(2004/C 73/13) Tendo em conta a comunicação da Comissão Investir na investigação: um plano de acção para a Europa COM(2003) 226 final;

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "(2004/C 73/13) Tendo em conta a comunicação da Comissão Investir na investigação: um plano de acção para a Europa COM(2003) 226 final;"

Transcrição

1 Parecer do Comité das Regiões sobre a «Comunicação da Comissão Investir na investigação: um plano de acção para a Europa» (2004/C 73/13) O COMITÉ DAS REGIÕES, Tendo em conta a comunicação da Comissão Investir na investigação: um plano de acção para a Europa COM(2003) 226 final; Tendo em conta a decisão da Comissão Europeia, de 30 de Abril de 2003, conforme ao n.º 1 do art. 265.º do Tratado que institui a Comunidade Europeia, de consultar o Comité das Regiões sobre esta matéria; Tendo em conta a decisão do seu presidente de 19 de Março de 2003 de incumbir a Comissão de Cultura e Educação de elaborar o respectivo parecer; Tendo em conta a comunicação da Comissão Investigadores no Espaço Europeu da Investigação: uma profissão, múltiplas carreiras (COM(2003) 436 final); Tendo em conta o seu parecer sobre a Comunicação da Comissão ao Conselho, Parlamento Europeu, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões: «A Dimensão Regional do Espaço Europeu da Investigação» (COM(2001) 549 final) (CdR 442/2001 fin) (1); Tendo em conta o seu parecer sobre a comunicação da Comissão Mais investigação na Europa Objectivo: 3 % do PIB (COM(2002) 499 final) e sobre a comunicação da Comissão Espaço Europeu da Investigação: uma nova dinâmica; Reforço, reorientação e abertura de novas perspectivas (COM(2002) 565 final) (CdR 328/2002 fin) (2); Tendo em conta o seu projecto de parecer CdR 246/2003 rev. adoptado pela Comissão de Cultura e Educação em 2 de Outubro de 2003 (relator: Lars Nordström, membro do Conselho Regional de Västra Götland (SE/ELDR). Considerando 1) que, em Março de 2003, a pedido do Conselho, a Comissão apresentou um plano de acção para que o investimento na investigação realizasse o objectivo de 3 % do PIB até Para tal, e dado que dois terços deverá provir de empresas, é necessário aumentar o número de investigadores na Europa em cerca de 1,2 milhões de pessoas; (1) JO C 278 de , p. 1. (2) JO C 244 de , p. 10.

2 2) que o plano de acção visa garantir que as iniciativas necessárias aos diferentes níveis políticos são sustentáveis, coerentes entre si e correspondem ao desafio do melhoramento radical. Mais de 80 % dos investimentos públicos em investigação na UE referem-se aos níveis local, regional e nacional; 3) que os pontos mais fracos do sistema de investigação põem em risco o investimento: as insuficiências das carreiras de investigação fazem com que excelentes recursos humanos abandonem a investigação ou saiam da Europa. A investigação europeia, excelente, está dispersa, carecendo, consequentemente, de visibilidade. As pequenas e médias empresas têm dificuldades no financiamento dos seus projectos. Os investigadores e os gestores da investigação não são sensíveis à protecção e gestão da propriedade intelectual; 4) que, antes do final do ano, um grupo de peritos apresentará uma proposta para a criação de um Conselho Europeu de Investigação (ERC); 5) que o Parlamento Europeu adoptou uma nova iniciativa para as regiões de aprendizagem (KnowREG) que será financiada à margem dos fundos estruturais e do programa-quadro. A iniciativa visa apoiar o trabalho estratégico no âmbito da política de investigação aos níveis local e regional; 6) que a ERRIN (Rede de I&D e das questões de competência das regiões europeias em Bruxelas), que reúne cerca de cem representações regionais das duzentas e quarenta presentes em Bruxelas, estabelece contactos entre as instituições comunitárias e os órgãos locais e regionais e pode contribuir para a execução do plano de acção proposto pela Comissão, adoptou, na 52.a reunião plenária de 19 e 20 de Novembro de 2003 (sessão de 20 de Novembro), por unanimidade, o seguinte parecer. 1. Pontos de vista e recomendações do Comité das Regiões Promover um desenvolvimento coerente das estratégias regionais de investimento na investigação 1.1. congratula-se com a proposta da Comissão de um plano de acção para um maior investimento na investigação, tendo em vista reforçar a base de investigação pública da Europa e torná-la muito mais atraente para o investimento privado na investigação e inovação chama a atenção para o facto de as empresas só poderem investir em I&D quando for possível prever resultados duradouros. Na área da investigação fundamental e da inovação, são necessários prazos prolongados até obter produtos ou prestações de serviços competitivos. Nestes casos, é necessário apoiar um compromisso especial mediante o reforço de investimentos comunitários eficazes.

3 1.3. considera que as directivas em matéria de financiamento permitirão uma utilização simplificada desses resultados. Para atrair os investidores privados é importante distinguir a investigação do desenvolvimento, sobretudo no que se refere à definição do desenvolvimento pré-competitivo. Definir uma perspectiva comum para o desenvolvimento e implantação de tecnologias-chave 1.4. gostaria de se pronunciar sobre a proposta de estabelecimento de plataformas tecnológicas europeias com a participação dos níveis local e regional; Permitir que todas as regiões beneficiem do aumento do investimento na investigação 1.5. partilha a opinião da Comissão de que todas as regiões poderiam beneficiar de uma aprendizagem mútua mais sistemática quando da definição das suas estratégias de investigação e que essa abordagem pode ser aplicada às implicações do objectivo de 3 % em termos de um maior número de recursos humanos nas áreas da investigação e do desenvolvimento. As medidas necessárias nesse domínio devem, porém, ser adaptadas às diferentes realidades regionais e nacionais; 1.6. considera que a proposta da Comissão de elaborar uma tipologia de regiões e uma metodologia para a avaliação comparativa do desempenho regional deve promover a prospectiva social, económica, tecnológica, ambiental e organizativa a nível regional, assim como discussões sobre o 3.º Relatório comunitário sobre a coesão como base para o planeamento do programa-quadro e do programa dos fundos estruturais para o período Conceber uma combinação coerente de instrumentos políticos 1.7. congratula-se com o facto de os fundos estruturais serem utilizados para eliminar as disparidades regionais em matéria de infra-estruturas, possibilidades de formação, investigação e inovação. Contudo, aqueles têm um objectivo diferente do fomento da investigação, sendo necessário distingui-los. A excelência científica deve ser um critério determinante no que toca aos auxílios à investigação. Os fundos estruturais devem conceder auxílios estruturais à criação de sinergias. havia já chamado à atenção para este facto em pareceres anteriores (1); (1) CdR 442/2001 fin sobre o COM(2001) 549 final: «A dimensão regional do Espaço Europeu da Investigação».

4 1.8. concorda que as propostas de utilização de forma coerente de vários instrumentos políticos e de desenvolvimento de interacções com políticas se debatam anualmente na previsão do Conselho Europeu de Primavera com base na partilha de informações e nos ensinamentos adquiridos; 1.9. gostaria também que os países da adesão fossem integrados no plano de acção para investimento na investigação, nomeadamente através do apoio à reconstrução e implantação da cooperação inter-regional no domínio da investigação e de uma combinação coerente de instrumentos de integração vertical (para desenvolver cadeias de valor acrescentado) e de integração horizontal (mediante princípios de investigação multidisciplinares); defende uma melhoria das possibilidades de participação das PME nos contratos públicos, por exemplo, através da criação de redes de investigação específicas entre um número maior de pequenas e médias empresas. Atrair mais estudantes para a investigação considera que o desenvolvimento demográfico exige um bom controlo aos níveis local e regional, de forma que as carências tecnológicas ou científicas não ameacem a prosperidade, apostando-se na colaboração com as entidades ligadas à formação e na difusão capilar do conhecimento das oportunidades existentes; propõe que a Comissão, no tocante ao terceiro nível do Processo de Bolonha (doutoramento), exorte os Estados-Membros e as regiões a apresentarem as suas experiências em matéria de novas estruturas de carreiras para investigadores, novas parcerias com estabelecimentos de investigação, outras formas de cooperação que colmatem o fosso entre o ensino da ciência e o trabalho em áreas científicas. Reforçar a base de investigação pública e as suas ligações com a indústria nas regiões concorda com a proposta da Comissão de desenvolvimento de orientações europeias para a gestão e exploração dos direitos de propriedade intelectual e de licenças resultantes da investigação financiada com dinheiros públicos.

5 Combinar instrumentos de financiamento comunitário com a investigação nacional ao nível regional insta seriamente a Comissão a garantir que todas as regiões, em especial as dos países candidatos, tenham a possibilidade de participar na preparação do programa dos fundos estruturais da próxima geração. Promover uma massa crítica ao nível regional através de medidas directas para a investigação e inovação considera que a integração dos recursos de investigação necessita de diferentes perspectivas sectoriais, de forma a reunir pólos e redes de competências aos níveis local e regional. Há que apoiar a gestão de medidas sectoriais, as actividades de formação, a difusão de conhecimentos, entre outros, através de diferentes formas de sistemas de garantia que possam contribuir para a partilha de riscos entre diferentes interessados. Apoiar capitais de risco para PME com utilização intensiva da investigação estima que a questão dos capitais de risco para pequenas e médias empresas com utilização intensiva da investigação deve ser debatida em associação com as negociações dos programas de acção nacionais segundo o processo do Luxemburgo, com a avaliação intercalar do Fundo Social Europeu para o desenvolvimento das qualificações e com a preparação do programa dos fundos estruturais da próxima geração. Reforçar o contributo da política económica para o crescimento e a qualidade dos investimentos públicos recomenda à Comissão que garanta que as negociações dos programas de acção nacionais segundo o processo do Luxemburgo tenham na devida atenção as respectivas propostas para «reorientar» a despesa pública para a investigação e inovação.

6 Rever as regras de auxílio estatal à investigação antes de não apoia a afirmação da Comissão de que o actual enquadramento comunitário dos auxílios estatais à investigação e desenvolvimento deveria ser prorrogado até 2005 (1) e gostaria de sublinhar novamente que o actual enquadramento não é um meio adequado para melhorar a inovação na economia do conhecimento, especialmente no que se refere às PME (2). Proteger os direitos de propriedade intelectual nos processos de investigação e em áreas tecnológicas específicas apoia a proposta de actividades de sensibilização e formação no domínio dos DPI coordenadas a nível da UE, visando investigadores e estudantes, na condição de esta ser garantida através de ofertas de formação suplementares e facultativas. Criar mais transparência na informação financeira sobre o investimento na investigação propõe que a utilização das orientações internacionais existentes em matéria de medição e de informação financeira sobre o capital intelectual da empresa seja gerida em ligação com a questão da responsabilidade social das empresas, e que essa utilização seja acompanhada pelo Observatório Europeu da Mutação (EMCC), no quadro da Fundação Europeia de Dublim. Bruxelas, 20 de Novembro de O Presidente do Comité das Regiões Albert BORE (1) CdR 328/2002 fin, ponto 16, p. 5. (2) CdR 328/2002 fin, ponto 13, p. 4.

PT 1 PT COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS BRUXELAS, 20/10/2009 ORÇAMENTO GERAL SECÇÃO III COMISSÃO, TÍTULOS 07, 17, 40

PT 1 PT COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS BRUXELAS, 20/10/2009 ORÇAMENTO GERAL SECÇÃO III COMISSÃO, TÍTULOS 07, 17, 40 COMISSÃO S COMUNIDES EUROPEIAS ORÇAMENTO GERAL - 2009 SECÇÃO III COMISSÃO, TÍTULOS 07, 17, 40 BRUXELAS, 20/10/2009 TRANSFERÊNCIA DE DOTAÇÕES N. DEC 41/2009 DESPESAS NÃO OBRIGATÓRIAS EUR ORIGEM S DOTAÇÕES

Leia mais

RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO. de

RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO. de COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 16.9.2011 C(2011) 6362 final RECOMENDAÇÃO DA COMISSÃO de 16.9.2011 relativa à iniciativa de programação conjunta no domínio da investigação «Mares e Oceanos Sãos e Produtivos»

Leia mais

Comité das Regiões. 71.ª reunião plenária de Outubro de 2007

Comité das Regiões. 71.ª reunião plenária de Outubro de 2007 Page 1 of 9 PT - Rue Belliard 101 - B-1040 BRUXELAS - Tel. +32 (0)2/282 22 11 - Fax +32 (0)2/282 23 25 - Internet http://www.cor.europa.eu UNIÃO EUROPEIA Comité das Regiões 71.ª reunião plenária 10-11

Leia mais

10231/08 vg/rf 1 DG C II

10231/08 vg/rf 1 DG C II CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 3 de Junho de 2008 (03.06) (OR. en) 10231/08 RECH 200 COMPET 216 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Conselho (Competitividade) de 29-30 de Maio de 2008 n.º doc. ant.: 9076/08

Leia mais

Caracterização. Serve de base à preparação dos planos, das intervenções e do complemento de programação, nos quais está integrada.

Caracterização. Serve de base à preparação dos planos, das intervenções e do complemento de programação, nos quais está integrada. 6. AVALIAÇÃO Quadro regulamentar da avaliação do QCAIII De acordo com o Regulamento (CE) n.º 1260/1999 do Conselho, de 21 de Junho de 1999, que estabelece disposições gerais sobre os Fundos estruturais,

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Proposta de DIRECTIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS. Proposta de DIRECTIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 6.3.2007 COM(2007) 91 final 2007/0035 (COD) Proposta de DIRECTIVA DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO que altera a Directiva 78/855/CEE do Conselho relativa

Leia mais

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO

OPORTUNIDADES DE FINANCIAMENTO OTUNIDADES DE FINANCIAMENTO 2014-2020 Instituto de Investigação e Formação Avançada UNIVERSIDADE DE ÉVORA, 19.02.2014 Programa Operacional Regional do Alentejo Domínios Temáticos Competitividade e Internacionalização

Leia mais

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 3 de Dezembro de 2008 (11.12) (OR. fr) 16775/08 RECH 411 COMPET 551

CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 3 de Dezembro de 2008 (11.12) (OR. fr) 16775/08 RECH 411 COMPET 551 CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 3 de Dezembro de 2008 (11.12) (OR. fr) 16775/08 RECH 411 COMPET 551 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Conselho (Competitividade) de 1-2 de Dezembro de 2008 n.º doc. ant.:

Leia mais

NOTA Presidência Conselho (Agricultura e Pescas) Melhor funcionamento da cadeia de abastecimento alimentar na Europa

NOTA Presidência Conselho (Agricultura e Pescas) Melhor funcionamento da cadeia de abastecimento alimentar na Europa CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 12 de Janeiro de 2010 (14.01) (OR. en,es) 5214/10 POLGEN 5 COMPET 10 AGRI 6 ALIM 1 AGRISTR 1 AGRIORG 1 NOTA de: para: Assunto: Presidência Conselho (Agricultura e Pescas)

Leia mais

PROJECTO DE RELATÓRIO

PROJECTO DE RELATÓRIO PARLAMENTO EUROPEU 1999 2004 Comissão para a Cultura, a Juventude, a Educação, os Meios de Comunicação Social e os Desportos 30 de Maio de 2001 PROVISÓRIO 2001/2086(COS) PROJECTO DE RELATÓRIO sobre o terceiro

Leia mais

PLANO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DE LISBOA

PLANO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DE LISBOA PLANO DE AVALIAÇÃO DO PROGRAMA OPERACIONAL REGIONAL DE LISBOA 2007-2013 Outubro de 2008 Plano de do aprovado em 23 De Dezembro de 2008 pela Comissão 1 ÍNDICE 1. AVALIAÇÃO DO PROGRAMAS OPERACIONAIS 2007-2013...3

Leia mais

Decisão n.º 291/2003/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 6 de Fevereiro de 2003 que institui o Ano Europeu da Educação pelo Desporto 2004

Decisão n.º 291/2003/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 6 de Fevereiro de 2003 que institui o Ano Europeu da Educação pelo Desporto 2004 Decisão n.º 291/2003/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 6 de Fevereiro de 2003 que institui o Ano Europeu da Educação pelo Desporto 2004 Ano Europeu da Educação pelo Desporto... 3 Objectivos...

Leia mais

Documento de consulta

Documento de consulta Documento de consulta Acção comunitária para reduzir as desigualdades no domínio da saúde Pedido de informação Serve o presente documento para enviar um pedido de informação aos principais parceiros que

Leia mais

DOCUMENTO DE TRABALHO

DOCUMENTO DE TRABALHO PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Comissão da Indústria, da Investigação e da Energia 12.11.2010 DOCUMENTO DE TRABALHO sobre uma União da Inovação: transformar a Europa para um mundo pós-crise Comissão da Indústria,

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU Comissão do Desenvolvimento Regional PROJETO DE PARECER. da Comissão do Desenvolvimento Regional

PARLAMENTO EUROPEU Comissão do Desenvolvimento Regional PROJETO DE PARECER. da Comissão do Desenvolvimento Regional PARLAMENTO EUROPEU 2014-2019 Comissão do Desenvolvimento Regional 24.2.2015 2015/0009(COD) PROJETO DE PARECER da Comissão do Desenvolvimento Regional dirigido à Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários

Leia mais

NOTA JUSTIFICATIVA DO CONSELHO

NOTA JUSTIFICATIVA DO CONSELHO CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 16 de Junho de 2003 (OR. en) Dossier interinstitucional: 2002/0303 (COD) 8642/1/03 REV 1 ADD 1 EDUC 79 CODEC 518 OC 348 NOTA JUSTIFICATIVA DO CONSELHO Assunto: Posição

Leia mais

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS

COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS Bruxelas, 30.11.2009 COM(2009)194 final/2 2009/0060 (COD) CORRIGENDA Anula e substitui o documento COM (2009)194 final, de 21.4.2009 Diz respeito à versão original FR

Leia mais

14846/15 jv/mpm/jv 1 DG G 3 C

14846/15 jv/mpm/jv 1 DG G 3 C Conselho da União Europeia Bruxelas, 1 de dezembro de 2015 (OR. en) 14846/15 RECH 295 COMPET 551 SOC 703 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho para: Delegações n.º doc. ant.: 14414/15

Leia mais

14182/16 mjb/mpm/mjb 1 DGG 1A

14182/16 mjb/mpm/mjb 1 DGG 1A Conselho da União Europeia Bruxelas, 8 de novembro de 2016 (OR. en) 14182/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: para: Assunto: Secretariado-Geral do Conselho Delegações ECOFIN 1017 BUDGET 37 SAN 379 SOC 678

Leia mais

A8-0227/19 ALTERAÇÕES DO PARLAMENTO EUROPEU * à proposta da Comissão

A8-0227/19 ALTERAÇÕES DO PARLAMENTO EUROPEU * à proposta da Comissão 5.9.2018 A8-0227/19 Alteração 19 Iskra Mihaylova em nome da Comissão do Desenvolvimento Regional Relatório A8-0227/2018 Ruža Tomašić Programa de Apoio às Reformas Estruturais: dotação financeira e objetivo

Leia mais

Consulta A Sua Opinião sobre a Estratégia Europa Principais conclusões, avaliação e implicações políticas Maio de Comité das Regiões

Consulta A Sua Opinião sobre a Estratégia Europa Principais conclusões, avaliação e implicações políticas Maio de Comité das Regiões UNIÃO EUROPEIA Comité das Regiões Consulta A Sua Opinião sobre a Estratégia Europa 2020 Principais conclusões, avaliação e implicações políticas Maio de 2010 PRINCIPAIS CONCLUSÕES, AVALIAÇÃO E IMPLICAÇÕES

Leia mais

União Europeia Bruxelas, 25 de novembro de 2015 (OR. en)

União Europeia Bruxelas, 25 de novembro de 2015 (OR. en) Conselho da União Europeia Bruxelas, 25 de novembro de 2015 (OR. en) 14414/15 RECH 282 COMPET 531 SOC 684 NOTA de: para: Comité de Representantes Permanentes (1.ª Parte) Conselho n.º doc. ant.: 13902/15

Leia mais

Políticas e Desafios Europeus

Políticas e Desafios Europeus Políticas e Desafios Europeus Como deve Portugal posicionar-se se para os próximos anos? Maria da Graça a Carvalho EDP 27 Maio 2011 Índice Contexto nacional QREN 7º PQ CIP EIT Futuro Orçamento da UE Desafios

Leia mais

Política de Coesão

Política de Coesão Política de Coesão 2014-2020 Carla Leal, Coordenadora do NAA Ílhavo 14 Dezembro 2011 Política de Coesão 2014-2020 Propostas apresentadas pela Comissão Europeia Abordagem estratégica Disposições comuns

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Parlamento Europeu 2014-2019 Documento de sessão B8-0447/2017 28.6.2017 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência da pergunta com pedido de resposta oral B8-0319/2017 apresentada nos termos do artigo

Leia mais

6693/17 mc/jc 1 DGE 2A

6693/17 mc/jc 1 DGE 2A Conselho da União Europeia Bruxelas, 28 de fevereiro de 2017 (OR. en) 6693/17 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: Secretariado-Geral do Conselho data: 28 de fevereiro de 2017 para: Delegações TRANS 82 MAR 47

Leia mais

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO

PROPOSTA DE RESOLUÇÃO Parlamento Europeu 2014-2019 Documento de sessão B8-1126/2016 19.10.2016 PROPOSTA DE RESOLUÇÃO apresentada na sequência da pergunta com pedido de resposta oral B8-1803/2016 nos termos do artigo 128.º,

Leia mais

Conferência Internacional Inovação em Turismo 7 de Outubro de 2011 Escola de Hotelaria e Turismo de Faro

Conferência Internacional Inovação em Turismo 7 de Outubro de 2011 Escola de Hotelaria e Turismo de Faro Conferência Internacional Inovação em Turismo 7 de Outubro de 2011 Escola de Hotelaria e Turismo de Faro Origem? Associação Empresarial sem fins lucrativos Criada em 2003 Iniciativa do então Presidente

Leia mais

8653/19 jp/ag/wa 1 TREE.1.B

8653/19 jp/ag/wa 1 TREE.1.B Conselho da União Europeia Bruxelas, 6 de maio de 2019 (OR. en) 8653/19 EDUC 214 SOC 321 NOTA de: para: Assunto: Secretariado-Geral do Conselho Comité de Representantes Permanentes/Conselho Preparação

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia. (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade)

Jornal Oficial da União Europeia. (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade) 18.2.2003 L 43/1 I (Actos cuja publicação é uma condição da sua aplicabilidade) DECISÃO N. o 291/2003/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 6 de Fevereiro de 2003 que institui o Ano Europeu da Educação

Leia mais

Assuntos Económicos e Monetários PROJECTO DE PARECER. da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários

Assuntos Económicos e Monetários PROJECTO DE PARECER. da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Assuntos Económicos e Monetários 17.9.2009 2009/0096(COD) PROJECTO DE PARECER da Comissão dos Assuntos Económicos e Monetários dirigido à Comissão do Emprego e dos Assuntos

Leia mais

FORMAS DE GOVERNO NO ENSINO SUPERIOR

FORMAS DE GOVERNO NO ENSINO SUPERIOR Nota Prévia FORMAS DE GOVERNO NO ENSINO SUPERIOR Os sistemas de ensino superior têm um papel único e decisivo no contexto da sociedade do conhecimento. Como refere a Comissão Europeia, na sua comunicação

Leia mais

127.ª REUNIÃO DA MESA DO COMITÉ DAS REGIÕES 26 DE JANEIRO DE 2011

127.ª REUNIÃO DA MESA DO COMITÉ DAS REGIÕES 26 DE JANEIRO DE 2011 Bruxelas, 10 de Janeiro de 2011 127.ª REUNIÃO DA MESA DO COMITÉ DAS REGIÕES 26 DE JANEIRO DE 2011 PONTO 6 CONSTITUIÇÃO DA PLATAFORMA DE AGRUPAMENTOS EUROPEUS DE COOPERAÇÃO TERRITORIAL (AECT) Apresentado

Leia mais

7075/16 jc/ap/jc 1 DGG 2B

7075/16 jc/ap/jc 1 DGG 2B Conselho da União Europeia Bruxelas, 15 de março de 2016 (OR. en) 7075/16 RESULTADOS DOS TRABALHOS de: para: Secretariado-Geral do Conselho Delegações n.º doc. ant.: 6334/16, 15362/15 n. doc. Com.: Assunto:

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades PROJECTO DE PARECER. destinado à Comissão dos Orçamentos

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades PROJECTO DE PARECER. destinado à Comissão dos Orçamentos PARLAMENTO EUROPEU 1999 2004 Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades 18 de Setembro de 2002 PROVISÓRIO 2002/2004 (BUD) PROJECTO DE PARECER da Comissão dos Direitos da Mulher e da

Leia mais

I (Comunicações) CONSELHO

I (Comunicações) CONSELHO I (Comunicações) CONSELHO Resolução do Conselho e dos Representantes dos Governos dos Estados-Membros, reunidos no Conselho, sobre o reconhecimento do valor da aprendizagem não formal e informal no domínio

Leia mais

OBJECTIVOS U.PORTO 2010

OBJECTIVOS U.PORTO 2010 OBJECTIVOS U.PORTO 2010 Durante o ano de 2009 foi publicada ou entrou em vigor vária legislação que introduziu inúmeras alterações às disposições legais que enformam a actividade da U.Porto (LVCR, acreditação

Leia mais

1. O Grupo da Saúde Pública analisou e chegou a acordo sobre o projecto de conclusões do Conselho reproduzido em anexo.

1. O Grupo da Saúde Pública analisou e chegou a acordo sobre o projecto de conclusões do Conselho reproduzido em anexo. CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 20 de Maio de 2011 10392/11 SAN 104 NOTA de: para: Assunto: Secretariado do Conselho Comité de Representantes Permanentes (1.ª Parte)/Conselho REUNIÃO DO CONSELHO (EMPREGO,

Leia mais

POLÍTICA DE COESÃO

POLÍTICA DE COESÃO DESENVOLVIMENTO URBANO SUSTENTÁVEL INTEGRADO POLÍTICA DE COESÃO 2014-2020 A Comissão Europeia aprovou propostas legislativas no âmbito da política de coesão para 2014-2020 em outubro de 2011 Esta ficha

Leia mais

CARTA DE ÓBIDOS PACTO PARA A CRIATIVIDADE

CARTA DE ÓBIDOS PACTO PARA A CRIATIVIDADE CARTA DE ÓBIDOS PACTO PARA A CRIATIVIDADE Reuniram-se um conjunto de autarcas de Portugal, Espanha, Hungria, Roménia, Reino Unido e Itália no 1º Encontro de Autarcas para a Criatividade, que teve lugar

Leia mais

Resultados do inquérito dirigido aos Associados

Resultados do inquérito dirigido aos Associados Resultados do inquérito dirigido aos Associados 1. Adequação da definição da Missão da COTEC Portugal: 2. Adequação da definição da Visão da COTEC Portugal: 3. Adequação da definição dos Eixos Estratégicos,

Leia mais

Centros de Recursos em Conhecimento Encontro Nacional Cluster Aprendizagem ao Longo da Vida

Centros de Recursos em Conhecimento Encontro Nacional Cluster Aprendizagem ao Longo da Vida Centros de Recursos em Conhecimento Encontro Nacional Cluster Aprendizagem ao Longo da Vida Xabregas, 15 de Abril de 2010 5 de junho de 2017 Relatório 2009 Avaliação Cluster ALV 12 10 8 6 4 2 0 Objectivos

Leia mais

Conselho da União Europeia Bruxelas, 31 de março de 2017 (OR. en)

Conselho da União Europeia Bruxelas, 31 de março de 2017 (OR. en) Conseil UE Conselho da União Europeia Bruxelas, 31 de março de 2017 (OR. en) 7585/1/17 REV 1 LIMITE PUBLIC UD 82 ENFOCUSTOM 83 NOTA de: para: Secretariado-Geral do Conselho Delegações n.º doc. ant.: 6484/3/17

Leia mais

Política de Coesão da UE

Política de Coesão da UE da UE 2014 2020 Propostas da Comissão Europeia da União Europeia Estrutura da apresentação 1. Qual é o impacto da política de coesão da UE? 2. A que se devem as alterações propostas pela Comissão para

Leia mais

HORIZONTE O Novo Programa-Quadro da UE para Pesquisa e Inovação Piero Venturi Comissão Europeia DG Pesquisa e Inovação

HORIZONTE O Novo Programa-Quadro da UE para Pesquisa e Inovação Piero Venturi Comissão Europeia DG Pesquisa e Inovação HORIZONTE 2020 O Novo Programa-Quadro da UE para Pesquisa e Inovação 2014-2020 Piero Venturi Comissão Europeia DG Pesquisa e Inovação A União Europeia (UE) é a principal potência econômica mundial UE é

Leia mais

Novo modelo de financiamento e apoio ao movimento associativo Apresentação das linhas gerais

Novo modelo de financiamento e apoio ao movimento associativo Apresentação das linhas gerais Novo modelo de financiamento e apoio ao movimento associativo Apresentação das linhas gerais Lisboa, 25 de Janeiro de 2007 1 Objectivo da sessão: Apresentar os princípios do novo modelo de financiamento

Leia mais

TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE

TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE O PROGRAMA TEMÁTICO TICO ANE & AL EM MOÇAMBIQUE Identificação das prioridades - Convite para apresentação de propostas 2011 SÍNTESE DOS INSTRUMENTOS FINANCEIROS DA UE até 2013 Instrumento Europeu para

Leia mais

Sinergias Fundos Estruturais c/ H2020 e outros programas

Sinergias Fundos Estruturais c/ H2020 e outros programas Sinergias Fundos Estruturais c/ H2020 e outros programas http://ec.europa.eu/regional_policy/sources/docgener/guides/synergy/synergies_en.pdf A Comissão Europeia (COM) e os Estados Membro estão mandatados

Leia mais

PROGRAMA QUADRO EUROPEU PARA A INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO HORIZON 2020 ( ) 2020)

PROGRAMA QUADRO EUROPEU PARA A INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO HORIZON 2020 ( ) 2020) PROGRAMA QUADRO EUROPEU PARA A INVESTIGAÇÃO E INOVAÇÃO HORIZON 2020 (2014-2020) 2020) Maria da Graça a Carvalho Centro Jean Monet 5 Abril 2012 Índice Mundo Multipolar na investigação e inovação Horizonte

Leia mais

Sistemas de Incentivos do QREN

Sistemas de Incentivos do QREN Sistemas de Incentivos do QREN Sistemas de Incentivos do QREN 1. Sistema de Incentivos à Qualificação e Internacionalização de PME 2. Sistema de Incentivos à Inovação 3. Sistema de Incentivos à Investigação

Leia mais

9481/19 nb/ip 1 JAI.1

9481/19 nb/ip 1 JAI.1 Conselho da União Europeia Bruxelas, 22 de maio de 2019 (OR. en) 9481/19 NOTA de: para: Presidência n.º doc. ant.: 9035/19 Assunto: COSI 117 JAI 555 ENFOPOL 261 ENFOCUSTOM 108 CYBER 173 Comité de Representantes

Leia mais

UNIÃO AFRICANA IE21442 PARCERIA ENERGÉTICA ÁFRICA-UE (AEEP) DOCUMENTO DE REFLEXÃO PARA A 4 A FASE

UNIÃO AFRICANA IE21442 PARCERIA ENERGÉTICA ÁFRICA-UE (AEEP) DOCUMENTO DE REFLEXÃO PARA A 4 A FASE AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA IE21442 PARCERIA ENERGÉTICA ÁFRICA-UE (AEEP) DOCUMENTO DE REFLEXÃO PARA A 4 A FASE Visão e Objectivo da AEEP: Desde a sua criação em 2007, a Parceria Energética

Leia mais

CANDIDATURA a PRESIDENTE do INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS da UNIVERSIDADE DO MINHO PROGRAMA DE AÇÃO

CANDIDATURA a PRESIDENTE do INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS da UNIVERSIDADE DO MINHO PROGRAMA DE AÇÃO CANDIDATURA a PRESIDENTE do INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS da UNIVERSIDADE DO MINHO PROGRAMA DE AÇÃO 2019-2022 26 de fevereiro de 2019 ORIENTAÇÃO ESTRATÉGICA O objetivo estratégico desta candidatura é contribuir

Leia mais

Política de. Coesão da UE Propostas da Comissão Europeia. Política de. coesão

Política de. Coesão da UE Propostas da Comissão Europeia. Política de. coesão Política de Coesão da UE 2014 2020 Propostas da Comissão Europeia Política de coesão Estrutura da apresentação 1. Qual é o impacto da política de coesão da UE? 2. A que se devem as alterações propostas

Leia mais

Parecer do Comité das Regiões sobre o Livro Verde sobre «Igualdade e combate à discriminação na União Europeia alargada» (2005/C 71/15)

Parecer do Comité das Regiões sobre o Livro Verde sobre «Igualdade e combate à discriminação na União Europeia alargada» (2005/C 71/15) Parecer do Comité das Regiões sobre o Livro Verde sobre «Igualdade e combate à discriminação na União Europeia alargada» (2005/C 71/15) O COMITÉ DAS REGIÕES, Tendo em conta o Livro Verde sobre «Igualdade

Leia mais

Sessão de Apresentação do Projecto ÁguaGlobal

Sessão de Apresentação do Projecto ÁguaGlobal Sessão de Apresentação do Projecto ÁguaGlobal Projeto ÁguaGlobal A Internacionalização do Sector Português da Água Alexandra Serra A missão da PPA é contribuir para a internacionalização do sector português

Leia mais

Livro Verde sobre a Coesão Territorial

Livro Verde sobre a Coesão Territorial Livro Verde sobre a Coesão Territorial 1. Enquadramento A coesão sempre esteve no cerne das políticas europeias - coesão económica e coesão social, conceitos com base nos quais foi desenvolvida a intervenção

Leia mais

A Política Europeia de Competitividade

A Política Europeia de Competitividade A Política Europeia de Competitividade 2007-2013 Aveiro 12/11/2008 Agradecimentos/Introdução Senhor Secretário de Estado, António Castro Guerra, Senhor Gestor do PO "Factores de Competitividade" Nelson

Leia mais

Acção 1. Quem pode participar? Programas conjuntos de mestrado e doutoramento, incluindo um sistema de bolsas de estudo

Acção 1. Quem pode participar? Programas conjuntos de mestrado e doutoramento, incluindo um sistema de bolsas de estudo Co m i s s ã o E u r o p e i a m e s t Acção 1 Programas conjuntos de mestrado e doutoramento, incluindo um sistema de bolsas de estudo Os programas conjuntos de reconhecida qualidade académica são concebidos

Leia mais

(Resoluções, recomendações e pareceres) RESOLUÇÕES PARLAMENTO EUROPEU. Transparência da política regional e do seu financiamento

(Resoluções, recomendações e pareceres) RESOLUÇÕES PARLAMENTO EUROPEU. Transparência da política regional e do seu financiamento 12.8.2011 Jornal Oficial da União Europeia C 236 E/1 I (Resoluções, recomendações e pareceres) RESOLUÇÕES PARLAMENTO EUROPEU Transparência da política regional e do seu financiamento P7_TA(2010)0201 Resolução

Leia mais

ENQUADRAMENTO MUNDIAL NACIONAL REGIONAL

ENQUADRAMENTO MUNDIAL NACIONAL REGIONAL ENQUADRAMENTO MUNDIAL NACIONAL REGIONAL ENQUADRAMENTO MUNDIAL Em apenas 15 anos, o dobro das chegadas ENQUADRAMENTO MUNDIAL ENQUADRAMENTO MUNDIAL ENQUADRAMENTO MUNDIAL ENQUADRAMENTO MUNDIAL ENQUADRAMENTO

Leia mais

Os fundos estruturais e o Fundo de Coesão surgem no âmbito da política comunitária que visa reduzir as diferenças de desenvolvimento entre as regiões

Os fundos estruturais e o Fundo de Coesão surgem no âmbito da política comunitária que visa reduzir as diferenças de desenvolvimento entre as regiões FUNDOS COMUNITÁRIOS Os fundos estruturais e o Fundo de Coesão surgem no âmbito da política comunitária que visa reduzir as diferenças de desenvolvimento entre as regiões dos Estados-membros da União Europeia,

Leia mais

O Papel dos Fundos Estruturais na promoção da competitividade

O Papel dos Fundos Estruturais na promoção da competitividade O Papel dos Fundos Estruturais na promoção da competitividade "A caminho da EUROPA 2020" Conferência Crescer & Competir Porto, 6 dezembro 2013 Virgílio Martins Unidade G3 Portugal Direção-Geral Política

Leia mais

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO BANCO CENTRAL EUROPEU, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES

COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO BANCO CENTRAL EUROPEU, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO COMITÉ DAS REGIÕES COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 8.3.2018 COM(2018) 109 final ANNEX 1 ANEXO da COMUNICAÇÃO DA COMISSÃO AO PARLAMENTO EUROPEU, AO CONSELHO, AO BANCO CENTRAL EUROPEU, AO COMITÉ ECONÓMICO E SOCIAL EUROPEU E AO

Leia mais

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DE TECNOLOGIAS AGRO-AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS REGULAMENTO GERAL NATUREZA E OBJECTIVOS. Artigo 1º (Natureza)

CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DE TECNOLOGIAS AGRO-AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS REGULAMENTO GERAL NATUREZA E OBJECTIVOS. Artigo 1º (Natureza) CENTRO DE INVESTIGAÇÃO E DE TECNOLOGIAS AGRO-AMBIENTAIS E BIOLÓGICAS REGULAMENTO GERAL NATUREZA E OBJECTIVOS Artigo 1º (Natureza) O Centro de Investigação e de Tecnologias Agro-Ambientais e Biológicas,

Leia mais

PT Unida na diversidade PT A8-0375/1. Alteração. Bodil Valero em nome do Grupo Verts/ALE

PT Unida na diversidade PT A8-0375/1. Alteração. Bodil Valero em nome do Grupo Verts/ALE 5.12.2018 A8-0375/1 1 anual sobre a execução da política comum de segurança e defesa Considerando A A. Considerando que os Estados-Membros se comprometem a desenvolver progressivamente uma política comum

Leia mais

POLÍTICA DE INOVAÇÃO

POLÍTICA DE INOVAÇÃO POLÍTICA DE INOVAÇÃO A inovação desempenha um papel cada vez mais importante na nossa economia. Tem vantagens para os cidadãos, os consumidores e os trabalhadores. É uma componente fundamental para a criação

Leia mais

Os fundos e o Desenvolvimento Sustentável. Maria da Graça Carvalho

Os fundos e o Desenvolvimento Sustentável. Maria da Graça Carvalho Conferência Quadro Estratégico Europeu 2014-2020 Os fundos e o Desenvolvimento Sustentável Maria da Graça Carvalho Culturgest 8 Janeiro 2013 Conteúdo da Apresentação Linhas gerais do próximo Quadro Estratégico

Leia mais

Proposta de DIRECTIVA DO CONSELHO

Proposta de DIRECTIVA DO CONSELHO COMISSÃO EUROPEIA Bruxelas, 15.7.2010 COM(2010)381 final 2010/0205 (CNS) Proposta de DIRECTIVA DO CONSELHO que altera a Directiva 2008/9/CE do Conselho que define as modalidades de reembolso do imposto

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA CIMEIRA DE DAKAR SOBRE O ENSINO SUPERIOR (Ponto proposto pela República do Senegal)

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA CIMEIRA DE DAKAR SOBRE O ENSINO SUPERIOR (Ponto proposto pela República do Senegal) AFRICAN UNION UNION AFRICAINE UNIÃO AFRICANA Addis Ababa, Ethiopia P. O. Box 3243 Telephone: 5517 700 Fax: 5517844 Website: www.au.int SC14820 14/14/34/10 CONSELHO EXECUTIVO Vigésima-sétima Sessão Ordinária

Leia mais

Centros de Excelência Jean Monnet

Centros de Excelência Jean Monnet Centros de Excelência Jean Monnet O que é um Centro de Excelência Jean Monnet? Um Centro de Excelência Jean Monnet é um ponto central de competências e conhecimentos relacionados com matérias da União

Leia mais

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades

PARLAMENTO EUROPEU. Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades PARLAMENTO EUROPEU 1999 2004 Comissão dos Direitos da Mulher e da Igualdade de Oportunidades 16 de Dezembro de 2002 PE 323.514/1-49 ALTERAÇÕES 1-49 Projecto de relatório (PE 323.514) Lissy Gröner sobre

Leia mais

A próxima geração de políticas de coesão para o período

A próxima geração de políticas de coesão para o período A próxima geração de políticas de coesão para o período 2014-2020 Seminário Fundos Estruturais: Prioridade máxima para a Coesão Social EAPN Portugal 20 março 2013 Painel 2 Quirino Mealha - REPER Portugal

Leia mais

PROJECTO DE PARECER. PT Unida na diversidade PT 2010/2073(INI) da Comissão dos Assuntos Externos. dirigido à Comissão dos Orçamentos

PROJECTO DE PARECER. PT Unida na diversidade PT 2010/2073(INI) da Comissão dos Assuntos Externos. dirigido à Comissão dos Orçamentos PARLAMENTO EUROPEU 2009-2014 Comissão dos Assuntos Externos 31.8.2010 2010/2073(INI) PROJECTO DE PARECER da Comissão dos Assuntos Externos dirigido à Comissão dos Orçamentos sobre o Acordo Interinstitucional

Leia mais

Jornal Oficial da União Europeia C 366/69

Jornal Oficial da União Europeia C 366/69 15.12.2011 Jornal Oficial da União Europeia C 366/69 RELATÓRIO sobre as contas anuais da Agência Executiva do Conselho Europeu de Investigação relativas ao exercício de 2010, acompanhado das respostas

Leia mais

Ver será sempre a melhor metáfora de conhecer. Fernando Pessoa

Ver será sempre a melhor metáfora de conhecer. Fernando Pessoa 2007-2013 Ver será sempre a melhor metáfora de conhecer Fernando Pessoa O O B S E RVATÓ R I O D O Q R E N : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : : O Observatório

Leia mais

20 ANOS DO PROGRAMA ERASMUS

20 ANOS DO PROGRAMA ERASMUS 20 ANOS DO PROGRAMA ERASMUS ÍNDICE 1. Definição 2. Objectivos 3. Números 4. Pontos Fortes 5. Para saber mais... 1.DEFINIÇÃO ERASMUS Programa de apoio inter-universitário de mobilidade de estudantes e docentes

Leia mais

Política de Coesão da União Europeia: Processos de negociação e programação

Política de Coesão da União Europeia: Processos de negociação e programação Política de Coesão da União Europeia: Processos de negociação e programação Duarte Rodrigues Vice presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão ISCTE, 21 de abril de 2017 Tópicos: 1. A evolução

Leia mais

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS

CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS CONVITE À APRESENTAÇÃO DE PROPOSTAS EACEA 14/2018 Iniciativa Voluntários para a Ajuda da UE: Assistência técnica para as organizações de envio Reforço das capacidades para ajuda humanitária das organizações

Leia mais

20 de Março de Auditório Montepio Geral Lisboa. Seminário. Fundos Estruturais, prioridade máxima para a Coesão Social

20 de Março de Auditório Montepio Geral Lisboa. Seminário. Fundos Estruturais, prioridade máxima para a Coesão Social 20 de Março de 2013 Auditório Montepio Geral Lisboa Seminário Fundos Estruturais, prioridade máxima para a Coesão Social Bom dia a todos e a todas. Antes de mais gostaria de agradecer a amabilidade do

Leia mais

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS

(Atos não legislativos) REGULAMENTOS 14.3.2014 Jornal Oficial da União Europeia L 74/1 II (Atos não legislativos) REGULAMENTOS REGULAMENTO DELEGADO (UE) N. o 240/2014 DA COMISSÃO de 7 de janeiro de 2014 relativo ao código de conduta europeu

Leia mais

8808/19 hrl/ml 1 TREE.1.B

8808/19 hrl/ml 1 TREE.1.B Conselho da União Europeia Bruxelas, 8 de maio de 2019 (OR. en) 8808/19 AUDIO 71 DIGIT 88 NOTA de: para: n.º doc. ant.: 8769/19 Assunto: Secretariado-Geral do Conselho Comité de Representantes Permanentes/Conselho

Leia mais

O FUTURO DAS ACTIVIDADES DE I&D NO INEGI (Análise SWOT ) J.F. Silva Gomes

O FUTURO DAS ACTIVIDADES DE I&D NO INEGI (Análise SWOT ) J.F. Silva Gomes O FUTURO DAS ACTIVIDADES DE I&D NO INEGI (Análise SWOT ) J.F. Silva Gomes sg@fe.up.pt SUMÁRIO DA APRESENTAÇÃO 1. INTRODUÇÃO 2. PONTOS FORTES 3. PONTOS FRACOS 4. OPORTUNIDADES 5. AMEAÇAS 6. CONCLUSÃO 2

Leia mais

5685/00 PB/ccs PT DG I

5685/00 PB/ccs PT DG I CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA Bruxelas, 20 de Março de 2000 (13.03) 5685/00 Dossier interinstitucional: 96/0304 (OD) LIMITE ENV 22 CODEC 68 ACTOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Assunto: Posição comum

Leia mais

Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais PROJETO DE PARECER. da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais

Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais PROJETO DE PARECER. da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais Parlamento Europeu 2014-2019 Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais 2016/0265(COD) 11.1.2017 PROJETO DE PARECER da Comissão do Emprego e dos Assuntos Sociais dirigido à Comissão dos Assuntos Económicos

Leia mais

3º Programa de Saúde

3º Programa de Saúde 2014-2020 1. Enquadramento estratégico 2. Apresentação 3. Objetivos gerais 4. Prioridades temáticas 5. Ações 6. Beneficiários 7. Tipos de subvenção 8. Regras de financiamento 9. Critérios de elegibilidade

Leia mais

CONSELHO. (Comunicações) Conclusões do Conselho sobre a digitalização e a acessibilidade em linha de material cultural e a preservação digital

CONSELHO. (Comunicações) Conclusões do Conselho sobre a digitalização e a acessibilidade em linha de material cultural e a preservação digital 7.12.2006 C 297/1 I (Comunicações) CONSELHO Conclusões do Conselho sobre a digitalização e a acessibilidade em linha de material cultural e a preservação digital (2006/C 297/01) O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA,

Leia mais

Plano de ação para 2017 da Plataforma de Intercâmbio de Conhecimentos Comité das Regiões Europeu

Plano de ação para 2017 da Plataforma de Intercâmbio de Conhecimentos Comité das Regiões Europeu Plano de ação para 2017 da Plataforma de Intercâmbio de Conhecimentos Comité das Regiões Europeu A Plataforma de Intercâmbio de Conhecimentos é uma forma de cooperação entre o Comité das Regiões Europeu

Leia mais

(Actos cuja publicação não é uma condição da sua aplicabilidade) CONSELHO DECISÃO DO CONSELHO. de 15 de Junho de 1987

(Actos cuja publicação não é uma condição da sua aplicabilidade) CONSELHO DECISÃO DO CONSELHO. de 15 de Junho de 1987 N? L 166/20 Jornal Oficial das Comunidades Europeias 25. 6. 87 II (Actos cuja publicação não é uma condição da sua aplicabilidade) CONSELHO DECISÃO DO CONSELHO de 15 de Junho de 1987 que adopta o programa

Leia mais

DECISÕES APROVADAS CONJUNTAMENTE PELO PARLAMENTO EUROPEU E PELO CONSELHO

DECISÕES APROVADAS CONJUNTAMENTE PELO PARLAMENTO EUROPEU E PELO CONSELHO 30.6.2009 Jornal Oficial da União Europeia L 168/35 DECISÕES APROVADAS CONJUNTAMENTE PELO PARLAMENTO EUROPEU E PELO CONSELHO DECISÃO N. o 568/2009/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 18 de Junho

Leia mais

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O IMPACTO E INVESTIMENTO SOCIAL

DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O IMPACTO E INVESTIMENTO SOCIAL FOCUS GROUP DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS PARA O IMPACTO E INVESTIMENTO SOCIAL 22 ABRIL 2015 PARTE I BOAS VINDAS Boas vindas dos parceiros para o Grupo de trabalho para o Investimento Social: Fundação

Leia mais

AEP COOPERAÇÃO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO. Casos empresariais: Frulact Dr. Nuno Ozório Jhandresen Dr. Carlos Flores Mota Engil (MEII) Engº Rui Pires

AEP COOPERAÇÃO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO. Casos empresariais: Frulact Dr. Nuno Ozório Jhandresen Dr. Carlos Flores Mota Engil (MEII) Engº Rui Pires AEP COOPERAÇÃO PARA A INTERNACIONALIZAÇÃO Casos empresariais: Frulact Dr. Nuno Ozório Jhandresen Dr. Carlos Flores Mota Engil (MEII) Engº Rui Pires Adriano Fidalgo 20.3.2012 Cooperação para a Internacionalização

Leia mais

Política Regional da União Europeia

Política Regional da União Europeia Política Regional da União Europeia 2014-2020 Política de investimento que apoia a criação de emprego, a competitividade, o crescimento económico, a melhoria da qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável,

Leia mais

GRUPO DE HELSÍNQUIA As Mulheres e a Ciência

GRUPO DE HELSÍNQUIA As Mulheres e a Ciência GRUPO DE HELSÍNQUIA As Mulheres e a Ciência POLÍTICAS NACIONAIS SOBRE MULHERES E CIÊNCIA NA EUROPA * RESUMO * 2 Tem-se observado um interesse crescente a nível da União Europeia (UE) sobre as questões

Leia mais

TERMOS DE REFERÊNCIA. Assistente Técnico Especialista em Finanças Públicas para o Parlamento Nacional de Timor-Leste (média duração)

TERMOS DE REFERÊNCIA. Assistente Técnico Especialista em Finanças Públicas para o Parlamento Nacional de Timor-Leste (média duração) TERMOS DE REFERÊNCIA POSIÇÃO Assistente Técnico Especialista em Finanças Públicas para o Parlamento Nacional de Timor-Leste (média duração) CATEGORIA Perito PROJETO Programa da UE de Parceria para a Melhoria

Leia mais

PE-CONS 32/16 DGB 2A UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 13 de setembro de 2016 (OR. en) 2015/0308 (COD) PE-CONS 32/16 FRONT 282 PECHE 259 COMIX 500 CODEC 1005

PE-CONS 32/16 DGB 2A UNIÃO EUROPEIA. Bruxelas, 13 de setembro de 2016 (OR. en) 2015/0308 (COD) PE-CONS 32/16 FRONT 282 PECHE 259 COMIX 500 CODEC 1005 UNIÃO EUROPEIA PARLAMENTO EUROPEU CONSELHO 2015/0308 (COD) PE-CONS 32/16 Bruxelas, 13 de setembro de 2016 (OR. en) FRONT 282 PECHE 259 COMIX 500 CODEC 1005 ATOS LEGISLATIVOS E OUTROS INSTRUMENTOS Assunto:

Leia mais

Que lugar e prioridade para as infra-estruturas científicas e tecnológicas?

Que lugar e prioridade para as infra-estruturas científicas e tecnológicas? Que lugar e prioridade para as infra-estruturas científicas e tecnológicas? Cristina de Azevedo Vogal executiva do ON.2 O Novo Norte Metas : Objectivo Indicador Meta 2010 Sistema Regional de Inovação Apoio

Leia mais

ELEMENTOS DA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PORTUGAL: UM FUTURO PARA AS PESSOAS

ELEMENTOS DA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PORTUGAL: UM FUTURO PARA AS PESSOAS 1 ELEMENTOS DA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA NACIONAL DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA PORTUGAL: UM FUTURO PARA AS PESSOAS Ensino Superior, Ciência e Tecnologia 2 TÓPICOS Enquadramento Desafios Objectivos Desenvolvimento

Leia mais