ACTIVIDADE: M.C. Escher Arte e Matemática Actividade desenvolvida pela Escola Secundária com 3º ciclo Padre António Vieira.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "ACTIVIDADE: M.C. Escher Arte e Matemática Actividade desenvolvida pela Escola Secundária com 3º ciclo Padre António Vieira."

Transcrição

1 ACTIVIDADE: M.C. Escher Arte e Matemática Actividade desenvolvida pela Escola Secundária com 3º ciclo Padre António Vieira. ENQUADRAMENTO CURRICULAR: Alunos do Secundário (11º ano) Conteúdos Específicos: O conceito de infinito Soma dos termos de uma progressão geométrica A capacidade de visualização A perspectiva DESCRIÇÃO: A actividade começa com a visita à Exposição M.C. Escher Arte e Matemática, que integra o Centro de Recursos da Associação de Professores de Matemática e prossegue em sala de aula com duas fichas: Escher e o Infinito A partir da gravura Limite quadrado de Escher e da reprodução do diagrama por este usado na sua construção, é possível fazer uma primeira abordagem do conceito de infinito, bem como a determinação intuitiva da soma dos termos de uma progressão geométrica. Os mundos impossíveis de Escher A partir da observação atenta e guiada de dois mundos impossíveis de Escher: a gravura Belveder e o Cubo impossível é possível chegar à identificação das impossibilidades subjacentes. MATERIAIS: Fichas de Trabalho; Uma fotocópia por grupo da gravura Limite quadrado e outra da gravura Belveder ; Uma folha de acetato, uma caneta de acetato e uma régua, por grupo. SUGESTÕES: Quanto à visita à Exposição M.C. Escher Arte e Matemática : Pode ser dado um tempo inicial para saborear a multiplicidade de imagens, a maior parte das quais pouco convencionais, assim como para manipular à vontade os Mundos impossíveis tais como: o Tribar, o Cubo impossível, Em seguida pode ser feito um acompanhamento da descoberta do modo como Escher joga com a perspectiva; Por último pode ser dado um tempo para explorar o software que integra a Exposição.

2 Quanto ao trabalho desenvolvido em sala de aula: Poderá ser feito em grupos de 4 e ocupar um tempo de 45 minutos; Poderá anteceder o estudo do tema Sucessões já que embora tenha por objectivo uma primeira abordagem do conceito de infinito, bem como a determinação da soma dos termos de uma progressão geométrica, tudo poderá ser feito de um modo muito intuitivo e retomado mais tarde a quando da formalização.

3 FICHA DE TRABALHO 1 Nome: Data: Escher e o Infinito Não podemos imaginar que algures por detrás da estrela mais longínqua do céu nocturno, o espaço possa ter um fim, um limite para além do qual nada mais existe. O conceito de vácuo diz-nos ainda alguma coisa, pois um espaço pode estar vazio, de qualquer maneira na nossa fantasia, mas a nossa força de imaginação é incapaz de apreender o conceito de nada no sentido de ausência de espaço. Escher, 1959 São várias as gravuras em que Escher tenta a aproximação ao infinito, Limite quadrado é uma delas. Foi o próprio Escher quem deu a conhecer o diagrama em que se baseia a referida gravura. 1. Pega na gravura Limite quadrado e identifica nela o referido esquema. Para isso: Coloca sobre a gravura uma folha de acetato. Identifica nela o centro da gravura e desenha o quadrado central (quadrado de 1ª geração). Em seguida identifica os quadrados de 2ª geração e 3ª geração. Por último divide os quadrados traçados em triângulos rectângulos de acordo com o diagrama acima.

4 2. Olha agora atentamente o diagrama colocado sobre a gravura. O que há de comum no preenchimento de todos os triângulos rectângulos traçados? E o que há de diferente? De que maneira te parece a gravura representa o infinito? Lembras-te de mais alguma gravura que ilustre tal representação? Porque razão Escher terá usado três cores, e não apenas duas, nesta gravura? Repara que tens três tipos de vértices. Identifica os elementos que convergem em cada um deles e pensa no menor número de cores que os permite distinguir. 3. Como podes confirmar a gravura é um quadrado de lado aproximadamente igual ao triplo do quadrado central. Queres ver o que a partir daí poderás deduzir? Considera o lado do quadrado central (quadrado de 1ª geração) igual a 1. Qual o lado dos quadrados de 2ª geração? E 3ª? E 4ª? E 5ª?... E de ordem n? Como a partir daqueles obténs o lado da gravura? Então o que podes concluir? Surpreendido? Irás ainda este ano verificar que assim é.

5 Limite quadrado, xilogravura, 1964

6 FICHA DE TRABALHO 2 Nome: Data: Os mundos impossíveis de Escher Talvez a parte mais conhecida da obra de Escher, seja a construção de figuras impossíveis. Trata-se de estruturas que se sugerem tridimensionais, mas que não podem efectivamente ser construídas nessa dimensão. Estas provocam no observador uma tensão perceptiva intensa, uma vez que o recurso a temas realistas e a mestria técnica, esconde a não plausibilidade das concepções sugeridas e apela a um pensamento multidimensional. Esse é realmente o mérito de Escher, ao misturar o impossível com a realidade: enquadra as figuras impossíveis num cenário harmonioso que se afirma real à vista do observador. São várias as gravuras que ilustram esta faceta da sua obra, Belveder é uma delas. Inicialmente denominada por Escher com Casa-fantasma, apresenta uma estrutura arquitectónica incoerente que resulta da ligação impossível entre o piso superior e o piso inferior. 1. Olha atentamente a gravura e procura descobrir onde reside a impossibilidade de tal ligação. 2. Com a tua mão tapa a metade inferior da gravura e olha cuidadosamente a metade superior. Que te parece, alguma anormalidade? Tapa agora a metade superior e observa a inferior. Tudo normal? 3. Olha novamente os pilares que ligam os dois pisos e toma mais uma vez consciência onde reside a impossibilidade. Algum pilar normal? E nos restantes onde existe a anormalidade? Lembras-te de mais alguma construção impossível de Escher? O rapaz que está sentado no banco, também descobriu uma construção impossível que liga duas metades perfeitamente normais, num modelo bastante simplificado que segura nas mãos.

7 É igual à estrutura de um cubo, mas o lado superior é ligado ao inferior, de uma forma impossível. Talvez seja mesmo impossível segurar na mão um cubo assim simplesmente porque não pode existir no espaço uma tal construção. Curiosamente, a solução surgiu descrita numa folha de papel pousada à sua frente. Queres procurar a solução para o enigma? 4. Olha atentamente um cubo e vê se és capaz de nele encontrar duas realidades diferentes: uma delas consegue-la aceitando que os pontos 1 e 4 estão perto de nós e os pontos 2 e 3 mais longe, na outra 2 e 3 estão mais perto e 1 e 4 mais longe. 5. No entanto também é possível ver 2 e 4 à frente e 1 e 3 atrás. Todavia, isto vai contra a nossa imaginação de um cubo e por esta razão não chegamos por nós a esta interpretação. Se dermos volume às arestas do cubo, podemos obrigar o observador a esta interpretação deixando correr a aresta A-2 antes da aresta 1-4 e C-4 antes de 3-2. Olha novamente o cubóide que o rapaz segura nas mãos e vê que coincide com este. É esta a interpretação o fundamento para Belveder.

8 Belveder, litografia, 1958

ACTIVIDADE: As Sucessões e os Fractais Actividade desenvolvida pela Escola Secundária com 3º ciclo Padre António Vieira.

ACTIVIDADE: As Sucessões e os Fractais Actividade desenvolvida pela Escola Secundária com 3º ciclo Padre António Vieira. ACTIVIDADE: As Sucessões e os Fractais Actividade desenvolvida pela Escola Secundária com 3º ciclo Padre António Vieira. ENQUADRAMENTO CURRICULAR: Alunos do Secundário (11º ano) Conteúdos Específicos:

Leia mais

Exposição M. C. Escher Arte e Matemática

Exposição M. C. Escher Arte e Matemática RELATÓRIO DE ACTIVIDADE Exposição M. C. Escher Arte e Matemática Serpentes, xilogravura, 1969 Confrontando os enigmas que nos rodeiam e considerando e analisando as observações que fazia, terminei nos

Leia mais

Tarefa nº 9. (Plano de trabalho nº 4)

Tarefa nº 9. (Plano de trabalho nº 4) ESCOLA SECUNDÁRIA COM 3º CICLO D. DINIS 10º ANO DE MATEMÁTICA A Tarefa nº 9 VAMOS DESCOBRIR NOVOS POLIEDROS A PARTIR DO CUBO Pretende-se, com esta actividade, e utilizando o que estudou e trabalhou até

Leia mais

Universidade Federal de Alagoas Eixo da Tecnologia Campus do Sertão Programa de Educação Tutorial

Universidade Federal de Alagoas Eixo da Tecnologia Campus do Sertão Programa de Educação Tutorial Exercícios de Características das figuras geométricas planas e espaciais 1º - (ENEM - 2002) - Na construção civil, é muito comum a utilização de ladrilhos ou azulejos com a forma de polígonos para o revestimento

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009 Destinatários: alunos dos 7 e 8 anos de Escolaridade Nome: Turma: Duração: 1h30min Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. As questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

Poliedro de Escher (dodecaedro rômbico estrelado) (Jogos de Engenho S1 Laboratório de Educação Matemática) Parte 1:

Poliedro de Escher (dodecaedro rômbico estrelado) (Jogos de Engenho S1 Laboratório de Educação Matemática) Parte 1: Poliedro de Escher (dodecaedro rômbico estrelado) (Jogos de Engenho S1 Laboratório de Educação Matemática) Parte 1: Observando a natureza A primeira descrição formal do dodecaedro rômbico deve-se a Kepler,

Leia mais

Ilusão de Ótica. Uma seleção de imagens que provocam ilusões visuais

Ilusão de Ótica. Uma seleção de imagens que provocam ilusões visuais Ilusão de Ótica Uma seleção de imagens que provocam ilusões visuais A ilusão de ótica é muito legal, mas quando é de propósito A Essilor reuniu nesta seleção, imagens de um fenômeno que é uma das maiores

Leia mais

Raiz Quadrada e Raiz Cúbica. Expressões com Variáveis

Raiz Quadrada e Raiz Cúbica. Expressões com Variáveis Escola Secundária Dr. Augusto César da Silva Ferreira Rio Maior Ano Lectivo 008/009 Ficha de Trabalho n.º 4 Nome: N.º Data / / Raiz Quadrada e Raiz Cúbica. Expressões com Variáveis 1. Completa a tabela

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A. Módulo Inicial

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis 10º Ano de Matemática A. Módulo Inicial Escola Secundária com º ciclo D. Dinis 10º no de Matemática TPC nº Entregar no dia de outubro 1. Medidas importantes: 1.1. Considere um quadrado com lado, exprima em função de a medida da diagonal do quadrado.

Leia mais

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano) Propostas de resolução

MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano) Propostas de resolução MATEMÁTICA - 3o ciclo Sequências e sucessões (7 o ano) Propostas de resolução Exercícios de provas nacionais e testes intermédios 1. Verificando que em cada termo: o número de cubos cinzentos é igual à

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009 Duração: 1h30min Destinatários: alunos do 9 ano de Escolaridade Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. As questões estão agrupadas em três níveis: Problemas

Leia mais

Guião 3 Explorando sólidos geométricos - III

Guião 3 Explorando sólidos geométricos - III Guião 3 Explorando sólidos geométricos - III Propriedades A cadeia de tarefas aqui apresentada tem por objetivo continuar a exploração dos sólidos geométricos, iniciada a partir dos Guiões 1 e 2, em conjunto

Leia mais

À volta do cubo com Arte!

À volta do cubo com Arte! Domínio: Geometria À volta do cubo com Arte! A sequência de tarefas aqui apresentada insere-se no domínio da Geometria e Medida. Tem por objetivo promover o desenvolvimento da visualização (tridimensional)

Leia mais

é um círculo A tampa A face é um retângulo

é um círculo A tampa A face é um retângulo cesse: http://fuvestibular.com.br/ No cotidiano, estamos cercados de objetos que têm diferentes formas. Por exemplo, uma caixa de papelão: suas faces são retângulos, e a caixa é um paralelepípedo. Outro

Leia mais

(Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016)

(Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) Critérios de Avaliação Perfil de Aprendizagens Específicas (Aprovado em Conselho Pedagógico de 18 julho de 2016) No caso específico da disciplina de Matemática, do 1.º ano de escolaridade, a avaliação

Leia mais

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação

Aulas Previstas. Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Escola E.B. 2.3 de Pedro de Santarém PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 5º ANO 2010/2011 Objectivos Conteúdos Estratégias/Actividades Recursos Avaliação Aulas Previstas Preparar e organizar o trabalho a realizar

Leia mais

Fractais no ensino médio

Fractais no ensino médio Fractais no ensino médio Élvia Mureb Sallum IME USP O artigo Algoritmos e fractais com programas de GD publicado na RPM 49, p. 27, utiliza softwares de Geometria Dinâmica para a construção de fractais,

Leia mais

Prova Prática de Desenho A

Prova Prática de Desenho A EXAME NACIONAL DO ENSINO SECUNDÁRIO Decreto-Lei n.º 74/2004, de 26 de Março Prova Prática de Desenho A 12.º ano de Escolaridade Prova 706/1.ª Fase 7 Páginas Duração da Prova: 150 minutos. Tolerância: 30

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1 º A NO//PLANIFICAÇÃO A N U A L. Matemática

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1 º A NO//PLANIFICAÇÃO A N U A L. Matemática 1º Trimestre Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1 º A NO//PLANIFICAÇÃO A N U A L Matemática Números e Operações Números naturais Contar até 100 Correspondências um a um e comparação do número

Leia mais

Mistério geométrico e planificação

Mistério geométrico e planificação X 2 = Mistério geométrico e planificação nós na sala de aula - módulo: matemática 4º e 5º anos - unidade 9 Esta atividade tem como objetivo desafiar os seus alunos a reconhecer as figuras geométricas planas

Leia mais

Dois polígonos são semelhantes, se e somente se, seus lados são proporcionais e seus ângulos internos respectivamente iguais.

Dois polígonos são semelhantes, se e somente se, seus lados são proporcionais e seus ângulos internos respectivamente iguais. Semelhança, escala e áreas Já estudamos o Teorema de Tales e a semelhança de triângulos. Agora vamos ver um conceito mais geral o de semelhança e ver como se comportam as áreas de figuras semelhantes.

Leia mais

A PAVIMENTAÇÃO DO PLANO

A PAVIMENTAÇÃO DO PLANO 1 A PAVIMENTAÇÃO DO PLANO I) O modelo prático : Uma experiência prática muito conhecida por todos é a colocação de azulejos e ladrilhos nas paredes e pisos. É bastante intuitivo o senso comum a respeito

Leia mais

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA (CARGOS DE NÍVEL MÉDIO)

RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA (CARGOS DE NÍVEL MÉDIO) RESOLUÇÃO DAS QUESTÕES DE MATEMÁTICA (CARGOS DE NÍVEL MÉDIO) Caro aluno, Disponibilizo abaixo a resolução resumida das 10 questões de Matemática da prova de nível médio da Petrobrás. Caso você entenda

Leia mais

Matriz Curricular 1º Ciclo. Ano Letivo: 2013 / 2014 Ano de Escolaridade: 1.º Ano Matemática

Matriz Curricular 1º Ciclo. Ano Letivo: 2013 / 2014 Ano de Escolaridade: 1.º Ano Matemática NÚMEROS E OPERAÇÕES Ano Letivo: 2013 / 2014 Ano de Escolaridade: 1.º Ano Matemática Domínio de Referência Subdomínio Objetivos Descritores 1. Contar até cem 1. Verificar que dois conjuntos têm o mesmo

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018 Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2017/2018 1.º Período Números e Operações Conteúdos Programados Aulas Previstas Aulas Dadas Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente

Leia mais

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1.º A N O // P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L. Matemática

Agrupamento de Escolas Dr. Vieira de Carvalho 1.º A N O // P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L. Matemática 1º Período Matemática Números e Operações Números naturais Contar até cinco Correspondências um a um e comparação do número de elementos de dois conjuntos; Contagens de até 5 objetos; O conjunto vazio

Leia mais

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015

Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015 Conselho de Docentes do 1.º Ano PLANIFICAÇÃO Anual de Matemática Ano letivo de 2014/2015 Domínios/Subdomínios Objetivos gerais Descritores de desempenho Avaliação Números e Operações Números naturais Contar

Leia mais

Chama-se poliedro a uma figura geométrica, a três dimensões, cujas faces são polígonos. Um poliedro regular é aquele em que as faces são polígonos

Chama-se poliedro a uma figura geométrica, a três dimensões, cujas faces são polígonos. Um poliedro regular é aquele em que as faces são polígonos Ana Salgado INTRODUÇÃO Acedendo ao site The Geometry Junkyard, encontrei o link All the junk in one big pile onde escolhi o tema Poly. Poly, é um programa para explorar várias classes de poliedros, incluindo

Leia mais

Formação Continuada Nova EJA. Plano de ação 1 Introdução à Geometria Espacial

Formação Continuada Nova EJA. Plano de ação 1 Introdução à Geometria Espacial Formação Continuada Nova EJA Plano de ação 1 Introdução à Geometria Espacial Nome: Eleni Corrêa Cordeiro Regional: Norte Fluminense/Campos Tutor: Deivis de Oliveira Alves INTRODUÇÃO Este plano foi elaborado

Leia mais

Canguru sem fronteiras 2005

Canguru sem fronteiras 2005 Duração: 1h30mn Destinatários: alunos do 9 ano de Escolaridade Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 30 pontos. Por cada questão errada, és penalizado

Leia mais

Estas caixas são interessantes, para aumenta-las, cada vez soma-se um número ímpar, em sequência: 1 1+3= = = =25

Estas caixas são interessantes, para aumenta-las, cada vez soma-se um número ímpar, em sequência: 1 1+3= = = =25 Pitágoras Bombons e tabuleiros. Pitágoras ficou muito conhecido pelo teorema que leva seu nome, talvez esse seja o teorema mais conhecido da matemática. O teorema de Pitágoras. De acordo com este teorema,

Leia mais

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo

Planificação Anual Departamento 1.º Ciclo Ano : 1º ano Ano letivo 2013.2014 Disciplina : MATEMÁTICA Turmas: 1º ano Professores: todos os docentes do 1º ano Números e Operações Números naturais 1- Contar até cem 1. Verificar que dois conjuntos

Leia mais

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 1.ºano

PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 1.ºano PLANIFICAÇÃO MENSAL/ANUAL Matemática 1.ºano Domínio/ Subdomínio Números Naturais Sistema de numeração decimal Adição MATEMÁTICA Metas a atingir Contar até cem 1. Verificar que dois conjuntos têm o mesmo

Leia mais

SOMOS ARTISTAS! URL:

SOMOS ARTISTAS! URL: SOMOS ARTISTAS! A seguinte tarefa envolve os domínios Números e Operações e Geometria e Medida, bem como a resolução de problemas. A sua exploração abrange números maiores que 100 e pode ser articulada

Leia mais

Sugestão: Use papel transparente para copiar as figuras e comparar os lados e os ângulos.

Sugestão: Use papel transparente para copiar as figuras e comparar os lados e os ângulos. Você se lembra dos triângulos e quadriláteros do final da Aula 28? Eles estão reproduzidos na figura abaixo. Observe que a forma de cada triângulo, por exemplo, varia conforme aumentamos ou diminuímos

Leia mais

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O

P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O P L A N I F I C A Ç Ã O A N U A L 1 º A N O DEPARTAMENTO: MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS ÁREA DISCIPLINAR: Matemática DISCIPLINA: Matemática CURSO PROFISSIONALTécnico de Gestão ANO: 1º - ANO LETIVO:

Leia mais

Professora: Susana Costa

Professora: Susana Costa Escola Secundária/3 Rainha Santa Isabel Planificação a Médio Prazo 201/2017 Matemática Aplicada às Ciências Sociais BLOCO II (11º ano) Turmas - 11º C e 11º D Professora: Susana Costa Planificação a Médio

Leia mais

Critérios Específicos de Avaliação. (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018)

Critérios Específicos de Avaliação. (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018) Critérios Específicos de Avaliação (Aprovados em Conselho Pedagógico de 11 de dezembro de 2018) No caso específico da disciplina de Matemática, do 1 º ano de escolaridade, a avaliação incidirá no desempenho

Leia mais

Pré-requisitos: noções básicas de geometria no plano e no espaço, a nível de 3º ciclo.

Pré-requisitos: noções básicas de geometria no plano e no espaço, a nível de 3º ciclo. ORIGAMI NA EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS DE GEOMETRIA Ficha de trabalho - O dual do cubo Material: 6 folhas de papel quadrado de cores diferentes, octaedro construído em origami e ficha de trabalho. Objetivos:

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano. Proposta Hypatiamat. Ano letivo 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano. Proposta Hypatiamat. Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano Proposta Hypatiamat Ano letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA - 2.º ano Ano letivo 2017/2018 Números e Operações Geometria

Leia mais

20 % 80 % CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E APTIDÕES VALORES E ATITUDES. Planificação Anual de EVT AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA.

20 % 80 % CONHECIMENTOS, CAPACIDADES E APTIDÕES VALORES E ATITUDES. Planificação Anual de EVT AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA. Técnicas Conceitos Processo Percepção Expressão Respeitar as opiniões e atitudes dos colegas; Relação com os outros Assiduidade Pontualidade Comportamento AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO VISUAL E TECNOLÓGICA CONHECIMENTOS,

Leia mais

FICHA DE AVALIAÇÃO Nº 3

FICHA DE AVALIAÇÃO Nº 3 SL SUÁRI M 3º IL. IIS IMR 10º SLRI MTMÁTI IH VLIÇÃ º 3 rupo I s cinco questões deste grupo são de escolha múltipla. ara cada uma delas são indicadas quatro alternativas, das quais só uma está correcta.

Leia mais

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis. 10º Ano de Matemática A. Geometria no Plano e no Espaço I

Escola Secundária com 3º ciclo D. Dinis. 10º Ano de Matemática A. Geometria no Plano e no Espaço I Escola Secundária com º ciclo D. Dinis 10º no de Matemática Geometria no Plano e no Espaço I Trabalho de casa nº 5 Estes trabalhos de casa, até ao fim do período, vão ser constituídos por exercícios propostos

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS Nº1 de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2013/2014 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem e manual adoptado 3º CICLO MATEMÁTICA 7ºANO TEMAS/DOMÍNIOS

Leia mais

B B C O A B 8 A C B. Sugestão: Use papel transparente para copiar as figuras e comparar os lados e os ângulos.

B B C O A B 8 A C B. Sugestão: Use papel transparente para copiar as figuras e comparar os lados e os ângulos. Você se lembra dos triângulos e quadriláteros do final da Aula 28? Eles estão reproduzidos na figura abaixo. Observe que a forma de cada triângulo, por exemplo, varia conforme aumentamos ou diminuímos

Leia mais

Anexo 2 Transcrição da actividade medir quadrados

Anexo 2 Transcrição da actividade medir quadrados Anexo 2 Transcrição da actividade medir quadrados Actividade: Medir quadrados. Tipo: Resolução de problemas. Conteúdos: Noção de quadrado, introdução à medida, noções de tamanho, identificação das características

Leia mais

LISTA 2 ESPELHOS PLANOS (MÓD. 3 E 4)

LISTA 2 ESPELHOS PLANOS (MÓD. 3 E 4) 1. (Epcar (Afa) 2016) Considere um objeto formado por uma combinação de um quadrado de aresta a cujos vértices são centros geométricos de círculos e quadrados menores, como mostra a figura abaixo. Colocando-se

Leia mais

EXERCICIOS - ÁREAS E ÂNGULOS:

EXERCICIOS - ÁREAS E ÂNGULOS: EXERCICIOS - ÁREAS E ÂNGULOS: 32 - Sabendo-se que um ângulo externo de um triângulo retângulo mede 287, quais os valores dos ângulos internos deste? 37 - Assinale qual dos polígonos abaixo possui todos

Leia mais

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016

Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 Plano Curricular de Matemática 2.º Ano - Ano Letivo 2015/2016 1.º Período Números e Operações Conteúdos Programados Aulas Previstas Aulas Dadas Números naturais Conhecer os numerais ordinais Utilizar corretamente

Leia mais

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas

Agrupamento de Escolas António Rodrigues Sampaio Planificação Anual das Atividades Letivas Departamento Curricular/Ciclo: 1.º Ciclo Área Curricular: Matemática Ano de escolaridade: 1.º Ano letivo: 2015/2016 Perfil do aluno à saída do 1º ciclo: Participar na vida sala de aula, da escola e da

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009 Duração: 1h30min Destinatários: alunos dos 10 e 11 anos de Escolaridade Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. As questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

Geogebra- uma visita aos Programas de Matemática dos 2º e 3ºciclos

Geogebra- uma visita aos Programas de Matemática dos 2º e 3ºciclos INDICE I INTRODUÇÃO ----------------------------------------------------------------------- 2 II PRIMEIRA SITUAÇÂO DE APRENDIZAGEM 1- RAZÕES DA PRODUÇÃO DESTA TAREFA ----------------------- 3 2- REFERÊNCIA

Leia mais

Durante a atividade Divida os alunos em duplas; 1 - Peça para que cada dupla inicie a atividade; 2 - Depois de reconhecer e classificar os tipos de fi

Durante a atividade Divida os alunos em duplas; 1 - Peça para que cada dupla inicie a atividade; 2 - Depois de reconhecer e classificar os tipos de fi Geometria 3ª atividade Relacionando formas Introdução Após várias atividades que possibilitaram a classificação das formas tridimensionais desejamos que os alunos continuem a percebê-las e que possam ser

Leia mais

SUPER 30 PROFESSOR HAMILTON VINÍCIUS

SUPER 30 PROFESSOR HAMILTON VINÍCIUS Competência de área 2 Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. 1 H6 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no

Leia mais

As Séries Infinitas. Geraldo Ávila Goiânia, GO. Introdução

As Séries Infinitas. Geraldo Ávila Goiânia, GO. Introdução As Séries Infinitas Introdução Geraldo Ávila Goiânia, GO O objetivo deste artigo é o de fazer uma apresentação simples de certas séries infinitas, um tópico pouco conhecido de professores e estudantes

Leia mais

Início da unidade de trabalho, pequena explicação aos alunos da mesma

Início da unidade de trabalho, pequena explicação aos alunos da mesma MASCARILHA DE CARNAVAL Ano Letivo: 2012/2013 DOMÍNIOS OBJETIVOS DESCRITORES ATIVIDADES MATERIAIS / RECURSOS CALENDARIZAÇÃO AVALIAÇÃO Técnica Produzir objectos plásticos explorando temas, ideias e situações

Leia mais

Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática. Orientação de estudos Roteiro de estudos 1º trimestre. Matemática O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades

Leia mais

Tarefa 10 Professor Cleiton (Unid 10)

Tarefa 10 Professor Cleiton (Unid 10) Tarefa 10 Professor Cleiton (Unid 10) 01. (Efomm) Um espelho plano vertical reflete, sob um ângulo de incidência de 10, o topo de uma árvore de altura H, para um observador O, cujos olhos estão a 1, 50

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2016/2017 AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM 3º CICLO Ano Letivo 2016/2017 MATEMÁTICA 7ºANO PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO Plano da Unidade Unidade de Ensino: NÚMEROS. ADIÇÃO E SUBTRACÇÃO. PERÍMETRO Tempo Previsto: 5 semanas C O M P E T Ê N C I AS E S P E C Í F I C A S : A compreensão das propriedades das operações e a aptidão para usá-las

Leia mais

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade

ESCOLA BÁSICA INTEGRADA DE ANGRA DO HEROÍSMO. Plano da Unidade Unidade de Ensino: Ângulos. Triângulos. COMPETÊNCIAS ESPECÌFICAS: Tempo Previsto: 3 semanas. A aptidão para realizar construções geométricas, nomeadamente, ângulos e triângulos, bem como para descrever

Leia mais

UNIDADE 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 9 tempos de 45 minutos

UNIDADE 1 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADES 9 tempos de 45 minutos EBIAH 9º ANO PLANIFICAÇÃO A LONGO E MÉDIO PRAZO EBIAH PLANIFICAÇÃO A MÉDIO PRAZO 9º ANO - 1º Período Integração dos alunos 1 tempo ESTATÍSTICA A aptidão para entender e usar de modo adequado a linguagem

Leia mais

Canguru Matemático sem fronteiras 2008

Canguru Matemático sem fronteiras 2008 Destinatários: alunos do 9º ano de Escolaridade Duração:1h30min Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 30 pontos. Por cada questão errada, és penalizado

Leia mais

UNIDADE 3 Ficha 1: Sequências e regularidades

UNIDADE 3 Ficha 1: Sequências e regularidades UNIDADE 3 Ficha 1: Sequências e regularidades Nome: 7º ANO MATEMÁTICA Data: / / 1. Completa as seguintes sequências numéricas e supõe que se mantém a regularidade entre termos consecutivos. Sequência 1:

Leia mais

1 PLANO DE AULA III - INTEGRAL 1.1 AULA SOBRE INTEGRAL DEFINIDA

1 PLANO DE AULA III - INTEGRAL 1.1 AULA SOBRE INTEGRAL DEFINIDA 1 PLANO DE AULA III - INTEGRAL Para concluir as aulas sobre ideia intuitiva e conceitos iniciais do Cálculo, abordamos nesse plano de aula a integral definida. 1.1 AULA SOBRE INTEGRAL DEFINIDA Propomos

Leia mais

SUPER 30 PROFESSOR HAMILTON VINÍCIUS

SUPER 30 PROFESSOR HAMILTON VINÍCIUS Competência de área 2 Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade e agir sobre ela. 1 H6 - Interpretar a localização e a movimentação de pessoas/objetos no

Leia mais

Roteiro de estudos 2º trimestre. Matemática. Orientação de estudos

Roteiro de estudos 2º trimestre. Matemática. Orientação de estudos Roteiro de estudos 2º trimestre Matemática O roteiro foi montado especialmente para reforçar os conceitos dados em aula. Com os exercícios você deve fixar os seus conhecimentos e encontrar dificuldades

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2016

Canguru Matemático sem Fronteiras 2016 estinatários: alunos do 12. o ano de escolaridade uração: 1h 0min Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. s questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem 3º CICLO MATEMÁTICA 7ºANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

Edição Gabarito Oficial - Nível Jr e Sr

Edição Gabarito Oficial - Nível Jr e Sr Edição 2014 - Gabarito Oficial - Nível Jr e Sr Questão 1 Língua Estrangeira 7 pontos As perguntas podem ser inúmeras: maior, menor, par ou ímpar, pertencentes ou não aos divisores de 6,... A dificuldade

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM 3º CICLO Ano Letivo 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 7ºANO Documento(s) Orientador(es): Programa e Metas de Aprendizagem, apoiado pelas novas Orientações

Leia mais

Objectivos de aprendizagem: No final desta lição, você será capaz de:

Objectivos de aprendizagem: No final desta lição, você será capaz de: 3 For orças Per erpendicular pendiculares es 234567890345678903456789034567890345678 Objectivos de aprendizagem: No final desta lição, você será capaz de: Identificar forças perpendiculares. Determinar

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2018

Canguru Matemático sem Fronteiras 2018 Destinatários: alunos dos 7. o e 8. o anos de escolaridade Duração: 1h 30min Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Em cada questão deves assinalar a resposta correta. As questões estão agrupadas em

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 1

PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 1 PLANIFICAÇÃO ANUAL MATEMÁTICA 1 DOMÍNIOS OBJETIVOS ATIVIDADES NÚMEROS E OPERAÇÕES Contar até cem Verificar que dois conjuntos têm o mesmo número de elementos ou determinar qual dos dois é mais numeroso

Leia mais

MALHAS POLIGONAIS. Disciplina: Desenho Geométrico Turma: 8º ano III ETAPA AULA 1

MALHAS POLIGONAIS. Disciplina: Desenho Geométrico Turma: 8º ano III ETAPA AULA 1 MALHAS POLIGONAIS Disciplina: Desenho Geométrico Turma: 8º ano III ETAPA AULA 1 LADRILHAR...??? Ladrilhar (ou recobrir) um plano é o mesmo que preenchê-lo com figuras sem que fique espaço algum entre elas.

Leia mais

Olhando por esse Prisma...

Olhando por esse Prisma... Reforço escolar M ate mática Olhando por esse Prisma... Dinâmica 7 2º Série 2º Bimestre DISCIPLINA série CAMPO CONCEITO Matemática Ensino Médio 2ª Geométrico Geometria Espacial: Prismas e Cilindros Primeira

Leia mais

ATIVIDADE 2 ATIVIDADE 5

ATIVIDADE 2 ATIVIDADE 5 http://umlivroaberto.com ATIVIDADE 2 Na sua opinião, qual das seis imagens (A), (B), (C), (D), (E) e (F) a seguir melhor representa um lobo? Por quê? ATIVIDADE 5 Nesta atividade vamos explorar a geometria

Leia mais

Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança. Mestrado Educação Pré-Escolar e Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança. Mestrado Educação Pré-Escolar e Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança Mestrado Educação Pré-Escolar e Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico Unidade Curricular Didáctica da Matemática Algumas Tarefas 2008 / 2009

Leia mais

Canguru sem fronteiras 2006

Canguru sem fronteiras 2006 Duração:1h15 Destinatários: alunos do 1º ano de Escolaridade Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. Inicialmente tens 0 pontos. Por cada questão errada, és penalizado

Leia mais

Planificação Anual 11º Ano Matemática Aplicada às Ciências Sociais

Planificação Anual 11º Ano Matemática Aplicada às Ciências Sociais ESCOLA SECUNDÁRIA/3 RAINHA SANTA ISABEL 402643 ESTREMOZ Planificação Anual 11º Ano Matemática Aplicada às Ciências Sociais Ano letivo 2018 / 2019 PERÍODO Nº de PREVISTAS 1º 72 2º 72 3º 36 Total: 180 1º

Leia mais

2 a. tela: As fotos se embaralham novamente, mas as propriedades e características se manterão na posição em que foram colocadas, e os alunos que part

2 a. tela: As fotos se embaralham novamente, mas as propriedades e características se manterão na posição em que foram colocadas, e os alunos que part Geometria ª atividade Relacionando formas Número de aulas previstas: 1 hora/aula Local: Laboratório de informática Objetivo geral: Perceber e classificar as formas espaciais nas construções arquitetônicas.

Leia mais

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 53 PIRÂMIDE

MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 53 PIRÂMIDE MATEMÁTICA - 3 o ANO MÓDULO 53 PIRÂMIDE Como pode cair no enem (ENEM) Uma indústria fabrica brindes promocionais em forma de pirâmide. A pirâmide é obtida a partir de quatro cortes em um sólido

Leia mais

A Geometria nas Provas de Aferição

A Geometria nas Provas de Aferição Escola E.B. 2 e 3 de Sande Ficha de Trabalho de Matemática 6.º Ano A Geometria nas Provas de Aferição Nome: N.º Turma: 1. Assinala com um x a figura em que os triângulos representados são simétricos em

Leia mais

Escola Secundária c/3º CEB de Lousada

Escola Secundária c/3º CEB de Lousada Escola Secundária c/3º CEB de Lousada Planificação Anual da Disciplina de Matemática 9º Ano Ano Lectivo: 2011/2012 CONTEÚDOS 1º PERÍODO OBJECTIVOS E COMPETÊNCIAS Nº de Tempos (45min.) Equações -Equações

Leia mais

Sumários [Formação Continua em Matemática para Professores do 1º CEB : Matemática para Professores do 1º CEB - Turma 2]

Sumários [Formação Continua em Matemática para Professores do 1º CEB : Matemática para Professores do 1º CEB - Turma 2] Página 1 de 5 Sumários [Formação Continua em Matemática para Professores do 1º CEB : Matemática para Professores do 1º CEB - Turma 2] Curso financiado por: União Europeia Fundo Social Europeu 2005/11/07

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS GONÇALO SAMPAIO ESCOLA E.B. 2, 3 PROFESSOR GONÇALO SAMPAIO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA MATEMÁTICA 7º ANO PLANIFICAÇÃO ANUAL 2016/2017 PLANIFICAÇÃO ANUAL DISCIPLINA: Matemática ANO

Leia mais

1.1. Conhecer e aplicar propriedades dos números primos Representar e comparar números positivos e negativos.

1.1. Conhecer e aplicar propriedades dos números primos Representar e comparar números positivos e negativos. Agrupamento de Escolas General Humberto Delgado Sede na Escola Secundária/3 José Cardoso Pires Santo António dos Cavaleiros 3º Ciclo - 7º Ano Planificação Anual 2012-2013 Matemática METAS CURRICULARES

Leia mais

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009

Canguru Matemático sem Fronteiras 2009 Duração: 1h30min Destinatários: alunos dos 5 e 6 anos de Escolaridade Nome: Turma: Não podes usar calculadora. Há apenas uma resposta correcta em cada questão. s questões estão agrupadas em três níveis:

Leia mais

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5.

AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5. AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DR. VIEIRA DE CARVALHO DEPARTAMENTO DE MATEMÁTICA E CIÊNCIAS EXPERIMENTAIS MATEMÁTICA PLANIFICAÇÃO ANUAL 5.º ANO ANO LECTIVO 2008/2009 1.º PERÍODO Avaliação diagnóstica. Poliedros

Leia mais

Recorrências - Parte I

Recorrências - Parte I Polos Olímpicos de Treinamento Curso de Álgebra - Nível Prof. Marcelo Mendes Aula 4 Recorrências - Parte I Na aula anterior, vimos alguns exemplos de sequências. Em alguns deles, os termos são dados em

Leia mais

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 1º ANO (1º CICLO) MATEMÁTICA

CRITÉRIOS ESPECÍFICOS DE AVALIAÇÃO 1º ANO (1º CICLO) MATEMÁTICA CRTÉRO EPECÍCO DE AVALAÇÃO 1º ANO (1º CCLO) MATEMÁTCA DOMÍNO OJETVO DECRTORE/ DE DEEMPENHO 1 Números e Contar até Operações cem Números naturais 1. Verifica sem dificuldades que dois conjuntos têm o mesmo

Leia mais

Prova Escrita de Matemática

Prova Escrita de Matemática ESCOLA SECUNDÁRIA C/3º CICLO DO ENSINO BÁSICO DE LOUSADA Prova Escrita de Matemática 3.º Ciclo do ensino Básico ; 9ºAno de escolaridade Duração da Prova: 90 minutos Versão 1 009 A PREENCHER PELO ALUNO

Leia mais

Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de

Copyright de todos artigos, textos, desenhos e lições. A reprodução parcial ou total deste ebook só é permitida através de autorização por escrito de 1 Você verá nesta aula mais uma forma de desenhar com o lado direito do cérebro, e que se baseia em linhas imaginárias como referência. Podemos dizer que este é um dos métodos mais eficientes e simples.

Leia mais

ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS 2015/2016

ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS 2015/2016 ESCOLA E B 2,3/S MIGUEL LEITÃO DE ANDRADA - AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE PEDRÓGÃO GRANDE DEPARTAMENTO DAS CIÊNCIAS EXATAS 2015/2016 PLANIFICAÇÃO DE MATEMÁTICA 7ºANO 1º Período 2º Período 3º Período Apresentação,

Leia mais

Progressão aritmética e progressão geométrica

Progressão aritmética e progressão geométrica Progressão aritmética e progressão geométrica Qualquer conjunto cujos elementos obedecem a uma ordem é uma sequência. No cotidiano, encontramos várias sequências: a lista de chamada de uma turma, as palavras

Leia mais

Prova da segunda fase - Nível 3

Prova da segunda fase - Nível 3 Caro Aluno, Parabéns pela sua participação na nona edição da Olimpíada de Matemática de São José do Rio Preto! Lembre-se de que uma Olimpíada é diferente de uma prova escolar. Muitas vezes, as questões

Leia mais

PARCELATÓRIAS DE POTÊNCIAS EQUAÇÕES SIMILARES À DO ÚLTIMO TEOREMA DE FERMAT

PARCELATÓRIAS DE POTÊNCIAS EQUAÇÕES SIMILARES À DO ÚLTIMO TEOREMA DE FERMAT PARCELATÓRIAS DE POTÊNCIAS EQUAÇÕES SIMILARES À DO ÚLTIMO TEOREMA DE FERMAT "Entendemos as relações entre casas e paredes. Porém é difícil transpor a lacuna entre os conceitos de casas e tijolos sem haver

Leia mais

Escola Secundária/3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo 2002/03 Função quadrática - I 10.º Ano

Escola Secundária/3 da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo 2002/03 Função quadrática - I 10.º Ano Escola Secundária/ da Sé-Lamego Ficha de Trabalho de Matemática Ano Lectivo 00/0 Função quadrática - I 0º Ano Nome: Nº: Turma: Qual o rectângulo de maior área que podes construir com um cordel de metro?

Leia mais