AS ALTERAÇÕES HIDROQUÍMICAS DAS ÁGUAS DOS AQUÍFEROS CABO E BEBERIBE NA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE PE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "AS ALTERAÇÕES HIDROQUÍMICAS DAS ÁGUAS DOS AQUÍFEROS CABO E BEBERIBE NA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE PE"

Transcrição

1 AS ALTERAÇÕES HIDROQUÍMICAS DAS ÁGUAS DOS AQUÍFEROS CABO E BEBERIBE NA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE PE Alexandre L. S. BORBA 1 ; Margarida R. COSTA 1 ; Waldir D.C. FILHO CPRM Serviço Geológico do Brasil. alexandre.borba@cprm.gov.br; margarida.regueira@cprm.gov.br; waldir.costa@cprm.gov.br. RESUMO - A localização da Região Metropolitana de Recife (RMR) numa Planície Deltáica originaram aquíferos com características hidrodinâmicas e hidroquímicas distintas, sendo as mesmas passando por variações à medida que aumentam as explotações desde a década de 90 com o colapso do abastecimento d água, principalmente afetando os Aquíferos Cabo e Beberibe. O uso indiscriminado das águas subterrâneas tem provocado sérios danos nos Aquíferos Cabo e Beberibe, tais como: rebaixamento piezométrico; variação dos parâmetros hidrodinâmicos e hidroquímicos; contaminação por agentes físico-químicos; e a ocupação indiscriminada das áreas de recarga entre outros, necessitando uma urgente e eficaz ação fiscalizadora e controladora dos órgãos gestor estadual (APAC Agência Pernambucana de Águas e Clima) e ambiental (CPRH Agência Pernambucana de Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Sintonizado no problema pelo qual vem ocorrendo no âmbito nacional com a explotação das águas subterrâneas, que expõe as futuras populações à escassez desse precioso bem mineral, como consequência da ausência de técnicas preservativas e construtivas capazes de conduzir às condições de explotações ordenadas, o Governo Federal através do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) elaborou o Projeto Implantação de Rede Básica Nacional de Monitoramento Integrado das Águas Subterrâneas, cujo objetivo geral será a caracterização hidrogeológica a partir da integração, análise e interpretação dos dados existentes, bem como o monitoramento da água subterrânea através de poços tubulares selecionados através do SIAGAS (Sistema de Informações de Águas Subterrâneas). PALAVRAS-CHAVE: Aquíferos Cabo e Beberibe, uso indiscriminado, parâmetros hidroquímicos, contaminação, ação fiscalizadora, monitoramento. ABSTRACT - The location of the metropolitan region of Recife (RMR) on a plain aquifers originated with hydrodynamic characteristics Deltáica and hidroquímicas, being the same past as variations that increase the explotações since the 90 with the collapse of water supply, mainly affecting aquifers and Beberibe. The indiscriminate use of groundwater has caused serious damage to the Cable and Beberibe Aquifers, such as: piezometric relegation; variation of hydrodynamic parameters and large; contamination by physical and chemical agents; and the indiscriminate occupation of recharge areas among others, requiring an urgent and effective inspection and action of controller State Manager (APAC-Pernambuco water Agency and climate) and environmental (CPRH-Agency Pernambucana de Environment e Water Resources). Tuned into trouble by which has taken place at the national level

2 with the exploitation of groundwater, which exposes the future scarcity of this precious populations as well, as a result of the absence of constructive and preservative techniques capable of conducting explotações conditions, the Federal Government through the geological survey of Brazil (CPRM) has developed the project "Basic National Network deployment of Integrated Monitoring of groundwater", whose general objective is the hydrogeological characterization from the integration, analysis and interpretation of existing data, as well as groundwater monitoring through selected through the tube wells SIAGAS (groundwater Information System). Keywords: Aquifers Cable and Beberibe, indiscriminate, hydrochemical parameters, contamination monitoring and control monitoring. 1. A CARACTERIZAÇÃO HIDROGEOLÓGICA DOS AQUÍFEROS CABO E BEBERIBE NA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE De acordo com o HIDROREC II (2002), os aquíferos Cabo e Beberibe ocorrem nos diversos domínios hidrogeomórficos da Região Metropolitana de Recife e se apresentam nas formas livre, confinada e semi-confinada, com as características gerais das litologias apresentadas na Tabela 1. Tabela 1 - Características Gerais das Litologias dos Aquíferos da RMR. PARÂMETROS Aquífero Cabo Granulometria dos Sedimentos Predomínio de arenitos argilosos Aquífero Beberibe Predomínio de arenitos Cimentação dos Sedimentos Argila Carbonática na parte superior Coloração predominante dos sedimentos Acinzentada a esverdeada Acinzentada Presença de estratificação Bem assinalada Incipiente Diagênese primária dos sedimentos Fraca a média Média Material Orgânico na matriz Inexistente Inexistentes ou pouco material fosfático Angulosidade/Arredondamento dos Grãos Arredondado a subarredondado Semiarredondado Composição mineral primária Resistência à penetração mecânica Quartzo e argilominerais Regular a forte Quartzo Resistência média a elevada Fonte: Adaptado do HIDROREC II (2002).

3 Através do SIAGAS (Sistema de Informações de Águas Subterrâneas), desenvolvido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), e pelo Projeto MONACRE (Monitoramento de Aquíferos Costeiros da Região Metropolitana de Recife PE), cujo convênio envolve a Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE) de Pernambuco e o Serviço Geológico do Brasil (CPRM), onde, entre outros temas, está sendo focado o levantamento das condições operacionais das captações subterrâneas e a atualização do Banco de Dados de Poços, foi possível organizar uma série histórica de parâmetros hidroquímicos das águas dos poços tubulares que captam as águas dos aquíferos Cabo e Beberibe, apesar de existirem milhares de poços tubulares construídos fora das normas técnicas estabelecidas pela ABNT, que acabam captando águas misturadas com o aquífero Boa Viagem, que ocorre de maneira livre e sobrepondo os aquíferos em estudo. O maior problema que vem afetando as águas dos aquíferos Cabo e Beberibe é a variação da composição hidroquímica, principalmente a partir da década 90, provocada pela explotação descontrolada e pela construção mal executada de poços tubulares. O aquífero Cabo é o principal fornecedor de água para os condomínios residenciais e indústrias da RMR, enquanto que o aquífero Beberibe é o principal da RMR em termos de capacidade de vazão de explotação e características hidroquímicas da água, e que vem sendo explotado para as mais diversas finalidades de uso (Abastecimento Humano, Comercialização de Água Potável e Mineral, nas Indústrias, etc.), sendo a Companhia Pernambucana de Saneamento (COMPESA) responsável pelos maiores volumes extraídos. 2. A CARACTERIZAÇÃO HIDROQUÍMICA DOS AQUÍFEROS CABO E BEBERIBE NA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE Existem dois grandes grupos de usuários diretos dos aquíferos Cabo e Beberibe na Região Metropolitana de Recife: os Condomínios Residenciais e as Indústrias, que explotam as águas, na grande maioria, sem às devidas fiscalizações dos órgãos gestores estadual, provocando os rebaixamentos dos níveis estático e dinâmico ao longo do tempo, como observamos a Planilha 1 que apresenta as médias históricas das características dos poços tubulares desses usuários nos períodos de 1998 a 2002 e de 2002 a 2012, (2328 amostras analisadas), correspondendo a grande maioria dos tipos de usos dessa região pernambucana.

4 Planilha 1- Médias históricas das características dos poços tubulares dos usuários de condomínios residenciais e indústrias na RMR, para os aquíferos Cabo e Beberibe. Médias das Características dos Poços Tubulares dos Usuários de Condomínios Residenciais e Indústrias na RMR Período Profundidade Aquífero Cabo Diâmetro do Revestimento (pol.) Estático Dinâmico Vazão (m 3 /h) Profundidade Aquífero Beberibe Diâmetro do Estático Revestimento (pol.) Dinâmico Vazão (m 3 /h) 1998 a ,2 4. 1/2 46,7 67,25 7,71 120, /2 31,5 45,87 17, a /2 70,3 119,4 8,3 4. 1/ ,2 52,7 19,2 Também baseando-se em 2328 dados de poços tubulares profundos (acima de 80 metros) extraídos do SIAGAS e do MONACRE nos períodos de 1998 a 2002 e de 2002 a 2012, observa-se que os aquíferos Cabo e Beberibe apresentam valores altos de Condutividade Elétrica e de Sólidos Totais Dissolvidos para os padrões de potabilidade estabelecidos nas Portarias do Ministério da Saúde N o. 518 de 25 de março de 2004 e N o de 12 de dezembro de 2011, e os valores médios mostram que o teor de Ferro já se encontra acima do valor máximo permitido. A alcalinidade foi identificada como de um caráter pouco corrosivo nas águas desses aquíferos, principalmente no Beberibe. A dureza total apresentada pelas águas identifica-as como águas brandas e dentro dos padrões de potabilidade, não causando, por enquanto, danos à saúde. Com relação aos íons maiores (cálcio, magnésio, sódio, potássio, cloretos, sulfatos, bicarbonatos, carbonatos e nitratos), todos eles situam-se dentro dos limites de potabilidade, com valores abaixo de 100 mg/l, havendo, no entanto, alguns focos de elevados teores (cloretos e sódio) que comprometem localmente a qualidade química da água explotada nesses dois aquíferos. A Planilha 2 abaixo representa as médias históricas das características de alguns parâmetros físico-químicos das águas subterrâneas de poços tubulares dos usuários de condomínios residenciais e industriais que captam as águas dos aquíferos Cabo e Beberibe na RMR, nos períodos de 1998 a 2002 e de 2002 a 2012.

5 Planilha 2 - Médias históricas de alguns parâmetros físico-químicos das águas dos poços tubulares dos usuários de condomínios residenciais e indústrias na RMR, para os aquíferos Cabo e Beberibe, nos períodos de 1998 a 2002 e de 2002 a Médias de Parâmetros Físico-Químicos das Águas dos Poços Tubulares dos Usuários de Condomínios Residenciais e Indústrias na Região Metropolitana de Recife Período 1998 a 2002 Ferro Cloretos Aquífero Cabo Condutividade Elétrica (µs/cm) Sólidos Totais Dissolvidos ph Ferro Cloretos Aquífero Beberibe Condutividade Elé ctrica (µs/cm) Sólidos Totais Dissolvidos 0,43 79,9 198,98 178,65 6,27 0,18 83,84 156,70 89,88 6,26 ph 2002 a ,58 169,73 445,98 392,81 6,60 0,35 95,33 282,40 198,7 6,41 As construções de poços tubulares fora dos padrões técnicos exigidos pela ABNT juntamente com as super explotações têm provocado as variações de parâmetros hidroquímicos nas águas dos aquíferos Cabo e Beberibe na RMR. Problemas construtivos ocasionam as misturas das águas do aquífero superior, o chamado Boa Viagem (HIDROREC II, 2002), com os aquíferos Cabo e Beberibe. 3. CONSIDERAÇÕES FINAIS E CONCLUSÕES Os dados históricos dos períodos de 1998 a 2002 e de 2002 a 2012, baseado na análise em 2328 dados de poços tubulares profundos, alertam para os aumentos dos valores médios para o Ferro, Cloretos, Condutividade Elétrica, Sólidos Totais Dissolvidos e ph de maneira progressiva, estabelecidos pelas Portarias do Ministério da Saúde N o. 518/2004 e N o /2011, com os valores médios do teor de Ferro já se encontrando acima do valor máximo permitido. Não podemos descartar o fator qualidade das construções dos poços tubulares como um possível incremento para as variações hidroquímicas dos aquíferos Cabo e Beberibe na RMR, cabendo ao órgão gestor estadual (APAC Agência Pernambucana de Águas e Clima), vinculada a Secretaria de Recursos Hídricos e Energético de Pernambuco, e o órgão ambiental (CPRH Agência Pernambucana de Meio Ambiente e Recursos Hídricos) a tomarem as devidas providências quanto aos procedimentos regulares de outorgas, fiscalizações e monitoramentos, uma vez que os mesmos, desde o ano de 1998, vez sofrendo com as grandes explotações principalmente por parte dos condomínios residenciais e pelas indústrias.

6 Os poços tubulares em atividade devem ter as suas explotações controladas e fiscalizadas pelos órgãos competentes; os projetos construtivos dos futuros poços têm que ser fiscalizados; e os poços abandonados devem ser lacrados para diminuir os focos de contaminações dos aquíferos Cabo e Beberibe, segundo a Lei Estadual N /97, que dispõe sobre a conservação e proteção das águas subterrâneas de Pernambuco, e o Decreto Regulamentador N /98. Se a APAC e/ou CPRH não fiscalizarem as explotações e construções dos futuros poços tubulares, pelo menos na etapa da construção final dos mesmos, continuaremos a assistir as destruições progressivas dos aquíferos Cabo e Beberibe no tocante a qualidade das águas na Região Metropolitana de Recife. Referências Bibliográficas COSTA, W. D. et al. Estudos hidrogeológicos de Recife, Olinda, Camaragibe e Jaboatão dos Guararapes. Relatório Técnico (HIDROREC II). Recife: Secretaria de Recursos Hídricos Governo do Estado de Pernambuco, p. il.

RESOLUÇÃO CRH Nº 10 /09, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2009.

RESOLUÇÃO CRH Nº 10 /09, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2009. RESOLUÇÃO CRH Nº 10 /09, DE 03 DE DEZEMBRO DE 2009. Dispõe sobre a obrigatoriedade de realização de Análises Físico-químicas e Bacteriológicas com parâmetros físico-químicos e bacteriológicos específicos,

Leia mais

RESOLUÇÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE REALIZAÇÃO DE ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS E BACTERIOLÓGICAS

RESOLUÇÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE REALIZAÇÃO DE ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS E BACTERIOLÓGICAS RESOLUÇÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE REALIZAÇÃO DE ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS E BACTERIOLÓGICAS Waldir Duarte Costa Filho 1 ; Waldir Duarte Costa 2 & Alexandre Luiz Souza Borba 3 Resumo Com a procura de

Leia mais

The Current Situation of Water Supply and Business Opportunties in Pernambuco, Brazil

The Current Situation of Water Supply and Business Opportunties in Pernambuco, Brazil The Current Situation of Water Supply and Business Opportunties in Pernambuco, Brazil Flávio Coutinho Cavalcante Engineering Project Manager COMPESA flaviocoutinho@compesa.com.br Brazil Location BRAZIL

Leia mais

Tecnologias para disposição final de resíduos sólidos urbanos em municípios de pequeno porte. Dr. Cristiano Kenji Iwai

Tecnologias para disposição final de resíduos sólidos urbanos em municípios de pequeno porte. Dr. Cristiano Kenji Iwai Tecnologias para disposição final de resíduos sólidos urbanos em municípios de pequeno porte Dr. Cristiano Kenji Iwai Belo Horizonte Março/2013 Introdução Condições da disposição de resíduos no Brasil

Leia mais

V-070 - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA CONSUMIDA NO MUNICÍPIO DE CAIÇARA DO NORTE - RN

V-070 - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA CONSUMIDA NO MUNICÍPIO DE CAIÇARA DO NORTE - RN V-7 - AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA CONSUMIDA NO MUNICÍPIO DE CAIÇARA DO NORTE - RN André Luís Calado de Araújo (1) Engenheiro Civil pela UFPA (199). Mestre em Engenharia Civil pela UFPB (1993). PhD em

Leia mais

OCUPAÇÃO URBANA E AS CONCENTRAÇÕES DE NITRATO NO SISTEMA AQUÍFERO BAURU

OCUPAÇÃO URBANA E AS CONCENTRAÇÕES DE NITRATO NO SISTEMA AQUÍFERO BAURU SEMINÁRIO NITRATO NAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO ESTADO DE SÃO PAULO: DESAFIOS FRENTE AO PANORAMA ATUAL OCUPAÇÃO URBANA E AS CONCENTRAÇÕES DE NITRATO NO SISTEMA AQUÍFERO BAURU Dra. Claudia Varnier Núcleo de

Leia mais

ANÁLISE FISICO-QUIMICA DA ÁGUA DO POÇO CACIMBÃO DA CIDADE DE BREJO DO CRUZ-PB

ANÁLISE FISICO-QUIMICA DA ÁGUA DO POÇO CACIMBÃO DA CIDADE DE BREJO DO CRUZ-PB ANÁLISE FISICO-QUIMICA DA ÁGUA DO POÇO CACIMBÃO DA CIDADE DE BREJO DO CRUZ-PB Jéssica Ferreira dos Santos; Geovana do Socorro Vasconcelos Martins Universidade Estadual da Paraíba, jfs_msn@hotmail.com,

Leia mais

MONITORAMENTO DE AQUÍFEROS COSTEIROS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE/PE

MONITORAMENTO DE AQUÍFEROS COSTEIROS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE/PE MONITORAMENTO DE AQUÍFEROS COSTEIROS DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE/PE Waldir Duarte Costa Filho ; Alexandre Luiz Souza Borba 2 & João de Castro Mascarenhas 3 Resumo Iniciando com a etapa de atualização

Leia mais

Sistema de Alerta da Bacia do rio Doce

Sistema de Alerta da Bacia do rio Doce Sistema de Alerta da Bacia do rio Doce Belo Horizonte, 26 de novembro de 2015 às 19:30 h. Previsão da turbidez A CPRM está utilizando um modelo simplificado para a previsão de Turbidez na calha do rio

Leia mais

A OUTORGA DE DIREITO DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAPIBARIBE, PERNAMBUCO- BRASIL.

A OUTORGA DE DIREITO DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAPIBARIBE, PERNAMBUCO- BRASIL. XII Simpósio de Recursos Hídricos do Nordeste A OUTORGA DE DIREITO DE USO DOS RECURSOS HÍDRICOS NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAPIBARIBE, PERNAMBUCO- BRASIL. Marcos Antonio Barbosa da Silva Junior (UPE)

Leia mais

Serviço Geológico do Brasil CPRM

Serviço Geológico do Brasil CPRM Serviço Geológico do Brasil CPRM A Rede de Monitoramento de Águas Subterrâneas do Serviço Geológico do Brasil: Desafios e Estágio Atual de Implantação. Maria Antonieta Alcântara Mourão Frederico Cláudio

Leia mais

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.)

Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) Gerenciamento do Escopo do Projeto (PMBoK 5ª ed.) De acordo com o PMBok 5ª ed., o escopo é a soma dos produtos, serviços e resultados a serem fornecidos na forma de projeto. Sendo ele referindo-se a: Escopo

Leia mais

Karen Vendramini Itabaraci N. Cavalcante Rafael Mota Aline de Vasconcelos Silva

Karen Vendramini Itabaraci N. Cavalcante Rafael Mota Aline de Vasconcelos Silva UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO DE CIÊNCIAS DEPARTAMENTO DE GEOLOGIA ASPECTOS HIDROGEOLÓGICOS E HIDROQUÍMICOS DO BAIRRO BENFICA FORTALEZA, CEARÁ Karen Vendramini Itabaraci N. Cavalcante Rafael Mota

Leia mais

3 Metodologia de pesquisa

3 Metodologia de pesquisa 3 Metodologia de pesquisa Esta pesquisa foi concebida com o intuito de identificar como a interação entre o gerenciamento de projetos e o planejamento estratégico estava ocorrendo nas empresas do grupo

Leia mais

FONTES/NASCENTES. Departamento de Recursos Hídricos DRH Divisão de Outorga e Fiscalização

FONTES/NASCENTES. Departamento de Recursos Hídricos DRH Divisão de Outorga e Fiscalização FONTES/NASCENTES Departamento de Recursos Hídricos DRH Divisão de Outorga e Fiscalização O que é uma nascente? Nascentes, fontes ou olhos de água são os locais onde se verifica o aparecimento de água por

Leia mais

Figuras 3 e 4-Chuva Média e observada para o mês de fevereiro, respectivamente

Figuras 3 e 4-Chuva Média e observada para o mês de fevereiro, respectivamente ANÁLISE E PREVISÃO CLIMÁTICA PARA O SEMIÁRIDO E LITORAL LESTE DO RIO GRANDE DO NORTE No monitoramento das chuvas que ocorrem sobre o Estado do Rio Grande do Norte é observado que durante o mês de Janeiro

Leia mais

FABIANO BARRON FURLAN PROPOSTA DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE DADOS DO MEIO FÍSICO PARA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO AMBIENTAL DE ÁREAS CONTAMINADAS

FABIANO BARRON FURLAN PROPOSTA DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE DADOS DO MEIO FÍSICO PARA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO AMBIENTAL DE ÁREAS CONTAMINADAS FABIANO BARRON FURLAN PROPOSTA DE UM SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE DADOS DO MEIO FÍSICO PARA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO AMBIENTAL DE ÁREAS CONTAMINADAS Londrina 2005 FABIANO BARRON FURLAN PROPOSTA DE UM SISTEMA

Leia mais

ESTUDO TÉCNICO N.º 12/2014

ESTUDO TÉCNICO N.º 12/2014 ESTUDO TÉCNICO N.º 12/2014 Principais resultados da PNAD 2013 potencialmente relacionados às ações e programas do MDS MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL E COMBATE À FOME SECRETARIA DE AVALIAÇÃO E GESTÃO

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI

PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI PREFEITURA MUNICIPAL DE NITERÓI SECRETARIA MUNICIPAL DE CULTURA FUNDAÇÃO DE ARTE DE NITERÓI CHAMADA PÚBLICA Nº 01/2015 Chamada Pública para Publicação de Artigos e Ensaios A Prefeitura Municipal de Niterói,

Leia mais

Determinação das Durezas Temporária, Permanente e Total de uma Água

Determinação das Durezas Temporária, Permanente e Total de uma Água Determinação das Durezas Temporária, Permanente e Total de uma Água Dureza: Parâmetro característico das águas de abastecimento industrial e doméstico. Em suma é a dificuldade de uma água não dissolver

Leia mais

CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A LÂMPADAS LED COM DISPOSITIVO DE CONTROLE INTEGRADO À BASE

CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A LÂMPADAS LED COM DISPOSITIVO DE CONTROLE INTEGRADO À BASE CRITÉRIOS PARA A CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA DE ENERGIA A LÂMPADAS LED COM DISPOSITIVO DE CONTROLE INTEGRADO À BASE (DOCUMENTO COMPLEMENTAR AO REGULAMENTO PARA CONCESSÃO DO SELO PROCEL DE ECONOMIA

Leia mais

Definir e padronizar os procedimentos para o processo de cadastrar e acompanhar Programas Sociais.

Definir e padronizar os procedimentos para o processo de cadastrar e acompanhar Programas Sociais. Código: MAP-SEPSO-001 Versão: 00 Data de Emissão: 01/01/2013 Elaboração: Secretaria de Programas Sociais Aprovação: Presidência 1 OBJETIVO Definir e padronizar os procedimentos para o processo de cadastrar

Leia mais

Relatório elaborado pela. ONG Sustentabilidade e Participação

Relatório elaborado pela. ONG Sustentabilidade e Participação CENTRO UNIVERSITÁRIO SERRA DOS ORGÃOS - FESO Centro de Ciência e Tecnologia - CCT Curso de Engenharia de Produção NAI - Núcleo de Atividades Complementares Relatório elaborado pela ONG Sustentabilidade

Leia mais

ABNT NBR 15847 - Amostragem de água subterrânea em poços de monitoramento - Métodos de purga

ABNT NBR 15847 - Amostragem de água subterrânea em poços de monitoramento - Métodos de purga CEET-00:001.68 Comissão de Estudo Especial Temporária de Avaliação da Qualidade do Solo e da Água para Levantamento de Passivo Ambiental e Avaliação de Risco à Saúde Humana ABNT NBR 15847 - Amostragem

Leia mais

ABORDAGENS METODOLÓGICAS NA ELABORAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO

ABORDAGENS METODOLÓGICAS NA ELABORAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO ABORDAGENS METODOLÓGICAS NA ELABORAÇÃO DE PLANOS MUNICIPAIS DE SANEAMENTO BÁSICO Eng.ª Gabriela de Toledo, Msc Saneando Projetos de Engenharia e Consultoria Salvador/BA, 17 de Julho de 2015 METODOLOGIA:

Leia mais

A INTEGRAÇÃO DA REDE DE MONITORAMENTO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS (RIMAS) E O SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS (SIAGAS) SIRS

A INTEGRAÇÃO DA REDE DE MONITORAMENTO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS (RIMAS) E O SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS (SIAGAS) SIRS A INTEGRAÇÃO DA REDE DE MONITORAMENTO DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS (RIMAS) E O SISTEMA DE INFORMAÇÕES DE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS (SIAGAS) SIRS Daniele Tokunaga Genaro 1 * & Maria Antonieta A. Mourão 1 & Josias B.

Leia mais

AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE BALNEABILIDADE EM PRAIAS ESTUARINAS

AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE BALNEABILIDADE EM PRAIAS ESTUARINAS AVALIAÇÃO DOS INDICADORES DE BALNEABILIDADE EM ESTUARINAS Bianca Coelho Machado Curso de Engenharia Sanitária, Departamento de Hidráulica e Saneamento, Centro Tecnológico, Universidade Federal do Pará.

Leia mais

ANEXO 2 - TERMO DE REFERÊNCIA PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL SIMPLIFICADO PCAS I. CONTEÚDO MÍNIMO DO PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL SIMPLIFICADO PCAS

ANEXO 2 - TERMO DE REFERÊNCIA PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL SIMPLIFICADO PCAS I. CONTEÚDO MÍNIMO DO PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL SIMPLIFICADO PCAS ANEXO 2 - TERMO DE REFERÊNCIA PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL SIMPLIFICADO PCAS I. CONTEÚDO MÍNIMO DO PLANO DE CONTROLE AMBIENTAL SIMPLIFICADO PCAS O Plano de Controle Ambiental Simplificado deverá conter

Leia mais

DINÂMICA E EVOLUÇÃO DA SALINIZAÇÃO NO AQÜÍFERO CABO, PLANÍCIE DO RECIFE (PE)

DINÂMICA E EVOLUÇÃO DA SALINIZAÇÃO NO AQÜÍFERO CABO, PLANÍCIE DO RECIFE (PE) DINÂMICA E EVOLUÇÃO DA SALINIZAÇÃO NO AQÜÍFERO CABO, PLANÍCIE DO RECIFE (PE) Montenegro, S. M.G. L 1.; Montenegro, A. de A. 2 ; Lima, E. S.; Demétrio, J. G. A. 3 ; Cabral, J. J. S. P. 4 ; Manoel Filho,

Leia mais

RESOLUÇÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE REALIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE POÇOS TUBULARES

RESOLUÇÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE REALIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE POÇOS TUBULARES RESOLUÇÃO SOBRE A OBRIGATORIEDADE DE REALIZAÇÃO DE MANUTENÇÃO PREVENTIVA DE POÇOS TUBULARES Waldir Duarte Costa Filho 1 ; Waldir Duarte Costa 2 & Alexandre Luiz Souza Borba 3 Resumo Com a procura de água

Leia mais

MANUTENÇÃO E RESTAURAÇÃO DE OBRAS

MANUTENÇÃO E RESTAURAÇÃO DE OBRAS MANUTENÇÃO E RESTAURAÇÃO DE OBRAS Prof. Arq. Aline Fernandes 2013 PATOLOGIA DE FUNDAÇÕES Fases que os problemas podem ocorrer ou ser originados: - Caracterização do comportamento do solo; - Análise e projeto

Leia mais

DIREX Elaboração de Orçamentos sob a Égide da Lei 8666/1993 e do Regime Diferenciado de Contratação

DIREX Elaboração de Orçamentos sob a Égide da Lei 8666/1993 e do Regime Diferenciado de Contratação Elaboração de Orçamentos sob a Égide da Lei 8666/1993 e do Regime Diferenciado de Contratação Coordenação-Geral de Custos de Infraestrutura de Transportes Diretoria Executiva Legislação Aplicada Lei 12.462,

Leia mais

DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO SIMPLES DO MACIÇO ROCHOSO GRANITO IMARUI - ESTUDO DE CASO

DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO SIMPLES DO MACIÇO ROCHOSO GRANITO IMARUI - ESTUDO DE CASO DETERMINAÇÃO DA RESISTÊNCIA A COMPRESSÃO SIMPLES DO MACIÇO ROCHOSO GRANITO IMARUI - ESTUDO DE CASO RESUMO Orientando (Giovan Caciatori Jacinto), Orientador (Adailton Antonio dos Santos) UNESC Universidade

Leia mais

DECRETO Nº 2.377, DE 16 DE AGOSTO DE 2006. Dispõe sobre o plantio e manejo de árvores no município e dá outras providências.

DECRETO Nº 2.377, DE 16 DE AGOSTO DE 2006. Dispõe sobre o plantio e manejo de árvores no município e dá outras providências. DECRETO Nº 2.377, DE 16 DE AGOSTO DE 2006. Dispõe sobre o plantio e manejo de árvores no município e dá outras providências. Itamar Borges, Prefeito da Estância Turística de Santa Fé do Sul, Estado de

Leia mais

a) No Projeto d) Em sua residência b) No Escritório da UNESCO e) Outros c) No Escritório Antena

a) No Projeto d) Em sua residência b) No Escritório da UNESCO e) Outros c) No Escritório Antena REQUERIMENTO PARA PUBLICAÇÃO DE EDITAL DE PESSOA FÍSICA Parte A INSTRUÇÃO PARA PUBLICAÇÃO Preenchimento do Formulário 1. Parte B2 A vaga cuja lotação seja no Escritório UNESCO ou Antena deve ser conduzida

Leia mais

Gestão do Acervo de Informações sobre Bacias Sedimentares Brasileiras e da Indústria do Petróleo e Gás Natural

Gestão do Acervo de Informações sobre Bacias Sedimentares Brasileiras e da Indústria do Petróleo e Gás Natural Programa úmero de Ações 7 0271 Abastecimento de Petróleo, seus Derivados, Gás atural e Álcool Combustível Objetivo Indicador(es) Garantir as condições para satisfação da demanda atual e futura de petróleo,

Leia mais

Palavras-chaves: Rede de Monitoramento; Gestão Hídrica; Piauí; Brasil.

Palavras-chaves: Rede de Monitoramento; Gestão Hídrica; Piauí; Brasil. PANORAMA DA IMPLANTAÇÃO DA REDE NACIONAL DE MONITORAMENTO INTEGRADO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO ESTADO DO PIAUÍ - BRASIL: AQUÍFEROS SERRA GRANDE E CABEÇAS (2009-2010) Vasconcelos, Mickaelon Belchior 1 &

Leia mais

A empresa quantifica aspectos socioambientais nas projeções financeiras de:

A empresa quantifica aspectos socioambientais nas projeções financeiras de: Os trechos em destaque encontram-se no Glossário. Dimensão Econômica Critério I - Estratégia Indicador 1 - Planejamento Estratégico 1. Assinale os objetivos que estão formalmente contemplados no planejamento

Leia mais

Utilização da Perfilagem Ótica na Avaliação de Poços Tubulares

Utilização da Perfilagem Ótica na Avaliação de Poços Tubulares Utilização da Perfilagem Ótica na Avaliação de Poços Tubulares Pedro Antonio Roehe Reginato 1, Siclério Ahlert 2 1 DHH/IPH/UFRGS (pedro.reginato@ufrgs.br) 2 UCS/CARVI (sahlert@ucs.br) Resumo Este trabalho

Leia mais

RECOMENDAÇÕES DA OUVIDORIA DA AGERSA

RECOMENDAÇÕES DA OUVIDORIA DA AGERSA RECOMENDAÇÕES DA OUVIDORIA DA AGERSA MENSAGEM AO CONSUMIDOR ADMINISTRE A SUA CONTA DE ÁGUA PORQUE ADMINISTRAR Na maioria das vezes o morador de um imóvel ou o síndico de um condomínio somente se apercebe

Leia mais

Margarida Isabel A Auditoria Tributária e a Deteção. Melo de Oliveira de Comportamento Evasivo

Margarida Isabel A Auditoria Tributária e a Deteção. Melo de Oliveira de Comportamento Evasivo Universidade de Aveiro Instituto Superior de Contabilidade e Administração 2012 Margarida Isabel A Auditoria Tributária e a Deteção Melo de Oliveira de Comportamento Evasivo 1 Universidade de Aveiro Instituto

Leia mais

APLICAÇÃO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS PARA RESOLUÇÃO DE TESTES DE BOMBEAMENTO EM POÇOS TUBULARES.

APLICAÇÃO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS PARA RESOLUÇÃO DE TESTES DE BOMBEAMENTO EM POÇOS TUBULARES. APLICAÇÃO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS PARA RESOLUÇÃO DE TESTES DE BOMBEAMENTO EM POÇOS TUBULARES. Ivan Felipe Silva dos Santos 1*, Andressa Bernal 2, Guilherme Fest 3, Nathalia Diniz 4, Camila Costa

Leia mais

IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 07/2014

IMPUGNAÇÃO AO EDITAL DE PREGÃO ELETRÔNICO Nº 07/2014 AO MINISTERIO PUBLICO DA UNIAO ESCOLA SUPERIOR DO MINISTÉRIO PÚBLICO DA UNIÃO Ref. Processo nº 0.01.000.001756/2014-42 A MAIS DISTRIBUIDORA E ATACADISTA DE BEBIDAS LTDA, sociedade limitada, inscrita no

Leia mais

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO EMERGENCIAIS DO MUNICÍPIO DE NAZAREZINHO-PB

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO EMERGENCIAIS DO MUNICÍPIO DE NAZAREZINHO-PB AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA ÁGUA DOS SISTEMAS DE ABASTECIMENTO EMERGENCIAIS DO MUNICÍPIO DE NAZAREZINHO-PB Felipe Augusto Rodrigues Marques 1, Caio Henrique Pontes Fonteles 1, Francisco Josimar de Queiroz

Leia mais

O Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais

O Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais O Curso de Avaliação Econômica de Projetos Sociais Betânia Peixoto Brasília, Junho de 2013 Público Alvo e Requisitos Exigidos Gestores / Coordenadores de ONGs ou OSCIPs; Secretários ou técnicos de secretarias

Leia mais

SIAGAS UMA EVOLUÇÃO EM PLATAFORMA DE SOFTWARES LIVRES

SIAGAS UMA EVOLUÇÃO EM PLATAFORMA DE SOFTWARES LIVRES SIAGAS UMA EVOLUÇÃO EM PLATAFORMA DE SOFTWARES LIVRES Josias Barbosa de Lima (1); Paulo Cesar Martins Pereira de Azevedo Branco (2) RESUMO O Serviço Geológico do Brasil dispõe desde 1996, do Sistema de

Leia mais

adota a seguinte Consulta Pública e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação:

adota a seguinte Consulta Pública e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação: Agência Nacional de Vigilância Sanitária www.anvisa.gov.br Consulta Pública nº 89, de 13 de dezembro de 2004. D.O.U de 17/12/2004 A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso

Leia mais

- ; - -1,- NOTA TÉCNICA N`&5-7.12016/ CGNOR/DSST/SIT/MTPS

- ; - -1,- NOTA TÉCNICA N`&5-7.12016/ CGNOR/DSST/SIT/MTPS . - ; - -1,- - MINISTÉRIO DO TRABALHO E PREVIDÊNCIA SOCIAL SECRETARIA DE INSPEÇÃO DO TRABALHO Esplanada dos Ministérios, Bloco F, Anexo, Ala B, 1 andar, sala 176 - CEP: 70056-900 - Brasilia/DF sitgmte

Leia mais

TECNOHIDRO Projetos Ambientais

TECNOHIDRO Projetos Ambientais Gerenciamento de Áreas em Minas Gerais Seminário FEAM: Avaliação de Risco a Saúde Humana no Gerenciamento de Áreas FEAM-MG Belo Horizonte, 17 de agosto de 2011 TECNOHIDRO Projetos Ambientais Alexandre

Leia mais

FERRAMENTAS PARA O GERENCIAMENTO INTEGRADO DOS AQÜÍFEROS DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE

FERRAMENTAS PARA O GERENCIAMENTO INTEGRADO DOS AQÜÍFEROS DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE FERRAMENTAS PARA O GERENCIAMENTO INTEGRADO DOS AQÜÍFEROS DA REGIÃO METROPOLITANA DE RECIFE Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral 1, Sylvana Melo dos Santos 2, Suzana Maria Gico Lima Montenegro 3, José

Leia mais

Mapeamento e avaliação da potabilidade da água subterrânea do município de Lajeado, RS, Brasil (doi:10.4136/ambi-agua.74)

Mapeamento e avaliação da potabilidade da água subterrânea do município de Lajeado, RS, Brasil (doi:10.4136/ambi-agua.74) ISSN = 1980-993X doi:10.4136/1980-993x www.agro.unitau.br/ambi-agua E-mail: ambi-agua@agro.unitau.br Tel.: (12) 3625-4116 Mapeamento e avaliação da potabilidade da água subterrânea do município de Lajeado,

Leia mais

Geotecnologia aplicadas à análise histórica humana /intervenções urbanas e evolução da linha de costa

Geotecnologia aplicadas à análise histórica humana /intervenções urbanas e evolução da linha de costa Geotecnologia aplicadas à análise histórica humana /intervenções urbanas e evolução da linha de costa Marcia Cristina de Souza Matos Carneiro marcia.carneiro@ibge.gov.br NEXUS : Sociedade e Natureza UFPE

Leia mais

SUMÁRIO 11.3.2 PROJETO DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS

SUMÁRIO 11.3.2 PROJETO DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS SUMÁRIO 11.3.2 PROJETO DE MONITORAMENTO DA QUALIDADE DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS 11. PLANO DE GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS... 11.3.2-1 11.3. PROGRAMA DE MONITORAMENTO DAS ÁGUAS SUBTERRÂNEAS...... 11.3.2-1 11.3.2.

Leia mais

2.2 Estruturar ação de oficina de integração com gestores, trabalhadores, usuários e familiares da RAPS, redes de saúde e rede intersetorial.

2.2 Estruturar ação de oficina de integração com gestores, trabalhadores, usuários e familiares da RAPS, redes de saúde e rede intersetorial. Ministério da Saúde Secretaria de Atenção à Saúde Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas. II Chamada para Seleção de Redes Visitantes

Leia mais

Suzana Gico Montenegro (1), Abelardo A. Montenegro (2), Giancarlo L. Cavalcanti (3), Albert Einstein Spíndola de Moura (4)

Suzana Gico Montenegro (1), Abelardo A. Montenegro (2), Giancarlo L. Cavalcanti (3), Albert Einstein Spíndola de Moura (4) CAPTAÇÃO E MANEJO DE ÁGUA DE CHUVA PARA SUSTENTABILIDADE DE ÁREAS RURAIS E URBANAS TECNOLOGIAS E CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA TERESINA, PI, DE 11 A 14 DE JULHO DE 2005 RECARGA ARTIFICIAL DE AQÜÍFEROS COM ÁGUAS

Leia mais

Decreto Municipal nº 022/2012

Decreto Municipal nº 022/2012 Decreto Municipal nº 022/2012 Institui o cronograma de execução das atividades a serem implementadas para o atendimento integral dos dispositivos constantes no Manual de Contabilidade A- plicada ao Setor

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. 1. Justificativa

TERMO DE REFERÊNCIA. 1. Justificativa MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA, ALFABETIZAÇÃO, DIVERSIDADE E INCLUSÃO DIRETORIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA COORDENAÇÃO GERAL DE DIREITOS HUMANOS

Leia mais

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS

PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA SOBRE ASSUNTOS POLÍTICOS/ ADMINISTRATIVOS NOVEMBRO/ DEZEMBRO DE 2013 JOB2726-13 ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS DA PESQUISA OBJETIVO LOCAL Trata-se de uma pesquisa de acompanhamento

Leia mais

Na industria de alimentos a formação de filmes e depósitos minerais na superfície de equipamentos, prejudica o processo de higienização.

Na industria de alimentos a formação de filmes e depósitos minerais na superfície de equipamentos, prejudica o processo de higienização. Determinação da Dureza Total em água de abastecimento A dureza é provocada pela presença de sais de cálcio e magnésio. Não apresenta importância sanitária, mas o uso de uma água com excesso deste íons

Leia mais

INFORMAÇÕES SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA EM NATAL

INFORMAÇÕES SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA EM NATAL INFORMAÇÕES SOBRE A QUALIDADE DA ÁGUA EM NATAL Na semana em que se comemora o dia mundial da água, o Ministério Público, pela 45ª Promotoria de Justiça de Natal, tece alguns comentários para reflexão acerca

Leia mais

O Enfrentamento à Vulnerabilidade Costeira de Pernambuco

O Enfrentamento à Vulnerabilidade Costeira de Pernambuco O Enfrentamento à Vulnerabilidade Costeira de Pernambuco COSTA DE PERNAMBUCO 187 Km de Costa 21 Municípios Costeiros 4.034.122 habitantes (2012) 44,99% da população de Pernambuco 4,53% do território de

Leia mais

OS AQUÍFEROS QUE CONTRIBUEM NO ABASTECIMENTO DA CIDADE DE CURITIBA-PARANÁ

OS AQUÍFEROS QUE CONTRIBUEM NO ABASTECIMENTO DA CIDADE DE CURITIBA-PARANÁ OS AQUÍFEROS QUE CONTRIBUEM NO ABASTECIMENTO DA CIDADE DE CURITIBA-PARANÁ Ernani Francisco da Rosa Filho 1 Eduardo Chemas Hindi 1 Leandson Roberto F. de Lucena 2 RESUMO No Estado do Paraná as investigações

Leia mais

HIDROGEOLOGIA DO OESTE DE SANTA CATARINA

HIDROGEOLOGIA DO OESTE DE SANTA CATARINA HIDROGEOLOGIA DO OESTE DE SANTA CATARINA PROESC Introdução O Projeto Oeste de Santa Catarina (PROESC), é o resultado de um convênio firmado entre a CPRM-Serviço Geológico do Brasil e o Governo do Estado

Leia mais

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR CURSO DE BACHARELADO EM INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA

UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR CURSO DE BACHARELADO EM INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO SALVADOR CURSO DE BACHARELADO EM INFORMÁTICA DEPARTAMENTO DE INFORMÁTICA PARALELIZAÇÃO DE UM MÉTODO ITERATIVO DE RECONCILIAÇÃO DE DADOS UTILIZANDO CLUSTERS DE PC S MURILO DO CARMO

Leia mais

Nailsondas Perfurações de Solo Ltda

Nailsondas Perfurações de Solo Ltda APRESENTAÇÃO A Nailsondas Perfurações de Solo Ltda. é uma empresa que vem atuando no mercado desde 2002, prestando serviços em todo território nacional. Executando com excelência vários projetos por ano,

Leia mais

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO TIPO DE AUDITORIA : AUDITORIA DE GESTÃO PROCESSO Nº : 23055000625/2007-16 UNIDADE AUDITADA : CEFET-PI CÓDIGO UG : 153022 RELATÓRIO Nº : 189683 UCI EXECUTORA : 170037 RELATÓRIO DE AUDITORIA Chefe da CGU-Regional/PI,

Leia mais

Regulating Services. Benefits obtained from regulation of ecosystem processes

Regulating Services. Benefits obtained from regulation of ecosystem processes Provisioning Services Products obtained from ecosystems Food Fresh water Fuel wood Fiber Biochemical's Genetic resources Regulating Services Benefits obtained from regulation of ecosystem processes Climate

Leia mais

1 - PRÓLOGO 2 - INTRODUÇÃO 3 - METODOLOGIA

1 - PRÓLOGO 2 - INTRODUÇÃO 3 - METODOLOGIA 1 - PRÓLOGO A Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais - CPRM e a Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife - FIDEM, entregam à comunidade o presente trabalho, que se constitui em

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA N 185, DE 22 DE JULHO DE 2008.

INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA N 185, DE 22 DE JULHO DE 2008. INSTRUÇÃO NORMATIVA IBAMA N 185, DE 22 DE JULHO DE 2008. O PRESIDENTE DO INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVÁVEIS - IBAMA, no uso das atribuições que lhe confere o item

Leia mais

Critérios de avaliação das rotas cicláveis Fonte: I-CE & GTZ (2009); MINISTÉRIO DAS CIDADES, (2007a).

Critérios de avaliação das rotas cicláveis Fonte: I-CE & GTZ (2009); MINISTÉRIO DAS CIDADES, (2007a). Anexo A 96 DIRECTIVIDADE ATRATIVIDADE CONFORTO COERÊNCIA SEGURANÇA Critérios de avaliação das rotas cicláveis Fonte: I-CE & GTZ (2009); MINISTÉRIO DAS CIDADES, (2007a). Nível de segurança social do entorno

Leia mais

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO

ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO ESCOPO DA ACREDITAÇÃO ABNT NBR ISO/IEC 17025 ENSAIO Norma de Origem: NIT-DICLA-016 Folha: 1 Total de Folhas: 5 RAZÃO SOCIAL/DESIGNAÇÃO DO LABORATÓRIO BRASÁGUA TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES DO BRASIL LTDA

Leia mais

TECNOBIO BIOPROCESSOS AMBIENTAIS PROGRAMA DE TRATAMENTO E MONITORAMENTO DA AREIA DA PRAIA Histórico Os microorganismos representam um componente significativo da areia de praia (NESTOR et al, 1984; CODINACHS

Leia mais

Objetivo do Portal da Gestão Escolar

Objetivo do Portal da Gestão Escolar Antes de Iniciar Ambiente de Produção: É o sistema que contem os dados reais e atuais, é nele que se trabalha no dia a dia. Neste ambiente deve-se evitar fazer testes e alterações de dados sem a certeza

Leia mais

EDITAL SELEÇÃO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO CULTURA NA ESCOLA

EDITAL SELEÇÃO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO CULTURA NA ESCOLA EDITAL SELEÇÃO DE ESCOLAS DA REDE PÚBLICA PARA PARTICIPAÇÃO NO PROJETO CULTURA NA ESCOLA A FUNDAÇÃO ANDRÉ E LUCIA MAGGI - FALM, por meio do projeto Cultura na Escola, deseja possibilitar aos alunos das

Leia mais

ÓRGÃO: PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA

ÓRGÃO: PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA ÓRGÃO: PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA Programa: 0252 - CAPTAÇÃO E DIFUSÃO DE NOTÍCIAS Objetivo: Divulgar material jornalístico sobre os atos governamentais nos campos social, político, econômico, educativo,

Leia mais

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA PMCMV Fundo de Arrendamento Residencial - FAR PROJETO BÁSICO

PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA PMCMV Fundo de Arrendamento Residencial - FAR PROJETO BÁSICO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA PMCMV Fundo de Arrendamento Residencial - FAR PROJETO BÁSICO CONTRATAÇÃO DE EMPRESA PARA EXECUÇÃO DO PROJETO DE TRABALHO TÉCNICO SOCIAL EMPREENDIMENTO RESIDENCIAL: ALPHA.

Leia mais

www.ccee.org.br Nº 009 Setembro/2014 0800 10 00 08

www.ccee.org.br Nº 009 Setembro/2014 0800 10 00 08 www.cceorg.br Nº 009 Setembro/2014 0800 10 00 08 Introdução O Boletim de Operação das Usinas é uma publicação mensal que apresenta os principais resultados consolidados de capacidade, garantia física e

Leia mais

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE DIVISÓRIAS PARA O ESCRITÓRIO REGIONAL DE BELO HORIZONTE MG ER 04

CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE DIVISÓRIAS PARA O ESCRITÓRIO REGIONAL DE BELO HORIZONTE MG ER 04 PREGÃO AMPLO 009/2003 ANEXO I ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS ANATEL ER04 MINAS GERAIS CADERNO DE ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA FORNECIMENTO E INSTALAÇÃO DE DIVISÓRIAS PARA O ESCRITÓRIO REGIONAL DE BELO HORIZONTE

Leia mais

SISTEMA AQUÍFERO: ELVAS-CAMPO MAIOR (A11)

SISTEMA AQUÍFERO: ELVAS-CAMPO MAIOR (A11) SISTEMA AQUÍFERO: ELVAS-CAMPO MAIOR (A11) Figura A11.1 Enquadramento litoestratigráfico do sistema aquífero Sistema Aquífero: Elvas-Campo Maior (A11) 117 Identificação Unidade Hidrogeológica: Maciço Antigo

Leia mais

III-010 A IMPORTÂNCIA DA POPULAÇÃO FLUTUANTE PARA A GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA CIDADE DO RECIFE

III-010 A IMPORTÂNCIA DA POPULAÇÃO FLUTUANTE PARA A GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA CIDADE DO RECIFE III-010 A IMPORTÂNCIA DA POPULAÇÃO FLUTUANTE PARA A GERAÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NA CIDADE DO RECIFE Eduardo Antonio Maia Lins (1) Graduado em Engenharia Civil pela Escola de Politécnica de Pernambuco

Leia mais

Regulamentação das águas no Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA)

Regulamentação das águas no Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) Regulamentação das águas no Brasil (ANVISA) Elisabete Gonçalves Dutra Gerencia Geral de Alimentos LEI Nº 9.782, DE 26 DE JANEIRO DE 1999 Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, cria a Agência Nacional

Leia mais

LT 500kV MARIMBONDO - ASSIS MEMORIAL DO PROJETO BÁSICO DE FUNDAÇÕES

LT 500kV MARIMBONDO - ASSIS MEMORIAL DO PROJETO BÁSICO DE FUNDAÇÕES 24/09/2013 Complementação torres MF SA 0A 03/05/2013 Emissão Inicial MF SA Rev. Data Descrição Por Aprovação Nome da Obra Título do Documento Projeto MARCOS F. 24/09/2013 Nº Rev Folha 1/13 Aprovação SÉRGIO

Leia mais

CET 303 Química Aplicada. Relatório: Visita técnica Estação de tratamento de água ETA 3 Capim Fino, em Piracicaba. Data da visita: 02.04.

CET 303 Química Aplicada. Relatório: Visita técnica Estação de tratamento de água ETA 3 Capim Fino, em Piracicaba. Data da visita: 02.04. Universidade Estadual de Campinas Faculdade de Tecnologia - FT Curso de Especialização em Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável CET 303 Química Aplicada Relatório: Visita técnica Estação de tratamento

Leia mais

Zona Vulnerável a Nitratos-Tejo. Condicionalidades e Obrigações. Agricultura Presente, um Projeto com Futuro

Zona Vulnerável a Nitratos-Tejo. Condicionalidades e Obrigações. Agricultura Presente, um Projeto com Futuro Zona Vulnerável a Nitratos-Tejo Condicionalidades e Obrigações Agricultura Presente, Agricultura Presente, um Projeto com Futuro um Projecto com Futuro Santarém 28 de fevereiro de 2015 Agenda 1. Definição

Leia mais

Inteligência Artificial

Inteligência Artificial Inteligência Artificial Aula 7 Programação Genética M.e Guylerme Velasco Programação Genética De que modo computadores podem resolver problemas, sem que tenham que ser explicitamente programados para isso?

Leia mais

Políticas públicas, Pobreza Urbana e Território

Políticas públicas, Pobreza Urbana e Território Políticas públicas, Pobreza Urbana e Território Eduardo Marques DCP/USP e CEM/CEBRAP www.centrodametropole.org.br Sumário da apresentação 1. Porque usar a dimensão territorial nas políticas sociais 2.

Leia mais

Serviços de Perfilagem Geológica

Serviços de Perfilagem Geológica Serviços de Perfilagem Geológica Perfuração Avaliação Completação Serviços de wireline Mais opções. Mais serviço. Poço aberto Produção - Acústica Teste de formação Imagem Ressonância magnética nuclear

Leia mais

Defender interesses difusos e coletivos, defender o regime democrático e a implementação de políticas constitucionais.

Defender interesses difusos e coletivos, defender o regime democrático e a implementação de políticas constitucionais. 1. Escopo ou finalidade do projeto Ampliar a efetividade do velamento que o Ministério Público exerce sobre as Fundações Privadas, de forma a garantir que este patrimônio social seja efetivamente aplicado

Leia mais

ANEXO 6 Análise de Antropismo nas Unidades de Manejo Florestal

ANEXO 6 Análise de Antropismo nas Unidades de Manejo Florestal ANEXO 6 Análise de Antropismo nas Unidades de Manejo Florestal Análise de imagens processadas pelo sistema DETEX e PRODES para detecção de desmatamento e da intervenção seletiva nas Unidades de Manejo

Leia mais

Qualidade da água subterrânea para abastecimento público na Serra das Areias, Aparecida de Goiânia - GO

Qualidade da água subterrânea para abastecimento público na Serra das Areias, Aparecida de Goiânia - GO Qualidade da água subterrânea para abastecimento público na Serra das Areias, Aparecida de Goiânia GO Mônica Gonçalves Narciso Luciana Paulo Gomes Quality of underground water for public supply at Serra

Leia mais

MAPEAMENTO DE RISCO O MAPA DE RISCOS

MAPEAMENTO DE RISCO O MAPA DE RISCOS Professor: Eng. Alexandre Dezem Bertozzi MAPEAMENTO DE RISCO Percebeu-se, na década de 70, a necessidade de se criar uma nova metodologia que mapeasse os riscos ambientais dos locais de trabalho. Esse

Leia mais

MANUAL DO AVALIADOR O que é uma Feira de Ciência? Por que avaliar os trabalhos? Como os avaliadores devem proceder?

MANUAL DO AVALIADOR O que é uma Feira de Ciência? Por que avaliar os trabalhos? Como os avaliadores devem proceder? MANUAL DO AVALIADOR O que é uma Feira de Ciência? É uma exposição que divulga os resultados de experimentos ou de levantamentos realizados, com rigor científico, por alunos, sob a orientação de um professor.

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE FONTES ALTERNATIVAS DE ÁGUA EM SETE LAGOAS-MG

TÍTULO: ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE FONTES ALTERNATIVAS DE ÁGUA EM SETE LAGOAS-MG TÍTULO: ANÁLISES FÍSICO-QUÍMICAS DE FONTES ALTERNATIVAS DE ÁGUA EM SETE LAGOAS-MG CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA SUBÁREA: CIÊNCIAS AGRÁRIAS INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO

Leia mais

SOCIEDADE EDUCACIONAL DA PARAÍBA SEDUP FACULDADES DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA FESP

SOCIEDADE EDUCACIONAL DA PARAÍBA SEDUP FACULDADES DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA FESP SOCIEDADE EDUCACIONAL DA PARAÍBA SEDUP FACULDADES DE ENSINO SUPERIOR DA PARAÍBA FESP Edital Nº. 01/2014 Coordenação de Pesquisa e Extensão do Curso de Direito: A Coordenação de Pesquisa e Extensão através

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Fonte de Informação Experiências Exitosas de Gestão Estratégica e Participativa nas instâncias do SUS

TERMO DE REFERÊNCIA. Fonte de Informação Experiências Exitosas de Gestão Estratégica e Participativa nas instâncias do SUS TERMO DE REFERÊNCIA Fonte de Informação Eperiências Eitosas de Gestão Estratégica e Participativa nas instâncias do SUS 1. Nome do Projeto - conteto: Biblioteca Virtual em Saúde Pública, biênio 2006/2007

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO do CNE (ainda depende Homologação do Ministro da Educação)

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. RESOLUÇÃO do CNE (ainda depende Homologação do Ministro da Educação) MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO RESOLUÇÃO do CNE (ainda depende Homologação do Ministro da Educação) Regulamenta o art. 52, inciso I da Lei 9.394, de 1996, e dispõe sobre normas e

Leia mais

Cadeira: Análise de Sistemas

Cadeira: Análise de Sistemas Cadeira: Análise de Sistemas Aulas 5, 6 00/03/16 Docente: Cláudia Ivete F. Jovo cjovo@up.ac.mz & cifjovo@gmail.com M.Sc. Cláudia Jovo 2016/DI 0 - Quem são os envolvidos no desenvolvimento de um SI? - Funções

Leia mais

Nome da Empresa: Check-List preenchido por: Data: Check-List de Madeira Controlada Política da Empresa Comentários Conformidade Uma política de comprometimento público foi elaborada declarando que a empre-

Leia mais

INFORME ETENE. INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA NO NORDESTE 2ª Edição 1. INTRODUÇÃO

INFORME ETENE. INVESTIMENTOS EM INFRAESTRUTURA NO NORDESTE 2ª Edição 1. INTRODUÇÃO Ano V Maio de 2011 Nº 8 INFORME ETENE Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste - ETENE Ambiente de Estudos, Pesquisas e Avaliação-AEPA Célula de Estudos e Pesquisas Macroeconômicas, Industriais

Leia mais

AssuntO: Indica ao Poder Executivo Municipal

AssuntO: Indica ao Poder Executivo Municipal Estado de Sao Paulo / 2015 & Protocolo: (JfK.io: Aprovado 166O//S 7i> & Hora: na C I - "so. rea lizada^ em // 2 (

Leia mais