A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO NA RELAÇÃO EQUIPE DE ENFERMAGEM/PAIS NA UTI NEONATAL

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO NA RELAÇÃO EQUIPE DE ENFERMAGEM/PAIS NA UTI NEONATAL"

Transcrição

1 A IMPORTÂNCIA DA HUMANIZAÇÃO NA RELAÇÃO EQUIPE DE ENFERMAGEM/PAIS NA UTI NEONATAL Zaira de Lima Vigo* RESUMO Introdução: A gestação e o nascimento de um bebê são etapas muito importantes na vida dos pais. Porém, quando há alguma intercorrência e a criança precisa permanecer hospitalizada em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), são aflorados sentimentos de sofrimento, angústia, medo e insegurança. Estes sentimentos podem ser agravados pela falta de comunicação entre os pais e a equipe de enfermagem, ou amenizados através de uma assistência humanizada. Objetivo: Conhecer a produção científica acerca da importância da humanização na relação equipe de enfermagem/pais na UTI Neonatal. Metodologia: Trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, narrativo, no qual foi realizada busca de artigos científicos através das bases de dados informatizadas SciELO, LILACS e MEDLINE. Resultados: Para que a enfermagem possa prestar um cuidado humanizado tanto ao recém-nascido quanto à família, faz-se necessário que a equipe esteja envolvida com o bebê/pais, compartilhando percepções, compreendendo suas crenças e valores e ajudando-os a superar os sentimentos gerados pela experiência da hospitalização, o que irá contribuir para o fortalecimento do vínculo pais-filho, tão importante para a recuperação, crescimento e desenvolvimento do neonato internado. Conclusão: A base para uma boa relação entre a equipe de enfermagem e os pais na UTI Neonatal é um bom relacionamento interpessoal, onde impere nos profissionais o cuidado humanizado, através de atitudes que demonstrem atenção, respeito, compreensão e apoio. Este estudo tem o intuito de sensibilizar e conscientizar os profissionais de enfermagem sobre este importante tema, e assim, possibilitar uma assistência mais humana e de melhor qualidade para o binômio pais/bebê. Palavras-chave: Humanização. Equipe de enfermagem/pais. UTI Neonatal. *Bacharel em Enfermagem pela Faculdade Bahiana de Medicina e Saúde Pública. zai.lima@gmail.com Artigo apresentado a Atualiza Cursos, como requisito parcial para obtenção do título de especialista em Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica, sob a orientação da professora Maria de Lourdes de Freitas Gomes. Salvador, 2013.

2 2 1 INTRODUÇÃO A gestação e o nascimento de um bebê são etapas muito importantes na vida dos pais. Durante o período da gestação eles idealizam as características do bebê e já estabelecem laços afetivos importantes. Porém, quando há alguma intercorrência e a criança precisa permanecer hospitalizada em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), são aflorados sentimentos de sofrimento, angústia, medo e insegurança, devido à separação do filho, ao desconhecimento da patologia e do ambiente da UTIN, gerando um desequilíbrio emocional nos pais e no bebê (CENTA; MOREIRA; PINTO, 2004; COLLET; LINS; REICHERT, 2007). A UTIN é um ambiente hospitalar criado com a finalidade de proporcionar às crianças um atendimento de qualidade, através de instrumentos dotados de alta tecnologia e profissionais especializados, com objetivo de tratar patologias que colocam em risco a vida dos bebês, salvando e prologando a vida destes pequenos seres (CASTILHO et al., 2007). Esta complexa unidade exige dos profissionais, principalmente da equipe de enfermagem, não só o conhecimento técnico e científico, mas também conhecimentos e habilidades para realizar ações que envolvam a família das crianças internadas, proporcionando uma assistência humanizada, individualizada e integral, centrada tanto na criança, quanto em toda sua família, dando o apoio necessário para o bem-estar biopsicossocial de todos (CASTILHO et al., 2007; GAÍVA; SCOCHI, 2005). A doença e a hospitalização no ambiente desconhecido da UTIN deixam os pais ainda mais assustados e ansiosos, sendo uma experiência dolorosa para eles e para o bebê, tanto pelos procedimentos e pela a própria doença, quanto pela separação necessária nesse momento (COSTENARO, 2001 apud CARDOSO; ROLIM, 2006). Estes sentimentos podem ser agravados pela falta de comunicação entre os pais e a equipe de enfermagem, ou amenizados, através de uma assistência humanizada, que proporcione apoio, conforto e uma comunicação franca, além do incentivo à sua presença e à participação no cuidado do bebê, promovendo uma melhor compreensão da experiência vivida e o fortalecimento do vínculo pais-

3 3 bebê (CARDOSO; ROLIM, 2006; CASTILHO et al., 2007; COSTENARO, 2001 apud CARDOSO; ROLIM, 2006). A enfermagem é a equipe de profissionais que está mais próxima do paciente e da família deste, sendo responsável pelo gerenciamento, planejamento e execução das atividades da assistência, além de ser responsável também por prestar um atendimento humanizado centrado na criança e na família. Em meio a tanta tecnologia, equipamentos e procedimentos presentes no ambiente da UTIN, o cuidado humanizado é um desafio para os profissionais de enfermagem, porém estes profissionais devem ter consciência da importância que tem uma assistência humanizada, tanto para o bebê quanto para seus pais e devem traçar estratégias que permitam ações que proporcionem uma assistência de qualidade, dotada de habilidades técnicas e científicas aliadas a um cuidado humanizado. Desta forma, este estudo visa realizar uma revisão de literatura que exponha através de estudos preexistentes, a importância da humanização na relação equipe de enfermagem/pais na UTIN. 2 METODOLOGIA Trata-se de um estudo bibliográfico, descritivo, narrativo que visa uma compreensão abrangente acerca do tema: A importância da humanização na relação equipe de enfermagem/pais na UTI Neonatal. Foi adotado o desenho de estudo de pesquisa bibliográfica, pois foram utilizados como base para sua construção, materiais publicados em forma de artigos científicos e livros (MINAYO, 2006). Os artigos foram selecionados através das bases de dados informatizadas SciELO, LILACS e MEDLINE, sendo utilizadas as palavras-chave: humanização, humanização do cuidado, equipe de enfermagem, UTIN, dentre outras. Como critérios de inclusão, foram considerados os artigos publicados na íntegra, na literatura nacional, no período entre os anos de 1997 e 2012, que abordam a temática do estudo em questão, sendo excluídos editoriais, monografias, teses e dissertações.

4 4 Foram selecionados 37 artigos, nos quais 16 se encaixaram nos critérios de inclusão mencionados acima, e, após a leitura exaustiva destes 16 artigos, procedeu-se a etapa de leitura do tipo analítica, com o intuito de obter as respostas do problema de pesquisa levantado, através da síntese e organização dos dados analisados (GIL, 2008). De acordo com Minayo apud Deslandes et al., 2002, a análise de dados possui três etapas: estabelecer uma compreensão dos dados coletados, confirmar ou não os pressupostos da pesquisa e/ou responder às questões formuladas, e ampliar o conhecimento sobre o assunto pesquisado, articulando-o ao contexto cultural da qual faz parte. Essas finalidades são complementares, em termos de pesquisa social (1994, p. 69). A partir da leitura do material selecionado e análise dos dados, os resultados obtidos foram agrupados de acordo com a similaridade dos conteúdos com a finalidade de alcançar os objetivos da pesquisa e proporcionar uma melhor compreensão do estudo, dando origem as categorias: A Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN); Presença dos Pais na UTIN; Cuidado Humanizado e Estratégias de Incentivo ao Cuidado Humanizado. 3 RESULTADOS E DISCUSSÕES Constatou-se que, em relação aos anos de publicação dos artigos, compreendidos entre 1997 e 2012, notou-se um artigo em 1997, um em 2001, dois em 2004, dois em 2005, um em 2006, três em 2007, um em 2008, dois em 2009, um em 2010, um em 2011 e um em 2012, o que nos permitiu observar os estudos sobre a temática em questão, nos últimos quinze anos.

5 5 3.1 A UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL (UTIN) A UTIN é uma unidade hospitalar criada para oferecer assistência a recémnascidos que possuem elevado risco de morte, devido a patologias existentes e por isso, necessitam de um atendimento especializado, através de técnicas, procedimentos e equipamentos sofisticados que proporcionem condições favoráveis para sua recuperação (COLLET; LINS; REICHERT, 2007). Este ambiente causa nos pais/familiares diversas emoções, por se tratar de um local que indica comprometimento da saúde da criança, além de ser assustador devido à existência da alta luminosidade, ruídos intensos, grande quantidade de equipamentos de alta tecnologia, atividade intensa de profissionais especializados, inúmeros fios e tubos ligados à criança (ARAÚJO; RODRIGUES, 2010). Sentimentos de insegurança, medo, angústia, ansiedade e tristeza são comuns aos pais, diante da internação de seu filho em uma UTIN. Além disso, toda a rotina da família é modificada para que possa dar uma assistência integral à criança hospitalizada, o que abala a estrutura de todos os integrantes (ARAÚJO et al, 2009; FONSECA et al, 2009). A primeira visita à UTIN é uma experiência difícil e dolorosa para a família, pois a situação do neonato e os termos utilizados pelos profissionais de saúde causam uma impressão negativa e uma sensação de aproximação da morte. Portanto, toda a equipe precisa dar apoio a essa família, orientando-a e explicando o real prognóstico, com o intuito de que eles possam compreender a patologia da criança e a necessidade dos equipamentos utilizados para seu cuidado (BELLI, 1995 apud COSTA; NASCIMENTO, 2001). 3.2 PRESENÇA DOS PAIS NA UTIN O Estatuto da Criança e do Adolescente, publicado em 13 de julho de 1990, significou um grande marco na defesa dos direitos da criança, pois garante aos pais/responsáveis o direito de permanecer em tempo integral junto à criança internada, devendo os estabelecimentos de saúde propiciar as condições necessárias para essa permanência (BRASIL, 2001).

6 6 Já no ano de 2000, o Ministério da Saúde, implantou a política de atenção humanizada ao RN de baixo peso, com o objetivo de promover a humanização do atendimento em torno do nascimento, propiciando uma atenção individualizada e de qualidade e destacando a importância da presença e envolvimento da mãe nos cuidados prestados ao filho (BRASIL, 2002). A presença dos pais é de grande importância, pois através dos cuidados e carinhos prestados por eles, o neonato tem uma melhora em sua recuperação, crescimento e desenvolvimento. Pensando nisso, os pais foram inseridos no processo de trabalho da UTIN, com a finalidade de proporcionar o estabelecimento dos laços afetivos pais/filho, os estímulos sensoriais, o cuidado ao filho internado (ajudando a enfermeira e sendo também treinados para o cuidado domiciliar), além de que, sua presença altera o ambiente da unidade neonatal, tornando o clima mais leve e tranquilo (CARVALHO; GOMES; LAMY, 1997; FONSECA; MARTÍNEZ; SCOCHI, 2007). Apesar do conhecimento de todos os benefícios da presença e participação dos pais na assistência ao neonato e da garantia por lei da permanência destes na unidade hospitalar, a realidade em algumas instituições é bem diferente do ideal, pois existem profissionais que não assumem este compromisso por não conhecerem ou mesmo por desrespeitarem a lei (CASTILHO et al., 2007; COSTA; PADILHA, 2011). 3.3 CUIDADO HUMANIZADO Proporcionar uma assistência neonatal humanizada significa exercer ações integrais, voltadas ao respeito às individualidades e ao acolhimento do bebê e sua família, tendo em vista oferecer apoio psicológico à família e favorecer o vínculo pais-bebê desde o período da internação até a alta (SBP, 2003 apud DESLANDES; LAMEGO; MOREIRA, 2005). Graças aos avanços científicos e tecnológicos a taxa de morbimortalidade neonatal reduziu consideravelmente, nos últimos anos. No entanto, prestar uma assistência humanizada em meio a tantos equipamentos de alta tecnologia constitui um desafio para os profissionais de saúde, o que pode acarretar em um distanciamento da relação entre equipe-família-criança, devendo estes

7 7 profissionais criar estratégias para promover uma assistência de qualidade, que una tecnologia e cuidado humanizado (COSTA; PADILHA, 2011; FONSECA et al., 2009). Os enfermeiros são um dos profissionais que se encontram mais próximos do neonato, pois estão grande parte do tempo acompanhando sua evolução e sua família, e por isso desempenham importante papel no contexto da unidade neonatal (MITTAG; WALL, 2004). Além das atividades técnicas e gerenciais, o enfermeiro deve prestar uma assistência humanizada, de forma a educar, orientar, compreender e apoiar os pais/família, incentivá-los nas visitas e participação do cuidado ao bebê e estimular o fortalecimento dos laços afetivos entre pais-criança (VIEGAS, 1989 apud SILVA; VIEIRA, 2008). O acolhimento é uma atitude de grande importância a ser executada pela equipe de enfermagem com o intuito de que os pais sintam-se inseridos no contexto dos cuidados ao filho, sentindo também que sua presença é bem-vinda e não atrapalha a rotina da unidade neonatal (MITTAG; WALL, 2004). Os profissionais devem dar aos pais orientações sobre a importância da sua presença na unidade, porém de modo a não cobrar sua permanência, além de seus limites, pois alguns pais podem, por exemplo, ter outros filhos pequenos em casa que necessitem de seus cuidados. Dessa forma, os pais ficarão mais próximos do neonato, dando-lhe carinho e prestando cuidados até o momento, que poderão realizar essas atitudes em casa, com mais intimidade (CARDOSO; ROLIM, 2006; MITTAG; WALL, 2004). Para que o sucesso no tratamento seja alcançado e a crise ocorrida durante a hospitalização do neonato seja superada, a equipe de enfermagem deve construir um bom relacionamento com a família, fazendo com que seus integrantes se sintam compreendidos e com suas necessidades supridas, o que resultará em um estreitamento do vínculo equipe-família (FONSECA et al., 2009; PINTO; RIBEIRO; SILVA, 2005). A enfermagem deve transmitir segurança para a família, de modo que seja capaz de ajudá-la a superar os momentos difíceis da internação. Algumas das atitudes para o estabelecimento de uma relação de confiança com família são a demonstração da sensibilidade à comunicação verbal e visual, o saber ouvir

8 8 atentamente o que o outro tem a dizer, o saber falar e quando realizar determinadas colocações e fazer uso de uma linguagem simples e clara que seja de fácil entendimento a todos (CARVALHO; GOMES; LAMY, 1997). A confiança na equipe é um quesito essencial para que a família supere os medos em relação à UTIN e ao neonato, e assim se sinta mais tranquila e despreocupada, o que irá favorecer a melhora de seu estado emocional, uma maior facilidade de lidar com a situação da hospitalização e o estabelecimento de laços afetivos mais fortes com seu filho (SILVA, 2009 apud CARRARO; FRELLO, 2012). Sendo assim, para que a enfermagem possa prestar um cuidado humanizado tanto ao recém-nascido quanto à família, faz-se necessário que a equipe esteja envolvida com o bebê/pais, compartilhando percepções, compreendendo suas crenças e valores e ajudando-os a superar os sentimentos gerados pela experiência da hospitalização, o que irá contribuir para o fortalecimento do vínculo pais-filho, tão importante para a recuperação, crescimento e desenvolvimento do neonato internado (COLLET; LINS; REICHERT, 2007). 3.4 ESTRATÉGIAS DE INCENTIVO AO CUIDADO HUMANIZADO Os profissionais devem ser sensibilizados quanto à importância de uma assistência humanizada, centrada não somente na criança, como também em sua família, pois sua presença na unidade hospitalar é essencial para a criança e deve ser considerada não como uma lei a ser obedecida, mas como uma necessidade considerada pela consciência de cada indivíduo (CASTILHO et al., 2007). Para que os profissionais desenvolvam um cuidado mais humanizado é importante que a equipe esteja inserida em atividades de educação permanente, como capacitações, mesas-redondas, oficinas, palestras, dentre outras, que envolvam conteúdos que discutam sobre o cuidado centrado no conjunto bebêfamília, as ações que proporcionam o fortalecimento dos laços afetivos bebêfamília, o relacionamento equipe-família, a importância de atitudes que façam com que a família se sinta acolhida no ambiente da UTIN e sobre a capacitação da

9 9 mãe/família para realização do cuidado da criança após a alta hospitalar (FONSECA; MARTÍNEZ; SCOCHI, 2007). Portanto, é essencial que as instituições proporcionem aos seus funcionários essas atividades de educação permanente, voltadas tanto para a capacitação técnica e científica quanto para humanização e integralidade do cuidado, com a finalidade de promover um ambiente tranquilo e acolhedor para o neonato e sua família, mesmo diante da difícil experiência que é a hospitalização (COLLET; LINS; REICHERT, 2007). 4 CONSIDERAÇÕES FINAIS A partir dos estudos revisados, podemos perceber que a base para uma boa relação entre a equipe de enfermagem e os pais na UTI Neonatal é um bom relacionamento interpessoal, onde impere nos profissionais o cuidado humanizado, através de atitudes que demonstrem atenção, respeito, compreensão e apoio, pois a internação de um filho em uma UTIN é um momento delicado, que gera nos pais sentimentos de medo, angústia e insegurança, que podem ser minimizados através da confiança adquirida nos profissionais de saúde. Nota-se que a equipe de enfermagem possui importante papel no processo de humanização do cuidado, já que está mais próxima do RN e de sua família, e, por isso, deve se esforçar para unir a técnica e o conhecimento ao cuidado humanizado, apesar de que isso seja considerado um desafio a ser superado, pois alguns estudos demonstram que a dinâmica de trabalho é complicada e que até mesmo a presença da família é pouco constante nas UTI s, apesar de ser um direito garantido por lei. A presença dos pais na UTIN tem grande importância para a melhora do estado clínico e emocional da criança e para o estabelecimento de um vínculo pais/bebê mais forte. Para tanto, os pais devem se sentir acolhidos pelos profissionais, através das atitudes humanitárias desenvolvidas por estes. O cuidado humanizado é uma questão de conceito e valores de cada indivíduo, porém estratégias para sensibilização da humanização do profissional

10 10 devem ser utilizadas pelas unidades empregadoras, através, por exemplo, de um programa de educação permanente, citado em alguns estudos desta revisão de literatura, que englobe a importância e os efeitos positivos da humanização na relação equipe de enfermagem/pais, na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Este estudo tem o intuito de sensibilizar e conscientizar os profissionais de enfermagem sobre este importante tema, e assim, possibilitar uma assistência mais humana e de melhor qualidade para o binômio pais/bebê. Porém, apesar da grande relevância desta questão, na literatura não há muitas publicações sobre este assunto, que precisa ser mais valorizado pelos profissionais de enfermagem. Por este motivo, como sugestão, novos estudos devem ser realizados. THE IMPORTANCE OF HUMANIZING THE NURSING STAFF/PARENTS RELATIONSHIP IN NEONATAL ICU ABSTRACT Introduction: Gestation and birth of a baby are very important steps in the parents` life. However, when there is any complication and the child must remain hospitalized in a Neonatal Intensive Care Unit (NICU), are touched upon feelings of grief, anxiety, fear and insecurity. These feelings can be compounded by the lack of communication between parents and the nursing staff, or mitigated through a humanized assistance. Objective: Know the scientific production on the importance of humanizing the relationship nursing staff / parents in the Neonatal ICU. Methodology: This is a bibliographic, descriptive, narrative study, in which it was conducted a search for scientific articles through computerized databases SciELO, LILACS and MEDLINE. Results: For that nursing can provide humanized care both to newborns as to the family, it is necessary that the staff get involved with the baby / parents, sharing perceptions, understanding their beliefs and values and helping them to overcome feelings generated by the experience of hospitalization, which will contribute to strengthening the parent-child bond that is so important to recovery, growth and development of neonates admitted. Conclusion: The base for a good relationship between the nursing staff and parents in the Neonatal ICU is a good interpersonal relationship, where reigns in the professionals the humanized care, through actions that demonstrate attention, respect, understanding and support. This study aims to sensitize and educate nursing staff about this important topic, and thus, enable a more human and of better quality care for the binomial parents / baby. Keywords: Humanization. Nursing staff / parents. Neonatal ICU.

11 11 REFERÊNCIAS ARAÚJO, A. et al. Representação social de pais sobre o filho prematuro na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, vol. 65, n.5, set./out Disponível em: < Acesso em 29 out ARAÚJO, B.; RODRIGUES, B. Vivências e perspectivas maternas na internação do filho prematuro em Unidade de Tratamento Intensivo Neonatal. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, vol. 44, n. 4, dez Disponível em: < Acesso em: 29 out BRASIL. Estatuto da criança e do adolescente. 3 ed. Brasília (DF), BRASIL. Ministério da Saúde. Norma de atenção humanizada ao recémnascido de baixo peso método canguru. Brasília (DF), CARDOSO, M., ROLIM, K. O discurso e a prática do cuidado ao recém-nascido de risco: refletindo sobre a atenção humanizada. Revista Latino Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, vol. 14, n. 1, jan./fev Disponível em: < Acesso em: 03 nov CARRARO, T.; FRELLO, A.; Enfermagem e a relação com as mães de neonatos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, vol. 65, n. 3, mai./jun Disponível em: < Acesso em: 30 out CARVALHO, M.; GOMES, R.; LAMY, Z. A percepção de pais sobre a internação de seus filhos em unidade de terapia intensiva neonatal. Jornal de Pediatria, Disponível em: < Acesso em: 30 out CASTILHO et al. Presença da família nas unidades de terapia intensiva pediátrica e neonatal: visão da equipe multidisciplinar. Escola Anna Nery Revista de Enfermagem, Rio de Janeiro, vol. 11, n. 3, Disponível em: < Acesso em: 04 nov CENTA, M.; MOREIRA, E.; PINTO, M. A experiência vivida pelas famílias de crianças hospitalizadas em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Texto contexto enfermagem, Florianópolis, vol. 13, n. 3, jul./set Disponível em: < Acesso em: 03 nov COLLET, N.; LINS, R.; REICHERT, A. Humanização do Cuidado da UTI Neonatal. Revista Eletrônica de Enfermagem, vol. 09, n. 1, p , Disponível

12 12 em: < Acesso em: 28 out COSTA, R.; NASCIMENTO, M. A responsabilidade do enfermeiro na humanização da assistência em terapia intensiva neonatal. Revista Enferm UNISA, Santo Amaro, vol. 2, Disponível em: < Acesso em: 28 out COSTA, R.; PADILHA, M. Percepção da equipe de saúde sobre a família na UTI Neonatal: resistência aos novos saberes. Revista de enfermagem UERJ, Rio de Janeiro, vol. 19, n. 2, abr./jun Disponível em: < Acesso em: 10 nov DESLANDES, S. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21 ed. Rio de Janeiro: Vozes, DESLANDES, S.; LAMEGO, D.; MOREIRA, M. Desafios para a humanização do cuidado em uma unidade de terapia intensiva neonatal cirúrgica. Revista Ciência e Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, vol. 10, n. 3, Disponível em: < Acesso em: 05 nov FONSECA, E. et al. A percepção da família sobre sua presença em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, vol. 43, n. 3, Disponível em: < Acesso em: 03 nov FONSECA, L.; MARTÍNEZ, J.; SCOCHI, C. Participação das mães/pais no cuidado ao filho prematuro em unidade neonatal: significados atribuídos pela equipe de saúde. Revista Latino Americana de Enfermagem, Ribeirão Preto, vol. 15, n. 2, mar./abr Disponível em: < Acesso em: 30 out GAÍVA, M.; SCOCHI, C. A participação da família no cuidado ao prematuro em UTI Neonatal. Revista Brasileira de Enfermagem, vol. 58, n. 4, jul./ago Disponível em: < Acesso em: 04 nov GIL, A. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas, p. MINAYO, M. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9 ed. São Paulo/Rio de Janeiro: Hucitec/Abrasco, MITTAG, B.; WALL, M. Pais com filhos internados na UTI Neonatal Sentimentos e percepções. Família, Saúde e Desenvolvimento, Curitiba, vol. 06, n. 2, mai./ago Disponível em: < Acesso em: 30 out

13 13 PINTO, J.; RIBEIRO, C.; SILVA, C. Procurando manter o equilíbrio para atender suas demandas e cuidar da criança hospitalizada: a experiência da família. Revista Latino Americana de Enfermagem, São Paulo, nov./dez Disponível em: < Acesso em: 04 nov SILVA, N.; VIEIRA, M. A atuação da equipe de enfermagem na assistência ao recém-nascido de risco em um hospital de ensino. Arq. Ciência e Saúde, vol. 15, n. 3, jul./ago

O CUIDADO HUMANIZADO AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: UMA REVISÃO DE LITERATURA.

O CUIDADO HUMANIZADO AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. O CUIDADO HUMANIZADO AO RECÉM-NASCIDO PREMATURO: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Silva, MA* *Enfermeiro. Resinte do Programa Residência em Saú da criança e do Adolescente do Hospital Pequeno Príncipe. Curitiba-PR

Leia mais

LIVRE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS PAIS E VISITA AMPLIADA NA UNIDADE NEONATAL

LIVRE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS PAIS E VISITA AMPLIADA NA UNIDADE NEONATAL ATENÇÃO AO RECÉM-NASCIDO LIVRE ACESSO E PERMANÊNCIA DOS PAIS E A presença livre dos pais e a visita da família ampliada no contexto neonatal representam um conjunto de iniciativas que visa à produção de

Leia mais

COMUNICAÇÃO ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM / PACIENTES / FAMILIARES EM UTI: uma revisão bibliográfica.

COMUNICAÇÃO ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM / PACIENTES / FAMILIARES EM UTI: uma revisão bibliográfica. UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO ATUALIZA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ENFERMAGEM EM UTI ADULTO VANESSA DAYUBE MAJDALANI DE CERQUEIRA COMUNICAÇÃO ENTRE A EQUIPE DE ENFERMAGEM / PACIENTES / FAMILIARES EM UTI: uma revisão

Leia mais

Grupo de pais da UTI neonatal do Hospital Moinhos de Vento: relato de uma experiência multiprofissional de assistência

Grupo de pais da UTI neonatal do Hospital Moinhos de Vento: relato de uma experiência multiprofissional de assistência Grupo de pais da UTI neonatal do Hospital Moinhos de Vento: relato de uma experiência multiprofissional de assistência Parents group of Hospital Moinhos de Vento neonatal ICU: report of a multidisciplinary

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO NEONATO PREMATURO

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO NEONATO PREMATURO ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM AO NEONATO PREMATURO RESUMO OLIVEIRA, Rita Daiane 1 ; RAVELLI, Rita de Cassia Rosiney 2 Objetivo: Conhecer a assistência do enfermeiro ao neonato prematuro. Método: Revisão bibliográfica

Leia mais

Doutora em Fisioterapia - UFSCar Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana 4

Doutora em Fisioterapia - UFSCar Coordenadora do Curso de Fisioterapia da Universidade Franciscana 4 GRUPO DE APOIO PARA PAIS DE RECÉM-NASCIDOS PREMATUROS INTERNADOS EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 SUPPORT GROUP FOR PARENTS OF PREMATURATED NEWBORNS IN A NEONATAL INTENSIVE

Leia mais

TÍTULO: RELAÇÃO FAMÍLIA E CRIANÇA HOSPITALIZADA, IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NESSE PROCESSO.

TÍTULO: RELAÇÃO FAMÍLIA E CRIANÇA HOSPITALIZADA, IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NESSE PROCESSO. TÍTULO: RELAÇÃO FAMÍLIA E CRIANÇA HOSPITALIZADA, IMPORTÂNCIA DA ENFERMAGEM NESSE PROCESSO. CATEGORIA: CONCLUÍDO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE DE MOGI

Leia mais

Método Mãe Canguru: avaliação do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e ou de baixo peso nas unidades que prestam assistência ao neonato

Método Mãe Canguru: avaliação do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e ou de baixo peso nas unidades que prestam assistência ao neonato Método Mãe Canguru: avaliação do ganho de peso dos recém-nascidos prematuros e ou de baixo peso nas unidades que prestam assistência ao neonato EDILAINE APARECIDA FREITAS(UNINGÁ) 1 HILTON VIZI MARTINEZ(UNINGÁ)

Leia mais

I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem

I Workshop dos Programas de Pós-Graduação em Enfermagem ESTRATÉGIAS DE ENFERMAGEM PARA EMANCIPAÇÃO DO CUIDADO FAMILIAR NA UNIDADE PEDIÁTRICA: REVISÃO INTEGRATIVA Linha de Pesquisa: Enfermagem e saúde materno-infantil Responsável pelo trabalho: PAGANO, L.M.

Leia mais

Revisão de literatura sobre o risco para alteração no vínculo pais e filhos Clube de Periódico do OBJN

Revisão de literatura sobre o risco para alteração no vínculo pais e filhos Clube de Periódico do OBJN ISSN: 1676-4285 Revisão de literatura sobre o risco para alteração no vínculo pais e filhos Clube de Periódico do OBJN Gleyce Padrão de Oliveira Zambrotti, Isabel C. F. da Cruz RESUMO A revisão da literatura

Leia mais

A comunicação entre enfermeiros e pais de recém-nascidos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Resumo. 1 Introdução

A comunicação entre enfermeiros e pais de recém-nascidos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Resumo. 1 Introdução A comunicação entre enfermeiros e pais de recém-nascidos em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal Anna Maria de Oliveira Salimena * Cristiane de Paiva Oliveira * Janete Rosa Buzatti * Alice Mariana da

Leia mais

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE ANESTESIA GERAL

ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE ANESTESIA GERAL ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM FRENTE ANESTESIA GERAL FERREIRA, Tamires Alves¹; SEGATTO, Caroline Zanetti² RESUMO Objetivo: Definir ações dos profissionais de enfermagem no centro cirúrgico durante o ato anestésico.

Leia mais

Guia de Acolhimento do Recém- Nascido de Alto Risco na Clínica Pediátrica

Guia de Acolhimento do Recém- Nascido de Alto Risco na Clínica Pediátrica Guia de Acolhimento do Recém- Nascido de Alto Risco na Clínica Pediátrica Divina Fernandes Silva Barbosa Dione Marçal Lima Alessandra Vitorino Naghettini Goiânia, 2017 PREZADO PROFISSIONAL, Este guia é

Leia mais

A COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIRO E O BINÔMIO CRIANÇA/FAMÍLIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA 1

A COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIRO E O BINÔMIO CRIANÇA/FAMÍLIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA 1 A COMUNICAÇÃO ENTRE ENFERMEIRO E O BINÔMIO CRIANÇA/FAMÍLIA NA INTERNAÇÃO PEDIÁTRICA 1 BARROS, Camilla Silva de 2 ; NEVES, Eliane Tatsch 3 ; ZAMBERLAN, Kellen Cervo 4 ; RESUMO Trata-se de um relato de experiência

Leia mais

A PATERNIDADE NA TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: O QUE DIZ A LITERATURA CIENTÍFICA?

A PATERNIDADE NA TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: O QUE DIZ A LITERATURA CIENTÍFICA? A PATERNIDADE NA TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: O QUE DIZ A LITERATURA CIENTÍFICA? Harylia Millena Nascimento Ramos Hospital Universitário Professor Alberto Antunes HUPAA/EBSERH/UFAL harylia_millena@hotmail.com

Leia mais

HUMANIZAÇÃO EM SERVIÇO HOSPITALAR

HUMANIZAÇÃO EM SERVIÇO HOSPITALAR HUMANIZAÇÃO EM SERVIÇO HOSPITALAR ARAÚJO,M. F. S. 1* ; ARAÚJO, F. M. S. 1 ; ARAÚJO, S. C. 1 ; LOIOLA, R. C. DE C. 1 ; LIMA, R.M 1 ; OLIVEIRA, E. G DE 2 ; ARAGÃO, M. A. V. 3 ; ARAÚJO FILHO, B. C. 3. ACADEMICOS

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PUERPÉRIO

A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PUERPÉRIO A IMPORTÂNCIA DA CONSULTA DE ENFERMAGEM NO PUERPÉRIO SILVA, Rosane Aparecida¹; TEIXEIRA, Daniela Cristina Wielevski² RESUMO Objetivo: Compreender a importância da visita puerperal. Método: Trata-se de

Leia mais

. Humanização na assistência, enfermagem, unidade de terapia intensiva pediátrica

. Humanização na assistência, enfermagem, unidade de terapia intensiva pediátrica EQUIPE DE ENFERMAGEM E FAMÍLIA NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA PEDIÁTRICA: REVISÃO DE LITERATURA AUTORES Delinne Alba RIBEIRO Discente da União das Faculdades dos Grandes Lagos UNILAGO Natália Sperli Geraldes

Leia mais

FORMAÇÃO DE VÍNCULO ENTRE PAIS E RECÉM-NASCIDO NA UNIDADE NEONATAL: O PAPEL DA EQUIPE DE SAÚDE

FORMAÇÃO DE VÍNCULO ENTRE PAIS E RECÉM-NASCIDO NA UNIDADE NEONATAL: O PAPEL DA EQUIPE DE SAÚDE ATENÇÃO AO RECÉM-NASCIDO A formação do vínculo entre os pais e o filho pode ser afetada pela internação do recém-nascido em uma Unidade Neonatal. A equipe tem papel importante na facilitação do estabelecimento

Leia mais

1. O acompanhante no contexto hospitalar: artigo de revisão. 1. The accompanying in hospital context: review article

1. O acompanhante no contexto hospitalar: artigo de revisão. 1. The accompanying in hospital context: review article 1. The accompanying in hospital context: review article Eliane Moura 1 Bianca Clasen Gonçalves 2 RESUMO Objetivo: Descrever a importância do acompanhante ao paciente hospitalizado e sua relação com a equipe

Leia mais

COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIROS E FAMILIARES IDOSOS DE PACIENTES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIROS E FAMILIARES IDOSOS DE PACIENTES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA COMUNICAÇÃO TERAPÊUTICA ENTRE ENFERMEIROS E FAMILIARES IDOSOS DE PACIENTES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Laura Cristhiane Mendonça Rezende- UFPB lauracristhiane@hotmail.com Kátia Neyla de Freitas Macêdo

Leia mais

MÉTODO CANGURÚ NEONATOLOGIA

MÉTODO CANGURÚ NEONATOLOGIA MÉTODO CANGURÚ Rotinas Assistenciais da Maternidade-Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro NEONATOLOGIA A Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso - Método Cangurú é política de saúde

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO PARA A SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA

IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO PARA A SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO ASSOCIAÇÃO ARTÍSTICA E CULTURAL ATUALIZA ENFERMAGEM PEDIÁTRICA E NEONATAL MAÍZA BRAGA RAMOS IMPORTÂNCIA DA AMAMENTAÇÃO PARA A SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA SALVADOR BAHIA 2010

Leia mais

IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA FAMÍLIAR NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA FAMÍLIAR NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA IMPORTÂNCIA DA PRESENÇA FAMÍLIAR NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA IMPORTANCE OF FAMILY PRESENCE IN NEONATAL INTENSIVE CARE UNIT: A REVIEW OF LITERATURE IMPORTANCIA DE

Leia mais

CUIDADO DE ENFERMAGEM A CRIANÇA HOSPITALIZADA POR MEIO DA BRINQUEDOTECA E A CONTRIBUIÇÃO DO BRINQUEDO TERAPEUTICO

CUIDADO DE ENFERMAGEM A CRIANÇA HOSPITALIZADA POR MEIO DA BRINQUEDOTECA E A CONTRIBUIÇÃO DO BRINQUEDO TERAPEUTICO CUIDADO DE ENFERMAGEM A CRIANÇA HOSPITALIZADA POR MEIO DA BRINQUEDOTECA E A CONTRIBUIÇÃO DO BRINQUEDO TERAPEUTICO GALDINO, Thaísa Louise Gabriel de Oliveira 1 ; TEIXEIRA, Daniela Cristina Wielevski 2 RESUMO

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM COMO AGENTE FACILITADOR DA INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

A CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM COMO AGENTE FACILITADOR DA INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL A CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM COMO AGENTE FACILITADOR DA INTERAÇÃO ENTRE PAIS E FILHOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL Camila Alves de Medeiros Neves * Elisandra Rufino de Carvalho ** Resumo Este

Leia mais

CASA DA GESTANTE, BEBÊ E PUÉRPERA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA DE JOÃO PESSOA/PB

CASA DA GESTANTE, BEBÊ E PUÉRPERA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA DE JOÃO PESSOA/PB CASA DA GESTANTE, BEBÊ E PUÉRPERA: RELATO DE EXPERIÊNCIA EM UMA MATERNIDADE PÚBLICA DE JOÃO PESSOA/PB Nadjeanny Ingrid Galdino Gomes; Yohanna de Oliveira; Jéssica Vicky Bernardo de Oliveira; Maria da Guia

Leia mais

QUALIDADE DE VIDA DE FAMILIARES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: uma revisão de literatura

QUALIDADE DE VIDA DE FAMILIARES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: uma revisão de literatura QUALIDADE DE VIDA DE FAMILIARES EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: uma revisão de literatura Aminne Oliveira da Silva Bastos 1 ; Kátia Santana Freitas 2 1. Graduanda em Enfermagem, Bolsista de iniciação

Leia mais

Revista Intellectus Nº44 Vol. 1 Ano 2018

Revista Intellectus Nº44 Vol. 1 Ano 2018 EXPERIÊNCIAS VIVENCIADAS POR MÃES DE RECÉM-NASCIDOS EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Experiences experienced by mothers of newborns in an Intensive Therapy Unit CORDEIRO, Jéssica Silva Faculdades Integradas

Leia mais

O PAPEL DA ENFERMEIRA NA PRIMEIRA VISITA DOS PAIS EM UMA UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO NEONATAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1

O PAPEL DA ENFERMEIRA NA PRIMEIRA VISITA DOS PAIS EM UMA UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO NEONATAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 O PAPEL DA ENFERMEIRA NA PRIMEIRA VISITA DOS PAIS EM UMA UNIDADE DE TRATAMENTO INTENSIVO NEONATAL: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA 1 MOTA, Marina Soares 2 ; OLIVEIRA, Pâmela Kath 3 ; GOMES, Giovana Calcagno 4

Leia mais

Projeto Acolhimento ao Cuidador do Paciente Dependente em Unidade de Internação

Projeto Acolhimento ao Cuidador do Paciente Dependente em Unidade de Internação Projeto Acolhimento ao Cuidador do Paciente Dependente em Unidade de Internação Projeto - Acolhimento ao Cuidador do Paciente Dependente Proposta do acolhimento... Humanização Qualificação dos serviços

Leia mais

CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E O PAPEL DA TERAPIA OCUPACIONAL

CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E O PAPEL DA TERAPIA OCUPACIONAL ANÁLISE BIBLIOGRÁFICA SOBRE A ESTIMULAÇÃO PRECOCE EM CRIANÇAS COM DEFICIÊNCIA E O PAPEL DA TERAPIA OCUPACIONAL Léia Armada Firmino Anna Augusta Sampaio de Oliveira Universidade Estadual Paulista FFC, Marília

Leia mais

QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO EM TERAPIA INTENSIVA: ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE ENFERMAGEM DA UTI PEDIÁTRICA HU-UFGD/EBSERH

QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO EM TERAPIA INTENSIVA: ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE ENFERMAGEM DA UTI PEDIÁTRICA HU-UFGD/EBSERH QUALIFICAÇÃO PARA O TRABALHO EM TERAPIA INTENSIVA: ANÁLISE DAS NECESSIDADES DE ENFERMAGEM DA UTI PEDIÁTRICA HU-UFGD/EBSERH INTRODUÇÃO Francisco Rodrigues Martins 1 Mirelle Salgueiro Morini 2 Antonia Gomes

Leia mais

PERCEPÇÃO DOS PAIS FRENTE Á ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA UTI NEONATAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ

PERCEPÇÃO DOS PAIS FRENTE Á ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA UTI NEONATAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ PERCEPÇÃO DOS PAIS FRENTE Á ASSISTÊNCIA DOS PROFISSIONAIS DA SAÚDE NA UTI NEONATAL DO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ INTRODUÇÃO JAQUELINE ALBERT ERICA OSAKU CLAUDIA MACEDO COSTA JAQUILENE BARRETO

Leia mais

UTI: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DA FAMÍLIA E DO PACIENTE UTI: Analyze family and patient experience

UTI: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DA FAMÍLIA E DO PACIENTE UTI: Analyze family and patient experience UTI: ANÁLISE DA EXPERIÊNCIA DA FAMÍLIA E DO PACIENTE UTI: Analyze family and patient experience Paloma de Souza Pereira 1 ; Lívia Loamí Ruyz Jorge de Paula 2 RESUMO Objetivo desse estudo é analisar como

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SUERDA KARLA FERREIRA COSTA PAIS DE UTIN O QUE PRECISO SABER? CARTILHA PARA ORIENTAÇÃO FLORIANÓPOLIS (SC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SUERDA KARLA FERREIRA COSTA PAIS DE UTIN O QUE PRECISO SABER? CARTILHA PARA ORIENTAÇÃO FLORIANÓPOLIS (SC) UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SUERDA KARLA FERREIRA COSTA PAIS DE UTIN O QUE PRECISO SABER? CARTILHA PARA ORIENTAÇÃO FLORIANÓPOLIS (SC) 2014 i UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA SUERDA KARLA

Leia mais

TÍTULO: OS BENEFÍCIOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA APLICAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR

TÍTULO: OS BENEFÍCIOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA APLICAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR TÍTULO: OS BENEFÍCIOS VIVENCIADOS PELA ENFERMAGEM NA APLICAÇÃO DO BRINQUEDO TERAPÊUTICO NO AMBIENTE HOSPITALAR CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: ENFERMAGEM INSTITUIÇÃO:

Leia mais

INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NO ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DE PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NO ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DE PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM NO ACOLHIMENTO AOS FAMILIARES DE PACIENTES INTERNADOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA LEÃO-CORDEIRO, Jacqueline Andréia Bernardes Leão 1 ; GUALBERTO, Sacha Martins 2 ; BRASIL,

Leia mais

PERCEPÇÕES RELATADAS PELO ENFERMEIRO NO MOMENTO DA ALTA DOS PACIENTES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO.

PERCEPÇÕES RELATADAS PELO ENFERMEIRO NO MOMENTO DA ALTA DOS PACIENTES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO. PERCEPÇÕES RELATADAS PELO ENFERMEIRO NO MOMENTO DA ALTA DOS PACIENTES NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA ADULTO. Taiane Aparecida de Souza 1 ;Thabata Cristine F. Santana 2 ; Flávia Alves Ribeiro 3 ; Maria

Leia mais

ATUALIZA CURSOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM UTI EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA

ATUALIZA CURSOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM UTI EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA ATUALIZA CURSOS CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO EM UTI EM NEONATOLOGIA E PEDIATRIA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM A RECÉM-NASCIDOS COM HIPERBILIRRUBINEMIA: UMA CONTEXTUALIZAÇÃO DOS MÉTODOS ALTERNATIVOS JACIARA ALVES

Leia mais

O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE A SEPSE NEONATAL

O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE A SEPSE NEONATAL O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE A SEPSE NEONATAL VIEIRA, Sabrina de Fátima 1 ; RAVELLI, Rita de Cassia Rosiney 2 RESUMO Objetivo: Conhecer a conduta do profissional enfermeiro frente à sepse neonatal. Método:

Leia mais

31º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL GRUPO EDUCATIVO COM PUÉRPERAS

31º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL GRUPO EDUCATIVO COM PUÉRPERAS 31º SEMINÁRIO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA DA REGIÃO SUL GRUPO EDUCATIVO COM PUÉRPERAS Área Temática: Saúde Nalú Pereira da Costa Kerber 1 (Coordenadora da ação de extensão) Camila Magroski Goulart Nobre

Leia mais

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE CEILÂNDIA GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE CEILÂNDIA GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL 0 UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA FACULDADE DE CEILÂNDIA GRADUAÇÃO EM TERAPIA OCUPACIONAL ELISANA LOREN LIMA FERREIRA A PERCEPÇÃO DA MÃE EM RELAÇÃO AO CUIDADO DOMICILIAR DO BEBÊ EGRESSO DA UNIDADE DE TERAPIA

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA. VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: a partir do 6º DEPARTAMENTO: ENA

PROGRAMA DE DISCIPLINA. VERSÃO CURRICULAR: 2014/2 PERÍODO: a partir do 6º DEPARTAMENTO: ENA PROGRAMA DE DISCIPLINA DISCIPLINA: Tópicos em Enfermagem IV - Saúde Mental no Hospital Geral CÓDIGO: EFM068 COORDENADOR: CARGA HORÁRIA CARGA HORÁRIA CRÉDITOS INÍCIO TÉRMINO TEÓRICA PRÁTICA 30 15 03 VERSÃO

Leia mais

BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU PARA O PREMATURO

BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU PARA O PREMATURO BENEFÍCIOS DO MÉTODO CANGURU PARA O PREMATURO Cardoso MMG 1, Graciano IC 2, Filócomo FRF 3, Ebner C 4. 1Universidade do Vale do Paraíba, Faculdade de Ciências da Saúde, Av. Shishima Hifumi, 2911, Urbanova,

Leia mais

O PAPEL DOS ENFERMEIROS NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

O PAPEL DOS ENFERMEIROS NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL O PAPEL DOS ENFERMEIROS NOS CENTROS DE ATENÇÃO PSICOSSOCIAL SILVA, T. A.; DOMINGUES, F. L. RESUMO Objetivo: Descrever a atuação do enfermeiro no cotidiano dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Método:

Leia mais

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II PLANO DE CURSO

Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II PLANO DE CURSO CURSO DE ENFERMAGEM Reconhecido pela Portaria nº 270 de 13/12/12 DOU Nº 242 de 17/12/12 Seção 1. Pág. 20 Componente Curricular: ENFERMAGEM EM ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE II Código: ENF

Leia mais

LITERATURE SYSTEMATIC REVIEW ARTICLE THE IMPORTANCE OF THE HOST FAMILY IN NEONATAL INTENSIVE CARE UNIT

LITERATURE SYSTEMATIC REVIEW ARTICLE THE IMPORTANCE OF THE HOST FAMILY IN NEONATAL INTENSIVE CARE UNIT THE IMPORTANCE OF THE HOST FAMILY IN NEONATAL INTENSIVE CARE UNIT A IMPORTÂNCIA DO ACOLHIMENTO À FAMÍLIA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL LA IMPORTANCIA DE LA FAMILIA EN CASA UNIDAD DE CUIDADOS

Leia mais

RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR

RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR RELAÇÃO FAMÍLIA-ESCOLA: POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DO PSICÓLOGO ESCOLAR BALVEDI, A. C.; GUERRA, N. M.; HASKEL, B. H.; MATIAS, T. C. Resumo: O presente artigo tem como objetivo demonstrar a importância

Leia mais

COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO A PACIENTES USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: REVISÃO DE LITERATURA

COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO A PACIENTES USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: REVISÃO DE LITERATURA COMPETÊNCIAS DO ENFERMEIRO NO ATENDIMENTO A PACIENTES USUÁRIOS DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS: REVISÃO DE LITERATURA POLISZCZUK, ANGELA BEATRIZ 1 ; DOMINGUES, LILIAN FERREIRA 2 RESUMO Objetivo: Relatar a atuação

Leia mais

SENTIMENTOS DE MÃES AO VIVENCIAREM O MÉTODO MÃE CANGURU¹

SENTIMENTOS DE MÃES AO VIVENCIAREM O MÉTODO MÃE CANGURU¹ SENTIMENTOS DE MÃES AO VIVENCIAREM O MÉTODO MÃE CANGURU¹ Joana D arc Dantas Soares 2 Rosineide Santana de Brito 3 Bertha Cruz Enders 4 Introdução: O Método Mãe Canguru (MMC) é uma estratégia de assistência

Leia mais

FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA: PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA SAÚDE

FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA: PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA SAÚDE FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA RESUMO EXPANDIDO ÁREA TEMÁTICA: PRÁTICAS INTEGRATIVAS NA SAÚDE A SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM (SAE) NOS SERVIÇOS HOSPITALARES: QUALIDADES E DESAFIOS ENFRENTADOS

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR COM DISCENTES DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: relato de experiência RESUMO

A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR COM DISCENTES DE UM CURSO TÉCNICO EM ENFERMAGEM EM UMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: relato de experiência RESUMO 6ª Jornada Científica e Tecnológica e 3º Simpósio de Pós-Graduação do IFSULDEMINAS 04 e 05 de novembro de 2014, Pouso Alegre/MG A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO CURRICULAR COM DISCENTES DE UM CURSO TÉCNICO EM

Leia mais

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A OBSERVAÇÃO DOS IMPACTOS DA VISITA DOS/AS AVÔS/ÓS NA UNIDADE NEONATAL.

RELATO DE EXPERIÊNCIA: A OBSERVAÇÃO DOS IMPACTOS DA VISITA DOS/AS AVÔS/ÓS NA UNIDADE NEONATAL. RELATO DE EXPERIÊNCIA: A OBSERVAÇÃO DOS IMPACTOS DA VISITA DOS/AS AVÔS/ÓS NA UNIDADE NEONATAL. EXPERIENCE REPORT: THE OBSERVATION OF THE IMPACTS OF THE GRANDFATHER / S VISIT AT THE NEONATAL UNIT. Ana Luiza

Leia mais

EXPERIÊNCIA DE FAMILIARES DE RECÉM-NASCIDO PREMATUROS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL.

EXPERIÊNCIA DE FAMILIARES DE RECÉM-NASCIDO PREMATUROS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. EXPERIÊNCIA DE FAMILIARES DE RECÉM-NASCIDO PREMATUROS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. Gabriela Santos Silva 1 ; Luciano Marques dos Santos 2 ; Taynara Bispo Conceição 3. 1. Voluntária PEVIC,

Leia mais

IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO CANGURU EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE ALAGOAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENFERMEIROS

IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO CANGURU EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE ALAGOAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENFERMEIROS IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO CANGURU EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DE ALAGOAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENFERMEIROS Geisa Gabriella Rodrigues de Oliveira geisa.gabriella@hotmail.com Danielly Nogueira de Oliveira

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA UTI: uma revisão bibliográfica.

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA UTI: uma revisão bibliográfica. UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO ATUALIZA ASSOCIAÇÃO CULTURAL ENFERMAGEM EM UTI ADULTO CAMILA BOMFIM SANTANA SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NA UTI: uma revisão bibliográfica. SALVADOR-BA 2012 CAMILA

Leia mais

Palavras Chaves: UTI Neonatal. Humanização. Contribuição da Enfermagem

Palavras Chaves: UTI Neonatal. Humanização. Contribuição da Enfermagem A CONTRIBUIÇÃO DA ENFERMAGEM COMO AGENTE FACILITADOR DA INTERACAO ENTRE PAIS E FILHOS NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL. Camila Alves de Medeiros Neves* Elisandra Rufino de Carvalho* RESUMO Este

Leia mais

A CRIANÇA HOSPITALIZADA

A CRIANÇA HOSPITALIZADA A CRIANÇA HOSPITALIZADA O hospital infantil tornou-se um complexo de equipes de especialistas que trabalham para a melhoria de saúde da criança. Profissional importante dessas equipes é o enfermeiro, que

Leia mais

PARTO HUMANIZADO E A SUA DESMISTIFICAÇÃO PERANTE A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM

PARTO HUMANIZADO E A SUA DESMISTIFICAÇÃO PERANTE A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EDIÇÃO ESPECIAL I Fórum de Enfermagem: Assistência ao Parto Humanizado PARTO HUMANIZADO E A SUA DESMISTIFICAÇÃO PERANTE A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM Aline Leandro da Silva (1), Silmara Carvalho Cordeiro

Leia mais

TÍTULO: ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA

TÍTULO: ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA TÍTULO: ESTRATÉGIAS PARA MELHORAR A QUALIDADE DE VIDA DE IDOSOS COM INSUFICIÊNCIA CARDÍACA CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: Enfermagem INSTITUIÇÃO(ÕES): UNIVERSIDADE CIDADE

Leia mais

Seu bebê encontra-se nesse momento sob cuidados intensivos na UTI Neonatal, por apresentar um quadro de risco à saúde.

Seu bebê encontra-se nesse momento sob cuidados intensivos na UTI Neonatal, por apresentar um quadro de risco à saúde. AOS PAIS E FAMILIARES Seu bebê encontra-se nesse momento sob cuidados intensivos na UTI Neonatal, por apresentar um quadro de risco à saúde. Sabemos que a angústia, o medo e as preocupações são comuns

Leia mais

RELAÇÃO ENFERMEIRO-FAMÍLIA NOS CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO INTERNADO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL

RELAÇÃO ENFERMEIRO-FAMÍLIA NOS CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO INTERNADO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL Curso de Enfermagem Artigo de Revisão RELAÇÃO ENFERMEIRO-FAMÍLIA NOS CUIDADOS COM O RECÉM-NASCIDO INTERNADO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL NURSE-FAMILY RELATIONSHIP IN THE CARE WITH THE NEWBORN

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social TÍTULO DO TRABALHO A DIFICULDADE DE SEPARAÇÃO ENTRE MÃE E BEBÊ QUANDO A HOSPITALIZAÇÃO DO RECÉM-NASCIDO É NECESSÁRIA Elisana Candido Ianella* (Psicologia Hospitalar e Equipe Multiprofissional- Interdisciplinaridade

Leia mais

UMA REVISÃO DA LITERATURA ENFOCANDO A CRIANÇA, A FAMÍLIA E A RESILIÊNCIA

UMA REVISÃO DA LITERATURA ENFOCANDO A CRIANÇA, A FAMÍLIA E A RESILIÊNCIA UMA REVISÃO DA LITERATURA ENFOCANDO A CRIANÇA, A FAMÍLIA E A RESILIÊNCIA Cláudia Silveira Viera 1 Débora Falleiros de Mello INTRODUÇÃO: Compreender a infância implica em conhecer, sobretudo, a família

Leia mais

A toda a minha família e amigos que, cada um com a sua particularidade, me foi relevante e importante com todo o seu carinho e apoio emocional.

A toda a minha família e amigos que, cada um com a sua particularidade, me foi relevante e importante com todo o seu carinho e apoio emocional. AGRADECIMENTOS A realização desta investigação e dissertação não teria sido possível sem o auxílio e apoio de determinadas pessoas, as quais merecem toda a minha gratidão: Ao Professor Doutor João Justo,

Leia mais

A PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS NOS CUIDADOS PALIATIVOS À PACIENTES ONCOLÓGICOS PEDIÁTRICOS

A PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS NOS CUIDADOS PALIATIVOS À PACIENTES ONCOLÓGICOS PEDIÁTRICOS A PERCEPÇÃO DOS ENFERMEIROS NOS CUIDADOS PALIATIVOS À PACIENTES ONCOLÓGICOS PEDIÁTRICOS Iara Bezerra de Alcantara 1 ; Mariana Gonçalves de Sousa 1 ; Sonia Maria Alves de Lira 2 ; Ana Carla Rodrigues da

Leia mais

PEDAGOGIA HOSPITALAR: O LÚDICO COMO UM CONSTRUCTO DA PSICOMOTRICIDADE

PEDAGOGIA HOSPITALAR: O LÚDICO COMO UM CONSTRUCTO DA PSICOMOTRICIDADE PEDAGOGIA HOSPITALAR: O LÚDICO COMO UM CONSTRUCTO DA PSICOMOTRICIDADE Cleysiele Ferreira Duarte, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), gleyzieleduarte@gmail.com PALAVRAS-CHAVE: Lúdico; Psicomotricidade;

Leia mais

HUMANIZATION OF NURSING IN THE NEONATAL INTENSIVE THEAPY UNIT (NICU) HUMANIZAÇÃO DA ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL (UTIN)

HUMANIZATION OF NURSING IN THE NEONATAL INTENSIVE THEAPY UNIT (NICU) HUMANIZAÇÃO DA ENFERMAGEM NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA NEONATAL (UTIN) Journal of Specialist Scientific Journal ISSN:2595-6256 Nº 2, volume 2, article nº 2, Abr/Jun 2018 D.O.I: http://dx.doi.org/xxxxxx/xxxx-xxxx/xxxxxx Accepted: 02/03/2018 Published: 01/04/2018 HUMANIZATION

Leia mais

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE RESUMO

FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE RESUMO FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE RESUMO ESCOLHA SUA OPÇÃO DE APRESENTAÇÃO: Título: SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELOS FAMILIARES NO PROCESSO DE HOSPITALIZAÇÃO DA CRIANÇA NA UTI Relator: Danilo Marcelo Araujo dos

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE ODONTOLÓGICA NO AMBIENTE HOSPITALAR THE IMPORTANCE OF THE DENTAL TEAM IN THE HOSPITAL ENVIRONMENT

A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE ODONTOLÓGICA NO AMBIENTE HOSPITALAR THE IMPORTANCE OF THE DENTAL TEAM IN THE HOSPITAL ENVIRONMENT A IMPORTÂNCIA DA EQUIPE ODONTOLÓGICA NO AMBIENTE HOSPITALAR THE IMPORTANCE OF THE DENTAL TEAM IN THE HOSPITAL ENVIRONMENT Eline Deise Alves da Silva Técnica em Saúde Bucal do Hospital Universitário Professor

Leia mais

HUMANIZAÇÃO NO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO HUMANIZATION IN DENTAL TREATMENT

HUMANIZAÇÃO NO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO HUMANIZATION IN DENTAL TREATMENT HUMANIZAÇÃO NO TRATAMENTO ODONTOLÓGICO HUMANIZATION IN DENTAL TREATMENT Leandro de Mello Azevedo Técnico em Saúde Bucal do Hospital Universitário Professor Alberto Antunes Unidade leandro.azevedo@ebserh.gov.br

Leia mais

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social

PSICOLOGIA E DIREITOS HUMANOS: Formação, Atuação e Compromisso Social A RELAÇÃO DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR COM O PACIENTE SECUNDÁRIO NUMA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA Michely Mileski Zuliani* (Projeto de Extensão 0725/04, Psicologia Hospitalar e Equipe Multiprofissional

Leia mais

RECOMENDACÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO INSTITUCIONAL DE HUMANIZAÇÃO EM CLÍNICA PEDIÁTRICA. Elaboração: Cláudia Márcia Lima da Costa

RECOMENDACÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO INSTITUCIONAL DE HUMANIZAÇÃO EM CLÍNICA PEDIÁTRICA. Elaboração: Cláudia Márcia Lima da Costa RECOMENDACÕES PARA ELABORAÇÃO DE PROJETO INSTITUCIONAL DE HUMANIZAÇÃO EM CLÍNICA PEDIÁTRICA Elaboração: Cláudia Márcia Lima da Costa Belém Pará 2017 Cláudia Márcia Lima da Costa RECOMENDACÕES PARA ELABORAÇÃO

Leia mais

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO NO DESENVOLVIMENTO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO

TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO NO DESENVOLVIMENTO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO Anais do Conic-Semesp. Volume 1, 2013 - Faculdade Anhanguera de Campinas - Unidade 3. ISSN 2357-8904 TÍTULO: A IMPORTÂNCIA DO VÍNCULO NO DESENVOLVIMENTO DE RECÉM-NASCIDOS PRÉ-TERMO CATEGORIA: EM ANDAMENTO

Leia mais

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ PRECOCE.

GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ PRECOCE. GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA: O PAPEL DO ENFERMEIRO NA PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ PRECOCE. REIS, Eliane Aparecida Godoy dos 1 ; RAVELLI, Rita de Cassia Rosiney 2 RESUMO Objetivo: Conhecer a atuação da enfermagem

Leia mais

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens.

Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Prescrição Eletrônica: Vantagens e desvantagens. Sérgio Bassalo Paludeto 1, Fábio Oliveira Teixeira 2 1. Graduado em Tecnologia da Informação. Universidade de Franca UNIFRAN, Franca (SP), Brasil. 2. Professor

Leia mais

TÍTULO: O ACOLHIMENTO DO ENFERMEIRO DO SERVIÇO DE PROCURA DE ÓRGÃOS E TECIDOS AOS FAMILIARES DO POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS.

TÍTULO: O ACOLHIMENTO DO ENFERMEIRO DO SERVIÇO DE PROCURA DE ÓRGÃOS E TECIDOS AOS FAMILIARES DO POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS. TÍTULO: O ACOLHIMENTO DO ENFERMEIRO DO SERVIÇO DE PROCURA DE ÓRGÃOS E TECIDOS AOS FAMILIARES DO POTENCIAL DOADOR DE ÓRGÃOS E TECIDOS. CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA:

Leia mais

BRINCAR NO HOSPITAL: A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS 1

BRINCAR NO HOSPITAL: A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS 1 BRINCAR NO HOSPITAL: A CONTRIBUIÇÃO DO LÚDICO NA RECUPERAÇÃO DE CRIANÇAS HOSPITALIZADAS 1 RIZZATTI, Fernanda Lopes 2 ; SILVA, Mariluce Silveira da 3 ; NUNES, Janilse Fernandes 4 1 Trabalho de Pesquisa

Leia mais

PERCEPÇÃO DO CUIDADOR SOBRE O CUIDADO E CONFORTO AO PACIENTE IDOSO COM SEQUELA NEUROLÓGICA EM UM HOSPITAL ESCOLA

PERCEPÇÃO DO CUIDADOR SOBRE O CUIDADO E CONFORTO AO PACIENTE IDOSO COM SEQUELA NEUROLÓGICA EM UM HOSPITAL ESCOLA PERCEPÇÃO DO CUIDADOR SOBRE O CUIDADO E CONFORTO AO PACIENTE IDOSO COM SEQUELA NEUROLÓGICA EM UM HOSPITAL ESCOLA Raissa Carla Paulino Silva e Moreira. Universidade Federal do Paraná (UFPR). E-mail: fisioraissa@hotmail.com

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM FRENTE AO PARTO PREMATURO: SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA MÃE 1

A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM FRENTE AO PARTO PREMATURO: SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA MÃE 1 A IMPORTÂNCIA DO CUIDADO DE ENFERMAGEM FRENTE AO PARTO PREMATURO: SENTIMENTOS VIVENCIADOS PELA MÃE 1 DIAZ, Claudia Maria Gabert 2 ; FREITAS, Hilda M. 2 ; CAUDURO, Adriane 3 ; FILIPINI, Cibele 4 ; ROSA,

Leia mais

Revisão de literatura sobre cuidados com o recém-nato Clube Periódico do OBJN

Revisão de literatura sobre cuidados com o recém-nato Clube Periódico do OBJN ISSN: 1676-4285 Revisão de literatura sobre cuidados com o recém-nato Clube Periódico do OBJN Olívia Miranda Pacheco, Isabel C.F. da Cruz RESUMO A revisão de literatura sobre cuidados com o recém-nato

Leia mais

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2

Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula Lustoza Xavier 2 CARACTERIZAÇÃO DA PRODUCÃO CIENTÍFICA ACERCA DO PROCESSO DE ENFERMAGEM: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA COM FOCO NA PRÁTICA BASEADA EM EVIDÊNCIAS Ingrid Mikaela Moreira de Oliveira¹ Samyra Paula

Leia mais

AS TECNOLOGIAS LUDICAS COMO INSTRUMENTO DE CUIDADO PARA A ENFERMAGEM NA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA

AS TECNOLOGIAS LUDICAS COMO INSTRUMENTO DE CUIDADO PARA A ENFERMAGEM NA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA AS TECNOLOGIAS LUDICAS COMO INSTRUMENTO DE CUIDADO PARA A ENFERMAGEM NA ONCOLOGIA PEDIÁTRICA 1 Kamila Azevedo de Souza Talarico, 1 Lívia de Alcantara Sales, 1 Nathalia da Silva Pimentel Reis, 1 Nathalia

Leia mais

BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: a vivência de acadêmicos de enfermagem na prática assistencial da criança hospitalizada

BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: a vivência de acadêmicos de enfermagem na prática assistencial da criança hospitalizada BRINQUEDOTECA HOSPITALAR: a vivência de acadêmicos de enfermagem na prática assistencial da criança hospitalizada Camila AMTHAUER¹ Tamires Patrícia SOUZA² ¹ Enfermeira. Especialista em Saúde Pública. Mestranda

Leia mais

CANDIDO, Yasmin Gabriella Barbieri do 1 ; RAVELLI, Rita de Cassia Rosiney 2

CANDIDO, Yasmin Gabriella Barbieri do 1 ; RAVELLI, Rita de Cassia Rosiney 2 ELABORAÇÃO E PROSPOSTA DE IMPLANTAÇÃO PROCEDIMENTO OPERACIONAL BÁSICO SOBRE DOENÇAS RESPIRATÓRIAS PARA EQUIPE DE ENFERMAGEM DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE MUNICIPAL DE CAMBIRA PARANA. CANDIDO, Yasmin Gabriella

Leia mais

MÉTODO CANGURU: O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE AOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM KANGAROO METHOD: THE ROLE OF THE NURSE TOWARDS CARE

MÉTODO CANGURU: O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE AOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM KANGAROO METHOD: THE ROLE OF THE NURSE TOWARDS CARE MÉTODO CANGURU: O PAPEL DO ENFERMEIRO FRENTE AOS CUIDADOS DE ENFERMAGEM KANGAROO METHOD: THE ROLE OF THE NURSE TOWARDS CARE Elicássia Thayná da Silva Carvalho 1, Fabiula Souza Maia 1, Ruth Silva Lima da

Leia mais

A RELAÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE COM A FAMÍLIA DE CRIANÇA INTERNADA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA

A RELAÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE COM A FAMÍLIA DE CRIANÇA INTERNADA EM UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL UFRGS INSTITUTO DE PSICOLOGIA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INFÂNCIA E FAMÍLIA: AVALIAÇÃO, PREVENÇÃO E INTERVENÇÃO A RELAÇÃO DA EQUIPE DE SAÚDE COM A FAMÍLIA DE CRIANÇA

Leia mais

PESQUISA JUNTO A MÃES ACOMPANHANTES: REFLEXÕES SOBRE OS RESULTADOS OBTIDOS

PESQUISA JUNTO A MÃES ACOMPANHANTES: REFLEXÕES SOBRE OS RESULTADOS OBTIDOS PESQUISA JUNTO A MÃES ACOMPANHANTES: REFLEXÕES SOBRE OS RESULTADOS OBTIDOS Edelia del Pilar Neira Huerta * NEIRA HUERTA, E. del P. Pesquisa junto a mães acompanhantes: reflexões hodre os resultados obtidos.

Leia mais

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL

RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL RELACIONAMENTO INTERPESSOAL PROFISSIONAL Conceituação é o instrumento de intervenção através do qual operacionaliza-se o processo de cuidar em enfermagem em saúde mental o relacionamento enfermeira-paciente:

Leia mais

PARTO HUMANIZADO: DOULAS E ENFERMEIRAS OBSTÉTRICAS NA ASSISTÊNCIA AO NASCIMENTO

PARTO HUMANIZADO: DOULAS E ENFERMEIRAS OBSTÉTRICAS NA ASSISTÊNCIA AO NASCIMENTO PARTO HUMANIZADO: DOULAS E ENFERMEIRAS OBSTÉTRICAS NA ASSISTÊNCIA AO NASCIMENTO 1 Bianca Santos 2 Laísa Schuh 1 Universidade Luterana do Brasil (ULBRA), Cachoeira do Sul, RS, Brasil E-mail: biancasantoslima63@gmail.com

Leia mais

11º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM A PERCEPÇÃO DAS MÃES QUANTO AO ATENDIMENTO DO SEU FILHO NO AMBULATÓRIO CANGURU

11º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM A PERCEPÇÃO DAS MÃES QUANTO AO ATENDIMENTO DO SEU FILHO NO AMBULATÓRIO CANGURU 11º FÓRUM DE EXTENSÃO E CULTURA DA UEM A PERCEPÇÃO DAS MÃES QUANTO AO ATENDIMENTO DO SEU FILHO NO AMBULATÓRIO CANGURU Thaís Ramos da Silva 1 Francielle Midori Kawamoto 2 Karen Isadora Borges 3 Lidia Kameyo

Leia mais

GRUPO DE GESTANTES: A PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS MULHERES E O COMPARTILHAR DE CUIDADOS NO PRÉ-NATAL

GRUPO DE GESTANTES: A PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS MULHERES E O COMPARTILHAR DE CUIDADOS NO PRÉ-NATAL GRUPO DE GESTANTES: A PARTICIPAÇÃO ATIVA DAS MULHERES E O COMPARTILHAR DE CUIDADOS NO PRÉ-NATAL Viviane Alberto Acadêmica do curso de Enfermagem, ULBRA Cachoeira do Sul, RS vivialberto1@gmail.com RESUMO

Leia mais

VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO PARECER CONSUBSTANCIADO Nº. 068/2011

VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO PARECER CONSUBSTANCIADO Nº. 068/2011 1 VICE-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E EXTENSÃO PARECER CONSUBSTANCIADO Nº. 068/2011 Protocolo de Pesquisa nº. 0008/2011 de 14/03/2011 Projeto:. Avaliação da dor em neonatos e crianças pela enfermagem

Leia mais

ANÁLISE DA MORTALIDADE DE NEONATOS EM UMA UTI NEONATAL DE UM HOSPITAL DO VALE DO PARAÍBA

ANÁLISE DA MORTALIDADE DE NEONATOS EM UMA UTI NEONATAL DE UM HOSPITAL DO VALE DO PARAÍBA ANÁLISE DA MORTALIDADE DE NEONATOS EM UMA UTI NEONATAL DE UM HOSPITAL DO VALE DO PARAÍBA SOUZA, Luciana Santana de¹; CARVALHO, Maria das Neves de Oliveira¹; MARTINS, Selma de Oliveira¹; LANCIA, Maria da

Leia mais

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: uma revisão integrativa da literatura

ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: uma revisão integrativa da literatura Estudo Teórico Psicologia e Saúde em Debate ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NA UNIDADE DE TERAPIA INTENSIVA: uma revisão integrativa da literatura DOI: 10.22289/2446-922X.V3N2A4 Walmy Porto da Silva 4 RESUMO Isabel

Leia mais

AÇÕES DE ACOLHIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA CLÍNICA PEDIÁTRICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

AÇÕES DE ACOLHIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA CLÍNICA PEDIÁTRICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO AÇÕES DE ACOLHIMENTO: UMA EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR NA CLÍNICA PEDIÁTRICA DE UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Sarah Lins de Barros Moreira Terapeuta Ocupacional Clínica Pediátrica HUPAA/UFAL sarah_lab@hotmail.com

Leia mais

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA (SAEP) PROFESSORA: MARIA DA CONCEIÇÃO MUNIZ RIBEIRO.

SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA (SAEP) PROFESSORA: MARIA DA CONCEIÇÃO MUNIZ RIBEIRO. SISTEMATIZAÇÃO DA ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM PERIOPERATÓRIA (SAEP) PROFESSORA: MARIA DA CONCEIÇÃO MUNIZ RIBEIRO. OBJETIVO Seu objetivo é direcionar a assistência de enfermagem, oferecendo ao enfermeiro

Leia mais

ATENÇÃO DOMICILIAR COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO NA ATENÇÃO BÁSICA 1 HOME ATTENTION AS A LEARNING EXPERIENCE IN BASIC ATTENTION

ATENÇÃO DOMICILIAR COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO NA ATENÇÃO BÁSICA 1 HOME ATTENTION AS A LEARNING EXPERIENCE IN BASIC ATTENTION ATENÇÃO DOMICILIAR COMO EXPERIÊNCIA DE APRENDIZADO NA ATENÇÃO BÁSICA 1 HOME ATTENTION AS A LEARNING EXPERIENCE IN BASIC ATTENTION Patricia Andrea Simão 2, Mariangela De Moraes Inocencio 3, Maristela Borin

Leia mais

O ACOLHIMENTO DE IDOSOS NO PRÉ-OPERATÓRIO NUM CENTRO CIRÚRGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

O ACOLHIMENTO DE IDOSOS NO PRÉ-OPERATÓRIO NUM CENTRO CIRÚRGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. O ACOLHIMENTO DE IDOSOS NO PRÉ-OPERATÓRIO NUM CENTRO CIRÚRGICO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Belarmino Santos de Sousa Júnior¹ ; Fernando Hiago da Silva Duarte²; Carlos Jean Castelo da Silva 3, Ana Elza Oliveira

Leia mais