Aldo Alves (orientador) Graduado em Gastronomia Pós Graduado em Docência do ensino Superior em Gastronomia

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aldo Alves (orientador) Graduado em Gastronomia Pós Graduado em Docência do ensino Superior em Gastronomia"

Transcrição

1 1 TECNOLOGIA EM GASTRONOMIA: CERVEJA ARTESANAL Juliana Souza Silva Graduanda em Tecnologia em Gastronomia Aldo Alves (orientador) Graduado em Gastronomia Pós Graduado em Docência do ensino Superior em Gastronomia RESUMO Este artigo objetiva mostrar a história da cerveja e da matéria prima utilizada dos tempos remotos até os dias de hoje englobando todas as cervejarias de grande e pequeno porte, incluindo as cervejarias artesanais que estão crescendo e ganhando mais espaço, até mesmo com a lei que foi sancionada há pouco tempo no Brasil com objetivo de incentivar a produção de cerveja artesanal, empregando mais pessoas no processo de fabricação, procurando manter a tradição familiar e buscando ao mesmo tempo inovação com matéria prima que não era utilizada, por exemplo: Mandioca, Rapadura, Açaí, Mel, Limão, Café e Chocolate. Palavra Chave: Cerveja Artesanal. Cerveja. Cerveja Especial. ABSTRACT This article aims toshow the historyof beer andraw materials usedfor remoteuntilthe present daytimesencompassingallbrewerieslarge and small, including craftbreweriesthat are growingand gainingmore space, evenwiththe law that wasculminatingrecently inbrazilin order toencourage the production ofcraft beer,employingmore peoplein the manufacturing process, trying to keep the family traditionandat the same timeseekinginnovationwithraw material thatwas notused, for example: Cassava, Sugar Cane, Acai, Honey, Lemon, Coffee andchocolate.

2 2 INTRODUÇÃO O conteúdo desse trabalho esta relacionado à história da cerveja com a matéria prima utilizada no processo de fabricação, as microcervejarias brasileiras e a nova lei que foi sancionadahá pouco tempo incentivando cada vez, mas, a produção da cerveja artesanal quem vem sendo desenvolvida há pouco tempo no Brasil,incluindo a matéria prima utilizada,e seus diversos saboresque esta agradando e ganhado o paladar do brasileiro,juntamente com alguns exemplos das principais microcervejarias que estão localizadas em São Paulo e Blumenau Santa Catarina onde ocorre um dos maiores festivais de cerveja do Brasil e do mundo. OBJETIVO: O objetivo desse artigo é mostrar a história da cerveja e todo seu processo evolutivo, criada de forma inesperada por mulheres, e se tornando um fenômeno mundial consumida por todas as classes. Influenciando no aumento das microcervejarias brasileiras, e principalmente da produção de cerveja artesanal no Brasil, ganhando mais sabores, que estão sendo apresentados pelos diversos produtores que estão se preocupando em inovar sem deixar para traz a tradição familiar no processo de fabricação da cerveja artesanal, utilizando ingredientes mais diversificados possíveis, se expandindo cada vez, mas, criando novas marcas com estilos próprios. HISTÓRIA DA CERVEJA O surgimento da cerveja A Mesopotâmia foi o lugar que se criou por acaso a cerveja, em um determinado dia.uma das senhoras que era responsável pela plantação de grãos ealimentação da família esqueceu um recipiente fora de casa, o mesmo que estava cheio de grãos veio a se encher de água da chuva dando inicio ao processo de malteação que mais adiante se tornaria a cerveja (BELTRAMELLI,2013, pág. 22 e 23). Morado (2011, pág. 60), afirma que o esquecimento daquele recipiente cheiode grãos com o passar do tempo acabou se tornando tradição entre assenhoras, que sempre foram responsáveis pelo processo de fabricação da cerveja, que a princípio era pra ser consumida somente em casa, foi ganhando espaço, e com o passar do tempo elas começaram a produção em grandes quantidades e depois de pronta, sinalizavam com algum objeto na portada residência, forma de avisar que a cerveja já estava pronta para ser vendida, isso fez com que a renda das famílias aumentasse.

3 3 Segundo Morado, (2011, pág. 58), as mulheres mestres cervejeiras eram vistas e respeitadas como pessoas especiais pelo dom de produzir cerveja e pão. Os utensílios utilizados no processo de fabricação da cerveja faziam parte do enxoval das noivas em razão da fabricação ser considerada atividade totalmente feminina. Segundo Beltramelli (2013, pág. 24), durante muito tempo acerveja foi considerada uma bebida muito rica por possuir muitas vitaminas e minerais, por isso, passou a ser chamada de pão liquido. O Vinho e a Cerveja Segundo Beltramelli (2013, pág.34), na idade média por não existir saneamento básico, beber água seria um risco mortal, sendo assim, os europeus consumiam frutas e verduras e passaram a produzir também vinho e cerveja. Na falta do vinho era normal ser consumida cerveja de boa qualidade harmonizada com pão, queijos, ovos e peixes. Grande quantidade dessas bebidas era produzida para consumo próprio dentro dos mosteiros católicos sem nenhum tipo de problema. Conforme os autores (MORADO, 2011, pág.26; BELTRAMELLI, 2013, pág. 34),eles afirmam que a cerveja ganhou o lugar do vinho se tornando mais conhecida e popular devido ao preço final no processo de fabricação, isso pelo fato do vinho ser bem mais caro. LEI DA PUREZA Beltramelli (2013, pág. 82), afirma que a Lei da Pureza foi assinada por Guilherme IV duque da Baviera no ano de 1516 devido a uma terrível ressaca, da noite anterior. Essa ressaca aconteceu por causa dos ingredientes de péssima qualidade que os mestres cervejeiros acrescentavam no processo de fabricação como cal e fuligem, com o objetivo de inovação, e por achar que acrescentado qualquer outro ingrediente a cerveja não ficaria boa ao ponto de ser consumido, por isso, o duque Guilherme IV criou a lei pureza. Segundo (MORADO, 2011 pág. 110), a cerveja deveria conter somente água, cevada, lúpulo, malte e levedo em sua composição, isso devido a Lei da Pureza Alemã. Beltramelli (2013, pág. 82), afirma que o fermento passou a fazer parte da lista, na qual se encontrava água, cevada, lúpulo, malte e levedo algum tempo depois por não ser

4 4 conhecido ainda. A lei da pureza foi a lei da segurança alimentar mais longa e rígida que se tem noticias até os dias de hoje. MATÉRIA PRIMA UTILIZADA NA FABRICAÇÃO DE CERVEJA O Lúpulo Morado (2011 pág. 116), afirma que o lúpulo é uma planta noturna, trepadeira que chega a crescer até sete metros de altura, chegando a formar alguns cones, e somente os cones das plantas femininas podem ser utilizados no processo de fabricação da cerveja. Inicialmente era utilizado com o objetivo de amenizar o gosto do malte e da cevada por ser muito forte e marcante e foi utilizado também na conservação da cerveja para que não azedasse. Com o passar do tempo tornou se um ingrediente importante, deixando a cerveja com personalidade própria, acrescentando mais sabor e aroma. Uma das principais características do lúpulo é o efeito relaxante, por isso, tambémas pessoas acabam relaxando mais quando consomea cerveja, o relaxamento não é devido somente o consumo do álcool. É necessário quarenta a trezentos gramas de lúpulo para se produzir cem litros de cerveja. Malteou Cevada Morado (2011, pág. 110), afirma que o grão da cevada é bem parecido com o trigo, no processo de fabricação da cerveja ele é a principal fonte de amido.ao decorrer do processo da fabricação o grão acaba se modificando por conta própria. Segundo os autores (DINHAM, 2006; SANTOS, 2006 pág. 13), a cevada é um grão que depois da colheita deve ser colocado de molho em água limpa com o principal objetivo de amolecer, logo em seguida, deve se drenar todo o liquido que ainda resta, e deixar em temperatura de 15 C. Para começar o processo de germinação, deve ser ventilado por certo tempo assim,evitando que os grãos se grudem. A partir desse momento começa a surgir o malte, sendo assim, as enzimas do grão acabam virando açúcar, parte desse amido ainda não foi totalmente transformado em malte, ele pode ser claro, tostado médio, ou até mesmo, escuro modificando a cor e o sabor da cerveja.

5 5 A Água Segundo os autores (DINHAM, 2006; SANTOS, 2006, pág. 13), a qualidade da água é muito importante: algumas cervejarias procuravam se manter em locais onde é possível localizar água natural com mais facilidade. Morado (2011, pág. 115), afirma que a água é um dos principais ingredientes para se obter umaboa cerveja no final do processo de fabricação, isso até o século XIX. Comavanço da tecnologia é possível modificar a qualidade da água, acrescentando minerais ou se for a caso, removendo minerais, até que água fique no ponto desejado pelo mestre cervejeiro. Noventa por cento das cervejas mais fortes são fabricadas com água de boa qualidade: para cada litro de cerveja produzido é utilizado de cinco a vinte litros de água que são usados na fabricação, higienização e até mesmo na pasteurização. O Levedo Morado (2011 pág. 119), afirma que levedura é um fungo que faz parte do processo de fermentação que é bem normal estar presente na fabricação de queijos e pães e é conhecido por Saccharomyces. As leveduras consomem os açucares fermentável, que acaba produzindo álcool e gás carbônico. Devido ao tempo e o processo de fermentação por leveduras, que produz álcool, a cerveja ou até mesmo o vinho tem o seu teor alcoólico e seu sabor alterado. Até no final do século XIX o processo de fermentação não era conhecido, todos acreditavam que todo esse processo que envolvia as leveduras por consequência, era visto como um passe de mágica ou atos religiosos, mas foi quando os quatro cientistas Leeuwenhoek, Louis Pasteur, Lavosier e Gay Lussac descobriram que essa fermentação ocorria devido à massa de células vivas que vem a ser as leveduras. Os mestres cervejeiros da época,conhecendo esse novo processo de fermentação, passaram a produzirem acerveja sempre com a mesma característica: a cor,o aspecto visual, o sabor, a textura. ESTILOS DE CERVEJA Segundo Morado (2011, pág. 166), a classificação da cerveja pode ser feita pela cor, matéria prima utilizada, modo de produção e teor alcoólico. A região que a cerveja é produzida também pode interferir em marcas do mesmo estilo. A cerveja passa por um processo de fermentação que acaba definindo o seu teor alcoólico. E por fim, se classifica

6 6 em três grupos, AlE, alta fermentação que significa teor alcoólico mais alto, o próximo grupo é LAGER, são as de baixa fermentação ou seja, teor alcoólico menor e por ultimo,as Lambic ou Gueuze que tem fermentação espontânea. Beltramelli (2013, pág. 120), afirma que hoje em dia, no mundo todo existem cento e vinte estilos de cervejas com os ingredientes mais diversificados possíveis, alguns deles sãopor exemplos: café, mel, limão, gengibre, chocolate, rapadura, açaí e até mesmo a mandioca fazendo com que se altere sua cor e sabor e muitas vezes, seu aspecto visual. Segundo VONPAR, A cerveja Heineken, produzida no país pela FEMSA Cerveja Brasil. Passou por um criterioso teste de qualidade do instituto SGS na Holanda Para avaliar a qualidade do produto nacional. O resultado foi 100% de Aprovação da Heineken brasileira produzida com os mesmos padrões de Excelência da cerveja holandesa. (VONPAR 2007). O Consumo Segundo (MORADO, 2011, pág. 260, 261), a cerveja é a bebida alcoólica mais consumida no mundo, até mesmo entre as não alcoólicas, perdendo somente para água e o chá, os maiores produtores de cerveja são China, Estados Unidos, Rússia, Alemanha, Brasil, México, Japão e por fim, Reino Unido e com todo esse crescimento as cervejarias empregam diversas pessoas, e cada vez mais, no processo de fabricação. Ogrande aumento no consumo de cerveja é devido a esses três estilos, cerveja Pilsen Premium, as cervejas artesanais ou especiais, e a Lager Premium são responsáveis por mais de 80% do consumo mundial. QUANTIDADE PRODUZIDA POR GRANDES CERVEJARIAS Morado (2011, pág. 264), afirma que as grandes cervejarias do mundo produzem de dez a cinquentamilhões de hectolitros por ano. Entretanto há três empresas que fabricamcemmilhões de hectolitros de cerveja por ano, quase toda a produção mundial. Da junção dessas três empresas nascia a tão conhecida Antártica Paulista, Companhia Cervejaria Brahma e uma americana Anheuser-BuschCo.

7 7 Segundo (MORATO, 2011, pág. 265), a Interbrew da Bélgica criada em 1988 na fusão à Cervejaria Artois fundada em 1366, fabricante da conhecida Stella Artois com a Piedboeuf, que produzia a cerveja Jupiler. Em 1955 a Interbrew comprou a cervejaria canadense LabattBrewingCo. Tudo isso, deu inicio no grande processo de expansão se tornando uma mega empresa. Com a expansão dessa grande cervejaria foi feita um parceria com a brasileira AmBev em 2004, presente em mais de cento e quarenta países, com fabrica em trinta deles, e quase noventa mil funcionários. Com a fusão dessas grandes cervejarias passou a ter quase duzentas marcas entre as mais vendidas do mundo, as brasileiras Skol e Brahma, a belga Stella Artois e a alemã Beck. MICROCERVEJARIAS Morado (2011,pág. 306),afirma que no final do século XX nos Estados Unidos começou a ser criada as microcervejarias que acabou se tornando um fenômeno mundial.microcervejaria é um empreendimento não tão grande, que tem como objetivo produzir cerveja preservando a tradição local, com muito cuidado e bons ingredientes, uma das grandes características das microcervejarias é a tradição familiar, que todos da família se dividem no processo de fabricação da cerveja, sendo assim, cada integrante da família tem sua participação no processo de fabricação, outra característica são os objetivos de venda sempre local ou no máximo regional,nos Estados Unidos as microcervejarias crescem 6% em volume e 10% em preço, ao ano, entre 2003 a 2008 representando 4% do mercado americano em Beltramelli (2013, pág. 194), afirma que há cerca de duzentas microcervejarias brasileiras localizadas principalmente na região Sul e Sudeste. O total de vendas chega ser menos de 1% de toda cerveja produzida no país, em quanto as grandes cervejarias passam de 8%. Microcervejarias localizadas em São Paulo e Santa Catarina Morado (2011, pág. 337), afirma que existem algumasmicrocervejarias brasileiras, aqui alguns exemplos de microcervejarias localizadas em São Paulo, e outrasmicrocervejarias que estão localizadas em Blumenau no estado de Santa Catarina onde ocorre um dos maiores festivais de cerveja do Brasil e do mundo que chama seoktoberfest.

8 8 Nome Localização Inauguração Cervejaria Munique São Paulo /SP 1984 Cervejaria Chopp do Frits Sumaré /SP 1993 Cervejaria ASHBY Amparo /SP 1993 Cervejaria Baumgartner Ipeúna /SP 2001 Cervejaria Pura Cevada Piracicaba /SP 2001 Dana Bier Barueri /SP 2006 Cervejaria Nacional FT São Paulo /SP 2008 Nome Localização Inauguração Cervejaria Canoinhense Canoinhas /SC 1908 Cervejaria Bierland Blumenau / SC 1993 Cervejaria Borck Timbó /SC 1996 MicrcervejariaZeHn Busque /SC 2003 MicrocervejariaBierboaum Treze Tílas /SC 2004 Cervejaria Heimat Indaial /SC 2005 Cervejaria Das Bier Gaspar/SC 2006 Cervejaria Opa Bier Joinville/SC 2006 Cervejaria Concordia (Fall Bier) Concordia/SC 2007 Cervejas artesanais ou especiais Segundo (MORADO, 2011, pág. 307), uma cervejaria artesanal deve ser independente, tradicional e não deve ser muito grande, e sua produção total não pode passar de 2,4 milhões de hectolitros, ou tem que ser produzida em pouca escala. Deve se utilizar puro malte e ingredientes de boa qualidade sendo assim preservando amore respeito pela tradição. Beltramelli (2013, pág. 194, 195), afirma queem abril de 1924 o imigrante alemão chamado Otto Loeffler comprou um cervejaria que foi criada em 1908, porém essa cervejaria estava desativada, mas chamava secanoinhese, com a morte de Otto a cervejaria que já tinha sido reativada em 1935 localizada no interior de Santa Catarina, passou a ser administrada por Ruppercht que era filho de mestre cervejeiro, e passou a

9 9 aplicar os conhecimentos que aprendeu com o pai no processo de fabricação de cerveja artesanal. ACanoinhense é a cervejaria artesanal mais antiga do país que está em plena atividade até os dias de hoje. LEI QUE APROVA A PRODUÇÃO DA CERVEJA ARTESANAL Estado terá programa para incentivar produção de cerveja artesanal A Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta quarta-feira (02/04), em discussão única, o projeto de lei 2.543/13. Ele dispõe sobre a criação do programa de incentivo à produção de cervejas e chopes eartesanais. O texto aprovado, do deputado Luiz Martins (PDT), autoriza a Secretaria de Estado de Fazendo a dar tratamento tributário diferenciado às microcervejarias, estabelecendo a alíquota máxima de 13% no ICMS que incidir na produção. Também fica autorizada a manutenção integral dos créditos relativos à entrada de bens, mercadoria e serviços. Diz ainda o projeto que o benefício do programa fica limitado à saída de 50 mil litros de cerveja ou chope artesanal por mês, e abrange a parcela relativa ao imposto retido por substituição tributária. Não há nenhum tipo de incentivo para essas pequenas indústrias, pelo contrário. Tributam ainda mais o produto final, pois o seu custo é mais elevado.a ideia é incentivar a economia, desenvolver uma indústria que crescer e aumentar a oferta de emprego, diz o deputado. CONSIDERAÇÕES FINAIS Em virtude dos fatos mencionados conclui-se que o esquecimento de um recipiente cheio, de grãos, que se encheu de água da chuva dando inicio no processo de malteação que acabou se tornando um fenômeno mundial chamado cerveja. Está sempre seinovando, e com a chegada da cerveja artesanal ao Brasil pode se dizer que esse marcado cervejeiro esta se rei novando devido aos ingredientes mais diversificados possíveis utilizados no processo de fabricação.devido a todo esse processo de expansão as microcervejarias espalhadas pelo mundo, agora mais concentradas em São Paulo e Blumenau em Santa Catarina onde se localiza muitas microcerjavias, devido há esse crescimento esta empregando muitas pessoas, foi sancionada há poucotempo no Brasil uma lei que incentiva a produção de cerveja artesanal.uma das principais ideias é a produção de cerveja artesanal com custo menor, e a oferta de emprego, o que já esta ocorrendo.

10 10 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Acessado dia 25/05/2014. < Beltramelli, Mauricio. Cervejas Brejas& Birras. Editora Tainã Bispo. Cidade São Paulo: Editora Leya Acessado dia 20/04/2014. < %20gabriel%20mafra%20de%20paiva.pdf> Acessado dia 18/04/2014. < ce=1> Morado, Ronaldo. Larousse da Cerveja. Editora Lafonte Ltda. Cidade São Paulo Santos, Jose Ivan Cardoso; DinhamRobert Paul. O essencial em cervejas e destilados. Editora Senac são Paulo

Bier Hoff. 7 maio, 2011 às 13:13 por Jussara Voss

Bier Hoff. 7 maio, 2011 às 13:13 por Jussara Voss Bier Hoff 7 maio, 2011 às 13:13 por Jussara Voss Achei inusitado, afinal não é todo dia que alguém me convida para conhecer uma microcervejaria. Para falar a verdade, foi a primeira vez, por isso, fiz

Leia mais

VOCÊ QUER ABRIR UMA MICROCERVEJARIA? COMECE POR AQUI

VOCÊ QUER ABRIR UMA MICROCERVEJARIA? COMECE POR AQUI empreendendo com VOCÊ QUER ABRIR UMA MICROCERVEJARIA? COMECE POR AQUI ÍNDICE O MERCADO MUNDIAL 03 A SUA MARCA 05 ENTENDA A PRODUÇÃO 07 DISTRIBUIÇÃO 11 TERCEIRIZAÇÃO 13 INVESTIMENTO 14 EXIGÊNCIAS LEGAIS

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL/PROGRAMAÇÃO VISUAL

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL/PROGRAMAÇÃO VISUAL UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ CURSO DE DESENHO INDUSTRIAL/PROGRAMAÇÃO VISUAL LARISSA BOLLER DISCIPLINA: WEB DESIGN PROJETO: AMANTES DA CERVEJA ORIENTADOR: CONSTANTINO NETO CAMPUS: PRAÇA XI RIO DE JANEIRO

Leia mais

Cliente: Sindicerv Veículo: www.zerohora.com.br Data: 28-06-2010 Imagem Corporativa Poder de compra da nova classe média eleva consumo de cerveja no Brasil Taxa deve aumentar entre 10% e 12% este ano A

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS CENTRO DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE TECNOLOGIA AGROINDUSTRIAL E SOCIOECONOMIA RURAL Coisas que você gostaria de saber sobre a nossa bebida favorita mas estava

Leia mais

Cliente: Sindicerv Veículo: www.yahoo.com.br Data: 20-10-2010 Imagem Corporativa ÁLCOOL - Genética do 'vício' (BR Press) - Um estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, descobriu um gene que

Leia mais

Consumo feminino de cerveja

Consumo feminino de cerveja Consumo feminino de cerveja Sophia Mind A Sophia Mind Pesquisa e Inteligência de Mercado é a empresa do grupo de comunicação feminina Bolsa de Mulher voltada para pesquisa e inteligência de mercado. Cem

Leia mais

DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento. Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011.

DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento. Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011. DIFERENCIAL DE ALÍQUOTA - Hipóteses de Incidência, Cálculo e Formas de Recolhimento Matéria elaborada com base na Legislação vigente em: 06.10.2011. SUMÁRIO: 1 INTRODUÇÃO 2 HIPÓTESES DE INCIDÊNCIA 2.1

Leia mais

Edição de Março. Caros amigos cervejeiros, esse mês comemoramos nosso 2o. mês do Clube com grande alegria em vista dos resultados alcançados.

Edição de Março. Caros amigos cervejeiros, esse mês comemoramos nosso 2o. mês do Clube com grande alegria em vista dos resultados alcançados. Edição de Março Caros amigos cervejeiros, esse mês comemoramos nosso 2o. mês do Clube com grande alegria em vista dos resultados alcançados. Selecionamos alguns rótulos que esperamos serem muito bem degustados

Leia mais

ACASC - Associação das Microcervejarias Artesanais de SC www.acasc.com.br

ACASC - Associação das Microcervejarias Artesanais de SC www.acasc.com.br Blumenau, SC, 22 de maio de 2015. À COORDENAÇÃO GERAL DE TRIBUTAÇÃO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL (COSIT) Ref.: Regulamentação da Lei nº 13.097/2015 (Tributação das Bebidas Frias), especialmente no Conceito

Leia mais

O negócio milionário das cervejas artesanais

O negócio milionário das cervejas artesanais O negócio milionário das cervejas artesanais Cada vez mais brasileiros adotam as cervejas especiais e alimentam um mercado que não para de crescer. Algumas empresas já faturam mais de R$ 10 milhões por

Leia mais

NÍVEIS DO CONSUMO DE CERVEJA EM CAICÓ: UM ESTUDO DO MARKETING SOBRE A PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR

NÍVEIS DO CONSUMO DE CERVEJA EM CAICÓ: UM ESTUDO DO MARKETING SOBRE A PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR NÍVEIS DO CONSUMO DE CERVEJA EM CAICÓ: UM ESTUDO DO MARKETING SOBRE A PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR Micherlândio dos Santos GUEDES 1, Aleanny Batista de ARAÚJO 2, Katya Rayane da Silva COSTA 2 1 Departamento

Leia mais

Ambev traz maior variedade de cervejas para agradar diferentes paladares na Oktoberfest Blumenau

Ambev traz maior variedade de cervejas para agradar diferentes paladares na Oktoberfest Blumenau Ambev traz maior variedade de cervejas para agradar diferentes paladares na Oktoberfest Blumenau Enviado por Rede Comunicação de Resultado 16-Set-2014 PQN - O Portal da Comunicação Rede Comunicação de

Leia mais

Plano de Negócio. Microcervejaria Rugbeer. Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH Curso de Processos Gerenciais Segundo Semestre/2009

Plano de Negócio. Microcervejaria Rugbeer. Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH Curso de Processos Gerenciais Segundo Semestre/2009 Plano de Negócio Microcervejaria Rugbeer Centro Universitário de Belo Horizonte - UNI-BH Curso de Processos Gerenciais Segundo Semestre/2009 Idealizadores André Sampaio Fábio Nogueira Gleidson Silva João

Leia mais

Portal Espresso - seu café com mais conteúdo

Portal Espresso - seu café com mais conteúdo Página 1 de 5 Para quem gosta de degustar Cervejas para todos os gostos: com diferentes teores alcoólicos, mais encorpadas, com sabores inusitados de frutas e outras essências. O responsável pela criação

Leia mais

PESQUISA IMPACTOS DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA NA ROTINA FISCAL DAS EMPRESAS

PESQUISA IMPACTOS DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA NA ROTINA FISCAL DAS EMPRESAS PESQUISA IMPACTOS DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA NA ROTINA FISCAL DAS EMPRESAS Tamanho da amostra A amostra desta pesquisa é constituída por 441 empresas, escolhidas de forma aleatória entre os

Leia mais

31/10/1992 Jornal Oficial L 316

31/10/1992 Jornal Oficial L 316 DIRECTIVA 92/83/CEE DO CONSELHO de 19 de Outubro de 1992 relativa à harmonização da estrutura dos impostos especiais sobre o consumo de álcool e bebidas alcoólicas CONSELHO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS, Tendo

Leia mais

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná.

produtos que antes só circulavam na Grande Florianópolis, agora são vistos em todo o Estado e em alguns municípios do Paraná. SABOR, TRADIÇÃO E PUREZA Uma marca conhecida por sua tradicionalidade, reconhecimento no mercado e sabor irresistível, a empresa Bebidas Leonardo Sell, completa 106 anos em 2011 sendo a primeira empresa

Leia mais

Empresa. Cliente. Ramo de Atividade. Logomarca. Localização

Empresa. Cliente. Ramo de Atividade. Logomarca. Localização Empresa Cliente Razão Social: Barraco Resto Bar LTDA. Fantasia: (Barraco) Ramo de Atividade Comércio de Bebidas e Petiscaria Logomarca Localização Avenida das Esmeraldas 609 Marília/SP Cidade de Marília

Leia mais

Cliente: Sindicerv Veículo: Jornal Brasil Econômico Data: 25-05-2010 Imagem Corporativa Cliente: Sindicerv Veículo: www.msnoticias.com.br Data: 24-03-2010 Imagem Corporativa RC Meio Dia coloca em discussão

Leia mais

Bexi sem distância para seus negócios

Bexi sem distância para seus negócios Bexi sem distância para seus negócios A BEXI é uma empresa no ramo de importação, exportação e distribuição de diversos segmentos de produtos e países. Atua no comércio exterior e nacional há 9 anos. A

Leia mais

2- Qual é o fato gerador? O fato gerador do IPTU é a propriedade predial e territorial, assim como o seu domínio útil e a posse.

2- Qual é o fato gerador? O fato gerador do IPTU é a propriedade predial e territorial, assim como o seu domínio útil e a posse. 1- O que é? O IPTU é um tributo que incide sobre a propriedade imobiliária, incluindo todos os tipos de imóveis residências, prédios comerciais e industriais, terrenos e chácaras de recreio. 2- Qual é

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 13 Discurso na solenidade de abertura

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ FACULDADE DE ECONOMIA, ADMINISTRAÇÃO, ATUÁRIA, CONTABILIDADE E SECRETARIADO DEPARTAMENTO DE ADMINISTRAÇÃO Administração e Análise Financeira e Orçamentária 2 Prof. Isidro

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Fabricação de Bebidas Cerveja

Fabricação de Bebidas Cerveja Fabricação de Bebidas Cerveja Processos Químicos Industriais II 01/12/2011 1 Bebidas Fermentadas & Destiladas A fabricação de bebidas fermentadas evoluiu de uma concepção artesanal para um processo contendo

Leia mais

Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes.

Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes. Gestão de Pequenas Empresas no Brasil - Alguns Dados Importantes. Por Palmira Santinni No Brasil, nos últimos anos, está ocorrendo um significativo aumento na criação de novas empresas e de optantes pelo

Leia mais

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza

LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza LOGÍSTICA Professor: Dr. Edwin B. Mitacc Meza edwin@engenharia-puro.com.br www.engenharia-puro.com.br/edwin Introdução A A logística sempre existiu e está presente no dia a dia de todos nós, nas mais diversas

Leia mais

Cliente: Sindicerv Veículo: www.parana-online.com.br Data: 19-10-2010 Imagem Corporativa Monopólio no setor de bebidas é alvo de críticas Helio Miguel Pequenas perdem espaço. A enorme concentração no setor

Leia mais

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO

CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO TURMA ANO INTRODUÇÃO PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS ESCOLA DE GESTÃO E NEGÓCIOS CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS, ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA DISCIPLINA: ESTRUTURA E ANÁLISE DE CUSTO CÓDIGO CRÉDITOS PERÍODO PRÉ-REQUISITO

Leia mais

O que é Água Filtrada?

O que é Água Filtrada? O que é Água Filtrada? Via Filtros Sistemas Filtrante 2015 Falar de água filtrada interessa a todos, afirmo isso porque eu mesmo já procurei muito sobre esse assunto e queria entender o porquê é importante

Leia mais

Cliente: Sindicerv Imagem Corporativa Veículo: www.portalfator.com.br Data: 06-05-2010 Schornstein inaugura fábrica de cervejas artesanais em Holambra e promove festa beneficente O local será também a

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota:

Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Abril Educação Água Aluno(a): Número: Ano: Professor(a): Data: Nota: Questão 1 A água e o ar são indispensáveis para a sobrevivência dos seres vivos, mas o homem vem poluindo esses meios de forma muitas

Leia mais

Índice. A ideia. Parceiros. Localização. Diferencial. Serviços. Dinâmica e funcionamento. Ações de marketing. Imagens ilustrativas de referência

Índice. A ideia. Parceiros. Localização. Diferencial. Serviços. Dinâmica e funcionamento. Ações de marketing. Imagens ilustrativas de referência E M P Ó R I O E R I S T O R E M P o R I O E R I S T O R A N T E E M P o R I O E R I S T O R Índice A ideia Parceiros Localização Diferencial Serviços Dinâmica e funcionamento Ações de marketing Imagens

Leia mais

DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICO DOS REFRIGERANTES

DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICO DOS REFRIGERANTES DETERMINAÇÃO DOS PARÂMETROS FÍSICO-QUÍMICO DOS REFRIGERANTES Tiago Cavalcante dos Santos Graduando em Química Industrial / DQ / CCT / UEPB Rene Pinto da Silva Graduado em Química Industrial / DQ / CCT

Leia mais

Cliente: Sindicerv Veículo: www.diariodepetropolis.com.br Data: 09-05-2010 Imagem Corporativa Lei Seca: número de acidentados no trânsito cai 11,6% em abril Núcleo de Imprensa A operação Lei Seca que tem

Leia mais

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele

Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele O Plantador e as Sementes Era uma vez, numa cidade muito distante, um plantador chamado Pedro. Ele sabia plantar de tudo: plantava árvores frutíferas, plantava flores, plantava legumes... ele plantava

Leia mais

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo.

Para a grande maioria das. fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Sonhos Pessoas Para a grande maioria das pessoas, LIBERDADE é poder fazer o que desejo fazer, ou o que eu tenho vontade, sem sentir nenhum tipo de peso ou condenação por aquilo. Trecho da música: Ilegal,

Leia mais

Uma receita de iogurte

Uma receita de iogurte A U A UL LA Uma receita de iogurte O iogurte, um alimento comum em vários países do mundo, é produzido a partir do leite. Na industrialização desse produto empregam-se técnicas diversas para dar a consistência,

Leia mais

PRODUTO ELABORADO E ENVASADO NA ESPANHA

PRODUTO ELABORADO E ENVASADO NA ESPANHA PRODUTO ELABORADO E ENVASADO NA ESPANHA PRODUCTO ELABORADO E ENVASADO EM: CERVEJA SAGRA ESPANHA (Castilha La- Mancha) PREMIUM - PILSEN Cerveja Artesana Sagra 100% Malte - Premium Pilsen CAPACIDADE: 330ml

Leia mais

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural

O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural O Sindicato de trabalhadores rurais de Ubatã e sua contribuição para a defesa dos interesses da classe trabalhadora rural Marcos Santos Figueiredo* Introdução A presença dos sindicatos de trabalhadores

Leia mais

IMPACTOS DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA NA ROTINA FISCAL DAS EMPRESAS

IMPACTOS DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA NA ROTINA FISCAL DAS EMPRESAS IMPACTOS DAS MUDANÇAS NA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA NA ROTINA FISCAL DAS EMPRESAS A pesquisa Muito se fala sobre as mudanças na legislação tributária e é certo de que estas sempre impactam na rotina fiscal

Leia mais

EMPREENDEDORISMO: Características, tipos e habilidades. Prof. Dr. Osmar Manoel Nunes

EMPREENDEDORISMO: Características, tipos e habilidades. Prof. Dr. Osmar Manoel Nunes EMPREENDEDORISMO: Características, tipos e habilidades. Prof. Dr. Osmar Manoel Nunes 1 Em análise de qualquer empreendimento encontram-se dois tipos de empreendedor: o que empreende em relação à oportunidade

Leia mais

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015

ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015 SOCIEDADE MINEIRA DE CULTURA MANTENEDORA DA PUC MINAS E DO COLÉGIO SANTA MARIA ROTEIRO DE RECUPERAÇÃO II ETAPA LETIVA CIÊNCIAS 2. o ANO/EF - 2015 Caro (a) aluno(a), É tempo de conferir os conteúdos estudados

Leia mais

Economia. Prof. Esp. Lucas Cruz

Economia. Prof. Esp. Lucas Cruz Economia Prof. Esp. Lucas Cruz Composição da nota Serão 3 notas. Trabalho apresentado. Prova conteúdo Prova livros e atividades Livro Bitcoin - A Moeda na Era Digital Livro Economia Empresarial Temas para

Leia mais

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação

Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Presidência da República Casa Civil Secretaria de Administração Diretoria de Gestão de Pessoas Coordenação Geral de Documentação e Informação Coordenação de Biblioteca 29 Discurso na cerimónia de premiação

Leia mais

Os animais. Eliseu Tonegawa mora com a família - a. www.interaulaclube.com.br. nova

Os animais. Eliseu Tonegawa mora com a família - a. www.interaulaclube.com.br. nova A U A UL LA Os animais Atenção Eliseu Tonegawa mora com a família - a esposa, Marina, e três filhos - num pequeno sítio no interior de São Paulo. Para sobreviver, ele mantém algumas lavouras, principalmente

Leia mais

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas

3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 3º BIMESTRE 2ª Avaliação Área de Ciências Humanas Aula 148 Revisão e avaliação de Humanas 2 Tipos de vegetação Vegetação é caracterizada como o conjunto de plantas de uma determinada região. Em razão da

Leia mais

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar:

A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: Meditação Crianças de 7 a 9 anos NOME:DATA: 03/03/2013 PROFESSORA: A CRIAÇÃO DO MUNDO-PARTE II Versículos para decorar: 1 - O Espírito de Deus me fez; o sopro do Todo-poderoso me dá vida. (Jó 33:4) 2-

Leia mais

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava

O menino e o pássaro. Rosângela Trajano. Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava O menino e o pássaro Era uma vez um menino que criava um pássaro. Todos os dias ele colocava comida, água e limpava a gaiola do pássaro. O menino esperava o pássaro cantar enquanto contava histórias para

Leia mais

Ingredientes: Água, malte, cereais não-maltados, carboidratos, lúpulo, antioxidante INS 316 e estabilizante INS 405.

Ingredientes: Água, malte, cereais não-maltados, carboidratos, lúpulo, antioxidante INS 316 e estabilizante INS 405. Produtos Cerveja Antarctica Cerveja Antarctica Cristal A cerveja Antarctica Cristal é a primeira cerveja brasileira com embalagem transparente, que foi especialmente desenvolvida para você legar para a

Leia mais

Manual do Integrador. Programa de Formação

Manual do Integrador. Programa de Formação Manual do Integrador Programa de Formação Introdução As oportunidades de iniciação de frentes de negócios na indústria fotovoltaica brasileira são diversas e estão abertas a todos aqueles que desejam começar

Leia mais

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Presidência da República

REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Presidência da República REPÚBLICA DE MOÇAMBIQUE Presidência da República Discurso de Sua Excelência Filipe Jacinto Nyusi, Presidente da República por ocasião do Almoço dos 20 Anos da Cervejas de Moçambique Maputo, 18 de Setembro

Leia mais

Campus Cabo Frio. Projeto: Incubadora de Empresas criação de emprego e renda.

Campus Cabo Frio. Projeto: Incubadora de Empresas criação de emprego e renda. Campus Cabo Frio Trabalho de Microeconomia Prof.: Marco Antônio T 316 / ADM Grupo: Luiz Carlos Mattos de Azevedo - 032270070 Arildo Júnior - 032270186 Angélica Maurício - 032270410 Elias Sawan - 032270194

Leia mais

O curativo do umbigo

O curativo do umbigo Higiene do bebê O curativo do umbigo Organizo meu futuro porque o presente já passou. O curativo do umbigo deve ser feito todos os dias, depois do banho, até que o cordão do umbigo seque e caia. Isso leva

Leia mais

ETRS/SRTL Decisão Administrativa Pública 2001/13

ETRS/SRTL Decisão Administrativa Pública 2001/13 ETRS/SRTL Decisão Administrativa Pública 2001/13 Decisão Administrativa Pública: O valor de benefícios não-salariais, ou benefícios em espécie, para empregados de empregadores isentos de imposto sobre

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO)

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO) 1- Leia o texto a seguir e responda: EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS (6 ANO) Além de diminuir a poluição ambiental, o tratamento do lixo pode ter retorno econômico e social. a) Cite duas formas de se obterem produtos

Leia mais

Bom dia. Muito Obrigado. Felicito hoje o significativo dia desta conferência na nossa cooperação de saúde.

Bom dia. Muito Obrigado. Felicito hoje o significativo dia desta conferência na nossa cooperação de saúde. Desenvolvimento Económico e Cuidados de Saúde da Coreia Bom dia. Muito Obrigado. Felicito hoje o significativo dia desta conferência na nossa cooperação de saúde. A Coreia agora ocupa o (décimo terceiro

Leia mais

www.google.com.br/search?q=gabarito

www.google.com.br/search?q=gabarito COLEGIO MÓDULO ALUNO (A) série 6 ano PROFESSOR GABARITO DA REVISÃO DE GEOGRAFIA www.google.com.br/search?q=gabarito QUESTÃO 01. a) Espaço Geográfico RESPOSTA: representa aquele espaço construído ou produzido

Leia mais

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO)

Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Análise e Desenvolvimento de Sistemas ADS Programação Orientada a Obejeto POO 3º Semestre AULA 03 - INTRODUÇÃO À PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETO (POO) Parte: 1 Prof. Cristóvão Cunha Objetivos de aprendizagem

Leia mais

na Gestão Sensorial nas Cervejarias Kátia Jorge

na Gestão Sensorial nas Cervejarias Kátia Jorge na Gestão Sensorial nas Cervejarias Kátia Jorge Sensorial como Ferramenta Cerveja é Cultura Cerveja é Cultura Conhecendo a Cerveja Ingredientes???? Processo de fabricação???? De onde vêm os flavours????

Leia mais

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO

FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO FORMAÇÃO DO TERRITÓRIO BRASILEIRO É claro que o Brasil não brotou do chão como uma planta. O Solo que o Brasil hoje ocupa já existia, o que não existia era o seu território, a porção do espaço sob domínio,

Leia mais

Nem tudo que borbulha é ESPUMANTE.

Nem tudo que borbulha é ESPUMANTE. Nem tudo que borbulha é ESPUMANTE. Saiba qual a diferença entre o espumante e produtos substitutos. O que é um vinho espumante? O vinho espumante é resultante da fermentação da uva sã, fresca e madura,

Leia mais

Sagres, a sede que se deseja como bem disse o escritor feito publicitário J.C. Ary dos Santos aquando da 1ª campanha publicitária da marca em 1963.

Sagres, a sede que se deseja como bem disse o escritor feito publicitário J.C. Ary dos Santos aquando da 1ª campanha publicitária da marca em 1963. Pack Estudantes História da Sagres Sagres, a sede que se deseja como bem disse o escritor feito publicitário J.C. Ary dos Santos aquando da 1ª campanha publicitária da marca em 1963. Desde 1940, quando

Leia mais

O LADO SECRETO DO PARQUE

O LADO SECRETO DO PARQUE A Disney que ninguém vê: O LADO SECRETO DO PARQUE O famoso mundo encantado de Walt Disney é uma das atrações mais famosas do mundo. Porém, com tanta história, alguns mistérios são pouco conhecidos, como

Leia mais

Por que Nella Pietra?

Por que Nella Pietra? Por que Nella Pietra? Sabor Inigualável A massa fresca aberta manualmente, os ingredientes frescos e selecionados, o uso de farinha especial, mais fina e delicada, o tomate pomodoro pelati italiano, o

Leia mais

ERRATA. Campinas, 04 de outubro de 2012

ERRATA. Campinas, 04 de outubro de 2012 Campinas, 04 de outubro de 2012 ERRATA Notificamos através deste documento que o briefing divulgado nos dia 03 e 04 de outubro de 2012, referente à campanha estudantil do MÍDIA FESTIVAL 2012, o qual foi

Leia mais

A Sociologia de Weber

A Sociologia de Weber Material de apoio para Monitoria 1. (UFU 2011) A questão do método nas ciências humanas (também denominadas ciências históricas, ciências sociais, ciências do espírito, ciências da cultura) foi objeto

Leia mais

Cliente: Sindicerv Veículo: www.portugaldigital.com.br Data: 29-06-2010 Imagem Corporativa Consumo de cerveja no Brasil deve aumentar mais de 10% No ano passado, o consumo nacional de cerveja cresceu 10,9%,

Leia mais

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS

SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS SITUAÇÃO DOS ODM NOS MUNICÍPIOS O presente levantamento mostra a situação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) nos municípios brasileiros. Para realizar a comparação de forma mais precisa,

Leia mais

FEMSA gerencia mais de 80 mil tickets mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager

FEMSA gerencia mais de 80 mil tickets mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager CUSTOMER SUCCESS STORY FEMSA gerencia mais de 80 mil tickets mensais de TI, Finanças e RH com CA Service Desk Manager PERFIL DO CLIENTE Indústria: Bebidas Companhia: FEMSA Funcionários: +177 mil (global)

Leia mais

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Voluntário em Pesquisa: informe-se para decidir! Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados? Ministério da Saúde Conselho Nacional de Saúde Voluntário em Pesquisa: O que é uma pesquisa, afinal de contas? Eu, um sujeito de pesquisa? Qual documento garante que os meus direitos serão respeitados?

Leia mais

Natural versus Artificial

Natural versus Artificial Natural versus Artificial A percepção dos nossos leitores/ seus consumidores Lúcia Helena de Oliveira diretora de redação Para 91% do nosso público (cerca de 900 mil leitores) a principal aspiração, em

Leia mais

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE FILHOS DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA Rosimeire Reis Silva (FEUSP)

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE FILHOS DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA Rosimeire Reis Silva (FEUSP) ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE FILHOS DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA Rosimeire Reis Silva (FEUSP) Pretendemos apresentar aqui os dados de um estudo exploratório, que é a primeira fase de

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº, DE 2005

PROJETO DE LEI Nº, DE 2005 PROJETO DE LEI Nº, DE 2005 (Do Sr. Alex Canziani) Dispõe sobre a regulamentação do exercício da profissão de cozinheiro. Congresso Nacional decreta: Art. 1º Considera-se cozinheiro, para efeitos desta

Leia mais

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE D I R E T O R I A D E S A Ú D E 05 DE JUNHO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE Em 05 de Junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente e nesse ano o foco está voltado para as Mudanças Climáticas com o tema

Leia mais

A história da Eisenbahn

A história da Eisenbahn A história da Eisenbahn A idéia de uma cervejaria artesanal surgiu de uma família apaixonada por cervejas especiais. Descontentes com a pequena variedade de cervejas disponíveis no Brasil, decidiram fundar

Leia mais

SAP Customer Success Story Alimentício Jerivá. SAP Business One amplia controle da Jerivá sobre suas diferentes áreas de atuação

SAP Customer Success Story Alimentício Jerivá. SAP Business One amplia controle da Jerivá sobre suas diferentes áreas de atuação SAP Business One amplia controle da Jerivá sobre suas diferentes áreas de atuação Geral Executiva Nome da Jerivá Indústria Alimentício Produtos e Serviços Produção, industrialização e comercialização de

Leia mais

CIRCULAR Medida Provisória 252/05

CIRCULAR Medida Provisória 252/05 CIRCULAR Medida Provisória 252/05 A Medida Provisória 252/05, publicada no Diário Oficial em 16 de junho de 2005, instituiu regimes especiais de tributação, alterou parte da legislação de Imposto de Renda,

Leia mais

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA

5 Alimentos que Queimam Gordura www.mmn-global.com/aumenteseumetabolismo IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA IMPRIMIR PARA UMA MAIS FÁCIL CONSULTA ÍNDICE Alimentos que Queimam Gordura TORANJA CHA VERDE E CHA VERMELHO AVEIA BROCOLOS SALMÃO TORANJA A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas

Leia mais

Sugestão de Editorial

Sugestão de Editorial Sugestão de Editorial Cresce a demanda por produtos vegetais alternativos ao leite Este movimento de substituição já é global As bebidas vegetais, uma alternativa aos produtos lácteos, estão entre os itens

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

ÁREA DE OPERAÇÕES INDUSTRIAS 1 - AO1

ÁREA DE OPERAÇÕES INDUSTRIAS 1 - AO1 ÁREA DE OPERAÇÕES INDUSTRIAS 1 - AO1 GERÊNCIA SETORIAL DE BENS DE CONSUMO NÃO DURÁVEIS Data: 11/4/96 N o 1 BNDES CERVEJA 1. Características do Produto A cerveja resulta da fermentação alcoólica de um mosto

Leia mais

Cliente: Sindicerv Veículo: www.estadao.com.br Data: 23-02-2010 Imagem Corporativa Femsa traz 5 cervejas europeias do portfólio da Heineken SÃO PAULO - A Femsa está trazendo ao Brasil cinco cervejas europeias

Leia mais

COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca. Produção energética no Brasil: Etanol, Petróleo e Hidreletricidade

COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca. Produção energética no Brasil: Etanol, Petróleo e Hidreletricidade COLÉGIO SALESIANO SÃO JOSÉ Geografia 9º Ano Prof.º Daniel Fonseca Produção energética no Brasil: Etanol, Petróleo e Hidreletricidade Etanol A produção de álcool combustível como fonte de energia deve-se

Leia mais

Portifólio de Cervejas Especiais

Portifólio de Cervejas Especiais Portifólio de Cervejas Especiais Bamberg Weizen Tradicional estilo da Bavária, na Alemanha, é uma cerveja de alta fermentação com 5,0% de teor alcoólico, refrescante, ideal para o verão brasileiro. A Bamberg

Leia mais

A DEMANDA POR EDUCAÇÃO INFANTIL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO E OS DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS

A DEMANDA POR EDUCAÇÃO INFANTIL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO E OS DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS 1 A DEMANDA POR EDUCAÇÃO INFANTIL NA REGIÃO METROPOLITANA DE SÃO PAULO E OS DESAFIOS PARA AS POLÍTICAS PÚBLICAS A importância dos cuidados com as crianças na primeira infância tem sido cada vez mais destacada

Leia mais

O que são Direitos Humanos?

O que são Direitos Humanos? O que são Direitos Humanos? Por Carlos ley Noção e Significados A expressão direitos humanos é uma forma abreviada de mencionar os direitos fundamentais da pessoa humana. Sem esses direitos a pessoa não

Leia mais

CAFÉ COQUETÉIS. destruídos, restando apenas a cafeína, que não é destruída com a excessiva

CAFÉ COQUETÉIS. destruídos, restando apenas a cafeína, que não é destruída com a excessiva Café Coquetéis CAFÉ COQUETÉIS O café é uma bebida estimulante, agradável, reanimadora, que apresenta aroma e sabor característicos e é capaz de agradar aos mais variados paladares. Versátil, compõe receitas

Leia mais

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho

Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Coach Marcelo Ruas Relatório Grátis do Programa 10 Semanas para Barriga Tanquinho Alimento I Toranja A dieta da Toranja já vem sendo discutida por algum tempo, mas não se sabia ao certo porque a Toranja

Leia mais

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2

SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 SUMÁRIO 1. AULA 6 ENDEREÇAMENTO IP:... 2 1.1 Introdução... 2 1.2 Estrutura do IP... 3 1.3 Tipos de IP... 3 1.4 Classes de IP... 4 1.5 Máscara de Sub-Rede... 6 1.6 Atribuindo um IP ao computador... 7 2

Leia mais

NW&ADV EMPRESA. Escritório Nelson Willians & Advogados Associados (NW&ADV) inaugurou nova sede em Manaus, localizada no Adrianópolis

NW&ADV EMPRESA. Escritório Nelson Willians & Advogados Associados (NW&ADV) inaugurou nova sede em Manaus, localizada no Adrianópolis EMPRESA NW&ADV de cara nova Escritório Nelson Willians & Advogados Associados (NW&ADV) inaugurou nova sede em Manaus, localizada no Adrianópolis FOTOS DIVULGAÇÃO A empresa de advocacia Nelson Willians

Leia mais

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA

COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA COMISSÃO DE SEGURIDADE SOCIAL E FAMÍLIA PROJETO DE LEI N o 6.036, DE 2013 Dispõe sobre a restrição do uso de agentes aromatizantes ou flavorizantes em bebidas alcoólicas e da outras providências. Autora:

Leia mais

O NASCIMENTO DE JESUS

O NASCIMENTO DE JESUS Bíblia para crianças apresenta O NASCIMENTO DE JESUS Escrito por: Edward Hughes Ilustradopor:M. Maillot Adaptado por: E. Frischbutter; Sarah S. O texto bíblico desta história é extraído ou adaptado da

Leia mais

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

Os ingredientes fundamentais do pão são a farinha de trigo, a água, o sal e a levedura de padeiro.

Os ingredientes fundamentais do pão são a farinha de trigo, a água, o sal e a levedura de padeiro. 1 Porque é que se tem tanto trabalho a fazer pão e não se mastigam antes os grãos de trigo, se faz uma boa papa com a sua farinha ou mesmo uns scones? Seria bem mais rápido e prático. Mas toda a trabalheira

Leia mais

Para onde vou Senhor?

Para onde vou Senhor? Para onde vou Senhor? Ex 40:33-38 "Levantou também o pátio ao redor do tabernáculo e do altar e pendurou a coberta da porta do pátio. Assim, Moisés acabou a obra. Então a nuvem cobriu a tenda da congregação,

Leia mais

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma

ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS. O Mascote da Turma ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTA BÁRBARA DE GOIÁS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO SANTA BÁRBARA DE GOIÁS O Mascote da Turma SANTA BÁRBARA DE GOIÁS JANEIRO 2013 ESTADO DE GOIÁS PREFEITURA

Leia mais