-Guia do Curso - Elaboração da conta de custas

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "-Guia do Curso - Elaboração da conta de custas"

Transcrição

1 Curso em E-learning -Guia do Curso - ***** Elaboração da conta de custas

2 Guia do Curso O presente guia é um documento que o ajudará a orientar sobre metodologias que serão aplicadas no curso, enunciando objetivos e conteúdos. Encontra também neste documento o Plano de Atividades do curso (ação de formação), o qual procura descrever quais os objetivos em cada momento. Aconselhamos que leia o Guia do Curso com atenção, pois contém informações que lhe irá permitir obter o máximo de aproveitamento do mesmo.

3 Índice Guia do Curso Introdução Objetivo Geral Objetivo Específico Metodologia Formativa Metodologia de Avaliação Apoio

4 Introdução As custas perfilam-se como uma matéria transversal na atividade das secretarias judiciais. Daí que o seu domínio constitui um garante de eficácia dos atos, de economia dos meios e de eficiência na execução do trabalho, com necessário reflexo no domínio da regular tramitação processual. As custas processuais foram objeto de uma importante reforma introduzida pela Lei 7/2012, de 13 de fevereiro, que se projetam em mecanismos essenciais do diploma original e que agora foram profundamente alterados, dando-se como exemplo, a reconfiguração de alguns aspetos das isenções de custas, dos momentos de pagamento da taxa de justiça, em particular da segunda prestação, da conversão desta em pagamento antecipado de encargos, mecanismo que aliás, é revogado, entre outros. Assim, neste curso pretendemos dotar os participantes de conhecimentos que lhes permitam elaborar qualquer conta de custas que exista no tribunal. Desejamos a todos uma ótima formação e que esta experiência contribua efetivamente para lhe transmitir os conhecimentos necessários com vista à tomada de contacto com as realidades tratadas aquando da elaboração da conta de custas. Boas aprendizagens!

5 Objetivo Geral O objetivo geral deste curso visa dotar os participantes oficiais de justiça com as capacidades necessárias para, procederem à elaboração de contas/ liquidações em qualquer espécie de processo.

6 Objetivos Específicos Este curso visa dotar os participantes de conhecimentos e domínio dos conceitos de custas processuais, de forma a que sejam capazes de manusear as ferramentas e sequenciar os procedimentos, nomeadamente nas seguintes áreas de atuação: De índole geral: Regras e noções gerais de custas; Isenções de custas; A Taxa de justiça; Os encargos; As multas; O acesso ao direito e aos tribunais. Conta de custas: A fase antecedente à realização da conta; Elaboração de conta cível; Elaboração de liquidação crime.

7 Conteúdos Programáticos/Pedagógicos 1.ª Unidade de Aprendizagem sobre os temas Noções básicas gerais ; Das Isenções à Taxa de Justiça e Encargos, multas e apoio judiciário Através dos Módulos 1, 2 e 3 2.ª Unidade de Aprendizagem sobre o tema Elaboração de contas Através do Módulo 4 Estrutura do Curso De a ª U.A. De a ª U.A.

8 Conteúdos Programáticos/Pedagógicos 1.ª Unidade de Aprendizagem: Módulo 1: Noções básicas gerais Com os seguintes subtítulos: 1. Princípios gerais em matéria de custas; 2. Padronização das custas Lei 7/2012; Módulo 2: Das isenções à taxa de justiça Com os seguintes subtítulos: 1. Isenções de custas e suas modalidades; 2. Conceito de unidade de conta e modo de determinação; 3. Regras gerais e especiais do valor da base tributável; 4. A taxa de justiça, suas variantes e processos de cálculo;

9 Conteúdos Programáticos/Pedagógicos Módulo 3: Encargos, multas e apoio judiciário Com os seguintes subtítulos: 1. Noção de encargos, cálculo e responsabilidade; 2. Cálculo e pagamento de multas processuais; 3. O apoio judiciário e suas modalidades. 2.ª Unidade de Aprendizagem: Módulo 4: Elaboração de contas Com os seguintes subtítulos: 1. A fase antecedente à elaboração da conta; 2. Elaboração da conta no SICJ.

10 Metodologia Formativa Estecursoformativoérealizadoem regimede e-learning,ousejasócomsessões onlineque corresponderá uma componente formativa de aproximadamente 12 horas que decorrerá durante três semanas. Para esta componente formativa é pedida aos participantes um esforço diário médio de 50 minutos, cujo horário será da sua inteira responsabilidade. A frequência do curso e a realização das suas atividades corresponde a 12 horasonline e que poderá ser realizada de acordo com a sua disponibilidade e em qualquer local desde que tenha acesso a um computador com ligação à Internet. Ao longo do curso será acompanhada(o) por um tutor(a), que orientará as/os formandas(os) na realização de todas as atividades inerentes ao curso. O papel do tutor será de promotor e facilitador da aprendizagem dando feedback sempre que solicitado ou necessário.

11 Metodologia Formativa Pretende-se, assim, com este curso (ação de formação), desenvolver estratégias de formação baseadas: Na aprendizagem independente, onde o formando constrói o seu próprio conhecimento e reflete sobre as temáticas de acordo com os seus objetivos. No acompanhamento coletivo através de um modelo sequencial de formação mas também através da presença constante do tutor que acompanha todo o processo de aprendizagem de cada formando. Na investigação ativa, assente em atividades práticas, em pesquisas estruturadas e na participação em fóruns de discussão.

12 Metodologia de Avaliação O desempenho dos formandos ao longo do curso será aferido ao longo de toda a formação, através da verificação do seu grau de envolvimento e de compromisso com o processo formativo, bem como da qualidade das atividades pedagógicas realizadas. A avaliação irá, assim, incidir em 3 componentes, com a respetiva ponderação: Estudo na Plataforma 25% Visualização dos conteúdos, documentos de apoio, leitura de mensagens e acessos à plataforma. De modo a obter a nota máxima nesta componente deve ler todos os materiais pedagógicos do curso e acompanhar os fóruns de discussão. Atividades Pedagógicas 25% Considera uma avaliação global das atividades realizadas pelos formandos bem como a sua participação ativa nos fóruns. Os trabalhos a entregar serão avaliados de forma qualitativa(pouco Satisfatório, Satisfatório, Bom e Excelente) e a participação nos fóruns através de uma rúbrica, que pode consultar na página seguinte. Questionário Final 50% Testedeaferiçãodeconhecimentosaserrealizadonofinaldocursoecomclassificaçãode0%a100%. A entrega do certificado de participação no curso dependerá da obtenção de uma classificação igual ou superior no resultado da ponderação destes parâmetros.

13 Metodologia de Avaliação avaliação dos fóruns Critérios Satisfatório Bom Excelente Significado Qualidade As contribuições pouco acrescentam à discussão ou repetem o que foi já discutido. Não desenvolve comentários pessoais e demonstra uma aquisição de conhecimentos reduzida. A maioria das contribuição é significativa, enquadrando-se nos temas em discussão. A maioria das contribuições incluem comentários pessoais, apresentando pontos de vista pertinentes que refletem a aquisição de conhecimentos. Todas as contribuições são significativas e enquadradas nos temas. Revela espírito crítico, evoluindo nas suas opiniões face a comentários de colegas e do tutor. As contribuições incluem comentários pessoais, apresentando pontos de vista pertinentes que refletem a aquisição de conhecimentos. Participação na construção coletiva A colaboração é reduzida na interação com os colegas. As participações são isoladas e não interligam com a participação dos colegas. Não propicia o debate construtivo. A maioria das contribuições interligam com as participações dos colegas. A maioria das participações levantam novas questões e propiciam o debate construtivo. Colabora semprecom os colegas, sendo todas as contribuições de índole colaborativa e construtiva. As suas questões e perspetivas enriquecem e estimulam o debate. Frequência na participação Contribuiçõesde modo irregular. Participa pelo menos em metade das discussões Contribui de modo regular na maioria das discussões. Contribui enquanto asdiscussões estão ativas. Participa em todas as discussões. Nota: A ausência de participação ou participação muito reduzida será considerada Pouco Satisfatória

14 Metodologia de Avaliação - Tabela de pontuação A classificação das avaliações das aprendizagens dos formandos irá reger-se pelo seguinte modelo: Escalas de classificação Nível Percentual Qualitativa Muito Bom 4 89 Bom 3 74 Suficiente 2 49 Insuficiente 1 19 Muito Insuficiente Observação: Escala de classificação definida pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP)

15 Planos de atividades No sentido de orientar melhor o trabalho da competente online do curso, irá ser disponibilizado um plano de atividades para cada uma das semanas, que pretende ser um guião que a(o) vai auxiliar a identificar e compreender quais as tarefas que deve cumprir em cada momento do curso. De acordo com a própria segmentação da componente online do curso em 2 semanas, serão disponibilizados 2 Planos de Atividades nos seguintes termos: Plano de Atividades 1: 13 de fevereiro Plano de Atividades 2: 21 de fevereiro (sugere-se uma leitura atenta destes planos porque, para além do percurso pedagógico, também indicam as datas das atividades/provas a realizar)

16 Apoio Aolongo de todo oprocesso formativo, épossívelque osformandos venhamanecessitarde apoio para resolver eventuais problemas técnicos que possam surgir. O apoio telefónico. Caso surja alguma questão mais urgente poderá recorrer no horário normal de expediente, através do número O apoio por . Pode também colocar as suas questões para o formacao@dgaj.mj.pt.

17 Ação de Formação: Elaboração da conta de custas Votos de uma excelente formação!

- Guia do Curso - Tramitação nas Secretarias Judiciais. Procedimento Especial de Despejo DGAJ/DF. Curso em E-learning

- Guia do Curso - Tramitação nas Secretarias Judiciais. Procedimento Especial de Despejo DGAJ/DF. Curso em E-learning Curso em E-learning - Guia do Curso - ***** Procedimento Especial de Despejo Tramitação nas Secretarias Judiciais Guia do Curso O presente guia é um documento que o ajudará a orientar-se sobre metodologias

Leia mais

- Guia do Curso. Contencioso e Processo Administrativo

- Guia do Curso. Contencioso e Processo Administrativo - Guia do Curso Contencioso e Processo Administrativo 1 Guia do Curso O presente guia é um documento que a(o) ajudará na orientação sobre metodologias que serão aplicadas no curso, enunciando objetivos

Leia mais

PROGRAMA DE CURSO. Local: Nº Horas: 90

PROGRAMA DE CURSO. Local: Nº Horas: 90 PROGRAMA DE CURSO Curso: Formação Pedagógica Inicial de Formadores (B-Learning) Nº Ação: 01 Local: Nº Horas: 90 Data início: Data fim: Destinatários Indivíduos que pretendam adquirir o Certificado de Competências

Leia mais

GUIA DOFORMANDO. Master em Qualidade e Ambiente.

GUIA DOFORMANDO. Master em Qualidade e Ambiente. GUIA DOFORMANDO Master em Qualidade e Ambiente www.intedya.pt 1. Bem-vindos ao campus virtual 2. Objetivos do curso 3. Índice de conteúdos 4. Guia de realização do curso 5. Plano de estudo 6. Seguimento

Leia mais

GUIA DO FORMANDO. 1. Objetivos Gerais. 2. Objectivos Específicos e Conteúdos Programáticos

GUIA DO FORMANDO. 1. Objetivos Gerais. 2. Objectivos Específicos e Conteúdos Programáticos GUIA DO FORMANDO Curso: FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES Duração: 90h. Coordenação da Formação: Conceição Nobre Rodrigues. Equipa de Formadores: Cláudia A. Senra, Margarida M. Guimarães, Paulo

Leia mais

GUIA DOFORMANDO. Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho OHSAS

GUIA DOFORMANDO. Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho OHSAS GUIA DOFORMANDO Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho OHSAS 18001 www.intedya.pt 1. Bem-vindos ao campus virtual 2. Objetivos do curso 3. Índice de conteúdos 4. Guia de realização do curso

Leia mais

GUIA DO FORMANDO INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE EDIÇÃO IPSCB6L

GUIA DO FORMANDO INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE EDIÇÃO IPSCB6L GUIA DO FORMANDO INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE EDIÇÃO IPSCB6L Índice ENQUADRAMENTO DESCRIÇÃO DESTINATÁRIOS OBJETIVOS ESTRUTURA E DURAÇÃO AUTOR METODOLOGIA PEDAGÓGICA AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO

Leia mais

GUIA DOFORMANDO. Master em Gestão da Segurança Alimentar.

GUIA DOFORMANDO. Master em Gestão da Segurança Alimentar. GUIA DOFORMANDO Master em Gestão da Segurança Alimentar www.intedya.pt 1. Bem-vindos ao campus virtual 2. Objetivos do curso 3. Índice de conteúdos 4. Guia de realização do curso 5. Plano de estudo 6.

Leia mais

GUIA DOFORMANDO. Gestão do risco: sensibilização para os princípios e linhas de orientação.

GUIA DOFORMANDO. Gestão do risco: sensibilização para os princípios e linhas de orientação. GUIA DOFORMANDO Gestão do risco: sensibilização para os princípios e linhas de orientação www.intedya.pt 1. Bem-vindos ao campus virtual 2. Objetivos do curso 3. Índice de conteúdos 4. Guia de realização

Leia mais

GUIA DOFORMANDO. Sistemas de Gestão ISO 9001:2015.

GUIA DOFORMANDO. Sistemas de Gestão ISO 9001:2015. GUIA DOFORMANDO Sistemas de Gestão ISO 9001:2015 www.intedya.pt 1. Bem-vindos ao campus virtual 2. Objetivos do curso 3. Índice de conteúdos 4. Guia de realização do curso 5. Plano de estudo 6. Seguimento

Leia mais

GUIA DOFORMANDO. Sistemas de Gestão da Segurança da Informação ISO/IEC

GUIA DOFORMANDO. Sistemas de Gestão da Segurança da Informação ISO/IEC GUIA DOFORMANDO Sistemas de Gestão da Segurança da Informação ISO/IEC 27001 www.intedya.pt 1. Bem-vindos ao campus virtual 2. Objetivos do curso 3. Índice de conteúdos 4. Guia de realização do curso 5.

Leia mais

GUIA DO FORMANDO INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE EDIÇÃO IPSCB8CBR

GUIA DO FORMANDO INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE EDIÇÃO IPSCB8CBR GUIA DO FORMANDO INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM SITUAÇÕES DE CATÁSTROFE EDIÇÃO IPSCB8CBR Índice ENQUADRAMENTO DESCRIÇÃO DESTINATÁRIOS OBJETIVOS ESTRUTURA E DURAÇÃO AUTOR METODOLOGIA PEDAGÓGICA AVALIAÇÃO E

Leia mais

GUIA DO FORMANDO. Responsabilidades Parentais

GUIA DO FORMANDO. Responsabilidades Parentais GUIA DO FORMANDO Responsabilidades Parentais ÍNDICE ENQUADRAMENTO DESCRIÇÃO DESTINATÁRIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM ESTRUTURA E DURAÇÃO AUTOR METODOLOGIA PEDAGÓGICA AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PORTAL E CONTEÚDOS

Leia mais

GUIA DO FORMANDO SELECIONAR, MEDIR E GERIR ÁREA: PSICOLOGIA DO TRABALHO, SOCIAL E ORGANIZAÇÕES

GUIA DO FORMANDO SELECIONAR, MEDIR E GERIR ÁREA: PSICOLOGIA DO TRABALHO, SOCIAL E ORGANIZAÇÕES GUIA DO FORMANDO SELECIONAR, MEDIR E GERIR ÁREA: PSICOLOGIA DO TRABALHO, SOCIAL E ORGANIZAÇÕES Índice ENQUADRAMENTO DESCRIÇÃO DESTINATÁRIOS OBJETIVOS ESTRUTURA E DURAÇÃO AUTOR METODOLOGIA PEDAGÓGICA AVALIAÇÃO

Leia mais

GUIA DO FORMANDO OS DILEMAS NA PRÁTICA: O QUE FAZER? EDIÇÃO PCS_DPB1L ÁREA: PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE

GUIA DO FORMANDO OS DILEMAS NA PRÁTICA: O QUE FAZER? EDIÇÃO PCS_DPB1L ÁREA: PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE GUIA DO FORMANDO OS DILEMAS NA PRÁTICA: O QUE FAZER? EDIÇÃO PCS_DPB1L ÁREA: PSICOLOGIA CLÍNICA E DA SAÚDE Índice ENQUADRAMENTO DESCRIÇÃO DESTINATÁRIOS OBJETIVOS ESTRUTURA E DURAÇÃO AUTOR METODOLOGIA PEDAGÓGICA

Leia mais

PROGRAMAÇÃO METODOLÓGICA DO DO CURSO

PROGRAMAÇÃO METODOLÓGICA DO DO CURSO PROGRAMAÇÃO METODOLÓGICA DO DO CURSO DESIGNAÇÃO DO CURSO FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES À DISTÂNCIA DURAÇÃO DO CURSO 90 HORAS LOCAL E DATAS DE REALIZAÇÃO DA AÇÃO DE FORMAÇÃO 1. TRAINING CENTER,

Leia mais

GUIA DO CURSO. Desempenho de Funções de Segurança no Trabalho para o Representante do Empregador

GUIA DO CURSO. Desempenho de Funções de Segurança no Trabalho para o Representante do Empregador GUIA DO CURSO Desempenho de Funções de Segurança no Trabalho para o Representante do Empregador Índice Enquadramento...3 Objectivos e Competências a adquirir...4 Público Alvo e Pré Requisitos...5 Plano

Leia mais

Gafanha da Nazaré 9 de fevereiro de 2015

Gafanha da Nazaré 9 de fevereiro de 2015 Gafanha da Nazaré 9 de fevereiro de 2015 Decreto Regulamentar n.º 26/2012 de 21 de fevereiro regime de avaliação do desempenho docente Despacho normativo n.º 24/2012 de 26 de outubro processo de constituição

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES PÚBLICO-ALVO Quadros médios e superiores com saberes específicos de determinada profissão ou área profissional que se interessem pela atividade formativa, com

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES PÚBLICO-ALVO Quadros médios e superiores com saberes específicos de determinada profissão ou área profissional que se interessem pela atividade formativa, com

Leia mais

GUIA DO FORMANDO. Arrendamento Urbano 1.ª Edição

GUIA DO FORMANDO. Arrendamento Urbano 1.ª Edição GUIA DO FORMANDO Arrendamento Urbano 1.ª Edição ÍNDICE ENQUADRAMENTO DESCRIÇÃO DESTINATÁRIOS OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM ESTRUTURA E DURAÇÃO AUTOR METODOLOGIA PEDAGÓGICA AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO PORTAL E

Leia mais

GUIA DO FORMANDO. Aspetos Deontológicos e Práticos dos Relatórios de Avaliação Psicológica

GUIA DO FORMANDO. Aspetos Deontológicos e Práticos dos Relatórios de Avaliação Psicológica GUIA DO FORMANDO Aspetos Deontológicos e Práticos dos Relatórios de Avaliação Psicológica Índice Enquadramento... pág. 3 Descrição do Curso... Destinatários... Objetivos de aprendizagem... Estrutura e

Leia mais

Formação Inicial de Formadores em Gerontologia

Formação Inicial de Formadores em Gerontologia Formação Inicial de Formadores em Gerontologia A FITI Federação das Instituições de Terceira Idade, entidade formadora certificada pela DGERT (Proc. 0456/2013 aprovado em 15/04/2013) promove o curso de

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO- DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS- Níveis Nível 1 Regista uma aquisição de conhecimentos muito fraca ou nula. Não desenvolve competências mínimas essenciais. Revela muitas

Leia mais

Avaliação: funções e práticas

Avaliação: funções e práticas Avaliação: funções e práticas GUIA DA AÇÃO AÇÃO DE FORMAÇÃO NO ÂMBITO DA BOLSA DE PROFESSORES CLASSIFICADORES 2.º Ano Maio 2012 1. O Gabinete de Avaliação Educacional O GAVE Gabinete de Avaliação Educacional

Leia mais

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO DA QVO LEGIS (TUTOR) Introdução. Apresentação da QVO LEGIS

REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO DA QVO LEGIS (TUTOR) Introdução. Apresentação da QVO LEGIS REGULAMENTO DE FUNCIONAMENTO DA FORMAÇÃO DA QVO LEGIS (TUTOR) Introdução Exmo(a). Tutor(a), O presente documento - Regulamento Interno de Funcionamento da Formação da QVO LEGIS tem em vista o bom funcionamento

Leia mais

Plano da Unidade Curricular

Plano da Unidade Curricular Plano da Unidade Curricular Documento com o PUC desta unidade curricular. Sítio: Elearning UAb Unidade curricular: Linguagens e Computação 2015 01 Livro: Plano da Unidade Curricular Impresso por: Hugo

Leia mais

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES

FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES FORMAÇÃO PEDAGÓGICA INICIAL DE FORMADORES Curso Homologado pela Direção Regional do Emprego e Qualificação Profissional com a referência 121/FPIF/2014. PÚBLICO-ALVO Quadros médios e superiores com saberes

Leia mais

ROTEIRO PEDAGÓGICO. Roteiro Pedagógico Curso de Formação Associado ao Estágio Profissional

ROTEIRO PEDAGÓGICO. Roteiro Pedagógico Curso de Formação Associado ao Estágio Profissional Roteiro Pedagógico Curso de Formação Associado ao Estágio Profissional ROTEIRO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ASSOCIADO AO ESTÁGIO PROFISSIONAL (BEST56P) Página 1 de 16 Fevereiro Março Abril

Leia mais

OS PRÉMIOS DA FORMAÇÃO TURÍSTICA EM PORTUGAL

OS PRÉMIOS DA FORMAÇÃO TURÍSTICA EM PORTUGAL OS PRÉMIOS DA FORMAÇÃO TURÍSTICA EM PORTUGAL www.hea.pt ÍNDICE INTRODUÇÃO...2 ARTIGOS...3 ARTIGO 1º. SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DAS CANDIDATURAS...3 ARTIGO 2º IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO...4 ARTIGO 3º. CONDIÇÕES

Leia mais

Escola Secundária Poeta Al Berto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA 3º CICLO -7.º ANO Ano letivo: 2018 /2019

Escola Secundária Poeta Al Berto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA 3º CICLO -7.º ANO Ano letivo: 2018 /2019 Atitudes e Valores Aquisição de Conhecimentos e Desenvolvimento de Capacidades Domínios de avaliação Escola Secundária Poeta Al Berto CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISCIPLINA 3º CICLO -7.º ANO Ano letivo: 2018

Leia mais

Reitoria. Universidade do Minho, 27 de julho de 2017.

Reitoria. Universidade do Minho, 27 de julho de 2017. Reitoria Despacho RT - 45/2017 Ao abrigo do disposto no artigo 37.º, número 1, alínea s) e no artigo 54.º, número 2, alínea d) dos Estatutos da Universidade do Minho, homologados pelo Despacho Normativo

Leia mais

Programa de formação

Programa de formação Programa de formação -Certificação Pedagógica Especializada para formadores - eformador- Curso : Certificação Pedagógica Especializada para formadores - eformador Área: 146 Formação de professores e formadores

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica EDIÇÃO 2016

FICHA TÉCNICA DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica EDIÇÃO 2016 FICHA TÉCNICA DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica EDIÇÃO 2016 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Acessibilidade no Projecto de Arquitectura Uma responsabilidade técnica

Leia mais

Plano da Unidade Curricular

Plano da Unidade Curricular Plano da Unidade Curricular Documento com o PUC desta unidade curricular. Sítio: PlataformAbERTA Unidade curricular: Elementos de Estatística Multivariada 2016 Livro: Plano da Unidade Curricular Impresso

Leia mais

Plano da Unidade Curricular

Plano da Unidade Curricular Plano da Unidade Curricular Documento com o PUC desta unidade curricular. Sítio: PlataformAbERTA Unidade curricular: CQES Matemática 2017 Livro: Plano da Unidade Curricular Impresso por: Andreia Romão

Leia mais

Roteiro Pedagógico. Roteiro Pedagógico Curso de Formação Associado ao Estágio Profissional. Curso de Formação associado ao Estágio Profissional

Roteiro Pedagógico. Roteiro Pedagógico Curso de Formação Associado ao Estágio Profissional. Curso de Formação associado ao Estágio Profissional Roteiro Pedagógico Curso de Formação associado ao Estágio Profissional Página 1 de 19 Mês Módulo 0 - Apresentação do Curso Sessão Presencial Situação Profissional Módulo I - Situação Profissional da Psicologia

Leia mais

Plano da Unidade Curricular (PUC) (corrigido!)

Plano da Unidade Curricular (PUC) (corrigido!) Plano da Unidade Curricular (PUC) (corrigido!) Documento com o PUC desta unidade curricular. Sítio: Elearning UAb Unidade curricular: Matemática Preparatória 2015 01 Livro: Plano da Unidade Curricular

Leia mais

FICHA DE CURSO. Gestão de Conflitos em Contexto Escolar

FICHA DE CURSO. Gestão de Conflitos em Contexto Escolar DESCRIÇÃO DO CURSO Os conflitos fazem parte do nosso dia a dia. Saber lidar com eles é essencial não só à nossa sobrevivência, mas também ao nosso bem-estar. Por essa razão, este Curso constitui-se como

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO DESEMPENHO ENERGÉTICO DE EDIFÍCIOS EDIÇÃO Nº 2016

FICHA TÉCNICA DO CURSO DESEMPENHO ENERGÉTICO DE EDIFÍCIOS EDIÇÃO Nº 2016 FICHA TÉCNICA DO CURSO DESEMPENHO ENERGÉTICO DE EDIFÍCIOS EDIÇÃO Nº 2016 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Desempenho energético de edifícios 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER - Saber dotar um edifício de boas condições

Leia mais

Plano da Unidade Curricular

Plano da Unidade Curricular Plano da Unidade Curricular Documento com o PUC desta unidade curricular. Sítio: PlataformAbERTA Unidade curricular: S1 Computação Numérica 2018 Livro: Plano da Unidade Curricular Impresso por: Carlos

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA DE Práticas Oficinais (C-60), 12º ANO

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DA DISCIPLINA DE Práticas Oficinais (C-60), 12º ANO QUADRO I CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DOMÍNIOS DE APRENDIZAGEM CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DA DE Práticas Oficinais (C-60), 12º ANO OBJETO E OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM / COMPETÊNCIAS INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO PONDERAÇÃO

Leia mais

ARTIGO 1.º PLANO DE ESTUDOS

ARTIGO 1.º PLANO DE ESTUDOS PLANO DE ESTUDOS Nos termos do artigo 3.º, n.º 1, do Regulamento do Curso de Formação Específico para o Exercício de Funções de Presidente do Tribunal, de Magistrado do Ministério Público Coordenador e

Leia mais

Auscultação à Comunidade. Professores: Um olhar sobre a escola

Auscultação à Comunidade. Professores: Um olhar sobre a escola Auscultação à Comunidade Professores: Um olhar sobre a escola Auscultação à Comunidade Universo: 34 professores Inquiridos: 5 85,82% Questionário aos Professores Aplicação do Questionário Departamento

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO De acordo com a Portaria n.º 223-A/2018 de 3 de agosto Disposições Gerais A avaliação assume caráter contínuo e sistemático, ao serviço das aprendizagens, e fornece

Leia mais

Curso: ESTRATÉGIAS E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA

Curso: ESTRATÉGIAS E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA Curso: ESTRATÉGIAS E INOVAÇÃO PEDAGÓGICA e-ipp Unidade de e-learning do Politécnico do Porto e-ipp@sc.ipp.pt ÍNDICE ÍNDICE... 2 RESUMO... 3 FICHA DO CURSO... 4 PERFIL DOS ALUNOS... 4 NECESSIDADES DE INSTRUÇÃO...

Leia mais

Seja Bem-Vindo! Apresentação

Seja Bem-Vindo! Apresentação 0 Seja Bem-Vindo! Seja Bem-Vindo ao nosso Ambiente AVA na Plataforma Moodle, onde serão colocados os materiais de apoio para as disciplinas semipresenciais, destinadas aos alunos dos Cursos de Administração,

Leia mais

Escola Secundária de Barcelinhos PONTO 1 Enquadramento e fundamento do Procedimento

Escola Secundária de Barcelinhos PONTO 1 Enquadramento e fundamento do Procedimento Escola Secundária de Barcelinhos-403787 Procedimento Concursal para Técnico Especializado - Psicólogo/a Contratação de Escola (ao abrigo do Decreto-Lei n.º 132/2012, de 27 de junho na redação que lhe foi

Leia mais

TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE DA FAMÍLIA

TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE DA FAMÍLIA savlita TEOLOGIA E ESPIRITUALIDADE DA FAMÍLIA SITUAÇÕES ESPECIAIS EDIÇÃO 2016 17 DOCUMENTO IDENTIDADE DO CURSO ESTRUTURA DO CURSO Módulo I Antecedentes e contexto Módulo II O Concílio como acontecimento

Leia mais

GUIA DO FORMANDO. Gestão de Conflitos em Contexto Escolar

GUIA DO FORMANDO. Gestão de Conflitos em Contexto Escolar GUIA DO FORMANDO ÍNDICE ENQUADRAMENTO pág. 3 DESTINATÁRIOS pág. 4 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM pág. 5 ESTRUTURA E DURAÇÃO pág. 6 AUTORA E COAUTORAS pág. 7 METODOLOGIA PEDAGÓGICA pág. 8 METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO

Leia mais

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Gestão e Coordenação da Formação em elearning INTRODUÇÃO

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO. Gestão e Coordenação da Formação em elearning INTRODUÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO Gestão e Coordenação da Formação em elearning INTRODUÇÃO O sistema de certificação das entidades formadoras supervisionado pela Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho

Leia mais

CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA

CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA EDITAL n 01 / 2017 CHAMADA DE SELEÇÃO DE TUTORES PARA O CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ATENÇÃO BÁSICA A Universidade Federal do Paraná (UFPR),, por meio do torna público o Edital 01/2017, que rege a seleção

Leia mais

VOCÊ SABE. O que faz o formador? Quais os requisitos de acesso à profissão de formador? O que é a habilitação própria para a docência?

VOCÊ SABE. O que faz o formador? Quais os requisitos de acesso à profissão de formador? O que é a habilitação própria para a docência? VOCÊ SABE O que faz o formador? Quais os requisitos de acesso à profissão de formador? O que é a habilitação própria para a docência? Setembro 2014 www.in-formacao.com.pt Formador/a O formador é o técnico

Leia mais

CURSO Gestão de projetos e mudança. 22 de março de 2019 Lisboa

CURSO Gestão de projetos e mudança. 22 de março de 2019 Lisboa CURSO Gestão de projetos e mudança 22 de março de 2019 Lisboa N.º ação: 01/2019 Curso Gestão de projetos e mudança 22 de março de 2019 Lisboa Com a constante busca da melhoria contínua da prestação das

Leia mais

Modelo de Cenário de Aprendizagem

Modelo de Cenário de Aprendizagem Modelo de Cenário de Aprendizagem Disciplina: Contabilidade Geral e Analítica Tema: Representação e Movimentação de Contas Autor: Carmen Raposo Tendência(s) Relevante(s) Anote a tendência ou tendências

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO Agrupamento de Escolas de Rio Tinto CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO (De acordo com o Despacho Normativo n.º 1-F/2016 de 5 de abril e com os Decretos-Lei n. 139/2012 de 5 de julho e n.º17/2016

Leia mais

Programa de Formação

Programa de Formação AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NAS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS Programa de Formação Nos termos do Código do Direito de Autor, é expressamente proibida a reprodução, no todo ou em parte,

Leia mais

C R I T É R I O S G E R A I S DE A V A L I A Ç Ã O

C R I T É R I O S G E R A I S DE A V A L I A Ç Ã O Agrupamento de Escolas Dr. Alberto Iria Olhão C R I T É R I O S G E R A I S DE A V A L I A Ç Ã O Ano Letivo 2016-2017 Critérios Gerais de Avaliação 2016-2017 1 1. Avaliação A avaliação constitui um processo

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MATOSINHOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MATOSINHOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MATOSINHOS CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Educação Pré-Escolar, 1º, 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Cursos de Educação Formação ANO LETIVO 2011/2012 1 Objetivo O presente documento

Leia mais

Plano da Unidade Curricular

Plano da Unidade Curricular Plano da Unidade Curricular Plano da Unidade Curricular Documento com o PUC desta unidade curricular. Sítio: PlataformAbERTA Unidade curricular: Investigação Operacional 2016 Livro: Plano da Unidade Curricular

Leia mais

Jornadas Educativas: Tecnologias em educação: novas tendências, novas práticas 7, 18 e 25 de janeiro de 2017 Escola Secundária de Nelas PROGRAMA

Jornadas Educativas: Tecnologias em educação: novas tendências, novas práticas 7, 18 e 25 de janeiro de 2017 Escola Secundária de Nelas PROGRAMA PROGRAMA INFORMAÇÕES AOS FORMANDOS Nome do curso Jornadas Educativas Destinatários Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Secundário e de Educação Especial Registo de acreditação CCPFC/ACC-89046/16

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO

Agrupamento de Escolas de Rio Tinto CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO Agrupamento de Escolas de Rio Tinto CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO DO 1.º CICLO (De acordo com o Despacho Normativo n.º 1-F/2016 de 5 de abril e com os Decretos-Lei n. 139/2012 de 5 de julho e n.º17/2016

Leia mais

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas...

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas... SUMÁRIO Boas Vindas...02 A disciplina interativa...03 Objetivos...04 Organização da Disciplina...04 Atividades Avaliativas...06 Orientações sobre Avaliação...07 Papel do Tutor...09 Papel do Aluno...09

Leia mais

Escola Básica e Secundária de Santa Maria. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano Letivo

Escola Básica e Secundária de Santa Maria. CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano Letivo Escola Básica e Secundária de Santa Maria CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Ano Letivo 2016-2017 1. INTRODUÇÃO Os critérios de avaliação definidos, anualmente, pelo Conselho Pedagógico constituem referências

Leia mais

PROGRAMA INFORMAÇÕES AOS FORMANDOS

PROGRAMA INFORMAÇÕES AOS FORMANDOS PROGRAMA INFORMAÇÕES AOS FORMANDOS Nome do curso A aprendizagem quando nasce é para todos Teorias e práticas sobre a aprendizagem: os projetos PIC, STEM For All Seasons e outras propostas Destinatários

Leia mais

Modelo de Cenário de Aprendizagem

Modelo de Cenário de Aprendizagem Modelo de Cenário de Aprendizagem Disciplina: Contabilidade Geral e Analítica Tema: Introdução aos modelos de demonstrações financeiras Autor: Ana Filipa Joaquim Tendência(s) Relevante(s) Forte necessidade

Leia mais

Plano da Unidade Curricular

Plano da Unidade Curricular Plano da Unidade Curricular Documento com o Plano de Unidade Curricular (PUC) de Raciocínio e Representação do Conhecimento. Sítio: PlataformAbERTA Unidade curricular: Raciocínio e Representação do Conhecimento

Leia mais

Critérios de Avaliação. EB 2,3 D. Luís de Mendonça Furtado. 3.º Ciclo. Ano Letivo 2015/2016

Critérios de Avaliação. EB 2,3 D. Luís de Mendonça Furtado. 3.º Ciclo. Ano Letivo 2015/2016 Critérios de Avaliação EB 2,3 D. Luís de Mendonça Furtado 3.º Ciclo Ano Letivo 2015/2016 Alteração aprovada em Conselho Pedagógico na sequência do Despacho Normativo n.º 17-A/2015 de 2015/09/22 A Presidente

Leia mais

Plano da Unidade Curricular

Plano da Unidade Curricular Page 1 of 18 Plano da Unidade Curricular Documento com o PUC desta unidade curricular. Sítio: Universidade Aberta Unidade curricular: Tópicos de Informática - Turma D2 Livro: Plano da Unidade Curricular

Leia mais

Curso Piloto O Atendimento nas Lojas do Cidadão 06/05/ /06/2008

Curso Piloto O Atendimento nas Lojas do Cidadão 06/05/ /06/2008 Curso Piloto O Atendimento nas Lojas do Cidadão 06/05/2008 27/06/2008 Avaliação da Formação É importante para a AMA e, especificamente para toda a Equipa que concebeu e preparou esta Acção de Formação

Leia mais

AFESP Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária

AFESP Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária REGULAMENTO DO FORMADOR AFESP Associação Portuguesa de Sinalização e Segurança Rodoviária Alvalade Office Center Praça de Alvalade, N.º 6 1º

Leia mais

Jornadas Educativas PENSAR A EDUCAÇÃO 2017 Agrup. Escolas de Vila Nova de Paiva 6 e 20 de maio de 2017

Jornadas Educativas PENSAR A EDUCAÇÃO 2017 Agrup. Escolas de Vila Nova de Paiva 6 e 20 de maio de 2017 Jornadas Educativas PENSAR A EDUCAÇÃO 2017 Agrup. Escolas de Vila Nova de Paiva 6 e 20 de maio de 2017 PROGRAMA INFORMAÇÕES AOS FORMANDOS Nome do curso Jornadas Educativas Pensar a Educação 2017 Destinatários

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALLIS LONGUS PLANO DE AÇÃO DE MELHORIA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALLIS LONGUS PLANO DE AÇÃO DE MELHORIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALLIS LONGUS PLANO DE AÇÃO DE MELHORIA VALONGO, JUNHO 2013 INTRODUÇÃO O Plano de Melhoria constitui-se como instrumento de suporte à programação e à implementação da melhoria

Leia mais

Relatório Final de Avaliação. Ação n.º 29/2011. O Trabalho de Equipa no contexto das Bibliotecas Escolares. Modalidade: Curso de Formação

Relatório Final de Avaliação. Ação n.º 29/2011. O Trabalho de Equipa no contexto das Bibliotecas Escolares. Modalidade: Curso de Formação Centro de Formação de Escolas dos Concelhos de Benavente, Coruche e Salvaterra de Magos Relatório Final de Avaliação Ação n.º 29/2011 O Trabalho de Equipa no contexto das Bibliotecas Escolares Modalidade:

Leia mais

Programa de Mentoring Profissional

Programa de Mentoring Profissional Programa de Mentoring Profissional Regulamento Programa de Mentoring Profissional APJF 1. Introdução ao Programa A Associação Portuguesa de Jovens Farmacêuticos (APJF) tem como uma das suas missões a de

Leia mais

FICHA TÉCNICA DO CURSO PROJECTAR COM REVIT ARCHITECTURE Nível 1 EDIÇÃO 2016

FICHA TÉCNICA DO CURSO PROJECTAR COM REVIT ARCHITECTURE Nível 1 EDIÇÃO 2016 FICHA TÉCNICA DO CURSO PROJECTAR COM REVIT ARCHITECTURE Nível 1 EDIÇÃO 2016 1. DESIGNAÇÃO DO CURSO Projectar com Revit Architecture nível 1 2. COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER O Revit Architecture é uma plataforma

Leia mais

RESPOSTA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BANCOS À CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N

RESPOSTA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BANCOS À CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N RESPOSTA DA ASSOCIAÇÃO PORTUGUESA DE BANCOS À CONSULTA PÚBLICA DA CMVM N.º 3/2017, RELATIVA AO PROJETO DE REGULAMENTO QUE VISA DEFINIR OS CONTEÚDOS MÍNIMOS A DOMINAR PELOS COLABORADORES DE INTERMEDIÁRIOS

Leia mais

Introdução ao HACCP Higiene e Segurança Alimentar

Introdução ao HACCP Higiene e Segurança Alimentar WEBINAR Introdução ao HACCP Higiene e Segurança Alimentar Ensino a Distância - Formação e-learning Formadora: Otília Vieira (Engª) Data: 18 de janeiro de 2019 1 OBJETIVO 1. Explicar o que é o HACCP e onde

Leia mais

Introdução. Objetivos. Metodologia de Avaliação. Carga Horária

Introdução. Objetivos. Metodologia de Avaliação. Carga Horária Introdução O Curso de Certificação em Intermediação de Crédito garante a obtenção dos conhecimentos e competências exigidas aos singulares e dos membros dos órgãos de administração das pessoas coletivas,

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR PAULA NOGUEIRA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR PAULA NOGUEIRA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS PROFESSOR PAULA NOGUEIRA Plano de Formação do Agrupamento 2015/2018 Índice 1. Nota Introdutória... 3 2. Enquadramento do Plano de Formação... 4 3. Diagnóstico... 6 4. Objetivos Gerais...

Leia mais

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas...

SUMÁRIO. Boas Vindas A disciplina interativa Objetivos Organização da Disciplina Atividades Avaliativas... SUMÁRIO Boas Vindas...02 A disciplina interativa...03 Objetivos...04 Organização da Disciplina...04 Atividades Avaliativas...06 Orientações sobre Avaliação...08 Papel do Tutor...08 Papel do Aluno...10

Leia mais

Manual de Orientação e Elaboração do TCC. Ibmec Online MBA

Manual de Orientação e Elaboração do TCC. Ibmec Online MBA Manual de Orientação e Elaboração do TCC Ibmec Online MBA 1/5 Introdução Os cursos de Pós-Graduação MBA do Ibmec Online têm como obrigatoriedade para sua conclusão a entrega e defesa do trabalho de conclusão

Leia mais

1. O MOODLE Acesso à Plataforma Cadastrar-se em uma disciplina Página Inicial do Curso Fórum...

1. O MOODLE Acesso à Plataforma Cadastrar-se em uma disciplina Página Inicial do Curso Fórum... 1 SUMÁRIO 1. O MOODLE...3 2. Acesso à Plataforma...3 2.1. Cadastrar-se em uma disciplina...4 2.2. Página Inicial do Curso...5 3. Fórum...5 3.1 Envio de Mensagens e Arquivos em fóruns...6 3.2 Anexando Arquivos

Leia mais

Avaliação do Processo Acadêmico PSICOLOGIA. Campus Iguatemi 2018/1

Avaliação do Processo Acadêmico PSICOLOGIA. Campus Iguatemi 2018/1 Avaliação do Processo Acadêmico PSICOLOGIA Campus Iguatemi 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS PRESENCIAIS...

Leia mais

Desenvolver competências na prestação de cuidados de saúde a populações vulneráveis.

Desenvolver competências na prestação de cuidados de saúde a populações vulneráveis. 1. OBJETIVOS GERAIS Desenvolver competências na prestação de cuidados de saúde a populações vulneráveis. 2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS Este módulo visa dotar os formandos de capacidades nas seguintes linhas

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO (2º e 3º Ciclos) 2018/2019

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO (2º e 3º Ciclos) 2018/2019 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO (2º e 3º Ciclos) 2018/2019 Introdução A avaliação, sustentada por uma dimensão formativa, é parte integrante do ensino e da aprendizagem, tendo por objetivo central a sua

Leia mais

Parte 3 Descrição da Pesquisa de Satisfação com os Usuários

Parte 3 Descrição da Pesquisa de Satisfação com os Usuários Parte 3 Descrição da Pesquisa de Satisfação com os Usuários - 2010 Perfil dos Usuários: Observa-se no gráfico 1 abaixo, que do total de usuários (N = 42) que respondeu à pesquisa, a maioria (67%) era de

Leia mais

REGULAMENTO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE

REGULAMENTO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE REGULAMENTO DA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO DO PESSOAL DOCENTE Apreciado em 22 de março de 2016 Índice Avaliação de desempenho do pessoal docente ------------------------------------3 Artigo 1º - Âmbito ---------------------------------------------------------------------------3

Leia mais

ESTRUTURA DE TERMOS DE REFERÊNCIA

ESTRUTURA DE TERMOS DE REFERÊNCIA ESTRUTURA DE TERMOS DE REFERÊNCIA 2014 FICHA TÉCNICA Título: Estrutura de Termos de Referência Edição: Gabinete de Avaliação e Auditoria Camões, Instituto da Cooperação e da Língua, I.P. Ministério dos

Leia mais

Plano de Formação 2018/2021

Plano de Formação 2018/2021 Plano de Formação 2018/2021 Curso n.º 25_proforma_18/21 Negociar para melhor ensinar Gestão do conflito (DREAçores/AAFC/042/2017) Cronograma /Caracterização N.º de horas: 15 Unidades de Crédito: 0,6 unidades

Leia mais

GASTRONOMIA Graduação Executiva

GASTRONOMIA Graduação Executiva Avaliação do Processo Acadêmico GASTRONOMIA Graduação Executiva Campus Zona Sul 2018/1 1 SUMÁRIO APRESENTAÇÃO......3 ANÁLISE DOS RESULTADOS GERAIS DO CURSO... 4 RESULTADOS GERAIS DA AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS

Leia mais

PROGRAMA INFORMAÇÕES AOS FORMANDOS

PROGRAMA INFORMAÇÕES AOS FORMANDOS PROGRAMA INFORMAÇÕES AOS FORMANDOS Nome do curso Destinatários Educadores de Infância e Professores dos Ensinos Básico e Secundário e Professores de Educação Especial Registo de acreditação CCPFC/ACC-102200/19

Leia mais

146 Formação de Professores e Formadores de Áreas Tecnológicas

146 Formação de Professores e Formadores de Áreas Tecnológicas 146 Formação de Professores e Formadores de Áreas Tecnológicas Formação Pedagógica Inicial de Formadores Destinatários Indivíduos que pretendam adquirir o CCP para exercer a atividade de formador. As condições

Leia mais

Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho

Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho Regulamento da Formação em Contexto de Trabalho A Formação em Contexto de Trabalho (FCT) faz parte integrante do Plano Curricular de qualquer Curso Profissional e é indispensável para a obtenção de um

Leia mais

LISTA SINTONIZA-TE COM O PEDAGÓGICO. Dia 25 de fevereiro, Vota S!

LISTA SINTONIZA-TE COM O PEDAGÓGICO. Dia 25 de fevereiro, Vota S! LISTA SINTONIZA-TE COM O PEDAGÓGICO Dia 25 de fevereiro, Vota S! MANIFESTO Caros Colegas, No próximo dia 25 de fevereiro, decorrerão as eleições para os Discentes do Conselho Pedagógico, que te irão representar

Leia mais

ROTEIRO PEDAGÓGICO. Roteiro Pedagógico Curso de Formação Associado ao Estágio Profissional

ROTEIRO PEDAGÓGICO. Roteiro Pedagógico Curso de Formação Associado ao Estágio Profissional Roteiro Pedagógico Curso de Formação Associado ao Estágio Profissional ROTEIRO PEDAGÓGICO CURSO DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL ASSOCIADO AO ESTÁGIO PROFISSIONAL (BEST81P) Página 1 de 18 M Mês Abril BEST81P 30

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO EFTA Escola de Formação Profissional em Turismo de Aveiro CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO Avaliação das Aprendizagens AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS INTRODUÇÃO No início do ano letivo, sob proposta da equipa

Leia mais