FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO"

Transcrição

1 FACULDADE PITÁGORAS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos

2

3

4 Papéis dos administradores No final da década de 60, Henry Mintzberg realizou uma pesquisa que identificou os diferentes papéis desempenhados por administradores. Esta pesquisa revelou que os gestores possuem dez diferentes papéis, que foram reunidos em três grupos distintos: Grupos de papéis dos administradores 1. Papéis interpessoais 2. Papéis informacionais 3. Papéis decisórios Estes conjuntos de papéis desempenhados pelos administradores podem ser descritos como padrões de comportamento esperados no exercício de sua função.

5 Papéis interpessoais Envolvem as relações dos administradores com outras pessoas, sejam membros ou não da organização. Os papéis interpessoais são aqueles relacionados com atividades de cunho cerimonial ou simbólico. Os administradores podem desempenhar o papel de símbolo, de líder ou um papel de ligação. Símbolo: Simboliza a liderança, e é necessário para o desempenho de atividades rotineiras de natureza legal e/ou social. Exemplo: representar a organização em cerimônias, solenidades; assinar documentos legais; acompanhar visitantes. Líder: Tem a responsabilidade pela inspiração dos funcionários ( Motivação). Exemplo: orientar, persuadir e motivar equipes. Elemento de Ligação: Mantém uma rede externa de contatos que lhe fornece informações ( Networking estratégico). Exemplo: acompanhar a correspondência; construir coalizões e alianças; manter contatos estratégicos.

6 Papéis informacionais Envolvem a coleta, o processamento e a comunicação de informações por parte do administrador. Assim, os papéis informacionais estão relacionados com a busca de informações sobre outras organizações, especialmente pela mídia. Aqui eles podem desempenhar o papel de monitor, de disseminador ou de porta-voz. Monitor: Monitora o ambiente interno e externo das organizações em busca de informações. Exemplo: ler periódicos e relatórios; manter contatos pessoais; participar de eventos e conferências. Disseminador: Transmite as informações recebidas de fontes externas ou de colaboradores para os demais membros da organização. Exemplo: reuniões formais e informais com o grupo; divulgação de memorandos e newsletters. Porta-voz: Transmite as informações relacionadas com planos, políticas, resultados e ações para o ambiente externo à organização. Exemplo: comunicados de imprensa; entrevistas à mídia; participação em reuniões de acionistas.

7 Papéis decisórios São aqueles relacionados com processos de decisão na organização. Neste sentido, os administradores podem atuar como empreendedores, gestores de turbulências, alocadores de recursos e negociadores. Empreendedor: Buscam oportunidades de mudança (otimização) por meio de projetos. Exemplo: reuniões de brainstorming com os subordinados; desenvolvimento de novos projetos. Gestor de conflitos: Responsável por correções de rumo da organização diante de problemas sérios e/ou inesperados. Exemplo: mediador em disputas e crises; resolução de conflitos de subordinados; auxílio aos subordinados em tempos de mudança ou de crise. Alocador de recursos: Decide como os recursos (humanos, físicos e financeiros) devem ser utilizados. Exemplo: qualquer atividade orçamentária ou de definição de tarefas. Negociador: Responsável em representar a organização em negociações importantes, buscando favorecer a organização (ou o seu setor, ou a sua unidade). Exemplo: negociar com sindicatos, clientes e fornecedores.

8 Papéis dos administradores x Níveis organizacionais Uma pesquisa realizada em 2005 mostrou que a importância de determinado papel do administrador se modifica conforme ele sobe de nível hierárquico. Os resultados deste estudo é mostrado abaixo: Grau de importância do papel de gestor X Nível Hierárquico Líder Porta-voz Monitor Operacional Tático Estratégico

9 Habilidades e Competências Para que o administrador possa ter sucesso profissional, é necessário que ele desenvolva habilidades e competências específicas. Chaves (2001) diferencia os dois termos: As habilidades estão relacionadas ao know-how, o saber como fazer determinada ação (física ou mental). Quando uma pessoa possui uma habilidade, significa que adquiriu capacidade para fazer. São exemplos de habilidades que fazem uso do pensamento: julgar, sintetizar, analisar situações, identificar variáveis, estabelecer relações, compreender fenômenos, etc. As competências podem ser descritas como um conjunto de habilidades que caracterizam uma determinada função ou profissão. Por exemplo, ser engenheiro, médico ou administrador requer uma série de habilidades específicas. As competências estão relacionadas ao know-why, o saber por quê. As habilidades levam à competência.

10 Habilidades e Competências Exemplos: A competência na absorção da informação depende das seguintes habilidades: 1. Habilidade de bem utilizar os sentidos e de aprimorar a acuidade dos sentidos (aprender a perceber); 2. Habilidade de entender e corretamente interpretar a linguagem corporal; 3. Habilidade de entender a linguagem verbal falada e escrita e desenvolvimento da capacidade de ler com compreensão e rapidez.

11 Habilidades e Competências Exemplos: A competência na transmissão da informação e na comunicação depende das seguintes habilidades: 1. Habilidade de se expressar bem em língua materna falada e escrita; 2. Habilidade de se expressar bem em língua estrangeira (em especial, no caso do Brasil, o Inglês e o Espanhol); 3. Habilidade de se expressar bem através da linguagem não-verbal (especialmente a corporal).

12 Habilidades e Competências Exemplos: A competência no acesso à informação depende das seguintes habilidades: 1. Habilidade de buscar e pesquisar a informação em qualquer dos meios em que esteja armazenada; 2. Habilidade de memorizar a informação essencial e de uso constante; 3. Habilidade de organizar e arquivar a informação e de localizar e recuperar com facilidade e rapidez a informação não memorizada.

13 Habilidades e Competências Exemplos: A competência na análise da informação depende das seguintes habilidades: 1. Habilidade de analisar criticamente e avaliar a informação textual, numérica, estatística, gráfica, sonora e visual; 2. Habilidade de raciocinar logicamente; 3. Habilidade de perceber padrões, conformações, tendências, analogias, sutilezas, ironias, sarcasmos, humor, etc.

14 Classificação das Habilidades De acordo com Katz (apud CHIAVENATO, 2004, p. 3): O sucesso do administrador depende mais do seu desempenho e da maneira como lida com pessoas e situações do que de seus traços particulares de personalidade. Depende daquilo que ele consegue fazer e não daquilo que ele é. Esse desempenho é o resultado de certas habilidades que o administrador possui e utiliza. Uma habilidade é a capacidade de transformar conhecimento em ação e que resulta em um desempenho desejado. O mesmo autor destaca três tipos de habilidades: as técnicas, as humanas e as conceituais.

15 Habilidades Técnicas São aquelas que envolvem o uso de conhecimento especializado e facilidade no uso de ferramentas e na execução de técnicas e procedimentos relacionadas com o trabalho (dentro da área de atuação profissional). Sobral e Peci (2013) afirmam que quanto maior é a facilidade em desempenhar determinada tarefa específica, maiores são as habilidades técnicas do administrador. Por exemplo, conhecimento das características ou especificações técnicas de um produto, capacidade de elaborar um orçamento ou de fazer um balanço, capacidade de criar um gráfico a partir de uma planilha, de realizar teste de um produto de acordo com normas, capacidade de programar um computador, entre outros.

16 Habilidades Humanas São aquelas que envolvem a facilidade de pessoas em relacionar-se com outras, ou seja, facilidade de relacionamento interpessoal e grupal. Envolvem a capacidade de trabalhar e se comunicar com outras pessoas, motivar, coordenar, liderar e resolver conflitos pessoais ou grupais. Por exemplo, desenvolver a cooperação dentro da equipe, capacidade de articulação intra e inter grupos. Chiavenato (2004) resume as habilidades humanas como a capacidade de saber trabalhar com pessoas e por meio das pessoas.

17 Habilidades Conceituais São aquelas que envolvem uma visão sistêmica, ou seja, capacidade de enxergar uma organização ou unidade organizacional como um todo. Envolvem também a capacidade em trabalhar e criar ideias, conceitos e teorias. Para Chiavenato (2004), representam as capacidades cognitivas mais sofisticadas do administrador. Envolvem o pensar, o raciocinar, a proposição de soluções, a análise de cenários, entre outras ações. As habilidades conceituais são importantes sobretudo para o sucesso nas tomadas de decisão.

18 Competências do Administrador Na visão de Sobral e Peci (2013), além das habilidades genéricas, os administradores precisam de certas competências específicas para o desempenho de seus cargos. Pode-se definir as competências do administrador como um conjunto de conhecimentos, aptidões e atitudes relacionadas com o desempenho eficaz de um administrador. Uma extensiva e detalhada pesquisa realizada no Reino Unido em 1997 e concluída em 2004 revelou as competências que um administrador deve possuir de acordo com o nível organizacional que ocupa.

19 Competências do Nível Estratégico Manter uma rede de contatos pessoais que permita acesso a informações ou recursos que a organização necessita; Liderar a organização, comunicando o propósito, os valores e a visão da organização; Mapear o ambiente no qual a organização opera; Encorajar a inovação; Desenvolver uma cultura organizacional coerente com a visão e estratégia da organização; Planejar a necessidade de recursos para que a organização alcance seus objetivos; Promover o uso de novas tecnologias na organização; Criar e incentivar uma orientação para os clientes em toda a organização; Monitorar, avaliar e melhorar o desempenho organizacional.

20 Competências do Nível Tático Manter uma rede de contatos pessoais que permita acesso a informações ou recursos que a sua unidade (ou departamento) precisa; Desenvolver e implementar planos operacionais para a sua unidade; Assegurar o cumprimento de requisitos legais, regulatórios, éticos e sociais na sua unidade; Encorajar a inovação na sua unidade; Planejar, liderar e implementar mudanças em produtos, serviços e processos; Planejar e avaliar o progresso da qualidade do trabalho em sua unidade; Desenvolver e manter relações de trabalho produtivas com stakeholders e subordinados; Administrar as relações com clientes buscando a satisfação deles.

21 Competências do Nível Operacional Administrar recursos pessoais e seu desenvolvimento profissional; Liderar sua área de responsabilidade, motivando os subordinados; Promover igualdade de oportunidades e a diversidade em sua área de responsabilidade; Encorajar a inovação; Implementar mudanças em produtos, serviços e processos; Administrar orçamentos em sua área de responsabilidade; Planejar, e avaliar o progresso da qualidade do trabalho em sua área de responsabilidade; Assegurar o cumprimento dos requisitos de segurança e saúde; Monitorar e resolver problemas relacionados aos clientes; Administrar projetos de sua área de responsabilidade.

22 Referências desta apostila CHAVES, Eduardo. Novas formas de ensinar e aprender: Educação orientada para competências e Currículo centrado em problemas. Ser Professor Universitário. Disponível em: < serprofessoruniversitario.pro.br>. Acesso em: 04 set CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração. 7. ed. São Paulo: Rio de Janeiro: Elsevier, MAXIMIANO, Antônio César Amaru. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 7. ed. São Paulo: Atlas, SOBRAL, Filipe; PECI, Alketa. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro. 2. ed. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2013.

Modelo de análise de brinquedo/jogo na abordagem psicogenética de Piaget

Modelo de análise de brinquedo/jogo na abordagem psicogenética de Piaget Modelo de análise de brinquedo/jogo na abordagem psicogenética de Piaget 1. Nome e imagem do brinquedo/jogo: BLOCOS LÓGICOS 2. Faixa etária indicada: (fundamentar de acordo com os conceitos da psicologia

Leia mais

Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial

Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial Faculdade de Tecnologia Senac Pelotas Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Unidade Curricular Gestão Empresarial ADS 2 M/N Introdução aos Princípios da Gestão Empresarial

Leia mais

1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR

1. O PAPEL DO ADMINISTRADOR 4 INTRODUÇÃO Cada vez que o mundo dos negócios fica suficientemente complexo, e inexplicável concluímos que essa é a maneira de Deus dizer a simples mortais como nós que o mundo dos negócios indiscutivelmente

Leia mais

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a:

COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS. Administração. Administrador. Competências e Habilidades do Administrador. Já sabemos que ela é imprescindível para a: COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS Competências e Habilidades do Prof. Pedro Carlos de Carvalho Administração Já sabemos que ela é imprescindível para a: EXISTÊNCIA, SOBREVIVÊNCIA e SUCESSO DAS ORGANIZAÇÕES. É

Leia mais

Administração. O que veremos nesta disciplina: Avaliação: Conteúdo e objeto de estudo da Administração. Introdução a Administração

Administração. O que veremos nesta disciplina: Avaliação: Conteúdo e objeto de estudo da Administração. Introdução a Administração Administração Prof. Daniel Bertoli Gonçalves UNESP - SOROCABA O que veremos nesta disciplina: Introdução: Conceitos e Fundamentos da Administração Definindo Administração, Administrador, os papéis e competências

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS INICIAIS

ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS INICIAIS ADMINISTRAÇÃO: CONCEITOS INICIAIS Prof. Ms. Marco A. Arbex marco.arbex@fatecourinhos.edu.br Alguns pressupostos Organização: Interação entre duas ou mais pessoas para alcançar determinados objetivos Universalidade

Leia mais

DESENVOLVMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. Roberta Guedes

DESENVOLVMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. Roberta Guedes DESENVOLVMENTO DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES. Roberta Guedes Competências e Habilidades Competência: É um conjunto de conhecimentos (saberes), habilidades (saber fazer) e atitudes (saber ser); manifestam-se

Leia mais

DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM

DA ADMINISTRAÇÃO. Fund ADM FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO 1 Competência SABER FAZER ACONTECER Alcançar metas Conhecimento Habilidade SABER SABER FAZER Aprender a aprender Aplicar o Aprender Agregar valor continuadamente Aumentar o

Leia mais

Competências e Funções do Trabalho Gerencial

Competências e Funções do Trabalho Gerencial Competências e Funções do Trabalho Gerencial Aula 2 EAD-610 2017 1 SUMÁRIO O administrador e: os processos administrativos a visão sistêmica dos processos Modelo para entendimento do trabalho administrativo

Leia mais

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira

Gestão Empresarial. RAD-1101 Prof.Dr.Jorge Henrique Caldeira de Oliveira Gestão Empresarial RAD-1101 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.1. Objetivos da aula Definir os conceitos de administração e organização;

Leia mais

Gerência Conceito e características dessa função

Gerência Conceito e características dessa função Gerência Conceito e características dessa função Alan de Matos Souza Gerente - Conceito Indivíduos que supervisionam as atividades de outros. (Robbins, 2002). São os agentes protagonistas dos processo

Leia mais

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO Professor: Pedro Pereira de Carvalho pedro.carvalho@fmu.br https://wordpress.com/page/organizacaoegestaoempresarial.wordpress.com Funções Organizacionais https://wordpress.com/page/organizacaoegestaoempresarial.wordpress.com

Leia mais

Administração Interdisciplinar

Administração Interdisciplinar Administração Interdisciplinar 21/9/2015 Rosely Gaeta Revisão Fundamentos da Administração Introdução àadministração e às organizações Fonte: Felipe Sobral Alketa Peci - Teoria e Prática no Contexto Brasileiro

Leia mais

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO

INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Idalberto Chiavenato INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO Editora Campus/Elsevier www.elsevier.com.br www.chiavenato.com SUMÁRIO RESUMIDO PARTE 1: INTRODUÇÃO À TGA PARTE 2: OS PRIMÓRDIOS DA ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

COLÉGIO CASTRO ALVES - EFMP

COLÉGIO CASTRO ALVES - EFMP COLÉGIO CASTRO ALVES - EFMP TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO Prof. Paulo Sérgio Tagata 1 HABILIDADES DO ADMINISTRADOR 1.1 OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM Ao finalizar o estudo deste capítulo, o aluno deverá

Leia mais

DESCRIÇÃO DE CARGO CBO:

DESCRIÇÃO DE CARGO CBO: MISSÃO DO CARGO Responder pelas estratégias de campanhas, liderando as ações utilizando e desenvolvendo conhecimento específico sobre os temas ou casos bem como articulando parceiros, organizações da sociedade

Leia mais

CAPÍT Í U T LO L 7 Papel dos Gerentes

CAPÍT Í U T LO L 7 Papel dos Gerentes CAPÍTULO 7 Papel dos Gerentes ESTUDOS SOBRE O PAPEL DOS GERENTES HENRI FAYOL (1916) PROCESSO ADMINISTRATIVO CHESTER BARNARD (1938) FUNÇÕES DO EXECUTIVO HERBERT SIMON (1960) PROCESSO DECISÓRIO HENRY MINTZBERG

Leia mais

PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO

PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO PRINCÍPIOS DA GESTÃO PARA A EDUCAÇÃO Prof. Dr. Bernardo Meyer Departamento de Ciências da Administração - CAD Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO - A educação vive um processo

Leia mais

Administração. transformação no seu significado atual.

Administração. transformação no seu significado atual. Teoria Básica da Administração Introdução Professor: Roberto César Administração A palavra administraçãovem do latim ad - direção, tendência para; minister - subordinação, obediência. Significa aquele

Leia mais

Questões para Estudo - Alunos Rotinas Administrativas

Questões para Estudo - Alunos Rotinas Administrativas Questões - 1) Sobre os exemplos hipotéticos de práticas comuns nos processos organizacionais de um hospital publico, assinale a alternativa correta. a) Quando o setor de pronto atendimento desenvolve um

Leia mais

Concurso TCM Ciências da Administração

Concurso TCM Ciências da Administração Concurso TCM 2016 Ciências da Administração Administração Administração é o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar a aplicação dos recursos organizacionais para alcançar determinados objetivos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN DEPARTAMENTO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS PLANO DE ENSINO DISCIPLINA: ADMINISTRAÇÃO

Leia mais

Aula 3. Perfil do Gerente e a Equipe de Projetos

Aula 3. Perfil do Gerente e a Equipe de Projetos Aula 3 Perfil do Gerente e a Equipe de Projetos Objetivo Estudar habilidades necessárias ao gerente de projeto Discutir a montagem de equipes para administração e desenvolvimentos de projetos Conteúdo:

Leia mais

Fundamentos da Administração. Prof. Felipe Borini

Fundamentos da Administração. Prof. Felipe Borini Fundamentos da Administração Prof. Felipe Borini Prof. Felipe Borini Professor de ADM Geral da FEA/USP Professor do mestrado em Gestão Internacional da ESPM/SP e da graduação em ADM da ESPM Editor Chefe

Leia mais

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO

GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO GERENCIAMENTO DAS COMUNICAÇÕES DO PROJETO Planejar o Gerenciamento das Comunicações O gerenciamento das comunicações do projeto inclui os processos necessários para assegurar que as informações do projeto

Leia mais

INICIAIS CONCEITOS. Administração Geral

INICIAIS CONCEITOS. Administração Geral INICIAIS CONCEITOS Administração Geral O QUE É ADMINISTRAÇÃO? CONCEITO CHIAVENATO AD (direção para, tendência) + MINISTER (subordinação ou obediência) Significa aquele que realiza uma função abaixo do

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS. Gestão de Pessoas. Gestão de Pessoas

GESTÃO DE PESSOAS. Gestão de Pessoas. Gestão de Pessoas GESTÃO DE PESSOAS Gestão de Pessoas Prof. Dr. Roberto Coda 1 Gestão de Pessoas O B J E T I V O S FORNECER COMPREENSÃO AMPLA DOS TEMAS MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA COMO CONDICIONANTES DO PAPEL GERENCIAL APRESENTAR

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Centro de Educação do Planalto Norte CEPLAN. DISCIPLINA: Teoria Geral da Administração

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA Centro de Educação do Planalto Norte CEPLAN. DISCIPLINA: Teoria Geral da Administração DEPARTAMENTO: Tecnologia Industrial DISCIPLINA: Teoria Geral da Administração SIGLA: 2TEA0003 CARGA HORÁRIA TOTAL: 54h TEORIA: 54h PRÁTICA: 00h CURSO: Engenharia de Produção - Habilitação Mecânica PRÉ-REQUISITOS:

Leia mais

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio

PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015. Ensino Médio PLANO DE TRABALHO DOCENTE 1º Semestre/2015 Ensino Médio Código: 262 ETEC ANHANGUERA Município: Santana de Parnaíba Componente Curricular: Planejamento Empresarial e Empreendedorismo Série: 1º Eixo Tecnológico:

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSORA TATIANA DORNELAS AULA 01

ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSORA TATIANA DORNELAS AULA 01 ADMINISTRAÇÃO GERAL PROFESSORA TATIANA DORNELAS AULA 01 CONCEITOS BÁSICOS 1. Administração geral: conceitos básicos Em um mundo cada vez mais globalizado e competitivo, o sucesso e o insucesso das organizações

Leia mais

Material Para Avaliação. Tópicos em Administração º Bimestre

Material Para Avaliação. Tópicos em Administração º Bimestre Material Para Avaliação Tópicos em Administração 2018.1 1º Bimestre Recursos: humanos, financeiros, materiais, energéticos e informacionais. Equilibra objetivos conflitantes. Determina a eficiência e a

Leia mais

Administração Geral. Habilidades e papéis do administrador. Professor Rafael Ravazolo.

Administração Geral. Habilidades e papéis do administrador. Professor Rafael Ravazolo. Administração Geral Habilidades e papéis do administrador Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Administração Geral HABILIDADES E PAPÉIS DO ADMINISTRADOR Administrar é tratar com complexidade

Leia mais

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS

ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS ADMINISTRAÇÃO GERAL CONCEITOS BÁSICOS Atualizado em 27/10/2015 CONCEITOS BÁSICOS Administração, em seu conceito tradicional, é definida como um conjunto de atividades, princípios, regras, normas que têm

Leia mais

Desafio: Administração Geral - Parte I

Desafio: Administração Geral - Parte I Desafio: Administração Geral - Parte I 1. Em uma organização, os líderes podem possuir diferentes perfis ou estilos. Qual o estilo em que a liderança ocorre quando o colaborador necessita aprender a tarefa

Leia mais

Livro Eletrônico Aula 00 Administração Pública p/ CREA-GO (Analista de Área) Com Videoaulas - Pós-Edital

Livro Eletrônico Aula 00 Administração Pública p/ CREA-GO (Analista de Área) Com Videoaulas - Pós-Edital Livro Eletrônico Professor: Aula Demonstrativa: Introdução Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é e tenho o grande prazer de iniciar com vocês um curso de Administração para o concurso do CREA-GO. Foi publicado

Leia mais

GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO TECNOLOGICA EM LOGISTICA. Prof. Marcileide Muniz Cavalcante

GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO TECNOLOGICA EM LOGISTICA. Prof. Marcileide Muniz Cavalcante GESTÃO DE PESSOAS GESTÃO TECNOLOGICA EM LOGISTICA Prof. Marcileide Muniz Cavalcante Responda as questões que orientam o sucesso na disciplina via web Quem é a professora responsável? Qual o objetivo da

Leia mais

Graduação em Administração. Teoria da Administração. Prof. Bruno Felix von Borell de Araujo

Graduação em Administração. Teoria da Administração. Prof. Bruno Felix von Borell de Araujo Graduação em Administração Teoria da Administração Prof. Bruno Felix von Borell de Araujo bfelix@fucape.br Introdução à Administração e às Organizações Organização - Grupos estruturados de pessoas que

Leia mais

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Kleber Gonçalves de Sousa* RESUMO O comportamento organizacional é o ramo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura têm sobre

Leia mais

Gestão de sistemas em energia:

Gestão de sistemas em energia: MESTRADO EM ENERGIA Gestão de sistemas em energia: - Planejamento da Operação - Projeto de sistemas de energia Prof. Manuel Jarufe manueljarufe@ceunes.ufes.br Disciplina: Gestão de sistemas em energia

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. A PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para recrutar, reter, motivar e desenvolver

Leia mais

Plano de Trabalho Docente

Plano de Trabalho Docente Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2017 Plano de Curso no. 206 aprovado pela Portaria Cetec 733, de 10-9-2015, publicada no Diário Oficial de 11-9-2015 Poder Executivo

Leia mais

2. Capacidade de discernimento RESOLUÇÃO Nº 5804/2008 SEAP CARGO: AGENTE DE EXECUÇÃO - AE. CARGA HORÁRIA: 40 horas FUNÇÃO: TÉCNICO ADMINISTRATIVO

2. Capacidade de discernimento RESOLUÇÃO Nº 5804/2008 SEAP CARGO: AGENTE DE EXECUÇÃO - AE. CARGA HORÁRIA: 40 horas FUNÇÃO: TÉCNICO ADMINISTRATIVO RESOLUÇÃO Nº 5804/2008 SEAP CARGO: AGENTE DE EXECUÇÃO - AE FUNÇÃO: TÉCNICO ADMINISTRATIVO CÓDIGO DA FUNÇÃO: AETA CBO: 4110-10 Ensino médio completo, fixado na forma do Anexo II da Lei Estadual N 13.666,

Leia mais

As 10 habilidades do profissional do futuro

As 10 habilidades do profissional do futuro As 10 habilidades do profissional do futuro Quanto mais olhamos para o futuro, mais percebemos que o ritmo acelerado do mercado de trabalho exigirá de todos nós, profissionais, um conjunto de habilidades

Leia mais

Teoria da Administração

Teoria da Administração Teoria da Administração RAD-0111 Bibliografia Filipe Sobral, Alketa Peci. Administração: teoria e prática no contexto brasileiro, cap.7 Direção Objetivos da aula Definir os conceitos de direção e de comportamento

Leia mais

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo

2. MODELO EVOLUCIONÁRIO Incerteza Adaptação aos ambientes interno e externo 3 PARADIGMAS DE GESTÃO 1. MODELO RACIONAL Passos no desenvolvimento da estratégia 1. Definição da missão - Definir utilidade - Definir objetivos estratégicos 2. Análise SWOT - Análise interna - Previsão

Leia mais

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking

APRESENTAÇÃO DE APOIO. Gestão de Pessoas. Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking APRESENTAÇÃO DE APOIO Gestão de Pessoas Pós-Graduação em Finanças, Investimentos e Banking Gestão estratégica de (?) ESTRATÉGICO CONTROLE ANOS 2000 Evolução de RH ANOS 1950 ü Carreiras sem fronteiras ü

Leia mais

Manual do Aluno Engenharia Insper i

Manual do Aluno Engenharia Insper i Manual do Aluno Engenharia Insper i Capítulo 1 A visão do Insper para a Engenharia A missão dos cursos de engenharia do Insper é: Desenvolver jovens engenheiros que estarão preparados para reconhecer as

Leia mais

(esforço). Competência entendida segundo três eixos:

(esforço). Competência entendida segundo três eixos: em Gestão de Projetos Prof. Roberto Paixão Introdução Competência = com (conjunto) + petere (esforço). Competência entendida segundo três eixos: Características da pessoa; Formação educacional; Experiência

Leia mais

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César

Teoria Básica da Administração. Teoria Neoclássica. Professor: Roberto César Teoria Básica da Administração Teoria Neoclássica Professor: Roberto César CENTRALIZAÇÃO VERSUS DESCENTRALIZAÇÃO Taylor Administração Científica Organização Funcional Descentralização da Autoridade Fayol

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ Disciplina PRÁTICAS GERENCIAIS Curso ADMINISTRAÇÃO Turno/Horário NOTURNO Terça-feira: 20:40 às 22:30 Quarta-feira: 20:40 às 22:30 Professor(a): Ana Cristina Gonçalves da Silva Turma: 7º ADN Carga Horária

Leia mais

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação.

Relatório de Competências de Nataly Lopez (Perfil Natural) Autoconfiança. Autocontrole. Busca de Informação. Capacidade de Negociação. IMPORTANTE: Em ótimas condições do ambiente, a grande maioria das pessoas pode ter a capacidade de desempenhar-se adequadamente em quaisquer das seguintes competências. Referimo-nos a "ótimas condições"

Leia mais

Administração de Recursos Humanos II

Administração de Recursos Humanos II ADMINISTRAÇÃO Administração de Recursos Humanos II Questões Resolvidas QUESTÕES RETIRADAS DE PROVAS OFICIAIS JÁ REALIZADAS Produzido por Exatas Concursos www.exatas.com.br rev.1a Índice de Questões Prova:

Leia mais

23/10/2013. O que estudar? Conceito de Negociação. Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação. Profª Msc. Mônica Satolani

23/10/2013. O que estudar? Conceito de Negociação. Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação. Profª Msc. Mônica Satolani Tema 2: A Importância da Comunicação na Negociação Profª Msc. Mônica Satolani O que estudar? A comunicação e o processo de negociação. O ambiente empresarial e o aspecto da comunicação. O emissor e o receptor

Leia mais

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição.

O cliente interno pode ser aquele ao qual prestamos serviços com produtos e mão de obra dentro da própria instituição. 1 Eu sou um cliente interno... Clientes internos são todos aqueles que fazem parte do dia a dia do ambiente de trabalho, como o diretor da empresa, o gerente, a recepcionista entre outros. 2 Eu sou um

Leia mais

PROF. ESP. JAYRON VIANA ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR 13/02/2019

PROF. ESP. JAYRON VIANA ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR 13/02/2019 PROF. ESP. JAYRON VIANA ATRIBUIÇÕES E COMPETÊNCIAS DO BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR 13/02/2019 BIBLIOTECA E BIBLIOTECÁRIO ESCOLAR 1 BIBLIOTECA ESCOLAR: DEFINIÇÃO, MISSÃO E FINALIDADE 2 PERFIL E COMPETÊNCIAS DO

Leia mais

Liderança, a, Atributos & Atribuições

Liderança, a, Atributos & Atribuições Liderança, a, Atributos & Atribuições Rosely Gaeta Revisão O Processo de Administração Fontes: Felipe Sobral Alketa Peci - Teoria e Prática no Contexto Brasileiro Capítulos 1 e 7 Chiavenato, Idalberto

Leia mais

Processo Decisório processo contínuo. Árvore de decisões:

Processo Decisório processo contínuo. Árvore de decisões: Processo Decisório Tomada de decisão é o processo de escolher um curso de ação entre várias alternativas para se defrontar com um problema ou oportunidades. É identificar e selecionar o curso de ação mais

Leia mais

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos.

Definições. Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Desenho de Cargos 1 Definições Tarefa: atividades individualizadas e executadas por um ocupante de cargo. Cargos simples e repetitivos. Atribuição: atividades individualizadas, executadas por um ocupante

Leia mais

HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO I SEM CERTIFICAÇÃO TÉCNICA

HABILITAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO DE TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO I SEM CERTIFICAÇÃO TÉCNICA I.1 LINGUAGEM, TRABALHO E TECNOLOGIA 1. Analisar textos técnicos / comerciais da área de gestão, por meio de indicadores lingüísticos e de indicadores extralingüísticos. 2. Desenvolver textos técnicos

Leia mais

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA UDESC CENTRO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO ALTO VALE DO ITAJAÍ CEAVI DIREÇÃO DE ENSINO DEN PLANO DE ENSINO DEPARTAMENTO: ENGENHARIA SANITÁRIA DISCIPLINA: ORGANIZAÇÃO

Leia mais

AULA 6 TÉCNICAS E PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA PARA GESTÃO DE PROJETOS

AULA 6 TÉCNICAS E PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA PARA GESTÃO DE PROJETOS AULA 6 TÉCNICAS E PRINCÍPIOS DE LIDERANÇA PARA GESTÃO DE PROJETOS Gestão: [Do lat. gestione.] S. f. Ato de gerir; gerência, administração. Tabela 1 Habilidades do Gerente de Projetos, segundo Kerzner (1992)

Leia mais

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL OFICINA DA PESQUISA DISCIPLINA: COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL Prof. Ms. Carlos José Giudice dos Santos carlos@oficinadapesquisa.com.br www.oficinadapesquisa.com.br Objetivo Geral da Disciplina: Apresentar

Leia mais

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DA QUALIDADE. PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a da Qualidade Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/5

PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DA QUALIDADE. PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a da Qualidade Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/5 PERFIL PROFISSIONAL TÉCNICO/A DA QUALIDADE PERFIL PROFISSIONAL Técnico/a da Qualidade Nível 3 CATÁLOGO NACIONAL DE QUALIFICAÇÕES 1/5 ÁREA DE ACTIVIDADE - ENQUADRAMENTO NA ORGANIZAÇÃO/EMPRESA OBJECTIVO

Leia mais

Acreditamos que a grande maioria das empresas que utilizam a Descrição de Cargo como um instrumento sério de gestão, não a realizam com foco nos resultados que se esperam da posição descrita. Até hoje

Leia mais

Carga Horária : 50 horas

Carga Horária : 50 horas Carga Horária : 50 horas Sumário 1- O Que Significa Administrar Decisões 2- A Importância da Informação no Processo Decisório 3- Métodos de Decisões 4- Classificações das Decisões 5- Metodologia da Decisão

Leia mais

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação

Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Diretrizes curriculares nacionais e os projetos pedagógicos dos cursos de graduação Curso de Atualização Pedagógica Julho de 2010 Mediador: Adelardo Adelino Dantas de Medeiros (DCA/UFRN) Diretrizes Curriculares

Leia mais

Relatório de Competências

Relatório de Competências Relatório de Competências Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão e desenvolvimento

Leia mais

Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. Volume 8, Número 8. Recife: Faculdade Senac PE, 2014.

Anais do Encontro de Ensino, Pesquisa e Extensão. Volume 8, Número 8. Recife: Faculdade Senac PE, 2014. A IMPORTÂNCIA DAS HABILIDADES GERENCIAIS DO ADMINISTRADOR: ESTUDO DE CASO DA FRANQUIA ÓTICAS CAROL DE RECIFE/ PE Gabriela Kássia Barbosa da Silva Kauãn de Abreu Lopes gkbspos@gmail.com Resumo O trabalho

Leia mais

Núcleo de Pós Graduação Pitágoras

Núcleo de Pós Graduação Pitágoras Núcleo de Pós Graduação Pitágoras MBA em Gestão Estratégica de Projetos e Negócios Disciplina: Gestão Estratégica da Informação, do Conhecimento e Gerenciamento da Comunicação Aula - Gerenciamento da Comunicação

Leia mais

749, item 11, de Pauta nº 176

749, item 11, de Pauta nº 176 POLÍTICA DE COMUNICAÇÃO DA PETROBRAS DISTRIBUIDORA 1. ATA DE APROVAÇÃO Política aprovada pelo Conselho de Administração da Petrobras Distribuidora - ATA BR 749, item 11, de 15-12-2017 - Pauta nº 176 2.

Leia mais

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural

Relatório de Competências. Manuel Vega. Natural Relatório de Competências Manuel Vega Natural Este Relatório é um produto da PDA International. PDA International é líder no fornecimento de avaliações comportamentais aplicadas para a seleção, gestão

Leia mais

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio

Plano de Trabalho Docente FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC Plano de Trabalho Docente - 2019 FORMAÇÃO PROFISSIONAL Ensino Técnico Integrado ao Médio Plano de Curso no. 213 aprovado pela ETEC: Escola Técnica Estadual Rodrigues

Leia mais

Organização - Estrutura Organizacional

Organização - Estrutura Organizacional Organização - Estrutura Organizacional Criar a estrutura da empresa de modo a facilitar o alcance dos resultados. Alocar/dispor os recursos humanos e materiais em uma estrutura. Maneira pela qual as atividades

Leia mais

ANEXO 1 REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ADMINISTRADOR

ANEXO 1 REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ADMINISTRADOR ANEXO 1 REQUISITOS E ATRIBUIÇÕES DOS CARGOS ADMINISTRADOR ESCOLARIDADE: Curso de Graduação completo em Administração. HABILITAÇÃO PROFISSIONAL: Decreto nº 61.934 - de 22 de dezembro de 1967 dispõe sobre

Leia mais

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - 14 QUESTÕES IBFC -

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - 14 QUESTÕES IBFC - CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS AGENTE/ASSISTENTE ADMINISTRATIVO - 14 QUESTÕES IBFC - O inteiro teor desta apostila está sujeito à proteção de direitos autorais. Copyright 2016 Loja do Concurseiro. Todos os

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo

Noções de Administração TRT - Brasil. Rafael Ravazolo Noções de Administração TRT - Brasil Rafael Ravazolo Matérias: 1 Funções da Administração: Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar. 2 Planejamento Estratégico: Níveis de Planejamento, Análise SWOT, Planejamento

Leia mais

Processo Decisório processo contínuo. Árvore de decisões:

Processo Decisório processo contínuo. Árvore de decisões: Processo Decisório Tomada de decisão é o processo de escolher um curso de ação entre várias alternativas para se defrontar com um problema ou oportunidades. É identificar e selecionar o curso de ação mais

Leia mais

Conhecimento Específico

Conhecimento Específico Conhecimento Específico Trabalho em Equipe Professor Rafael Ravazolo www.acasadoconcurseiro.com.br Conhecimento Específico TRABALHO EM EQUIPE Grupo é um conjunto de pessoas que podem ou não ter objetivos

Leia mais

Estruturas Organizacionais

Estruturas Organizacionais Estruturas Organizacionais Habilidades Gerenciais Planejamento e Gerenciamento de Projetos Hermano Perrelli e Gilson Teixeira Centro de Informática UFPE Estruturas Organizacionais Objetivo Estudar aspectos

Leia mais

Livro Eletrônico. Aula 00. Professor: Rodrigo Rennó. Conhecimentos Específicos p/ UFRB (Assistente em Administração) Com Videoaulas Pós-Edital

Livro Eletrônico. Aula 00. Professor: Rodrigo Rennó. Conhecimentos Específicos p/ UFRB (Assistente em Administração) Com Videoaulas Pós-Edital Livro Eletrônico Conhecimentos Específicos p/ UFRB (Assistente em Administração) Com Videoaulas Pós-Edital Professor: Aula Demonstrativa: Introdução Olá pessoal, tudo bem? Meu nome é e tenho o grande prazer

Leia mais

Curso Técnico Subsequente em Administração CÂMPUS GASPAR RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 38, DE 11 DE AGOSTO DE GRADE CURRICULAR E CORPO DOCENTE

Curso Técnico Subsequente em Administração CÂMPUS GASPAR RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 38, DE 11 DE AGOSTO DE GRADE CURRICULAR E CORPO DOCENTE Curso Técnico Subsequente em Administração CÂMPUS GASPAR RESOLUÇÃO CEPE/IFSC Nº 38, DE 11 DE AGOSTO DE 2014. GRADE CURRICULAR E CORPO DOCENTE Módulo/Semestre 1 Carga horária total: 500h Unidade Curricular

Leia mais

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas.

NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. NOÇÕES DE GESTÃO DE PESSOAS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA - Funções do Gestor de Pessoas. - Conceito e processos da área de Gestão de Pessoas. - Recrutamento e Seleção. Treinamento e Desenvolvimento. Incentivos

Leia mais

Rev.: 02 Elaborado por: GT Política de Comunicação da Previnorte Aprovado por: DEX/RD nº 052/17 de 26/06/2017 Página 1 de 7

Rev.: 02 Elaborado por: GT Política de Comunicação da Previnorte Aprovado por: DEX/RD nº 052/17 de 26/06/2017 Página 1 de 7 Aprovado por: DEX/RD nº 052/17 de 26/06/2017 Página 1 de 7 1. Objetivos Orientar, coordenar e desenvolver as ações de comunicação organizacional da Previnorte, alinhadas aos planos e políticas institucionais,

Leia mais

Concurso: Aula 3 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR

Concurso: Aula 3 LEONARDO FERREIRA SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Concurso: SENADO FEDERAL ADMINISTRADOR Aula 3 LEONARDO FERREIRA Funções e habilidades do administrador. O Administrador (Funções!) é o responsável pelo desempenho de uma ou mais pessoas de uma organização.

Leia mais

ANEXO I SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DE GOIÁS SESCOOP/GO

ANEXO I SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DE GOIÁS SESCOOP/GO ANEXO I SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO NO ESTADO DE GOIÁS SESCOOP/GO PROCESSO SELETIVO 00/0 PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOAL E FORMAÇÃO DE CADASTRO DE RESERVA PERFIL DO CARGO Cargo: Coordenador

Leia mais

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS

PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/201 7 CRESCER CONSULTORIAS ANEXO VI DAS ATRIBUIÇÕES GERAIS DOS CARGOS PERFIL DE COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO CARGO ANALISTA / FUNÇÃO ANALISTA DE COOPERATIVISMO E MONITORAMENTO Missão do Cargo: Desenvolver atividades técnicas e prestar

Leia mais

Gestão do clima organizacional - Prof. Ms. Marco A. Arbex

Gestão do clima organizacional - Prof. Ms. Marco A. Arbex Gestão do clima organizacional: Introdução Prof. Ms. ORGANIZAÇÃO A Organização pode ser definida como a união de pessoas com objetivos em comum. Exemplos de organizações: Escolas Hospitais Família Exército

Leia mais

PLANO DE APRENDIZAGEM

PLANO DE APRENDIZAGEM PLANO DE APRENDIZAGEM 1. DADOS DE IDENTIFICAÇÃO Curso: Bacharelado em Psicologia Disciplina: Fundamentos da Psicologia organizacional Código: e do Trabalho II Professor: Me. Dandara Barbosa Palhano E-mail:

Leia mais

Administração Interdisciplinar

Administração Interdisciplinar Administração Interdisciplinar LIVRO Administração, teoria e prática no contexto brasileiro: Filipe Sobral e Alketa Peci (capítulos 1 e 2) Original: Profª Me. Elizete F. Montalvão Adaptado por Prof. Me.

Leia mais

Gestão nas organizações

Gestão nas organizações Gestão nas organizações Gestão e organização Significados da gestão Níveis e áreas da gestão Funções (Tarefas) do processo de gestão O contexto da gestão Perspectivas Críticas 1 Gestão da organização e

Leia mais

Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de Prezada Superintendente

Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de Prezada Superintendente Ofício nº 003/2003 DGP Cáceres-MT., 31 de janeiro de 2003. Prezada Superintendente Em atenção ao ofício circ. N 003/ESP/SAD, datado de 24 de janeiro do presente ano, estamos enviando em anexo, as necessidades

Leia mais

CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA

CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA CURRÍCULO DO CURSO DE PSICOLOGIA A estrutura do currículo está organizada em um Núcleo Comum e um Perfil Profissionalizante de Formação do Psicólogo, que se desdobra em duas Ênfases Curriculares a serem

Leia mais

Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização.

Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização. Disciplina: Gestão de Projetos Prof. Luis Fernando Marques 1 Projetos e planejamento estratégico Os projetos são frequentemente utilizados como meio de atingir o plano estratégico de uma organização. 2

Leia mais

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO

Administração Central Unidade de Ensino Médio e Técnico - Cetec. Ensino Técnico. Qualificação: AUXILIAR DE ADMINISTRAÇÃO Plano de Trabalho Docente 2014 Ensino Técnico Etec PROFESSOR MASSUYUKI KAWANO Código: 136 Município: TUPÃ Eixo Tecnológico: GESTÃO E NEGÓCIO Habilitação Profissional: TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO Qualificação:

Leia mais

PROGRAMA DE DISCIPLINA

PROGRAMA DE DISCIPLINA UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas Departamento de Administração Av. Fernando Ferrari, 514 - Campus Universitário - Goiabeiras CEP. 29075.910 -ES Brasil- Tel.

Leia mais

Os novos desafios do Técnico de Secretariado

Os novos desafios do Técnico de Secretariado Os novos desafios do Técnico de Secretariado I Conferência de Secretariado e Assessoria Administrativa 24 de Abril de 2014 Ana Vieira Qual é o lugar do secretariado nas empresas de hoje? 1. AS MUDANÇAS

Leia mais

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos

Funções da Administração. Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos Funções da Administração Administrar é a tarefa de tomar decisões sobre recursos para atingir objetivos 1 Funções Administrativas Escola Clássica = Fayol = PO3C Prever, Organizar, Comandar, Coordenar e

Leia mais