4 Apresentação dos Resultados

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "4 Apresentação dos Resultados"

Transcrição

1 55 4 Apresentação dos Resultados A resistência de um material se refere ao comportamento deste material quando sob ação de esforços e que são expressas em função de tensões e/ou deformações [71]. O método dos elementos finitos tem como objetivo a determinação do estado de tensão e de deformação de um sólido de geometria qualquer, sujeito a carregamentos mecânicos ou térmicos. Conclui-se, desta forma, que tensão é uma reação de um determinado material diante de um carregamento, sendo diretamente proporcional à força aplicada e inversamente proporcional à geometria [13,72]. As tensões podem ser de tração, compressão e cisalhamento, e suas distribuições podem ser observadas através das deformações ocorridas no corpo. Com o objetivo de confirmar a coerência dos resultados das distribuições de tensões, realizou-se, a princípio, a análise das deformações nos modelos que continham o segundo molar restaurados em cerâmica pura com as terminações cervicais em ombro reto, ombro arredondado e chanfro, bem como dos modelos com dentes hígidos. Posteriormente, foram analisados os mesmos modelos quantos as tensões de cisalhamento, tensões principais e tensões de von Mises.

2 Deflexões O software de elementos finitos Ansys 7.0 oferece a possibilidade de visualizar e extrair dados referentes às deflexões sofridas pelos modelos. Com o objetivo de averiguar a confiabilidade dos modelos estudados, foi verificada a deflexão sofrida pelos mesmos diante da simulação do carregamento mastigatório, conforme exemplificado pela Figura 23. A Tabela 2 reporta as deflexões máximas sofridas pelos diferentes modelos durante o carregamento. Figura 23 Exemplificação das deflexões do modelo com coroa de cerâmica e terminação cervical em ombro reto..

3 57 Tabela 2 - Deflexões máximas sofridas pelos modelos restaurados e de dentes hígidos. Modelo Deflexões (mm) Restaurado com terminação cervical em ombro reto Restaurado com terminação cervical em ombro arredondado Restaurado com terminação cervical em chanfro 38,8 x ,8 x ,7 x 10-3 Com dentes hígidos 39,3 x Distribuição das tensões de cisalhamento no plano X - Y Modelo com a terminação cervical em ombro reto As Figuras 24 e 25 apresentam a distribuição das tensões de cisalhamento no modelo restaurado com coroa de cerâmica pura e com terminação cervical em ombro reto.

4 58 Figura 24 Distribuição das tensões de cisalhamento no modelo após restauração com coroa de cerâmica e terminação cervical em ombro reto.

5 59 Figura 25 Detalhamento da figura anterior na região de segundo molar Modelo com a terminação cervical em ombro arredondado As Figuras 26 e 27 mostram a distribuição das tensões de cisalhamento no modelo restaurado com coroa de cerâmica pura e terminação cervical em ombro arredondado.

6 60 Figura 26 Distribuição das tensões de cisalhamento no modelo após restauração com coroa de cerâmica e terminação cervical em ombro arredondado.

7 61 Figura 27 Detalhamento da figura anterior na região de segundo molar Modelo com a terminação cervical em chanfro O próximo modelo analisado refere-se àquele restaurado com coroa de cerâmica e terminação cervical em chanfro. Nas Figuras 28 e 29 pode ser visualizada a distribuição das tensões de cisalhamento neste modelo.

8 62 Figura 28 Distribuição das tensões de cisalhamento no modelo restaurado com coroa de cerâmica e terminação cervical em chanfro.

9 63 Figura 29 Detalhamento da figura anterior na região de segundo molar Modelo com os dentes hígidos As Figuras 30 e 31 mostram a distribuição das tensões de cisalhamento nos dentes hígidos e em suas respectivas regiões cervicais.

10 Figura 30 Distribuição das tensões de cisalhamento no modelo com dentes hígidos. 64

11 65 Figura 31 - Detalhamento da figura anterior na região do segundo molar Distribuição das tensões principais Modelo com a terminação cervical em ombro reto A primeira análise realizada com relação às tensões principais, após a restauração do segundo molar, apresentada nas Figura 32 e 33, adotou as propriedades elásticas de uma coroa de cerâmica pura confeccionada com a terminação cervical em ombro reto.

12 66 Figura 32 Distribuição das tensões principais no modelo restaurado com coroa de cerâmica e terminação cervical em ombro reto.

13 67 Figura 33 - Distribuição das tensões principais na região cervical do modelo apresentado na figura anterior Modelo com a terminação cervical em ombro arredondado As Figuras 34 e 35 mostram a distribuição das tensões principais no modelo após restauração com coroa de cerâmica pura e terminação cervical em ombro arredondado.

14 68 Figura 34 Distribuição das tensões principais no modelo restaurado com coroa de cerâmica e terminação cervical em ombro arredondado.

15 69 Figura 35 - Distribuição das tensões principais na região cervical do modelo apresentado na Figura Modelo com a terminação cervical em chanfro O próximo modelo analisado foi o de uma restauração adotando coroa de cerâmica pura e terminação cervical em chanfro. As Figuras 36 e 37 visualizam a distribuição das tensões principais neste modelo.

16 70 Figura 36 Distribuição das tensões principais no modelo restaurado com cerâmica e terminação cervical em chanfro.

17 71 Figura 37 - Distribuição das tensões principais na região cervical do modelo apresentado na figura anterior Modelo com os dentes hígidos As Figuras 38 e 39 mostram a distribuição das tensões principais no modelo com dentes hígidos.

18 72 Figura 38 Distribuição das tensões principais no modelo com os dentes hígidos. Figura 39 Detalhamento da figura anterior na região de segundo molar.

19 Distribuição das tensões equivalentes de von Mises Modelo com a terminação cervical em ombro reto A primeira análise realizada com relação às tensões de von Mises, após a restauração do 2 molar apresentada nas Figura 40 e 41, adotou as propriedades elásticas de uma coroa de cerâmica pura confeccionada com a terminação cervical em ombro reto. Figura 40 Distribuição das tensões de von Mises no modelo restaurado com coroa de cerâmica e terminação cervical em ombro reto.

20 74 Figura 41 Detalhamento da distribuição das tensões de von Mises apresentada na figura anterior Modelo com a terminação cervical em ombro arredondado As Figuras 42 e 43 mostram a distribuição das tensões de von Mises após restauração com uma coroa de cerâmica e terminação cervical em ombro arredondado.

21 75 Figura 42 Distribuição das tensões de von Mises no modelo restaurado com coroa de cerâmica e terminação cervical em ombro arredondado.

22 76 Figura 43 Detalhe da distribuição das tensões de von Mises no mesmo modelo Modelo com a terminação cervical em chanfro O próximo modelo analisado foi o de uma restauração no segundo molar adotando coroa de cerâmica pura e terminação cervical em chanfro. As Figuras 44 e 45 apresentam a distribuição de von Mises neste modelo.

23 77 Figura 44 Distribuição das tensões de von Mises no modelo restaurado com coroa de cerâmica e terminação cervical em chanfro.

24 78 Figura 45 Detalhamento da distribuição das tensões de von Mises na região do segundo molar Modelo com os dentes hígidos As Figuras 46 e 47 mostram a distribuição das tensões de von Mises no modelo com dentes hígidos.

25 Figura 46 Distribuição das tensões de von Mises no modelo com dentes hígidos 79

26 80 Figura 47 - Distribuição das tensões de von Mises na região cervical do mesmo modelo Distribuição das tensões com coeficiente de atrito nas áreas de contato. Com o objetivo de permitir uma análise comparativa da influência das áreas de contato entre os dentes estudados, que foram consideradas conectadas nos modelos analisados anteriormente, simulou-se, também, no modelo restaurado com coroa de cerâmica e terminação cervical em ombro reto, áreas de contato com um coeficiente de atrito de 0.05 [77].

27 Distribuição das tensões cisalhantes. As Figuras 48 e 49 mostram a distribuição das tensões de cisalhamento no modelo restaurado com coroa de cerâmica e terminação cervical em ombro reto, admitindo atrito nas áreas de contato. Figura 48 Distribuição das tensões de cisalhantes no modelo restaurado com coroa de cerâmica e terminação cervical em ombro reto e com coeficiente de atrito nas áreas de contato.

28 82 Figura 49 - Distribuição das tensões de cisalhamento na região cervical do mesmo modelo Distribuição das tensões principais. As Figuras 50 e 51 apresentam a distribuição das tensões principais no modelo restaurado com coroa de cerâmica pura e com terminação cervical em ombro reto, admitindo atrito nas áreas de contato.

29 83 Figura 50 Distribuição das tensões principais no modelo restaurado com coroa de cerâmica e terminação cervical em ombro reto e com coeficiente de atrito nas áreas de contato.

30 84 Figura 51 - Distribuição das tensões de cisalhamento na região cervical do mesmo modelo Distribuição das tensões equivalentes de von Mises. As Figuras 52 e 53 apresentam a distribuição das tensões de Von Mises no modelo restaurado com coroa de cerâmica pura e com terminação cervical em ombro reto, admitindo atrito nas áreas de contato.

31 85 Figura 52 Distribuição das tensões de von Mises no modelo restaurado com coroa de cerâmica e terminação cervical em ombro reto e com coeficiente de atrito nas áreas de contato.

32 Figura 53 Detalhamento da figura anterior na região de segundo molar. 86

3 Materiais e Métodos

3 Materiais e Métodos 37 3 Materiais e Métodos 3.1. Obtenção dos modelos Para análise de elementos finitos, adotou-se modelos bi-dimensionais pelo fato que esta modelagem está associada a uma menor complexidade, porém apresentando

Leia mais

José Eduardo Vasconcellos Amarante ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE TENSÕES EM DIFERENTES TERMINAÇÕES CERVICAIS DE COROAS UNITÁRIAS TOTALMENTE CERÂMICAS

José Eduardo Vasconcellos Amarante ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE TENSÕES EM DIFERENTES TERMINAÇÕES CERVICAIS DE COROAS UNITÁRIAS TOTALMENTE CERÂMICAS José Eduardo Vasconcellos Amarante ANÁLISE DA DISTRIBUIÇÃO DE TENSÕES EM DIFERENTES TERMINAÇÕES CERVICAIS DE COROAS UNITÁRIAS TOTALMENTE CERÂMICAS DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS DOS MATERIAIS

Leia mais

3 Materiais e Métodos

3 Materiais e Métodos 44 3 Materiais e Métodos 3.1 Modelagem Geométrica A literatura apresenta diversos trabalhos que adotam o método de elementos finitos para análise da distribuição de tensões em dentes restaurados com pinos

Leia mais

Eixos e árvores Projeto para flexão e torção fixa: critérios de falha. Aula 2. Elementos de máquinas 2 Eixos e árvores

Eixos e árvores Projeto para flexão e torção fixa: critérios de falha. Aula 2. Elementos de máquinas 2 Eixos e árvores Aula 2 1 2 Existem várias teorias de falha. Entretanto, uma única teoria não deve ser aplicada a um material específico porque o material pode se comportar de forma dúctil ou frágil dependendo da (1) temperatura,

Leia mais

3. Materiais e Métodos

3. Materiais e Métodos 34 3. Materiais e Métodos A literatura apresenta vários trabalhos que adotam o método de elementos finitos para análise da distribuição de tensões em diversos equipamentos, elementos de máquinas, peças

Leia mais

Professor: Estevam Las Casas. Disciplina: MÉTODOS DE ELEMENTOS FINITOS MEF TRABALHO

Professor: Estevam Las Casas. Disciplina: MÉTODOS DE ELEMENTOS FINITOS MEF TRABALHO UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE ENGENHARIA GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA Professor: Estevam Las Casas Disciplina: MÉTODOS DE ELEMENTOS FINITOS MEF TRABALHO Análise de deformação de um

Leia mais

4 Modelo Numérico Computacional

4 Modelo Numérico Computacional 4 Modelo Numérico Computacional 4.1. Introdução Neste capítulo serão descrito o modelo numérico utilizado, com descrição do elemento finito e as hipóteses nas quais se basearam. Os modelos numéricos aqui

Leia mais

Equações Diferenciais aplicadas à Flexão da Vigas

Equações Diferenciais aplicadas à Flexão da Vigas Equações Diferenciais aplicadas à Flexão da Vigas Page 1 of 17 Instrutor HEngholmJr Version 1.0 September 21, 2014 Page 2 of 17 Indice 1. CONCEITOS PRELIMINARES DA MECANICA.... 4 1.1. FORÇA NORMAL (N)...

Leia mais

SIMULAÇÃO DOS PROBLEMAS DE CONTATO PARA A OTIMIZAÇÃO DA ESPESSURA DE REVESTIMENTO Luciano de Oliveira Castro Lara; José Daniel Biasoli de Mello.

SIMULAÇÃO DOS PROBLEMAS DE CONTATO PARA A OTIMIZAÇÃO DA ESPESSURA DE REVESTIMENTO Luciano de Oliveira Castro Lara; José Daniel Biasoli de Mello. 21º POSMEC Simpósio do Programa de Pós-graduação UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA Faculdade de Engenharia Mecânica Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica www.posgrad.mecanica.ufu.br SIMULAÇÃO

Leia mais

2 Fundamentos para a avaliação de integridade de dutos com perdas de espessura e reparados com materiais compósitos

2 Fundamentos para a avaliação de integridade de dutos com perdas de espessura e reparados com materiais compósitos 2 Fundamentos para a avaliação de integridade de dutos com perdas de espessura e reparados com materiais compósitos Este capítulo apresenta um resumo dos fundamentos básicos de avaliação de dutos com e

Leia mais

CONCEITOS PARA USO DO SOLIDWORKS SIMULATION

CONCEITOS PARA USO DO SOLIDWORKS SIMULATION CONCEITOS PARA USO DO SOLIDWORKS SIMULATION Módulo elástico Módulo elástico nas direções globais X, Y e Z. Para um material elástico linear, o módulo elástico em uma determinada direção é definido como

Leia mais

Variáveis Consideradas no Programa Experimental

Variáveis Consideradas no Programa Experimental pêndice I Programa Experimental Variáveis Consideradas no Programa Experimental Tipo de Ensaio Dimensões do Corpo de Prova (mm) Tipo de Solo D R ou GC Tipo de Geogrelha ngulo q s c (kpa) mostras N o. de

Leia mais

GMEC7301-Materiais de Construção Mecânica Introdução. Módulo II Ensaios Mecânicos

GMEC7301-Materiais de Construção Mecânica Introdução. Módulo II Ensaios Mecânicos GMEC7301-Materiais de Construção Mecânica Introdução Módulo II Ensaios Mecânicos OBJETIVOS DOS ENSAIOS MECÂNICOS Os ensaios são realizados com o objetivo de se obter informações específicas em relação

Leia mais

Os modelos numéricos propostos foram elaborados a partir do elemento Shell 63 disponibilizado na biblioteca do programa ANSYS.

Os modelos numéricos propostos foram elaborados a partir do elemento Shell 63 disponibilizado na biblioteca do programa ANSYS. 5 Modelagem numérica Neste trabalho foram desenvolvidos modelos numéricos bidimensionais e tridimensionais. O modelo bidimensional foi adotado na simulação do conector T- Perfobond, e o tridimensional

Leia mais

OTIMIZAÇÃO E ANÁLISE ESTRUTURAL POR ELEMENTOS FINITOS DE UMA CAÇAMBA DE ENTULHOS

OTIMIZAÇÃO E ANÁLISE ESTRUTURAL POR ELEMENTOS FINITOS DE UMA CAÇAMBA DE ENTULHOS OTIMIZAÇÃO E ANÁLISE ESTRUTURAL POR ELEMENTOS FINITOS DE UMA CAÇAMBA DE ENTULHOS Weslley Albiani Alves weslley.albiani@gmail.com Jesús Fernandes Júnior jesferjun@gmail.com Pedro Américo Almeida Magalhães

Leia mais

MECSOL34 Mecânica dos Sólidos I

MECSOL34 Mecânica dos Sólidos I MECSOL34 Mecânica dos Sólidos I Curso Superior em Tecnologia Mecatrônica Industrial 3ª fase Prof.º Gleison Renan Inácio Sala 9 Bl 5 joinville.ifsc.edu.br/~gleison.renan Tópicos abordados Conceito de Tensão

Leia mais

5. Critérios de falha

5. Critérios de falha 5. Critérios de falha Determinam a segurança do componente. Coeficientes de segurança arbitrários não garantem projeto seguro. Compreensão clara do(s) mecanismo(s) de falha (modos de falha). Aspectos de

Leia mais

Fundamentos do Atrito

Fundamentos do Atrito Fundamentos do Atrito ATRITO: É o mecanismo pelo qual se desenvolvem forças de resistência superficiais ao deslizamento de dois corpos em contato. Estas forças aparecem devido à interação de irregularidades

Leia mais

4 Mecanismos de Fratura

4 Mecanismos de Fratura 4 Mecanismos de Fratura 4.1. Critério de Energia Este critério foi proposto por Griffith, o qual estabelece que a propagação de uma trinca ocorre quando a energia disponível para o aumento de uma trinca

Leia mais

Capítulo 5 Carga Axial

Capítulo 5 Carga Axial Capítulo 5 Carga Axial Resistência dos Materiais I SIDES 05 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Objetivos do capítulo Determinar a tensão normal e as deformações em elementos

Leia mais

MECÂNICA DOS SÓLIDOS DEFORMAÇÕES

MECÂNICA DOS SÓLIDOS DEFORMAÇÕES MECÂNICA DOS SÓLIDOS DEFORMAÇÕES Prof. Dr. Daniel Caetano 2019-1 Objetivos Conhecer os tipos de deformação e deslocamentos Saber estimar valor da deformação nas formas normal/axial e por cisalhamento Calcular

Leia mais

7 Considerações finais 7.1. Introdução

7 Considerações finais 7.1. Introdução 7 Considerações finais 7.1. Introdução Este trabalho teve como objetivo geral desenvolver uma investigação teórica e experimental sobre os conectores de cisalhamento Perfobond e propor uma nova geometria

Leia mais

6. Conclusões e Sugestões

6. Conclusões e Sugestões 101 6. Conclusões e Sugestões 6.1. Conclusões Este trabalho analisou modelos numéricos representativos de lajes nervuradas a fim de permitir ao engenheiro civil o cálculo dos deslocamentos e esforços internos

Leia mais

Para análise e solução dos problemas mais importantes de engenharia de solos é necessário o conhecimento das características de resistência ao

Para análise e solução dos problemas mais importantes de engenharia de solos é necessário o conhecimento das características de resistência ao Vários materiais sólidos empregados em construção normalmente resistem bem as tensões de compressão, porém têm uma capacidade bastante limitada de suportar tensões de tração e de cisalhamento. Geralmente

Leia mais

Comportamento mecânico do material na conformação

Comportamento mecânico do material na conformação Comportamento mecânico do material na conformação Tensão efetiva (, eff ) Deformação efetiva ( eff, ) São grandezas equivalentes para o estado de tensão e deformação e que tem efeito em relação ao escoamento.

Leia mais

TEORIA DAS ESTRUTURAS I. Prof. DSc. Renata Machado Soares TEORIA I

TEORIA DAS ESTRUTURAS I. Prof. DSc. Renata Machado Soares TEORIA I TEORIA DAS ESTRUTURAS I Prof. DSc. Renata Machado Soares TEORIA I Teoria das Estruturas - Idéia Básica Estudar métodos de análise de estruturas hiperestáticas e sua aplicação no projeto de estruturas.

Leia mais

1 INTRODUÇÃO 2 METODOLOGIA. 2.1 Criação do modelo

1 INTRODUÇÃO 2 METODOLOGIA. 2.1 Criação do modelo ANÁLISE ESTRUTURAL DOS ESFORÇOS SOFRIDOS POR UM MÓDULO FOTOVOLTAICO SUBMETIDO À VELOCIDADE MÉDIA REAL DO VENTO EM BELO HORIZONTE USANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS Erika da Rocha Andrade Kux Daniel

Leia mais

CONTEÚDOS PROGRAMADOS. (Análise Computacional de Tensões EEK 533)

CONTEÚDOS PROGRAMADOS. (Análise Computacional de Tensões EEK 533) (Análise Computacional de Tensões EEK 533) - AULAS POR UNIDADE 1 - Princípios Variacionais 1.1 - Princípio dos Trabalhos Virtuais 1.2 - Princípios da Mínima Energia Total e da Mínima energia complementar.

Leia mais

Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFABC. Disciplina: Fundamentos de Mecânica dos Sólidos II. Lista 2

Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFABC. Disciplina: Fundamentos de Mecânica dos Sólidos II. Lista 2 Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica da UFABC Disciplina: Fundamentos de Mecânica dos Sólidos II Quadrimestre: 019- Prof. Juan Avila Lista 1) Para as duas estruturas mostradas abaixo, forneça

Leia mais

Desenvolvimento de um Modelo de Contato de uma Superfície Idealmente Lisa Contra uma Rugosa pelo Método dos Elementos Finitos

Desenvolvimento de um Modelo de Contato de uma Superfície Idealmente Lisa Contra uma Rugosa pelo Método dos Elementos Finitos Desenvolvimento de um Modelo de Contato de uma Superfície Idealmente Lisa Contra uma Rugosa pelo Método dos Elementos Finitos Luiz Gustavo Del Bianchi da Silva Lima Cristian Camilo Viáfara Prof. Mário

Leia mais

VERIFICAÇÃO DE UMA ENGRENAGEM ATRAVÉS DE ELEMENTOS FINITOS

VERIFICAÇÃO DE UMA ENGRENAGEM ATRAVÉS DE ELEMENTOS FINITOS UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA VERIFICAÇÃO DE UMA ENGRENAGEM ATRAVÉS DE ELEMENTOS FINITOS ADLER SOARES ARAÚJO - 2001016594 VALDÉRIO RODRIGUES SILVA GALVÃO

Leia mais

4 Estabilidade estática do aterro reforçado

4 Estabilidade estática do aterro reforçado 4 Estabilidade estática do aterro reforçado 4.1. Introdução Neste capítulo apresenta-se a avaliação da estabilidade estática de um aterro de rejeitos de mineração reforçado com geossintéticos. A obra está

Leia mais

UFJF - Professores Elson Toledo e Alexandre Cury MAC003 - Resistência dos Materiais II LISTA DE EXERCÍCIOS 03

UFJF - Professores Elson Toledo e Alexandre Cury MAC003 - Resistência dos Materiais II LISTA DE EXERCÍCIOS 03 UFJF - Professores Elson Toledo e Alexandre Cury MAC003 - Resistência dos Materiais II LISTA DE EXERCÍCIOS 03 1. Em um ponto crítico de uma peça de aço de uma máquina, as componentes de tensão encontradas

Leia mais

Interação da Alvenaria com Estruturas de Concreto Armado

Interação da Alvenaria com Estruturas de Concreto Armado Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento de Engenharia de Estruturas Interação da Alvenaria com Estruturas de Concreto Armado Efeito Arco em Alvenarias Conceitos Básicos

Leia mais

Teste de tração - compressão

Teste de tração - compressão PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS Prof. Renata Machado Soares - REMA I Teste de tração - compressão Resistência capacidade de suportar carga sem deformação excessiva ou ruptura; A partir de um ensaio

Leia mais

Muitos materiais, quando em serviço, são submetidos a forças ou cargas É necessário conhecer as características do material e projetar o elemento

Muitos materiais, quando em serviço, são submetidos a forças ou cargas É necessário conhecer as características do material e projetar o elemento Muitos materiais, quando em serviço, são submetidos a forças ou cargas É necessário conhecer as características do material e projetar o elemento estrutural a partir do qual ele é feito Materiais são frequentemente

Leia mais

Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie Departamento de Engenharia Civil Método dos Elementos Finitos

Escola de Engenharia da Universidade Presbiteriana Mackenzie Departamento de Engenharia Civil Método dos Elementos Finitos 1 utorial 9 R etração em P ontes oncreto rotendido 9 R P C P 3.1 OBJETIVOS 000 Utilização do Plano de Trabalho (Working Plane) 000 Carregamentos múltiplos 000 Combinação de carregamentos 000 Carregamento

Leia mais

O que é Resistência dos Materiais?

O que é Resistência dos Materiais? Roteiro de aula O que é Resistência dos Materiais? Definições Resistência x Rigidez Análise x Projeto Áreas de Aplicação Forças externas Esforços internos Elementos estruturais Hipóteses básicas Unidades

Leia mais

Figura Elemento Solid 187 3D [20].

Figura Elemento Solid 187 3D [20]. 4 Modelagem numérica Neste capítulo são apresentados os parâmetros utilizados nos modelos numéricos, os quais são: condições de contorno, critérios de ruptura, tipo e ordem de malha. Foi usado o programa

Leia mais

Prof. Willyan Machado Giufrida Curso de Engenharia Química. Ciências dos Materiais. Propriedades Mecânicas dos Materiais

Prof. Willyan Machado Giufrida Curso de Engenharia Química. Ciências dos Materiais. Propriedades Mecânicas dos Materiais Ciências dos Materiais Propriedades Mecânicas dos Materiais IMPORTÂNCIA Aplicações onde são necessárias solicitações mecânicas. Atender as exigências de serviço previstas. POR QUÊ ESTUDAR? A determinação

Leia mais

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples

Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples Caderno de Estruturas em Alvenaria e Concreto Simples CONTEÚDO CAPÍTULO 1 - RESISTÊNCIA DO MATERIAL 1.1. Introdução 1.2. Definição: função e importância das argamassas 1.3. Classificação das alvenarias

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Prof. Antonio Dias Antonio Dias / Resistência dos Materiais 1 Flexão Diagramas de força cortante e momento fletor Elementos longos e retos que suportam cargas perpendiculares

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais CONCURSO PETROBRAS TÉCNICO(A) DE MANUTENÇÃO JÚNIOR - MECÂNICA Resistência dos Materiais Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS DA BANCA CESGRANRIO DRAFT Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br

Leia mais

2 O Método das Tensões Admissíveis. 3 Crítica ao Método das Tensões Admissíveis

2 O Método das Tensões Admissíveis. 3 Crítica ao Método das Tensões Admissíveis 1 Introdução 2 O Método das Tensões Admissíveis 3 Crítica ao Método das Tensões Admissíveis 4 O Método dos Estados Limites Introdução Aspectos Fundamentais no projeto de uma estrutura Segurança Economia

Leia mais

4 ENSAIO DE FLEXÃO. Ensaios Mecânicos Prof. Carlos Baptista EEL

4 ENSAIO DE FLEXÃO. Ensaios Mecânicos Prof. Carlos Baptista EEL 4 ENSAIO DE FLEXÃO Ensaio de Flexão: Bastante aplicado em materiais frágeis ou de alta dureza - Exemplos: cerâmicas estruturais, aços-ferramenta - Dificuldade de realizar outros ensaios, como o de tração

Leia mais

3 Modelagem numérica.

3 Modelagem numérica. 38 3 Modelagem numérica. Neste capítulo é apresentada a modelagem dos corpos de prova com defeito e sem defeito, através de análise empregando o método dos elementos finitos ou MEF, com a finalidade de

Leia mais

PARTE 7: EFEITOS DE ENTALHE E DE TENSÕES RESIDUAIS. Fadiga dos Materiais Metálicos - Prof. Carlos Baptista EEL

PARTE 7: EFEITOS DE ENTALHE E DE TENSÕES RESIDUAIS. Fadiga dos Materiais Metálicos - Prof. Carlos Baptista EEL PARTE 7: EFEITOS DE ENTALHE E DE TENSÕES RESIDUAIS ENTALHES Concentradores de Tensão - Entalhe é um contorno geométrico a interromper o fluxo de forças pela peça. - Furos, ranhuras, chanfros, etc, resultam

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE SIMULAÇÃO NUMÉRICA NA OTIMIZAÇÃO DE PROJETOS DE MECANISMOS DE VÁLVULA GAVETA*

A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE SIMULAÇÃO NUMÉRICA NA OTIMIZAÇÃO DE PROJETOS DE MECANISMOS DE VÁLVULA GAVETA* A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE SIMULAÇÃO NUMÉRICA NA OTIMIZAÇÃO DE PROJETOS DE MECANISMOS DE VÁLVULA GAVETA* Lucas Breder Teixeira 1 Rubens Alves Freire 2 Fabrício Júnior Silva 3 Maurício dos Santos 4

Leia mais

6 Resultado dos Ensaios de Caracterização Mecânica de Rocha

6 Resultado dos Ensaios de Caracterização Mecânica de Rocha 6 Resultado dos Ensaios de Caracterização Mecânica de Rocha A fim de caracterizar mecanicamente os blocos de afloramento de Botucatu, denominados A e B, foram realizados ensaios de tração indireta (ensaio

Leia mais

LOM Teoria da Elasticidade Aplicada

LOM Teoria da Elasticidade Aplicada Departamento de Engenharia de Materiais (DEMAR) Escola de Engenharia de Lorena (EEL) Universidade de São Paulo (USP) LOM310 - Teoria da Elasticidade Aplicada Parte - Critérios de Falha Prof. Dr. João Paulo

Leia mais

AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE ENSAIO BRASILEIRO PARA MEDIDA DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRACÇÃO DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA

AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE ENSAIO BRASILEIRO PARA MEDIDA DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRACÇÃO DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA AVALIAÇÃO DO MÉTODO DE ENSAIO BRASILEIRO PARA MEDIDA DA RESISTÊNCIA DE ADERÊNCIA À TRACÇÃO DE REVESTIMENTOS DE ARGAMASSA Autores: COSTA, Eliane CARASEK, Helena CASCUDO, Oswaldo ALMEIDA, Sylvia Universidade

Leia mais

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. PME3210 Mecânica dos Sólidos I Primeira Prova 07/04/2015. Resolução. 50 N(kN)

ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. PME3210 Mecânica dos Sólidos I Primeira Prova 07/04/2015. Resolução. 50 N(kN) PME3210 Mecânica dos Sólidos I Primeira Prova 07/04/2015 Resolução 1ª Questão (4,0 pontos) barra prismática da figura tem comprimento L=2m. Ela está L/2 L/2 engastada em e livre em C. seção transversal

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Eng. Mecânica, Produção UNIME 2016.1 Lauro de Freitas, Março, 2016. 2 Tensão e deformação: Carregamento axial Conteúdo Tensão e Deformação: Carregamento Axial Deformação Normal

Leia mais

PME Mecânica dos Sólidos I 4 a Lista de Exercícios

PME Mecânica dos Sólidos I 4 a Lista de Exercícios ESCOLA POLITÉCNICA DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA PME-300 - Mecânica dos Sólidos I 4 a Lista de Eercícios 1) Seja o tensor das deformações em um dado ponto de um sólido

Leia mais

APRESENTAÇÃO TÓPICOS FUNDAMENTAIS HIPÓTESES ADMITIDAS COMPONENTES DE TENSÃO Componentes de tensão médias...

APRESENTAÇÃO TÓPICOS FUNDAMENTAIS HIPÓTESES ADMITIDAS COMPONENTES DE TENSÃO Componentes de tensão médias... SUMÁRIO APRESENTAÇÃO... 11 1. INTRODUÇÃO... 13 2. TÓPICOS FUNDAMENTAIS...17 2.1 HIPÓTESES ADMITIDAS...17 2.2 COMPONENTES DE TENSÃO...17 2.2.1 Componentes de tensão médias...17 2.2.2 Componentes de tensão

Leia mais

Acidentes causados a partir de trincas/fissuras em estruturas são comuns na história da engenharia (Figura 1.1).

Acidentes causados a partir de trincas/fissuras em estruturas são comuns na história da engenharia (Figura 1.1). 1 Introdução 1.1 Considerações iniciais Acidentes causados a partir de trincas/fissuras em estruturas são comuns na história da engenharia (Figura 1.1). Figura 1.1: Acidente gerado por fadiga propagação

Leia mais

1 Introdução 3. 2 Estática de partículas Corpos rígidos: sistemas equivalentes SUMÁRIO. de forças 67. xiii

1 Introdução 3. 2 Estática de partículas Corpos rígidos: sistemas equivalentes SUMÁRIO. de forças 67. xiii SUMÁRIO 1 Introdução 3 1.1 O que é a mecânica? 4 1.2 Conceitos e princípios fundamentais mecânica de corpos rígidos 4 1.3 Conceitos e princípios fundamentais mecânica de corpos deformáveis 7 1.4 Sistemas

Leia mais

SUMÃRIO. Prefácio, V Agradecimentos,

SUMÃRIO. Prefácio, V Agradecimentos, SUMÃRIO Prefácio, V Agradecimentos, VII 1 - Introdução, 1 1.1 As Fases de Projetos, 1 1.2 Reconhecimento e Identificação, 2 1.3 O Modelo Matemático, 3 IA Avaliação e Apresentação, 4 1.5 Fatores de Projeto,

Leia mais

Ensaios Mecânicos de Materiais. Compressão. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues

Ensaios Mecânicos de Materiais. Compressão. Prof. MSc. Luiz Eduardo Miranda J. Rodrigues Ensaios Mecânicos de Materiais Aula 6 Ensaio de Compressão Tópicos Abordados Nesta Aula Ensaio de Compressão. Propriedades Avaliadas do Ensaio. Exemplos de Cálculo. Definições Material Dúctil Um material

Leia mais

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO PARA CALIBRAÇÃO DE CALIBRADOR DE TORQUÍMETROS UTILIZADOS NA INTEGRAÇÃO DE SATÉLITES

PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO PARA CALIBRAÇÃO DE CALIBRADOR DE TORQUÍMETROS UTILIZADOS NA INTEGRAÇÃO DE SATÉLITES PROJETO E DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO PARA CALIBRAÇÃO DE CALIBRADOR DE TORQUÍMETROS UTILIZADOS NA INTEGRAÇÃO DE SATÉLITES RELATÓRIO FINAL DE PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (PIBIC/CNPq/INPE) Marcelo

Leia mais

3. Metodologia utilizada na modelagem numérica dos conglomerados

3. Metodologia utilizada na modelagem numérica dos conglomerados 52 3. Metodologia utilizada na modelagem numérica dos conglomerados Neste capítulo apresenta-se a metodologia utilizada para a determinação das propriedades mecânicas dos conglomerados, utilizando a interpretação

Leia mais

Capítulo 4 Propriedades Mecânicas dos Materiais

Capítulo 4 Propriedades Mecânicas dos Materiais Capítulo 4 Propriedades Mecânicas dos Materiais Resistência dos Materiais I SLIDES 04 Prof. MSc. Douglas M. A. Bittencourt prof.douglas.pucgo@gmail.com Propriedades Mecânicas dos Materiais 2 3 Propriedades

Leia mais

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 28 Introdução ao Estudo de Cargas nas Aeronaves

Introdução ao Projeto de Aeronaves. Aula 28 Introdução ao Estudo de Cargas nas Aeronaves Introdução ao Projeto de Aeronaves Aula 28 Introdução ao Estudo de Cargas nas Aeronaves Tópicos Abordados Introdução ao Estudo de Cargas nas Aeronaves. Tipos de Cargas nas Aeronaves Uma aeronave é projetada

Leia mais

AULA 13: ESTADO DE TENSÕES E CRITÉRIOS DE RUPTURA. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos

AULA 13: ESTADO DE TENSÕES E CRITÉRIOS DE RUPTURA. Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos AULA 13: ESTADO DE TENSÕES E CRITÉRIOS DE RUPTURA Prof. Augusto Montor Mecânica dos Solos 9 INTRODUÇÃO Os solos, como vários outros materiais, resistem bem a compressão, mas tem resistência limitada aos

Leia mais

Principais propriedades mecânicas

Principais propriedades mecânicas Principais propriedades mecânicas Resistência à tração Elasticidade Ductilidade Fluência Fadiga Dureza Tenacidade,... Cada uma dessas propriedades está associada à habilidade do material de resistir às

Leia mais

Neste capítulo são apresentadas as principais conclusões deste trabalho e algumas sugestões para futuras pesquisas.

Neste capítulo são apresentadas as principais conclusões deste trabalho e algumas sugestões para futuras pesquisas. 302 11 Conclusões Neste capítulo são apresentadas as principais conclusões deste trabalho e algumas sugestões para futuras pesquisas. 11.1. Conclusões Esta pesquisa envolveu a realização de quatro etapas

Leia mais

LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 1. Disciplina: Mecânica dos Sólidos MECSOL34 Semestre: 2016/02

LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 1. Disciplina: Mecânica dos Sólidos MECSOL34 Semestre: 2016/02 LISTA DE EXERCÍCIOS ÁREA 1 Disciplina: Mecânica dos Sólidos MECSOL34 Semestre: 2016/02 Prof: Diego R. Alba 1. O macaco AB é usado para corrigir a viga defletida DE conforme a figura. Se a força compressiva

Leia mais

Determinação das Propriedades Geotécnicas dos Sedimentos Eólicos da Cidade de Natal-RN

Determinação das Propriedades Geotécnicas dos Sedimentos Eólicos da Cidade de Natal-RN Determinação das Propriedades Geotécnicas dos Sedimentos Eólicos da Cidade de Natal-RN Freitas Neto, O. Departamento de Geotecnia, Escola de Engenharia de São Carlos, São Paulo. Costa, F. A. A., Lima,

Leia mais

Materiais e Processos Construtivos. Propriedades. Frank Cabral de Freitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º. Instrutor

Materiais e Processos Construtivos. Propriedades. Frank Cabral de Freitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º. Instrutor Propriedades rank Cabral de reitas Amaral 1º º Ten.-Eng.º Instrutor Março/2005 Programação SEMANA DATA TÓPICOS 1 2 3 4 5 6 7 8 06/mar 09/mar 13/mar 16/mar 20/mar 23/mar 27/mar 30/mar 3/abr 6/abr 10/abr

Leia mais

MECÂNICA DOS SÓLIDOS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS. Prof. Dr. Daniel Caetano

MECÂNICA DOS SÓLIDOS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS. Prof. Dr. Daniel Caetano MECÂNICA DOS SÓLIDOS PROPRIEDADES MECÂNICAS DOS MATERIAIS Prof. Dr. Daniel Caetano 2019-1 Objetivos Conhecer o comportamento dos materiais na tração e compressão Compreender o gráfico de tensão x deformação

Leia mais

Considerações sobre efeito do confinamento e resistência da interface base-terreno em tubulões

Considerações sobre efeito do confinamento e resistência da interface base-terreno em tubulões Considerações sobre efeito do confinamento e resistência da interface base-terreno em tubulões José Antonio Schiavon Escola de Engenharia de São Carlos USP, São Carlos, Brasil, jaschiav@sc.usp.br Edmundo

Leia mais

PROJETO ESTRUTURAL. Márcio R. S. Corrêa ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND

PROJETO ESTRUTURAL. Márcio R. S. Corrêa ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CIMENTO PORTLAND PROJETO ESTRUTURAL Márcio R. S. Corrêa Interação da Alvenaria com Estruturas de Concreto Armado CAE / 2 Conceitos Básicos Carregamento em vigas sobre apoios discretos Consideração usual: carga uniforme

Leia mais

Critérios de Escoamento

Critérios de Escoamento Departamento de Engenharia Mecânica Mecânica dos Sólidos I Critérios de Escoamento Prof. Arthur Braga Projeto Mecânico Estratégia Identificar possíveis modos de falha (escoamento, ruptura, fadiga, fratura,

Leia mais

Análise de Elementos Finitos para Validação de Reforços Estruturais em Perfil I Metálicos para Pontes Ferroviárias Carlos Alberto Medeiros

Análise de Elementos Finitos para Validação de Reforços Estruturais em Perfil I Metálicos para Pontes Ferroviárias Carlos Alberto Medeiros Análise de Elementos Finitos para Validação de Reforços Estruturais em Perfil I Metálicos para Pontes Ferroviárias Carlos Alberto Medeiros Universidade de Mogi das Cruzes Departamento de Ciências Exatas

Leia mais

INTRODUÇÃO À DINÂMICA. Prof.: POMPEU

INTRODUÇÃO À DINÂMICA. Prof.: POMPEU Leis de Newton Terceira lei de movimento de Newton: Lei da ação e reação O princípio da ação e reação estabelece que toda vez que um corpo A exerce uma força F A em outro corpo B, este também exerce em

Leia mais

Along. (50mm) 25% Custo (aço + Frete + impostos) R$ 1450,00/ton

Along. (50mm) 25% Custo (aço + Frete + impostos) R$ 1450,00/ton 1. Qual o valor das tensões principais para os tensores de tensão dados, segundo a simbologia utilizada na disciplina (vide matrizes abaixo)? Estados Valores de tensões em MPa Tensões Genéricas Tensões

Leia mais

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero

Sistemas Estruturais. Prof. Rodrigo mero Sistemas Estruturais Prof. Rodrigo mero Aula 2 Cargas que Atuam nas estruturas Índice Forças Vetoriais Geometria das Forças Cargas Quanto a Frequência Levantamento de Cargas Simples Equilíbrio Interno

Leia mais

Resistência dos Materiais

Resistência dos Materiais Resistência dos Materiais Eng. Mecânica, Produção UNIME 2016.1 Lauro de Freitas, Maio, 2016. 5 Análise e projeto de vigas em flexão Conteúdo Introdução Diagramas de Força Cortante e Momento Fletor Problema

Leia mais

ESTUDO NUMÉRICO DA INFLUÊNCIA DO TRAÇO DA ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO EM BLOCOS CERÂMICOS ESTRUTURAIS

ESTUDO NUMÉRICO DA INFLUÊNCIA DO TRAÇO DA ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO EM BLOCOS CERÂMICOS ESTRUTURAIS ESTUDO NUMÉRICO DA INFLUÊNCIA DO TRAÇO DA ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO EM BLOCOS CERÂMICOS ESTRUTURAIS ESTUDO NUMÉRICO DA INFLUÊNCIA DO TRAÇO DA ARGAMASSA DE ASSENTAMENTO EM BLOCOS CERÂMICOS ESTRUTURAIS Numerical

Leia mais

Atuador Eletrotermomecânico. Operam no modo quasi-estático

Atuador Eletrotermomecânico. Operam no modo quasi-estático Atuador Eletrotermomecânico Operam no modo quasi-estático Equações Constitutivas Equação de Condutividade Elétrica Equação de Termoelasticidade Equação de Condutividade Térmica q 1 1 1 2 1 I 2 em ; em

Leia mais

Estabilidade. Marcio Varela

Estabilidade. Marcio Varela Estabilidade Marcio Varela Esforços internos O objetivo principal deste módulo é estudar os esforços ou efeitos internos de forças que agem sobre um corpo. Os corpos considerados não são supostos perfeitamente

Leia mais

6 Análise e Discussão de Resultados

6 Análise e Discussão de Resultados 6 Análise e Discussão de Resultados Neste capítulo são apresentados os resultados das simulações 3D para tubos base com diferentes furações considerando cenários extremos que poderiam levar ao colapso

Leia mais

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio NECE. Experimento de ensino baseado em problemas. Módulo 01: Análise estrutural de vigas

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio NECE. Experimento de ensino baseado em problemas. Módulo 01: Análise estrutural de vigas Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC-Rio NECE Experimento de ensino baseado em problemas Módulo 01: Análise estrutural de vigas Aula 02: Estruturas com barras sob corportamento axial

Leia mais

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 4º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 3

23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 4º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 3 23ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA 4º PRÊMIO TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO METROFERROVIÁRIOS CATEGORIA 3 ANÁLISE ESTRUTURAL DE TRILHO PARA VALIDAÇÃO DO AUMENTO DO LIMITE DE DESGASTE INTRODUÇÃO A

Leia mais

CRITÉRIOS DE RUPTURA PARA MATERIAIS DÚTEIS/FRÁGEIS EM ESTADO PLANO DE TENSÕES. Prof. POLLYANNA ALEXANDRE DA CRUZ

CRITÉRIOS DE RUPTURA PARA MATERIAIS DÚTEIS/FRÁGEIS EM ESTADO PLANO DE TENSÕES. Prof. POLLYANNA ALEXANDRE DA CRUZ CRITÉRIOS DE RUPTURA PARA MATERIAIS DÚTEIS/FRÁGEIS EM ESTADO PLANO DE TENSÕES Prof. POLLYANNA ALEXANDRE DA CRUZ Ano Novo Novos desafios e oportunidades! PLT(Programa do Livro Texto) BEER, F. P.; DEWOLF,

Leia mais

Verificação de uma Fundação em Microestacas

Verificação de uma Fundação em Microestacas Manual de engenharia No. 36 Atualização 06/2017 Verificação de uma Fundação em Microestacas Programa: Arquivo: Grupo de Estacas Demo_manual_en_36.gsp O objetivo deste manual de engenharia é mostrar como

Leia mais

TRELIÇA C/ SISTEMA TENSOR DE CABO

TRELIÇA C/ SISTEMA TENSOR DE CABO Q) RESPOSTA TRELIÇA C/ SISTEMA TENSOR DE CABO Obtidas as matrizes de rigidez dos elementos estruturais, deve-se remanejar tais coeficientes para a matriz de rigidez da estrutura (graus de liberdade ordenados).

Leia mais

AULA 2: RESPOSTAS DOS MATERIAIS SEGUNDO A MECÂNICA DOS MEIOS CONTÍNUOS

AULA 2: RESPOSTAS DOS MATERIAIS SEGUNDO A MECÂNICA DOS MEIOS CONTÍNUOS Universidade de São Paulo Escola Politécnica Departamento de Engenharia de Estruturas e Fundações Laboratório de Mecânica Computacional Universidade de São Paulo Escola de Engenharia de São Carlos Departamento

Leia mais

4 Ensaios Principais: Descrição e Apresentação dos Resultados

4 Ensaios Principais: Descrição e Apresentação dos Resultados 4 Ensaios Principais: Descrição e Apresentação dos Resultados 4.1. Introdução Neste capítulo é feita a descrição e a apresentação dos ensaios referentes às vigas hiperestáticas. Na descrição dos ensaios

Leia mais

Análise de vibração livre de ferramentas para usinagem em alta velocidade

Análise de vibração livre de ferramentas para usinagem em alta velocidade Análise de vibração livre de ferramentas para usinagem em alta velocidade Gabriela Heimbach Vieira Instituto Tecnológico de Aeronáutica Rua H8 A, apartamento 104. CTA. São José dos Campos SP. Bolsista

Leia mais

MATERIAIS ELASTOPLÁSTICOS

MATERIAIS ELASTOPLÁSTICOS MATERIAIS ELASTOPLÁSTICOS - DESCRIÇÃO DO COMPORTAMENTO ELASTOPLÁSTICO Alguns elementos característicos dos ensaios de tração simples são analisados a seguir para identificar os fenômenos que devem ser

Leia mais

Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor de Tecnologia Departamento de Construção Civil DCC

Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor de Tecnologia Departamento de Construção Civil DCC Universidade Federal do Paraná - UFPR Setor de Tecnologia Departamento de Construção Civil DCC Mecânica dos Solos Mecânica dos Solos TC-035 Terças-feiras e Quintas-feiras das 7:30 às 9:10 Segundo Semestre

Leia mais

7.Modelagem Numérica da Conexão de Reparo com Shear Keys A2

7.Modelagem Numérica da Conexão de Reparo com Shear Keys A2 7.Modelagem Numérica da Conexão de Reparo com Shear Keys A2 7.1 Introdução Com os conhecimentos obtidos na modelagem da conexão lisa (A1), foi iniciada a modelagem numérica da conexão com shear keys (A2).

Leia mais

Mecânica dos Sólidos I Parte 2

Mecânica dos Sólidos I Parte 2 Departamento de Engenharia Mecânica arte 2 rof. Arthur M. B. Braga 2006.1 arte II Barras carregadas axialmente (Cap. 1 e 2) Cisalhamento (Cap. 1) Torção de eixos cilíndricos (Cap. 3) Mecânica dos Sólidos

Leia mais

Aula 6 Propriedades dos materiais

Aula 6 Propriedades dos materiais Aula 6 Propriedades Mecânicas dos Materiais E-mail: daniel.boari@ufabc.edu.br Universidade Federal do ABC Princípios de Reabilitação e Tecnologias Assistivas 3º Quadrimestre de 2018 Conceitos fundamentais

Leia mais

10 CRITÉRIOS DE RUPTURA 10.1 MATERIAIS FRÁGEIS 0 0,5 1 1,5 2 2,5

10 CRITÉRIOS DE RUPTURA 10.1 MATERIAIS FRÁGEIS 0 0,5 1 1,5 2 2,5 tensão (GPa) 10 CRITÉRIOS DE RUPTURA A avaliação das tensões e deformações sempre é feita em função de certas condições do material. Após o cálculo dessas variáveis existe a necessidade de confrontar os

Leia mais

4 Deslocamentos gerados pela escavação

4 Deslocamentos gerados pela escavação 4 Deslocamentos gerados pela escavação 4.1. Introdução Neste capítulo são analisados os campos de deslocamentos gerados no maciço rochoso devido à escavação da mineração Pampa de Pongo, Peru, que atualmente

Leia mais

Mecânica dos Solos TC 035

Mecânica dos Solos TC 035 Mecânica dos Solos TC 035 Curso de Engenharia Civil 6º Semestre Vítor Pereira Faro vpfaro@ufpr.br Agosto 2015 Relações Tensão x Deformação e s Relações Tensão x Deformação Elástico linear s Elástico não

Leia mais