamento da justiça montado no Brasil, entendeu-se ser indispensável à existência de determinadas funções essenciais à justiça. Para

Leia mais

Aula 09 MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL. Com organização simétrica ao Poder Judiciário, o Ministério Público foi concebido pela

Aula 09 MINISTÉRIO PÚBLICO ELEITORAL. Com organização simétrica ao Poder Judiciário, o Ministério Público foi concebido pela Página1 Curso/Disciplina: Direito Eleitoral. Aula: Ministério Público Eleitoral. Organização e atribuições. Organização do eleitorado. Divisão interna da Justiça Eleitoral. Professor (a): Bruno Gaspar

Leia mais

Aula 31 PODER JUDICIÁRIO. 1 Ministro do STJ, que é o Corregedor do CNJ, indicado pelo próprio Tribunal;

Aula 31 PODER JUDICIÁRIO. 1 Ministro do STJ, que é o Corregedor do CNJ, indicado pelo próprio Tribunal; Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Separação de Poderes: Poder Judiciário 31 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 31 PODER JUDICIÁRIO

Leia mais

NOTA TÉCNICA ADPF n. 001/2015 Proposição Ementa Explicação da Ementa Autoria Relator Art. 1º

NOTA TÉCNICA ADPF n. 001/2015 Proposição Ementa Explicação da Ementa Autoria Relator Art. 1º NOTA TÉCNICA ADPF n. 001/2015 Ref. Proc. nº 5236/13 Proposição: PEC 412/2009 Ementa: Altera o 1º do art. 144 da Constituição Federal, dispondo sobre a organização da Polícia Federal. Explicação da Ementa:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário. Profª. Liz Rodrigues - : integra a estrutura do Poder Judiciário, mas não possui jurisdição. - É um órgão de caráter administrativo, criado para

Leia mais

(RESOLUÇÃO DE QUESTÕES) Dr. Cristiano de Souza

(RESOLUÇÃO DE QUESTÕES) Dr. Cristiano de Souza ANALISTA DO MPU (RESOLUÇÃO DE QUESTÕES) Dr. Cristiano de Souza 1. A(s) via(s) normativa(s) adequada(s) para a veiculação dos estatutos dos Ministério Público da União e Estaduais é( são) (A) a Constituição

Leia mais

Instituições de direito FEA

Instituições de direito FEA Instituições de direito FEA CAMILA VILLARD DURAN CAMILADURAN@USP.BR Apresentação: Módulo I! O que é o direito? O que é lei?! Qual é o papel institucional do Legislativo e do Executivo, notadamente no processo

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA

MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL PROCURADORIA-GERAL DA REPÚBLICA N.º 35/2018 SFCONST/PGR Sistema Único nº 65.766/2018 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 5.704/MG REQUERENTE: Procurador-Geral da República INTERESSADO(S): Governador do Estado de Minas Gerais Assembleia

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário Superior Tribunal de Justiça. Profª. Liz Rodrigues - Superior Tribunal de Justiça: guardião das leis federais. - Composição: no mínimo, 33 ministros

Leia mais

DIREITO À SAÚDE. A Defensoria Pública na defesa da saúde

DIREITO À SAÚDE. A Defensoria Pública na defesa da saúde DIREITO À SAÚDE A Defensoria Pública na defesa da saúde DIREITO À SAÚDE A Defensoria Pública na defesa da saúde 1 Apresentação A Constituição Federal de 1988 assegura a saúde como um direito de todo cidadão.

Leia mais

Tribunais Regionais Federais e. Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais

Tribunais Regionais Federais e. Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais. Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais S Art. 106. São órgãos da Justiça Federal: I - os Tribunais Regionais Federais; II - os. 1 2 Art. 107. Os Tribunais Regionais Federais compõemse de, no mínimo, sete juízes, recrutados, quando possível,

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 2015, DE Altera o art. 101 da Constituição Federal, para modificar a forma de escolha dos Ministros do Supremo Tribunal Federal. As Mesas da Câmara dos Deputados e

Leia mais

PROFESSORA RAQUEL TINOCO ORGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO Tribunal Pleno Câmaras Órgão Especial Seções Especializadas 1 ÓRGÃOS DO PODER JUDICIÁRIO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO TRIBUNAL

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Judiciário Garantias do Poder Judiciário e de seus Membros Profª. Liz Rodrigues - As garantias do Poder Judiciário visam assegurar a sua independência e autonomia. - Novelino

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Lei Orgânica do MPU Lei Complementar 75/1993 Garantias e Prerrogativas Prof. Karina Jaques MPU Instituição permanente Essencial à função jurisdicional do Estado Defensora Ordem jurídica

Leia mais

Legislação Específica

Legislação Específica Legislação Específica Prerrogativas da Defensoria no Processo Penal Professor Fidel Ribeiro www.acasadoconcurseiro.com.br Legislação Específica PRERROGATIVAS DA DEFENSORIA NO PROCESSO PENAL CONCEITO DE

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Ministério Público Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Ministério Público Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Ministério Público Constituição Federal Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA AO

LEGISLAÇÃO APLICADA AO LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU E CNMP LIDIANE COUTINHO Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) C871l Coutinho, Lidiane Legislação aplicada ao MPU e CNMP / Lidiane Coutinho. Cascavel: Editora

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL DECISÃO /2015 20ª VARA FEDERAL PROCESSO nº 28278-06.2015.4.01.3400 AUTOR : UNIÃO DOS ADVOGADOS PÚBLICOS FEDERAIS DO BRASIL RÉ : UNIÃO FEDERAL DECISÃO A UNIÃO DOS ADVOGADOS PÚBLICOS DO BRASIL ajuizou a

Leia mais

A União Federal em Juízo. Editora Lumen Juris. 354:347.9(81) S728u 3.ed.

A União Federal em Juízo. Editora Lumen Juris. 354:347.9(81) S728u 3.ed. JOÃO CARLOS SOUTO Procurador da Fazenda Nacional. Mestre em Direito Público. Membro do Instituto dos Advogados da Bahia. Professor de Direito Constitucional. Diretor de Publicações e Relações Internacionais

Leia mais

PROFESSOR ALBERTO AMARAL

PROFESSOR ALBERTO AMARAL PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DA DEFENSORIA PÚBLICA Aula: A Defensoria Pública na Constituição PROFESSOR ALBERTO AMARAL Situando a Defensoria Pública na Constituição de 1988 1) Redação originária. Institucionalização

Leia mais

Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função

Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função 2016 Quadro Sinótico Competência por Prerrogativa de Função Lucas Rodrigues de Ávila Prova da Ordem 2016 O que é competência por prerrogativa de função? "Um dos critérios determinadores da competência

Leia mais

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL

ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL ÍNDICE SISTEMÁTICO DA CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL NOTAS DOUTRINÁRIAS DA ESTRUTURA DA CONSTITUIÇÃO... 08 DOS ELEMENTOS DA CONSTITUIÇÃO... 09 PREÂMBULO CONSTITUCIONAL PREÂMBULO... 10 TÍTULO

Leia mais

SUMÁRIO CURRICULA DOS AUTORES... 9 AGRADECIMENTOS 6.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 5.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 4.ª EDIÇÃO... 15

SUMÁRIO CURRICULA DOS AUTORES... 9 AGRADECIMENTOS 6.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 5.ª EDIÇÃO AGRADECIMENTOS 4.ª EDIÇÃO... 15 SUMÁRIO CURRICULA DOS AUTORES... 9 AGRADECIMENTOS 6.ª EDIÇÃO... 11 AGRADECIMENTOS 5.ª EDIÇÃO... 13 AGRADECIMENTOS 4.ª EDIÇÃO... 15 AGRADECIMENTOS 3.ª EDIÇÃO... 17 AGRADECIMENTOS 2.ª EDIÇÃO... 19 AGRADECIMENTOS

Leia mais

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador ANTONIO ANASTASIA

PARECER Nº, DE RELATOR: Senador ANTONIO ANASTASIA PARECER Nº, DE 2015 Da COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E CIDADANIA, sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 35, de 2015, do Senador Lasier Martins e outros, que altera o art. 101 da Constituição

Leia mais

MPE - RJ. https://www.pontodosconcursos.com.br Prof. Karina Jaques

MPE - RJ. https://www.pontodosconcursos.com.br Prof. Karina Jaques https://www.pontodosconcursos.com.br Prof. Karina Jaques CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O Ministério Público na Constituição Federal de 1988: princípios, garantias, vedações, estrutura e funções institucionais;

Leia mais

FRANCION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL

FRANCION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL FRANCION SANTOS DIREITO CONSTITUCIONAL 1. (CESPE 2017 TCE/PE - Analista de Gestão - Julgamento) Acerca dos princípios fundamentais e dos direitos e deveres individuais e coletivos, julgue o item a seguir.

Leia mais

Paulo Dubena PROCESSO CIVIL. Poder Judiciário Funções, estrutura e órgãos

Paulo Dubena PROCESSO CIVIL. Poder Judiciário Funções, estrutura e órgãos PROCESSO CIVIL Poder Judiciário Funções, estrutura e órgãos Atividade jurisdicional excepcional LEGISLATIVO Câmara dos Deputados - art. 51, I CF Senado Federal art. 52, I CF Atividade legislativa JUDICIÁRIO

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO PROFA. ME. ÉRICA RIOS

PODER JUDICIÁRIO PROFA. ME. ÉRICA RIOS PODER JUDICIÁRIO PROFA. ME. ÉRICA RIOS ERICA.CARVALHO@UCSAL.BR DIRETRIZES BÁSICAS Autonomia institucional (concedida pela 1ª vez pela CF/88): financeira e administrativa Autonomia funcional dos magistrados

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA Á CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2016

PROPOSTA DE EMENDA Á CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2016 PROPOSTA DE EMENDA Á CONSTITUIÇÃO Nº, DE 2016 (Do Sr. Goulart e outros) Dá nova redação aos artigos 49, 84 e 128 da Constituição Federal, dispondo sobre a organização do Ministério Público Nacional e a

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA AO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PROF. GIL SANTOS

LEGISLAÇÃO APLICADA AO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO PROF. GIL SANTOS AULA 1 EXERCÍCIOS DEFINIÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO 1)Ao tratar das funções essenciais à justiça, estabelece a Constituição Federal, com relação ao Ministério Público, que: A) incumbe-lhe a defesa da ordem

Leia mais

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 95, DE

PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 95, DE SENADO FEDERAL PROJETO DE LEI DO SENADO Nº 95, DE 2011 O CONGRESSO NACIONAL decreta: Altera a Lei nº 8.906, de 04 de julho de 1994, para ampliar o conceito de atividade de advocacia, atividade jurídica

Leia mais

da União Professora: Karina Jaques O acesso à justiça e a O acesso à justiça direito fundamental assegurado expressamente pela Constituição Federal de 1988, que tem seu alcance ampliado pela garantia da

Leia mais

Sumário SOBRE OS AUTORES... 5 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17

Sumário SOBRE OS AUTORES... 5 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17 SOBRE OS AUTORES... 5 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17 CAPÍTULO 1 O MINISTÉRIO PÚBLICO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988... 19 1.1. O Ministério Público antes da Constituição de 1988... 19 1.2. Perfil Constitucional...

Leia mais

ORLANDO JR. DIREITO CONSTITUCIONAL

ORLANDO JR. DIREITO CONSTITUCIONAL ORLANDO JR. DIREITO CONSTITUCIONAL 1 - CESPE 2013 - TCE-ES - Analista Administrativo Direito Nos termos da Constituição Federal, assinale a opção correta acerca de direitos e garantias fundamentais. a)

Leia mais

CONTROLE CONCENTRADO. ADC AÇÃO DIRETA DE CONSTITUCIONALIDADE Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins

CONTROLE CONCENTRADO. ADC AÇÃO DIRETA DE CONSTITUCIONALIDADE Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins CONTROLE CONCENTRADO ADC AÇÃO DIRETA DE CONSTITUCIONALIDADE Jurisdição Constitucional Profª Marianne Rios Martins A INCONSTITUCIONALIDADE POR OMISSÃO INCONSTITUCIONALIDADE POR AÇÃO é aquela realizada através

Leia mais

ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO DA INTERVENÇÃO

ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO DA INTERVENÇÃO ORGANIZAÇÃO POLÍTICO-ADMINISTRATIVA DO ESTADO BRASILEIRO DA INTERVENÇÃO INTERVENCAO CONCEITO Segundo Alexandre de Moraes, a intervencao consiste em medida excepcional de supressao temporaria da autonomia

Leia mais

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Módulo Especial

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Módulo Especial LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Módulo Especial CONCURSO: Ministério Público da União CARGO: Técnico e Analista do MPU PROFESSOR: Rodolpho Bacchi Este curso é protegido por direitos

Leia mais

Professor: GILCIMAR Matéria: Legislação Aplicada ao MPU

Professor: GILCIMAR Matéria: Legislação Aplicada ao MPU Professor: GILCIMAR Matéria: Legislação Aplicada ao MPU FUNÇÕES DOS PODERES Poderes do Estado Executivo - Administrar Legislar Judiciário - Julgar Administrar e/ou Legislar Legislativo - Legislar Administrar

Leia mais

Faço saber, que a Câmara Municipal de Frei Martinho, aprovou e eu sanciono o seguinte Projeto de Lei: CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO PRELIMINAR

Faço saber, que a Câmara Municipal de Frei Martinho, aprovou e eu sanciono o seguinte Projeto de Lei: CAPÍTULO I DISPOSIÇÃO PRELIMINAR LEI Nº 323/2018, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2018 DISPÕE SOBRE: A CRIAÇÃO DA PROCURADORIA JURÍDICA DO MUNICÍPIO DE FREI MARTINHO-PB E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. Faço saber, que a Câmara Municipal de Frei Martinho,

Leia mais

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale

Maratona TJ-PR Direito Constitucional. Prof. Ricardo Vale Maratona TJ-PR Direito Constitucional Prof. Ricardo Vale (1) Igualdade Material - Ações Afirmativas - Súmula Vinculante nº 37: Não cabe ao Poder Judiciário, que não tem função legislativa, aumentar vencimentos

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE (do Sr. Deputado Zé Geraldo e outros)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE (do Sr. Deputado Zé Geraldo e outros) 1 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO N.º, DE 2013. (do Sr. Deputado Zé Geraldo e outros) Altera dispositivos constitucionais, instituindo mandato com duração de 10 anos, vedando a recondução para os Ministros

Leia mais

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 518, DE 26 DE JUNHO DE 2014.

RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 518, DE 26 DE JUNHO DE 2014. RIO GRANDE DO NORTE LEI COMPLEMENTAR Nº 518, DE 26 DE JUNHO DE 2014. Dispõe sobre a organização e o funcionamento da Assessoria Jurídica Estadual, estrutura a Carreira e o Grupo Ocupacional dos titulares

Leia mais

Direito Processual Civil

Direito Processual Civil Direito Processual Civil Do Ministério Público Professor Giuliano Tamagno www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Civil DO MINISTÉRIO PÚBLICO Art. 176. O Ministério Público atuará na defesa da

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Da Definição, dos Princípios e das Funções Institucionais... 77

Sumário. CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Da Definição, dos Princípios e das Funções Institucionais... 77 Sumário CAPÍTULO 1 O MINISTÉRIO PÚBLICO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988... 17 1.1. O Ministério Público antes da Constituição de 1988... 17 1.2. Perfil Constitucional... 20 1.3. Conceito... 21 1.4. Natureza

Leia mais

Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. De forma geral, as características da ação direta de inconstitucionalidade são:

Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE. De forma geral, as características da ação direta de inconstitucionalidade são: Turma e Ano: 2016 (Master A) Matéria / Aula: Controle de Constitucionalidade Avançado - 07 Professor: Marcelo Leonardo Tavares Monitor: Paula Ferreira Aula 07 AÇÃO DIRETA DE INCONSTITUCIONALIDADE 1. Conceito

Leia mais

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13

Sumário APRESENTAÇÃO RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Sumário APRESENTAÇÃO... 11 RAIO-X DAS QUESTÕES... 13 Análise dos dados... 17 Assuntos que tiveram maior número de questões com base na doutrina... 19 Assuntos que tiveram maior número de questões com base

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA

LEGISLAÇÃO APLICÁVEL AO MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA O Ministério Público na Constituição Federal de 1988: princípios, garantias, vedações, estrutura e funções institucionais;... 01 Conselho Nacional do Ministério Público - CNMP: natureza jurídica, composição,

Leia mais

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS SUGESTÃO DA AUD-TCU PARA SUBSIDIAR ANÁLISE DAS PROPOSTAS REFERÊNCIA COMENTÁRIO Art. 24. Propostas em Tramitação para Alteração

Leia mais

Prof. Francisco Moreira

Prof. Francisco Moreira Art. 92. São órgãos do Poder Judiciário: I - o Supremo Tribunal Federal; I-A o Conselho Nacional de Justiça; II - o Superior Tribunal de Justiça; III - os Tribunais Regionais Federais e Juízes Federais;

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Congresso Nacional Parte 3 Prof. Alexandre Demidoff Competência fiscalizatória do Congresso Nacional: convocação de Ministros e outras autoridades Art. 50. A Câmara

Leia mais

Supremo Tribunal Federal (Instância Extraordinária) Conselho Nacional de Justiça (administrativo: não exerce jurisdição) Justiça Comum

Supremo Tribunal Federal (Instância Extraordinária) Conselho Nacional de Justiça (administrativo: não exerce jurisdição) Justiça Comum Estrutura Orgânica do Poder Judiciário Nacional Supremo Tribunal Federal (Instância Extraordinária) Conselho Nacional de Justiça (administrativo: não exerce jurisdição) Justiça Comum Grau de jurisdição

Leia mais

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA 1º SEMINÁRIO: TGP DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO DOCENTE: PAULO AFONSO

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA 1º SEMINÁRIO: TGP DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO DOCENTE: PAULO AFONSO UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA 1º SEMINÁRIO: TGP TEMA: COMPOSIÇÃO E FUNÇÃO DO STJ DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO DOCENTE: PAULO AFONSO iii SEMESTRE DIREITO B- NOTURNO COMPONENTES FERNANDA

Leia mais