Eletrolifting (S ( tri r at)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Eletrolifting (S ( tri r at)"

Transcrição

1 Eletrolifting (Striat)

2 - Lifting é uma palavra de origem inglesa e seu significado é levantamento, eletro deriva de eletricidade (corrente elétrica). - O equipamento consiste em um gerador de corrente contínua constante, apresenta dois eletrodos e sua intensidade é reduzida à nível de microampéres. - Um eletrodo é passivo tipo placa ou um bastão especial e um ativo especial, o qual consiste de uma fina agulha sustentada por uma caneta.

3

4

5 Ação - Segundo Silva 1998, o objetivo da ultilização do eletrolifiting é suavizar, atenuar e eliminar alterações das linhas de expressão que se formam na face devido a contração dos músculos, atuando em nível celular restaurando a camada colágena e estimulando a produção de elastina.

6 Efeitos - Conhecendo-se os efeitos polares de corrente contínua, mais precisamente os do pólo negativo, associando então estes efeitos com os do processo inflamatório causado pela lesão da agulha; estimulase assim um processo de reparo do tecido.

7 - Seus efeitos podem variar caso a caso, com duração entre 3 semanas e 6 meses (devendo ser retocada). A durabilidade do tratamento está associada à execução completa aliada a manutenção (Silva, 1998; Borges 2006). - Durante o processo de reparação tecidual, Durante o processo de reparação tecidual, instalado o processo inflamatório, os fibroblastos ativados encontram-se em diferenciação em resposta aos fatores de crescimento. Eles se multiplicam e produzem fibras colágenas, secretando também proteoglicanos e fibras elásticas.

8 - Estudos em estrias atróficas (Girro, 1991) mostraram que após sessões de Eletrolifting ocorre um acentuado aumento de fibroblasto jovens, uma neovascularização e, como conseqüência, uma grande melhoria no visual da pele, ficando próxima ao aspecto normal.

9 - Imediatamente após a aplicação da técnica, aparecem hiperemia e edema típico de qualquer processo inflamatório devido às substâncias locais liberadas pela lesão, provocando, assim, vasodilatação e aumento da permeabilidade dos vasos. A região é preenchida por um composto de leucócitos, eritrócitos, proteínas plasmáticas e fibrinas.

10 - O processo de epitelização inicia-se simultaneamente, obrigando as células dérmicas a penetrar pelo interior das fendas formadas pela agulha, e estimuladas pela formação de fibrina originada pela hemorragia da microlesão. - Surgem na profundidade da lesão os fibroblastos e se produz paralelamente uma proliferação rápida de capilares. A estimulação fibroblástica tem importante papel no processo regenerativo dessa atrofia tecidual.

11 - A resposta a agressão, no caso específico a perfuração pela agulha, pode finalizar com a recuperação da estria, restituindo a sua arquitetura original.

12 Técnica de Aplicação - A pele deve estar limpa por cosmético ou álcool. - A agulha deve ser descartável, devendo ser fina porém rígida. - Conecta-se então a agulha ao eletrodo específico que por sua vez é conectado ao pólo negativo da corrente contínua em microamperagem.

13 - O pólo positivo (passivo) deve ser conectado a um bastão segurado pelo paciente. Ou pode-se acopla-lo a um eletrodo de borracha ou silicone e fixa-lo no ombro ou braço do paciente. - As rugas, linhas de expressão ou estrias deverão ser estimuladas uma a uma.

14 - Quanto a intensidade da corrente, encontramos algumas divergências. Na prática clínica, encontramos comumente profissionais utilizando cerca de 70 a 100 microampéres no tratamento das estrias e de 150 a 200 microampéres para as rugas (Borges 2010). - Estes valores variam de acordo com o grau de sensibilidade de cada paciente. Alerta-se para não ultrapassar 300 microampéres a fim de se evitar manchas ou lesões na pele, pela intensa ação do componente galvânico da corrente.

15 Os procedimentos para executar o eletrolifting podem ser divididos em três grupos: 1. Deslizamento da agulha dentro do canal da ruga. 2. Penetração da agulha em pontos adjacentes e no interior da ruga. Chevron (técnica do X). 3. Escarificação; método de deslizamento da agulha no canal da ruga, diferenciando-se pela agulha ser posicionada a 90 graus, ocasionando uma lesão no tecido.

16

17

18

19 - O tempo de cada penetração deverá ser de +/- 4 segundos. Para pessoas de mais idade +/- 3 segundos, pela condição de hidratação. OBS: Conflitos da Literatura - A profundidade da penetração deve ser nas camadas da epiderme (estrato espinhoso). Por não atingir a derme não há sangramento.

20

21 agulha caneta

22 Principais Indicações - Rugas São sucos ou pregas da pele, que aparecem por efeito principalmente do avanço da idade. O colágeno, componente fundamental do tecido conjuntivo torna-se mais rígido e a elastina vai perdendo sua elasticidade natural, devido a redução do número de fibras elásticas.

23 O letrolifting é capaz de ativar o colágeno e a elastina (proteínas albuminóides), fazendo uma compactação e reagregação das fibras para a dissimulação parcial ou total das linhas de expressão. Esta técnica consiste do deslocamento da Esta técnica consiste do deslocamento da proteína da própia pele, através da corrente, para o preenchimento dos sulcos que formam as rugas (Silva, 1998; Borges, 2006).;

24

25 - Estrias É uma atrofia tegumentar adquirida. Raras ou numerosas, se dispõe paralelamente umas às outras. Indica um desequilíbrio elástico localizado. Representada por pregueamento, secura, menor elasticidade da pele. Acredita-se que a excessiva deposição de gordura no tecido adiposo, especialmente a que ocorre repentinamente, com conseqüente dano às fibras elásticas e colágenas da pele.

26

27 INCIDÊNCIA DAS ESTRIAS X FATORES ETIOLÓGICOS

28 Inicialmente apresenta uma inflamação dermal e vasos capilares dilatados apresentando aspecto avermelhado- roxo. Posteriormente apresentam aspecto esbranquiçadas, parecendo hipopigmentadas e fibróticas.

29 A coloração da estria em princípio interfere no resultado, pois as róseasavermelhadas tendem a responder melhor ao estímulo que as brancas.

30 No eletrolifting a estimulação da agulha com corrente associada desencadeia uma inflamação aguda localizada, não apresentando efeito sistêmico (Girro, 2002). A resposta a agressão, no caso A resposta a agressão, no caso específico a perfuração pela agulha, pode finalizar com a recuperação da estria, restituindo a sua arquitetura original.

31 Contra-Indicações - Se a paciente apresentar níveis elevados de glicocorticóides, endógenos ou exógenos, como, por exemplo, na síndrome de Cushing; - Gravidez; - Puberdade; - Não pode tomar sol com o processo inflamatório ativo, pois há risco de manchar a pele; - Alergias ou irritação a corrente elétrica.

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A GALVANOPUNTURA E A ESCARIFICAÇÃO NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS ATRÓFICAS BRANCAS EM MULHERES ENTRE 20 E 25 ANOS

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A GALVANOPUNTURA E A ESCARIFICAÇÃO NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS ATRÓFICAS BRANCAS EM MULHERES ENTRE 20 E 25 ANOS ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A GALVANOPUNTURA E A ESCARIFICAÇÃO NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS ATRÓFICAS BRANCAS EM MULHERES ENTRE 20 E 25 ANOS COMPARATIVE STUDY BETWEEN GALVANOPUNCTURE AND SCARIFICATION IN THE

Leia mais

Capítulo 2 Aspectos Histológicos

Capítulo 2 Aspectos Histológicos 5 Capítulo 2 Aspectos Histológicos Alguns conceitos básicos sobre histologia humana, a caracterização dos tecidos, a regeneração e reparação dos mesmos em lesões e a cicatrização de feridas são aspectos

Leia mais

O EFEITO DA GALVANOPUNTURA NO TRATAMENTO DE ESTRIAS ATRÓFICAS. Larissa Mendes dos Santos¹, Alison Walvy de Souza²

O EFEITO DA GALVANOPUNTURA NO TRATAMENTO DE ESTRIAS ATRÓFICAS. Larissa Mendes dos Santos¹, Alison Walvy de Souza² O EFEITO DA GALVANOPUNTURA NO TRATAMENTO DE ESTRIAS ATRÓFICAS Larissa Mendes dos Santos¹, Alison Walvy de Souza² 1. Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DO ELETROLIFTING EM RITIDES FACIAIS

A UTILIZAÇÃO DO ELETROLIFTING EM RITIDES FACIAIS A UTILIZAÇÃO DO ELETROLIFTING EM RITIDES FACIAIS Karine Martins ¹, Patrícia Augusta Alves Novo.² 1 Acadêmico do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba,

Leia mais

Peeling Químico - Profundo

Peeling Químico - Profundo Peeling Químico - Profundo Os peelings químicos são um dos procedimentos cosméticos não invasivos mais populares realizados para rejuvenescer a aparência da pele. Com o tempo, fatores como danos causados

Leia mais

RESUMO. Palavras-chave: Estrias atróficas. Galvanopuntura. Escarificação. ABSTRACT

RESUMO. Palavras-chave: Estrias atróficas. Galvanopuntura. Escarificação. ABSTRACT ESTUDO COMPARATIVO ENTRE A GALVANOPUNTURA E A ESCARIFICAÇÃO NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS ATRÓFICAS BRANCAS EM MULHERES ENTRE 20 E 25 ANOS RESEARCH COMPARATIVE BETWEEN GALVANOPUNCTURE AND SCARIFICATION ON

Leia mais

Peeling Químico - Médio

Peeling Químico - Médio Peeling Químico - Médio Os peelings químicos são um dos procedimentos cosméticos não invasivos mais populares realizados para rejuvenescer a aparência da pele. Com o tempo, fatores como danos causados

Leia mais

Ferida e Processo de Cicatrização

Ferida e Processo de Cicatrização MATERIAL COMPLEMENTAR: Ferida e Processo de Cicatrização Ferida é o comprometimento da integridade da pele. A perda da continuidade da pele pode ser causada por trauma físico, químico, mecânico, vasculares,

Leia mais

Processo Inflamatório e Lesão Celular. Professor: Vinicius Coca

Processo Inflamatório e Lesão Celular. Professor: Vinicius Coca Processo Inflamatório e Lesão Celular Professor: Vinicius Coca www.facebook.com/profviniciuscoca www.viniciuscoca.com O que é inflamação? INFLAMAÇÃO - Inflamare (latim) ação de acender, chama FLOGOSE phlogos

Leia mais

Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele, é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos. É o maior órgão do corpo.

Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele, é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos. É o maior órgão do corpo. Sistema Tegumentar Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele, é responsável pela proteção contra possíveis agentes externos. É o maior órgão do corpo. Suas principais funções são: Proteger

Leia mais

MICROGALVANOPUNTURA NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS Mariana Christoni Leite 1, Eunice Tokars 2.

MICROGALVANOPUNTURA NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS Mariana Christoni Leite 1, Eunice Tokars 2. MICROGALVANOPUNTURA NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS Mariana Christoni Leite 1, Eunice Tokars 2. 1 Acadêmico do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti do Paraná (Curitiba, PR);

Leia mais

Reparo Tecidual: Regeneração e Cicatrização. Processos Patológicos Gerais Profa. Adriana Azevedo Prof. Archangelo P. Fernandes

Reparo Tecidual: Regeneração e Cicatrização. Processos Patológicos Gerais Profa. Adriana Azevedo Prof. Archangelo P. Fernandes Reparo Tecidual: Regeneração e Cicatrização Processos Patológicos Gerais Profa. Adriana Azevedo Prof. Archangelo P. Fernandes Reparo Tecidual Ferida (lesão) 3 processos envolvidos no reparo: 1.Hemostasia

Leia mais

PEELINGS MECÂNICOS. Disciplina: Métodos e Técnicas Aplicados a Estética Facial 2 CST em Estética e Cosmética. Cuiabá

PEELINGS MECÂNICOS. Disciplina: Métodos e Técnicas Aplicados a Estética Facial 2 CST em Estética e Cosmética. Cuiabá PEELINGS MECÂNICOS Disciplina: Métodos e Técnicas Aplicados a Estética Facial 2 CST em Estética e Cosmética Cuiabá A palavra peeling vem do verbo inglês to peel que significa descascar, ou seja, remover

Leia mais

RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE ESTRIAS NAS CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL DE CAMPINA GRANDE- PB

RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE ESTRIAS NAS CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL DE CAMPINA GRANDE- PB RECURSOS FISIOTERAPÊUTICOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DE ESTRIAS NAS CLÍNICAS DE FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL DE CAMPINA GRANDE- PB Autores: Hellen Batista de Carvalho 1 ; Danielly Rodrigues Amorim 2 ;

Leia mais

Microdermoabrasão

Microdermoabrasão Microdermoabrasão A microdermoabrasão é um dos procedimentos cosméticos mais populares e não invasivos realizados atualmente. Com o tempo, fatores como envelhecimento, fatores genéticos, danos causados

Leia mais

A AÇÃO DA CORRENTE GALVÂNICA EM ESTRIAS ATRÓFICAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA Suelen Carla Polinarski 1, Sílvia Patrícia de Oliveira 2

A AÇÃO DA CORRENTE GALVÂNICA EM ESTRIAS ATRÓFICAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA Suelen Carla Polinarski 1, Sílvia Patrícia de Oliveira 2 A AÇÃO DA CORRENTE GALVÂNICA EM ESTRIAS ATRÓFICAS: UMA REVISÃO DE LITERATURA Suelen Carla Polinarski 1, Sílvia Patrícia de Oliveira 2 1 Acadêmico do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da

Leia mais

DermCom. Comunicação celular para reparação da pele.

DermCom. Comunicação celular para reparação da pele. DermCom Comunicação celular para reparação da pele. INCI (EU-Declaration/ PCPC- Delaration) Crocus Chrysanthus Bulb Extract (and) Acacia Senegal Gum (and) Aqua/Water 1. Introdução Defini-se pele como um

Leia mais

Peeling Químico - Superficial

Peeling Químico - Superficial Peeling Químico - Superficial Os peelings químicos são um dos procedimentos cosméticos não invasivos mais populares realizados para rejuvenescer a aparência da pele. Com o tempo, fatores como danos causados

Leia mais

A EFICÁCIA DA CORRENTE GALVÂNICA EM ESTRIAS NACARADAS: Revisão Bibliográfica

A EFICÁCIA DA CORRENTE GALVÂNICA EM ESTRIAS NACARADAS: Revisão Bibliográfica A EFICÁCIA DA CORRENTE GALVÂNICA EM ESTRIAS NACARADAS: Revisão Bibliográfica Kathelin Taline Gertler 1, Roberta Kochan 2 1 Acadêmico do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Universidade Tuiuti

Leia mais

Epiderme: Encontra-se na camada papilar da derme e pode adquirir espessuras diferentes em determinadas partes do corpo humano.

Epiderme: Encontra-se na camada papilar da derme e pode adquirir espessuras diferentes em determinadas partes do corpo humano. Sistema Tegumentar Epiderme: Encontra-se na camada papilar da derme e pode adquirir espessuras diferentes em determinadas partes do corpo humano. Esse sistema do corpo humano, também conhecido como pele,

Leia mais

Dra Letícia Guimarães

Dra Letícia Guimarães Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica Residência em Dermatologia

Leia mais

Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos.

Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos. Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos www.lavertuan.com.br Protocolo de Revitalização 4D Revitalização Facial através de Ácidos Os objetivos desse protocolo são: promover

Leia mais

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL 1 PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA ESPECIALIZAÇÃO EM FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL ALMÊ DE PAULA COSTA O EFEITO DA MICROGALVANOPUNTURA EM ESTRIAS:

Leia mais

TECIDO CONJUNTIVO. Prof. Cristiane Oliveira

TECIDO CONJUNTIVO. Prof. Cristiane Oliveira TECIDO CONJUNTIVO Prof. Cristiane Oliveira Tecido Conjuntivo Introdução e Funções - Caracteriza-se pela grande variedade de células e abundância de matriz extracelular; - Termo CONJUNTIVO Algo que junta

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Estudo dos tecidos Parte II. Prof. Daniele Duó

BIOLOGIA. Moléculas, Células e Tecidos Estudo dos tecidos Parte II. Prof. Daniele Duó BIOLOGIA Moléculas, Células e Tecidos Estudo dos tecidos Parte II Prof. Daniele Duó - Os Tecidos são o objeto de estudo da HISTOLOGIA. - Tecidos: conjuntos de células que atuam de maneira integrada, desempenhando

Leia mais

ESTUDO DA CORRENTE GALVÂNICA E DO ÁCIDO GLICÓLICO NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS. Dayane Michelette de Matos¹, Patrícia Novo²

ESTUDO DA CORRENTE GALVÂNICA E DO ÁCIDO GLICÓLICO NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS. Dayane Michelette de Matos¹, Patrícia Novo² ESTUDO DA CORRENTE GALVÂNICA E DO ÁCIDO GLICÓLICO NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS Dayane Michelette de Matos¹, Patrícia Novo² 1. Acadêmica do Curso de Tecnólogo em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti

Leia mais

TECIDO CONJUNTIVO TECIDO CONJUNTIVO TECIDO CONJUNTIVO 25/10/2016. Origem: mesoderma Constituição: Funções:

TECIDO CONJUNTIVO TECIDO CONJUNTIVO TECIDO CONJUNTIVO 25/10/2016. Origem: mesoderma Constituição: Funções: TECIDO CONJUNTIVO TECIDO CONJUNTIVO Origem: mesoderma Constituição: Diversos tipos de células Matriz extracelular: substância fundamental e fibras TECIDO CONJUNTIVO Funções: Sustentação estrutural Preenchimento

Leia mais

TECIDO CONJUNTIVO São responsáveis pelo estabelecimento e

TECIDO CONJUNTIVO São responsáveis pelo estabelecimento e Prof. Bruno Pires TECIDO CONJUNTIVO São responsáveis pelo estabelecimento e do corpo. Isso ocorre pela presença de um conjunto de moléculas que conectam esse tecido aos outros, por meio da sua. Estruturalmente

Leia mais

TKN HA Glowcomplex. Conteúdo 5 viais de 5 ml. Tratamentos Anti flacidez

TKN HA Glowcomplex. Conteúdo 5 viais de 5 ml. Tratamentos Anti flacidez Complexo restaurador iluminador. Ácido Hialurónico, Aminoácidos, Vitaminas, ADN sódico, DMAE, Silício Orgânico, Sales Minerais TKN HA Glowcomplex tem uma forte ação iluminadora e reafirmante, melhor o

Leia mais

Colágeno

Colágeno Colágeno Os preenchimentos injetáveis são umas das técnicas de rejuvenescimento facial mais populares. À medida que envelhecemos, os tecidos subjacentes que mantêm nossa pele com aparência jovem e firme

Leia mais

Profº Ms. Paula R. Galbiati Terçariol.

Profº Ms. Paula R. Galbiati Terçariol. Profº Ms. Paula R. Galbiati Terçariol. Cicatrização Após uma lesão, o processo de cicatrização é iniciado. O tecido lesionado passa por 4 fases de reparo da ferida: hemostasia, inflamação, proliferação

Leia mais

A EFICÁCIA DA CORRENTE GALVÂNICA EM RÍTIDES FACIAL: REVISÃO LITERATURA

A EFICÁCIA DA CORRENTE GALVÂNICA EM RÍTIDES FACIAL: REVISÃO LITERATURA A EFICÁCIA DA CORRENTE GALVÂNICA EM RÍTIDES FACIAL: REVISÃO LITERATURA Ana Paula Andriola Sanches 1, Silvia Patrícia de Oliveira 2 1 Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade

Leia mais

Tecido Conjuntivo. Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Histofisiologia

Tecido Conjuntivo. Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Histofisiologia Tecido Conjuntivo Prof a. Marta G. Amaral, Dra. Histofisiologia Origem: mesênquima Características: Células + material intercelular (SFA e fibras) Funções 1. Sustentação e preenchimento: osso, estroma

Leia mais

Tecido conjuntivo de preenchimento. Pele

Tecido conjuntivo de preenchimento. Pele Tecido conjuntivo de preenchimento Pele derme epiderme Pele papila dérmica crista epidérmica corte histológico da pele observado em microscopia de luz Camadas da Epiderme proliferação e diferenciação dos

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Edna Cordeiro Disciplina: Biologia Série: 1º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Edna Cordeiro Disciplina: Biologia Série: 1º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Edna Cordeiro Disciplina: Biologia Série: 1º ano EM Colégio Santa Cecília Disciplina: Biologia Série: 1º Ano-Ensino Médio Profª.: Edna Cordeiro MAIO/2019 Origem, exceto

Leia mais

ORIENTADOR(ES): ROSANA MATSUMI KAGESAWA MOTTA, VALÉRIA LIMA MUNHÓZ SILVA

ORIENTADOR(ES): ROSANA MATSUMI KAGESAWA MOTTA, VALÉRIA LIMA MUNHÓZ SILVA 16 TÍTULO: AÇÃO DA MICROCORRENTE GALVÂNICA EM ESTRIAS NACARADAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS INSTITUIÇÃO: FACULDADES INTEGRADAS DE FERNANDÓPOLIS AUTOR(ES):

Leia mais

ENVELHECIMENTO CUTÂNE0. Professora: Erika Liz

ENVELHECIMENTO CUTÂNE0. Professora: Erika Liz ENVELHECIMENTO CUTÂNE0 Professora: Erika Liz Introdução O envelhecimento é um processo biológico e dinâmico que ocorre desde o dia em que nascemos. Os tecidos gradualmente passam por mudanças de acordo

Leia mais

Disciplina: Anatomia e Fisiologia. Tecido muscular. Vera Campos. Programa Nacional de Formação em Radioterapia. Mestrado Profissional em Física Médica

Disciplina: Anatomia e Fisiologia. Tecido muscular. Vera Campos. Programa Nacional de Formação em Radioterapia. Mestrado Profissional em Física Médica Disciplina: Anatomia e Fisiologia Tecido muscular Vera Campos Programa Nacional de Formação em Radioterapia Tecido Muscular Tipos de tecido O tecido muscular, responsável pelos movimentos corporais, é

Leia mais

BENEFICIO DA CORRENTE GALVÂNICA NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS ATRÓFICAS: REVISÃO DE LITERATURA

BENEFICIO DA CORRENTE GALVÂNICA NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS ATRÓFICAS: REVISÃO DE LITERATURA BENEFICIO DA CORRENTE GALVÂNICA NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS ATRÓFICAS: REVISÃO DE LITERATURA Edelaide de Almeida Garbosa¹, Silvia Patrícia de Oliveira². 1- Acadêmica do Curso de Tecnologia em Estética e

Leia mais

ELETROLIFTING NO TRATAMENTO DE RITIDES FACIAIS

ELETROLIFTING NO TRATAMENTO DE RITIDES FACIAIS ELETROLIFTING NO TRATAMENTO DE RITIDES FACIAIS Bruna de Oliveira Pedroso dos Santos 1, Alison Walvy de Souza 2 1 Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti do

Leia mais

NOVO BHS 156 CRIOFREQUÊNCIA Full 2017

NOVO BHS 156 CRIOFREQUÊNCIA Full 2017 NOVO BHS 156 CRIOFREQUÊNCIA Full 2017 - CRIOfrequência - (HIMFU) ultracavitação MULTIFOCAL high intensity multifocal ultrasound O uso de novas tecnologias, nos proporcionou fazer um equipamento mais inteligente,

Leia mais

Módulo 1 Histologia e fisiopatologia do processo cicatricial

Módulo 1 Histologia e fisiopatologia do processo cicatricial Módulo 1 Histologia e fisiopatologia do processo cicatricial Núcleo de Telessaúde Técnico-Científico do Rio Grande do Sul Universidade Federal do Rio Grande do Sul UFRGS Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia

Leia mais

Maria da Conceição Muniz Ribeiro. Mestre em Enfermagem (UERJ)

Maria da Conceição Muniz Ribeiro. Mestre em Enfermagem (UERJ) Maria da Conceição Muniz Ribeiro Mestre em Enfermagem (UERJ) A principal meta da intervenção perioperatória é a prevenção de infecções na incisão. As ações tomadas pela equipe no perioperatório podem representar

Leia mais

Cap. 8: A arquitetura corporal dos animais. Equipe de Biologia

Cap. 8: A arquitetura corporal dos animais. Equipe de Biologia Cap. 8: A arquitetura corporal dos animais Equipe de Biologia Histologia Estuda os tecidos orgânicos. Tecido: Agrupamento de células com as mesmas características e função. Além de suas próprias células,

Leia mais

TECIDO CONJUNTIVO. O tecido conjuntivo apresenta: células, fibras e sua substância fundamental amorfa.

TECIDO CONJUNTIVO. O tecido conjuntivo apresenta: células, fibras e sua substância fundamental amorfa. TECIDO CONJUNTIVO FUNÇÕES: Estabelecimento e manutenção da forma corporal Conecta células e órgãos, dando suporte ao corpo Defesa e resposta imunológica Ajuda na reparação e cicatrização Faz troca de nutrientes

Leia mais

MICROAGULHAMENTO - O QUE É?

MICROAGULHAMENTO - O QUE É? Ebook MICROAGULHAMENTO - O QUE É? Técnicas que permite introdução minimamente invasiva de determinados P.A (princípios ativos) para estimular os fibroblastos a produzir colágeno e elastina. Isso se dá

Leia mais

OS PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS

OS PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS OS PRINCIPAIS PROCEDIMENTOS ESTÉTICOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DAS ESTRIAS Paloma de Fátima Chandelier Carneiro 1, Simone de Almeida Cosmo De Santis 2. 1 Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e

Leia mais

Eletroestimulação em tratamento de doenças

Eletroestimulação em tratamento de doenças Eletroestimulação em tratamento de doenças Introdução à Eletrónica Médica João Pedro Mora nº36316 Eletroestimulação AEletroestimulaçãoconsiste na estimulação de fibras nervosas através de impulsos elétricos

Leia mais

15/10/2010. Pele: um dos maiores órgãos do corpo humano = 16% do peso corporal.

15/10/2010. Pele: um dos maiores órgãos do corpo humano = 16% do peso corporal. Recobre cerca de 75000 cm²; Peso de 3/4.5 kg; Recebe 1/3 do sangue; Mede de 1 a 2 mm de espessura; É impermeável, elástica, áspera e regenerativa. EPIDERME DERME TECIDO SUBCUTÂNEO ANEXOS: Glândulas sebáceas

Leia mais

Prof. Enf. Wellington de Moura Leite.

Prof. Enf. Wellington de Moura Leite. Prof. Enf. Wellington de Moura Leite wellington@gruposave.com.br Discutir os problemas peculiares dos pacientes acometidos por queimaduras, associando o mecanismo de lesão com o atendimento e reparação

Leia mais

NOVO BHS 156 CRIOFREQUÊNCIA Full 2017

NOVO BHS 156 CRIOFREQUÊNCIA Full 2017 NOVO BHS 156 CRIOFREQUÊNCIA Full 2017 - CRIOfrequência - (HIMFU) ultracavitação MULTIFOCAL high intensity multifocal ultrasound O uso de novas tecnologias, nos proporcionou fazer um equipamento mais inteligente,

Leia mais

Sistema Tegumentar. I-Pele Fina. Material: pele fina LAMINA 1. Técnica: HE

Sistema Tegumentar. I-Pele Fina. Material: pele fina LAMINA 1. Técnica: HE Sistema Tegumentar I-Pele Fina Material: pele fina LAMINA 1 Técnica: HE Observação com aumento total de 40x: Com este aumento observamos a epiderme, a derme, o folículo piloso em corte longitudinal e um

Leia mais

HISTOLOGIA ESTUDO DOS TECIDOS

HISTOLOGIA ESTUDO DOS TECIDOS HISTOLOGIA ESTUDO DOS TECIDOS TIPOS DE TECIDOS DO CORPO HUMANO O organismo humano é formado por quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso. Estes tecidos são formados

Leia mais

Tecido conjuntivo e tecido osseo

Tecido conjuntivo e tecido osseo Tecido conjuntivo e tecido osseo Tipos de tecido conjuntivo Tecidos responsáveis por unir, ligar, nutrir, proteger e sustentar os outros tecidos Tecidos Conjuntivos Propriamente Ditos Frouxo Denso Modelado

Leia mais

MELSCREEN COFFEE EL DEO

MELSCREEN COFFEE EL DEO MELSCREEN COFFEE EL DEO DESCRIÇÃO Óleo desodorizado, extraído de grãos verdes de café (Coffea arabica) através de prensagem a frio. INCI Name: Coffea Arabica (Coffee) Seed Oil. INTRODUÇÃO À medida em que

Leia mais

Prof. Ms. José Góes

Prof. Ms. José Góes É a técnica de sensoreamento remoto que possibilita a medição de temperaturas e a formação de imagens térmicas (chamadas Termogramas), de um componente, equipamento ou processo, à partir da radiação infravermelha,

Leia mais

CUIDADOS PRÉ E PÓS PROCEDIMENTOS A LASER EVITAM AGRESSÃO À PELE

CUIDADOS PRÉ E PÓS PROCEDIMENTOS A LASER EVITAM AGRESSÃO À PELE O tratamento com laser se tornou um forte aliado quando o assunto é tecnologia e beleza. A busca por medicamentos e técnicas para prolongar a juventude tem se tornado uma realidade cada vez mais presente

Leia mais

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Estudo dos tecidos Parte 2. Professor: Alex Santos

BIOLOGIA. Moléculas, células e tecidos. Estudo dos tecidos Parte 2. Professor: Alex Santos BIOLOGIA Moléculas, células e tecidos Parte 2 Professor: Alex Santos Tópicos em abordagem Parte 2 Tecido conjuntivo I Visão geral do tecido conjuntivo II O tecido conjuntivo propriamente dito(tcpd) 2.1

Leia mais

Tecido conjuntivo. Capítulos 5, 6, 7, 8 e 12 Histologia Básica Junqueira e Carneiro

Tecido conjuntivo. Capítulos 5, 6, 7, 8 e 12 Histologia Básica Junqueira e Carneiro Tecido conjuntivo Capítulos 5, 6, 7, 8 e 12 Histologia Básica Junqueira e Carneiro Tecido conjuntivo Tecido conjuntivo propriamente dito é composto de uma porção celular e de uma matriz extracelular que

Leia mais

Reparação. Regeneração Tecidual 30/06/2010. Controlada por fatores bioquímicos Liberada em resposta a lesão celular, necrose ou trauma mecânico

Reparação. Regeneração Tecidual 30/06/2010. Controlada por fatores bioquímicos Liberada em resposta a lesão celular, necrose ou trauma mecânico UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DO CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA DISCIPLINA DE PATOLOGIA VETERINÁRIA Reparação Prof. Raimundo Tostes Reparação Regeneração: reposição de um grupo de células destruídas

Leia mais

- Quanto mais forte for a intensidade da corrente maior será a força do campo eletromagnético ao seu redor (Borges, 2006).

- Quanto mais forte for a intensidade da corrente maior será a força do campo eletromagnético ao seu redor (Borges, 2006). Alta Freqüência - Quando há uma corrente elétrica num condutor, não somente um condutor é submetido a alterações, mas também a região que o circunda sofre modificações. Forma-se um campo eletromagnético

Leia mais

Au revoir pour les rides Adeus para as rugas

Au revoir pour les rides Adeus para as rugas Au revoir pour les rides Adeus para as rugas Uma revolução celular para a pele As células da pele se modificam com os nossos hábitos cotidianos, com o envelhecimento cutâneo intrínseco além dos fatores

Leia mais

Conheça! TimeWise Repair

Conheça! TimeWise Repair Conheça! imewise Repair Inovação e Tecnologia da Mary Kay em cuidados com a pele Com o passar dos anos, os processos naturais da pele desaceleram. Ocorre a perda de volume, a produção de colágeno e elastina

Leia mais

INFLAMAÇÃO. Prof a Adriana Azevedo Prof. Archangelo P. Fernandes Processos Patológicos Gerais

INFLAMAÇÃO. Prof a Adriana Azevedo Prof. Archangelo P. Fernandes Processos Patológicos Gerais INFLAMAÇÃO Prof a Adriana Azevedo Prof. Archangelo P. Fernandes Processos Patológicos Gerais Para quê serve? A INFLAMAÇÃO é uma resposta do tecido à lesão, ela procura conter e isolar a lesão e preparar

Leia mais

O EFEITO DA MICROGALVANOPUNTURA NAS ESTRIAS ATRÓFICAS NACARADAS

O EFEITO DA MICROGALVANOPUNTURA NAS ESTRIAS ATRÓFICAS NACARADAS O EFEITO DA MICROGALVANOPUNTURA NAS ESTRIAS ATRÓFICAS NACARADAS Cláudia Terezinha Lopes 1, Alison Walvy de Souza 2. 1 Acadêmica do curso de Tecnologia em Estética e Imagem Pessoal da Universidade Tuiuti

Leia mais

ANATOMIA DO ENVELHECIMENTO

ANATOMIA DO ENVELHECIMENTO ANATOMIA DO ENVELHECIMENTO INTRODUÇÃO Conhecimento das peculiaridades anatômicas do envelhecimento FUNDAMENTAL. Diferenciar os efeitos naturais deste processo (senescência) das alterações produzidas pelas

Leia mais

TECIDO CONJUNTIVO. Depto de Morfologia, IB/UNESP-Botucatu

TECIDO CONJUNTIVO. Depto de Morfologia, IB/UNESP-Botucatu TECIDO CONJUNTIVO Depto de Morfologia, IB/UNESP-Botucatu TECIDO CONJUNTIVO Constituintes? - Matriz extracelular Proteínas fibrosas - Substância Fundamental - Células Residentes e Transitórias Variação

Leia mais

CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA CEAFI PUC-GOIÁS CURSO DE PÓS-GRADUÇÃO EM FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL

CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA CEAFI PUC-GOIÁS CURSO DE PÓS-GRADUÇÃO EM FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL 1 CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS E FORMAÇÃO INTEGRADA CEAFI PUC-GOIÁS CURSO DE PÓS-GRADUÇÃO EM FISIOTERAPIA DERMATO-FUNCIONAL MÔNICA CORREIA DE MIRANDA 1, GIULLIANO GARDENGHI 2 1. Fisioterapeuta, Graduada

Leia mais

Método Europeu : CRIO STIM 2.0

Método Europeu : CRIO STIM 2.0 T H E R M O M A S T E R C R I O L I P Ó L I S E D E P L A C A S R E S U L T A D O S R Á P I D O S P A R A G O R D U R A E F L A C I D E Z S E M D E S C O N F O R T O E S E M H E M A T O M A S Método Europeu

Leia mais

Prof.ª Esp. Marília Bueno Savacini Fisioterapeuta - PUCCAMP Especialista em Dermatofuncional, Estética e Cosmética - CEFAI Analista de

Prof.ª Esp. Marília Bueno Savacini Fisioterapeuta - PUCCAMP Especialista em Dermatofuncional, Estética e Cosmética - CEFAI Analista de Prof.ª Esp. Marília Bueno Savacini Fisioterapeuta - PUCCAMP Especialista em Dermatofuncional, Estética e Cosmética - CEFAI Analista de Aperfeiçoamento e Apoio Técnico - IBRAMED m.savacini@ibramed.com.br

Leia mais

Histologia Básica. Prof. Mateus Grangeiro

Histologia Básica. Prof. Mateus Grangeiro Histologia Básica Prof. Mateus Grangeiro TECIDO CONJUNTIVO CARACTERÍSTICAS GERAIS Constituído por diferentes tipos celulares; Grande quantidade de material extracelular; Ricamente vascularizado; Origem

Leia mais

Prof. Me. Leandro Parussolo

Prof. Me. Leandro Parussolo HISTOFISIOLOGIA ANIMAL AULA 4 - TECIDO CONJUNTIVO Prof. Me. Leandro Parussolo Introdução e Funções Caracteriza-se pela grande variedade de cells e abundância de matriz extracelular; Termo CONJUNTIVO Algo

Leia mais

Protocolo de Clareamento de Manchas para Peles Sensíveis.

Protocolo de Clareamento de Manchas para Peles Sensíveis. Protocolo de Clareamento de Manchas para Peles Sensíveis www.lavertuan.com.br Protocolo de Clareamento de Manchas para Peles Sensíveis O tom difuso do rosto é uma característica das peles sensíveis, peles

Leia mais

Tecidos. Pele Humana

Tecidos. Pele Humana Tecidos Pele Humana Pele Humana Funções: Proteção / Barreira protetora; Sensibilidade táctil; Manutenção da T⁰ corporal. Constituição: Epiderme Ectoderme Derme - Mesoderme Epiderme Constituição: Camada

Leia mais

HISTOFISIOLOGIAANIMAL TECIDO CONJUNTIVO. Professora Melissa Kayser

HISTOFISIOLOGIAANIMAL TECIDO CONJUNTIVO. Professora Melissa Kayser HISTOFISIOLOGIAANIMAL TECIDO CONJUNTIVO Professora Melissa Kayser Tecido Conjuntivo Introdução e Funções Caracteriza-se pela grande variedade de células e abundância de matriz extracelular; Termo CONJUNTIVO

Leia mais

PROCESSOS DE REPARAÇÃO

PROCESSOS DE REPARAÇÃO Reparação PROCESSOS DE REPARAÇÃO Reposição de tecidos e células lesados ou necróticos, por novos elementos sadios, oriundos : do epitélio adjacente: Reepitelização do parênquima adjacente: Regeneração

Leia mais

Prof. Ms. Marcelo Lima. Site:

Prof. Ms. Marcelo Lima.   Site: Prof. Ms. Marcelo Lima E-mail: profmarcelolima@yahoo.com.br Site: www.profmarcelolima.webnode.com.br INTRODUÇÃO 1. Funções: Proteção abrasões, perda de líquido, substâncias nocivas e microorganismos. Regulação

Leia mais

Resumo Teórico: Histologia O Estudo dos Tecidos Vivos

Resumo Teórico: Histologia O Estudo dos Tecidos Vivos Nesse texto, vamos falar um pouco sobre os diversos tecidos que formam nosso corpo. Vamos entender as características de cada tipo de tecido e sua relação com o funcionamento do nosso corpo. Resumo Teórico:

Leia mais

Anatomia(e(Fisiologia(para(a(Massagem(

Anatomia(e(Fisiologia(para(a(Massagem( Anatomia(e(Fisiologia(para(a(Massagem( A(PELE( A pele é o maior órgão do nosso corpo, correspondendo a 16% do peso corporal, extensãoaproximadade2m²emumadulto,e5mmdeespessuramédia. É constituída por duas

Leia mais

HISTOLOGIA ESTUDO DOS TECIDOS

HISTOLOGIA ESTUDO DOS TECIDOS HISTOLOGIA ESTUDO DOS TECIDOS TIPOS DE TECIDOS DO CORPO HUMANO O organismo humano é formado por quatro tipos básicos de tecidos: o epitelial, o conjuntivo, o muscular e o nervoso. Estes tecidos são formados

Leia mais

09/03/2015. Profa. Esp. Elaine Cristina Sabino Ovalle

09/03/2015. Profa. Esp. Elaine Cristina Sabino Ovalle Profa. Esp. Elaine Cristina Sabino Ovalle 1 2 3 4 5 6 7 8 9 -A luz de wood é um método de observação para diagnóstico de determinadas superfícies, através de uma luz fluorescente, possibilitando um preciso

Leia mais

Mariana Gontijo Diretora Sênior de Vendas Independente

Mariana Gontijo Diretora Sênior de Vendas Independente Mariana Gontijo Diretora Sênior de Vendas Independente 16% peso corporal Células Epiderme Melanócitos: melanina Proteção UV e coloração Células de Langerhans: Imunológica Epiderme Basal/Germinativa: Renovação

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Edna Cordeiro Disciplina: Biologia Série: 1º ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Edna Cordeiro Disciplina: Biologia Série: 1º ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profª Edna Cordeiro Disciplina: Biologia Série: 1º ano EM Colégio Santa Cecília Disciplina: Biologia Série: 1º Ano-Ensino Médio Profª.: Edna Cordeiro MAIO/2019 Definição:

Leia mais

Tecnologia de Carnes e Derivados

Tecnologia de Carnes e Derivados Ministério da Educação Universidade Tecnológica Federal do Paraná Campus Campo Mourão Tecnologia de Carnes e Derivados Curso: Engenharia de Alimentos e Tecnologia de Alimentos Profª. Msc. Maria Rita Alaniz

Leia mais

Sumário. Apresentação. A importância dos tratamentos estéticos. Os 6 principais tratamentos estéticos. Toxina Botulínica (Botox)

Sumário. Apresentação. A importância dos tratamentos estéticos. Os 6 principais tratamentos estéticos. Toxina Botulínica (Botox) Sumário 1 2 3 5 6 8 10 12 14 16 Apresentação A importância dos tratamentos estéticos Os 6 principais tratamentos estéticos Toxina Botulínica (Botox) Preenchimento (Ácido Hialurônico) Microagulhamento Peeling

Leia mais

Fundamentos de Saúde SISTEMAS DO CORPO HUMANO

Fundamentos de Saúde SISTEMAS DO CORPO HUMANO Fundamentos de Saúde 1º bimestre/2012 SISTEMAS DO CORPO HUMANO Escola Técnica - MÚLTIPLA Estrutura do tegumento (pele). O tegumento humano, mais conhecido como pele, é formado por duas camadas distintas,

Leia mais

Pele e Anexos. CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS TEGUMENTAR, REPRODUTOR E LOCOMOTOR Profa. Msc. Ângela C. Ito

Pele e Anexos. CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS TEGUMENTAR, REPRODUTOR E LOCOMOTOR Profa. Msc. Ângela C. Ito Pele e Anexos CIÊNCIAS MORFOFUNCIONAIS DOS SISTEMAS TEGUMENTAR, REPRODUTOR E LOCOMOTOR Profa. Msc. Ângela C. Ito Sistema Tegumentar Sistema Tegumentar Estruturas anexas da pele músculos e nervos. Pele

Leia mais

HISTOLOGIA Parte da biologia que estuda os tecidos Prof. Junior (www.apcbio.com.br)

HISTOLOGIA Parte da biologia que estuda os tecidos Prof. Junior (www.apcbio.com.br) HISTOLOGIA Parte da biologia que estuda os tecidos Prof. Junior (www.apcbio.com.br) Tipos de tecidos Tecido Epitelial TECIDO EPITELIAL Características: avascular, formado por células justapostas, com pouca

Leia mais

INTEGRAÇÃO DE CÉLULAS EM TECIDOS

INTEGRAÇÃO DE CÉLULAS EM TECIDOS INTEGRAÇÃO DE CÉLULAS EM TECIDOS Junções Celulares Matriz Extracelular Integração de células em tecidos Introdução A maioria das células animais organizam se em tecidos que se associam em unidades funcionais

Leia mais

ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE. Enf. Clarissi Marques COREN-RS 10653

ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE. Enf. Clarissi Marques COREN-RS 10653 ANATOMIA E FISIOLOGIA DA PELE Enf. Clarissi Marques COREN-RS 10653 Sistema Tegumentar É composto pela pele e seus anexos: - unhas; -pelos; -glândulas: sudoríparas e sebáceas. Características da pele Funções

Leia mais

Bruna Vaz Diretora de Vendas Independente

Bruna Vaz Diretora de Vendas Independente Bruna Vaz Diretora de Vendas Independente Conhecimentos Basicos sobre a PELE ANATOMIA O nome anatômico internacional é cútis. A pele é o maior órgão do corpo humano, constituindo 16% do peso corporal Conhecimentos

Leia mais

Leva oxigênio e nutrientes para as células; Retira dos tecidos as sobras das atividades. respiração celular); Conduz hormônios pelo organismo.

Leva oxigênio e nutrientes para as células; Retira dos tecidos as sobras das atividades. respiração celular); Conduz hormônios pelo organismo. Fibrina Rica em Plaquetas: Uma Nova Realidade Você já ouviu falar da utilização do seu próprio sangue para regeneração óssea e de tecidos? A utilização do sangue como recurso para otimizar resultados pós-operatórios

Leia mais

Cicatrização e Tecido Conjuntivo. Tatiana Teixeira Álvares

Cicatrização e Tecido Conjuntivo. Tatiana Teixeira Álvares Cicatrização e Tecido Conjuntivo Tatiana Teixeira Álvares Estágios da cicatrização Agudo inflamação e coagulação: Desencadeada pela lesão, média 72h (até 10 dias) Vasoconstrição inicial (5 a 10min) e hipóxia

Leia mais

Aula: Histologia I. Serão abordados os temas sobre Células Tronco,Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo TCPD, Cartilaginoso e Ósseo.

Aula: Histologia I. Serão abordados os temas sobre Células Tronco,Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo TCPD, Cartilaginoso e Ósseo. Aula: Histologia I Serão abordados os temas sobre Células Tronco,Tecido Epitelial, Tecido Conjuntivo TCPD, Cartilaginoso e Ósseo. PROFESSOR: Brenda Braga DATA: 03/04/2014 Histologia (Estudo dos Tecidos)

Leia mais

Tecido Conjuntivo. Prof Cristiano Ricardo Jesse

Tecido Conjuntivo. Prof Cristiano Ricardo Jesse Tecido Conjuntivo Prof Cristiano Ricardo Jesse Tecido conjuntivo Estabelecimento e manutenção da forma do corpo Conjunto de moléculas Conecta e liga as células e órgãos Suporte ao corpo Tecido conjuntivo

Leia mais

TRATAMENTOS FACIAIS ESTÉTICOS MAIS PROCURADOS EM CLÍNICAS DE ESTÉTICA DA REGIÃO

TRATAMENTOS FACIAIS ESTÉTICOS MAIS PROCURADOS EM CLÍNICAS DE ESTÉTICA DA REGIÃO TRATAMENTOS FACIAIS ESTÉTICOS MAIS PROCURADOS EM CLÍNICAS DE ESTÉTICA DA REGIÃO SANTOS, Letícia Priscila Fogliatto 1 ; MALDANER, Indianara¹; PORTELA, Jordana¹; SANTOS, Taina Maiara dos¹; REIS, Gislaine.²

Leia mais

Departamento de Ciências e Biologia Exercícios sobre Tecidos Epiteliais 1ª Série do Ensino Médio

Departamento de Ciências e Biologia Exercícios sobre Tecidos Epiteliais 1ª Série do Ensino Médio Departamento de Ciências e Biologia Exercícios sobre Tecidos Epiteliais 1ª Série do Ensino Médio 1. Os tecidos são conjuntos de células que atuam de modo integrado no desempenho de determinadas funções.

Leia mais

Departamento de Clínica Cirúrgica

Departamento de Clínica Cirúrgica Universidade Federal de Santa Catarina Centro de Ciências da Saúde Departamento de Clínica Cirúrgica Disciplina de Técnica Operatória e Cirurgia Experimental TIPOS DE SUTURAS Edevard J de Araujo - eja2536@gmail.com

Leia mais

CORRENTES INTERFERENCIAIS. Prof. Ms. Marco Aurélio N. Added

CORRENTES INTERFERENCIAIS. Prof. Ms. Marco Aurélio N. Added CORRENTES INTERFERENCIAIS Prof. Ms. Marco Aurélio N. Added 1 INTRODUÇÃO n A terapia com Correntes Interferenciais Vetoriais (CIV) de média frequência é utilizada principalmente para: u Reparação de tecidos

Leia mais