marketing para o B2C Publicado em: 24/06/2008

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Email marketing para o B2C Publicado em: 24/06/2008"

Transcrição

1 marketing para o B2C Publicado em: 24/06/2008 Direcionar o marketing - assim como qualquer outra comunicação de acordo com o perfil da audiência é fundamental. Para o ecommerce B2C, existem algumas práticas específicas que determinam o sucesso da mensagem e contribuem com a experiência do consumidor. Imagens É fato que o uso de imagens aumenta o aspecto emocional de uma peça de marketing e ainda permite explorar o apelo visual dos produtos oferecidos. Para enriquecer uma oferta, é possível fazer uso do GIF animado, que pode, por exemplo, mostrar um produto em destaque nas suas diferentes cores disponíveis. Porém, utilize o GIF animado com moderação, pois além de aumentar o tamanho final da mensagem, o excesso destes elementos pode causar uma impressão negativa ao usuário e nem despertar seu interesse para o clique. Resumo do conteúdo: Direcionar o marketing, - assim como qualquer outra comunicação de acordo com o perfil da audiência é fundamental. Para o ecommerce B2C, existem algumas práticas específicas que determinam o sucesso da mensagem e contribuem com a experiência do consumidor. Dica: ALT tags As alt tags são os textos alternativos exibidos ao destinatário quando este visualiza a mensagem com as imagens bloqueadas. O bloqueio das imagens ocorre quando o destinatário não tem o endereço de remetente cadastrado em seu catálogo de endereços. Para que a mensagem não perca seu propósito e eficiência, é imprescindível o uso das alt tags no desenvolvimento do código HTML. Como a probabilidade de a mensagem ser exibida com as imagens bloqueadas é bastante grande, não é recomendado utilizálas para conteúdos importantes como títulos, call to action, links ou outro ponto que chame para a conversão. Links para mensurar interesses Os links para o website, obrigatórios para conseguir tráfego e conversão, podem ser explorados de forma a permitir a identificação do(s) maior(es) ponto(s) de interesse do usuário na mensagem: se no produto (através do clique na foto, nome ou descrição), na marca, no preço ou qualquer outro item que se deseja mensurar. Os resultados da análise guiam as melhorias a serem feitas no template. Conteúdo relevante para aumentar o clickthrough Conteúdo relevante é a palavra chave de um marketing para gerar tráfego e conversões no website. Considera-se relevante toda informação que chama a atenção do destinatário para o call to action. No marketing, é possível trabalhar com diferentes tipos de conteúdo para avaliar qual é o de maior interesse para determinado perfil de audiência.

2 Dica: s Transacionais* Suponha que você realize uma campanha de marketing para divulgar alguns produtos, por exemplo, uma TV de plasma, e que esta campanha tenha atingido 30% de conversão em vendas, resultado direto da sua ação digital. E então? O que você oferece em uma próxima ação para quem comprou seu produto? Pode optar por continuar enviando ofertas de TV de plasma (que provavelmente resultarão em nada) ou programar o envio automático de novos produtos de seu core business, complementares à aquisição anterior. Que tal um marketing pronto e com envio instantâneo, para uma oferta de home theater? Ou de uma poltrona confortável para esse cliente assistir à sua nova TV? Isso é transacional: a sobremesa do seu marketing. Nada funciona melhor que isso... *Leia mais no artigo s Transacionais Faça o trabalhar para você A 16ª Edição da da Pesquisa nacional WebShoppers, realizada pela ebit em Julho/2007, mostra que 55% dos respondentes afirmou colaborar com textos, críticas, sugestões ou comentários em sites. Do restante, 77% afirmaram que, apesar de não colaborar no envio, lêem e utilizam as informações colocadas por outros usuários e, ainda, 39% consideram que as avaliações dos outros clientes são muito importantes na escolha de uma loja virtual ou na aquisição de determinado produto, por exemplo. Estes dados são importantes para perceber o poder de influência da opinião de outros consumidores sobre uma compra. Sites de ecommerce que oferecem um sistema de avaliação de produtos podem exibir suas respectivas classificações no marketing de ofertas. Para maximizar a interação com o consumidor, convide-o também a opinar sobre o(s) produto(s) anunciado(s) e insira mensagens do tipo pessoas que compraram este produto também se interessaram por... Dica: Ofertas gratuitas maximizam as taxas de clickthrough De fato, consumidores sentem-se extremamente atraídos por este tipo de benefício. O importante é utilizá-lo para instigar uma compra. Varejistas que possuem unidades de lojas físicas podem oferecer frete grátis na compra de determinado produto para enfatizar a relação preço x comodidade.

3 Conteúdo relevante só faz sentido se o destinatário puder visualizá-lo. Ao abrir newsletters e mensagens promocionais, o destinatário não exatamente lê o conteúdo, mas sim, realiza o chamado scan, que é equivalente a passar os olhos rapidamente sobre a página para identificar algum conteúdo que seja de seu interesse. A visualização é feita sempre da esquerda para a direita, de cima para baixo, seguindo o sentido normal de leitura. Portanto, o conteúdo principal da mensagem deve estar posicionado, preferencialmente, no topo e à esquerda. É altamente recomendado que os s comerciais B2C apresentem, nessa mesma área, um conteúdo que reforce o que foi apresentado no Assunto, que determinou a abertura da mensagem. Mensagens promocionais, geralmente, trazem a oferta de mais de 1 produto e, quanto mais ofertas, maior será a verticalização do template. De acordo com o padrão de leitura do destinatário e com a relevância que ele atribui àquela mensagem, existem poucas chances dele utilizar as barras de rolagem verticais para conferir o conteúdo inteiro cuidadosamente. Além disso, antes de abrir a mensagem, muitos usuários utilizam o painel de pré-visualização (preview pane) de seus clientes de para ter uma prévia do conteúdo. Considerando-se que este painel ocupa apenas metade da tela, o conteúdo exibido no topo do torna-se outro fator determinante na abertura da mensagem. Exemplo de preview pane (painel de pré-visualização) do Gmail

4 Exemplo de preview pane (painel de pré-visualização) do Windows Live Posicionar todos os detalhes das várias ofertas de produtos no topo do é impossível. Porém, existe uma solução mais prática para que a mensagem não perca a relevância e ainda ofereça mais atrativos que convidam o usuário à abertura e aos cliques: organizar, em uma pequena lista, todos os call to action da mensagem. Assim, seja no painel de pré-visualização ou realizando o scan da mensagem, o primeiro conteúdo visualizado será um breve resumo do que o consumidor pode encontrar por ali.

5 Exemplo de índice de conteúdo em uma Newsletter, que traz a informação principal para o topo e favorece sua visualização no preview pane. Usabilidade para otimizar a experiência do usuário Usabilidade é a facilidade com que os usuários realizam determinadas tarefas. Otimizar a experiência do consumidor, em relação ao marketing, significa prover-lhe recursos que possam atender a todas as suas possíveis dúvidas e desejos. Para isso, adote o maior número possível de boas práticas: Disponibilizar o link para cadastro opt-in em todas as páginas do website; De preferência, o link para o cadastro no website deve estar posicionado próximo a outras informações que transmitam confiança ao usuário, tais como Política de Privacidade, Política Antispam, selos de navegação/compra segura etc. Na área de cadastro, permitir que o usuário indique o conteúdo de seu interesse em contrapartida, ele deve receber mensagens de acordo com seu perfil. Se a empresa oferecer vários tipos de marketing, cada qual com sua periodicidade, ela deve informar o usuário no momento do opt-in e permtir que ele selecione aqueles que deseja receber Oferecer um exemplo do conteúdo enviado por ou, ainda, manter um arquivo de mensagens no website, no qual o usuário possa navegar e consultar as edições passadas da comunicação.

6 Mesmo após o cadastro, é importante que o usuário consiga alterar suas preferências de recebimento, tais como formato do (HTML ou texto), periodicidade, áreas de interesse e dados cadastrais. Reproduzir, no marketing, a mesma barra de navegação do website, permitindo que o usuário acesse outras categorias de produtos através de um sistema de menu já conhecido. Ao procurar determinado produto em um website de ecommerce, os usuários são muito propensos a utilizar a ferramenta de busca do site, ao invés de navegar pelas categorias até encontrá-lo. Trazer esta funcionalidade também no marketing favorece os consumidores que desejam buscar por outros produtos além dos divulgados na mensagem. Subject (Assunto) Quanto maior a linha do Assunto, maiores também são as oportunidades de explorar diferentes termos e conceitos que podem chamar a atenção de um e de outro perfil de público... Correto? Nem tanto. Graças ao spam sobrecarregando as caixas postais dos consumidores, o Assunto e a confiabilidade no Remetente têm, em média, de 2 a 3 segundos para conquistar o interesse do destinatário em abrir a mensagem caracteres ou 5-8 palavras é uma quantidade razoável de informações que o usuário consegue absorver ao scannear sua caixa postal em busca dos s que serão abertos. Porém, para garantir a visualização do Assunto por inteiro, sem comprometer a compreensão da mensagem alguns clientes de têm um limite de caracteres a exibir no Assunto recomenda-se um call to action de até 23 caracteres. A primeira palavra do Assunto é especialmente importante por carregar a essência da mensagem. Além disso, alguns usuários ordenam suas mensagens alfabeticamente pelo campo Assunto, o que pode garantir tanto uma posição privilegiada na caixa postal, quanto uma intermediária que deixe a mensagem passar despercebida. Este conteúdo de texto também está sujeito a avaliação por antispams e, por isso, é bom ter cautela com expressões fiscalizadas como grátis, $$$, exclamações etc.

7 Visualização de Subject (Assunto) e Remetente nos principais clientes de (Recurso disponível na plataforma Virtual Target) Checklist Ao preparar um template de marketing para ecommerce B2C, um checklist é muito útil para verificar se nenhum detalhe foi esquecido. Cada campanha tem seus próprios requisitos definidos, porém, alguns recursos básicos não podem faltar. São eles: Link para visualização do como página da web, como recurso de acessibilidade. Logo da empresa, de preferência posicionado no topo e à esquerda, para fácil identificação. Link para o website, para que o destinatário possa conferir a página principal de apresentação da empresa, além das ofertas. Menu de navegação do site, para identificar áreas de interesse diferentes dos produtos oferecidos na mensagem. Link para alterar cadastro e/ou preferências de recebimento, para permitir a atualização de endereço de e o formato de comunicação que o destinatário deseja receber.

8 Recurso de enviar a um amigo, como forma de ação viral para estimular o boca-aboca e gerar novos cadastros. Largura máxima de 600px, para não correr o risco de alguns webmails esconderem partes importantes do layout com barras de rolagem horizontais. Call to action principal, geralmente, um banner com o mote da campanha: liquidação anual, promoção sazonal, lançamento de produto etc. Equilíbrio na proporção de textos e imagens, para evitar filtros de spam. Alt tags nas imagens, para fornecer um conteúdo de texto explicativo quando a imagem é bloqueada. Links para produtos relacionados, pois uma oferta pode despertar o interesse no consumidor por um item semelhante ou outro que necessite mais no momento, que ele sabe que se encontra naquela mesma seção. Aviso de white list, para que o destinatário adicione o endereço remetente ao seu catálogo de endereços e receba as próximas mensagens sempre na Caixa de Entrada. Informações para contato e atendimento ao consumidor, para esclarecer dúvidas e atender os que preferem um contato pessoal antes de concretizar a compra. Acesso à política de privacidade, para esclarecer que o site oferece um ambiente seguro para a compra, explicar como e quando a empresa utilizará os dados pessoais fornecidos pelo destinatário no cadastro. Código HTML válido, para garantir a visualização adequada nos webmails e aumentar a reputação do domínio nos servidores destinatários. Link para opt-out, porque o usuário cadastrado também tem o direito de ir e vir! Considerações Finais As recomendações deste Guia aliadas a um planejamento estratégico orientado ao relacionamento garantem o sucesso de qualquer campanha de marketing B2C. Para gerenciá-las, não deixe de conhecer a plataforma Virtual Target.

Checklist para ações de email marketing

Checklist para ações de email marketing Checklist para ações de email marketing Publicado em: 15/01/2008 Planejamento Quais os objetivos da campanha (atrair mais visitantes ao site, aumentar as vendas de produtos, conquistar a fidelidade dos

Leia mais

Checklist para ações de E-mail Marketing

Checklist para ações de E-mail Marketing Checklist para ações de E-mail Marketing Os tópicos abordados neste checklist são úteis antes de começar e depois de concluir o desenvolvimento de uma mensagem de email marketing, pois abrange desde os

Leia mais

Email marketing: os 10 erros mais comuns

Email marketing: os 10 erros mais comuns Email marketing: os 10 erros mais comuns Publicado em: 18/02/2008 Não ter permissão dos contatos para enviar mensagens Um dos princípios fundamentais do email marketing é trabalhar apenas com contatos

Leia mais

Manual de Boas Maneiras no E-mail Marketing

Manual de Boas Maneiras no E-mail Marketing Manual de Boas Maneiras no E-mail Marketing Conheça alguns cuidados que você precisa ter quando elaborar suas campanhas de e- mail marketing. A MailSender elaborou para você um breve manual com as melhores

Leia mais

Coleção - Análises de email marketing em clientes de email

Coleção - Análises de email marketing em clientes de email Coleção - Análises de email marketing em clientes de email Thunderbird e Terra Nesta terceira edição da Coletânea de Análises de Email Marketing em Clientes de Email, apresentamos os estudos do webmail

Leia mais

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS

MANUAL DE BOAS PRÁTICAS MANUAL DE BOAS PRÁTICAS Este manual é de uso exclusivo de clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores da Dinamize. No caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail suporte@dinamize.com. HTML

Leia mais

1. E-mail Marketing. 2. Principais componentes do E-mail Marketing. Remetente. Assunto

1. E-mail Marketing. 2. Principais componentes do E-mail Marketing. Remetente. Assunto 1. E-mail Marketing Primeiro é preciso pensar no produto ou serviço oferecido para, no layout, ressaltar as qualidades sejam elas institucionais ou condições comerciais. Para a abertura do e-mail, é importante

Leia mais

Como Criar uma Nova Campanha. Série Manuais

Como Criar uma Nova Campanha. Série Manuais Como Criar uma Nova Campanha Série Manuais Como Criar uma Nova Campanha de Email 2 INTRODUÇÃO Para melhorar a qualidade de envio e o gerenciamento das campanhas de email marketing de nossos clientes, estamos

Leia mais

Este manual é de uso exclusivo de clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores da Hit Agência Digital. Em caso de dúvidas, entre em contato

Este manual é de uso exclusivo de clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores da Hit Agência Digital. Em caso de dúvidas, entre em contato Este manual é de uso exclusivo de clientes, parceiros, fornecedores e colaboradores da Hit Agência Digital. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail: hit@hitdigital.com.br E-mail marketing

Leia mais

PROCESSO DE ENVIO DE CAMPANHAS DE EMAILMKT NA FERRAMENTA DA UOL

PROCESSO DE ENVIO DE CAMPANHAS DE EMAILMKT NA FERRAMENTA DA UOL Autor: Helio Watanabe Data: 13/06/13 Versão: 1.0 PROCESSO DE ENVIO DE CAMPANHAS DE EMAILMKT NA FERRAMENTA DA UOL A Izzo tem uma ferramenta de envio de emailmkt disponibilizada pelo provedor de UOL. A ferramenta

Leia mais

e-book E-MAIL MARKETING Como alavancar suas vendas utilizando o de forma eficaz. por Paula Tadeu

e-book E-MAIL MARKETING Como alavancar suas vendas utilizando o de forma eficaz. por Paula Tadeu e-book Como alavancar suas vendas utilizando o E-MAIL MARKETING de forma eficaz. por Paula Tadeu ÍNDICE INTRODUÇÃO... O QUE É E-MAIL MARKETING?... PRÉ-REQUISITOS INDISPENSÁVEIS... MÃOS À OBRA: TRANSFORMANDO

Leia mais

Procuramos criar um manual que sirva como uma referência rápida para você.

Procuramos criar um manual que sirva como uma referência rápida para você. Índice 1 Visão geral 2 Acessando o E-mail Marketing 3 Passos para concluir o envio de uma campanha 4 Recursos 4.1 Listas de contatos 4.2 Cadastros de contatos (destinatários) 4.2.1 Adicionando um contato

Leia mais

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU DIVISÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DE USUÁRIO DO SISTEMA ANTISPAM 1. O que é? É um relatório resumido enviado diariamente para cada conta de e-mail, com a lista

Leia mais

Coleção - Análises de email marketing em clientes de email

Coleção - Análises de email marketing em clientes de email Coleção - Análises de email marketing em clientes de email Introdução Nesta quinta edição da Coletânea de Análises de Email Marketing em Clientes de Email, apresentamos o estudo do Windows Mail, um cliente

Leia mais

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO

MANUAL DE MEMBRO COMUNIDADE DO AMIGO SUMÁRIO Efetuando o Login na comunidade... 3 Esqueceu sua senha?... 3 Página Principal... 4 Detalhando o item Configurações... 5 Alterar Foto... 5 Alterar Senha... 5 Dados Pessoais... 6 Configurações de

Leia mais

Web & Marketing Digital

Web & Marketing Digital Web & Marketing Digital MANUAL DE UTILIZAÇÃO EMAIL MARKETING 1 ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO 1.1. ESTRUTURA DO SISTEMA...PG 03 2. CONTATOS...PG 04 2.1. CRIANDO LISTA DE CONTATOS...PG 04 2.2. IMPORTANDO LISTA DE

Leia mais

E-Mail Marketing: Primeiros Passos

E-Mail Marketing: Primeiros Passos E-Mail Marketing: Primeiros Passos E-Mail Marketing: Primeiros Passos Aprenda a utilizar o email marketing para alavancar o seu negócio O Marketing Digital vem ganhando cada vez mais força entre as empresas

Leia mais

E-books. E-mail marketing. Sebrae. E-mail 1.0 vs E-mail 2.0. Formatos de conteúdo 2.0. Crescimento da base de contato. Ser mobile é ser 2.0.

E-books. E-mail marketing. Sebrae. E-mail 1.0 vs E-mail 2.0. Formatos de conteúdo 2.0. Crescimento da base de contato. Ser mobile é ser 2.0. E-books Sebrae Marketing e Vendas E-mail marketing E-mail 1.0 vs E-mail 2.0 Formatos de conteúdo 2.0 Crescimento da base de contato Ser mobile é ser 2.0 Métricas Autor Felipe Orsoli 1 SUMÁRIO 1 - Introdução...

Leia mais

Configurações de Campanha

Configurações de Campanha Guia rápido sobre... Configurações de Campanha Neste guia... Aprenda a criar campanhas e a ajustar as configurações para otimizar os resultados. Índice 1. Criar Nova Campanha! 4 1.1 Dar um nome à campanha!

Leia mais

Coleção - Análises de email marketing em clientes de email

Coleção - Análises de email marketing em clientes de email Coleção - Análises de email marketing em clientes de email Introdução O Gmail possui duas versões distintas para seu webmail: uma mais recente, que é a versão atual utilizada pelos usuários de Gmail, e

Leia mais

Índice. E-mail Marketing Nomer. www.nomer.com.br

Índice. E-mail Marketing Nomer. www.nomer.com.br Índice 1 - Visão geral... 2 2 - Acessando o E-mail Marketing Nomer... 2 3 - Passos para concluir o envio de uma campanha... 5 4 - Recursos... 6 4.1 - Listas de contatos... 6 4.2 - Cadastros de contatos

Leia mais

Manual de boas práticas de HTML para a produção de newsletters

Manual de boas práticas de HTML para a produção de newsletters Objetivo Este documento tem como objetivo ajudar os designers e desenvolvedores a produzir um email marketing eficaz e de acordo com as normas anti-spam. Algumas das dicas aqui informadas são aplicadas

Leia mais

Manual do Painel Administrativo

Manual do Painel Administrativo Manual do Painel Administrativo versão 1.0 Autores César A Miggiolaro Marcos J Lazarin Índice Índice... 2 Figuras... 3 Inicio... 5 Funcionalidades... 7 Analytics... 9 Cidades... 9 Conteúdo... 10 Referência...

Leia mais

50 MANEIRAS. de aumentar a sua lista de e-mail. 50 Maneiras de Aumentar a Sua Lista de E-mail. Compartilhe!

50 MANEIRAS. de aumentar a sua lista de e-mail. 50 Maneiras de Aumentar a Sua Lista de E-mail. Compartilhe! 50 MANEIRAS de aumentar a sua lista de e-mail pag.: 1 50 maneiras de aumentar a sua lista de e-mail Escrito por Casey Swanton Casey atualmente é Response Consultant de Serviços Profissionais da Return

Leia mais

Coleção - Análises de email marketing em clientes de email

Coleção - Análises de email marketing em clientes de email Coleção - Análises de email marketing em clientes de email Introdução Nesta útima edição da Coletânea de Análises de Email Marketing em Clientes de Email, apresentamos os estudos dos clientes Yahoo! Mail

Leia mais

Coleção - Análises de email marketing em clientes de email

Coleção - Análises de email marketing em clientes de email Coleção - Análises de email marketing em clientes de email Introdução Nesta sexta e penúltima edição da Coletânea de Análises de Email Marketing em Clientes de Email, apresentamos os estudos dos clientes

Leia mais

Plataforma marketplace para intermediação de vendas online entre usuários. Manual do VipExpress. Área do Administrador

Plataforma marketplace para intermediação de vendas online entre usuários. Manual do VipExpress. Área do Administrador Sumário Painel inicial - Movimentação resumida do site... 3 Informações Básicas... 4 Alterando o Logotipo e Favicon do site... 6 Alterando as imagens do site... 6 Alterando o slide da página inicial...

Leia mais

Resolvendo Problemas de Métricas de Email. Compartilhe!

Resolvendo Problemas de Métricas de Email. Compartilhe! Resolvendo problemas de Métricas de Email pag.: 1 Resolvendo problemas de Métricas de Email Escrito por Bonnie Malone Com mais de 14 anos de experiência em Marketing e Merchandising, Bonnie gerenciou empresas

Leia mais

1) Existem diferenças entre os painéis da loja virtual? 2) Quais são os tipos de Produtos da loja? 3) Como cadastrar um Produto Simples?

1) Existem diferenças entre os painéis da loja virtual? 2) Quais são os tipos de Produtos da loja? 3) Como cadastrar um Produto Simples? FAQ Loja Virtual 1) Existem diferenças entre os painéis da loja virtual? Sim, há diferenças entre os painéis da loja virtual. Abaixo segue uma imagem exemplificando as diferenças entre os painéis. 2) Quais

Leia mais

Manual do Instar Mail Sumário

Manual do Instar Mail Sumário Manual do Instar Mail Sumário 1 - Apresentação do sistema... 2 2 - Menu cliente... 2 3 - Menu Importação... 5 4 - Menu Campanhas... 9 5 - Menu banco de arquivos... 16 6 - Menu agendamento... 16 7 - Menu

Leia mais

15 dicas. para tornar o seu E-mail Marketing bem-sucedido

15 dicas. para tornar o seu E-mail Marketing bem-sucedido 15 dicas para tornar o seu E-mail Marketing bem-sucedido 1 Índice PÁG 04 - Dica 1: Analise o mercado e segmente os consumidores PÁG 05 - Dica 2: Tenha uma lista Opt-In PÁG 05 - Dica 3: Insira um link para

Leia mais

25 dicas fundamentais. para e-commerces. BigHouseWeb

25 dicas fundamentais. para e-commerces. BigHouseWeb 25 dicas fundamentais para e-commerces BigHouseWeb 1ª Edição 2013 Dicas: #1 #2 #3 #4 #5 #6 #7 #8 #9 #10 #11 #12 #13 #14 #15 #16 #17 #18 #19 #20 #21 #22 #23 #24 #25 25 dicas fundamentais para e-commerces

Leia mais

Criar Newsletters. Guia rápido sobre...

Criar Newsletters. Guia rápido sobre... Guia rápido sobre... Criar Newsletters Neste guia... Saiba como criar atrativas newsletters em texto simples ou HTML para captar a atenção de seus contatos e ir ao encontro de seus interesses e expectativas.

Leia mais

23 LOCAIS ESTRATÉGICOS PARA INSERIR O OPT-IN DO EMAIL MARKETING

23 LOCAIS ESTRATÉGICOS PARA INSERIR O OPT-IN DO EMAIL MARKETING WHITEPAPER 23 LOCAIS ESTRATÉGICOS PARA INSERIR O OPT-IN DO EMAIL MARKETING Por Juliana Padron CEO da Templateria INFO@TEMPLATERIA.COM WHITEPAPER 23 LOCAIS ESTRATÉGICOS PARA INSERIR O OPT-IN DO EMAIL MARKETING

Leia mais

agosto 2006 Manual de boas práticas de HTML para a produção de templates versão 1.0 / 2007 www.virtualtarget.com.br

agosto 2006 Manual de boas práticas de HTML para a produção de templates versão 1.0 / 2007 www.virtualtarget.com.br manual do cliente agosto 2006 Manual de boas práticas de HTML para a produção de templates versão 1.0 / 2007 www.virtualtarget.com.br introdução Este manual foi desenvolvido para auxiliar os usuários da

Leia mais

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes

ALUNES MANUAL DO USUÁRIO. Guia rápido Alunes ALUNES MANUAL DO USUÁRIO Guia rápido Alunes 1 Manual de Instruções Versão 2.0 Alunes Informática 2 Sumário Introdução... 5 Pré-requisitos... 5 Principal/Home... 6 Como editar texto do home... 7 Desvendando

Leia mais

Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail...

Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail... FACEBOOK Sumário Aspectos Básicos... 3 Como Empresas usam o Facebook... 3 Introdução ao Facebook... 4 Criando um Cadastro... 5 Confirmando E-mail... 8 Características do Facebook... 10 Postagens... 11

Leia mais

Ciclo de uma campanha de email marketing

Ciclo de uma campanha de email marketing Ciclo de uma campanha de email marketing As principais etapas que compõem uma campanha de email marketing, da aquisição de contatos à mensuração dos resultados. www.virid.com.br avirid Uma campanha de

Leia mais

RELEASE F-STORE v. 3.0.0.0

RELEASE F-STORE v. 3.0.0.0 Curitiba (2015) ÍNDICE Aumento de performance no carregamento de imagens Assinatura de produtos Barra de busca flutuante Boleto como imagem Cadastro de cliente com Double opt-in Cadastro de SEO Carrinho

Leia mais

Índice. E-mail Marketing DLopes

Índice. E-mail Marketing DLopes Índice 1 - Visão geral... 2 2 - Acessando o E-mail Marketing DLopes... 2 3 - Passos para concluir o envio de uma campanha... 5 4 - Recursos... 6 4.1 - Listas de contatos... 6 4.2 - Cadastros de contatos

Leia mais

Manual Email marketing v.240215

Manual Email marketing v.240215 1º Passo Acessar a página www.marketing.vardigital.com.br e fazer login com os seguintes dados: Usuário: email@dominio Senha: var@emkt 2º Passo A página seguinte é o painel geral de administração, sendo

Leia mais

Beatriz Costa Marketing de Produtos Email Marketing, Revenda Email Marketing e SMTP Locaweb beatriz.costa@locaweb.com.br

Beatriz Costa Marketing de Produtos Email Marketing, Revenda Email Marketing e SMTP Locaweb beatriz.costa@locaweb.com.br Beatriz Costa Marketing de Produtos Email Marketing, Revenda Email Marketing e SMTP Locaweb beatriz.costa@locaweb.com.br ENVIAR UM E-MAIL ERA ALGO SIMPLES!!! 1. Criar a mensagem; 2. Enviar para um lista

Leia mais

Proposta Loja Virtual. Schmitt Tricot

Proposta Loja Virtual. Schmitt Tricot Proposta Loja Virtual Schmitt Tricot Apresentação: Atualmente atuo no mercado de sites e lojas virtuais desde 2010, desenvolvendo novas ideias, trabalhando com agilidade, para sempre atender a todas as

Leia mais

CHECKLIST: PASSO A PASSO PARA PROMOVER LANDING PAGES E ATRAIR LEADS

CHECKLIST: PASSO A PASSO PARA PROMOVER LANDING PAGES E ATRAIR LEADS CHECKLIST: PASSO A PASSO PARA PROMOVER LANDING PAGES E ATRAIR LEADS Elaborar uma oferta e criar uma Landing Page para converter os visitantes do site em Leads é estratégia fundamental nas ações de marketing

Leia mais

Manual Carteiro Virtual

Manual Carteiro Virtual Manual Carteiro Virtual CONFIGURAÇÕES INICIAIS Introdução...3 Como acessar o Carteiro Virtual...4 Personalizando seus dados de acesso...6 LISTAS DE CONTATOS Criando Lista de Contatos...8 Inserindo contatos

Leia mais

Manual de criação de envios no BTG360

Manual de criação de envios no BTG360 Manual de criação de envios no BTG360 Série manuais da ferramenta ALL in Mail Introdução O BTG 360 utiliza a tecnologia do behavioral targert para que você alcance resultados ainda mais assertivos com

Leia mais

Criar Mensagens de Auto-Resposta

Criar Mensagens de Auto-Resposta Guia rápido sobre... Criar Mensagens de Auto-Resposta Neste guia... Aprenda a configurar suas auto-respostas para que funcionem em piloto automático. Deixe o GetResponse enviar suas campanhas, mensagens

Leia mais

VOCÊ SABE O QUE É E-MAIL MARKETING? [[ ][ Aprenda como funciona e quais resultados você pode obter

VOCÊ SABE O QUE É E-MAIL MARKETING? [[ ][ Aprenda como funciona e quais resultados você pode obter VOCÊ SABE O QUE É E-MAIL MARKETING? [[ ][ Aprenda como funciona e quais resultados você pode obter Vivemos a era do conteúdo na Internet. Um e-mail com o conteúdo certo, distribuído às pessoas certas é

Leia mais

Agenda. 1 Absoluto Web. 2 - E-mail Marketing. - quem somos

Agenda. 1 Absoluto Web. 2 - E-mail Marketing. - quem somos E-mail Marketing Agenda 1 Absoluto Web - quem somos Você irá ver nas próximas páginas: 2 - E-mail Marketing - o que é - nossa base - vantagens - nossa base - tipos de e-mail marketing - teste, envio e

Leia mais

Manual do usuário (v 1.2.0) E-commerce

Manual do usuário (v 1.2.0) E-commerce Manual do usuário (v 1.2.0) E-commerce Sumário Acessando o sistema gerencial... 1 Enviando logomarca, banners e destaques... 1 Logomarca... 1 Destaques... 2 Banners... 3 Cadastrando produtos... 4 Embalagem...

Leia mais

Guia de Utilização do Microsoft Dynamics CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes)

Guia de Utilização do Microsoft Dynamics CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes) Guia de Utilização do Microsoft Dynamics CRM (Gestão de Relacionamento com Clientes) 1. Sobre o Microsoft Dynamics CRM - O Microsoft Dynamics CRM permite criar e manter facilmente uma visão clara dos clientes,

Leia mais

Série Manuais. Tudo o que você deve saber sobre SPAM

Série Manuais. Tudo o que você deve saber sobre SPAM Série Manuais Tudo o que você deve saber sobre SPAM www.allinmail.com.br introdução Com o objetivo de instruir cada vez mais nossos clientes, criamos este documento que esclarece as dúvidas mais comuns

Leia mais

G3 COMMERCE G3 COMMERCE G3 COMMERCE G3 COMMERCE www.lojavirtualg3.com.br. G3 COMMERCE

G3 COMMERCE G3 COMMERCE  G3 COMMERCE G3 COMMERCE www.lojavirtualg3.com.br. G3 COMMERCE O aumento da concorrência e necessidade de otimizar o tempo por grande parte dos consumidores acelerou e dinamizou consideravelmente as formas e mecanismos de divulgação e comercialização dos mais diversos

Leia mais

Mensagens HTML Eficazes

Mensagens HTML Eficazes Guia rápido sobre... Mensagens HTML Eficazes Neste guia... Vamos mostrar alguns meios fáceis e eficazes de cativar seus assinantes, aumentar os níveis de abertura de suas mensagens e obter melhores resultados

Leia mais

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT.

Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. Tutorial WEB CONTENT MANAGEMENT [WCM] Obtenha benefícios a partir das aplicações customizadas da ADMT. PÁGINA: 2 de 21 Nenhuma parte deste documento pode ser utilizado ou reproduzido, em qualquer meio

Leia mais

O que é Black Fraude?... Como comunicar seus clientes sobre sua participação na Black Friday... Como Manter seu site seguro para a Black Friday?...

O que é Black Fraude?... Como comunicar seus clientes sobre sua participação na Black Friday... Como Manter seu site seguro para a Black Friday?... Conteúdo do ebook O que é Black Fraude?... Como comunicar seus clientes sobre sua participação na Black Friday... Como Manter seu site seguro para a Black Friday?... Deixando sua loja virtual mais rápida

Leia mais

Introdução ao. Email Marketing

Introdução ao. Email Marketing Email Marketing SUMÁRIO O poder do Email Marketing no Marketing Digital 3 Por que tratar sua base com muito respeito 5 Os diferentes tipos de emails para diferentes objetivos 7 Boas práticas para código

Leia mais

Portal Contador Parceiro

Portal Contador Parceiro Portal Contador Parceiro Manual do Usuário Produzido por: Informática Educativa 1. Portal Contador Parceiro... 03 2. Acesso ao Portal... 04 3. Profissionais...11 4. Restrito...16 4.1 Perfil... 18 4.2 Artigos...

Leia mais

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook

Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Marketing Digital de resultado para Médias e Pequenas Empresas Facebook Analytics: Como mensurar e otimizar a presença da sua empresa no Facebook Ferramentas e experimentos para conseguir melhores resultados

Leia mais

Conheça Melhor a Loja Virtual ASP

Conheça Melhor a Loja Virtual ASP Proposta para Instalação da Loja Virtual Grátis no mês de junho 2011 O comércio eletrônico não é um bicho de 7 cabeças Ter sua loja virtual, agora ficou mais fácil ainda! Sem necessidade de saber programação

Leia mais

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA

FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA FERRAMENTAS DE COLABORAÇÃO CORPORATIVA Manual de Utilização Google Grupos Sumário (Clique sobre a opção desejada para ir direto à página correspondente) Utilização do Google Grupos Introdução... 3 Página

Leia mais

2011 Manual WebAdmin Site

2011 Manual WebAdmin Site 2011 Manual WebAdmin Site Login: Com a integração das páginas de notícias ao site atual da empresa, você consegue publicar notícias e artigos com a cara da sua empresa, sem precisar conhecer os detalhes

Leia mais

http://emailsgratis.net

http://emailsgratis.net E-book GRATUITO Brinde aos visitantes do site Copyright 2014 Daniel Neves Todos os Direitos Reservados REVENDA PROIBIDA Conteúdo Introdução... 3 Pronto pra aprender o método que aplicará a sua lista de

Leia mais

Black Friday x Black Fraude

Black Friday x Black Fraude DESENVOLVIDO POR Black Friday x Black Fraude Expectativas na Black Friday A expectativa do varejo online é que o evento possibilite movimentação e o aumento em seus negócios, mas o lojista, por sua vez,

Leia mais

Indice. 02- Inserindo seus dados pessoais e redes sociais 1. 3.1- Categorias de produtos 2. 3.2- Variações de produtos 2. 05- Banners de topo 5

Indice. 02- Inserindo seus dados pessoais e redes sociais 1. 3.1- Categorias de produtos 2. 3.2- Variações de produtos 2. 05- Banners de topo 5 Indice 01- Alterando o visual da loja 1 02- Inserindo seus dados pessoais e redes sociais 1 03- Produtos 2 3.1- Categorias de produtos 2 3.2- Variações de produtos 2 3.3- Inserindo Produtos 3 3.4- Produtos

Leia mais

Guia Rápido de Utilização. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Perfil Aluno

Guia Rápido de Utilização. Ambiente Virtual de Aprendizagem. Perfil Aluno Guia Rápido de Utilização Ambiente Virtual de Aprendizagem Perfil Aluno 2015 APRESENTAÇÃO O Moodle é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) open source¹. Esta Plataforma tornouse popular e hoje é utilizada

Leia mais

Apresentação. E-commerce de Sucesso. da plataforma para o seu. www.brasilnaweb.com.br 4003-3312 atendimento@brasilnaweb.com.br

Apresentação. E-commerce de Sucesso. da plataforma para o seu. www.brasilnaweb.com.br 4003-3312 atendimento@brasilnaweb.com.br Apresentação da plataforma para o seu E-commerce de Sucesso www.brasilnaweb.com.br 4003-3312 atendimento@brasilnaweb.com.br Assuntos nessa apresentação: - A loja virtual (acesso dos seus clientes para

Leia mais

MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0. Pagina de login e senha do Instar-Mail

MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0. Pagina de login e senha do Instar-Mail 1º Passo: Acesse o seguinte endereço http://www.smtp.com.br/sg/cliente/logar.php MANUAL DO INSTAR-MAIL 1.0 2º Passo: Será apresentada uma tela solicitando o seu login e senha: Sendo assim: Digite o seu

Leia mais

MANUAL HELP-DESK DATACOM AUTOMAÇÕES

MANUAL HELP-DESK DATACOM AUTOMAÇÕES MANUAL HELP-DESK DATACOM AUTOMAÇÕES Esse Manual tem como objetivo explicar todas as funções do novo sistema de abertura de chamados da Datacom Automações. Esse novo programa facilitará o atendimento entre

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

Manual de Programação Basic para iniciantes. Manual de auxílio para personalização de mensagens com o uso de programação BASIC

Manual de Programação Basic para iniciantes. Manual de auxílio para personalização de mensagens com o uso de programação BASIC Manual de Programação Basic para iniciantes Manual de auxílio para personalização de mensagens com o uso de programação BASIC Programação BASIC para quem não é programador Você, cliente da plataforma Virtual

Leia mais

Instrutora de Treinamento Sabrina Ribeiro Skype: sabri.gribeiro E-Mail: sabrina@ciashop.com.br

Instrutora de Treinamento Sabrina Ribeiro Skype: sabri.gribeiro E-Mail: sabrina@ciashop.com.br Instrutora de Treinamento Sabrina Ribeiro Skype: sabri.gribeiro E-Mail: sabrina@ciashop.com.br Bacharel em Administração com ênfase em Marketing pela Universidade Opet, especialização em Desenvolvimento

Leia mais

Introdução ao GetResponse

Introdução ao GetResponse Guia rápido sobre... Introdução ao GetResponse Neste guia... Aprenda a construir sua lista, a criar envolventes e-mails e a converter contatos em clientes em GetResponse, com acesso aos melhores recursos

Leia mais

Introdução. Olá! Seja bem-vindo ao emailmanager. O melhor sistema de email marketing do mercado.

Introdução. Olá! Seja bem-vindo ao emailmanager. O melhor sistema de email marketing do mercado. 1 Introdução Olá! Seja bem-vindo ao emailmanager. O melhor sistema de email marketing do mercado. Esta guia disponibiliza as principais etapas para sua iniciação ao uso do emailmanager. Nesta guia você

Leia mais

Tutorial Colocar Frete no Template Mercado Livre

Tutorial Colocar Frete no Template Mercado Livre Tutorial Colocar Frete no Template Mercado Livre 1 Configurar seu template Incluindo seu CEP no simulador Link para cadastrar seus produtos no calculador de frete: http://frete-facil.com/ Para personalizar

Leia mais

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido

INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA. Guia rápido INTRODUÇÃO AO AMBIENTE MOODLE DA UFPA Guia rápido A PLATAFORMA MOODLE Moodle (Modular Object Oriented Distance LEarning) é um Sistema para Gerenciamento de Cursos (SGC). Trata-se de um programa para computador

Leia mais

WebMail --------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Manual do cliente

WebMail --------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Manual do cliente WebMail --------------------------------------------------------------------------------------------------------------- Manual do cliente www.plugin.com.br 1 ÍNDICE Prefácio...3 Sobre Este Manual... 3

Leia mais

Primeiro de Tudo. Primeiros Passos. Login

Primeiro de Tudo. Primeiros Passos. Login 1 Primeiro de Tudo O sistema funciona de forma óptima no Firefox e Internet Explorer 8 + Nós recomendamos instalar a última versão atualizada dos seguintes browsers: Firefox or Internet Explorer como também

Leia mais

GLOSSÁRIO TV TEM INTERNET ATUALIZADO EM 02/2013

GLOSSÁRIO TV TEM INTERNET ATUALIZADO EM 02/2013 GLOSSÁRIO TV TEM INTERNET ATUALIZADO EM 02/2013 Tel: (15) 3224.8770 marketing.internet@tvtem.com 1 CPC Custo por clique É o valor pago para cada vez que um de seus anúncios é clicado. CPM Custo por mil

Leia mais

Manual de utilização da Ferramenta para disparo de E-mkt

Manual de utilização da Ferramenta para disparo de E-mkt Manual de utilização da Ferramenta para disparo de E-mkt 1 Índice Menu e-mail marketing...03 Conteúdo da mensagem...04 Listas de contatos...15 Ações de e-mail marketing...19 Perguntas frequentes...26 2

Leia mais

Introdução. Nesta guia você aprenderá:

Introdução. Nesta guia você aprenderá: 1 Introdução A segmentação de sua lista é usada como estratégia para enviar campanhas com conteúdos específicos para contatos que possuem alguma característica em comum. Portanto, este manual carrega em

Leia mais

Personalização da Loja: Personalizamos a sua loja com base na identidade visual da empresa, logomarca, personalização de botões e cores.

Personalização da Loja: Personalizamos a sua loja com base na identidade visual da empresa, logomarca, personalização de botões e cores. Curitiba, 03 de Dezembro de 2014. CLIENTE: Vidri FONE: 3272-9598 RESPONSÁVEL: Luciano Plataforma e-commerce Ideal Loja Apresentação: A Plataforma e-commerce Ideal Loja, é uma plataforma própria em uso

Leia mais

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1

www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 www.marketingdigitalexpress.com.br - Versão 1.0 Página 1 Remarketing é um recurso utilizado para direcionar anúncios personalizados para as pessoas que visitaram uma determinada página do seu site ou clicaram

Leia mais

Principais Estratégias de Web Marketing

Principais Estratégias de Web Marketing Comércio Eletrônico Faculdade de Tecnologia SENAC Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unidade Curricular: Comércio Eletrônico Edécio Fernando Iepsen (edecio@terra.com.br)

Leia mais

Manual para a produção de templates de email marketing

Manual para a produção de templates de email marketing Julho de 2010. Manual para a produção de templates de email marketing Devido ao Código de Autorregulamentação do Email Marketing, www.virtualtarget.com. br/documentacao/codigo-autorregulamentacao-email-marketing,

Leia mais

Manual para a produção de templates de email marketing

Manual para a produção de templates de email marketing Manual para a produção de templates de email marketing Introdução Este manual foi desenvolvido para auxiliar os usuários da Virtual Target a desevolverem o HTML de um template de forma a melhorar o resultado

Leia mais

Guia de criação de layout de Loja Virtual

Guia de criação de layout de Loja Virtual Guia de criação de layout de Loja Virtual Julho / 2013 (51) 3079-4040 contato@ezcommerce.com.br http://www.ezcommerce.com.br Este guia tem o intuito de orientar a criação de layout para a plataforma de

Leia mais

Manual para a produção de templates de email marketing

Manual para a produção de templates de email marketing Janeiro de 2011 Manual para a produção de templates de email marketing Devido ao Código de Autorregulamentação do Email Marketing, www.virtualtarget.com. br/documentacao/codigo-autorregulamentacao-email-marketing,

Leia mais

M anual: e-m ail M arketing

M anual: e-m ail M arketing M anual: e-m ail M arketing Introdução Obrigado por ter contratado nosso servico de E-mail marketing LojasVirtuais.NET. Procuramos criar um manual que sirva como uma referencia rápida para você. Como sempre

Leia mais

Tabela de Preços Sugeridos

Tabela de Preços Sugeridos WEBSITE Estrutura básica Área institucional Área estática: quem somos, o que fazemos, onde estamos etc. Área de contato E-mail, telefone, formulário etc. Área core Gerenciador de conteúdo para cadastro

Leia mais

Passo-a-Passo Curso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas para Editor-Gerente

Passo-a-Passo Curso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas para Editor-Gerente Passo-a-Passo Curso do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas para Editor-Gerente Versão do OJS/SEER 2.3.4 Universidade Federal de Goiás Sistema de Bibliotecas da UFG (SiBi) Gerência de Informação

Leia mais

performance TRANSFORMANDO RESULTADOS EM AÇÕES

performance TRANSFORMANDO RESULTADOS EM AÇÕES performance digital TRANSFORMANDO RESULTADOS EM AÇÕES KENZO REAL 26 ANOS ANALISTA SÊNIOR DIGITAL & E-COMMERCE Graduação UFF Estudos de Mídia Carreira Ideia s/a Mídias Sociais Reserva Mídias Sociais & Ecommerce

Leia mais

Uso da ferramenta de mailing

Uso da ferramenta de mailing Uso da ferramenta de mailing A ferramenta e mailing integrada na plataforma SphinxnaWeb permite enviar rapidamente centenas ou milhares de e mails a diversos correspondentes, especialmente para obter respostas

Leia mais

MANUAL. Perfil de Professor

MANUAL. Perfil de Professor MANUAL Perfil de Professor Índice 1. Acesso 1.1. Acessando o Canal do Norte... 03 2. Disciplinas 2.1. Acessando Disciplinas... 07 3. Recursos 3.1. Adicionando Recursos... 10 3.2. Página de texto simples...

Leia mais

Esta é a tela inicia, aqui podemos visualizer os relatórios de envio, gráficos de inscrições,cancelamentos, etc.

Esta é a tela inicia, aqui podemos visualizer os relatórios de envio, gráficos de inscrições,cancelamentos, etc. CRIANDO UMA CAMPANHA Esta é a tela inicia, aqui podemos visualizer os relatórios de envio, gráficos de inscrições,cancelamentos, etc. O primeiro passo é adicionar uma lista, as lista basicamente são grupos

Leia mais

GetResponse para usuários internacionais

GetResponse para usuários internacionais Guia rápido sobre... GetResponse para usuários internacionais Neste guia... GetResponse facilita a comunicação internacional. Saiba como criar mensagens em vários idiomas usando caracteres internacionais.

Leia mais

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG

Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge. Manual do Usuário. Versão 1.1. ExpressoMG Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais - Prodemge Manual do Usuário Versão 1.1 ExpressoMG 14/10/2015 Sumário 1. Apresentação... 4 1.1 Objetivos do Manual... 4 1.2 Público Alvo...

Leia mais

20 dicas de Marketing Digital

20 dicas de Marketing Digital 20 dicas de Marketing Digital Facebook.com/promovaweb 1 Promovaweb Cloud Marketing A Promovaweb é uma plataforma de Marketing Digital que vai ajudar sua empresa a: Conhecer melhor seu público, algo fundamental

Leia mais

Guia Rápido de Uso. Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema HOT SMS. SUMÁRIO

Guia Rápido de Uso. Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema HOT SMS. SUMÁRIO 1 Guia Rápido de Uso Aqui seguem os tópicos tratados nesse guia, para que você aprenda a usar o Sistema HOT SMS. SUMÁRIO 1 Acesso ao sistema...3 2 Entenda o Menu...4 3 Como enviar torpedos...6 3.1 Envio

Leia mais