REGULAMENTO DE CARABINA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "REGULAMENTO DE CARABINA"

Transcrição

1 REGULAMENTO DE CARABINA PARA CARABINA A 300 m CARABINA STANDARD A 300 m CARABINA A 50 m CARABINA DE AR A 10 m Edição 2005 Efectivo desde 1 de Janeiro de 2005

2 2 CAPÍTULOS GENERALIDADES SEGURANÇA NORMAS GERAIS PARA CARREIRAS DE TIRO E ALVOS EQUIPAMENTO E MUNIÇÕES DIRIGENTES DAS COMPETIÇÕES PROCEDIMENTOS E REGRAS DE COMPETIÇÃO ATRIBUIÇÃO DOS POSTOS DE TIRO E ELIMINATÓRIAS AVARIAS REGRAS DE CONDUTA PARA ATIRADORES E DIRIGENTES CONTROLO DE EQUIPAMENTO PROCEDIMENTOS PARA A CLASSIFICAÇÃO DESEMPATES PROTESTOS E APELOS FINAIS NAS PROVAS OLÍMPICAS QUADRO DAS PROVAS COM CARABINA QUADRO DAS ESPECIFICAÇÕES DA CARABINA 7. INDICE DAS REGRAS DE CARABINA 8. NOTA: Quando as figuras e os quadros contenham informações específicas, estas têm o mesmo valor que as regras numeradas.

3 GENERALIDADES Este Regulamento faz parte dos Regulamentos Técnicos da ISSF e aplicase em todas as competições com carabina Todos os atiradores, Chefes de Equipa e Dirigentes devem estar familiarizados com as Regras da ISSF e assegurar-se de que elas são cumpridas. Cada atirador é responsável por cumprir os regulamentos Quando uma Regra se referir a atiradores dextros, aplicar-se-á de forma inversa aos atiradores esquerdinos A menos que uma Regra se aplique especificamente a provas de homens ou de senhoras, o seu conteúdo aplica-se uniformemente a uns e a outras SEGURANÇA A segurança é de suprema importância As Regras da ISSF estabelecem unicamente requisitos específicos de segurança exigidos nos seus Campeonatos. A segurança de uma Carreira de Tiro depende, especialmente, das condições do local e a Comissão de Organização pode estabelecer regras de segurança adicionais. A Comissão deve conhecer as regras de segurança para carreiras de tiro e tomar as providências necessárias para que sejam aplicadas. A Comissão de Organização é responsável pela segurança. Os dirigentes das equipas e os atiradores devem ser informados de quaisquer regras especiais relacionadas com a segurança A segurança dos atiradores, do pessoal e dos espectadores requere atenção continuada e cuidadosa no manuseamento das armas e nas deslocações dentro da carreira de tiro. É necessária autodisciplina por parte de todos. Quando tal autodisciplina for descurada, os dirigentes da Carreira devem impô-la e é dever dos atiradores e dirigentes das equipas colaborarem nessa tarefa Um membro do Júri ou um Juiz podem, por razões de segurança, interromper a competição em qualquer momento. Os atiradores e os Dirigentes de Equipa deverão avisar imediatamente os Juizes ou os membros do Júri se se aperceberem de alguma situação que possa vir a tornar-se perigosa ou susceptível de causar um acidente Um Inspector de Equipamento, um Juiz de Tiro ou um membro do Júri podem, para controlo, pegar no equipamento (arma incluída) de um atirador, sem sua permissão mas sempre na sua presença e com seu conhecimento. No entanto, devem actuar imediatamente quando estiver em causa matéria e segurança.

4 Para que a segurança possa ser mantida, as carabinas devem ser manejadas, sempre, com o máximo cuidado. A carabina não pode ser retirada da linha de tiro durante a competição excepto com permissão do Juiz Enquanto o atirador permanecer no posto de tiro, a arma deve apontar, sempre, para uma direcção segura. Mesmo que arma disponha de carregador, este só pode ter uma munição. Enquanto o atirador não estiver a executar o tiro, a arma deve estar descarregada. O disparador, a culatra ou o mecanismo de carregamento devem estar abertos até que a carabina esteja apontada para o fundo da carreira em direcção à área dos alvos e do espaldão Antes de abandonar o seu posto, o atirador e o Juiz devem certificar-se de que as culatras estão abertas e de que não há munições na câmara e/ou no carregador. O atirador que guardar a sua arma no estojo ou a retirar do posto de tiro sem ter sido verificada pelo Juiz pode ser desclassificado O tiro em seco e os exercícios de pontaria são permitidos mas só quando autorizados pelo Juiz e exclusivamente na linha de tiro ou em local designado para o efeito. Não é permitido tocar nas armas quando houver pessoal a trabalhar à frente da linha de tiro Tiro em Seco Significa accionar o mecanismo de disparo de uma arma de fogo descarregada ou de uma arma de ar provida de um mecanismo que permita aquela acção sem libertar a carga propulsora (ar ou gás) As carabinas só podem ser carregadas na linha de tiro e depois de ser dada a voz de "LOAD" (carregar) ou de "START" (começar). Em todas as outras ocasiões têm que estar descarregadas Pode ser desclassificado qualquer atirador que faça um disparo antes das vozes de "LOAD" (carregar) ou de "START" (começar) ou depois das de "STOP" (alto) ou de "UNLOAD" (descarregar), caso a segurança tenha sido posta em risco Enquanto decorrer a competição, as armas só podem ser poisadas depois de terem sido retirados os cartuchos e/ou o carregador e aberta a culatra. As armas de Ar devem ser postas em segurança abrindo a alavanca de armar ou a câmara de carregamento Ao ser dada a voz de ALTO, os atiradores devem interromper o tiro imediatamente. Ao ser dada a voz de DESCARREGAR os atiradores devem descarregar as suas armas, e pousá-las em segurança (para as Carabinas serem descarregadas os atiradores devem obter a permissão do Juiz). O tiro só poderá recomeçar quando for dada novamente a voz de COMEÇAR.

5 O Director de Tiro ou outros dirigentes da carreira de tiro são os responsáveis pelas vozes de CARREGAR, COMEÇAR, ALTO, DESCARREGAR ou por quaisquer outras que se tornem necessárias. Os Juizes devem também assegurar-se de que as ordens são obedecidas e de que as armas são manejadas com segurança Protecção Auditiva Aconselham-se os atiradores e demais pessoas que se encontrem na vizinhança da linha de tiro a proteger os ouvidos com obturadores, atenuadores de som ou sistemas semelhantes. Não é permitido que os atiradores usem protecções auditivas providas de qualquer tipo de acessórios receptores Protecção Ocular Aconselham-se os atiradores a que, durante o tiro, usem óculos não estilhaçáveis ou protecção similar para os olhos NORMAS GERAIS PARA CARREIRAS DE TIRO E ALVOS As regras detalhadas para Alvos e Carreiras de Tiro estão referidas no Regulamento Técnico (V. Secção 6.0) EQUIPAMENTO E MUNIÇÕES Generalidades Os atiradores só podem usar equipamento que esteja de acordo com as regras da ISSF. É proibido utilizar qualquer coisa (carabinas, dispositivos, equipamento, acessórios, etc.) que possa trazer a um atirador vantagens sobre os outros desde que não esteja mencionada nestas regras ou contrarie o espírito das Regras e Regulamentos da ISSF. De acordo com o Regulamento Técnico Geral, 10.6, o atirador é responsável por apresentar todo o equipamento e acessórios na Secção de Controlo de Equipamento, para ser inspeccionado e aprovado, antes do início da competição. Os Chefes de Equipa são igualmente responsabilizados por que o atirador tenha o equipamento e os acessórios em conformidade com as Regras e Regulamentos da ISSF. O Júri tem o direito de examinar o equipamento e os acessórios do atirador em qualquer momento Bandeirolas São proibidos os indicadores de vento privativos.

6 Fontes Sonoras Só é permitido utilizar acessórios abafadores de som. São proibidos rádios, gravadores de som ou quaisquer outros tipos de fontes sonoras ou sistemas de comunicação, tanto durante as competições como em todos os treinos É proibida a utilização de telemóveis, "walkie-talkies", "pagers" ou aparelhos similares por atiradores, treinadores e dirigentes de equipa quando se encontrarem na área da competição. Todos os telemóveis devem estar desligados É proibido fumar na carreira e na área dos espectadores É proibido o uso de "flashes" fotográficos enquanto durar a competição Características gerais para todas as carabinas Empunhadura A empunhadura para a mão direita não pode ser construída por forma a ficar assente na braçadeira ou no braço esquerdo Os canos e extensões tubulares não podem ter qualquer perfuração. São proibidas quaisquer estruturas ou acessórios no interior do cano ou das extensões para além das estrias ou da câmara para o cartucho É proibido utilizar compensadores e freios de boca Miras Não podem ser colocadas lentes de correcção nem telescópios nas carabinas O atirador pode usar óculos correctores e/ou filtros É permitido utilizar qualquer tipo de miras que não contenham lentes ou sistemas de lentes. Podem ser colocados filtros nas miras posteriores, nas miras anteriores ou em ambas Pode ser utilizada uma pala ligada à arma ou à mira posterior. A pala não pode ter mais do que 30 mm de altura (A) nem mais do que 100 mm de comprimento (B), medidos a partir do centro do orifício da mira posterior, para o lado em que é colocada.

7 Pala na mira posterior Centro do Orifício É permitido utilizar um prisma ou um acessório com espelho quando um atirador dextro usar o olho esquerdo para fazer pontaria, ou vice-versa, desde que não comporte qualquer lente ou lentes de aumentar. Este acessório não é permitido se o atirador dextro apontar com o olho direito, ou o esquerdino com o olho esquerdo Gatilhos electrónicos são permitidos desde que: Todos os seus componentes estejam perfeitamente fixados e encaixados no mecanismo ou na coronha da carabina; O gatilho seja accionado pela mão direita ou pela esquerda, conforme se trate de atiradores dextros ou esquerdinos; Todos os componentes estejam incluídos quando a carabina for submetida à inspecção pela Secção de Controlo de Equipamento A carabina, com todos os componentes colocados satisfaça as exigências referentes às dimensões e peso para a prova em causa Bandoleiras A largura máxima da bandoleira é de 40 mm. Deve ser usada unicamente sobre a parte superior do braço esquerdo e daí ligada à parte dianteira do fuste. A bandoleira só pode ser ligada ao fuste num único ponto. Deverá passar ao longo de um só lado da mão ou do pulso. Parte alguma da carabina pode tocar a bandoleira ou seus acessórios excepto no zarelho e no detentor de mão.

8 Características gerais para Carabina Standard a 300 m e de Ar a 10 m A chapa de coice pode ser ajustada para cima e para baixo. A distância entre o ponto mais baixo conseguido pela acção descendente da chapa de coice e a linha central do eixo do cano não pode exceder 220 mm. Pode ser desviada paralelamente à sua linha central para a esquerda ou para a direita até ao máximo de 15 mm OU, no seu conjunto (e não só parte dela), inclinada sobre o seu eixo vertical. Não é permitido inclinar a chapa de coice sobre o seu eixo horizontal Eixo da chapa de coice Eixo da chapa de coice P roibido Per mitido

9 São proibidos os orifício e o apoio para o polegar, os apoios para a palma ou o cutelo da mão e o nível de álcool. Se, em qualquer dimensão, uma coronha for inferior ao permitido poderá ser aumentada até aos limites indicados no Quadro de Medidas da Carabina. Qualquer aumento deverá subordinar-se às dimensões permitidas e, em caso algum, poderão a empunhadura ou a parte inferior da coronha terem formato anatómico O material usado para aumentar a coronha não pode ser acrescentado ao fuste, à empunhadura ou à parte inferior da coronha O apoio para o cutelo da mão é uma protuberância ou extensão na frente ou no lado da empunhadura desenhada para evitar que a mão escorregue Pesos Exteriores São permitidos unicamente pesos exteriores no cano desde que não ultrapassem o raio de 30mm a partir do seu eixo. Os pesos podem ser movidos ao longo do cano Quaisquer outros pesos não podem ultrapassar as dimensões da coronha Características gerais para a carabina Standard 300 M São todas as carabinas que satisfaçam as exigências mencionadas no Quadro de Medidas de Carabina e com as restrições adicionais seguintes: Peso mínimo do gatilho: 1500 gramas. O peso do gatilho deve ser medido com o cano em posição vertical. O controlo do peso dos gatilhos deve ser feito imediatamente depois da última série A carabina não pode ser retirada da linha de tiro antes de terminada a prova sem permissão dos juizes Em qualquer das posições de tiro tem que ser usada a mesma carabina sem qualquer alteração excepto no que se refira aos ajustamentos da chapa de coice, do detentor de mão, da troca da mira dianteira e do ajustamento da mira traseira ou do diopter O comprimento total do cano, incluindo qualquer extensão, medido desde a face da culatra até à boca aparente, não pode exceder 762mm. Os canos e extensões tubulares não podem ter qualquer perfuração Carabina 10 M Qualquer tipo de carabina de ar comprimido ou gás que satisfaça as especificações referidas no Quadro de Medidas para a Carabina e com as restrições adicionais seguintes:

10 A Carabina só pode ser carregada com um chumbo Se a arma for carregada acidentalmente com mais do que um chumbo: Se o atirador se aperceber da situação, não deve executar o disparo, e sim comunicar a situação ao juiz. O Juiz deve supervisionar o descarregamento da arma. Não haverá lugar a qualquer penalidade. Não será dado qualquer tempo adicional e o atirador deve continuar a sua prova Se o atirador não se aperceber da situação ou continuar a prova sem comunicar a situação ao Juiz, aplicar-se-á o seguinte procedimento: Se houver dois impactos no alvo, será creditado ao atirador o de valor mais elevado, e o de menor valor será anulado Se só houver um impacto no alvo, este será creditado ao atirador O comprimento total do sistema, medido desde a parte traseira do mecanismo até à boca aparente do cano não pode exceder 850 mm

11 Quadro de Medidas da Carabina

12 As medidas e Dimensões C, D,E, F e J, tomam-se a partir da linha do Eixo do Cano 300 m Carabina Standard Carabina de Ar Comprimento do túnel dianteiro 50mm 50mm Diâmetro do túnel dianteiro 25mm 25mm Distância do centro do anel da mira anterior ou da parte superior do ponto de mira à linha central do eixo do cano, medida na vertical ou em paralelo (no caso dos atiradores que usam o ombro direito mas apontam com o olho esquerdo) 60mm 60mm Altura do fuste 90mm 90mm Ponto mais baixo da empunhadura 160mm 160mm Ponto mais baixo da coronha ou do extremo da chapa de coice com esta na sua posição mais 220mm 220mm baixa Profundidade da curvatura da chapa de coice 20mm 20mm Distância entre os extremos da chapa de coice 153mm 153mm Espessura máxima (amplitude) total do fuste 60mm 60mm Espessura do apoio de face a partir do eixo do cano 40mm 40mm Movimento da chapa de coice, paralelo à linha central do extremo da chapa, para a esquerda e para a direita Peso do gatilho - Sem armador 1500gr Livre Peso com as miras (e detentor de mão 300 m) 5.5kg 5.5k A mira dianteira não pode prolongar-se para lá do Não pode Não pode extremo aparente da boca do cano, tanto na prolongar-se prolongar-se Carabina a 300 m como na de Ar Carabina Standard: Comprimento total do cano, incluindo extensões 762mm P Carabina de Ar: Comprimento total do sistema 850mm Carabina a 50 m São permitidas todas as carabina de percussão lateral e calibre 5.6 mm (.22) Long Rifle desde que não excedam as seguintes limitações: O peso da carabina não pode exceder 8 kg para os homens e 6.5 kg para as senhoras, com todos os acessórios incluindo o apoio e o detentor de mão.

13 Chapa de Coice e Gancho O Gancho não pode projectar-se para além de 153 mm (A) de uma linha perpendicular ao eixo do cano e que seja tangente à parte mais funda que é normalmente apoiada no ombro. O comprimento exterior total máximo, contornando qualquer curva ou saliência, não pode ser superior a 178 mm (B) Apoio de mão O apoio de mão é um acessório ou extensão que se prende na parte inferior do fuste e que serve para auxiliar a suportar a carabina com a mão dianteira. Pode medir até 200 mm para baixo a partir do eixo do cano Pode utilizar-se mais do que uma (1) carabina ou partes de uma carabina Carabina a 300 m Igual à regra para a Carabina a 50 m (homens e senhoras). Para outras especificações ver o Quadro de Especificações da Carabina

14 Munições Distância Calibre Outras especificações Long Rifle de Percussão lateral. Unicamente balas feitas 5.6 mm 50 m de chumbo ou de material macio semelhante (.22"l.r.) 10 m 300 m 4.5 mm (.177") Máximo 8 mm Projécteis de qualquer formato feitos de chumbo ou de qualquer material macio semelhante Munição de qualquer tipo que possam disparar-se sem perigo para o atirador ou para o pessoal da Carreira. São proibidas munições tracejantes, perfurantes ou incendiárias Regras de vestuário É responsabilidade do concorrente apresentar-se nas Carreiras de Tiro vestido de uma forma apropriada para um evento público Durante as Cerimónias de Prémios ou outras Cerimónias, os atletas têm de se apresentar com o uniforme nacional ou com o fato de treino oficial do seu país. Todos os membros da equipa têm de usar o mesmo traje É proibido utilizar quaisquer acessórios ou guarnições que imobilizem ou reduzam indevidamente o movimento das pernas, do corpo ou dos braços do atirador com o fim de aumentar artificialmente a sua destreza por meio de vestuário especial Todos os casacos e luvas devem ser feitos em material flexível cujas características físicas se não alterem sob as condições geralmente aceites para o tiro, isto é, não endureçam, engrossem ou tornem consistentes. Todos os forros, protecções e reforços têm que obedecer às mesmas especificações. Os forros e protecções não podem ser acolchoados, pespontados em cruz, colados ou de qualquer forma fixados ao vestuário exterior que não seja o sistema de costura normal. Os forros e protecções devem ser medidos como fazendo parte do vestuário. Os forros e protecções, para efeitos de medida, fazem parte integrante do vestuário Apenas um (1) casaco de tiro, um (1) par de calças e um (1) par de sapatos de tiro pode ser aprovado pelo Controlo de Equipamento para cada atirador, para todas as competições de carabina do mesmo campeonato. O casaco deve poder ser usado nas três posições (deitado, de pé e ajoelhado) e tem de estar de acordo com as restantes especificações para poder ser aprovado. Qualquer peça de vestuário que não passe no controlo tem de ser testada de novo dentro de cinco (5) minutos, sem que possa ser removida para fora da

15 15 Sala de Controlo de Equipamento. Um terceiro teste pode ser feito cinco (5) minutos depois do segundo, sem que a mesma peça possa ser removida para fora da Sala de Controlo de Equipamento. Se qualquer peça do equipamento não puder ser aprovada, não poderá voltar a ser submetida ao controlo e será marcada de uma forma indelével Apenas um casaco de substituição e um par de calças de substituição pode ser submetido ao controlo. Se a peça de substituição não for aprovada, não pode ser usada qualquer parte dessa peça Antes e durante o controlo do vestuário, nenhuma peça pode ser manipulada por calor ou outro meio A manipulação do material depois de examinado (sprays, etc.) será penalizada de acordo com as regras Calçado É permitido qualquer tipo de calçado normal, desportivo ou botas de tiro desde que não excedam as especificações seguintes: O material em que forem confeccionados (acima da linha da sola) deve ser macio, flexível e maleável, com a espessura máxima de 4 mm, incluindo todos os forros e quando medidos em qualquer superfície lisa como mostra a letra D da Figura da bota A sola deve ser flexível sob a articulação dos dedos Desde o chão até ao ponto mais alto (Dimensão C, Quadro da Bota de Tiro) não pode medir mais de dois terços (2/3) do comprimento (Dimensão B +10 mm). [Exemplo: Se o comprimento do calçado for 290 mm (B) + 10 mm (E), e o total do comprimento for de 300 mm, a altura (C) não pode ter mais de 200mm] Os sapatos ou botas que o atirador usar devem pertencer ao mesmo par mas ver Quadro da Bota e Tiro.

16 Figura do sapato A B C D E Máxima espessura da sola até ao tornozelo: 10 mm Comprimento total do calçado: De acordo com o tamanho do pé Altura máxima do calçado: Não pode exceder dois terços (2/3) do comprimento de (B + 10 mm) Espessura máxima da parte superior do calçado: 4mm A extensão das solas não pode ser superior a 10mm para a frente do calçado podendo qualquer delas ser cortada em ângulo. Não é permitida qualquer outra extensão da sola nem em comprimento nem em largura Números de Partida (Bib) devem ser usados por todos os atiradores nas suas costas, acima da cintura sempre que estejam em treinos ou em prova. Sem o Número de Partida (Bib) o atirador não pode começar/continuar Todos os atiradores têm que cumprir as Regras de Elegibilidade e de Patrocínios da ISSF (Secção 4 dos Estatutos, Regras e Regulamentos Oficiais). Esta Secção cobre as regras para participar nas competições da ISSF e matérias como: Emblemas, Patrocínios, Anúncios e Marcas Comerciais do Vestuário, juntamente com Controlo e Sanções.

17 São permitidas palas laterais, ligadas ao chapéu, boné, aos óculos de tiro ou a uma fita de cabeça, desde que não excedam a altura de 40 mm. Estas palas não podem avançar para a frente de uma linha imaginária tirada a partir do centro da testa (ver também ) É permitido usar uma pala para cobrir o olho que não aponta, desde que não exceda a largura de 30 mm Instrumentos de Medida Espessura O aparelho para medir a espessura do vestuário e do calçado deve poder fazer medidas até um décimo de milímetro (0.1 mm). As medidas devem fazer-se aplicando uma pressão de 5 kg. O aparelho deve ter duas superfícies planas e circulares colocadas em frente uma da outra, com o diâmetro de 30mm cada uma.

18 Espessura Quadro Reforços Reforços Espessura simples Espessura dupla Espessura total Espessura simples Espessura dupla Casacos Calçado Luvas Roupa interior 2,5 mm 4,0 mm 2,5 mm 5,0 mm - 5,00 mm 12,0 mm 10,0 mm 20,0 mm Rigidez a rigidez do vestuário será medida com um aparelho adequado aprovado pela ISSF O aparelho para medir a rigidez do vestuário deve poder fazer medidas até um décimo de milímetro (0.1 mm) e ter as seguintes dimensões: A Cilindro = 60 mm de diâmetro B Peso = 1000 g (incluindo a pega e prato de medida C C Prato = 20 mm de diâmetro D Expositor digital Indicando até 0,1 mm

19 O peso "B" pressiona o prato "C" ate que o material de fábrica fique liso, sem forçar, sobre o cilindro "A". Se o cilindro "A" for comprimido até, pelo menos, 3 mm (expositor digital "D" =30) o material é aceitável Se for exibido um número abaixo de 30, o material é demasiado rígido O Júri fará controlos no final das competições (nas disciplinas olímpicas, depois da fase de qualificação), sorteando cinco (5) postos de entre os atiradores com melhor classificação O controlo será feito imediatamente depois de o atirador ter terminado a competição. Se o vestuário examinado não passar no controlo, será verificado de novo dentro de cinco (5) minutos. Se não passar no segundo exame, o atirador será desclassificado Antes e durante qualquer controlo, nenhuma peça pode ser manipulada por calor ou outro meio Casaco de Tiro Tanto o corpo como as mangas, forros incluídos, não podem exceder as espessura de 2,5 mm, ou 5 mm quando dobrado, em qualquer ponto em que superfícies lisas permitam a medição. A altura do casaco não pode ultrapassar a linha do punho fechado (ver o Quadro do Casaco e Calças) O casaco só pode ser fechado por meios não ajustáveis, i.e., botões ou fechos de correr. No sítio em que for fechado, a medida máxima permitida para o

20 20 assertoado é de 100 mm (ver Quadro do Casaco). Deve poder ser vestido à vontade. Para verificar se não está demasiadamente apertado justapõem-se as frentes uma sobre a outra, devendo a orla ultrapassar a posição normal de fechado em 70 mm, pelo menos medidos desde o centro do botão até ao bordo exterior da casa respectiva. A medida deve ser feita com os braços pendentes. O reforço do caseamento dos botões é permitido É proibida toda a espécie de correias, atacadores, fechos ou quaisquer sistemas que possam servir de suporte artificial. No entanto, permite-se um fecho de correr ou o máximo de duas correias para segurar material solto na zona do chumaço do ombro (ver Quadro do Casaco). Para além do especificado nas presentes regras e figuras, não é permitida a utilização de qualquer outro fecho de correr ou sistema de ajuste A construção do painel para as costas pode incluir uma ou mais peças, mas não é permitido que torne o casaco rígido ou reduza a sua flexibilidade. Todas as partes que compõem o painel devem obedecer ao limite de 2.5mm de espessura quando medidos sobre uma superfície plana. Todas as partes do painel devem obedecer ao disposto para a rigidez Nas posições de deitado e de joelhos a manga do casaco não pode ultrapassar o pulso do braço em que está presa a bandoleira nem ser colocada entre a mão ou a luva e o fuste quando o atirador estiver na posição de tiro Não é permitido utilizar "velcro", qualquer substância viscosa, líquido ou pulverização tanto no exterior como no interior do casaco, nas protecções nem no equipamento. É permitido raspar o material de que o casaco for feito Os casacos de tiro podem ter reforços de protecção mas somente nas superfícies exteriores e sujeitos às seguintes limitações: Espessura máxima, incluindo o material de que o casaco for feito e todos os forros: 10 mm ou 20 mm quando dobrado Os reforços podem ser colocados em ambos os cotovelos mas não podem ultrapassar metade (1/2) da circunferência da manga. No braço em que for presa a bandoleira, o reforço pode estender-se desde a parte superior do braço até 100mm do extremo da manga. O reforço na outra manga não pode ter mais de 300mm de comprimento Para evitar que escorregue, a bandoleira pode fixar-se só com um gancho, uma presilha, um botão ou um acessório similar à parte exterior da manga ou à costura do ombro O reforço do ombro onde encosta a chapa de coice não deve ter mais de 300mm de na sua maior dimensão (ver Quadro do Casaco).

21 São proibidos todos os bolsos interiores. É autorizado um (1) único bolso exterior, localizado na frente direita (esquerda, para os atiradores esquerdinos) do casaco Dimensões do bolso: máximo de 250 mm de altura, medidos a partir do bordo inferior do casaco, por 200 mm de largura Medidas em mm Calças de Tiro As calças, incluindo os forros não podem exceder 2,5 mm em espessura simples e 5 mm quando dobradas em qualquer ponto onde superfícies planas possam ser medidas. A parte superior das calças não pode ser ajustada nem usada a mais de 50mm acima da crista do osso do quadril. São proibidos atacadores, fechos de correr ou quaisquer outros processos que permitam apertar as calças em volta das pernas ou das ancas. Só podem ser seguras por meio de um cinto normal que não tenha mais de

22 22 40mm de largura e 3mm de espessura ou com suspensórios elásticos. Caso se utilize um cinto na posição de pé, a fivela ou o fecho não podem ser usados para apoiar o braço esquerdo ou o cotovelo. O cinto não pode estar dobrar em dois, ou em três, etc., debaixo do braço ou do cotovelo. Se as calças tiverem cós, este não pode ter mais de 70 mm e altura e poderá ser apertado com um único gancho ajustável em 5 ilhozes, 5 botões de pressão ajustáveis, processo semelhante ou "velcro". Só é permitido um único sistema para apertar as calças. Não pode combinar-se o "velcro" com qualquer outro sistema. Devem estar largas em volta das pernas e o atirador deve poder sentar-se numa cadeira com todos os fechos de correr e sistemas de fechar na posição de fechado. Se não forem utilizadas calças especiais para o tiro, poderão usar-se quaisquer outras desde que não suportem artificialmente parte alguma do corpo Fechos de correr, botões, "velcro" ou sistemas de fecho similares não ajustáveis só podem ser usados nos lugares seguintes: Um único na braguilha não podendo prolongar-se para baixo do nível do gancho. São permitidos quaisquer orifícios que não possam ser fechados Só um em cada perna. O início da abertura não pode começar a menos de 70 mm da parte de cima das calças. Pode, no entanto, prolongar-se até ao fundo da perna (ver Quadro do Casaco e Calças). É permitido um fecho na frente da parte de cima da perna ou na parte de trás mas não em ambos na mesma perna As calças podem ter reforços nas nádegas e em ambos os joelhos. Os primeiros não podem ser mais largos do que as ancas nem mais altos do que a zona normalmente utilizada para sentar. Os segundos não podem ter altura superior a 300mm. A largura não pode ser maior do que metade da circunferência da calça. A espessura do reforço, incluindo o material de que as calças forem feitas e quaisquer forros não pode ultrapassar 10 mm, ou 20 mm quando dobrado

23 Luvas de Tiro A espessura total não pode exceder 12mm sobrepondo a palma e as costas fora de qualquer costura ou junta Não pode ultrapassar o pulso para além de 50mm medidos a partir do centro da respectiva articulação (ver Quadro da Luva). É proibido usar correias ou outros sistemas para a fechar em volta do pulso. No entanto, pode ter um elástico em volta de parte do pulso para permitir calçá-la embora deva ficar folgada em volta dele Vestuário do atirador A espessura do vestuário usado sob o casaco de tiro não pode exceder 2,5 mm ou 5 mm quando dobrado. Aplica-se o mesmo princípio relativamente a todo o vestuário usado sob as calças de tiro Este vestuário, usado sob o casaco ou as calças, só pode ser constituído por roupa interior normal e/ou fatos de treino que não imobilizem ou indubitavelmente reduzam o movimento das pernas, do corpo ou dos braços do atirador. É proibido qualquer outro vestuário interior Acessórios Telescópios É permitido utilizar telescópios destinados a observar os impactos e o vento desde que não estejam acoplados à carabina, somente nos 50 m e 300 m Descanso da Carabina O suporte para descanso da Carabina entre disparos é permitido, desde que não esteja acima da linha dos ombros do atirador. O suporte não pode ser colocado em frente da mesa no posto de tiro. Um rolo que é utilizado na posição de joelhos pode ser usado para poisar a arma, entre disparos. Deve haver um cuidado especial para que o descanso da Carabina não interfira com o atirador do posto de tiro adjacente.

24 Estojos de Acessórios Não podem ser colocados para a frente do ombro mais avançado do atirador quando este se encontra na linha de tiro, excepto na posição de pé quando o estojo, a mesa ou a prateleira sirvam para poisar a carabina no intervalo dos disparos. O estojo, a mesa ou a prateleira devem ser de tamanho ou forma que não interfira com os atiradores que se encontram nos postos de tiro adjacentes nem possam servir de para ventos Tapetes É proibido o uso de tapetes privativos Rolo para a posição de joelhos É permitido utilizar um único rolo de forma cilíndrica para executar o tiro na posição de joelhos. As dimensões máximas são 25 cm de comprimento e 18 cm de diâmetro. Deve ser feito de material macio e flexível. Não é autorizada qualquer atadura para enformar o rolo DIRIGENTES DA COMPETIÇÃO Deve ser nomeado um Júri da Carreira para fiscalizar a direcção das provas. Deve ser designado um Júri para supervisionar as leituras e classificações Deveres e Funções do Director de Tiro Para cada evento e Carreira deverá ser nomeado um Director de Tiro que: Terá a seu cargo todos os Juizes e pessoal da Carreira, devendo assegurar-se de que eles dirigem correctamente a competição e dará as vozes de comando onde houver controlos centralizados; Assegurará a cooperação de todo o pessoal da Carreira com o Júri; Será responsável por tomar as medidas necessárias para corrigir falhas do equipamento para o que deve ter à sua imediata disposição pessoal técnico e material Terá também que resolver quaisquer outras irregularidades que os outros Juizes não consigam Responsável pela eficiente e rápida leitura dos alvos em cooperação com o Júri de classificação Se necessário, participa nas leituras de desempate de valores de impactos no alvo.

25 Deveres e Funções do Juiz Deve ser indicado um Juiz por cada cinco a dez postos de tiro. O Juiz deve: Ser responsável perante o Director de Tiro pelo desenrolar da competição na secção de alvos que lhe está destinada mas devendo colaborar permanentemente com os membros do Júri; Fazer a chamada dos atiradores para os seus postos de tiro; Conferir os nomes e os números de identificação dos atiradores para assegurar que são os mesmos que constam na respectiva lista de partida, no registo da carreira de tiro e nos quadros dos Registadores. Se possível, tudo isto deve ser feito antes do período de preparação; Certificar-se de que as carabinas, os equipamentos e os acessórios dos atiradores foram examinados e aprovados; Verificar as posições de tiro dos atiradores e informar o Júri sobre quaisquer irregularidades; Dar as vozes de comando requeridas ou necessárias; Efectuar os procedimentos necessários a seguir a uma avaria, protesto, perturbação ou qualquer outra matéria surgida durante a prova; Ser responsáveis pela exactidão do registo dos tiros feitos pelos Registadores quando são usados alvos de papel; Assegurar o correcto manuseamento dos alvos; Aceitar os Protestos e enviá-los a um membro do Júri; Responsabilizar-se por anotar num relatório de incidentes, no registo da carreira, no alvo ou na fita da impressora e no quadro dos Registadores, quando apropriado, todas as irregularidades, perturbações, penalidades, avarias, tiros cruzados, concessões de tempo adicional, repetições de tiros, etc Deveres e Funções do Registador Deve ser indicado um Registador para cada posto de tiro. A sua missão consiste em: Completar e verificar a correspondência dos elementos da minuta de tiro e do quadro de classificação (nome do atirador, número de identificação e do posto de tiro, etc.); Informar o atirador logo que tanto os alvos de ensaio como os de prova estejam preparados para iniciar o tiro. O atirador deve informar o Registador com a máxima clareza quando deseja disparar tiros de ensaio e de competição; o

26 26 Registador deve confirmar. Para evitar desentendimentos provocados pela linguagem, o atirador deve ter dois cartões com as palavras ENSAIO e COMPETIÇÃO. Adicionalmente, cada cartão deve ter impressa uma pequena réplica do alvo de ensaio ou de competição. O atirador tem que mostrar ao registador o cartão apropriado; Ter um telescópio à sua disposição se for utilizado um sistema de controlo remoto de mudança de alvos. Se for ele a controlar a mudança, deverá conceder alguns segundos antes de a ordenar, para que o atirador possa ver onde se deu o impacto; Inscrever o valor preliminar de cada tiro na minuta e no quadro situado acima ou ao lado da mesa para benefício dos espectadores; Nas carreiras de tiro em que o retorno dos alvos às linhas é feito mecanicamente, juntá-los imediatamente após cada série de dez tiros e colocálos dentro de um contentor fechado que será recolhido e levado para o Gabinete de Classificação por pessoal autorizado; Abster-se de qualquer conversa com o atirador ou de fazer quaisquer comentários acerca da pontuação e sobre o tempo que faltar para o termo da competição Deveres e Funções dos Encarregados dos Alvos e do Fosso Alvos de Papel O número de Encarregados do Fosso deve corresponder ao de Juizes. Nas operações a efectuar no fosso, são responsáveis pelo grupo de alvos que lhes for atribuído, assegurando que sejam rapidamente classificados e subidos para que o atirador faça o tiro seguinte Se não puder ser encontrado num alvo o orifício correspondente a um tiro, o Encarregado do Fosso é responsável por averiguar se o impacto se verificou em algum dos alvos vizinhos e, após consultar o Júri e o Juiz, resolver o problema Quando forem utilizados sistemas automáticos de mudança de alvos, os Encarregados do Fosso são responsáveis pela colocação dos alvos certos nos mecanismos, e pela sua remoção e preparação a fim de serem entregues no Gabinete de Classificação. Faz também parte das suas funções anotar nos alvos quaisquer irregularidades que tenham ocorrido Assegurar que não há furos de impactos na parte branca do alvo e que estão claramente indicadas quaisquer marcas de impactos nos bastidores.

27 Dirigentes Técnicos - Alvos com Marcação Electrónica Podem ser nomeados Dirigentes Técnicos para operar e fazer a manutenção do equipamento de Alvos com Marcação Electrónica. Podem aconselhar os restantes Juizes e Membros do Júri, mas não podem tomar decisões Antes do início de cada entrada, um membro do Júri tem que inspeccionar os alvos de marcação electrónica, para confirmar que: Não haja nenhum impacto na área branca do alvo; Não haja nenhuma marca claramente visível na armadura; O contra-alvo nos 50 m ou nos 300 m não estejam perfurados; As folhas de controlo tenham sido substituídas; A introdução manual de valores no computador de controlo resulta (i.e., introdução de penalidades); Procedimentos para exame de alvos de marcação electrónica no seguimento de protestos com a marcação, reclamações, não indicações, etc Um Membro do Júri junta os seguintes itens (e o número do valor do impacto e a orientação do cartão, folha ou alvo devem ser anotados em cada um): A folha de controlo (50 m / 300 m). Se a localização de algum impacto for fora da área da Folha de Controlo, a relação geométrica entre o impacto na Folha de Controlo e o Contra-Alvo deve ser feita antes da remoção da Folha de Controlo; O Contra-Alvo (50 m / 300 m); A tira preta de papel (10 m); A faixa preta de borracha (50 m); O impresso de incidentes da Carreira; A impressão do LOG; Os dados de registo do computador de marcação electrónica de alvos (se necessário); Um Membro do Júri tem que examinar a face do alvo de marcação electrónica, e a armação, e registar a localização de qualquer tiro fora da área preta O comando CLEAR LOG não pode ser accionado sem a permissão do Júri de Classificação.

28 O número de impactos deve ser contado e a sua localização levada em conta. Os Membros do Júri examinam esses items e fazem uma avaliação independente, antes da tomada de decisão formal do Júri PROCEDIMENTOS E REGRAS DE COMPETIÇÃO Posições Deitado: O atirador deverá deitar-se directamente no chão do posto de tiro ou sobre um tapete Pode também usar o tapete para poisar os cotovelos O corpo fica estendido no posto de tiro com a cabeça na direcção do alvo A carabina deve ficar apoiada unicamente em ambas as mãos e no ombro Na posição de pontaria a face pode encostar-se à coronha A carabina pode ser segura com o auxílio da bandoleira mas o fuste para além da mão esquerda não pode tocar o casaco de tiro Parte alguma da carabina pode tocar a bandoleira ou os seus acessórios A carabina não pode tocar ou apoiar-se a qualquer outro ponto ou objecto Os antebraços e as mangas do casaco de tiro devem estar visivelmente levantados a partir do cotovelo relativamente à superfície do posto de tiro O eixo do antebraço em que estiver presa a bandoleira deve formar com a horizontal um ângulo que não seja inferior a 30 graus De Pé O atirador deve estar em pé directamente no solo do posto de tiro ou sobre o tapete e sem qualquer outro apoio A carabina deve ser suportada por ambas as mãos, pelo ombro (parte da frente do peito) ou pela parte de cima do braço junta ao ombro, pela face e pelo peito junto ao ombro A face pode ser encostada à coronha A carabina não pode, porém, ser suportada pelo casaco ou pelo peito para alem da área do ombro e do peito do mesmo lado.

29 O braço que suporta a arma e o respectivo cotovelo podem apoiar-se no tórax ou no quadril. Se for utilizado um cinto, a fivela ou a correia não podem servir de apoio para o braço ou cotovelo A arma não pode tocar ou apoiar-se em qualquer outro ponto ou objecto Pode usar-se o apoio de mão excepto nas provas com Carabina Standard a 300 m e de Ar a 10 m Nesta posição não é permitido o uso do zarelho nas provas com Carabina Standard a 300 m e de Ar a 10 m Nesta posição, o uso de bandoleira é proibido De Joelhos O chão do posto de tiro pode ser tocado com a biqueira do pé direito, o joelho direito e o pé esquerdo A carabina deve ser suportada por ambas as mãos e pelo ombro direito A face pode ser encostada à coronha O cotovelo esquerdo deve estar apoiado no joelho esquerdo O extremo do cotovelo não pode ficar a mais de 100 mm para lá nem a menos e 150 mm para cá do extremo do joelho A carabina pode ser segura com o auxílio da bandoleira mas o fuste não pode tocar a manga do casaco Parte alguma da carabina pode tocar a bandoleira ou os seus acessórios A carabina não pode tocar ou apoiar-se em qualquer outro ponto ou objecto No caso de ser usado o rolo sob o peito do pé direito, este não pode rodar mais de 45 graus Caso o rolo não seja utilizado o pé pode ser colocado em qualquer ângulo o que significa que pode mesmo ser posto de lado ficando assente no chão juntamente com a parte inferior da perna em contacto com o solo do posto de tiro Parte alguma da coxa ou das nádegas pode tocar a superfície do posto de tiro ou do tapete em qualquer ponto Se o atirador usar o tapete, poderá ajoelhar completamente sobre ele ou ter dois ou três pontos de contacto (biqueira, joelho, pé).

30 Só as calças e a roupa interior podem estar entre as nádegas e o calcanhar. Nem o casaco nem outro qualquer artigo podem ser colocado entre estes dois pontos ou sob o joelho direito Competições com Carabina Ver Quadro Competições com Carabina As competições com carabina devem ser programadas pela seguinte ordem: 10 m, 50 m, e 300 m; porém, quando houver provas a 300 m, estas serão sempre programadas para depois das de 10 m e 50 m Nas provas de três posições a 50 m e 300 m a ordem sequencial de tiro é a seguinte: Deitado de pé de joelhos Carabina 3 x Todos os atiradores devem completar a posição de deitado antes de se iniciar a de pé e só depois de completada esta é que se inicia de joelhos O tempo máximo de intervalo entre as posições é de 10 minutos Manuseamento dos Alvos Alvos de Papel Carabina 10 M A mudança dos alvos é feita pelos próprios atiradores sob a fiscalização dos Juizes. O atirador é responsável por disparar para o alvo correcto Imediatamente depois de cada série de 10 tiros o atirador deve por os alvos num lugar conveniente para o Registador que o deverá colocar num contentor que será recolhido por pessoal autorizado que os levará para o Gabinete de Classificação Carabina a 50 m Se forem usados transportadores automáticos para os alvos a sua mudança pode ser controlada pelo atirador ou pelo Registador. Em qualquer caso o atirador é completamente responsável disparar para o alvo correcto O atirador pode chamar a atenção do Juiz se considerar que a marcação ou a mudança está a ser demasiado lenta. Se o Juiz ou o Júri estiverem de acordo com aquela observação, devem tomar-se as providências necessárias para corrigir a anomalia. Se a situação se mantiver, o atirador ou o dirigente da equipa podem apresentar um protesto ao Júri que poderá conceder tem adicional até 10 minutos. O protesto não pode ser

31 31 apresentado dentro dos últimos 30 minutos da competição a não ser em circunstâncias fora do comum Alvos com Marcação Electrónica Durante os treinos os atiradores deverão familiarizar-se com o uso dos botões de controlo para alterar a apresentação do alvo no monitor (ZOOM) e para mudar do alvo de Ensaio para o de Competição (MATCH). Nas provas de 10 m e de 50 m a mudança dos alvos de ensaio para competição é responsabilidade do atirador, e deve ser por ele controlada. Se algum atirador tiver dúvidas, deverá pedir a intervenção do Juiz Não é permitido obscurecer o monitor ou qualquer parte dele que deve estar visível pelo Júri e pessoal da carreira Nem os Juizes nem os atiradores podem tocar na impressora nem nos painéis de controlo antes de terminada a entrada ou prova, excepto quando autorizados pelo Júri. Os atiradores devem assinar a fita da impressora para a identificar (junto resultado final) antes de abandonar a carreira Quando um atirador não assinar a sua folha de prova, um Membro do Júri ou um Juiz deverá faze-lo e enviá-la para o Gabinete de Classificação Contra-Alvos Marcação Electrónica de alvos 10m / 50 m / 300 m O contra-alvo deve ser afixado à parte traseira do alvo, e deve ser substituído em cada entrada e, nas provas de Carabina Homens três posições, substituídas em cada posição, a menos que a Folha de Controlo seja usada (excepto nas provas de 10 m quando a banda preta for usada) Regras de competição Período de Preparação Antes de se iniciar competição deve ser concedido aos atiradores um período de dez minutos para se prepararem. Durante este período os alvos de ensaio devem estar visíveis. Desde que tenha terminado qualquer prova que estivesse a disputar-se antes, o Director de Tiro pode autorizar os atiradores a colocarem os seus equipamentos nos postos de tiro antes de se iniciar o Período de Preparação. O Director de Tiro anunciará o fim da prova anterior. As verificações a fazer pelo Júri e pelos Juizes deve terminar antes do início do período de preparação.

32 Dará então a voz de "PREPARATION BEGINS NOW" (o período de preparação começa agora). Antes e durante o período de preparação os atiradores podem mexer nas suas carabinas, disparar em seco, empunhálas e fazer exercícios de pontaria Começar Considera-se que a competição teve o seu início quando O Director de Tiro dá a voz de "START" (Começar). Cada disparo efectuado depois de terminados os tiros de ensaio será registado como de competição. No entanto, é permitido o tiro em seco Substituição de um atirador Um atirador que tenha que se retirar depois de feito o primeiro tiro de ensaio não pode ser substituído. Esta regra também se aplica às competições compostas por várias partes ou disputadas em vários dias Tiros de Ensaio - Tiros antes de START - Informações antes de STOP Tiros de Ensaio (em número ilimitado) só podem ser disparados antes do início de cada prova ou posição. Logo que seja disparado o primeiro tiro de prova não são permitidos mais tiros de ensaio, a menos que haja autorização do Júri concedida de acordo com as presentes Regras. Classificam-se como zeros quaisquer tiros de ensaio disparados em contravenção com esta regra Um tiro ou tiros disparados antes do início do tempo oficial incorrem numa penalização de dois (2) pontos no primeiro alvo de competição. Um tiro ou tiros que não chegue (m) a ser disparado (s) será (ão) registados como zero (s) no(s) ultimo(s) alvo(s) de competição. Aplica-se o mesmo princípio aos tiros disparados depois do tempo oficial a menos que o Director de Tiro ou o Júri tenham autorizado tempo adicional. Um tiro atrasado que não possa ser identificado será anulado deduzindo o valor mais alto dos impactos no alvo Tempo restante O Director de Tiro informará os atiradores através do sistema de difusão som quando faltarem dez (10) e cinco (5) minutos para terminar a prova A competição pára à voz de STOP ou a sinal apropriado Regras específicas para Provas com Carabina de Ar a 10 m Ao atirador que libertar a carga propulsora durante o período de preparação será feita uma "Warning" (Advertência) na primeira vez; nas subsequentes ser-lhe-á feita a "Deduction" (Dedução) de dois pontos por cada uma.

33 Qualquer libertação da carga propulsora depois de colocado o primeiro alvo de prova sem que o chumbo atinja o alvo, quer a carabina tenha sido ou não carregada, é classificado com zero. O tiro em seco sem libertar a carga propulsora é permitido excepto nas Finais Se um atirador pretender trocar o seu cilindro de ar ou gás tem que sair do posto de tiro (terá que obter permissão). Não será concedido qualquer tempo adicional para compensar o que o atirador necessite para se ausentar do posto de tiro a fim de trocar ou carregar o cilindro de gás Interrupções O atirador que for obrigado a interromper o tiro por tempo superior a três (3) minutos por motivos que lhe não possam ser atribuídos, tem direito a pedir tempo adicional equivalente ao da interrupção ou o tempo que falta mais um (1) minuto se a interrupção se der nos últimos minutos da competição O atirador que for interrompido por mais de cinco (5) minutos ou tiver que mudar para outro posto de tiro tem direito a tiros de ensaio em número ilimitado num único alvo quando for iniciada a contagem do tempo em falta, incluindo qualquer tempo adicional que lhe tenha sido concedido. Se o sistema de alvos for automático e não houver possibilidade de incluir um novo alvo para o efeito, os tiros de ensaio devem ser feitos para o próximo alvo de competição ainda não usado. Para o alvo de competição seguinte serão disparados dois tiros de prova, de acordo com as instruções dadas pelo Juiz de Tiro ou pelo Júri. Os Juizes de Tiro ou Membros do Júri providenciarão para que, na minuta seja escrita uma explicação completa para o caso Qualquer tempo adicional concedido pelo Júri ou pelo Juizes deve ficar claramente indicado, mencionando os motivos no Relatório de Incidentes da Carreira e, se aplicável, na minuta do registador e no quadro onde fique bem à vista do atirador Infracções e Regras Disciplinares: Os Júris têm o direito de examinar as carabinas, o equipamento, as posições, etc. dos atiradores em qualquer momento, mesmo durante a competição (mas v ). Durante a competição não deverão aproximarse do atirador quando ele estiver em tempo de disparo, mas deverão actuar imediatamente se a segurança estiver em causa O atirador que iniciar a competição com uma carabina ou com equipamento que não tenham sido aprovados, será penalizado com a dedução de dois (2) pontos no valor mais baixo dos tiros da primeira série de competição. Não pode ser autorizado a continuar até que a carabina ou o equipamento sejam aprovados pela Secção de Controlo de Equipamento. Só poderá recomeçar a prova em hora determinada pelo Júri. Não se lhe concederão nem tempo nem tiros de ensaio adicionais.

REGULAMENTO DE CARABINA

REGULAMENTO DE CARABINA REGULAMENTO DE CARABINA PARA CARABINA A 300 m CARABINA STANDARD A 300 m CARABINA A 50 m CARABINA DE AR A 10 m Edição de 2009 (1ª impressão Novembro de 2008) Efectivo desde 1 de Janeiro de 2009 2 CAPÍTULOS

Leia mais

REGULAMENTO DE CARABINAS E FUZIL. FUZIL a 300 m FUZIL STANDARD a 300 m CARABINA a 50 m CARABINA de AR a 10 m

REGULAMENTO DE CARABINAS E FUZIL. FUZIL a 300 m FUZIL STANDARD a 300 m CARABINA a 50 m CARABINA de AR a 10 m REGULAMENTO DE CARABINAS E FUZIL FUZIL a 300 m FUZIL STANDARD a 300 m CARABINA a 50 m CARABINA de AR a 10 m Edição de 2009 (1ª impressão Novembro de 2008) Em vigor desde 1º de Janeiro de 2009 CAPÍTULOS

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO Instituição de Utilidade Pública por Decreto de 14/10/1929 Instituição de Utilidade Pública Desportiva (D.R. 288 de 11/12/1993) Oficial da Ordem Militar de Cristo Medalha de

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO Instituição de Utilidade Pública por Decreto de 14/10/1929 Instituição de Utilidade Pública Desportiva (D.R. 288 de 11/12/1993) Oficial da Ordem Militar de Cristo Medalha de

Leia mais

REGULAMENTO DE PISTOLA PISTOLA DE AR 5 TIROS

REGULAMENTO DE PISTOLA PISTOLA DE AR 5 TIROS REGULAMENTO DE PISTOLA PISTOLA DE AR 5 TIROS Edição de 2009 (1ª impressão Novembro de 2008) Efectivo desde 1 de Janeiro de 2009 2 CAPÍTULOS 8.20. PISTOLA DE AR - CINCO TIROS 8.20.1 DEFINIÇÕES 8.20.2 GENERALIDADES

Leia mais

REGULAMENTO PISTOLA 10 M 5 ALVOS PISTOLA STANDARD 10 M

REGULAMENTO PISTOLA 10 M 5 ALVOS PISTOLA STANDARD 10 M REGULAMENTO DE PISTOLA 10 M 5 ALVOS PISTOLA STANDARD 10 M 2 8.20 PISTOLA DE AR CINCO TIROS A 10 METROS 8.20.1 PISTOLA DE AR Cinco tiros a 10 m Pode ser usada qualquer pistola de ar comprimido ou gás com

Leia mais

REGULAMENTO PISTOLA DE 5 TIROS

REGULAMENTO PISTOLA DE 5 TIROS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO Instituição de Utilidade Pública por Decreto de 14/10/1929 Instituição de Utilidade Pública Desportiva (D.R. 288 de 11/12/1993) Oficial da Ordem Militar de Cristo Medalha de

Leia mais

Fuzil Militar de Combate

Fuzil Militar de Combate Regulamento de Prova de Tiro Numero 4/2013 Fuzil Militar de Combate FINALIDADE Regulamentar a Prova de Tiro Fuzil Militar de Combate no âmbito do Estande de Tiro do 2º Batalhão de Policia do Exercito.

Leia mais

Carabina de Ar 25m. Local apropriado e com segurança que permita a colocação de alvos nas distancias de 10, 15, 20 e 25 metros.

Carabina de Ar 25m. Local apropriado e com segurança que permita a colocação de alvos nas distancias de 10, 15, 20 e 25 metros. Carabina de Ar 25m 1. Objetivo Regulamentar a prova de Carabina de Ar 25m do Tiro Virtual. 2. Desenvolvimento a. Estande e Distância Local apropriado e com segurança que permita a colocação de alvos nas

Leia mais

REGULAMENTO DE PISTOLA

REGULAMENTO DE PISTOLA REGULAMENTO DE PISTOLA PARA PISTOLA 50 M PISTOLA DE VELOCIDADE 25 M PISTOLA PERCUSSÃO CENTRAL 25 M PISTOLA STANDARD 25 M PISTOLA 25 M PISTOLA 10 M Edição 2005 Efectivo desde 1 de Janeiro de 2005 2 CAPÍTULOS

Leia mais

REGULAMENTO DE CARABINA. Carabina 300m Carabina Standard 300m Carabina 50m Carabina de Ar 10m. EDIÇÃO 2013 (Primeira impressão 11/2012)

REGULAMENTO DE CARABINA. Carabina 300m Carabina Standard 300m Carabina 50m Carabina de Ar 10m. EDIÇÃO 2013 (Primeira impressão 11/2012) REGULAMENTO DE CARABINA Carabina 300m Carabina Standard 300m Carabina 50m Carabina de Ar 10m EDIÇÃO 2013 (Primeira impressão 11/2012) Vigência a partir de 01 de janeiro de 2013 1 2 CAPÍTULOS 7.1- GERAL

Leia mais

Carabina.22 à 25 metros

Carabina.22 à 25 metros Regulamento de Prova de Tiro Numero 3/2013 Carabina.22 à 25 metros FINALIDADE Regulamentar a Prova de Tiro Carabina.22 à 25 metros no âmbito do Estande de Tiro do 2º Batalhão de Policia do Exercito. MODALIDADE

Leia mais

Alameda António Sérgio, 22-8º C * * Algés * Portugal * *

Alameda António Sérgio, 22-8º C * * Algés * Portugal * * REGULAMENTO DE DOUBLE TRAP Alameda António Sérgio, 22-8º C * 1495 132 * Algés * Portugal 21.4126160 * 21.4126162 http://www.fptac.pt * fptac@mail.telepac.pt REGULAMENTO INTERNACIONAL DE DOUBLE TRAP O presente

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL COM ARMAS DE ORDENANÇA

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL COM ARMAS DE ORDENANÇA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL COM ARMAS DE ORDENANÇA 10 DE NOVEMBRO DE 2010 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL COM ARMAS DE ORDENANÇA

Leia mais

Regulamento. das. Provas. Tiro. com. Carabina de Cano Articulado

Regulamento. das. Provas. Tiro. com. Carabina de Cano Articulado Regulamento das Provas de Tiro com Carabina de Cano Articulado Em vigor desde de 2005 Artigo 1º Arma A arma a utilizar é a de Ar Comprimido, obedecendo às seguintes características: Cano articulado; Calibre

Leia mais

DUELO 20 SEGUNDOS LIGHT. Atualizado em

DUELO 20 SEGUNDOS LIGHT. Atualizado em DUELO 20 SEGUNDOS LIGHT I - Finalidade Regulamentar a prova de no âmbito da e de suas Filiadas. Esta prova visa atender necessidades de clubes que não dispõe de pistas de 25m ou mais, via de regra indoor,

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO REGULAMENTO DE PROVAS DE PISTOLA SPORT.45 ACP 10 DE NOVEMBRO DE 2010 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO REGULAMENTO DE PROVAS DE PISTOLA SPORT.45 ACP Artigo 1º Âmbito do Regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DAS PROVAS DE TIRO COM CARABINA DE CANO ARTICULADO. Capitulo I Âmbito. Art.º 1º Âmbito

REGULAMENTO DAS PROVAS DE TIRO COM CARABINA DE CANO ARTICULADO. Capitulo I Âmbito. Art.º 1º Âmbito REGULAMENTO DAS PROVAS DE TIRO COM CARABINA DE CANO ARTICULADO Capitulo I Âmbito Art.º 1º Âmbito 1.O presente Regulamento estabelece as regras aplicáveis às provas de carabina de cano articulado do calendário

Leia mais

TAÇA DO ALGARVE CARABINA DE CANO ARTICULADO

TAÇA DO ALGARVE CARABINA DE CANO ARTICULADO TAÇA DO ALGARVE CARABINA DE CANO ARTICULADO REGULAMENTO Art.º 1.º - O Torneio da Sociedade de Tiro de Tavira, denominado, TAÇA do Algarve, será realizado, na Galeria de Tiro de Ar Comprimido, na disciplina

Leia mais

Campeonato. Portugal. Pistola Sport 9mm

Campeonato. Portugal. Pistola Sport 9mm Campeonato de Portugal de Pistola Sport 9mm Em vigor desde 01 de Janeiro de 2005 INTRODUÇÃO O Campeonato de Portugal com Armas de Ordenança perdeu as suas características próprias, as de um campeonato

Leia mais

Regulamento do Campeonato de Portugal com Armas de Ordenança

Regulamento do Campeonato de Portugal com Armas de Ordenança FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO Instituição de Utilidade Pública por Decreto de 14/10/1929 Instituição de Utilidade Pública Desportiva (D.R. 288 de 11/12/1993) Oficial da Ordem Militar de Cristo Medalha de

Leia mais

Campeonato. Portugal. com. Armas de Ordenança

Campeonato. Portugal. com. Armas de Ordenança Campeonato de Portugal com Armas de Ordenança Em vigor desde 01 de Janeiro de 2005 Artigo 1º O Campeonato de Portugal com Armas de Ordenança será organizado anualmente pela FPT em carreiras de tiro apropriadas.

Leia mais

Regulamento de NRA Sporting Rifle atualizado em 30 de dezembro de 2012

Regulamento de NRA Sporting Rifle atualizado em 30 de dezembro de 2012 I- Finalidade Regulamentar a prova de NRA Sporting Rifle no âmbito da. II- Descrição da Prova a) Distância 100 (cem) metros. b) Alvo Os alvos utilizados serão os oficiais de NRA/CBTE Sporting Rifle, que

Leia mais

V - Torneio Interno de Tiro de Precisão do Clube de Tiro Barra Bonita 2017

V - Torneio Interno de Tiro de Precisão do Clube de Tiro Barra Bonita 2017 V - Torneio Interno de Tiro de Precisão do Clube de Tiro Barra Bonita 2017 Finalidade - Implementar a realização de prova de carabina Mira Aberta (fogo central e circular), de Ar comprimido (4.5 e 5.5

Leia mais

DIAGRAMA 1b: ÁREA DE JOGO. Regras: 1, 1.4, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, , , , ,

DIAGRAMA 1b: ÁREA DE JOGO. Regras: 1, 1.4, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, , , , , DIAGRAMA 1b: ÁREA DE JOGO Regras: 1, 1.4, 1.4.2, 1.4.3, 1.4.4, 1.4.5, 1.4.6, 4.2.1, 4.2.3.1, 15.10.1, 19.3.1.4, 19.3.2.7, 21.3.2.1 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL 51 REGRAS OFICIAIS DE VOLEIBOL 2013-2016

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL COM ARMAS DE ORDENANÇA

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL COM ARMAS DE ORDENANÇA FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL COM ARMAS DE ORDENANÇA 01 DE OUTUBRO DE 2014 FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO REGULAMENTO DO CAMPEONATO DE PORTUGAL COM ARMAS DE ORDENANÇA

Leia mais

Regulamento para o Campeonato Aberto Carabina Ar Mira Aberta

Regulamento para o Campeonato Aberto Carabina Ar Mira Aberta Clube de Caça e Tiro Araújo Brusque Regulamento para o Campeonato Aberto Carabina Ar Mira Aberta I. Finalidade Regulamentar a prova de Carabina Ar Mira Aberta II. Descrição da Prova a) Distância 10 (dez)

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO. Regulamento de Provas de Pistola Sport 9mm

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO. Regulamento de Provas de Pistola Sport 9mm FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO Instituição de Utilidade Pública por Decreto de 14/10/1929 Instituição de Utilidade Pública Desportiva (D.R. 288 de 11/12/1993) Oficial da Ordem Militar de Cristo Medalha de

Leia mais

Campeonato Interclubes - Carabina 22 Mira Aberta 25m. Descrição da Prova

Campeonato Interclubes - Carabina 22 Mira Aberta 25m. Descrição da Prova Campeonato Interclubes - Carabina 22 Mira Aberta 25m Descrição da Prova 1) Distância 25 (vinte e cinco) metros. 1.1. Alvo composto de 3 (três) centros, com os centros olímpicos (X) na coloração branca.

Leia mais

VERSÃO 1.0 MAIO 2019 REGULAMENTO DAS PROVAS DE TIRO DE RECREIO STEEL CHALLENGE.22

VERSÃO 1.0 MAIO 2019 REGULAMENTO DAS PROVAS DE TIRO DE RECREIO STEEL CHALLENGE.22 REGULAMENTO DAS PROVAS DE TIRO DE RECREIO STEEL CHALLENGE.22 MAIO DE 2019 VERSÃO 1.0 DE MAIO DE 2019 REGULAMENTO DAS PROVAS DE TIRO DE RECREIO STEEL CHALLENGE.22 Artigo 1º Regras O presente regulamento

Leia mais

REGULAMENTO DE PISTOLA

REGULAMENTO DE PISTOLA REGULAMENTO DE PISTOLA PARA PISTOLA 50 M PISTOLA DE VELOCIDADE 25 M PISTOLA PERCUSSÃO CENTRAL 25 M PISTOLA STANDARD 25 M PISTOLA 25 M PISTOLA 10 M Edição de 2009 (1ª impressão Novembro de 2008) Efectivo

Leia mais

Regulamento de Prova de Tiro. Numero 2/2013. Duelo de Balão

Regulamento de Prova de Tiro. Numero 2/2013. Duelo de Balão Regulamento de Prova de Tiro Numero 2/2013 Duelo de Balão FINALIDADE Regulamentar a Prova de Tiro Duelo de Balão no âmbito do Estande de Tiro do 2º Batalhão de Policia do Exercito. MODALIDADE Tiro Policial.

Leia mais

REGULAMENTO DO TORNEIO 2018 Crossminton para todas as idades. Editor

REGULAMENTO DO TORNEIO 2018 Crossminton para todas as idades. Editor REGULAMENTO DO TORNEIO 2018 Crossminton para todas as idades Editor Conteúdo: Explicação do conceito... 3 A. Condições Básicas... 4 1 - Estrutura da Quadra e a quadra...4 2 Quadra Inferior e Qualidade

Leia mais

REGULAMENTO PARA A MODALIDADE DE TIRO RÁPIDO DE PRECISÃO CAMPEONATO FRTP 2018

REGULAMENTO PARA A MODALIDADE DE TIRO RÁPIDO DE PRECISÃO CAMPEONATO FRTP 2018 FEDERAÇÃO RONDONIENSE DE TIRO PRÁTICO - FRTP REGULAMENTO PARA A MODALIDADE DE TIRO RÁPIDO DE PRECISÃO CAMPEONATO FRTP 2018 1 - DA ARMA A- O comprimento do cano não deverá exceder a 6.5" (seis ponto cinco

Leia mais

Federação Portuguesa de Tiro

Federação Portuguesa de Tiro Federação Portuguesa de Tiro REGULAMENTO DE PISTOLA PARA PISTOLA 50 M PISTOLA DE VELOCIDADE 25 M PISTOLA PERCUSSÃO CENTRAL 25 M PISTOLA STANDARD 25 M PISTOLA 25 M PISTOLA 10 M Em vigor desde 1 de Janeiro

Leia mais

Regras. Tiro Rápido de Precisão (TRP)

Regras. Tiro Rápido de Precisão (TRP) Regras Tiro Rápido de Precisão (TRP) Atualização de Abril de 2015 Regulamento de Tiro Rápido de Precisão Atualização de Abril de 2015 1 - DA ARMA a. O comprimento do cano não deverá exceder a 6" (seis

Leia mais

VI - Torneio Interno de Tiro de Precisão do Clube de Tiro Barra Bonita 2018

VI - Torneio Interno de Tiro de Precisão do Clube de Tiro Barra Bonita 2018 VI - Torneio Interno de Tiro de Precisão do Clube de Tiro Barra Bonita 2018 Finalidade - Implementar a realização de prova de carabina Mira Aberta (fogo central e circular), de Ar comprimido (4.5 e 5.5

Leia mais

Federação Portuguesa de Tiro INOC. Instituto Nacional de Oficiais de Campo EXAME DE TIRO PRÁTICO 001

Federação Portuguesa de Tiro INOC. Instituto Nacional de Oficiais de Campo EXAME DE TIRO PRÁTICO 001 INOC Instituto Nacional de Oficiais de Campo EXAME DE TIRO PRÁTICO 001 Nome: Lic. Desportiva: Clube: Instruções para a execução do teste: Deverá responder a todas as questões, colocando uma cruz na letra

Leia mais

REGRAS DE JOGO ACR7 - ANDEBOL 7 (SEVEN) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS

REGRAS DE JOGO ACR7 - ANDEBOL 7 (SEVEN) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS REGRAS DE JOGO ACR7 - ANDEBOL 7 (SEVEN) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS JOGADORES Cada uma das equipas é composta por sete jogadores de campo mais sete suplentes, totalizando catorze jogadores por equipa.

Leia mais

REGULAMENTO I DUATLO POLICIAL DA POLÍCIA JUDICIÁRIA

REGULAMENTO I DUATLO POLICIAL DA POLÍCIA JUDICIÁRIA REGULAMENTO I DUATLO POLICIAL DA POLÍCIA JUDICIÁRIA Artigo 1º Objeto A Associação Desportiva Cultural e Recreativa da Polícia Judiciária (ADCRPJ) em parceria com a Escola de Polícia Judiciária (EPJ) promove

Leia mais

REGULAMENTO DE TIRO PROVA DE PISTOLA DE COMBATE

REGULAMENTO DE TIRO PROVA DE PISTOLA DE COMBATE REGULAMENTO DE TIRO PROVA DE PISTOLA DE COMBATE EsEFEx Atualizado em 2015 1 PROVA DE PISTOLA DE COMBATE Art 1º - A prova de Pistola de Combate será realizada com armamento e munição de dotação do Exército

Leia mais

Regulamento. Licenças Federativas. Em vigor desde 01 de Janeiro de 2007

Regulamento. Licenças Federativas. Em vigor desde 01 de Janeiro de 2007 Regulamento de Licenças Federativas Em vigor desde 01 de Janeiro de 2007 1 - Por cada Atirador regularmente inscrito na Federação Portuguesa de Tiro, será emitida e entregue uma Licença Federativa (LF),

Leia mais

Regulamento de F-Class atualizado em 05 de fevereiro de 2015

Regulamento de F-Class atualizado em 05 de fevereiro de 2015 I- Finalidade Regulamentar a prova de F-Class no âmbito da. II- Descrição da Prova a) Distância 300 (trezentos) metros. b) Alvo 1. Alvos oficiais de F-Class e consistem em círculos concêntricos pretos

Leia mais

Regulamento TAÇA TAC KARTING 2011

Regulamento TAÇA TAC KARTING 2011 Regulamento TAÇA TAC KARTING 2011 CLÁUSULA 1.ª Âmbito O presente regulamento é aplicável a todas as provas de Karting organizadas pelo TAC - Terceira Automóvel Clube, durante ano de 2011. CLÁUSULA 2.ª

Leia mais

ANEXO 1 DO PLANO DE FORMAÇÃO DE TIRO REGULAMENTO SOBRE O USO DE ARMAS DE FOGO EM FORMAÇÃO E FORA DO ÂMBITO DE ACÇÕES POLICIAIS

ANEXO 1 DO PLANO DE FORMAÇÃO DE TIRO REGULAMENTO SOBRE O USO DE ARMAS DE FOGO EM FORMAÇÃO E FORA DO ÂMBITO DE ACÇÕES POLICIAIS Pág. 8 de 51 Págs. ANEXO 1 DO PLANO DE FORMAÇÃO DE TIRO REGULAMENTO SOBRE O USO DE ARMAS DE FOGO EM FORMAÇÃO E FORA DO ÂMBITO DE ACÇÕES POLICIAIS 1. INTRODUÇÃO a. O Decreto-lei n.º 457/99 de 5 de Novembro

Leia mais

FEDERAÇÃO MARANHENSE DE TIRO ESPORTIVO - FMTE REGULAMENTO DE BENCHREST

FEDERAÇÃO MARANHENSE DE TIRO ESPORTIVO - FMTE REGULAMENTO DE BENCHREST FEDERAÇÃO MARANHENSE DE TIRO ESPORTIVO - FMTE REGULAMENTO DE BENCHREST São Luís MA Fevereiro de 2010 Federação Maranhense de Tiro Esportivo - FMTE REGULAMENTO DE BENCHREST CAPÍTULO I DAS MODALIDADES DE

Leia mais

FPTA. Normas para Vestuário Desportivo. Federação Portuguesa de Tiro com Arco Instituição de Utilidade Pública desportiva

FPTA. Normas para Vestuário Desportivo. Federação Portuguesa de Tiro com Arco Instituição de Utilidade Pública desportiva Normas para Vestuário Desportivo Agentes Desportivos Participantes FPTA Federação Portuguesa de Tiro com Arco Instituição de Utilidade Pública desportiva Normas para Vestuário Desportivo (Agentes Desportivos

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO REGULAMENTO DE LICENÇAS FEDERATIVAS

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO REGULAMENTO DE LICENÇAS FEDERATIVAS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO REGULAMENTO DE LICENÇAS FEDERATIVAS Em Vigor desde 01 de Janeiro de 2009 1. Por cada Atirador regularmente inscrito na Federação Portuguesa de Tiro, será emitida e entregue

Leia mais

Regulamento da 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Escalada Esportiva Modalidade Boulder

Regulamento da 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Escalada Esportiva Modalidade Boulder Regulamento da 1ª Etapa do Campeonato Gaúcho de Escalada Esportiva 2007 - Modalidade Boulder 1. Introdução 1 1.1. Apenas atletas registrados junto à FGM terão seus resultados contabilizados para o Campeonato

Leia mais

REGULAMENTO TÉCNICO PARA TODAS AS DISCIPLINAS DE TIRO

REGULAMENTO TÉCNICO PARA TODAS AS DISCIPLINAS DE TIRO REGULAMENTO TÉCNICO PARA TODAS AS DISCIPLINAS DE TIRO Edição de 2009 (1ª impressão Novembro de 2008) Efectivo desde 1 de Janeiro de 2009 2 CAPÍTULOS 6.1. GENERALIDADES 6.2. SEGURANÇA 6.3. NORMAS GERAIS

Leia mais

REGRAS PARA COMPETIÇÕES CÓDIGO DE PUBLICIDADE PARA ESGRIMISTAS

REGRAS PARA COMPETIÇÕES CÓDIGO DE PUBLICIDADE PARA ESGRIMISTAS RESUMO Tradução do Apêndice Código de Publicidade para Esgrimistas Regras para Competições da FIE. Dezembro 2017 REGRAS PARA COMPETIÇÕES CÓDIGO DE PUBLICIDADE PARA ESGRIMISTAS Sumário CAPÍTULO I: PRINCÍPIOS

Leia mais

FEDERAÇÃO BRASILIENSE DE TIRO ESPORTIVO REGULAMENTO DE PROVAS ESPECIAIS TIRO DE DEFESA. (Versão 2013)

FEDERAÇÃO BRASILIENSE DE TIRO ESPORTIVO REGULAMENTO DE PROVAS ESPECIAIS TIRO DE DEFESA. (Versão 2013) FEDERAÇÃO BRASILIENSE DE TIRO ESPORTIVO REGULAMENTO DE PROVAS ESPECIAIS TIRO DE DEFESA (Versão 2013) 1. Finalidade Regulamentar a prova de Tiro de Defesa no âmbito da Federação Brasiliense de Tiro Esportivo.

Leia mais

FEDERAÇÃO MARANHENSE DE TIRO ESPORTIVO (FMTE) REGULAMENTO DE FIELD TARGET

FEDERAÇÃO MARANHENSE DE TIRO ESPORTIVO (FMTE) REGULAMENTO DE FIELD TARGET FEDERAÇÃO MARANHENSE DE TIRO ESPORTIVO (FMTE) REGULAMENTO DE FIELD TARGET São Luís MA Maio de 2008 Federação Maranhense de Tiro Esportivo REGULAMENTO DE FIELD TARGET CAPÍTULO I DA MODALIDADE Art. 1º Field

Leia mais

COMPETIÇÕES DE FORÇA E RESISTÊNCIA SWA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE STREET WORKOUT. Regulamento

COMPETIÇÕES DE FORÇA E RESISTÊNCIA SWA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE STREET WORKOUT. Regulamento 2018 COMPETIÇÕES DE FORÇA E RESISTÊNCIA SWA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE STREET WORKOUT Regulamento Índice Formato da Competição... 3 Sistema de Pontuação... 3 Júri... 3 Registo das Pontuações... 4 Prémios...

Leia mais

Regulamento TAÇA TAC KARTING 2012

Regulamento TAÇA TAC KARTING 2012 Regulamento TAÇA TAC KARTING 2012 CLÁUSULA 1.ª Âmbito O presente regulamento é aplicável a todas as provas de Karting organizadas pelo TAC - Terceira Automóvel Clube, durante ano de 2012. CLÁUSULA 2.ª

Leia mais

Provas Nacionais - Copa FPTE

Provas Nacionais - Copa FPTE I - INTRODUÇÃO A Federação Paulista de Tiro Esportivo - FPTE passa a divulgar as normas e procedimentos a serem adotados nas provas da Federação Paulista de Tiro Esportivo - Modalidade Copa FPTE. II -

Leia mais

MANUAL DE REGRAS E PONTUAÇÃO

MANUAL DE REGRAS E PONTUAÇÃO MANUAL DE REGRAS E PONTUAÇÃO COLÉGIO SÃO PAULO 2016 1. Introdução Nome da Modalidade: Sumô Número de Robôs por Partida: Dois Duração da Partida: 3 minutos Dimensões máximas dos Robôs: 25 cm x 25 cm altura

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO TIRO DE PISTOLA

REGULAMENTO ESPECÍFICO TIRO DE PISTOLA REGULAMENTO ESPECÍFICO TIRO DE PISTOLA I - DA FINALIDADE E DA PARTICIPAÇÃO Art. 1º - As regras aplicadas nodo I Jogos Nacionais de Integração dos PRF/2015, para as competição do Tiro Pistola será realizada

Leia mais

Regras Oficiais de Basquetebol em Cadeira de Rodas

Regras Oficiais de Basquetebol em Cadeira de Rodas Resumo das alterações às regras do BCR introduzidas pela IWBF e adotadas em Portugal pelo CNBCR/FPB. Regras oficiais de basquetebol em cadeira de rodas 2017 válidas a partir de 1 de dezembro de 2017: Definição

Leia mais

O S-Kart Clube, organiza uma manifestação desportiva de kart denominada Sprints.

O S-Kart Clube, organiza uma manifestação desportiva de kart denominada Sprints. 1 - DEFINIÇÃO / GENERALIDADES O S-Kart Clube, organiza uma manifestação desportiva de kart denominada Sprints. Esta prova de karting será disputada de acordo com o presente regulamento particular, o qual

Leia mais

Regras Gerais Nailympion Portugal 2019

Regras Gerais Nailympion Portugal 2019 Regras Gerais Nailympion Portugal 2019 1. Nailympion Portugal está aberto a todas as técnicas de unhas profissionais. 2. Estas competições são para quem satisfaz os critérios de participação e se inscreve

Leia mais

NO SENTIDO DA MARCHA MANUAL DE INSTRUÇÕES ECE R GRUPO PESO IDADE kg 4-12 anos

NO SENTIDO DA MARCHA MANUAL DE INSTRUÇÕES ECE R GRUPO PESO IDADE kg 4-12 anos NO SENTIDO DA MARCHA MANUAL DE INSTRUÇÕES ECE R44 04 GRUPO PESO IDADE 2-3 15-36 kg 4-12 anos 1 ! Obrigado por optar pela BeSafe izi Up A BeSafe desenvolveu esta cadeira com todo o cuidado, para proteger

Leia mais

DESCRITIVO UNIFORME SAMU 192

DESCRITIVO UNIFORME SAMU 192 DESCRITIVO UNIFORME SAMU 192 Macacão em Brim: Tecido : Confeccionado em tecido profissional Polycedrobrim 67% Algodão e 33% Poliester, tingimento em cores firmes, resistentes ao uso e lavagens, na cor

Leia mais

PROVA DE APTIDÃO FÍSICA. 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização.

PROVA DE APTIDÃO FÍSICA. 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização. PROVA DE APTIDÃO FÍSICA 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização. 2. As provas devem ser executadas corretamente e avaliadas

Leia mais

Instalações: Carreira de Tiro do Complexo Desportivo de Rates ( CTCDR ) Intervenientes : Ass. de Fuzileiros / Sociedade de Tiro do Porto

Instalações: Carreira de Tiro do Complexo Desportivo de Rates ( CTCDR ) Intervenientes : Ass. de Fuzileiros / Sociedade de Tiro do Porto ASSOCIAÇÃO DE FUZILEIROS Sede: R. Miguel Paes,n.º 25 2830-356 BARREIRO afuzileiros@netvisao.pt afuzileiros.desporto@gmail.com Tlf. 21 206 00 79 Fax. 210884156 Fundada em 29 de Março de 1977 Assunto: Acordo

Leia mais

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS

ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS a 2. PARTE ACTIVIDADES FÍSICAS DESPORTIVAS DESPORTOS COLECTIVOS FICHA DE APRESENTAÇÃO Objectivo Introduzir a bola no cesto do adversário e evitar que a outra equipa marque pontos. Material (objecto do

Leia mais

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO

FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO REGULAMENTO DE AR 50 22 DE JANEIRO DE 2016 Instituição de Utilidade Pública por Decreto de 14/10/1929 Instituição de Utilidade Pública Desportiva (DR 288, de 11/12/93) Renovação

Leia mais

REGULAMENTO FUZIL ESPORTIVO

REGULAMENTO FUZIL ESPORTIVO REGULAMENTO FUZIL ESPORTIVO I - OBJETIVO DO REGULAMENTO O objetivo deste regulamento é estabelecer as normas a serem aplicadas à modalidade FUZIL ESPORTIVO e suas duas categorias MIRA ÓPTICA e MIRA ABERTA,

Leia mais

Gestos Técnicos do Voleibol

Gestos Técnicos do Voleibol Escola secundária de Figueiró dos Vinhos Trabalho realizado por: Diogo Santos Nº3 11ºD e Pedro Pires Nº10 11ºD Disciplina de Pratica de Actividade Física e Desportiva Data de entrega: 03/12/2014 Diogo

Leia mais

INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS

INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS INSTRUMENTO DE COLHEITA DE DADOS 1 Sexo: - Masculino. (1) - Feminino.. (2) 2 Idade: 3 Estado Civil: - Solteiro (1) - Casado.. (2) - União de Facto (3) - Divorciado..... (4) - Separado..... (5) - Viúvo...

Leia mais

DL 26 NDT. Manual /30

DL 26 NDT. Manual /30 DL 26 NDT Manual 9000-608-32/30 2 9000-608-32/30 2008/12/10 Conteúdo Informações importantes 1. Informações gerais...4 1.1 Directivas...4 1.2 Observações gerais...4 1.3 Eliminação do aparelho...4 1.5 Utilização

Leia mais

REGULAMENTO DE TIRO DE FUZIL FTMT

REGULAMENTO DE TIRO DE FUZIL FTMT REGULAMENTO DE TIRO DE FUZIL FTMT I - DO CAMPEONATO ESTADUAL 1- O objetivo deste regulamento é normatizar a modalidade de TIRO DE PRECISÃO DE FUZIL, caracterizando seus pontos fundamentais para regulamentação

Leia mais

EVENTOS NACIONAIS: Equipamentos: Eventos onde as regras serão observadas: Responsabilidade:

EVENTOS NACIONAIS: Equipamentos: Eventos onde as regras serão observadas: Responsabilidade: EVENTOS NACIONAIS: Este documento baseado no JUDOGUI REQUERIMENTS AND JUDOGUI CONTROL PROCEDURE da Federação Internacional de Judô FIJ, visa estabelecer o padrão nacional para a utilização dos judoguis

Leia mais

REGRAS OFICIAIS DO FUTVOLEI

REGRAS OFICIAIS DO FUTVOLEI REGRAS OFICIAIS DO FUTVOLEI 1 O JOGO 1.1 INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS 1.2 ÁREA DE JOGO A área de jogo inclui a quadra e zona livre. 1.1.1. - Dimensões a) A quadra de jogo e retangular, medindo 18x9 mts.

Leia mais

DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO. Voleibol

DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO. Voleibol DOCUMENTO DE APOIO AO ESTUDO PARA O TESTE DO 1º PERÍODO 1º Tema: Atividades Físicas e Desportivas - Matérias Voleibol Regras: Número de jogadores por equipa - 6 Número de toques permitido por jogador consecutivamente

Leia mais

Federação Portuguesa de Tiro

Federação Portuguesa de Tiro Federação Portuguesa de Tiro Regras de Benchrest 22 BR 50 (Provisórias) A informação que se segue é baseada nas regras de competição internacional e europeia, para a modalidade Benchrest em carabina de

Leia mais

Torneio Masculino de Fut3 REGULAMENTO

Torneio Masculino de Fut3 REGULAMENTO REGULAMENTO CAPÍTULO I 1. Generalidades 1.1. Todos os jogos serão realizados no Salão da Associação Cultural e Recreativa de Maceirinha; 1.2. Não são permitidas alterações de horários ou adiamento de jogos;

Leia mais

Manual de utilização. izi Modular: No sentido inverso ao da marcha e no sentido da marcha. izi Modular RF: No sentido inverso ao da marcha

Manual de utilização. izi Modular: No sentido inverso ao da marcha e no sentido da marcha. izi Modular RF: No sentido inverso ao da marcha a f d e b c i Manual de utilização g h 4 > 5 cm izi Modular: No sentido inverso ao da marcha e no sentido da marcha izi Modular RF: No sentido inverso ao da marcha 5 Altura quando no sentido inverso ao

Leia mais

Regulamento. Sabre Sintético. Equipamento Ofensivo. Composição material sintético. Dimensões standard: Comprimento Total: cm

Regulamento. Sabre Sintético. Equipamento Ofensivo. Composição material sintético. Dimensões standard: Comprimento Total: cm Regulamento Sabre Sintético 1 Equipamento Ofensivo Composição material sintético Dimensões standard: Comprimento Total: 95-105 cm Comprimento da lâmina: 80-86.36cm Espessura da lâmina:~ 1,7 cm Comprimento

Leia mais

III FESTIVAL DE NATAÇÃO CAMPEONATO DE FÉRIAS

III FESTIVAL DE NATAÇÃO CAMPEONATO DE FÉRIAS III FESTIVAL DE NATAÇÃO CAMPEONATO DE FÉRIAS Barra do Corda 2006 ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 3 2 ORGANIZAÇÃO... 3 3 CATEGORIAS... 3 4 INSCRIÇÕES... 3 5 DO PAGAMENTO:... 4 6 PREMIAÇÃO E CONTAGEM DE PONTOS...

Leia mais

Manual de Instruções Modelo AVITO

Manual de Instruções Modelo AVITO Manual de Instruções Modelo AVITO descanso de pé ajustável modo de giratório das rodas dianteiras capota de sol removível capa com painel de visualização magnética Compatível com a ABC Design "Risus" assento

Leia mais

Modelagem plana de macacões para bebês. com Ana Lúcia Niepceron

Modelagem plana de macacões para bebês. com Ana Lúcia Niepceron Modelagem plana de macacões para bebês com Ana Lúcia Niepceron 2 MODELAGEM PLANA DE MACACÕES PARA BEBÊS Traçado do macacão base Copiar o contorno do corpo costas, partindo de A-B. A-H1: Prolongar a linha

Leia mais

PARTE 2 SECÇÃO 2 OS ÁRBITROS, AS SUAS RESPONSABILIDADES E OS GESTOS OFICIAIS

PARTE 2 SECÇÃO 2 OS ÁRBITROS, AS SUAS RESPONSABILIDADES E OS GESTOS OFICIAIS PARTE 2 SECÇÃO 2 OS ÁRBITROS, AS SUAS RESPONSABILIDADES E OS GESTOS OFICIAIS FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE VOLEIBOL 41 REGRAS OFICIAIS DE VOLEIBOL 2013-2016 CAPÍTULO 8 ÁRBITROS 22. EQUIPA DE ARBITRAGEM E PROCEDIMENTOS

Leia mais

IXº CAMPEONATO BRASILEIRO OPEN RAM

IXº CAMPEONATO BRASILEIRO OPEN RAM IXº CAMPEONATO BRASILEIRO OPEN RAM REGULAMENTO OBJETIVO: Agregar a participação de todos os praticantes do tiro esportivo, em virtude do variado número de categorias, acessíveis à todos, em especial o

Leia mais

Manual de Instruções Rossi Dione Takedown

Manual de Instruções Rossi Dione Takedown Manual de Instruções Rossi Dione Takedown IMPORTANTE! Por favor, leia este manual de instruções antes de usar a sua carabina de pressão. Prezado cliente, obrigado por adquirir a carabina de pressão Rossi

Leia mais

VIII Jogos Nacionais da Magistratura Fortaleza, 25 a 29 de outubro de 2017 Regulamento do Tiro Esportivo Clube de Tiro Gun House 27 de outubro de 2017

VIII Jogos Nacionais da Magistratura Fortaleza, 25 a 29 de outubro de 2017 Regulamento do Tiro Esportivo Clube de Tiro Gun House 27 de outubro de 2017 SUMÁRIO 1) Regulamento das Competições de Tiro Esportivo...02 2) Regulamento da Prova de Carabina Mira Aberta...04 3) Regulamento da Prova de Duelo 20 Segundos...07 4) Regulamento da Prova de IPSC...09

Leia mais

1º CAMPEONATO DE TIRO NOTURNO DE PRECISÃO

1º CAMPEONATO DE TIRO NOTURNO DE PRECISÃO 1º CAMPEONATO DE TIRO NOTURNO DE PRECISÃO Investigador José Eduardo Rodrigues da Costa O campeonato é organizado pela ASSOCIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DA POLICIA CIVIL DE AVARÉ e pelo Todas as dúvidas e ocorrências

Leia mais

REGULAMENTO DE PISTOLA. PISTOLA 50 m PISTOLA DE TIRO RÁPIDO 25 m PISTOLA FOGO CENTRAL 25 m PISTOLA STANDARD 25 m PISTOLA 25 m PISTOLA 10 m

REGULAMENTO DE PISTOLA. PISTOLA 50 m PISTOLA DE TIRO RÁPIDO 25 m PISTOLA FOGO CENTRAL 25 m PISTOLA STANDARD 25 m PISTOLA 25 m PISTOLA 10 m REGULAMENTO DE PISTOLA PISTOLA 50 m PISTOLA DE TIRO RÁPIDO 25 m PISTOLA FOGO CENTRAL 25 m PISTOLA STANDARD 25 m PISTOLA 25 m PISTOLA 10 m Edição de 2009 (1ª impressão Novembro de 2008) Em vigor desde 1

Leia mais

IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018

IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018 IX JOGOS FENACEF CAMPO GRANDE/MS - 21 a 26/05/2018 REGULAMENTO TÉCNICO FUTEBOL DE CAMPO Art. 1º. O torneio de Futebol de Campo será realizado com as regras estabelecidas pelo Regulamento Geral do IX Jogos

Leia mais

Regras de Benchrest 22 BR50

Regras de Benchrest 22 BR50 INDICE Objectivos... 1 Regras Gerais.. 2 Enquadramento Competitivo.. 2 Requisitos.... 3 Equipamento... 4 Prova..... 6 Pontuações.. 7 Fogo Cruzado.. 9 Normas para Directores de Prova.. 10 Anexos Alvos..

Leia mais

Manual de Instruções

Manual de Instruções IMPORTANTE! Por favor, leia este manual de instruções antes de usar a sua carabina de pressão. Manual de Instruções Carabina de Pressão SAG AR2000 JET Prezado cliente, obrigado por adquirir nossa nova

Leia mais

Anexo I Armas Longas (p/formação de Instrutores)

Anexo I Armas Longas (p/formação de Instrutores) Anexo I Armas Longas (p/formação de Instrutores) Para a utilização de armas longas, adaptamos as regras da utilização de armas curtas em grande parte. A postura, a condição dos olhos no momento do disparo,

Leia mais

ARREMESSO/LANÇAMENTOS

ARREMESSO/LANÇAMENTOS ARREMESSO/LANÇAMENTOS Implementos O comitê organizador deve fornecer os implementos e, se dentro do regulamento, permitir que atletas utilizem seus próprios implementos ou aqueles fornecidos por um fornecedor,

Leia mais

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA

PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA PREVINA OU ELIMINE A BARRIGA OS EXERCÍCIOS ABDOMINAIS APRESENTADOS ABAIXO ESTÃO DIVIDIDOS DE ACORDOS COM SEU GRAU DE DIFICULDADE, ESTANDO CLASSIFICADOS COMO: EXERCÍCIOS LEVES EXERCÍCIOS INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

ANEXOS. Exercício Físico em Populações Idosas

ANEXOS. Exercício Físico em Populações Idosas ANEXOS ANEXO A Questionário de Estado de Saúde (SF-36v2) ANEXO B Classificação atribuída a cada item do questionário ANEXO 1 Quadro 1.1 - Classificação de atribuída a cada item do questionário Item Possibilidade

Leia mais

REGULAMENTOS DO CAMPEONATO NACIONAL DE PRECISÃO DE ATERRAGEM

REGULAMENTOS DO CAMPEONATO NACIONAL DE PRECISÃO DE ATERRAGEM REGULAMENTOS DO CAMPEONATO NACIONAL DE PRECISÃO DE ATERRAGEM Em vigor em 1 Janeiro de 2018 1. AUTORIDADE 1.1 A competição será dirigida sob autoridade da Federação Portuguesa de Paraquedismo (FPPq.) de

Leia mais

A direção das provas pode proceder à verificação da composição dos cartuchos, sendo punida toda a infração.

A direção das provas pode proceder à verificação da composição dos cartuchos, sendo punida toda a infração. REGULAMENTO INTERNACIONAL DE TIRO ÀS HÉLICES O presente regulamento é adotado pela F.P.T.A.C. para as competições nacionais, juntando-se a determinados artigos, algumas NOTAS, visando, tanto quanto possível,

Leia mais