INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Profª Msc. Élia Karina

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO. Profª Msc. Élia Karina"

Transcrição

1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Profª Msc. Élia Karina

2 Introdução Mercado de alimentos: competitivo; Embalagem: fator de competição;

3 Introdução Mudanças no estilo de vida; Crescimento da produção mundial de alimentos Distribuição do mercado (%)

4

5

6 Histórico História das embalagens versus Desenvolvimento tecnológico. Vida mais complexa. Primeiros materiais 2200 a.c. Descoberta do vidro 4000 a.c. Papel 2400 a.c. Aço 1000 a.c. Revolução industrial século XVIII:

7 Definições Sistema coordenado de preparação de produtos para transporte, distribuição, armazenamento e uso final; Meio de assegurar o envio de produtos ao consumidor final, em condições ótimas e a baixo custo; Função técnico-econômica de diminuir o custo de distribuição e aumentar as vendas; Arte, ciência e tecnologia de preparar produtos para transporte e venda.

8 CONCEITOS É o recipiente, o pacote ou a embalagem destinada a garantir a conservação e facilitar o transporte e manuseio dos alimentos. ANVISA RDC 259, de 20/09/2002 Técnica industrial e de marketing para contenção, proteção, identificação e facilidade para vender e distribuição de produtos agrícolas, industriais e de consumo.

9 EMBALAR É a arte, ciência e tecnologia do acondicionamento de produtos para o mercado e venda. É um meio de garantir a entrega de um determinado produto até o consumidor final, em boas condições e a um baixo custo.

10 OBJETIVOS O objetivo da embalagem é acondicionar o produto, protegê-lo durante o transporte, exposição, comercialização e consumo final; Embalagem se modernizou: Aporte qualificado de especialistas: engenheiros, designers, profissionais de marketing, especialistas em comportamento do consumidor embalagem.

11 ARTE Conveniência Impressão gráfica Design Higiene Praticidade

12 ARTE

13 ARTE

14 PRATICIDADE Novas exigências do consumidor Adequação

15

16

17

18 DESIGN Tem a missão de expor o produto, comunicar os atributos do seu conteúdo e, principalmente vender o produto; Como ferramenta de marketing, a embalagem: Tornar o produto mais competitivo; Ser um eficiente meio de comunicação; Inovar.

19

20 Ciência e Tecnologia Barreira a luz Barreira a gases Conveniência Praticidade Interação com o alimento Interação com o ambiente Biodegradabilidade

21

22 REQUISITOS DE UMA EMBALAGEM Não ser tóxica e ser compatível com o alimento; Dar proteção sanitária; Proteger contra a luz, umidade e atmosfera; Resistir a impactos; Ter boa aparência e dar boa impressão; Facilitar a abertura; Apresentar limitações de peso, forma e tamanho; Ser transparente, fácil eliminação e ter baixo custo.

23 REQUISITOS DE UMA EMBALAGEM A embalagem deve: Ser projetada de modo a ser facilmente moldada, facilitar a alimentação das máquinas de enchimento, proporcionar o enchimento dentro das tolerâncias pré-estabelecidas e a selagem adequada. Não apresentar distorções, abaulamentos ou qualquer outro tipo de falha de produção. Apresentar resistência suficiente à pressão interna e externa à qual podem ser submetidas. Não apresentar distorções por exposição ao sol ou ao frio.

24 FUNÇÕES

25 FUNÇÕES Conter Proteger Informar Transportar Vender Sentir Interagir Passiva Ativa

26 FUNÇÕES A função conter envolve os aspectos de: 1) Compatibilidade produto-embalagem 2) Facilitar o manuseio, transporte e armazenamento 3) Permite unitização.

27

28 UNITIZAÇÃO

29 FUNÇÕES PROTEÇÃO contra: 1) Ataques de microrganismos; 2) Perda e absorção de umidade; 3) Interação com gases, principalmente o oxigênio; 4) Radiação ultravioleta; 5) Alterações organolépticas do produto; 6) Danos mecânicos; 7) Ataques de pássaros, insetos e roedores.

30 FUNÇÕES O VENDER envolve os aspectos de: 1) Boa aparência, quanto ao brilho e a cor; 2) Ser de fácil impressão; 3) Desenho apropriado ao caso aplicado; 4) Identificação; 5) Viabilidade econômica.

31 FUNÇÕES O INFORMAR envolve os aspectos de: 1. Informação sobre o uso do produto, composição e melhor maneira de preparo; 2. Habituar o consumidor à reciclagem de embalagens descartáveis, gerando dentre outras as seguintes vantagens: 2.1.Fonte de matéria-prima de alta pureza e baixo custo para indústria; 2.2.Maior proteção ambiental (rios, praias, solos); 2.3.Fonte novos empregos e de renda para catadores e varredores de sucatas; 2.4. Fonte de receita para instituições não governamentais; 2.5. Habituar o consumidor a separar o lixo entre orgânico, metálico, vidros, plásticos e celulósicos.

32 ROTULAGEM IDEAL Painel Principal Painel Secundário

33 Nome do alimento Achocolatado, creme vegetal, sopa, farinha de milho, etc.

34 Peso ou volume Quando tem duas fases, como compota de goiaba (líquido e sólido), deve ter também o peso do produto drenado.

35 Nome do fabricante e endereço Registro no Ministério da Saúde ou da Agricultura Letra: não pode ser menor que 1 mm

36 Fabricação É a maneira de identificar o lote do produto. Se tiver a data de fabricaçao, não é necessário que o produto tenha o número do lote. Prazo de validade Se durar menos de três meses, deve ter o dia e o mês, Se durar mais, o mês e o ano.

37 Tabela nutricional Obrigatória para produto com fins especiais (diets, lights, infantis ou enriquecidos com nutriente). A partir de agosto de 2006, obrigatória para qualquer produto e deve ter o equivalente a uma dose. Na tabela devera conter: Valor calórico, carboidratos, proteína, gorduras totais, gorduras saturadas, gorduras hidrogenadas, fibras alimentar e sódio.

38 Lista de ingredientes Deve ser em ordem decrescente. Ou seja, deve começar com o ingrediete em maior quantidade. Quando o produto tiver só um ingrediente, a informação não é necessária. Glúten Todo poduto que contém glúten (derivados do trigo, aveia, centeio e cevada, como pizzas, bolos e pães) tem de trazer no rótulo a informação. E os que não contém glútem devem ter a informação de que o item não faz parte do produto.

39 Aditivos (Corantes, aromatizantes, por exemplo). O tipo e a função têm que estar no rótulo.

40 FUNÇÕES Na função TRANSPORTAR a embalagem é vista sob uma forma global envolvendo aspectos como: 1. Desenho e forma da embalagem e disposição em caixas de papelão e paletes; 2. Distâncias percorridas, traçado das estradas e estado das mesmas; 3. Estocagem e movimentação.

41 CLASSIFICAÇÃO Classificação quanto a estrutura dos materiais: EMBALAGENS FLEXÍVEIS ( celulose, plástico e filmes simples ou combinados). EMBALAGENS SEMI-RÍGIDAS ( Copos, garrafas, potes (plásticos), latas de alumínio) EMBALAGENS RÍGIDAS (embalagens metálicas e de vidro, plásticos (PEAD))

42 Classificação Classificação quanto a função ou nível das embalagens: Primárias; Secundárias; Terciárias; De Transporte

43 Embalagens primárias: Estão diretamente em contato com o produto, ou seja: laminados em geral, frascos de vidro, latas, etc., Embalagens secundárias: Estão em contato com a embalagem primária. Como exemplos podemos citar: Cartuchos, caixas em geral, sacos plásticos e ou laminados, etc. Embalagens terciárias: Nessa classe incluem-se as embalagens como cartuchos, caixas de papelão, displays e outras diretamente em contato com as embalagens secundárias. Embalagens de transporte: Incluem-se os paletes, caixas de papelão e contentores de maneira geral. Para paletes ainda utilizam-se acessórios como filmes esticáveis e encolhíveis, cintas, cantoneiras, etc.

44 Embalagem Primária Embalagem Terciária Embalagem Secundária Embalagens Transporte

45 CLASSIFICAÇÃO Classificação quanto a Interação:

46 Classificação quanto a Interação: CLASSIFICAÇÃO

47 CLASSIFICAÇÃO Classificação quanto a Interação: Embalagens ativas: capazes de interagir intencionalmente com o alimento visando melhorar alguma característica. Embalagens inteligentes: capazes de sentir o ambiente e, muitas vezes, comunicar-se com o consumidor.

48

49

50

51

52

53

54 INOVAÇÕES EM EMBALAGENS

55

56

57

58

59

60

61

62

63

64

65 Assuntos a serem abordados Plásticas; Metálicas; Vidro; Celulósicas; Embalagens inteligentes; Embalagens ativas; Revestimentos comestíveis; Práticas

EMBALAGENS DE ALIMENTOS

EMBALAGENS DE ALIMENTOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA TAL 430 EMBALAGENS DE ALIMENTOS EMBALAGENS DE ALIMENTOS Prof. Eber Antonio Alves Medeiros - Introdução - Embalagens metálicas - Embalagens plásticas - Embalagens de vidro

Leia mais

Gestão da cadeia de suprimentos. GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 15: Embalagens AULA 15: EMBALAGENS

Gestão da cadeia de suprimentos. GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 15: Embalagens AULA 15: EMBALAGENS GST0045 GESTÃO DA CADEIA DE SUPRIMENTO Aula 15: Embalagens Embalagens Ao final da aula o aluno deverá: Conhecer a definição de embalagens. Saber os conceitos de unitização de carga. Conhecer elementos

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE Lote LOTE 001 Item(*) Código Especificação Unidade Marca/Modelo Unitário Valor Total 00001 00026059 Lote LOTE 002 ACHOCOLATADO EM PO 01KG - INSTANTANEO COM VITAMINAS CONTENDO AÇÚCAR, CACAU, EXTRATO DE

Leia mais

Texto extraído do Livro: Logística Operacional Guia Prático José Antonio de Mattos Castiglioni Editora ética

Texto extraído do Livro: Logística Operacional Guia Prático José Antonio de Mattos Castiglioni Editora ética Base Tecnológica: 3 Habilidade: Etec Horácio 2. Políticas de estoque: embalagens e equipamentos utilizadas no manuseio e na movimentação de materiais. 2.4. Definir procedimentos para embalagem, armazenagem,

Leia mais

EMBALAGEM E ACONDICIONAMENTO

EMBALAGEM E ACONDICIONAMENTO EMBALAGEM E ACONDICIONAMENTO Aula 05 Farmácia Faculdade Nossa Cidade Profa. Larissa Martins Gonçalves A embalagem pode ser definida como uma meio econômico de prover apresentação, proteção, identificação/informação,

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACANÃ Secretaria Municipal de Educação CNPJ/ /

PREFEITURA MUNICIPAL DE MARACANÃ Secretaria Municipal de Educação CNPJ/ / PAUTA DOS GENEROS ALIMENTICIOS REFERENTE A 10 PARCELAS DE 2015. PROGRAMAS DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR PNAEF, PANEP, PANE EJA, PANE- MEDIO E MAIS EDUCAÇÃO. TERMO DE REFERENCIA ITE DESCRIÇÃO / MARCA / VALIDADE

Leia mais

EMBALAGEM ESTUDOS OBR 18/09/2016. = 1,5% do PIB nacional

EMBALAGEM ESTUDOS OBR 18/09/2016. = 1,5% do PIB nacional ESTUDOS OBR EMBALAGEM O segmento industrial de embalagens foi um dos que mais se desenvolveu nos últimos anos: o faturamento do setor passou de R$16,3 bilhões, em 2000, para R$31,5 bilhões, em 2007 crescimento

Leia mais

PRIMEIRO ADENDO DE Nº /2017 AO EDITAL - 013/2017

PRIMEIRO ADENDO DE Nº /2017 AO EDITAL - 013/2017 PRIMEIRO ADENDO DE Nº 0707.001/2017 AO EDITAL - 013/2017 A Prefeitura Municipal da Maracanã PA, situada na av. Magalhães Barata, s/n, Centro, Maracanã-PA, vem através da equipe de apoio e pregoeiro, fazer

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO TRIGO INTEGRAL

FICHA TÉCNICA DO TRIGO INTEGRAL Página 1 de 4 1. CONTROLE DE ALTERAÇÃO DATA REVISÃO ALTERAÇÕES RESPONSÁVEL 24/01/18 00 Elaboração da FT Ana Paula Ziemann 2. DEFINIÇÃO DO PRODUTO: O trigo é um cereal da família das gramíneas, do gênero

Leia mais

Introdução às embalagens

Introdução às embalagens Introdução às embalagens Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018 Conteúdo Definição de embalagem História e funções

Leia mais

PRIMEIRO ADENDO DE Nº /2017 AO EDITAL - 004/2017

PRIMEIRO ADENDO DE Nº /2017 AO EDITAL - 004/2017 PRIMEIRO ADENDO DE Nº 2703.001/2017 AO EDITAL - 004/2017 A Prefeitura Municipal da Maracanã PA, situada na av. Magalhães Barata, s/n, Centro, Maracanã-PA, vem através da equipe de apoio e pregoeiro, fazer

Leia mais

NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA FICHA DE ESPECIFICAÇÃO. BemVital MultiFibras

NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA FICHA DE ESPECIFICAÇÃO. BemVital MultiFibras FICHA DE ESPECIFICAÇÃO BemVital MultiFibras IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA NOME DA EMPRESA: NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA Endereço: Rua Pitangui, n 77 Bairro Concórdia, Belo Horizonte MG CNPJ. 04.040.657/0001-33

Leia mais

Propuestas y Avances del Etiquetado Frontal en Brasil

Propuestas y Avances del Etiquetado Frontal en Brasil SIMPOSIO DE NORMATIVA ALIMENTARIA EN AMÉRICA LATIN Propuestas y Avances del Etiquetado Frontal en Brasil Suzana Caetano da Silva Lannes UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO sbcta-sociedade Brasileira de Ciência e

Leia mais

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira

ROTULAGEM NUTRICIONAL. Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira ROTULAGEM NUTRICIONAL Nutricionista Geisa L. A. de Siqueira É toda inscrição, legenda e imagem ou, toda matéria descritiva ou gráfica que esteja escrita, impressa, estampada, gravada ou colada sobre a

Leia mais

MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA (MA) PODER EXECUTIVO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO

MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA (MA) PODER EXECUTIVO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RESENHA DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS N 001/2016/PP001/2016PMA/MA. OBJETO: Registro de Preços para eventual contratação de pessoa(s) jurídica(s) para aquisição gêneros alimentícios destinados a Alimentação

Leia mais

ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL

ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL ROTULAGEM E INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Dra. Maria Carolina Batista Campos von Atzingen Doutora e Mestre pela Faculdade de Saúde Pública USP Nutricionista FSP/USP 2018 1 EMBALAGEM X RÓTULO Embalagem: recipiente

Leia mais

2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 2.1. Se houver contato significativo com o olho lavar com água corrente por 15 minutos e/ou procurar atendimento médico.

2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA 2.1. Se houver contato significativo com o olho lavar com água corrente por 15 minutos e/ou procurar atendimento médico. Regulatório Página 1 de 5 1. INFORMAÇÕES GERAIS 1.1. Nome Fantasia: Fazenda da Toca. 1.2. Aparência: Avermelhada. 1.3. Aplicação: Pronto para consumo. 1.4. Certificações: Orgânica. 2. PRECAUÇÕES DE SEGURANÇA

Leia mais

NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA FICHA DE ESPECIFICAÇÃO. BemVital Espessare

NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA FICHA DE ESPECIFICAÇÃO. BemVital Espessare FICHA DE ESPECIFICAÇÃO BemVital Espessare IDENTIFICAÇÃO DA EMPRESA NOME DA EMPRESA: NUTRICIUM INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA Endereço: Rua Pitangui, n 77 Bairro Concórdia, Belo Horizonte MG CNPJ. 04.040.657/0001-33

Leia mais

Padaria - elaboração de massas de pães salgados e doces, pães congelados atendendo à legislação vigente DANIELE LEAL

Padaria - elaboração de massas de pães salgados e doces, pães congelados atendendo à legislação vigente DANIELE LEAL Padaria - elaboração de massas de pães salgados e doces, pães congelados atendendo à legislação vigente DANIELE LEAL Nutricionista. Mestre em ciência dos alimentos e especialista em qualidade. Consultora

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005.

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005. MINISTÉRIO DA AGRICULTURA PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 8, DE 2 DE JUNHO DE 2005. O MINISTRO DE ESTADO, INTERINO, DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe

Leia mais

Tipos de Embalagens ABRE Associação Brasileira de Embalagem

Tipos de Embalagens ABRE Associação Brasileira de Embalagem TIPOS DE EMBALAGENS Tipos de Embalagens ABRE Associação Brasileira de Embalagem 1) Rótulo: É toda e qualquer informação relativa ao produto, transcrita em sua embalagem. 2) Shape: É a forma estrutural

Leia mais

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001

TERMO DE ADJUDICAÇÃO. Item 0001 TERMO DE ADJUDICAÇÃO Às 14:32 horas do dia 06 de junho de 2012, o Pregoeiro Oficial da Prefeitura Municipal de Esteio, designado pela portaria 0185/2012 após analise da documentação do Pregão Eletrônico

Leia mais

FICHA TÉCNICA. 12 Croquetes de Carne cuvete

FICHA TÉCNICA. 12 Croquetes de Carne cuvete 12 Croquetes de Carne cuvete Descrição do Produto: Origem: Ingredientes: Cuvete 12 unidades - Produto ultracongelado, acondicionado em cuvete, envolto em filme de plástico alimentar polipropileno Vila

Leia mais

Especificação Técnica Fecomix 425 Integral Farinha de Milho Inteiro

Especificação Técnica Fecomix 425 Integral Farinha de Milho Inteiro 1.Objetivo Fixar as condições de aceitação o Fecomix 425 Integral e suas principais características físico-químicas, microbiológica, sensoriais, microscópica e macroscópica, granulometria, bem como outras

Leia mais

Valor Calórico, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Colesterol, Fibra Alimentar, Cálcio, Ferro e Sódio.

Valor Calórico, Carboidratos, Proteínas, Gorduras Totais, Gorduras Saturadas, Colesterol, Fibra Alimentar, Cálcio, Ferro e Sódio. No Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) é o órgão responsável pela regulação da Rotulagem de Alimentos Industrializados. Muitas portarias regulam o que um rótulo deve ou não conter.

Leia mais

Catálogo de produtos. Viapax Produtos orgânicos e naturais

Catálogo de produtos. Viapax Produtos orgânicos e naturais Catálogo de produtos Viapax Bio Produtos orgânicos e naturais @viapaxbio FAZ BEM Somos naturais, saudáveis, saborosos e ricos em nutrientes. Preservando a qualidade natural e os sabores das frutas, grãos

Leia mais

Embalagem secundária

Embalagem secundária Embalagem secundária Painel Principal Trivance TM Mobility TM Nutrição Avançada Peso líquido: 300 g ou 150 g 15 ou 30 sachês de 10 g LOGO SANOFI Painéis Secundários INFORMAÇÃO NUTRICIONAL Porção de 10

Leia mais

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit

Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeit Lixo é tudo aquilo que não serve e é jogado fora? Colocar lixo na rua, fora do dia de coleta está certo? R.: Sim. Qualquer matéria ou coisa que rejeitamos por estar sujo ou por não tem mais utilidade pode

Leia mais

UNIDADES DE PRODUÇÃO TIPO DE EMBALAGEM

UNIDADES DE PRODUÇÃO TIPO DE EMBALAGEM 1. DESCRIÇÃO UNIDADES DE PRODUÇÃO FF GMA MAC GME BG LP SCS JAB 227391 WAFER MOUSSE CHOCOLATE ADRIA 40X140G 227395 WAFER MOUSSE LIMÃO ADRIA 40X140G 227394 WAFER MOUSSE MORANGO ADRIA 40X140G 227396 WAFER

Leia mais

SEMENTE DE CHIA. Ficha técnica. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N :

SEMENTE DE CHIA. Ficha técnica. REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : Ficha técnica SEMENTE DE CHIA REGISTRO: Isento de Registro no M.S. conforme Resolução RDC n 27/10. CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171286346. EMBALAGEM: Plástica, metálica e papel. APRESENTAÇÃO COMERCIALIZADA:

Leia mais

Embalagem de papel: classificação e controle de qualidade

Embalagem de papel: classificação e controle de qualidade Embalagem de papel: classificação e controle de qualidade Prof. Germán Ayala Valencia Acondicionamento e Embalagem para Alimentos Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2018 Conteúdo Processo

Leia mais

Conservação de alimentos pelo uso de embalagens

Conservação de alimentos pelo uso de embalagens Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia (BICT) Bacharelado em Ciência e Tecnologia de Alimentos (CTA) Conservação de alimentos pelo uso de embalagens Prof. Drª Angelita Leitão 1º semestre

Leia mais

CARNE BOVINA SALGADA CURADA DESSECADA OU JERKED BEEF

CARNE BOVINA SALGADA CURADA DESSECADA OU JERKED BEEF ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DO PRODUTO CARNE BOVINA SALGADA CURADA DESSECADA OU JERKED BEEF 1. DESCRIÇÃO DO OBJETO Entende-se por Jerked Beef ou Carne Bovina Salgada Curada Dessecada, o produto cárneo industrializado,

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Leite de Côco Desidratado

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA Leite de Côco Desidratado na 1 de 5 1. DESCRIÇÃO Leite de côco Desidratado é um ingrediente alimentício que contém o leite do côco e maltodextrina, sem uso de outros aditivos ou conservantes. As matérias primas foram selecionadas

Leia mais

A LEITURA DO RÓTULO. O que é obrigatório constar no rótulo?

A LEITURA DO RÓTULO. O que é obrigatório constar no rótulo? A LEITURA DO RÓTULO A rotulagem dos alimentos tem como objectivo informar os consumidores sobre as características dos produtos alimentares embalados, pelo que a escolha dos alimentos, nos pontos de venda

Leia mais

FICHA TÉCNICA FTP 01.00

FICHA TÉCNICA FTP 01.00 4 Almofadas Mistas cuvete Da t a:04/ 01/16 Descrição do Produto: Origem: Ingredientes: Cuvete 4 - Produto ultracongelado, acondicionado em cuvete, envolto em filme de plástico alimentar polipropileno.

Leia mais

PREPARO: Inspeção e Manutenção Funcionalidade/Desempenho dos Materiais. Enfª. Teresinha Neide de Oliveira Dezembro- 2011

PREPARO: Inspeção e Manutenção Funcionalidade/Desempenho dos Materiais. Enfª. Teresinha Neide de Oliveira Dezembro- 2011 PREPARO: Inspeção e Manutenção Funcionalidade/Desempenho dos Materiais Enfª. Teresinha Neide de Oliveira Dezembro- 2011 PREPARO: Conjunto de cuidados capazes de determinar as melhores condições possíveis

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 2 SEMESTRE ANO 2017 QUANTIDADE ESTIMADA

PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 2 SEMESTRE ANO 2017 QUANTIDADE ESTIMADA PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR 2 SEMESTRE ANO 2017 QUANTIDADE ESTIMADA Nº ITEM QUANTIDAD E UNIDADE MEDIDA DESCRIÇÃO E CRITÉRIOS

Leia mais

AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE EM PÓ INTEGRAL COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS - PE. Apresentação: Pôster

AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE EM PÓ INTEGRAL COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS - PE. Apresentação: Pôster AVALIAÇÃO DE RÓTULOS DE DIFERENTES MARCAS DE LEITE EM PÓ INTEGRAL COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE GARANHUNS - PE. Apresentação: Pôster Mirelly Costa da Silva 1 ; Ádilla Pereira D Ávila Souza 2 ; Juan Carlos

Leia mais

MIGRAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DA EMBALAGEM PARA ALIMENTOS

MIGRAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DA EMBALAGEM PARA ALIMENTOS MIGRAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS QUÍMICAS DA EMBALAGEM PARA ALIMENTOS Marisa Padula CETEA/ITAL V Simpósio Internacional da Abrapa III Seminário ITAL de Segurança Alimentar IX Simpósio Brasileiro de Microbiologia

Leia mais

I Simpósio de Rotulagem de Alimentos CRQ-IV. Fiscalização e Monitoramento de Alimentos

I Simpósio de Rotulagem de Alimentos CRQ-IV. Fiscalização e Monitoramento de Alimentos I Simpósio de Rotulagem de Alimentos CRQ-IV Fiscalização e Monitoramento de Alimentos Deise Ap. Pinatti Marsiglia Centro de Alimentos Instituto Adolfo Lutz Laboratório Central de Saúde Pública do Estado

Leia mais

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO, MANIPULAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA NUTRIÇÃO ENTERAL

BOAS PRÁTICAS NO PREPARO, MANIPULAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA NUTRIÇÃO ENTERAL BOAS PRÁTICAS NO PREPARO, MANIPULAÇÃO E ADMINISTRAÇÃO DA NUTRIÇÃO ENTERAL Juliana Magalhães da Cunha Rêgo Nutricionista - UECE Especialista em Nutrição Clínica - UGF Pós-Graduanda em Nutrição e Exercício

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA PROGRAMA DE DISCIPLINA Professor(es): Carla Valéria da Silva Padilha Titulação: Mestrado Curso: Curso Técnico de Nível Médio Subsequente em Agroindústria Turma: 3225 Período de Execução: 07/05/18 a 01/09/18

Leia mais

Especificação Técnica Sabmix Sabugo Moído

Especificação Técnica Sabmix Sabugo Moído 26/10/26 1.Objetivo Fixar as condições de aceitação o Sabmix e suas principais características físico-químicas, microbiológica, sensoriais, microscópica e macroscópica, granulometria, bem como outras propriedades

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE

PREFEITURA MUNICIPAL DE VENDA NOVA DO IMIGRANTE LOTE 01 AMPLA PARTICIPAÇÃO 00001 00025038 CARNE BOVINA EM CUBOS CHA DE FORA HIGIÊNICAS PROVENIENTES DE ANIMAIS EM BOAS CONDIÇÕES DE SAÚDE, ABATIDOS SOB INSPEÇÃO VETERINÁRIA; A CARNE DEVE APRESENTAR-SE

Leia mais

TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES EM EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA BEBIDAS Lea Mariza de Oliveira

TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES EM EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA BEBIDAS Lea Mariza de Oliveira TENDÊNCIAS E INOVAÇÕES EM EMBALAGENS PLÁSTICAS PARA BEBIDAS Lea Mariza de Oliveira Dando sequência à série de publicações Trends 2020, iniciada em 2010, cujo objetivo é apresentar tendências e inovações

Leia mais

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA COCO CHIPS QUEIMADO

ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA COCO CHIPS QUEIMADO Página 1 de 5 I - Descrição É o produto obtido a partir do endosperma do fruto do coqueiro (Cocos nucifera), despeliculado, selecionado, triturado, parcialmente desidratado e caramelizado por meio de processos

Leia mais

FICHA TÉCNICA FTP 01.00

FICHA TÉCNICA FTP 01.00 12 Rissóis de Bacalhau cuvete Data:04/01/16 Descrição do Produto: Origem: Ingredientes: Cuvete 12 unidades - Produto ultracongelado, acondicionado em cuvete, envolto em filme de plástico alimentar polipropileno.

Leia mais

Alimentação Saudável: Publicidade e Rótulos de Alimentos

Alimentação Saudável: Publicidade e Rótulos de Alimentos Alimentação Saudável: Publicidade e Rótulos de Alimentos Objetivos do encontro: - Fomentar uma reflexão crítica acerca da publicidade de alimentos, através da proposição de atividades pedagógicas relacionadas

Leia mais

A Reciclagem de Poliestireno no Sistema Ponto Verde

A Reciclagem de Poliestireno no Sistema Ponto Verde A Reciclagem de Poliestireno no Sistema Ponto Verde ÍNDICE 01 02 03 Desafios para o Plástico O que é o Poliestireno? Reciclagem de PS Expandido 04 Caminhos a seguir 2 OS DESAFIOS PARA O PLÁSTICO Existe

Leia mais

FICHA TÉCNICA FTP 01.00

FICHA TÉCNICA FTP 01.00 8Coxinha de Galinhacuvete Data:04/01/16 Descrição do Produto: Origem: Ingredientes: Cuvete 8 unidades - Produto ultracongelado, acondicionado em cuvete, envolto em filme de plástico alimentar polipropileno.

Leia mais

LOGÍSTICA MODAIS EMBALAGENS

LOGÍSTICA MODAIS EMBALAGENS LOGÍSTICA MODAIS EMBALAGENS INBOUND Granel Líquidos Sólidos Gasosos LOGÍSTICA OUTBOUND Cargas unitárias Embalagens Armazenagem Modais Infraestrutura Geografia INBOUND Granel Líquidos Sólidos Gasosos LOGÍSTICA

Leia mais

RESOLUÇÃO N 26, DE 02 DE JULHO DE 2015

RESOLUÇÃO N 26, DE 02 DE JULHO DE 2015 RESOLUÇÃO N 26, DE 02 DE JULHO DE 2015 Dispõe sobre os requisitos para rotulagem obrigatória dos principais alimentos que causam alergias alimentares. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância

Leia mais

ANEXO PORTARIA Nº 51, DE 7 DE ABRIL DE 2017 PROJETO DE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº, DE DE DE 2016

ANEXO PORTARIA Nº 51, DE 7 DE ABRIL DE 2017 PROJETO DE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº, DE DE DE 2016 ANEXO PORTARIA Nº 51, DE 7 DE ABRIL DE 2017 PROJETO DE INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº, DE DE DE 2016 O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição que lhe confere o Art. 87,

Leia mais

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura Municipal de Iaçu, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR.

PODER EXECUTIVO. A Prefeitura Municipal de Iaçu, Estado da Bahia, visando a transparência dos seus atos vem PUBLICAR. INSTITUTO ASSOCIACAO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO:1450 5177000154 Assinado de forma digital por INSTITUTO ASSOCIACAO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO:14505177000154 DN: c=br, st=ba, l=feira DE SANTANA, o=icp-brasil,

Leia mais

Newton Araújo Silva Júnior

Newton Araújo Silva Júnior Newton Araújo Silva Júnior As tentativas de se implantar um programa de padronização de embalagens de produtos hortigranjeiros são antigas. O debate em torno do problema tem sido intenso a partir da formação

Leia mais

ANEXO I DESCRITIVO PREGÃO DE PAES E LEITE 2018 ITEM DESCRIÇÃO UNID.

ANEXO I DESCRITIVO PREGÃO DE PAES E LEITE 2018 ITEM DESCRIÇÃO UNID. ANEXO I DESCRITIVO O objeto desta licitação é a Aquisição de Pães e Derivados, os quais serão utilizados no setor de SND Serviço de Nutrição e Dietética para distribuição aos pacientes internados, em observação

Leia mais

PORTARIA DISAD Nº 10, DE

PORTARIA DISAD Nº 10, DE PORTARIA DISAD Nº 10, DE 15-09-1980 D.O. DE 23-09-1980 Ref.: Necessidade de padronização para as embalagens e rotulagens dos saneantes domissanitários. Classificação Geral das Embalagens dos Produtos abrangidos

Leia mais

Ficha Técnica de Produto

Ficha Técnica de Produto 1.1 1. Descrição do Produto Designação Comercial: Sopa Caldo Verde 1.2 Apresentação: 1.2.1 Conservação: Ultracongelado 1.2.2 Embalagem: PP 1.3 Marca: Brilha Alimentar 1.4 Peso Líquido (unidade de venda):

Leia mais

ROTULAGEM DE ALIMENTOS

ROTULAGEM DE ALIMENTOS ROTULAGEM DE ALIMENTOS RENATA CRISTINA CASEMIRO CIENTISTA DOS ALIMENTOS ESALQ/USP MESTRE EM CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALIMENTOS ESALQ/USP Piracicaba - SP Outubro de 2016 Objetivos - Proteção a saúde do consumidor

Leia mais

ANÁLISE DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA MG

ANÁLISE DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA MG ANÁLISE DA ROTULAGEM NUTRICIONAL DE ALIMENTOS COMERCIALIZADOS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA MG Aline Alves Montenegro FREITAS (1)* ; Fernanda Barbosa Borges JARDIM (2) (1) Estudante, Instituto Federal do Triângulo

Leia mais

O nhoque de assar, de receita milenar.

O nhoque de assar, de receita milenar. O nhoque de assar, de receita milenar. O nhoque de assar, de receita milenar. POLENTA PRONTA E DESIDRATADA: CREMOSA, RÁPIDA E REQUINTADA. (ANGU OU MINGAU DE FUBÁ) Um lançamento ZINI E A POLENTA EXPRESSA:

Leia mais

ÓLEOS E GORDURAS. Curso: Gastronomia Turma: 1 Semestre Disciplina: MAPA Professor: Acácio Sacerdote

ÓLEOS E GORDURAS. Curso: Gastronomia Turma: 1 Semestre Disciplina: MAPA Professor: Acácio Sacerdote ÓLEOS E GORDURAS Curso: Gastronomia Turma: 1 Semestre Disciplina: MAPA CONCEITO: ÓLEOS E GORDURAS São compostos encontrado nos organismos vivos, geralmente insolúveis em agua, mas solúveis em solventes

Leia mais

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 12 DE JUNHO DE 2007 (*)

MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 12 DE JUNHO DE 2007 (*) MINISTÉRIO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO GABINETE DO MINISTRO INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 26, DE 12 DE JUNHO DE 2007 (*) O MINISTRO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUÁRIA E ABASTECIMENTO, no uso da atribuição

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACI ESTADO DA BAHIA CNPJ nº / SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACI ESTADO DA BAHIA CNPJ nº / SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA PARECER DA ANÁLISE DE AMOSTRAS REFERENTE AO EDITAL DE LICITAÇÃO Nº 001/2019 No dia 12/2019, foram analisadas as amostras referente ao Pregão Presencial nº 001/2018, referente à contratação do fornecimento

Leia mais

Padronização de Embalagens e Rotulagens

Padronização de Embalagens e Rotulagens Padronização de Embalagens e Rotulagens PORTARIA No 10/DISAD, DE 15 DE SETEMBRO DE 1980 (D.O.U DE 23/9/80) Necessidade de padronização para as embalagens e rotulagens dos saneantes domissanitários. Classificação

Leia mais

SEM DOCES CONSERVANTES DORALICE DOCES 3

SEM DOCES CONSERVANTES DORALICE DOCES 3 DORALICE DOCES 1 Fruto de um sonho, a empresa foi criada a partir do desejo de uma mãe gravidíssima de gêmeos que, cansada da mesmice e dos doces industrializados lotados de conservantes, queria resgatar

Leia mais

FICHA TÉCNICA FTP 01.00

FICHA TÉCNICA FTP 01.00 12 Chamuças de carne granel Data:04/01/16 Descrição do Produto: Saco 12 unidades - Produto ultracongelado, acondicionado em saco PA/PE Origem: Ingredientes: Vila de Cucujães/ Portugal Massa (52%): Água,

Leia mais

PHYNUS Quitosana, fibras de laranja e psyllium

PHYNUS Quitosana, fibras de laranja e psyllium Ficha técnica PHYNUS Quitosana, fibras de laranja e psyllium REGISTRO: Registro no M.S. nº 6.5204.0035.001-6 CÓDIGO DE BARRAS N : 7898171287855 EMBALAGEM: Plástica. APRESENTAÇÃO COMERCIALIZADA: Nova apresentação,

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS, PREÇO MÁXIMO E QUANTIDADES

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS, PREÇO MÁXIMO E QUANTIDADES ESTADO DO PARANÁ Secretaria de Estado da Administração e da Previdência - SEAP Departamento de Administração de Material - DEAM Sistema GMS - GESTÃO DE MATERIAIS E SERVIÇOS ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS, PREÇO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA. Terça-feira 24 de Abril de 2018 Ano II Edição n 62

PREFEITURA MUNICIPAL DE ENTRE RIOS - BA. Terça-feira 24 de Abril de 2018 Ano II Edição n 62 Ano II Edição n 62 Prefeitura Municipal de Entre Rios publica: ATA DE REGISTO DE PREÇOS Nº 001/ PREGÃO PRESENCIAL Nº 001/2018 Tv. Sen. Eduardo Veloso, Entre Rios - BA Tel.: (75) 3420-3331 Gestor (a): Elizio

Leia mais

PREÇO TOTAL PREÇO UN ÍTEM QUANT UN ESPECIFICAÇÃO DAS MERCADORIAS MARCA

PREÇO TOTAL PREÇO UN ÍTEM QUANT UN ESPECIFICAÇÃO DAS MERCADORIAS MARCA ADENDO PLANILHA SIMPLIFICADA PARA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA. ÍTEM QUANT UN ESPECIFICAÇÃO DAS MERCADORIAS MARCA 1 4880 kg 2 380 kg 3 2235 kg Polpa de fruta (natural), congelada, pacote de 1 kg, sabores: maracujá,

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO A BASE DE BATATA DOCE. Ana Paula S. Silva 1, Flavia C. Cavalini 2. Professora da Faculdade de Tecnologia de Itapetininga

DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO A BASE DE BATATA DOCE. Ana Paula S. Silva 1, Flavia C. Cavalini 2. Professora da Faculdade de Tecnologia de Itapetininga DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO A BASE DE BATATA DOCE. Ana Paula S. Silva 1, Flavia C. Cavalini 2 1 Graduanda da Faculdade de Tecnologia de Itapetininga,apdssilva85@gmail.com 2 Professora da Faculdade de Tecnologia

Leia mais

Número PE087/2013. Fornecedor. Pregão. Item Descrição do Material UF Quantidade Preço Unitário Preço Total Marca / Modelo Prazo Entrega

Número PE087/2013. Fornecedor. Pregão. Item Descrição do Material UF Quantidade Preço Unitário Preço Total Marca / Modelo Prazo Entrega Folha 1 1 RESINA, uso odontologico, fotopolimerizavel, microhibrida, Z250. Embalagem primaria acondicionada individualmente de acordo com as normas de embalagem que garanta a integridade do produto ate

Leia mais

ANEXO I. Pará Pag.: 1 Governo Municipal de Rondon do Pará. Preço Unit (R$) Código ALHO-In natura, apresentando grau de maturação

ANEXO I. Pará Pag.: 1 Governo Municipal de Rondon do Pará. Preço Unit (R$) Código ALHO-In natura, apresentando grau de maturação Pará Pag.: 1 086567 ALHO-In natura, apresentando grau de 800,0000 QUILO maturação adequado e manipulação, transporte e consumo, isenta de sujidades, parasitas e larvas. Embalagem: caixa contendo 10 kg.

Leia mais

FICHA TÉCNICA FTP 01.00

FICHA TÉCNICA FTP 01.00 6Rissóis de pescadacuvete Data:04/01/16 Descrição do Produto: Origem: Ingredientes: Cuvete 12 unidades - Produto ultracongelado, acondicionado em cuvete, envolto em filme de plástico alimentar polipropileno

Leia mais

Pães e Produtos Assados - Brasil - Agosto COMPRE ESTE Relatório agora

Pães e Produtos Assados - Brasil - Agosto COMPRE ESTE Relatório agora "O mercado de pão e produtos assados no Brasil ainda está em desenvolvimento. Os brasileiros estão consumindo mais pão embalado, mas isso não significa que estejam consumindo menos pão fresco feito em

Leia mais

Processamento do Frango Colonial

Processamento do Frango Colonial Processamento do Frango Colonial O portifólio de produtos, do abatedouro deve ser preparado considerando o fornecimento de carcaças inteiras e cortes. Dependendo do mercado, os produtos poderão ser fornecidos

Leia mais

FICHA TÉCNICA FTP 01.00

FICHA TÉCNICA FTP 01.00 4 Chamuças de caril cuvete Da t a:04/ 01/16 Descrição do Produto: Origem: Ingredientes: Cuvete 4 - Produto ultracongelado, acondicionado em cuvete, envolto em filme de plástico alimentar polipropileno.

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 359, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003

RESOLUÇÃO - RDC Nº 359, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 RESOLUÇÃO - RDC Nº 359, DE 23 DE DEZEMBRO DE 2003 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do Regulamento da ANVISA aprovado

Leia mais

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS

ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS ANEXO I ESPECIFICAÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS Todas os alimentos deverão seguir o critério geral de: 1) Características microscópicas: Isento de substâncias estranhas de qualquer natureza. 2) Rotulagem:

Leia mais

III WORKSHOP CETAL. Componentes Alergênicos em Alimentos: Regulamentação no Brasil

III WORKSHOP CETAL. Componentes Alergênicos em Alimentos: Regulamentação no Brasil III WORKSHOP CETAL Componentes Alergênicos em Alimentos: Regulamentação no Brasil Deise Ap. Pinatti Marsiglia Centro de Alimentos Instituto Adolfo Lutz Laboratório Central de Saúde Pública do Estado de

Leia mais

DESIGN, EMBALAGEM E ROTULAGEM. Ação de Capacitação 2017

DESIGN, EMBALAGEM E ROTULAGEM. Ação de Capacitação 2017 DESIGN, EMBALAGEM E ROTULAGEM Ação de Capacitação 2017 CONTEÚDOS -Definição de embalagem - Funções da embalagem - Embalagem primária, secundária, terciária - Design / formato / cores - Embalagens ativas

Leia mais

Kg Aipim- Mandioca descascada de colheita recente e congelada.

Kg Aipim- Mandioca descascada de colheita recente e congelada. PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTO ÂNGELO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO CHAMADA PÚBLICA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR QUANTIDADE ESTIMADA PARA O SEGUNDO SEMESTRE DO ANO DE 2016 Nº ITEM QUANTIDADE UNIDADE MEDIDA DESCRIÇÃO

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS N o UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO PROTETOR SOLAR

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS N o UNIFORMES E EQUIPAMENTOS DE SEGURANÇA NO TRABALHO PROTETOR SOLAR 1. OBJETIVO Estabelecer as características mínimas para o fornecimento de protetor solar com FPS 30 para uso dos empregados que trabalham em condições de exposição solar. 2. DEFINIÇÃO O Ministério da Saúde

Leia mais

ARROZ INTEGRAL SEM GLÚTEN. SEM LACTOSE. SEM OVOS. SEM TRANSGÊNICOS.

ARROZ INTEGRAL SEM GLÚTEN. SEM LACTOSE. SEM OVOS. SEM TRANSGÊNICOS. ARROZ INTEGRAL SEM GLÚTEN. SEM LACTOSE. SEM OVOS. SEM TRANSGÊNICOS. Arroz Integral Uma das variedades preferidas pelas pessoas adeptas de um estilo de vida saudável, o arroz integral é muito nutritivo.

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACI ESTADO DA BAHIA CNPJ nº / SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA

PREFEITURA MUNICIPAL DE ARACI ESTADO DA BAHIA CNPJ nº / SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA PARECER DA ANÁLISE DE AMOSTRAS REFERENTE AO EDITAL DE LICITAÇÃO Nº 001/2018 No dia20 de Março de 2018, foram analisadas as amostras referente ao Pregão Presencial nº 001/2018, referente à contratação do

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé publica:

Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé publica: Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé 1 Terça-feira Ano VIII Nº 1510 Prefeitura Municipal de São Sebastião do Passé publica: Errata ao Pregão nº001/2018-sms. Gestor - Breno Konrad Meira Moreira

Leia mais

Sumário. Selagem

Sumário. Selagem Sumário Embalagens especiais ------------------------------------------- 3 Selagem ---------------------------------------------------------- 3 Filme Composto com folhas de Alumínio ----------------------

Leia mais

LINHA INDUSTRIAL Economia de energia e alta performance

LINHA INDUSTRIAL Economia de energia e alta performance LINHA INDUSTRIAL Economia de energia e alta performance INTRODUÇÃO A Isover foi fundada no Brasil em 1951, mas desde 1937 produz na Europa sistemas para isolação térmica e acústica, bem como para proteção

Leia mais

Conhecendo os impermeabilizantes Veja quais são os sistemas de impermeabilização mais utilizados e saiba qual produto é mais adequado para a sua obra

Conhecendo os impermeabilizantes Veja quais são os sistemas de impermeabilização mais utilizados e saiba qual produto é mais adequado para a sua obra Conhecendo os impermeabilizantes Veja quais são os sistemas de impermeabilização mais utilizados e saiba qual produto é mais adequado para a sua obra Reportagem: Romário Ferreira Edição 44 - Fevereiro/2012

Leia mais

Sobre Chocolate. Manteiga de cacau. Outros ingredientes. Massa de cacau. Chocolate

Sobre Chocolate. Manteiga de cacau. Outros ingredientes. Massa de cacau. Chocolate Sobre Chocolate De acordo com a ANVISA*, chocolate é o produto obtido a partir da mistura de derivados de cacau, contendo, no mínimo, 25% de sólidos totais de cacau: * ANVISA, RDC n 227, de 28/08/2003.

Leia mais

SISTEMAS DE RECICLAGEM para RESÍDUOS MUNICIPAIS

SISTEMAS DE RECICLAGEM para RESÍDUOS MUNICIPAIS SISTEMAS DE RECICLAGEM para RESÍDUOS MUNICIPAIS 1 Inovação em energia junto à A Nova Eco Energia é uma empresa localizada na cidade de Andradina, SP, inovadora no mercado de fontes de energia alternativas,

Leia mais

Secretaria de Estado da Educação do Paraná Superintendência de Desenvolvimento da Educação DEFINIÇÃO DA DOENÇA

Secretaria de Estado da Educação do Paraná Superintendência de Desenvolvimento da Educação DEFINIÇÃO DA DOENÇA DEFINIÇÃO DA DOENÇA Doença celíaca é alergia ao glúten, proteína encontrada no trigo, aveia, centeio, cevada e derivados. Essa doença afeta a parede do intestino, fazendo com que a absorção de vários nutrientes

Leia mais

ANEXO I MÉDIO ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO

ANEXO I MÉDIO ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO ANEXO I MÉDIO ESPECIFICAÇÃO DO PRODUTO 1. Açúcar Cristal puro e natural sem sujeiras, insetos ou corpos estranhos Saco plástico atóxico de 1kg acondicionados em fardo de 10kg a 2. Arroz Subgrupo parabolizado

Leia mais

CHECK LIST PARA AVALIAÇÃO DE ROTULAGEM DE ALIMENTOS EMBALADOS Identificação da empresa: Designação do produto: Marca: Nome fantasia ou complemento de marca: INFORMAÇÕES GERAIS OBRIGATÓRIAS Conforme 1.1

Leia mais

Ficha Técnica ISOTÔNICO 22g TODOS OS SABORES

Ficha Técnica ISOTÔNICO 22g TODOS OS SABORES Ficha Técnica ISOTÔNICO 22g TODOS OS SABORES Código: FT/IGR - 01/00 Revisão: 01 Data: 15/04/2013 Página 01 de 06 REIDRAT INDÚSTRIA E COMÉRCIO Produto: PÓ PARA O PREPARO DE SUPLEMENTO HIDROELETROLÍTICO

Leia mais

MUNICIPIO DE ERECHIM PREFEITURA MUNICIPAL

MUNICIPIO DE ERECHIM PREFEITURA MUNICIPAL ADITIVO Nº 187/2014 ADITIVO AO CONTRATO ADMINISTRATIVO N.º 851/2013 PROCESSO N.º 11438/2013 - PREGÃO PRESENCIAL N.º 165/2013 AQUISIÇÃO DE GÊNEROS ALIMENTÍCIOS - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO - CONTRATANTE

Leia mais

FORMULÁRIO DE PETIÇÃO PARA CADASTRAMENTO MATERIAIS DE USO EM SAÚDE RDC nº 24/09

FORMULÁRIO DE PETIÇÃO PARA CADASTRAMENTO MATERIAIS DE USO EM SAÚDE RDC nº 24/09 FORMULÁRIO DE PETIÇÃO PARA CADASTRAMENTO MATERIAIS DE USO EM SAÚDE RDC nº 24/09 ORIENTAÇÕES GERAIS PARA PREENCHIMENTO E ENVIO: Em caso de dúvida no preenchimento dos campos, coloque o cursor sobre o campo

Leia mais