A TRANSFORMAÇÃO DO ESTADO NAÇÃO DIANTE DA POS-MODERNIDADE:

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A TRANSFORMAÇÃO DO ESTADO NAÇÃO DIANTE DA POS-MODERNIDADE:"

Transcrição

1 MIGUEL CALDERON ALMERAYA A TRANSFORMAÇÃO DO ESTADO NAÇÃO DIANTE DA POS-MODERNIDADE: Reflexos na Segurança, a Defesa e o Desenvolvimento Nacionais. Trabalho de Conclusão de Curso - Monografia apresentada ao Departamento de Estudos da Escola Superior de Guerra como requisito à obtenção do diploma do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia. Orientador: Gilberto Vianna. Rio de Janeiro 2014

2 C2014 ESG Este trabalho, nos termos de legislação que resguarda os direitos autorais, é considerado propriedade da ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA (ESG). É permitido a transcrição parcial de textos do trabalho, ou mencioná-los, para comentários e citações, desde que sem propósitos comerciais e que seja feita a referência bibliográfica completa. Os conceitos expressos neste trabalho são de responsabilidade do autor e não expressam qualquer orientação institucional da ESG Assinatura do autor Biblioteca General Cordeiro de Farias Calderón Almeraya Miguel. A transformação do Estado-Nação diante da pós-modernidade: Reflexos na Segurança, a Defesa e o Desenvolvimento Nacionais./ Coronel de Artilharia DEM (MEX) Miguel Calderón Almeraya. - Rio de Janeiro : ESG, f.: il. Orientador: Major Gilberto Vianna. Trabalho de Conclusão de Curso Monografia apresentada ao Departamento de Estudos da Escola Superior de Guerra como requisito à obtenção do diploma do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia (CAEPE), ano. 1. Estado-Nação. 2. Pós-modernidade. 3. Segurança. 4. Defesa. 5. Desenvolvimento. I.Título.

3 A todos da minha família que durante o meu período de formação contribuíram com seu apoio e animo. A minha gratidão, em especial aos meus filhos, pela compreensão, como resposta aos momentos de minhas ausências e omissões, em dedicação às atividades ao serviço de México.

4 AGRADECIMENTOS Aos meus professores de todas as épocas por terem sido responsáveis por parte considerável da minha formação e do meu aprendizado. Ao Corpo Permanente da ESG pelos ensinamentos e orientações que me fizeram refletir, cada vez mais com a responsabilidade implícita de ter que melhorar.

5 O Estado e um mecanismo historicamente temporal, uma forma transitória de sociedade. Mikhail Bakunin

6 RESUMO Este trabalho aborda o Estado-Nação com a preocupação com seu futuro incerto na segunda década do século XXI, a instituição criada desde o século XVI e consolidada como resultado da Paz de Westfalia em 1648, depois de viver sua "época de ouro" nos séculos XIX e XX, e ter sido o principal ator nas relações internacionais, está em crise; de acordo com o ponto de vista dos cientistas sociais e políticos as bases jurídicas, políticas, filosóficas e doutrinárias que sustentam ao Estado-Nação já não estão vigentes, devido às mudanças causadas pelo fenômeno da globalização e da Pós-modernidade, que criou um novo sistema de valores e relações entre os diferentes atores e ganhou terreno junto ao Estado-Nação no final do século XX, de modo que as mudanças no mundo, o que da origem que as estruturas do Estado-Nação sejam revisadas e se transformem para continuar existindo no novo ambiente e em harmonia com os demais atores do sistema internacional. É claro que a transformação do Estado-Nação na era Pós-moderna afeta diretamente o conceito de soberania, os sistemas políticos, formas de governo, segurança, defesa e desenvolvimento das sociedades, revolucionando as formas de organização política e social. Portanto, este trabalho analisa os diferentes fatores que contribuem para a crise do Estado-Nação e tenta descobrir o ponto de partida da transformação, a fim de se adaptar a esta nova mudança e às condições em que a sociedade mundial viverá nas próximas décadas, deixando aberto o tema para pesquisas posteriores. Palavras chave: Estado-nação. Pós-modernidade. Segurança. Defesa. Desenvolvimento.

7 RESUMEN Este trabajo aborda al Estado-Nación de manera muy general, con preocupación por su futuro incierto en la segunda década del siglo XXI, la institución creada a desde el siglo XVI y consolidada como resultado de la Paz de Westfalia en 1648, después de haber vivido su época de oro en los siglos XIX y XX y constituirse como el principal actor en las relaciones internacionales, se encuentra en crisis; de acuerdo a la opinión de científicos sociales y políticos las bases jurídicas, políticas, filosóficas y doctrinarias que sustentaban al Estado Nación ya no le dan el soporte que tenía debido a los cambios provocados por el fenómeno globalizador y la Posmodernidad, los cuales crearon un sistema de valores y de relaciones entre los diferentes actores que ganaron terreno al Estado-Nación en los últimos años del siglo XX, de tal manera que los cambios que está sufriendo el mundo obligan a que el Estado Nación sea repensado y se transforme para continuar existiendo en el nuevo entorno y en armonía con los demás actores del sistema internacional. Desde luego que la transformación del Estado-Nación en la época posmoderna repercutirá directamente en el concepto de soberanía, los sistemas políticos, las formas de gobierno, la seguridad, la defensa y el desarrollo de las sociedades revolucionando las formas de organización política y social. Por lo anterior el presente trabajo analiza los diferentes factores que están contribuyendo a la crisis del Estado-Nación e intenta descubrir hacia donde será orientada su transformación con la finalidad de adaptarse a ese nuevo cambio y a las condiciones bajo las cuales la sociedad mundial vivirá en las próximas décadas, dejando abierto el tema para que otros investigadores continúen desarrollándolo. Palabras Clave: Estado-Nación. Posmodernidad. Seguridad. Defensa. Desarrollo.

8 SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO CARATERISTICAS DO ESTADO-NAÇÃO E A CRISE POLITICA DO ESTADO MODERNO A EVOLUCAO DO ESTADO CARATERISTICAS DO ESTADO- NAÇÃO A CRISE POLITICA DO ESTADO MODERNO A POS-MODERNIDADE ASPETOS E ATORES QUE AFETAM A VIABILIDADE DO ESTADO- NAÇÃO ASPETO POLITICO A crise da democracia A nova revolução politica: o retorno do anarquismo ASPETO ECONOMICO O processo da globalização As empresas multinacionais Os blocos comerciais ASPETO PSICOSOCIAIL A nova sociedade O papel das organizações não governamentais OUTROS ATORES GEOPOLITICOS ATUALES QUE AFETAM AO ESTADO-NAÇÃO O sistema internacional atual O renascimento da geopolítica A evolução dos conflitos armados no século XXI O FUTURO DO ESTADO- NAÇÃO NO SECULO XXI CONCLUSÃO REFERÊNCIAS... 53

9 9 1 INTRODUÇÃO O presente trabalho busca examinar de modo geral a forma em que os fatores políticos, econômicos, sociais, geopolíticos e os atores relevantes na segunda década do século XXI afetam a viabilidade do Estado-Nação diante da pósmodernidade, e trata de identificar as transformações que poderá experimentar de acordo com a evolução da sociedade, a política e as facilidades geradas pela tecnologia das comunicações. A sociedade humana tem evoluído ao longo da história. Em cada etapa chegou ao mais alto nível de desenvolvimento na cultura e na organização social, na época primitiva, as tribos de caçadores e coletores apresentavam uma divisão de tarefas que facilitou sua vida. Com a descoberta da agricultura, a sociedade sofreu uma transformação, e surgiram povoados, cidades, reinos e impérios, cuja riqueza esteve baseada na produção agrícola. Ao mesmo tempo evoluíram as formas de organização política estabelecendo a monarquia como sistema baseado no direito divino dos soberanos que tive vigência até o século XVI numa época conhecida como a Idade Média 1. Uma nova onda de descobrimentos revoltou a sociedade e novas ideias começaram a mudar a ordem estabelecida. Com a revolução industrial surgiu um novo tipo de sistema político que substituiu a monarquia e em 1648 apareceu o Estado-Nação mesmo logrou-se adaptar as mudanças trazidas pela revolução industrial, ao longo dos séculos XVIII, XIX e XX foi sofrendo mudanças chagando ate nossos dias. Mais a meados do século XX começou uma nova revolução produto da insatisfação produzida pela modernidade e gestou-se a pós-modernidade mesma que foi fortalecida pela evolução das comunicações e a informática; esta nova era chamada por Alvin Toffler (1980), de Terceira onda esta modificando os paradigmas da modernidade, as mudanças nas relações humanas, na política, na economia, na soberania, na geopolítica, e o surgimento de novos atores além do Estado-Nação mesmos que tem predomínio no mundo atual e são óbice ao funcionamento do Estado-Nação na segunda década do século XXI, já que sociedade esta na espera de uma nova ordem mesmo que norteará o mundo futuro e que ainda não está definido. 1 Idade Media e o período da historia da humanidade entre os séculos X e XV em que caiu o Império romano e o feudalismo foi o modo de produção principal.

10 10 Tendo como base a situação apresentada surge a pergunta: como será a transformação do Estado-Nação com as mudanças trazidas pela pós-modernidade e a dinâmica gerada pelos diferentes atores, para continuar sua vigência?. Na atualidade, a maioria dos Estados-Nação existentes no mundo estão baseados na ideia do Estado segundo Max Weber (1997; 73), onde o Estado é o detentor do monopólio do uso legitimo dos meios de coerção para fazer valer a lei e a ordem; a evolução do Estado-Nação desde sua aparição provocou que os Estados velhos 2 como a França e a Inglaterra tiveram que se adaptar às condições estabelecidas decorrentes da revolução industrial, outros Estados como os Estados Unidos e posteriormente o Império Alemão foram adaptados desde seu surgimento as condições da industrialização, a tendência geral na século XX foi a democratização dos sistemas políticos e a adoção do sistema econômico capitalista apos da queda do muro de Berlim de acordo com o fim da historia de Francis Fukuyama (1992). Sabino Cassese (2010; 34) em seu livro A crise do Estado estabelece que atualmente a crise do Estado significa a perda de unidade do maior poder publico no contexto interno e perda da soberania em relação a o exterior e ainda fala de uma Erosão do Estado (Cassese, 2010; 37), decorrente dos poderes supranacionais dos organismos internacionais, e outros atores tais como empresas transnacionais, máfias, grupos terroristas, organizações não governamentais, entre outros que limitam o livre exercício da soberania do Estado e sua limitação e abandono de algumas de suas funções tradicionais e facilitam a proliferação dos conflitos de baixa intensidade e o surgimento de poderes paralelos que assumem o espaço do Estado principalmente nas chamadas zonas cinzentas 3, de acordo com a descrição de Ricardo Mendes Gutierrez del Valle (2011; 145), em sua obra O novo mapa geopolítico do mundo afetando a segurança e o desenvolvimento das nações em tanto conseguem acompanhar as mudanças. Frank Bealey no dicionário Da Ciência Política (2003) define a pósmodernidade como a era que se inicia no ano de 1968, com as revoltas de 2 Esta expressão se refere ao antigo regime dos monarcas absolutistas que dominou Europa nos séculos XVI ao XVIII. 3 Zona cinzenta refere-se a uma zona geográfica caracterizada pelo isolamento e a falta ou perda de controle do Estado, favorecendo a aparição de grupos criminosos, terroristas ou senhores da guerra que disputam o poder, esses zonas podem estar nas periferias das cidades ou em áreas desérticas, montanhosas, o sem de vias de comunicação.

11 11 estudantes franceses dirigidas por lideres intelectuais como Michael Foucault, Jacques Derrida, Roland Barthes e Jean-François Lyotard, cujo pensamento apresenta divergências e se resume como reação as explicações universais as grandes teorias e as grandes narrações como as compilações históricas de Karl Marx e Friedrich Hegel são enganos e a ideia de que a ciência e a razão garantiam o progresso incessante a uma vida melhor, os pós-modernos rejeitam a ideia duma humanidade unida porem a declaração dos direitos do homem e outras declarações estão erradas. Concordando com Michael Foucault (1979; 231) o poder esta descentralizado e a ação política esta localizada e possui o apoio de grupos pequenos, porem os novos movimentos sociais adotam esta ideia e procurarem viver o presente, renunciar a luta por compreender, desapreciar aos lideres modernos e às estruturas criadas pela sociedade moderna. A pós-modernidade e uma atitude a vida e uma forma de viver que esta mudando a sociedade do século XXI e ao Estado-Nação. O trabalho encontra-se estruturado da seguinte maneira: primeiramente se resumem as discussões relativas às características do Estado-Nação e a crise política do Estado; a seguir se apresentam as características da Pós-modernidade; continua-se com a descrição dos aspetos políticos, econômicos, sociais, e atores geopolíticos que afetam a viabilidade do Estado-Nação; posteriormente apresentamse reflexões sobre as possíveis mudanças que poderá sofrer o Estado-Nação nos próximas décadas. Finalmente se conclui reunindo os principais argumentos e recomendações discorridos no trabalho, enfatizando a necessidade de compreender a forma em que os diferentes aspectos enumerados estão gerando a transformação do Estado-Nação e seus reflexos na segurança e o desenvolvimento das nações, esperando que outros pesquisadores continuem com o aprofundamento no estudo do tema.

12 12 2 CARACTERISTICAS DO ESTADO-NAÇÃO E A CRISE POLITICA DO ESTADO MODERNO. Nesta seção se apresentaram de modo geral os aspetos mais importantes do Estado-Nação, a ser tomados em consideração para nosso estudo, primeiramente se amostrara a evolução do Estado na historia, a seguir serão apresentadas as características do Estado moderno decorrentes de sua própria evolução, e por ultimo serão descritos alguns aspetos que caracterizam a crise política do Estado-Nação na atualidade, a fim de conhecer a gênese e o percorrido histórico e a situação atual de nosso objeto de estudo: O Estado-Nação. 2.1 A EVOLUÇÃO DO ESTADO. Falar do Estado e falar da historia da humanidade, porem e preciso fazer uma viagem até os tempos em que pisaram a terra os primeiros Hominídeos, os quais já se agrupavam em turmas pequenas que podemos classificar em tribos sem governantes e tribos com governantes. As tribos sem governantes eram sociedades segmentadas ou acéfalas já que não tinham uma organização jerarquizada, incluíam as chamadas sociedades de bandos espalhados em varias partes do mundo que ainda existem como os Bosquímanos do deserto do Kalahari, os Aborígines Australianos e os Esquimós do Alasca e norte de Canadá. O que todas essas tribos tinham em comum e que seu governo começava e terminava dentro da família estendida o clã, e toda a autoridade, direitos e as obrigações eram institucionalizadas e iam além duma simples amizade (Van CREVELD, 2004; 3), porem ninguém tinha direito de dar ordens a ninguém, de exercer justiça sobre ninguém nem exigir pagamento de ninguém. Essas tribos eram grupos pequenos dedicados a tarefas como a caça e a coleta de frutos, e seu modo de vida foi nômade. Faz aproximadamente dez mil anos os grupos humanos iniciaram a vida sedentária, alguns milênios depois com a descoberta da agricultura 4 surgiram às primeiras aldeias as margens dos rios, e as organizações das tribos também 4 A descoberta da agricultura situa-se no terceiro milênio A.C. nas margens dos rios Tigre e Eufrates no território do atual Iraque.

13 13 mudaram e surgiram as chefias devido à divisão de trabalho, surgindo indivíduos que se erguiam acima de outros e possuíam o direito a governá-los, alguma baseada na suposta ascendência divina do chefe que geralmente ditava a sucessão de pai para filho. Entre outras características de essas sociedades estava a poligamia o que resultava num grande numero de filhos que disputavam o direito a chefiar o grupo, a divisão do trabalho foi diversa existindo agricultores, pastores, pescadores, comerciantes, artesãos e sacerdotes e se criaram concentrações maiores do poder político econômico e militar, (Van CREVELD, 2004; 20). Essas organizações humanas evoluíram em organizações mais complexas, criando-se assim reinados e posteriormente e Cidades-Estado, embora essas organizações humanas tivessem relações entre sim e sua interação as levo a competência e a inúmeras guerras que fortaleceram alguns grupos adquirindo mais poder em seu entorno geográfico como foi o caso de algumas das grandes civilizações da antiguidade onde já existia um Estado organizado como tal com um aparato burocrático que exercia as funções de governo, nas primeiras civilizações se caracterizaram por serem teocracias 5 como o caso do Egito onde o farão era o governante, autoridade judiciária, e o máximo sacerdote, considerado um ser divino. A civilização hebraica ao principio esteve chefiada por patriarcas, juízes e reis. As civilizações da região da Mesopotâmia foram fundadas pelos sumérios, existeram várias comunidades que se transformaram em Cidades-Estados. Os sumérios disputavam uma região cujo poder não era centralizado, portanto, não era uma unidade administrativa, qualquer cidade era como um país, com governo próprio. Os Gregos e os Fenicios estiveram organizados numa quantidade diversa de Cidades- Estados com diferente forma de governo, alguns reinos e outras como Atenas com uma forma de governo mais complexa, outras civilizações organizaram verdadeiros império como foi o caso da Pérsia e Roma que dividiram seus extensos territórios em províncias, e no caso de Roma quase ao final de sua influencia foi dividido em dois Impérios mesmos que foram o topo da civilização na idade antiga. Ao redor do mundo surgiram civilizações, na China, Índia, México, América do Sul, e Arábia, as quais criaram Estados com organizações burocráticas avançadas 5 Teocracia e uma forma de organização política da antiguidade onde a classe sacerdotal controlava todas as atividades políticas, econômicas e sociais dum povo, considerando o domínio da religião, explorando a ignorância e a superstição (Hobbes, 1982).

14 14 em alguns casos, mas todas tinham as mesmas características: todos os governos foram impostos seja por sucessão dinástica ou pela força, não existia a participação da cidadania, a legitimidade era pelo direito divino, e a cidadania não existia como tal apenas havia escravos, servos, súbditos, mais não tinham direitos para escolher ao governante nem para participar do governo, este sistema prevaleceu ate a Idade Meia, em que o isolamento do mundo e a expansão do Islã foram as principais características. Maquiavel foi o primeiro que empregou o conceito Estado, em sua obra O Príncipe (FUKUYAMA; 2013; 21), a apesar de seus escritos falarem dos pequenos Estados Italianos usou o termo é num sentido moderno de um território com fronteiras definidas e uma autoridade central deve ser obedecida. Ao final da Idade Média, o conceito de território independente, com governo que possuía autoridade suprema começo a ser aceita na Europa. Os filósofos da época concentraram seus estudos sobre a relação entre os indivíduos e o Estado, particularmente na obrigação política. Hobbes (1982), em sua obra Leviatã considera que a natureza humana e agressiva e os homens viviam com temor uns de outros e deviam estabelecer um acordo com o Estado para que ele os proteger da sociedade desordenada e com a segurança garantida pelo exercício do poder por uma autoridade que todos aceitaram. Locke acreditava que as pessoas eram boas juntas, e que o Estado existe para garantir que os que cometem erros não perturbem a ordem social (FUKUYAMA, 2013; 24), também afirmou que o individuo possuía alguns direitos básicos que devem estar contidos num contrato social com o Estado, e se o Estado quebrava esse contrato existia o direito de se rebelar. Rousseau, por sua vez estava preocupado pela realização de uma sociedade em que todos foram livres, como no estado de natureza, e em que tanto a integridade pessoal e a propriedade estariam asseguradas. A sua solução estava num contrato social onde os indivíduos integrados em uma parceria civil desistiriam de seus direitos para encontrar a verdadeira liberdade nas leis feitas por eles mesmos, de modo que os velhos soberanos dinásticos foram derrubados e substituídos pela soberania do povo. As revoluções americana e francesa trouxeram novos termos na relação entre o individuo e o Estado, a revolução industrial que permitiu a formação de forças coletivas com crescentes demandas formuladas para a autoridade política. Adam Smith criticou a teoria mercantilista dominante em que o controle do Estado sobre o

15 15 comércio o defendia quando for considerado necessário. Hebert Spencer por sua parte, assinalo que o Estado deve limitar-se a trabalhar como vigia noturno que tem a tarefa de salvaguardar a ordem pública e legalidade dos contratos comerciais (FUKUYAMA, 2013:26). Hegel, para quem o Estado deve representar a exigência máxima na razão e na perfeição moral e buscou a solidariedade e a correta conduta para combater a instabilidade a que estava propensa a sociedade civil na época (Van CREVELD, 2004;32). Max Weber (1997) descreveu o Estado como O detentor final do poder coercitivo de uso da força dentro de limites específicos do mesmo Estado, ou para empregá-la em contra de outros Estados, desta forma finalmente chegamos ao Estado Moderno reconhecido pelos outros Estados e organismos internacionais, mesmo que durante os dois últimos séculos foi o principal ator nas relações internacionais, chamado de Estado- Nação, com legalidade e legitimidade, composto por território, população e governo eleito democraticamente que controla a vida política da nação através de um aparato burocrático com inúmeras funções. 2.2 CARATERISTICAS DO ESTADO- NAÇÃO. O conceito de Estado é um conceito complexo que tem três significados, um filosófico, um legal e um político (PASQUINO, 2011; 23). A noção do Estado clássico está em estreita relação com as ideias de poder e autoridade, Aristóteles em seus escritos se referiu a polis como uma entidade que abrangia a Cidade-Estado e a sociedade, Cícero, escreveu sobre a autoridade que veio do Senado e que era a autoridade que governou a Roma antiga. Pode-se considerar que o termino Estado-Nação, e uma combinação de dois conceitos: Estado é definido como um território, onde existe um povo, mesmo que esta governado por um sistema político, estar reconhecido por outros Estados e por ter poder coercitivo para o emprego da força, a Nação por sua vez é um conceito histórico e cultural que reúne povos com cultura e tradições comuns. Especialistas em relações internacionais têm ao Estado-Nação, tradicionalmente como o objeto de estudo. Para os advogados internacionais o sistema internacional é um universo de entidades com a mesma soberania. No entanto poucos Estados- Nações que se encaixam no tipo ideal de uma única nação dentro de uma borda do quadro. Membros das Nações Unidas são Estados, alguns dos quais ainda estão lutando sem sucesso, tornar-se Estados-Nação, alguns Estados sofrem profundas clivagens étnicas, é evidente nos estados que foram colônias, em que as elites dominantes em

16 16 seu esforço para unificar as comunidades étnicas para torná-los uma nação desestabilizam seriamente seus países. Além das tarefas de gerenciamento tradicionais do direito, mantendo a ordem e guardião da propriedade, o Estado democrático moderno foi acrescentado outro tipo de funções coletivas por causa de pressões eleitorais, o Estado contemporâneo oferece educação, cuidados de saúde, apoio aos desempregados, ajuda aos pobres e cuidar de pessoas com deficiência e idosos 6. Isto é feito através da redistribuição do orçamento através da tributação dos ricos para ajudar os pobres, uma política que nas últimas décadas tem sofrido pressões eleitorais. As funções de bem-estar distributivos e sociais são um compartilhamento de valores na sociedade moderna, determinados setores da sociedade são beneficiados e prejudicados os outros, a partir do final do século XIX, os políticos que vão desde posições conservadoras, social democratas, e paternalistas ter exercido essas funções em maior ou menor forma para que o Estado seja um instrumento para eles mesmos e para implementação de suas políticas. Outra concepção do Estado é a de um ator internacional reconhecida pelo direito internacional, à soberania tal como foi concebida por Bodin significava total independência no contexto internacional, o que significa a capacidade de um Estado para manter sua integridade territorial, garantindo que outros Estados respeitaram seus limites e seus cidadãos (PASQUINO, 2011; 28). Nos séculos XIX e princípios do século XX, um Estado só se tornava como tal quando era reconhecido por outros Estados, e agora pelas Nações Unidas. A soberania de um Estado pode ser prejudicada quando outro Estado tem instalações militares em seu território ou quando os investimentos econômicos do outro Estado dirigem a política interna. Alguns Estados pequenos e fracos dificilmente podem ser considerados soberanos se uma empresa multinacional emprega grande parte de sua força de trabalho. No entanto, na prática, no mundo contemporâneo da segunda década do século XXI, a interdependência é tão estreita que nenhum Estado goza de uma soberania ao cem por cento. 2.3 A CRISE POLITICA DO ESTADO MODERNO. Atualmente, as modernas teorias do Estado assinalam que sua capacidade de controle diminuiu, ou está destinada a desaparecer completamente. Os estados 6 Este tipo de estado tem sido chamado de Estado de bem estar, Estado social ou Welfare State

17 17 atuais por causa da supra nacionalidade estão restritos ao uso da força e de exercer soberania dentro de suas próprias fronteiras (CASSESE;2010; 17), internamente, os estados têm de obedecer a um conjunto de regras resultado da assinatura de tratados internacionais que obrigam aos governos a adoção de governos democráticos em que há uma alternância entre as diferentes forças políticas, a que formulam leis para garantir o respeito dos direitos humanos, leis que favorecem as minorias e as mulheres, os idosos, as crianças, os grupos indígenas, homossexuais, e outros grupos vulneráveis são também obrigados a adotar políticas econômicas que visam o desenvolvimento do país e elevar o padrão de vida dos seus cidadãos e eles estão constantemente supervisionado por inúmeros institutos, observatórios, centros de pesquisa social que avaliam a os diferentes Estados e publicam em vários índices onde o catalogam como Estados falidos, Estados canalhas, Estados parias, (HUNTINGTON, 1994;131) todas estas medidas além de classificar a os Estados em o sistema intencional põem aos governos aos olhos dos seus cidadãos como incompetentes ou incapazes de atender às demandas de população, gerando descontentamento e colocando em evidência se ela está realmente crescendo necessidade de um Estado com um grande aparato burocrático ou manter um sistema político particular, este fenômeno es chamado de Erosão do Estado (CASSESE, 2010; 43). Uma das principais causas da crise do Estado e que está aumentando a corrupção política que por sua vez corrompe a própria política, (SARTORI, 1994;132), isso resulta em decepção da cidadania criando uma lacuna entre a política e o cidadão, o que gera um desinteresse em atividades políticas envolvendo este aspecto é muito evidente no descrédito dos políticos que possuem grande riqueza, como resultado da perda de ética no serviço público e desvio frequente de fundos públicos ou resultado de outros atos de corrupção, como o pagamento de favores, subornos e outras formas, na medida em que, em muitas partes do mundo, a palavra político é sinônimo de bandido, a diferença entre a raiva político e cidadão também gera contra as autoridades e os resultados em protestos que levaram à queda de governos impopulares, ou pela adoção de políticas impopulares, o principal motivo é a grande quantidade de recursos econômicos que são gerenciados em atividades políticas, quer através do aumento fiscal, bem como a existência de rendimentos ilegais, como no caso do dinheiro da droga que chega às mãos dos governos, essas quantias exorbitantes são liderados, em muitos casos

18 18 para suportar máquinas de votação quer reforçar campanhas de monitoramento dos meios de comunicação e distribuição de brindes entre os cidadãos, os partidos políticos desacreditando disso, a regulamentação das despesas eleitorais, como medida de transparência e honestidade ainda necessárias. A resposta ao desencanto da política é demonstrada pela falta de participação em atividades políticas refletidas na taxa de participação nas eleições, que enfraquece a legitimidade dos sistemas governamentais de representação, pois em alguns casos o percentual mínimo de representação não é alcançado de forma o destino da nação foi decidido por uma minoria que em muitos casos foram tratados pelo sistema eleitoral. O controle dos meios de comunicação pela classe política não gera um fenômeno conhecido hoje como mediocracia, na qual figuras políticas tornam-se estreias da mídia ou quando os artistas de televisão ou cinema se tornam políticos ou políticos relacionados com figuras da mídia, como repórteres, comentaristas e atores que atraem milhares de pessoas para a causa política, outro aspecto se reflete quando a mídia satura o ambiente com emissões contínuas de anúncios e relatórios sobre as atividades realizadas por atores políticos e os partidos que representam, pesquisas, notícias, entrevistas e outras formas de criar um ambiente que enfatiza a boa imagem do político em questão, atualmente redes sociais e a internet, o leque de possibilidades se expandiu para saturar o público com a imagem de políticos e seus programas, criando um ambiente de ficção que, quando descoberto por setores da população com educação gera descontentamento generalizado devido à difusão da realidade por diferentes meios, assegurando que a maior parte da população é cada vez mais ativa em protestos e outros sinais de desafio às autoridades. A crise do Estado também se manifesta nas formas de governo, e muitos Estados continuam a procurar uma forma de garantir uma melhor gestão, resultando numa comparação forçada entre o sistema presidencialista e o sistema parlamentar, em princípio, a adoção de um sistema de governo tem raízes históricas que passou de uma monarquia para uma república, em outros casos as monarquias absolutistas se tornaram monarquias parlamentares, alguns países têm um sistema de governo com um Congresso unicameral, outros têm duas câmeras, alguns têm primeiroministro, ou chefe de Estado ou Presidente governo, há Estados onde os funcionários públicos são eleitos por voto direto e em outros casos, por meio de representações onde membros votantes do congresso fazem a eleição, em alguns

19 19 sistemas de governo os cargos dos ministérios são nomeados pelo Presidente e confirmados pelo Congresso, em outros casos, eles são eleitos pelos membros do Congresso, tudo isso leva à uma gestão que pode ou não ser eficiente em seu desenvolvimento político e cumprir seu governo de forma ética e responsável ou de forma catastrófica. Os estados não mudam seu sistema de governo frequentemente, muitas vezes este é normalmente mantida por um longo tempo e a transformação da governança ocorre como resultado da agitação interna, uma reforma política ou pela demanda popular, em todos os casos é causada por que o sistema político anterior foi gasto e não e garante do desenvolvimento das condições políticas e econômicas, esta transição pode ser violenta ou pacifica, mais o problema atual e que a democracia não esta garantindo o desenvolvimento e segurança, porem cada vez e mais difícil para os Estados organizar e gerenciar um governo eficiente, acentuando a crise que vive ou Estado moderno, chegando à discussão acadêmica ao respeito da viabilidade do Estado-Nação como forma de organização política na Pósmodernidade, e garantir segurança e desenvolvimento a seu povo.

20 20 3 A PÓS-MODERNIDADE Como já foi previamente descrito ao longo deste trabalho, a sociedade humana evoluiu com o desenvolvimento tecnológico, as sociedades de caçadorcoletores se tornou sociedades agrícolas e mudam os modos de produção, social, política, religião, família e dos próprios valores da sociedade, uma nova mudança veio com a revolução industrial e pela sociedade adaptada às novas exigências, os reinos se tornaram repúblicas, reis em muitos casos, foram substituídos por presidentes, consolidando-se a Estado-Nação, e com ele o conceito de soberania foi adotada, houve exércitos nacionais, a religião tornou-se um instrumento do Estado, a segurança social surgiu, os sindicatos, a educação pública, foram reduzidas as famílias numerosas e os valores da família e do antigo reino convertidos em valores, aspirações e interesses nacionais. Esta sociedade que é chamada de sociedade industrial e o período em que evoluiu e identificado como modernidade (TOFFLER; 1980; 215) cronologicamente corresponde desde meados do século XIX até os anos 70 do século XX. A nova transformação ocorreu com o desenvolvimento tecnológico que potencio o computador e as possibilidades e capacidades dos meios de comunicação existentes na era industrial 7, a sociedade de produção dos tempos modernos tornou-se uma sociedade de consumo e o comércio tornou-se a atividade mais importante para os Estados, resultando que todos aqueles aspectos que impediam o livre comércio foram eliminados, enfraquecendo a soberania dos Estados. Esta mudança surgiu após a Segunda Guerra Mundial criou uma nova sociedade que tenha estabelecido a partir dos anos 80 do século XX e continua até hoje, no tempo presente tem sido chamada por muitos pensadores de sociedade pós-moderna e a época chamada de pós-modernidade. A Pós-modernidade tem influenciado todas as áreas, inclusive afetando a organização e funcionamento do Estado, resultando o surgimento de um Estado pós-moderno, a União Europeia é o exemplo mais notório a este respeito já que sua organização não e uma federação, nem império, e ainda continua procurando a integração política dos Estados que a integram. O termo pós-modernidade nasceu no domínio da arte e foi introduzido há três décadas por Jean Lyotard (1987), a Pós-modernidade não é um momento na história ou um pensamento específico, mas 7 Alvin e Heidi Toffler fazem emprego do termo era industrial para referir a o período de tempo decorrente a chamada segunda revolução industrial de acordo com sua obra A terceira Onda

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997

DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 DECLARAÇÃO FINAL Quebec, 21 de setembro de 1997 Reunidos na cidade de Quebec de 18 a 22 de setembro de 1997, na Conferência Parlamentar das Américas, nós, parlamentares das Américas, Considerando que o

Leia mais

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos)

Katia Luciana Sales Ribeiro Keila de Souza Almeida José Nailton Silveira de Pinho. Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton Silveira de Pinho Resenha: Marx (Um Toque de Clássicos) Universidade Estadual de Montes Claros / UNIMONTES abril / 2003 Katia Luciana Sales Ribeiro José Nailton

Leia mais

Declaração de Pequim adotada pela Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres: Ação para Igualdade, Desenvolvimento e Paz (1995)

Declaração de Pequim adotada pela Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres: Ação para Igualdade, Desenvolvimento e Paz (1995) Declaração de Pequim adotada pela Quarta Conferência Mundial sobre as Mulheres: Ação para Igualdade, Desenvolvimento e Paz (1995) 1. Nós, os Governos, participante da Quarta Conferência Mundial sobre as

Leia mais

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas...

Importância da normalização para as Micro e Pequenas Empresas 1. Normas só são importantes para as grandes empresas... APRESENTAÇÃO O incremento da competitividade é um fator decisivo para a maior inserção das Micro e Pequenas Empresas (MPE), em mercados externos cada vez mais globalizados. Internamente, as MPE estão inseridas

Leia mais

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri

Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Marx, Durkheim e Weber Colégio Ser! Sorocaba Sociologia Ensino Médio Profª. Marilia Coltri Problemas sociais no século XIX Problemas sociais injustiças do capitalismo; O capitalismo nasceu da decadência

Leia mais

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A

CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL. Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A CONTEXTO HISTORICO E GEOPOLITICO ATUAL Ciências Humanas e suas tecnologias R O C H A O capitalismo teve origem na Europa, nos séculos XV e XVI, e se expandiu para outros lugares do mundo ( Ásia, África,

Leia mais

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM

difusão de idéias AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias dezembro/2006 página 1 AS ESCOLAS TÉCNICAS SE SALVARAM Celso João Ferretti: o processo de desintegração da educação atingiu em menor escala as escolas técnicas.

Leia mais

A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS

A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS A MULHER E OS TRATADOS INTERNACIONAIS DE DIREITOS HUMANOS Os Direitos Humanos surgiram na Revolução Francesa? Olympe de Gouges (1748-1793) foi uma revolucionária e escritora francesa. Abraçou com destemor

Leia mais

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos:

Idealismo - corrente sociológica de Max Weber, se distingui do Positivismo em razão de alguns aspectos: A CONTRIBUIÇÃO DE MAX WEBER (1864 1920) Max Weber foi o grande sistematizador da sociologia na Alemanha por volta do século XIX, um pouco mais tarde do que a França, que foi impulsionada pelo positivismo.

Leia mais

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é:

O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: O trabalho voluntário é uma atitude, e esta, numa visão transdisciplinar é: a capacidade individual ou social para manter uma orientação constante, imutável, qualquer que seja a complexidade de uma situação

Leia mais

Émile Durkheim 1858-1917

Émile Durkheim 1858-1917 Émile Durkheim 1858-1917 Epistemologia Antes de criar propriamente o seu método sociológico, Durkheim tinha que defrontar-se com duas questões: 1. Como ele concebia a relação entre indivíduo e sociedade

Leia mais

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA

SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA SAÚDE COMO UM DIREITO DE CIDADANIA José Ivo dos Santos Pedrosa 1 Objetivo: Conhecer os direitos em saúde e noções de cidadania levando o gestor a contribuir nos processos de formulação de políticas públicas.

Leia mais

1 A sociedade dos indivíduos

1 A sociedade dos indivíduos Unidade 1 A sociedade dos indivíduos Nós, seres humanos, nascemos e vivemos em sociedade porque necessitamos uns dos outros. Thinkstock/Getty Images Akg-images/Latin Stock Akg-images/Latin Stock Album/akg

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO ÉMILE DURKHEIM

AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO ÉMILE DURKHEIM AS REGRAS DO MÉTODO SOCIOLÓGICO DE ÉMILE DURKHEIM Prof. Railton Souza OBJETO Na obra As Regras do Método Sociológico, publicada em 1895 Émile Durkheim estabelece um objeto de investigação para a sociologia

Leia mais

THOMAS HOBBES LEVIATÃ MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL

THOMAS HOBBES LEVIATÃ MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL THOMAS HOBBES LEVIATÃ ou MATÉRIA, FORMA E PODER DE UM ESTADO ECLESIÁSTICO E CIVIL Thomas Hobbes é um contratualista teoria do contrato social; O homem natural / em estado de natureza para Hobbes não é

Leia mais

O TIGRE E A DEMOCRACIA: O CONTRATO SOCIAL HISTÓRICO

O TIGRE E A DEMOCRACIA: O CONTRATO SOCIAL HISTÓRICO 5.11.05 O TIGRE E A DEMOCRACIA: O CONTRATO SOCIAL HISTÓRICO Luiz Carlos Bresser-Pereira Primeira versão, 5.11.2005; segunda, 27.2.2008. No século dezessete, Hobbes fundou uma nova teoria do Estado que

Leia mais

COLÉGIO O BOM PASTOR PROF. RAFAEL CARLOS SOCIOLOGIA 3º ANO. Material Complementar Módulos 01 a 05: Os modos de produção.

COLÉGIO O BOM PASTOR PROF. RAFAEL CARLOS SOCIOLOGIA 3º ANO. Material Complementar Módulos 01 a 05: Os modos de produção. COLÉGIO O BOM PASTOR PROF. RAFAEL CARLOS SOCIOLOGIA 3º ANO Material Complementar Módulos 01 a 05: Os modos de produção. Modos de Produção O modo de produção é a maneira pela qual a sociedade produz seus

Leia mais

PROTEÇÃO DOS BENS AMBIENTAIS: PELA CRIAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (OME). Brasília, 20/04/2012 Sandra Cureau

PROTEÇÃO DOS BENS AMBIENTAIS: PELA CRIAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (OME). Brasília, 20/04/2012 Sandra Cureau XII CONGRESSO BRASILEIRO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE MEIO AMBIENTE PROTEÇÃO DOS BENS AMBIENTAIS: PELA CRIAÇÃO DE UMA ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE (OME). Brasília, 20/04/2012 Sandra Cureau FUNDAMENTOS

Leia mais

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra. Senhor Representante de Sua Excelência o Presidente da República, General Rocha Viera, Senhor Ministro da Defesa Nacional, Professor Azeredo Lopes, Senhora Vice-Presidente da Assembleia da República, Dra.

Leia mais

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville

Globalização e solidariedade Jean Louis Laville CAPÍTULO I Globalização e solidariedade Jean Louis Laville Cadernos Flem V - Economia Solidária 14 Devemos lembrar, para entender a economia solidária, que no final do século XIX, houve uma polêmica sobre

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é:

Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: Atividade extra Fascículo 3 Sociologia Unidade 5 Questão 1 Um forte elemento utilizado para evitar as tendências desagregadoras das sociedades modernas é: a. Isolamento virtual b. Isolamento físico c.

Leia mais

1904 (XVIII). Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial

1904 (XVIII). Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial Décima Oitava Sessão Agenda item 43 Resoluções aprovadas pela Assembléia Geral 1904 (XVIII). Declaração das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Racial A Assembléia Geral,

Leia mais

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS

Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas. Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Universidade Federal da Bahia Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporâneas Grupo de Pesquisa em Interação, Tecnologias Digitais e Sociedade - GITS Reunião de 18 de junho de 2010 Resumo

Leia mais

Lista de exercícios Sociologia- 1 ano- 1 trimestre

Lista de exercícios Sociologia- 1 ano- 1 trimestre Lista de exercícios Sociologia- 1 ano- 1 trimestre 01-O homo sapiens moderno espécie que pertencemos se constitui por meio do grupo, ou seja, sociedade. Qual das características abaixo é essencial para

Leia mais

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto

Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Gerenciamento de Projetos Modulo II Ciclo de Vida e Organização do Projeto Prof. Walter Cunha falecomigo@waltercunha.com http://waltercunha.com PMBoK Organização do Projeto Os projetos e o gerenciamento

Leia mais

Posição do Secularismo e dos Direitos Humanos

Posição do Secularismo e dos Direitos Humanos ELEIÇÕES da UE 2014 Posição do Secularismo e dos Direitos Humanos Memorando da EHF NOVEMBRO 2013 A s eleições europeias de maio de 2014 serão cruciais para os humanistas da Europa. A ascensão de partidos

Leia mais

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo

Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Construção de redes sociais e humanas: um novo desafio. Sonia Aparecida Cabestré Regina Celia Baptista Belluzzo Um pouco de história... Características Sociedade Agrícola Agricultura, Caça TERRA Sociedade

Leia mais

KARL MARX (1818-1883)

KARL MARX (1818-1883) KARL MARX (1818-1883) 1861 Biografia Nasceu em Trier, Alemanha. Pais judeus convertidos. Na adolescência militante antireligioso; A crítica da religião é o fundamento de toda crítica. Tese de doutorado

Leia mais

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade.

país. Ele quer educação, saúde e lazer. Surge então o sindicato cidadão que pensa o trabalhador como um ser integrado à sociedade. Olá, sou Rita Berlofa dirigente do Sindicato dos Bancários de São Paulo, Brasil, filiado à Contraf e à CUT. Quero saudar a todos os trabalhadores presentes e também àqueles que, por algum motivo, não puderam

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

- Trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o Descobrimento do Brasil. - Fotografias da posse do presidente do Brasil

- Trecho da Carta de Pero Vaz de Caminha sobre o Descobrimento do Brasil. - Fotografias da posse do presidente do Brasil MATERIAL DE REVISÃO PARA RECUPERAÇÃO FINAL 6 ANO 1) Classifique as fontes listadas abaixo em primarias e secundárias: - Vídeo do atentado terrorista ao World Trade Center em 2001 - Trecho da Carta de Pero

Leia mais

ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB,

ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB, ZENUN, Katsue Hamada e; MARKUNAS, Mônica. Tudo que é sólido se desmancha no ar. In:. Cadernos de Sociologia 1: trabalho. Brasília: Cisbrasil-CIB, 2009. p. 24-29. CAPITALISMO Sistema econômico e social

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

1 A sociedade dos indivíduos

1 A sociedade dos indivíduos 1 A dos indivíduos Unidade Nós, seres humanos, nascemos e vivemos em porque necessitamos uns dos outros. Entre os estudiosos que se preocuparam em analisar a relação dos indivíduos com a, destacam-se Karl

Leia mais

Cidadania Europeia. Debate Ser e Estar na Europa, Pintainho, Janeiro 2009

Cidadania Europeia. Debate Ser e Estar na Europa, Pintainho, Janeiro 2009 Cidadania Europeia Debate Ser e Estar na Europa, Pintainho, Janeiro 2009 O que é a cidadania? Vínculo jurídico entre o indivíduo e o respectivo Estado, traduz-se num conjunto de direitos e deveres O relacionamento

Leia mais

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org

Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org Este documento faz parte do Repositório Institucional do Fórum Social Mundial Memória FSM memoriafsm.org CARTA DE PRINCÍPIOS DO FÓRUM SOCIAL MUNDIAL O Comitê de entidades brasileiras que idealizou e organizou

Leia mais

DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS DA JUVENTUDE SOCIALISTA AÇORES

DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS DA JUVENTUDE SOCIALISTA AÇORES DECLARAÇÃO DE PRINCÍPIOS DA JUVENTUDE SOCIALISTA AÇORES 1. A Juventude Socialista Açores é a organização política dos jovens açorianos ou residentes na Região Autónoma dos Açores que nela militam, que

Leia mais

Código de Conduta da Dachser

Código de Conduta da Dachser Código de Conduta da Dachser 1. Introdução A fundação de todas as atividades na Dachser é a nossa adesão a regulamentos juridicamente vinculativos em nível nacional e internacional, assim como a quaisquer

Leia mais

Teoria Geral da Administração II

Teoria Geral da Administração II Teoria Geral da Administração II Livro Básico: Idalberto Chiavenato. Introdução à Teoria Geral da Administração. 7a. Edição, Editora Campus. Material disponível no site: www..justocantins.com.br 1. EMENTA

Leia mais

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova.

No final desse período, o discurso por uma sociedade moderna leva a elite a simpatizar com os movimentos da escola nova. 12. As concepções de educação infantil Conforme OLIVEIRA, a educação infantil no Brasil, historicamente, foi semelhante a outros países. No Séc. XIX tiveram iniciativas isoladas de proteção à infância

Leia mais

CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO Macroambiente e Ambiente competitivo

CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO Macroambiente e Ambiente competitivo CONHECENDO O AMBIENTE DA ORGANIZAÇÃO Macroambiente e Ambiente competitivo DISCIPLINA: Introdução à Administração FONTE: BATEMAN, Thomas S., SNELL, Scott A. Administração - Construindo Vantagem Competitiva.

Leia mais

Movimentos sociais - tentando uma definição

Movimentos sociais - tentando uma definição Movimentos sociais - tentando uma definição Analogicamente podemos dizer que os movimentos sociais são como vulcões em erupção; Movimentos sociais - tentando uma definição Movimentos sociais ocorrem quando

Leia mais

USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS. www.gentispanel.com.br

USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS. www.gentispanel.com.br USO DE REDES SOCIAIS EM AMBIENTES CORPORATIVOS www.gentispanel.com.br Só quem tem uma base de 6,5 milhões de pessoas pode resolver suas pesquisas de mercado em poucos dias. Pesquisas ad-hoc Consumidores

Leia mais

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO

TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO TRABALHOS TÉCNICOS Coordenação de Documentação e Informação INOVAÇÃO E GERENCIAMENTO DE PROCESSOS: UMA ANÁLISE BASEADA NA GESTÃO DO CONHECIMENTO INTRODUÇÃO Os processos empresariais são fluxos de valor

Leia mais

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA

ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA 1 ATIVIDADES DE LINHA E DE ASSESSORIA SUMÁRIO Introdução... 01 1. Diferenciação das Atividades de Linha e Assessoria... 02 2. Autoridade de Linha... 03 3. Autoridade de Assessoria... 04 4. A Atuação da

Leia mais

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia

Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber. Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia Unidade 3: A Teoria da Ação Social de Max Weber Professor Igor Assaf Mendes Sociologia Geral - Psicologia A Teoria de Ação Social de Max Weber 1 Ação Social 2 Forma de dominação Legítimas 3 Desencantamento

Leia mais

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA

A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA A GLOBALIZAÇÃO UM MUNDO EM MUDANÇA Que dimensões sociológicas existem numa passeio ao supermercado? A variedade de produtos importados que costumamos ver nos supermercados depende de laços econômicos

Leia mais

nossa vida mundo mais vasto

nossa vida mundo mais vasto Mudar o Mundo Mudar o Mundo O mundo começa aqui, na nossa vida, na nossa experiência de vida. Propomos descobrir um mundo mais vasto, Propomos mudar o mundo com um projecto que criou outros projectos,

Leia mais

Estratégia Europeia para o Emprego Promover a melhoria do emprego na Europa

Estratégia Europeia para o Emprego Promover a melhoria do emprego na Europa Estratégia Europeia para o Emprego Promover a melhoria do emprego na Europa Comissão Europeia O que é a Estratégia Europeia para o Emprego? Toda a gente precisa de um emprego. Todos temos necessidade de

Leia mais

ABSTRACT. Diagnóstico e situação das cooperativas de produção no Paraguai

ABSTRACT. Diagnóstico e situação das cooperativas de produção no Paraguai ABSTRACT Diagnóstico e situação das cooperativas de produção no Paraguai No Paraguai, o associativismo se origina de práticas seculares de sua população original: os guaranis. Para eles, a organização

Leia mais

Apresentando Émile Durkheim (pág 25)

Apresentando Émile Durkheim (pág 25) Apresentando Émile Durkheim (pág 25) Émile Durkheim nasceu em Épinal, França, em 1858, e morreu em Paris em novembro de 1917. Foi influenciado pelo positivismo de Auguste Comte, considerado o pai da Sociologia

Leia mais

Europa no Século XIX FRANÇA RESTAURAÇÃO DA DINASTIA BOURBON LUÍS XVIII CARLOS X LUÍS FELIPE ( 1824 1830 )

Europa no Século XIX FRANÇA RESTAURAÇÃO DA DINASTIA BOURBON LUÍS XVIII CARLOS X LUÍS FELIPE ( 1824 1830 ) Europa no Século XIX FRANÇA RESTAURAÇÃO DA DINASTIA BOURBON -Após a derrota de Napoleão Bonaparte, restaurou-se a Dinastia Bourbon subiu ao trono o rei Luís XVIII DINASTIA BOURBON LUÍS XVIII CARLOS X LUÍS

Leia mais

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e

IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global. Grupo Parlamentar Português sobre População e IX Colóquio Os Direitos Humanos na Ordem do Dia: Jovens e Desenvolvimento - Desafio Global Grupo Parlamentar Português sobre População e Cumprimentos: Desenvolvimento Assembleia da República 18 de Novembro

Leia mais

1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA contra o regime absolutista. 2º - Abriu espaço para o avanço do CAPITALISMO.

1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA contra o regime absolutista. 2º - Abriu espaço para o avanço do CAPITALISMO. APRESENTAÇÃO Aula 08 3B REVOLUÇÃO FRANCESA Prof. Alexandre Cardoso REVOLUÇÃO FRANCESA Marco inicial da Idade Contemporânea ( de 1789 até os dias atuais) 1º - Foi um movimento liderado pela BURGUESIA contra

Leia mais

TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA

TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA TEMA: O LÚDICO NA APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA RESUMO Os educadores têm se utilizado de uma metodologia Linear, que traz uma característica conteudista; É possível notar que o Lúdico não se limita

Leia mais

GLOBALIZAÇÃO: NOVA ORDEM MUNIDAL PROFESSOR: WISLER JULIANO DISCIPLINA: GEOGRAFIA

GLOBALIZAÇÃO: NOVA ORDEM MUNIDAL PROFESSOR: WISLER JULIANO DISCIPLINA: GEOGRAFIA GLOBALIZAÇÃO: NOVA ORDEM MUNIDAL PROFESSOR: WISLER JULIANO DISCIPLINA: GEOGRAFIA GLOBALIZAÇÃO? É um fenômeno capitalista de aprofundamento da integração econômica, social, cultural e política, que teria

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178

Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178 Social-Commerce IT CARLOS MASSA SIMPONE 70609178 INDICE INTRODUÇÃO DIFINIÇÃO COMO FUNCIONA AS ETAPAS HISTORIA RELACIONAMENTO PRATICAS REDES SOCIAS EXEMPLOS VANTAGEM INTRODUÇÃO Comumente pode se entender

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Quem somos Em que acreditamos Acreditamos nas pessoas

Quem somos Em que acreditamos Acreditamos nas pessoas Prioridades para 2014-2019 Quem somos Somos o maior grupo político da Europa, orientado por uma visão política de centro-direita. Somos o Grupo do Partido Popular Europeu do Parlamento Europeu. Em que

Leia mais

História da cidadania europeia

História da cidadania europeia História da cidadania europeia Introdução A cidadania da União conferida aos nacionais de todos os Estados Membros pelo Tratado da União Europeia (TUE), destina se a tornar o processo de integração europeia

Leia mais

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL

A IMPRENSA E A QUESTÃO INDÍGENA NO BRASIL FACULDADE SETE DE SETEMBRO INICIAÇÃO CIENTÍFICA CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL COM HABILITAÇÃO EM PUBLICIDADE E PROPAGANDA ALUNA: NATÁLIA DE ARAGÃO PINTO ORIENTADOR: PROF. DR. TIAGO SEIXAS THEMUDO A IMPRENSA

Leia mais

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL

SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL SOCIEDADE E TEORIA DA AÇÃO SOCIAL INTRODUÇÃO O conceito de ação social está presente em diversas fontes, porém, no que se refere aos materiais desta disciplina o mesmo será esclarecido com base nas idéias

Leia mais

Colégio Senhora de Fátima

Colégio Senhora de Fátima Colégio Senhora de Fátima A formação do território brasileiro 7 ano Professora: Jenifer Geografia A formação do território brasileiro As imagens a seguir tem como principal objetivo levar a refletir sobre

Leia mais

Weber e o estudo da sociedade

Weber e o estudo da sociedade Max Weber o homem Maximilian Karl Emil Weber; Nasceu em Erfurt, 1864; Iniciou seus estudos na cidade de Heidelberg Alemanha; Intelectual alemão, jurista, economista e sociólogo; Casado com Marianne Weber,

Leia mais

PLANO DE GESTÃO DA TERRA INDIGENA SETE DE SETEMBRO EM CACOAL-RONDÔNIA-BRASIL. PAITER X PROJETO REDD+

PLANO DE GESTÃO DA TERRA INDIGENA SETE DE SETEMBRO EM CACOAL-RONDÔNIA-BRASIL. PAITER X PROJETO REDD+ PLANO DE GESTÃO DA TERRA INDIGENA SETE DE SETEMBRO EM CACOAL-RONDÔNIA-BRASIL. PAITER X PROJETO REDD+ GASODÁ SURUI TURISMOLOGO E COORDENADOR DE CULTURA PAITER NA ASSOCIAÇÃO METAREILA DO POVO INDIGENA SURUI.

Leia mais

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO DO EXÉRCITO

PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO DO EXÉRCITO PLANO PARA A IGUALDADE DE GÉNERO DO EXÉRCITO PARA O ANO DE 2014 2 1. ENQUADRAMENTO a. O princípio da igualdade é um princípio fundamental da Constituição da República Portuguesa, em que no seu Artigo 13º

Leia mais

Roteiro: Locke: contexto histórico, metodologia, natureza humana e estado de natureza

Roteiro: Locke: contexto histórico, metodologia, natureza humana e estado de natureza Gustavo Noronha Silva José Nailton Silveira de Pinho Juliana Gusmão Veloso Kátia Geralda Pascoal Fonseca Walison Vasconcelos Pascoal Roteiro: Locke: contexto histórico, metodologia, natureza humana e estado

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

Após a década de 1990, várias pessoas em todo o mundo mantêm hábito de consumo semelhantes.

Após a década de 1990, várias pessoas em todo o mundo mantêm hábito de consumo semelhantes. A ECONOMIA GLOBAL Após a década de 1990, várias pessoas em todo o mundo mantêm hábito de consumo semelhantes. O século XX marcou o momento em que hábitos culturais, passaram a ser ditados pelas grandes

Leia mais

Educação para a Cidadania linhas orientadoras

Educação para a Cidadania linhas orientadoras Educação para a Cidadania linhas orientadoras A prática da cidadania constitui um processo participado, individual e coletivo, que apela à reflexão e à ação sobre os problemas sentidos por cada um e pela

Leia mais

Elaboração de Projetos

Elaboração de Projetos Elaboração de Projetos 2 1. ProjetoS John Dewey (1859-1952) FERRARI, Márcio. John Dewey: o pensador que pôs a prática em foco. Nova Escola, São Paulo, jul. 2008. Edição especial grandes pensadores. Disponível

Leia mais

Modelo para elaboração do Plano de Negócios

Modelo para elaboração do Plano de Negócios Modelo para elaboração do Plano de Negócios 1- SUMÁRIO EXECUTIVO -Apesar de este tópico aparecer em primeiro lugar no Plano de Negócio, deverá ser escrito por último, pois constitui um resumo geral do

Leia mais

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO

PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO PROBLEMA, MUDANÇA E VISÃO Esse é o ponta-pé inicial da sua campanha. Se você não tem um problema, não tem porque fazer uma campanha. Se você tem um problema mas não quer muda-lo, também não tem porque

Leia mais

A crítica à razão especulativa

A crítica à razão especulativa O PENSAMENTO DE MARX A crítica à razão especulativa Crítica a todas as formas de idealismo Filósofo, economista, homem de ação, foi o criador do socialismo científico e o inspirador da ideologia comunista,

Leia mais

1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO

1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO 1. INTRODUÇÃO CONCEITUAL SOBRE O DESENVOLVIMENTO E O CRESCIMENTO ECONÔMICO A análise da evolução temporal (ou dinâmica) da economia constitui o objeto de atenção fundamental do desenvolvimento econômico,

Leia mais

Sociologia Movimentos Sociais. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750

Sociologia Movimentos Sociais. Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750 Sociologia Movimentos Sociais Visão Geral Ações sociopolíticas Atores sociais coletivos diferentes classes e camadas sociais Interesses em comum Atuação explícita Consciência organização política cultura

Leia mais

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INSTITUTOS SUPERIORES DE ENSINO DO CENSA PROGRAMA INSTITUCIONAL DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PROVIC PROGRAMA VOLUNTÁRIO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA IMPACTO DA CONSTRUÇÃO CIVIL NO PRODUTO INTERNO BRUTO BRASILEIRO

Leia mais

Indicadores Anefac dos países do G-20

Indicadores Anefac dos países do G-20 Indicadores Anefac dos países do G-20 O Indicador Anefac dos países do G-20 é um conjunto de resultantes de indicadores da ONU publicados pelos países: África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina,

Leia mais

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER

DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER DECLARAÇÃO DE POLÍTICA DE DIREITOS HUMANOS DA UNILEVER Acreditamos que as empresas só podem florescer em sociedades nas quais os direitos humanos sejam protegidos e respeitados. Reconhecemos que as empresas

Leia mais

A origem latina da palavra trabalho (tripalium, antigo instrumento de tortura) confirma o valor negativo atribuído às atividades laborais.

A origem latina da palavra trabalho (tripalium, antigo instrumento de tortura) confirma o valor negativo atribuído às atividades laborais. 1 Origem do termo O trabalho é o conjunto de atividades por meio das quais o ser humano cria as condições para sua sobrevivência. Por esta característica, sempre foi indispensável na vida dos indivíduos.

Leia mais

MMX - Controladas e Coligadas

MMX - Controladas e Coligadas POLITICA CORPORATIVA PC. 1.16.01 Política de Meio Ambiente Emissão: 02/10/06 1 Objetivo: Estabelecer diretrizes visando proteger os recursos naturais e o meio ambiente em todas das unidades operacionais.

Leia mais

CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO

CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO CURSO E COLÉGIO ESPECÍFICO FAMÍLIA NA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA DISCIPLINA: SOCIOLOGIA PROFESSOR: WALDENIR FAMÍLIA NA PERSPECTIVA SOCIOLÓGICA Como instituição social, a família é definida pelas funções sociais

Leia mais

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil

Apresentação. Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil Apresentação Cultura, Poder e Decisão na Empresa Familiar no Brasil 2 No Brasil, no final da década de 1990, as questões colocadas pela globalização, tais como o desemprego, a falta de qualificação de

Leia mais

Ser humano, sociedade e cultura

Ser humano, sociedade e cultura Ser humano, sociedade e cultura O ser humano somente vive em sociedade! Isolado nenhuma pessoa é capaz de sobreviver. Somos dependentes uns dos outros,e por isso, o ser humano se organiza em sociedade

Leia mais

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação

Estratégia de TI. Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio. Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Conhecimento em Tecnologia da Informação Estratégia de TI Posicionamento Estratégico da TI: como atingir o alinhamento com o negócio 2011 Bridge Consulting Apresentação

Leia mais

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados? Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde Voluntário em Pesquisa: O que é uma pesquisa, afinal de contas? Eu, um sujeito de pesquisa? Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Leia mais

LEGADOS / CONTRIBUIÇÕES. Democracia Cidadão democracia direta Olimpíadas Ideal de beleza Filosofia História Matemática

LEGADOS / CONTRIBUIÇÕES. Democracia Cidadão democracia direta Olimpíadas Ideal de beleza Filosofia História Matemática LEGADOS / CONTRIBUIÇÕES Democracia Cidadão democracia direta Olimpíadas Ideal de beleza Filosofia História Matemática GEOGRAFIA, ECONOMIA E POLÍTICA Terreno montanhoso Comércio marítimo Cidades-estado

Leia mais

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5

Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Processos Técnicos - Aulas 4 e 5 Trabalho / PEM Tema: Frameworks Públicos Grupo: equipe do TCC Entrega: versão digital, 1ª semana de Abril (de 31/03 a 04/04), no e-mail do professor (rodrigues.yuri@yahoo.com.br)

Leia mais

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750

John Locke (1632-1704) Colégio Anglo de Sete Lagoas - Professor: Ronaldo - (31) 2106-1750 John Locke (1632-1704) Biografia Estudou na Westminster School; Na Universidade de Oxford obteve o diploma de médico; Entre 1675 e 1679 esteve na França onde estudou Descartes (1596-1650); Na Holanda escreveu

Leia mais

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental

Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental Sustentabilidade nas instituições financeiras Os novos horizontes da responsabilidade socioambiental O momento certo para incorporar as mudanças A resolução 4.327 do Banco Central dispõe que as instituições

Leia mais

A CARTA DE BANGKOK PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UM MUNDO GLOBALIZADO

A CARTA DE BANGKOK PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UM MUNDO GLOBALIZADO A CARTA DE BANGKOK PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE EM UM MUNDO GLOBALIZADO Introdução Escopo A Carta de Bangkok identifica ações, compromissos e promessas necessários para abordar os determinantes da saúde em

Leia mais

Exercícios sobre Tigres Asiáticos

Exercícios sobre Tigres Asiáticos Exercícios sobre Tigres Asiáticos Material de apoio do Extensivo 1. (UNITAU) Apesar das críticas, nos últimos tempos, alguns países superaram o subdesenvolvimento. São os NIC (Newly Industrialized Countries),

Leia mais

A ideologia alemã. Karl Marx e Friedrich Engels

A ideologia alemã. Karl Marx e Friedrich Engels A ideologia alemã Karl Marx e Friedrich Engels Percurso Karl Marx (1817-1883) Filho de advogado iluminista Formou-se em Direito, Filosofia e História pela Universidade de Berlim; não seguiu carreira acadêmica

Leia mais

( C A R TA DE N I C O L A U M A Q U I AV E L A F R A N C E S C O V E T T O R I, DE 10 DE D E Z E M B R O DE 1 51 3 ).

( C A R TA DE N I C O L A U M A Q U I AV E L A F R A N C E S C O V E T T O R I, DE 10 DE D E Z E M B R O DE 1 51 3 ). Filosofia 3ª série E C O M O D A N T E D I Z QUE N Ã O SE FA Z C I Ê N C I A S E M R E G I S T R A R O QUE SE A P R E N D E, EU T E N H O A N O TA D O T U D O N A S C O N V E R S A S QUE ME P A R E

Leia mais

Uma globalização consciente

Uma globalização consciente Uma globalização consciente O apelo a uma globalização mais ética tornou se uma necessidade. Actores da globalização como as escolas, devem inspirar por estes valores às responsabilidades que lhes são

Leia mais