Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes NobelProcera Implant Bars Overdenture

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes NobelProcera Implant Bars Overdenture"

Transcrição

1 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes NobelProcera Implant Bars Overdenture Guia Rápido versão 2 Desfrute da melhor eficiência proporcionada pela NobelProcera com a digitalização no laboratório. Poupe tempo e reduza os custos ao digitalizar os modelos de barra no seu laboratório, seguindo este guia rápido passo-a-passo. Preparação da digitalização Digitalização dos localizadores de posição Digitalização de modelo de gesso Digitalização de sobredentadura Preparação da digitalização 1 Fixar o dispositivo de montagem de referência Certifique-se de que o dispositivo de montagem de referência está firmemente fixo à mesa. 2 Encaixar os localizadores de posição do modelo e montar o modelo principal Encaixe os localizadores de posição apropriados nas réplicas de implante correspondentes no modelo principal. Monte o modelo principal na mesa de digitalização e fixe com o parafuso de bloqueio. Notas: Se o modelo principal for um modelo com gengiva, remova a gengiva neste passo para garantir uma colocação correcta dos localizadores de posição. Se não estiverem disponíveis localizadores de posição suficientes, siga as instruções na página 11.

2 2 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes 3 Seleccionar o tipo de implante Se o Menu de Selecção de Implantes não aparecer automaticamente, seleccione (A) Implant, em seguida, (B) Select. A B Seleccione o tipo e tamanho correctos da plataforma de réplica do implante (por ex. NobelReplace RP), realçando com o cursor e clicando em OK.

3 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes 3 4 Seleccionar as localizações de réplica do implante Seleccione cada localização de réplica de implante clicando com o botão esquerdo do rato em cada posição do número do dente no Teeth Manager. Notas: Se for utilizado mais do que um tipo de implante, seleccione o primeiro tipo de implante e todas as posições de número de dente correspondentes a esse tipo. Em seguida, para o tipo de implante seguinte, seleccione Select novamente para adicionar outro tipo de plataforma, clique em OK e seleccione as posições de número de dente apropriadas para os tipos de implante adicionais. Repita este processo até estar concluído. Se não existirem Localizadores de Posição suficientes para todas as réplicas de implantes, seleccione de qualquer forma cada posição de dente que contém uma réplica do implante.

4 4 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes 5 Estabelecer a arcada da barra Uma vez seleccionadas todas as posições de réplicas de implantes, clique no botão Bar. No Teeth Manager, clique com o botão esquerdo do rato e mantenha premido sobre o número do dente associado ao comprimento da extensão de um lado da barra e arraste ao longo dos números de dentes associados à arcada completa da estrutura da barra. Solte o botão esquerdo do rato quando o cursor estiver sobre o dente seleccionado. Uma vez seleccionada a arcada da barra, é apresentada uma barra verde que cobre os números de dente seleccionados. Exemplo abaixo: Clique e mantenha o botão esquerdo do rato premido sobre o dente nº. 17. Enquanto mantém o botão esquerdo do rato premido, arraste o rato ao longo do Teeth Manager até ao dente nº. 27 e solte o botão quando o cursor do rato estiver sobre o dente nº. 27.

5 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes 5 Uma vez estabelecida a arcada da barra, clique no botão Diagnostic. No T eeth Manager, clique com o botão esquerdo do rato e mantenha premido sobre o número do dente associado ao comprimento da extensão de um lado da montagem de dentes e arraste ao longo dos números de dentes associados à amplitude total da montagem de dentes. Exemplo abaixo: Clique com o botão esquerdo do rato e mantenha premido sobre o dente nº. 17, arraste o rato ao longo do Teeth Manager até ao dente nº. 27 e solte o botão quando o cursor do rato estiver sobre o dente nº. 27.

6 6 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes 6 (Opcional) Digitalização de entalhe Para além da montagem de dentes, ou em substituição desta, é possível digitalizar as informações do entalhe. O entalhe é simplesmente uma montagem de dentes com os dentes da prótese removidos da cera, deixando a impressão dos dentes da prótese na cera. Isto fornece as informações do entalhe, o que permite o desenho da barra com mínimo ajuste do dente da prótese para processamento. Consulte as imagens abaixo: Sobredentadura/Montagem de dentes Configuração do entalhe Depois da digitalização, é possível visualizar estas informações no software CAD, no Bar Module. As informações têm as mesmas características que a opção de montagem de dentes, dado que as informações podem ser tornadas visíveis ou ocultadas e também são visíveis no menu e ferramenta de régua do corte transversal 2D.

7 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes 7 Uma vez estabelecido o diagnóstico, clique no botão Intaglio. No Teeth Manager, clique com o botão esquerdo do rato e mantenha premido sobre o número do dente associado ao comprimento da extensão de um lado da montagem de dentes e arraste ao longo dos números de dentes associados à amplitude total da configuração do entalhe. Exemplo abaixo: clique com o botão esquerdo do rato e mantenha premido sobre o dente nº. 17, arraste ao longo do Teeth Manager até ao dente nº. 27, solte o botão esquerdo do rato quando o cursor do rato estiver sobre o dente nº. 27. Será agora visível uma linha cor de rosa mais clara no local em que o entalhe está colocado.

8 8 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes Digitalização dos localizadores de posição 1 Posicionar as janelas de digitalização sobre os localizadores de posição Clique com o botão esquerdo do rato em Implant locators no menu Scan (A), caso ainda não se encontre seleccionado. Posicione todas as janelas de digitalização de localizador provisório ( nonengaging locator ) sobre os localizadores de posição correspondentes no modelo na vista da câmara (B). Notas: certifique-se de que a janela de digitalização inclui toda a superfície superior do localizador no interior da moldura da janela de digitalização, uma vez que esta é a parte mais importante do localizador que deve ser captada na digitalização. Se faltarem localizadores de posição em alguns locais de réplica de implante devido à falta de localizadores, posicione a(s) janela(s) de digitalização sobre a réplica do implante e siga as instruções na página 11. B A

9 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes 9 2 Posicionar as janelas de digitalização de esferas do dispositivo de montagem de referência Quando todas as janelas de digitalização de localizador estiverem posicionadas correctamente, posicione as três janelas de digitalização de esferas do dispositivo de montagem de referência sobre as três esferas do dispositivo de montagem de referência. Notas: deve escolher uma das duas linhas. Seleccione a linha superior ou a linha inferior, mas não uma combinação da linha de esferas superior e inferior. Se algumas esferas estiverem fora da vista da câmara, empurre cuidadosamente com a mão a mesa de digitalização para a frente para que todas as esferas fiquem visíveis. Isto não irá afectar as áreas de digitalização seleccionadas, uma vez que a câmara funciona como um sistema de definição de alvos e controla a localização das janelas de digitalização já posicionadas.

10 10 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes 3 Digitalização Clique em Scan e OK no menu de sobreposição de digitalização para verificar se todos os localizadores requeridos estão firmemente posicionados no modelo. Em seguida, a digitalização terá início. 4 Remover os localizadores Uma vez digitalizados todos os localizadores de posição, deverá ser apresentada uma imagem semelhante à indicada abaixo. É apresentado um menu de sobreposição com a mensagem Remove the locators for the gypsum model (Remova os localizadores do modelo de gesso). Desaparafuse os localizadores de posição das réplicas de implante, tendo o cuidado de não deslocar o modelo no suporte. Uma vez removidos todos os localizadores, clique em OK.

11 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes 11 Opção: se não estiverem disponíveis localizadores de posição suficientes, desactive a digitalização de localizadores provisórios. Se não tiver um tipo de localizador de posição em número suficiente para digitalizar todos os localizadores de posição ao mesmo tempo, deve clicar com o botão direito do rato na janela de digitalização do localizador da(s) réplica(s) de implante sem um localizador de posição colocado para desactivar a digitalização desse localizador (ver imagem A). A janela de digitalização de localizadores mudará de transparente azul para transparente quando desactivada e é apresentada a mensagem Non-engaging locator XX disabled (Localizador provisório XX desactivado) no menu de digitalização (ver imagem B). Execute a digitalização de todas as posições de réplicas de implantes que tenham um localizador de posição colocado. Desloque os localizadores de posição para o(s) local(is) de réplicas de implante que ainda é necessário digitalizar. É crucial que o modelo e a mesa não sejam movidos durante este processo de modo a manter a mesma relação espacial entre os diferentes grupos de digitalização de localizadores. Clique com o botão direito do rato novamente na(s) janela(s) de digitalização de localizadores desactivada(s) na digitalização inicial, de modo a activar esses localizadores para serem digitalizados num segundo grupo. A janela de digitalização de localizadores mudará de novo para transparente azul e a mensagem Disabled será removida do texto do localizador provisório no menu de digitalização. Uma vez colocados todos os localizadores de posição nos locais de réplicas de implantes adicionais, certifique-se que a(s) janela(s) de digitalização de localizadores cobrem a superfície superior dos localizadores de posição. É possível redimensionar as janelas ou movê-las nesta altura, se necessário, para garantir que o digitalizador capta os localizadores de posição. Clique em Scan. Será apresentada uma mensagem (ver imagem C). Certifique-se que clica em No para impedir a eliminação das digitalização de localizadores de posição anteriores. É apresentado um segundo menu (ver imagem D) com a mensagem Please put non-engaging locator XX in the scanner (Coloque o localizador provisório XX no scanner). Clique em OK para iniciar a digitalização. O segundo grupo de digitalizações de localizadores será adicionado ao primeiro grupo de digitalizações de localizadores. Avance para o passo Digitalização de modelo de gesso. A B C Nota: todos os localizadores de posição do modelo devem ser digitalizados na mesma referência sem mover o modelo nem alterar a altura/ângulo da mesa. Isto é crucial para garantir um ajuste correcto do produto final. Idealmente, todos os localizadores são digitalizados em simultâneo. D

12 12 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes Digitalização de modelo de gesso 1 Preparação da digitalização Quando todos os localizadores de posição forem removidos do modelo sem alterar a posição do modelo no suporte, é possível digitalizar o modelo. Notas: Se utilizar um modelo com gengiva, volte a colocar a gengiva previamente removida para os passos Preparação da digitalização e Digitalização dos localizadores de posição, sem alterar a posição do modelo no suporte. É necessário usar um spray CAD para cobrir quaisquer materiais de digitalização translúcidos ou não-ópticos para que o scanner detecte correctamente estes materiais. Não o fazer poderá resultar numa falta de dados ou dados menos rigorosos. Não é necessário cobrir o gesso com spray. Quando clicar em OK no fim do passo Digitalização dos localizadores de posição, o software NobelProcera passa automaticamente para o grupo de digitalização seguinte no menu de digitalização denominado Gypsum model (modelo de gesso) e deverá ver um ecrã semelhante ao da imagem abaixo.

13 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes 13 2 Digitalização Utilizando o cursor do rato, ajuste o tamanho da janela de digitalização da arcada completa para incluir todas as informações relevantes sobre o modelo necessárias para conceber correctamente a barra. Posicione as janelas de digitalização de esferas do dispositivo de montagem de referência sobre um conjunto de esferas de referência. Quando as janelas de digitalização estiverem colocadas, clique em Scan. Nota: pode ser seleccionado o conjunto superior ou inferior de esferas. O sistema pode determinar e aplicar a estratégia adequada para corresponder às digitalizações, mesmo que escolha o conjunto superior para uma digitalização e o conjunto inferior para outra digitalização.

14 14 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes Falha no registo de altura para arcada completa Se o registo de altura para a arcada completa falhar, será apresentado um aviso como o exemplo à direita. Ajuste a altura da mesa, para cima ou para baixo, até que a coluna vermelha mude para verde, em seguida, clique em Retry. A validação da altura ocorre em cada digitalização e, em cada caso, ajuste a altura e seleccione Retry. A digitalização dos localizadores de posição é a única excepção. Nunca ajuste a altura entre digitalizações de localizadores de posição diferentes. Todos os localizadores de posição devem ser digitalizados à mesma altura. A validação da altura pode falhar se existirem menos localizadores de posição do que posições de implante. A validação inicial da altura pode ser aprovada, mas pode ocorrer uma falha no segundo grupo de digitalizações devido à altura do segundo grupo de localizadores de posição. Neste caso, o procedimento correcto é começar de novo para todos os localizadores de posição. Nota: pode ser necessário reajustar as janelas de digitalização de adição de digitalização à montagem e a janela de digitalização de arcada completa após ajustar a altura e antes de clicar em Retry. Após a conclusão da digitalização, deverá ser apresentada uma imagem como a indicada abaixo.

15 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes 15 Digitalização de sobredentadura 1 Digitalização (A) Seleccione Prosthesis no menu de digitalização. (B) Fixe a configuração dos dentes no modelo sem alterar a posição do modelo no suporte. (C) Seleccione Prosthesis no menu de digitalização, caso não se encontre automaticamente seleccionado. (D) Posicione a janela de digitalização de sobredentadura sobre a área de digitalização pretendida da prótese e certifique-se de que as janelas de digitalização do dispositivo de montagem de referência estão em posição sobre as esferas do dispositivo de montagem de referência. (E) Seleccione Scan. Nota: A Configuração de Dente deve ser coberta com um spray CAD para ser detectada! B D C A E

16 16 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes Após a conclusão da digitalização, deverá ser apresentada uma imagem como a indicada abaixo. Neste momento, a digitalização da Barra de Sobredentadura NobelProcera foi concluída com êxito. Se o resultado for satisfatório, pode preencher a identificação do paciente e outras informações pretendidas e clique em Finish.

17 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes 17 (Opcional) Digitalização de entalhe No caso de escolher digitalizar um entalhe, é possível digitalizar estas informações agora. (A) Remova a montagem de dentes do modelo e coloque a configuração do entalhe firmemente no modelo sem alterar a posição do modelo no suporte. (B) Seleccione Prosthesis/Intaglio no menu Scan, caso não se encontre automaticamente seleccionado. (C) Posicione a janela de digitalização de entalhe sobre a área de digitalização pretendida da configuração de entalhe e certifique-se que as janelas de digitalização do dispositivo de montagem de referência estão em posição sobre as esferas do dispositivo de montagem de referência. (D) Seleccione Scan. Nota: A configuração de entalhe deve ser coberta com um spray CAD para ser detectada! A C B D Concluída a Digitalização, deverá ver uma imagem como a que é apresentada abaixo.

18 18 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes (Opcional) Ferramenta adicional: Adicionar digitalização No entanto, se faltarem dados de desenho importantes da digitalização do modelo, sobredentadura ou entalhe como na imagem abaixo, pode adicionar outras digitalizações utilizando a função Add Scan. Concluída a digitalização inicial do modelo, sobredentadura e/ou entalhe, altere a inclinação da mesa e ajuste a altura para acomodar a área do objecto que pretende adicionar à digitalização inicial. Seleccione o objecto a partir da lista de digitalização e ajuste as janelas de digitalização para o objecto e o dispositivo de montagem de referência sobre as respectivas posições. Com o objecto correcto seleccionado na lista de digitalizações, clique em Add Scan.

19 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes 19 A Add Scan será adicionada à digitalização inicial, tal como na imagem abaixo. (Opcional) Ferramenta adicional: Editar digitalização O que fazer quando as digitalizações de sobredentadura ou entalhe forem semelhantes à imagem abaixo e ocorrerem orifícios na imagem 3D.

20 20 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes Caso tal aconteça, existem algumas opções para corrigir o problema: É possível utilizar o procedimento Add Scan definido atrás neste guia rápido. É possível utilizar a funcionalidade Edit scan para efectuar o preenchimento manual de orifícios e o ajuste para concluir o caso. Clique em Edit Scan. Será apresentado um novo ecrã semelhante ao ecrã abaixo demonstrado.

21 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes 21 Aqui, é possível remover dados de digitalização indesejados ou preencher orifícios utilizando ferramentas manuais. Consulte Ferramentas de Edição de Rede no tutorial para obter instruções sobre a utilização de cada ferramenta. Depois de concluída a edição da rede, clique em OK e as alterações serão guardadas, voltando novamente ao módulo de digitalização, onde as alterações serão visíveis na vista de digitalização. Agora, preencha os detalhes do caso e clique em Finish.

22 22 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes CAD Design A situação deve agora encontrar-se disponível na lista de situações do NobelProcera Bar Module e pode ser importada para o software de desenho CAD seleccionando a situação e escolhendo open ou efectuando duplo clique na situação.

23 Digitalização no laboratório da barra de sobredentadura de implantes 23

24 GMT PT 1112 Nobel Biocare Services AG, Todos os direitos reservados. A Nobel Biocare, o logótipo da Nobel Biocare e todas as restantes marcas comerciais são, caso não exista nenhuma declaração adicional ou caso isso não seja evidente pelo contexto de determinados casos, marcas comerciais do grupo Nobel Biocare. Imagens de produtos não estão necessariamente à escala. Limitação de responsabilidade: Alguns produtos poderão não estar em conformidade com a regulamentação para venda em todos os mercados. Contacte o representante de vendas local da Nobel Biocare para conhecer a gama actual de produtos e a respectiva disponibilidade.

Novo Order Manager para o Software NobelProcera

Novo Order Manager para o Software NobelProcera Novo Order Manager para o Software NobelProcera Guia Rápido Versão 1 O novo Order Manager facilita mais os processos e procedimentos envolvidos nas encomendas através do sistema NobelProcera. Isto inclui

Leia mais

GeoMafra Portal Geográfico

GeoMafra Portal Geográfico GeoMafra Portal Geográfico Nova versão do site GeoMafra Toda a informação municipal... à distância de um clique! O projecto GeoMafra constitui uma ferramenta de trabalho que visa melhorar e homogeneizar

Leia mais

Manipulação de Células, linhas e Colunas

Manipulação de Células, linhas e Colunas Manipulação de Células, linhas e Colunas Seleccionar células Uma vez introduzidos os dados numa folha de cálculo, podemos querer efectuar alterações em relação a esses dados, como, por exemplo: apagar,

Leia mais

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador

VM Card. Referência das Definições Web das Funções Avançadas. Manuais do Utilizador VM Card Manuais do Utilizador Referência das Definições Web das Funções Avançadas 1 Introdução 2 Ecrãs 3 Definição de Arranque 4 Informações de Função Avançada 5 Instalar 6 Desinstalar 7 Ferramentas do

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de OCR e separação de documentos de código de correção Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de OCR com separação de código de correção no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se na

Leia mais

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos

Fluxo de trabalho do Capture Pro Software: Indexação de código de barras e separação de documentos Este procedimento corresponde ao fluxo de trabalho de Indexação de código de barras e de separação de documentos no programa de treinamento do Capture Pro Software. As etapas do procedimento encontram-se

Leia mais

MANUAL DO UTILIZADOR

MANUAL DO UTILIZADOR MANUAL DO UTILIZADOR Versão 1.6 PÁGINA DE PESQUISA A página principal do PacWeb permite a realização de um número muito variado de pesquisas, simples, ou pelo contrário extremamente complexas, dependendo

Leia mais

Aplicações de Escritório Electrónico

Aplicações de Escritório Electrónico Universidade de Aveiro Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda Curso de Especialização Tecnológica em Práticas Administrativas e Tradução Aplicações de Escritório Electrónico Folha de trabalho

Leia mais

Manual Brother Image Viewer para Android

Manual Brother Image Viewer para Android Manual Brother Image Viewer para Android Versão 0 POR Definições de notas Ao longo deste Manual do Utilizador, é utilizado o seguinte ícone: NOTA As Notas indicam o que fazer perante uma determinada situação

Leia mais

Transição de POC para SNC

Transição de POC para SNC Transição de POC para SNC A Grelha de Transição surge no âmbito da entrada em vigor, no ano de 2010, do Sistema de Normalização Contabilística (SNC). O SNC vem promover a melhoria na contabilidade nacional,

Leia mais

Como Fazer um Vídeo no Windows Movie Maker

Como Fazer um Vídeo no Windows Movie Maker Como Fazer um Vídeo no Windows Movie Maker Versão deste documento: 1 1 Data de edição deste documento: 20 de Julho de 2011 1. Vá ao Iniciar -> Todos os Programas -> Movie Maker 2..Este é o aspecto do Movie

Leia mais

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo

Plataforma de Benefícios Públicos Acesso externo Índice 1. Acesso à Plataforma... 2 2. Consulta dos Programas de Beneficios Públicos em Curso... 3 3. Entrar na Plataforma... 4 4. Consultar/Entregar Documentos... 5 5. Consultar... 7 6. Entregar Comprovativos

Leia mais

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

UNIDADE 2: Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Ambiente Gráfico Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e que comunique com o exterior. Actualmente o Windows é

Leia mais

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS

O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O AMBIENTE DE TRABALHO DO WINDOWS O Windows funciona como um Sistema Operativo, responsável pelo arranque do computador. Um computador que tenha o Windows instalado, quando arranca, entra directamente

Leia mais

Guia de Instalação do Software

Guia de Instalação do Software Guia de Instalação do Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

Guia rápido do utilizador

Guia rápido do utilizador Guia rápido do utilizador Índice Relatório de roubo 3 Criar um novo relatório de roubo 4 Fornecer detalhes do relatório de roubo Secção 1. Especificar o computador 5 Fornecer detalhes do relatório de roubo

Leia mais

Instalação. Conteúdos da embalagem

Instalação. Conteúdos da embalagem Este Guia de Início Rápido fornece linhas de orientação para instalar e utilizar a IRISPen. Para mais informações acerca de todas as funcionalidades da IRISPen, consulte o Manual do Utilizador completo

Leia mais

Guia de Instalação de Software

Guia de Instalação de Software Guia de Instalação de Software Este manual explica como instalar o software através de uma ligação USB ou de rede. A ligação de rede não se encontra disponível para os modelos SP 200/200S/203S/203SF/204SF.

Leia mais

My Storage para Microsoft Windows* XP

My Storage para Microsoft Windows* XP A Intel e o respectivo logótipo são marcas ou marcas registadas da Intel Corporation ou das respectivas subsidiárias nos Estados Unidos e noutros países. *Outros nomes e marcas podem ser reivindicados

Leia mais

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador

Acronis Servidor de Licença. Manual do Utilizador Acronis Servidor de Licença Manual do Utilizador ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 1.1 Descrição geral... 3 1.2 Política de licenças... 3 2. SISTEMAS OPERATIVOS SUPORTADOS... 4 3. INSTALAR O SERVIDOR DE LICENÇA

Leia mais

Utilizar Serviços web para digitalização na rede (Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows 8)

Utilizar Serviços web para digitalização na rede (Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows 8) Utilizar Serviços web para digitalização na rede (Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows 8) O protocolo de Serviços web permite que os utilizadores de Windows Vista (SP2 ou superior), Windows

Leia mais

Xerox Device Agent, XDA-Lite. Guia Rápido de Instalação

Xerox Device Agent, XDA-Lite. Guia Rápido de Instalação Xerox Device Agent, XDA-Lite Guia Rápido de Instalação Apresentação do XDA-Lite O XDA-Lite é um software desenvolvido para realizar a captura de dados de equipamentos, tendo como objectivo principal o

Leia mais

Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT)

Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT) Ferramenta de Testagem IECL Orientações para o Aluno (PT) Índice 1 INTRODUÇÃO 3 2 REALIZAÇÃO DOS TESTES 3 2.1 Login 3 2.2 Verificação do áudio para o teste de Audição 5 2.3 Realização de um teste 5 3 Informação

Leia mais

Centro de Competência Entre Mar e Serra. Guia

Centro de Competência Entre Mar e Serra. Guia SMART Notebook Software Guia O Software Notebook permite criar, organizar e guardar notas num quadro interactivo SMART Board (em modo projectado e não-projectado), num computador pessoal e, em seguida,

Leia mais

ALPHA SELECT Software de Configuração de Quadros Eléctricos

ALPHA SELECT Software de Configuração de Quadros Eléctricos Siemens SA 2009 ALPHA SELECT Software de Configuração de Quadros Eléctricos Como Configurar o seu Quadro Eléctrico em 6 Passos Fácil e Simples Answers for infrastructure. Conteúdo Fluxograma do Software

Leia mais

Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop.

Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop. Neste tutorial irá criar uma animação simples com base num desenho do Mechanical Desktop. Inicialize o 3D Studio VIZ. Faça duplo clique no ícone de 3D Studio VIZ Abre-se a janela da figura seguinte. Esta

Leia mais

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011

ZS Rest. Manual Profissional. BackOffice Mapa de Mesas. v2011 Manual Profissional BackOffice Mapa de Mesas v2011 1 1. Índice 2. Introdução... 2 3. Iniciar ZSRest Backoffice... 3 4. Confirmar desenho de mesas... 4 b) Activar mapa de mesas... 4 c) Zonas... 4 5. Desenhar

Leia mais

2ª Edição revista e atualizada Versão 2 do software invento Abril 2010. Novas Funcionalidades da Versão 2 do invento

2ª Edição revista e atualizada Versão 2 do software invento Abril 2010. Novas Funcionalidades da Versão 2 do invento NOVAS FUNCIONALIDADES NA VERSÃO 2 DO INVENTO NOVAS FUNCIONALIDADES NA VERSÃO 2 DO INVENTO FICHA TÉCNICA Título Novas Funcionalidades da Versão 2 do invento Título original New Features in Communicate:

Leia mais

Guia Rápido do Contacts

Guia Rápido do Contacts Guia Rápido do Contacts IPBRICK SA 12 de Novembro de 2014 1 Conteúdo 1 Introdução 3 2 IPBrick - Contactos 3 2.1 Separador Administração........................ 4 2.1.1 Requisitos dos ficheiros.csv..................

Leia mais

Tarefa 18: Criar Tabelas Dinâmicas a partir de Listas de Excel

Tarefa 18: Criar Tabelas Dinâmicas a partir de Listas de Excel Tarefa 18: Criar Tabelas Dinâmicas a partir de 1. Alguns conceitos sobre Tabelas Dinâmicas Com tabelas dinâmicas podemos criar dinâmica e imediatamente resumos de uma lista Excel ou de uma base de dados

Leia mais

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico

Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo em Ambiente Gráfico Sistema Operativo Conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior; Windows: sistema operativo mais utilizado nos

Leia mais

Guia de utilização. Gestão de Mensagens. Março 2009

Guia de utilização. Gestão de Mensagens. Março 2009 Guia de utilização Gestão de Mensagens Março 2009 Índice Índice... 2 Novo Serviço de Gestão de Mensagens... 3 Criar Mensagens... 4 Layout Criar Mensagens... 5 Processo Criar Mensagens... 7 Gestão das Mensagens...

Leia mais

Os elementos básicos do Word

Os elementos básicos do Word Os elementos básicos do Word 1 Barra de Menus: Permite aceder aos diferentes menus. Barra de ferramentas-padrão As ferramentas de acesso a Ficheiros: Ficheiro novo, Abertura de um documento existente e

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650. Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650 Copyright 2002 Nokia. Todos os direitos reservados 9354493 Issue 2 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O MODEM OPTIONS FOR NOKIA 7650...1 3. SELECCIONAR

Leia mais

MICROSOFT POWERPOINT

MICROSOFT POWERPOINT MICROSOFT POWERPOINT CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÕES. O QUE É O POWERPOINT? O Microsoft PowerPoint é uma aplicação que permite a criação de slides de ecrã, com cores, imagens, e objectos de outras aplicações,

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Contéudo 3 Introdução 4 Elementos necessários 5 Descrição geral da instalação 5 Passo 1: Verificar se existem actualizações 5 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios

Ambiente de trabalho. Configurações. Acessórios Ambiente de trabalho Configurações Acessórios O Sistema Operativo (SO) é o conjunto de programas fundamentais que permitem que o computador funcione e comunique com o exterior. Actualmente, o Windows é

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain Lion. Leia

Leia mais

QNAP Surveillance Client para MAC

QNAP Surveillance Client para MAC QNAP Surveillance Client para MAC Chapter 1. Instalar o QNAP Surveillance Client 1. Clique duas vezes em "QNAP Surveillance Client V1.0.1 Build 5411.dmg". Após alguns segundos, é exibida a seguinte imagem.

Leia mais

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693

Seu manual do usuário EPSON LQ-630 http://pt.yourpdfguides.com/dref/1120693 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre a no manual do usuário (informação,

Leia mais

GeoMafra SIG Municipal

GeoMafra SIG Municipal GeoMafra SIG Municipal Nova versão do site GeoMafra Toda a informação municipal... à distância de um clique! O projecto GeoMafra constitui uma ferramenta de trabalho que visa melhorar e homogeneizar a

Leia mais

Guia de Utilização. Acesso Universal

Guia de Utilização. Acesso Universal Guia de Utilização Índice PREÂMBULO...3 ACESSO À PLATAFORMA...3 ÁREA DE TRABALHO...4 APRESENTAR PROPOSTAS...9 RECEPÇÃO DE ADJUDICAÇÃO...18 PARAMETRIZAÇÃO DA EMPRESA...19 Acesso universal Proibida a reprodução.

Leia mais

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização

Archive Player Divar Series. Manual de Utilização Archive Player Divar Series pt Manual de Utilização Archive Player Índice pt 3 Índice 1 Introdução 4 2 Operação 5 2.1 Iniciar o programa 5 2.2 Conhecer a janela principal 6 2.3 Botão Abrir 6 2.4 Vistas

Leia mais

Manual de Administração Intranet BNI

Manual de Administração Intranet BNI Manual de Administração Intranet BNI Fevereiro - 2010 Índice 1. Apresentação... 3 2. Conceitos... 5 3. Funcionamento base da intranet... 7 3.1. Autenticação...8 3.2. Entrada na intranet...8 3.3. O ecrã

Leia mais

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS. Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1

MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS. Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1 MANUAL DE CONSULTA RÁPIDA DO NOKIA MODEM OPTIONS Copyright 2003 Nokia. Todos os direitos reservados 9356515 Issue 1 Índice 1. INTRODUÇÃO...1 2. INSTALAR O NOKIA MODEM OPTIONS...1 3. LIGAR O NOKIA 6600

Leia mais

Funções básicas Cronograma Cronograma Funções Básicas

Funções básicas Cronograma Cronograma Funções Básicas Funções Básicas Fevereiro 2015 - 1) Selecionar o menu Portfólio > Projetos, clique para janela projetos abrir. 2) Selecione botão incluir para abrir um projeto. Preencha os campos obrigatórios nos Dados

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Conteúdo 3 Introdução 3 Elementos necessários 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador

Leia mais

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1

COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 COMPETÊNCIAS BÁSICAS EM TIC NAS EB1 Oficina do Correio Para saber mais sobre Correio electrónico 1. Dicas para melhor gerir e organizar o Correio Electrónico utilizando o Outlook Express Criar Pastas Escrever

Leia mais

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto

PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto PRIMAVERA EXPRESS: Funcionalidades do Produto Como efetuo a mudança de ano do Ponto de Venda? No Programa Express aceda a Tabelas Pontos de Venda Postos de Venda abrir o separador Movimentos Caixa e: -

Leia mais

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico

Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT. Power Point. Básico Universidade Federal de Santa Maria UFSM Centro de Tecnologia CT Power Point Básico Santa Maria, julho de 2006 O Power Point é um aplicativo do Microsoft Office direcionado à criação de apresentações.

Leia mais

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1

Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Guia Passo a Passo de Actualização do Windows 8.1 Instalação e Actualização do Windows 8.1 Actualizar o BIOS, aplicações, controladores e executar o Windows Update Seleccionar o tipo de instalação Instalar

Leia mais

Windows Live Movie Maker

Windows Live Movie Maker Windows Live Movie Maker Passo-a-passo para Professores Criar um filme com o Windows Live Movie Maker Descarregue o programa 1. Visite o site http://explore.live.com/windows-live-movie-maker e descarregue

Leia mais

Utilizar o Cisco UC 320W com o Windows Small Business Server

Utilizar o Cisco UC 320W com o Windows Small Business Server Utilizar o Cisco UC 320W com o Windows Small Business Server Esta nota de aplicação explica como implementar o Cisco UC 320W num ambiente do Windows Small Business Server. Índice Este documento inclui

Leia mais

Educação Digital... 41... 19

Educação Digital... 41... 19 Versão 1.1 ... 3... 3... 3... 3... 3... 4... 4... 6... 9... 9... 10... 13... 15... 16... 16... 17... 18... 19... 21... 23... 27... 41... 42... 43... 44... 46... 60... 65 2 A aplicação 20 Manual é um novo

Leia mais

Manual PowerPoint 2000

Manual PowerPoint 2000 Manual PowerPoint 2000 Índice 1. INTRODUÇÃO 1 2. DIRECTRIZES PARA APRESENTAÇÕES DE DIAPOSITIVOS 1 3. ECRÃ INICIAL 2 4. TIPOS DE ESQUEMA 2 5. ÁREA DE TRABALHO 3 5.1. ALTERAR O ESQUEMA AUTOMÁTICO 4 6. MODOS

Leia mais

Manual de utilizador

Manual de utilizador Manual de utilizador Índice Introdução... 1 NOTAS IMPORTANTES... 1 Declarações Legais... 3 Instalação e Configuração... 5 Requisitos do Sistema... 5 Instalação... 5 Activação... 7 Actualização Automática...

Leia mais

Gescom isales. Aplicação Mobile Profissional para Vendedores

Gescom isales. Aplicação Mobile Profissional para Vendedores Aplicação Mobile Profissional para Vendedores Indíce Introdução... 3 Aplicação... 4 Produtos... 4 Categorias... 4 Produtos... 5 Carrinho de Vendas... 6 Encomendas... 7 Clientes... 10 Sincronização... 11

Leia mais

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação

Ministério das Finanças Instituto de Informática. Departamento de Sistemas de Informação Ministério das Finanças Instituto de Informática Departamento de Sistemas de Informação Assiduidade para Calendários Específicos Junho 2010 Versão 6.0-2010 SUMÁRIO 1 OBJECTIVO 4 2 ECRÃ ELIMINADO 4 3 NOVOS

Leia mais

MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS. Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira

MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS. Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira MICROSOFT ACCESS MICROSOFT ACCESS Professor Rafael Vieira Professor Rafael Vieira - Access - Programa de base de dados relacional funciona em Windows Elementos de uma Base de Dados: Tabelas Consultas Formulários

Leia mais

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração

Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Boot Camp Manual de Instalação e Configuração Índice 3 Introdução 4 Descrição geral da instalação 4 Passo 1: Verificar se existem actualizações 4 Passo 2: Preparar o computador Mac para o Windows 4 Passo

Leia mais

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG

Início Rápido. Nero BackItUp. Ahead Software AG Início Rápido Nero BackItUp Ahead Software AG Informações sobre copyright e marcas comerciais O manual do utilizador Nero BackItUp e a totalidade do respectivo conteúdo estão protegidos por copyright e

Leia mais

Gestor de ligações Manual do Utilizador

Gestor de ligações Manual do Utilizador Gestor de ligações Manual do Utilizador 1.0ª Edição PT 2010 Nokia. Todos os direitos reservados. Nokia, Nokia Connecting People e o logótipo Nokia Original Accessories são marcas comerciais ou marcas registadas

Leia mais

Capítulo 7. Sequenciamento das Tarefas

Capítulo 7. Sequenciamento das Tarefas Capítulo 7 Sequenciamento das Tarefas 125 5.1 RELACIONAMENTO ENTRE TAREFAS Para que o cronograma do projeto seja executado corretamente e as mudanças inseridas seja calculadas de forma correta é importante

Leia mais

Guia de Definições de Wi-Fi

Guia de Definições de Wi-Fi Guia de Definições de Wi-Fi uu Introdução Existem dois modos de wireless LAN: modo de infra-estrutura para ligação através de um ponto de acesso e modo ad-hoc para estabelecer ligação directa com um equipamento

Leia mais

Tarefa Orientada 18 Tabelas dinâmicas

Tarefa Orientada 18 Tabelas dinâmicas Tarefa Orientada 18 Tabelas dinâmicas Análise de dados através de tabelas dinâmicas. Conceitos teóricos As Tabelas Dinâmicas são tabelas interactivas que resumem elevadas quantidades de dados, usando estrutura

Leia mais

Manual do Utilizador para DS150E. Dangerfield June. 2009 V3.0 Delphi PSS

Manual do Utilizador para DS150E. Dangerfield June. 2009 V3.0 Delphi PSS Manual do Utilizador para DS150E 1 ÍNDICE Componente principal.....3 Instruções de instalação.... 5 Configurar o Bluetooth...26 Programa de diagnóstico....39 Escrever no ECU (OBD)...86 Digitalizar.89 Histórico......94

Leia mais

OBJECTIVO Aplicação de fórmulas

OBJECTIVO Aplicação de fórmulas FICHA 4 OBJECTIVO Aplicação de fórmulas No final deste exercício o utilizador deverá estar apto a realizar as seguintes operações: Aplicar fórmulas para o cálculo de valores Formatar condicionalmente as

Leia mais

Procedimentos para a divulgação de eventos no site da ECUM

Procedimentos para a divulgação de eventos no site da ECUM Procedimentos para a divulgação de eventos no site da ECUM Pressupostos introdutórios 3 Descrição da tarefa 4 Autenticação/Login 4 Página de entrada 4 Criar um novo evento 5 Colocar um evento em destaque

Leia mais

5 - Se o documento estiver completo, com os campos totalmente inseridos e com o aspecto que pretende, poderá guardá-lo.

5 - Se o documento estiver completo, com os campos totalmente inseridos e com o aspecto que pretende, poderá guardá-lo. Impressão em série de cartas de formulário e mailings em grande número Intercalação de correio Base de Dados em Excel Comece por planear o aspecto da sua página final - é uma carta, uma página de etiquetas

Leia mais

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação

Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá. LibreOffice Impress Editor de Apresentação Superintendência Regional de Ensino de Ubá - MG Núcleo de Tecnologia Educacional NTE/Ubá LibreOffice Impress Editor de Apresentação Iniciando o Impress no Linux Educacional 4 1. Clique no botão 'LE' no

Leia mais

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse Executive 2.

Sumário. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse Executive 2. Este Guia Rápido do Usuário ajuda você a começar a usar o IRIScan TM Mouse Executive 2. As descrições fornecidas nesta documentação são baseadas nos sistemas operacionais Windows 7 e Mac OS X Mountain

Leia mais

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa

PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO 2. BASE TEÓRICA. 2.1 Criando Mapas no Excel. 2.2 Utilizando o Mapa PRINCÍPIOS DE INFORMÁTICA PRÁTICA 08 1. OBJETIVO Aprender a utilizar mapas, colocar filtros em tabelas e a criar tabelas e gráficos dinâmicos no MS-Excel. Esse roteiro foi escrito inicialmente para o Excel

Leia mais

4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0

4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 UPE Campus III Petrolina 4 - Layout de Mapas no QGIS 2.0 GT-Paisagem Prof. Dr. Lucas Costa de Souza Cavalcanti 1 INTRODUÇÃO Este tutorial ensina como elaborar o layout de mapas no QGIS 2.0. O layout é

Leia mais

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS

EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS EM4590R1 Repetidor Sem Fios WPS 2 PORTUGUÊS Índice 1.0 Introdução... 2 1.1 Conteúdo da embalagem... 2 2.0 Onde colocar o repetidor sem fios WPS EM4590?... 3 3.0 Configurar

Leia mais

Manual do utilizador. Aplicação de agente

Manual do utilizador. Aplicação de agente Manual do utilizador Aplicação de agente Versão 8.0 - Otubro 2010 Aviso legal: A Alcatel, a Lucent, a Alcatel-Lucent e o logótipo Alcatel-Lucent são marcas comerciais da Alcatel-Lucent. Todas as outras

Leia mais

PASSO A PASSO MOVIE MAKER

PASSO A PASSO MOVIE MAKER PASSO A PASSO MOVIE MAKER Nesta etapa, você deverá apresentar o programa e ajudá-los a montarem o filme. Veja como é fácil. Siga as instruções do passo-a-passo: DICA O que é o Movie Maker? Com o Microsoft

Leia mais

Usar Serviços Web para escanear em sua rede (Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows 8)

Usar Serviços Web para escanear em sua rede (Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows 8) Usar Serviços Web para escanear em sua rede (Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows 8) O protocolo de Serviços Web permite aos usuários do Windows Vista SP2 ou superior, Windows 7 e Windows

Leia mais

Macro Key Manager Manual de Utilizador

Macro Key Manager Manual de Utilizador Manual de Utilizador PT Introdução O é um género de software de aplicação especial para mesas digitalizadoras. Com o, pode configurar os comandos do teclado (Copiar= CRTL+C ) ou hiperligações que usa com

Leia mais

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A.

Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. WinREST Sensor Log A Restauração do Séc. XXI WinREST Sensor Log Copyright 2008 GrupoPIE Portugal, S.A. 2 WinREST Sensor Log Índice Índice Pag. 1. WinREST Sensor Log...5 1.1. Instalação (aplicação ou serviço)...6

Leia mais

Informática Básica para o PIBID

Informática Básica para o PIBID Universidade Federal Rural do Semi Árido Programa Institucional de Iniciação à Docência Informática Básica para o PIBID Prof. Dr. Sílvio Fernandes Roteiro O Tamanho e Resolução de imagens O Compactação

Leia mais

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo.

Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. Manual de Instruções ECO Editor de Conteúdo Bem- Vindo ao manual de instruções do ECO Editor de COnteúdo. O ECO é um sistema amigável e intui?vo, mas abaixo você pode?rar eventuais dúvidas e aproveitar

Leia mais

FICHA ORIENTADA Nº1. Barra de fórmulas. Área de trabalho T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O

FICHA ORIENTADA Nº1. Barra de fórmulas. Área de trabalho T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O T E C N O L O G I A S D E I N F O R M A Ç Ã O E C O M U N I C A Ç Ã O FICHA ORIENTADA Nº1 INTRODUÇÃO À FOLHA DE CÁLCULO CRIAÇÃO DE UMA FOLHA DE CÁLCULO O Microsoft Excel é um programa que faz parte das

Leia mais

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br

Capture Pro Software. Introdução. A-61640_pt-br Capture Pro Software Introdução A-61640_pt-br Introdução ao Kodak Capture Pro Software e Capture Pro Limited Edition Instalando o software: Kodak Capture Pro Software e Network Edition... 1 Instalando

Leia mais

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas

Barra de ferramentas padrão. Barra de formatação. Barra de desenho Painel de Tarefas Microsoft Power Point 2003 No Microsoft PowerPoint 2003, você cria sua apresentação usando apenas um arquivo, ele contém tudo o que você precisa uma estrutura para sua apresentação, os slides, o material

Leia mais

Manual da AGENDA GRACES 2011

Manual da AGENDA GRACES 2011 1 Agenda Graces Manual da AGENDA GRACES 2011 O Sistema Agenda Graces integrada ao Sistema Graces e Agenda Graces Grátis foi desenvolvido pela empresa Quorum Informática. Este Manual tem por objetivo atender

Leia mais

Manual de procedimentos para ligação à rede sem fios minedu

Manual de procedimentos para ligação à rede sem fios minedu 1 - Configuração no Windows Vista Exemplo de configuração de 802.1x com Certificados de Servidor para o Windows Vista. Antes de iniciar os passos de configuração, verifique se tem a placa Wireless ligada,

Leia mais

Tarefa Orientada 6 Edição de Dados

Tarefa Orientada 6 Edição de Dados Tarefa Orientada 6 Edição de Dados Objectivos: Inserção de dados. Alteração de dados. Eliminação de dados. Definição de Listas de Pesquisa (Lookup Lists) O Sistema de Gestão de Bases de Dados MS Access

Leia mais

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1

Google Sites. A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 Google Sites A g r u p a m e n t o C a m p o A b e r t o 2 0 1 0 / 2 0 1 1 1. Google Sites A Google veio anunciar que, para melhorar as funcionalidades centrais do Grupos Google, como listas de discussão

Leia mais

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET

WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET MANUAL DO UTILIZADOR WEBSITE DEFIR PRO WWW.DEFIR.NET 1. 2. PÁGINA INICIAL... 3 CARACTERÍSTICAS... 3 2.1. 2.2. APRESENTAÇÃO E ESPECIFICAÇÕES... 3 TUTORIAIS... 4 3. DOWNLOADS... 5 3.1. 3.2. ENCOMENDAS (NOVOS

Leia mais

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10

Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Escaneando seu computador com o Avira AntiVir 10 Para fazer um scan, clique com o botão direito do mouse sobre o símbolo do Avira AntiVir (aquele guarda-chuva vermelho aberto ao lado do relógio do Windows)

Leia mais

Dois Quentes, Dois Frios

Dois Quentes, Dois Frios Descrição Geral Dois Quentes, Dois Frios Nesta actividade, os estudantes irão trabalhar com as temperaturas utilizando as escalas Celsius e Fahrenheit. Os estudantes irão recolher dados para serem analisados

Leia mais

Guia de instalação e Activação

Guia de instalação e Activação Guia de instalação e Activação Obrigado por ter escolhido o memoq 5, o melhor ambiente de tradução para tradutores freelancer, companhias de tradução e empresas. Este guia encaminha-o através do processo

Leia mais

TUTORIAL CORTADORA LASER. Software de Edição e Output ADOBE ILLUSTRATOR. 1. Abrir o programa ADOBE ILLUSTRATOR localizado na barra de tarefas

TUTORIAL CORTADORA LASER. Software de Edição e Output ADOBE ILLUSTRATOR. 1. Abrir o programa ADOBE ILLUSTRATOR localizado na barra de tarefas TUTORIAL CORTADORA LASER Software de Edição e Output ADOBE ILLUSTRATOR 1. Abrir o programa ADOBE ILLUSTRATOR localizado na barra de tarefas 2. Para iniciar a edição do trabalho para enviar para o equipamento,

Leia mais

Iniciar o Data Adapter Configuration Wizard. Toolbox Data Duplo clique em OleDbDataAdapter. Botão next na caixa de diálogo

Iniciar o Data Adapter Configuration Wizard. Toolbox Data Duplo clique em OleDbDataAdapter. Botão next na caixa de diálogo Iniciar o Data Adapter Configuration Wizard Toolbox Data Duplo clique em OleDbDataAdapter Botão next na caixa de diálogo Se carregar em Cancel, o wizard é cancelado e podemos depois definir as propriedades

Leia mais

Manual do Usuário TLP-2844

Manual do Usuário TLP-2844 Manual do Usuário TLP-2844 Índice Introdução... 3 Documentação/Acessórios... 4 Instalando o ribbon... 5 Instalando a etiqueta... 12 Utilização do Zebra Designer... 17 2 Introdução: Parabéns por ter adquirido

Leia mais

Manual do KSnapshot 2

Manual do KSnapshot 2 Richard J. Moore Robert L. McCormick Brad Hards Revisão: Lauri Watts Desenvolvimento: Richard J Moore Desenvolvimento: Matthias Ettrich Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo

Leia mais

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application

Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Office 365 Manual Outlook 365 Web Application Requisitos para usar o Office 365: Ter instalado pelo menos a versão 7 do Internet Explorer, Mozilla Firefox 15, Google Chrome 21 ou Safari no Mac. O que é

Leia mais

GUARDING EXPERT (ANDROID) SOFTWARE PARA TELEMÓVEIS

GUARDING EXPERT (ANDROID) SOFTWARE PARA TELEMÓVEIS 1 GUARDING EXPERT (ANDROID) SOFTWARE PARA TELEMÓVEIS Visão Geral O software para telemóvel Guarding Expert (Android) V3.2, foi projetado para telemóveis com base no sistema operativo Android (versão 2.3.3

Leia mais

Como gerar arquivos.plt

Como gerar arquivos.plt Como gerar arquivos.plt O formato PLT destina se a uso em plotters. É como se você tivesse um plotter conectado diretamente ao seu computador. No momento que manda imprimir, o AutoCAD (ou qualquer outro

Leia mais

Para inserir custo fixo às tarefas, siga os passos abaixo :

Para inserir custo fixo às tarefas, siga os passos abaixo : Capítulo 9 Custos 166 CUSTOS INSERINDO CUSTO FIXO AO PROJETO O custo total do projeto é o custo total de recurso somado ao custo total de custos fixos. O custo com recurso já é computado quando alocamos

Leia mais