2. JUSTIFICATIVA DE CONTRATAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "2. JUSTIFICATIVA DE CONTRATAÇÃO"

Transcrição

1 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ARQUITETURA, PLANILHA DE ORÇAMENTO, PROJETO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS, RELATÓRIO TÉCNICO E DEMAIS DOCUMENTOS PARA O HOSPITAL INFANTIL DR. JESER AMARANTE FARIA. 1. OBJETO 1.1. Contratação de empresa de Engenharia/Arquitetura para prestação de serviço de elaboração de documentação para o cumprimento das normativas do convênio a ser celebrado entre o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria e a Secretaria de Saúde de Santa Catarina, com objetivo obter a documentação para a licitação de novas obras, e obtenção das licenças finais solicitadas pelo BNDES Essa contratação contempla o desenvolvimento de: projetos de Arquitetura (Básico e Executivo) para as fachadas dos Blocos A, B e C; projeto de comunicação visual para a Unidade de Internação Psiquiátrica; projeto arquitetônico (básico e executivo) para a rota de fuga que interliga a saída do elevador de emergência ao bloco A; projeto de paisagismo da frente do bloco A; projeto de impermeabilização de paredes, terraços e outros elementos de proteção contra umidade; diretrizes para os projetos de Estruturas Metálicas e Instalações Elétricas (sinalização de abandono de local, iluminação de emergência e sistema de detecção de incêndio, iluminação de marquises, alimentação de instalações de ventilação e exaustão dos quartos de isolamento), promovendo a compatibilização dos mesmos; projeto de captação de águas pluviais; atualização dos projetos arquitetônicos do hospital, com a inclusão em projeto das área reformadas (UTI Neonatal, Internação Psiquiátricas e espaço da família); cronograma físico e financeiro, além de apresentação dos relatórios justificados de aplicação de recurso, com apresentação de orçamento baseado nas referências públicas. Todas as atividades visam a adequação de obras atuais e futuras no Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria (HJAF), localizado na Rua Araranguá, 554, Joinville/SC O valor global inclui todos os projetos necessários à execução dos serviços, com os respectivos memoriais, lista de materiais e todas as demais despesas pertinentes Todos os projetos deverão respeitar rigorosamente as especificações das Normas Brasileiras.

2 2. JUSTIFICATIVA DE CONTRATAÇÃO O Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria (HJAF) é o principal hospital do Norte/Nordeste de Santa Catarina, sendo referência em oncologia, cardiologia, ortopedia, cirurgia cardíaca, terapia intensiva, nefrologia, neurocirurgia e pneumologia. Sua estrutura física deve ser adequada para o melhor acolhimento dos pacientes nas unidades de internação e nos ambulatórios, de modo que as entradas e saídas garantam acessibilidade e conforto aos usuários, com soluções arquitetônicas que não descaracterizem o partido arquitetônico, mas adequem/corrijam as estruturas metálicas das fachadas, impedindo infiltrações e patologias decorrentes da umidade. A elaboração dos projetos visa a melhoria do espaço físico, aliando as questões sócio ambientais, como a captação de águas de chuvas, à melhoria nos acessos para todos os usuários, inclusive os com necessidades especiais. 3. DESCRIÇÃO DO OBJETO A especificação do objeto da contratação contempla os seguintes projetos: 3.1. ANTEPROJETO Estudo arquitetônico das Fachadas e de seus elementos, como telhas calandradas, aumento das coberturas dos blocos A (embarque e desembarque) e B (acesso ao ambulatório), C (carga e descarga de insumos); Área = 4.900m². Diretrizes para o projeto de sistema de iluminação e central de alarme para o hospital com objetivo de redução de custo de implantação; Área = m². Projeto da rota de fuga que interliga a saída do elevador de emergência ao corredor do bloco A; Estudo de captação de águas pluviais e reuso; Área= 5.984m². Estudo para tratamento da patologia nos quartos de internação devido a recuperação da fachada/retirada de pastilha PROJETO LEGAL (PROJETO PARA APROVAÇÃO NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS) Projeto Arquitetônico da área externa das fachadas dos Blocos A, B e C com alteração da cobertura para aprovação na prefeitura devido o aumento das áreas edificadas; Relatório e projeto para o aumento das coberturas a ser encaminhado a Secretaria de Meio Ambiente, para ser acrescido na Licença Ambiental de Operação; Inclusão da UTI Neonatal, do Espaço da Família no projeto geral do Hospital a ser aprovada na prefeitura, para obtenção de licença de construção e conclusão de obras; A=22.365m² Projeto da comunicação Visual (fachada bloco A e B) = A= 2.340m²

3 3.3. PROJETO EXECUTIVO ARQUITETURA Projeto Arquitetônico com detalhamento das interferências dos elementos metálicos das fachadas; A= 4.900m² Projeto Arquitetônico de reforma das paredes que tiveram intervenção de infiltração devido as pastilhas; A= 9.154,50m² Projeto de Paisagismo da área frontal; A= 848m² Projeto da comunicação Visual da Int. Psiquiátrica = A= 2.340m² 3.4. PROJETO DE CAPTAÇÃO DE ÁGUAS PLUVIAIS Projeto de captação das águas pluviais para os telhados reformados e ampliados no Hospital, considerando um baixo custo de investimento e fácil manutenção. Área= 5.984m² 3.5. COORDENAÇÃO DE PROJETOS COMPLEMENTARES Deverá coordenar, compatibilizar, os projetos complementares de engenharia que serão contratados pelo Hospital, sendo eles de engenharia elétrica para de sinalização de abandono de local, iluminação de emergência e sistema de detecção de incêndio, iluminação de marquises, alimentação de instalações de ventilação e exaustão dos quartos de isolamento, projeto completo (básico e executivo) de Estruturas Metálicas e fundações, para os Alpendres Principais, e coberturas e estruturas metálicas, das áreas de serviço, e do elemento arquitetônico metálico que constitui a fachada do Bloco A, projeto de Ventilação e Exaustão para os quartos de Isolamento do Bloco A RELATÓRIO TÉCNICO JUSTIFICADO E RELATÓRIO FOTOGRÁFICO. Deverá apresentar relatório técnico justificado para todos os grupos de serviços propostos no futuro orçamento para a conclusão da segunda etapa da obra, com o objetivo de justificar a aplicação do recurso considerado investimento, diferenciando os serviços de custo/manutenção RELATÓRIO FOTOGRÁFICO. Representação fotográfica dos grupos de serviços que serão descritos no formato do orçamento MEMORIAL DESCRITIVO O memorial descritivo deve apresentar os serviços a executar, as soluções em relação ao abastecimento de água e energia, soluções em relação ao esgoto e resíduos dos serviços de saúde e também, apresentar considerações sobre a questão de acessibilidade, além de descrever de forma detalhada e clara os serviços já executados (referente ao termo de gestão anterior) e o que falta executar (referente ao convênio atual) PLANILHA DE ORÇAMENTO. Deverá apresentar planilha de orçamento único, analítico, com valor global da obra ou serviço de engenharia, fundamentado nos custos unitários e quantitativos de serviços.

4 O orçamento deverá ser baseado em referenciais adotados pelo Estado de Santa Catarina e aceitos pela Secretaria de Saúde de Estado CRONOGRAMA FÍSICO FINANCEIRO Para o orçamento apresentado deverá ser entregue um cronograma físico financeiro. 4. DO CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS Os serviços de elaboração dos projetos deverão ser realizados e concluídos dentro dos prazos limites estabelecidos no quadro abaixo, contados a partir da emissão da ordem de serviço, para elaboração do Projeto Básico e até a conclusão com a finalização com o Projeto Executivo, e os seus apêndices. Descrição Projeto Básico Projeto Executivo Orçamento e demais projetos Prazo Em até 40 dias corridos Entrega até 80 dias corridos Deve ser encaminhado ao Estado até 10/04/ DESENVOLVIMENTO DE PROJETO A Contratada deverá providenciar junto ao CREA as Anotações de Responsabilidade Técnica - ART referentes a todos os projetos e atividades técnicas objeto deste Termo de Referência. A Contratada deverá entregar à Contratante, uma via das Anotações de Responsabilidade Técnica (ART) relativas a todos os projetos que compõem o Projeto, devidamente quitadas. A Contratada deverá entregar as plantas referentes ao projeto básico, projeto legal e projeto executivo, devidamente plotadas, para análise e correção pela fiscalizadora. A Contratada deverá efetuar o pagamento de todos os impostos, taxas e demais obrigações fiscais incidentes ou que vierem a incidir sobre o objeto do contrato, até o Recebimento Definitivo dos serviços. Os trabalhos deverão ser rigorosamente realizados em obediência às etapas de projeto estabelecidas no item Etapas do Projeto, de modo a evoluírem gradual e continuamente em direção aos objetivos estabelecidos pelo Contratante e reduzirem os riscos de perdas e refazimentos dos serviços. Toda e qualquer dúvida deverá ser esclarecida previamente com a fiscalização antes da execução dos serviços correspondentes.

5 Os documentos técnicos produzidos em cada etapa de elaboração do Projeto devem ser submetidos à avaliação da Contratante. Os trâmites para a aprovação dos projetos junto aos órgãos oficiais serão de responsabilidade da Contratada, através dos autores dos projetos. Será de responsabilidade dos autores dos projetos a introdução das modificações necessárias à sua aprovação. Os documentos técnicos que forem rejeitados, parciais ou totalmente, devem ser revistos ou alterados apenas pelo seu autor e submetidos à nova avaliação. A aprovação do Projeto não eximirá os autores dos Projetos das responsabilidades estabelecidas pelas normas, regulamentos e legislação pertinentes às atividades profissionais. As inadequações apontadas pela Fiscalização e os órgãos de aprovação (IPPUJ) serão corrigidas pela Contratada sem custo adicional para o Contratante. 6. FORMA DE PAGAMENTO O pagamento será realizado por etapas sendo: 15% de sinal de negócio 25% na entrega do Projeto Básico 25% na entrega do projeto executivo 25% na entrega do orçamento e cronograma físico financeiro 10% Na entrega do relatório técnico justificado e relatório fotográfico *Terminologias Estudo Preliminar: etapa destinada à concepção e à representação do conjunto de informações técnicas necessárias à compreensão da configuração inicial e aproximada da edificação podendo incluir soluções alternativas. Anteprojeto: etapa destinada à concepção e à representação do conjunto de informações técnicas provisórias de detalhamento da edificação, necessárias ao inter-relacionamento das atividades técnicas de projeto e suficientes à elaboração de estimativas aproximadas de custos e de prazos dos serviços de obra implicados. Projeto Legal: etapa destinada à representação do conjunto de informações técnicas necessárias à análise e aprovação, pelas autoridades competentes, da concepção da edificação e dos seus elementos com base nas exigências legais (municipal, estadual, federal) e à obtenção do alvará ou das licenças e demais documentos indispensáveis para as atividades de construção.

6 Projeto Executivo: etapas destinadas à concepção e à representação final do conjunto de informações técnicas da edificação, completas, definitivas e suficientes à licitação (contratação) e à execução dos serviços de obra correspondentes.

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMPLEMENTARES DE ENGENHARIA PARA O HOSPITAL INFANTIL DR. JESER AMARANTE FARIA.

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMPLEMENTARES DE ENGENHARIA PARA O HOSPITAL INFANTIL DR. JESER AMARANTE FARIA. ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMPLEMENTARES DE ENGENHARIA PARA O HOSPITAL INFANTIL DR. JESER AMARANTE FARIA. 1. OBJETO 1.1. Contratação de empresa de Engenharia para prestação de

Leia mais

2. JUSTIFICATIVA DE CONTRATAÇÃO

2. JUSTIFICATIVA DE CONTRATAÇÃO ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA ELABORAÇÃO DE PROJETOS COMPLEMENTARES DE ENGENHARIA ELÉTRICA PARA SINALIZAÇÃO DE ABANDONO DE LOCAL, ILUMINAÇÃO DE EMERGÊNCIA E SISTEMA DE DETECÇÃO DE INCÊNDIO, ILUMINAÇÃO DE

Leia mais

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS Antonio Pedro Alves de Carvalho Imagem: omnistudio.com.br Qualidades de uma solução arquitetônica: Funcionalidade Economia Beleza Flexibilidade Expansibilidade

Leia mais

Superintendência do Espaço Físico Diretrizes Orçamentárias para 2015

Superintendência do Espaço Físico Diretrizes Orçamentárias para 2015 Superintendência do Espaço Físico Diretrizes Orçamentárias para 2015 1. Recursos SEF 1.1. Custeio - Dotação Básica - Manutenção e Reposição de Equipamentos de Informática - Treinamento de Recursos Humanos

Leia mais

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO

PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE SERVIÇO PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO SERVIÇO DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE PREVENÇÃO E COMBATE A INCÊNDIO E PÂNICO PARA CONSTRUÇÕES, AMPLIAÇÕES E/OU REFORMAS

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Cronograma físico financeiro para o desenvolvimento de projetos executivos para construção do prédio da Biblioteca Central, no Campus Morro do Cruzeiro em Ouro Preto DISCIPLINAS DE PROJETOS 1ª REUNIÃO

Leia mais

PROJETISTA (nome, CREA): 1. FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO (Estudo Preliminar e subfases, conforme NBR )

PROJETISTA (nome, CREA): 1. FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO (Estudo Preliminar e subfases, conforme NBR ) FASES CHECKLIST PROJETOS E SERVIÇOS DE ARQUITETURA IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: EMPRESA (nome, endereço, tel./fax, e-mail): PROJETISTA (nome, CREA): LOCAL DE IMPLANTAÇÃO (endereço completo): 1. FASE A CONCEPÇÃO

Leia mais

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Etapas de projeto e documentações

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Etapas de projeto e documentações PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS Etapas de projeto e documentações Professora: Eng. Civil Mayara Custódio, Msc. Pesquisa de mercado Planejamento e projeto conceitual Aquisição do terreno Elaboração do

Leia mais

Seminário. Projeto Básico e Executivo nas Contratações Públicas

Seminário. Projeto Básico e Executivo nas Contratações Públicas Seminário Projeto Básico e Executivo nas Contratações Públicas Objetivo Verificar os entendimentos entre contratantes e contratados na Administração Pública sobre questões que envolvem projeto básico e

Leia mais

ESPECIFICAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ESPECIFICAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE SERVIÇO ESPECIFICAÇÕES GERAIS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS SERVIÇO DE ELABORAÇÃO DE PROJETOS PARA CONSTRUÇÕES, AMPLIAÇÕES E/OU REFORMAS DE OBRAS DA UFJF. Versão 3 de 28 de maio

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PREFEITURA UNIVERSITÁRIA SOLICITAÇÃO DE PROJETOS Projeto de Arquitetura e Engenharia

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PREFEITURA UNIVERSITÁRIA SOLICITAÇÃO DE PROJETOS Projeto de Arquitetura e Engenharia UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ PREFEITURA UNIVERSITÁRIA SOLICITAÇÃO DE PROJETOS Projeto de Arquitetura e Engenharia COMO SOLICITAR UM PROJETO? Para solicitações de projetos de arquitetura e engenharia,

Leia mais

EDITAL DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS

EDITAL DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS EDITAL DE COTAÇÃO PRÉVIA DE PREÇOS HOSPITAL MATERNO INFANTIL DR. JESER AMARANTE FARIA, neste ato representado pela Organização Social Hospital Nossa Senhora das Graças, inscrito no CNPJ nº 76.562.198/0003-20,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. São obrigações da Empreiteira e do seu Responsável Técnico:

MEMORIAL DESCRITIVO. São obrigações da Empreiteira e do seu Responsável Técnico: MEMORIAL DESCRITIVO OBRA: REFORMA TELHADO, CALHA E ACABAMENTOS LOCAL: RUA NUNES PEREIRA, SÃO MIGUEL DAS MISSÕES UBS NUNES PEREIRA O presente conjunto de especificações e descrições tem por objetivo principal

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO AO HEMOSC/CEPON Coleta de Preç164/2015

FUNDAÇÃO DE APOIO AO HEMOSC/CEPON Coleta de Preç164/2015 TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO Contratação de empresa especializada em consultoria de engenharia para elaboração de laudo técnico de análise de patologias que geraram o desprendimento das pastilhas externas

Leia mais

TR ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA

TR ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA TR ENGENHARIA E CONSTRUÇÃO LTDA www.trconstrucao.eng.br Somos uma empresa de consultoria que atua no segmento de orçamento e planejamento para a construção civil. Atuamos no mercado de incorporação, arquitetura,

Leia mais

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO OBRAS E PROCESSOS

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO OBRAS E PROCESSOS Universidade Estadual de Campinas UNICAMP RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DE OBRAS E PROCESSOS FACULDADE DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS Refacção Sistema de drenagem de água de chuvas da Planta Piloto do Departamento

Leia mais

OBRAS PÚBLICAS EFETIVIDADE SOCIAL. Luiz Henrique de Barbosa Jorge Diretoria de Fiscalização de Obras Públicas - DIFOP

OBRAS PÚBLICAS EFETIVIDADE SOCIAL. Luiz Henrique de Barbosa Jorge Diretoria de Fiscalização de Obras Públicas - DIFOP OBRAS PÚBLICAS EFETIVIDADE SOCIAL Luiz Henrique de Barbosa Jorge Diretoria de Fiscalização de Obras Públicas - DIFOP ONDE ESTÃO NOSSOS ENGENHEIROS? O Brasil e seu Estado precisam de engenheiros. De muitos.

Leia mais

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS OBRAS ANEXO I DOCUMENTOS E PRAZOS

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DE GOIÁS OBRAS ANEXO I DOCUMENTOS E PRAZOS TIPO Edital DOCUMENTOS DE CITAÇÃO DESCRIÇÃO Fase Interna GEO-OBRAS OBRAS ANEXO I DOCUMENTOS E PRAZOS Planilha de Orçamento elaborada pela Administração (em formato pdf e xls ou similar) Cronograma físico-financeiro

Leia mais

CGPO/DIFES/SESu. Coordenação Geral de Planejamento e Orçamento

CGPO/DIFES/SESu. Coordenação Geral de Planejamento e Orçamento Coordenação Geral de Planejamento e Orçamento 1 Instrução Sintática para apresentação de projetos de construção, ampliação ou reforma 2 Construção: 1. Comprovação Legal de Propriedade do Terreno; 2. Relatório

Leia mais

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE

PROCEDIMENTO DA QUALIDADE Pág.: 1 de 6 1. OBJETIVO Realizar o gerenciamento dos projetos desde o seu planejamento, desenvolvimento, recebimento, análise crítica, controle e distribuição nas obras. 2. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA Manual

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO PREFEITURA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE SECRETARIA MUNICIPAL DE OBRAS E VIAÇÃO ANEXO XIII - TERMO DE REFERÊNCIA APOIO OPERACIONAL PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PREDIAIS E ORÇAMENTOS DA PREFEITURA MUNICIPAL

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias)

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias) GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias) AGENDA 1 2 3 Apresentação Palestrante Informações necessárias no projeto Sistemas Prediais: Especialidades 4

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Item CATMAT Descrição Unidade Quantidade Aquisição de telha galvanizada Unidade 15

TERMO DE REFERÊNCIA. Item CATMAT Descrição Unidade Quantidade Aquisição de telha galvanizada Unidade 15 TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO Item CATMAT Descrição Unidade Quantidade 1 12009 Aquisição de telha galvanizada Unidade 15 trapezoidal 1.1 Aquisição de material de consumo, conforme condições, quantidades

Leia mais

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I

TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I TEC 159 TECNOLOGIA DAS CONSTRUÇÕES I Aula 6 Projeto - Etapas Cristóvão C. C. Cordeiro Inserção no contexto de produção Objetivos de produção a serem alcançados; O projeto do produto e do processo O projeto

Leia mais

LEI COMPLEMENTAR Nº 806, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2016.

LEI COMPLEMENTAR Nº 806, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2016. LEI COMPLEMENTAR Nº 806, DE 27 DE DEZEMBRO DE 2016. Dispõe sobre a realização de inspeção predial em edificações no Município de Porto Alegre. O PREFEITO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Faço saber que a Câmara

Leia mais

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 0 PROJETOS DA SANEPAR PRESCRIÇÕES GERAIS DE

MANUAL DE PROJETOS DE SANEAMENTO MPS MÓDULO 0 PROJETOS DA SANEPAR PRESCRIÇÕES GERAIS DE MÓDULO PRESCRIÇÕES GERAIS DE VERSÃO 218 Modulo Prescrições Gerais de Projetos da Sanepar Lei 8.666/1993 Lei 13.33/216 DE: A Sanepar historicamente desenvolveu e contratou seus projetos utilizando a seguinte

Leia mais

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Nº 02/2011

RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Nº 02/2011 MINISTÉRIO DA DEFESA EXÉRCITO BRASILEIRO DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA INSTITUTO MILITAR DE ENGENHARIA (Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho, 1792) RELATÓRIO DE FISCALIZAÇÃO Nº 02/2011

Leia mais

FORTALECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL DA ILHA GRANDE - OBRAS DE REFORMA DA SEDE ADMINISTRATIVA/CENTRO DE VISITANTES DO PARQUE ESTADUAL DA ILHA GRANDE

FORTALECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL DA ILHA GRANDE - OBRAS DE REFORMA DA SEDE ADMINISTRATIVA/CENTRO DE VISITANTES DO PARQUE ESTADUAL DA ILHA GRANDE TERMO DE REFERÊNCIA Nº 01/2011 Projeto: FORTALECIMENTO DO PARQUE ESTADUAL DA ILHA GRANDE - OBRAS DE REFORMA DA SEDE ADMINISTRATIVA/CENTRO DE VISITANTES DO PARQUE ESTADUAL DA ILHA GRANDE Protocolo nº: 20110419160128109

Leia mais

REFORMA DO PISO DAS ENFERMARIAS COLETIVAS DO 4º, 6º E 7º ANDAR - ALA A. Contrato de Repasse Nº MEMORIAL DESCRITIVO

REFORMA DO PISO DAS ENFERMARIAS COLETIVAS DO 4º, 6º E 7º ANDAR - ALA A. Contrato de Repasse Nº MEMORIAL DESCRITIVO DO 4º, 6º E 7º ANDAR - ALA A Contrato de Repasse Nº 1028016-26 Av. Francisco Sales, 1111 Santa Efigênia CEP 30150-221 Belo Horizonte MG 31 32388100 santacasabh.org.br - 1/6 SUMÁRIO 1 DADOS GERAIS DO CONTRATO...

Leia mais

FUNDAÇÃO DE APOIO AO HEMOSC/CEPON

FUNDAÇÃO DE APOIO AO HEMOSC/CEPON TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO CP 318/15 Contratação de empresa especializada para substituição de telhas metálicas e manutenção de estrutura metálica da cobertura do Hemocentro Regional de Joinville. 2.

Leia mais

Prefeitura Municipal de São Benedito publica:

Prefeitura Municipal de São Benedito publica: Prefeitura Municipal de 1 Ano VII Nº 1401 Prefeitura Municipal de São Benedito publica: Carta Cotação - Contratação dos serviços de Elaboração do Projeto Básico, visando o gerenciamento completo do Sistema

Leia mais

ANEXO I da TP 03/2016-CPL/UNIVASF PROJETO BÁSICO PROJETO BÁSICO

ANEXO I da TP 03/2016-CPL/UNIVASF PROJETO BÁSICO PROJETO BÁSICO ANEXO I da TP 03/2016-CPL/UNIVASF PROJETO BÁSICO PROJETO BÁSICO Contratação de empresa especializada na elaboração de projetos de engenharia para construção do acesso viário em rodovia tipo BR para o Campus

Leia mais

Lideres - IBJO 07/09/2014

Lideres - IBJO 07/09/2014 IGREJA BATISTA JARDIM DAS OLIVEIRAS PLANO DE AÇÃO PLANEJAMENTO 2014/2020 Lideres - IBJO 07/09/2014 PLANO DE AÇÃO (PA) Objetivo: Alvará de Funcionamento Definitivo e Aprovação do Projeto Construtivo do

Leia mais

OBJETO: Contratação de empresa de Engenharia, especializada em construção civil, para

OBJETO: Contratação de empresa de Engenharia, especializada em construção civil, para ======================================================================== BANCO DO BRASIL S.A. RDC PRESENCIAL http://www.bancobrasil.com.br ========================================================================

Leia mais

EDITAL nº 08/2019 LICITAÇÃO nº P.A. nº / OBJETO

EDITAL nº 08/2019 LICITAÇÃO nº P.A. nº / OBJETO EDITAL nº 08/2019 LICITAÇÃO nº 768.803 P.A. nº 6025.2019/0005686-3 1. OBJETO Contratação de serviços técnicos profissionais para elaboração de Projeto Executivo Estrutural para reforma do Estúdio de Gravação

Leia mais

D O P A R A N Á C O N S T R U Ç Ã O D O F Ó R U M E L E I T O R A L D E

D O P A R A N Á C O N S T R U Ç Ã O D O F Ó R U M E L E I T O R A L D E N o v e m b r o / 2 0 1 4 M E M O R I A L D E S C R I T I V O P R O J E T O A R Q U I T E T Ô N I C O E C O M P L E M E N T A R E S C O N S T R U Ç Ã O D O F Ó R U M E L E I T O R A L D E P O N T A G R

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Prefeitura do Campus Universitário

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Prefeitura do Campus Universitário PROJETO BÁSICO Reforma de cobertura do Centro de Convenções Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Projeto básico é o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para

Leia mais

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO SISTEMA DE PROJETOS E OBRAS PÚBLICAS - SOP Nº 002/2015. Unidade Responsável: Secretaria Municipal De Obras e Serviços Urbanos.

INSTRUÇÃO NORMATIVA DO SISTEMA DE PROJETOS E OBRAS PÚBLICAS - SOP Nº 002/2015. Unidade Responsável: Secretaria Municipal De Obras e Serviços Urbanos. INSTRUÇÃO NORMATIVA DO SISTEMA DE PROJETOS E OBRAS PÚBLICAS - SOP Nº 002/2015 DISPÕE SOBRE OS PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PARA O CONTROLE DA EXECUÇÃO DE OBRAS PÚBLICAS E SERVIÇOS DE ENGENHARIA. Versão:

Leia mais

PA.06/201.95/11597/00

PA.06/201.95/11597/00 EQUIPE DE APOIO TÉCNICO ESPECIALIDADE PROFISSIONAL CREA/ CAU RUBRICA Arquitetura e Urbanismo Arq. Márcia Soldera CAU 54.2403 Christine Borges Reffatti (estagiária) REV MODIFICAÇÃO DATA PROJETISTA DESENHISTA

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Item CATMAT Descrição Unidade Quantidade Aquisição de telha galvanizada Unidade 15

TERMO DE REFERÊNCIA. Item CATMAT Descrição Unidade Quantidade Aquisição de telha galvanizada Unidade 15 TERMO DE REFERÊNCIA 1. OBJETO Item CATMAT Descrição Unidade Quantidade 1 12009 Aquisição de telha galvanizada Unidade 15 trapezoidal 1.1 Aquisição de material de consumo, conforme condições, quantidades

Leia mais

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA Disciplina: Construção civil I Departamento de construção civil Prof: Gabriel P. Marinho Assuntos - CONCEITOS INICIAIS - CREA PR - ETAPAS - DOCUMENTOS - TAXAS - REPRESENTAÇÃO

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Prefeitura do Campus Universitário

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto UFOP Prefeitura do Campus Universitário PROJETO BASICO REFORMA DA COBERTURA ICEB 01-02 BLOCOS ALA NORTE UFOP - CAMPUS MORRO DO CRUZEIRO Projeto básico é o conjunto de elementos necessários e suficientes, com nível de precisão adequado, para

Leia mais

Grupo de Construçao Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA

Grupo de Construçao Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA Disciplina: Construção civil I Departamento de construção civil Profa: Barbara T. V. Bôas Prof: Gabriel P. Marinho Assuntos - CONCEITOS INICIAIS - CREA PR - ETAPAS -

Leia mais

Nº / ANO DA PROPOSTA: /2015 DADOS DO CONCEDENTE OBJETO:

Nº / ANO DA PROPOSTA: /2015 DADOS DO CONCEDENTE OBJETO: MINISTERIO DA SAUDE PORTAL DOS CONVÊNIOS SICONV - SISTEMA DE GESTÃO DE CONVÊNIOS Nº / ANO DA PROPOSTA: 043034/2015 OBJETO: DADOS DO CONCEDENTE AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO E MATERIAL PERMANENTE PARA UNIDADE

Leia mais

SUMÁRIO GPE-NI /12/2020. Diretrizes Gerais para Elaboração de Projetos Através da Metodologia BIM. Gerência de Projetos de Engenharia - GPE

SUMÁRIO GPE-NI /12/2020. Diretrizes Gerais para Elaboração de Projetos Através da Metodologia BIM. Gerência de Projetos de Engenharia - GPE SUMÁRIO OBJETIVO... 2 APLICAÇÃO... 2 DEFINIÇÕES... 2 RESPONSABILIDADES... 3 Elaboração e Alteração... 3 Revisão e Aprovação... 3 Distribuição... 4 Acesso... 4 Uso... 4 Armazenamento e Disponibilização...

Leia mais

PROGRAMA GEF MAR TERMO DE REFERÊNCIA

PROGRAMA GEF MAR TERMO DE REFERÊNCIA PROGRAMA GEF MAR TERMO DE REFERÊNCIA CONSULTORIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO EXECUTIVO DA REFORMA E AMPLIAÇÃO DA SEDE ADMINISTRATIVA DA APA DA BALEIA FRANCA E FISCALIZAÇÃO DE SUA EXECUÇÃO IMBITUBA - SC

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A Eng.Leonardo Braga Passos, Msc Sócio/Diretor PI-Engenharia e Consultoria Diretor Regional BH-ABECE (2015/2016) INTRODUÇÃO / OBJETIVO O Manual para Contratação

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA. Marco Antônio Vecci

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA. Marco Antônio Vecci GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA Marco Antônio Vecci Local: EXPOMINAS BH Data: 08/08/2016 FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO ESTUDO PRELIMINAR Consultoria e Ensaios Consultoria: Análise preliminar entre

Leia mais

APÊNDICE 01 PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DAS OBRAS PARQUE DE INFRA-ESTRUTURA DA FASE ZERO DO SAPIENS

APÊNDICE 01 PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DAS OBRAS PARQUE DE INFRA-ESTRUTURA DA FASE ZERO DO SAPIENS APÊNDICE 01 PROJETOS EXECUTIVOS DE ENGENHARIA DAS OBRAS DE INFRA-ESTRUTURA DA FASE ZERO DO SAPIENS PARQUE Sumário 1 Objetivo... 3 2 Características Principais... 4 2.1 Área de Intervenção... 4 2.2 Projetos

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA Exercício 2010 ANEXO 4 CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO

RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES DE AUDITORIA INTERNA Exercício 2010 ANEXO 4 CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO RELATÓRIO ANUAL DE ATIVIDADES INTERNA 3.1.1.2 241099 CONSTATAÇÃO: (005) Ausência de Anotação de Responsabilidade Técnica ART para elaboração do Projeto Básico, referente à construção dos Blocos de Salas

Leia mais

Monitoramento e assessoria técnica para ações de saneamento básico

Monitoramento e assessoria técnica para ações de saneamento básico Monitoramento e assessoria técnica para ações de saneamento básico EIXO3: Desenvolvimento de Projeto Executivo dos sistemas de esgotamento sanitário dos Povoados de Chapada e Manchão do Meio em Xambioá/TO

Leia mais

13/03/2018. Construção de edifícios Etapas TC-022. Contratos por Empreitada e por Administração OBRA DE UM EDIFÍCIO: OBRA DE UM EDIFÍCIO:

13/03/2018. Construção de edifícios Etapas TC-022. Contratos por Empreitada e por Administração OBRA DE UM EDIFÍCIO: OBRA DE UM EDIFÍCIO: Ministério da Educação CONSTRUÇÃO Universidade DE EDIFÍCIOS Federal Prof. do José Paraná de Almendra Freitas Jr. Setor de Tecnologia Departamento de Construção Civil Construção de edifícios Etapas TC-022

Leia mais

CGEST CODIN. Coordenação Geral de Infraestrutura Educacional. Coordenação de Desenvolvimento de Infraestrutura

CGEST CODIN. Coordenação Geral de Infraestrutura Educacional. Coordenação de Desenvolvimento de Infraestrutura Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE CGEST Coordenação Geral de Infraestrutura Educacional CODIN Coordenação de Desenvolvimento de Infraestrutura Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA E AMBIENTAÇÃO DE INTERIORES SESC GUARULHOS

PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA E AMBIENTAÇÃO DE INTERIORES SESC GUARULHOS ANEXO IV PROCEDIMENTOS PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA E AMBIENTAÇÃO DE INTERIORES SESC GUARULHOS CONCURSO O 01/2009 1 ÍNDICE 1. Escopo do Projeto de Arquiteura...03 2. Orientações Complementares...05

Leia mais

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO SUBSTITUTIVO Nº 01

EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO SUBSTITUTIVO Nº 01 EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS DO SUBSTITUTIVO Nº 01 Toda a edificação sofre com o passar do tempo envelhecimento de seus componentes, que precisam ser acompanhados e corrigidos, para que sejam mantidas as características

Leia mais

ARQUITETURA. Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte e não acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

ARQUITETURA. Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte e não acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial. ARQUITETURA Francisco José d Almeida Diogo Professor da Seção de Engenharia de Fortificação e Construção Instituto Militar de Engenharia IME Praça General Tibúrcio, 80 - Praia Vermelha CEP. 22290-270 Tel:

Leia mais

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE CGEST. Coordenação Geral de Infraestrutura Educacional CODIN

Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE CGEST. Coordenação Geral de Infraestrutura Educacional CODIN Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE CGEST Coordenação Geral de Infraestrutura Educacional CODIN Coordenação de Desenvolvimento de Infraestrutura Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

Leia mais

[ 1 ] ARQUITETO SUSTENTÁVEL Passo a passo para criar projetos de casas sustentáveis em Steel Frame e Container

[ 1 ] ARQUITETO SUSTENTÁVEL Passo a passo para criar projetos de casas sustentáveis em Steel Frame e Container [ 1 ] [ 2 ] Este e-book tem como objetivo explicar de forma direta e dinâmica com uma linguagem simples o passo a passo de como elaborar projetos de casas sustentáveis utilizando como forma construtiva

Leia mais

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ANEXO I ESCOPO

CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ANEXO I ESCOPO CONTRATO DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS CONTRATO: RM 1415 - ELE/15 OBRA: OSASCO LOTE 01 SERVIÇO: PROJETO DE INSTALAÇÕES ELÉTRICAS ANEXO I ESCOPO 1. ESCOPO DOS SERVIÇOS Encontra-se relacionado a seguir o escopo

Leia mais

PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO E AMBIENTAL SEÇÃO 9: ZONEAMENTO AMBIENTAL URBANO

PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO E AMBIENTAL SEÇÃO 9: ZONEAMENTO AMBIENTAL URBANO PLANO DIRETOR DE DESENVOLVIMENTO FÍSICO E AMBIENTAL SEÇÃO 9: ZONEAMENTO AMBIENTAL URBANO SÃO CARLOS, 03 de Julho de 2013 O Plano Diretor de Desenvolvimento Físico e Ambiental, como peça constituinte do

Leia mais

DESENHO DE ESTRUTURAS AULA 1. Profª. Angela A. de Souza

DESENHO DE ESTRUTURAS AULA 1. Profª. Angela A. de Souza AULA 1 A CONCEPÇÃO ESTRUTURAL DE EDIFICIOS Etapas de um Projeto de Edificação A idealização de um projeto parte do princípio que devemos procurar ajuda de um profissional especializado, que irá nos ajudar

Leia mais

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA REFORMULAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO PARQUE FARROUPILHA.

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA REFORMULAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO PARQUE FARROUPILHA. CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS DE ENGENHARIA PARA REFORMULAÇÃO DA ILUMINAÇÃO PÚBLICA DO PARQUE FARROUPILHA. ANEXO XIV - PROJETO BÁSICO 1) GENERALIDADES O presente Projeto Básico tem como objetivo estabelecer

Leia mais

ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO

ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO PROJETO ARQUITETÔNICO PARA ENGENHARIA CIVIL ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ 2016/02 ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO O projeto de uma edificação é desenvolvido em fases,

Leia mais

CASA DE BOMBAS IFAL CAMPUS PENEDO MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ESTRUTURAL

CASA DE BOMBAS IFAL CAMPUS PENEDO MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ESTRUTURAL CASA DE BOMBAS IFAL CAMPUS PENEDO MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO ESTRUTURAL DIRETRIZES PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO ESTRUTURAL DA CASA DE BOMBAS DO CAMPUS PENEDO DO IFAL. 1. APRESENTAÇÃO Para a composição da

Leia mais

LICITAÇÃO CONVITE Nº 004/2017 ANEXO III MEMORIAL DESCRITIVO

LICITAÇÃO CONVITE Nº 004/2017 ANEXO III MEMORIAL DESCRITIVO LICITAÇÃO CONVITE Nº 004/2017 ANEXO III MEMORIAL DESCRITIVO Obra: Reforma de ponto comercial térreo com Auditório. Proprietário: Conselho Regional de Psicologia de São Paulo - Subsede do Grande ABC Local:

Leia mais

Padronização de Documentos de Uso do Laboratório de Arquitetura e Engenharia

Padronização de Documentos de Uso do Laboratório de Arquitetura e Engenharia PROCEDIMENTO DE SISTEMA PS 4.2.3/2 1/8 1. OBJETIVO Padronizar todos os documentos de uso do, de forma a aumentar a eficiência da execução dos projetos, otimizar o tempo dos profissionais envolvidos e também

Leia mais

PROJETO BÁSICO PARA CONTRATAÇÃO DOS PROJETOS ARQUITETÔNICO, ELÉTRICO E AR CONDICIONADO E COMPLEMENTARES AG MARAU

PROJETO BÁSICO PARA CONTRATAÇÃO DOS PROJETOS ARQUITETÔNICO, ELÉTRICO E AR CONDICIONADO E COMPLEMENTARES AG MARAU PROJETO BÁSICO PARA CONTRATAÇÃO DOS PROJETOS ARQUITETÔNICO, ELÉTRICO E AR CONDICIONADO E COMPLEMENTARES AG MARAU 1. INTRODUÇÃO. Tem o objetivo de fornecer aos interessados a caracterização dos serviços,

Leia mais

PASSOS. Combinando as regras Levantando as necessidades Projetando: como trabalha o arquiteto

PASSOS. Combinando as regras Levantando as necessidades Projetando: como trabalha o arquiteto 12 PASSOS O QUE VOCÊ DEVE SABER QUANDO CONTRATAR OS SERVIÇOS DE UM ARQUITETO VOLUME I - EDIFICAÇÕES Combinando as regras Levantando as necessidades Projetando: como trabalha o arquiteto Capítulo 1 COMBINANDO

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PORTARIA Nº 2794 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2016

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO PORTARIA Nº 2794 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2016 1 PORTARIA Nº 2794 DE 08 DE NOVEMBRO DE 2016 Estabelece princípios, trâmites e condutas básicas a serem seguidas por gestores enquanto requisitantes de projetos e análises técnicas para obras nas edificações

Leia mais

4. Unidade Fiscalizadora: Serviço Social da Indústria - Departamento Regional Pará, Serviço de Engenharia SENGE / Logística.

4. Unidade Fiscalizadora: Serviço Social da Indústria - Departamento Regional Pará, Serviço de Engenharia SENGE / Logística. /TR 013/2019. Belém, 07 de Fevereiro de 2019. I) DEFINIÇÕES PRELIMINARES: 1. Objeto: Aquisição de Disciplinadores Metálicos para atendimento dos Eventos do /PA, conforme as especificações técnicas descritas

Leia mais

TERMO DE REFERÊNCIA. Características Gerais da Guarita:

TERMO DE REFERÊNCIA. Características Gerais da Guarita: 1. DO OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA CP 108/13 - OBRAS Contratação de empresa para fornecimento de uma Guarita, conforme especificações para instalação na entrada do estacionamento do Hemocentro Regional de

Leia mais

Gerência de Executiva de Governo de Porto Alegre GIGOV/PO

Gerência de Executiva de Governo de Porto Alegre GIGOV/PO Gerência de Executiva de Governo de Porto Alegre GIGOV/PO Investimentos em Saneamento: cenário econômico-político atual DOCUMENTAÇÃO TÉCNICA Carta consulta Quadro de Composição de Investimento (QCI) Justificativa

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE RESTAURO DA FACHADA E ADEQUAÇÃO DO ACESSO À NBR 9050 AGÊNCIA CACHOEIRA DO SUL

MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE RESTAURO DA FACHADA E ADEQUAÇÃO DO ACESSO À NBR 9050 AGÊNCIA CACHOEIRA DO SUL MEMORIAL DESCRITIVO PROJETO DE RESTAURO DA FACHADA E ADEQUAÇÃO DO ACESSO À NBR 9050 AGÊNCIA CACHOEIRA DO SUL 1. FINALIDADE O presente memorial tem por finalidade orientar a elaboração do projeto de restauro

Leia mais

QUESTIONAMENTOS E ESCLARECIMENTOS CONCORRÊNCIA Nº 10/2014 OBRA BRUSQUE:

QUESTIONAMENTOS E ESCLARECIMENTOS CONCORRÊNCIA Nº 10/2014 OBRA BRUSQUE: QUESTIONAMENTOS E ESCLARECIMENTOS CONCORRÊNCIA Nº 10/2014 OBRA BRUSQUE: QUESTIONAMENTO 35: Para elaboração do cronograma físico financeiro, deve-se considerar a colocação do piso antes das paredes de gesso

Leia mais

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS PÚBLICAS

RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS PÚBLICAS RELATÓRIO DE ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS PÚBLICAS Relatório número: RAO 005/OSC/2016 Órgão / entidade: Fundo Municipal de Saúde de Criciúma - SC Data da 3ª visita: 04/03/2016 Processo licitatório: TP 042/FMS/2015

Leia mais

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA COMISSÃO DE LICITAÇÃO PROCESSO LICITATÓRIO Nº 017/2013 TOMADA DE PREÇO Nº 001/2013 ANEXO I TERMO DE REFERÊNCIA Apresentamos a seguir a descrição e metodologia a ser aplicada nos serviços que integram o

Leia mais

RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO

RESPOSTA AO PEDIDO DE ESCLARECIMENTO Páginas: 1 de 5 EDITAL DE LICITAÇÃO CONCORRÊNCIA Nº 016/2018 OBJETO: REFORMA DO AMBULATÓRIO (TÉRREO) DAS UNIDADES DE INTERNAÇÃO DO 4º PAVIMENTO - UTI E 6º PAVIMENTO INTERNAÇÃO ONCOLÓGICA DO HOSPITAL DA

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA 01 PROJETOS DE SUPERESTRUTURA

INSTRUÇÃO TÉCNICA 01 PROJETOS DE SUPERESTRUTURA INSTRUÇÃO TÉCNICA 01 PROJETOS DE SUPERESTRUTURA 1. OBJETIVO 1.1. Estas Instruções Normativas de Projeto apresentam os procedimentos, critérios e padrões a serem adotados para elaboração dos Projetos Estruturais

Leia mais

ORIENTAÇÃO SOBRE OBRAS

ORIENTAÇÃO SOBRE OBRAS ORIENTAÇÃO SOBRE OBRAS Organograma da Superintendência Superintendência PAR Assessoria Diretoria Projetos Fiscalização Jurídico APRESENTAÇÃO EQUIPE Fiscalização Andréia Brito DRE Miracema, Guaraí e Colinas

Leia mais

ESTUDO DA CONTRATAÇÃO DA SUPERESTRUTURA DE VIA PERMANENTE NO METRÔ DE SÃO PAULO

ESTUDO DA CONTRATAÇÃO DA SUPERESTRUTURA DE VIA PERMANENTE NO METRÔ DE SÃO PAULO ESTUDO DA CONTRATAÇÃO DA SUPERESTRUTURA DE VIA PERMANENTE NO METRÔ DE SÃO PAULO Natália Taís Batista 21ª SEMANA DE TECNOLOGIA METROFERROVIÁRIA AEAMESP TRABALHO ESTE TRABALHO FOI SELECIONADO COMO NA EDIÇÃO

Leia mais

FICHA 5 - GERENCIAMENTO DE FACILIDADES PRATICADO. I. OPERAÇÃO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS DO EDIFÍCIO - technical FM

FICHA 5 - GERENCIAMENTO DE FACILIDADES PRATICADO. I. OPERAÇÃO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS DO EDIFÍCIO - technical FM FICHA 5 - ERENCIAMENTO DE FACILIDADES RATICADO I. OERAÇÃO DAS INSTALAÇÕES FÍSICAS DO EDIFÍCIO - technical FM RESONSÁVEIS (proprietários) (gestores) (usuários) lanejamento da operação dos sistemas prediais

Leia mais

PROC IBR EDIF /2014

PROC IBR EDIF /2014 INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC IBR EDIF 01.02.021/2014 01 - Fase Licitatória 01.02 - Análise das especificações, quantidades

Leia mais

CONSTRUINDO SUA CASA EM ALPHAVILLE. AlphaVille Teresina

CONSTRUINDO SUA CASA EM ALPHAVILLE. AlphaVille Teresina CONSTRUINDO SUA CASA EM ALPHAVILLE AlphaVille Teresina Como será a casa? ESTILO ARQUITETÔNICO Como será a casa? Sala de Estar Sala de Jantar Home theater Lareira Lavabo Sala de Almoço / Copa Cozinha Despensa

Leia mais

INSTRUÇÃO TÉCNICA 19 PROJETOS DE SISTEMAS DE PREVENÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS Revisão 00 set/2014

INSTRUÇÃO TÉCNICA 19 PROJETOS DE SISTEMAS DE PREVENÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS Revisão 00 set/2014 INSTRUÇÃO TÉCNICA 19 PROJETOS DE SISTEMAS DE PREVENÇÃO DE DESCARGAS ATMOSFÉRICAS Revisão 00 set/2014 1 OBJETIVO 1.1 Estas Instruções Normativas de Projeto apresentam os procedimentos, critérios e padrões

Leia mais

ADEQUAÇÕES A NBR 9077 Nos Blocos Administrativo e Auditório ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS. CAMPUS BAGÉ Barras Antipânico e Inversão de Portas

ADEQUAÇÕES A NBR 9077 Nos Blocos Administrativo e Auditório ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS. CAMPUS BAGÉ Barras Antipânico e Inversão de Portas ADEQUAÇÕES A NBR 9077 Nos Blocos Administrativo e Auditório ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS CAMPUS BAGÉ Barras Antipânico e Inversão de Portas Setembro de 2011. GENERALIDADES A presente especificação refere-se

Leia mais

A CENTRAL REGIONAL DE APOIO A AQUICULTURA E PESCA CAPESC A/C Edvan Batista da Silva, Referente: PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA

A CENTRAL REGIONAL DE APOIO A AQUICULTURA E PESCA CAPESC A/C Edvan Batista da Silva, Referente: PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA Belém PA, 05 de outubro de 2011. A CENTRAL REGIONAL DE APOIO A AQUICULTURA E PESCA CAPESC A/C Edvan Batista da Silva, Referente: PROPOSTA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE CONSULTORIA Prezado Senhor, Conforme

Leia mais

Pró-Reitoria de Administração

Pró-Reitoria de Administração Altera a /IFTM nº 01, de 13 de Pág.1/7 NORMA OPERACIONAL/IFTM Nº 03 DE 03 DE ABRIL DE 2012 Altera a /IFTM nº 01, de 13 de O REITOR DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO TRIÂNGULO MINEIRO,

Leia mais

ANEXO I Termo de Referência Material Hidráulico - Válvula Redutora de Pressão

ANEXO I Termo de Referência Material Hidráulico - Válvula Redutora de Pressão ANEXO I Termo de Referência Material Hidráulico - Válvula Redutora de Pressão 1 DO OBJETO 1.1 A presente licitação tem por objeto o REGISTRO DE PREÇOS para futuras contratações de Empresas, visando à Aquisição

Leia mais

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR

PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR PROJETO BÁSICO GRAMADOTUR 1 Projeto Básico da Contratação de Serviços: 1.1 O presente Projeto Básico consiste na contratação de empresa para realizar serviços de brigadista, incluindo prevenção a incêndio,

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Procuradoria Geral Departamento de Administração Coordenação de Arquitetura e Engenharia

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Procuradoria Geral Departamento de Administração Coordenação de Arquitetura e Engenharia ANEXO VIII ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO DE INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS 1. Os projetos de instalações hidrossanitárias deverão atender às recomendações e especificações

Leia mais

Regimes de execução dos contratos e contratação integrada

Regimes de execução dos contratos e contratação integrada Regime Diferenciado de Contratações - RDC Lei Federal nº 12.462/11 Regimes de execução dos contratos e contratação integrada Augusto Dal Pozzo Artigo 8º Regimes de contratação de obras e serviços de engenharia

Leia mais

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS BIRIGUI

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS BIRIGUI SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SÃO PAULO CÂMPUS BIRIGUI COTAÇÃO ELETRÔNICA Nº 03525/2016

Leia mais

Prefeitura do Município de Jandira

Prefeitura do Município de Jandira RESPOSTA AO PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO Processo Licitatório n 13.047116 Modalidade: CONCORRENCIA PÚBLICA 04116 Objeto: CONCORRÊNCIA PUBLICA TIPO TÉCNICA E PREÇO, OBJETIVANDO a contratação de empresa para prestação

Leia mais

REFORMULAÇÃO DO PLANO DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

REFORMULAÇÃO DO PLANO DO CURSO TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DA PARAÍBA UNIDADE DE ENSINO DESCENTRALIZADA DE CAJAZEIRAS GERÊNCIA EDUCACIONAL DO ENSINO TECNOLÓGICO COORDENAÇÃO DE EDIFICAÇÕES

Leia mais

ANEXO XII - TERMO DE REFERÊNCIA

ANEXO XII - TERMO DE REFERÊNCIA ANEXO XII - TERMO DE REFERÊNCIA OBJETIVO: ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ILUMINAÇÃO E ELÉTRICO PARA IMÓVEIS, MONUMENTOS E CONJUNTOS TOMBADOS LOCALIZADOS EM PORTO ALEGRE GRUPO 2. Grupo 2 - Mercado Público, Ponte

Leia mais

INTENÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS Processo Administrativo Nº

INTENÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS Processo Administrativo Nº INTENÇÃO DE REGISTRO DE PREÇOS Processo Administrativo Nº 2019.02.052532 A Fundação UNIRG, por intermédio da Comissão Permanente de Licitação, em obediência ao disposto no art. 5º do Decreto Federal nº

Leia mais

COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE I - Teoria)

COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE I - Teoria) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE I - Teoria) Projeto Arquitetônico Projeto Estrutural TC_042 - CONSTRUÇÃO CIVIL IV PROFESSORA: ELAINE SOUZA

Leia mais