Propriedades da matéria e mudanças de estado físico

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Propriedades da matéria e mudanças de estado físico"

Transcrição

1 INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Propriedades da matéria e mudanças de estado físico Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1

2 Propriedades da Matéria A matéria é caracterizada por suas propriedades, podendo ser: GERAIS: quando são comuns a toda espécie de matéria, não importando quais substâncias a compõem. ESPECÍFICAS: quando dependem das substâncias que a formam, permitindo assim identificar e diferenciar os diversos materiais. 2

3 Propriedades Gerais da Matéria Extensão Inércia Massa Impenetrabilidade Divisibilidade Compressibilidade Elasticidade Descontinuidade Indestrutibilidade 3

4 Propriedades Gerais da Matéria: EXTENSÃO É o espaço ocupado por um Denominamos volume a medida deste espaço. corpo. Utilizamos vários produtos comercializados em unidades de medida de volume (litros e mililitros). 4

5 Propriedades Gerais da Matéria: INÉRCIA É a propriedade segundo a qual um corpo tende a permanecer na situação em que está, resistindo à variação de seu estado seja em repouso, seja em movimento até que uma força atue sobre ele. A bola tende a permanecer parada até que alguém a chute. Após o chute, a bola tende a permanecer em movimento, parando quando sofre a ação da força de atrito do solo, resistência do ar ou outro material. 5

6 Propriedades Gerais da Matéria: MASSA É a quantidade de matéria existente nos corpos. Também pode ser definida como a medida da inércia de um corpo. Muitos produtos são adquiridos em termos de massa Quanto maior for o corpo, maior a dificuldade em movimentá-lo, portanto, maior será sua inércia.

7 Propriedades Gerais da Matéria: IMPENETRABILIDADE Dois corpos não podem ocupar ao mesmo tempo o mesmo lugar no espaço.

8 Propriedades Gerais da Matéria: DIVISIBILIDADE É a propriedade segundo qual a matéria pode ser dividida em porções menores. O almofariz e o pistilo são instrumentos usados em laboratório para macerar sólidos.

9 Propriedades Gerais da Matéria: COMPRESSIBILIDADE A matéria pode ser comprimida, sofrendo redução do seu volume se aplicarmos sobre ela uma força, ou seja, exercermos pressão sobre ela.

10 Propriedades Gerais da Matéria: ELASTICIDADE A matéria volta ao volume e à forma iniciais quando cessa a compressão.

11 Propriedades Gerais da Matéria: DESCONTINUIDADE (POROSIDADE) Toda matéria é descontínua, por mais compacta que pareça. Existem espaços entre uma molécula e outra, e esses espaços podem ser maiores ou menores o que define se a matéria é mais ou menos dura.

12 Propriedades Gerais da Matéria: INDESTRUTIBILIDADE A matéria não pode ser criada nem destruída, mas pode ser transformada.

13 Propriedades Específicas da Matéria Propriedades organolépticas Propriedades físicas Propriedades químicas Propriedades funcionais É importante ressaltar que analisando as propriedades especificas, é possível identificar uma substância desconhecida.

14 Propriedades Organolépticas

15 Propriedades Organolépticas São aquelas que podem ser detectadas pelos órgãos dos sentidos: cor, brilho, odor e sabor.

16 Propriedades Físicas

17 Propriedades Físicas São aquelas que podem ser medidas ou observadas sem que ocorra modificação na composição do material. São elas: estados físicos, dureza, maleabilidade, ductibilidade, densidade, solubilidade, condutibilidade, calor específico, propriedade magnética, tenacidade e viscosidade.

18 Propriedades Físicas Estados físicos: Sólido Líquido Plasma? Gasoso

19 Propriedades Físicas Dureza: É a resistência de um material ao ser riscado por outro ou sofrer desgaste quando atritado com outro material. O material mais duro é aquele que consegue fazer um sulco em outro material.

20 Propriedades Físicas Dureza: Diamante É o material de maior dureza e só pode ser riscado por outro diamante. Broca feita com diamante industrial, para perfurar materiais como vidro, granito, aço e rochas.

21 Propriedades Físicas Maleabilidade: É a capacidade que a matéria tem de ser moldada ou transformada em lâminas ou chapas finas para produzir diversos objetos. Comum a maioria dos metais. O ouro é o metal mais maleável que existe.

22 Propriedades Físicas Ductibilidade: É a propriedade que alguns materiais apresentam de serem transformados em fios. Alguns metais são dúcteis. Utilizados em circuitos elétricos O fio de ouro é utilizado em tratamento estéticos.

23 Propriedades Físicas Ductibilidade: CURIOSIDADE: Os implantes de Fios-de-ouro são uma alternativa eficaz para correção da flacidez.

24 Propriedades Físicas Densidade: É a propriedade que relaciona a massa de um corpo com o volume que essa massa ocupa. Também chamada da massa específica da matéria Algodão 1 kg Massas iguais Chumbo 1 kg Volumes diferentes Mesmo volume Ouro - 19,3 g Alumínio 2,7g Massas diferentes

25 Propriedades Físicas Densidade: Fórmula da densidade Onde: d= densidade m= massa (g, kg, mg) V= volume (L, ml, cm³, m³)

26 Propriedades Físicas Densidade: FLUTUAÇÃO DOS CORPOS - Está relacionada com a sua densidade. - Dois materiais com densidades diferentes: O material mais denso tende a afundar. O material menos denso tende a flutuar.

27 Propriedades Físicas Solubilidade: É a quantidade máxima de uma substância, denominada soluto, que é possível dissolver em uma quantidade de outra substância, denominada solvente, em dada temperatura.

28 Propriedades Físicas Solubilidade: - Todo material que se dissolve é chamado de SOLUTO. - Todo material que dissolve outro material é chamado de SOLVENTE. O material formado pela interação do soluto e do solvente é chamado de solução. SOLUTO + SOLVENTE = SOLUÇÃO

29 Propriedades Físicas Condutibilidade: - Capacidade da matéria em permitir a passagem de uma corrente elétrica.

30 Propriedades Físicas Calor Específico: - É a quantidade de calor necessária para aumentar em 1 grau Celsius (ºC) a temperatura de 1 grama de massa de qualquer substância.

31 Propriedades Físicas Propriedade Magnética: - Se refere ao comportamento dos diferentes materiais frente a um ímã.

32 Propriedades Físicas Tenacidade: - É a resistência que os materiais oferecem ao choque mecânico, ou seja ao impacto, sem quebrar. Carbino

33 Propriedades Físicas Tenacidade: - Cientistas provaram que os dentes das criaturas marinhas da família Patellidae possuem resistência capaz de superar a antiga detentora do recorde: seda de aranha. Fonte:

34 Propriedades Físicas Viscosidade: - Está relacionada à velocidade com que um líquido se movimenta. Quanto menor a velocidade, maior a viscosidade do mesmo.

35 Propriedades Químicas

36 Propriedades Químicas São propriedades qualificadas / específicas da matéria, variam de substância a substância. Ex.: Toxicidade, Inflamabilidade.

37 Propriedades Funcionais

38 Propriedades Funcionais Estão relacionadas às funções químicas das substâncias: Ácidos Bases Sais Óxidos

39 Exercícios do Livro Didático: Páginas 26 e 27 39

40 Mudanças de Estado Físico da Matéria

41 Mudanças de Estado Físico da Matéria As substâncias podem mudar de estado físico (sólido, líquido, gasoso). O que diferencia essas substâncias em cada estado físico são as disposições e a agitação das moléculas.

42 Mudanças de Estado Físico da Matéria É possível mudar o estado físico de uma substância provocando afastamento e aproximação de suas moléculas, o que é conseguido por meio de alterações na temperatura ou na pressão. As mudanças de um estado físico para outro recebem denominações específicas.

43 Mudanças de Estado Físico da Matéria FUSÃO: Passagem do estado sólido para o estado líquido. Cada substância sofre fusão em uma temperatura específica, denominada temperatura de fusão (TF).

44 Mudanças de Estado Físico da Matéria FUSÃO: Substância TF ao nível do mar água 0ºC ferro 1536ºC ouro 1063ºC alumínio 660ºC chumbo 327ºC prata 950ºC

45 Mudanças de Estado Físico da Matéria SOLIDIFICAÇÃO: Passagem do estado líquido para o estado sólido. É o processo inverso da fusão. Para uma dada substância, a temperatura de solidificação (TS) coincide com a temperatura de fusão (TF).

46 Mudanças de Estado Físico da Matéria VAPORIZAÇÃO: É a passagem do estado líquido para o estado gasoso. Esse processo pode acontecer de 3 formas diferentes: evaporação, calefação e ebulição.

47 Mudanças de Estado Físico da Matéria VAPORIZAÇÃO: Evaporação: Passagem lenta e espontânea. Ocorre em qualquer temperatura e é um fenômeno superficial, pois são as moléculas da superfície do líquido que passam para a fase gasosa. Os líquidos apresentam maior ou menor capacidade de evaporação. Exemplos: ciclo da água, roupas no varal, etc.

48 Mudanças de Estado Físico da Matéria VAPORIZAÇÃO: Ebulição: É o processo que ocorre em uma temperatura específica para cada substância, chamada de temperatura de ebulição (TE). Ocorre em toda a massa líquida e tem como característica a formação de bolhas.

49 Mudanças de Estado Físico da Matéria VAPORIZAÇÃO: Ebulição: Substância TE ao nível do mar Água 100 ºC Álcool comum 78 ºC Cloreto de sódio 1490 ºC Ferro 3000º C Mercúrio 356 º C

50 Mudanças de Estado Físico da Matéria VAPORIZAÇÃO: Calefação: É a passagem instantânea. Ocorre quando pequenas porções de líquidos são jogadas em uma superfície muito quente.

51 Mudanças de Estado Físico da Matéria CONDENSAÇÃO: Também chamada de liquefação, é a passagem do estado gasoso para o líquido. É o processo inverso da vaporização.

52 Mudanças de Estado Físico da Matéria SUBLIMAÇÃO e RESSUBLIMAÇÃO: Passagem do sólido para o gasoso e do estado gasoso para o sólido, respectivamente.

53 Mudanças de Estado Físico da Matéria evaporação ebulição calefação ressublimação*

54 Gráfico de Mudanças de Estado Físico Substância Pura

55 Gráfico de Mudanças de Estado Físico Substância Pura Ex.: Água Dois patamares, o de temperatura de fusão (0ºC) e o de temperatura de ebulição (100ºC).

56 Gráfico de Mudanças de Estado Físico Misturas Faixa de fusão (50 55ºC) e faixa de ebulição ( ºC).

57 Gráfico de Mudanças de Estado Físico Misturas Mistura Eutética Ponto de Fusão

58 Gráfico de Mudanças de Estado Físico Misturas Mistura Azeotrópica Ponto de Ebulição

59 Exercícios do Livro Didático: Páginas 34 e 35 59

60 Bom Estudo!

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico

Propriedades da matéria e mudanças de estado físico INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Propriedades da matéria e mudanças de estado físico Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Propriedades da Matéria A matéria é

Leia mais

La Salle Águas Claras 9º ano. Propriedades da Matéria

La Salle Águas Claras 9º ano. Propriedades da Matéria La Salle Águas Claras 9º ano Propriedades da Matéria Matéria Matéria é tudo que tem massa e ocupa lugar no espaço. Não existe vida nem manutenção da vida sem matéria. Uma porção delimitada de matéria recebe

Leia mais

Unidade Propriedades da matéria

Unidade Propriedades da matéria Unidade 1 1. Propriedades da matéria O que é matéria? O que é matéria? Tudo que ocupa lugar no espaço é feito de matéria. Ex: Mesas, cadeiras, animais, plantas e até o ar que respiramos! Chamamos de corpo

Leia mais

Professores: Alinne Borges Tiago Albuquerque Sandro Sobreira. Vídeos. Matéria. Energia. Gabaritos

Professores: Alinne Borges Tiago Albuquerque Sandro Sobreira. Vídeos. Matéria. Energia. Gabaritos Professores: Alinne Borges Tiago Albuquerque Sandro Sobreira Vídeos Matéria Energia Gabaritos Pesquise Exercícios Matéria, corpo e objeto Matéria É tudo que tem massa e ocupa um lugar no espaço. Corpo

Leia mais

Apostila de Química 12 A Matéria

Apostila de Química 12 A Matéria Apostila de Química 12 A Matéria 1.0 Átomo x Elemento Átomo é uma partícula fundamental que compõe toda a matéria. Elemento químico é um conjunto de átomos quimicamente iguais (com o mesmo número atômico).

Leia mais

O QUE É QUÍMICA? Química é uma ciência experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.

O QUE É QUÍMICA? Química é uma ciência experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria. POR QUE ESTUDAR QUÍMICA? A Química contribui para a melhora da qualidade de vida das pessoas, se souber usá-la corretamente. Nosso futuro depende de como vamos usar o conhecimento Químico. A química se

Leia mais

Ciências. Química e Física. Escola Estadual de Ensino Médio Demétrio Ribeiro. Prof. Thales Fagundes Machado. 9º ano Ensino Fundamental

Ciências. Química e Física. Escola Estadual de Ensino Médio Demétrio Ribeiro. Prof. Thales Fagundes Machado. 9º ano Ensino Fundamental Escola Estadual de Ensino Médio Demétrio Ribeiro Ciências Química e Física 9º ano Ensino Fundamental Prof. Thales Fagundes Machado thalesqmc@gmail.com Alegrete RS 2015 03. Propriedades da matéria: Propriedades

Leia mais

A matéria e suas propriedades

A matéria e suas propriedades A matéria e suas propriedades Letícia Silva 1 A Química Como vimos na aula anterior, desde épocas muito remotas a Química estava presente no cotidiano de nossos antepassados. Agora olhe ao seu redor e

Leia mais

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico Cientifico Química A matéria propriedades gerais funcionais específicas físicas químicas organolépticas Estados de agregação da matéria Estado sólido Forma

Leia mais

Química. A matéria, suas transformações e a energia Unidade 2

Química. A matéria, suas transformações e a energia Unidade 2 Química A matéria, suas transformações e a energia Unidade 2 Matéria (p.23) É tudo aquilo que tem massa, volume e, por isso, ocupa um lugar no espaço. Não é possível compartilhar o espaço com outra porção

Leia mais

Estados físicos da matéria. Estado Sólido. Estado Líquido

Estados físicos da matéria. Estado Sólido. Estado Líquido Estados físicos da matéria A matéria é composta por pequenas partículas e, de acordo com o maior ou menor grau de agregação entre elas, pode ser encontrada em três estados: sólido, líquido e gasoso. O

Leia mais

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas

Conhecimento. Senso comum Religioso Filosófico Cientifico. Química. A matéria. propriedades. gerais funcionais específicas Conhecimento Senso comum Religioso Filosófico Cientifico Química A matéria propriedades gerais funcionais específicas físicas químicas organolépticas A importância da densidade Dentro da especificação

Leia mais

Conceitos importantes: a) Matéria : Tudo o que possui massa e ocupa lugar no espaço.

Conceitos importantes: a) Matéria : Tudo o que possui massa e ocupa lugar no espaço. SISTEMAS QUÍMICOS E SUAS TRANSFORMAÇÕES Prof. Ms. Mayanderson (Xuxu) QUÍMICA: A química estuda a natureza, as propriedades, a composição e as transformações da matéria. Ela está em nosso cotidiano e, ao

Leia mais

UNIDADE 2: Aspectos Macroscópicos e Propriedades da Matéria.

UNIDADE 2: Aspectos Macroscópicos e Propriedades da Matéria. UNIDADE 2: Aspectos Macroscópicos e Propriedades da Matéria. MATÉRIA: Matéria é tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço. A matéria pode ser um corpo ou um objeto: Corpo: É uma parte da matéria,

Leia mais

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA Observe a história: Responda: 1) Quais foram as transformações que ocorreram na água no decorrer da história?

OS ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA Observe a história: Responda: 1) Quais foram as transformações que ocorreram na água no decorrer da história? 2 - AS TRANSFORMAÇÕES DA MATÉRIA A matéria pode passar por diversas transformações. Essas transformações podem ser físicas ou químicas. > Alterações físicas caracterizam-se por não ocorrer mudanças na

Leia mais

1º trimestre Sala de estudos Ciências Data: março/2017 Ensino Fundamental 9º ano Classe: Profª. Elisete Nome: nº

1º trimestre Sala de estudos Ciências Data: março/2017 Ensino Fundamental 9º ano Classe: Profª. Elisete Nome: nº . 1º trimestre Sala de estudos Ciências Data: março/2017 Ensino Fundamental 9º ano Classe: Profª. Elisete Nome: nº Conteúdo: Propriedades da matéria; mudanças de estado físico; transformações de unidades..

Leia mais

QUÍMICA Profº JAISON

QUÍMICA Profº JAISON QUÍMICA Profº JAISON Determine o número atômico e o número de massa dos átomos A e B, que são isóbaros e apresentam a seguinte representação: 10+x 5x A 11+x 4x+8 B Afinal, o que é matéria? Chamamos de

Leia mais

Professora Caroline Azevedo

Professora Caroline Azevedo Professora Caroline Azevedo Conteúdos abordados na aula de hoje: 1 ) Matéria, corpo e objeto; 2) Organização da matéria; 3) Energias; 4) Propriedades da matéria; 5) Fenômenos. Matéria e suas transformações

Leia mais

CONSIDERAÇÕES DO CURSO

CONSIDERAÇÕES DO CURSO CONSIDERAÇÕES DO CURSO Olá galera!! Nosso curso funcionará da seguinte forma: Toda semana eu publicarei aqui na nossa sala virtual, o conteúdo a ser trabalhado e a/as atividades da semana. Todas as atividades

Leia mais

INTRODUÇÃO À QUÍMICA

INTRODUÇÃO À QUÍMICA INTRODUÇÃO À QUÍMICA O QUE É QUÍMICA? É a ciência que estuda a matéria, suas propriedades, transformações e interações, bem como a energia envolvida nestes processos. QUAL A IMPORTÂNCIA DA QUÍMICA? Entender

Leia mais

Substâncias e Misturas

Substâncias e Misturas ESTADO DE SANTA CATARINA EEB DR JORGE LACERDA Substâncias e Misturas Profª Luiza P. R. Martins Química 1º ano Estados físicos (de agregação) da matéria Vapor Características microscópicas 2 Ebulição, Vaporização

Leia mais

Química B Extensivo V. 1

Química B Extensivo V. 1 Química B Extensivo V. 1 Resolva Aula 1 Aula 3 1.01) O açúcar se divide e preenche os espaços vazios existentes na água. 3.01) C 1.0) Plástico. 1.03) Acidez. Aula.01) C I Condensação II Fusão S III Ebulição

Leia mais

Sumário. Química. Frente 1. Frente 2. Capítulo 1: A matéria 112. Capítulo 1: Modelos atômicos 122. Capítulo 2: Estudando o átomo 130

Sumário. Química. Frente 1. Frente 2. Capítulo 1: A matéria 112. Capítulo 1: Modelos atômicos 122. Capítulo 2: Estudando o átomo 130 Sumário Química Frente 1 Capítulo 1: A matéria 112 Frente 2 Capítulo 1: Modelos atômicos 122 Capítulo 2: Estudando o átomo 130 Capítulo 3: Os elétrons 136 QUÍMICA frente 1 GINO CRESCOLI DREAMSTIME.COM,

Leia mais

Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é

Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é Podemos definir como quente um corpo que tem suas moléculas agitando-se muito, ou seja, com alta energia cinética. Analogamente, um corpo frio, é aquele que tem baixa agitação das suas moléculas. Tem

Leia mais

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ANO. 1- Considere as temperaturas de fusão e ebulição (pressão = 1 atm) de quatro compostos dados na tabela abaixo.

EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ANO. 1- Considere as temperaturas de fusão e ebulição (pressão = 1 atm) de quatro compostos dados na tabela abaixo. EXERCÍCIOS DE CIÊNCIAS PARA O 9 ANO 1- Considere as temperaturas de fusão e ebulição (pressão = 1 atm) de quatro compostos dados na tabela abaixo. Com base nos dados da tabela, responda as questões a seguir.

Leia mais

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS

SUBSTÂNCIAS E MISTURAS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS SUBSTÂNCIAS Uma substância química (ou apenas substância) é um material que apresenta um conjunto de propriedades bem definido e constante e tem composição fixa, independente da

Leia mais

A Matéria. Profº André Montillo

A Matéria. Profº André Montillo A Matéria Profº André Montillo www.montillo.com.br Substância: É a combinação de átomos de elementos diferentes em uma proporção de um número inteiro. O átomo não é criado e não é destruído, as diferentes

Leia mais

9 o EF. Jeosafá de P. Lima

9 o EF. Jeosafá de P. Lima 9 o EF QUÍMICA Estudo dirigido Jeosafá de P. Lima Todas 1- A combustão do gás de cozinha (gás butano) é representada pela equação química abaixo: C4H10 + 13 / 2 O2 4 CO2 + 5 H2O O número de substâncias

Leia mais

Cópia autorizada. II

Cópia autorizada. II II Sugestões de avaliação Ciências 9 o ano Unidade 1 5 Unidade 1 Nome: Data: 1. Qual é a importância do Sistema Internacional de Unidades (SI)? 2. O que diferencia as propriedades gerais e específicas

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II - QUÍMICA

ENSINO FUNDAMENTAL II - QUÍMICA ENSINO FUNDAMENTAL II - QUÍMICA PROFESSOR(A): KLICIA REGATEIRO ALUNO(A): Nº SÉRIE: 8º ANO TURMA: TURNO: / /2019 Unidade 1 Os materiais outras. Essa organização está relacionada as propriedades da matéria

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK PROCESSOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS PROFESSOR: BISMARCK Substância Pura: Um único tipo de substância Simples: formada por átomos de um único elemento. Composta: formada por átomos de mais de um elemento.

Leia mais

Exercitando Ciências Tema: Transformações físicas e o conceito de densidade

Exercitando Ciências Tema: Transformações físicas e o conceito de densidade Exercitando Ciências Tema: Transformações físicas e o conceito de densidade Esta lista de exercícios aborda o conteúdo curricular: transformações físicas e o conceito de densidade. 1. O naftaleno, comercialmente

Leia mais

Ligações Químicas. Professor Haroldo

Ligações Químicas. Professor Haroldo Ligações Químicas Professor Haroldo 1. A regra do dueto e do octeto: Para se estabilizar um elemento precisa possuir sua camada de valência igual à camada de valência do GÁS NOBRE MAIS PRÓXIMO (8 e -,

Leia mais

Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria.

Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria. O Que é Química? Química é uma Ciência Experimental que estuda a estrutura, composição e a transformação da matéria. O Método Científico OBSERVAÇÕES PROBLEMA HIPÓTESE(S) EXPERIMENTOS CONCLUSÕES CIÊNCIA:

Leia mais

26/08/15 SUBSTÂNCIAS E MISTURAS. Prof. Ms. Mayanderson (Xuxu)

26/08/15 SUBSTÂNCIAS E MISTURAS. Prof. Ms. Mayanderson (Xuxu) SUBSTÂNCIAS E MISTURAS FENÔMENO FÍSICO: Não altera estrutura íntima da matéria. Exemplos: rasgar papel; derreter gelo (qualquer mudança de estado Físico); passagem de corrente elétrica por um Fio de cobre;

Leia mais

Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas

Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Sistemas Para facilitar a

Leia mais

COLÉGIO SÃO JOSÉ. Gabarito - TAREFÃO DE CIÊNCIAS 6º Ano - nº1

COLÉGIO SÃO JOSÉ. Gabarito - TAREFÃO DE CIÊNCIAS 6º Ano - nº1 Gabarito - TAREFÃO DE CIÊNCIAS 6º Ano - nº1 1. Se furarmos uma bola de futebol, o ar nela contido se espalhará. A propriedade do ar que explica este fato é denominada: a) Peso. b) Elasticidade. c) Expansibilidade.

Leia mais

A Matéria. Profº André Montillo

A Matéria. Profº André Montillo A Matéria Profº André Montillo www.montillo.com.br Substância: É a combinação de átomos de elementos diferentes em uma proporção de um número inteiro. O átomo não é criado e não é destruído, as diferentes

Leia mais

4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais

4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais Ciências Físico-químicas - 7º ano de escolaridade Unidade 4 O MUNDO MATERIAL 4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais - Propriedades físicas e químicas dos materiais - Densidade

Leia mais

Composição Densidade (g/mol) Carvão 0,3 0,6 Ossos 1,7 2,0 Areia 2,0 2,4 Solo 2,6 2,8 Pedras 2,6 5,0

Composição Densidade (g/mol) Carvão 0,3 0,6 Ossos 1,7 2,0 Areia 2,0 2,4 Solo 2,6 2,8 Pedras 2,6 5,0 QUÍMICA Arqueologistas usam diferenças de densidade para separar as misturas que eles obtêm por escavação. Indique a opção correta para uma mostra que contém a seguinte composição: Composição Densidade

Leia mais

Os estados físicos da matéria e suas transformações

Os estados físicos da matéria e suas transformações Os estados físicos da matéria e suas transformações Letícia Silva 1 Estados Físicos A matéria é formada por partículas extremamente pequenas como os átomos que interagem entre si formando ligações químicas,

Leia mais

QUÍMICA Conceitos Fundamentais de Química

QUÍMICA Conceitos Fundamentais de Química Conceitos Fundamentais de Química São Paulo do Potengi/RN O que devemos aprender nesta aula: Entender e compreender alguns conceitos fundamentais da química; Conhecer a matéria e sua classificação; Identificar

Leia mais

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química

Atividade extra. Questão 1 Cecierj Questão 2 Cecierj Ciências da Natureza e suas Tecnologias Química Atividade extra Questão 1 Cecierj - 2013 Desenhe uma esfera de ferro e outra de chumbo que tenham massas iguais. Para isso, considere as seguintes densidades: densidade do ferro = 7,9 g/cm3 densidade do

Leia mais

TEMPERATURA. Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação.

TEMPERATURA. Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação. TEMPERATURA Os constituintes da matéria (moléculas, átomos etc.) movem-se continuamente em um movimento de agitação. É possível associar a existência de uma energia à energia cinética média desses constituintes

Leia mais

C m Q C T T 1 > T 2 T 1 T 2. 1 cal = 4,184 J (14,5 o C p/ 15,5 o C) 1 Btu = 252 cal = 1,054 kj

C m Q C T T 1 > T 2 T 1 T 2. 1 cal = 4,184 J (14,5 o C p/ 15,5 o C) 1 Btu = 252 cal = 1,054 kj A teoria do calórico (~1779) Para atingir o estado de equilíbrio térmico, T 1 T 2 T 1 > T 2 -Substância fluida - invisível - peso desprezível T a quantidade de calórico Esta teoria explicava um grande

Leia mais

Energia: Capacidade de realizar trabalho.

Energia: Capacidade de realizar trabalho. Energia: Capacidade de realizar trabalho. Formas de energia: Matéria: - Cinética (movim. macroscópico, térmica, etc) - Potencial (elétrica, gravitacional, elástica, etc) Tudo que tem massa e ocupa lugar

Leia mais

Substâncias e Transformações

Substâncias e Transformações Substâncias e Transformações PAESPE 2018 Aula: Mariany Fernandes O QUE É UM SISTEMA? É uma porção limitada do universo, considerada como um todo para efeito de estudo. Homogêneo Heterogêneo Homogêneo:

Leia mais

Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas

Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA BAIANO Campus Valença Sistemas, Substâncias puras e Misturas Separação de Misturas Professor: José Tiago Pereira Barbosa 1 Sistemas Para facilitar a

Leia mais

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS. Escola de Civismo e Cidadania

COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS. Escola de Civismo e Cidadania COLÉGIO ESTADUAL DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS HUGO DE CARVALHO RAMOS ANO LETIVO 2018 QUESTÃO 01 O QUE É QUÍMICA? QUESTÃO 02 O QUE É MATÉRIA? QUESTÃO 03 O QUE É TEMPERATURA? QUESTÃO 04 O QUE É TRANSFORMAÇÃO(OU

Leia mais

SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS

SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS SUBSTÂNCIA PURA & MISTURAS Química Professora: Danielle Átomos & Moléculas H + H H H H + H + O O H H Átomos Moléculas Sistemas Materiais Substância Pura Mistura Simples Composta Homogênea Heterogênea

Leia mais

Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá

Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá Escola de Educação Profissional SENAI Visconde de Mauá Eletrotécnica Porto Alegre, Fevereiro de 2010 Revisão: A Matéria e Eletricidade MATÉRIA Matéria Definir matéria parece simples. Nosso primeiro impulso

Leia mais

JAMILE ROSA RAMPINELLI

JAMILE ROSA RAMPINELLI Química Geral JAMILE ROSA RAMPINELLI Bacharel em Química Ind. UNIVILLE Mestre em Engenharia de Alimentos UFSC Doutora em Engenharia Química UFSC QUÍMICA A Ciência Central 9ª Edição Capítulo 1 Introdução:

Leia mais

CALORIMETRIA Calor. CALORIMETRIA Potência ou Fluxo de Calor

CALORIMETRIA Calor. CALORIMETRIA Potência ou Fluxo de Calor CALORIMETRIA Calor É a transferência de energia de um corpo para outro, decorrente da diferença de temperatura entre eles. quente frio Unidades de calor 1 cal = 4,186 J (no SI) 1 kcal = 1000 cal Fluxo

Leia mais

Capitulo-4 Calor e Temperatura

Capitulo-4 Calor e Temperatura Capitulo-4 Calor e Temperatura www.plantaofisica.blogspot.com.br 1 Resumo de aula: Termometria. 1- Temperatura Termometria é a parte da física que se preocupa unicamente em formas de se medir a temperatura

Leia mais

Matéria e Medidas. Reis, Oswaldo Henrique Barolli. R375m Matéria e medidas / Oswaldo Henrique Barolli. Varginha, slides; il.

Matéria e Medidas. Reis, Oswaldo Henrique Barolli. R375m Matéria e medidas / Oswaldo Henrique Barolli. Varginha, slides; il. Matéria e Medidas Reis, Oswaldo Henrique Barolli. R375m Matéria e medidas / Oswaldo Henrique Barolli. Varginha, 2015. 54 slides; il. Sistema requerido: Adobe Acrobat Reader Modo de Acesso: World Wide Web

Leia mais

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 4 Calor específico 15 Resumo das equações e unidades 5 Calorímetro

Leia mais

1. NOÇÕES FUNDAMENTAIS

1. NOÇÕES FUNDAMENTAIS Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO 1. NOÇÕES FUNDAMENTAIS Prof. a M. a Nayara Lais Boschen QUÍMICA 2 MATÉRIA Tudo aquilo que possui massa e ocupa lugar no espaço; Pode ser na forma sólida,

Leia mais

A Matéria. Disciplina: Ciências Naturais Professor: Mário César Castro

A Matéria. Disciplina: Ciências Naturais Professor: Mário César Castro GDF - SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DF SUBSECRETARIA DE SUPORTE EDUCACIONAL DO DF GERÊNCIA REGIONAL DE ENSINO DE PLANALTINA CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 02 A Matéria Disciplina: Ciências Naturais

Leia mais

Química Exercícios complementares 1ª série 1º período/2017

Química Exercícios complementares 1ª série 1º período/2017 Química Exercícios complementares 1ª série 1º período/2017 Questão 1 - (UECE) A titulação é um procedimento laboratorial que permite determinar a concentração desconhecida de uma substância a partir de

Leia mais

1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão:

1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: 1. Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: Substância PF ( C) PE ( C) Cloro -101,0-34,6 Flúor -219,6-188,1 Bromo -7,2 58,8 Mercúrio -38,8 356,6 Iodo

Leia mais

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI

FÍSICA PROFº JAISON MATTEI FÍSICA PROFº JAISON MATTEI A MATÉRIA E SUAS TRANSFORMAÇÕES As mudanças de estado físico da água. Diagrama de mudanças de estado físico. 01. Um cientista recebeu uma substância desconhecida, no estado sólido,

Leia mais

CALORIMETRIA E TERMOLOGIA

CALORIMETRIA E TERMOLOGIA CALORIMETRIA E TERMOLOGIA CALORIMETRIA Calor É a transferência de energia de um corpo para outro, decorrente da diferença de temperatura entre eles. quente Fluxo de calor frio BTU = British Thermal Unit

Leia mais

Tecnologia Mecânica Propriedades dos materiais

Tecnologia Mecânica Propriedades dos materiais Propriedades dos materiais Por que o plástico é "plástico"? Por que o alumínio é mais leve que o ferro? Por que a borracha depois de esticada volta a sua forma primitiva? Por que o cobre conduz eletricidade

Leia mais

Química - 9º ano - 1º Volume - Unidade 1 - Propriedades gerais e específicas da matéria <div id="resumo_descritivo">plano de aula</div>hora(s)-aula:2

Química - 9º ano - 1º Volume - Unidade 1 - Propriedades gerais e específicas da matéria <div id=resumo_descritivo>plano de aula</div>hora(s)-aula:2 Química - 9º ano - 1º Volume - Unidade 1 - Propriedades gerais e específicas da matéria plano de aulahora(s)-aula:2 Autor(a): Eliane Siqueira Razzoto Data de Publicação:

Leia mais

1 Conceito de calorimetria. 2 Introdução. 3 Definição de caloria. 4 Calor específico. 5 Calorímetro (interativo) 6 Tabela de calores específicos

1 Conceito de calorimetria. 2 Introdução. 3 Definição de caloria. 4 Calor específico. 5 Calorímetro (interativo) 6 Tabela de calores específicos 1 Conceito de calorimetria 2 Introdução 3 Definição de caloria 4 Calor específico 5 Calorímetro (interativo) 6 Tabela de calores específicos 7 Capacidade térmica 8 Trocas de calor 9 Calor latente 10 Curva

Leia mais

2-Nos sistemas abaixo, diga quantos átomos, elementos, moléculas e substâncias estão representados:

2-Nos sistemas abaixo, diga quantos átomos, elementos, moléculas e substâncias estão representados: LISTA DE EXERCÍCIOS- 1 1-Classifique os processos em físicos ou químicos: a) Sublimação do gelo seco b) Solidificação da água c) Queima da gasolina d) Roupa secando no varal e) Amassar papel - f) Combustão

Leia mais

Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor).

Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor). Lee Prince/Shutterstock/Glow Images Na Terra encontra-se água em três estados físicos: estado líquido, estado sólido e estado gasoso (ou de vapor). Como ocorrem as transformações de um estado para o outro?

Leia mais

RESOLUÇÃO SIMULADO 1ª SÉRIE A2 1º BIMESTRE Temperatura de Ebulição ( C)

RESOLUÇÃO SIMULADO 1ª SÉRIE A2 1º BIMESTRE Temperatura de Ebulição ( C) Resposta da questão 1: Análise das afirmações: RESOLUÇÃO SIMULADO 1ª SÉRIE A2 1º BIMESTRE 2016 I. Correta. À temperatura de 25 C, os materiais C e D estão no estado líquido. Materiais A B 25 C sólido 25

Leia mais

Exercícios. Exercícios QUÍMICA LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ANO. Capítulo 1 Introdução ao Estudo da Química. Capítulo 2 Estados Físicos da Matéria

Exercícios. Exercícios QUÍMICA LISTA DE EXERCÍCIOS 1 ANO. Capítulo 1 Introdução ao Estudo da Química. Capítulo 2 Estados Físicos da Matéria Capítulo 1 Introdução ao Estudo da Química : 01 São substâncias puras: a) Um copo de água destilada, refrigerante aberto, granito. b) Barra de ouro, refrigerante sem agitar, ar atmosférico puro. c) Água

Leia mais

Materiais Metálicos: INTRODUÇÃO Engenharia Civil

Materiais Metálicos: INTRODUÇÃO Engenharia Civil Materiais Metálicos: INTRODUÇÃO Engenharia Civil Por: DANIEL N. LOPES Conceito: Metal é um elemento químico que no estado sólido se constitui de cristais ou, um agregado de cristais, caracterizado por

Leia mais

Introdução ao estudo da Química. TEMA 1 Chemistry is Everywhere. Escola Beit Yaacov Profa. Renata Fogaça

Introdução ao estudo da Química. TEMA 1 Chemistry is Everywhere. Escola Beit Yaacov Profa. Renata Fogaça Introdução ao estudo da Química TEMA 1 Chemistry is Everywhere Escola Beit Yaacov Profa. Renata Fogaça A Alquimia e a Química Mãe da Química moderna Utilizada na antiguidade e Idade média Egito antigo,

Leia mais

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PODCAST ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA Título do Podcast Área Segmento Duração Moedas, do que são feitas? Ciências da Natureza Química Ensino Médio 5min 44seg Habilidades: H3: Identificar

Leia mais

FÍSICA TÉRMICA TEMPERATURA, DILATAÇÃO TÉRMICA, CALORIMETRIA E TRANSMISSÃO DE CALOR

FÍSICA TÉRMICA TEMPERATURA, DILATAÇÃO TÉRMICA, CALORIMETRIA E TRANSMISSÃO DE CALOR FÍSICA TÉRMICA TEMPERATURA, DILATAÇÃO TÉRMICA, CALORIMETRIA E TRANSMISSÃO DE CALOR TEMPERATURA Grandeza Fundamental do S.I. Medida aproximada de agitação média de moléculas Unidade Principal: (Kelvin)

Leia mais

Parte 2. Química Aplicada. Professor Willyan Machado Giufrida

Parte 2. Química Aplicada. Professor Willyan Machado Giufrida Tópicos especiais Corrosão na construção civil Parte 2 Propriedades de alguns elementos metálicos Química Aplicada 1 Professor Willyan Machado Giufrida Propriedades Físicas dos Metais São, geralmente,

Leia mais

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida?

02- Quais das propriedades a seguir são as mais indicadas para verificar se é pura uma certa amostra sólida de uma substância conhecida? PROFESSOR: EQUIPE DE QUÍMICA BANCO DE QUESTÕES - QUÍMICA - 9º ANO - ENSINO FUNDAMENTAL ============================================================================================= 01- Massa, extensão

Leia mais

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017

III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 III OLIMPÍADA DE QUÍMICA DO GRANDE ABC - 03/06/2017 ENSINO FUNDAMENTAL 9. o ano - FASE 2 INSTRUÇÕES: 1. A prova consta de 3 questões discursivas (5 pontos cada) e de 17 questões objetivas (1 ponto cada),

Leia mais

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II

MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO II Prof. Maycon Del Piero maycon@delpiero.com.br AVALIAÇÃO A1 PROVA OBJETIVA (10 questões) 30% A2 PROVA DISCURSIVA (5 questões) 15% A3 APS (5 questões) 25% A4 PROVA OBJETIVA (10

Leia mais

Termologia. Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles.

Termologia. Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles. Calor e Temperatura Termologia Estuda os fenômenos ligados a calor e temperatura Calor: Energia em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperaturas entre eles. Temperatura: É uma grandeza

Leia mais

Figura 1 Objetos de metal Fonte: Alunos online

Figura 1 Objetos de metal Fonte: Alunos online METAIS E SUAS PROPRIEDADES Figura 1 Objetos de metal Fonte: Alunos online CONTEÚDO Propriedades dos metais Ligação metálica Densidade AMPLIANDO SEUS CONHECIMENTOS Propriedades dos metais Os metais apresentam

Leia mais

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água

1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase. 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase. 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 1 Conceito de calorimetria 12 Mudança de fase 2 Introdução 13 Leis gerais das mudanças de fase 3 Definição de caloria 14 Mudança de fase da água 4 Calor específico 15 Resumo das equações e unidades 5 Calorímetro

Leia mais

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza

PROCESSOS DE SEPARAÇÃO. Prof. Ms. George Verçoza PROCESSOS DE SEPARAÇÃO Prof. Ms. George Verçoza Separação magnética: Separa misturas do tipo sólido-sólido nas quais um dos componentes tem propriedades magnéticas e é atraído por um ímã. Ex: Ferro e areia.

Leia mais

Processos de Separação Misturas Para misturas Heterogêneas

Processos de Separação Misturas Para misturas Heterogêneas Ventilação: Sólido + Sólido O sólido menos denso é separado por uma corrente de ar. Catação: Sólido + Sólido Sólidos de aspectos diferentes são separados com as mãos ou uma pinça Levigação: Sólido + Sólido

Leia mais

Quí. Quí. Abner Camargo. Monitor: Gabriel Pereira

Quí. Quí. Abner Camargo. Monitor: Gabriel Pereira Quí. Professor: Allan Rodrigues Abner Camargo Monitor: Gabriel Pereira Estados físicos da matéria e gráficos de mudança de fase 06 fev RESUMO Estado físico da matéria A matéria se apresenta em três estados

Leia mais

A organização da Tabela Periódica. Vimos que os elementos químicos podem ser classificados em elementos representativos e elementos de transição.

A organização da Tabela Periódica. Vimos que os elementos químicos podem ser classificados em elementos representativos e elementos de transição. Metais e não metais A organização da Tabela Periódica Vimos que os elementos químicos podem ser classificados em elementos representativos e elementos de transição. Metais e não metais Os elementos químicos

Leia mais

Roteiro de estudos para recuperação trimestral

Roteiro de estudos para recuperação trimestral Roteiro de estudos para recuperação trimestral Disciplina: Professor (a): QUIMICA DAIANE LIMA Conteúdo: Referência para estudo: Propriedades da matéria, densidade, mudanças de fase da matéria, substâncias

Leia mais

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações:

GOIÂNIA, / / PROFESSORA: Núbia de Andrade. Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: GOIÂNIA, / / 2017 PROFESSORA: Núbia de Andrade DISCIPLINA: SÉRIE:1º ALUNO(a): No Anhanguera você é + Enem Antes de iniciar a lista de exercícios leia atentamente as seguintes orientações: - É fundamental

Leia mais

4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais

4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais Ciências Físico-químicas - 7º ano de Unidade 4 O MUNDO MATERIAL 4.1. Propriedades físicas e propriedades químicas dos materiais - Propriedades físicas e químicas dos materiais - Densidade ou massa volúmica

Leia mais

PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E MECÂNICAS DOS MATERIAIS

PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E MECÂNICAS DOS MATERIAIS CURSO TÉCNICO EM MECÂNICA MATERIAIS PARA CONSTRUÇÃO MECÂNICA PROPRIEDADES FÍSICAS, QUÍMICAS E MECÂNICAS DOS MATERIAIS PROF. M. SC. MARCONI FURTADO 2013 Importância. Propriedades físicas dos materiais Comportamento

Leia mais

TC 1 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo

TC 1 Revisão UECE 1 a. fase Física Prof. João Paulo 1. (IFCE 2011) Um estudante de Física resolveu criar uma nova escala termométrica que se chamou Escala NOVA ou, simplesmente, Escala N. Para isso, o estudante usou os pontos fixos de referência da água:

Leia mais

Propriedades da Matéria Capítulo 2

Propriedades da Matéria Capítulo 2 Propriedades da Matéria Capítulo 2 Propriedades que definem a matéria Físicas: temperatura de fusão, temperatura de ebulição, solubilidade e densidade. Químicas: relacionadas com as transformações que

Leia mais

Aula 17 Ligações covalentes e metálicas

Aula 17 Ligações covalentes e metálicas Aula 17 Ligações covalentes e metálicas Em nossa aula passada falamos de ligações iônicas, aquelas que ocorrem entre átomos com grandes diferenças de eletronegatividade. Entretanto, essa não é a única

Leia mais

Matéria: Características e Transformações

Matéria: Características e Transformações Introdução Matéria: Características e Transformações A curiosidade natural do homem, o leva a explorar o ambiente que o cerca, observando, analisando, realizando experiências, procurando saber o porquê

Leia mais

09) Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão:

09) Considere a tabela de pontos de fusão e ebulição das substâncias a seguir, a 1 atm de pressão: 01) Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas do seguinte período: Um elemento químico é representado pelo seu..., é identificado pelo número de... e pode apresentar diferentes números

Leia mais

Generalidades. Metal. Elemento químico, sólido, com estrutura cristalina e com as seguintes propriedades de interesse para a Engenharia

Generalidades. Metal. Elemento químico, sólido, com estrutura cristalina e com as seguintes propriedades de interesse para a Engenharia Materiais Metálicos Generalidades Metal Elemento químico, sólido, com estrutura cristalina e com as seguintes propriedades de interesse para a Engenharia Alta dureza Grande resistência mecânica Elevada

Leia mais

COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS

COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS COLÉGIO NOVO ANGLO DE JABOTICABAL (QUÍMICA) ESTADOS FÍSICOS E CLASSIFICAÇÃO DA MATÉRIA PROFESSOR: JOÃO MEDEIROS 2012 Matéria Formada por s tipos de átomos Elementos químicos que se diferenciam pelo Z Elemento

Leia mais

Temperatura TEMPERATURA DO AR E DO SOLO. Temperatura do ar e do solo Fatores determinantes

Temperatura TEMPERATURA DO AR E DO SOLO. Temperatura do ar e do solo Fatores determinantes AC33F AGROCLIMATOLOGIA TEMPERATURA DO AR E DO SOLO PROF. DR. FREDERICO M. C. VIEIRA Temperatura do ar e do solo Fatores determinantes Temperatura Conceito 1: no aquecimento de um corpo, a energia cinética

Leia mais

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM

Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM Aulas Multimídias Santa Cecília Profº Rafael Rodrigues Disciplina: Física Série: 1º Ano EM CALORIMETRIA TEMPERATURA Todo corpo que esteja a uma temperatura acima do zero absoluto é constituído de partículas

Leia mais

DIAGRAMAS DE FASES DIAGRAMAS DE FASES

DIAGRAMAS DE FASES DIAGRAMAS DE FASES DIAGRAMAS DE FASES Prof. Dr. Anael Krelling 1 São mapas que permitem prever a microestrutura de um material em função da temperatura e composição de cada componente; Informações sobre fenômenos de fusão,

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma:

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma: TRABALHO DE RECUPERAÇÃO 1º TRIMESTRE - QUÍMICA 9º ANO Nome: Turma: ROTEIRO E INSTRUÇÕES: Estados físicos da matéria. Mudanças de estado físico. Substâncias e misturas. O trabalho deve ser respondido à

Leia mais

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO Escola Estadual Virgínio Perillo Avenida José Bernardes Maciel, 471 Marília, Lagoa da Prata-MG Fone: (37) 3261-3222 / E-mail: escolavirginioperillo@gmail.com TRABALHO DE RECUPERAÇÃO DISCIPLINA QUÍMICA

Leia mais