ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO"

Transcrição

1 PROJETO ARQUITETÔNICO PARA ENGENHARIA CIVIL ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ 2016/02

2 ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO O projeto de uma edificação é desenvolvido em fases, de acordo com o avanço das informações que o arquiteto e o cliente têm em relação à edificação. Por exemplo, ao decidir por construir um edifício (casa, edifício de apartamentos, loja etc.), o proprietário tem alguma ideia de como gostaria que a edificação fosse. Quando estuda com o arquiteto a topografia (relevo) do local e toma conhecimento das normas e leis no local, o projeto vai se adequando a estas restrições e evoluindo em relação ao partido arquitetônico, estrutura adequada, acabamentos e implantação.

3 ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO Cada uma dessas etapas é segmentada de maneira a dar uma sequência de desenvolvimento do projeto de acordo com as informações necessárias para cada fase e o seu consequente detalhamento. Será analisado uma sugestão de desenvolvimento de projeto de arquitetura disponibilizada pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB). De acordo com esse documento, o projeto de arquitetura de uma edificação possui as seguintes fases: 1. Estudo preliminar. 2. Anteprojeto ou projeto de aprovação. 3. Projeto de execução ou executivo.

4 ETAPAS DE UM PROJETO ARQUITETÔNICO O projeto de uma edificação é composto ainda de outros projetos além do projeto arquitetônico. São os projetos complementares, conforme a seguinte relação: 1. Projeto estrutural. 2. Projeto hidrossanitário. 3. Projeto elétrico. 4. Projeto de ar-condicionado. 5. Projeto de incêndio. 6. Projeto de paisagismo. 7. Projeto de interiores.

5 ESTUDO PRELIMINAR O estudo preliminar é feito a partir do programa de necessidades do cliente, que é o marco inicial de um projeto. O cliente relaciona suas necessidades em relação a obra, ou seja, define o que é a obra, quantas pessoas vão se utilizar do edifício e como vão se relacionar com ele, por exemplo. De posse do programa de necessidades e local da obra, o arquiteto define junto com o cliente o partido arquitetônico do edifício, que é a solução arquitetônica a ser adotada para o projeto. Essa etapa deve ter a aprovação preliminar do cliente.

6 ESTUDO PRELIMINAR LEVANTAMENTOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS 1) Programa de necessidades do cliente com: a) Atividade que a edificação vai abrigar. b) Finalidade da obra. c) Prazos e recursos disponíveis. d) Padrão de construção. e) Dados do proprietário, como RG, CPF e outras certidões que podem ser solicitadas pela prefeitura local.

7 ESTUDO PRELIMINAR LEVANTAMENTOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS 2) Informações sobre o terreno: a) Documentação legal (escrituras). b) Levantamento topográfico. c) Levantamento do local, caso seja uma reforma ou haja outras construções no local. d) Sondagens.

8 ESTUDO PRELIMINAR LEVANTAMENTOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS 3) Legislação incidente no local (municipal, estadual e federal): a) Taxas de ocupação e coeficiente de aproveitamento. b) Restrições de uso. c) Alinhamentos e recuos.

9 ESTUDO PRELIMINAR DOCUMENTOS A SEREM DESENVOLVIDOS Memorial: descrição da obra em função das necessidades do cliente relacionadas no programa de necessidades e do terreno e do partido arquitetônico. Topografia: planta do levantamento planialtimétrico para definição da locação do projeto completa com cotas, indicação de Norte e outros elementos constantes do terreno. Acessos, cercas, muros, referências de construções existentes, arruamento.

10 ESTUDO PRELIMINAR DOCUMENTOS A SEREM DESENVOLVIDOS Estudo de movimento de terra: locação da edificação no terreno e levantamento de cortes e aterros decorrentes da implantação. Planta de situação: representando a locação da obra no terreno, acessos, recuos e afastamentos, cotas de níveis, indicação de Norte, quadro de áreas e outras informações pertinentes de acordo com o porte da obra.

11 ESTUDO PRELIMINAR DOCUMENTOS A SEREM DESENVOLVIDOS Plantas e cortes gerais: representação dos compartimentos da obra em cada um dos seus pavimentos com indicação da circulação interna vertical e horizontal e o prédimensionamento dos ambientes. Fachadas: representação da área externa da obra com indicação de seus principais elementos, como esquadrias e cobertura.

12 ESTUDO PRELIMINAR DOCUMENTOS A SEREM DESENVOLVIDOS Perspectivas: representação da edificação em forma de volume em perspectiva para um completo entendimento do projeto pelo cliente. Podem ser criadas ainda perspectivas internas e externas bem como plantas humanizadas ou leiaute. Esses desenhos ficam a cargo do arquiteto, não sendo mandatórios para esta fase, mas somente para esclarecimento do projeto por parte do arquiteto. Outros documentos: estimativa de custos, estudos preliminares das disciplinas complementares e especificação preliminar dos acabamentos da edificação.

13 ESTUDO PRELIMINAR ESCALAS DESENHOS ESCALAS Planta de situação 1:100 ou 1:200 Planta e cortes gerais 1:100 ou 1:50 Fachadas e elevações 1:100 ou 1:50 Perspectivas Sem escala Topografia 1:100 ou 1:200

14 ANTEPROJETO Esta etapa é baseada na etapa anterior onde foi definido e aprovado pelo cliente o estudo preliminar com partido arquitetônico de acordo com o programa de necessidades, permitindo a configuração final da solução arquitetônica. Esta etapa também deve ser aprovada pelo cliente. Nesta etapa também se dá o Projeto de Aprovação ou Projeto Legal, que é o projeto a ser submetido aos órgãos públicos para aprovação. Com a definição final da solução arquitetônica, o projeto já tem definidas as suas principais características, como pisos, áreas, cobertura, implantação etc., e é necessária sua aprovação para início da obra.

15 ANTEPROJETO LEVANTAMENTOS NECESSÁRIOS Esta etapa é um detalhamento do Estudo Preliminar, e os levantamentos necessários são basicamente os mesmos da etapa anterior, cuja análise tem o objetivo de finalizar algumas decisões tomadas.

16 ANTEPROJETO LEVANTAMENTOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS 1) Programa de necessidades do cliente com: a) Atividade a ser desenvolvida na edificação. b) Finalidade da obra. c) Prazo e recurso disponíveis. d) Definição final do padrão de construção. e) Dados do proprietário, como RG, CPF e outras certidões que podem ser solicitadas pela prefeitura local, sem os quais não há como dar entrada no projeto para aprovação.

17 ANTEPROJETO LEVANTAMENTOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS 2) Informações detalhadas do terreno. a) Documentação legal (escrituras). b) Levantamento topográfico. c) Levantamento do local, caso seja uma reforma ou haja outras construções no local, d) Sondagens, caso haja dúvida sobre o solo no local.

18 ANTEPROJETO LEVANTAMENTOS E DOCUMENTOS NECESSÁRIOS 3) Legislação incidente no local (municipal, estadual e federal). Levantamento detalhado do código de edificações do local. a) Taxas de ocupação e coeficiente de aproveitamento. b) Restrições de uso. c) Alinhamentos e recuos.

19 ANTEPROJETO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Topografia: plantas de terraplanagem com cotas de nível, cortes, aterros e taludes. O engenheiro responsável pela obra é responsável por esse serviço e projeto. Plantas de situação: define a locação da obra no terreno com dimensionamento dos acessos, recuos e afastamentos, cotas gerais e de níveis, indicação de Norte, ruas do entorno, quadro de áreas e outras informações pertinentes de acordo com o porte da obra.

20 ANTEPROJETO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Plantas baixas: representação de todos os compartimentos da obra com indicação de seus usos e dimensionamento final com cotas de nível acabados em cada um dos seus pavimentos. Indicação da circulação interna vertical e horizontal com todas as medidas e cotas. Representação da estrutura, alvenaria e tetos rebaixados revestimentos e esquadrias louças sanitárias e equipamentos fixos.

21 ANTEPROJETO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Planta de cobertura: representação de todos os elementos que compõem a cobertura: telhados, lajes, terraços, domus, calhas, caixas d água e equipamentos fixos com dimensionamento de cotas e níveis acabados. Cortes: representação dos pisos com elementos arquitetônicos, estrutura, cobertura e forros, acabamentos dos revestimentos e esquadrias com indicação da abertura com níveis acabados. Indicação das alturas dos pavimentos e outras alturas, como beirais e peitoris.

22 ANTEPROJETO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Fachadas: representação da área externa da obra com indicação de elementos da estrutura, alvenaria, tipos de revestimentos externos, esquadrias com indicação do sistema/lado de abertura, muros, gradis platibandas, telhados e outros elementos construtivos em caso de edificações comerciais que sejam construídos na fachada. Especificações: definir os materiais de acabamento de paredes, pisos, forros, esquadrias e telhado com o tipo de telha. Os materiais podem ser representados no desenho com hachuras e legendas ou ainda em forma de memorial descritivo.

23 ANTEPROJETO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Perspectivas e maquetes: podem ser criadas perspectivas mais detalhadas que na etapa anterior com a representação dos acabamentos e novos detalhes arquitetônicos. Como já foi comentado, a perspectiva ou a maquete física ou eletrônica não é parte obrigatória dos documentos do projeto, mas sempre é uma forma a mais de o projeto esclarecer ao cliente. Na obra, raramente são utilizadas perspectivas.

24 ANTEPROJETO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Outros documentos: anteprojetos complementares de instalações e interiores podem ser desenvolvidos nesta etapa que já é considerada de maior definição geral do projeto. É recomendável a definição de pontos de iluminação, tomadas, em alguns casos, pontos de ar condicionado, e para definição desses pontos é necessário o esboço de um leiaute dos equipamentos e mobiliário, o que chamamos de projeto de interiores, que poderá ser desenvolvido por outro profissional. Todos esses projetos já devem ter um orçamento estimativo de quantidades de material e mão de obra.

25 ANTEPROJETO ESCALAS DESENHO ESCALAS Planta de situação 1:100 Plantas 1:50 Cortes 1:50 Fachadas e elevações 1:50 Perspectiva Sem Escala Topografia 1:100

26 ANTEPROJETO PROJETO DE APROVAÇÃO OU LEGAL É o projeto a ser enviado aos órgãos públicos para provação e é considerado um documento da construção que, aprovado, permitirá a execução da obra que se utilizará do Projeto Executivo para a construção. Essa etapa do anteprojeto, como já define a maioria dos detalhes construtivos, dimensões e acessos, é utilizada para criação do Projeto Legal. Este projeto deve estar de total acordo com as normas da prefeitura e dos órgãos públicos e concessionárias de água e esgoto, gás entre outras do município que necessitem de aprovação para construção.

27 ANTEPROJETO PROJETO DE APROVAÇÃO OU LEGAL Um projeto, ao ser submetido a aprovação numa prefeitura, é analisado e pode ser aprovado ou não. Caso o projeto não esteja de acordo com as normas, a prefeitura gera um aviso de Comunique-se. Esse documento é uma comunicação formal de itens a serem revistos e enquadrados às normas daquela prefeitura. Nesse caso, o arquiteto/engenheiro responsável deve adequar o projeto a normas e submetê-lo novamente à aprovação.

28 ANTEPROJETO DOCUMENTOS PARA APROVAÇÃO/PROJETO LEGAL Os documentos do projeto de aprovação são variáveis e devem ser os exigidos pelos órgãos locais como a prefeitura e outras concessionarias envolvidas. Em geral, os documentos básicos de uma prefeitura são a planta e o memorial descritivo de acordo com as normas da prefeitura.

29 ANTEPROJETO DOCUMENTOS PARA APROVAÇÃO/PROJETO LEGAL Por exemplo, em geral, da planta de prefeitura devem constar: 1. Plantas de todos os pavimentos. 2. Planta de cobertura cortes, um longitudinal e outro transversal, sendo que pelo menos um deles deve passar pelas escadas. 4. Fachadas e gradis. 5. Planta de situação. 6. Quadro de áreas de aberturas para iluminação/ventilação. 7. Dados do proprietário e responsável pela obra.

30 PROJETO EXECUTIVO Com o projeto definido no anteprojeto e aprovado nos órgãos competentes no município da edificação, a obra já poderá se iniciar. Para a sua construção são necessários documentos técnicos detalhados de toda a edificação. Essa etapa é chamada de Projeto Executivo, ou seja, o projeto com todas informações e detalhes construtivos para uma perfeita construção. Essa etapa, em termos de desenho, é o detalhamento de toda a etapa anterior, com definição final de todas as pendências visando à construção. Nela, o arquiteto, junto com o proprietário, define qualquer detalhe que possa ter ficado sem definição na etapa anterior. Os documentos dessa etapa serão enviados à obra, e uma alteração na obra poderá gerar atrasos e custos extras.

31 PROJETO EXECUTIVO A cada fase do projeto de arquitetura, os projetos complementares de estrutura e instalações também têm suas fases correspondentes em igual nível de detalhamento e informações. Nesta fase do projeto executivo de arquitetura, os projetos complementares em nível executivo são necessários para dar condições para início da obra. Na obra, todos os projetos devem estar presentes, porque a execução da etapa de uma disciplina muitas vezes necessita da conclusão de uma etapa de outra disciplina. Em alguns casos etapas de disciplina diferentes são construídas simultaneamente. Por exemplo ao concretar uma laje são colocados a tubulação de agua e esgoto e os eletrodutos de energia.

32 PROJETO EXECUTIVO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Topografia: plantas de terraplanagem com cortes, aterros e outros serviços necessários para o início da locação da obra. O engenheiro responsável pela obra é responsável por esse serviço também. Plantas de situação: definição detalhada da locação da obra no terreno com dimensionamento das distâncias dos acessos, recuos e afastamentos, cotas gerais e de níveis, locação de equipamentos, quadras, piscinas e todas as outras edificações existentes no terreno.

33 PROJETO EXECUTIVO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Plantas baixas: representação de todos os compartimentos da obra com indicação de seus usos e dimensionamento final com cotas de nível acabadas e/ou em osso em cada um dos seus pavimentos. Indicação da circulação interna vertical e horizontal com todas as medidas e cotas. Representação da estrutura, alvenaria, tetos rebaixados, revestimentos, esquadrias, louças sanitárias e equipamentos fixos com medidas e posicionamento em relação aos eixos das peças sanitárias. Informações de projetos de instalações elétricas, como pontos de luminárias, tomadas, shafts e prumadas.

34 PROJETO EXECUTIVO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Plantas baixas: Os banheiros devem ter suas plantas desenhadas em escala maior para permitir o detalhamento das informações de posicionamento de equipamentos e paginação de pisos. A planta baixa tem informações detalhadas em nível executivo. Note que ela tem muito mais informações do que a anterior, que era somente para aprovação. As plantas do projeto executivo têm as linhas de eixo de paredes, cotas dos pavimentos e todas as medidas de referência para amarrar as cotas.

35 PROJETO EXECUTIVO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Plantas baixas: Os banheiros devem ter suas plantas desenhadas em escala maior para permitir o detalhamento das informações de posicionamento de equipamentos e paginação de pisos. A planta baixa tem informações detalhadas em nível executivo. Note que ela tem muito mais informações do que a anterior, que era somente para aprovação. As plantas do projeto executivo têm as linhas de eixo de paredes, cotas dos pavimentos e todas as medidas de referência para amarrar as cotas.

36 PROJETO EXECUTIVO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Planta de cobertura: representação de todos os elementos que compõem a cobertura; telhados, lajes, terraços, domus, calhas, caixas d água e equipamentos fixos com dimensionamento de cotas e níveis acabados. Devem ser indicados os caimentos das águas em caso de telhados e lajes. No caso de telhados com estrutura de madeira ou outras estruturas mais complexas, deve constar a planta do madeiramento/estrutura do telhado e seus detalhes construtivos em outras vistas e escalas necessárias ao bom entendimento do projeto.

37 PROJETO EXECUTIVO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Plantas de forro: em alguns casos, dependendo do tipo de forro, pode ser necessário desenho de plantas de forro refletido com a respectiva paginação e especificação de seus elementos. Nessas plantas, em geral, podem ser representados os projetos complementares de luminárias embutidas em forros e sprinklers.

38 PROJETO EXECUTIVO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Plantas de piso: pode haver necessidade de criação de plantas de piso quando este for criado com vários elementos diferentes, compondo desenhos. Nesses casos, tudo deve ser detalhado em uma planta com todas as medidas necessárias para a criação do desenho do piso.

39 PROJETO EXECUTIVO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Cortes: representação dos pisos com os elementos arquitetônicos, a estrutura cobertura e forros, os acabamentos dos revestimentos e esquadrias com indicação da abertura com níveis acabados. Enchimentos e forros mais complexos devem ser detalhados nesta etapa. Indicação das alturas dos pavimentos e outras alturas, como beirais e peitoris. Os equipamentos sanitários devem ser representados em corte e em vista nesta etapa, além dos equipamentos de ar-condicionado e exaustão, se houver, shafts e prumadas de água e esgoto.

40 PROJETO EXECUTIVO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Fachadas e elevações externas: representação da área externa da obra com indicação de elementos da estrutura, alvenaria, tipos de revestimentos externos com paginação, caso necessário, esquadrias com indicação do sistema/lado de abertura e acabamento, muros, gradis, platibandas, telhados e outros elementos construtivos em caso de edificações comerciais que sejam construídos na fachada.

41 PROJETO EXECUTIVO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Elevações internas: em casos de materiais de revestimento que necessitam de detalhamento, por exemplo, uma paginação de revestimento de banheiros, cozinhas e áreas de lazer. Criar as elevações internas, e marcar nas plantas dos pavimentos correspondentes o nome e o número de cada elevação. As normas de desenho estipulam essas convenções.

42 PROJETO EXECUTIVO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Especificações: definir os materiais de acabamento de paredes, pisos, forros, esquadrias e telhado com o tipo de telha. Os materiais podem ser representados no desenho com hachuras e legendas e, ainda, em forma de memorial descritivo. Perspectivas e maquetes: podem ser criadas perspectivas mais detalhadas que na etapa anterior, com a representação dos acabamentos e novos detalhes arquitetônicos. Como já foi comentado, a perspectiva ou maquete física, ou eletrônica, não é parte obrigatória dos documentos do projeto, mas sempre entra com uma forma a mais de o projeto esclarecer ao cliente. Na obra, raramente são utilizadas perspectivas.

43 PROJETO EXECUTIVO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Detalhes construtivos: são necessários à complementação do projeto e livres de regras de acordo com suas necessidades. O arquiteto, o engenheiro e os outros projetistas envolvidos na obra podem criar livremente todo tipo de detalhe necessário à construção da edificação em escalas apropriadas ao entendimento do projeto. Todos os detalhes devem ser referenciados em planta ou em cortes conforme as convenções de desenho previstas nas normas. Alguns exemplos de detalhes são:

44 PROJETO EXECUTIVO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Detalhes construtivos Banheiros, cozinhas, saunas, áreas molhadas. Piscinas e bordas de piscinas. Quadras, campos e pistas de bicicleta e pedestres. Jardineiras, muros, bancos de jardim, fontes. Escadas e rampas / Peitoris, soleiras, rodapés. Esquadrias portas, janelas, passagens de cozinha. Telhados / Shafts e prumadas. Portões, gradis e peitoris de escadas e varandas. Outros detalhes necessários em projetos mais complexos de indústrias, armazéns, lojas, hospitais etc. Detalhes criados pelos fabricantes de equipamentos especiais, coifas, telhados, esquadrias, paredes drywall, forros etc.

45 PROJETO EXECUTIVO DOCUMENTOS DESENVOLVIDOS Outros documentos: projetos executivos completos de complementares de instalações (elétrica, hidráulica, arcondicionado e outros equipamentos) para a execução do projeto. Contratos de construção com os prestadores de serviço de empreitada, recolhimentos de taxas de órgãos do poder público, contratos de fornecimento e instalação de outros equipamentos, contrato de coordenação e fiscalização da obra que, nesse caso, poderá ser feito com terceiros ou com os próprios arquitetos e engenheiros do projeto e demais contratos necessários à construção. Destacar que é imprescindível para o início da obra a aprovação do projeto nos órgãos públicos e a ligação de energia e água no local que deve der solicitada pelo proprietário, sem as quais não é possível iniciar a obra.

46 PROJETO EXECUTIVO ESCALAS DESENHOS Topografia 1:200 ou 1:100 Planta de Situação 1:100 Planta pavimentos 1:50 Planta cobertura 1:50 Planta de forro 1:50 Planta de piso 1:50 Cortes 1:50 Fachadas e elevações externas 1:50 Perspectivas Detalhes construtivos Sem escala ESCALAS 1:20, 1:25, 1:10 ou outra adequada ao entendimento

CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO

CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO PROJETO ARQUITETÔNICO PARA ENGENHARIA CIVIL CONVENÇÕES DE PROJETO E DESENHO ARQUITETÔNICO UNIC - UNIVERSIDADE DE CUIABÁ 2016/02 PLANTA A planta de edificação é uma representação plana de edificação gerada

Leia mais

PROJETO DE ARQUITETURA

PROJETO DE ARQUITETURA ESPECIFICAÇÃO TÉCNICA DE SERVIÇO PROJETO DE ARQUITETURA SERVIÇO DE ELABORAÇÃO DE PROJETO DE ARQUITETURA PARA CONSTRUÇÕES, AMPLIAÇÕES E/OU REFORMAS DE OBRAS DA UFJF. Versão 1 Revisada em 28 de maio de 2019

Leia mais

Aula 17- ARQ-011 Desenho Técnico 1: Representação de projetos de arquitetura (seg. NBR-6492: 1994) Antonio Pedro Carvalho

Aula 17- ARQ-011 Desenho Técnico 1: Representação de projetos de arquitetura (seg. NBR-6492: 1994) Antonio Pedro Carvalho Aula 17- ARQ-011 Desenho Técnico 1: Representação de projetos de arquitetura (seg. NBR-6492: 1994) Antonio Pedro Carvalho Técnicas Desenho a mão livre De maneira geral é a representação do projeto nas

Leia mais

PROJETO ARQUITETÔNICO

PROJETO ARQUITETÔNICO PROJETO ARQUITETÔNICO CEG218 Desenho arquitetônico I Prof. Márcio Carboni UFPR - DEGRAF - CEG218 DESENHO ARQUITETÔNICO I - Prof. Márcio Carboni 1 ORGANIZAÇÃO DA AULA Etapas de projeto arquitetônico Elementos

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Professor: Philipe do Prado Santos Curso Técnico de Edificações

Leia mais

DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA

DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos PROJETOS ARQUITETÔNICOS

Leia mais

DESENHO DE ARQUITETURA I

DESENHO DE ARQUITETURA I DESENHO DE ARQUITETURA I MATERIAL NECESSÁRIO PARA O ANDAMENTO DA DISCIPLINA 1 Esquadro de 30º; 1 Esquadro de 45º; 1 Compasso (preferencialmente metálico); Lápis HB (ou Lapiseira 0,5mm com Grafite HB);

Leia mais

Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos. Curso técnico em Eletroeletrônica

Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos. Curso técnico em Eletroeletrônica Projeto Arquitetônico Conceitos e elementos Curso técnico em Eletroeletrônica PROJETO LEGAL PROJETO LEGAL É aquele dirigido à aprovação junto aos órgãos competentes: Projeto arquitetônico na Prefeitura

Leia mais

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL

LEITURA E INTERPRETAÇÃO DE PROJETOS DE CONSTRUÇÃO CIVIL DE CONSTRUÇÃO CIVIL Prof: Helano Abreu hasantos@sfiec.org.br www.profhelanoabreu.wordpress.com 1 Leitura e Interpretação de Projetos PROJETO ARQUITETÔNICO 2 Tipos de projeto 1. TIPOS DE PROJETO: Os projetos

Leia mais

DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO

DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO DESENHO DE ARQUITETURA - PROJETO ARQUITETÔNICO O projeto arquitetônico faz parte do conjunto de estudos, desenhos e especificações que definem uma edificação. Além da parte de arquitetura, a edificação

Leia mais

DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA

DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA DESENHO TÉCNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos PROJETOS ARQUITETÔNICOS

Leia mais

Procedimentos. de projetos

Procedimentos. de projetos Procedimentos para aprovação de projetos 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura 1 via; III. Memorial de Cálculo

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado

Leia mais

Código da Disciplina CCE0047 AULA 3.

Código da Disciplina CCE0047 AULA 3. Código da Disciplina CCE0047 AULA 3 http://cleliamonasterio.blogspot.com/ Representação de projetos de arquitetura NBR- 6492: INFORMAÇÕES NA PRANCHA: Nome dos ambientes: Em todo e qualquer projeto arquitetônico,

Leia mais

PROJETISTA (nome, CREA): 1. FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO (Estudo Preliminar e subfases, conforme NBR )

PROJETISTA (nome, CREA): 1. FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO (Estudo Preliminar e subfases, conforme NBR ) FASES CHECKLIST PROJETOS E SERVIÇOS DE ARQUITETURA IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO: EMPRESA (nome, endereço, tel./fax, e-mail): PROJETISTA (nome, CREA): LOCAL DE IMPLANTAÇÃO (endereço completo): 1. FASE A CONCEPÇÃO

Leia mais

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA

Grupo de Materiais de Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA Disciplina: Construção civil I Departamento de construção civil Prof: Gabriel P. Marinho Assuntos - CONCEITOS INICIAIS - CREA PR - ETAPAS - DOCUMENTOS - TAXAS - REPRESENTAÇÃO

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE PROJETO

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE PROJETO 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA

UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI FACULDADE DE CIÊNCIAS AGRÁRIAS DEPARTAMENTO DE AGRONOMIA PROJETO FINAL CURRAL DE MANOBRAS 1000 ANIMAIS Trabalho apresentado como parte dos requisitos

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado

Leia mais

NORMAS PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS PARA APROVAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO GERAL ALPHAVILLE LAGOA DOS INGLESES

NORMAS PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS PARA APROVAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO GERAL ALPHAVILLE LAGOA DOS INGLESES NORMAS PARA REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS PARA APROVAÇÃO DA ASSOCIAÇÃO GERAL ALPHAVILLE LAGOA DOS INGLESES 1 Os projetos de edificações deverão ser apresentados nos formatos e dimensões

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de

Leia mais

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE PROJETO

PROCEDIMENTOS PARA APROVAÇÃO DE PROJETO 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura 1 via; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo de Área Permeável; IV. Projeto de Remembramento,

Leia mais

DESENHO TÉCNICO I AULA 06 PLANTAS BAIXAS. Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos

DESENHO TÉCNICO I AULA 06 PLANTAS BAIXAS. Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos DESENHO TÉCNICO I AULA 06 PLANTAS BAIXAS Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos PROJETOS ARQUITETÔNICOS Devem conter todas as informações

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura 1 via; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e Memorial de Cálculo

Leia mais

Projeto arquitetônico Professora Valéria Peixoto Borges

Projeto arquitetônico Professora Valéria Peixoto Borges Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Agroalimentar Projeto arquitetônico Professora Valéria Peixoto Borges INTRODUÇÃO O projeto arquitetônico é conjunto de passos normativos,

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO. O projeto deverá obedecer integralmente às disposições do Regimento Interno. Deve-se apresentar:

MEMORIAL DESCRITIVO. O projeto deverá obedecer integralmente às disposições do Regimento Interno. Deve-se apresentar: 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA O projeto deverá obedecer integralmente às disposições do Regimento Interno. Deve-se apresentar: - Levantamento Planialtimétrico; - Projeto de

Leia mais

Representação Desenho Arquitetônico. Prof. Dr Rossano Silva CEG012 - Agronomia

Representação Desenho Arquitetônico. Prof. Dr Rossano Silva CEG012 - Agronomia Representação Desenho Arquitetônico Prof. Dr Rossano Silva CEG012 - Agronomia OS ELEMENTOS DO DESENHO ARQUITETÔNICO Os desenhos básicos que compõem um projeto de arquitetura, a partir de projeções ortogonais,

Leia mais

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA

PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE ARQUITETURA 1. PROCEDIMENTO PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE Para primeira análise: I. Levantamento Planialtimétrico; II. Projeto de Arquitetura via física e via digital; III. Memorial de Cálculo de Área Construída e

Leia mais

DESENHO TÉCNICO CORTES

DESENHO TÉCNICO CORTES DESENHO TÉCNICO Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos PROJETOS ARQUITETÔNICOS Os desenhos básicos que compõem

Leia mais

PROJETO ARQUITETÔNICO 1 PA1

PROJETO ARQUITETÔNICO 1 PA1 PROJETO ARQUITETÔNICO 1 PA1 AULA 1a_REVISÃO DESENHO Profa Dra Sandra Martins Prof. Esp. Fernando Guedes ESCALAS REFERÊNCIAS DE NÍVEL Adotado em plantas para informar a cota de altura de determinados pontos

Leia mais

Grupo de Construçao Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA

Grupo de Construçao Construção Departamento de Construção Civil Universidade Federal do Paraná APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA APROVAÇÃO DE PROJETOS - PREFEITURA Disciplina: Construção civil I Departamento de construção civil Profa: Barbara T. V. Bôas Prof: Gabriel P. Marinho Assuntos - CONCEITOS INICIAIS - CREA PR - ETAPAS -

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Professor: Philipe do Prado Santos Curso Técnico de Edificações

Leia mais

Aula 3 : Desenho Arquitetônico

Aula 3 : Desenho Arquitetônico Universidade Federal do Oeste da Bahia UFOB CENTRO DAS CIÊNCIAS EXATAS E DAS TECNOLOGIAS IADB79 - Desenho Técnico Aplicado à Engenharia Civil Prof. Dennis Coelho Cruz Aula 3 : Desenho Arquitetônico Introdução:

Leia mais

3 Medidas, Proporções e Cortes

3 Medidas, Proporções e Cortes 3 Medidas, Proporções e Cortes 3.1 Garagens A Figura 3.1 apresenta algumas dimensões que podem ser usadas para projetos de garagens. Em geral, para projetos residenciais, podem-se usar as dimensões de

Leia mais

DESENHO TÉCNICO. AULA 04 - REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico

DESENHO TÉCNICO. AULA 04 - REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico DESENHO TÉCNICO AULA 04 - REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico Prof.: Philipe do Prado Santos Email Institucional: ppsantos.vic@ftc.edu.br Devem conter

Leia mais

Os projetos de comunicação visual deverão atender às seguintes Normas e Práticas Complementares:

Os projetos de comunicação visual deverão atender às seguintes Normas e Práticas Complementares: INSTRUÇÃO TÉCNICA 09 ARQUITETURA Revisão 00 jan/2014 1 OBJETIVO 1.1 Estas Instruções Normativas de Projeto apresentam os procedimentos, critérios e padrões a serem adotados para elaboração dos Projetos

Leia mais

CONSTRUINDO SUA CASA EM ALPHAVILLE. AlphaVille Teresina

CONSTRUINDO SUA CASA EM ALPHAVILLE. AlphaVille Teresina CONSTRUINDO SUA CASA EM ALPHAVILLE AlphaVille Teresina Como será a casa? ESTILO ARQUITETÔNICO Como será a casa? Sala de Estar Sala de Jantar Home theater Lareira Lavabo Sala de Almoço / Copa Cozinha Despensa

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos

Leia mais

Anexo IV - ESCOPO DO PROJETO COMPLETO DE EDIFICAÇÕES

Anexo IV - ESCOPO DO PROJETO COMPLETO DE EDIFICAÇÕES 1 Prefeitura do Município de São Paulo - PMSP Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano - SMDU TERRITÓRIOS CEU PLANILHA DE ESCOPO PROJETO EDIFICAÇÕES Produto 1 Plano de Trabalho e Relatório de Viabilidade

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DO EMPREENDIMENTO

MEMORIAL DESCRITIVO DO EMPREENDIMENTO MEMORIAL DESCRITIVO DO EMPREENDIMENTO Construtora Atlanta Ubatuba Ltda. Empreendimento: Edifício Ravello Localização: Rua Raimundo Correa, nº 247 Itaguá Ubatuba - SP ENGENHEIRO TÉCNICO: FLÁVIO HELENA JÚNIOR

Leia mais

AJARGO - ASSOCIAÇÃO JARDINS DO LAGO - QUADRA 01 NORMAS DE PROCEDIMENTO

AJARGO - ASSOCIAÇÃO JARDINS DO LAGO - QUADRA 01 NORMAS DE PROCEDIMENTO Folha 1/3 Nome do Arquivo: 1. OBJETIVOS Estabelecer sistemática de aprovação de projetos para que se enquadrem nas normas estabelecidas, dentro do Regulamento Interno e Restrições Urbanísticas (Cap. VIII

Leia mais

COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE I - Teoria)

COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE I - Teoria) UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL COMPREENSÃO DE PROJETOS (PARTE I - Teoria) Projeto Arquitetônico Projeto Estrutural TC_042 - CONSTRUÇÃO CIVIL IV PROFESSORA: ELAINE SOUZA

Leia mais

ARQUITETÔNICOS PROJETOS

ARQUITETÔNICOS PROJETOS PROJETOS ARQUITETÔNICOS Os desenhos básicos que compõem um projeto de arquitetura, a partir de projeções ortogonais, são: I Planta de localização; I Planta de situação; I Planta de cobertura; I Plantas

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS 1 AUTORIZAÇÕES E CADASTRAMENTO Para entrada de profissionais e execução de serviços como LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO e SONDAGEM, será necessária a autorização por

Leia mais

Aula 9. Prof. Regis de Castro Ferreira. Prof. Dr. Regis de Castro Ferreira

Aula 9. Prof. Regis de Castro Ferreira. Prof. Dr. Regis de Castro Ferreira Prof. Dr. Regis de Castro Ferreira rcastro@agro.ufg.br NOÇÕES DE DESENHO ARQUITETÔNICO 1. CONCEITO: (...) a representação de um projeto. Desenho arquitetônico consiste na representação geométrica das diferentes

Leia mais

Tabela de Honorários Mínimos - AEAAV

Tabela de Honorários Mínimos - AEAAV Tabela de Honorários Mínimos - AEAAV EDIFICAÇÕES TABELA I RESIDENCIAL Faixas/ Padrão Área (m²) + 1 (Popular) Até 70 ( v a l o r M í n i m o ) 0,008xCUPExS 0,012xCUPExS 0,020xCUPExS 10% 2 (Médio) Acima

Leia mais

ARQUITETURA. Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte e não acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial.

ARQUITETURA. Permitida a reprodução parcial ou total, desde que citada a fonte e não acrescentando qualquer tipo de propaganda comercial. ARQUITETURA Francisco José d Almeida Diogo Professor da Seção de Engenharia de Fortificação e Construção Instituto Militar de Engenharia IME Praça General Tibúrcio, 80 - Praia Vermelha CEP. 22290-270 Tel:

Leia mais

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h)

COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h) COMPATIBILIZAÇÃO DE PROJETOS (60 h) AULA 03 REVISÃO I UNIDADE Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Arquitetura e Urbanismo Prof. Philipe do Prado Santos PROGRAMA DE NECESSIDADES - Não

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR PEDRINHO Estado de Santa Catarina

PREFEITURA MUNICIPAL DE DOUTOR PEDRINHO Estado de Santa Catarina MEMORIAL DE CÁLCULO Obra: Ampliação da Unidade Básica de Saúde Central Localização: Rua Santa Catarina, Centro Área a ser construída: 161,82 m² Data: Novembro de 2015 01 - Serviços Iniciais - Placa da

Leia mais

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS

ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS ANÁLISE E AVALIAÇÃO DE PROJETOS ARQUITETÔNICOS Antonio Pedro Alves de Carvalho Imagem: omnistudio.com.br Qualidades de uma solução arquitetônica: Funcionalidade Economia Beleza Flexibilidade Expansibilidade

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Professor: Philipe do Prado Santos Curso Técnico de Edificações

Leia mais

PROC-IBR-EDIF 01/2015 Análise de Projeto de Arquitetura

PROC-IBR-EDIF 01/2015 Análise de Projeto de Arquitetura INSTITUTO BRASILEIRO DE AUDITORIA DE OBRAS PÚBLICAS IBRAOP INSTITUTO RUI BARBOSA IRB / COMITÊ OBRAS PÚBLICAS PROC-IBR-EDIF 01/2015 Análise de Projeto de Arquitetura Primeira edição válida a partir de:

Leia mais

Prof. Arq. Altamir Fonseca

Prof. Arq. Altamir Fonseca Prof. Arq. Altamir Fonseca Introdução O que é um Projeto Arquitetônico? conjunto de passos normativos, voltados para o planejamento formal de um edifício qualquer, regulamentado por um conjunto de normas

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado

Leia mais

DESENHO TÉCNICO. AULA 06 - COBERTURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico

DESENHO TÉCNICO. AULA 06 - COBERTURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico DESENHO TÉCNICO AULA 06 - COBERTURA Curso: Engenharia Civil Matéria: Desenho Técnico Prof.: Philipe do Prado Santos Email Institucional: ppsantos.vic@ftc.edu.br Os desenhos básicos que compõem um projeto

Leia mais

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO

DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO DESENHO TÉCNICO E ARQUITETÔNICO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Mundi - Centro de Formação Técnica Unidade Vitória da Conquista BA Professor: Philipe do Prado Santos Curso Técnico de Edificações

Leia mais

DESENHO TÉCNICO 3. Prof. Mariana Gusmão e Gabriel Liberalquino

DESENHO TÉCNICO 3. Prof. Mariana Gusmão e Gabriel Liberalquino DESENHO TÉCNICO 3 Prof. Mariana Gusmão e Gabriel Liberalquino CORTE Arquitutor CORTE C AB - Corte transversal menor dimensão CD Corte longitudinal maior dimensão D Pelo menos dois cortes (sendo um transversal

Leia mais

DESENHO TÉCNICO PLANTA DE SITUAÇÃO. Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos

DESENHO TÉCNICO PLANTA DE SITUAÇÃO. Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos DESENHO TÉCNICO PLANTA DE SITUAÇÃO Faculdade Independente do Nordeste - FAINOR Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado Santos PROJETOS ARQUITETÔNICOS Os desenhos básicos que compõem um projeto

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado

Leia mais

TERMOS USADOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA Alinhamento: É a linha legal, traçada pelas autoridades municipais, que serve de limite entre o lote, ou

TERMOS USADOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA Alinhamento: É a linha legal, traçada pelas autoridades municipais, que serve de limite entre o lote, ou TERMOS USADOS NOS PROJETOS DE ARQUITETURA Alinhamento: É a linha legal, traçada pelas autoridades municipais, que serve de limite entre o lote, ou gleba, e o logradouro público. Alvará: Documento que licencia

Leia mais

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO

ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO ELEMENTOS DE ARQUITETURA E URBANISMO REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC Unidade Vitória da Conquista BA Colegiado de Engenharia Civil Prof. Philipe do Prado

Leia mais

13/03/2018. Construção de edifícios Etapas TC-022. Contratos por Empreitada e por Administração OBRA DE UM EDIFÍCIO: OBRA DE UM EDIFÍCIO:

13/03/2018. Construção de edifícios Etapas TC-022. Contratos por Empreitada e por Administração OBRA DE UM EDIFÍCIO: OBRA DE UM EDIFÍCIO: Ministério da Educação CONSTRUÇÃO Universidade DE EDIFÍCIOS Federal Prof. do José Paraná de Almendra Freitas Jr. Setor de Tecnologia Departamento de Construção Civil Construção de edifícios Etapas TC-022

Leia mais

Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura - 11ª ed

Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura - 11ª ed Instalações hidráulicas e o projeto de arquitetura - 11ª ed PARTE I INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS 1 ÁGUA FRIA Entrada e fornecimento de água fria Compartimento que abriga o cavalete Medição de água

Leia mais

UNISALESIANO Curso de Arquitetura e Urbanismo Projeto Arquitetônico Interdisciplinar I

UNISALESIANO Curso de Arquitetura e Urbanismo Projeto Arquitetônico Interdisciplinar I UNISALESIANO Curso de Arquitetura e Urbanismo Projeto Arquitetônico Interdisciplinar I Prof. Dr. André L. Gamino Araçatuba Março - 2014 I EMENTA 1 Plano de Ensino, Projeto de Arquitetura, Plantas, Cortes

Leia mais

Posição solar Posição solar Posição solar DESCRIÇÃO AMBIENTE ESPECIFICAÇÃO Alvenaria Geral Alvenarias com dimensões conforme projeto Cobertura Lajes de forro Laje impermeabilizada ou telhado

Leia mais

PUC GOIÁS ESCOLA E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO I AULA 1

PUC GOIÁS ESCOLA E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO I AULA 1 PUC GOIÁS ESCOLA E ARTES E ARQUITETURA ESCOLA EDGAR ALBUQUERQUE GRAEFF CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO DISCIPLINA:CONSTRUÇÃO I AULA 1 PROF. ENG. CIVIL GUSTAVO REIS CAMPOS ESTRUTURA E ARQUITETURA Fases

Leia mais

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE GOIÁS MEMORIAL DESCRITIVO. REFORMA DA SEDE MARISTA Goiânia, Goiás

CONSELHO REGIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DE GOIÁS MEMORIAL DESCRITIVO. REFORMA DA SEDE MARISTA Goiânia, Goiás MEMORIAL DESCRITIVO REFORMA DA SEDE MARISTA Goiânia, Goiás 1) OBJETIVO Execução de obra de reforma da sede do Conselho Regional de Administração de Goiás CRA/GO, de acordo com o escopo de serviços detalhados

Leia mais

Memorial Descritivo. Rua Silva Rosa, nº 309 Maria da Graça UNIDADES PRIVATIVAS:

Memorial Descritivo. Rua Silva Rosa, nº 309 Maria da Graça UNIDADES PRIVATIVAS: Rua Silva Rosa, nº 309 Maria da Graça UNIDADES PRIVATIVAS: Memorial Descritivo VARANDA/ TERRAÇO COBERTURA: Piso: Cerâmica Rodapé: Cerâmica Parede: De acordo com acabamento da fachada Gradil: Alumínio anodizado

Leia mais

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS

MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS MANUAL PARA APRESENTAÇÃO DE PROJETOS 1 AUTORIZAÇÕES E CADASTRAMENTO Para entrada de profissionais e execução de serviços como LEVANTAMENTO PLANIALTIMÉTRICO e SONDAGEM, será necessária a autorização por

Leia mais

DESENHOS DE FORMAS ESTRUTURAIS EM EDIFÍCIOS DE CONCRETO ARMADO. Elizeth Neves Cardoso Soares 2016

DESENHOS DE FORMAS ESTRUTURAIS EM EDIFÍCIOS DE CONCRETO ARMADO. Elizeth Neves Cardoso Soares 2016 DESENHOS DE FORMAS ESTRUTURAIS EM EDIFÍCIOS DE CONCRETO ARMADO Elizeth Neves Cardoso Soares 2016 Em linhas gerais, três tipos de desenhos devem compor o projeto estrutural de um edifício em concreto armado,

Leia mais

Instruções para Uso dos Guias e Especificações Técnicas

Instruções para Uso dos Guias e Especificações Técnicas Instruções para Uso dos Guias e Especificações Técnicas 1. Introdução As orientações aqui contidas têm o objetivo de auxiliar a FRANQUEADA na instalação da AGF. Seguindo todas as orientações e tirando

Leia mais

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES.

PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. ETEC DOUTORA RUTH CARDOSO SÃO VICENTE PROCESSO SELETIVO DE DOCENTES, NOS TERMOS DO COMUNICADO CEETEPS N 1/2009, E SUAS ALTERAÇÕES. 194/05/2016 DE 21/01/2016. PROCESSO Nº 411/2016. AVISO DE DEFERIMENTO

Leia mais

Leitura e Interpretaçaão de Projetos. Prof. Osvaldo Gomes Terra Junior

Leitura e Interpretaçaão de Projetos. Prof. Osvaldo Gomes Terra Junior Leitura e Interpretaçaão de Projetos Prof. Osvaldo Gomes Terra Junior osvaldoterra.iff@gmail.com Conteuú do Programaútico Desenho Teúcnico para Informaútica Normas Brasileiras Projeto arquitetônico completo

Leia mais

DESENHO DE ESTRUTURAS AULA 1. Profª. Angela A. de Souza

DESENHO DE ESTRUTURAS AULA 1. Profª. Angela A. de Souza AULA 1 A CONCEPÇÃO ESTRUTURAL DE EDIFICIOS Etapas de um Projeto de Edificação A idealização de um projeto parte do princípio que devemos procurar ajuda de um profissional especializado, que irá nos ajudar

Leia mais

PASSOS. Combinando as regras Levantando as necessidades Projetando: como trabalha o arquiteto

PASSOS. Combinando as regras Levantando as necessidades Projetando: como trabalha o arquiteto 12 PASSOS O QUE VOCÊ DEVE SABER QUANDO CONTRATAR OS SERVIÇOS DE UM ARQUITETO VOLUME I - EDIFICAÇÕES Combinando as regras Levantando as necessidades Projetando: como trabalha o arquiteto Capítulo 1 COMBINANDO

Leia mais

UNISALESIANO Curso de Engenharia Civil Desenho Arquitetônico

UNISALESIANO Curso de Engenharia Civil Desenho Arquitetônico UNISALESIANO Curso de Engenharia Civil Desenho Arquitetônico Prof. Dr. André L. Gamino Araçatuba Agosto - 2013 I EMENTA 1 Plano de Ensino, Interação Arquitetura e Estrutura, Plantas, Cortes e Sistemas

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Construção Civil IV

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Construção Civil IV SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL 2 INTRODUÇÃO TC 042 - PROJETO ARQUITETÔNICO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2017 SOUZA (2015). 3 INTRODUÇÃO 4 INTRODUÇÃO

Leia mais

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Construção Civil IV

INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO. Universidade Federal do Paraná Departamento de Construção Civil Construção Civil IV SETOR DE TECNOLOGIA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL 2 INTRODUÇÃO TC 042 - PROJETO ARQUITETÔNICO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2017 SOUZA (2015). 3 INTRODUÇÃO 4 INTRODUÇÃO

Leia mais

ORIENTAÇÕES PARA PROJETOS

ORIENTAÇÕES PARA PROJETOS PROJETOS 1 Aprovação do Projetos pelo Depto. Técnico da Associação 2 Aprovação do Projeto e Solicitação de Alvará de Construção na Prefeitura Municipal 3 Liberação de Obra pelo Depto. Técnico da Associação

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias)

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias) GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS Sistemas Prediais: (Instalações Elétricas e Hidrossanitárias) AGENDA 1 2 3 Apresentação Palestrante Informações necessárias no projeto Sistemas Prediais: Especialidades 4

Leia mais

Projetos na construção civil. Projetos na construção civil. Projeto Arquitetônico. Projeto Arquitetônico Planta Baixa. Projeto Arquitetônico

Projetos na construção civil. Projetos na construção civil. Projeto Arquitetônico. Projeto Arquitetônico Planta Baixa. Projeto Arquitetônico Universidade Federal do Espírito Santo Centro Tecnológico Departamento de Engenharia Civil Tecnologia da Construção Civil I Elementos constitutivos de um projeto interpretação, exame e análise Projeto

Leia mais

RESIDENCIAL RECANTO DO SOL MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO

RESIDENCIAL RECANTO DO SOL MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO RESIDENCIAL RECANTO DO SOL RUA SEBASTIÃO NUNES DOS PASSOS, Nº 50, (ANTIGA RUA GUARUJA E/OU RUA 4), JARDIM CASA BRANCA - SUZANO - SP MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO Maio/2018- REV 00 1. DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO

Leia mais

Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura 9ª edição

Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura 9ª edição Instalações Hidráulicas e o Projeto de Arquitetura 9ª edição PARTE I INSTALAÇÕES HIDRÁULICAS PREDIAIS 1 ÁGUA FRIA Entrada e fornecimento de água fria Compartimento que abriga o cavalete Medição de água

Leia mais

PROGRAMA, FISIOGRAMA, PROJETO COMPLETO. 28/12/2018 PROJETO COMPLETO 1

PROGRAMA, FISIOGRAMA, PROJETO COMPLETO. 28/12/2018 PROJETO COMPLETO 1 PROGRAMA, FISIOGRAMA, PROJETO COMPLETO. 28/12/2018 PROJETO COMPLETO 1 PROGRAMA, FISIOGRAMA, PROJETO COMPLETO. 1. INTRODUÇÃO Cabe ao arquiteto conceber o edifício e, para tal, este deve saber a localização,

Leia mais

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado

Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Introdução às Estruturas de Edificações de Concreto Armado Prof. Henrique Innecco Longo longohenrique@gmail.com Departamento de Estruturas Escola Politécnica da Universidade Federal do Rio de Janeiro 2017

Leia mais

ETAPAS DE UMA OBRA. Professora: Mayara Custódio Fonte:

ETAPAS DE UMA OBRA. Professora: Mayara Custódio Fonte: ETAPAS DE UMA OBRA Professora: Mayara Custódio Fonte: www.obraviva.com.br Site desenvolvido por uma família de Conselheiro Lafaiete (MG), com o intuito de explicar detalhadamente as etapas da construção

Leia mais

RESIDENCIAL CASA BRANCA MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO

RESIDENCIAL CASA BRANCA MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO RESIDENCIAL CASA BRANCA RUA TEREZA HAGUIHARA CARDOSO, Nº 770, JARDIM CASA BRANCA - SUZANO - SP MEMORIAL DESCRITIVO DE ACABAMENTO Março/2017 1. DESCRIÇÃO DO EMPREENDIMENTO Residencial multifamiliar composto

Leia mais

2 Representação Gráfica na Aquitetura

2 Representação Gráfica na Aquitetura 2 Representação Gráfica na Aquitetura 2.1 Traços Os traços de um desenho normatizado devem ser regulares, legíveis (visíveis) e devem possuir constraste umas com as outras. Linha auxiliar Linha fina Linha

Leia mais

2 Representação Gráfica na Arquitetura

2 Representação Gráfica na Arquitetura 2 Representação Gráfica na Arquitetura 2.1 Traços Os traços de um desenho normatizado devem ser regulares, legíveis (visíveis) e devem possuir contraste umas com as outras. Linha auxiliar Linha fina Linha

Leia mais

13/05/2015 INSTRUÇÕES PARA TRABALHO FINAL (EXAME) EDI 64 ARQUITETURA E URBANISMO_ Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille

13/05/2015 INSTRUÇÕES PARA TRABALHO FINAL (EXAME) EDI 64 ARQUITETURA E URBANISMO_ Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille INSTRUÇÕES PARA TRABALHO FINAL EDI 64 ARQUITETURA E URBANISMO_ 20 015 (EXAME) Profa. Dra. Giovanna M. Ronzani Borille 1 Nos LABs 5 ao 7 (Avaliação II) 1 corte e 2 fachadas (e elementos bioclimáticos) 2

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA. Marco Antônio Vecci

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA. Marco Antônio Vecci GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS ACÚSTICA Marco Antônio Vecci Local: EXPOMINAS BH Data: 08/08/2016 FASE A CONCEPÇÃO DO PRODUTO ESTUDO PRELIMINAR Consultoria e Ensaios Consultoria: Análise preliminar entre

Leia mais

MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO

MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO MEMORIAL DESCRITIVO DA 2ª ETAPA DA CONSTRUÇÃO DO BLOCO DE DIREITO OBRA: CONSTRUÇÃO-BLOCO DIREITO PROPRIETÁRIO: FUNDAÇAO INTEGRADA MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE MINEIROS (FIMES) ENDEREÇO OBRA:RUA 22 ESQ.

Leia mais

DEFINIÇÕES INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CONSTRUÇÃO CIVIL IV

DEFINIÇÕES INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CONSTRUÇÃO CIVIL IV SETOR DE TECNOLOGIA 1 2 DEFINIÇÕES TC 042 - Construção Civil IV PROJETO ARQUITETÔNICO Prof.ª: MSc.: Heloisa Fuganti Campos 2018 SOUZA (20). 3 INTRODUÇÃO 4 INTRODUÇÃO PROJETO, NO CONTEXTO DA ARQUITETURA:

Leia mais

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Procuradoria Geral Departamento de Administração Coordenação de Arquitetura e Engenharia

MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO Procuradoria Geral Departamento de Administração Coordenação de Arquitetura e Engenharia ANEXO VIII ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS PARA ELABORAÇÃO DO PROJETO EXECUTIVO DE INSTALAÇÕES HIDROSSANITÁRIAS 1. Os projetos de instalações hidrossanitárias deverão atender às recomendações e especificações

Leia mais

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A

GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A GESTÃO DO PROCESSO DE PROJETOS_ESTRUTUR A Eng.Leonardo Braga Passos, Msc Sócio/Diretor PI-Engenharia e Consultoria Diretor Regional BH-ABECE (2015/2016) INTRODUÇÃO / OBJETIVO O Manual para Contratação

Leia mais

O EMPREENDIMENTO CARACTERÍTICAS PARTICULARES PROJETO: TIPO DE EDIFICAÇÃO: Multiresidencial Vertical com oito (08) LOCALIZAÇÃO: ÁREA DO TERRENO:

O EMPREENDIMENTO CARACTERÍTICAS PARTICULARES PROJETO: TIPO DE EDIFICAÇÃO: Multiresidencial Vertical com oito (08) LOCALIZAÇÃO: ÁREA DO TERRENO: O EMPREENDIMENTO PROJETO: Eleonor de Almeida Mendonça - ARQUITETA CREA 14.958 - D TIPO DE EDIFICAÇÃO: Multiresidencial Vertical com oito (08) LOCALIZAÇÃO: apartamentos por andar Avenida Lomanto Junior,

Leia mais