UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE AVM FACULDADE INTEGRADA

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE AVM FACULDADE INTEGRADA"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE AVM FACULDADE INTEGRADA A CONTRIBUIÇÃO DO EQUILÍBRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE EM CRIANÇAS DE 2 A 4 ANOS. DANIELLA NICOMEDES DE SOUZA. Orientador: Profa. Ms. Fátima Alves RIO DE JANEIRO 2012

2 UNIVERSIDADE CÂNDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE AVM FACULDADE INTEGRADA A CONTRIBUIÇÃO DO EQUILÍBRIO PARA O DESENVOLVIMENTO DA PSICOMOTRICIDADE EM CRIANÇAS DE 2 A 4 ANOS. Apresentação de monografia à AVM Faculdade Integrada como requisito parcial para obtenção do grau de especialista em Psicomotricidade. Por: Daniella Nicomedes de Souza

3 AGRADECIMENTOS A Deus que permitiu minha vivência no mundo infantil, onde encontro inspiração para a vida.

4 DEDICATÓRIA Aos meus queridos colegas de profissão que de alguma forma colaboraram para meu êxito. Em especial a participação dessa pessoa magnífica que a minha orientadora Fátima Alves.

5 RESUMO O presente trabalho evidencia a importância da psicomotricidade no desenvolvimento do equilíbrio em crianças entre 2 e 4 anos. Tive objetivo em analisar o equilíbrio como meio de auxílio para o desenvolvimento da psicomotricidade bem como as contribuições do psicomotricista para o desenvolvimento das habilidades motoras. Para isto utilizei como referencial a pesquisa qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica sobre o assunto, enfatizando seus principais aspectos. Dentre os aspectos evidenciados destaquei: a história e o desenvolvimento psicomotor, o equilíbrio e as fases de desenvolvimento motor e a relação da psicomotricidade e as fases de desenvolvimento em função do equlíbrio. Apresentei também algumas sugestões de exercícios possíveis de serem trabalhados pelo educador físico. O resultado indica a importância do trabalho do psicomotricista junto as crianças durante o desenvolvimento do equilíbrio. Palavras-Chaves: Psicomotricidade, Psicomotricista, Desenvolvimento e Equilíbrio.

6 METODOLOGIA Esse trabalho tem como tema a importância do equilíbrio no desenvolvimento da psicomotricidade, buscando enfatizar a importância do equilíbrio no auxílio ao desenvolvimento psicomotor entre crianças de 2 a 4 anos. De modo que o equilíbrio está entre as habilidades motoras mais incidentes durante as ações da vida humana de forma intrínseca e extrínseca. Assim visando o aprofundamento dos estudos já iniciados esta pesquisa bibliográfica tem como objetivo investigar a importância do desenvolvimento da psicomotricidade e suas ações de contribuição unido ao desenvolvimento do equilíbrio. Diante disso, no capítulo 1 abordaremos a história da motricidade humana enfatizando temas relativos a psicomotricidade. No capítulo 2, destacaremos a relação do equilíbrio com as distintas fases de evolução dos movimentos. No capítulo 3, será enfatizado a relação da psicomotricidade de acordo com o desenvolvimento de cada fase.

7 SUMÁRIO INTRODUÇÃO 8 CAPÍTULO I HISTÓRIA DA MOTRICIDADE HUMANA 10 CAPÍTULO II O EQUILÍBRIO E AS FASES DE DESENVOLVIMENTO MOTOR 21 CAPÍTULO III DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR 30 CONCLUSÃO 34 BIBLIOGRAFIA 35 WEBGRAFIA 36 ÍNDICE 37

8 8 INTRODUÇÃO A psicomotricidade é uma ciência que tem por objeto o estudo do homem através de seu corpo em movimento através de suas relações humanas com seu mundo interno e externo (SPB, 1984), a partir desse pressuposto é que tomamos a consciência que o homem é um ser único, livre e social. Ciente de que cada um possui uma individualidade biológica de desenvolvimento, em decorrente de várias ciências aplicada a ele, cada qual no seu momento a se desenvolver. É percebido pelo educador físico a importância da melhor compreensão sobre a diferenciação no desenvolvimento e estímulo a ser dado a cada fase de crescimento da criança para que de modo efetivo seja trabalhado o desenvolvimento da psicomotricidade. A percepção da motricidade quando abordada a partir da movimentação humana, pressuposto abordado pelo seguinte trabalho, acaba colocando em estudo o mero porque da seguinte ação. A motricidade humana permitir deduzir que: Movo-me logo existo. Há assim uma ínsita garantia de que a motricidade sugere aspectos essências da existência e é, com toda certeza, a sua expressão mais imediata. Portanto, não se pode olhar através desse movimento só enquanto parte mecânica, mas de modo a edificação desse individuo, no sentido de evolução, crescimento e educação. Não deixando de ratificar o lado relacional que naturalmente desenvolve-se o todo corporal, oferecido pelo, esporte, pelo jogo e pela bola, ainda que olhemos o lado educacional desse individuo, vale ressaltar a importância do lúdico durante a fase do desenvolvimento, que é algo crucial para o êxito do mesmo.

9 9 Partindo do tema central que é a contribuição do equilíbrio aliada ao desenvolvimento da psicomotricidade, é que temos como objetivo no capítulo I realizar um levantamento bibliográfico sobre o tema psicomotricidade com objetivo de detalhar a importância do seu desenvolvimento ao longo de cada fase de vida; o capítulo II tem como objetivo refletir sobre o desenvolvimento do equilíbrio e função das diferentes fases do movimento e no capítulo III o objetivo é relacionar o desenvolvimento da psicomotricidade ao equilíbrio nas distintas fases de maturação. A descrição dos capítulos acima citados fazem parte do corpo do trabalho, onde será utilizado como referencial a pesquisa qualitativa por meio de uma revisão bibliográfica sobre o assunto, enfatizando seus principais aspectos. O trabalho será iniciado considerando todos os objetivos mencionados, entretanto abordando de primeira forma um dos aspectos de grande relevância para a pesquisa, a história da motricidade humana.

10 10 Capítulo I História da Motricidade Humana A evolução da motricidade é profundamente complexa, muito mais do que parece, mesmo na forma mais automatizada, pois funciona desde o feto, em uma estreita relação com o sistema de necessidades, e está ligada a certos reflexos primitivos e arcaicos que traduzem a fenomenologia da sua satisfação necessária.(fonseca, 2009, p 143). O fato é que a partir do momento é que se tem vida há movimento, seja ele expressado de forma aleatória e simples. Ciente de que o mesmo está associado a expressão corporal, vale ressaltar que o desenvolvimento dessa junção se dá de acordo com o meio e o fim. O meio ao qual o feto se encontra, é o meio aquoso do ventre da mãe. É nessa forma que o mesmo se faz presente em crescimento, dentre outros aspectos mais sobretudo no tamanho em função do pequeno espaço que tem para o mesmo ocupar. Durante a gravidez, os sinais de vida do feto em relação ao mundo exterior, se dá profundamente pela atividade motora, que evolui amplamente. O movimento contém em si mesmo sua verdade, tem sempre uma orientação significativa em função da satisfação das necessidades que o meio promove, portanto, o movimento e o seu fim é uma unidade relacional. Esses dois aspectos se aperfeiçoam cada vez mais como resultado de uma diferenciação progressiva das estruturas do ser humano (NETO, 2002, p.11).

11 11 Eis que esse feto se faz presente ao mundo, a fim de explora-lo ao seu beneficio, valendo-se do fato que tudo se faz novo já que ele se encontra num novo meio habitacional, o mesmo utiliza-se de distintas formas expressivas, sejam elas, corporais(motoras), visuais, auditivas, olfativas ou gustativas a fim de satisfazer suas necessidades no novo meio habitado. Em face a essa situação que o mesmo simula afim da tentativa involuntária de adaptação e desenvolvimento ao novo meio, é que se torna presente e consciente o desenvolvimento da psicomotricidade no inicio de vida desse individuo ao longo de toda ela, pois ainda que não seja consciente esse desenvolvimento acontece inerente a desenvoltura do ser. Os estudos da motricidade, (GUILMAIN, 1981, p. 24) empreendidos no começo do século XX, orientaram em quatro direções, ainda que complementares: A elaboração da síndrome de debilidade motriz e busca das relações entre essa é a debilidade intelectual. Estudo da evolução das funções motrizes na criança em busca de testes de níveis de desenvolvimento de habilidade manual e de aptidões motrizes em função da idade. Estudo da lateralidade dominante, dos transtornos perceptivos motores e da busca de suas correlações com as dificuldades de aprendizagem das técnicas escolares de base (leitura, escrita, cálculo) em crianças com inteligência lógica normal.

12 12 Elaboração de testes motores que permitam a determinação das características afetivas motrizes na criança e o estudo das relações existentes entre o comportamento motor de um sujeito e as características fundamentais do seu caráter. Inicia-se desse modo o histórico da motricidade humana, pautado em várias vertentes e em muitas descobertas. Dupré destaca-se por muitas publicações, no entanto, o que mais chamou atenção foi uma publicação em 1907 de nome Síndrome da Debilidade Motriz que mais tarde ele veio a relacionar com a debilidade mental associando a mesma aquilo que chamou da paratomia, onde ele afirmava que a lesão cerebral não era atribuída ao sistema piramidal mas a algum tipo de insuficiência que o adotou desse nome. Mais tarde aproveitando os estudos de Dupré, Haeuyer em 1925, a fim de afirmar a relação entre o desenvolvimento da motricidade, da inteligência e da afetividade utilizou-se do termo, psicomotricidade. Dedicou-se aos possíveis estudos a transtornos motrizes, chegando a comprovação de tratamento motriz a crianças instáveis, com ligeiras paranoias, a jovens delinquentes e passivo de alterações emotivas. Vale ainda destacar Wallon e Piaget que foram grandes responsáveis por salientar análises aos estágios e os transtornos do desenvolvimento motor e mental da criança, tornando-os pilares fundamentais na construção teórica do campo da psicomotricidade; e de Freud e Spitz, com um olhar psicanalítico mais com grande valia atento as distintas características, marcante e relevante para a contribuição dos estudos.

13 13 Continuados estudos aconteciam na ciência buscando a todo tempo novas descobertas que pudessem somar cada vez mais para o crescimento e desenvolvimento nesta área. Assim dois alunos de Heuyer, Ajuriaguerra e Diatkine dão inicio ao que se podia chamar de busca da identidade da motricidade humana. A preferência por estudos crítico da debilidade motriz, deu espaço a uma base científica para a sequência do tratamento em crianças, esses tratamentos possibilitaram uma série de publicações que foram se aperfeiçoando de modo como aconteciam, até dá espaço à primeira carta de reeducação motriz na França, publicada em 1960, onde seu conteúdo tinha a base da fundamentação teórica do exame motor, uma série de métodos e técnicas de tratamento de diversos transtornos motrizes. Sendo assim essa metodologia é considerada como a estrutura que configura as grandes bases da motricidade atual: Coordenação Dinâmica e Oculomanual, Equilíbrio, Organização Espacial e Temporal, Esquema Corporal e Lateralidade. Outros trabalhos importantes surgem de autores russos, como Ozeretsky, Vygotsky e Luria, sobre o desenvolvimento do cérebro, entre outros aspectos (Rosa Neto, F. 2002). 1.1 A Psicomotricidade A Psicomotricidade consiste na unidade dinâmica das atividades, dos gestos, das atitudes e posturas, enquanto sistema expressivo, realizador e representativo do ser em ação e da coexistência com outrem. (Citado por Fátima Alves de Jaques Chazaud, 1976).

14 14 O estudo da psicomotricidade começou na França, por volta de 1950, sua evolução veio da psiquiatria. É uma técnica mista por vários olhares distintos da ciência tais como: a Biologia, a Psicologia, a Psicanálise, a Sociologia e a Linguística (Coste, 1975). Visto que as mesma vislumbram o desdobramento e aprofundamento da psicomotricidade, dado que a mesma tem como objeto de estudo o homem, através do seu corpo em movimento e sua relação com o psiquismo e motricidade. Psicomotricidade se conceitua como ciência da saúde e da educação, pois indiferentes da diversas escolas, psicológicas, condutista, evolutista, genética, etc, ela visa à representação e a expressão motora, através da utilização psíquica mental do individuo. (Ajuriaguerra em COSTE, 1989, p.33). A seguinte afirmativa nos propõe a conclusão de que a mesma está presente a todo momento da vida do indivíduo, visto que a base escolar é responsável por toda iniciação de estímulo e desenvolvimento. Uma vez que a psicomotricidade visa a educação em função da integridade do ser, ou seja, um ser pleno e desenvolvido nas mais distintas áreas da sua vida, é preciso privilegiar a qualidade da relação efetiva, a mediatização, a disponibilidade tônica, a segurança gravitacional e o controle postural, a noção do corpo, sua laterização e direcionalidade e a planificação práxica, a fim de torna-los componentes essenciais e globais da aprendizagem Funções Psicomotoras Apresentamos abaixo os elementos envolvidos do durante o desenvolvimento motor, inspirados nos referenciais propostos por Vitor da Fonseca (Psicomotricidade:

15 15 Filogênese, Ontogênese e Retrogênese, 2009), Fátima Alves (Psicomotricidade: corpo, ação e emoção) e uma Apostila de Psicomotricidade do Prof. Ms. Ricardo Alves do ano Imagem Corporal A imagem corporal nada mais é do que a decodificação do corpo em si. É a tomada de consciência da existência corporal e física no espaço. Logo quando nasce a criança traz consigo alguns signos fetais, movimentos involuntários, ações sem significados que vão ganhado significado de acordo com o desejo da mãe. Muitas mães dizem que o choro tem distintos significados, segundo Lacan a criança não tem um tipo de choro para cada significado ( sono, fome, sede e dor), ele diz que a mãe e que dá significado aos diversos choros da criança, incutindo nela o significado que aquele choro vai ter, inconscientemente, através do seu desejo de se comunicar e atender seu filho repete ações fazendo com que o choro da criança fique o mesmo pra cada situação. Esse mapeamento que a mãe vai fazendo na criança, em seu corpo, em sua imagem, vai escrevendo nela, as primeiras impressões dela mesmo e no transcorrer do tempo tornando esse ser consciente da sua imagem. Esquema corporal O esquema corporal pode ser considerado como uma intuição de conjunto ou um conhecimento imediato que temos do nosso próprio corpo, seja em posição estática

16 16 ou em movimento, em relação às diversas partes entre si e, sobretudo, nas relações com o espaço e os objetos que o circundam. ( Le Boulch, 1983, p37). Isto é, o esquema corporal, é a concepção de existência do próprio corpo no espaço, uma consciência corporal, onde deve haver o reconhecimento do seu corpo em relação ao mundo que pertence. Tônus / Tonicidade. A função tônica é a chave da articulação córtico-postural-motora). FONSECA, Vitor da, p.210, em 2009). O tônus é atuante corporal de tensões para o movimento de todo o corpo, com a função de controlar, regular e atuar no desenvolvimento do mesmo. A tonicidade é dividida em alguns graus: Hipotonia movimentos mais soltos e mais coordenados. Hipertonia multiplicidade de reações, exagerada produção motora. Catatonia persistência de atitude por bastante tempo. Paratonia incapacidade ou a impossibilidade de descontração voluntária. Sisinesias reações parasitas de imitação de movimentos contralaterais, peribucais e linguais não intencionais e desnecessários.

17 17 Diadocosinesias é uma ação coordenada, antagônica e sucessiva de movimentos com ambas as mãos. Equilíbrio....o tônus que prepara e guia o gesto é simultaneamente a expressão da realização ou frustração do indivíduo. (Citado por Fátima Alves de Ajuriaguerra em 1972). Isto nos deixa claro que o tônus é a diretriz do equilíbrio, partindo desses principio fica claro a interdependência de ambos, mais principalmente a grande relevância do trabalho de tonicidade para o desenvolvimento dos diversos tipo de equilíbrio, sendo eles: estático e dinâmico. O equilíbrio estático denuncia sua função estática, ou seja, o mesmo fica responsável por movimentos onde não há deslocamentos, como por exemplo, ficar de pé. ficar em pé. O equilíbrio dinâmico fica responsável por toda e qualquer tipo de locomoção nas mas diversas formas. Lateralidade. Segundo Jackson (1876) e Zazzo (1976) a dominância funcional de um lado do corpo é determinada não só pela educação, mas pela predominância de um hemisfério cerebral sobre o outro, denominada dominância cerebral. São esses hemisférios com suas funções próprias e específicas em cada área, que permite aos ser humano a realização de suas ações motoras, psíquicas, afetivas, de linguagem e etc.

18 18 A lateralidade pode ser dividida em indivíduos: Destro quando existe um predomínio claro do lado direito para exucução de todo e qualquer tipo de movimentação corporal. Sinistro ou canhoto quando esse predomínio se faz presente do lado esquerdo. Ambidestro quando não existe um lado somente dominante para todas as ações corporais. Organização Espacial e Temporal. A organização espacial desenvolve a capacidade do individuo se orientar no espaço em que lhe é permitido a sua vivência, percebendo a relação de proximidade de coisas entre si, estando ciente pra determinar as ações de perto, longe, em cima, embaixo, dentro, fora e etc. A organização temporal tem a função de situar o individuo em função do tempo a atividade a ser executada, como por exemplo, o correr e saltar para um arremesso, o atravessar a rua. Tem a função de definir a ação a uma determinada dimensão de tempo. A psicomotricidade tem a função de unir essa organização espaço-temporal a fim de desenvolver ações num determinado espaço físico, numa sequencial de tempo estipulada

19 19 Dissociação de movimentos. É a execução de diferentes movimentos corporais ao mesmo tempo, segundo Vitor da Fonseca, é a capacidade de individualizar vários segmentos corporais que tomam parte na planificação e execução motora de um gesto ou de vários gestos intencionais sequencializados. Coordenação motora. A capacidade de coordenação envolve uma ou mais movimentos corporais nas mais distintos tipos, sejam elas: fina, ampla, visório-motora, audiomotora e facial. A coordenação se dá través da capacidade de controle e consciência do corpo em relação a execução de determinada movimentação executada. A coordenação fina e ampla normalmente são muito estimuladas na educação infantil, a fina trabalhando pequenos grupamentos musculares (mãos e dedos poe exemplo) através dos gestos, pintura, dentre outros e a ampla trabalhando os grandes grupamentos musculares através das brincadeiras de correr, pular que nessa época são as preferidas. Ritmo É o compasso de acordo com o movimento exercido, de acordo com Meinel e Schabel, trata-se de movimento, o ritmo é a organização específica, característica e temporal de um ato motor.

20 20 Relaxamento É a descontração muscular depois de alguma atividade física, utilizando também diante de momento de tensões, segundo Mello, é o fenômeno neuromuscular resultante de uma redução de tensão musculatura esquelética. Pode ser dividido em: Total: Envolve todo o corpo e está diretamente vinculado a processos psicológicos onde o trabalho mental é determinante no alcance da redução da tensão muscular. Diferencial: Descontração de grupos musculares que não são necessários à execução de determinado ato motor específico. Segmentar: Designa o relaxamento alcançado em partes do corpo.

21 21 Capítulo II O Equilíbrio e as Fases de Desenvolvimento Motor Segundo David Gallahue o processo de desenvolvimento motor revela-se basicamente por alterações no comportamento motor, isto é, as alterações provocadas pela vida diária é que evidência esse processo onde todos nós estamos envolvidos. Enfatizando que a individualidade e realidade cultural do indivíduo irá influenciar esse desenvolvimento. Segundo David Gallahue o processo de desenvolvimento motor pode ser considerado sob o aspecto de fases e sob o aspecto de estágios. O movimento é observável em três categorias segundo ele: Movimento estabilizador - refere-se a qualquer movimento no qual algum grau de equilíbrio é necessário. É um movimento não-locomotor e nãomanipulativo. Movimento locomotor refere-se a movimento que envolve mudança de localização do corpo relativamente a um ponto fixo na superfície. Como por exemplo, caminhar, correr, saltar, pular e etc. Movimento manipulativo refere-se tanto a manipulação motora rudimentar quanto a manipulação motora refinada. Em suma, entende-se que grande parte das atividades executadas instintivamente por nós requer a junção dos três tipos de movimentos. Ou seja, os

22 22 distintos movimentos serve como ponte para o processo de desenvolvimento motor, já que o mesmo busca o estudo do amadurecimento por fases dessa movimentação. A seguir destacaremos então distintas fases de desenvolvimento motor, segundo David Gallahue: Fase de movimentos reflexos são movimentos que ocorrem subcorticalmente, ou seja, de forma involuntária e impensável. São esses movimentos que desde a fase fetal iniciam o desenvolvimento motor da criança, de modo a dar estímulo a iniciação de outras movimentações. Os reflexos se subdividem em: reflexos primitivos que são os movimentos agrupadores de informações como mecanismos de sobrevivência e os reflexos posturais que são movimentos que mais tarde serão utilizados como equipamentos de testes neuromotores para mecanismo estabilizadores, locomotores e manipulativo. Esse movimento se divide em duas fases: a fase de codificação de informações que acontece da 8ª semana de vida uterina até o 4º mês de nascimento, caracterizado pela atividade motora involuntária e a fase de decodificação das informações que acontece do 4º mês de vida a 1 ano de idade caracterizada pela substituição da atividade sensório-motor pela habilidade motor-perceptiva. Inicia-se então nessa fase, o trabalho de reconhecimento corporal em virtude das sensações e capacidades que o individuo tem sobre o seu corpo. No que tange o aspecto de desenvolvimento do equilíbrio, desde o oitavo mês de vida esse feto vem se

23 23 desdobrando em movimentações a fim de encontrar uma estabilidade corporal no ventre de sua mãe, sendo esse um indicio importante para o destaque do trabalho de desenvolvimento motor em virtude do mesmo. Fase de movimentos rudimentares - são movimentos que caracterizam a primeira forma de movimentos voluntários, observados desde o nascimento até, aproximadamente os 2 anos de idade. Esse movimento se desenvolve de acordo com a maturação sequencial, que varia de acordo com cada criança e sua especificidade no que tange os fatores biológicos, ambientais e da tarefa. Essa fase representa formas básicas de sobrevivência do movimento voluntário, envolvendo tais como: movimentos estabilizadores obtendo o controle de cabeça, pescoço e músculos, tarefas manipulativas de alcançar, agarrar e soltar e ainda os movimentos locomotores de arrastar, engatinhar e caminhar. Essa fase é dividida em dois estágios: estágio de inibição dos reflexos: inicia-se no nascimento e conforme o desenvolvimento do córtex, os movimentos reflexos são inibidos dando lugar aos movimentos voluntários, apesar de objetivos os movimentos rudimentares parecem descontrolados e grosseiros, apresentam falta de controle; estágio de pré-controle: a partir de um ano de idade, a criança começa a ter maior precisão e controle nos movimentos, principalmente devido ao processo de diferenciação entre os sistemas sensorial e motor e a integração significativa e coerente de informações motoras e perceptivas, a aprendizagem da obtenção e

24 24 manutenção do equilíbrio, manipulação de objetos e locomoção pelo ambiente, com um certo controle e eficiência. Nessa fase inicia-se um desenvolvimento específico do equilíbrio, ou seja, a maturação biológica da criança onde o mesmo ocorre de forma inerente a estímulo, os primeiro passos do equilíbrio naquilo que chamamos de sobrevivência existêncial, acontece inicialmente quando a criança busca o equilíbrio da cabeça, o deslocamento no engatinhar destacando então o ínicio desse desenvolvimento de modo a ratificar sua importância. Fase de movimentos fundamentais - esses movimentos acontecem na primeira infância, sequencialmente a evolução dos movimentos rudimentares desde o período neonatal, onde a criança estará envolvida com a exploração e experimentação das capacidades motoras de movimentos estabilizadores (andar com firmeza e o equilíbrio em um pé só), movimentos manipulativos (arremessar e apanhar) e movimentos locomotores (correr e pular), inicialmente isolados e depois de modo combinado, mas que essencialmente deveram ser trabalhados nessa primeira infância. A fase de desenvolvimento motor fundamental propicia a autonomia, a reação do controle motor e competência motora a vários estímulos experenciados pela criança. Afim de esclarecer em maiores detalhes alguns autores subdividem em estágios essa fase: estágio inicial, este é caracterizado pela tentativa natural e exagerada da criança de desempenhar os movimentos fundamentais mas até os dois anos essa criança exerce essa movimentação de forma imprópria ciente de que o

25 25 ritmo e a coordenação são deficientes, ressaltando ainda que normalmente a movimentação dessa criança se encontra na fase inicial de desenvolvimento; estágio elementar é caracterizado pelo melhor controle rítmico e coordenação, isso não quer dizer que seja o ideal, mesmo porque muitos indivíduos, tanto adultos quanto crianças, não vão além do estágio elementar em muitos padrões de desenvolvimento. A tentativa dessa criança de 3 a 4 anos nesse estágio é a orientação específica para a maior desenvoltura no exercício de movimentos fundamentais, aprimorando a sincronização dos elementos espaciais e temporais ciente de que alguns movimentos ainda são restrito, no entanto, bem coordenados; estágio maduro é caracterizado pelo desempenho e exercício dos movimentos fundamentais essencialmente eficientes, controlados e coordenados, de acordo com os autores essa fase é observada nos 5 a 6 anos de idade, ciente de que essa criança precisa de meios para que essas habilidades sejam desenvolvidas, a maturação das mesmas aliada a estímulos e influências do meio, instruções e até mesmo encorajamento são essenciais para que essa criança possa dar continuidade ao processo de desenvolvimento que é natural da mesma, no entanto é necessário que haja interferências para que cada fase seja desenvolvida de forma geral, plena e global. Fase de movimentos especializados - essa fase caracteriza-se pela consequência da evolução de todas as fases anteriores visto que, as habilidades estabilizadoras, locomotoras e manipulativas se encontram

26 26 num momento de progressivo refinamento, evolução e pleno desenvolvimento, para que de modo combinados as mesma possam favorecer a vida desse indivíduo em distintos aspectos, pois o mesmo não só pula num pé só mas como também, executa um salto em distância, brinca de pular corda. Sendo este o principal momento das grandes descobertas de habilidades específicas. Dado que como citado anteriormente o meio é uma variável muito influenciável pra o sucesso dessa fase. A mesma é dividida em três estágios, sendo eles: estágio transitório compreende o período de 7 ou 8 anos de idade, caracteriza-se por herdar muitas características da fase anterior, no entanto, a precisão adquirida é muito relevante, visto que a mesma dispõe da descoberta das combinações motoras, sendo elas presente nessa fase transitória de habilidades especializadas principalmente no esporte e em atividades recreacionais. Este estágio causa tamanha mudança comportamental na criança visto que, vemos consequentemente a alteração de comportamento de pais e professores, mesmo porque as mesmas, sentem-se satisfeitas e orgulhosa de sua capacidade evolutiva em determinadas situações, onde de modo atuante deve estar pais e professores a fim de estimular toda capacidade e controle motor nessa fase, fazendo com que a mesma não se restrinja a nada e possa fazer todo e qualquer tipo de experimentação, ciente de que a ausência de restrições nesse primeiro estágio dos movimentos especializados é sinal de sucesso para os estágios seguintes; estágio de aplicação caracteriza-

27 27 se pelo refinamento e perfeição das habilidades, dado que esse estágio é o tempo das escolhas esportivas do indivíduo diante de seu melhor refinamento de movimentos e habilidades, acontecendo aproximadamente entre os 11 a 13 anos. Esta época acontece a busca do refinamento das habilidades motoras mais complexas e específica do envolvimento esportivo que o indivíduo optou por se dedicar, sendo também a época em que o mesmo evitara as atividades que não lhe propiciam o sucesso, sendo então o momento para refinar e utilizar as habilidades mais complexas em jogos avançados, atividades de liderança e em esportes selecionados; estágio de utilização permanente como o próprio nome já diz esta fase se inicia aos 14 anos e permanece por toda vida, evidente que a mesma é um apanhado de tudo o que ocorreu no período de desenvolvimento das outras fases, ressaltando que esse indivíduo ainda é uma criança e não pode ser responsabilizado por está ou aquela ação de sucesso ou ausência dele, o destaque é que não podemos esquecer que o mais importante é estruturar experiências motoras significativas apropriadas pra seus níveis de de desenvolvimento particular, pois é fato que o meio influência totalmente nesse desenvolvimento. Quando se fala do meio é tudo aquilo que está ou que pelo deveria está e pode influenciar de alguma forma esse desenvolvimento, no entanto, o ideal é que deixemos essa criança livre pra explorar aquilo que lhe julga confortável e não tentar forçar a criança

28 28 a desenvolver algo que não é de sua eficiência como ocorre em muitas das vezes por parte dos pais apenas pra satisfazer um capricho pessoal. Diante desse detalhamento em mínimas fases é possível perceber, a grande relevância de cada partícula do desenvolvimento psicomotor, sendo o mesmo iniciado e estruturado corretamente desde os primeiros tempos de vida ainda no ventre da mãe. Dado que a atuação da psicomotricidade ocorre inerente ao ser, em virtude do desenvolvimento autônomo em determinadas momentos. Segundo Vitor da Fonseca, a lei Cefalocaudal de Gesell, explica-nos, os princípios desse desenvolvimento: 1. A organização neuromotora elabora-se a partir dos segmentos centrais para os segmentos periféricos, desde a cabeça a bacia, na direção do eixo longitudinal: é o princípio do desenvolvimento próximo-distal. Esta é a lei da coordenação descendente correlativa, que vai desde a raiz do membro às extremidades. 2. Relação precisa entre os órgãos simétricos e opostos: o princípio do entrelaçamento recíproco. 3. A lateralidade representa uma forma simétrica e dinâmica: é o princípio de assimetria funcional. 4. Existem diferenciações específicas nas esferas que são governadas pelo princípio de maturação individualizante 5. O organismo pode autolimitar os estados do desequilíbrio, por um princípio de flutuação reguladora.

29 29 Segundo Vitor da Fonseca, em todo desenvolvimento motor, estes princípios interferem uns nos outros, mas é fundamentalmente o princípio encefalocaudal que denomina o conjunto de desenvolvimento do equilíbrio, sendo um estudo sucessivo da: manutenção da cabeça, posição do sentado, posição ereta e a marcha.

30 30 Capítulo III A relação da psicomotricidade e suas fases de desenvolvimento motor do equilíbrio No capítulo anterior, encerramos citando o princípio encefalocaudal de Gesell, que segundo Vitor da Fonseca, auxilia no estudo do desenvolvimento do equilíbrio, desde a manutenção da cabeça até a marcha. Nesse capítulo analisaremos mais profundamente esse desenvolvimento. Segundo Vitor da Fonseca, inicialmente a criança só mantem a cabeça aos três meses, havendo variações de inclinação em virtude da posição em que esta se encontra e oscilações no equilíbrio da cabeça até que a mesma realmente consiga se manter. A posição de sentado é algo que requer um pouco mais de amadurecimento corporal dessa criança, pois desde o nascimento até os quatro meses, as costas do bebê são cifóticas, tornando impossível a posição de sentado, no entanto a partir dos quatro meses esse tronco vai se desenvolvendo desde a parte superior até a parte inferior, o equilíbrio ainda é precário, fazendo com que a criança volta e meia caia, mas a partir dos oito meses, a posição de sentado é dominada, a criança é capaz de da posição deitada sentar-se sozinha e ainda liberta suas mãos para manipular objetos virando-se para ambos os lados sem perder o equilíbrio. Segundo Vítor da Fonseca, Stamback, defende a íntima relação que há entre evolução da manutenção da cabeça com a posição sentado em virtude do eixo corporal que as mesmas formam. A posição ereta é alvo de especulação de muitos autores, no entanto, é algo muito particular e

31 31 intrínseco de cada criança, visto que o meio influência muito e a expectativa dos pais e avanço no momento inexato pode também dificultar essa fase. O momento de se manter em pé deve acontecer com a espontaneidade expressada pela criança e assim auxiliada pelos pais, na medida que o mesmo tem mais tendência de locomoção do que estação, mas aos nove meses a criança se mantém em pé com apoio e aos dez é capaz de se por em pé sozinha. A marcha exige uma propulsão anterior unido aos movimentos alternados de membros inferiores. Aos nove e dez meses a criança começa esboçar através de movimentos corporais o ensaio para a marcha com a suspenção dos braços e os onde e doze meses é capaz de andar sozinha com uma mão, iniciando então os primeiros passos da independência para o desenvolvimento global da criança. Dado que esse desenvolvimento ocorre desde o ventre da mãe, como descrito anteriormente, a partir de agora descreveremos, segundo Vitor da Fonseca na sua escala de desenvolvimento 1977, todo o processo de desenvolvimento motor se tratando do tema central, o equilíbrio, na dada faixa etária pesquisada no trabalho. Aos 2 anos a criança coloca-se em posição bípede e anda, o processo da corrida acontece, embora não caia muito o processo correr ainda acontece com dificuldade. Sobe escadas, apoiando os dois pés em cada degrau e salta de modo desajeitado. Aos 3 anos a criança apresenta postura automatizada e melhor equilíbrio, pode correr, saltar e subir escadas com um pé em cada degrau, para com um pé só por

32 32 alguns momentos, equilibra-se na ponta dos pés e salta com os pés juntos sobre uma corda estendida no solo. Aos 4 anos a criança apresenta total integração da autonomia postural, apto a jogar bola, andar de bicicleta, aprender a nadar, salta para frente com os dois pés juntos, dar saltos no mesmo lugar, fica de pé sobre uma perna só, caminha na ponta dos pés. A evolução alcançada nesse período, é algo muito significante para o desenvolvimento corporal para toda a vida dessa criança, visto que, essa é a fase inicial de equilíbrio da marcha. Ao alcançar esse momento é ciente de que essa criança já passou por toda estruturação do equilíbrio corporal desde o nascimento e nesse momento está apto a desenvolver a etapa da marcha. A fim de auxiliar esse desenvolvimento corporal, citaremos alguns tipos de atividades que pode auxiliar o desenvolvimento dos três diferentes tipos de equilíbrio. Para trabalhar o equilíbrio estático o teste do saci é uma atividade que gira em torno do lúdico dentro do mundo infantil, assim estimularemos de forma estática como o nome diz, estimulando a criança com um pé, para saber quem pode ser ou estar apto a ser o saci do grupo. Para exercitar o equilíbrio dinâmico, o circuito montado com cordas, bambolês, cones e banco, exemplifica de modo bastante calistenico e conservador os distintos estimulo a serem dados ao mesmo, pular com os dois pés dentro dos cones ou pular com um pé só, correr entre os cones, andar em cima da corda, andar em cima do banco, e percorrer dessa forma todo o circuito estimulando de modo completo todo o eixo corporal se tratando do equilíbrio. Para estimular o

33 33 equilíbrio recuperado a batatinha frita, é uma atividade que demonstra muito bem essa habilidade, dado que a mesma acontece de acordo com o estímulo auditivo, onde a execução do movimento corporal acontece, e a permanência do movimento estático é essencial para o objetivo da brincadeira ser alcançado.

34 34 Conclusão A pesquisa propôs informar a relevância da habilidade psicomotora, equilíbrio, sobre o desenvolvimento da psicomotricidade, relacionando todas as fases de desenvolvimento juntamente ao que chamamos de fase do movimento. Mostra como desde que a criança está no ventre da mãe o equilíbrio na fase fetal se dá em função da posição ao qual o mesmo se sinta um tanto confortável, por diante começa em tão as distintas fases, onde o bebê sai de um meio aquoso para o meio terrestre, a diferença é intensa. Daí ele precisa encontrar equilíbrio para manter sua cabeça sobre o pescoço, dado que sua coluna quando nasce encontra-se cifóticamente desenvolvida, ou seja, sem possibilidade de postura aparente, ciente de que os estímulos psicomotores e o tempo de maturação atuaram para o desenvolvimento do mesmo. Falando disso não chegamos em momento de deambulação, o que queremos dizer com isso é ratificar a intensa importância do desenvolvimento do equilíbrio em todos os aspectos de vida desse indivíduo não somente com a questão do andar, correr ou saltar. O desenvolvimento do equilíbrio vai ser a base de auxilio de iniciação do trabalho psicomotor, evidenciado pelo importância que o mesmo tem na vida do feto desde que o mesmo se encontra na ventre de sua mãe até o restante da sua vida.

35 35 Bibliografia ALVES, Fátima. Psicomotricidade: Corpo, Ação e Emoção Rio de Janeiro 5ª edição: Wak Editora, COSTE, Jean Claude. A Psicomotricidade Rio de Janeiro 5ªedição: Guanabara, 1989 FONSECA, Vitor da. Psicomotricidade: Filogênese, Ontogênese e Retrogênese. 3ª edição: Wak Editora, FONSECA, Vitor da. Desenvolvimento Psicomotor e Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, GALLAHUE, David. OZMUN, C. John. Compreendendo o Desenvolvimento Motor. Bebês, Crianças, Adolescentes e Adultos. São Paulo: Phorte, LE BOULCH, Jean. O desenvolvimento psicomotor; do nascimento até os 6 anos a psicocinética na idade pré-escolar. 7ª edição: Porto Alegre: Artes Médicas, NETO, Francisco Rosa. Manual de avaliação motora. 1ª edição: Porto Alegre: Artmed, 2002.

36 36 Webgrafia NUNES, Érika Anderson. Psicomotricidade na Educação Infatil. Psicopedagogia, PT&gs_nf=1&cp=39&gs_id=6l&xhr=t&q=Psicomotricidade+na+Educa%C3%A7%C3%A3o +Infantil+%C3%89rika&pf=p&sclient=psyab&oq=Psicomotricidade+na+Educa%C3%A7%C3%A3o+Infantil+%C3%89rika&gs_l=&pb x=1&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_qf.&fp=18d6f29086e7492a&biw=1366&bih=667> acesso: 30 de Maio 2012.

37 37 Índice Folha de Rosto 2 Agradecimentos 3 Dedicatória 4 Resumo 5 Metodologia 6 Sumário 7 Introdução 8 Capitulo I História da Motricidade Humana Psicomotricidade Funções Psicomotoras. 14 Capitulo II O Equilíbrio e as Fases de Desenvolvimento Motor. 21 Capitulo III A relação da psicomotricidade e suas fases de desenvolvimento motor do equilíbrio. 30 Conclusão 34 Bibliografia 35 Webgrafia 36 Índice 37

38

Desenvolvimento Motor de 5 a 10 anos ACADÊMICOS: FERNANDO FÁBIO F. DE OLIVEIRA CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ALEXIA REGINA KURSCHNER

Desenvolvimento Motor de 5 a 10 anos ACADÊMICOS: FERNANDO FÁBIO F. DE OLIVEIRA CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ALEXIA REGINA KURSCHNER Desenvolvimento Motor de 5 a 10 anos ACADÊMICOS: FERNANDO FÁBIO F. DE OLIVEIRA CARLOS ALEXANDRE DA SILVA ALEXIA REGINA KURSCHNER Introdução Para Gallahue (2003), O Desenvolvimento é o processo continuo

Leia mais

COORDENAÇÃO APLICADA AO FUTSAL PROF. RICARDO PACE

COORDENAÇÃO APLICADA AO FUTSAL PROF. RICARDO PACE COORDENAÇÃO APLICADA AO FUTSAL PROF. RICARDO PACE Introdução As capacidades coordenativas servem como base para a execução de qualquer movimento humano, em que é necessária a percepção do próprio corpo,

Leia mais

Desenvolvimento Corporal

Desenvolvimento Corporal Desenvolvimento Corporal Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais proprioceptivos e exteroceptivos,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Desenvolvimento & Aprendizado

Leia mais

Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças e adultos. David L.Gallahue / John Ozmun.

Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças e adultos. David L.Gallahue / John Ozmun. Compreendendo o Desenvolvimento Motor: Bebês, Crianças e adultos. David L.Gallahue / John Ozmun. Professor Rodolfo Rosseto Rampaso Mestre e Doutorando em Ciências da Saúde Unifesp - SP DESENVOLVIMENTO

Leia mais

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO MOTOR: Um Estudo Comparativo em Crianças entre Sete e Dez Anos

DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO MOTOR: Um Estudo Comparativo em Crianças entre Sete e Dez Anos DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL E DESENVOLVIMENTO MOTOR: Um Estudo Comparativo em Crianças entre Sete e Dez Anos Resumo O presente estudo teve como objetivo realizar uma breve discussão literária entre o desenvolvimento

Leia mais

A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS

A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS A PSICOMOTRICIDADE COMO ESTRATÉGIA DE INTERVENÇÃO NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS ENTRE 4 E 5 ANOS Yasmin Dolores Lopes / yasdelopes@gmail.com Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Paraná,

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL PSICOMOTRICIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL Aisi Anne F. SILVEIRA 1 ; Sindynara FERREIRA 2 ; Gabriely FERREIRA 3 RESUMO Visto a relevância deste tema nos dias atuais, objetivou-se com este trabalho, um levantamento

Leia mais

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PSICOMOTRICIDADE CORPO E MOVIMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PROF. MS. GUSTAVO ROBERTO DE GODOY Introdução Séc XIX Neurologia Dupré (1920) Psicomotricidade Desenvolvimento motor e intelectual Importanterecurso

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora

Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora Fase do movimento Fundamental e Especializado A base para a utilização motora Fase do Movimento Fundamental O Foco da infância deve ser o desenvolvimento da competência motora básica e de mecanismos corporais

Leia mais

Psicomotricidade e os componentes psicomotores

Psicomotricidade e os componentes psicomotores Psicomotricidade e os componentes psicomotores Psicomotricidade aplicada à Terapia Ocupacional Luzia Iara Pfeifer - 2016 https://www.youtube.com/watch?v=fsbs3mr_ngk O que é preciso para executar isto?

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Desenvolvimento & Aprendizado

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Comportamento Motor II 6DEF005

Leia mais

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACULDADE DE PEDAGOGIA

CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACULDADE DE PEDAGOGIA CRESCIMENTO E DESENVOLVIMENTO HUMANO FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA FACULDADE DE PEDAGOGIA Prof. Ms. Jairo Júnior Tel.: 33 988435350 Email: profjuninhovgp@hotmail.com Site: www.profjairojunior.webnode.com.br

Leia mais

Modelos de Desenvolvimento Motor

Modelos de Desenvolvimento Motor Modelos de Desenvolvimento Motor Modelo da Ampulheta e Modelo da Pirâmide Modelos de desenvolvimento motor A principal função da teoria é integrar os fatos existentes e organizá-los de um modo que lhes

Leia mais

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO

CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO CENTRO DE CONVIVÊNCIA ESCOLA BAIRRO ESTRUTURA DE TRABALHO Os CCEB atendem a comunidade escolar no contra turno com oficinas diversificadas que atendem os alunos da faixa etária de 6 à 12 anos que estudam

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

Adapação ao meio aquático: Conceitos para a iniciação a atividades aquáticas

Adapação ao meio aquático: Conceitos para a iniciação a atividades aquáticas Adapação ao meio aquático: Conceitos para a iniciação a atividades aquáticas O que significa adaptação ao meio liquídio (aquático): Fase preparatória para aprendizagem seguinte, deve proporcionar relação

Leia mais

Fase dos Movimentos Reflexos

Fase dos Movimentos Reflexos 07/10/2014 Fase dos Movimentos Reflexos Os movimentos do Bebê Movimentos Reflexos O estudo dos reflexos e dos padrões de comportamento estereotipados dos bebês revela informações úteis para a compreensão

Leia mais

AVALIAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE EM EDUCANDOS ENTRE 8 E 10 ANOS ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS DE FÁCIL ACESSO

AVALIAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE EM EDUCANDOS ENTRE 8 E 10 ANOS ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS DE FÁCIL ACESSO AVALIAÇÃO DA PSICOMOTRICIDADE EM EDUCANDOS ENTRE 8 E 10 ANOS ATRAVÉS DE FERRAMENTAS DIDÁTICAS DE FÁCIL ACESSO Vanessa dos Santos Silva; Renata de Lima Pessoa Universidade Potiguar - callcenter@unp.br RESUMO

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. A IMPORTÂNCIA DA PSICOMOTRICIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Ives Alves de Jesus¹ ¹ Estudante do curso de licenciatura plena em pedagogia, Campus Crixás. yves-alves@outlook.com

Leia mais

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA

DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR DA CRIANÇA Maria Edmir Maranhão Padrão motor: é uma série de movimentos

Leia mais

A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO E SEU BRINCAR - 0 a 2 anos. OHRT-IV - Brincar Luzia Iara Pfeifer

A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO E SEU BRINCAR - 0 a 2 anos. OHRT-IV - Brincar Luzia Iara Pfeifer A CRIANÇA EM DESENVOLVIMENTO E SEU BRINCAR - 0 a 2 anos OHRT-IV - Brincar Luzia Iara Pfeifer Período sensório motor Desde o nascimento até os 2 anos de idade Ocorre uma grande evolução neste período Ações

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR COM ADOLESCENTES ABRIGADOS DO PROJETO COPAME

AVALIAÇÃO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR COM ADOLESCENTES ABRIGADOS DO PROJETO COPAME 1 AVALIAÇÃO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR COM ADOLESCENTES ABRIGADOS DO PROJETO COPAME Heloisa Elesbão Sandra Mara Mayer Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC heloisaelesbao@bol.com.br Resumo:

Leia mais

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS

EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS. Linguagem Oral e Escrita. Matemática OBJETIVOS E CONTEÚDOS EDUCAÇÃO INFANTIL OBJETIVOS GERAIS Conhecimento do Mundo Formação Pessoal e Social Movimento Linguagem Oral e Escrita Identidade e Autonomia Música Natureza e Sociedade Artes Visuais Matemática OBJETIVOS

Leia mais

RITA PINTO

RITA PINTO RITA PINTO DESIGNAÇÕES, QUE IMPACTO? NATAÇÃO A.M.A. ESTIMULAÇÃO AUTO-SALVAMENTO EDUCAÇÃO DESIGNAÇÕES, QUE IMPACTO? HABILIDADES AQUÁTICAS OU DESENVOLVIMENTO? O que é uma CRIANÇA? ENIGMA Qual é a IDADE do

Leia mais

O LÚDICO NA PSICOMOTRICIDADE PSICOMOTRICIDADE. Desenvolvimento motor e Aprendizagem motora.

O LÚDICO NA PSICOMOTRICIDADE PSICOMOTRICIDADE. Desenvolvimento motor e Aprendizagem motora. PSICOMOTRICIDADE O LÚDICO NA PSICOMOTRICIDADE Prof. Ms. Fabio Mucio Stinghen Desenvolvimento motor e Aprendizagem motora. O entendimento do aprendizado motor passa primeiro pela compreensão do desenvolvimento

Leia mais

Natação para Bebés. Nas aulas de B6 (dos 6 aos 11 meses) o seu bebé é desafiado a

Natação para Bebés. Nas aulas de B6 (dos 6 aos 11 meses) o seu bebé é desafiado a segurança, a independência e melhora a capacidade relacional da criança mesmo nesta idade precoce. O seu bebé está a aprender sobre o mundo de diferentes maneiras, usando a sua crescente capacidade de

Leia mais

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS EM BERÇÁRIOS E CRECHES

ATIVIDADES PARA CRIANÇAS EM BERÇÁRIOS E CRECHES ATIVIDADES PARA CRIANÇAS EM BERÇÁRIOS E CRECHES Esp. Bruno Leandro Ribeiro da Cunha Accorsi Psicomotricidade / Educação Física Escolar Graduando em Pedagogia INFORMAÇÕES GERAIS Formado em Educação Física

Leia mais

Fase de Movimentos Rudimentares Desenvolvimento motor durante a infância Um livro em Branco com páginas escritas

Fase de Movimentos Rudimentares Desenvolvimento motor durante a infância Um livro em Branco com páginas escritas Fase de Movimentos Rudimentares Desenvolvimento motor durante a infância Um livro em Branco com páginas escritas Fase do Movimento Rudimentar O domínio das capacidades de movimento rudimentar do bebê é

Leia mais

AMBIENTE FORMADOR COMO FATOR DE INTERFERÊNCIA NO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE 7 E 8 ANOS DE IDADE

AMBIENTE FORMADOR COMO FATOR DE INTERFERÊNCIA NO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE 7 E 8 ANOS DE IDADE AMBIENTE FORMADOR COMO FATOR DE INTERFERÊNCIA NO NÍVEL DE DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANÇAS DE 7 E 8 ANOS DE IDADE BATISTA, Giovani de Paula - PUCPR giovani.batista@pucpr.br Área temática: Educação: Teorias,

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO FUNDAMENTAL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES 1º ao 5º ANO EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVO GERAL Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, consolidar hábitos

Leia mais

Maria da Soledade Solange Vitorino Pereira

Maria da Soledade Solange Vitorino Pereira PROJETO SEMANA DO BEBÊ: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UMA AÇÃO DESENVOLVIDA COM OS JOGOS E BRINCADEIRAS PSICOMOTORAS NA ESCOLA FRANCISCO COELHO DA SILVEIRA NO MUNICÍPIO DE FEIRA NOVA-PE Maria da Soledade Solange

Leia mais

ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES DO PROJETO COPAME

ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES DO PROJETO COPAME ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS PARTICIPANTES DO PROJETO COPAME SANDRA MARA MAYER LIEGE MAIARA KRÜGER Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Santa Cruz do Sul, RS, Brasil. smmayer@unisc.br Introdução

Leia mais

Fundamentos do Movimento Humano

Fundamentos do Movimento Humano Fundamentos do Movimento Humano CORPOREIDADE Corporeidade é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo. manifesta-se através do corpo, que interage

Leia mais

CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO TRANSITÓRIO DA FASE ESPECIALIZADA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E A INTERVENÇÃO DO PIBID SUB PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA.

CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO TRANSITÓRIO DA FASE ESPECIALIZADA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E A INTERVENÇÃO DO PIBID SUB PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA. CARACTERIZAÇÃO DO ESTÁGIO TRANSITÓRIO DA FASE ESPECIALIZADA DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E A INTERVENÇÃO DO PIBID SUB PROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA. E. V. Lima¹; D. Cesare Junior 1 ; D. C. Pinheiro¹; V. F. Gonçalves¹;

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL

UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA. PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 IDENTIFICAÇÃO CÓDIGO DISCIPLINA OU ESTÁGIO SERIAÇÃO IDEAL unesp UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA CAMPUS DE MARÍLIA Faculdade de Filosofia e Ciências PROGRAMA DE DISCIPLINA/ ESTÁGIO Ano: 2008 UNIDADE UNIVERSITÁRIA: Faculdade de Filosofia e Ciências CURSO: Terapia

Leia mais

Habilidades motoras fundamentais Locomotoras e não-locomotoras

Habilidades motoras fundamentais Locomotoras e não-locomotoras Habilidades motoras fundamentais Locomotoras e não-locomotoras Habilidades locomotoras São movimentos corporais totais, onde o corpo o corpo é impulsionado de um ponto ou local para outro. Habilidades

Leia mais

Prof. Alexandre kikuti Np1 Questões CDH Crescimento e Desenvolvimento Humano / 2017 (DP)

Prof. Alexandre kikuti Np1 Questões CDH Crescimento e Desenvolvimento Humano / 2017 (DP) Prof. Alexandre kikuti Np1 Questões CDH Crescimento e Desenvolvimento Humano / 2017 (DP) Questão 01 As brincadeiras de mau gosto que comumente ocorrem no âmbito da educação física e do e s p o rte expressam,

Leia mais

O que é Psicomotricidade?

O que é Psicomotricidade? O que é Psicomotricidade? 1 PSICOMOTRICIDADE PSICO MOTRICIDADE Social Afetiva Cognitiva Atividade dinâmica Movimento do corpo Base neurofisiológica PSICOMOTRICIDADE Mendes e Fonseca (1988) a psicomotricidade

Leia mais

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Para que se possa compreender de forma mais ampla o tema da afetividade na educação infantil, entendemos que primeiramente faz-se necessário

Leia mais

A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A CULTURA CORPORAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA PEQUENA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A CULTURA CORPORAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA PEQUENA NA EDUCAÇÃO INFANTIL ISBN 978-85-7846-516-2 A MEDIAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA: A CULTURA CORPORAL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DA CRIANÇA PEQUENA NA EDUCAÇÃO INFANTIL Roberson Rodrigues Lupion UEL E-mail:

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD PLANO DE DISCIPLINA

PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD PLANO DE DISCIPLINA Página 1 de 5 UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI PRÓ-REITORIA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO PROGRAD CENTRO DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO CURSO DE PEDAGOGIA PLANO DE DISCIPLINA 2016.1 DISCIPLINA: Psicomotricidade

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ALIADAS À MELHORA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ALIADAS À MELHORA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL PSICOMOTRICIDADE E EDUCAÇÃO FÍSICA ALIADAS À MELHORA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL PATRÍCIA ESPÍNDOLA MOTA VENÂNCIO 2 JAIRO TEIXEIRA JUNIOR ROBERTA MENDES FERNANDES VIVIANE LEMOS SILVA FERNANDES CRISTINA

Leia mais

Educação Infantil. A importância do lúdico ligado às habilidades motoras. Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico.

Educação Infantil. A importância do lúdico ligado às habilidades motoras. Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico. Educação Infantil A importância do lúdico ligado às habilidades motoras Entendendo o Princípio da aprendizagem por meio do lúdico. O Ser humano em suas relações sociais e de vida, está sempre em movimento.

Leia mais

Influência da educação psicomotora na educação infantil

Influência da educação psicomotora na educação infantil Influência da educação psicomotora na educação infantil Carina Barbosa Bússolo 1 INTRODUÇÃO As atividades lúdicas facultam à criança a possibilidade de expressar-se verdadeiramente, o brincar da forma

Leia mais

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas:

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais,

Leia mais

Anexo M Preenchimento da grelha de observação perfil psicomotor e comportamental (GOPPC) na avaliação inicial e final dos casos A e B

Anexo M Preenchimento da grelha de observação perfil psicomotor e comportamental (GOPPC) na avaliação inicial e final dos casos A e B Anexo M Preenchimento da grelha de observação perfil psicomotor e comportamental (GOPPC) na avaliação inicial e final dos casos A e B 151 Faculdade de Motricidade Humana Universidade Técnica de Lisboa

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

AVALIAÇÃO PSICOMOTORA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

AVALIAÇÃO PSICOMOTORA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA AVALIAÇÃO PSICOMOTORA E DESENVOLVIMENTO INFANTIL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA Mírian Carla Lima Carvalho¹. Isabelly Santana De Medeiros¹. Itânia Kalenya Nunes Pereira De Araújo¹. Universidade Federal da Paraíba¹

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - USP Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE Profa Dra Maria Beatriz Martins Linhares Professora Associada

Leia mais

Ficha de Avaliação e Evolução Educação Física

Ficha de Avaliação e Evolução Educação Física NOME: MATRÍCULA Nº DATA NASCIMENTO: / / IDADE: CID: DATA 1ª AVALIAÇÃO: / / DATA 3ª AVALIAÇÃO: / / DATA 5ª AVALIAÇÃO: / / DATA 2ª AVALIAÇÃO: / / DATA 4ª AVALIAÇÃO: / / DATA 6ª AVALIAÇÃO: / / A avaliação

Leia mais

O meu mundo! Plano Anual de Atividades - Berçário CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU

O meu mundo! Plano Anual de Atividades - Berçário CENTRO SOCIAL DA PARÓQUIA DE S. SALVADOR - VISEU O meu mundo! Educadora de Infância: Sofia Marques Auxiliar da ação educativa: Idalina Alexandre Auxiliar da ação educativa: Manuela Oliveira Página 1 de 5 INTRODUÇÃO O plano de atividades é, como o nome

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL PRÉ-ESCOLA I DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

O USO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR: AVALIAÇÀO PARTICIPANTES DO PROJETO EXTENSIONISTA NA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL COPAME"

O USO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR: AVALIAÇÀO PARTICIPANTES DO PROJETO EXTENSIONISTA NA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL COPAME O USO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR: AVALIAÇÀO PARTICIPANTES DO PROJETO EXTENSIONISTA NA UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL COPAME" SANDRA MARA MAYER CLAUDIA DANIELA BARBIAN CAROLINE LUCIA STULP Universidade

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 2. Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia do Desenvolvimento e da Aprendizagem Parte 2. Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Parte 2 Professora: Nathália Bastos ORIENTAÇÕES TEÓRICAS DA PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO Modelo Mecanicista: o importante não é o que há dentro do organismo, senão

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA CENTRO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Prof. Dr. Victor H. A. Okazaki http://okazaki.webs.com Material de Apoio: Desenvolvimento & Aprendizado

Leia mais

PROJETO PSICOMOTRICIDADE

PROJETO PSICOMOTRICIDADE O Projeto de Psicomotricidade que atende a rede municipal surgiu em função do grande número de escolas municipais apresentarem na sua parte diversificada um projeto que se relacionava ao desenvolvimento

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL DA CRIANÇA

PSICOMOTRICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL DA CRIANÇA PSICOMOTRICIDADE E SUA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL DA CRIANÇA Leila Maria de Souza Cavalcanti RESUMO: Com base em estudos sobre a temática, o presente artigo busca dissertar

Leia mais

LATERALIDADE: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA ATÉ DE 9 a 10 ANOS DE IDADE

LATERALIDADE: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA ATÉ DE 9 a 10 ANOS DE IDADE LATERALIDADE: AVALIAÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DA CRIANÇA ATÉ DE 9 a 10 ANOS DE IDADE Ricardo Alexandre Aneas Botta(1) Karina Vieira Aparício e Naiara Casteluber da Silva(2) INTRODUÇÃO A palavra Lateralidade

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2018

PLANEJAMENTO ANUAL 2018 PLANEJAMENTO ANUAL 2018 EDUCAÇÃO INFANTIL MATERNAL II DIREITOS DE APRENDIZAGEM E DESENVOLVIMENTO (BNCC) Conviver Brincar Participar Explorar Expressar Conhecer-se OBJETIVOS GERAIS: Promover a interação

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES MOTORAS FUNDAMENTAIS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR Victor Ferreira Lopes 1 Renata A. Elias Dantas 2 Resumo: Introdução: O desenvolvimento das habilidades motoras tem sido um

Leia mais

PSICOMOTRICIDADE e LUDICIDADE

PSICOMOTRICIDADE e LUDICIDADE PSICOMOTRICIDADE e LUDICIDADE Prof. Ms. Fabio Mucio Stinghen PSICOMOTRICIDADE Avaliando Desenvolvimento e Aprendizagem Ao se abordar o tema avaliação, para este contexto têm duas vertentes distintas, uma

Leia mais

Cristina Almeida Psicóloga escolar 18 e 19 de outubro

Cristina Almeida Psicóloga escolar 18 e 19 de outubro Cristina Almeida Psicóloga escolar 18 e 19 de outubro Aula anterior Desenvolvimento motor da linguagem, da inteligência e afetivo: dos 0 aos 3 anos de idade. Aula 2 Desenvolvimento motor Linguagem Identidade

Leia mais

FASES EVOLUTIVAS: aspectos do desenvolvimento e aprendizagem

FASES EVOLUTIVAS: aspectos do desenvolvimento e aprendizagem FASES EVOLUTIVAS: aspectos do desenvolvimento e aprendizagem DUK, Cynthia.Educar na diversidade: material de formação docente. Brasília: MEC/Secretaria da Educação Especial, 2005. CONCEPÇÕES SOBRE DESENVOLVIMENTO

Leia mais

Avaliação do desenvolvimento motor de 12 crianças em atividades referentes à Bateria Psicomotora

Avaliação do desenvolvimento motor de 12 crianças em atividades referentes à Bateria Psicomotora Avaliação do desenvolvimento motor de 12 crianças em atividades referentes à Bateria Psicomotora Ricardo Alexandre Aneas Botta Psicólogo (UNESP-SP-1993), Mestre em Educação Especial (UFScar-SP-1997), Professor

Leia mais

Palavras-Chave: Educação Física, Educação Infantil, Desenvolvimento Motor. INTRODUÇÃO

Palavras-Chave: Educação Física, Educação Infantil, Desenvolvimento Motor. INTRODUÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA E DESENVOLVIMENTO MOTOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL Janaina Cantes. Geovana Costa. Juliano Dias. Rogério Cesar Hopf. Universidade Luterana do Brasil ULBRA- Campus Santa Maria RS. Dra. Maria Cristina

Leia mais

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017

CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 II FORMAÇÃO INTERNACIONAL EM EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR MÓDULO 4 EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR NO ENSINO FUNDAMENTAL CURSO O JOGO COMO ESPAÇO DE ALFABETIZAÇÃO CORPORAL Prof. Fabio D Angelo Novembro 2017 O JOGO

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

Natação para bebés. SESSÃO nº 1. Marta Martins. Psicologia do desenvolvimento da. criança diferentes perspectivas 2. 3.

Natação para bebés. SESSÃO nº 1. Marta Martins. Psicologia do desenvolvimento da. criança diferentes perspectivas 2. 3. Natação para bebés SESSÃO nº 1 Psicologia do desenvolvimento da criança diferentes perspectivas Marta Martins 1 1. 2. 3. 1 Terminologia: Natação para bebés Adaptação ao meio aquático para bebés Actividades

Leia mais

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas:

Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: Plano Anual de AFD Atividade Física - 1º e 2º anos Atividade Desportiva 3º e 4º anos Objetivos comuns a todas as atividades físicas e desportivas: 1. Elevar o nível funcional das capacidades condicionais,

Leia mais

A REALIDADE SOBRE A PSICOMOTRICIDADE NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PARELHAS RN

A REALIDADE SOBRE A PSICOMOTRICIDADE NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PARELHAS RN A REALIDADE SOBRE A PSICOMOTRICIDADE NAS ESCOLAS ESTADUAIS NO MUNICÍPIO DE PARELHAS RN Rondinelli S. Oliveira¹ Sapiens, rondinelli_oliveira@hotmail.com Étel Rógere da Silva² Sapiens, etel.rogere@yahoo.com.br

Leia mais

27. (CONCURSO MAURITI/2018) Sobre o esporte participação é incorreto afirmar. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA

27. (CONCURSO MAURITI/2018) Sobre o esporte participação é incorreto afirmar. PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA 26. (CONCURSO MAURITI/2018) Os neurônios espelho desempenham uma função crucial para o comportamento humano. Eles são ativados quando alguém observa uma ação de outra pessoa.

Leia mais

AVALIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA BIANCHI RESUMO

AVALIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL FRANCISCA BIANCHI RESUMO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG AVALIÇÃO DO DESENVOLVIMENTO MOTOR DOS ALUNOS DO 5º ANO DA ESCOLA MUNICIPAL

Leia mais

Introdução e Classificação das Habilidades Motoras. Prof.ª Luciana Castilho Weinert

Introdução e Classificação das Habilidades Motoras. Prof.ª Luciana Castilho Weinert Introdução e Classificação das Habilidades Motoras Prof.ª Luciana Castilho Weinert Conceitos Habilidade: tarefa com finalidade específica; Habilidade motora: habilidade que exige movimentos voluntários

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 DISCIPLINA:

Leia mais

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos

PEDAGOGIA. Aspecto Psicológico Brasileiro. Psicologia Genética (Piaget) Professora: Nathália Bastos PEDAGOGIA Aspecto Psicológico Brasileiro Professora: Nathália Bastos JEAN PIAGET. Teoria da Epistemologia genética ou psicogenética. Concepção construtivista da inteligência. Processo de aprendizagem.

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 AFD A MEXER. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico IM-DE-057.

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 AFD A MEXER. Orientações Pedagógicas. 1.º Ciclo do Ensino Básico IM-DE-057. ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR ANO LETIVO 2018/2019 AFD A MEXER Orientações Pedagógicas 1.º Ciclo do Ensino Básico 1. Introdução A atividade de enriquecimento curricular, AFD (atividade física

Leia mais

Introdução à obra de Wallon

Introdução à obra de Wallon Henri Wallon Introdução à obra de Wallon A atividade da criança: conjunto de gestos com significados filogenéticos de sobrevivência. Entre o indivíduo e o meio há uma unidade indivisível. A sociedade é

Leia mais

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo: o que é? Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro

Agrupamento de Escolas Eugénio de Castro Blocos/ Conteúdos Programáticos Perícias e Manipulações - Em concurso individual 1. LANÇAR uma bola em precisão a um alvo fixo, por baixo e por cima, com cada uma e ambas as mãos. 2. RECEBER a bola com

Leia mais

A fala é um símbolo, assim como a escrita, a linguagem e a imagem corporal gravada no córtex.

A fala é um símbolo, assim como a escrita, a linguagem e a imagem corporal gravada no córtex. ESTRUTURAS PSICOMOTORAS Prof. Ricardo C. S. Alves 1- INTRODUÇÃO Os Fundamentos da Psicomotricidade são as estruturas psicomotoras que evoluem ao longo do tempo, no e com o sujeito, proporcionando seu desenvolvimento

Leia mais

O RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE FUNCIONAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES PARA A INTELIGÊNCIA CINESTÉSICO-CORPORAL COM CRIANÇAS DE 8 A 10 ANOS RESUMO

O RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE FUNCIONAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES PARA A INTELIGÊNCIA CINESTÉSICO-CORPORAL COM CRIANÇAS DE 8 A 10 ANOS RESUMO O RESGATE DA PSICOMOTRICIDADE FUNCIONAL ATRAVÉS DE ATIVIDADES PARA A INTELIGÊNCIA CINESTÉSICO-CORPORAL COM CRIANÇAS DE 8 A 10 ANOS Renata F. P. T. Medeiros (Docente do Unisalesiano Lins SP remedto@msn.com);

Leia mais

PALMELA DESPORTO. Entidade Empresarial Local de Gestão de Espaços e Equipamentos Desportivos Municipais, EEM

PALMELA DESPORTO. Entidade Empresarial Local de Gestão de Espaços e Equipamentos Desportivos Municipais, EEM PALMELA DESPORTO Entidade Empresarial Local de Gestão de Espaços e Equipamentos Desportivos Municipais, EEM Academia de Motricidade e Educação Desportiva MOTRICIDADE INFANTIL DEZEMBRO 2012 1 Enquadramento

Leia mais

Promoção da saúde na construção de conceitos e formação da consciência do primeiro ano de vida até a entrada na escola

Promoção da saúde na construção de conceitos e formação da consciência do primeiro ano de vida até a entrada na escola 785 Promoção da saúde na construção de conceitos e formação da consciência do primeiro ano de vida até a entrada na escola Rosana Niederauer Marques Universidade Federal de Santa Maria Xavéle Braatz Petermann

Leia mais

ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS ANO DE ESCOLARIDADE 4º ANO 1º ANO 3º ANO 2º ANO

ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS ANO DE ESCOLARIDADE 4º ANO 1º ANO 3º ANO 2º ANO ACTIVIDADE FÍSICA E DESPORTIVA ORIENTAÇÕES PROGRAMÁTICAS DE ESCOLARIDADE ÁREA FÍSICAS DESPORTIVAS AVALIAÇÃO MATÉRIAS 1 - Exploração da Natureza Descoberta do meio ambiente, através da sua exploração. 2

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DOMINIO CONCETUAL E PROCESSUAL DOMINIO CONCETUAL E PROCESSUAL AGRUPAMENTO DE ESCOLAS RUY BELO Eb1/JI de Monte Abraão Eb1/JI de Monte Abraão nº 2 CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA: EXPRESSÃO

Leia mais

Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Profº Gil Oliveira

Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora. Profº Gil Oliveira Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora CONTEXTUALIZAÇÃO E TERMOS Comportamento Motor Comportamento Motor Para Go Tani: Estuda processos neuropsicológicos de organização motora em termos de

Leia mais

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM

UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU FACULDADE INTEGRADA AVM PSICOMOTRICIDADE AQUÁTICA NA PRIMEIRA INFÂNCIA Por: Aline Santos Cardoso d Almeida Orientador

Leia mais

CMDCA FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE SOROCABA RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES NOVEMBRO DE 2018

CMDCA FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE SOROCABA RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES NOVEMBRO DE 2018 CMDCA FUNDO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE SOROCABA RELATÓRIO MENSAL DE ATIVIDADES NOVEMBRO DE 2018 Organização Social: - AMAS Projeto: A Psicomotricidade e a Dinâmica Familiar para Crianças com TEA Nº

Leia mais

Sistema Nervoso. Biologia. Tema: Sistema Nervoso

Sistema Nervoso. Biologia. Tema: Sistema Nervoso Biologia Tema: Sistema Nervoso Estrutura de um neurônio Células de Schawann 1) Introdução O sistema nervoso é responsável pelo ajustamento do organismo ao ambiente. Sua função é perceber e identificar

Leia mais

Atividade Física e Desportiva

Atividade Física e Desportiva Atividade Física e Desportiva Agrupamento de Escolas das Laranjeiras EB1 António Nobre EB1 Frei Luís de Sousa EB1 Laranjeiras Introdução A proposta de trabalho que se segue resulta de uma adaptação das

Leia mais

KODOMO: UM MÉTODO NO KARATE DE 3 A 5 ANOS

KODOMO: UM MÉTODO NO KARATE DE 3 A 5 ANOS KODOMO: UM MÉTODO NO KARATE DE 3 A 5 ANOS FRANCISCO TRINDADE SILVA 1 ; MÁXIMO DE CASTRO MACIEL 2 ; FABIANO TEIXEIRA COSTA LIMA 3 1 Faculdade Estácio/FIC de Fortaleza, ASKACE- Escola de Karate-Do Shotokan

Leia mais

EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA

EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EXPERIMENTANDO A PRÁTICA E A APLICAÇÃO DE JOGOS NO UNIVERSO INFANTIL NO MÊS DA CRIANÇA: RELATO DE EXPERIÊNCIA Edilene Linhares Linhares Universidade Nove de Julho edl227@hotmail.com; Ricardo Yoshio Silveira

Leia mais

HABILIDADES NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA

HABILIDADES NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA HABILIDADES NECESSÁRIAS À ALFABETIZAÇÃO: UMA VISÃO PSICOPEDAGÓGICA Maria Pereira Vieira; Maria dos Navegantes veras da Cunha ; Érissa Regina Silva de Souza ; Rosemary Meneses dos Santos: Èrissa Regina

Leia mais

PROJETO DE LEI Nº. A Câmara Municipal de São Paulo D E C R E T A:

PROJETO DE LEI Nº. A Câmara Municipal de São Paulo D E C R E T A: PROJETO DE LEI Nº Dispõe sobre a obrigatoriedade das Unidades Hospitalares da Rede Pública e Privada do Município de São Paulo de realizarem o exame para diagnóstico precoce da encefalopatia crônica não

Leia mais

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I

QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I QUALIDADES FÍSICAS RELACIONADAS A APTIDÃO FÍSICA. BASES DO TREINAMENTO CORPORAL I Conceitos As atividades corporais envolvem pelas suas características conceitos fundamentais para a área da Educação Física:

Leia mais