Aula 3: Todos os processos da criação de uma embalagem DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Aula 3: Todos os processos da criação de uma embalagem DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS"

Transcrição

1 Aula 3: Todos os processos da criação de uma embalagem DESENVOLVIMENTO DE EMBALAGENS

2 O que é Design de Embalagem? Para falarmos sobre Design de Embalagem precisamos entender o termo DESIGN: DESIGN = Expressão inglesa, derivada do latim designiu, que significa plano, propósito, projeto (Aurélio, 2004). Em português desígnio, tem o significado diferente de design. Nos baseamos no significado da palavra italiana disegnare, que significa desenhar, conceber, caracterizar, idealizar, preparar, esboçar, projetar.

3 O que é Design de Embalagem? DESIGN = DE + SIGN = Referente a + signo. DESIGN: formatado como conceito e atividade de projetar objetos, impressos, tecidos e estamparia em escala industrial na escola Bauhaus nos anos 20.

4 Para o nosso conceito de design o produto da esquerda, não possui design e o da direita possui. HOJE: utilizado para designar coisas que não correspondem ao conceito original.

5

6 O que é Design de Embalagem? Desde seu nascimento, design (em geral) compreende a atividade de desenhar para a indústria segundo uma metodologia básica de projeto levando em consideração: a FUNÇÃO que o produto vai realizar o seu sistema produtivo e o consumidor O Design de Embalagem é tudo isso, acrescido das particularidades que a embalagem tem em relação aos demais produtos industriais.

7

8 O que é Design de Embalagem? Que particularidades são essas? A embalagem não é um produto final em si, mas um componente do produto que ela contém e que, este sim é adquirido e utilizado pelo consumidor. É um componente fundamental dos produtos de consumo e é considerado parte integrante e indissociável de seu conteúdo.

9

10

11 O que é Design de Embalagem? Que particularidades são essas? A embalagem industrial é um produto frequentemente produzido em uma indústria e utilizado na linha de produção de outra indústria com todas as implicações (um produto dentro de um produto).

12

13 O que é Design de Embalagem? Que particularidades são essas? A embalagem é uma ferramenta do marketing do produto e nos produtos de consumo é também um instrumento de comunicação e venda. Inclusive, na maioria das vezes, sendo a única forma de comunicação que o produto dispõe. Uma vez que apenas 10% dos produtos expostos tem apoio de comunicação.

14

15 O que é Design de Embalagem? São divididas por categoria e analisá-las é fundamental no projeto de uma embalagem, por estar associada a hábitos e atitudes do consumidor. A embalagem é componente do preço final do produto e tem implicações econômicas na empresa, isto é, tem um custo que é somado ao valor do produto. A embalagem agrega valor ao produto, interfere na qualidade percebida e forma conceito sobre o fabricante.

16 O que é Design de Embalagem? Constitui o principal componente do lixo urbano e questões como ecologia e reciclagem também estão presentes nas preocupações dos designers de embalagem como suporte da informação que acompanha o produto. A embalagem contém textos que devem obedecer a legislação específica de cada categoria e o código do consumidor.

17 O que é Design de Embalagem? Resumindo O DESIGN DE EMBALAGEM, ou o Desenvolvimento de Embalagens é uma atividade multidisciplinar que envolve várias áreas do conhecimento: Marketing (ferramenta de comunicação) Projeto (estética) Produção (material e conhecimento técnico)

18 Embalagens: Estabelece uma relação emocional com o consumidor, ele espera ser seduzido pela embalagem no ponto de venda; A embalagem precisa ser atraente e prática; Relaciona-se com a auto-estima; Influência pelo poder da embalagem capaz de conquistar a fidelidade do consumidor. A embalagem é o principal elo entre o consumidor, produto e a marca;

19 Embalagens: Design: Agrega valor ao produto; Gera praticidade; Conveniência; Facilidade; Conforto; Proteção ao produto; Design não é um serviço de luxo, é fundamental.

20 Embalagens: Valores emocionais: Percepção de funcionalidade; Identidade; Personalidade; Fidelidade a marca; Aquele que investe em Design de Embalagens tem mais condições de se destacar.

21 Embalagens: 10 pontos chaves 1. Conhecer o produto A embalagem é expressão de atributo do conteúdo. Conhecer profundamente o produto para poder desenhá-la. Seus diferenciais de qualidade precisam ser compreendidos.

22 Embalagens: 2. Conhecer o consumidor Saber quem compra e quem utiliza é fundamental. Conhecer as características desse consumidor Hábitos Atitudes em relação ao produto A motivação que o leva a consumi-lo

23 Embalagens: 3. Conhecer o Mercado O mercado onde o produto participa tem características próprias Tem histórias, dimensões e perspectivas Precisa ser estudado e conhecido para que o design não seja um tipo no escuro.

24 Embalagens: 4. Conhecer a concorrência Por melhor e mais bonito que seja o design, nada adiantará se ele não conseguir enfrentar a concorrência no ponto de venda. Conhecer as condições em que se dará a competição.

25 Embalagens: 5. Conhecer tecnicamente a embalagem a ser desenhada. 6. Conhecer os objetos mercadológicos O porque estamos desenhando uma embalagem. E o que estamos buscando com o projeto.

26 Embalagens: 7. Ter estratégia para o design Todos os itens anteriores precisam ser organizados e transformados em diretrizes de design com estratégia e clareza. 8. Desenhar de forma consciente Não se basear em impulso criativo Usar a criatividade de forma consciente e metódica.

27 Embalagens: 9. Trabalhar de forma integrada com a empresa. Conhecer a empresa é uma atitude básica. Muitos problemas e equívocos são evitados com essa providência. 10. Fazer revisão final ao projeto

28 A Embalagem no sentido amplo: Além das funções básicas originais da embalagem, ela desempenha uma série de funções e papéis na empresa e na sociedade. são elas: Primárias: Conter, Proteger, Transportar Econômicas: Componente do Valor e do Custo de Produção, Matérias- primas Tecnológicas: Sistemas de Acondicionamento, Novos Materiais, Conservação de Produtos Mercadológicas: Chamar Atenção, Transmitir Informações, Despertar Desejo de Compra, Vencer a Barreira do Preço

29 A Embalagem no sentido amplo: Conceituais: Constituir a Marca do Produto, Formar Conceito Sobre o Fabricante, Agregar Valor Significativo ao Produto Comunicação e Marketing: Principal Oportunidade de Comunicação do Produto. Suporte de Ações Promocionais Sociocultural: Expressão de Cultura e do Estágio de Desenvolvimento de Empresas e Países Meio Ambiente: Importante Componente do Lixo Urbano, Reciclagem / Tendência Mundial

30 Falamos realmente de design de embalagem quando, todos estes aspectos são considerados, estudados, organizados e representados no desenho final da embalagem e resultando no sucesso através das vendas e no valor agregado a marca.

31

32 Em primeiro lugar é preciso conhecer o produto que se vai desenhar Não podemos desenhá-la sem conhecer profundamente o produto. Assim as características, a composição do produto, se a embalagem é expressão e atributo do conteúdo. Os diferenciais de qualidade e principais atributos, incluindo seu processo de fabricação precisam ser compreendidos.

33 Em primeiro lugar é preciso conhecer o produto que se vai desenhar Quanto mais e melhor conhecermos o produto, maior será a chance do nosso trabalho vir a ser uma verdadeira expressão de seu conteúdo. Sem isso, ocorre como vemos com muita frequência no mercado, embalagens com desenho de fachada semelhantes às casinhas dos filmes de bangbang.

34 Precisamos conhecer o produto Pesquisa: conhecer a fábrica é importante e recomendável, assim como o estudo da história do produto, seu material de divulgação, anúncios, pesquisas de embalagens antigas, tudo isso precisa ser levantado.

35

36

37 Precisamos conhecer o consumidor Saber quem compra e utiliza o produto para estabelecer com ele um processo de comunicação efetiva através da embalagem. As características deste consumidor, seus hábitos e atitudes em relação ao produto e principalmente a motivação que o leva a consumi-lo. O conhecimento do consumidor é tão importante que projetos de grande responsabilidade devem contar sempre com o apoio de pesquisas especializadas em avaliar a relação deste consumidor com a embalagem.

38

39

40 Precisamos conhecer o mercado O mercado onde o produto participa tem suas características próprias. Tem história, dimensões e PERSPECTIVAS. É um cenário concreto que precisa ser conhecido, estudado e analisado para que o design da embalagem não seja um salto no escuro. O fabricante do produto deve fornecer as informações que dispuser sobre o mercado ou buscá-la nas fontes de pesquisa para subsidiar o projeto de design.

41

42 Precisamos conhecer a concorrência Por melhor e mais bonito que seja o design, de nada ele adiantará ao produto se não conseguir enfrentar a concorrência no ponto de vendas. Por isso, conhecer o ambiente e as condições em que se dará a competição é fundamental para o design de embalagem. Estudar o ponto de venda (estudo de campo), cada um dos concorrentes, analisar a linguagem visual da categoria, compreendê-la e deve ser realizado com critério e dedicação pelo designer. Não existe design de embalagem sem estudo de campo!

43

44

45

46

47

48 Conhecer tecnicamente a embalagem a ser desenhada A linha de produção e de embalamento a estrutura dos materiais utilizados as técnicas de impressão e decoração o fechamento e a abertura os desenhos ou plantas técnicas da embalagem a ser desenhada Tanto para se obter o máximo dos recursos disponíveis como para evitar erros que podem prejudicar o projeto. Uma visita a linha de produção e contato com os fabricantes da embalagem são fundamentais para a qualidade final do trabalho.

49

50

51

52 Ter objetivos mercadológicos claros Saber por que estamos desenhando uma embalagem e o que estamos buscando com o projeto precisa estar bem claro na elaboração do conceito. Os objetivos de marketing, a participação de mercado, o papel da embalagem no mix de comunicação e as diretrizes comerciais do projeto, são os parâmetros que nortearão o projeto e deverão ser atendidos pelo design final apresentado. É preciso ter uma meta a ser buscada para poder avaliar os resultados alcançados.

53

54

55

56 Ter estratégia no design A função da estratégia é fazer com que as premissas básicas do projeto sejam equacionadas e indiquem uma direção a ser seguida no processo de design para responder aos objetivos traçados. Afinal de nada adianta todo o esforço empreendido no projeto se o resultado final não for competitivo. Posicionar visualmente o produto de forma a obter a vantagem competitiva no ponto de venda é o melhor que um projeto de design de embalagem pode alcançar e a estratégia de design deve sempre buscar este objetivo.

57 Ter estratégia no design Para atender as premissas estabelecidas e os objetivos mercadológicos do projeto, é preciso que o trabalho de design seja realizado de forma consciente e metódica e não baseado puramente no impulso criativo. A pressa em sair desenhando e atropelando as fases do processo leva frequentemente a falhas desastrosas.

58

59

60

61

62

63

64 DESAFIO: Modernizar as embalagens, após mais de 20 anos sem grandes alterações. Preservar a empatia que a marca construiu com o público infantil. Transmitir a experência lúdica e divertida de consumir Bubbaloo. SOLUÇÃO: O logo foi preservado mas ganhou maior destaque e volume. A goma ganhou volume e marcas de dentes, numa alusão ao momento da primeira mordida. Uma onda de líquido explode e invade a embalagem.

65

66 Fazer a Revisão Final do Projeto Quando a embalagem final chegar ao mercado, o designer e o cliente devem fazer uma visita a campo para avaliar o resultado final e propor eventuais melhorias ou ajustes que possam ser incorporados às novas produções e reimpressões. Só no ponto-de-venda, em condições reais de competição, é que podemos avaliar o resultado final alcançado. Ao fazermos isso, estaremos evoluindo nosso trabalho e evitando pequenas falhas no futuro.

67 Concretamente a função do designer de embalagens é analisar, interpretar, e propor signos que solucionem as necessidades físicas e visuais, otimizando recursos para obter a embalagem adequada, esperando com isto estabelecer um processo de comunicação e satisfazer as necessidades tanto do fabricante quanto do produto como do consumidor do mesmo. GIOVANNETTI, 2000

68 Bibliografia Texto de Fabio Mestriner NEGRÃO, Celso, CAMARGO, Eleida. Design de Embalagem: do marketing a produção.

Óbvio Camisas criativas¹

Óbvio Camisas criativas¹ Óbvio Camisas criativas¹ Alexsandro Junio ALMEIDA² Jéssica Natali de Oliveira COSTA³ Lamounier Lucas Pereira JÚNIOR 4 Centro Universitário Newton Paiva, Belo Horizonte, MG RESUMO Quando se fala em embalagem,

Leia mais

Introdução ao Design de Embalagem

Introdução ao Design de Embalagem Introdução ao Design de Embalagem O design de embalagem é uma disciplina do desenho voltada para a concepção e o projeto de envoltórios e contenedores destinados a conter, proteger e permitir o transporte,

Leia mais

PROPOSTA DE EMBALAGEM NATURAL. Priscila Guimarães, Andréa Souza, Marília Bitencourt e Jocilene Oliveira

PROPOSTA DE EMBALAGEM NATURAL. Priscila Guimarães, Andréa Souza, Marília Bitencourt e Jocilene Oliveira PROPOSTA DE EMBALAGEM NATURAL Priscila Guimarães, Andréa Souza, Marília Bitencourt e Jocilene Oliveira Instituto de Estudos Superiores da Amazônia IESAM Av. Gov. José Malcher, 1148 Belém-Pa prizinhadesign@gmail.com

Leia mais

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias

CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL. Aula I. Prof. Carlos Café Dias CURSO DE EXTENSÃO EM PROGRAMAÇÃO VISUAL Aula I Prof. Carlos Café Dias APRESENTAÇÃO O CURSO O curso de extensão em Programação visual aborda a teoria e prática da comunicação visual, oportunizando o estudo

Leia mais

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09

Objetivos desta aula. Noções de Marketing 21/10/09 Noções de Marketing 21/10/09 Atendimento. Marketing em empresas de serviços. Marketing de relacionamento. Segmentação de mercado e segmentação do setor bancário. Propaganda e Promoção. Satisfação, Valor

Leia mais

Como Vender Mais e Melhor

Como Vender Mais e Melhor Como Vender Mais e Melhor 08 a 11 de outubro de 2014 09 a 12 de novembro de 2016 OBJETIVO Este curso visa proporcionar ao participante a competência para identificar oportunidades de mercado e saber aproveitá-las,

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM

A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM A IMPORTÂNCIA DA EMBALAGEM A embalagem é o principal elemento de conexão entre consumidor, o produto e a marca. Ela é um grande diferencial competitivo e agrega valor ao produto e impulsiona sua venda.

Leia mais

d e s i g n d e embalagem d o m a r k e t i n g à p r o d u ç ã o c e l s o negrão e l e i da camargo Novatec

d e s i g n d e embalagem d o m a r k e t i n g à p r o d u ç ã o c e l s o negrão e l e i da camargo Novatec d e s i g n d e embalagem d o m a r k e t i n g à p r o d u ç ã o c e l s o negrão e l e i da camargo Novatec Sumário Agradecimentos 11 Sobre os autores 13 Prefácio 15 Introdução 17 parte I marketing 19

Leia mais

M Í D I A K I T

M Í D I A K I T MÍDIA KIT 2017 N O S S O O B J E T I V O Organizar, evoluir e manter a sua empresa no topo. As verticais que oferecemos tem como objetivo aumentar o valor agregado significativamente, mantendo sua empressa

Leia mais

Di Prada 1. Rafaello Furlani DESTÉFANI 2 Filipe FREIBERGER 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI - Indaial, SC

Di Prada 1. Rafaello Furlani DESTÉFANI 2 Filipe FREIBERGER 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI - Indaial, SC Di Prada 1 Rafaello Furlani DESTÉFANI 2 Filipe FREIBERGER 3 Deivi Eduardo OLIARI 4 Centro Universitário Leonardo da Vinci, UNIASSELVI - Indaial, SC RESUMO Ao tratar-se de embalagens, em específico de rótulos,

Leia mais

FOCO NO MERCADO COMO ESTRUTURAR PROJETOS

FOCO NO MERCADO COMO ESTRUTURAR PROJETOS FOCO NO MERCADO COMO ESTRUTURAR PROJETOS Guia Referencial para Projetos com Foco no Mercado O público-alvo é quem deve saber mais sobre seus reais problemas. Cabe ao Gestor de Projetos Finalísticos buscar

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Profª Msc. Élia Karina

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Profª Msc. Élia Karina INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Profª Msc. Élia Karina Introdução Mercado de alimentos: competitivo; Embalagem: fator de competição; Introdução Mudanças no estilo de vida; Crescimento

Leia mais

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais I

Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais I Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais I Recursos e PRP (Processo de Realização do Produto) Prof. Marcos César Bottaro Os Recursos RECURSOS: é tudo que gera ou tem a capacidade de gerar riqueza

Leia mais

Embalagem Erva-Mate Da Fazenda 1

Embalagem Erva-Mate Da Fazenda 1 Embalagem Erva-Mate Da Fazenda 1 Daise CASTRO 2 Allan Aks ABADE 3 Claudio SUNA Junior 4 Elton LUNARDON 5 Sérgio de Oliveira ROCHA Junior 6 Gustavo Guilherme LOPES 7 Centro Universitário Internacional Uninter,

Leia mais

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda

Inovar está na moda. Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda Inovar está na moda Soluções Sebraetec para a Indústria de Moda INOVAÇÃO E TECNOLOGIA PARA AUMENTAR O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA O mercado de Moda exige, cada vez mais, grande velocidade em acompanhar

Leia mais

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico.

Criar e desenvolver projetos grafico- visuais, utilizando tecnicas de desenho manual ou eletronico. PLANO DE ESTAGIO INTEGRADO A PROPOSTA PEDAGOGICA DO CURSO Curso: 001639 - ARTES VISUAIS-BACHARELADO EM DESIGN GRAFICO Nivel: Superior Area Profissional: 0009 - DESIGN Area de Atuacao: 0240 - ARTE PROJ.DESENHO/DESIGN

Leia mais

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING A BUSCA PELO POSICIONAMENTO DA MARCA OBJETIVOS AO POSICIONAR A MARCA Os profissionais de marketing utilizam a comunicação para informar, persuadir e seduzir os consumidores

Leia mais

Design Emocional como Forma de Diferenciação de Produto e. Estratégia de Venda pela PublicidadeTP

Design Emocional como Forma de Diferenciação de Produto e. Estratégia de Venda pela PublicidadeTP TP TP PT Trabalho PT Graduando FPT F FPT Intercom Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação Design Emocional como Forma de Diferenciação de Produto e 1 Estratégia de Venda pela

Leia mais

PRÊMIO ABRE DA EMBALAGEM BRASILEIRA COMPLETA 10 ANOS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA TODAS AS EMPRESAS QUE PRODUZEM, CRIAM OU UTILIZAM EMBALAGENS

PRÊMIO ABRE DA EMBALAGEM BRASILEIRA COMPLETA 10 ANOS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA TODAS AS EMPRESAS QUE PRODUZEM, CRIAM OU UTILIZAM EMBALAGENS PRÊMIO ABRE DA EMBALAGEM BRASILEIRA COMPLETA 10 ANOS INSCRIÇÕES ESTÃO ABERTAS PARA TODAS AS EMPRESAS QUE PRODUZEM, CRIAM OU UTILIZAM EMBALAGENS Já estão abertas as inscrições para o Prêmio ABRE da Embalagem

Leia mais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais

Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Administração de Materiais e Recursos Patrimoniais Empresa Deve: Ser organizada: padronização administrativa (planejamento e controle) Ter qualidade: atender a necessidade dos consumidores (prazo, preço,

Leia mais

Todo projeto que promete mudanças deve, afinal, comunicar-se de uma maneira eficiente com seu público. E todo projeto sustentável deve tornar clara a

Todo projeto que promete mudanças deve, afinal, comunicar-se de uma maneira eficiente com seu público. E todo projeto sustentável deve tornar clara a 14 1 Introdução O design sustentável é um campo recente, em profundas mudanças e evolução. Até mesmo a quantidade de termos e conceitos que surgem e se relacionam com essa área se multiplicam, a cada pesquisa

Leia mais

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini

O papel da Promoção no Marketing Mix. Profª Telma Lanini O papel da Promoção no Marketing Mix Profª Telma Lanini A Estratégia Promocional constitui um plano para o uso otimizado dos elementos de promoção: Publicidade, Relações Públicas, Venda Pessoal e Promoção

Leia mais

Construindo a percepção de valor: Desenhando processos de fora para dentro a partir da experiência do cliente. José Davi Furlan ABPMP Brasil

Construindo a percepção de valor: Desenhando processos de fora para dentro a partir da experiência do cliente. José Davi Furlan ABPMP Brasil Clique para editar o estilo do título mestre Construindo a percepção de valor: Desenhando processos de fora para dentro a partir da experiência do cliente José Davi Furlan ABPMP Brasil 1 QUEM É O CLIENTE?

Leia mais

Os 4Ps, 4Cs e 4Es do Marketing

Os 4Ps, 4Cs e 4Es do Marketing Os 4Ps, 4Cs e 4Es do Marketing Prof. Fábio Campos Nos anos 50 e 60 surgem os teóricos e teorizadores Jerome McCarthy criou os 4Ps no final dos anos 50, quando o marketing ainda era centrado no produto

Leia mais

05/04/2015 MKI 1. Tópicos

05/04/2015 MKI 1. Tópicos Tópicos pg 1. Identidade Corporativa 2 2. Imagem Corporativa 3 3. Relação Com o Público 4 4. Publicidade Institucional 5 5. Marca 6 6. Definição 7 7. Atribuição da Responsabilidade 8 8. Proteção 9 9. Vanguarda

Leia mais

"Gestão de Transportes e Multimodalismo. Estratégia (Definindo a Direção)

Gestão de Transportes e Multimodalismo. Estratégia (Definindo a Direção) "Gestão de Transportes e Multimodalismo Estratégia (Definindo a Direção) Prof. Antonio Luiz de Carvalho Prof. Antonio L. Carvalho EstratétiaOperacional:Definindo a Direção 1 Objetivos desta Aula Discutir

Leia mais

Prof a. Daniela Menezes. Unidade II. Gerenciamento de Produtos,

Prof a. Daniela Menezes. Unidade II. Gerenciamento de Produtos, Prof a. Daniela Menezes Unidade II Gerenciamento de Produtos, Serviços e Marcas O poder das marcas Descubra o nome dessas empresas: Marcas É uma representação simbólica de algo que permite identificá-lo

Leia mais

OD313 Marketing e Design. Naotake Fukushima : UFPR : OD313 Marketing e Design

OD313 Marketing e Design. Naotake Fukushima : UFPR : OD313 Marketing e Design Composto de Mkt: Produto R$16,75 R$4,25 2/35 Composto de MKT: Produto É a parte mais importante do composto, sem ele não existe o resto. O objeto principal p das relações de troca que podem ser oferecidas

Leia mais

Objetivos do curso. Objetivo Geral

Objetivos do curso. Objetivo Geral Objetivos do curso O Projeto Pedagógico, sempre em consonância com as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), define objetivos geral e específicos, visando propiciar o processo de tomada de decisão e

Leia mais

TÍTULO: A PERCEPÇÃO DA INFLUENCIA DA EMBALAGEM NA DECISÃO DE COMPRA PELOS CONSUMIDORES DE SAO BERNARDO

TÍTULO: A PERCEPÇÃO DA INFLUENCIA DA EMBALAGEM NA DECISÃO DE COMPRA PELOS CONSUMIDORES DE SAO BERNARDO 16 TÍTULO: A PERCEPÇÃO DA INFLUENCIA DA EMBALAGEM NA DECISÃO DE COMPRA PELOS CONSUMIDORES DE SAO BERNARDO CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS SUBÁREA: ADMINISTRAÇÃO INSTITUIÇÃO: FACULDADE

Leia mais

Leite de Cabra e Derivados

Leite de Cabra e Derivados 0 Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária Embrapa Caprinos Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Iniciando um Pequeno Grande Negócio

Leia mais

DESENHO PARA QUE E COMO?

DESENHO PARA QUE E COMO? DESENHO PARA QUE E COMO? de.se.nho sm (lat designu) 1 Arte de representar objetos por meio de linhas e sombras. 2 Objeto desenhado. 3 Delineação dos contornos das figuras. 4 Delineamento ou traçado geral

Leia mais

Preço. Como precificar meus produtos e serviços?

Preço. Como precificar meus produtos e serviços? Preço Como precificar meus produtos e serviços? Precificação deve ser coerente com o a estratégia de marketing adotada e o custo associado. Ninguém precifica esperando prejuízo! Ao colocar um preço em

Leia mais

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse.

GESTÃO DE MARKETING. Marketing é o processo de. estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. GESTÃO DE MARKETING (55) 84110601 Marketing é o processo de estabelecer e manter relações de troca mutuamente benéficas com clientes e outros grupos de interesse. Nickels & Wood (1999) O objetivo do marketing

Leia mais

ANÁLISE SWOT CONSIDERAÇÕES

ANÁLISE SWOT CONSIDERAÇÕES ANÁLISE SWOT CONSIDERAÇÕES Algumas consideradas mais significativas: Ela pode se diferenciar a partir da segmentação de seu mercado, seu posicionamento e seu Mix ( produto, preço, promoção e ponto de vendas/

Leia mais

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade

Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo de Andrade Frederico Relatório de Estágio Supervisionado II Diagnóstico organizacional da Empresa Criativa Publicidade Sobral/2015 Faculdade Luciano Feijão Luís Gustavo

Leia mais

O papel estratégico e objetivos da Produção

O papel estratégico e objetivos da Produção 02 O papel estratégico e objetivos da Produção Cobertos neste capítulo Objetivos estratégicos das operações Ambiente Estratégia de operações O papel e a posição competitiva das operações Recursos a serem

Leia mais

Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade.

Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade. Desenvolvimento Pessoal e Empregabilidade. Projeto de Vida: Um jeito de estar no mundo. Professor Douglas Pereira da Silva 1 Para Reflexão. Viver é envelhecer, o que significa que todos nós podemos olhar

Leia mais

LEVANTAMENTO E ANÁLISE

LEVANTAMENTO E ANÁLISE LEVANTAMENTO E ANÁLISE Projeto 2 UFCG CCT UAD Curso de Design Professor Natã Morais Composto do produto ANÁLISE DO PRODUTO ESTRUTURA E ARQUITETURA DO PRODUTO ERGONOMIA USABILIDADE MORFOLÓGICO Atributos

Leia mais

Banco do Brasil Revisão Véspera

Banco do Brasil Revisão Véspera Banco do Brasil Revisão Véspera Estratégias Genéricas de Marketing Marketing de resposta: Ocorre quando se identifica uma necessidade e prepara-se uma solução para atender a essa necessidade. Marketing

Leia mais

Embalagem Unitária Ovo Chef Galinzé 1

Embalagem Unitária Ovo Chef Galinzé 1 Embalagem Unitária Ovo Chef Galinzé 1 Adriano José da SILVA 2 Augusto Cesar do BONFIM 3 Camila Giubbina Tonini DANTAS Lohaine GONÇALVES Pedro Henrique Batista da SILVA Marcos Estevan FRANCO 4 Fábio DIAS

Leia mais

Introdução à Direção de Arte

Introdução à Direção de Arte Introdução à Direção de Arte A Tarefa do Publicitário O objetivo final de toda propaganda é vender mercadoria, mas para consegui-lo, o publicitário precisa vencer alguns obstáculos. A Tarefa do Publicitário

Leia mais

A seguir entenda como funciona o processo de produção em seis etapas:

A seguir entenda como funciona o processo de produção em seis etapas: Para estimular o desejo de consumo precisamos em grande parte de uma imagem impactante e que crie uma conexão emocional com o consumidor. Isso muitas vezes é conseguido simplesmente por meio da embalagem

Leia mais

Tipos de Embalagens ABRE Associação Brasileira de Embalagem

Tipos de Embalagens ABRE Associação Brasileira de Embalagem TIPOS DE EMBALAGENS Tipos de Embalagens ABRE Associação Brasileira de Embalagem 1) Rótulo: É toda e qualquer informação relativa ao produto, transcrita em sua embalagem. 2) Shape: É a forma estrutural

Leia mais

EMBALAGENS DE ALIMENTOS

EMBALAGENS DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA TAL 430 EMBALAGENS DE ALIMENTOS EMBALAGENS DE ALIMENTOS Prof. Eber Antonio Alves Medeiros - Introdução - Embalagens metálicas - Embalagens plásticas - Embalagens de vidro

Leia mais

Texto extraído do Livro: Logística Operacional Guia Prático José Antonio de Mattos Castiglioni Editora ética

Texto extraído do Livro: Logística Operacional Guia Prático José Antonio de Mattos Castiglioni Editora ética Base Tecnológica: 3 Habilidade: Etec Horácio 2. Políticas de estoque: embalagens e equipamentos utilizadas no manuseio e na movimentação de materiais. 2.4. Definir procedimentos para embalagem, armazenagem,

Leia mais

Material para Avaliação

Material para Avaliação Material para Avaliação DPP Letras 1 Para Fixar. Projeto de vida é uma visualização antecipada da vida que desejamos ter ou levar. 2 O que é um projeto de vida? Um projeto de vida é mais do que uma ferramenta,

Leia mais

Desenvolvimento de Embalagem Promocional para a marca de Preservativos: Olla 1

Desenvolvimento de Embalagem Promocional para a marca de Preservativos: Olla 1 Desenvolvimento de Embalagem Promocional para a marca de Preservativos: Olla 1 Leonardo CELESTINO 2 Débora dos Santos MONTALVÃO 3 Élide Martins SILVA 4 Luis Augusto de Azevedo ZAVARELLI 5 Helder Henrique

Leia mais

Capítulo 7. Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado para Obter Vantagem Competitiva

Capítulo 7. Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado para Obter Vantagem Competitiva Capítulo 7 Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado para Obter Vantagem Competitiva 1 Etapas na Segmentação, Identificação e Posicionamento de Mercado (Fig. 7.1) Segmentação de mercado 1.

Leia mais

RESUMOS COM RESULTADOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA

RESUMOS COM RESULTADOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA 1130 RESUMOS COM RESULTADOS... 1131 RELATOS DE EXPERIÊNCIA... 1133 RESUMOS COM RESULTADOS 1131 DESIGN DE INTERIORES? MAIS QUE ISSO, DESIGN DE AMBIENTES E ESPAÇOS.... 1132 1132 Ensino (ENAENS) Comunicação

Leia mais

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento.

Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas. Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. Plano de negócio Índice de mortalidade de médias e pequenas empresas Brasil: 70% USA: 50% Pesquisa Small Business Administrator: 98% falta ou falha de planejamento. O que é Plano de Negócio? Descrição

Leia mais

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS

ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS Engenharia Mecânica 8ª Série Engenharia Integrada por Computador A atividade prática supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido

Leia mais

Marketing é um processo que tem por objetivo a construção de relacionamentos duradouros, conquistando e preservando clientes, garantindo que suas

Marketing é um processo que tem por objetivo a construção de relacionamentos duradouros, conquistando e preservando clientes, garantindo que suas ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR Profº MSc. Rosemarly Candil Fundamentos e Mercado MARKETING MARKETING PROPAGANDA MARKETING e MERCADOLOGIA Marketing é um processo que tem por objetivo a construção

Leia mais

Como o BI está revolucionando as indústrias

Como o BI está revolucionando as indústrias Como o BI está revolucionando as indústrias Introdução...3 O que é Business Intelligence?...5 Quais os benefícios do BI para as indústrias...7 Cases de sucesso da implementação de BI em indústrias...14

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC).

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). DOCENTE PROFESSOR CELSO CANDIDO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO Formação: o Bacharel em Sistemas de Informações (SI); o MBA em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Conhecimentos: o Web Designer; o

Leia mais

Mario D Andrea Presidente da ABAP

Mario D Andrea Presidente da ABAP O NEGÓCIO É A MARCA É com grande satisfação que a Associação Brasileira de Agências de Publicidade faz chegar às suas mãos a publicação O negócio é a marca. Aqui você vai encontrar, expostos de maneira

Leia mais

Mix de Marketing (IV) 4P Promoção

Mix de Marketing (IV) 4P Promoção Mix de Marketing (IV) 4P Promoção Mix de Marketing Produto Preço Criação de valor Captação de valor Entrega de valor Comunicação de valor Praça Promoção COMUNICAÇÕES INTEGRADAS DE MARKETING (CIM) Abrange

Leia mais

Conceito: estratégia de produção. Gestão da Produção Aula 3. Conceito: estratégia de produção. Conceito: estratégia de produção 03/04/2014

Conceito: estratégia de produção. Gestão da Produção Aula 3. Conceito: estratégia de produção. Conceito: estratégia de produção 03/04/2014 Gestão da Produção Aula 3 Estratégia de Produção: Origens e Novas Orientações Uma estratégia de produção é formada a partir de um conjunto de metas, políticas e restrições auto impostas, que descrevem

Leia mais

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim

Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim Síntese do Projeto Pedagógico Curso: CST em Design Gráfico Campus Barra I Tom Jobim O Curso Superior de Tecnologia (CST) em Design Gráfico, da Universidade Estácio de Sá, tem como missão formar profissionais

Leia mais

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS Marketing Prof. Augusto Santana 31/01/2013 INTRODUÇÃO Atividade de Marketing Consiste em determinar as necessidades e

Leia mais

MÓDULO 4 A ênfase no cliente

MÓDULO 4 A ênfase no cliente MÓDULO 4 A ênfase no cliente O conceito de qualidade confere ao cliente um grau de importância que o transforma no referencial básico de toda a estrutura da Qualidade Total. Como se pode facilmente imaginar,

Leia mais

Branding Estratégias de Posicionamento e Valor da Marca no mercado imobiliário

Branding Estratégias de Posicionamento e Valor da Marca no mercado imobiliário Branding Estratégias de Posicionamento e Valor da Marca no mercado imobiliário Sérgio Santos Setembro de 2012 1 Objetivos APRESENTAR ESTRATÉGIAS DE POSICIONAMENTO ESUAIMPORTÂNCIA APRESENTAR CONCEITOS DE

Leia mais

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO

NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO NOÇÕES DE PSICOLOGIA DO RELACIONAMENTO A INTELIGÊNCIA A inteligência tem significados diferentes para pessoas diferentes. É a capacidade de usar a experiência e o conhecimento que constitui o comportamento

Leia mais

Graduação em Administração

Graduação em Administração Graduação em Administração Disciplina: Planejamento Estratégico Aula 7 Cadeia de Valor São José dos Campos, março de 2011 Cadeia de Valor A vantagem competitiva de uma empresa não resulta simplesmente

Leia mais

PESQUISA DE MERCADO Aplicação da pesquisa, definição de púbico-alvo e como analisar o mercado em que se pretende atuar

PESQUISA DE MERCADO Aplicação da pesquisa, definição de púbico-alvo e como analisar o mercado em que se pretende atuar Aplicação da pesquisa, definição de púbico-alvo e como analisar o mercado em que se pretende atuar Todas as decisões relacionadas a novos empreendimentos contêm certo grau de incerteza, tanto no que diz

Leia mais

UNIDADE 7 MARKETING-MIX

UNIDADE 7 MARKETING-MIX UNIDADE 7 MARKETING-MIX Prof. Dr. Emerson Wagner Mainardes OBJETIVOS Adquirir conhecimentos iniciais a respeito dos 4P s do marketing mix; Definir e caracterizar: Produto Preço Praça (Distribuição) Promoção

Leia mais

1. Introdução Contextualização

1. Introdução Contextualização 1. Introdução 1.1. Contextualização O processo decisório de compra de um produto por parte do consumidor ocorre percorrendo algumas etapas, tendo como participantes não apenas o decisor da compra, mas

Leia mais

Merchandising e Exibitécnica. Conceitos iniciais Prof. Esp. Rodolfo Nakamura

Merchandising e Exibitécnica. Conceitos iniciais Prof. Esp. Rodolfo Nakamura Merchandising e Exibitécnica Conceitos iniciais Prof. Esp. Rodolfo Nakamura Para você... (discuta com seu companheiro de jornada) O que é Merchandising em Ponto de Venda? O que é Exibitécnica? Merchandising

Leia mais

Planejamento de Comunicação

Planejamento de Comunicação Planejamento de Comunicação Campanhas publicitárias: diretrizes, projetos e atividades Elaboração de briefing Profª Daniela Cartoni Campanhas publicitárias: diretrizes e atividades > Planejamento

Leia mais

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade.

Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio, mas o mais gostoso e de maior qualidade. Briefing 1) Modelo de briefing, por Gilmar Santos. Retirado de SANTOS, Gilmar. Princípios da Publicidade. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2005. Target: 14 a 60 Objetivo: mostrar que não é mais caro, o mais conhecdio,

Leia mais

Compreensão. Primeira Fase. INTERAD: uma Metodologia para Desenvolvimento de Interface para Materiais Educacionais Digitais

Compreensão. Primeira Fase. INTERAD: uma Metodologia para Desenvolvimento de Interface para Materiais Educacionais Digitais Universidade Federal do Rio Grande do Sul Programa de Pós-Graduação em Educação INTERAD: uma Metodologia para Desenvolvimento de Interface para Materiais Educacionais Digitais Primeira Fase Compreensão

Leia mais

Título: Design e Processo de Concepção: Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Embalagens Tipo de Artículo: Comunicación

Título: Design e Processo de Concepção: Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Embalagens Tipo de Artículo: Comunicación Autor (es): Merino, Eugenio, Carvalho, Luiz Roberto, Merino, Giselle. Título: Design e Processo de Concepção: Guia de Orientação para o Desenvolvimento de Embalagens Tipo de Artículo: Comunicación INTRODUÇÃO

Leia mais

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE

MATRIZ CURRICULAR CURRÍCULO PLENO 1.ª SÉRIE Curso: Graduação: Habilitação: Regime: Duração: COMUNICAÇÃO SOCIAL BACHARELADO PUBLICIDADE E PROPAGANDA SERIADO ANUAL - NOTURNO 4 (QUATRO) ANOS LETIVOS MATRIZ CURRICULAR Integralização: A) TEMPO TOTAL

Leia mais

O design na indústria

O design na indústria O design na indústria SUMÁRIO O que é Indústria Alguns segmentos da Indústria Design na indústria mobiliária Design na moda Design na construção civil Design no alimento Design no petróleo e gás Design

Leia mais

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução

RESÍDUOS SÓLIDOS. Introdução RESÍDUOS SÓLIDOS Planejamento e Gestão de Resíduos unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA FACULDADE DE ENGENHARIA DE BAURU Introdução Resíduos sólidos urbanos (lixo) são gerados há tanto tempo quanto os

Leia mais

Fox Video.com.br 1. PALAVRAS-CHAVE: campanha publicitária; comunicação; Fox Video

Fox Video.com.br 1. PALAVRAS-CHAVE: campanha publicitária; comunicação; Fox Video Fox Video.com.br 1 Pietro ALVES 2 Fabíola LOURENÇO 3 Natália RODRIGUES 4 Tomaz PENNER 5 Rodrigo PIRES 6 Carolina VENTURINI 7 Universidade Federal do Pará, Belém, PA RESUMO O trabalho Fox Video.com.br,

Leia mais

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NÍVEL DE SERVIÇO E ESTRATÉGIA LOGÍSTICA. Prof. Dr. Daniel Caetano

GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NÍVEL DE SERVIÇO E ESTRATÉGIA LOGÍSTICA. Prof. Dr. Daniel Caetano GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTOS NÍVEL DE SERVIÇO E ESTRATÉGIA LOGÍSTICA Prof. Dr. Daniel Caetano 2016-1 Objetivos Avaliar diferentes perspectivas de medição de nível de serviço Entender a importância do

Leia mais

PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS

PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS PROJETO GRÁFICO TIPOS DE PROJETOS Noções básicas de planejamento visual Projetos Gráficos Sem entrar no mérito de uma definição exata, pode-se dizer que todo design gráfico tem como objetivo a sua reprodução

Leia mais

Design Feevale. Currículo 2009/01

Design Feevale. Currículo 2009/01 Design Feevale Currículo 2009/01 Histórico Diretrizes do MEC - 2004 Início da reestruturação - 2006 Resolução carga horária - 2007 Bacharelado 2400h mínimo Tecnólogo 1600h mínimo Diretrizes do MEC - 2004

Leia mais

PRODUZIR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Aplicar técnicas de computação gráfica. Aferir padrão de qualidade ao produto/projeto de comunicação

PRODUZIR PROJETO OU PRODUTO DE COMUNICAÇÃO VISUAL Aplicar técnicas de computação gráfica. Aferir padrão de qualidade ao produto/projeto de comunicação Plano de Trabalho Docente 2016 Ensino Técnico Plano de Curso nº 187 aprovado pela portaria Cetec nº 149 de 09/10/2012 Etec Tiquatira Código: 208 Município: São Paulo Eixo Tecnológico: Produção Cultural

Leia mais

ATENDIMENTO COM QUALIDADE

ATENDIMENTO COM QUALIDADE ATENDIMENTO COM QUALIDADE Instrutora: Jordana Luz Nahsan ATENDIMENTO COM QUALIDADE CONTEÚDO: Encantando o Cliente; Identificando necessidades; Momento da Verdade; Habilidades do bom atendente; Relação

Leia mais

Introdução 3. Design e Marketing de Relacionamento: essa dupla dá certo? 5

Introdução 3. Design e Marketing de Relacionamento: essa dupla dá certo? 5 Introdução 3 Design e Marketing de Relacionamento: essa dupla dá certo? 5 A primeira impressão é a que fica? Como a identidade gráfica da sua marca impacta seus leads? 8 Como impulsionar a sua estratégia

Leia mais

Comunicação Integrada. Principais ferramentes de comunicação

Comunicação Integrada. Principais ferramentes de comunicação Comunicação Integrada Principais ferramentes de comunicação Marca (qualidade) $ Posicionamento Embalagem Vendedor Promoção de Vendas (P.D.V) Posição( Visibilidade) Nomes usados no mercado Branding MKT

Leia mais

LOGOTIPO OU LOGOMARCA?

LOGOTIPO OU LOGOMARCA? E-book para Empreendedores LOGOTIPO OU LOGOMARCA? Dicas para criar um( a ) logo de sucesso www.logovia.com.br A equipe do Logovia deseja que a leitura deste e-book seja agravável e que expanda seu entendimento

Leia mais

Material para avaliação. Professor Douglas Pereira da Silva

Material para avaliação. Professor Douglas Pereira da Silva Material para avaliação Gestão de Negócios Professor Douglas Pereira da Silva 5 Forças de Porter DPS Gestão Negócios ADM 2016.2 2 Condições de fatores de produção De acordo com Porter, as condições dos

Leia mais

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56

ÍNDICE. Vendas -3- CAPÍTULO 4 VENDAS PESSOAIS VENDAS PELO TELEFONE TELEMARKETING VENDA TÉCNICA... 56 Vendas -1- ÍNDICE CAPÍTULO 1 VENDAS... 07 ETAPAS QUE COMPÕEM A VENDA... 09 FORMAS DE PROJEÇÃO DE VENDAS... 11 INFLUÊNCIAS INTERNAS NA ATIVIDADE DE VENDAS... 14 IMPORTÂNCIA DAS VENDAS PARA SOCIEDADE...

Leia mais

Disciplina: Web Design Quarta Aula

Disciplina: Web Design Quarta Aula Disciplina: Web Design Quarta Aula Diretoria de Pós-graduação e Pesquisa Centro Universitário Senac Prof. M e. Denise Neves profa.denise@hotmail.com Conteúdo da Aula Tema: Identidade Visual Cores Resolução

Leia mais

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento

Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Logística E gerenciamento da cadeia de abastecimento Conceitos básicos Logística e Varejo Entendendo a cadeia de abastecimento integrada OBJETIVOS Os conceitos, definições e importância da cadeia de abastecimento;

Leia mais

Anderson Christian Barboza

Anderson Christian Barboza Anderson Christian Barboza 1. Missão 1. Produtos 2. Apresenta;áo Padrão cromático 1.2 Monocromia PB 1. 2.1 Monocromia cores institucionais 1.3 Aplicação em fundo policromático 1.4 Padrão tipográfico 1.5

Leia mais

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 10 Prof. João Maurício G. Boaventura

ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 10 Prof. João Maurício G. Boaventura ESTRATÉGIAS COMPETITIVAS MICHAEL PORTER PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO E EMPRESARIAL AULA 10 Prof. João Maurício G. Boaventura ESTRATÉGIA COMPETITVA É a busca de uma posição competitiva favorável e sustentável

Leia mais

IV CONCLUSÃO. 1. Conclusões Gerais

IV CONCLUSÃO. 1. Conclusões Gerais IV CONCLUSÃO 1. Conclusões Gerais A investigação que levamos a cabo permite-nos chegar a algumas conclusões referentes às questões abordadas. Ao pretendermos desenvolver um novo produto através de tecelagem

Leia mais

Manual do Aluno Engenharia Insper i

Manual do Aluno Engenharia Insper i Manual do Aluno Engenharia Insper i Capítulo 1 A visão do Insper para a Engenharia A missão dos cursos de engenharia do Insper é: Desenvolver jovens engenheiros que estarão preparados para reconhecer as

Leia mais

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS. FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL

CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS.  FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO UL CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS CURSO DE ARTES VISUAIS Professor Dr. Isaac A. Camargo Apoio Pedagógico: AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: www.artevisualensino.com.br

Leia mais

Segmentação de mercado

Segmentação de mercado Seleção de Mercado e Posicionamento -Princípios de Segmentação de Mercado -Níveis de Segmentação -Requisitos para Segmentação Eficaz -Estratégias de Posicionamento e Diferenciação Profa. Waléria Macaciel

Leia mais

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE PRESBITERIANA MACKENZIE PLANO DE ENSINO PLANO DE ENSINO CÓDIGO 042 CÓD. CURSO CÓD. DISC. 120.3332.4 CRÉDITOS UNIDADE CENTRO DE COMUNICAÇÃO E LETRAS CURSO PROPAGANDA, PUBLICIDADE E CRIAÇÃO DISCIPLINA Design Gráfico em Publicidade ETAPA 3ª Período

Leia mais

TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE

TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE TRANSFORMAMOS PUBLICIDADE EM ARTE ou arte em publicidade? Somos um time de Publicitários, Designers, Animadores, Roteiristas e Programadores prontos para te ajudar. Somos especialistas em fazer a sua marca

Leia mais

A importância da Marca no posicionamento estratégico dos destinos turísticos

A importância da Marca no posicionamento estratégico dos destinos turísticos A importância da Marca no posicionamento estratégico dos destinos turísticos 29 de Março de 2006 Joana Neves INSTITUTO DUPERIOR DE TECNOLOGIAS E GESTÃO DE PORTALEGRE Agenda Os Novos Motores do Turismo

Leia mais

Design de embalagens: Os princípios de Redig na teoria da amplitude de Mestriner

Design de embalagens: Os princípios de Redig na teoria da amplitude de Mestriner ISSN 0798 1015 HOME Revista ESPACIOS! ÍNDICES! A LOS AUTORES! Vol. 38 (Nº 09) Año 2017. Pág. 1 Design de embalagens: Os princípios de Redig na teoria da amplitude de Mestriner Packaging design: the principles

Leia mais