Todo mundo pode ser empreendedor?

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Todo mundo pode ser empreendedor?"

Transcrição

1 Todo mundo pode ser empreendedor? Entenda a diferença entre os empreendedores por necessidade e por oportunidade. Existem fatores para estimular a formação empreendedora de uma criança, como incentivar o lado sonhador e construtivo, ter exemplos de empreendedores na família e estudar o tema, mas a verdadeira semente empreendedora nasce apenas em algumas pessoas. O empreendedor por oportunidade, ou por natureza, que é aquele sempre disposto a arriscar, nunca confortável com o "normal" ou o "padrão". Esse empreendedor é o mesmo que quer mudar o mundo, acredita que o pode fazer isso e faz de tudo para conseguir. O dinheiro é importante, mas não é o principal motivador, é apenas uma consequência de um plano maior de realização: fazer seu próprio negócio dar certo, ter autonomia e engajamento total. Quem abre um negócio mais por necessidade do que por vislumbrar uma oportunidade não é menos empreendedor. Aprender técnicas de empreendedorismo, estudar conceitos e ouvir gente experiente são caminhos interessantes para estimular as pessoas. A grande diferença entre os dois tipos de empreendedores fica clara quando o primeiro obstáculo chega. Para quem nasceu empreendedor, se o obstáculo for o fim do caminho, ele cria um novo caminho e continua a viagem. Isso serve de exemplo a todos os outros, que podem muito bem aprender a empreender tão bem quanto os empreendedores natos. Ser empreendedor é mais do que uma profissão, é um estilo de vida e são eles que mudarão o mundo em que vivemos.

2 Quais os desafios dos novos empreendedores? Formar uma equipe bem capacitada é um dos maiores desafios dos novos negócios, diz especialista Quais os desafios de novos empreendedores? É interessante notar que, por mais dinâmico que os mercados sejam, os desafios encontrados por novos empreendedores não mudam muito. Uma grande dificuldade na construção de um negócio é encontrar bons profissionais dispostos a correr mais risco em uma empresa em estágio nascente. Busque profissionais com características semelhantes: empreendedor e disposto a correr mais risco. Essa talvez seja a dificuldade central e mais complicada de ser solucionada. A dica aqui é motivar os profissionais chave para a empresa com uma participação no negócio. Outro ponto é a dificuldades para estabelecer um modelo básico de tomada de decisão. Ela deve ser pautada em projeções financeiras, pesquisas de mercado, relatórios de marketing, capacidade de produção, dificuldades da programação, o que nem sempre é fácil para empreendedores menos experientes. A disposição em arriscar mais é maior quando se é jovem e está empreendendo pela primeira vez, mas deve-se ter bastante cautela nesse ponto. Ponderar os futuros gastos de uma companhia nascente, por exemplo, pode ditar a sustentabilidade financeira da empresa, caso isso não seja dosado da maneira certa, as consequências podem ser fatais para o negócio. Se o empreendedor já passou por alguma grande empresa anteriormente, já empreendeu, ele sabe que essa curva inicial da vida de uma empresa é vital para sustentar o negócio. Avisar a sua família que você está buscando começar um negócio "do zero" pode ser uma das tarefas mais difíceis. No caso dos novos empreendedores, esse recado pode ser um choque e deve ser colocado de maneira clara e objetiva, mostrando serenidade e disposição para fazer dar certo.

3 Qual é a melhor hora para empreender? Fazer uma avaliação pessoal é fundamental, diz especialista Qual é a melhor hora para empreender? Ser empreendedor é muito mais do que uma mudança de área, função ou empresa. É uma mudança de estilo de vida. Para começar seu próprio negócio, você deve ter claro que sua vida vai girar de maneira diferente e pode mudar totalmente. É difícil apontar um momento exato para começar. Faça as seguintes perguntas a você mesmo para ajudar: 1. Estou empreendendo porque identifiquei uma boa oportunidade de mercado e quero fazêla dar certo. Não é apenas porque não gosto do meu chefe. 2. Tenho diversas características de um empreendedor como autoconfiança, senso crítico e disposição. 3. Não preciso de uma estrutura fixa e estou pronto para abrir mão de um salário fixo. 4. Minha família está comigo na decisão e meu momento de vida permite que eu assuma mais riscos. 5. Estou desenvolvendo algo que atende uma necessidade real e está inserido em um mercado escalável. Se você se identifica com uma ou duas afirmações, talvez ainda precise pensar um pouco mais se é a hora de empreender. Se tem ao menos três ou quatro itens marcados, você tem bons sinais de que é o momento. Agora, se está enquadrado nos cinco itens, você tem sinais muito fortes de que está na hora de empreender! Mais importante do que saber a hora de empreender, a motivação central deve ser fazer o negócio dar certo, ou seja, não empreenda pela metade, mergulhe totalmente quando decidir que é a hora.

4 Como se dedicar a um emprego e a um negócio? É comum encontrar empreendedores que conciliam as duas atividades quando o negócio ainda está no plano das ideias, diz especialista Como se dedicar a um emprego e a um negócio? A maioria dos negócios próprios exige a máxima atenção e comprometimento do fundador. Raras exceções conseguem dividir o foco e a liderança entre um emprego e um negócio em fase operacional. Se o negócio ainda está no plano das ideias, é comum encontrar empreendedores que conciliam as duas atividades, mas podem ter certeza de que em algum momento especifico o empreendedor vai perceber que será preciso mergulhar totalmente no seu empreendimento para fazer o negócio acontecer e gerar resultado. Nota-se que grandes empresas de sucesso como Google, Microsoft, IBM, Dell, Facebook, Buscapé, entre outras, tiveram ao longo de sua trajetória, absoluta atenção e foco de seu time central de executivos e fundadores. Esse comprometimento com o negócio é um dos fatores centrais para que um projeto ou uma ideia torne-se uma empresa de valor. É preciso "respirar" o negócio no dia a dia para entender o que o cliente final deseja, qual será a grande inovação que colocará sua empresa a frente da concorrência e como seus colaboradores estão pensando. Fazer tudo ao mesmo tempo é não fazer nada direito, pois a qualidade do trabalho será totalmente questionável, além de ser um claro sinal de falta de comprometimento, aumentando exponencialmente as chances de insucesso. No mercado de capital semente, em que parte dessas empresas nascentes buscam apoio, a conexão entre o empreendedor e o negócio é essencial para o investidor, por conta disso é comum encontrar fundos que exigem a presença do empreendedor com dedicação exclusiva. Se você está pensando em empreender pela metade, nem comece. É possível alimentar a criatividade e as ideias sobre um possível negócio próprio, mesmo dedicando-se a um emprego, mas no momento que estiver pronto para tirar a ideia do papel, mergulhe totalmente.

5 Quais as tendências de empreendedorismo para 2012? Urbanização e tecnologias inteligentes estão entre as tendências para o próximo ano Quais as tendências de empreendedorismo para 2012? Durante o evento GIL 2011 (Global Innovation and Leadership), algumas "megatendências" para os próximos anos foram apresentadas. Grandes empresários de multinacionais, gestores de investimentos e empreendedores participaram desse excelente evento. Destaquei três tendências que considero centrais não só para 2012, mas para os próximos anos e que fazem muito sentido para o Urbanização: o mundo está cada vez mais populoso, as megacidades já estão acontecendo e até 2020, segundo a Frost & Sullivan, haverá 30 delas no mundo assim como as megaregiões e os megacorredores. Olhando mais pra América Latina, 88,7% da população viverá em áreas urbanas até 2020, portanto a tendência de empreendedorismo deve ser pensada com o foco em cidades inteligentes ("smart cities") em logística e energia, por exemplo. Tecnologias Inteligentes: envolvendo tudo que está ao nosso redor, a inteligência tecnológica é uma tendência inquestionável: smartphones, smartenergy e smartmobility. O tripé entre energia, TI e novas tecnologias tem a responsabilidade de liderar esse movimento green + smart, ou seja, a tendência de negócios que sejam inteligentes e que abordem a questão de meio ambiente em sua concepção. Pensem nisso como uma tendência que não tem fim, ou seja, o mundo vai começar a pesar cada vez mais a questão do meio ambiente aliado à tecnologia. Socialização: a importância da socialização é inquestionável, ainda mais no Brasil, onde temos uma tendência natural em sermos mais sociais, haja visto o número de usuários brasileiros no Facebook, por exemplo. Essa proximidade de todos via redes sociais, telecomunicações e troca de dados é uma tendência cada vez mais forte. A geração y já representa 33% da população mundial - aproximadamente 2,3 bilhões de pessoas. Aliado a isso vale lembrar que a classe média no Brasil está cada vez mais representativa, portanto uma tendência central de socialização incluindo a classe média é um tópico quente absoluto.

6 Empreendedor pode tirar férias do negócio? Tirar férias é saudável para o empreendedor e para a empresa O empreendedor deve sim ter um intervalo para refletir sobre as ações, posicionamento eestratégias que executou no decorrer do ano, isso é saudável para o empreendedor e, criativo para a empresa. Parto do princípio que o empreendedor está fazendo o que ele gosta, mas mesmo assim, ele deve ter uma pausa para analisar o que está a sua volta, tanto na vida profissional como na vida pessoal. A capacidade de processamento das pessoas tem um limite e as férias são benéficas para recarregar as baterias. O engajamento e a criação aumentam muito quando estamos em um ambiente sem muitas regras - um pouco do que acontece durante as férias. Uma dica interessante é trazer a liberdade das férias para o trabalho ao menos uma vez por bimestre. Explico: uma empresa australiana de software chamada Atlassian estabeleceu que ao menos uma vez por trimestre haveria o "dia livre", em que os funcionários poderiam trabalhar no que quisessem, com quem quisessem e da maneira que quisessem, tudo o que a empresa pedia é que os resultados fossem mostrados depois desse dia. Bolos e cervejas foram servidos para todos e as pessoas trabalharam de maneira mais descontraída e informal. Os resultados mostraram que parte dos problemas foi solucionada, ideias de novos produtos surgiram e as pessoas ficaram muito mais motivadas nos demais dias. As férias trazem essa tranquilidade necessária para alimentar o lado criativo do empreendedor e é nesse momento que soluções para os problemas do dia-a-dia podem emergir. Portanto, empreendedor, tire férias sim, descanse e não tenha muitas regras, apenas pense em como inovar para o seu negócio continuar crescendo.

7 Quais os livros indispensáveis para empreendedores? Especialista sugere três títulos importantes para quem quer abrir uma empresa Quais os livros indispensáveis para empreendedores? Empreender não é tarefa fácil e não existe uma fórmula mágica que leve o seu negócio da ideia ao mercado de ações. Cada negócio tem peculiaridades próprias de foco setorial e mercado alvo, além de ser diretamente influenciado pela gestão e liderança dos executivos centrais. Selecionei três livros que empreendedores ou investidores escreveram, contando um pouco dos desafios em suas trajetórias. Eles podem servir como inspiração a outros empreendedores, para que reflitam e extraiam os pontos positivos e negativos de cada experiência relatada. Como fazer uma empresa dar certo em um país incerto (organizado pela Endeavor e publicado pela Editora Elsevier): este livro conta os casos de grandes empreendedores brasileiros, como Abilio Diniz, Emílio Odebrecht e Jorge Gerdau. A ideia é tirar destas histórias como eles acertaram e erraram com seus negócios. Custa cerca de 80 reais. Criação de novos negócios (escrito por José Dornelas, Jeffry Timmons e Stephen Spinelli e publicado pela Editora Campus): o título fala sobre o processo que quase todo empreendedor passa desde a abertura do negócio até a hora de fazê-lo crescer. O livro traz exemplos e exercícios práticos para discutir o empreendedorismo. Custa na faixa de 150 reais. A arte do começo (escrito por Guy Kawasaki e publicado pela Editora Best Seller): a obra de um dos maiores experts em inovação do mundo fala sobre os passos para o lançamento de um novo produto ou mesmo de uma nova marca. A dica é como ser ainda mais empreendedor mesmo depois do negócio operando. Custa cerca de 30 reais. Tenha em mente que, mesmo lendo sobre erros e acertos que os outros cometeram, ao empreender você também cometerá os "seus" erros e acertos. Além dos livros citados, recomendo fortemente o vídeo abaixo:

8 Como é o ensino de empreendedorismo no Brasil? Com pouca educação formal, o brasileiro tem a cultura de persistência ao seu lado Quais os livros indispensáveis para empreendedores? Segundo o IBGE 2007, 10% da população brasileira não possui educação formal; 25,5% tem entre 1 a 4 anos de estudo; 53,2% tem entre 5 e 11 anos de estudo e 11,3% tem mais de 11 anos de educação formal. 78,6% dos empreendedores brasileiros têm mais de 5 anos de estudo, logo, pode-se inferir que o empreendedor brasileiro possui mais anos de estudo do que a média dos cidadãos brasileiros. A relação entre escolaridade e criação de novos negócios é apenas um dos indicadores que deve ser perseguido diariamente pelas 3 esferas do poder público; federal, estadual e municipal, mas na prática sabemos que isso não acontece e está longe de acontecer. As iniciativas de ensino de empreendedorismo hoje se limitam ao nível superior, em poucas escolas, grande parte privadas, ou seja, poucos alunos têm o privilégio de estudar esse tema, motor do desenvolvimento de um país. Entendo também que o empreendedorismo deve ser ensinado desde o nível fundamental até o nível superior, trabalhando com a construção e com a formação empreendedora do aluno, mas existe um despreparo enorme na formação da classe de professores, principalmente da rede pública, para adotar uma postura de maior apetite aos riscos inerentes á criação do negócio próprio. A população brasileira, de forma geral, tem uma cultura de persistência e de determinação muito forte que aliada ao bom momento macroeconômico do país, a crescente familiarização com o tema e a exemplos divulgados mais constantemente pela mídia, tende a ser muito positiva e motivadora para incentivar cada vez mais ações de estímulo ao empreendedorismo. Um dado interessante e que confirma essa cultura brasileira é que para cada 1 empreendedor de necessidade existem 2 empreendedores de oportunidade, ou seja, apesar de tudo o povo brasileiro é um povo empreendedor.

9 Como tirar uma ideia do papel? Fazer uma ideia dar certo é o passo mais importante para o empreendedor Como tirar uma ideia do papel? O princípio fundamental para tirar sua ideia do papel é ter uma boa diretriz estratégica escrita em um plano de negócios, por exemplo, ou em um bom sumário executivo. Como o mercado é muito dinâmico, normalmente os planos de negócios são ajustados ao longo do caminho, mas não se preocupe, pois isso é totalmente normal. Pivotar é o termo mais comum usado para especificar essa "mudança de direção estratégica". Uma dica não só para tirar a ideia do papel, mas para fazê-la dar certo, afinal é isso que o empreendedor busca, é a validação mercadológica das premissas que adotou em seu projeto. Quando estiver elaborando o seu projeto/ideia é imprescindível que você converse com pessoas que entendam do setor, leia muito sobre o tema, ouça potenciais clientes, fornecedores e investidores. Esta "validação" de mercado (ou market validation, em inglês) é um dos fatores chave para o sucesso do seu negócio e é o que torna o projeto atrativo para receber investimento. Uma maneira de ficar completamente imerso em seu projeto, validar com o mercado, com potenciais investidores e receber feedback é inscrever-se em um programa de aceleração e posteriormente em uma competição de startups/planos de negócios. Estes programas ajudam a desenhar melhor sua estratégia e validar o projetos com potenciais investidores. Após completar as etapas de concepção do plano de negócios, validação de mercado e prova de conceito, minha dica é buscar capital via financiamentos governamentais (Finep, Fapesp, Cnpq) e posteriormente buscar investidores anjos e capital semente para escalar seu negócio.

10 Onde buscar inspiração para empreender? História de sucesso e de fracasso podem ser fontes de inspiração Assim como a paixão pelo seu negócio, a inspiração para construí-lo é um estado de espírito complexo de ser entendido e muito pessoal. Não existe uma métrica ou uma fórmula racional que faça uma pessoa adquirir a inspiração instantaneamente, mas sim uma combinação de fatores pessoais e profissionais que estimulam ou inspiram um empreendedor. Um gap em um mercado, um serviço não existente ou a falta de um produto que realmente resolva sua necessidade são ótimos inputs de inspiração para empreender e são a partir dessas inspirações que nasceram muitos negócios. Os exemplos de empreendedores que foram bem sucedidos e também os que fracassaram - são excelentes fontes de inspiração e de provocação do sentimento empreendedor. Pergunte a si mesmo se no lugar do dono do restaurante que está almoçando, você conseguiria tocar o negócio? O que faria de diferente? Será que você conseguiria levar a empresa para o patamar que está hoje? Lendo um pouco sobre histórias empreendedoras que deram certo, percebe-se que a inspiração é um dos motivos centrais de sucesso do negócio. A inspiração leva o empreendedor à motivação para empreender que aliada a uma boa dose de execução tornam-se componentes-chave para fazer o negócio dar certo.

11 Onde estudar empreendedorismo fora do Brasil? Os cursos para empreendedores podem ajudar a conseguir contatos e mentores Onde estudar empreendedorismo fora do Brasil? Antes de dar qualquer dica sobre cursos de empreendedorismo, vale lembrar que a construção de um negócio vencedor começa com uma ideia, passa pela estruturação e o sucesso decorre de uma boa execução. Os cursos de empreendedorismo podem ajudá-lo em todas as frentes com fundamentos, mentores e contatos, mas não se pode ensinar como ser empreendedor sem aliar teoria e prática, portanto o verdadeiro aprendizado virá quando começar seu próprio negócio. Destaco os novos modelos de ensino e proposta, como Singularity University que traz um conceito inovador de ensino da tecnologia aliando experts do Google e da Nasa em um programa dinâmico e diferenciado. Outras opções que podem servir aos empreendedores são os programas Founders' Dilemmas da Harvard Business School, Technology Venturing na Ohio State, Foundations of Managing and Entrepreneurship na Babson College, Mayfield Fellows de Stanford University e NUvention da Northwestern University. Infelizmente, os cursos não são baratos e ainda devemos adicionar o custo da viagem e estadia. Contudo, recentemente o governo federal lançou um programa chamado Ciências sem Fronteiras que pode ajudar os interessados.

12 O Brasil tem cidades empreendedoras? Inovação e tecnologia aliadas a incentivos fazem uma cidade empreendedora Uma cidade empreendedora, além da presença de boas universidades, incubadoras de empresas e centros tecnológicos, deve favorecer a atividade de inovação, tecnologia e conhecimento aplicado, via iniciativa privada ou pública, por meio de incentivos fiscais, processos ágeis e proteção intelectual adequada. Tel Aviv, em Israel, é um exemplo de cidade que alia boas políticas governamentais que favorecem o empreendedorismo, excelentes universidades e cultura empreendedora. Esses componente unidos resolveram o problema da agricultura local. A região de Palo Alto na Califórnia, mais conhecida como Vale do Silício, também é um exemplo famoso de cidade empreendedora que, além de incentivar a criação constante de novas empresas de tecnologia, tem uma cultura e um ecossistema extremamente ricos, berço de gigantes da tecnologia. O Brasil, infelizmente, ainda está caminhando a passos lentos para incentivar as cidades empreendedoras. De acordo com uma pesquisa do Banco Mundial, feita com 183 países, o Brasil é o 126º em termos de facilidade para começar um negócio. Esse fardo pesado é causado pela complexa e elevada política tributária, leis trabalhistas inadequadas e política de propriedade intelectual frágil que limitam o progresso de inúmeras empresas. Além da desburocratização, as cidades brasileiras devem perseguir o conceito de cidades inteligentes (smart cities, em inglês) aliando tecnologia de ponta às necessidades reais da população, promovendo ganhos de eficiência para todos, seja em comunicação, mobilidade, infraestrutura ou energia, por exemplo. O Rio de Janeiro saiu na frente quando fez uma parceria com a IBM, empresa americana de tecnologia, para a constituição de um centro de operações que antecipa eventos climáticos extremos, mas ainda podemos fazer muito se tivermos um ambiente mais favorável em termos tributários e trabalhistas.

13 O empreendedor deve controlar tudo na empresa? O perfil controlador costuma não ser saudável para o crescimento do negócio. Um estudo da University College London, na Grã-Bretanha, concluiu que a melhor decisão é sempre fruto de uma discussão entre dois indivíduos ou mais, ou seja, eles provaram que "duas cabeças pensam melhor do que uma". É claro que uma pequena empresa usualmente tem a tomada de decisão muito centralizada no fundador ou em outro sócio, mas, a princípio, o perfil controlador não é saudável para o crescimento do negócio. O ponto central a ser discutido é sobre o limite de centralização da tomada de decisão e controle operacional da empresa para que ela consiga escalar. É evidente que o empreendedor deve saber tudo que se passa em sua empresa, mas é impossível controlar e centralizar todas as decisões que devem ser tomadas. Os projetos que se tornam empresas de sucesso têm equipes altamente qualificadas, focadas na execução, lideradas por pessoas competentes e com boa visão de negócio. Fazendo uma analogia, um time de futebol só funciona bem se os 11 jogadores quiserem jogar, seguirem a estratégia do técnico e souberem trabalhar em equipe, ou seja, aproveitando a habilidade e posicionamento de cada jogador em campo. Em uma empresa, a lógica é semelhante. O empreendedor não deve controlar tudo, pelo contrário, deve ter um time competente para delegar grande parte do trabalho operacional e focar na estratégia organizacional, contato direto com o cliente e mercado em geral. Para conseguir delegar tarefas e motivar, faça com que os funcionários sintam-se donos do negócio, com programa de stock options, por exemplo. Desenhe processos bem definidos e atribua responsáveis para cada processo com metas bem claras e factíveis de serem alcançadas. Estabeleça rotinas de aferição de resultados, sendo que cada responsável pelo processo deve apresentar os números/atribuições de sua área com justificativas e planos de ação. Crie um conselho consultivo com pessoas de fora do seu negócio para opinar com uma visão imparcial. Seguindo essa direção o empreendedor vai instituir um nível de governança corporativa interessante em sua empresa, consequentemente vai adicionar valor ao seu negócio e a empresa vai avançar de forma positiva no seu mercado de atuação. Marcio de Oliveira Santos Filho é associado da Inseed Investimentos e coordenador do Desafio

14 Como saber se uma ideia de negócio é boa? Boa ou não, sua ideia precisa ser bem executada para sua empresa ter sucesso Saber apenas se uma ideia é boa não vai fazê-lo bem sucedido. A chave do negócio está na aplicação dessa ideia ao mercado de forma prática. Muitas vezes quando ouvimos uma boa ideia temos a impressão de que aquilo já existe. Um sentimento comum quando ouvimos uma boa ideia de negocio é dizer que aquilo era óbvio ou a famosa pergunta como não pensaram nisto antes?. É exatamente aí que está o grande desafio: fazer com que a ideia de fácil disseminação e que gere resultado financeiro. Mais importante do que uma boa ideia é ter uma boa oportunidade de negócios. É preciso que exista um mercado que pague por essa ideia. Da mesma forma há uma grande diferença entre invenção e inovação. Uma inovação é um invento transformado em produto/serviço que o mercado aceite pagar. Já a invenção pura e simples, caso não tenha aplicabilidade prática e mercado endereçado, não adianta muita coisa. Por fim, ainda mais importante do que ter uma boa ideia que gere uma boa oportunidade de negócios é ter um modelo de negócios consistente, ou seja, a sua oportunidade precisa gerar lucros para a empresa e ter possibilidade de crescer ao longo do tempo. Se você tem essa boa ideia, existem diversos fundos de investimentos de capital empreendedor que estarão dispostos a ajudá-lo tornando-se sócios do seu negócio e buscando essa escala de crescimento.

15 Ser empreendedor virou moda? Casos de sucesso e valuations estratosféricos acabam criando um "modismo", diz especialista É impossível dizer que ter uma startup hoje em dia não esteja na moda, pelo contrário, poder estampar fundador em um cartão de visitas é um status almejado por muitas pessoas. É cada vez mais comum encontrar empreendedores em meetups de tecnologia que tem apenas uma ideia e se orgulham de estampar CEO ou founder no cartão de visitas. Muito dessa onda é puxada pelo momento de mercado das startups de tecnologia, principalmente americanas. Casos de sucesso, fracassos, IPOs, compras estratégicas e valuations estratosféricos estão cada vez mais presentes na mídia e isso acaba criando um "modismo " acerca do tema. Minha dica ao empreendedor de forma bem clara e objetiva é esqueça esta onda criada na indústria e não ligue para cargos estampados no cartão de visita, mas foque totalmente em fazer o seu negócio acontecer. Busque testar sua tecnologia antes de apresentar a potenciais parceiros ou investidores, sustente seu modelo de negócios e fundamente suas análises com dados factíveis e comparações com negócios similares. Encontre seu mínimo produto viável e faça com que o negócio seja lucrativo. Fazendo isso, estando ou não na moda, a tendência de sucesso do seu negócio com certeza será maior.

16 O que um empreendedor iniciante não deve fazer? Admita suas fraquezas e pontos fracos e seja sempre sincero, indica especialista Quando um empreendedor está começando seu negócio é natural que esteja totalmente focado em viabilizá-lo, mas nunca deve esquecer as regras básicas de ética empresarial e transparência na gestão para que o negócio seja criado com pilares sólidos e sustentáveis. Achar que sua ideia é a melhor do mundo, por exemplo, é uma atitude prepotente e arrogante que pode prejudicá-lo em uma negociação com um investidor, por exemplo. Tenha os pés no chão faz a negociação fluir muito melhor. Ser prolixo ao explicar sua empresa também não pega nada bem e já mostra sinais claros de falta de foco e objetividade com potenciais cumprimento de metas. Tente mostrar o problema que está querendo solucionar e seja pragmático ao mostrar efetivamente qual a sua proposta de valor, ou seja, tenha muito clara sua vantagem competitiva frente ao que o mercado já pratica. Na minha visão, o que é pior do que qualquer um dos itens acima é mentir. Essa atitude não só pega muito mal para o empreendedor, pois parte da premissa que você considerase melhor que o outro e está enganando as pessoas (clientes, fornecedores e investidores). Seja honesto e verdadeiro sempre, admita suas fraquezas e pontos que precisa melhorar e isso jogará muito a seu favor.

O papel do CRM no sucesso comercial

O papel do CRM no sucesso comercial O papel do CRM no sucesso comercial Escrito por Gustavo Paulillo Você sabia que o relacionamento com clientes pode ajudar sua empresa a ter mais sucesso nas vendas? Ter uma equipe de vendas eficaz é o

Leia mais

COMO FAZER A TRANSIÇÃO

COMO FAZER A TRANSIÇÃO ISO 9001:2015 COMO FAZER A TRANSIÇÃO Um guia para empresas certificadas Antes de começar A ISO 9001 mudou! A versão brasileira da norma foi publicada no dia 30/09/2015 e a partir desse dia, as empresas

Leia mais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais

Os desafios do Bradesco nas redes sociais Os desafios do Bradesco nas redes sociais Atual gerente de redes sociais do Bradesco, Marcelo Salgado, de 31 anos, começou sua carreira no banco como operador de telemarketing em 2000. Ele foi um dos responsáveis

Leia mais

um anjo que é Entenda como pensam esses investidores e atraia-os para sua startup especial investidores

um anjo que é Entenda como pensam esses investidores e atraia-os para sua startup especial investidores O Investidor que é um anjo Entenda como pensam esses e atraia-os para sua startup Texto Maria Beatriz Vaccari arte ivan volpe No mundo digital, há diversas formas de dar vida a uma ideia e ganhar dinheiro

Leia mais

ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE

ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE ASPECTOS PRINCIPAIS SOBRE EMPREENDEDORISMO Empreendedorismo A Administração da revolução O empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o século 21 mais do que a revolução industrial foi

Leia mais

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários

ÍNDICE. Introdução. Os 7 Segredos. Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão. \\ 07 Segredos Milionários ÍNDICE Introdução Os 7 Segredos Como ser um milionário? Porque eu não sou milionário? Conclusão 3 4 6 11 12 INTRODUÇÃO IMPORTANTE Neste e-book você terá uma rápida introdução sobre as chaves que movem

Leia mais

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A

#10 PRODUZIR CONTEÚDO SUPER DICAS ATRATIVO DE PARA COMEÇAR A #10 SUPER DICAS PARA COMEÇAR A Pantone 715 C 100% Black 80% Black C: 0 M: 55 Y: 95 K: 0 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 100 C: 0 M: 0 Y: 0 K: 80 PRODUZIR CONTEÚDO ATRATIVO DE Confira estas super dicas para você produzir

Leia mais

Introdução 01. José Roberto Marques

Introdução 01. José Roberto Marques Introdução 01 José Roberto Marques 9 Empreendedorismo & Coaching Pessoas Inovadoras Empreendem Tudo que você é capaz de imaginar, você pode conseguir. Walt Disney José Roberto Marques jrmcoaching 10 Instituto

Leia mais

PLANO DE NEGÓCIOS. O QUE É?

PLANO DE NEGÓCIOS. O QUE É? NE- CACT O Núcleo de Empreendedorismo da UNISC existe para estimular atitudes empreendedoras e promover ações de incentivo ao empreendedorismo e ao surgimento de empreendimentos de sucesso, principalmente,

Leia mais

8/8/2013. O empreendedor. Quem é o empreendedor? Empreendedores de sucesso. Página 4 de 32. Página 5 de 32. Página 6 de 32

8/8/2013. O empreendedor. Quem é o empreendedor? Empreendedores de sucesso. Página 4 de 32. Página 5 de 32. Página 6 de 32 Empreendedorismo por José Dornelas Página 1 de 32 Empreendedorismo é o envolvimento de pessoas e processos O empreendedor é aquele que percebe uma oportunidade e cria meios (nova empresa, área de negócio,

Leia mais

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO

COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO COMO INVESTIR PARA GANHAR DINHEIRO Por que ler este livro? Você já escutou histórias de pessoas que ganharam muito dinheiro investindo, seja em imóveis ou na Bolsa de Valores? Após ter escutado todas essas

Leia mais

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz

Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomada de Decisão uma arte a ser estudada Por: Arthur Diniz Tomar decisões é uma atividade que praticamos diariamente, de uma forma ou de outra. Podemos até mesmo tomar a decisão de não tomar nenhuma decisão.

Leia mais

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM

BEM-VINDA!! WWW.BOLSADEIDEASDENEGOCIO.COM BEM-VINDA!! Meu nome é Ives Lopes e eu sou a autora deste guia 22 ideias de negócios para começar já. Vê essa foto? Sou eu em minha Esmalteria, a Eva Nail Club. Foi um sucesso enquanto durou, mas infelizmente

Leia mais

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com

www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com 7 DICAS IMPERDÍVEIS QUE TODO COACH DEVE SABER PARA CONQUISTAR MAIS CLIENTES www.startercomunicacao.com startercomunic@gmail.com As 7 dicas imperdíveis 1 2 3 Identificando seu público Abordagem adequada

Leia mais

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira?

Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? Como fazer contato com pessoas importantes para sua carreira? - Tem alguém com quem você gostaria de fazer contato? - Porque você não o fez até agora? - Por que é importante aprender a fazer esses contatos?

Leia mais

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações R E A L I Z A Ç Ã O A P O I O COMO PARTICIPAR EM UMA RODADA DE NEGÓCIOS: Sugestões para as comunidades e associações

Leia mais

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo

Freelapro. Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Palestrante: Pedro Quintanilha Freelapro Título: Como o Freelancer pode transformar a sua especialidade em um produto digital ganhando assim escala e ganhando mais tempo Quem sou eu? Eu me tornei um freelancer

Leia mais

Você é comprometido?

Você é comprometido? Você é comprometido? Não, isso não é uma cantada. O que o seu chefe quer saber é se você veste a camisa da organização. Você adora seu trabalho e desempenha suas funções com eficiência, mas não aposta

Leia mais

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C

Mídias sociais como apoio aos negócios B2C Mídias sociais como apoio aos negócios B2C A tecnologia e a informação caminham paralelas à globalização. No mercado atual é simples interagir, aproximar pessoas, expandir e aperfeiçoar os negócios dentro

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios

Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Cinco principais qualidades dos melhores professores de Escolas de Negócios Autor: Dominique Turpin Presidente do IMD - International Institute for Management Development www.imd.org Lausanne, Suíça Tradução:

Leia mais

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido

Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Produtividade e qualidade de vida - Cresça 10x mais rápido Você já pensou alguma vez que é possível crescer 10 vezes em várias áreas de sua vida e ainda por cima melhorar consideravelmente sua qualidade

Leia mais

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS

UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS UMA PROPOSTA INOVADORA PARA ENSINAR EMPREENDEDORISMO AOS JOVENS www.empreende.com.br emp@empreende.com.br FAZENDO ACONTECER Programa de ensino de empreendedorismo inovador em nível mundial, desenvolvido

Leia mais

Empreenda (Quase) Sem Dinheiro

Empreenda (Quase) Sem Dinheiro Empreenda (Quase) Sem Dinheiro Prof. Dr. José Dornelas www.planodenegocios.com.br Bem-vindoà versão de demonstração do curso Empreenda (Quase) Sem Dinheiro! Vocêpoderá conferir alguns vídeos do curso antes

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis

3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis 3 Dicas MATADORAS Para Escrever Emails Que VENDEM Imóveis O que é um e- mail bem sucedido? É aquele e- mail que você recebe o contato, envia o e- mail para o cliente e ele te responde. Nós não estamos

Leia mais

PROCESSO DE SELEÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO DE IMPACTO EDITAL 2015 LIBRIA

PROCESSO DE SELEÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO DE IMPACTO EDITAL 2015 LIBRIA 1) - APRESENTAÇÃO PROCESSO DE SELEÇÃO DE DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS DE EMPREENDEDORISMO DE IMPACTO EDITAL 2015 LIBRIA A Aceleradora Libria torna pública a abertura das inscrições para seleção de projetos

Leia mais

estão de Pessoas e Inovação

estão de Pessoas e Inovação estão de Pessoas e Inovação Luiz Ildebrando Pierry Secretário Executivo Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade Prosperidade e Qualidade de vida são nossos principais objetivos Qualidade de Vida (dicas)

Leia mais

Fala, CMO! Com Marina Xavier da UnYLeYa

Fala, CMO! Com Marina Xavier da UnYLeYa Fala, CMO! Com Marina Xavier da UnYLeYa Fala, CMO! De volta à série Fala, CMO! conversamos dessa vez com a Marina Xavier, Gerente de Marketing na UnYLeYa, uma empresa que nasceu com a missão de universalizar

Leia mais

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO?

COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? COMO ENGAJAR UM FUNCIONÁRIO NO PRIMEIRO DIA DE TRABALHO? Engajar funcionários é conseguir envolver as pessoas em um mesmo propósito que a empresa

Leia mais

Falhar em se preparar é se preparar para falhar. (Benjamin Franklin).

Falhar em se preparar é se preparar para falhar. (Benjamin Franklin). 1- Planejamento Falhar em se preparar é se preparar para falhar. (Benjamin Franklin). Planejamento é uma etapa administrativa que auxilia o administrador a perceber a realidade, avaliar ações e definir

Leia mais

CMO! Com Paula Crespi da GuiaBolso

CMO! Com Paula Crespi da GuiaBolso Fala, CMO! Com Paula Crespi da GuiaBolso Fala, CMO! Estamos de volta com mais um post do Fala, CMO!. A entrevistada da vez é a Paula Crespi, Head de Marketing e Produto do GuiaBolso. Acho que o cargo e

Leia mais

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise.

5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE. Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. 5 DICAS DE GESTÃO EM TEMPOS DE CRISE Um guia prático com 5 dicas primordiais de como ser um bom gestor durante um período de crise. INTRODUÇÃO Gerir uma empresa não é uma tarefa fácil, mas em tempos de

Leia mais

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE

INTRODUÇÃO A ÃO O EMPREENDE INTRODUÇÃO AO EMPREENDEDORISMO Prof. Marcos Moreira Conceito O empreendedorismo se constitui em um conjunto de comportamentos e de hábitos que podem ser adquiridos, praticados e reforçados nos indivíduos,

Leia mais

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente

4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente 4 passos para uma Gestão Financeira Eficiente Saiba como melhorar a gestão financeira da sua empresa e manter o fluxo de caixa sob controle Ciclo Financeiro Introdução Uma boa gestão financeira é um dos

Leia mais

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses

Estudo de Caso. Cliente: Rafael Marques. Coach: Rodrigo Santiago. Duração do processo: 12 meses Estudo de Caso Cliente: Rafael Marques Duração do processo: 12 meses Coach: Rodrigo Santiago Minha idéia inicial de coaching era a de uma pessoa que me ajudaria a me organizar e me trazer idéias novas,

Leia mais

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing

Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Problemas em vender? Veja algumas dicas rápidas e práticas para aumentar suas vendas usando e-mail marketing Conteúdo A chegada da internet e a mudança no comportamento das pessoas Novo modelo de concorrência

Leia mais

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com.

Controle Financeiro. 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz. Emerson Machado Salvalagio. www.guiadomicroempreendedor.com. Controle Financeiro 7 dicas poderosas para um controle financeiro eficaz Emerson Machado Salvalagio Quando abrimos uma empresa e montamos nosso próprio negócio ou quando nos formalizamos, após algum tempo

Leia mais

Empreendedorismo, transformando idéias em negócios. (pessoas e processos)

Empreendedorismo, transformando idéias em negócios. (pessoas e processos) Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (pessoas e processos) Prof. José Carlos Alves Roberto, Msc. Mitos sobre o empreendedor Mito 1: Empreendedores são natos, nascem para o sucesso Realidade:

Leia mais

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA?

COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? COMO TER TEMPO PARA COMEÇAR MINHA TRANSIÇÃO DE CARREIRA? Um guia de exercícios para você organizar sua vida atual e começar a construir sua vida dos sonhos Existem muitas pessoas que gostariam de fazer

Leia mais

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios

Pequenas e Médias Empresas no Canadá. Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios Pequenas e Médias Empresas no Canadá Pequenos Negócios Conceito e Principais instituições de Apoio aos Pequenos Negócios De acordo com a nomenclatura usada pelo Ministério da Indústria do Canadá, o porte

Leia mais

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS

INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS INOVAÇÃO NA ADVOCACIA A ESTRATÉGIA DO OCEANO AZUL NOS ESCRITÓRIOS JURÍDICOS Ari Lima Um empreendimento comercial tem duas e só duas funções básicas: marketing e inovação. O resto são custos. Peter Drucker

Leia mais

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO

Conhecimentos em Comércio Eletrônico Capítulo 4 CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO CAPÍTULO 4 VISÃO GERAL DO COMÉRCIO PLANEJAMENTO E MODELOS DE E-COMMERCE Uma das principais características do CE é permitir a criação de novos modelos de negócio. Um modelo de negócio é um método que permite

Leia mais

O CAMINHO PARA REFLEXÃO

O CAMINHO PARA REFLEXÃO O CAMINHO PARA REFLEXÃO a 1 Semana EMPREENDER É DAR A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A SOCIEDADE No mudo dos negócios existe a diferença visível do acomodado que nunca quer aprender a mesma coisa duas vezes e o

Leia mais

Como Criar seu produto digital

Como Criar seu produto digital Como Criar seu produto digital Aprenda em alguns passos Indice 5 1- Público Alvo 2- Conhecer á necessidade 5 do 5 Primeiro capítulo Público Alvo Você que está montando seu negócio online e ainda não tem

Leia mais

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para

No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado. alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para QUAL NEGÓCIO DEVO COMEÇAR? No E-book anterior 5 PASSOS PARA MUDAR SUA HISTÓRIA, foi passado alguns exercícios onde é realizada uma análise da sua situação atual para então definir seus objetivos e sonhos.

Leia mais

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0

TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 TAM: o espírito de servir no SAC 2.0 Os primeiros passos do SAC 2.0 da TAM A trajetória da TAM sempre foi guiada pela disponibilidade de servir seus clientes; nas redes sociais, essa filosofia não poderia

Leia mais

8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital

8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital 8 Erros Que Podem Acabar Com Seu Negócio de Marketing Digital Empreender em negócios de marketing digital seguramente foi uma das melhores decisões que tomei em minha vida. Além de eu hoje poder ter minha

Leia mais

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso

O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso O talento como diferencial de carreira... Uma fórmula de sucesso Maiane Bertoldo Lewandowski Consultora de RH Hospital Mãe de Deus TRANSFORMAÇÕES NO MERCADO DE TRABALHO Mudança de modelo mental; Escassez

Leia mais

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta)

RELATÓRIO MESA DEVOLVER DESIGN (EXTENSÃO) Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa pronta) 1ª RODADA RELAÇÃO PRÁTICA E TEORIA Pouca teoria, muitas oficinas Matérias não suprem as necessidades de um designer Falta aplicação teórica (isso pode favorecer o aprendizado já que o aluno não tem a coisa

Leia mais

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free

Como motivar Millennials. Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free Como motivar Millennials Gerencie seus benefícios! Faça um teste em convenia.com.br/free O que esperar deste ebook Maneiras práticas para motivar seus funcionários da geração Millennials a. O que é a geração

Leia mais

7 Negócios Lucrativos

7 Negócios Lucrativos 7 Negócios Lucrativos CAPÍTULO 1 Mentalidade Geralmente empreendedores ficam caçando uma maneira nova de ganhar dinheiro constantemente, e de fato é isso que faz com que uns cheguem ao topo e outros não,

Leia mais

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral

Empreendedorismo. Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Empreendedorismo Tópico 4 Plano de Negócios: Visão Geral Conteúdo 1. Objetivos do Encontro... 3 2. Introdução... 3 3. Planejar. Por quê?... 3 4. O Plano é produto do empreendedor... 4 5. Estrutura do Plano

Leia mais

A criança e as mídias

A criança e as mídias 34 A criança e as mídias - João, vá dormir, já está ficando tarde!!! - Pera aí, mãe, só mais um pouquinho! - Tá na hora de criança dormir! - Mas o desenho já tá acabando... só mais um pouquinho... - Tá

Leia mais

ABRAII ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS ACELERADORAS DE INOVAÇÃO E INVESTIMENTO. Levantamento Aceleradoras 2012-2014

ABRAII ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS ACELERADORAS DE INOVAÇÃO E INVESTIMENTO. Levantamento Aceleradoras 2012-2014 ABRAII ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE EMPRESAS ACELERADORAS DE INOVAÇÃO E INVESTIMENTO Levantamento Aceleradoras 2012-2014 LEVANTAMENTO 2012 a 2014 ACELERADORAS BRASILEIRAS Apresentaremos a seguir um levantamento

Leia mais

PN PLANO DE NEGÓCIOS. Gestão e Empreendedorismo

PN PLANO DE NEGÓCIOS. Gestão e Empreendedorismo PN PLANO DE NEGÓCIOS Conceito PLANO DE NEGÓCIO É um documento que contempla a descrição do empreendimento e o modelo de gestão que sustentará a empresa É O CARTÃO DE VISITA DA EMPRESA Plano de Negócio

Leia mais

Como ficar rico rápido

Como ficar rico rápido Como ficar rico rápido Como ficar rico rapidamente Tiago? Ah! Se eu ganhasse um dólar toda vez que eu recebesse essa pergunta... Como ganhar dinheiro rapidamente tem sido o foco de muitas pessoas hoje

Leia mais

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro.

Gestão da TI. Os custos escondidos da. Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. da Gestão da TI Conheça os custos escondidos na gestão amadora da TI e pare de perder dinheiro. Conteúdo Introdução Os custos escondidos - parte 1 Os custos escondidos - parte 2 Os custos escondidos -

Leia mais

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com

LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO. Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LIDERAR PESSOAS A BASE DA CONSTRUÇÃO DE UMA EQUIPE DE SUCESSO Prof. Paulo Henrique Ribeiro paulo@topassessoria.com LI ESTAMOS PASSANDO PELA MAIOR TRANSFORMAÇÃO NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE. VALORIZAR PESSOAS

Leia mais

Empreendedorismo na prática

Empreendedorismo na prática Empreendedorismo na prática Autor: José Carlos Assis Dornelas Aluno: Douglas Gonzaga; Diana Lorenzoni; Paul Vogt; Rubens Andreoli; Silvia Ribeiro. Turma: 1º Administração Venda Nova do Imigrante, Maio

Leia mais

Como fazer seu blog se destacar dos outros

Como fazer seu blog se destacar dos outros Como fazer seu blog se destacar dos outros Fama. Tráfego. Reconhecimento. Muito dinheiro no bolso. Esses itens certamente estão presentes na lista de desejos de quase todos os blogueiros. Afinal, ninguém

Leia mais

QI ESCOLAS E FACULDADES POS GRADUAÇÃO GETÃO DE PESSOAS LEIVA POSSAMAI PERFIL DO LÍDER

QI ESCOLAS E FACULDADES POS GRADUAÇÃO GETÃO DE PESSOAS LEIVA POSSAMAI PERFIL DO LÍDER QI ESCOLAS E FACULDADES POS GRADUAÇÃO GETÃO DE PESSOAS LEIVA POSSAMAI PERFIL DO LÍDER GRAVATAÍ 2011 LEIVA POSSAMAI GESTÃO DE PESSOAS DO NÍVEL ESTRATÉGICO AO NÍVEL OPERACIONAL Trabalho de avaliação da disciplina

Leia mais

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com

Autor: Marcelo Maia http://infoempreendedorismo.com Nesse ebook você irá aprender como gerar uma renda mesmo que do zero rapidamente na internet, se você já tem um produto irá aprender como aumentar suas vendas agora mesmo de forma garantida. Crie um sistema

Leia mais

C Por que é preciso fazer rápido o produto web?

C Por que é preciso fazer rápido o produto web? C Por que é preciso fazer rápido o produto web? Já falamos sobre algumas denições e requisitos para se ter uma startup. Depois falamos sobre como ter ideias de produtos para a startup e que essas ideias

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO

COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO COMPRE DO PEQUENO NEGÓCIO ALAVANQUE SUA EMPRESA EM TEMPOS DE INCERTEZA 2015 tem se mostrado um ano de grandes desafios. Sua empresa está passando por este período com resultados inferiores aos planejados?

Leia mais

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência)

Manual prático de criação publicitária. (O dia-a-dia da criação em uma agência) Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em uma agência) MANUAL final2.indd 1 14/3/2006 23:19:58 Flávio Waiteman Manual prático de criação publicitária (O dia-a-dia da criação em

Leia mais

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos.

Se você está começando a explorar o marketing digita com o YouTube, então você, certamente, já notou o quão poderosos são os vídeos. Eu fico muito feliz por você ter baixado esse ebook, nele você vai encontrar um método fantástico de atrair clientes através de uma plataforma incrível, que desenvolvi depois de milhares de testes dentro

Leia mais

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital

Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Compreendendo a dimensão de seu negócio digital Copyright 2015 por Paulo Gomes Publicado originalmente por TBI All New, São Luís MA, Brasil. Editora responsável: TBI All New Capa: TBIAllNew Todos os direitos

Leia mais

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR

FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E NEGÓCIOS - FAN CEUNSP SALTO /SP CURSO DE TECNOLOGIA EM MARKETING TRABALHO INTERDISCIPLINAR APRESENTAÇÃO DO TI O Trabalho Interdisciplinar é um projeto desenvolvido ao longo dos dois primeiros bimestres do curso. Os alunos tem a oportunidade de visualizar a unidade da estrutura curricular do

Leia mais

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura

LANXESS AG. Rainier van Roessel Membro da Diretoria. Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã. Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS AG Rainier van Roessel Membro da Diretoria Sustentabilidade em Borrachas: Hoje e Amanhã Painel 1 Discurso de Abertura LANXESS Rubber Day São Paulo (Favor verificar em relação à apresentação) 23

Leia mais

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br

COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET. tyngu.com.br COMO USAR AS MÍDIAS SOCIAIS PARA VENDER MAIS NA INTERNET USE O PODER DA INTERNET Usar as mídias sociais como Facebook, Twitter e YouTube para dar mais visibilidade a um produto ou serviço exige aprendizado.

Leia mais

Preparação para seleção do Projeto de Empreendimento. Da ideia à prática

Preparação para seleção do Projeto de Empreendimento. Da ideia à prática Preparação para seleção do Projeto de Empreendimento Da ideia à prática Informações Gerais Grandes ideias surgem há todo momento. Mas como colocá-las em prática? Será tão simples? Muitos ignoram o processo

Leia mais

MÓDULO 5 O SENSO COMUM

MÓDULO 5 O SENSO COMUM MÓDULO 5 O SENSO COMUM Uma das principais metas de alguém que quer escrever boas redações é fugir do senso comum. Basicamente, o senso comum é um julgamento feito com base em ideias simples, ingênuas e,

Leia mais

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos.

Quando era menor de idade ficava pedindo aos meus pais para trabalhar, porém menor na época não tinha nada e precisei esperar mais alguns anos. Como eu ganho dinheiro com o meu blog Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Conheça agora as dicas e as formas que uso para ganhar dinheiro online. Como eu ganho dinheiro com o meu blog? Antes de começar

Leia mais

DICIONÁRIO DO EMPREENDEDOR. Tenha na ponta da língua os termos que não podem faltar no vocabulário de quem almeja alcançar o sucesso ESPECIAL

DICIONÁRIO DO EMPREENDEDOR. Tenha na ponta da língua os termos que não podem faltar no vocabulário de quem almeja alcançar o sucesso ESPECIAL DICIONÁRIO DO EMPREENDEDOR DICIONÁRIO DO EMPREENDEDOR Tenha na ponta da língua os termos que não podem faltar no vocabulário de quem almeja alcançar o sucesso 54 TEXTO MARIA BEATRIZ VACCARI ARTE IVAN VOLPE

Leia mais

1. A Google usa cabras para cortar a grama

1. A Google usa cabras para cortar a grama Sendo uma companhia tão grande e envolvida em tantos aspectos diários do dia a dia das pessoas, a maioria de nós sabemos por cima a história geral da Google. Caso nem isso saiba, eis o máximo que conseguimos

Leia mais

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas

ATENDIMENTO 3D O diferencial para o sucesso em vendas Perfil... Atuando há 20 anos em vendas Jean Oliveira já viveu na pele cada experiência que essa profissão promove, é especialista com MBA em Estratégias de Negócios e graduado em Tecnologia de Processamento

Leia mais

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY

CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY CURSO FERRAMENTAS DE GESTÃO IN COMPANY Instrumental e modular, o Ferramentas de Gestão é uma oportunidade de aperfeiçoamento para quem busca conteúdo de qualidade ao gerenciar ações sociais de empresas

Leia mais

Princípios de Liderança

Princípios de Liderança Princípios de Liderança LIDERANÇA E COACH www.liderancaecoach.com.br / liderancaecoach ÍNDICE Liderança Chefe x Líder O que um líder não deve fazer Dicas para ser um líder de sucesso Para liderar uma equipe

Leia mais

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora

Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Título do Case: O papel do Movimento Empresa Júnior na formação de empreendedores que transformam a vida das pessoas Categoria: EJ Empreendedora Resumo: O Movimento Empresa Júnior (MEJ) brasileiro há mais

Leia mais

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING

COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING COMO CRIAR UMA ESTRATÉGIA DE E-MAIL MARKETING A palavra estratégia, segundo o dicionário Informal 1, é a ação ou caminho mais adequado a ser executado para alcançar um objetivo ou meta. Para se traçar

Leia mais

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II

11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo II Capítulo II Mark Ford 11 Segredos para a Construção de Riqueza Capítulo Dois Como uma nota de $10 me deixou mais rico do que todos os meus amigos Das centenas de estratégias de construção de riqueza que

Leia mais

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD

Como obter excelentes. Resultados. no Marketing Digital. Aprenda a usar 3 metas matadoras. Publicação SEVEN - SPD Como obter excelentes Resultados no Marketing Digital Aprenda a usar 3 metas matadoras Publicação SEVEN - SPD Sumário Introdução Cápítulo 1 Comprometa-se com o Sonho Pessoal Capítulo 2 Desenvolva sua Estratégia

Leia mais

Claudinei Tavares da Silva Celular: (44) 8816-1312

Claudinei Tavares da Silva Celular: (44) 8816-1312 INTRODUÇÃO A TELEXFREE trabalha com publicidade e telecomunicação há 10 anos nos EUA. Chegou ao Brasil em Março de 2012 e tem como produto um plano de Telefonia VOIP. A empresa trabalha também com o sistema

Leia mais

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio

EMPREENDEDORISMO. Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio EMPREENDEDORISMO Maria Alice Wernesbach Nascimento Rosany Scarpati Riguetti Administração Geral Faculdade Novo Milênio RESUMO: O trabalho visa abordar o que vem a ser empreendedorismo e iconoclastas, bem

Leia mais

Você está pronto para franquear?

Você está pronto para franquear? Você está pronto para franquear? Um dos maiores benefícios de abrir seu primeiro negócio em shopping center através de uma franquia vem do modelo do negócio, que já oferece o know-how e suporte necessário

Leia mais

Vamos fazer um mundo melhor?

Vamos fazer um mundo melhor? Vamos fazer um mundo melhor? infanto-junvenil No mundo em que vivemos há quase 9 milhões de espécies de seres vivos, que andam, voam, nadam, vivem sobre a terra ou nos oceanos, são minúsculos ou enormes.

Leia mais

E-book Grátis Como vender mais?

E-book Grátis Como vender mais? E-book Grátis Como vender mais? Emissão: 27/01/2015 Responsável: Luiz Carlos Becker Filho Cargo: Diretor Executivo E-book Grátis Como vender mais? Esse conteúdo pode realmente lhe ajudar: Premissas: Olá,

Leia mais

Vencedores! Ideias de Negócio. Passos para criar. Descubra como criar ideias com potencial lucrativo, alinhadas com suas habilidades pessoais!

Vencedores! Ideias de Negócio. Passos para criar. Descubra como criar ideias com potencial lucrativo, alinhadas com suas habilidades pessoais! Por Rafael Piva Guia 33 Prático Passos para criar Ideias de Negócio Vencedores! Descubra como criar ideias com potencial lucrativo, alinhadas com suas habilidades pessoais! Que bom que você já deu um dos

Leia mais

Consultoria e Gerenciadora

Consultoria e Gerenciadora Consultoria e Gerenciadora Revolutia Consultoria e Gerenciadora Distribuição livre desde que mantida fonte e originalidade Sumário Por onde começar? Problemas e Soluções Dicas dos Campeões 2 3 O que impede

Leia mais

Um olhar além do ROI para sua campanha online

Um olhar além do ROI para sua campanha online Um olhar além do ROI para sua campanha online Ser eficiente usando métricas conservadoras ou ganhar mais dinheiro, o que é mais importante? Uma nova metodologia para medir Publicado Agosto 2015 o sucesso

Leia mais

O desafio do choque de gerações dentro das empresas

O desafio do choque de gerações dentro das empresas O desafio do choque de gerações dentro das empresas Sabe aquele choque de gerações que você vê na sua casa, quando a sua mãe simplesmente não consegue ligar um DVD ou mandar um email no computador? Pois

Leia mais

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet

5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet 5 Dicas Testadas para Você Produzir Mais na Era da Internet Uma das verdades absolutas sobre Produtividade que você precisa saber antes de seguir é entender que se ocupar não é produzir. Não sei se é o

Leia mais

MILLENNIAL 1980~2000 BABY BOOMER 1945~1965 GERAÇÃO X 1965~1980 GERAÇÃO Z 2000~

MILLENNIAL 1980~2000 BABY BOOMER 1945~1965 GERAÇÃO X 1965~1980 GERAÇÃO Z 2000~ O QUE A GERAÇÃO O QUE A GERAÇÃO MILLENNIAL ESTÁ ESPERANDO DAS EMPRESAS ESTÁ ESPERANDO DAS EMPRESAS O QUE A GERAÇÃO BABY BOOMER 1945~1965 GERAÇÃO X 1965~1980 MILLENNIAL 1980~2000 GERAÇÃO Z 2000~ Trabalhar

Leia mais

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Empreendedorismo COMPETÊNCIAS HABILIDADES Empreendedorismo Curso de Moda e Estilismo Graduação em Administração de Empresas Especialização em Marketing Empreendedorismo COMPETÊNCIAS Conhecer o processo de empreender utilizando as estruturas, as

Leia mais

Guia de Métricas. Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa?

Guia de Métricas. Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa? Guia de Métricas Quais métricas acrescentam para a diretoria da empresa? QUAIS MÉTRICAS ACRESCENTAM PARA A DIRETORIA DA EMPRESA? Quem trabalha com marketing digital sabe que nem sempre é tão fácil provar

Leia mais