WORKSHOP ANVISA A NECESSIDADE DA AMPLIAÇÃO DA LISTA DE REGISTRO COMPULSÓRIO DE IFAs E A SUA IMPORTÂNCIA NO CONTROLE SANITÁRIO DA CADEIA PRODUTIVA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "WORKSHOP ANVISA A NECESSIDADE DA AMPLIAÇÃO DA LISTA DE REGISTRO COMPULSÓRIO DE IFAs E A SUA IMPORTÂNCIA NO CONTROLE SANITÁRIO DA CADEIA PRODUTIVA"

Transcrição

1 WORKSHOP ANVISA A NECESSIDADE DA AMPLIAÇÃO DA LISTA DE REGISTRO COMPULSÓRIO DE FARMACÊUTICA NO BRASIL

2 1. Antecedentes 2. Situação IFA s 3. Proposta à Anvisa

3 ANTECEDENTES Através do artigo 18 da Lei 6360/76 foi instituída a obrigatoriedade do Registro de Insumos Farmacêuticos. A Lei completou 40 longos anos em Esta obrigatoriedade integra um conjunto de ferramentas que constitui o controle sanitário de IFAs e medicamentos no Brasil. De forma sistemática o Ministério da Saúde, através do SNFMF, sucedido pela SNVF e, posteriormente, pela ANVISA, não logrou, por razões as mais diversas cumprir o determinado na Lei e seu Decreto regulamentador /1977. Em 2.009, através da RDC 57/09 e da IN 15/09, a ANVISA regulamentou o registro de IFA s, DIMINUTA lista prioritária e cronologia para a sua execução.

4 Abaixo a regulamentação empreendida pela Anvisa para o cumprimento da legislação quanto ao registro de IFAs. 1. RDC 57 / dispõe sobre o registro de IFAs 2. IN 15 / dispõe sobre os IFAs, prazos, cronograma e priorizações para a primeira etapa de implantação de registro 3. IN 03 / dispõe sobre os IFAs, prazos e cronograma da segunda etapa de implantação de registro 4. IN 06 / dispõe sobre a prorrogação do prazo relativo ao registro de IFAs estabelecido no inciso III do art. 3º da IN nº 3/ IN 14 / dispõe sobre a regularidade de uso dos insumos farmacêuticos ativos dispostos na IN nº 3/2013.

5 DIFICULDADES Não cumprimento com os ditames da Lei e seu Decreto regulamentador, Sistemática confusa, Discriminação mínima da lista de produtos, muitos deles sequer fabricados localmente, Lista complementada por outra pequena listagem em 2013 (total de 30 IFAs de registro compulsório), sobrevinda vários prorrogações para a sua implementação.

6 1. Antecedentes 2. Situação IFA s 3. Proposta à Anvisa

7 RELAÇÃO DE IFAs REGISTRADOS NA ANVISA COMPULSÓRIO (27 itens) ( 30 ) ACICLOVIR ( 16 ) AMPICILINA ( 12 ) AZITROMICINA ( 16 ) CARBAMAZEPINA ( 04 ) CABERGOLINA ( 02 ) CARBONATO DE LÍTIO ( 04 ) CARBOPLATINA ( 21 ) CEFALEXINA MONO ( 03 ) CEFTRIAXONA DISSÓDICA ( 01 ) CEFTAZIDIMA ( 01 ) CICLOFOSFAMIDA MONO ( 03 ) CICLOSPORINA ( 34 ) CIPROFLOXACINO ( 05 ) CISPLATINA ( 10 ) CLARITROMICINA ( 05 ) CLORIDRATO DE CLINDAMICINA MONO ( 03 ) CLOZAPINA ( 04 ) EFAVIRENZ ( 05 ) FENITOÍNA ( 06 ) FENITOÍNA SÓDICA ( 10 ) LAMIVUDINA ( 08 ) METROTEXATO ( 03 ) NEVIRAPINA ( 02 ) PENICILAMINA ( 03 ) RIFAMPICINA ( 04 ) RITONAVIR ( 09 ) ZIDOVUDINA

8 RELAÇÃO DE IFAs REGISTRADOS NA ANVISA NÃO-COMPULSÓRIO (12 itens) ÁCIDO PAMIDRÔNIO AMOXICILINA TRIIDRATADA BROMOPRIDA CILOSTAZOL CLORIDRATO DE AMIODARONA CLORIDRATO DE METFORMINA CLORIDRATO DE PAROXETINA DESOGESTREL GESTODENO MAZINDOL SINVASTATINA TIBOLONA IFAs DE REGISTRO COMPULSÓRIO NÃO REGISTRADOS NA ANVISA ( 3 itens ) BENZILPENICILINA CEFALOTINA TIABENDAZOL

9 DADOS SOBRE REGISTRO DE IFAS FABRICADOS NO BRASIL Dos 30 IFAs de registro compulsório relacionados pela Anvisa somente 9 são fabricados no Brasil: ACICLOVIR CLOZAPINA CARBONATO DE LÍTIO EFAVIRENZ FENITOÍNA LAMUVIDINA RITONAVIR TIABENDAZOL ZIDOVUDINA CAQ ; CRISTÁLIA;NORTEC QUIMICA CRISTÁLIA CYG ; GLOBE CRISTÁLIA ; GLOBE;NORTEC QUÍMICA CRISTÁLIA;NORTEC QUÍMICA CAQ; CRISTÁLIA;CYG; GLOBE;NORTEC QUÍMICA; CRISTÁLIA NORTEC CAQ; CRISTÁLIA ; NORTEC Caracteriza-se desta forma que somente 4,5 % dos insumos fabricados no país tem a obrigatoriedade de registro compulsório.

10 EMPRESAS FABRICANTES DE IFAs no BRASIL AJINOMOTO ALPHA BR BIO-MANGUINHOS BLANVER BLAU CADIUM CAQ CARTIBRÁS CATEDRAL CHAMPION CRISTÁLIA CYG BIOTECH EXTRASUL FORMIL FORMIL GROW IQT ITF KIN MASTER MICROBIOLÓGICA NORTEC QUÍMICA QUELUZ SILVESTRE SOLABIA Fonte: Portal Abiquifi

11 UM OVERVIEW DAS INICIATIVAS NA EUROPA E U.S.A O atual cenário da cadeia de suprimentos farmacêuticos dos países desenvolvidos sugere que mais de 50% das drogas vêm da Índia e da China. Este percentual é ainda mais acentuado nos países em desenvolvimento. Em 2011, o Departamento de Comércio dos Estados Unidos identificou produtos relacionados à saúde em que os EUA se tornaram dependentes de outros países para determinados itens críticos. Alguns fabricantes de produtos farmacêuticos estão tentando reduzir a exposição à dependência externa, buscando fontes duplas, reduzindo a distância física de sua cadeia de suprimentos e expandindo estoques para itens críticos. A falta de familiaridade ou a clareza dos regulamentos exigidos por agências regulatórias são um obstáculo para as relações de fabricação e fornecedores. No futuro, inspeções FDA cada vez mais rigorosas são esperadas para medicamentos e ingredientes importados. Mais escritórios regionais da FDA serão criados no exterior.

12 UM OVERVIEW DAS INICIATIVAS NA EUROPA E U.S.A Para produtos mais novos, as empresas enfrentarão a pressão para adotar a Quality by Design, com sólido controle da cadeia de suprimentos global e um foco pró-ativo em GMP. Em longo prazo, as importações de medicamentos e ingredientes ativos dos mercados em desenvolvimento continuarão. Isso faz sentido para as empresas do ponto de vista econômico, mas as proteções sanitárias serão essenciais para garantir padrões adequados de saúde pública. Em 2004, a EUROPEAN FINE CHEMICALS GROUP- EFCG levantou as primeiras bandeiras vermelhas sobre os Ingredientes Farmacêuticos Activos (IFAs) abaixo das normas que entram na Europa a partir da Índia e da China. Doze anos depois, parece que os riscos para os pacientes provenientes de IFAs de qualidade não conformes foram substancialmente reduzidos e que o campo de jogo está se nivelando. Em 2006, a EFCG manifestou as suas preocupações ao Parlamento Europeu e uma declaração escrita foi assinada por mais de 50% dos seus membros nesse mesmo ano. Isto levou a Comissão Europeia a iniciar o processo que levou à adopção da Diretiva relativa aos IFA s e medicamentos falsificados.

13 UM OVERVIEW DAS INICIATIVAS NA EUROPA E U.S.A Em 2016, parece que os riscos para os pacientes provenientes de IFAs de qualidade não conformes foram substancialmente reduzidos e que o campo de jogo está se nivelando. Os reguladores americanos e europeus trocam relatórios de inspeção e conversam regularmente; As empresas não conformes agora sabem que um relatório de inspeção ruim em uma região afetará seus negócios em outras.

14 UM OVERVIEW DAS INICIATIVAS NA EUROPA E U.S.A Em 2007, a EFCG Abiquifi/Abifina européia - testemunhou em um subcomitê do Congresso dos EUA sobre os riscos para os pacientes que resultaram de insuficiente supervisão - afirmando então "Sem aplicação de regras e fiscalização, o operador menos escrupuloso ganha. Os genéricos e os medicamentos OTC que o mundo precisa não podem continuar a ser regulados pelas estruturas e recursos do século XX; a resposta está na aplicação mais inteligente e na cooperação global das agências nacionais de medicamentos. "Hoje, todos os reguladores do planeta têm sido conscientizados dos riscos da integridade de dados, um eufemismo para fraude e falsificação de dados. As empresas farmacêuticas globais sabem que quando compram de produtores europeus de IFAs, eles compram um produto de qualidade que está em conformidade com nossas legislações e nossos altos valores e padrões Gian-Mario Baccalini, membro do conselho da EFCG e presidente de seu Comitê de Negócios Farmacêuticos.

15 1. Antecedentes 2. Situação IFA s 3. Proposta à Anvisa

16 PROPOSTA DE AÇÕES POR PARTE DA AGÊNCIA SANITÁRIA Iniciar de forma sistemática e permanente o registro de insumos Farmacêuticos Ativos com um programa transparente, divulgado anualmente, que inclua compromissos de continuidade para que se evite a interrupção de produção por incapacidade da Agência na continuidade deste procedimento de registro e inspeção. Colocar os procedimentos de registro e inspeção de insumos farmacêuticos Ativos, especialmente os produzidos no exterior uma vez que todos os produtores brasileiros são inspecionados rotineiramente - como PRIORIDADE na Agenda Regulatória para o cumprimento da Lei 6.360/76 e seu Decreto regulamentador. Revisão imediata da RDC 57/2009 a fim de adequá-la ao prescrito no Diploma Legal citado, uma vez que os critérios de eleição dos insumos a serem registrados não condizem com o determinado pelo referido Diploma.

17 PROPOSTA DE AÇÕES POR PARTE DA AGÊNCIA SANITÁRIA Inclusão de 100% dos IFAs fabricados no país na lista compulsória de registro da Anvisa; inclusão dos requisitos do ICH para elaboração dos DMFs. Desenvolver um programa de registro para avaliação dos documentos técnicos (DMF e outros ) nos moldes do CEP Europeu com a contratação de experts das Academias, treinados e coordenados pelos Inspetores da Agência, e um programa de vigilância permanente de qualidade dos IFAS utilizados no Brasil.

18 CERTIFICAÇÃO DE ADEQUAÇÃO ÀS MONOGRAFIAS DA FARMACOPEIA EUROPÉIA- CEP O fabricante de uma substância poderá provar que a qualidade de uma substância é adequadamente controlada pelas monografias da Farmacopeia Européia por meio de um Certificado de adequação concedido pela Secretaria de Certificação da Direção Européia para qualidade de medicamentos (EDQM) (conforme descrito nas diretivas da UE sobre o código comunitário relativo a medicamentos para uso humano e veterinário, a orientação do CHMP / CVMP sobre o resumo de Requisitos para Substâncias Ativas e qualquer regulamentação nacional relevante). Para se inscrever para um CEP, um fabricante enviará um dossiê detalhado (consulte os documentos relevantes da EDQM descrevendo o conteúdo dos dossiês -que pode conter dados confidenciais da (s) monografia (s). O certificado de aptidão certifica que, aplicando as monografias relevantes da Farmacopeia Europeia, se necessário com um anexo ao certificado, é possível verificar se a qualidade da substância é ou não adequada para uso em medicamentos. Em outras palavras, garante que todas as impurezas e contaminação possíveis desta via de fabricação específica (incluindo materiais de origem) podem ser totalmente controladas pelos requisitos das monografias.

19 CERTIFICAÇÃO DE ADEQUAÇÃO ÀS MONOGRAFIAS DA FARMACOPEIA EUROPÉIA- CEP O procedimento destina-se a ser utilizado para substâncias para as quais foi adoptada uma monografia (monografia geral e / ou monografia específica) pela Farmacopeia Europeia. O certificado de adequação será entregue em preferência ao fabricante da substância destinado a uso farmacêutico. Em casos especiais em que o titular não seja o fabricante, mas um agente autorizado, é necessário um acordo formal (incluído no formulário de inscrição, ver 7). Fonte:

20 CERTIFICAÇÃO DE ADEQUAÇÃO ÀS MONOGRAFIAS DA FARMACOPEIA EUROPÉIA- CEP Um certificado de aptidão (CEP) destina-se a demonstrar que a qualidade de uma dada substância pode ser adequadamente controlada pela correspondente Ph. Eur. Monografia (s), com testes adicionais se necessário (indicado no CEP), e baseia-se na avaliação de um dossiê em papel apresentado pelo requerente. Como parte integrante do pedido CEP, o fabricante deve confirmar que a substância em questão é produzida de acordo com os requisitos GMP. No entanto, a avaliação do dossiê em papel não avalia a conformidade com as BPF. Por conseguinte, um certificado de aptidão não pode indicar a conformidade com as BPF, nem é equivalente a um certificado GMP nem o substitui. Como parte complementar da avaliação de dossiês, o procedimento CEP prevê a realização de inspeções GMP de locais envolvidos no fabrico da respectiva substância. Em conformidade com a legislação da UE, a seleção dos sítios a inspecionar baseia-se numa avaliação dos riscos, o que significa que não há inspeção de rotina em todos os locais. Como consequência, um CEP pode ser concedido com ou sem uma inspeção do local de fabricação sendo realizada. Um certificado GMP é concedido pelas Autoridades Nacionais Competentes da UE / EEE após uma inspeção (com ou sem a participação da EDQM). A própria EDQM não emite um certificado GMP após uma inspeção, mas emite um atestado de inspeção. Fonte:

21 DIVISÃO DE CERTIFICAÇÃO DE SUBSTÂNCIAS Recusa de informações de terceiras partes em responder as requisições da EDQM por mais informações Reference Document: PA/PH/CEP (11) 18 (EN) Durante a avaliação de um pedido, qualquer informação solicitada pela EDQM deve ser fornecida pelo titular / candidato ou pelo contato designado. Recentemente, a EDQM observou um aumento nas respostas parciais fornecidas por terceiros (por exemplo, de fabricantes de materiais de partida ou intermediários comprados), acompanhado de um pedido de que essa informação seja mantida em sigilo do titular / candidato do CEP. Isso não é aceitável, pois é considerado necessário que os fabricantes de uma substância final detenham informações completas sobre o fabrico de um material de partida ou intermediário para controlar adequadamente a qualidade da substância final. Portanto, em tais casos, as informações recebidas não serão mantidas e tanto a pessoa / empresa que envie os dados como o titular / candidato do CEP serão informados sobre isso e do fato de que isso não foi aceito como resposta ao pedido de informações. Fonte:

22 MUITO OBRIGADO

Insumos Farmacêuticos Ativos Registrados IN 15 /2009 e IN 03/2013

Insumos Farmacêuticos Ativos Registrados IN 15 /2009 e IN 03/2013 Coordenação de s Farmacêuticos Ativos - COIFA s Farmacêuticos Ativos Registrados IN 15 /2009 e IN 03/2013 Considerando a RDC n 57/2009, que dispõe sobre o registro de IFAs; a Instrução Normativa n 15/2009,

Leia mais

Insumos Farmacêuticos Ativos Registrados IN 15 /2009 e IN 03/2013

Insumos Farmacêuticos Ativos Registrados IN 15 /2009 e IN 03/2013 GERÊNCIA GERAL DE MEDICAMENTOS Coordenação de Insumos Ativos - COIFA Insumos Ativos Registrados IN 15 /2009 e IN 03/2013 Considerando a RDC n 57/2009, que dispõe sobre o de IFAs; a Instrução Normativa

Leia mais

REGISTRO SANITÁRIO DE INSUMOS FARMACÊUTICOS ATIVOS (IFA) Avançando na Construção do Marco Regulatório Sanitário. Tatiana Lowande

REGISTRO SANITÁRIO DE INSUMOS FARMACÊUTICOS ATIVOS (IFA) Avançando na Construção do Marco Regulatório Sanitário. Tatiana Lowande REGISTRO SANITÁRIO DE INSUMOS FARMACÊUTICOS ATIVOS (IFA) Avançando na Construção do Marco Regulatório Sanitário Tatiana Lowande Brasília, 26 de abril de 2010 CONSULTA PÚBLICA N 30/2008 Dispõe sobre o registro

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. www.anvisa.gov.br Priscila Andrade Coordenação de Registro medicamento.genérico@anvisa.gov.br São Paulo, 25 de agosto de 2010 Autorização de funcionamento Licença sanitária Atividades regularmente inspecionadas pelas Autoridades

Leia mais

RELATÓRIO INSPEÇÃO INTERNACIONAL DE FABRICANTES DE INSUMOS FARMACÊUTICOS ATIVOS

RELATÓRIO INSPEÇÃO INTERNACIONAL DE FABRICANTES DE INSUMOS FARMACÊUTICOS ATIVOS de Vigilância Sanitária RELATÓRIO INSPEÇÃO INTERNACIONAL DE FABRICANTES DE INSUMOS FARMACÊUTICOS ATIVOS Gerência de Inspeção e Certificação de Medicamentos, Insumos Farmacêuticos e Produtos GIMEP/GGIMP/ANVISA

Leia mais

WORKSHOP PARA USUÁRIOS Convênio FNS/USP 2209/2008

WORKSHOP PARA USUÁRIOS Convênio FNS/USP 2209/2008 WORKSHOP PARA USUÁRIOS Convênio FNS/USP 2209/2008 Normas Técnicas, Gerenciamento de Risco, Metrologia e Utilização de Produtos para a Saúde: Porque participar e se envolver? Profº Dr. José Carlos Teixeira

Leia mais

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS 14.1.2012 Jornal Oficial da União Europeia L 12/1 II (Atos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO (UE) N. o 28/2012 DA COMISSÃO de 11 de janeiro de 2012 que define as exigências de certificação aplicáveis

Leia mais

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL

PODER JUDICIÁRIO TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA PRIMEIRA REGIÃO SEÇÃO JUDICIÁRIA DO DISTRITO FEDERAL PROCESSO : 0003510-16.2015.4.01.3400 CLASSE AUTOR RÉU : AÇÃO ORDINÁRIA / OUTRAS : ACTIVE PHARMACEUTICA LTDA ME : AGENCIA NACIONAL DE VIGILANCIA SANITARIA - ANVISA JUÍZA FEDERAL: 23 de maio de 2016 DECISÃO

Leia mais

Registro de Insumos Farmacêuticos Ativos

Registro de Insumos Farmacêuticos Ativos Registro de Insumos Farmacêuticos Ativos Instrução Normativa nº 15 e Resolução RDC nº 57, da ANVISA, de 17 de novembro de 2009 INSTRUÇÃO NORMATIVA N 15, DE 17 DE NOVEM- BRO DE 2009 Dispõe sobre os prazos,

Leia mais

Regulatory Innovations: FDA and ANVISA Compliance Trends

Regulatory Innovations: FDA and ANVISA Compliance Trends Regulatory Innovations: FDA and ANVISA Compliance Trends Single Audit Program for Medical Devices and Expectations for Drugs and APIs Setembro de 2016 São Paulo-SP Dr. José Carlos Magalhães da Silva Moutinho

Leia mais

RESOLUÇÃO-RDC No- 59, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009

RESOLUÇÃO-RDC No- 59, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009 RESOLUÇÃO-RDC No- 59, DE 24 DE NOVEMBRO DE 2009 Dispõe sobre a implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos e definição dos mecanismos para rastreamento de medicamentos, por meio de tecnologia

Leia mais

MEDICAMENTOS. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa. Assunto: Análise de resíduos de agrotóxicos em fitoterápicos

MEDICAMENTOS. Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa. Assunto: Análise de resíduos de agrotóxicos em fitoterápicos MEDICAMENTOS Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa Assunto: Análise de resíduos de agrotóxicos em fitoterápicos 2ª edição Brasília, 18 de setembro de 2017 Gerência de Medicamentos Específicos,

Leia mais

CONSOLIDADO DE NORMAS E ORIENTAÇÕES SOBRE REGISTRO DE INSUMOS FARMACÊUTICOS ATIVOS

CONSOLIDADO DE NORMAS E ORIENTAÇÕES SOBRE REGISTRO DE INSUMOS FARMACÊUTICOS ATIVOS Agência Nacional de Vigilância Sanitária Anvisa Insumos Farmacêuticos Ativos CONSOLIDADO DE NORMAS E ORIENTAÇÕES SOBRE REGISTRO DE INSUMOS FARMACÊUTICOS ATIVOS 2ª edição 1ª edição, de 27/09/2016 Brasília,

Leia mais

Boas Práticas de Fabricação (BPFs) PARA INSUMOS FARMACÊUTICOS

Boas Práticas de Fabricação (BPFs) PARA INSUMOS FARMACÊUTICOS Boas Práticas de Fabricação (BPFs) PARA INSUMOS FARMACÊUTICOS Juliana Dalla Pria Tendências regulatórias para Insumos... 2010 Todos os direitos reservados 1 Registro de RDC 57/2009 Insumo Farmacêutico

Leia mais

Certificação de Boas Práticas de Fabricação. Empresas Internacionais

Certificação de Boas Práticas de Fabricação. Empresas Internacionais - ANVISA Certificação de Boas Práticas de Fabricação Empresas Internacionais Coordenação de Inspeção e Fiscalização de Produtos para Saúde CPROD LEGISLAÇÃO Lei nº. 6.360, de 23 de setembro de 1976 Dispõe

Leia mais

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA

Ministério da Saúde - MS Agência Nacional de Vigilância Sanitária - ANVISA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 207, DE 3 DE JANEIRO DE 2018 (Publicada no DOU nº 4, de 5 de janeiro de 2018) Dispõe sobre a organização das ações de vigilância sanitária, exercidas pela União,

Leia mais

[Este texto não substitui o publicado no DOU] MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA

[Este texto não substitui o publicado no DOU] MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA [Este texto não substitui o publicado no DOU] MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 205, DE 28 DE DEZEMBRO DE 2017 DOU de 29/12/2017 [Página

Leia mais

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) /... DA COMISSÃO. de

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) /... DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 24.3.2017 C(2017) 1812 final REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) /... DA COMISSÃO de 24.3.2017 relativo às modalidades para os procedimentos de inspeção de boas práticas clínicas,

Leia mais

COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DO MERCADO INTERNO, DA INDÚSTRIA, DO EMPREENDEDORISMO E DAS PME

COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DO MERCADO INTERNO, DA INDÚSTRIA, DO EMPREENDEDORISMO E DAS PME COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DO MERCADO INTERNO, DA INDÚSTRIA, DO EMPREENDEDORISMO E DAS PME Bruxelas, 1 de fevereiro de 2019 PERGUNTAS E RESPOSTAS RELATIVAS À SAÍDA DO REINO UNIDO DA UNIÃO EUROPEIA

Leia mais

MOÇÃO DA XXVII REUNIÃO ANUAL DE PESQUISA APLICADA EM DOENÇA DE CHAGAS E XV REUNIÃO ANUAL DE PESQUISA APLICADA EM LEISHMANIOSES DE UBERABA

MOÇÃO DA XXVII REUNIÃO ANUAL DE PESQUISA APLICADA EM DOENÇA DE CHAGAS E XV REUNIÃO ANUAL DE PESQUISA APLICADA EM LEISHMANIOSES DE UBERABA MOÇÃO DA XXVII REUNIÃO ANUAL DE PESQUISA APLICADA EM DOENÇA DE CHAGAS E XV REUNIÃO ANUAL DE PESQUISA APLICADA EM LEISHMANIOSES DE UBERABA À Comunidade Científica brasileira e internacional: A Assembléia

Leia mais

BASES CIENTÍFICAS NA TOMADA DE DECISÃO

BASES CIENTÍFICAS NA TOMADA DE DECISÃO BASES CIENTÍFICAS NA TOMADA DE DECISÃO A Atuação da Anvisa Alessandra Bastos Soares Diretora da Anvisa CONTROLE SANITÁRIO DE ALIMENTOS COMPONENTES DO CONTROLE E COMPETÊNCIAS Licenciamento e Inspeção das

Leia mais

Direção de Serviços de Segurança Alimentar / DGAV

Direção de Serviços de Segurança Alimentar / DGAV Direção de Serviços de Segurança Alimentar / DGAV Assunto: COMERCIALIZAÇÃO DE REBENTOS Esclarecimento 11/2013 A presente nota de esclarecimento pretende elucidar os operadores de empresas do setor alimentar

Leia mais

Top 30 Líderes Mundiais em Importações de Produtos Farmacêuticos (valores de 2014)

Top 30 Líderes Mundiais em Importações de Produtos Farmacêuticos (valores de 2014) Top 30 Líderes Mundiais em Importações de Produtos Farmacêuticos (valores de 2014) No ranking dos principais importadores de produtos farmacêuticos do mundo, o Brasil se manteve na 16ª posição em 2013

Leia mais

Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II.

Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II. INSTRUÇÃO NORMATIVA - IN Nº 13, DE 22 DE OUTUBRO DE 2009 Dispõe sobre a documentação para regularização de equipamentos médicos das Classes de Risco I e II. A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de

Leia mais

(Texto relevante para efeitos do EEE) (2013/519/UE)

(Texto relevante para efeitos do EEE) (2013/519/UE) L 281/20 Jornal Oficial da União Europeia 23.10.2013 DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 21 de outubro de 2013 que estabelece a lista de territórios e países terceiros autorizados no que se refere às importações

Leia mais

Art. 2º Esta Resolução incorpora ao ordenamento jurídico nacional a Resolução GMC MERCOSUL n. 46/15.

Art. 2º Esta Resolução incorpora ao ordenamento jurídico nacional a Resolução GMC MERCOSUL n. 46/15. RESOLUÇÃO - RDC Nº 108, DE 6 DE SETEMBRO DE 2016 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe conferem o art. 15, III e IV aliado ao art. 7º, III, e IV,

Leia mais

Regulamento sanitário para a realização de ensaios clínicos com medicamentos no Brasil

Regulamento sanitário para a realização de ensaios clínicos com medicamentos no Brasil Regulamento sanitário para a realização de ensaios clínicos com medicamentos no Brasil Patrícia Ferrari Andreotti Coordenação de Pesquisa Clínica em Medicamentos e Produtos Biológicos - COPEC Superintendência

Leia mais

Portaria n.º 43/2008

Portaria n.º 43/2008 Portaria n.º 43/2008 Dispõe sobre a documentação necessária para abertura de processos administrativos para solicitação, renovação e alteração de Licença Sanitária de farmácias e drogarias no Estado do

Leia mais

Revisão da RDC 54/2013 Rastreabilidade de Medicamentos

Revisão da RDC 54/2013 Rastreabilidade de Medicamentos Diretoria de Gestão Institucional DIGES Revisão da RDC 54/2013 Rastreabilidade de Medicamentos Brasília, 07/12/2016 AUDIÊNCIA PÚBLICA Objetivos do SNCM: Ferramenta útil contra a falsificação e o roubo

Leia mais

Mudanças Regulatórias e o Impacto para o Setor Farmacêutico. Renata Almeida

Mudanças Regulatórias e o Impacto para o Setor Farmacêutico. Renata Almeida Mudanças Regulatórias e o Impacto para o Setor Farmacêutico Renata Almeida renata.almeida@pierre-fabre.com.br 011. 99152167 RDC-59 IN -11 Lei 11903 Pesquisa Clínica Impacto Novas Regulamentações Farmacêuticas

Leia mais

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO L 281/14 Jornal Oficial da União Europeia 23.10.2013 DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 21 de outubro de 2013 que altera o anexo E, parte 1, da Diretiva 92/65/CEE do Conselho no que diz respeito ao modelo

Leia mais

Avaliação dos Relatórios de Inspeções de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos Utilizando o FormSUS. Andrea Renata Cornelio Geyer

Avaliação dos Relatórios de Inspeções de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos Utilizando o FormSUS. Andrea Renata Cornelio Geyer Avaliação dos Relatórios de Inspeções de Boas Práticas de Fabricação de Medicamentos Utilizando o FormSUS Andrea Renata Cornelio Geyer 19/03/2015 Título do Projeto: Avaliação dos Relatórios de Inspeções

Leia mais

RESOLUÇÃO-RE Nº 91, DE 16 DE MARÇO DE 2004.

RESOLUÇÃO-RE Nº 91, DE 16 DE MARÇO DE 2004. RESOLUÇÃO-RE Nº 91, DE 16 DE MARÇO DE 2004. O Adjunto da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição, que lhe confere a Portaria n.º 13, de 16 de janeiro de 2004,

Leia mais

O que muda em 1 de julho de 2013

O que muda em 1 de julho de 2013 Regulamento dos Produtos de Construção Novas exigências para a Marcação CE O que muda em 1 de julho de 2013 Armando Mendes 27desetembrode2012 1 Tópicos Regulamento (UE) nº 305/2011 Diretiva -Regulamento:

Leia mais

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(Texto relevante para efeitos do EEE) L 147/8 PT 12.6.2015 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2015/897 DA COMISSÃO de 11 de junho de 2015 relativo à de cloridrato de tiamina e mononitrato de tiamina como aditivos em alimentos para animais de todas

Leia mais

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(Texto relevante para efeitos do EEE) 23.10.2015 L 278/5 REGULAMENTO (UE) 2015/1905 DA COMISSÃO de 22 de outubro de 2015 que altera o anexo II do Regulamento (CE) n. o 183/2005 do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito ao teste

Leia mais

DIRCEU BRÁS APARECIDO BARBANO

DIRCEU BRÁS APARECIDO BARBANO Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 22, de 25 de junho de 2013 D.O.U de 26/06/2013 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso das

Leia mais

Esclarecimento quanto à presença de impurezas em medicamentos para hipertensão arterial

Esclarecimento quanto à presença de impurezas em medicamentos para hipertensão arterial Esclarecimento quanto à presença de impurezas em medicamentos para hipertensão arterial A Anvisa e as autoridades sanitárias internacionais estão avaliando os medicamentos contra a hipertensão arterial

Leia mais

Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21

Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21 Diário Oficial da União Seção 01 DOU 05 de janeiro de 2009 Página 21 RESOLUÇÃO - RDC Nº 99, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2008 Dispõe sobre controle de importações e exportações de substâncias e medicamentos sob

Leia mais

1. Qual o prazo para resposta aos diversos pedidos de elementos efetuados em sede de renovação de AIM?

1. Qual o prazo para resposta aos diversos pedidos de elementos efetuados em sede de renovação de AIM? VERSÃO CONSOLIDADA RENOVAÇÕES DE AIM POR PROCEDIMENTO NACIONAL PERGUNTAS FREQUENTES 1. Qual o prazo para resposta aos diversos pedidos de elementos efetuados em sede de renovação de AIM? Durante a renovação

Leia mais

Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições

Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições 2002D0994 PT 03.07.2015 007.001 1 Este documento constitui um instrumento de documentação e não vincula as instituições B DECISÃO DA COMISSÃO de 20 de Dezembro de 2002 relativa a certas medidas de protecção

Leia mais

UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 21 de setembro de 2012 (OR. en) 2012/0023 (COD) PE-CONS 42/12 MI 467 PHARM 58 SAN 170 ECO 98 ENT 165 CODEC 1829 OC 372

UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 21 de setembro de 2012 (OR. en) 2012/0023 (COD) PE-CONS 42/12 MI 467 PHARM 58 SAN 170 ECO 98 ENT 165 CODEC 1829 OC 372 UNIÃO EUROPEIA PARLAMENTO EUROPEU CONSELHO 2012/0023 (COD) PE-CONS 42/12 Bruxelas, 21 de setembro de 2012 (OR. en) MI 467 PHARM 58 SAN 170 ECO 98 ENT 165 CODEC 1829 OC 372 ATOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS

Leia mais

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(Texto relevante para efeitos do EEE) 18.10.2016 L 280/13 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2016/1832 DA COMISSÃO de 17 de outubro de 2016 que altera os modelos de certificados para as importações na União de preparados de carne, produtos à base

Leia mais

Reunião com Associações de Empresas de Produtos para Saúde

Reunião com Associações de Empresas de Produtos para Saúde Reunião com Associações de Empresas de Produtos para Saúde Atualização de Requisitos para Regularização de Produtos REGULAMENTO TÉCNICO DE PRODUTOS MÉDICOS RDC Nº 40/2015 GEMAT Gerência de Tecnologia de

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia

Jornal Oficial da União Europeia 5.2.2015 L 29/3 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2015/171 DA COMISSÃO de 4 de fevereiro de 2015 relativo a certos aspetos do processo de licenciamento das empresas ferroviárias (Texto relevante para efeitos

Leia mais

Resistencia mecanica e estabilidade Segurança contra incêndio Higiene, Saude e Ambiente Segurança e acessibilidade na utilização Protecção conta o

Resistencia mecanica e estabilidade Segurança contra incêndio Higiene, Saude e Ambiente Segurança e acessibilidade na utilização Protecção conta o 1 2 Resistencia mecanica e estabilidade Segurança contra incêndio Higiene, Saude e Ambiente Segurança e acessibilidade na utilização Protecção conta o ruido Econonomia de energia e isolamento termico 3

Leia mais

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO 23.2.2012 Jornal Oficial da União Europeia L 50/51 DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 17 de fevereiro de 2012 que altera o anexo E da Diretiva 92/65/CEE do Conselho no que diz respeito aos modelos de certificados

Leia mais

PROCEDIMENTO DE VERIFICAÇÃO DA INSTRUÇÃO DE UM PEDIDO DE RENOVAÇÃO DA AIM SUBMETIDO POR PROCEDIMENTO NACIONAL MÓDULO 1 INFORMAÇÕES ADMINISTRATIVAS

PROCEDIMENTO DE VERIFICAÇÃO DA INSTRUÇÃO DE UM PEDIDO DE RENOVAÇÃO DA AIM SUBMETIDO POR PROCEDIMENTO NACIONAL MÓDULO 1 INFORMAÇÕES ADMINISTRATIVAS PROCEDIMENTO DE VERIFICAÇÃO DA INSTRUÇÃO DE UM PEDIDO DE RENOVAÇÃO DA AIM SUBMETIDO POR PROCEDIMENTO NACIONAL Nome do medicamento Nº de processo Data de Entrada Substância ativa Forma farmacêutica Dosagem

Leia mais

L 172/14 Jornal Oficial da União Europeia

L 172/14 Jornal Oficial da União Europeia PT L 172/14 Jornal Oficial da União Europeia 25.6.2013 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) N. o 601/2013 DA COMISSÃO de 24 de junho de 2013 relativo à de acetato de cobalto (II) tetra-hidratado, carbonato de

Leia mais

5725/17 cp/jv 1 DGD 1A

5725/17 cp/jv 1 DGD 1A Conselho da União Europeia Bruxelas, 27 de janeiro de 2017 (OR. en) Dossiê interinstitucional: 2016/0354 (NLE) 5725/17 SCH-EVAL 31 COMIX 66 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data:

Leia mais

A ACREDITAÇÃO COMO SUPORTE ÀS ATIVIDADES DE REGULAÇÃO DO ESTADO A perspetiva do IPQ enquanto Autoridade Notificadora

A ACREDITAÇÃO COMO SUPORTE ÀS ATIVIDADES DE REGULAÇÃO DO ESTADO A perspetiva do IPQ enquanto Autoridade Notificadora A ACREDITAÇÃO COMO SUPORTE ÀS ATIVIDADES DE REGULAÇÃO DO ESTADO A perspetiva do IPQ enquanto Autoridade Notificadora Ricardo Fernandes, Vogal do CD do IPQ 31 de janeiro de 2017 IPQ- Instituto Português

Leia mais

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA

MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA MINISTÉRIO DA SAÚDE AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 270, DE 28 DE FEVEREIRO DE 2019 DOU de 01/03/2019 [Página 68] Dispõe sobre a migração

Leia mais

Bioequivalência e Equivalência Farmacêutica

Bioequivalência e Equivalência Farmacêutica Histórico e Conceitos Bioequivalência e Equivalência Farmacêutica Controle de Qualidade Inicialmente a eficácia clínica era atribuída apenas à atividade farmacológica do ativo Problemas associados a ineficácia

Leia mais

Vigilância Sanitária ANVISA (Lei 9782, 1999)

Vigilância Sanitária ANVISA (Lei 9782, 1999) LEGISLAÇÃO EM FARMÁCIA DE Os medicamentos e a vigilância sanitária. Vigilância Sanitária ANVISA (Lei 9782, 1999) ANVISA: É uma agência com independência administrativa, estabilidade de seus dirigentes

Leia mais

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO 29.3.2014 Jornal Oficial da União Europeia L 95/31 DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 27 de março de 2014 que altera a Decisão 2007/777/CE no que diz respeito à importação de produtos à base de carne,

Leia mais

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(Texto relevante para efeitos do EEE) 8.6.2017 L 145/13 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2017/962 DA COMISSÃO de 7 de junho de 2017 que suspende a autorização da etoxiquina como aditivo em alimentos para animais de todas as espécies e categorias

Leia mais

VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Rita de Cassia Dias Carreira Bacoccini Divisão Técnica de Produtos Relacionados à Saúde DITEP- CVS - SES

VIGILÂNCIA SANITÁRIA. Rita de Cassia Dias Carreira Bacoccini Divisão Técnica de Produtos Relacionados à Saúde DITEP- CVS - SES VIGILÂNCIA SANITÁRIA Rita de Cassia Dias Carreira Bacoccini Divisão Técnica de Produtos Relacionados à Saúde DITEP- CVS - SES VIGILÂNCIA SANITÁRIA Marcos legais fundamentais para a Vigilância Sanitária.

Leia mais

Boas Práticas de Fabricação de Produtos para a Saúde. Coordenação de Inspeção de Produtos CPROD Alba Pismel

Boas Práticas de Fabricação de Produtos para a Saúde. Coordenação de Inspeção de Produtos CPROD Alba Pismel Boas Práticas de Fabricação de Produtos para a Saúde Coordenação de Inspeção de Produtos CPROD Alba Pismel Coordenação de Inspeção de Produtos Nova estrutura administrativa Principais atribuições Legislação

Leia mais

Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA Ministério da Saúde AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 99 DE 30 DE DEZEMBRO DE 2008(*) Dispõe sobre controle de importações e exportações de substâncias

Leia mais

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(Texto relevante para efeitos do EEE) 10.4.2014 L 107/39 REGULAMENTO (UE) N. o 361/2014 DA COMISSÃO de 9 de abril de 2014 que estabelece as regras de execução do Regulamento (CE) n. o 1073/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho no respeitante

Leia mais

COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE E DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE E DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS COMISSÃO EUROPEIA DIREÇÃO-GERAL DA SAÚDE E DA SEGURANÇA DOS ALIMENTOS Bruxelas, 27 de fevereiro de 2018 AVISO ÀS PARTES INTERESSADAS SAÍDA DO REINO UNIDO E NORMAS DA UE NOS DOMÍNIOS DA SAÚDE E BEM-ESTAR

Leia mais

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(Texto relevante para efeitos do EEE) L 174/8 PT 3.7.2015 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2015/1061 DA COMISSÃO de 2 de julho de 2015 relativo à de ácido ascórbico, fosfato sódico de ascorbilo, fosfato sódico e cálcico de ascorbilo, ascorbato

Leia mais

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(Texto relevante para efeitos do EEE) 20.2.2019 L 48/41 DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) 2019/294 DA COMISSÃO de 18 de fevereiro de 2019 que estabelece a lista de territórios e países terceiros autorizados no que se refere às importações para a União

Leia mais

Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Consulta Pública n 311, de 15 de fevereiro de 2017 D.O.

Agência Nacional de Vigilância Sanitária.  Consulta Pública n 311, de 15 de fevereiro de 2017 D.O. Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública n 311, de 15 de fevereiro de 2017 D.O.U de 16/02/2017 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA. RESOLUÇÃO-RDC No- 2, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2011

AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA. RESOLUÇÃO-RDC No- 2, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2011 AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO-RDC No- 2, DE 2 DE FEVEREIRO DE 2011 Dispõe sobre os procedimentos no âmbito da ANVISA para acompanhamento, instrução e análise dos

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia. (Atos não legislativos) REGULAMENTOS

Jornal Oficial da União Europeia. (Atos não legislativos) REGULAMENTOS 4.1.2017 L 1/1 II (Atos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2017/1 DA COMISSÃO de 3 de janeiro de 2017 relativo aos procedimentos para a identificação das embarcações nos termos

Leia mais

CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS E PREFERÊNCIAIS NAS LICITAÇÕES REPERCUSSÕES NO PLANEJAMENTO, JULGAMENTO E CONTRATO

CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS E PREFERÊNCIAIS NAS LICITAÇÕES REPERCUSSÕES NO PLANEJAMENTO, JULGAMENTO E CONTRATO CONTRATAÇÕES PÚBLICAS SUSTENTÁVEIS E PREFERÊNCIAIS NAS LICITAÇÕES REPERCUSSÕES NO PLANEJAMENTO, JULGAMENTO E CONTRATO 5 A 7 DE NOVEMBRO / BRASÍLIA DECRETO Nº 7.713, DE 3 DE ABRIL DE 2012 Estabelece a aplicação

Leia mais

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA

CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA CONSELHO FEDERAL DE MEDICINA Nota Técnica nº 134-02 SJ-CFM Interessado: Comissão de Licitação da Prefeitura de Campinas SP Assunto: Registro de empresa fabricante de órteses e próteses Ref.: Protocolo

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC Nº 219, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2018

RESOLUÇÃO - RDC Nº 219, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2018 Este texto não substitui o publicado do Diário Oficial da União DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA DIRETORIA COLEGIADA RESOLUÇÃO - RDC Nº 219, DE 27 DE FEVEREIRO DE 2018 [Publicado

Leia mais

QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Importância, Requisitos e Impacto no Sistema de Qualidade

QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Importância, Requisitos e Impacto no Sistema de Qualidade ABRASP QUALIFICAÇÃO DE FORNECEDORES Importância, Requisitos e Impacto no Sistema de Qualidade Ana Maria P.B. Pellim Salvador, 16/11/09 AMPellim AS PESSOAS CONFIAM EM NÓS PORQUE SABEM QUE NOSSOS PRODUTOS

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Proposta de DIRECTIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. que altera a

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Proposta de DIRECTIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO. que altera a COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 22.12.2006 COM(2006) 923 final 2006/0288 (COD) Proposta de DIRECTIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera a Directiva 98/8/CE relativa à colocação

Leia mais

RESOLUÇÃO Nº... DE... DE O Conselho Federal de Farmácia (CFF), no uso de suas atribuições legais e regimentais e,

RESOLUÇÃO Nº... DE... DE O Conselho Federal de Farmácia (CFF), no uso de suas atribuições legais e regimentais e, RESOLUÇÃO Nº... DE... DE 2013 Ementa: Inclui o Capítulo XV no Anexo I da Resolução nº 387, de 13 de dezembro de 2002, que regulamenta as atividades do farmacêutico na indústria farmacêutica. O Conselho

Leia mais

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO

DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO 3.3.2012 Jornal Oficial da União Europeia L 64/29 DECISÃO DE EXECUÇÃO DA COMISSÃO de 1 de março de 2012 relativa às importações para a União de sémen de animais domésticos da espécie suína [notificada

Leia mais

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(Texto relevante para efeitos do EEE) 14.11.2012 Jornal Oficial da União Europeia L 314/5 REGULAMENTO (UE) N. o 1063/2012 DA COMISSÃO de 13 de novembro de 2012 que altera o Regulamento (UE) n. o 142/2011 que aplica o Regulamento (CE) n. o

Leia mais

INSPEÇÕES DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE MEDICAMENTOS: RESULTADOS E NÃO CONFORMIDADES ENCONTRADAS

INSPEÇÕES DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE MEDICAMENTOS: RESULTADOS E NÃO CONFORMIDADES ENCONTRADAS INSPEÇÕES DE BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO DE MEDICAMENTOS: RESULTADOS E NÃO CONFORMIDADES ENCONTRADAS Andrea Renata Cornelio Geyer Varley Dias Sousa Dâmaris Silveira Boas Práticas de Fabricação (BPF) Um

Leia mais

Desafios Regulatórios frente as novas Tecnologias. São Paulo- SP 7 agosto 2014 Fátima D Elia

Desafios Regulatórios frente as novas Tecnologias. São Paulo- SP 7 agosto 2014 Fátima D Elia 2014 Desafios Regulatórios frente as novas Tecnologias São Paulo- SP 7 agosto 2014 Fátima D Elia Desafios Regulatórios Cenário Brasileiro: É membro Codex É membro MERCOSUL Temos 2 órgãos regulatórios:

Leia mais

RESOLUÇÃO - RDC N 22, DE 23 DE ABRIL DE

RESOLUÇÃO - RDC N 22, DE 23 DE ABRIL DE página 1/9 RESOLUÇÃO - RDC N 22, DE 23 DE ABRIL DE 2013. Aprova os Procedimentos Comuns para as Inspeções nos Fabricantes de Produtos Médicos e Produtos para Diagnóstico de Uso in vitro nos Estados Partes,

Leia mais

Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005)

Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005) Resolução nº 55 de 17/03/2005 / ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária (D.O.U. 21/03/2005) Fica estabelecidos, por meio do presente regulamento, os requisitos mínimos relativos à obrigatoriedade,

Leia mais

Controlos Oficiais de Trichinella Impacto da aplicação do Regulamento n.º 216/2014

Controlos Oficiais de Trichinella Impacto da aplicação do Regulamento n.º 216/2014 CONGRESSO NACIONAL DA INDÚSTRIA PORTUGUESA DE CARNES Controlos Oficiais de Trichinella Impacto da aplicação do Regulamento n.º 216/2014 06 de Maio de 2014 Direção Geral de Alimentação e Veterinária Direção

Leia mais

Boas Práticas de Distribuição e Transporte Susie Gonçalves

Boas Práticas de Distribuição e Transporte Susie Gonçalves Boas Práticas de Distribuição e Transporte Susie Gonçalves MARCO REGULATÓRIO CONCEITOS E TERMOS LEI No Brasil, a obrigatoriedade da Lei surge a partir da sua publicação no Diário Oficial, mas a sua vigência

Leia mais

Curso de Boas Práticas de Fabricação Fase III - MERCOSUL Validação de Sistemas Computadorizados e Avaliação de Risco. Termo de Referência

Curso de Boas Práticas de Fabricação Fase III - MERCOSUL Validação de Sistemas Computadorizados e Avaliação de Risco. Termo de Referência Curso de Boas Práticas de Fabricação Fase III - MERCOSUL Validação de Sistemas Computadorizados e Avaliação de Risco Termo de Referência 1 1. INTRODUÇÃO A atualização sistemática do Marco Regulatório na

Leia mais

O REACH em Ambiente Empresarial. Carlos Almeida Santos Vila Nova de Famalicão, 17 de Junho de 2008

O REACH em Ambiente Empresarial. Carlos Almeida Santos Vila Nova de Famalicão, 17 de Junho de 2008 O REACH em Ambiente Empresarial Carlos Almeida Santos Vila Nova de Famalicão, 17 de Junho de 2008 O Conceito Legislação Europeia sobre o uso interno de produtos químicos Regulamento (CE) nº n 1907/2006,

Leia mais

Boas Práticas em Pesquisa Clínica. Good Clinical Practices GCPs. Dra. ELIANA G. LORDELO

Boas Práticas em Pesquisa Clínica. Good Clinical Practices GCPs. Dra. ELIANA G. LORDELO Boas Práticas em Pesquisa Clínica Good Clinical Practices GCPs Dra. ELIANA G. LORDELO ICH International Conference on Harmonisation (Conferência Internacional da Harmonização) Documento acordado entre

Leia mais

(Actos não legislativos) REGULAMENTOS

(Actos não legislativos) REGULAMENTOS 9.1.2010 Jornal Oficial da União Europeia L 6/1 II (Actos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO (UE) N. o 15/2010 DA COMISSÃO de 7 de Janeiro de 2010 que altera o anexo I do Regulamento (CE) n. o

Leia mais

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC N 157, DE 11 DE MAIO DE 2017

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC N 157, DE 11 DE MAIO DE 2017 RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA RDC N 157, DE 11 DE MAIO DE 2017 Dispõe sobre a implantação do Sistema Nacional de Controle de Medicamentos e os mecanismos e procedimentos para rastreamento de medicamentos

Leia mais

GMP Boas Práticas de Fabrico formiventos.com Edição Curso Lisboa. 15 de maio de 2019

GMP Boas Práticas de Fabrico formiventos.com Edição Curso Lisboa. 15 de maio de 2019 3 ª Edição Curso Lisboa. 15 de maio de 2019 Current regulatory requirements and practical implementation A sua Formadora Dra Fernanda Ralha Diretora Direção de Inspeção e Licenciamento INFARMED Com as

Leia mais

Revisão da implementação do novo sistema nacional das GDP nos medicamentos, substâncias ativas e perspetivas futuras

Revisão da implementação do novo sistema nacional das GDP nos medicamentos, substâncias ativas e perspetivas futuras CURSO Boas Práticas de Distribuição de Medicamentos de uso Humano: Revisão da implementação do novo sistema nacional das GDP nos medicamentos, substâncias ativas e perspetivas futuras A sua Formadora:

Leia mais

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 56, DE 8 DE OUTUBRO DE 2014.

Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 56, DE 8 DE OUTUBRO DE 2014. ADVERTÊNCIA Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União Ministério da Saúde Agência Nacional de Vigilância Sanitária RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA - RDC Nº 56, DE 8 DE OUTUBRO DE

Leia mais

CERTIFICAÇÃO DE VASOS SERIADOS O QUE É PRECISO SABER?

CERTIFICAÇÃO DE VASOS SERIADOS O QUE É PRECISO SABER? CERTIFICAÇÃO DE VASOS SERIADOS O QUE É PRECISO SABER? UMA DISCUSSÃO CONCEITUAL SOBRE OS DESAFIOS DO ATENDIMENTO AOS REQUISITOS DAS PORTARIAS INMETRO SOBRE O ASSUNTO. ABRIL/2018 Equipe Técnica SGS Função

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia L 304/1. (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade)

Jornal Oficial da União Europeia L 304/1. (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade) 23.11.2005 Jornal Oficial da União Europeia L 304/1 I (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade) REGULAMENTO (CE) N. o 1905/2005 DO CONSELHO de 14 de Novembro de 2005 que altera o Regulamento

Leia mais

Aditivos para Alimentação Animal

Aditivos para Alimentação Animal Aditivos para Alimentação Animal Legislação Consolidada Data de actualização: 11/08/2011 Texto consolidado produzido pelo sistema CONSLEG do serviço das publicações oficiais das comunidades Europeias.

Leia mais

REGULAMENTO DELEGADO (UE) /... DA COMISSÃO. de

REGULAMENTO DELEGADO (UE) /... DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 18.10.2017 C(2017) 6946 final REGULAMENTO DELEGADO (UE) /... DA COMISSÃO de 18.10.2017 que altera o Regulamento (UE) n.º 658/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho no que

Leia mais

O REGULAMENTO DOS PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO E AS ALTERAÇÕES À INFORMAÇÃO QUE ACOMPANHA OS PRODUTOS

O REGULAMENTO DOS PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO E AS ALTERAÇÕES À INFORMAÇÃO QUE ACOMPANHA OS PRODUTOS 1 O REGULAMENTO DOS PRODUTOS DE CONSTRUÇÃO E AS ALTERAÇÕES À INFORMAÇÃO QUE ACOMPANHA OS PRODUTOS Regulamento (UE) nº 305/2011 e Decreto-Lei n.º 130/2013 Melo Arruda Seminário promovido pela APCMC 23 de

Leia mais

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2017/717 DA COMISSÃO

REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2017/717 DA COMISSÃO 26.4.2017 Jornal Oficial da União Europeia L 109/9 REGULAMENTO DE EXECUÇÃO (UE) 2017/717 DA COMISSÃO de 10 de abril de 2017 que estabelece regras de aplicação do Regulamento (UE) 2016/1012 do Parlamento

Leia mais

PRINCÍPIOS PIOS E DIRETRIZES DAS

PRINCÍPIOS PIOS E DIRETRIZES DAS PRINCÍPIOS PIOS E DIRETRIZES DAS BOAS PRÁTICAS CLÍNICAS Dra. Márcia M Pahl Roche ÉTICA E PESQUISA CLÍNICA Ética Bioética Grandes Avanços Tecnológicos Dilemas Éticos PRINCÍPIOS ÉTICOS 1. Autonomia 2. Beneficência

Leia mais

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) /... DA COMISSÃO. de

DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) /... DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 25.10.2018 C(2018) 6929 final DECISÃO DE EXECUÇÃO (UE) /... DA COMISSÃO de 25.10.2018 que estabelece especificações para os registos de veículos referidos no artigo 47.º da

Leia mais