A EDUCAÇÃO NA IMPRENSA DIÁRIA DO PIAUÍ: POSSIBLIDADES DO USO DO JORNAL COMO FONTE EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ( )

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A EDUCAÇÃO NA IMPRENSA DIÁRIA DO PIAUÍ: POSSIBLIDADES DO USO DO JORNAL COMO FONTE EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO (1930-1960)"

Transcrição

1 9) Ensino e Pesquisa em história da educação A EDUCAÇÃO NA IMPRENSA DIÁRIA DO PIAUÍ: POSSIBLIDADES DO USO DO JORNAL COMO FONTE EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO ( ) Cleidiane de Carvalho Pereira (Universidade Federal do Piauí- cleidy_patty@hotmail.com Educação. Jornais. Piauí.) INTRODUÇÃO Compreender o modo como a educação aparece nos jornais é analisar as notícias que eram veiculadas pela imprensa diariamente, onde o objetivo era mostrar a importância da imprensa como fonte de estudo para a construção da história, em especial a história educacional do Piauí. A idéia desta pesquisa partiu do contato que mantive com os jornais durante o processo de desenvolvimento da catalogação das fontes, resultados de quatro anos de iniciação cientifica. Assim, julgamos extremamente importante dar continuidade a esse trabalho, pois ele vem para colaborar e recuperar a memória da história da educação brasileira, pois sem a preservação dessa memória não há possibilidade de verificar as continuidades e as mudanças no pensamento educacional brasileiro e piauiense. As atividades jornalísticas, a educação e a política estavam interligadas, tendo em vista que havia um engajamento partidário de muitos jornais do período. À medida que o nosso estudo foi desenvolvendo, constatamos que seria importante concentrar a análise em alguns jornais que circularam no período trabalhado, analisando apenas os jornais (O Dia, O Piauí, Jornal do Piauí), pois estes são um documento importante para a compreensão, pelo menos em parte, das propostas educacionais que circularam no Piauí nos anos de 1930 á È necessário explicar que este corte cronológico corresponde á data de publicação dos artigos, considerando que neste período ocorreram com mais intensidade as principais reformas do ensino no Brasil. Procuramos compreender a discussão presente nos jornais e a sua relação com a cidade, resultado da organização do ensino e de sua ampliação no Estado do Piauí. São ainda poucos os estudos sobre essa temática. Os estudos existentes enfocam mais a realidade dos estados mais desenvolvidos ou considerados mais importantes politicamente.

2 Partindo deste pressuposto, verificamos como a educação era veiculada na imprensa diária do Piauí no período de Neste aspecto, emerge a problemática: Como a educação aparecia na Imprensa Diária do Piauí no período de 1930 á 1960?. Assim, esta atividade de pesquisa teve como objetivo geral: Analisar o modo como a educação aparece na imprensa diária no Piauí de , construindo um panorama da veiculação das idéias sobre educação no Estado do Piauí e analisando os fatores que influenciaram essa veiculação na relação com as mudanças no cenário político, econômico e social local. E como objetivos específicos: Analisar o modo como o discurso jornalístico veiculava um ideal de escola e criava e difundia uma representação de escola no Piauí; Mapear as estratégias discursivas sobre a escola existentes no período, procurando conhecer seus formuladores, veículos de divulgação, objetivos e públicos destinatários; O presente trabalho está fundamentado nos autores: De Luca (2006), Nóvoa (1992), Pinheiro Filho (1972), Sodré (1983), dentre outros. O trabalho realizado é uma análise documental a partir dos jornais de circulação diária do Estado do Piauí no período analisado. Para desenvolver a presente pesquisa trabalhamos com os jornais: O Dia, Jornal do Piauí, Jornal o Piauí. Nesses documentos procuramos observar o modo como os contextos são apresentados, as estatísticas educacionais aparecem e o processo de escolarização do Estado, a situação do corpo docente, suas funções, condições salariais, material didático são debatidos. Nesses jornais periódicos, podemos verificar as ações das autoridades do Estado, pois a partir dos artigos dos jornais, podemos compreender o modo como era lida a educação piauiense no período estudado. IMPRENSA E EDUCAÇÃO: a construção de um objeto de estudo Nos últimos anos pode-se perceber que a sistematização de fontes para serem usadas na história da educação aumentou significativamente por todo o país, fruto do desenvolvimento das pesquisas e dos grupos na área. Amplia-se a compreensão da importância da história educacional para a identidade cultural de uma sociedade.

3 Assim, cabe ao historiador da educação saber fazer uso das fontes para constituir seu conhecimento. Mesmo considerando a sistematização das fontes existente, um dos desafios que encontramos ao longo da investigação foi buscar informações acerca do nosso objeto de estudo, pois as fontes são muito escassas, mas o ensejo em buscar e ampliar o conhecimento nos fez continuar nesta busca. A presente investigação teve como fonte os jornais que circularam no período de 1930 a 1960 no Piauí procurando verificar como era concebida a educação nesses jornais desse período. Para isso, foram escolhidos os seguintes jornais: O Dia, Jornal o Piauí, Jornal do Piauí. A escolha por estes impressos fundamentou-se na circulação periódica que eles tinham na época em estudo e na quantidade de exemplares preservados e disponíveis para consulta. Os jornais foram escolhidos considerando a preocupação com a apreensão mais ampla possível do tema em análise. Para a investigação, foram selecionados, nos jornais analisados, artigos, notícias, notas de escolas nos níveis primário, ginasial, científico e superior, da educação piauiense. A coleta do corpus ocorreu no Arquivo Público de Teresina. Neste ambiente, os jornais foram fotografados com máquina fotográfica digital. As fotos foram transferidas para um microcomputador e arquivadas em Cds e pendrives de modo a garantir sua preservação e proporcionar melhores condições de trabalho. Nesta etapa de organização, iniciamos nossa busca a partir do momento em que se adentrou em contato com o material a ser estudado. Quando examinamos o acervo, escolhemos os jornais já mencionados para começarmos a pesquisa. (Jornal O Piauí, O Dia, Jornal do Piauí).Para tanto, procurando visualizar os temas abordados, agrupamos em categorias o corpus coletado, observando os conteúdos dos discursos jornalísticos. Quadro 1: CATEGORIZAÇÃO DOS CONTEÚDOS DOS DISCURSOS DOS JORNAIS ALUNOS PROFESSORES PROPAGANDAS PROBLEMAS EDUCACIONAIS ASSUNTOS EDUCACIONAIS NACIONAIS O presente trabalho teve como finalidade compreender as discussões em torno da educação presentes nos jornais impressos no Piauí, no período de 1930 á 1960.

4 Considerando esse objetivo geral, procurou-se apreender as representações sobre a escola nestas quatro décadas em estudo, averiguar a presença dos debates sobre os professores nesses vários momentos, observar os colégios que apareciam no período do recorte, analisando a relação imprensa e educação e examinar quais eram as opiniões sobre o ensino veiculado nos jornais. Verificamos que na história da educação, o uso da imprensa como fonte e objeto de pesquisa vem se consolidando a cada dia, principalmente no que diz respeito ao estudo da imprensa direcionada as questões educacionais. A importância dos jornais, como fonte de pesquisa é, pois, visível no interesse que os pesquisadores dessa área têm demonstrado por essa fonte. Durante muito o tempo, o uso da imprensa como fonte de estudo para pesquisas em história não era valorizada. Um dos motivos levantados para tanto era que esse material tinha seus discursos, muito marcado subjetivamente. A imprensa escrita é um meio de divulgação de acontecimentos educacionais. Utilizando os jornais, o pesquisador poderá encontrar diferentes olhares sobre um fato. Além disso, para compreender as mudanças de uma sociedade, analisar os periódicos da época estudada se faz necessário, pois neles são representadas as diferentes posições sobre o tema, assim, o historiador verá as disputas em torno dos acontecimentos. Como fonte de pesquisa, a imprensa não pode ser tratada como se fosse avulsa da realidade social, pois os discursos jornalísticos obedecem ao tempo histórico, ou seja, é resultado de um caráter sócio-histórico. Assim a partir do momento que usamos esta nova fonte logo vêm os questionamentos: Como era feito essa impressão? Quem eram as pessoas que tinha acesso a estes conteúdos? E é por meio destas indagações que o pesquisador deve iniciar sua análise. O trabalho de um historiador também é repleto de riscos, pois além da escassez nas fontes de investigação, no caso dos jornais, a questão da notícia jornalística também é motivo de atenção, pois a investigação nos periódicos parte de uma análise no qual o pesquisador ira estabelecer uma comparação entre o que foi anunciado com o contexto sócio-cultural-econômico do período. Desta forma, tanto a imprensa periódica escrita especializada voltada aos temas educacionais, como os jornais de circulação diária e de cunho popular tornam-se fontes essenciais para a história da educação, neles podemos localizar diversos dados, pois

5 [...] entendemos que a imprensa, ligada à educação, constitui-se em um corpus documental de inúmeras dimensões, pois se consolida como testemunho de métodos e concepções pedagógicas de um determinado período. Como também da própria ideologia moral, política e social, possibilitando aos historiadores da educação análises mais ricas a respeito dos discursos educacionais, revelando-nos, ainda, em que medida eles eram recebidos e debatidos na esfera pública, ou seja, qual era a sua ressonância no contexto social (CARVALHO; ARAÚJO, GONÇALVES NETO, 2002, p. 72). Entende-se que a imprensa torna-se uma fonte de grande importância na compreensão do processo educacional introduzindo novas explicações para a educação piauiense, dando olhares mais diversificados. Nesta perspectiva, a pesquisa educacional na imprensa, avançou muito no país nos anos de Segundo Catani e Bastos: A pesquisa histórica em fontes documentais torna-se muitas vozes precárias, tanto pelo desconhecimento do que há de pesquisa, como pela inadequada catalogação e conservação. Este problema agrava-se quando pesquisa-se a história da educação brasileira, principalmente no tocante á história de sua imprensa periódica educacional. (CATANI & BASTOS, 1992). Pois a imprensa exerce um importante papel educativo no sentido de se trabalhar como uma ferramenta para a investigação. Dessa forma, os jornais que retratavam a educação de uma sociedade tornam-se um elemento a mais para a construção do processo histórico de uma nação, por isso, são fontes valiosas para envolver os processos educativos, uma vez que a imprensa é, provavelmente, o local que facilita um melhor conhecimento das realidades educativas, uma vez que aqui se manifestam, de um ou de outro modo, o conjunto dos problemas desta área. 2 A TRAJETÓRIA DA IMPRENSA NO BRASIL: a Imprensa Piauiense e o seu uso como Fonte de Pesquisa Com a vinda da Família Real para o Brasil várias mudanças ocorreram nas esferas sociais, econômica e política do país. Com a abertura dos portos e o fim do monopólio comercial português, a revolução cultural proporcionou várias mudanças no cenário brasileiro, uma delas foi o aparecimento da imprensa. Segundo Tânia Regina de Luca e Ana Luiza Martins (2008, p. 34) A nação brasileira nasce e cresce com a imprensa. Uma explica a outra. Amadurecem juntas. Os primeiros periódicos iriam assistir à transformação da colônia em Império e participar do processo. O primeiro jornal brasileiro a ser

6 impresso e publicado na colônia foi A Gazeta do Rio de Janeiro em 10 de setembro de Nas décadas de 1910 á 1920 percebe-se nos jornais as disputas políticas que o país enfrentava naquele momento, sendo apresentado para o leitor por meio dos impressos como estavam as disputas á presidência do Brasil, neste caso, entre dois candidatos: Marechal Hermes da Fonseca e Rui Barbosa. Assim, a imprensa em parte informava aos seus leitores sobre as disputas de poder. Com a promulgação da República ( ), os debates na imprensa estavam direcionados a uma sociedade que almejava o desenvolvimento, logo porque, neste novo período, as alterações eram bastante frequentes e a imprensa necessitava ter uma nova visão do cenário que estava sendo construído no país. Segundo Martins e De Luca (2008): Os jornais do período inicial constituíam, em alguns casos, através de várias redes de sociabilidade, dentro das condições da época, formadas no Brasil recém-independente que buscava se construir em nação. Não se deve negligenciar dentro desses laços que se articulavam (criavam, mantinham ou refaziam), com densidades desiguais, uma forma de associação bastante específica em suas características, embora articulada com as demais: as redes das sociabilidades pela imprensa periódica. Essa pode ser considerada um palpável agente histórico, com sua materialidade no papel impresso e efetiva força simbólica das palavras que fazia circular, bem como dos agentes que a produziam e dos leitores/ouvintes que de alguma forma eram receptores e também transmissores de seus conteúdos. (MARTINS, A. L. & DE LUCA, T. R.2008, p. 41) Com a Revolução de 1930, marcada pelo processo de reorganização da estrutura econômica do país, a economia baseada na agricultura ia sendo substituída aos poucos por uma economia direcionada a industrialização. Os questionamentos referentes à autonomia do país no âmbito econômico eram frequentes nos impressos e as discussões da imprensa indagava se era importante para o Brasil a industrialização ou o retorno exclusivo a produção agrícola. A imprensa vinha para apresentar a população os principais acontecimentos do país em suas páginas, pois seu papel era informar ao público a situação do Brasil. No cenário Piauiense, destaca-se que a imprensa desde sua fundação até os dias de hoje exerce um papel de grande importância nas mudanças que consolidaram o cenário urbano. Os jornais piauienses destacavam em seus folhetins o debate público, era notória em suas matérias a riqueza no vocabulário, a boa redação dos jornalistas. O panorama Histórico da Imprensa Piauiense nos leva a perceber que os primeiros dias da República

7 mostravam que a sociedade não sabia ainda como funcionaria esse novo regime, ou seja, como seria a administração de um país republicano. Aqueles partidos políticos tradicionais presentes no antigo regime também estavam desorientados com este novo cenário que o país estava passando, pois os mesmos não entendiam se esse novo modelo teria lugar para eles. Em nosso Estado a situação ainda é pior, se verificarmos em nossa história, pode constatar que não havia um arquivo organizado, mais sim uma montanha de papeis distribuídos e essa mudança só ocorreram a partir das décadas de 1920 á 1930, quando Anísio Brito deu início a esse trabalho de organização. Com o aparecimento da imprensa, a nossa história passou a ser escrita todos os dias, sendo os episódios narrados dia-a-dia, mais com uma diferença, ênfase em detalhes e luxo nos pronunciamentos dos enunciados. Com isso, podemos buscar em um único exemplar, aspectos em todas as áreas, desde os acontecimentos de ordem política, social ou administrativa, assim, os periódicos tornam-se uma fonte importante para se compreender a história. 3 A EDUCAÇÃO NA IMPRENSA PIAUIENSE A pesquisa em história da educação nos faz compreender o passado e alterar nosso olhar sobre o presente. Refletir, então, sobre a educação no Brasil significa tentar compreender o porque dos processos vivenciados na escola. A nossa preocupação é proporcionar um panorama em torno das discussões sobre educação que circulavam no Piauí, verificando nos jornais quais eram as ações locais neste campo educacional. Caso afirma Tânia de Luca, a imprensa tem deixado de ser encarada como receptáculo de informações e de textos para tornar-se, ela própria, um objeto de investigação (LUCA, 2006, p. 317). Após a coleta de dados, os mesmos foram analisados, selecionados e organizados. Foram analisados os jornais de 1930 a Neste período o Piauí passava por transformações geradas pela Revolução de 1930, e essas ações chegaram ao âmbito educacional, no qual foi implantada uma política que tinha o objetivo de promover a educação em um novo sentido de centralização política. Desta forma, a educação ingressou num olhar central, onde várias ações foram importantes para esse desenvolvimento, um

8 marco inicial desse propósito foi à criação do Ministério da Educação e Saúde, em novembro de 1930 (FAUSTO, 1995, p.337). À análise dos artigos dos jornais conduz-nos a averiguações sobre aspectos particulares e de interesses que direcionaram as interpretações da realidade educacional feita por seus articulistas. Vejamos abaixo, uma imagem, retirada do Jornal O Piauí, como o tema "Atenção", nela podemos observar o modo como a educação particular era anunciada: Figura 1. Anúncio de preparação de alunos para o curso de admissão; (Jornal o Piauí, 1951, p. 03). A imagem acima é de anúncio publicado nas páginas do Jornal do Piauí, do ano de Ao ler seu conteúdo, é possível perceber inicialmente que o mesmo refere-se a um anúncio de preparação de alunos para o exame de admissão, localizado na capital, na cidade de Teresina, e que contém informações acerca das matérias ministradas, o caráter particular da atividade e o valor da atividade definido como módico. A localização e também a forma como foi inserido o anúncio no impresso, pois o mesmo se encontra em tamanho pequeno em se comparando as outras notícias, e também o número de anúncios semelhantes que podemos encontrar na mesmo página nos dão indicio do lugar dessa notícia e de sua relação com o contexto educacional do período. Para a apresentação dos resultados elegemos as categorias: alunos, professores, propagandas, escolas, problemas educacionais e assuntos educacionais nacionais. Alunos

9 No Período de 1930, era muito comum nas páginas deste jornal apresentar quadro de notas, sabatinas, comportamentos dos alunos nos mais variados grau de ensino (1º ao 5º ano) e em diferentes escolas. As escolas mais citadas neste impresso eram: Escola Normal Grupo Escolar Antonino Freire Lyceu Piauhyense Grupo Escolar Mathias Olympio Grupo Escolar José Lopes Grupo Escolar Demosthnes Grupo Escolar Barão de Avellino Gurguéia Escola Modelo Podemos perceber que o objetivo de expor às notas ou o comportamento dos alunos à sociedade era para mostrar com os alunos daquela escola estavam sendo qualificados e também verificar se aquela escola estava realmente preparando os seus alunos. Outra escola importante era a Escola Modelo, nesta instituição de ensino, os alunos eram agrupados de três maneiras. A primeira era apenas alunos do sexo masculino em uma sala, na outra, era apenas alunos do sexo feminino e em outra na escola mista, ou seja, alunos do sexo masculino e feminino. Vejamos como o jornal O Piauí apresentou essa escola para a sociedade leitora, destacando a freqüência, o comportamento, as faltas e o aproveitamento deles, sendo que em cada mês eram enviados para a redação à lista dos alunos com as respectivas notas em cada requisito, como foi mencionado acima, sempre tendo a assinatura do diretor da escola. PROFESSORES Neste período, podemos analisar a educação e o ser professor. As orientações para os professores eram de usar lições diversificadas, observando o educando e procurando entendê-lo. Segundo Martins Napoleão, ser professor: Guia esclarecido e metódico, investigador da feição moral do aluno, não só indagando dos pais ou responsáveis quais as suas tendências e hábitos como também observando a criança na classe, no recreio entrada e saída e ainda em suas mútuas relações (PIAUHY, 1932, p.2). Era denunciado o declínio do ensino secundário, que vimos, pois até mesmos as disciplinas mais importantes, como Biologia e matemática, eram lecionadas por pessoas que tentaram três vezes passar no vestibular, mas, não obtiveram êxito. Ainda com esse

10 problema a vista, a situação ainda se agravava, pois muitas cadeiras foram sendo desocupadas, pelos mestres mais velhos e sendo ocupadas pelos famosos conhecidos. Propagandas Um dos fatores que impulsionam as páginas dos impressos são exatamente as propagandas ou anúncios. Era muito comum encontrar nos jornais piauienses, as propagandas das escolas, deixavam bem claros os cursos que ofereciam, os turnos, a localização e os endereços. Uma das marcas desses anúncios era exatamente trabalhar com slogans e apresentar os índices de aprovações dos seus alunos nos cursos de admissão ao Ensino Secundário. Veja a seguir algumas delas e qual assunto que elas trabalhavam: Quadro2: Propagandas Educacionais nos Jornais do Piauí Propagandas do Jornal O Piauí Colégios São Francisco de Sales Assunto: Propaganda da escola, com seus cursos: Curso Ginasial Diurno (manhã 1º e 2º, 3º, 4º) Ginásio Noturno (1º e 2º) Admissão (manhã) Curso Primário (manhã) Curso de Piano (interno e externo) Curso Datilografia (interno e externo) Ginásio Leão XIII- Escola Técnica de Comércio do piauí Cursos oferecidos de Contabilidade, Primário, Admissão, Ginasial. Sua localização e os diretores responsáveis Ginásio Des. Antônio Costa Cursos: Ginasial 1 e 2 series Admissão ao Ginásio e a Escola Industrial. Turnos: Diurno e Noturno. Estatísticas: Aprovação no Colégio Estadual, Escola Normal e Escola Industrial Jornal O Piauí, 1946, 1955, 1950

11 ESCOLAS Foi possível notar nos impresso vários temas relacionados à educação piauiense, desde propagandas de escolas, anúncios de aulas de professores nos exames de admissão, prestação de contas. È a partir do impresso que a sociedade muitas vezes observava a situação do ensino. Segundo o Jornal o Piauí de 1953, p. 06: O Liceu Piauiense estava com cento e oito anos, e conservava suas tradições de ensino, honrado por um corpo docente que enaltece a vida histórica e assegura a preparação vitoriosa de seus alunos. Todas as gerações piauienses que se distinguiram nos campos das ciências e letras, fizeram o curso do respeitável educandário, e tanto sobressaíram pelo conhecimento das matérias, que eram recebidos com distinção nas escolas superiores do País, em especial na Faculdade de Direito. (JORNAL DO PIAUÌ, 1953, p. 06) As cidades do interior também eram destaque nos impressos em se tratando de educação. Neste caso, eram destacados mais a construção de escolas, a quantidades de alunos e professores que existiam nestes municípios. Um exemplo disso é na cidade de Altos, que no ano de 1953, tinha mais de 15 escolas distribuídas nos povoados, havia uma boa freqüência e seu funcionamento era regular. PROBLEMAS EDUCACIONAIS A imprensa piauiense também discorria em suas páginas sobre os problemas educacionais que afrontavam o Estado no período estudado. Um dos problemas mais debatidos era o analfabetismo. O colunista Cunha e Silva em 1948 no Jornal o Piauí, fez uma reportagem sobre esta temática. Naquela época o Piauí contava com cerca de novecentos mil habitantes e cerca de 80% da população era analfabetos.

12 Figura 2: Analfabetismo Jornal o Piauí, 1948, p. 04 ASSUNTOS EDUCACIONAIS NACIONAIS A imprensa piauiense também apresentava assuntos voltados a educação nacional, pois sabemos que o jornal é um meio de comunicação que tem o objetivo de informar não só assuntos de sua região, mas também relacionados ao ambiente nacional. As principais temáticas relacionadas a esta questão serão apresentadas no quadro 13: Quadro 03: Principais Temáticas Nacionais TEMÁTICA ASSUNTO JORNAL ANO Ensino. Maior disseminação do ensino em todo país O Ensino no Brasil Bolsa de Comenta sobre o aumento do número de professores, o aumento no número de cursos supletivos (cerca de 9 mil), expansão do ensino comercial Discorre sobre a qualidade do nosso ensino por todo o país. E elege alguns dos motivos que fazem com que o ensino seja precário, sendo em primeira instância o aumento no número de estabelecimentos de ensino ser inferior ao números de habitantes, a adoção dos programas enciclopédicos que conduz o ensino, a ausência de formação de muitos dos professores e a falta de uma política educacional voltada para o ensino brasileiro. O fornecimento Jor nal do Piauí Jor nal o Piauí Jornal do aperfeiçoamento para os de bolsas de Piauí professores do Brasil aperfeiçoamento para os professores através da

13 CAPES. Merenda para três No governo de Jornal do milhões de escolares Juscelino Kubitschek, Piauí criou uma fundação especial destinado ao custeio de atividades da Companhia Nacional da Merenda Escolar. Fonte: Jornal do Piauí, 1953, 1955, A análise dessa produção discursiva na imprensa nos mostrou as diversas formas como a educação pode ser analisada, neste caso, a educação apareceu através de anúncios de escolas, professores, através de propagandas, problemas educacionais e assuntos educacionais em âmbito nacional. CONSIDERAÇÕES FINAIS O presente trabalho buscou mostrar as probabilidades do uso do jornais impressos do Piauí como fonte de pesquisa para a História da educação, no intuito de construir um panorama sobre a educação piauiense nos anos de 1930 á Outra temática que era bastante enfocada era sobre os alunos piauiense. Pode se perceber que nos anos de 1930, a imprensa focou muito os resultados dos alunos em seus impressos. Era uma forma de mostrar o desempenho dos colégios no sucesso de seus alunos, deve-se enfatizar que várias escolas adotaram essa metodologia de exposição das notas dos alunos. As escolas piauienses eram retratadas nos jornais por meio de realizações exposições através de propagandas para matrículas escolares, construções de escolas na capital e em outras cidades piauienses, orçamentos, dentre outros. Os assuntos nacionais eram retratados, também, nos impressos que investigamos, em se tratando das temáticas, pode se perceber que elas variavam, mas sempre enfatizando o ensino e suas ramificações, ou seja, pautava o Ensino Primário, Ensino Secundário, O

14 Ensino Médio e O Ensino Superior, além dos ensinos técnicos. Um fator importante é que o leitor poderia observar a educação de outros estados brasileiros e correlacionar com a educação do Piauí. Finalmente, resta expor que a fonte que foi usada é muito rica, pois permite uma análise por diversos ângulos de abordagem, embora tenham apenas em um único impresso, pode se perceber um conjunto de representações de uma determinada época que sobre a escola e educação, procurando demonstrar a importância do jornal para a pesquisa em História da Educação. REFERÊNCIAS CARVALHO; ARAÚJO; GONÇALVES NETO. Discutindo a história da educação: a imprensa enquanto objeto de análise histórica ( Uberlândia MG, ), In Novos temas em história da educação brasileira: instituições escolares e educação na imprensa. José Carlos de Souza Araújo e Décio Gatti Júnior ( orgs). Campinas-SP: Autores Associados, CATANI, BASTOS, Maria Helena Câmara (Orgs.). Educação em Revista: a imprensa periódica e a história da educação. São Paulo: Escrituras, DE LUCA, T. R. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, C. B. (org.).fontes Históricas. São Paulo; Contexto, p FAUSTO, Boris. História do Brasil.2ed. São Paulo: EDUSP, 1995 MARTINS, A. L. & DE LUCA, T. R. (Org.) História da Imprensa no Brasil. São Paulo:Contexto, PINHEIRO FILHO, Celso. História da Imprensa no Piauí. Teresina: COMEPI, 1972 TERROU, P. Albert E. F. História da Imprensa. Martins Fontes, Bibliografia dos Jornais Atenção. O Dia, Teresina, 06 jul. 1951, p. 03.Ano: LXI, nº 705. Instituto Batista Afonso Mafrense, O Dia, 25 jan. 1953, p. 03. Ano: II, nº 104.

15 Ginásio Desembargador Antônio Costa, O Dia, 18 jan. 1953, p. 08. Ano:II, nº 103. Altos e Escolas, Jornal do Piauí, 08 nov p. 05. O analfabetismo no Piauí, O Piauí, 01 jul p. 04.Ano: LVIII, nº 363. Ensino. Maior disseminação do ensino em todo país. Jornal do Piauí. 31 jul. 1955, p. 07. Ano: IV, nº 351. O Ensino no Brasil. 26 jul p. 04. Ano: LXIII, nº 04. Bolsa de aperfeiçoamento para os professores do Brasil. 05 mai p. 03. Ano: V, nº 396. Merenda para três milhões de escolares. 14 out p. 04. Ano: VI, nº 493.

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU

EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU 1 EDUCAÇÃO E PROGRESSO: A EVOLUÇÃO DO ESPAÇO FÍSICO DA ESCOLA ESTADUAL ELOY PEREIRA NAS COMEMORAÇÕES DO SEU JUBILEU Resumo Rodrigo Rafael Pinheiro da Fonseca Universidade Estadual de Montes Claros digasmg@gmail.com

Leia mais

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas.

SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SAÚDE E EDUCAÇÃO INFANTIL Uma análise sobre as práticas pedagógicas nas escolas. SANTOS, Silvana Salviano silvanasalviano@hotmail.com UNEMAT Campus de Juara JESUS, Lori Hack de lorihj@hotmail.com UNEMAT

Leia mais

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS

ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS ESCOLA, LEITURA E A INTERPRETAÇÃO TEXTUAL- PIBID: LETRAS - PORTUGUÊS RESUMO Juliana Candido QUEROZ (Bolsista) 1 ; Natália SILVA (Bolsista) 2, Leila BRUNO (Supervisora) 3 ; Sinval Martins S. FILHO (Coordenador)

Leia mais

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do

introdução Trecho final da Carta da Terra 1. O projeto contou com a colaboração da Rede Nossa São Paulo e Instituto de Fomento à Tecnologia do sumário Introdução 9 Educação e sustentabilidade 12 Afinal, o que é sustentabilidade? 13 Práticas educativas 28 Conexões culturais e saberes populares 36 Almanaque 39 Diálogos com o território 42 Conhecimentos

Leia mais

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES

DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES DA UNIVERSIDADE AO TRABALHO DOCENTE OU DO MUNDO FICCIONAL AO REAL: EXPECTATIVAS DE FUTUROS PROFISSIONAIS DOCENTES Karem Nacostielle EUFRÁSIO Campus Jataí karemnacostielle@gmail.com Sílvio Ribeiro DA SILVA

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental

Ajuda ao SciEn-Produção 1. 1. O Artigo Científico da Pesquisa Experimental Ajuda ao SciEn-Produção 1 Este texto de ajuda contém três partes: a parte 1 indica em linhas gerais o que deve ser esclarecido em cada uma das seções da estrutura de um artigo cientifico relatando uma

Leia mais

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE

OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE OS CONHECIMENTOS DE ACADÊMICOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA E SUA IMPLICAÇÃO PARA A PRÁTICA DOCENTE Maria Cristina Kogut - PUCPR RESUMO Há uma preocupação por parte da sociedade com a atuação da escola e do professor,

Leia mais

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA

Faculdade de Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Educação RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA RESUMO EXPANDIDO DO PROJETO DE PESQUISA TÍTULO: TRABALHO DOCENTE NO ESTADO DE SÃO PAULO: ANÁLISE DA JORNADA DE TRABALHO E SALÁRIOS DOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA PAULISTA RESUMO O cenário atual do trabalho

Leia mais

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE

José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE José Fernandes de Lima Membro da Câmara de Educação Básica do CNE Cabe a denominação de novas diretrizes? Qual o significado das DCNGEB nunca terem sido escritas? Educação como direito Fazer com que as

Leia mais

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil

Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil Pisa 2012: O que os dados dizem sobre o Brasil A OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgou nesta terça-feira os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos,

Leia mais

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DE BIBLIOTECAS ESCOLARES NA CIDADE DE GOIÂNIA APRESENTAÇÃO Toda proposta educacional cujo eixo do trabalho pedagógico seja a qualidade da formação a ser oferecida aos estudantes

Leia mais

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE TÍTULO: ALUNOS DE MEDICINA CAPACITAM AGENTES COMUNITÁRIOS NO OBAS CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: MEDICINA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO AUTOR(ES): THAIS

Leia mais

O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade. Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx

O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade. Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx O Marketing Educacional aplicado às Instituições de Ensino Superior como ferramenta de competitividade Xxxxxx Xxxx Xxxxxxx Xxxxxxx Xxxxxxxxxxx Araçatuba SP 2012 O Marketing Educacional aplicado às Instituições

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra

Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Um espaço colaborativo de formação continuada de professores de Matemática: Reflexões acerca de atividades com o GeoGebra Anne Caroline Paim Baldoni Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho,

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DO CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA ORIENTAÇÕES PARA

Leia mais

1.3. Planejamento: concepções

1.3. Planejamento: concepções 1.3. Planejamento: concepções Marcelo Soares Pereira da Silva - UFU O planejamento não deve ser tomado apenas como mais um procedimento administrativo de natureza burocrática, decorrente de alguma exigência

Leia mais

SOBRE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

SOBRE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA SOBRE UM PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA COM MODELAGEM MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Susana Lazzaretti Padilha Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE) Campus Cascavel susana.lap@hotmail.com

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE

A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE A IMPORTÂNCIA DAS DISCIPLINAS DE MATEMÁTICA E FÍSICA NO ENEM: PERCEPÇÃO DOS ALUNOS DO CURSO PRÉ- UNIVERSITÁRIO DA UFPB LITORAL NORTE ALMEIDA 1, Leonardo Rodrigues de SOUSA 2, Raniere Lima Menezes de PEREIRA

Leia mais

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador

Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador Orientações para informação das turmas do Programa Mais Educação/Ensino Médio Inovador 1. Introdução O Programa Mais Educação e o Programa Ensino Médio Inovador são estratégias do Ministério da Educação

Leia mais

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul.

Pesquisa. Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e. A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Pesquisa A mulher no setor privado de ensino em Caxias do Sul. Introdução Há 40 anos atrás nos encontrávamos discutindo mecanismos e políticas capazes de ampliar a inserção da mulher no mercado de trabalho.

Leia mais

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS

Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Relatório da IES ENADE 2012 EXAME NACIONAL DE DESEMEPNHO DOS ESTUDANTES GOIÁS UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais G O V E R N O F E D E R A L P A Í S R

Leia mais

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES

UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 UM RETRATO DAS MUITAS DIFICULDADES DO COTIDIANO DOS EDUCADORES Claudia Davis: É preciso valorizar e manter ativas equipes bem preparadas

Leia mais

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA

APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA APRENDER A LER PROBLEMAS EM MATEMÁTICA Maria Ignez de Souza Vieira Diniz ignez@mathema.com.br Cristiane Akemi Ishihara crisakemi@mathema.com.br Cristiane Henriques Rodrigues Chica crischica@mathema.com.br

Leia mais

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS

PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS PROJETO DE LEITURA E ESCRITA LEITURA NA PONTA DA LÍNGUA E ESCRITA NA PONTA DO LÁPIS A língua é um sistema que se estrutura no uso e para o uso, escrito e falado, sempre contextualizado. (Autor desconhecido)

Leia mais

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária

ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA. Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária ESTUDO DE CUSTOS E FORMAÇÃO DE PREÇO PARA EMPREENDIMENTOS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA Autores: Fábio Bruno da Silva Marcos Paulo de Sá Mello Palavras-Chave: Custos, Formação de Preço, Economia Solidária INTRODUÇÃO

Leia mais

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos

Resolução de Exercícios Orientações aos alunos 2015 Resolução de Exercícios Orientações aos alunos Área de Concentração: EXATAS Disciplina de Concentração: FÍSICA Professores: Gustavo Castro de Oliveira, Reine Agostinho Ribeiro. UBERABA 2015 Colégio

Leia mais

CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO *

CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO * CURSO PRÉ-VESTIBULAR UNE-TODOS: CONTRIBUINDO PARA A EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO * COSTA, Marcia de Souza 1, PAES, Maria Helena Rodrigues 2 ; Palavras-chave: Pré-vestibular

Leia mais

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1

AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 AVALIAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO-CURRICULAR, ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E DOS PLANOS DE ENSINO 1 A avaliação da escola é um processo pelo qual os especialistas (diretor, coordenador pedagógico) e os professores

Leia mais

Gestão da Informação e do Conhecimento

Gestão da Informação e do Conhecimento Gestão da Informação e do Conhecimento Aula 05 Aquisição da Informação Dalton Lopes Martins dmartins@gmail.com 2sem/2014 Aquisição da Informação PROCESSO 2 - A aquisição da informação envolve as seguintes

Leia mais

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta

Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão. Identificação da Ação Proposta Faculdade de Direito Ipatinga Núcleo de Investigação Científica e Extensão NICE Coordenadoria de Extensão Identificação da Ação Proposta Área do Conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas Área Temática:

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto

O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Ciências da Comunicação: Jornalismo, Assessoria e Multimédia O consumo de conteúdos noticiosos dos estudantes de Ciências da Comunicação da Faculdade de Letras da Universidade do Porto Metodologia da Investigaça

Leia mais

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO

DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO ROSINALDO PANTOJA DE FREITAS rpfpantoja@hotmail.com DEMOCRÁTICA NO ENSINO PÚBLICO RESUMO: Este artigo aborda o Projeto político pedagógico e também

Leia mais

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO

SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO VIÇOSA/ALAGOAS PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGCIO Texto:Ângela Maria Ribeiro Holanda ribeiroholanda@gmail.com ribeiroholanda@hotmail.com A educação é projeto, e, mais do que isto,

Leia mais

O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA

O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA O CIBERESPAÇO NO ENSINO E GEOGRAFIA: A PROBLEMÁTICA DO USO/DESUSO DO GOOGLE EARTH EM ESCOLAS PÚBLICAS DE DIAMANTINA Bernadeth Rocha de Araujo bernarocha2006@yahoo.com.br Bacharel em Humanidades e Licencianda

Leia mais

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES

MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES MEMÓRIA URBANA DE PALMAS-TO: LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES E MATERIAL SOBRE O PLANO DE PALMAS E SEUS ANTECEDENTES Nome dos autores: Gislaine Biddio Rangel¹; Ana Beatriz Araujo Velasques². 1 Aluna do Curso

Leia mais

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4

CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 CAMPUS CARAGUATUBA CURSO: LICENCIATURA DA MATEMÁTICA DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO 4 PROFESSOR: ANDRESSA MATTOS SALGADO-SAMPAIO ORIENTAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA A PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO CURSO

Leia mais

AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE.

AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE. AS SALAS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E A PRATICA DOCENTE. Introdução Carlos Roberto das Virgens Sirlene de Souza Benedito das Virgens Antonio Sales Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul Não faz muito

Leia mais

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID

DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID DIFICULDADES DE LEITURA E ESCRITA: REFLEXÕES A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DO PIBID BARROS, Raquel Pirangi. SANTOS, Ana Maria Felipe. SOUZA, Edilene Marinho de. MATA, Luana da Mata.. VALE, Elisabete Carlos do.

Leia mais

A Arquivologia como campo de pesquisa: desafios e perspectivas. José Maria Jardim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

A Arquivologia como campo de pesquisa: desafios e perspectivas. José Maria Jardim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO A Arquivologia como campo de pesquisa: desafios e perspectivas José Maria Jardim Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO A indissociabilidade entre ensino/produção/difusão do conhecimento

Leia mais

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento

A construção da. Base Nacional Comum. para garantir. Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento A construção da Base Nacional Comum para garantir Direitos e Objetivos de Aprendizagem e Desenvolvimento Política pública de Educação ESTADO dever de educar legislação planejamento instituições CIDADÃO

Leia mais

NOTA TÉCNICA 11/2014. Cálculo e forma de divulgação da variável idade nos resultados dos censos educacionais realizados pelo Inep

NOTA TÉCNICA 11/2014. Cálculo e forma de divulgação da variável idade nos resultados dos censos educacionais realizados pelo Inep INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA - INEP DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS EDUCACIONAIS COORDENAÇÃO-GERAL DE CONTROLE DE QUALIDADE E DE TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO COORDENAÇÃO-GERAL

Leia mais

O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H.

O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H. O MUNDO DAS FORMIGAS LAMANA, Isabel C. A. C. MESSIAS, Leidi Renata SPRESSOLA, Nilmara H. Resumo O tema das formigas foi escolhido de maneira espontânea devido ao grande número das mesmas em nossa escola,

Leia mais

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes

Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7. 1. Antecedentes Termo de Referência nº 2014.0918.00043-7 Ref: Contratação de consultoria pessoa física para desenvolver o Plano de Uso Público para a visitação do Jardim Botânico do Rio de Janeiro concentrando na análise

Leia mais

Agenda Estratégica Síntese das discussões ocorridas no âmbito da Câmara Técnica de Ensino e Informação

Agenda Estratégica Síntese das discussões ocorridas no âmbito da Câmara Técnica de Ensino e Informação Agenda Estratégica Síntese das discussões ocorridas no âmbito da Câmara Técnica de Ensino e Informação Ao largo do segundo semestre de 2014 e início de 2015, a CTEI debruçou-se sobre o Termo de Referência

Leia mais

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática

Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Pesquisa com Professores de Escolas e com Alunos da Graduação em Matemática Rene Baltazar Introdução Serão abordados, neste trabalho, significados e características de Professor Pesquisador e as conseqüências,

Leia mais

PESQUISA QUANTITATIVA e QUALITATIVA

PESQUISA QUANTITATIVA e QUALITATIVA universidade de Santa Cruz do Sul Faculdade de Serviço Social Pesquisa em Serviço Social I I PESQUISA QUANTITATIVA e QUALITATIVA BIBLIOGRAFIA: MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de

Leia mais

CORPO E MÍDIA: UMA COMPREENSÃO MULTIRREFERENCIAL DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Eduardo Ribeiro Dantas (UFRN) Terezinha Petrucia Da Nóbrega

CORPO E MÍDIA: UMA COMPREENSÃO MULTIRREFERENCIAL DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Eduardo Ribeiro Dantas (UFRN) Terezinha Petrucia Da Nóbrega CORPO E MÍDIA: UMA COMPREENSÃO MULTIRREFERENCIAL DA EDUCAÇÃO NA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO Eduardo Ribeiro Dantas (UFRN) Terezinha Petrucia Da Nóbrega 1. Introdução 1.1. Configuração da Problemática Grande

Leia mais

Estratégias de e-learning no Ensino Superior

Estratégias de e-learning no Ensino Superior Estratégias de e-learning no Ensino Superior Sanmya Feitosa Tajra Mestre em Educação (Currículo)/PUC-SP Professora de Novas Tecnologias da Anhanguera Educacional (Jacareí) RESUMO Apresentar e refletir

Leia mais

A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL. Palavras Chave: Modelagem Matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Internet Móvel.

A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL. Palavras Chave: Modelagem Matemática; Educação de Jovens e Adultos (EJA); Internet Móvel. A MODELAGEM MATEMÁTICA E A INTERNET MÓVEL Márcia Santos Melo Almeida Universidade Federal de Mato Grosso do Sul marciameloprofa@hotmail.com Marcos Henrique Silva Lopes Universidade Federal de Mato Grosso

Leia mais

A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA

A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA A GESTÃO ESCOLAR E O PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA Shirlei de Souza Correa - UNIVALI 1 Resumo: No contexto educacional pode-se considerar a gestão escolar como recente, advinda das necessidades

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL. De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica.

ENSINO FUNDAMENTAL. De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica. ENSINO FUNDAMENTAL De acordo a LDB 9394/96 o Ensino Fundamental, juntamente com a Educação Infantil e o Ensino Médio, compõe a Educação básica. Art. 32 "o Ensino Fundamental, com duração mínima de oito

Leia mais

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA

CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Fundação Carlos Chagas Difusão de Idéias novembro/2011 página 1 CURSOS PRECISAM PREPARAR PARA A DOCÊNCIA Elba Siqueira de Sá Barretto: Os cursos de Pedagogia costumam ser muito genéricos e falta-lhes um

Leia mais

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica

11 de maio de 2011. Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 11 de maio de 2011 Análise do uso dos Resultados _ Proposta Técnica 1 ANÁLISE DOS RESULTADOS DO SPAECE-ALFA E DAS AVALIAÇÕES DO PRÊMIO ESCOLA NOTA DEZ _ 2ª Etapa 1. INTRODUÇÃO Em 1990, o Sistema de Avaliação

Leia mais

PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ENUNCIADOS DE PROFESSORES EM BLOGS

PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ENUNCIADOS DE PROFESSORES EM BLOGS 962 PRÁTICA PEDAGÓGICA NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS: ENUNCIADOS DE PROFESSORES EM BLOGS Gabriela Alias Rios PPGEEs, UFSCar, bihalias@gmail.com Enicéia Gonçalves Mendes PPGEEs, UFSCar, egmendes@ufscar.br

Leia mais

EDITAL DESAFIO. Conferência Mapa Educação

EDITAL DESAFIO. Conferência Mapa Educação EDITAL DESAFIO Conferência Mapa Educação 1 APRESENTAÇÃO O Movimento Mapa Educação é um movimento que tem como objetivo engajar o jovem no debate nacional para uma educação de maior qualidade. Na nossa

Leia mais

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA

SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA SUA ESCOLA, NOSSA ESCOLA PROGRAMA SÍNTESE: NOVAS TECNOLOGIAS EM SALA DE AULA Resumo: O programa traz uma síntese das questões desenvolvidas por programas anteriores que refletem sobre o uso de tecnologias

Leia mais

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um

LURDINALVA PEDROSA MONTEIRO E DRª. KÁTIA APARECIDA DA SILVA AQUINO. Propor uma abordagem transversal para o ensino de Ciências requer um 1 TURISMO E OS IMPACTOS AMBIENTAIS DERIVADOS DA I FESTA DA BANAUVA DE SÃO VICENTE FÉRRER COMO TEMA TRANSVERSAL PARA AS AULAS DE CIÊNCIAS NO PROJETO TRAVESSIA DA ESCOLA CREUSA DE FREITAS CAVALCANTI LURDINALVA

Leia mais

AULAS INTERATIVAS: COMO UMA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA

AULAS INTERATIVAS: COMO UMA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA AULAS INTERATIVAS: COMO UMA CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO EM SALA DE AULA Katia Barros de Sousa Graduanda do curso de Licenciatura Plena em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba katiabarros-geo@hotmail.com

Leia mais

O professor faz diferença?

O professor faz diferença? Artigo publicado no Correio do Estado em 24/07/09 Campo Grande - MS A pedagogia faz diferença. Esta é a tese que será defendida no Seminário Internacional promovido pela Secretaria Estadual de Educação

Leia mais

Estratégias em Propaganda e Comunicação

Estratégias em Propaganda e Comunicação Ferramentas Gráficas I Estratégias em Propaganda e Comunicação Tenho meu Briefing. E agora? Planejamento de Campanha Publicitária O QUE VOCÊ DEVE SABER NO INÍCIO O profissional responsável pelo planejamento

Leia mais

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES PRÓ-MATATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES Regina Luzia Corio de Buriasco * UEL reginaburiasco@sercomtel.com.br Magna Natália Marin Pires* UEL magna@onda.com.br Márcia Cristina de Costa Trindade Cyrino*

Leia mais

Reforma no Ensino Médio completa 3 anos sem grandes mudanças nos indicadores educacionais

Reforma no Ensino Médio completa 3 anos sem grandes mudanças nos indicadores educacionais Diretoria de Comunicação Clipping Veículo: Jornal Gazeta RS Data: 02 de setembro de 2014 Editoria/Coluna: Educação Página ou link: http://www.gazeta-rs.com.br/33/educacao/n:1638/reforma-no-ensino- Medio-completa-3-anos-sem-grandes-mudancas-nos-indicadores-educacionais

Leia mais

PROJETO DE PESQUISA INICIAÇÃO CIENTÍFICA FONTES DO JORNALISMO IMPRESSO EM CAMPO GRANDE

PROJETO DE PESQUISA INICIAÇÃO CIENTÍFICA FONTES DO JORNALISMO IMPRESSO EM CAMPO GRANDE Gerson Luiz Martins PROJETO DE PESQUISA INICIAÇÃO CIENTÍFICA FONTES DO JORNALISMO IMPRESSO EM CAMPO GRANDE A contribuição da Reportagem, Assessorias e Agências para a formação do jornal diário. Equipe

Leia mais

Gestão Democrática da Educação

Gestão Democrática da Educação Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica Departamento de Articulação e Desenvolvimento dos Sistemas de Ensino Coordenação Geral de Articulação e Fortalecimento Institucional dos Sistemas de

Leia mais

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE

CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE CURSINHO POPULAR OPORTUNIDADES E DESAFIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE INTRODUÇÃO Lucas de Sousa Costa 1 Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará lucascostamba@gmail.com Rigler da Costa Aragão 2

Leia mais

Direito Humano à Alimentação Adequada: um tema fora de pauta no Parlamento?

Direito Humano à Alimentação Adequada: um tema fora de pauta no Parlamento? ANA LÚCIA ALVES Direito Humano à Alimentação Adequada: um tema fora de pauta no Parlamento? Projeto de pesquisa apresentado ao Programa de Pós-Graduação do Cefor como parte das exigências do curso de Especialização

Leia mais

A Contextualização e Abrangência dos Conteúdos de Álgebra nos Vestibulares da UEL, UEM e UEPG

A Contextualização e Abrangência dos Conteúdos de Álgebra nos Vestibulares da UEL, UEM e UEPG A Contextualização e Abrangência dos Conteúdos de Álgebra nos Vestibulares da UEL, UEM e UEPG Autor: Gefferson Luiz dos Santos Orientadora: Angela Marta Pereira das Dores Savioli Programa de Pós-Graduação

Leia mais

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio

Plano de Trabalho Docente 2015. Ensino Médio Plano de Trabalho Docente 2015 Ensino Médio Etec: PAULINO BOTELHO Código: 091 Município: SÃO CARLOS Área de conhecimento: Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Componente Curricular: BIOLOGIA Série:

Leia mais

Indisciplina escolar: um breve balanço da pesquisa em educação. Juliana Ap. M. Zechi FCT/UNESP

Indisciplina escolar: um breve balanço da pesquisa em educação. Juliana Ap. M. Zechi FCT/UNESP Indisciplina escolar: um breve balanço da pesquisa em educação Juliana Ap. M. Zechi FCT/UNESP Complexidade do assunto e multiplicidade de interpretações que o tema encerra. Ações mais assemelhadas à indisciplina

Leia mais

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI

Projeto Pedagógico Institucional PPI FESPSP FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI FUNDAÇÃO ESCOLA DE SOCIOLOGIA E POLÍTICA DE SÃO PAULO PROJETO PEDAGÓGICO INSTITUCIONAL PPI Grupo Acadêmico Pedagógico - Agosto 2010 O Projeto Pedagógico Institucional (PPI) expressa os fundamentos filosóficos,

Leia mais

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL

MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL MARKETING DE RELACIONAMENTO UMA FERRAMENTA PARA AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR: ESTUDO SOBRE PORTAL INSTITUCIONAL Prof. Dr. José Alberto Carvalho dos Santos Claro Mestrado em Gestão de Negócios Universidade

Leia mais

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3;

Gráfico 1 Jovens matriculados no ProJovem Urbano - Edição 2012. Fatia 3; COMO ESTUDAR SE NÃO TENHO COM QUEM DEIXAR MEUS FILHOS? UM ESTUDO SOBRE AS SALAS DE ACOLHIMENTO DO PROJOVEM URBANO Rosilaine Gonçalves da Fonseca Ferreira UNIRIO Direcionado ao atendimento de parcela significativa

Leia mais

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico.

PROJETO ARARIBÁ. Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. PROJETO ARARIBÁ Um projeto que trabalha a compreensão leitora, apresenta uma organização clara dos conteúdos e um programa de atividades específico. ARARIBÁ HISTÓRIA O livro tem oito unidades, divididas

Leia mais

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO

RELATÓRIO DE TRABALHO DOCENTE OUTUBRO DE 2012 EREM JOAQUIM NABUCO UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PERNAMBUCO PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA CÍCERO WILLIAMS DA SILVA EMERSON LARDIÃO DE SOUZA MARIA DO CARMO MEDEIROS VIEIRA ROBERTO GOMINHO DA SILVA

Leia mais

TRABALHO DOCENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

TRABALHO DOCENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TRABALHO DOCENTE VIRTUAL NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA É o trabalho educativo desenvolvido pelo docente numa modalidade de ensino na qual os sujeitos envolvidos estabelecem uma relação pedagógica em que a comunicação

Leia mais

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia.

OBSERVATÓRIO DE GESTÃO DA INFORMAÇÃO. Palavras-chave: Gestão da Informação. Gestão do conhecimento. OGI. Google alertas. Biblioteconomia. XIV Encontro Regional dos Estudantes de Biblioteconomia, Documentação, Ciência da Informação e Gestão da Informação - Região Sul - Florianópolis - 28 de abril a 01 de maio de 2012 RESUMO OBSERVATÓRIO DE

Leia mais

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom

medida. nova íntegra 1. O com remuneradas terem Isso é bom Entrevista esclarece dúvidas sobre acúmulo de bolsas e atividadess remuneradas Publicada por Assessoria de Imprensa da Capes Quinta, 22 de Julho de 2010 19:16 No dia 16 de julho de 2010, foi publicada

Leia mais

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia

Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Estado da Arte: Diálogos entre a Educação Física e a Psicologia Eixo temático 1: Fundamentos e práticas educacionais Telma Sara Q. Matos 1 Vilma L. Nista-Piccolo 2 Agências Financiadoras: Capes / Fapemig

Leia mais

FÍSICA E FOTOGRAFIA: DESVENDANDO A FOTOGRAFIA ANALÓGICA E DIGITAL.

FÍSICA E FOTOGRAFIA: DESVENDANDO A FOTOGRAFIA ANALÓGICA E DIGITAL. FÍSICA E FOTOGRAFIA: DESVENDANDO A FOTOGRAFIA ANALÓGICA E DIGITAL. RESUMO Pollibio Kleber da Silva Dias(Furne-Facnorte) pollibio1@hotmail.com Karla Cristina Avelino (UEPB) Karla.cris88@yahoo.com.br Vanessa

Leia mais

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN

Blog NoRascunho 1. Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN Blog NoRascunho 1 Andrew Philip Saldanha de FRANÇA 2 Melissa Cirne de Lucena 3 Universidade Potiguar, Natal, RN RESUMO Como forma de registrar acontecimentos ligados a área da comunicação com um foco em

Leia mais

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA

WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO E ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO DE CIÊNCIAS NO AMAZONAS WALDILÉIA DO SOCORRO CARDOSO PEREIRA PROPOSTAS

Leia mais

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO.

AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. AS CONTRIBUIÇÕES DAS VÍDEO AULAS NA FORMAÇÃO DO EDUCANDO. Autor: José Marcos da Silva Instituição: UFF/CMIDS E-mail: mzosilva@yahoo.com.br RESUMO A presente pesquisa tem como proposta investigar a visão

Leia mais

SEMANA 3 A CONTRIBUIÇAO DOS ESTUDOS DE GÊNERO

SEMANA 3 A CONTRIBUIÇAO DOS ESTUDOS DE GÊNERO SEMANA 3 A CONTRIBUIÇAO DOS ESTUDOS DE GÊNERO Autor (unidade 1 e 2): Prof. Dr. Emerson Izidoro dos Santos Colaboração: Paula Teixeira Araujo, Bernardo Gonzalez Cepeda Alvarez, Lívia Sousa Anjos Objetivos:

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

O significado do Ensino Médio Público na visão dos estudantes

O significado do Ensino Médio Público na visão dos estudantes *Pôster: O Significado do Ensino Médio Público na Visão dos Estudantes. Apresentado no XIV Seminário de Pesquisa do CCSA. Realizado no período de 24 a 26 de setembro de 2008, na UFRN. Autores: ; ;. O significado

Leia mais

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual

Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Currículo e tecnologias digitais da informação e comunicação: um diálogo necessário para a escola atual Adriana Cristina Lázaro e-mail: adrianaclazaro@gmail.com Milena Aparecida Vendramini Sato e-mail:

Leia mais

Dados do Ensino Médio

Dados do Ensino Médio Dados do Ensino Médio População de 15 a 17 anos (2010): 10.357.874 (Fonte: IBGE) Matrículas no ensino médio (2011): 8.400.689 (Fonte: MEC/INEP) Dados do Ensino Médio Dos 10,5 milhões de jovens na faixa

Leia mais

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO

OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS (OBMEP): EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS A PARTIR DO PIBID UEPB MONTEIRO Cícero Félix da Silva; Izailma Nunes de Lima; Ricardo Bandeira de Souza; Manoela

Leia mais

Nas Margens da Educação: imprensa feminina e urbanidade moderna na Ribeirão Preto das primeiras décadas do século XX

Nas Margens da Educação: imprensa feminina e urbanidade moderna na Ribeirão Preto das primeiras décadas do século XX Nas Margens da Educação: imprensa feminina e urbanidade moderna na Ribeirão Preto das primeiras décadas do século XX Jorge Luiz de FRANÇA * Nesta comunicação, pretendemos, por intermédio das publicações

Leia mais

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE FILHOS DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA Rosimeire Reis Silva (FEUSP)

ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE FILHOS DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA Rosimeire Reis Silva (FEUSP) ESTUDO EXPLORATÓRIO SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE FILHOS DE PROFESSORES DE ESCOLA PÚBLICA Rosimeire Reis Silva (FEUSP) Pretendemos apresentar aqui os dados de um estudo exploratório, que é a primeira fase de

Leia mais

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental

A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES. GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental A EXPLORAÇÃO DE SITUAÇÕES -PROBLEMA NA INTRODUÇÃO DO ESTUDO DE FRAÇÕES GT 01 - Educação Matemática nos Anos Iniciais e Ensino Fundamental Adriele Monteiro Ravalha, URI/Santiago-RS, adrieleravalha@yahoo.com.br

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM GESTÃO COMERCIAL TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014

Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização PNLD 2014 Desafios da EJA: flexibilidade, diversidade e profissionalização Levantamento das questões de interesse Perfil dos alunos, suas necessidades e expectativas; Condições de trabalho e expectativas dos professores;

Leia mais

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO

PESQUISA-AÇÃO DICIONÁRIO PESQUISA-AÇÃO Forma de pesquisa interativa que visa compreender as causas de uma situação e produzir mudanças. O foco está em resolver algum problema encontrado por indivíduos ou por grupos, sejam eles

Leia mais

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT

PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT 1 RESOLUÇÃO CONSU 2015 04 de 14/04/2015 PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO E APERFEIÇOAMENTO PARA TUTORES - PCAT Campus Virtual 2 A. JUSTIFICATIVA A vida universitária tem correspondido a um período cada vez mais

Leia mais