Q-DBM (Q-DAS Database)

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Q-DBM (Q-DAS Database)"

Transcrição

1 Q-DBM (Q-DAS Database) (Translation) Version: 1 / Novembro 2009 DAS Quality LTDA Rua Antonio Vieira do Amaral, 64 sl II Araçoiaba da Serra SP / Brazil CEP Hotline: Tel.: / Fax: / Copyright 2009 Q-DAS GmbH & Co. KG Eisleber Str. 2 D Weinheim Tel.: ++49/6201/ Fax: ++49/6201/ Internet: Hotline: Tel.: ++49/6201/ Fax: ++49/6201/

2 2 Q-DAS Database Prefácio Gostaríamos de agradecer todos os nossos clientes pela confiança contínua e apoio nos nossos produtos e serviços. O objetivo deste manual é de servir como um guia rápido para as funções do qs-stat. Desejamos sucesso na aplicação do Q-DAS QM-Tools. Nota: A Q-DAS terá o prazer em enviar a você uma cópia do programa de treinamento. Informações atualizadas e as recentes agendas de treinamento estão disponíveis na homepage Além disso, a Q-DAS pode customizar programas de treinamentos on-site. Para o auto aprendizado, recomendamos nosso livro de referência estatística. A DAS Quality Ltda é a representante brasileira dos produtos Q-DAS, e informações sobre treinamento e assistência operacional poderão ser obtidas através da pagina Direitos Legais e Garantia Todos os direitos da documentação e os direitos do software qs-stat pertencem à Q-DAS GmbH. A informação contida neste documento ou no texto do help do programa está sujeita à alterações a qualquer momento sem notificação. Q-DAS GmbH não assume obrigações com este documento. Aquisição legal das licenças do software e dos manuais permite o uso dos programas em conformidade com o número de licenças. Cópias podem ser usadas apenas para o propósito de segurança de dados (cópia de trabalho). Quem aplicar este software para outro propósito que não seja àquele para o qual foi designado está sujeito às aplicação da lei criminal. Limitação da Garantia Nenhuma garantia para os erros do conteúdo deste manual é assumida. Apesar de todos esforços, erros nunca podem ser totalmente eliminados, e agradecemos a notificação dos mesmos.

3 3 Q-DAS Database Tabela de Conteúdos Prefácio... 2 Direitos Legais e Garantia... 2 Tabela de Conteúdos Introdução Porque usar banco de dados? Banco de Dados Suportados Leitura do banco de dados Visão Geral Seleção de Peças Resultados de Campos adicionais das Peças Selecionar Valores das Peças Selecionar valores para todas as peças Seleção Automática Seleção de Período Opções para seleção das Peças Opção Seleção da Peça Opção - Abrir Opção Abrir (Caracteristicas) Opções - Classificar Opção - Filtro Apagar Peça Editar campos das Peças Copiar Plano de Controle Salvar Peças para Arquivo Seleção de Características Seleção de Filtros Filtro Simples Filtro Rápido Colocar Detentor Campo Vazio Salvar Configurações para Filtro avançado Remover Filtro Salvar Configurações Filtro Avançado Criando um novo filtro avançado... 30

4 4 Q-DAS Database Usando um filtro avançado Queries Criar uma nova Query Editar Query Existente Rename Query Opções para Query Apagar consulta e Filtro Rápido de outro usuário Exportar e Importar Filtros e Queries Sincronização do Banco de Dados Condições Gerais Configurando Sincronização Banco de Dados Sincronização Automátiatica DB... 43

5 5 Q-DAS Database 1 Introdução Em frente ao trabalhar com arquivos, o banco oferece uma infinidade de seleção e opções de filtragem. Devido às opções de armazenamento existente para filtros e seleções único completo, um trabalho fácil e transparente com o banco de dados é possível, mesmo sem o conhecimento do banco de dados detalhados. Oferecemos usuário chave e cursos de formação de administrador para a coleta de mais de conhecimento de banco de dados. 1.1 Porque usar banco de dados? Um banco de dados oferece vantagens essenciais para o usuário. Estas vantagens são, entre outras coisas: Central de armazenamento de dados Rápida seleção de dados Salvando de filtros e seleção Segurança de dados Central de backups Automatica estruturação do armazenamento de dados Ponto de referência facilitado por seleções orientadas 1.2 Banco de Dados Suportados Os sistemas de banco de dados a seguir são suportados pelo software padrão: Access Oracle Microsoft SQL Server Entre em contato com Q-DAS para os sistemas de banco de dados Recomendamos que tenha a configuração da conexão de banco de dados Q-DAS para todos os sistemas de banco de dados, exceto para o banco de dados Access.

6 6 Q-DAS Database 2 Leitura do banco de dados 2.1 Visão Geral Abrir a janela " Leitura do banco de dados", clicando no "Icone Leia a partir da base de dados" ou "Filtro Rápido" ou com a função de menu Arquivo / Banco de Dados / Leitura A superfície do usuário para as seleções tem a mesma aparência de todos os sistemas de banco de dados e está dividido em três partes: Seleção de Peças Seleção de Características Seleção de Filtros A parte para a seleção do filtro é ajustado para cada tipo de filtro selecionado. Os tipos de filtro disponíveis são as seguintes: Filtro simples (para uma seleção após dados adicionais) Quick Filter (para uma seleção em um E / OU - matriz) Filtro Avançado (para uma seleção graficamente concebida e logicamente ligada condições de filtragem) Observação: o "Filtro avançado" pode ser chamado de "filtro complexo", em versões mais antigas do qs-stat.

7 7 Q-DAS Database 2.2 Seleção de Peças O nível da peça é a mais alta hierarquia na base de dados. As características são subordinadas à parte. As características do outro lado apresentam valores de medição e os dados adicionais das peças medidas. Está dada a opção de ativar peças únicas exibidos na árvore de estrutura das peças. Várias peças podem ser marcadas como um bloco, segurando o "Shift" - tecla pressionada. Segurando o "Ctrl" - tecla pressionada lhe dá a opção de marcar várias peças únicas Resultados de Campos adicionais das Peças Peças de informação adicional pode ser exibida na seleção de peças. Para fazer isso, clique no botão direito do mouse na parte da seleção da leitura "da base de dados" janela e selecionar a função de campo "Novo". A janela "seleção de campo" abre na qual todos os campos disponíveis das peças são listados. Agora você pode adicionar suas informações de peças favoritas para a seleção de peça pelo "arrastar e soltar". A seqüência de visualização da informação das peças selecionadas podem ser alteradas por fazer um clique direito do mouse na janela de seleção de peças. Selecione as suas informações de peças de pop-up-menu e utilizar as funções "Avançar por 1" ou "um retrocesso de 1". No exemplo abaixo, a peça nº foi escolhido. Você tem a opção de ocultar informações novamente usando a função "Excluir". A lista de seleção exibida parte das discussões é sempre ascendente de acordo com as informações na primeira posição.

8 8 Q-DAS Database Selecionar Valores das Peças Está dada a opção de escolher determinados valores de dados adicionais, como número do lote, eventos, número de cavidades ou do tempo, clicando sobre uma parte da lista da seleção com o botão direito do mouse e escolher a função de "valores da Escolha". Se selecionar vários critérios, os critérios são logicamente conectadas em um E- relação. Isso significa que, todos os dados adicionais solicitados devem aplicar Selecionar valores para todas as peças Semelhante ao "Selecionar valores das Peças", também é possível criar um filtro combinado de todos os dados sobre o nível de valores. Este filtro pode ser colocado junto com o mouse botão direito do mouse em "Todas as Peças" e os valores "Selecione a função de todas as peças". Além disso, é também possível usar essa função para filtrar elementos e características que não contêm valores que correspondem aos critérios de filtro. Para esta "VISUALIZAÇÃO" de elementos e características, a opção "Aplicar filtro valor em" Selecione os valores para todas as peças "em peças" tem que ser selecionado nas opções "Filtros" menu disponível com um mouse botão direito do mouse na janela "Ler banco de dados ".

9 9 Q-DAS Database Seleção Automática Você pode fazer uma selecção automática, clicando em uma peça na parte de seleção com o botão direito do mouse. Neste contexto, "automático" significa que o usuário não precisa de saber sobre todos os critérios (como por exemplo, máquinas / números cavidade que foram parte da produção desta peça). Todos os dados são automaticamente divididos de acordo com os critérios selecionados. A pseudo "nova" característica é criada para cada critério. Por exemplo: se você definir o número do lote como o primeiro critério, você pode ter seus dados separados automaticamente em conta as características diferentes de acordo com a 3 lotes que estão contidas no "Test 1". Os valores sem um número de lote são exibidos como uma característica separada, sem número do lote. Se você fizer uma seleção nova "automático" e adicionar um critério segundo momento, o único lotes estão sendo divididos mais uma vez. Usando o "Teste 1", você pode, por exemplo, selecionar automaticamente após "Lote n º." No primeiro nível e depois "minutos" no segundo nível.

10 10 Q-DAS Database Seleção de Período Você tem a opção de escolher por períodos de tempo definível por fazer um clique direito do mouse sobre uma parte da janela de seleção de peça. De acordo com o número de períodos de tempo, cada característica das peças selecionada será dividida em subcaracterísticas e avaliados em conformidade.

11 11 Q-DAS Database Opções para seleção das Peças Configurações adicionais para a "leitura do banco de dados" pode ser configurado em diálogo "Opções". Este diálogo pode ser aberto com o mouse botão direito do mouse na partição seleção da peça Opção Seleção da Peça Expandir todas as peças - imediatamente: Esta opção faz com que uma abertura imediata da árvore da estrutura na seleção da peça e aplicação imediata do filtro especial. Número máximo de Peças: Com esta opção, você pode pré-definir o número máximo de peças que serão exibidos na árvore da estrutura. Transpor última configuração do filtro: Ativando essa função faz uma poupança temporária do último filtro aplicado. Depois de uma nova abertura do diálogo Ler do banco de dados", o último filtro aplicado estará ativo novamente com isso.

12 12 Q-DAS Database Exibir campos como tabela: Essa opção se aplica para o aparecimento da seleção de peça de leitura a partir da janela banco de dados. Com esta opção ativada, peças e campos da peça correspondente (mais uma) será exibido como um quadro na janela da seleção. Abrir arquivo diretamente: Se esta opção estiver ativada e você ler a partir do banco de dados usando o filtro "rápido" e uma previamente definidos e salvos filtro, a leitura da janela de banco de dados não aparecerá. O conjunto de dados que coincide com as condições do filtro selecionado é aberto diretamente. Apresentar seleção prévia para selecionar valores Esta opção aplica-se à escolha da função de valores e cria uma prévisualização dos dados adicionais que estão disponíveis nos dados atualmente marcada set. Para conjuntos de dados muito grande, a abertura da janela selecione os valores da peça pode levar algum tempo, se essa opção está ativada. Marcar peças filtradas: Ao usar um filtro, todas as peças que atendam ao critério do filtro serão seleccionadas automaticamente e pode ser carregado diretamente com o botão "OK". Selecionar caracteristicas por default: Todas as características são pré-selecionados para serem carregados quando esta opção está marcada.

13 13 Q-DAS Database Opção - Abrir Apenas Ler Dados Selecione esta opção para se certificar de que os dados não serão alterados ou apagados acidentalmente. Você ainda pode avaliar os seus dados sem qualquer limitação. Se o banco de dados do upload pode acessar os mesmos dados ao mesmo tempo, escolha essa opção. Se a opção somente leitura de dados não está ativado, e uma determinada parte do banco de dados é aberto, o banco de dados do upload não pode salvar os dados a esta peça. A leitura dos dados apenas como padrão, marcar fora se possível Se você escolher esta opção, a caixa de leitura de dados somente no banco de dados de leitura de janela é sempre ativado, mas você será capaz de desmarcar a opção antes do carregamento. Criar Variações (2 peças) Selecione esta opção para avaliar as variações de todas as características das duas peças. A terceira parte com o mesmo número de características é criado automaticamente. Os valores de medição das novas características irá consistir o desvio da medição de valores de duas peças originais.

14 14 Q-DAS Database Agrupar Peças Na seleção peça, por vezes existem vários conjuntos de dados contendo valores de medição da mesma peça. Por exemplo, eles podem ter sido gravados no banco de dados de acordo com a linha de produção. Neste caso, você pode agrupar estas peças para uma avaliação global, verificando esta opção e carregamento junto das respectivas peças (na janela seleção do "Ler dados da peça", use a tecla SHIFT ou CTRL no seu teclado enquanto clica sobre as peças para destacar várias peças ao mesmo tempo). Quando os dados são carregados, as características de todas as peças são então fundidas em uma peça. Que essa parte será deteremined é tanto pela seleção, ou com a ajuda de um campo de chave. Campos Chaves Clique em um dos botões da campos para especificar quais as informações de campo K irá identificar a mesma peça / característica. Se você não selecionar qualquer campo chave para as peças, você será solicitado para uma parte ao carregar os dados do banco de dados. Os dados do cabeçalho da sua parte selecionada é retomado e utilizado para as peças fundidas. Para definir campos-chave, clique em um dos dois botões da campos. Isto irá abrir a janela de campos de chave. Use o botão direito do mouse para adicionar novos ou já existentes para eliminar campos de chave.

15 15 Q-DAS Database Classificar valores medidos através dos limites da peça Se esta opção estiver ativada e as configurações em classificação (Chapter são ajustados, as características são primeiro agrupadas e depois ordenadas. Sem ajuste as configurações de classificação, cada característica são classificados individualmente. Em seguida, os valores de medição das características diferentes são acrescentados um após o outro. Combinar Características Em vez de usar campos-chave, você pode combinar características. Você só pode selecionar uma das seguintes opções. Se você escolher um deles, que vai desativar o botão campos chave (características). Meclar todas as características Todas as características são mescladas em uma característica utilizando os dados do cabeçalho da primeira característica. Não combinar características As características não são combinados. Eles são apenas atribuídos à característica respectivos e abaixo da peça individualmente. Exemplo: Há 5 peças com 10 características de cada um. Essas peças se transformam em uma peça com 50 características (independente da descrição da característica). Com duplo click na peça os dados são carregados Selecção rápida clicando duas vezes em uma peça Opção Abrir (Caracteristicas)

16 16 Q-DAS Database Carregar todas as características desativadas Para habilitar a carga de todas as características desativado seleção, clique no menu Opções e escolher as configurações do sistema e bancos de dados. Somente um administrador pode marcar ou desmarcar esta opção nesta janela. Não pode ser carregado características desativadas Todas as características desativados não são carregados Abertura automática das características dependentes Selecione esta opção para carregar as características dos superiores também. Por exemplo, se você usar um filtro que fornece as posições posições X e Y de uma tolerância de posicionamento como um resultado. Se a opção estiver marcada, o superordenada características verdadeira posição será carregada para além de ambas as características componente posicional. Abertura automáticas das caract. subordinadas Selecione esta opção para carregar as características subordinadas também. Por exemplo, você usar um filtro que permite a característica superordenada posicional como resultado o único, o X Y subordinados e componentes das posições de verdade vai ser carregado também. Carregar características subordinadas apenas se as características superiores ou grupo estiverem carregadas Selecione esta opção para carregar as características subordinado apenas se as características correspondentes superordenada são carregados. Abrir características somente se for maior que n valores de medição Selecione esta opção para definir um número mínimo de valores de medição. Se existem valores inferiores medida que o número mínimo definido exige, a característica não será carregado a partir do banco de dados. Carregar grupo somente se as características subordinadas existirem Se você verificar o grupo de carga somente se existem características subordinado caixa, os grupos de características são carregadas apenas quando contendo características subordinados. Divisor característica carregado final da estrutura ramificada Se você selecionar uma das duas opções sob seleção automática, todas as características estão listadas no nível mais baixo das Peças / lista de características, como você pode ver na imagem à esquerda

17 17 Q-DAS Database abaixo. O elemento do grupo no topo de cada grupo representa o critério de alocação. A imagem da direita mostra a característica de triagem sem usar esta opção de seleção automática. O elemento do grupo no topo de cada grupo é a característica com os respectivos critérios. Sobrepondo características com valores de medição Esta opção refere-se à selecção automática. Se esta opção for selecionada, as características superordenada conterá todos os valores de medição, e também pode ser utilizado para as avaliações (ver exemplo). Sem a determinação das características superordenado com caixa de valores de medição, as características superordenada só são usados para criar grupos.

18 18 Q-DAS Database Opções - Classificar Ordenar Peças exibidas para baixo Selecione esta opção para classificar a lista das peças na seleção Peças em ordem alfabética, mas em ordem decrescente. As peças serão classificadas em baixa pelas informações apresentadas na primeira coluna. Carregar Características na seqüência original Selecione este botão de rádio para manter a ordem original das características. Você pode alterar manualmente a ordem das características (triagem) nas peças / lista de características, mas essas alterações não serão salvas. Sobrepor alterações para as classificações das características feitas (lendo e salvando) Escolha esta opção para salvar as alterações para a ordem das características das Peças / lista Características feita pelo usuário. A partir de então, a nova lista é válida. Selecione rápida triagem de características por "arrastar e soltar", além de alterar a ordem das características diretamente na janela de leitura de dados. Clique em características de seleção e arrastar e soltar utilizar a funcionalidade para alterar a seqüência característica.

19 19 Q-DAS Database Classificar características após a apresentação dos campos Selecione este botão de rádio para mostrar e carregar a lista das características na seleção Características classificadas em ordem crescente as informações exibidas na primeira coluna. Classificar características abaixo após a apresentação dos campos Escolha esta opção para classificar a lista das características na seleção de características por ordem decrescente de as informações apresentadas na primeira coluna. As características também serão carregados neste sequência. Valores medidos Você pode carregar os valores de medição em uma ordem diferente do que eles foram salvos. Neste sentido, pode utilizar um máximo de três da fase de classificação organizar o sistema de medição de acordo com seus valores guardados dados adicionais. Classificar pelo nº de série e completar Se você digitou o número de série da parte correspondente ao campo de dados do número de lote, você pode usar esta opção para classificar os valores de medição em ordem crescente do número de série e para encher faltando os números de série com campos vazios (espaços). Isso pode ser útil, por exemplo, se nem todas as características são sempre medidas, mas você ainda quiser manter a referência dos valores medidos para a peça medida. Pode notar que esta opção pode diminuir o desempenho durante o carregamento de dados. Classificar pelo nº do valor e completar Em conexão com a opção de medição da peça no Upload, os valores medidos serão carregados com referência à peça de medição individual. por favor note que esta opção pode diminuir o desempenho durante o carregamento de dados.

20 20 Q-DAS Database Opção - Filtro Aplicar filtro das características na peça (afecta filtro simples e rápido somente): A ativação deste item faz com que apenas as peças que contenham características conformes com as condições do filtro a ser exibido na janela da seleção Aplicar filtro de valores na peça (afecta filtro simples e rápida somente): Usando esta opção, apenas as peças que contenham valores em conformidade com as condições do filtro será apresentado na selecção parte. Em conexão com esta opção, as seleções após a data certa, por exemplo, pode se tornar demorado para conjuntos de dados com muitos valores medidos Aplicar filtro de valores na caracteristica (afecta filtro simples e rápida somente): Os mesmos critérios descritos em "Aplicar valores de filtro para as peças" são válidos para esta opção também. Comparação exata dos campos de texto Esta opção tem uma influência sobre o comportamento do filtro rápido. Se essa funcionalidade é ativada, o conteúdo do campo dos conjuntos de dados são comparados com os critérios de filtro se eles são idênticos. Por exemplo, se o critério de filtro é "o número da peça = 1", apenas as peças serão exibidas que correspondem exatamente com o critério "número da peça = 1".

21 21 Q-DAS Database Se a opção "Comparação exata dos campos texto" não é ativado, a condição mesmo filtro "Número da = 1" será exibido todas as peças que contêm um "1" no campo número da peça. Isso significa que uma peça, por exemplo, peça número "21" será exibido também. Aplicar filtro de valores de Selecionar Valores de todas as Peças em peças: Selecione os valores para todas as peças, está função disponível com o botão direito do mouse em "Todas as peças" na leitura "da base de dados" janela e pode e usado para criar um filtro a partir de dados do catálogo disponível. Se esta opção estiver marcada, o filtro pode também ser usado para pré-filtro todos os elementos e características que não contém quaisquer dados que correspondem aos critérios do filtro selecionado. Turnos: Exibe a mudança individual com o seu início e término na medida em que as mudanças foram definidas com a configuração "Configurações / Sistema / Base de Dados" (função "Administração de Dados do utilizador" direito obrigatório). As mudanças definidas podem ser usados como critérios de filtros para a data e hora Apagar Peça Esta função está disponível por fazer um botão direito do mouse na peça ou várias peças de destaque na lista da seleção. As peças com uma marca de verificação serão excluídas do banco de dados, se a função "apagar" peça está sendo selecionado após a exclusão é confirmada em outro diálogo de segurança. Todas as características e valores de medição desta peça também serão excluídos! Editar campos das Peças Na seleção das peças, um botão direito do mouse sobre uma das peças exibidas abre um menu de contexto. Clique em campos peças Editar para editar as peças de informação exibida na seleção de peças.

22 22 Q-DAS Database Copiar Plano de Controle Botão direito do mouse sobre a peça respectiva abre um menu de contexto. Clique em Copiar plano de teste para criar uma cópia do plano de teste existente / Peça. As informações exibidas na seleção de peças podem ser alterados para o novo plano de teste (meta plano de teste) diretamente no plano de teste de cópia caixa de diálogo mostrada abaixo. Você também pode ativar a opção Copiar para copiar todos os valores de medição de valores guardados com o plano de teste de origem para o plano de teste alvo. Note: Para predefinir e limitar a copiar as funcionalidades plano de teste, selecione o menu Configuração e clique em Parâmetros do Sistema - Bases de Dados - Configuração e ajuste as definições no modelo (Template). Encontre mais informações no "Manual de Configuração de Software e Administração de documento".

23 23 Q-DAS Database Salvar Peças para Arquivo O "Salvar peças para arquivos" função está disponível com um mouse botão direito do mouse na área janela de seleção peça da de leitura de dados. É uma opção para extrair facilmente uma ou várias peças do banco de dados completo e salvar os dados como arquivos (*. DFQ). As peças podem ser selecionadas clicando na coluna cinza à esquerda da peça. O diretório de destino e pode selecionados com o botão.

24 24 Q-DAS Database 2.3 Seleção de Características Ao fazer um clique direito do mouse na janela de seleção de características, você pode ter informações adicionais no nível de características apresentadas. Você pode ativar ou desativar características específicas clicando sobre aqueles com o botão esquerdo do mouse na seleção de características. Um bloco inteiro de características pode ser desativado / ativado clicando sobre o primeiro com o botão esquerdo do mouse, segurando o" Shift "e clicando na última característica. Se você segurar o "Ctrl" button-chave e clique sobre características específicas com o esquerdo do mouse, você pode desativar / ativar diversas características de forma independente.

25 25 Q-DAS Database 2.4 Seleção de Filtros Você pode determinar a aparência ea funcionalidade dos filtros com a seleção de filtro. Disponíveis são " filtro simples, filtro rápido e Filtro avançado": Filtro Simples Você pode selecionar os seguintes critérios com o filtro simples: O conceito deste filtro é projetado para usuários que precisam obter informações relevantes com apenas alguns cliques. É conscientemente mantido simples para aumentar a velocidade da seleção de dados. O simples filtro seleciona a nível de valor. Conforme mostrado na figura acima, você terá a opção para ativar os critérios dos filtros múltiplos, ao mesmo tempo. Os critérios de filtro escolhido são logicamente "e" ligado, isso significa que, apenas os dados serão apresentados como resultado do filtro, que combinam com todos os critérios de filtro.

26 26 Q-DAS Database Exemplo para a seleção do critério de filtro No primeiro, você deve ativar o critério de filtro favorito. Com o botão você pode ir para a janela de seleção para as condições do filtro correspondente. Com o botão esquerdo do mouse, você pode escolher um ou, usando o "Shift" ou "Ctrl" chave-além disso, várias condições de filtro Filtro Rápido Usando o Filtro Rápido, você pode inserir rapidamente condições de filtro para as peças / características / nível de valor. Você também pode salvar o filtro, clicando no botão Salvar configurações. Por favor, digite um nome descritivo para o filtro na próxima janela. Para acessar o Filtro rápido salvo facilmente, clique sobre o ícone no Q-DAS interface. Para usar o filtro rápido, basta digitar a sua condição de filtro da máscara de entrada Filtro Rápido. Ao contrário dos filtros simples, você pode vincular condições de filtro diferente com o Filtro Rápido. Por exemplo, você pode consultar todas as partes que contenham número e descrição da parte 1 parte 2 em um filtro. Todas as condições de filtro que são inseridos dentro de uma coluna, mas em diferentes linhas estão ligadas a uma conexão ou uma lógica. Todas as condições de filtro de entrada em diferentes colunas estão ligadas a uma condição lógica e relação.

27 27 Q-DAS Database Abaixo a máscara de entrada do filtro, um visualização do filtro atual é apresentada na forma de um gráfico de esquema lógico. Para adicionar colunas adicionais para o Filtro Rápido, botão direito do mouse sobre a máscara rápida filtro de entrada e selecione a coluna "Nova" função. Mais critérios de filtro de cada nível pode ser transferida para a máscara de entrada rápida Filtrar usando as funcionalidades de arrastar e soltar. Note: Se você digitar valores de medição ou outras informações, como limites de tolerância ou o valor nominal como condições de filtro, usar o ponto como separador decimal e não a vírgula. Isto é necessário porque os dados são armazenados no banco de dados neste formato, e na condição de filtro se torna parte do banco de dados SQL comando diretamente como entrou. Exemplo: numero= em vez disso 20,01

28 28 Q-DAS Database Colocar Detentor Um clique direito em um campo de critérios abre um menu de contexto. Clique no Colocar Detentor e do campo selecionado torna-se um Detentor. Para excluir o detentor, abra o menu de contexto e clique no Colocar Detentor novamente Se um detentor estiver em uso, o Entre os critérios de seleção caixa de diálogo quando inicia o filtro. Esta caixa solicita ao usuário o conteúdo do campo para o detentor. Se houver dois detentores ativos por campo K, os dois detentores podem ser ligados a uma conexão lógica OR Campo Vazio A opção Campo vazio leva a um estado IS NULL. Neste caso, o filtro encontra todos os elementos sem uma entrada no campo selecionado. Exemplo: A peça com o número 1, mas sem a parte da descrição

29 29 Q-DAS Database Salvar Configurações para Filtro avançado Botão direito do mouse em um dos campos criados para salvar o Filtro Rápido como um Filtro complexo (avançado). Um novo filtro avançado é criada para cada nível que está incluído no filtro rápida. Examplo: O Filtro rápido, filtros por descrição da peça, descrição de características e data. Se você salvar o Filtro Rápido como filtro complexo, você será solicitado a inserir um nome de filtro para cada nível Remover Filtro Clique no botão Remover o filtro para remover todos os filtros que podem ser aplicados atualmente para a seleção de peças ou seleção Características. Todas as peças em conjunto com todas as suas características serão exibidos novamente Salvar Configurações Clique no botão Salvar configurações para salvar a configuração de filtro atual. Nas definições da caixa de diálogo Salvar, digite um nome descritivo para o filtro de campo Salvar como entrada, como mostrado à direita. Além disso, você pode atribuir os filtros salvos em um grupo determinado usuário para que o filtro para se tornar disponível a esse grupo. O filtro salvos podem ser recuperadas, clicando no ícone de filtro rápido na superfície principal do programa.

30 30 Q-DAS Database Filtro Avançado Com o filtro avançado, você tem a opção de criar filtros para as peças, características e nível de valor e aplicar estas uma após a outra ou separadamente. Observação: o "Filtro avançado" pode ser chamado de "filtro complexo", em versões mais antigas do qs-stat Criando um novo filtro avançado Para criar um novo filtro, clique no botão direito do mouse na janela de filtro e selecionar a função "Novo filtro". Depois, o "Editar filtro de janela" aparece. Os ícones na barra superior estão (na seqüência da esquerda para a direita): Condição para a determinação de um critério de filtro Conexão E para interligar várias condições de filtro (todas as condições associadas têm de ser preenchidas)

31 31 Q-DAS Database Conexão OU para interligar várias condições de filtro (um mínimo de condições ligadas tem que ser cumprido) Conexão NAND (e não) Conexão NOR (ou não) Conexão - Não (também chamado de negação) Linha de conexão Definições Símbolo (norma DIN velho, norma DIN nova norma E.U.) Para criar um filtro, por favor, puxe uma "condição" para a área de layout usando "arrastar e soltar" com o botão esquerdo do mouse. A condição é exibido como uma caixa branca na área de layout. Você pode definir a condição do filtro fazendo um mouse botão direito do mouse sobre esta opção e selecionando a opção "Editar conteúdo". Primeiro selecione o nível de filtro em que a informação pode ser encontrada na correspondente seleção de opções. Em seguida, selecione o campo desejado Digite o critério de seleção desejado no conteúdo do campo "caixa" e selecione se o critério deve ser incluída no campo selecionado (como), ou se o conteúdo do campo tem de corresponder a este critério exatamente (=). As operações de comparação disponíveis dependem do tipo de campo selecionado. Para campos de texto "=" e "como" estão disponíveis. Para campos numéricos, por outro lado, "<", "=", ">" e "como" estão disponíveis.

32 32 Q-DAS Database O critério de filtro escolhido é exibido no campo "SQL Select". Ao fazer um clique direito do mouse no símbolo" Filtro 1 "e selecionar a opção" Editar conteúdo ", o" nome do filtro Editar "janela se abre. Aqui, você pode inserir um nome que descreve a função de filtro. No final, as condições e as conjunções só têm de estar ligados ao filtro com uma linha de conexão". Você pode criar uma linha de conexão ativando o ícone da "linha de conexão" e ligar as caixas desejadas por "arrastar e soltar". Agora você pode fechar o "Editar filtro de janela" com o "OK"-button. Observação: Se os valores de medição ou campos, tais como limites de especificação do valor nominal ter sido escolhido como critério de filtro, por favor, tenha cuidado para que um ponto e não uma vírgula é usada como separador das casas decimais, desde que esta é diretamente entrou em um comando SQL. Exemplo: Nominal value = 20,01 Critério de Filtro = 20.01

33 33 Q-DAS Database Usando um filtro avançado Depois de ter criado todos os filtros necessários, arrastar e soltar o filtro (s) para todas as peças, a uma determinada peça ou para uma determinada característica na janela de seleção de peças, a fim de aplicar o filtro (s). Filtros de Peças e características não pode ser aplicado dentro da seleção de características. Se você aplicar vários filtros, sucessivamente, ou se você aplicar um filtro a vários níveis, a Aplicar filtro caixa de diálogo (veja a foto à direita), foi aberta antes de começar a aplicar o filtro seguinte. Aqui, você pode selecionar se o último critério de filtro utilizado deve ser mantido ou se eles devem ser substituídos pelos novos critérios de filtro. Para confirmar sua seleção, clique em OK.

34 34 Q-DAS Database Se você aplicar vários filtros para o mesmo nível sucessivamente, você pode selecionar se você deseja substituir o filtro existente, ou se você quiser ligar os filtros usando uma conexão lógica OR, ou uma lógica e relação. Como é importante manter uma ordem coerente dos filtros utilizados para esta opção, é aconselhável ajustar as configurações necessárias no próprio filtro, e usar apenas um filtro por nível. 2.5 Queries Se você usar um filtro ativo, você pode criar novas consultas, ou adicionar peças únicas para consultas existentes clicando com o mouse

35 35 Q-DAS Database Criar uma nova Query Novas consultas são criados após a primeira filtragem com um filtro complexo. Selecione a opção de filtro Complexo na seleção de filtro para usar esta função. Se você criar novas consultas usando a opção de nova seleção, esta consulta está disponível apenas para aqueles usuários que são registrados quando você criou. Escolha Nova consulta ou Nova consulta para grupos de usuários e da seleção Incluir na caixa de diálogo. Selecione quais peças você deseja adicionar a nova consulta Use filtros complexos para limitar o nível da peça. No entanto, apenas as peças que tinha sido selecionado antes de ter criado a consulta, são adicionados à seleção e aí permanecer, apesar de o critério de filtro não funcionar mais (por exemplo, um filtro de tempo). Estas peças são carregadas sem valores de medição e suas características. Não é necessário selecionar as peças antes de criar uma consulta. Se você escolher esta opção, a seleção é dinâmico e sempre inclui todas as peças correspondentes aos critérios de filtro salvos. Esta é a opção mais frequentemente utilizados porque o número de peças é reduzido para as peças que cumpram os critérios de filtro definido quando se inicia uma seleção. O terceiro botão é uma combinação da opção 1 e 2. Somente as peças que tinha sido selecionado antes de você criar a consulta são adicionados à seleção. No entanto, estas peças são excluídos quando eles não correspondem aos critérios de filtro respectivos mais. As peças novas que satisfazem os critérios de filtro não são adicionados automaticamente à seleção.

36 36 Q-DAS Database As consultas salvas são exibidos na seleção de peças. Agora, você pode acessar consultas salvas novamente quando a leitura do banco de dados. A Q-DAS Reporting System também funciona com essas consultas, quando foram criados com o SuperUser. Escolha nomes consulta clara para uma questão de clareza.. Seleções normal, só está disponível para o usuário que criou, são marcados com o ícone a seguir Editar Query Existente Para adicionar uma ou várias peças de uma seleção já existente, selecione as peças desejadas e clique no botão direito do mouse sobre eles. O clique direito abre um menu de contexto. Selecione Adicionar à seleção e escolher a seleção. Apenas as seleções criadas com a ajuda da opção 1 e 3 (apenas algumas peças) estão disponíveis.

37 37 Q-DAS Database Rename Query Renomear uma consulta existente. Nota: questões relativas a grupos de utilizadores, é aconselhável manter o nome do grupo de usuários. Nota: Se o sistema de informação já utiliza algumas consultas, eles não estão mais disponíveis para o Reporting System Opções para Query Use estas opções para alterar as configurações padrão para carga (ver capítulo 0), load (Características) (ver capítulo ) e classificação (ver capítulo ) da consulta selecionada. Usar configurações padrão As configurações padrão do usuário em questão são sempre utilizados para novas consultas. Nota: Se compartilhar programas, a utilização das consultas, como o Up-load Reportagem do programa M-QIS, desativar a opção Usar configurações padrão para transferir as configurações correspondentes ao programa, juntamente com a escolha dos procedimentos.

38 38 Q-DAS Database Característica especial: Além das definições possíveis descritas no capítulo 0 peças para grupo, você também pode selecionar a peça principal nas opções específicas para: caixa de diálogo. Esta opção impede a consulta da caixa de diálogo de abertura. Se você já tiver selecionado campos peças clicando nos destaques (peças) botão, você não pode selecionar a peça principal, porque o botão Selecionar peça principal não está ativa Apagar consulta e Filtro Rápido de outro usuário A seguinte opção só está disponível para você, se você é registrado como Configuration-User. Selecione "Excluir consulta rápida e filtro de outro usuário" no menu de contexto para abrir a janela de consulta exclusão e filtro rápido. Nesta janela, você pode encontrar uma lista de todas as consultas salvas e filtros para usuários individuais ou grupos de usuários. Para excluir uma consulta ou um filtro, selecione a consulta ou um filtro e respectivo botão direito do mouse sobre ele. Em seguida, escolha Excluir no menu de contexto.

M-QIS Client Long Term Analysis

M-QIS Client Long Term Analysis M-QIS Client Long Term Analysis Version: 1 / Outubro 2009 DAS Quality LTDA Rua Antonio Vieira do Amaral, 64 sl II Araçoiaba da Serra SP / Brazil CEP 18190-000 Hotline: Tel.: 55 15 / 3281.4360 Fax: 55 15

Leia mais

Q-DBM Database-Upload

Q-DBM Database-Upload Q-DBM Database-Upload (Translation) Version: 1 / Novembro 2009 DAS Quality LTDA Rua Antonio Vieira do Amaral, 64 sl II Araçoiaba da Serra SP / Brazil CEP 18190-000 Hotline: Tel.: 55 15 / 3281.4360 Fax:

Leia mais

Um conjunto de soluções para auxiliar problemas do controle estatístico do processo

Um conjunto de soluções para auxiliar problemas do controle estatístico do processo 1x1 qs-stat Um conjunto de soluções para auxiliar problemas do controle estatístico do processo Version: 1 / Outubro 2009 DAS Quality LTDA Rua Antonio Vieira do Amaral, 64 sl II Araçoiaba da Serra SP /

Leia mais

M-QIS-Server Reporting-System

M-QIS-Server Reporting-System M-QIS-Server Reporting-System Versão : 1 / Janeiro / 2010 DAS Quality LTDA Rua Antonio Vieira do Amaral, 64 sl II Araçoiaba da Serra SP / Brazil CEP 18190-000 Hotline: Tel.: 55 15 / 3281.4360 Fax: 55 15

Leia mais

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário Sumário Conceitos Microsoft Access 97... 01 Inicialização do Access... 02 Convertendo um Banco de Dados... 03 Criando uma Tabela... 06 Estrutura da Tabela... 07 Propriedades do Campo... 08 Chave Primária...

Leia mais

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos

Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Capítulo 7 O Gerenciador de Arquivos Neste capítulo nós iremos examinar as características da interface do gerenciador de arquivos Konqueror. Através dele realizaremos as principais operações com arquivos

Leia mais

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso

Manual de Apoio ao Treinamento. Expresso Manual de Apoio ao Treinamento Expresso 1 EXPRESSO MAIL É dividido em algumas partes principais como: Caixa de Entrada: local onde ficam as mensagens recebidas. O número em vermelho entre parênteses refere-se

Leia mais

Manual de Utilização

Manual de Utilização Se ainda tiver dúvidas entre em contato com a equipe de atendimento: Por telefone: 0800 642 3090 Por e-mail atendimento@oisolucoespraempresas.com.br Introdução... 3 1. O que é o programa Oi Backup Empresarial?...

Leia mais

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS

LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/36 LIÇÃO 1 - GRAVANDO MACROS Macro Imprimir Neste exemplo será criada a macro Imprimir que, ao ser executada, deverá preparar a

Leia mais

Iniciação à Informática

Iniciação à Informática Meu computador e Windows Explorer Justificativa Toda informação ou dado trabalhado no computador, quando armazenado em uma unidade de disco, transforma-se em um arquivo. Saber manipular os arquivos através

Leia mais

Microsoft Word INTRODUÇÃO

Microsoft Word INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O Word é uma ferramenta utilizada para o processamento e editoração eletrônica de textos. O processamento de textos consiste na possibilidade de executar e criar efeitos sobre um texto qualquer,

Leia mais

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09

ÍNDICE. Sobre o SabeTelemarketing 03. Contato. Ícones comuns à várias telas de gerenciamento. Verificar registros 09. Tela de relatórios 09 ÍNDICE Sobre o SabeTelemarketing 03 Ícones comuns à várias telas de gerenciamento Contato Verificar registros 09 Telas de cadastro e consultas 03 Menu Atalho Nova pessoa Incluir um novo cliente 06 Novo

Leia mais

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano

Informática Aplicada. Aula 2 Windows Vista. Professora: Cintia Caetano Informática Aplicada Aula 2 Windows Vista Professora: Cintia Caetano AMBIENTE WINDOWS O Microsoft Windows é um sistema operacional que possui aparência e apresentação aperfeiçoadas para que o trabalho

Leia mais

Recursos do Outlook Web Access

Recursos do Outlook Web Access Recursos do Outlook Web Access Este material foi criado pela Secretaria de Tecnologia de Informação e Comunicação (SETIC) do Tribunal Regional do Trabalho da 17ª Região. Seu intuito é apresentar algumas

Leia mais

Windows Explorer. Prof. Valdir

Windows Explorer. Prof. Valdir Do Inglês Explorador de Janelas, o é o programa para gerenciamento de discos, pastas e arquivos no ambiente Windows. É utilizado para a cópia, exclusão, organização e movimentação de arquivos além de criação,

Leia mais

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel *

Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * Unidade 1: O Painel de Controle do Excel * material do 2010* 1.0 Introdução O Excel nos ajuda a compreender melhor os dados graças à sua organização em células (organizadas em linhas e colunas) e ao uso

Leia mais

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS

LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS 1_15 - ADS - PRO MICRO (ILM 001) - Estudo dirigido Macros Gravadas Word 1/35 LIÇÃO 1 - USANDO O GRAVADOR DE MACROS No Microsoft Office Word 2007 é possível automatizar tarefas usadas frequentemente criando

Leia mais

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas

Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas 1 de 5 21-08-2011 22:15 Lição 1 - Criação de campos calculados em consultas Adição de Colunas com Valores Calculados: Vamos, inicialmente, relembrar, rapidamente alguns conceitos básicos sobre Consultas

Leia mais

Treinamento GVcollege Módulo Administrador de Programas e Sistemas

Treinamento GVcollege Módulo Administrador de Programas e Sistemas Treinamento GVcollege Módulo Administrador de Programas e Sistemas AVISO O conteúdo deste documento é de propriedade intelectual exclusiva da GVDASA Sistemas e está sujeito a alterações sem aviso prévio.

Leia mais

MANUAL DE SOFTWARE ARKITOOL 2012

MANUAL DE SOFTWARE ARKITOOL 2012 MANUAL DE SOFTWARE ARKITOOL 2012 Editado por: Idéias e programas, S.L. San Román de los Montes 25-Março-2012. ARKITool, Arkiplan, Além disso ARKITool são marcas comerciais de idéias e programas, S.L. REQUISITOS

Leia mais

Aspectos Avançados. Conteúdo

Aspectos Avançados. Conteúdo Aspectos Avançados Conteúdo Vendo o que existe em seu computador Ambiente de Rede Lixeira Organizando arquivos e pastas Usando o Windows de maneira eficaz Trabalhando com documentos 34 Vendo o que existe

Leia mais

Use a mala direta para criar e imprimir cartas e outros

Use a mala direta para criar e imprimir cartas e outros Página 1 de 19 Word > Mala direta Use a mala direta para criar e imprimir cartas e outros documentos Ocultar tudo É possível usar a mala direta quando deseja criar um conjunto de documentos, como uma carta

Leia mais

Descobrindo e analisando. Qlik Sense 1.0.3 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Descobrindo e analisando. Qlik Sense 1.0.3 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Descobrindo e analisando Qlik Sense 1.0.3 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik,

Leia mais

Auto Treinamento. Versão 10.05.13

Auto Treinamento. Versão 10.05.13 Auto Treinamento Versão 10.05.13 Sumário 1. OBJETIVO... 3 2. CONCEITO DE BUSINESS INTELLIGENCE... 3 3. REALIZANDO CONSULTAS NO BI-PUBLIC... 4 3.2. Abrindo uma aplicação... 4 3.3. Seleções... 6 3.4. Combinando

Leia mais

13. Dentre os caracteres considerados como curinga, em nome de arquivos, utiliza-se (A) = (B) + (C)? (D) @ (E) ^

13. Dentre os caracteres considerados como curinga, em nome de arquivos, utiliza-se (A) = (B) + (C)? (D) @ (E) ^ 1 PRIMEIRA PARTE: Conceitos de organização de arquivos (pastas/diretórios), utilização do Windows Explorer: copiar, mover arquivos, criar diretórios. Tipos de arquivos. 01. Aplicações de multimídia em

Leia mais

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO

BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO BACKUP ONLINE PASSOS PARA CONFIGURAÇÃO INICIAL DO PRODUTO Criação de Conta de Usuário...03 Edição da Conta de Usuário...10 Download do Backup Online Embratel...10 Descrição dos Conjuntos de Cópia de Segurança...19

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual

UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ. Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM. Manual UNIVERSIDADE TECNOLOGIA FEDERAL DO PARANÁ Owncloud SERVIÇO DE COMPARTILHAMENTO EM NUVEM Manual DIRETORIA DE GESTÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIRGTI 2015 Sumário 1. Introdução... 3 2. Acessando o serviço...

Leia mais

Seu manual do usuário KASPERSKY ANTI-VIRUS MOBILE 6.0 http://pt.yourpdfguides.com/dref/3931618

Seu manual do usuário KASPERSKY ANTI-VIRUS MOBILE 6.0 http://pt.yourpdfguides.com/dref/3931618 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para KASPERSKY ANTI- VIRUS MOBILE 6.0. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre

Leia mais

s em Me d iç d l KlimaLogg Pro SOFTWARE

s em Me d iç d l KlimaLogg Pro SOFTWARE KlimaLogg Pro Ma n In s tr Soluç u çõ s em Me es ão d iç õe d l a u e SOFTWARE Software KlimaLogg Pro Registrador de umidade e temperatura Índice Visão geral...03 Guia Rápido...03 Configuração do dispositivo

Leia mais

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR

Novell. Novell Teaming 1.0. novdocx (pt-br) 6 April 2007 EXPLORAR O PORTLET BEM-VINDO DESCUBRA SEU CAMINHO USANDO O NOVELL TEAMING NAVIGATOR Novell Teaming - Guia de início rápido Novell Teaming 1.0 Julho de 2007 INTRODUÇÃO RÁPIDA www.novell.com Novell Teaming O termo Novell Teaming neste documento se aplica a todas as versões do Novell Teaming,

Leia mais

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral

Índice. Manual Backup Online. 03 Capítulo 1: Visão Geral Índice 03 Capítulo 1: Visão Geral 04 Capítulo 2: Conta de Usuário 04 Criação 08 Edição 09 Grupo de Usuários 10 Informações da Conta 12 Capítulo 3: Download do Backup Online Embratel 16 Capítulo 4: Cópia

Leia mais

Microsoft Office Excel

Microsoft Office Excel 1 Microsoft Office Excel Introdução ao Excel Um dos programas mais úteis em um escritório é, sem dúvida, o Microsoft Excel. Ele é uma planilha eletrônica que permite tabelar dados, organizar formulários,

Leia mais

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO

Manual de Usuário do UnB Webmail Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Destinado aos usuários de e-mail da Universidade de Brasília MODO DINÂMICO Elaboração: Equipe de Suporte Avançado do CPD SA/SRS/CPD/UnB suporte@unb.br Universidade de Brasília Brasília / 2014 Resumo A

Leia mais

Trabalhando com banco de dados

Trabalhando com banco de dados Avançado Trabalhando com Aprenda a manipular dados no Excel com a ajuda de outros aplicativos da suíte Office Armazenar e organizar informações são tarefas executadas diariamente por todos nós. Desde o

Leia mais

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS

INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS INSTALAÇÃO DO SISTEMA CONTROLGÁS 1) Clique duas vezes no arquivo ControlGasSetup.exe. Será exibida a tela de boas vindas do instalador: 2) Clique em avançar e aparecerá a tela a seguir: Manual de Instalação

Leia mais

Aula Número 01. Sumário

Aula Número 01. Sumário Aula Número 01 Sumário Conceitos Básicos:... 3 Movendo-se numa Planilha... 4 Selecionando Múltiplas Células... 4 Abrindo e Salvando um Arquivo... 6 Salvando um arquivo... 8 Introduzindo e Editando Dados...

Leia mais

DRIVE CONTÁBIL NASAJON

DRIVE CONTÁBIL NASAJON DRIVE CONTÁBIL NASAJON Módulo Gestão de Documentos Versão 1.0 Manual do Usuário 1 Sumário Os Módulos do Gerenciador de NFe: Informações Básicas Primeiro Acesso: Requisitos Acesso ao Drive Contábil Nasajon

Leia mais

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6

Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 Página 1 Índice Manual de Utilização do Easy Reader versão 6 1 O que é o EasyReader? 4 Abrir um livro 5 Abrir um novo livro de um CD/DVD 5 Abrir um novo livro

Leia mais

Migrando para o Outlook 2010

Migrando para o Outlook 2010 Neste guia Microsoft O Microsoft Outlook 2010 está com visual bem diferente, por isso, criamos este guia para ajudar você a minimizar a curva de aprendizado. Leia-o para saber mais sobre as principais

Leia mais

MVREP- Manual do Gerador de Relatórios. ÍNDICE

MVREP- Manual do Gerador de Relatórios. ÍNDICE ÍNDICE ÍNDICE... 1 CAPÍTULO 01 PREPARAÇÃO DO AMBIENTE... 2 1.1 IMPORTAÇÃO DO DICIONÁRIO DE DADOS... 2 CAPÍTULO 02 CADASTRO E CONFIGURAÇÃO DE RELATÓRIOS... 4 2.1 CADASTRO DE RELATÓRIOS... 4 2.2 SELEÇÃO

Leia mais

Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca. melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041. www.melissalima.com.br Página 1

Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca. melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041. www.melissalima.com.br Página 1 EXCEL BÁSICO Material desenvolvido por Melissa Lima da Fonseca melissa.mlf@gmail.com.br - (031) 9401-4041 www.melissalima.com.br Página 1 Índice Introdução ao Excel... 3 Conceitos Básicos do Excel... 6

Leia mais

Manual Digifort Evidence Versão 1.0.1 Rev. A

Manual Digifort Evidence Versão 1.0.1 Rev. A Manual Digifort Evidence Versão 1.0.1 Rev. A Índice ANTES DE VOCÊ COMEÇAR... 4 PRÉ-REQUISITOS... 4 SCREEN SHOTS... 4 A QUEM SE DESTINA ESTE MANUAL... 4 COMO UTILIZAR ESTE MANUAL... 4 Introdução... 5 INSTALANDO

Leia mais

Microsoft Excel 2010

Microsoft Excel 2010 Microsoft Excel 2010 Feito por Gustavo Stor com base na apostila desenvolvida por Marcos Paulo Furlan para o capacitação promovido pelo PET. 1 2 O Excel é uma das melhores planilhas existentes no mercado.

Leia mais

Tutorial Administrativo (Backoffice)

Tutorial Administrativo (Backoffice) Manual - Software ENTRANDO NO SISTEMA BACKOFFICE Para entrar no sitema Backoffice, digite no seu navegador de internet o seguinte endereço: http://pesquisa.webbyapp.com/ Entre com o login e senha. Caso

Leia mais

Seu manual do usuário KAPERSKY ANTI-VIRUS MOBILE 6.0 http://pt.yourpdfguides.com/dref/3704975

Seu manual do usuário KAPERSKY ANTI-VIRUS MOBILE 6.0 http://pt.yourpdfguides.com/dref/3704975 Você pode ler as recomendações contidas no guia do usuário, no guia de técnico ou no guia de instalação para KAPERSKY ANTI- VIRUS MOBILE 6.0. Você vai encontrar as respostas a todas suas perguntas sobre

Leia mais

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1.

1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. 1. NOÇÕES BÁSICAS... 1.1. Iniciando o Excel... 1.1.1. Abrindo o Excel... 1.1.2. Encerrando o Excel... 1.2. A tela do Excel 7.0... 1.2.1. Partes da tela do Excel... Barra de fórmulas... Barra de status...

Leia mais

Solução de gerenciamento de sistemas Dell KACE K1000 Versão 5.5. Guia de gerenciamento de ativos. Julho de 2013

Solução de gerenciamento de sistemas Dell KACE K1000 Versão 5.5. Guia de gerenciamento de ativos. Julho de 2013 Solução de gerenciamento de sistemas Dell KACE K1000 Versão 5.5 Guia de gerenciamento de ativos Julho de 2013 2004-2013 Dell, Inc. Todos os direitos reservados. Qualquer forma de reprodução deste material

Leia mais

96 cartuchos simultâneos ou não. Copiar e Colar Cartucho: O usuário poderá copiar e colar os cartuchos, e até mesmo colar o cartucho selecionado em um outro perfil. Além de ter o recurso para mudar a cor

Leia mais

Gerência de Gestão de Ambientes - GGA. Coordenação de Planejamento, Pesquisa e Capacitação - MANUAL DO USUÁRIO EXPRESSO

Gerência de Gestão de Ambientes - GGA. Coordenação de Planejamento, Pesquisa e Capacitação - MANUAL DO USUÁRIO EXPRESSO Gerência de Gestão de Ambientes - GGA Coordenação de Planejamento, Pesquisa e Capacitação - CPPC MANUAL DO USUÁRIO EXPRESSO Documento Manual do Usuário Expresso Versão 1.0 Equipe Técnica André Luiz de

Leia mais

Guia do Usuário ader OEC Tr Conta 18 de Junho de 2008

Guia do Usuário ader OEC Tr Conta 18 de Junho de 2008 Guia do Usuário OEC Trader Conta 18 de Junho de 2008 Página 2 18 de Junho de 2008 Tabela de Conteúdos POSIÇÕES MÉDIAS... 4 Exibir e reorganizar colunas... 6 Definições de Posições de cabeçalho na janela...

Leia mais

Sumário. Ambiente de Trabalho... Erro! Indicador não definido.

Sumário. Ambiente de Trabalho... Erro! Indicador não definido. Sumário Ambiente de Trabalho... Erro! Indicador não definido. Introdução ao Project Um projeto é uma seqüência bem definida de eventos, com um início e um final identificável. O foco de um projeto é obter

Leia mais

INTRODUÇÃO AO WINDOWS

INTRODUÇÃO AO WINDOWS INTRODUÇÃO AO WINDOWS Paulo José De Fazzio Júnior 1 Noções de Windows INICIANDO O WINDOWS...3 ÍCONES...4 BARRA DE TAREFAS...5 BOTÃO...5 ÁREA DE NOTIFICAÇÃO...5 BOTÃO INICIAR...6 INICIANDO PROGRAMAS...7

Leia mais

Software Configuration and User Administration

Software Configuration and User Administration Software Configuration and User Administration (Translation) Version: 1 / Novembro 2009 DAS Quality LTDA Rua Antonio Vieira do Amaral, 64 sl II Araçoiaba da Serra SP / Brazil CEP 18190-000 Hotline: Tel.:

Leia mais

A Estação da Evolução

A Estação da Evolução Microsoft Excel 2010, o que é isto? Micorsoft Excel é um programa do tipo planilha eletrônica. As planilhas eletrônicas são utilizadas pelas empresas pra a construção e controle onde a função principal

Leia mais

Permissão de Usuários

Permissão de Usuários Permissão de Usuários 1 Conteúdo 1. Propósito 3 2. Permissão de Usuários PrefGest 4 3. Permissão de Usuário para PrefCad 10 2 1. Propósito Este documento destina-se a explicar a ação para liberar permissões

Leia mais

Ajuda on-line de aplicativos do Cisco Unified Intelligence Center

Ajuda on-line de aplicativos do Cisco Unified Intelligence Center Primeira publicação: December 12, 2013 Americas Headquarters Cisco Systems, Inc. 170 West Tasman Drive San Jose, CA 95134-1706 USA http://www.cisco.com Tel: 408 526-4000 800 553-NETS (6387) Fax: 408 527-0883

Leia mais

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1

Índice. Atualizado em: 01/04/2015 Página: 1 MANUAL DO USUÁRIO Índice 1. Introdução... 3 2. Acesso ao Sistema... 4 2.1. Instalação... 4 2.1.1. Servidor - Computador Principal... 4 2.1.2. Estação - Computador na Rede... 6 2.1.3. Estação - Mapeamento

Leia mais

Clique na célula sobre a qual você deseja comentar.

Clique na célula sobre a qual você deseja comentar. , *+!!!!& Um comentário é uma anotação que você anexa a uma célula, separado do restante do conteúdo da célula. Os comentários são úteis como lembretes para você mesmo, como anotar como funciona uma fórmula,

Leia mais

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRH DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS - DRH

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRH DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS - DRH UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ PRÓ-REITORIA DE RECURSOS HUMANOS E ASSUNTOS COMUNITÁRIOS - PRH DIRETORIA DE RECURSOS HUMANOS - DRH DIVISÃO DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO - TDE Apostila do BrOffice.org

Leia mais

Manual do Usuário Versão 1.0 Julho 2012

Manual do Usuário Versão 1.0 Julho 2012 Manual do Usuário Versão 1.0 Julho 2012 Índice BEM-VINDOS 3 PREFÁCIO 4 CONVENÇÕES 4 CAPÍTULO 1 : ACESSO AO SISTEMA... 5 CAPÍTULO 2 : DIGITALIZAÇÃO LIVRE... 6 2.1 CONTROLE DE QUANTIDADES... 9 CAPÍTULO 3

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior Mozart de Melo Alves Júnior WORD 2000 INTRODUÇÃO: O Word é um processador de texto com recursos de acentuação, formatação de parágrafo, estilo de letras diferentes, criação de tabelas, corretor ortográfico,

Leia mais

Introdução... 1. Instalação... 2

Introdução... 1. Instalação... 2 ONTE DO Introdução... 1 O que é IPP?... 1 Qual é a função de um software Samsung IPP?... 1 Instalação... 2 Requisitos do sistema... 2 Instalar o software Samsung IPP... 2 Desinstalar o software Samsung

Leia mais

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL

Revisão: Introdução. - Integração com o AutoManager; 1 Atualização de versão do banco de dados PostgreSQL Urano Indústria de Balanças e Equipamentos Eletrônicos Ltda. Rua Irmão Pedro 709 Vila Rosa Canoas RS Fone: (51) 3462.8700 Fax: (51) 3477.4441 Características do Software Urano Integra 2.2 Data: 12/05/2014

Leia mais

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d

WINDOWS EXPLORER Pro r f. f. R o R be b rt r o t A n A d n r d a r de d WINDOWS EXPLORER Prof. Roberto Andrade Roteiro desta aula 1. OqueéoWindowsExplorer 2. Acionamento do Windows Explorer 3. Entendendo Unidades, Pastas e Arquivos 4. Ambiente gráfico(janela, Barras e Botões)

Leia mais

Manual do KWallet. George Staikos Lauri Watts Desenvolvedor: George Staikos Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do KWallet. George Staikos Lauri Watts Desenvolvedor: George Staikos Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga George Staikos Lauri Watts Desenvolvedor: George Staikos Tradução: Marcus Gama Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 1.1 Criar uma carteira...................................... 5

Leia mais

Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo

Instruções de uso do TABNET. Linha, Coluna e Conteúdo O Tabnet, aplicativo desenvolvido pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), permite ao usuário fazer tabulações de bases de dados on-line e foi gentilmente cedido para disponibilização

Leia mais

Basicão de Estatística no EXCEL

Basicão de Estatística no EXCEL Basicão de Estatística no EXCEL Bertolo, Luiz A. Agosto 2008 2 I. Introdução II. Ferramentas III. Planilha de dados 3.1 Introdução 3.2 Formatação de células 3.3 Inserir ou excluir linhas e colunas 3.4

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRADOR DO MÓDULO

MANUAL DO ADMINISTRADOR DO MÓDULO MANUAL DO ADMINISTRADOR DO MÓDULO ÍNDICE Relatórios Dinâmicos... 3 Requisitos de Sistema... 4 Estrutura de Dados... 5 Operadores... 6 Tabelas... 7 Tabelas x Campos... 9 Temas... 13 Hierarquia Relacionamento...

Leia mais

procella User Guide Version: 1 / Juni 2010 DAS Quality LTDA Rua Antonio Vieira do Amaral, 64 sl II Araçoiaba da Serra SP / Brazil CEP 18190-000

procella User Guide Version: 1 / Juni 2010 DAS Quality LTDA Rua Antonio Vieira do Amaral, 64 sl II Araçoiaba da Serra SP / Brazil CEP 18190-000 procella User Guide Version: 1 / Juni 2010 DAS Quality LTDA Rua Antonio Vieira do Amaral, 64 sl II Araçoiaba da Serra SP / Brazil CEP 18190-000 Hotline: Tel.: 55 15 / 3281.4360 Fax: 55 15 / 3281.4360 E-Mail:

Leia mais

Manual do Usuário. Sistema Financeiro e Caixa

Manual do Usuário. Sistema Financeiro e Caixa Manual do Usuário Sistema Financeiro e Caixa - Lançamento de receitas, despesas, gastos, depósitos. - Contas a pagar e receber. - Emissão de cheque e Autorização de pagamentos/recibos. - Controla um ou

Leia mais

O bloco administração

O bloco administração O bloco administração Neste capítulo são discutidas as ferramentas do bloco Administração, na página de abertura de um curso. Veja Figura 7.1. Figura 1: O bloco Administração Ativar edição Esta ferramenta

Leia mais

MODEM USB LTE LU11. Manual do Usuário

MODEM USB LTE LU11. Manual do Usuário MODEM USB LTE LU11 Manual do Usuário 2 Tabela de Conteúdo Manual do Usuário... 1 1 Introdução... 3 2 Instalação... 4 3 Descrição da Interface do Cliente... 5 3 Conexão... 8 5 Mensagens SMS... 10 6 Contatos...

Leia mais

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados.

1998-2015 Domínio Sistemas Ltda. Todos os direitos reservados. Versão 8.1A-13 Saiba que este documento não poderá ser reproduzido, seja por meio eletrônico ou mecânico, sem a permissão expressa por escrito da Domínio Sistemas Ltda. Nesse caso, somente a Domínio Sistemas

Leia mais

Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br

Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br Autor: Júlio Battisti www.juliobattisti.com.br Livro: Aprenda com Júlio Battisti: Excel 2010 Avançado, Análise de Dados e Cenários, Tabelas e Gráficos Dinâmicos, Macros e Programação VBA - Através de Exemplos

Leia mais

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice

Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia Curso Excel Avançado Índice Índice Apresentação...2 Barra de Título...2 Barra de Menus...2 Barra de Ferramentas Padrão...2 Barra de Ferramentas de Formatação...3 Barra de Fórmulas e Caixa de Nomes...3 Criando um atalho de teclado

Leia mais

Guia de Inicialização para o Windows

Guia de Inicialização para o Windows Intralinks VIA Versão 2.0 Guia de Inicialização para o Windows Suporte 24/7/365 da Intralinks EUA: +1 212 543 7800 Reino Unido: +44 (0) 20 7623 8500 Consulte a página de logon da Intralinks para obter

Leia mais

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário

Centro de Computação - Unicamp Gerência de Atendimento ao Cliente (e-mail:apoio@turing.unicamp.br) Sumário Sumário Conceitos Microsoft Access 97... 01 Inicialização do Access... 02 Convertendo um Banco de Dados... 03 Criando uma Tabela... 06 Estrutura da Tabela... 07 Propriedades do Campo... 08 Chave Primária...

Leia mais

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA

ROBERTO OLIVEIRA CUNHA LEIAME Apresentação Nenhuma informação do TUTORIAL DO MICRO- SOFT OFFICE POWER POINT 2003 poderá ser copiada, movida ou modificada sem autorização prévia e escrita do Programador Roberto Oliveira Cunha.

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1

Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 Manual do Teclado de Satisfação Local Versão 1.4.1 26 de agosto de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação é uma

Leia mais

Manual de Iniciaça o. Índice

Manual de Iniciaça o. Índice Manual de Iniciaça o Índice Passo 1- Definir... 2 Definir grupos de tarefas... 2 Definir funções... 6 Definir utilizadores... 11 Definir o Workflow... 14 Definir tarefas... 18 Passo 2 - Planear... 21 Planear

Leia mais

Manual do Usuário ZKPatrol1.0

Manual do Usuário ZKPatrol1.0 Manual do Usuário ZKPatrol1.0 SOFTWARE Sumário 1 Introdução de Funções... 3 1.2 Operação Básica... 4 1.3 Seleção de idioma... 4 2 Gerenciamento do Sistema... 5 2.1 Entrar no sistema... 5 2.2 Sair do Sistema...

Leia mais

Manual do Artikulate. Andreas Cord-Landwehr Ondrila Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga

Manual do Artikulate. Andreas Cord-Landwehr Ondrila Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga Andreas Cord-Landwehr Ondrila Gupta Tradução: André Marcelo Alvarenga 2 Conteúdo 1 Introdução 5 1.1 Conceito de aprendizagem................................. 5 1.2 Primeiros passos no Artikulate..............................

Leia mais

Guia do Calc. Capítulo 11 Compartilhando e Revisando Documentos

Guia do Calc. Capítulo 11 Compartilhando e Revisando Documentos Guia do Calc Capítulo 11 Compartilhando e Revisando Documentos Direitos Autorais Este documento é protegido por Copyright 2010 por seus contribuidores listados abaixo. Você pode distribuir e/ou modificar

Leia mais

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL

Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Universidade de São Paulo Centro de Informática de Ribeirão Preto TUTORIAL HOTMAIL Tutorial Hotmail Sobre o MSN Hotmail Acessando o Hotmail Como criar uma conta Efetuando o login Verificar mensagens Redigir

Leia mais

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft

OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft OneDrive: saiba como usar a nuvem da Microsoft O OneDrive é um serviço de armazenamento na nuvem da Microsoft que oferece a opção de guardar até 7 GB de arquivos grátis na rede. Ou seja, o usuário pode

Leia mais

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word

Iniciando o Word 2010. Criar um novo documento. Salvando um Documento. Microsoft Office Word 1 Iniciando o Word 2010 O Word é um editor de texto que utilizado para criar, formatar e imprimir texto utilizado para criar, formatar e imprimir textos. Devido a grande quantidade de recursos disponíveis

Leia mais

Microsoft Office Excel 2007

Microsoft Office Excel 2007 1 Microsoft Office Excel 2007 O Excel é um programa dedicado a criação de planilhas de cálculos, além de fornecer gráficos, função de banco de dados e outros. 1. Layout do Excel 2007 O Microsoft Excel

Leia mais

Superprovas Versão 9

Superprovas Versão 9 Superprovas Versão 9 1. Introdução...2 2. Novos Recursos Adicionados...4 3. Janela Principal...7 4. Janela de Questões...11 5. Janela de Desempenho...12 6. Barras de Ferramentas...13 7. Teclas de Atalho...14

Leia mais

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS

MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS MANUAL DE NAVEGAÇÃO DO MILLENNIUM BUSINESS 1 Conteúdo Apresentação... 3 1 Página Principal do Sistema... 4 2 Telas de busca... 8 3 Teclas de Navegação... 11 4 Tela de Menu de Relatório... 12 5 Telas de

Leia mais

WecDB - 1 - WecDB Consulta Web Facilitada ao Banco de Dados

WecDB - 1 - WecDB Consulta Web Facilitada ao Banco de Dados WecDB - 1 - WecDB Consulta Web Facilitada ao Banco de Dados WecDB (Web Easy Consultation Database) é uma ferramenta para criação e disponibilização de consultas à Bancos de Dados na Internet. É composto

Leia mais

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela

Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Aula 01 - Formatações prontas e condicionais. Sumário. Formatar como Tabela Aula 01 - Formatações prontas e Sumário Formatar como Tabela Formatar como Tabela (cont.) Alterando as formatações aplicadas e adicionando novos itens Removendo a formatação de tabela aplicada Formatação

Leia mais

AULA 1 Iniciando o Uso do TerraView

AULA 1 Iniciando o Uso do TerraView 1.1 AULA 1 Iniciando o Uso do TerraView Essa aula apresenta o software TerraView apresentando sua interface e sua utilização básica. Todos os arquivos de dados mencionados neste documento bem como o executável

Leia mais

Tela Inicial: O Banco de Dados e seus objetos:

Tela Inicial: O Banco de Dados e seus objetos: Access 1 Tela Inicial: 2 ÁREA DE TRABALHO. Nosso primeiro passo consiste em criar o arquivo do Access (Banco de Dados), para isto utilizaremos o painel de tarefas clicando na opção Banco de Dados em Branco.

Leia mais

Treinamento Outlook Express

Treinamento Outlook Express Ministério da Saúde Secretaria Executiva Departamento de Informática do SUS Treinamento Outlook Express Série A. Normas e Manuais Técnicos Brasília DF 2003 1 2003. Ministério da Saúde. É permitida a reprodução

Leia mais

Manual do Teclado de Satisfação Online Web Opinião Versão 1.0.5

Manual do Teclado de Satisfação Online Web Opinião Versão 1.0.5 Manual do Teclado de Satisfação Online Web Opinião Versão 1.0.5 09 de julho de 2015 Departamento de Engenharia de Produto (DENP) SEAT Sistemas Eletrônicos de Atendimento 1. Introdução O Teclado de Satisfação

Leia mais

Mozart de Melo Alves Júnior

Mozart de Melo Alves Júnior 2000 Mozart de Melo Alves Júnior INTRODUÇÃO O Excel 7.0 é um aplicativo de planilha desenvolvido para ser usado dentro do ambiente Windows. As planilhas criadas a partir desta ferramenta poderão ser impressas,

Leia mais

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP

Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Informática básica: Sistema operacional Microsoft Windows XP...1 Iniciando o Windows XP...2 Desligar o computador...3 Área de trabalho...3

Leia mais

Excel 2010 Modulo II

Excel 2010 Modulo II Excel 2010 Modulo II Sumário Nomeando intervalos de células... 1 Classificação e filtro de dados... 3 Subtotais... 6 Validação e auditoria de dados... 8 Validação e auditoria de dados... 9 Cenários...

Leia mais

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO

INTRODUÇÃO INICIANDO O WORD INSERIR TEXTO SUMÁRIO 01 - INTRODUÇÃO 02 - INICIANDO O WORD 03 - INSERIR TEXTO 04 - SALVAR UM DOCUMENTO 05 - FECHAR UM DOCUMENTO 06 - INICIAR UM NOVO DOCUMENTO 07 - ABRIR UM DOCUMENTO 08 - SELECIONAR TEXTO 09 - RECORTAR,

Leia mais

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados.

Qlik Sense Cloud. Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik Sense Cloud Qlik Sense 2.0.2 Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Copyright 1993-2015 QlikTech International AB. Todos os direitos reservados. Qlik, QlikTech,

Leia mais