Auscultação à Comunidade. Professores: Um olhar sobre a escola

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Auscultação à Comunidade. Professores: Um olhar sobre a escola"

Transcrição

1 Auscultação à Comunidade Professores: Um olhar sobre a escola

2 Auscultação à Comunidade

3 Universo: 34 professores Inquiridos: 5 85,82% Questionário aos Professores Aplicação do Questionário Departamento N.º de professores Percentagem Línguas 27 23,5% Ciências Sociais e Humanas 20 7,4% Matemática e Ciências Experimentais 45 39,% Expressões 23 20,0% Questionários aplicados entre os dias 4 e 5 de junho de

4 Questionário aos Professores O questionário foi aplicado online aos professores da escola através da nossa plataforma Moodle. 4

5 A. Organização e gestão Organização

6 A. Organização e gestão Organização A eficácia da Direção na gestão de assuntos correntes da Escola, assim como a qualidade dos horários dos alunos são os aspetos mais valorizados pelos professores.

7 A. Organização e gestão Organização

8 A. Organização e gestão Organização Sobre a organização e conteúdo da componente letiva e não letiva dos horários dos professores, estes mostram-se bastante satisfeitos com o trabalho realizado, tendo-se presente a impossibilidade de atender a todas as especificidades solicitadas.

9 A. Organização e gestão Comunicação É evidente a eficácia da comunicação dentro da comunidade escolar.

10 A. Organização e gestão Liderança

11 A. Organização e gestão Liderança Os professores reconhecem a confiança depositada no seu trabalho, bem como o incentivo e apoio ao desenvolvimento de projetos e à participação dos pais na vida da escola.

12 A. Organização e gestão Liderança Consideram, de igual forma, que a Direção valoriza o seu trabalho, uma vez que integra os seus contributos, delega funções e fomenta o seu desenvolvimento profissional. O tempo de ACP é reconhecido pela maioria dos docentes como propiciador do trabalho colaborativo.

13 A. Organização e gestão Liderança É praticamente unânime que na Escola são respeitadas as diretivas da Ministério da Educação.

14 A. Organização e gestão Disciplina interna As normas do regulamento interno e o nível de atuação disciplinar, dentro da sala de aula, são de uma maneira geral cumpridas.

15 A. Organização e gestão Conselho Geral Ressalta o desconhecimento do trabalho do Conselho Geral e talvez por isso a sua menor relevância no funcionamento da Escola.

16 A. Organização e gestão Conselho Pedagógico

17 A. Organização e gestão Conselho Pedagógico

18 A. Organização e gestão Conselho Pedagógico O Conselho Pedagógico desempenha as suas tarefas de forma satisfatória mas há vários aspetos a melhorar.

19 A. Organização e gestão Funcionamento dos Departamentos Curriculares

20 A. Organização e gestão Funcionamento dos Departamentos Curriculares Aspetos como a partilha de práticas educativas, a articulação de atividades entre grupos de recrutamento, bem como sessões de divulgação/debate sobre temas científicos deverão ser melhorados pelos departamentos.

21 A. Organização e gestão Recursos

22 A. Organização e gestão Recursos Os professores consideram na sua maioria que a escola está bem equipada, embora reconheçam alguns constrangimentos relativamente ao funcionamento dos equipamentos audiovisuais nas salas de aula.

23 A. Organização e gestão Recursos Os espaços do edifício escolar são considerados de qualidade.

24 A. Organização e gestão Recursos Embora reconheçam haver condições de trabalho na escola, mais de metade dos inquiridos considerou que a configuração do novo edifício contribui para o distanciamento entre professores e alunos.

25 A. Organização e gestão Funcionamento dos serviços O trabalho dos assistentes operacionais foi considerado satisfatório.

26 A. Organização e gestão Funcionamento dos serviços O atendimento por parte do serviço administrativo deverá melhorar quanto à sua capacidade de resposta perante as situações apresentadas.

27 A. Organização e gestão Funcionamento dos serviços O serviço da cantina é considerado bastante fraco, enquanto que o bufete poderá diversificar a oferta. A reprografia responde muito satisfatoriamente às necessidades da escola.

28 B. Cultura de Escola Ambiente de trabalho A escola é aberta à inovação e incentiva a existência de projetos.

29 B. Cultura de Escola Ambiente de trabalho Os professores consideram que os assistentes são reconhecidos pelo seu trabalho.

30 B. Cultura de Escola Ambiente de trabalho Reconhece-se uma genuína preocupação com os alunos, traduzida no encorajamento e reconhecimento do seu trabalho, bem como pela sua pessoa.

31 B. Cultura de Escola Ambiente de trabalho

32 B. Cultura de Escola Ambiente de trabalho Quanto às atitudes em geral, o respeito pelo outro é um valor importante, seguido da autonomia, da confiança, do apoio à inovação, ao estímulo à participação e ao compromisso.

33 B. Cultura de Escola Ambiente de trabalho Os professores sentem-se não só parte daquilo que a escola promove, como são incentivados a integrar equipas de projetos. Existe claramente um incentivo à participação dos pais na vida da escola.

34 B. Cultura de Escola Comunicação

35 B. Cultura de Escola Comunicação Recorrendo a diferentes suportes comunicacionais, a informação chega a todos os elementos da comunidade.

36 B. Cultura de Escola Relações entre pares Os professores manifestam satisfação quanto à relação estabelecida com os colegas dentro deste contexto de trabalho.

37 B. Cultura de Escola Relações entre pares A escola possui um modelo organizacional que propicia a participação construtiva dos professores nos grupos formais em que se inserem.

38 B. Cultura de Escola Relações entre pares A grande maioria dos docentes são profissionais realizados e consequentemente confiantes no trabalho desenvolvido.

39 B. Cultura de Escola Imagem global da Escola O plano anual de atividades abrange uma grande diversidade de eventos culturais.

40 B. Cultura de Escola Imagem global da Escola É notório o reconhecimento do prestígio da escola na comunidade envolvente, sendo considerada um local de trabalho agradável e tranquilo.

41 C. Informação de Enquadramento

42 Aspetos positivos da Escola Sugestões de melhoria apresentadas pelos Professores Relativamente a estes dois itens do questionário, apenas 4 dos 5 professores (35,6%) consideraram pertinente manifestar a sua opinião de forma descritiva.

43 Aspetos positivos da Escola Categorias Aspetos mencionados Referências Equipa diretiva Infraestruturas Comunidade escolar Organização Disponibilidade e acolhimento Comunicação Consideração pelos problemas pessoais Relacionamento com a Direção Abertura a projetos Confiança Horários Liderança aberta e cuidada Rapidez na resolução de problemas Responsabilização dos docentes Disponibilidade para ouvir pais Preocupação em facilitar o trabalho dos docentes Respeito pela autonomia docente Delegação Política da diretora e sua equipa Espaço escolar Equipamentos disponíveis Biblioteca Bom ambiente de trabalho Relacionamento com colegas Tranquilidade/Estabilidade/Segurança Disciplina / Respeito Relacionamento geral Relacionamento interpessoal Investimento na educação global do aluno Funcionários Profissionalismo

44 Aspetos positivos da Escola Categorias Aspetos mencionados Referências Alunos Professores Imagem da Escola Trabalho com alunos Alunos empenhados Alunos que participam nas atividades Alunos satisfeitos por frequentarem a escola Educação dos alunos Melhoria constante dos resultados dos alunos Qualidade dos professores Qualidade de ensino Professores empenhados Professores cumpridores Relação professor / aluno Cultura de escola Prestígio / Imagem Projeto educativo Abertura ao meio Atividades sócio culturais Diversidade de cursos 2 2

45 Sugestões de melhoria apresentadas pelos Professores ORGANIZAÇÃO E GESTÃO A.. Organização Diminuir a burocracia; Melhorar o programa sumários e o programa alunos; Substituir as aulas de 90 minutos por aulas de 50/60 minutos. A. 2. Trabalho nos Departamentos Curriculares Melhorar a articulação dentro de cada departamento curricular; Promover discussões de teor pedagógico e/ou científico no seio de cada departamento. A.3. Funcionamento dos serviços Atribuir uma chave a cada professor; Fazer cumprir as regras de saber estar na biblioteca; Melhorar o arejamento das salas de aula; Mais um assistente no bar nos intervalos mais concorridos; Diversificar a oferta do bar com produtos mais saudáveis; Na cantina melhorar a qualidade dos produtos e variar as ementas Diminuir o ruído, nomeadamente biblioteca, cantina, bar

46 Sugestões de melhoria apresentadas pelos Professores CULTURA DE ESCOLA B.. Trabalho colaborativo Melhorar o trabalho dentro de cada grupo de recrutamento; Refletir sobre o que é a cultura de escola hoje; Recentrar o tempo do ACP no seu objetivo original. B.2. Disciplina Atuar com mais rigor na resolução de problemas disciplinares, fazendo cumprir o Regulamento Interno; Atuar de forma mais rigorosa dentro da sala de aula de forma a melhorar o ambiente de trabalho; Melhorar o comportamento dos alunos nas AS.

47 Conclusões finais do GAVI Aspetos a ponderar ÁREA PEDAGÓGICA - PROFESSORES Reformulação dos departamentos tendo em vista a criação de estruturas mais pequenas que permitam uma melhor funcionalidade. Consequente alteração da composição do Conselho Pedagógico com reflexos na sua dinâmica de trabalho e na representatividade dos diversos grupos disciplinares. Trabalho nos Departamentos Curriculares: Comunicação coordenador de departamento - representante de grupo de recrutamento (reuniões) Autoformação interna através de partilha de boas práticas (durante as sessões ACP, reuniões de departamento) Aproveitar sinergias de grupo (pessoas com valências diferentes agrupadas)

48 Conclusões finais do GAVI Aspetos a ponderar ÁREA PEDAGÓGICA - ALUNOS Formação em gestão de conflitos para professores e assistentes Sessões de trabalho no início do ano letivo sobre o saber-ser e saber-estar Sensibilizar os Encarregados de Educação para a importância do conhecimento do regulamento interno da Escola ÁREA FUNCIONAL Biblioteca melhor explicitação das regras e da funcionalidade do espaço Assistentes administrativos e atendimento

49 2.ª Fase do inquérito Auscultação à comunidade Com o intuito de recolher informação sobre diferentes aspetos da instituição inquirimos inicialmente os professores sobre o funcionamento da escola. Após a análise dos resultados deste.º questionário procederemos à aplicação de um novo inquérito, 2.ª fase, onde pretendemos debruçarmo-nos sobre sua profissionalidade e as suas reflexões no âmbito do processo de ensinoaprendizagem, nomeadamente quanto a: Organização e gestão do processo de ensino (como ensinamos) Gestão do currículo (o que ensinamos) Avaliação das aprendizagens (o quê e como avaliamos, análise dos resultados obtidos)

Auscultação à Comunidade. A perspetiva dos Assistentes Técnicos e Operacionais

Auscultação à Comunidade. A perspetiva dos Assistentes Técnicos e Operacionais Auscultação à Comunidade A perspetiva dos Assistentes Técnicos e Operacionais Auscultação à Comunidade Este questionário visa recolher informações e opiniões dos assistentes técnicos e operacionais relativamente

Leia mais

Auscultação à Comunidade. Professores ll: Reflexões sobre a prática profissional

Auscultação à Comunidade. Professores ll: Reflexões sobre a prática profissional Auscultação à Comunidade Professores ll: Reflexões sobre a prática profissional Auscultação à Comunidade Universo: 111 professores Inquiridos: 93 83,38% Questionário aos Professores Aplicação do Questionário

Leia mais

Auscultação à Comunidade. O olhar dos Alunos

Auscultação à Comunidade. O olhar dos Alunos Auscultação à Comunidade O olhar dos Alunos Auscultação à Comunidade Conhecer a opinião da comunidade escolar relativamente a diversos fatores de relevância na organização e funcionamento da escola são,

Leia mais

Questionário aos Professores. Apresentação dos dados. Equipa de autoavaliação

Questionário aos Professores. Apresentação dos dados. Equipa de autoavaliação Questionário aos Professores Apresentação dos dados Equipa de autoavaliação Inquérito dos Professores Informação de enquadramento: Responderam ao inquérito 47 professores com idades compreendidas entre

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código OBJETIVOS. Uniformização de critérios e indicadores de

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS SOPHIA DE MELLO BREYNER - Código OBJETIVOS. Uniformização de critérios e indicadores de Plano de Melhoria OBJETIVOS Promover o Sucesso Académico Melhorar a Prestação do Serviço Educativo Aperfeiçoar a comunicação Aplicação do Programa de Apoio à Avaliação do Sucesso Académico PAASA: Uniformização

Leia mais

Auscultação à Comunidade. A visão dos Encarregados de Educação

Auscultação à Comunidade. A visão dos Encarregados de Educação Auscultação à Comunidade A visão dos Encarregados de Educação Questionário aos Encarregados de Educação Os questionários depois de preenchidos pelos encarregados de educação foram entregues pelos alunos

Leia mais

Autoavaliação Questionário à comunidade

Autoavaliação Questionário à comunidade Autoavaliação Questionário à comunidade 2016 / 17 1. Introdução Os questionários passados à comunidade educativa, ao longo do ano letivo 2016/17, permitiram conhecer o seu grau de satisfação relativamente

Leia mais

Dados dos questionários aplicados aos Assistentes Técnicos

Dados dos questionários aplicados aos Assistentes Técnicos Comissão Avaliação Interna Dados dos questionários aplicados aos Assistentes Técnicos 1 Comissão Avaliação Interna O que é a autoavaliação do Agrupamento? REFLEXÃO Para que se faz a autoavaliação? Maior

Leia mais

QUESTIONÁRIO PARA OS DOCENTES

QUESTIONÁRIO PARA OS DOCENTES QUESTIONÁRIO PARA OS DOCENTES Equipa de Autoavaliação do Agrupamento ESCOLA: Pré- escolar 1º Ciclo 2º Ciclo 3º Ciclo Ensino Secundário Departamento Curricular: Indicadores O grau de conhecimento dos documentos

Leia mais

COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013/2014 Questionário de Avaliação da Qualidade PESSOAL DOCENTE

COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013/2014 Questionário de Avaliação da Qualidade PESSOAL DOCENTE Anexo 4 COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO 2013/2014 Questionário de Avaliação da Qualidade PESSOAL DOCENTE O Agrupamento de Escolas de Valongo pretende garantir um serviço público de qualidade. No final deste

Leia mais

ESEQ - Inquérito à Satisfação dos Professores - Ano letivo 2011/2012

ESEQ - Inquérito à Satisfação dos Professores - Ano letivo 2011/2012 Editar formulário - [ ESEQ - Inquérito à Satisfação dos Professores - Ano letivo 2011/... Page 1 of 12 ESEQ - Inquérito à Satisfação dos Professores - Ano letivo 2011/2012 Este questionário visa conhecer

Leia mais

Questionários de satisfação Grupo de trabalho da Avaliação Interna

Questionários de satisfação Grupo de trabalho da Avaliação Interna Questionários de satisfação 2014 Grupo de trabalho da Avaliação Interna Índice 1. Questões metodológicas 2. 2. Determinação dos pontos fortes e dos pontos a melhorar Por dimensão, ciclo de ensino e intervenientes

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES (AvAEFS) ANO LETIVO 2015/2016

AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES (AvAEFS) ANO LETIVO 2015/2016 AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. FRANCISCO SANCHES (AvAEFS) ANO LETIVO 2015/2016 I - Enquadramento legal Definição do âmbito da Autoavaliação do AEFS Decreto-Lei n.º 137/2012 de 2 de julho (alteração

Leia mais

Dados dos questionários aplicados aos Docentes

Dados dos questionários aplicados aos Docentes Dados dos questionários aplicados aos Docentes 1 Equipa Responsável M. Alzira Pinho (coordenadora/docente); Felismina Diogo (docente); Maria de Fátima Loureiro (docente); Salete Carrilho (docente); Sofia

Leia mais

PROJETO EDUCATIVO 2012/ /16

PROJETO EDUCATIVO 2012/ /16 ESCOLA SECUNDÁRIA/3º CEB POETA AL BERTO, SINES PROJETO EDUCATIVO 2012/13-2015/16 Aprovado pelo Conselho Geral a 8 de abril de 2013. ÍNDICE 1. INTRODUÇÃO... 3 2. MISSÃO... 3 3. VISÃO... 3 4. VALORES..4

Leia mais

Autoavaliação Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra

Autoavaliação Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra Agrupamento de Escolas Agualva Mira Sintra JI do Cacém n.º 2 EB1 de Mira Sintra n.º 1 EB1 de Mira Sintra n.º 2 EB1 de Lopas EB1 de Meleças EB1 Dr. António Torrado EB2,3 D. Domingos Jardo ES Matias Aires

Leia mais

Plano de Melhoria para 2018/19 INTRODUÇÃO

Plano de Melhoria para 2018/19 INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO O presente Plano de Melhoria foi concebido na sequência da avaliação externa realizada neste Agrupamento de Escolas durante 2016/17 e das áreas de melhoria apontadas, pela Inspeção-Geral da

Leia mais

Agrupamento Vertical de Escolas de Leça da Palmeira/ Santa Cruz do Bispo AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS 2012 PLANO DE MELHORIA

Agrupamento Vertical de Escolas de Leça da Palmeira/ Santa Cruz do Bispo AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS 2012 PLANO DE MELHORIA Agrupamento Vertical de Escolas de Leça da Palmeira/ Santa Cruz do Bispo AVALIAÇÃO EXTERNA DAS ESCOLAS 2012 PLANO DE MELHORIA Leça da Palmeira, Julho 2012 0 INDICE Introdução. Relatório da avaliação externa..

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA PLANO DE MELHORIAS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA PLANO DE MELHORIAS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA PLANO DE MELHORIAS 2016-2017 JULHO 2016 SUMÁRIO Sumário... 2 Enquadramento... 3 Diagnóstico... 4 Pontos fortes... 4 Áreas de melhoria... 4 Áreas de Melhoria enquadradas

Leia mais

ESEQ - Inquérito à Satisfação dos Alunos - Ano letivo 2011/2012

ESEQ - Inquérito à Satisfação dos Alunos - Ano letivo 2011/2012 Page 1 of 15 ESEQ - Inquérito à Satisfação dos Alunos - Ano letivo 2011/2012 Este Questionário visa conhecer o clima organizacional da ESEQ; Este questionário é apresentado por áreas; Pretende avaliar

Leia mais

QUESTIONÁRIO Pessoal Docente

QUESTIONÁRIO Pessoal Docente QUESTIONÁRIO Pessoal Docente INTRODUÇÃO O Agrupamento de Escolas do Cadaval (AEC), durante o presente ano letivo, vai dar continuidade ao processo de autoavaliação envolvendo toda a comunidade escolar,

Leia mais

Escola Secundária Eça de Queirós

Escola Secundária Eça de Queirós Escola Secundária Eça de Queirós Avaliação Interna Ano Letivo 13/14 Análise dos Resultados do Grau de Satisfação do Pessoal Não Docente Satisfação Não Docentes 13-14 INTRODUÇÃO Tendo presente que uma parte

Leia mais

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO E DAS AÇÕES DE MELHORIA

APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO E DAS AÇÕES DE MELHORIA APRESENTAÇÃO DOS RESULTADOS DA AUTOAVALIAÇÃO E DAS AÇÕES DE MELHORIA Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação 19 de janeiro de 2015 Powerpoint Templates APRESENTAÇÃO Powerpoint Templates

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SAMORA CORREIA ANÁLISE DA QUALIDADE GERAL E ESPECÍFICA DOS SERVIÇOS E INFRAESTRUTURAS EQUIPA DE AVALIAÇÃO INTERNA Novembro de 2007 1 PB RESULTADO DO INQUÉRITO AOS FUNCIONÁRIOS

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA Escola Secundária de Vouzela Escola Básica de Campia Relatório dos Resultados dos Inquéritos aos Alunos Apesar de, no âmbito do processo de avaliação interna,

Leia mais

Terceiro Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Campos de análise Referentes Indicadores

Terceiro Ciclo da Avaliação Externa das Escolas. Campos de análise Referentes Indicadores Quadro de referência Domínios, campos de análise, referentes e indicadores O quadro de referência do terceiro ciclo da Avaliação Externa das Escolas estrutura-se em quatro domínios Autoavaliação, Liderança

Leia mais

PLANO DE MELHORIA

PLANO DE MELHORIA PLANO DE MELHORIA 2013 2015 1 - Introdução Entende-se por Plano de Melhoria da Escola um conjunto de procedimentos e estratégias organizadas e implementadas com o objetivo de promover a melhoria dos processos

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VOUZELA E CAMPIA Relatório dos Resultados dos Inquéritos aos Alunos Apesar de, no âmbito do processo de avaliação interna, estar a terminar um ciclo avaliativo de dois anos (em

Leia mais

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS

EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS INSPEÇÃO-GERAL DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA PROGRAMA ACOMPANHAMENTO EDUCAÇÃO ESPECIAL RESPOSTAS EDUCATIVAS RELATÓRIO Agrupamento de Escolas de Fragoso 2014-2015 RELATÓRIO DE ESCOLA Agrupamento de Escolas de Fragoso

Leia mais

PLANO ESTRATÉGICO 2013/2014

PLANO ESTRATÉGICO 2013/2014 PLANO ESTRATÉGICO 2013/2014 Após a leitura dos pareceres elaborados pelos diferentes departamentos, procedeu-se ao levantamento de dados referentes a situações-problemas e foram delineadas estratégias

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ALBERTO IRIA PLANO DE FORMAÇÃO 2016/2018

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ALBERTO IRIA PLANO DE FORMAÇÃO 2016/2018 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. ALBERTO IRIA PLANO DE FORMAÇÃO 2016/2018 A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida. Séneca Índice Introdução... 3 Objetivos... 4 Necessidades de formação

Leia mais

Relatório do Observatório de Qualidade Escolar

Relatório do Observatório de Qualidade Escolar Relatório do Observatório de Qualidade Escolar RESULTADOS DOS QUESTIONÁRIOS Agrupamento de Escolas de Colmeias Equipa de Auto-avaliação Julho 2011 Índice Introdução... 3 Objectivos... 3 Princípios usados

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AQUILINO RIBEIRO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AQUILINO RIBEIRO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS AQUILINO RIBEIRO Diretora Isabel Maria Gonçalves Marques 214228850 direcao@aearibeiro.edu.pt Fonte: Os dados apresentados têm por base os Questionários de Satisfação aplicados à

Leia mais

Questionário aos alunos

Questionário aos alunos Questionário aos alunos Distribuição das respostas, de escolha fechada, aos questionários recebidos pelo sistema informático e no formulário de registo de dados agrupados. 1. Identificação Masculino: 38:

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO 1. FINALIDADES DA AVALIAÇÃO A avaliação é um elemento integrante e regulador da prática educativa, permitindo uma recolha sistemática de informações que, uma vez analisadas,

Leia mais

Questionário Grau de Satisfação dos Docentes 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário

Questionário Grau de Satisfação dos Docentes 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário 93 Questionário Grau de Satisfação dos Docentes 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Secundário Pretende-se, com este questionário, fazer o levantamento de alguns aspetos que o GAP considera relevantes para

Leia mais

Plano de Melhoria 2016/2019

Plano de Melhoria 2016/2019 Plano de Melhoria 20162019 Outubro 2016 20162017 Índice INTRODUÇÃO... 2 OBJETIVO... 4 ÁREAS DE MELHORIA... 4 IMPLEMENTAÇÃO E MONITORIZAÇÃO... 5 PLANO DE MELHORIA... 6 CONCLUSÃO... 18 ANEXOS... 19 1 INTRODUÇÃO

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS TRATAMENTO ESTATÍSTICO DOS QUESTIONÁRIOS

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS TRATAMENTO ESTATÍSTICO DOS QUESTIONÁRIOS AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VALE DE MILHAÇOS TRATAMENTO ESTATÍSTICO DOS QUESTIONÁRIOS 2014-2017 1 ÍNDICE 1. Taxa de participação... 3 2. Docentes... 4 3. Pessoal não docente... 21 4. Alunos... 33 5. Encarregados

Leia mais

SUPERVISÃO PEDAGÓGICA

SUPERVISÃO PEDAGÓGICA SUPERVISÃO PEDAGÓGICA ENQUADRAMENTO Avaliação Supervisão Supervisão PROMOVE Melhoria das práticas letivas/pedagógicas Fundamental: Trabalho colaborativo + Autoavaliação A observação e a discussão de aulas

Leia mais

PLANO DE MELHORIA Aprovado em Conselho Geral de 28 de setembro de 2017

PLANO DE MELHORIA Aprovado em Conselho Geral de 28 de setembro de 2017 PLANO DE MELHORIA Aprovado em Conselho Geral de 28 de setembro de 2017 Índice 1. Introdução... 2 2. Enquadramento das Ações de Melhoria nos Domínios da Avaliação Externa, Critérios CAF Educação e Eixos

Leia mais

PLANO TIC 1

PLANO TIC 1 2015-2016 PLANO TIC 1 Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres Estrada Nacional n.º 16 6370-147 Fornos de Algodres Tel.: 271700110 Fax: 271700118 www.ae-fa.pt e-mail: aefa.og@ae-fa.pt 2 Equipa PTE

Leia mais

Apoio Tutorial Específico. maio de 2017

Apoio Tutorial Específico. maio de 2017 Apoio Tutorial Específico maio de 2017 Atividade de acompanhamento desenvolvida pela IGEC 1.ª fase Enquadramento Despacho do Senhor Ministro da Educação de 13 de setembro de 2016 DGE desenvolvimento de

Leia mais

Gostaríamos que respondessem de forma reflectida e sincera, a fim de acedermos a um conhecimento fundamentado sobre as questões em análise.

Gostaríamos que respondessem de forma reflectida e sincera, a fim de acedermos a um conhecimento fundamentado sobre as questões em análise. Questionário de Inquérito Colegas, A experiência profissional e a investigação educacional têm revelado que a supervisão organizacional das escolas é um factor que concorre decisivamente para a melhoria

Leia mais

Questionários de Satisfação

Questionários de Satisfação Questionários de Satisfação Apresentação de resultados Ano Letivo 05/06 Índice. Enquadramento.... Taxa de adesão... 4. Caracterização dos inquiridos... 5 4. Peso das ações de melhoria nos questionários...

Leia mais

ANEXO I- GRELHA SÍNTESE DOS CONTRIBUTOS PARA O PROJETO EDUCATIVO

ANEXO I- GRELHA SÍNTESE DOS CONTRIBUTOS PARA O PROJETO EDUCATIVO - ANEXO I- GRELHA SÍNTESE DOS CONTRIBUTOS PARA O PROJETO EDUCATIVO Nível Pedagógico Alunos não cumpridores de regras 1 Necessidade de diversificação da oferta formativa, de acordo com as preferências dos

Leia mais

Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Odivelas

Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Odivelas A - CIENTÍFICA E PEDAGÓGICA Prática letiva a) Atividades e estratégias desenvolvidas b) Relação pedagógica com os alunos c) Recursos e materiais didáticos O docente revela lacunas graves no desenvolvimento

Leia mais

Avaliação da biblioteca escolar. A. Currículo literacias e aprendizagem. Avaliação

Avaliação da biblioteca escolar. A. Currículo literacias e aprendizagem. Avaliação Avaliação da biblioteca escolar Avaliação 2014-2015 Recomendações do conselho pedagógico Alargar a colaboração curricular a outras áreas disciplinares, nomeadamente Inglês e Ciências Naturais. Aprofundar

Leia mais

Apresentação dos resultados da autoavaliação e das ações de melhoria. Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação

Apresentação dos resultados da autoavaliação e das ações de melhoria. Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação Apresentação dos resultados da autoavaliação e das ações de melhoria Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação Enquadramento Equipa de autoavaliação Representantes do PD José Bentes Guerreiro

Leia mais

2. Plano de Ações de Melhoria Inicial

2. Plano de Ações de Melhoria Inicial 2. Plano de Ações de Melhoria Inicial Pág. 6 2.2. Fichas das ações de melhoria 2.2.2. Ação de Melhoria 2 Designação da ação de melhoria Melhoria dos processos de ensino e aprendizagem e impacto nos resultados

Leia mais

Para o tratamento estatístico dos dados utilizou-se a escala

Para o tratamento estatístico dos dados utilizou-se a escala RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO Domínio: LIDERANÇA 1 - Preâmbulo O trabalho desenvolvido assentou no referencial 2006-2011 da Inspeção-Geral da Educação, nomeadamente o Quadro de referência para a avaliação

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALAPRAIA. Avaliação

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALAPRAIA. Avaliação AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE ALAPRAIA Avaliação METODOLOGIA DE TRABALHO INSTRUMENTOS DE RECOLHA DE INFORMAÇÃO Questionários Autoavaliação do agrupamento Avaliação do PE Público alvo Pessoal docente /não docente

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ AFONSO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ AFONSO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS JOSÉ AFONSO Resumo da proposta final Documento para análise PROJETO EDUCATIVO Análise na matriz SWOT (strenghts, weaknesses, opportunities, threats) pontos fortes/pontos fracos/

Leia mais

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017/2018

CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 CRITÉRIOS GERAIS DE AVALIAÇÃO 2017/2018 I INTRODUÇÃO De acordo com a legislação em vigor, a avaliação é um elemento integrante e regulador de todo o processo de ensino aprendizagem. A avaliação visa promover

Leia mais

Agrupamento de Escolas Santos Simões

Agrupamento de Escolas Santos Simões Agrupamento de Escolas Santos Simões PLANO DE FORMAÇÃO E ATUALIZAÇÃO PESSOAL DOCENTE E NÃO DOCENTE Biénio 2015/2017 Guimarães - outubro de 2015 Índice Preâmbulo 3 Enquadramento 3 Introdução 4 Objetivos

Leia mais

AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO INQUÉRITO AOS PROFESSORES

AUTOAVALIAÇÃO DO AGRUPAMENTO INQUÉRITO AOS PROFESSORES 1 RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO Domínio: RESULTADOS 1 - Preâmbulo O trabalho desenvolvido assentou no referencial 2006-2011 da Inspeção-Geral da Educação, nomeadamente o Quadro de referência para a avaliação

Leia mais

Relatório sobre o Inquérito aos Docentes da Escola Superior de Música de Lisboa: Ano letivo 2014/2015

Relatório sobre o Inquérito aos Docentes da Escola Superior de Música de Lisboa: Ano letivo 2014/2015 Relatório sobre o Inquérito aos Docentes da Escola Superior de Música de Lisboa: Ano letivo 2014/2015 Gabinete para a Cultura da Qualidade Dezembro de 2015 Índice Geral Abreviaturas, Siglas e Acrónimos...iv

Leia mais

Escola Secundária Eça de Queirós

Escola Secundária Eça de Queirós Escola Secundária Eça de Queirós Avaliação Interna Ano Lectivo 2009/2010 Análise dos Resultados do Inquérito Grau de Satisfação dos Professores INDICE INTRODUÇÃO 3 METODOLOGIA 3 APRESENTAÇÃO E ANÁLISE

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO. Ano letivo: 2014/2015

PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO. Ano letivo: 2014/2015 PLANO DE FORMAÇÃO DO AGRUPAMENTO Ano letivo: 2014/2015 Plano de Formação do Agrupamento 2 INTRODUÇÃO A formação e atualização dos percursos profissionais surgem como um imperativo da sociedade moderna

Leia mais

Índice. Introdução...3. Constituição da equipa...4. Metodologia utilizada...4. Calendarização das etapas...4. Atividades desenvolvidas...

Índice. Introdução...3. Constituição da equipa...4. Metodologia utilizada...4. Calendarização das etapas...4. Atividades desenvolvidas... Ano Letivo 2017/2018 Índice Introdução...3 Constituição da equipa...4 Metodologia utilizada...4 Calendarização das etapas...4 Atividades desenvolvidas...4 Análise dos Inquéritos...5 Conclusão... 12 2 Relatório

Leia mais

Escola Secundária de Vagos

Escola Secundária de Vagos Equipa 2010/2011: Ana Campos Maria José Henriques Maria Purificação Oliveira Paulo Pires (Coordenação) 17 de Janeiro de 2011 Índice Pág. Introdução Síntese do trabalho desenvolvido pelo. 3 3 Análise dos

Leia mais

Plano de Ações de Melhoria 1

Plano de Ações de Melhoria 1 FICHA DE AÇÃO DE MELHORIA N.º 1 INFORMAÇÃO Presidente do Conselho Geral e Presidente do Conselho Pedagógico O Secretário da reunião do Conselho Geral e do Conselho Pedagógico Recursos humanos Melhorar

Leia mais

PLANO DE FORMAÇÃO

PLANO DE FORMAÇÃO PLANO DE FORMAÇÃO 2016-2018 Plano de Formação A.E.S.J.E. 2016-2018 1 O Plano de Formação do A.E.S.J.E. surge como um instrumento de trabalho destinado a responder às necessidades de formação dos docentes

Leia mais

Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova. Documento apresentado no âmbito da Avaliação Externa efetuada pela IGEC

Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova. Documento apresentado no âmbito da Avaliação Externa efetuada pela IGEC Agrupamento de Escolas de S. Pedro da Cova Documento apresentado no âmbito da Avaliação Externa efetuada pela IGEC 2015 Índice 1. Introdução... 3 2. Metodologia... 4 3. Áreas de Melhoria sugeridas no relatório

Leia mais

RELATÓRIO FINAL. Plano de Ação da EB1 Jardia. Relatório Final de Autoavaliação do Plano de Ação de Estabelecimento da EB 1 Jardia

RELATÓRIO FINAL. Plano de Ação da EB1 Jardia. Relatório Final de Autoavaliação do Plano de Ação de Estabelecimento da EB 1 Jardia RELATÓRIO FINAL Plano de Ação da EB1 Jardia Relatório Final de Autoavaliação do Plano de Ação de Estabelecimento da EB 1 Jardia Introdução Pontos Conteúdos A ação de melhoria da EB1 Jardia tem como base

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo INTRODUÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE SÃO LOURENÇO VALONGO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO Ano letivo 2018-2019 A avaliação, sustentada por uma dimensão formativa, é parte integrante do ensino e da aprendizagem,

Leia mais

Plano de Ações de Melhoria Intermédio

Plano de Ações de Melhoria Intermédio Plano de Ações de Melhoria Intermédio PAM Intermédio 2018/2019 Março de 2019 Índice Pág. 2 1. Introdução 2. Plano de Ações de Melhoria Inicial 2.1. Enquadramento das ações de melhoria nos Critérios da

Leia mais

PADRÕES de DESEMPENHO DOCENTE

PADRÕES de DESEMPENHO DOCENTE ESCOLA SECUNDÁRIA DO RESTELO 402679 PADRÕES de DESEMPENHO DOCENTE 2010-2011 Desp.n.º 16034-2010, ME (20 Out.) VERTENTE PROFISSIONAL, SOCIAL E ÉTICA Compromisso com a construção e o uso do conhecimento

Leia mais

Ano 1 ( ) Ano 2 ( ) Ano 3 ( ) Ano 4 ( ) Implementação do processo de melhoria. Avaliação da biblioteca escolar

Ano 1 ( ) Ano 2 ( ) Ano 3 ( ) Ano 4 ( ) Implementação do processo de melhoria. Avaliação da biblioteca escolar Ano letivo 2014.15 Ano 1 (2013-14) Ano 2 (2014-15) Ano 3 (2015-16) Ano 4 (2016-17) Implementação do processo de melhoria Avaliação da biblioteca escolar Implementação do processo de melhoria Avaliação

Leia mais

AGRUPAMENTO VERTICAL DE OURIQUE

AGRUPAMENTO VERTICAL DE OURIQUE AGRUPAMENTO VERTICAL DE OURIQUE Relatório de Reflexão Critica do Plano Anual de Atividades Ano Letivo 2011/2012 1ºPeríodo Índice Índice 2 Introdução 3 Grau execução e de satisfação 4 Participação dos agentes

Leia mais

Projeto: Aferição da qualidade do sistema educativo na RAM

Projeto: Aferição da qualidade do sistema educativo na RAM Projeto: Aferição da qualidade do sistema educativo na RAM Autoavaliação das escolas Motivos: fracos resultados dos alunos nos exames nacionais; nos estudos nacionais e internacionais; recomendações da

Leia mais

Plano de Ações de Melhoria Inicial

Plano de Ações de Melhoria Inicial Plano de Ações de Melhoria Inicial PAM Inicial 2018/2019 Novembro de 2018 Índice Pág. 2 1. Introdução 2. Plano de Ações de Melhoria Inicial 2.1. Enquadramento das ações de melhoria nos Critérios da CAF

Leia mais

Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) Experiências na promoção da educação inclusiva Dec. Lei n.º 54 /2018 de 6 de julho

Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) Experiências na promoção da educação inclusiva Dec. Lei n.º 54 /2018 de 6 de julho Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva (EMAEI) Experiências na promoção da educação inclusiva Dec. Lei n.º 54 /2018 de 6 de julho Carlos Simões carlosasimoes@gmail.com Leiria, 23 março 2019

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL ESTREMOZ PLANO DE MELHORIA 1. Contextualização do processo De acordo com a recomendação n.º 1/2011 do Conselho Nacional de Educação apresenta-se o Plano de Melhoria da Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel Estremoz.

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO Apresentação Pública 7 de julho de 2015 EQUIPA Alzira Gomes (Ensino Secundário) Elvira Bernardino (1º Ciclo) Henrique Amorim (Ensino Profissional e Vocacional) José Machado (Associação

Leia mais

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO 1.º CICLO 2013/2014 1. Introdução A avaliação dos alunos está enquadrada pelo Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho e regulamentada pelo Despacho normativo n.º 24-A/2012, de 6

Leia mais

Avaliação do Plano de Melhoria Ano letivo 2012/2013

Avaliação do Plano de Melhoria Ano letivo 2012/2013 Avaliação do Plano de Melhoria Ano letivo 2012/2013 (RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO INTERNA/EXTERNA DO AGRUPAMENTO) Página 1 PLANO DE MELHORIA 1. Enquadramento. A avaliação externa constitui-se como um importante

Leia mais

Coordenadores de: Departamento/ ciclo/diretores de Turma Pessoal Docente

Coordenadores de: Departamento/ ciclo/diretores de Turma Pessoal Docente Critérios avaliados pelo Modelo CAF: - Critério 1; - Critério 2-Planeamento e Estratégia; - Critério 3- Pessoas; - Critério 5 Processos. Agrupamento de Escolas de Vouzela Coordenadores de: Departamento/

Leia mais

Plano de Formação

Plano de Formação Plano de Formação 2013-2015 Índice NOTA INTRODUTÓRIA... 2 PÚBLICO-ALVO... 2 OBJETIVOS GERAIS... 2 EXPLICITAÇÃO DO LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES... 3 ÁREAS PRIORITÁRIAS DE FORMAÇÃO... 3 ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO...

Leia mais

CARTA DE MISSÃO DIRETOR DO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO. MANDATO de 2017 a Mandato de 2017 a

CARTA DE MISSÃO DIRETOR DO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO. MANDATO de 2017 a Mandato de 2017 a CARTA DE MISSÃO DIRETOR DO AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS DE FRAGOSO MANDATO de 2017 a 2021 1 Nome do Diretor: Manuel Soares Amorim Escalão: 8º Grupo de recrutamento: 240 Período de avaliação: 01/09/2017

Leia mais

Agrupamento de Escolas de Ourique

Agrupamento de Escolas de Ourique Agrupamento de Escolas de Ourique Plano de Melhoria Ano Letivo 2014-2015 1 ÍNDICE 1 INTRODUÇÃO 2 PLANO DE MELHORIA 3 PRIORIDADES 3.1 PRIORIDADE A APROVEITAMENTO DOS ALUNOS 3.2 PRIORIDADE B ARTICULAÇÃO

Leia mais

CAI RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO

CAI RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS MOSTEIRO E CÁVADO 2008-2009 RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO CAI COMISSÃO DE AVALIAÇÃO INTERNA DOMÍNIOS DE AVALIAÇÃO Funcionamento e Organização dos Apoios Educativos. Contributo dos

Leia mais

Eliana Lúcia Ferreira Coordenadora do Curso.

Eliana Lúcia Ferreira Coordenadora do Curso. BOAS VINDAS Prezado aluno, Seja bem vindo ao Curso de Licenciatura Plena em Educação Física, modalidade à Distância da Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora (FAEFID/UFJF).

Leia mais

1º Relatório de Monitorização do Plano de Ação Estratégica

1º Relatório de Monitorização do Plano de Ação Estratégica 1º Relatório de Monitorização do Plano de Ação Estratégica Agrupamento de Escolas de Celeirós Dezembro de 2016 Índice ENQUADRAMENTO... 2 I. MONITORIZAÇÃO - metodologia... 3 II. MONITORIZAÇÃO - resultados...

Leia mais

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO

RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DOMINGOS SEQUEIRA Leiria RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO /2016 AVALIAÇÃO DO PLANO DE AÇÕES DE MELHORIA ÍNDICE GERAL ÍNDICE DE SIGLAS... II ÍNDICE DE FIGURAS... III ÍNDICE DE QUADROS...

Leia mais

SUCESSO EDUCATIVO E CIDADANIA ATIVA PROJETO EDUCATIVO. Solidariedade Inclusão Ética Criatividade

SUCESSO EDUCATIVO E CIDADANIA ATIVA PROJETO EDUCATIVO. Solidariedade Inclusão Ética Criatividade SUCESSO EDUCATIVO E CIDADANIA ATIVA PROJETO EDUCATIVO Solidariedade Inclusão Ética Criatividade 2017-2020 ÍNDICE INTRODUÇÃO... 2 1 - Visão... 3 2 - Missão... 3 3 Valores... 4 4 - Análise SWOT... 4 Pontos

Leia mais

PLANO DE COMUNICAÇÃO. Agrupamento de Escolas Rio Arade. Ano letivo 2012/2013 [Escolha a data] Agrupamento de Escolas Rio Arade

PLANO DE COMUNICAÇÃO. Agrupamento de Escolas Rio Arade. Ano letivo 2012/2013 [Escolha a data] Agrupamento de Escolas Rio Arade Agrupamento de Escolas Rio Arade PLANO DE COMUNICAÇÃO Ano letivo 2012/2013 [Escolha a data] 1 / 7 Índice Nota introdutória... 3 O que se pretende?... 4 Instrumentos... 5 Objetivos... 6 Monitorização e

Leia mais

AEDLV - Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância D. Lourenço Vicente. Plano de Melhoria do Agrupamento

AEDLV - Agrupamento de Escolas e Jardins de Infância D. Lourenço Vicente. Plano de Melhoria do Agrupamento Plano de Melhoria do Agrupamento dezembro 2013 1. Introdução O Plano de Melhoria que neste momento se apresenta, constitui um instrumento de suporte à programação e à implementação das ações de melhoria

Leia mais

Agrupamento de Escolas Miguel Torga RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA

Agrupamento de Escolas Miguel Torga RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Agrupamento de Escolas Miguel Torga RELATÓRIO DE AUTOAVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA Amadora, 12 de julho de 2013 Grupo de trabalho: Celeste Gabriel, Dulce Garrido, Irene Costa e Paulo Silva 1 Introdução A presente

Leia mais

Plano de Formação

Plano de Formação Plano de Formação 2015-2017 Índice NOTA INTRODUTÓRIA... 2 PÚBLICO-ALVO... 2 OBJETIVOS GERAIS... 2 EXPLICITAÇÃO DO LEVANTAMENTO DE NECESSIDADES... 3 ÁREAS PRIORITÁRIAS DE FORMAÇÃO... 4 ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO...

Leia mais

RELATÓRIO DO PLANO DE FORMAÇÃO

RELATÓRIO DO PLANO DE FORMAÇÃO RELATÓRIO DO PLANO DE FORMAÇÃO Ano letivo 2014/2015 ÍNDICE Introdução---------------------------------------------------------3 Ações realizadas--------------------------------------------------4 Grau

Leia mais

Agosto de Workshop Gestão Conflitos. Ano Letivo 2011/2012. Gabinete de Apoio ao Tutorado

Agosto de Workshop Gestão Conflitos. Ano Letivo 2011/2012. Gabinete de Apoio ao Tutorado Agosto de 2012 Workshop Gestão Conflitos Ano Letivo 2011/2012 Gabinete de Apoio ao Tutorado ÍNDICE 1. Introdução... 3 2. Avaliação Formação Gestão de Conflitos - 2011/2012... 4 3. Conclusão... 6 Anexos...

Leia mais

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA SEDE: ESCOLA BÁSICA DE AMARELEJA OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE 2016/2017 ÍNDICE Introdução... 2 Equipa... 2 Horário Semanal... 3 Metodologia de trabalho... 3 Domínios de

Leia mais

Plano de Melhoria

Plano de Melhoria Plano de Melhoria 1 Enquadramento O presente Plano de Melhoria resulta, simultaneamente, das orientações emanadas da Inspeção-Geral da Educação e Ciência, que assentam nas sugestões do Conselho Nacional

Leia mais

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA SEDE: ESCOLA BÁSICA DE AMARELEJA OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE 2014/2015 ÍNDICE Introdução... 2 Equipa... 2 Horário Semanal... 3 Metodologia de trabalho... 3 Domínios de

Leia mais

PLANO DE MELHORIA ANO LETIVO 2016/2017

PLANO DE MELHORIA ANO LETIVO 2016/2017 AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE MARTIM DE FREITAS Agrupamento de Escolas Martim de Freitas PLANO DE MELHORIA ANO LETIVO 2016/ 7 INDÍCE 1. - Introdução 3 2. - Contextualização 4 3. Áreas e Ações de Melhoria 6

Leia mais

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DO AGRUPAMENTO

ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DO AGRUPAMENTO ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO PEDAGÓGICA E ADMINISTRATIVA DO AGRUPAMENTO 1 Estrutura e Organização Pedagógica e Administrativa 1. Órgão de Administração e Gestão 2. Organização Pedagógica 3. Organização Administrativa

Leia mais

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE

OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE AMARELEJA SEDE: ESCOLA BÁSICA DE AMARELEJA OBSERVATÓRIO DA QUALIDADE 2015/2016 ÍNDICE Introdução... 2 Equipa... 2 Horário Semanal... 3 Metodologia de trabalho... 3 Domínios de

Leia mais

ESCOLA REGIONAL DR. JOSÉ DINIS DA FONSECA INQUÉRITOS REALIZADOS À COMUNIDADE ESCOLAR- 2014/2015

ESCOLA REGIONAL DR. JOSÉ DINIS DA FONSECA INQUÉRITOS REALIZADOS À COMUNIDADE ESCOLAR- 2014/2015 ESCOLA REGIONAL DR. JOSÉ DINIS DA FONSECA INQUÉRITOS REALIZADOS À COMUNIDADE ESCOLAR- 2014/2015 INQUÉRITO AO PESSOAL DOCENTE SIM NÃO Conheço o fluxo do ensino-aprendizagem e de avaliação Contribuo para

Leia mais

PLANO DE MELHORIA 2012/13

PLANO DE MELHORIA 2012/13 1. INTRODUÇÃO O processo de autoavaliação do agrupamento tem como objetivo proporcionar uma reflexão sobre o funcionamento do Agrupamento, de modo a orientar toda a sua estrutura no sentido de fazer sobressair

Leia mais