Esta documentação está protegida pela lei. Todos os direitos, em particular o direito de duplicação, circulação e tradução, estão reservados.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Esta documentação está protegida pela lei. Todos os direitos, em particular o direito de duplicação, circulação e tradução, estão reservados."

Transcrição

1

2 2 Direitos de autor Esta documentação está protegida pela lei. Todos os direitos, em particular o direito de duplicação, circulação e tradução, estão reservados. Nenhuma parte desta publicação pode ser reproduzida na forma de cópias, microfilmes ou outros processos, ou transmitida para uma linguagem utilizada por máquinas, em especial máquinas de processamento de dados, sem a autorização expressa e reduzida a escrito do editor. Todos os direitos de autor reservados. Todos os restantes nomes de produtos são marcas registadas dos correspondentes fabricantes. Os erros e as alterações aos conteúdos, bem como modificações do programa encontram-se reservados. Copyright simplitec GmbH, Todos os direitos reservados. A simplitec é uma marca registada da simplitec GmbH. Os restantes nomes de produtos poderão constituir marcas registadas dos respetivos fabricantes.

3 Direitos de autor 3 Índice Direitos de autor 2 Atendimento ao cliente 5 Desinstalação do programa 5 Antes de começar 6 Número de série 6 Dicas para ajuda do programa 6 Introdução 8 O que é simplitec Power Suite? 8 Interface do programa 10 Ativação de programas 13 simplifast 14 Otimização do arranque automático 14 Otimização dos Serviços do Windows! 14 Otimização da Internet 14 Desfragmentação das drives de sistema 15 Modo de alta velocidade 15 simpliclean 16 Eliminar ficheiros desnecessários 16 Eliminar dados na Reciclagem de forma segura 16 Poupar energia 16 Limpeza do registo 17 Desfragmentar o registo 17 simplisafe 18 Eliminar rasto de Internet 18 Atualizar controladores 18 Atualizar programas 19 Recuperar ficheiros eliminados 19 Destruir ficheiros eliminados 20 Recuperar ficheiros eliminados 21 Modo de alta velocidade 22 Anular alterações 23

4 4 Restauro de sistema no Windows XP 23 Restauro de sistema no Windows Vista 25 Restauro de sistema no Windows 7 27 Restauro de sistema no Windows 8 29 Índice 31

5 Atendimento ao cliente 5 Atendimento ao cliente Caro cliente simplitec, é nosso objetivo disponibilizar assistência cómoda, rápida e orientada para a solução de problemas. Oferecemos um sistema de ajuda, disponível 24 horas, 7 dias por semana. Registe-se gratuitamente nesta página: (disponível em inglês). Aqui pode pesquisar respostas a perguntas já formuladas, mas também poderá colocar as suas próprias questões. A comunidade responderá. Assistência por para produtos simplitec em questões específicas: Por cada novo produto simplitec recebe automaticamente, a partir da data de compra, 12 meses de apoio ao cliente por gratuito. Atenção: para usufruir do apoio ao cliente gratuito por para a versão comercial, deverá ter uma assinatura ativa para o seu programa simplitec. Findo o período de assinatura de 12 meses, não terá acesso à nossa Assistência. Registe o produto da simplitec com o número de série. Só o utilizador pode usufruir do produto completo. Registe-se em "Register" na página Web ou entre em "Login", caso já tenha efetuado o registo e tenha os seus dados de início de sessão. Abaixo, na página Web, encontrará a assistência ("Support"). Clique em "Support" e surgirá uma caixa de diálogo. Em seguida, selecione o produto acerca do qual tem dúvida e redija a questão no quadro de entrada. "Send your request" envia a questão à equipa de apoio da simplitec. Dentro em breve receberá uma resposta via . Desinstalação do programa Se pretender desinstalar o simplitec Power Suite, poderá efetuá-lo no painel de controlo, menu "Software ou "Programas e Funcionalidades". Ou no menu "Programas" > "simplitec > o seu programa simplitec > "Serviço e Apoio" > Desinstalar programa.

6 6 Antes de começar Número de série Cada produto é fornecido com um número de série. Este número de série é necessário para ativar o software e confere o direito de utilização dos serviços adicionais. Guarde este número de série num local seguro. Quais as vantagens de um número de série? O número de série do simplitec Power Suite é atribuído única e exclusivamente a si. Através do número de série também poderá prevenir a utilização abusiva do software, logo garantindo uma excelente relação qualidade-preço. Onde está localizado o número de série? Com as versões especialmente otimizadas para a Internet (versão de download) receberá um número de série para ativar o software por , imediatamente após a compra e na caixa de informação na interface do programa. Quando irá precisar do número de série? O número de série será pedido quando registar o simplitec Power Suite ou quiser ativar funcionalidades adicionais. Dicas para ajuda do programa A ajuda do programa inclui conselhos sobre como utilizar o programa e muitas informações adicionais. Muitos termos importantes são indicados no texto em itálico e, com um clique, é possível aceder a uma explicação. Ajuda de contexto: Prima a tecla "F1" em qualquer altura no programa ativo e a ajuda é aberta com o tópico de ajuda correspondente (ajuda de contexto). Função de procura: Para descobrir informações sobre palavras específicas, utilize a função de procura. Introduza a palavra individual ou utilize operadores lógicos (OR, AND, NEAR) para refinar a procura se tiver várias palavras para pesquisar. "OR" (entre duas palavras): Serão listados todos os tópicos que contêm ambas ou apenas uma das palavras "AND" (entre duas palavras): Apenas serão listados os tópicos que contêm ambas as palavras. "NEAR" (entre duas palavras): Apenas serão listados os tópicos que contêm ambas as palavras. Podem ser adicionadas até seis palavras entre os termos de procura. "NOT " (atrás da palavra): Tópicos que contenham esta palavra não serão listados.

7 Antes de começar 7 Imprimir: Utilize a função de impressão da ajuda do programa para imprimir tópicos individuais ou secções inteiras. Para casos de ajuda que possam demorar muito tempo, esta função pode ser mais prática do que alternar entre a janela de ajuda e o programa. O botão de impressão está localizado na parte superior da janela de ajuda na barra de ferramentas.

8 8 Introdução O que é simplitec Power Suite? Limpe o seu computador de páginas Web contaminadas com vírus e torne-o mais rápido, mais seguro e mais estável em pouco tempo. simplitec Power Suite é a ferramenta de otimização e de afinação para os modernos computadores Windows, que analisa e resolve problemas sistémicos e otimiza as configurações internas. Também oferece soluções para otimização do sistema operativo que vão além das possibilidades de ajuste e organização do Windows. Atenção: Antes da resolução de problemas ou antes de atualizar o seu sistema são criados pontos de restauro que poderão ser recuperados em "Anular alterações". Isto pode levar algum tempo a ser concluído, mas assegura-o de que o sistema é restaurado ao seu anterior ponto. simplifast A versão de compra de simplifast acelera o seu computador através do aprimoramento profissional do desempenho do computador e otimização do arranque do sistema e das configurações da Web. Aqui encontrará o High-Speed- Modus, o Modo de Alta Velocidade para desempenho adicional. Com a edição FREE é possível apenas detetar se são necessárias otimizações. O seu computador será acelerado em duas etapas fáceis: primeiro é efetuada uma verificação de segurança para análise do seu computador. Um clique em "Corrigir erros" inicia a otimização do computador. Poderá efetuar a verificação e análise conforme pretendido e individualmente em "Mostrar detalhes". Um clique em "Verificar" no friso superior de simplifast efetua uma análise universal detetando possíveis erros e otimizações.

9 simpliclean Introdução 9 A versão de compra da simpliclean aumenta a estabilidade do seu computador e organiza-o. Isto acontece através da limpeza profissional ou da desfragmentação do registo do Windows e da eliminação segura de arquivos não necessários. Com a edição FREE é possível apenas detetar se são necessárias otimizações. O seu computador será acelerado em duas etapas fáceis para evitar falhas futuras e para obter um funcionamento mais fiável: primeiro é efetuada uma verificação de segurança para análise do seu computador. Um clique em "Corrigir erros" potencia a estabilidade do computador, elimina ficheiros desnecessários e otimiza as configurações do sistema. Poderá efetuar a verificação e análise conforme pretendido e individualmente em "Mostrar detalhes". Um clique em "Verificar" no friso superior de simpliclean efetua uma análise universal detectando possíveis erros e otimizações. simplisafe A versão de compra de simplisafe preocupa-se com a proteção da sua privacidade, aumenta a segurança do computador e atualiza o seu sistema. Isto acontece através da recuperação, mas também através da eliminação segura de dados não mais necessários e atualização de drivers e software. Com a edição FREE é possível apenas detetar se são necessárias otimizações. Primeiro, clique em "Verificar" para efetuar uma verificação de segurança para a análise completa do seu computador. Um clique em "Mostrar detalhes" abrirá uma perspetiva geral para que possa efetuar a correção de possíveis erros e a otimização de áreas individuais manualmente.

10 10 Interface do programa A simplitec disponibiliza 3 programas gratuitos para verificar a velocidade, estabilidade e segurança do seu computador: simplifast, simpliclean e simplisafe em edição FREE. Com estas versões verifique se o seu sistema se encontra em estado ótimo e estável. Nas edições FREE não são efetuados ajustes. Se descarregou um de três componentes visualizará uma interface semelhante a esta. Exemplo da edição FREE de simplifast: Atenção: após descarregar outra ferramenta de teste gratuita simplitec, todas as 3 edições FREE poderão ser partilhadas e utilizadas por si. Também são exibidos nesta janela. As áreas gerais dos componentes individuais podem ser vistas com maior clareza. Abra a perspetiva geral para verificações individuais clicando em "Mostrar detalhes". Cabeçalho claro: junto ao nome de um componente verá se já foi realizada uma verificação. Após clicar em "Verificar" e a verificação for concluída poderá consultar na escala o "Nível de danos", a velocidade que o seu computador perde devido a configurações incorrectas e se deverão ser efetuados ajustes. Em "Mostrar detalhes" poderá abrir a perspetiva geral das verificações individuais dos componentes.

11 Análise: com um clique verificará as funções existentes na edição gratuita. Na perspetiva geral são exibidos os resultados pormenorizados da verificação. Introdução 11 Perspetiva geral: todas as funções dos componentes são listadas e poderão ser analisadas. O nível de danos do sistema é avaliado numa escala de baixo a alto. Recursos adicionais: na versão de compra de simplifast e simpliclean existem funções adicionais para otimizar o seu computador. Estas funções podem ser verificadas em "Detalhes" e, além disso, é possível reparar possíveis erros. Desbloquear: se pretender otimizar o seu computador, para poder trabalhar de forma mais rápida, segura e estável, adquira e registe o simplitec Power Suite para a compacta otimização do seu sistema. Os componentes individuais também podem ser desbloqueados. Após adquirir dois componentes, obtenha o terceiro automaticamente e sem nenhum custo adicional. Abaixo encontra-se uma visualização possível do simplitec Power Suite após uma análise com simpliclean. O simplifast e simplisafe possuem estruturas semelhantes diferindo apenas nas funções. O simplitec Power Suite na área simpliclean:

12 12 O cabeçalho do simplifast na versão paga. Um clique em "Verificar" permite analisar o sistema quanto a parâmetros como o desempenho do PC e a otimização do arranque e das configurações da Internet. Se forem encontrados erros, é apresentado o nível de danos e o nome do botão é alterado para "Corrigir erros". Clique em "Corrigir erros" para eliminar todos os erros. Poderá trabalhar mais rapidamente com o seu computador. O cabeçalho do simpliclean na versão paga. Já foi feita a análise de erros e surge, portanto, o botão "Corrigir erros", no qual deverá clicar para corrigir todos os erros de funções automáticas. Na escala, a taxa de impacto dos erros no sistema é considerada "elevada". Ou seja, deve efetuar urgentemente ajustes para manter o seu sistema livre de ficheiros desnecessários e o registo do Windows limpo - para mais estabilidade de funcionamento do seu computador. Na perspetiva geral do simpliclean verá em pormenor quantos erros foram encontrados e em quais áreas. Em seguida poderá corrigir os erros das várias áreas individualmente. O cabeçalho de simplisafe na versão paga. Um clique em "Verificar" analisa a segurança do sistema no computador. Se forem encontrados erros, surge a escala do nível de danos e o nome do botão é alterado para "Detalhes dos problemas". Clique para aceder à perspetiva geral das funções individuais. Para cada função individual encontrará um botão que lhe permitirá atualizar e proteger o seu sistema. Recuperação de ficheiros: caso tenha eliminado ficheiros acidentalmente e, pior ainda, tenha esvaziado a Reciclagem, poderá utilizar este recurso para recuperar esses ficheiros. Poderá encontrar esta função em "Recuperar ficheiros eliminados" no simplisafe. Modo de alta velocidade: o modo de alta velocidade para desempenho adicional. Poderá ativá-lo para obter potência extra para operações que exigem grande capacidade de processamento. Encerre o simplitec Power Suite, caso este modo tenha sido encerrado automaticamente ou desative-o clicando no botão.

13 Ativação de programas 13 Ativação de programas Poderá descarregar uma ou mais edições FREE e verificar a existência de erros no seu sistema, mas não os poderá corrigir. Se necessitar de solucionar algum erro, deverá adquirir a versão de compra de determinado componente ou do simplitec Power Suite, que contém todos os componentes para a resolução de problemas. Atenção: após adquirir e ativar dois componentes individuais adquira o terceiro componente gratuitamente. 1. Após realizar a verificação, surgirá no friso superior do componente o botão "Corrigir erros" ou "Detalhes dos problemas. Clique num deles para ser redirecionado para uma página Web simplitec onde poderá adquirir os componentes pretendidos. Em alternativa: na zona inferior do programa, clique em "Comprar agora" e será redirecionado para uma página Web simplitec onde poderá adquirir o simplitec Power Suite. Siga as instruções da página Web. Receberá um número de série diretamente na página Web. Este ser-lhe-á igualmente enviado por Na zona superior do programa, clique em "Ativar agora". De seguida, surgirá a caixa de diálogo "Ativação do produto". 3. Selecione o simplitec Power Suite ou os componentes que adquiriu e pretende ativar. Digite o número de série na caixa de diálogo. 4. Registe-se online para iniciar o seu programa.

14 14 simplifast A versão completa de simplifast acelera o seu computador através da otimização profissional do desempenho do PC, arranque do sistema e configurações da Web. A edição FREE apenas analisa e indica se são necessárias otimizações do sistema. Otimização do arranque automático Poderá utilizar esta função para acelerar o arranque e o encerrar do seu computador. As entradas do sistema carregadas no arranque do sistema são desativadas, entradas essas que sobrecarregam a memória e bloqueiam outros processos. Atenção: os programas que são removidos do arranque automático não são alterados. Inicie o programa, após alguns minutos estará pronto para a funcionar. Otimização dos Serviços do Windows! Existem vários serviços que também iniciam aquando do arranque do computador e funcionam em segundo plano até serem necessários. Contudo, muitos serviços não são necessários para o funcionamento do sistema operativo e interferem com o desempenho do computador. Com esta função o seu computador acelera significativamente pois os serviços do Windows que não são mais utilizados, são desnecessários ou não são importantes são desativados. Otimização da Internet Especialmente no Microsoft Internet Explorer e no Mozilla Firefox poderá criar automaticamente, com esta função, determinados parâmetros para otimizar as definições de Internet do seu computador para que a navegação seja mais rápida. Atenção! A afinação da Internet aplica-se à ligação de banda larga (por exemplo, DSL ou cabo).

15 simplifast 15 Desfragmentação das drives de sistema Geralmente os ficheiros não são gravados no disco simultaneamente. As constantes operações de escrita e de eliminação, ao longo do tempo, conduzem a uma fragmentação dos ficheiros. Isto conduzirá a uma perda de velocidade na recuperação e armazenamento de dados - o trabalho ao computador torna-se "complicado" e lento. simplifast corrige este processo com esta função ao reunir os dados fragmentados ou dispersos novamente (desfragmentados) proporcionando um acesso mais rápido e mais eficiente aos seus ficheiros. Modo de alta velocidade No simplitec Power Suite e versão de compra simplifast está disponível o modo de alta velocidade para o aumento do desempenho do sistema. Poderá ativá-lo para, temporariamente, obter desempenho extra para trabalhos de processamento intensivo. Encerre o simplitec Power Suite para desativar este modo ou então clique no botão correspondente. O que faz o "Modo de alta velocidade"? Ao processo do programa iniciado imediatamente a seguir à ativação do modo de alta velocidade será dada maior prioridade. O programa irá reagir mais rapidamente às solicitações do utilizador e realizar as tarefas de processamento de forma mais veloz. O plano de energia do Windows é alterado para "Elevado desempenho". Diversos serviços não prioritários, a funcionar em segundo plano, são desativados. O Aero-Design do Windows Vista/7 é desativado.

16 16 simpliclean A versão completa do simpliclean aumenta a estabilidade do seu computador e organiza-o. Isto acontece através da limpeza profissional ou desfragmentação do registo do Windows e da eliminação segura de arquivos não necessários. A edição FREE apenas analisa e indica se são necessárias otimizações do sistema Eliminar ficheiros desnecessários Muito programas criam ficheiros temporários. Frequentemente, estes ficheiros temporários acabam por não ser eliminados, apesar de já não serem necessários. Com esta função irá eliminar todos os ficheiros temporários desnecessários, libertando espaço em disco. Esta é uma operação sem qualquer risco. São eliminados apenas os ficheiros que são realmente desnecessários. Eliminar dados na Reciclagem de forma segura Os ficheiros eliminados através da Reciclagem do Windows não são eliminados de forma segura. Estes podem ser recuperados por programas de recuperação de ficheiros. Esta função permite-lhe eliminar de forma segura o conteúdo da Reciclagem através da reescrita sucessiva e aleatória do espaço em disco. Nem mesmo programas de recuperação de ficheiros poderão recuperar a informação, o que impossibilita o funcionamento de software malicioso. Atenção: Nem mesmo a recuperação de ficheiros simplitec poderá recuperar estes dados. Poupar energia A função "Poupar energia" ajuda-o a encontrar e a desligar grandes consumidores de energia. Poderá assim reduzir o consumo de energia do seu PC ou aumentar a autonomia do seu laptop. Aos planos de energia do Windows é adicionado e ativado o modo de poupança de Energia simplitec Power Suite. Poderá, a qualquer momento, alterar para outro plano de energia através das Opções de Energia no Painel de Controlo.

17 simpliclean 17 Limpeza do registo O registo do Windows é o ficheiro de configuração central do Windows: aqui estão instaladas configurações e atalhos de programas. Mas com o tempo acumulam-se entradas não válidas que podem ser ajustadas sem risco. Também comprometerá a estabilidade das entradas e o desempenho do seu computador. Com a função "Limpar registo" eliminará todas as entradas não válidas do registo! O computador é verificado intensivamente, são detectados os problemas e realizadas as reparações necessárias. Desfragmentar o registo O Registo do Windows é o ficheiro de configuração central do Windows: a escrita e eliminação constantes na base de dados do registo conduz à fragmentação dos dados. Isto cria espaços vazios não utilizados que tornam o registo maior e mais lento. Com esta função, o Registo do Windows é organizado e, assim, os espaços vazios são suprimidos. A base de dados é reduzida e compactada. O computador funciona de forma mais estável e rápida - poupando-lhe, assim, muito tempo.

18 18 simplisafe A versão completa de simplisafe preocupa-se com a proteção da sua privacidade, aumenta a segurança do seu computador e atualiza o seu sistema. Isto acontece através da recuperação, mas também através da eliminação segura de dados que já não são necessários e atualização de controladores e software. A edição FREE apenas analisa e indica se são necessárias otimizações do sistema Eliminar rasto de Internet A navegação em páginas Web na Internet deixa muitos traços difíceis de eliminar, ocultos e não desejados que são armazenadas em diferentes pastas do sistema de computador. Com esta função exclua rapidamente ficheiros temporários da Internet, cookies e o histórico das páginas Web visitadas, com um clique. O que será eliminado? Ficheiros gravados no computador durante a navegação na Internet (por exemplo, imagens) Endereços de páginas Web visitadas anteriormente. Endereços de Internet, pesquisas num motor de busca, dados de formulários guardados aquando do preenchimento de formulários on-line, e palavras-passe armazenadas localmente. Cookies deixados pela página Web. Os ficheiros armazenados serão eliminados da lista. Atualizar controladores Os controladores instalados são verificados quanto à sua atualização e é visualizado um resumo para download. Poderá instalar os controladores, placa de som e placa de vídeo com apenas alguns cliques, sem ter que perder tempo a procurá-los na Internet. Os controladores devem ser atualizados regularmente, pois controladores obsoletos ou instáveis prejudicam gravemente a segurança, o desempenho e a estabilidade do seu computador ou podem causar quebras. Atenção: O simplitec Power Suite executa a pesquisa online numa base de dados dedicada. Para tal, o seu computador deverá ter ligação à Internet. Atenção: os novos controladores serão instalados apenas quando o download estiver concluído.

19 simplisafe Um clique em "Verificar" verifica os controladores do seu sistema e procura versões atualizadas na base de dados da simplitec. 2. Para atualizar os controladores desatualizados clique em "Atualizar". Uma caixa de diálogo lista todas os controladores desatualizados no seu sistema. 3. Clique em "Atualizar para descarregar controladores. Quando estiverem completamente descarregados, instale-os. Siga as instruções no ecrã. Atualizar programas Esta função ajuda-o a identificar programas desatualizados instalados no seu PC e a substituí-los por versões atuais. Depois da verificação, selecione a atualização pretendida, proceda à descarga a partir da Internet e depois instale-a seguindo as isntruções do respetivo fabricante. A utilização de versões atualizadas garante que os programas possam correr de forma mais estável e as falhas de segurança sejam minimizadas. 1. Clique em "Verificar" para encontrar programas desatualizados. 2. Para atualizar programas desatualizados clique em "Atualizar". Uma caixa de diálogo lista todos os programas desatualizados do seu sistema. 3. Clique em "Atualizar" para descarregar a respetiva atualização do software. Depois de descarregar a atualização a partir da Internet poderá instalá-la conforme as condições do respetivo fabricante. Siga as instruções no ecrã. Recuperar ficheiros eliminados No simplitec Power Suite e na versão de compra simplisafe, a recuperação de dados está disponível através de um botão de acesso rápido. Com a função de recuperação de dados poderá recuperar ficheiros apagados acidentalmente, mesmo que já tenham sido eliminados da Reciclagem do Windows. Quanto menor o tempo entre a eliminação e a recuperação maior a probabilidade de um ficheiro ser integralmente recuperado. Para iniciar a recuperação, proceda da seguinte forma: 1. Abra o simplitec Power Suite ou a versão de compra do simplisafe. Clique no botão "Recuperar ficheiros eliminados" e depois em "Verificar". Iniciar-se-á a pesquisa dos ficheiros eliminados. 2. Clique no botão "Mostrar ficheiros". Abre uma janela de diálogo com uma lista de todos os discos rígidos do sistema.

20 20 3. Clique no sinal mais (+) junto a um disco rígido para abrir as suas pastas. Poderá assim procurar ficheiros eliminados. Poderá também utilizar o campo de pesquisa para filtrar um determinado tipo de ficheiro ou pesquisar diretamente pelo nome do ficheiro. Para tal, insira o nome de ficheiro. 4. Selecione o ficheiro que pretende recuperar. 5. Clique no botão "Recuperar [] ficheiro(s)". Atenção! Os ficheiros devem ser recuperados para um dispositivo de armazenamento diferente daquele onde se encontravam antes da eliminação. De outra forma, a recuperação de ficheiros poderia levar à reescrita do espaço em disco no qual se encontra o ficheiro a recuperar. Nesse caso, o ficheiro não poderia ser totalmente recuperado. Na janela de diálogo selecione o local para onde pretende recuperar o ficheiro e confirme com "OK". Destruir ficheiros eliminados Esta função analisa o seu sistema e procura ficheiros eliminados que possam ser recuperados por terceiros. A recuperação é possível se os dados forem eliminados pela convencional e insegura função de eliminação do Windows. Para evitar que isso aconteça e garantir que os ficheiros são mesmo eliminados de forma definitiva e irrecuperável, o simplisafe oferece a função "Destruir ficheiros eliminados", através da qual os ficheiros eliminados são destruídos através da escrita aleatória sobre o espaço em disco por eles ocupado. Desta forma, os ficheiros não poderão mais ser recuperados pelo simplisafe ou outros programas de recuperação de dados e não poderão ser utilizados por software malicioso.

21 Recuperar ficheiros eliminados Recuperar ficheiros eliminados 21 No simplitec Power Suite e na versão de compra simplisafe, a recuperação de dados está disponível através de um botão de acesso rápido. Com a função de recuperação de dados poderá recuperar ficheiros apagados acidentalmente, mesmo que já tenham sido eliminados da Reciclagem do Windows. Quanto menor o tempo entre a eliminação e a recuperação maior a probabilidade de um ficheiro ser integralmente recuperado. Para iniciar a recuperação, proceda da seguinte forma: 1. Abra o simplitec Power Suite ou a versão de compra do simplisafe. Clique no botão "Recuperar ficheiros eliminados" e depois em "Verificar". Iniciar-se-á a pesquisa dos ficheiros eliminados. 2. Clique no botão "Mostrar ficheiros". Abre uma janela de diálogo com uma lista de todos os discos rígidos do sistema. 3. Clique no sinal mais (+) junto a um disco rígido para abrir as suas pastas. Poderá assim procurar ficheiros eliminados. Poderá também utilizar o campo de pesquisa para filtrar um determinado tipo de ficheiro ou pesquisar diretamente pelo nome do ficheiro. Para tal, insira o nome de ficheiro. 4. Selecione o ficheiro que pretende recuperar. 5. Clique no botão "Recuperar [] ficheiro(s)". Atenção! Os ficheiros devem ser recuperados para um dispositivo de armazenamento diferente daquele onde se encontravam antes da eliminação. De outra forma, a recuperação de ficheiros poderia levar à reescrita do espaço em disco no qual se encontra o ficheiro a recuperar. Nesse caso, o ficheiro não poderia ser totalmente recuperado. Na janela de diálogo selecione o local para onde pretende recuperar o ficheiro e confirme com "OK".

22 22 Modo de alta velocidade No simplitec Power Suite e versão de compra simplifast está disponível o modo de alta velocidade para o aumento do desempenho do sistema. Poderá ativá-lo para, temporariamente, obter desempenho extra para trabalhos de processamento intensivo. Encerre o simplitec Power Suite para desativar este modo ou então clique no botão correspondente. O que faz o "Modo de alta velocidade"? Ao processo do programa iniciado imediatamente a seguir à ativação do modo de alta velocidade será dada maior prioridade. O programa irá reagir mais rapidamente às solicitações do utilizador e realizar as tarefas de processamento de forma mais veloz. O plano de energia do Windows é alterado para "Elevado desempenho". Diversos serviços não prioritários, a funcionar em segundo plano, são desativados. O Aero-Design do Windows Vista/7 é desativado.

23 Anular alterações 23 Anular alterações A partir do Windows XP, no caso de grandes alterações sistemáticas importantes, o sistema cria automaticamente os chamados pontos de restauro, que permitem regressar a um ponto anterior. Isto poderá ser necessário caso a reinstalação de programas, controladores, etc. torne o computador instável ou este deixe de estar funcional. Os pontos de restauro também poderão ser definidos manualmente. O restauro de sistema só poderá ser utilizado se houver pelo menos 200 MB de espaço disponível no disco rígido. Se este não for o caso, o Windows desativa a função automaticamente. No restauro de sistema, os dados pessoais, tais como s e Favoritos não são perdidos. Porém, é sempre aconselhável efetuar cópias de segurança, caso ocorra algum problema com o restauro de sistema. Se necessário poderá anular um restauro de sistema. Restauro de sistema no Windows XP Faça um restauro de sistema no XP, como se segue: 1. Encerre todos os programas, antes de iniciar o restauro do sistema. 2. Abra o simplitec Power Suite e clique em "Anular alterações". Ou: Siga para "Iniciar > Programa > Acessórios > Programas de sistema > Restauro de sistema". O assistente do restauro de sistema é aberto. 3. Selecione à direita no Assistente, a tarefa "Restaurar computador para um ponto de restauro anterior e confirme a seleção com "Seguinte". Surgirá um calendário no qual os dias em que foram criados pontos de restauro estão marcados a negrito. 4. Selecione o dia pretendido no calendário. Na lista à direita surge o ponto de restauro. 5. Clique na lista do ponto de restauro pretendido e confirme a seleção com "Seguinte". Indica o ponto de restauro selecionado. 6. Confirme a sua seleção em "Continuar". O restauro do sistema é iniciado: o computador encerra e é reiniciado. Após o restauro de sistema é exibida uma mensagem de sucesso.

24 24 Atenção: Caso o restauro de sistema não funcione, surgirá uma mensagem. Em seguida, tente voltar a um ponto de restauro anterior executando o assistente novamente e selecione uma data com um ponto de restauro anterior. Atenção! Se não conseguir iniciar o computador, o restauro de sistema também não funcionará. Terá duas possibilidades: A) Prima a tecla F8 durante o arranque do computador e selecione "Utilizar a Última Configuração em Condições Conhecida". Ou: B) Insira o CD de instalação do Windows durante o arranque do Windows e execute a função de reparação do sistema. Definir manualmente ponto de restauro do sistema (XP) Se planeia realizar instalações ou desinstalações de programas de grande escala, ou se deseja instalar novo hardware, é recomendável definir manualmente um ponto de restauro. Em caso de mensagens de erro, poderá restaurar o seu sistema, e o seu computador funcionará de forma tão estável quanto anteriormente. Para tal, proceda da seguinte forma: 1. Encerre todos os programas antes de iniciar o assistente do restauro de sistema. 2. Abra o simplitec Power Suite, passe para "Cópia de segurança de dados", e clique em "Restauro do sistema". Ou: Abra o assistente em "Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas de sistema > Restauro do sistema". O assistente de restauro do sistema será aberto. 3. À direita no assistente, selecione a tarefa "Definir ponto de restauro" e confirme a sua seleção em "Continuar". 4. Insira uma descrição do ponto de restauro no tempo, para que possa reconhecê-lo rapidamente caso tenha de efetuar um restauro do sistema. (A data e o tempo serão adicionados automaticamente.) 5. Com um clique em "Criar", será criado um ponto de restauro. Nota: Após a criação de um ponto de restauro, este não poderá ser alterado.

25 Anular alterações 25 Anular restauro do sistema com Windows XP Se pretende anular o restauro do sistema, deverá: 1. Fechar todos os programas antes de iniciar o assistente de restauro do sistema. 2. Abrir o assistente em Iniciar > Programas > Acessórios > Programas de sistema > Restauro do sistema. 3. À direita no assistente, selecionar a tarefa "Anular último restauro" e confirmar a sua seleção em "Continuar". O restauro de sistema será anulado e o estado anterior será restaurado. Restauro de sistema no Windows Vista Faça um restauro de sistema no Vista, como se segue: 1. Entre com uma conta de utilizador com direitos de administrador. 2. Encerre todos os programas, antes de iniciar o restauro do sistema. 3. Abra o simplitec Power Suite e clique em "Anular alterações". Ou: Abra "Iniciar > Painel de Controlo > à esquerda: página inicial do painel de controlo > Sistema e Manutenção > Cópia de segurança e Restauro > à esquerda: reparar o Windows utilizando o "Restauro de sistema". O assistente do restauro de sistema é aberto. 4. Selecione na caixa de diálogo restauro de ficheiros e configurações de sistema (Restauro de sistema) > "Restauro recomendado". 5. Clique em "Continuar" e "Completar, para iniciar a reprodução. O computador é reiniciado e as alterações são aceites. Atenção: Se não conseguir iniciar o computador, o restauro de sistema também não funcionará. Terá duas possibilidades: A) Prima a tecla F8 durante o arranque do computador e selecione "Utilizar a Última Configuração em Condições Conhecida". Ou: B) Insira o CD de instalação do Windows durante o arranque do Windows e execute a função de reparação do sistema.

26 26 Definir manualmente ponto de restauro do sistema no tempo (Vista) Para criar um ponto de restauro do sistema faça o seguinte: 1. Encerre todos os programas. 2. Inicie sessão com a conta de utilizador que utiliza como administrador. 3. Abra o simplitec Power Suite, mude para "Cópia de segurança de dados", e clique em "Restauro do sistema". Ou: Abra "Iniciar > Painel de controlo> esquerda: Iniciar página do painel de controlo> Sistema e Manutenção > Guardar e restaurar > esquerda: Criar ponto de restauro ou mudar definições. O assistente de restauro do sistema será aberto. 4. Na caixa de diálogo, "Restaurar ficheiros e definições de sistema" (restauro do sistema) > clique em "Proteção do computador." No fundo encontrará: "Mudar para proteção do computador para definir um novo ponto de restauro do sistema". 5. Selecione os discos rígidos (partições) que deverão ser utilizados para criar um ponto de restauro do sistema. 6. Clique em "Criar" e insira um nome descritivo do ponto de restauro. 7. Confirme clicando em "OK". Com um clique em "Criar", será criado um ponto de restauro. Anular restauro do sistema com o Windows Vista Se pretende anular o restauro do sistema, deverá: 1. Encerrar todos os programas. 2. Ir a Iniciar > Programas > Acessórios > Programas de sistema > Restauro do sistema. 3. Confirmar clicando em "Continuar". 4. Na caixa de diálogo "Restauro do sistema" poderá ativar "Restauro recomendado" ou selecionar "Outro ponto de restauro". 5. Clicar em "OK" para confirmar a sua seleção. 6. Selecionar o ponto de restauro pretendido e confirme em "Terminar". O seu computador será restaurado para este ponto de restauro.

27 Anular alterações 27 Restauro de sistema no Windows 7 Faça um restauro de sistema no Windows 7, como se segue: 1. Entre com uma conta de utilizador com direitos de administrador. 2. Encerre todos os programas, antes de iniciar o restauro do sistema. 3. Abra o simplitec Power Suite e clique em "Anular alterações". Ou: Abra "Iniciar > Painel de Controlo > Sistema e Segurança > Sistema > à esquerda: Proteção do computador > Restauro de sistema". O assistente do restauro de sistema é aberto. 4. Selecione o tempo de recuperação na caixa de diálogo. Ative a opção "Mais pontos de restauro", se o ponto de restauro pretendido não surge na lista. 5. Clique em "Continuar" e "Completar, para iniciar a reprodução. O computador é reiniciado e as alterações são aceites. Ou: Clique em "Iniciar" e insira "sistema" no campo de pesquisa. Selecione nos resultados da pesquisa a entrada "Sistema" e, finalmente, clique em "Proteção do Sistema". Proceder como descrito no passo 4. Atenção: quando não conseguir iniciar o computador, o restauro de sistema também não funcionará. Terá duas possibilidades: A) Prima a tecla F8 durante o arranque do computador e selecione "Utilizar a Última Configuração em Condições Conhecida". Ou: B) Insira o CD de instalação do Windows durante o arranque do Windows e execute a função de reparação do sistema.

28 28 Crie um ponto de restauro do sistema manualmente (Windows 7) Siga as instruções para criar um ponto de restauro do sistema: 1. Inicie sessão com a conta de utilizador com direitos de administrador. 2. Encerre todos os programas. 3. Abra "Iniciar > Painel de controlo > Sistema e Segurança > Sistema > esquerda: Proteção de Sistema > Restauro do Sistema". Após inserir um nome legível, poderá criar um ponto de restauro clicando em "Criar" na área inferior da caixa de diálogo. Ou: Clique em "Iniciar" e insira a palavra "Sistema" no campo de procura. Selecione a entrada de "Sistema" a partir dos resultados de procura que surgem e depois clique em "Proteção de Sistema". Prossiga como descrito no Passo 3. Anular restauro do sistema (Windows 7) Se deseja anular o restauro do sistema, deverá: 1. Encerrar todos os programas. 2. Prosseguir para "Iniciar > Painel de controlo > Sistema e Segurança > Sistema > esquerda: Proteção de Sistema > Restauro do Sistema". Ou: Clicar em "Iniciar" e inserir a palavra "Sistema" no campo de procura. Selecione a entrada "Sistema" dos resultados de procura que surgem e depois clique em "Proteção de sistema". 3. Clicar em "Anular restauro do sistema". 4. Verificar as opções selecionadas e clique em "Terminar".

29 Anular alterações 29 Restauro de sistema no Windows 8 Faça um restauro de sistema no Windows 8, como se segue: 1. Caso tenha várias Contas de Utilizador no seu PC, utilize uma conta com privilégios de administrador. 2. Encerre os outros programas que eventualmente estejam a correr antes de iniciar o restauro do sistema. 3. Abra o simplitec Power Suite e clique em "Anular alterações". Ou: Abra o ambiente do Windows 8, digite rstui.exe e prima a tecla enter. O assistente do restauro de sistema é aberto. 4. Selecione o tempo de recuperação na caixa de diálogo. Ative a opção "Mais pontos de restauro", se o ponto de restauro pretendido não surgir na lista. 5. Clique em "Continuar" e "Completar, para iniciar a reprodução. O computador é reiniciado e as alterações são aceites. Atenção: Se não conseguir iniciar o computador, o restauro de sistema também não funcionará. Proceda da seguinte forma: Insira o DVD de instalação do Windows 8 e inicie o PC. No menu de inicialização, selecione "Opções de Recuperação do Sistema". Depois, selecione "Resolução de problema > Opções avançadas > Recuperar sistema". O assistente do restauro de sistema é aberto. Criar ponto de restauro manualmente (Windows 8) Crie um ponto de restauro do sistema, como se segue: 1. Caso tenha várias Contas de Utilizador no seu PC, utilize uma conta com direitos de administrador. 2. Encerre os outros programas que eventualmente estejam a correr antes de iniciar o restauro do sistema. 3. Abra o ambiente Windows 8, digite "Painel de controlo" e prima a tecla enter. O Painel de Controlo é aberto. Siga para "Sistema e Segurança > Sistema > Proteção do sistema" e clique sobre "Criar". Introduza uma descrição clara e clique em "Criar". É criado um ponto de restauro.

30 30 Anular restauro do sistema (Windows 8) Anule o restauro do sistema, como se segue: 1. Encerre os outros programas que eventualmente estejam a correr antes de iniciar o restauro do sistema. 2. Abra o ambiente Windows 8, digite "Painel de controlo" e prima a tecla enter. O Painel de Controlo é aberto. Siga para "Sistema e Segurança > Sistema > Proteção do sistema > Restauro do sistema". 3. Clique em "Anular Restauro do Sistema" 4. Reveja as opções e, em seguida, clique em "Concluir".

31 Índice 31 Índice A Antes de começar...6 Anular alterações...23 Anular restauro do sistema (Windows 7)...28 Anular restauro do sistema (Windows 8) Anular restauro do sistema com o Windows Vista...26 Anular restauro do sistema com Windows XP...25 Atendimento ao cliente... 5 Ativação de programas...13 Atualizar controladores Atualizar programas C Criar ponto de restauro manualmente (Windows 8)...29 Crie um ponto de restauro do sistema manualmente (Windows 7)...28 D Definir manualmente ponto de restauro do sistema (XP) Definir manualmente ponto de restauro do sistema no tempo (Vista)...26 Desfragmentação das drives de sistema Desfragmentar o registo...17 Desinstalação do programa... 5 Destruir ficheiros eliminados Dicas para ajuda do programa...6 Direitos de autor... 2 E Eliminar dados na Reciclagem de forma segura Eliminar ficheiros desnecessários Eliminar rasto de Internet I Interface do programa Introdução...8 L Limpeza do registo...17

32 32 M Modo de alta velocidade... 15, 22 N Número de série...6 O O que é simplitec Power Suite?...8 Otimização da Internet...14 Otimização do arranque automático...14 Otimização dos Serviços do Windows!...14 P Poupar energia...16 R Recuperar ficheiros eliminados...19, 21 Restauro de sistema no Windows Restauro de sistema no Windows Restauro de sistema no Windows Vista Restauro de sistema no Windows XP S simpliclean... 9, 16 simplifast... 8, 14 simplisafe... 9, 18

Guia de início rápido do Powersuite

Guia de início rápido do Powersuite 2013 Ajuste e cuide do desempenho de seu computador com um aplicativo poderoso e ágil. Baixando e instalando o Powersuite É fácil baixar e instalar o Powersuite geralmente, demora menos de um minuto. Para

Leia mais

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades

TCEnet. Manual Técnico. Responsável Operacional das Entidades TCEnet Manual Técnico Responsável Operacional das Entidades 1 Índice 1. Introdução... 3 2. Características... 3 3. Papéis dos Envolvidos... 3 4. Utilização do TCEnet... 4 4.1. Geração do e-tcenet... 4

Leia mais

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário

Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Polycom RealPresence Content Sharing Suite Guia rápido do usuário Versão 1.2 3725-69877-001 Rev.A Novembro de 2013 Neste guia, você aprenderá a compartilhar e visualizar conteúdos durante uma conferência

Leia mais

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM

Solicitação de Manutenção de Veículo. Manual SRM Manual SRM 1 Índice 1. Requerimentos Técnicos para Utilização do Sistema... 4 1.1 Hardware... 4 1.2 Software... 5 1.3 Conexão à Internet... 9 2. Desabilitação do Bloqueio Automático de Pop-ups...10 3.

Leia mais

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8

RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 RESTAURAÇÃO NO WINDOWS 8 Este documento se aplica aos computadores HP e Compaq com Windows 8, mas a lógica de funcionamento é a mesma para os demais computadores. Este documento explica como usar e solucionar

Leia mais

mobile PhoneTools Guia do Usuário

mobile PhoneTools Guia do Usuário mobile PhoneTools Guia do Usuário Conteúdo Requisitos...2 Antes da instalação...3 Instalar mobile PhoneTools...4 Instalação e configuração do telefone celular...5 Registro on-line...7 Desinstalar mobile

Leia mais

Instalação e Manutenção de Microcomputadores (COI)

Instalação e Manutenção de Microcomputadores (COI) Instalação e Manutenção de Microcomputadores (COI) 4. Montagem do Computador Disco rígido limpeza; Disco rígido verificação de erros (modo gráfico); Disco rígido verificação de erros (linha de comandos;

Leia mais

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Instalação e Actualização do Windows 8.1 Actualizar o BIOS, aplicações, controladores e executar o Windows Update Seleccionar o tipo de instalação Instalar

Leia mais

Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Primeiros passos

Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Primeiros passos Primeiros passos Auxiliar de instalação (Português Brasileiro) Agradecemos que você tenha optado por nosso produto e esperamos que esteja sempre satisfeito(a) com seu novo software da G DATA. Caso algo

Leia mais

Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10

Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10 Guia de instalação do Player Displr Windows 7, 8.1 e 10 Versão 1.0 www.displr.com Índice 1- Requisitos mínimos do sistema... 3 2- Preparação da instalação... 3 3- Assistente de instalação... 4 3.1 Bem-vindo

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201

Atualização, Backup e Recuperação de Software. Número de Peça: 405533-201 Atualização, Backup e Recuperação de Software Número de Peça: 405533-201 Janeiro de 2006 Sumário 1 Atualizações de Software Recebimento Automático de Atualizações de Software HP...................................

Leia mais

Acer erecovery Management

Acer erecovery Management 1 Acer erecovery Management Desenvolvido pela equipa de software da Acer, o Acer erecovery Management é uma ferramenta que lhe permite de forma fácil, fiável e segura restaurar o seu computador para o

Leia mais

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Onde colocar o repetidor sem fios WPS EM4590?... 3 3.0 Configurar

Leia mais

EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA

EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA EM398x-R1 UPS 600-1000-1600VA EM398X-R1 - UPS 600-1000-1600VA 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem... 3 1.3 Ligar a UPS... 3 2.0 Software

Leia mais

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação Sphinx : software para coleta e análise de dados acadêmicos e gerenciais. Tecnologia e informação para a decisão! Copyright Sphinx Todos direitos reservados Guia Sphinx: instalação, reposição e renovação

Leia mais

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc

Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Procedimentos para Reinstalação do Sisloc Sumário: 1. Informações Gerais... 3 2. Criação de backups importantes... 3 3. Reinstalação do Sisloc... 4 Passo a passo... 4 4. Instalação da base de dados Sisloc...

Leia mais

Guia de instalação e Activação

Guia de instalação e Activação Guia de instalação e Activação Obrigado por ter escolhido o memoq 5, o melhor ambiente de tradução para tradutores freelancer, companhias de tradução e empresas. Este guia encaminha-o através do processo

Leia mais

Motorola Phone Tools. Início Rápido

Motorola Phone Tools. Início Rápido Motorola Phone Tools Início Rápido Conteúdo Requisitos mínimos... 2 Antes da instalação Motorola Phone Tools... 3 Instalar Motorola Phone Tools... 4 Instalação e configuração do dispositivo móvel... 5

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR SISTEMA DE INFORMAÇÃO FORMAÇÃO CONTÍNUA (Art.21.º do Decreto-Lei n.º22/2014, de 11 de fevereiro) 6 de julho de 2015 Índice 1. ENQUADRAMENTO... 5 1.1 Objetivo... 5 1.2 Contactos Úteis...

Leia mais

Canon Self-Service. Guia de Introdução. Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon

Canon Self-Service. Guia de Introdução. Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon Canon Self-Service Guia de Introdução Um manual que o ajuda a registar-se e a começar a utilizar o portal online Self-Service da Canon Introdução Este manual é dirigido à pessoa responsável pela gestão

Leia mais

MANUAL DO PVP SUMÁRIO

MANUAL DO PVP SUMÁRIO Manual PVP - Professores SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO... 6 2 ACESSANDO O PVP... 8 3 TELA PRINCIPAL... 10 3.1 USUÁRIO... 10 3.2 INICIAL/PARAR... 10 3.3 RELATÓRIO... 10 3.4 INSTITUIÇÕES... 11 3.5 CONFIGURAR... 11

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8

Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Instruções de instalação e remoção para os drivers de impressora PostScript e PCL do Windows Versão 8 Este arquivo ReadMe contém as instruções para a instalação dos drivers de impressora PostScript e PCL

Leia mais

F-Secure Anti-Virus for Mac 2015

F-Secure Anti-Virus for Mac 2015 F-Secure Anti-Virus for Mac 2015 2 Conteúdos F-Secure Anti-Virus for Mac 2015 Conteúdos Capítulo 1: Introdução...3 1.1 Gerir subscrição...4 1.2 Como ter a certeza de que o meu computador está protegido...4

Leia mais

MANUAL CFTV DIGITAL - LINHA LIGHT 16 CANAIS 120 FPS / VID 120-LI CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR 16 Canais - 120 FPS Processador Dual Core 2.0GHZ ou superior; Placa Mãe Intel ou Gigabyte com chipset Intel;

Leia mais

Reparar inicialização BOOTMGR IS MISSING (Está ausente) Este erro indica que o setor de inicialização está danificado ou ausente.

Reparar inicialização BOOTMGR IS MISSING (Está ausente) Este erro indica que o setor de inicialização está danificado ou ausente. Reparar inicialização BOOTMGR IS MISSING (Está ausente) Este erro indica que o setor de inicialização está danificado ou ausente. Observação Para concluir estas etapas, você deve ter um disco de instalação

Leia mais

Samsung Auto Backup FAQ

Samsung Auto Backup FAQ Samsung Auto Backup FAQ Instalação P: Liguei a unidade de disco rígido externo da Samsung mas nada acontece. R: Verifique a conexão do cabo USB. A luz LED acende-se na unidade de disco rígido externo Samsung

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO

MANUAL DE INSTALAÇÃO MANUAL DE INSTALAÇÃO V3.0.0 AVAplayer Índice Requisito Mínimos...2 Computador de emissão...2 Computadores de produção postos de trabalho...2 Instalação...3 Instalar o AVAplayer a partir do CD-ROM fornecido...3

Leia mais

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos

Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Google Drive: Acesse e organize seus arquivos Use o Google Drive para armazenar e acessar arquivos, pastas e documentos do Google Docs onde quer que você esteja. Quando você altera um arquivo na web, no

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Elementos necessários 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5"

EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5 e 3,5 EW7011 Estação de ancoragem USB 3.0 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5" 2 PORTUGUÊS Estação de Ancoragem USB 3.0 EW7011 para discos rígidos SATA de 2,5" e 3,5" Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções

Leia mais

EM4586 Adaptador USB sem Fios com banda dupla

EM4586 Adaptador USB sem Fios com banda dupla EM4586 Adaptador USB sem Fios com banda dupla EM4586 - Adaptador USB sem Fios com banda dupla 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Instalar e ligar o EM4586 (apenas

Leia mais

Capítulo 1: Introdução...3

Capítulo 1: Introdução...3 F-Secure Anti-Virus for Mac 2014 Conteúdos 2 Conteúdos Capítulo 1: Introdução...3 1.1 O que fazer após a instalação...4 1.1.1 Gerir subscrição...4 1.1.2 Abrir o produto...4 1.2 Como ter a certeza de que

Leia mais

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito.

Atualização De Mapas GPS Apontador. 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. Atualização De Mapas GPS Apontador 1º Acessar site: www.naviextras.com 2º Selecione o Idioma para Português no seu canto direito. 3º Clique na Opção Registrar 4º Selecione o Dispositivo Apontador e o Modelo

Leia mais

2 de maio de 2014. Remote Scan

2 de maio de 2014. Remote Scan 2 de maio de 2014 Remote Scan 2014 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. Conteúdo 3 Conteúdo...5 Acesso ao...5

Leia mais

Pesquisa e organização de informação

Pesquisa e organização de informação Pesquisa e organização de informação Capítulo 3 A capacidade e a variedade de dispositivos de armazenamento que qualquer computador atual possui, tornam a pesquisa de informação um desafio cada vez maior

Leia mais

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS.

MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. PROGRAMA EMBRAPA DE MELHORAMENTO DE GADO DE CORTE MANUAL DE INSTALAÇÃO 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS ; 3) SUMÁRIOS GENEPLUS. MANUAL DE INSTALAÇÃO: 1) ORACLE VIRTUALBOX ; 2) MICROSOFT WINDOWS

Leia mais

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados. Guia de Instalação

Leia antes de utilizar. Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados. Guia de Instalação Leia antes de utilizar Sistema de Software de Desenho de Bordados Personalizados Guia de Instalação Leia este guia antes de abrir o pacote do CD-ROM Obrigado por adquirir este software. Antes de abrir

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez

1- Requisitos mínimos. 2- Instalando o Acesso Full. 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez Manual Conteúdo 1- Requisitos mínimos... 2 2- Instalando o Acesso Full... 2 3- Iniciando o Acesso Full pela primeira vez... 2 4- Conhecendo a barra de navegação padrão do Acesso Full... 3 5- Cadastrando

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR

Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR Microsoft Office Outlook Web Access ABYARAIMOVEIS.COM.BR 1 Índice: 01- Acesso ao WEBMAIL 02- Enviar uma mensagem 03- Anexar um arquivo em uma mensagem 04- Ler/Abrir uma mensagem 05- Responder uma mensagem

Leia mais

Data de Aplicação 2/04/2009

Data de Aplicação 2/04/2009 FICHA TÉCNICA Exercício nº 9 Data de Aplicação 2/04/2009 NOME DO EXERCÍCIO Instalação de Software Base DESTINATÁRIOS Duração Pré Requisitos Recursos / Equipamentos Orientações Pedagógicas OBJECTIVOS Resultado

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Contéudo 3 Introdução 4 Elementos necessários 5 Descrição geral da instalação 5 Passo 1: Verificar se existem actualizações 5 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco

Manual de Utilizador. Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais. Escola Superior de Tecnologia. Instituto Politécnico de Castelo Branco Escola Superior de Tecnologia Instituto Politécnico de Castelo Branco Departamento de Informática Curso de Engenharia Informática Disciplina de Projecto de Sistemas Industriais Ano Lectivo de 2005/2006

Leia mais

Manual de utilizador

Manual de utilizador Manual de utilizador Índice Introdução... 1 NOTAS IMPORTANTES... 1 Declarações Legais... 3 Instalação e Configuração... 5 Requisitos do Sistema... 5 Instalação... 5 Activação... 7 Actualização Automática...

Leia mais

para Mac Guia de Inicialização Rápida

para Mac Guia de Inicialização Rápida para Mac Guia de Inicialização Rápida O ESET Cybersecurity fornece proteção de última geração para o seu computador contra código malicioso. Com base no ThreatSense, o primeiro mecanismo de verificação

Leia mais

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4.

Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. 1 Sumário 1. SOBRE O NFGoiana DESKTOP... 3 1.1. Apresentação... 3 1.2. Informações do sistema... 3 1.3. Acessando o NFGoiana Desktop... 3 1.4. Interface do sistema... 4 1.4.1. Janela Principal... 4 1.5.

Leia mais

EW7033 caixa para discos rígidos SATA de 2,5 USB 3.0

EW7033 caixa para discos rígidos SATA de 2,5 USB 3.0 EW7033 caixa para discos rígidos SATA de 2,5 USB 3.0 2 PORTUGUÊS EW7033 Caixa para discos rígidos SATA de 2,5" USB 3.0 Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem...

Leia mais

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz

SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES. Professor Carlos Muniz SISTEMAS OPERACIONAIS LIVRES Agendar uma tarefa Você deve estar com logon de administrador para executar essas etapas. Se não tiver efetuado logon como administrador, você só poderá alterar as configurações

Leia mais

GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT

GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT GUIA RÁPIDO SISTEMA ANTIFURTO THEFT DETERRENT SUMÁRIO Prefácio... 1 A quem se destina... 1 Nomenclatura utilizada neste documento... 1 Tela de login... 2 Tela Inicial... 4 Gestão de Dispositivo Acompanhar

Leia mais

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO.

NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. INSITE BOLETIM DE INSTALAÇÃO Página 2: Instalando o INSITE Página 7: Removendo o INSITE NOTA: POR FAVOR, NÃO TENTE INSTALAR O SOFTWARE ANTES DE LER ESTE DOCUMENTO. A INSTALAÇÃO OU O USO INCORRETOS PODEM

Leia mais

Como instalar uma impressora?

Como instalar uma impressora? Como instalar uma impressora? Antes de utilizar uma impressora para imprimir seus documentos, arquivos, fotos, etc. é necessário instalá-la e configurá-la no computador. Na instalação o computador se prepara

Leia mais

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update

Etapa 1: Limpar o computador e executar o Windows Update Usuários do Windows 7: Tente usar o utilitário de diagnóstico gratuito da HP para ajudá-lo a encontrar o melhor driver! IMPORTANTE: Você deve seguir estas soluções na ordem que são apresentadas para resolver

Leia mais

Atualizaça o do Maker

Atualizaça o do Maker Atualizaça o do Maker Prezados Clientes, Nós da Playlist Software Solutions empresa líder de mercado no desenvolvimento de software para automação de rádios - primamos pela qualidade de nossos produtos,

Leia mais

Memeo Instant Backup Guia de Referência Rápida

Memeo Instant Backup Guia de Referência Rápida Introdução O Memeo Instant Backup é uma solução de backup simples para um mundo digital complexo. Fazendo backup automático e contínuo de seus valiosos arquivos na sua unidade C, o Memeo Instant Backup

Leia mais

Conceitos importantes

Conceitos importantes Conceitos importantes Informática Informação + Automática Tratamento ou processamento da informação, utilizando meios automáticos. Computador (Provem da palavra latina: computare, que significa contar)

Leia mais

Segurança e recuperação Manual do utilizador

Segurança e recuperação Manual do utilizador Segurança e recuperação Manual do utilizador Copyright 2009 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Microsoft é uma marca comercial registada da Microsoft Corporation nos E.U.A. As informações contidas

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Do que necessita 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Procurar actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows

Leia mais

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural

Manual de Utilização. Site Manager. Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Manual de Utilização Site Manager Tecnologia ao serviço do Mundo Rural Índice 1. Acesso ao Site Manager...3 2. Construção/Alteração do Menu Principal...4 3. Inserção/ Alteração de Conteúdos...7 4. Upload

Leia mais

RECURSOS DO WINDOWS FERRAMENTAS DO SISTEMA TAREFAS AGENDADAS SCANDISK DESFRAGMENTADOR DE DISCO LIMPEZA DE DISCO RESTAURAÇÃO DO SISTEMA

RECURSOS DO WINDOWS FERRAMENTAS DO SISTEMA TAREFAS AGENDADAS SCANDISK DESFRAGMENTADOR DE DISCO LIMPEZA DE DISCO RESTAURAÇÃO DO SISTEMA RECURSOS DO WINDOWS FERRAMENTAS DO SISTEMA TAREFAS AGENDADAS SCANDISK DESFRAGMENTADOR DE DISCO LIMPEZA DE DISCO RESTAURAÇÃO DO SISTEMA Para ter acesso as Ferramentas do Sistema no Windows XP clique em

Leia mais

SYNCING.NET 2.0 Instalação & Configuração

SYNCING.NET 2.0 Instalação & Configuração SYNCING.NET 2.0 Instalação & Configuração Dicas e Recomendações...1 Instalação...2 Configuração...2 Primeiros Passos...2 Sincronização de Pastas (Partilha de Arquivos)...3 Criar uma nova rede de partilha

Leia mais

Norton 360 Online Guia do Usuário

Norton 360 Online Guia do Usuário Guia do Usuário Norton 360 Online Guia do Usuário Documentação versão 1.0 Copyright 2007 Symantec Corporation. Todos os direitos reservados. O software licenciado e a documentação são considerados software

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP SISTEMA DE AUTOMAÇÃO COMERCIAL MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO BACKUP Apresentação Após o término da instalação você deverá configurar o Backup para que você tenha sempre uma cópia de segurança dos seus dados

Leia mais

Sistema de Chamados Protega

Sistema de Chamados Protega SUMÁRIO 1. INTRODUÇÃO... 3 2. REALIZANDO ACESSO AO SISTEMA DE CHAMADOS... 4 2.1 DETALHES DA PÁGINA INICIAL... 5 3. ABERTURA DE CHAMADO... 6 3.1 DESTACANDO CAMPOS DO FORMULÁRIO... 6 3.2 CAMPOS OBRIGATÓRIOS:...

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DE NOVA VERSÃO DO JAVA

PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DE NOVA VERSÃO DO JAVA 1 PROCEDIMENTOS PARA UTILIZAÇÃO DE NOVA VERSÃO DO JAVA A partir da atualização da versão do programa JAVA ( 7 Update 51) que ocorreu nas máquinas dos usuários em Janeiro/2014, algumas alterações de segurança

Leia mais

O Acer erecovery Management

O Acer erecovery Management O Acer erecovery Management O Acer erecovery Management constitui uma forma rápida, fiável e segura de restaurar o seu computador para as predefinições de fábrica ou para a configuração do sistema definida

Leia mais

Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService

Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService Manual Instalação, Configuração e Atualização FullCopyConvert Data FullCopyConvertService Revisão: Maio / 2015 Sumário Bem-vindo ao FullCopyConvert! Estas instruções irá guiá-lo através da instalação do

Leia mais

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente)

Ajuda das opções Fiery 1.3 (cliente) 2015 Electronics For Imaging. As informações nesta publicação estão cobertas pelos termos dos Avisos de caráter legal deste produto. 29 de janeiro de 2015 Conteúdo 3 Conteúdo...5 Ativar uma opção Fiery...6

Leia mais

Manual de Instalação e Utilização

Manual de Instalação e Utilização Manual de Instalação e Utilização DIGITAÇÃO DE PROPOSTAS ORÇAMENTÁRIAS Supervisão de Licitações Índice 1. Instalação do Programa 2. Utilização do Digitação de Propostas 2.1. Importar um arquivo 2.2. Realizar

Leia mais

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7)

Manual de Instalação. SafeSign Standard 3.0.77. (Para MAC OS 10.7) SafeSign Standard 3.0.77 (Para MAC OS 10.7) 2/23 Sumário 1 Introdução... 3 2 Pré-Requisitos Para Instalação... 3 3 Ambientes Homologados... 4 4 Hardware Homologado... 4 5 Instruções de Instalação... 5

Leia mais

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT

MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 4ª REGIÃO SECRETARIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO MANUAL DE CONFIGURAÇÃO DO COMPUTADOR PARA ACESSAR O SISTEMA PJE-JT Sumário 1.Pré-requisitos...2

Leia mais

Configuração do Servidor DHCP no Windows Server 2003

Configuração do Servidor DHCP no Windows Server 2003 Configuração do Servidor DHCP no Windows Server 2003 Como instalar o Serviço DHCP Antes de poder configurar o serviço DHCP, é necessário instalá lo no servidor. O DHCP não é instalado por padrão durante

Leia mais

User Guide. PRIMAVERA EXPRESS V7 Versão 1.0. Março de 2012. Pg 1

User Guide. PRIMAVERA EXPRESS V7 Versão 1.0. Março de 2012. Pg 1 User Guide PRIMAVERA EXPRESS V7 Versão 1.0 Março de 2012 Pg 1 1. Instalação Para poder efetuar o download do produto PRIMAVERA Express deve começar por se registar no site da PRIMAVERA, indicando os dados

Leia mais

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Para fazer um scan, clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira AntiVir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows)

Leia mais

ArcSoft MediaConverter

ArcSoft MediaConverter ArcSoft MediaConverter User Manual Português 1 201004 Índice Índice... 2 1. Índice... 3 1.1 Requisitos do sistema... 4 1.2 Extras... 4 2. Convertendo arquivos... 7 2.1 Passo1: Selecionar mídia... 7 2.1.1

Leia mais

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1

Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 Atualização do seu computador com Windows 8 da Philco para o Windows 8.1 O Windows 8.1 foi concebido para ser uma atualização para o sistema operacional Windows 8. O processo de atualização mantém configurações

Leia mais

Atualização, backup e recuperação de software

Atualização, backup e recuperação de software Atualização, backup e recuperação de software Guia do usuário Copyright 2007 Hewlett-Packard Development Company, L.P. Windows é uma marca registrada nos Estados Unidos da Microsoft Corporation. As informações

Leia mais

Atualização para Windows 8.1

Atualização para Windows 8.1 Atualização para Windows 8.1 Português Atualização para Windows 8.1 Antes de começar Antes de começar, prepare o seu Tesla W8 Recomendamos seguir estes passos preliminares para preparar o seu tablet antes

Leia mais

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014.

Manual de Instalação. Windows XP. Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. Manual de Instalação Windows XP Desenvolvedores: Patrick Duarte, Rodrigo dos Santos. Setembro de 2014. 1 SUMÁRIO OBJETIVO DO MANUAL:...03 REQUISITOS MÍNIMOS:...03 PROCESSO DE INSTALAÇÃO:...04 3.1 Documentos

Leia mais

Kobo Desktop. Manual do Usuário

Kobo Desktop. Manual do Usuário Kobo Desktop Manual do Usuário Kobo Desktop Manual Do Usuário Índice Sobre o Kobo Desktop... 4 Como baixar e instalar o Kobo Desktop... 5 Como instalar o Kobo Desktop para Windows... 5 Como instalar o

Leia mais

MANUAL INSTALAÇÃO GESPOS WINDOWS

MANUAL INSTALAÇÃO GESPOS WINDOWS MANUAL INSTALAÇÃO GESPOS WINDOWS A instalação do Gespos para Windows deverá ser feita no Windows 98 Segunda Edição ou superior. Independentemente do Sistema Operativo, antes de proceder à instalação da

Leia mais

SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L. Plataforma Office 365. Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas

SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L. Plataforma Office 365. Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas SECUNDÁRIA DE CAMARATE DIGIT@L Plataforma Office 365 Alojamento de ficheiros - OneDrive para Empresas Conteúdo Nota prévia... 2 Alojamento de ficheiros o OneDrive para Empresas... 2 Funcionalidades do

Leia mais

FAQ Perguntas Frequentes

FAQ Perguntas Frequentes FAQ Perguntas Frequentes 1. COMO ACESSO A PLATAFORMA DE ENSINO?... 2 2. NÃO CONSIGO REALIZAR O MEU CADASTRO NO AMBIENTE VIRTUAL DO MMA.... 4 3. FIZ MEU CADASTRO NO SITE E NÃO RECEBI O E-MAIL DE CONFIRMAÇÃO

Leia mais

OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software. Guia de Instalação. Procedimento de instalação

OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software. Guia de Instalação. Procedimento de instalação OneTouch ZOOM Pro Diabetes Management Software com SnapShot Guia de Instalação Procedimento de instalação 1. Insira o CD de instalação do OneTouch Zoom Pro na unidade de CD-ROM. NOTA: Se instalar o programa

Leia mais

Manual Programa SOSView 4.0

Manual Programa SOSView 4.0 2012 Manual Programa SOSView 4.0 Laboratório SOS Sotreq Versão Manual 1.0 01/03/2012 Página 1 de 52 Manual Programa SOSView 4 Instalação do Programa Utilização em Rede Importação de Amostras Consulta de

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

EW1051 Leitor de Smart Card USB

EW1051 Leitor de Smart Card USB EW1051 Leitor de Smart Card USB EW1051 Leitor de Smart Card USB 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Funções e funcionalidades... 2 1.2 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Instalar o EW1051 com o Windows

Leia mais

Manual do usuário. Mobile Auto Download

Manual do usuário. Mobile Auto Download Manual do usuário Mobile Auto Download Mobile Auto Download Parabéns, você acaba de adquirir um produto com a qualidade e segurança Intelbras. Este manual serve como referência para a sua instalação e

Leia mais

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers

GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers GUIA DE CONSULTA RÁPIDA PARA Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers Conteúdo 1. Introdução...1 2. Requisitos obrigatórios...1 3. Instalação do Nokia Connectivity Cable Drivers...2 3.1 Antes da

Leia mais

CONFIGURADOR DO PAINEL FP1 v 1.3

CONFIGURADOR DO PAINEL FP1 v 1.3 CONFIGURADOR DO PAINEL FP1 v 1.3 1. INTRODUÇÃO Este software permite a configuração dos dispositivos de detecção manuais e ou automáticos do sistema digital de alarme de incêndio FP1. Pode-se, por intermédio

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

Manual de Configuração de Ambiente para Utilização do Login via Certificado Digital no Cadastro Web

Manual de Configuração de Ambiente para Utilização do Login via Certificado Digital no Cadastro Web Manual de Configuração de Ambiente para Utilização do Login via Certificado Digital no Cadastro Web AÇÕES IMPORTANTES Ao tentar acessar o Cadastro Web por meio da certificação digital, é fundamental realizar

Leia mais

Instalação do Sistema Operativo Windows XP

Instalação do Sistema Operativo Windows XP Curso Profissional - Técnico de Informática de Gestão 10ºB Prof. Pedro Lopes Ficha de Trabalho nº1 S i s t e m a s d e I n f o r m a ç ã o Instalação do Sistema Operativo Windows XP A instalação de um

Leia mais

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS

AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS AP_ Conta Aplicativo para digitação e envio de contas médicas no padrão TISS Manual de Instalação Tempro Software StavTISS Sumário 1. INTRODUÇÃO... 2 2. REQUISITOS DO SISTEMA... 3 3. INSTALAÇÃO... 4 4.

Leia mais

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco).

3. No painel da direita, dê um clique com o botão direito do mouse em qualquer espaço livre (área em branco). Permissões de compartilhamento e NTFS - Parte 2 Criando e compartilhando uma pasta - Prática Autor: Júlio Battisti - Site: www.juliobattisti.com.br Neste tópico vamos criar e compartilhar uma pasta chamada

Leia mais