GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU"

Transcrição

1

2 GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU

3 DIVERSOS CONSELHOS DO MP - CONSELHO DE ASSESSORAMENTO SUPERIOR DO MPU - CONSELHO SUPERIOR DO MPF - CONSELHO SUPERIOR DO MPT - CONSELHO SUPERIOR DO MPM - CONSELHO SUPERIOR DO MPDFT - CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO

4 ESTRUTURA DO MPU MPU Conselho de Assessoramento Superior do MPU MPF MPT MPM MPDFT

5 CONSELHO DE ASSESSORAMENTO SUPERIOR DO MPU FUNÇÃO (art. 30, LC 75): COMPOSIÇÃO (art. 28, LC 75): Procurador-geral da República Vice-Procurador-geral da República Procurador-geral do Trabalho Procurador-geral da Justiça Militar Procurador-geral de Justiça do MPDFT Obs.: O Conselho poderá propor aos conselhos superiores dos diferentes ramos do MPU medidas para uniformizar os atos decorrentes de seu poder normativo. REUNIÕES (art. 29, LC 75): As reuniões do conselho serão convocadas pelo PGR, e quaisquer de seus membros podem solicitar.

6 (MPT) Procurador do Trabalho O Conselho de Assessoramento Superior do Ministério Público da União é composto apenas pelo Procurador-Geral da República, que o preside, pelo Procurador-Geral do Trabalho, pelo Procurador-Geral da Justiça Militar e pelo Procurador-Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios. (MPT) Procurador do Trabalho O Conselho de Assessoramento Superior do Ministério Público da União é composto pelo Procurador-Geral da República, que o preside, pelo Vice-Procurador-Geral da República, pelo Procurador-Geral do Trabalho, pelo Procurador-Geral da Justiça Militar e pelo Procurador- Geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios.

7 MPF - ESTRUTURA MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL Colégio de Procuradores da República Procurador-Geral da República Conselho Superior do Ministério Público Federal Subprocuradores-Gerais da República Câmara de Coordenação e Revisão do MPF Procuradores Regionais da República Corregedoria do Ministério Público Federal Procuradores da República Procuradoria Federal dos Direitos dos Cidadãos

8 CONSELHO SUPERIOR DO MPF (art , LC 75) É órgão máximo de deliberação do MPF, presidido pelo PGR. COMPOSIÇÃO (10 membros) Natos: PGR e Vice-PGR Por Mandato: 8 Subprocuradores (4 eleitos pelo Colégio e 4 eleitos por seus pares) Obs.: exercerão mandato de 2 anos, podendo ser reconduzido 1 vez. Obs.: serão suplentes aqueles votados em ordem decrescente. Obs.: o Conselho elegerá o Vice-Presidente.

9 CONSELHO SUPERIOR DO MPF PRINCIPAIS FUNÇÕES: Exercer o poder normativo (regimento interno do CSMPF, Colégio, Câmaras) Estabelecer normas do concurso de membros Deliberar sobre a realização de concurso Por iniciativa do PGR pode destituir o Corregedor do MPF Elaborar a lista tríplice para Corregedor Decidir sobre o cumprimento do estágio probatório dos membros

10 CONSELHO SUPERIOR DO MPF PRINCIPAIS FUNÇÕES: elaborar a lista merecimento; tríplice destinada à promoção por aprovar a lista de antiguidade; indicar o membro do Ministério Público Federal para promoção por antiguidade; determinar a instauração de processos administrativos em que o acusado seja membro do Ministério Público Federal; autorizar, pela maioria absoluta de seus membros, que o Procurador-Geral da República ajuíze a ação de perda de cargo contra membro vitalício do Ministério Público Federal; aprovar a proposta orçamentária do Ministério Público Federal que integrará o projeto de orçamento do Ministério Público da União.

11 CONSELHO SUPERIOR DO MPF REUNIÕES Ordinárias: 1 x por mês. Extraordinárias: PGR ou proposta da maioria absoluta dos conselheiros. As deliberações serão pela maioria dos votos, exceto os casos previsto no art.57, 2 (2/3). Em caso de empate, prevalecerá o voto do Presidente, exceto em caso de sanções. Os Conselheiros estarão impedidos de participar das decisões em caso de impedimentos ou suspeição.

12 (MPU Analista MPU - FCC 2007) O Conselho Superior do Ministério Público Federal, órgão de execução do Ministério Público Federal, será presidido pelo Subprocurador-Geral da República mais antigo. (MPU Técnico - FCC 2007) Dentre outras, compete ao Conselho Superior do Ministério Público Federal a. dar posse aos membros do Ministério Público Federal. b. elaborar a lista tríplice destinada à promoção por merecimento. c. acompanhar o estágio probatório dos membros do Ministério Público Federal. d. decidir os conflitos de atribuições entre os órgãos do Ministério Público Federal. e. realizar, de ofício, correições e sindicâncias, apresentando os respectivos relatórios.

13 MPT - ESTRUTURA MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Colégio de Procuradores do Trabalho PROCURADOR-GERAL DO TRABALHO Conselho Superior do MPT Subprocuradores-Gerais do Trabalho Câmara de Coordenação e Revisão do MPT Procuradores Regionais do Trabalho Corregedoria do MPT Procuradores do Trabalho

14 CONSELHO SUPERIOR DO MPT (art. 95) É órgão máximo de deliberação do MPT, presidido pelo PGT. COMPOSIÇÃO (10 membros) Natos: PGT e Vice-PGT Por Mandato: 8 Subprocuradores (4 eleitos pelo Colégio e 4 eleitos por seus pares) Obs.: exercerão mandato de 2 anos, podendo ser reconduzido 1 vez. Obs.: serão suplentes aqueles votados em ordem decrescente. Obs.: o Conselho elegerá o Vice-Presidente.

15 PRINCIPAIS FUNÇÕES: Exercer o poder normativo (regimento interno do CSMPT, Colégio, Câmaras); Estabelecer normas do concurso de membros; Deliberar sobre a realização de concurso; Elaborar a lista tríplice para Corregedor; Por iniciativa do PGT pode destituir o Corregedor do MPT; Decidir sobre o cumprimento do estágio probatório dos membros.

16 elaborar a lista tríplice destinada à promoção por merecimento; aprovar a lista de antiguidade; indicar o membro do Ministério Público do Trabalho para promoção por antiguidade; determinar a instauração de processos administrativos em que o acusado seja membro do Ministério Público do Trabalho; autorizar, pela maioria absoluta de seus membros, que o Procurador-Geral da República ajuíze a ação de perda de cargo contra membro vitalício do Ministério Público do Trabalho; aprovar a proposta orçamentária do Ministério Público do Trabalho que integrará o projeto de orçamento do Ministério Público da União.

17 CONSELHO SUPERIOR DO MPT REUNIÕES Ordinárias: 1 x por mês. Extraordinárias: PGT ou proposta da maioria absoluta dos conselheiros. As deliberações serão pela maioria dos votos, exceto os casos previsto no art.98, 2 (2/3). Em caso de empate, prevalecerá o voto do Presidente, exceto em caso de sanções. Os Conselheiros estarão impedidos de participar das decisões em caso de impedimentos ou suspeição.

18 (MPT) 2007 Procurador do Trabalho O Presidente do Conselho Superior indicará o seu Vice- Presidente, que o substituirá em seus impedimentos e em caso de vacância. (MPT Procurador do Trabalho 2007) O Conselho Superior do Ministério Público do Trabalho é composto somente por Subprocuradores-Gerais do Trabalho, eleitos para um mandado de dois anos

19 MPM - ESTRUTURA MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR Colégio de Procuradores da Justiça Militar PROCURADOR-GERAL DA JUSTIÇA MILITAR Conselho Superior do MPM Subprocuradores-Gerais da Justiça Militar Câmara de Coordenação e Revisão do MPM Procuradores da Justiça Militar Corregedoria do MPM Promotores da Justiça Militar

20 CONSELHO SUPERIOR DO MPM (art. 128) É órgão máximo de deliberação do MPM, presidido pelo PGJM COMPOSIÇÃO PGJM e Vice-PGJM Por TODOS os Subprocuradores-Gerais Obs.: o Conselho elegerá o Vice-Presidente.

21 CONSELHO SUPERIOR DO MPM PRINCIPAIS FUNÇÕES: Exercer o poder normativo (regimento interno do CSMPM, Colégio, Câmaras). Estabelecer normas do concurso de membros. Deliberar sobre a realização de concurso. Por iniciativa do PGJM pode destituir o Corregedor do MPM. Elaborar a lista tríplice para Corregedor. Decidir sobre o cumprimento do estágio probatório dos membros.

22 CONSELHO SUPERIOR DO MPM REUNIÕES Ordinárias: 1 x por mês. Extraordinárias: PGJM ou maioria absoluta dos conselheiros podem convocar. As deliberações serão pela maioria dos votos, exceto os casos previsto no art. 131, 2 LC. Em caso de empate, prevalecerá o voto do Presidente, exceto em caso de sanções. Os Conselheiros estarão impedidos de participar das decisões em caso de impedimentos ou suspeição.

23 (MPT) 2008 Procurador do Trabalho O Conselho Superior do Ministério Público Militar é formado pelo Procurador-Geral da Justiça Militar, pelo Vice-Procurador-Geral da Justiça Militar, por quatro Subprocuradores-Gerais da Justiça Militar eleitos pelo Colégio de Procuradores da Justiça Militar e por quatro Subprocuradores-Gerais da Justiça Militar eleitos por seus pares. (MPT) 2012 Procurador do Trabalho O Conselho Superior dos ramos do MPU composto de 10 (dez) membros, é integrado pelo Procurador-Geral e pelo Vice- Procurador como Membros natos, 04 (quatro) Membros eleitos pelo Colégio de Procuradores e 4 (quatro) pelos respectivos Conselhos.

24 MPDFT ESTRUTURA MPDFT Colégio de Procuradores e Promotores de Justiça PROCURADOR-GERAL DE JUSTIÇA Conselho Superior do MPDFT Procuradores de Justiça Câmara de Coordenação e Revisão do MPDFT Promotores de Justiça Corregedoria do MPDFT Promotores de Justiça Adjunto

25 CONSELHO SUPERIOR DO MPDFT (art. 163) É órgão máximo de deliberação do MPDFT, presidido pelo PGJ. COMPOSIÇÃO (10 membros) Natos: PGJ e Vice-PGJ. Por Mandato: 8 Procuradores de Justiça (4 eleitos pelo Colégio e 4 eleitos por seus pares). Obs.: exercerão mandato de 2 anos, podendo ser reconduzido 1 vez. Obs.: serão suplentes aqueles votados em ordem decrescente. Obs.: o Conselho elegerá o Vice-Presidente.

26 CONSELHO SUPERIOR DO MPDFT PRINCIPAIS FUNÇÕES: Exercer o poder normativo (regimento interno do CSMPDFT, Colégio, Câmaras). Estabelecer normas do concurso de membros. Deliberar sobre a realização de concurso. Por iniciativa do PGJ pode destituir o Corregedor do MPDFT. Elaborar a lista tríplice para Corregedor. Decidir sobre o cumprimento do estágio probatório dos membros.

27 CONSELHO SUPERIOR DO MPDFT REUNIÕES Ordinárias: 1 x por mês. Extraordinárias: PGJ ou maioria absoluta dos conselheiros podem convocar. As deliberações serão pela maioria dos votos, exceto os casos previsto no art. 165 LC. Em caso de empate, prevalecerá o voto do Presidente, exceto em caso de sanções. Os Conselheiros estarão impedidos de participar das decisões em caso de impedimentos ou suspeição.

28

29 CONSELHO NACIONAL DO MINISTÉRIO PÚBLICO DEFINIÇÕES Órgão de controle externo sobre o Ministério Público brasileiro. Não é órgão do MPU nem dos MPs dos estados. Tem autonomia administrativa, financeira e funcional. Natureza jurídica: Órgão administrativo. Competência: Exercer o controle externo da atuação administrativa e financeira dos diversos MPs. Não exerce controle sobre a atuação funcional dos MPs. Princípio básico: Fortalecer a instituição do Ministério Público.

30 COMPOSIÇÃO

31 8 MEMBROS DO MINISTÉRIO PÚBLICO *O Procurador-geral da República Será o presidente do Conselho Nacional do Ministério Público. *4 membros do Ministério Público da União O Procurador-geral de cada ramo escolherá por meio de lista tríplice elaborada por cada Colégio de Procuradores, dentre membros com mais 35 anos de idade e 10 anos de carreira. *3 membros do MP Estadual Ministério Público do Estado elaborará lista submetida ao PGJ que escolherá apenas 1 nome. tríplice a ser Após os PGJ s de cada Estado se reunirão conjuntamente para escolha de 3 nomes.

32 -2 MEMROS DO PODER JUDICIÁRIO 1 Juiz indicado pelo Supremo Tribunal Federal. 1 Juiz indicado pelo Superior Tribunal de Justiça. -2 MEMBROS DA ADVOCACIA Indicados pelo Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil. -2 CIDADÃOS 1 indicado pela Câmara dos Deputados 1 indicado pelo Senado Federal

33 COMPETÊNCIAS Zelar pela autonomia funcional e administrativa do MP, podendo expedir atos regulamentares; Zelar pela observância do art. 37 da Constituição Federal e apreciar a legalidade dos atos administrativos praticados por membros ou órgãos do MPU e dos MPE S; Receber reclamações: contra membros ou órgãos do MPU ou MPE, inclusive contra seus serviços auxiliares, sem prejuízo da competência disciplinar e correicional da instituição; Avocar processos disciplinares em curso; Rever os processos disciplinares de membros do MPU ou dos MPE S julgados há menos de um ano;

34 COMPETÊNCIAS Determinar a remoção, a disponibilidade ou a aposentadoria com subsídios ou proventos proporcionais ao tempo de serviço; Aplicar outras sanções administrativas, assegurada ampla defesa; Elaborar relatório anual, propondo as providências que julgar necessárias sobre a situação do Ministério Público no País e as atividades do Conselho.

35 (CESPE) MPU Analista de Direito Cabe ao CNMP efetuar o controle da atuação administrativa e financeira do MP e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros. (CESPE) MPU Técnico de administração Compete ao CNMP apreciar, de ofício ou mediante provocação, a legalidade dos atos funcionais e administrativos praticados por membros do MPU e dos MPs dos estados, podendo revê-los, fixando prazo para a adoção das providências necessárias à sua correção, ou, se for o caso, desconstituí-los.

36

37

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU Profª Lidiane Coutinho MÓDULO II: O MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO - LC 75/93: COMPARATIVO DOS RAMOS LEI COMPLEMENTAR Nº 75/93- MPU MPU MPF MPT MPM MPDFT LEI COMPLEMENTAR Nº 75/93-

Leia mais

Curso Resultado. Ministério Público Militar. 1

Curso Resultado. Ministério Público Militar.  1 Ministério Público Militar Compete ao Ministério Público Militar o exercício das seguintes atribuições junto aos órgãos da Justiça Militar: promover, privativamente, a ação penal pública promover a declaração

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Conselho Nacional do Ministério Público. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Conselho Nacional do Ministério Público. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Lei Orgânica do MPU Prof. Karina Jaques O é órgão colegiado, previsto no art. 130-A da CF/88, e regulamentado pela Lei 11.372/2006. O CNMP é composto por 14 membros, nomeados pelo Presidente

Leia mais

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados

Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Direito Constitucional Do Conselho Nacional de Justiça e Dos Tribunais e Juízes dos Estados Art. 103-B: O Conselho Nacional de Justiça compõe-se de 15 (quinze) membros com mandato de 2 (dois) anos, admitida

Leia mais

Aula 31 PODER JUDICIÁRIO. 1 Ministro do STJ, que é o Corregedor do CNJ, indicado pelo próprio Tribunal;

Aula 31 PODER JUDICIÁRIO. 1 Ministro do STJ, que é o Corregedor do CNJ, indicado pelo próprio Tribunal; Página1 Curso/Disciplina: Direito Constitucional Aula: Separação de Poderes: Poder Judiciário 31 Professor (a): Marcelo Tavares Monitor (a): Luis Renato Ribeiro Pereira de Almeida Aula 31 PODER JUDICIÁRIO

Leia mais

START TRIBUNAIS Direito Constitucional - Aula 01 Rodrigo Menezes PODER JUDICIÁRIO Arts. 92 a 126, CF/88

START TRIBUNAIS Direito Constitucional - Aula 01 Rodrigo Menezes PODER JUDICIÁRIO Arts. 92 a 126, CF/88 PODER JUDICIÁRIO Arts. 92 a 126, CF/88 É o conjunto dos órgãos públicos aos quais a CF atribui a função típica jurisdicional JURISDIÇÃO = juris (Direito) + dictionis (ação de dizer) = DIZER O DIREITO.

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº, DE 20143 Cria o Conselho Nacional da Defensoria Pùblica e dá outras providências. As MESAS DA CÂMARA DOS DEPUTADOS e do SENADO FEDERAL, nos termos do 3º do art. 60

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Ministério Público Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues

DIREITO ELEITORAL. Ministério Público Eleitoral. Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues DIREITO ELEITORAL Prof. Rodrigo Cavalheiro Rodrigues Ministério Público Constituição Federal Art. 127. O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe

Leia mais

Direito Processual. Ministério Público no Processo Penal. Professor Joerberth Nunes.

Direito Processual. Ministério Público no Processo Penal. Professor Joerberth Nunes. Direito Processual Ministério Público no Processo Penal Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual MINISTÉRIO PÚBLICO NO PROCESSO PENAL CONSTITUIÇÃO FEDERAL CAPÍTULO IV

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 5. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 5. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 5 Prof. Karina Jaques Art. 20 - O Conselho Superior do Ministério Público é composto pelo Procurador-Geral de Justiça,

Leia mais

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU. Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL

Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU. Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL Curso: LEGISLAÇÃO DO MPU Profª Lidiane Coutinho MÓDULO I: O MINISTÉRIO PÚBLICO NA COSTITUIÇÃO FEDERAL- ANÁLISE ESTRUTURAL Constituição Federal Poder Executivo Poder Legislativo Poder Judiciário Funções

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Ministério Público (Art. 127 a 130-A) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Aula XX FORO POR PRERROGATIVA DE FUNÇÃO Membros do MPU Autoridade

Leia mais

MPE - RJ. https://www.pontodosconcursos.com.br Prof. Karina Jaques

MPE - RJ. https://www.pontodosconcursos.com.br Prof. Karina Jaques https://www.pontodosconcursos.com.br Prof. Karina Jaques CONTEÚDO PROGRAMÁTICO O Ministério Público na Constituição Federal de 1988: princípios, garantias, vedações, estrutura e funções institucionais;

Leia mais

PGJ A classe faz uma votação onde é formada uma lista tríplice, que será encaminhada ao Governador, que poderá nomear qualquer um dos três.

PGJ A classe faz uma votação onde é formada uma lista tríplice, que será encaminhada ao Governador, que poderá nomear qualquer um dos três. Turma e Ano: 2015 Matéria / Aula: Princípios Institucionais do Ministério Público / Aula 02 Professor: Elisa Pittaro Monitora: Kelly Silva Aula 02 ALGUNS PONTOS DE APROXIMAÇÃO ENTRE O MPU E OS MPES Em

Leia mais

Sumário SOBRE OS AUTORES... 5 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17

Sumário SOBRE OS AUTORES... 5 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17 SOBRE OS AUTORES... 5 APRESENTAÇÃO DA COLEÇÃO... 17 CAPÍTULO 1 O MINISTÉRIO PÚBLICO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988... 19 1.1. O Ministério Público antes da Constituição de 1988... 19 1.2. Perfil Constitucional...

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA AO

LEGISLAÇÃO APLICADA AO LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU E CNMP LIDIANE COUTINHO Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) C871l Coutinho, Lidiane Legislação aplicada ao MPU e CNMP / Lidiane Coutinho. Cascavel: Editora

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Demais Procuradores-Gerais. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Lei Orgânica do MPU. Demais Procuradores-Gerais. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Lei Orgânica do MPU Demais Procuradores-Gerais Prof. Karina Jaques Art. 26. São atribuições do Procurador-Geral da República, como Chefe do Ministério Público da União: IV - nomear e

Leia mais

08/04/2017 GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU

08/04/2017 GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU GILCIMAR RODRIGUES LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU 1. (CESPE) - 2009 - IBRAM-DF Advogado O Ministério Público da União está legitimado para promover o inquérito civil e a ação civil pública visando proteção

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUICÃO Nº,DE 2007 (Do Sr. Vital do Rêgo Filho)

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUICÃO Nº,DE 2007 (Do Sr. Vital do Rêgo Filho) PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUICÃO Nº,DE 2007 (Do Sr. Vital do Rêgo Filho) Acrescenta o artigo 73-A à Constituição Federal, criando o Conselho Nacional dos Tribunais de Contas, órgão externo de controle

Leia mais

Legislação Aplicada ao MPU e CNMP

Legislação Aplicada ao MPU e CNMP Legislação Aplicada ao MPU e CNMP 2 Conteúdo 1. Ministério Público da União. 1.1. Lei Complementar nº 75/1993 (Lei Orgânica do Ministério Público da União). 1.2. Perfil constitucional do Ministério Público

Leia mais

Noções de Direito Constitucional Parte 2 Prof. André Vieira

Noções de Direito Constitucional Parte 2 Prof. André Vieira Técnico Judiciário Área Administrativa Noções de Direito Constitucional Parte 2 Prof. André Vieira TRT-CE Noções de Direito Constitucional Prof. André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br 3 4 www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República

QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS. Propostas em Tramitação para Alteração da Constituição da República QUADRO DE CONSOLIDAÇÃO DE PROPOSTAS DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO E OUTRAS INICIATIVAS SUGESTÃO DA AUD-TCU PARA SUBSIDIAR ANÁLISE DAS PROPOSTAS REFERÊNCIA COMENTÁRIO Art. 24. Propostas em Tramitação para Alteração

Leia mais

Hugo Nigro Mazzilli. Hugo Nigro Mazzilli AD V OG AD O OAB - SP n O controle externo do Ministério Público

Hugo Nigro Mazzilli. Hugo Nigro Mazzilli AD V OG AD O OAB - SP n O controle externo do Ministério Público O controle externo do Ministério Público Hugo Nigro Mazzilli Advogado Procurador de Justiça aposentado Professor do Complexo Jurídico Damásio de Jesus Professor da Escola Superior do Ministério Público

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Organização do Poder Judiciário. Profª. Liz Rodrigues - : integra a estrutura do Poder Judiciário, mas não possui jurisdição. - É um órgão de caráter administrativo, criado para

Leia mais

Sumário Autonomia funcional... 49

Sumário Autonomia funcional... 49 Sumário Capítulo I HISTÓRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO... 23 1.1. Origem histórica... 23 1.2. Origem do Ministério Público brasileiro... 27 1.3. O Ministério Público nas constituições brasileiras... 29 1.4.

Leia mais

O controle externo do Ministério Público *

O controle externo do Ministério Público * O controle externo do Ministério Público * Hugo Nigro Mazzilli Procurador de Justiça aposentado. Foi Presidente da Associação Paulista do Ministério Público e integrou o órgão especial do Colégio de Procuradores

Leia mais

Sumário. CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Da Definição, dos Princípios e das Funções Institucionais... 77

Sumário. CAPÍTULO 2 MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Da Definição, dos Princípios e das Funções Institucionais... 77 Sumário CAPÍTULO 1 O MINISTÉRIO PÚBLICO NA CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988... 17 1.1. O Ministério Público antes da Constituição de 1988... 17 1.2. Perfil Constitucional... 20 1.3. Conceito... 21 1.4. Natureza

Leia mais

Direito Processual Penal

Direito Processual Penal Direito Processual Penal Competência Penal STF/STJ Professor Joerberth Nunes www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Processual Penal COMPETÊNCIA PENAL STF/STJ Seção II DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Art.

Leia mais

MPU Revisão de Legislação

MPU Revisão de Legislação MPU Revisão de Legislação Professor Ricardo Gomes www.pontodosconcursos.com.br www.pontodosconcursos.com.br Professor Ricardo Gomes 1 MPU - Legislação Prezados alunos, Segue nossa Revisão de Legislação

Leia mais

(RESOLUÇÃO DE QUESTÕES) Dr. Cristiano de Souza

(RESOLUÇÃO DE QUESTÕES) Dr. Cristiano de Souza ANALISTA DO MPU (RESOLUÇÃO DE QUESTÕES) Dr. Cristiano de Souza 1. A(s) via(s) normativa(s) adequada(s) para a veiculação dos estatutos dos Ministério Público da União e Estaduais é( são) (A) a Constituição

Leia mais

Curso Legislação Institucional DPE-RJ

Curso Legislação Institucional DPE-RJ Curso Legislação Institucional DPE-RJ 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 2 3. QUESTÕES COMENTADAS... 9 3. GABARITO...22 4. FINALIZAÇÃO DA AULA...22 Este curso é protegido por direitos

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral da República. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral da República. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Perfil Constitucional Procurador-Geral da República Prof. Karina Jaques O Ministério Público da União tem por chefe o Procurador-Geral da República, nomeado pelo Presidente da República

Leia mais

I DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL

I DO MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL AULA 02: LEI ORGÂNICA NACIONAL DO MPU (LEI COMPLEMENTAR Nº 75/93) PARTE II SUMÁRIO PÁGINA Apresentação da aula e Sumário 01 I Do Ministério Público Federal 02 Lista das questões 27 Questões comentadas

Leia mais

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade.

Aula 36 PODER JUDICIÁRIO. Os Juizados especiais cíveis têm competência para as causas de menor complexidade. Página1 Curso/Disciplina: Noções de Direito Constitucional Aula: Poder Judiciário: Juizados Especiais. Órgão especial. Cláusula de reserva de plenário. Conselho Nacional de Justiça 36 Professor (a): Luis

Leia mais

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade

Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Prof. Dr. Vander Ferreira de Andrade Ministério Público Instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado. Incumbência: Defesa da ordem jurídica Defesa do Regime Democrático Defesa dos

Leia mais

HISTÓRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

HISTÓRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO Sumário Capítulo I HISTÓRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO... 23 1.1. Origem histórica... 23 1.2. Origem do Ministério Público brasileiro... 26 1.3. O Ministério Público nas constituições brasileiras... 28 1.4.

Leia mais

DIREITO ELEITORAL. Ministério Público Eleitoral Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida

DIREITO ELEITORAL. Ministério Público Eleitoral Parte 2. Prof. Roberto Moreira de Almeida DIREITO ELEITORAL Parte 2 Prof. Roberto Moreira de Almeida LEI COMPLEMENTAR 75/93 (LOMPU) Art. 72. Compete ao Ministério Público Federal exercer, no que couber, junto à Justiça Eleitoral, as funções do

Leia mais

Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro Professora Raquel Tinoco 1 Organização Professora Raquel Tinoco 2 1 Art. 176 da CERJ: A representação judicial e a consultoria jurídica do Estado, ressalvados

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico Legislação Aplicada ao MP PE p/ MP-PE (Analista -Conhecimentos Básicos) Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Passo Estratégico Legislação Aplicada ao MP PE p/ MP-PE (Analista -Conhecimentos Básicos) Pós-Edital Livro Eletrônico Aula Passo Estratégico Legislação Aplicada ao MP PE p/ MP-PE (Analista -Conhecimentos Básicos) Pós-Edital Professor: Aula APRESENTAÇÃO2 METODOLOGIAErro! Indicador não definido. LISTA DE

Leia mais

Supremo Tribunal Federal STF Artigo 101

Supremo Tribunal Federal STF Artigo 101 Supremo Tribunal Federal STF Artigo 101 Composto por 11 Ministros de Justiça vitalícios - Taxativamente 11 - Exclusivamente natos - Cidadãos - Mais de 35 e menos de 65 anos de idade - Notável saber jurídico

Leia mais

Profa. Adriana Rodrigues

Profa. Adriana Rodrigues Profa. Adriana Rodrigues 1939 - Instituída 1946 - Integrada ao Poder judiciário 1988 - CF/88 Arts. 111 a 116 EC 24/99 Extinção dos Classistas EC 45/04 Nova competência Art. 111 da CF/88: São órgãos da

Leia mais

EMERSON DOUGLAS LEGISLAÇÃO DO MPU

EMERSON DOUGLAS LEGISLAÇÃO DO MPU EMERSON DOUGLAS LEGISLAÇÃO DO MPU 1. (Cespe, 2015. MPU: Analista) Um procurador da República está atuando em determinado processo criminal sobre tráfico ilícito de drogas. Nessa situação, conforme o princípio

Leia mais

QUESTÃO (2009/FCC/Promotor/MPE-CE)

QUESTÃO (2009/FCC/Promotor/MPE-CE) CONSELHO SUPERIOR Órgão de deliberação Presidência: PG( ) Membros natos: PG e Vice. A) 4 Subs eleitos pelo colégio (2 anos + 1 reeleição) B) 4 Subs eleitos entre eles (2 anos + 1 reeleição) Demais votados

Leia mais

Regimento Interno do STM. Professor Alexandre Quintas

Regimento Interno do STM. Professor Alexandre Quintas Regimento Interno do STM Professor Alexandre Quintas REGIMENTO INTERNO DO STM 1 Composição e competência do Tribunal; Ministério Público Militar; Defensoria Pública da União junto ao Tribunal. 2 Processo,

Leia mais

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88

Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Direito Constitucional Funções Essenciais à Justiça Arts. 127 a 135, CF/88 Art. 127: O Ministério Público é instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da

Leia mais

Ministério Público da União

Ministério Público da União COORDENADORES HENRIQUE CORREIA LEANDRO BORTOLETO Coleção RE ISAÇO Ministério Público da União Analista e Técnico 2ª EDIÇÃO REVISTA, AMPLIADA E ATUALIZADA 2017 Ministerio_Publico_da_Uniao_Livro.indb 3 25/07/2017

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Regimento Interno do STM Professora Karina Jaques Art. 1º Este Regimento estabelece a composição e a competência dos órgãos do Superior Tribunal Militar, regula o processo

Leia mais

In:

In: Carta de Curitiba aprovada em 21-06-1986, no 1º Encontro Nacional de Procuradores-Gerais de Justiça e Presidentes de Associações de Ministério Público (Curitiba, Paraná) Do Ministério Público Seção I Das

Leia mais

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO

PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO 7 PROVA DE NOÇÕES DE DIREITO AS QUESTÕES DE NÚMEROS 21 a 26 SÃO BASEADAS NA LEI COMPLEMENTAR N.º 34, DE 12-9-94, COM A REDAÇÃO RESULTANTE DE ALTERAÇÕES POSTERIORES. QUESTÃO 21: NÃO se inclui entre os órgãos

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral de Justiça. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPU. Perfil Constitucional. Procurador-Geral de Justiça. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPU Perfil Constitucional Procurador-Geral de Justiça Prof. Karina Jaques Os Ministérios Públicos dos Estados e o do Distrito Federal e Territórios formarão lista tríplice dentre integrantes

Leia mais

Matéria Estatutária e Institucional do MPE/RS

Matéria Estatutária e Institucional do MPE/RS Professor Gustavo Fregapani E-mail: gustavofregapani@gmail.com Página de dicas no Facebook: https://www.facebook.com/gustavofregapani Curta a página e receba novidades, informações e dicas para concursos

Leia mais

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA 1º SEMINÁRIO: TGP DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO DOCENTE: PAULO AFONSO

UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA 1º SEMINÁRIO: TGP DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO DOCENTE: PAULO AFONSO UNIÃO METROPOLITANA DE EDUCAÇÃO E CULTURA 1º SEMINÁRIO: TGP TEMA: COMPOSIÇÃO E FUNÇÃO DO STJ DISCIPLINA: TEORIA GERAL DO PROCESSO DOCENTE: PAULO AFONSO iii SEMESTRE DIREITO B- NOTURNO COMPONENTES FERNANDA

Leia mais

Aula 21. II ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores e aos Tribunais de Justiça [ ]

Aula 21. II ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores e aos Tribunais de Justiça [ ] Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Organização do Poder Judiciário (Parte II) / STF / STJ / CNJ / Aula 21 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 21 O art. 96 é dividido

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 75, DE 20 DE MAIO DE 1993

LEI COMPLEMENTAR Nº 75, DE 20 DE MAIO DE 1993 LEI COMPLEMENTAR Nº 75, DE 20 DE MAIO DE 1993 ESTATUTO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO O PRESIDENTE DA REPÚBLICA Dispõe sobre a organização, as atribuições e o estatuto do Ministério Público da União. Faço

Leia mais

Direito Constitucional II Profª. Marianne Rios Martins FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. - Ministério Público - Advocacia Publica. - Defensoria Publica

Direito Constitucional II Profª. Marianne Rios Martins FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA. - Ministério Público - Advocacia Publica. - Defensoria Publica FUNÇÕES ESSENCIAIS À JUSTIÇA Funções essenciais à justiça - Ministério Público - Advocacia Publica - Advocacia - Defensoria Publica MINISTÉRIO PUBLICO (art. 127-130) MINISTÉRIO PÚBLICO (art. 127) - Instituição

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Prof. Alexandre Demidoff Art. 46. O compõe-se de representantes dos Estados e do Distrito Federal, eleitos segundo o princípio majoritário. 1º - Cada Estado e o

Leia mais

Presidente PROFESSORA RAQUEL TINOCO ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR ELEIÇÃO EM VOTAÇÃO SECRETA PELOS MEMBROS DO TJRJ (DESEMBARGADORES) 1º Vice Presidente 2º Vice Presidente Administração Superior 3º Vice Presidente

Leia mais

PROVA ESCRITA PRELIMINAR PARA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - RJ (PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO)

PROVA ESCRITA PRELIMINAR PARA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - RJ (PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO) PROVA ESCRITA PRELIMINAR PARA CLASSE INICIAL DA CARREIRA DO MINISTÉRIO PÚBLICO - RJ (PROMOTOR DE JUSTIÇA SUBSTITUTO) PRINCÍPIOS INSTITUCIONAIS DO MINISTÉRIO PÚBLICO 89. Considerando os princípios institucionais

Leia mais

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 8. Prof. Karina Jaques

LEGISLAÇÃO DO MPE. Organização do Ministério Público. Lei Complementar 106/2003 Parte 8. Prof. Karina Jaques LEGISLAÇÃO DO MPE Organização do Ministério Público Lei Complementar 106/2003 Parte 8 Prof. Karina Jaques Art. 39 - Além das atribuições previstas nas Constituições Federal e Estadual, nesta e em outras

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Do Supremo Tribunal Federal (Art. 101 a 103-B) Professor André Vieira www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional Seção II DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL Art. 101. O Supremo

Leia mais

LIDIANE COUTINHO Legislação do MPU Artigo nº 09- SIMULADO DE LEGISLAÇÃO DO MPU.

LIDIANE COUTINHO Legislação do MPU Artigo nº 09- SIMULADO DE LEGISLAÇÃO DO MPU. LIDIANE COUTINHO Legislação do MPU Artigo nº 09- SIMULADO DE LEGISLAÇÃO DO MPU. 01. (CESPE- Promotor de Justiça Substituto- MP-SE/2010) Julgue os itens abaixo, relativos aos princípios institucionais do

Leia mais

Legislação da Justiça Militar

Legislação da Justiça Militar Legislação da Justiça Militar Lei nº 8.457 de 1992 - Organiza a Justiça Militar da União Estrutura da Justiça Militar da União Parte 5 Professora Karina Jaques VII - decretar prisão preventiva, revogá-la

Leia mais

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49

Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Instituições de Direito Profª Mestre Ideli Raimundo Di Tizio p 49 Divisão de Poderes Poder Executivo O Poder Executivo é exercido pelo Chefe de Governo que, no Brasil, é o Presidente da República, sua

Leia mais

ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO STM

ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO STM ISMAEL NORONHA REGIMENTO INTERNO STM DA COMPOSIÇÃO E COMPETÊNCIA DA COMPOSIÇÃO DO TRIBUNAL Art. 2º O Tribunal, com sede na Capital Federal e jurisdição em todo o território nacional, compõe-se de 15 Ministros

Leia mais

DOCUMENTO PROVISÓRIO. Conselho Nacional de Justiça Anteprojeto de Emenda de Constitucional

DOCUMENTO PROVISÓRIO. Conselho Nacional de Justiça Anteprojeto de Emenda de Constitucional ANEXO II* DOCUMENTO PROVISÓRIO Conselho Nacional de Justiça Anteprojeto de Emenda de Constitucional "Introduz modificações na estrutura do Poder Judiciário" As Mesas da Câmara dos Deputados e do Senado

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU. Ministério Público na CF/88. MPU LC 75/93 art. 1º. Princípios na LC 75/93. Princípios institucionais do MP

LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU. Ministério Público na CF/88. MPU LC 75/93 art. 1º. Princípios na LC 75/93. Princípios institucionais do MP Conteúdo programático LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU Profª Breezy Vizeu MP na CF/88; Lei complementar 75/93; Lei n.º 8.112/1990 (Regime Jurídico); Lei nº 11.415/2006 (carreiras dos servidores públicos do MPU);

Leia mais

CF, 128, 3º; LONMP, 9º; LOMPERJ, 8º.

CF, 128, 3º; LONMP, 9º; LOMPERJ, 8º. Procurador Geral de Justiça - chefe unipessoal do MP Estadual - presidente do Colégio de Procuradores, bem como seu Órgão Especial; - presidente do Conselho Superior do MP Estadual. Mandato - os integrantes

Leia mais

Número:

Número: Conselho Nacional de Justiça PJe - Processo Judicial Eletrônico 14/03/2018 Número: 0001227-25.2018.2.00.0000 Classe: PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS Órgão julgador colegiado: Plenário Órgão julgador: Gab. Cons.

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Legislativo Profª. Liz Rodrigues - : composto por representantes dos Estados (26) e do Distrito Federal, eleitos pelo sistema majoritário. Cada ente elege três senadores. -

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL

DIREITO CONSTITUCIONAL DIREITO CONSTITUCIONAL Poder Judiciário Garantias do Poder Judiciário e de seus Membros Profª. Liz Rodrigues - As garantias do Poder Judiciário visam assegurar a sua independência e autonomia. - Novelino

Leia mais

Organização dos Poderes do Estado

Organização dos Poderes do Estado Organização dos Poderes do Estado DO PODER JUDICIÁRIO TEMAS BÁSICOS FUNÇÕES TÍPICAS E ATÍPICAS Típica: julgar ( jus dicere ). Atípicas: administrar e normatizar (função regimental; SV; Resoluções do TSE;

Leia mais

XIV propor ao Poder Legislativo, observado o disposto na Constituição Federal: a) alteração do número de membros dos tribunais inferiores; b) a

XIV propor ao Poder Legislativo, observado o disposto na Constituição Federal: a) alteração do número de membros dos tribunais inferiores; b) a XIV propor ao Poder Legislativo, observado o disposto na Constituição Federal: a) alteração do número de membros dos tribunais inferiores; b) a criação e a extinção de cargos e fixação de vencimentos dos

Leia mais

Direito Constitucional

Direito Constitucional Direito Constitucional Poder Legislativo: Funções Típicas e Atípicas / Congresso Nacional Professora Kerolinne Barboza www.acasadoconcurseiro.com.br Direito Constitucional PODER LEGISLATIVO: FUNÇÕES TÍPICAS

Leia mais

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase

Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase CEM CADERNO DE EXERCÍCIOS MASTER Direito Constitucional TCM/RJ 4ª fase Período 2015-2016 1) FCC Técnico Administrativo CNMP (2015) Com relação à organização do Poder Legislativo a Constituição Federal

Leia mais

Prof. Bruno Oliveira. Site:

Prof. Bruno Oliveira. Site: 1. APRESENTAÇÃO... 2 2. QUESTÕES SEM COMENTÁRIOS... 3 3. QUESTÕES COMENTADAS... 8 4. GABARITO...21 5. FINALIZAÇÃO DA AULA...21 Este curso é protegido por direitos autorais (copyright), nos termos da Lei

Leia mais

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO VICENTE CME

REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO VICENTE CME REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE SÃO VICENTE CME TÍTULO I DA NATUREZA E DAS FINALIDADES Art. 1º - O Conselho Municipal de Educação de São Vicente (CME), instituído pela Lei nº 447

Leia mais

Código de Organização Judiciária do Estado Prof. Pedro Kuhn

Código de Organização Judiciária do Estado Prof. Pedro Kuhn Analista Judiciário Área Judiciária e Administrativa Código de Organização Judiciária do Estado Prof. Pedro Kuhn Código de Organização Judiciária do Estado Professor Pedro Kuhn www.acasadoconcurseiro.com.br

Leia mais

LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU. Abril/2013

LEGISLAÇÃO APLICADA AO MPU. Abril/2013 DO CONCEITO: o Ministério Público da União é uma instituição permanente, essencial à função jurisdicional do Estado, incumbindo-lhe a defesa da ordem jurídica, do regime democrático, dos interesses sociais

Leia mais

ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS CONSELHEIROS DO CAU/PR

ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS CONSELHEIROS DO CAU/PR ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DOS CONSELHEIROS DO CAU/PR O Regimento Interno do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, em seu Capítulo III, nas Seções I, II e III, estabelece as atribuições e competências

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL - 3

DIREITO CONSTITUCIONAL - 3 Aluno(a): Educador(a): VALDIRENE Componente Curricular: DIREITO Ano/Turma: 1º Ano ( ) A ( ) B ( ) C Turno: ( X ) Matutino ( ) Vespertino Data: / /18 DIREITO CONSTITUCIONAL - 3 PODER LEGISLATIVO O Poder

Leia mais

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 45, DE 2007

PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 45, DE 2007 PROPOSTA DE EMENDA À CONSTITUIÇÃO Nº 45, DE 2007 Altera o inciso III do 4º do art. 103-B da Constituição Federal, para dispor sobre nova competência do Conselho Nacional de Justiça de determinar perda

Leia mais

Aula Sobre os órgãos que exercem as chamadas funções essenciais da Justiça é INCORRETO afirmar:

Aula Sobre os órgãos que exercem as chamadas funções essenciais da Justiça é INCORRETO afirmar: Turma e Ano: Separação dos Poderes / 2016 Matéria / Aula: Exercícios sobre Funções Essenciais da Justiça / Aula 27 Professor: Marcelo Tavares Monitora: Kelly Silva Aula 27 Essa aula será dedicada a resolução

Leia mais

Professor: GILCIMAR Matéria: Legislação Aplicada ao MPU

Professor: GILCIMAR Matéria: Legislação Aplicada ao MPU Professor: GILCIMAR Matéria: Legislação Aplicada ao MPU FUNÇÕES DOS PODERES Poderes do Estado Executivo - Administrar Legislar Judiciário - Julgar Administrar e/ou Legislar Legislativo - Legislar Administrar

Leia mais

Supremo Tribunal Federal (Instância Extraordinária) Conselho Nacional de Justiça (administrativo: não exerce jurisdição) Justiça Comum

Supremo Tribunal Federal (Instância Extraordinária) Conselho Nacional de Justiça (administrativo: não exerce jurisdição) Justiça Comum Estrutura Orgânica do Poder Judiciário Nacional Supremo Tribunal Federal (Instância Extraordinária) Conselho Nacional de Justiça (administrativo: não exerce jurisdição) Justiça Comum Grau de jurisdição

Leia mais

Lei complementar nº 35,

Lei complementar nº 35, Lei complementar nº 35, de 14 de março de 1979 Dispõe sobre a Lei Orgânica da Magistratura Nacional O PRESIDENTE DA REPÚBLICA: Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei Complementar:

Leia mais

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA MPBA

DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA MPBA DIREITO CONSTITUCIONAL AULA DEMONSTRATIVA MPBA Prof. Jean Pitter O CONCURSO BANCA: FGV CARGOS VAGAS REMUNERAÇÃO JORNADA Assistente Técnico Administrativo. 50 R$ 3.284,83 + Alimentação + transporte Analista

Leia mais

elaborar seus regimentos internos

elaborar seus regimentos internos Constituição Federal Art. 96. Compete privativamente: I - aos tribunais: a) eleger seus órgãos diretivos e elaborar seus regimentos internos, com observância das normas de processo e das garantias processuais

Leia mais

b) A garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais.

b) A garantia do desenvolvimento nacional, a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais. Os candidatos que já anteciparam a preparação para o concurso da Polícia Civil de Minas (PC-MG) contam com um teste de Direito Constitucional. As questões foram elaboradas, pelo professor Saulo Viana que

Leia mais

I - DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS II - DA COMPOSIÇÃO, DIREITOS E DEVERES DOS MEMBROS

I - DA DEFINIÇÃO E OBJETIVOS II - DA COMPOSIÇÃO, DIREITOS E DEVERES DOS MEMBROS REGIMENTO INTERNO DA COMISSÃO PERMANENTE DE ACOMPANHAMENTO DE AÇÕES JUDICIAIS RELEVANTES - COPAJURE DO CONSELHO NACIONAL DOS DIRIGENTES DE REGIMES PRÓPRIOS DE PREVIDÊNCIA SOCIAL - CONAPREV I - DA DEFINIÇÃO

Leia mais

Número:

Número: Justiça Federal da 1ª Região PJe - Processo Judicial Eletrônico 13/09/2018 Número: 1008258-24.2018.4.01.3803 Classe: MANDADO DE SEGURANÇA Órgão julgador: 2ª Vara Federal Cível e Criminal da SSJ de Uberlândia-MG

Leia mais

Conceito Constitucional

Conceito Constitucional Conceito Constitucional MINISTÉRIO PÚBLICO (CRFB, 127) Instituição permanente; Essencial à função jurisdicional do Estado; Para defesa da ordem jurídica; do regime democrático; dos interesses sociais e

Leia mais

O PAPEL DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, SUA COMPETENCIA, ATRIBUIÇÕES, IMPORTÂNCIA E FINALIDADE

O PAPEL DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, SUA COMPETENCIA, ATRIBUIÇÕES, IMPORTÂNCIA E FINALIDADE O PAPEL DO CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, SUA COMPETENCIA, ATRIBUIÇÕES, IMPORTÂNCIA E FINALIDADE Felipe Boni de Castro 1 I Introdução: O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) foi criado e instituído pela Emenda

Leia mais

Organização do Ministério Público

Organização do Ministério Público Organização do Ministério Público MP na constituição federal capitulo IV seção I art.: 127 a 130-A 1 - MINISTÉRIO PÚBLICO: Art.: 127 o Ministério Público é instituição permanente, essencial a função jurisdicional,

Leia mais

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR

DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR DIREITO PROCESSUAL PENAL MILITAR Organização da Justiça Militar da União Prof. Pablo Cruz PARTE I Da Estrutura da Justiça Militar da União TÍTULO I Das Disposições Preliminares Art. 1 São órgãos da Justiça

Leia mais

Emenda Constitucional nº 45, de 08 de dezembro de 2004.

Emenda Constitucional nº 45, de 08 de dezembro de 2004. Emenda Constitucional nº 45, de 08 de dezembro de 2004. Altera dispositivos dos arts. 5º, 36, 52, 92, 93, 95, 98, 99, 102, 103, 104, 105, 107, 109, 111, 112, 114, 115, 125, 126, 127, 128, 129, 134 e 168

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO RIO DE JANEIRO. Professor Gilcimar Rodrigues

MINISTÉRIO PÚBLICO RIO DE JANEIRO. Professor Gilcimar Rodrigues MINISTÉRIO PÚBLICO RIO DE JANEIRO Professor Gilcimar Rodrigues CONCEITO/DEFINIÇÃO MINISTÉRIO PÚBLICO (Art. 127, CF) (art. 1, Lei 8.625) (art. 1, LC 106/2003) INSTITUIÇÃO PERMANENTE Essencial à Justiça

Leia mais

PROVIMENTO Nº 161/CGJ/2006 CODIFICA OS ATOS NORMATIVOS DA CORREGEDORIA-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS

PROVIMENTO Nº 161/CGJ/2006 CODIFICA OS ATOS NORMATIVOS DA CORREGEDORIA-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS PROVIMENTO Nº 161/CGJ/2006 CODIFICA OS ATOS NORMATIVOS DA CORREGEDORIA-GERAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE MINAS GERAIS - Fica instituído o Código de Normas da Corregedoria-Geral de Justiça do Estado de Minas

Leia mais

Aula 7 Organização do poder judiciário Poder Judiciário:

Aula 7 Organização do poder judiciário Poder Judiciário: Aula 7 Organização do poder judiciário Poder Judiciário: Continuação aula anterior: Conselho da República: Art. 89. O Conselho da República é órgão superior de consulta do Presidente da República, e dele

Leia mais