FIFA TEST NOVOS PROTOCOLOS

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "FIFA TEST NOVOS PROTOCOLOS"

Transcrição

1 CA-CBF ENAF-CBF

2 FIFA TEST NOVOS PROTOCOLOS

3 Introdução A prova oficial de condição física para árbitros de futebol, está dividida em 2 (duas) partes. A 1ª prova é de velocidade (RSA, por suas siglas em inglês), que mede a capacidade do arbitro de repetir corridas de velocidade de 40 m. A 2ª prova é de intervalos, que avalia a capacidade do árbitro de realizar uma série de corridas rápidas de 75 m, que se intercalam com intervalos de caminhada de 25 metros. Entre a finalização da 1ª e o início da 2 ª prova, devem transcorrer de 6 a 8 minutos no máximo. As provas devem realizar-se em uma pista de atletismo (ou um campo de futebol natural / artificial, se no houver nenhuma pista disponível), Os participantes NÃO devem se utilizar de sapatilhas com cravos (usadas no atletismo) durante as provas.

4 Provas opcionais aprovadas pela FIFA Além da prova oficial, é possível realizar a Prova de Yo-Yo Dinâmico e a Prova de Yo-Yo Tradicional Nível 1. Um método alternativo para examinar a capacidade aeróbica dos árbitros sobre o campo, com as normas recomendadas.

5 Prova 1: (RSA) 40mts Procedimentos 1. Os tempos desta prova, devem registrar-se com portas de cronometragem eletrônica. As portas de cronometragem devem ser colocadas a uma distancia não inferior a 100 cm de altura do solo. Caso não haja condições de utilização de portas de cronometragem eletrônica, um instrutor físico com experiência medirá o tempo da cada prova com cronômetro manual. 2. A porta de saída deve ser colocada o ponto 0 m, e a porta de chegada, no ponto 40 m. A Linha de Saída (LS), deve ser marcada 1,5 m antes da Porta de Saída. 3. Os árbitros devem se alinhar para sair, tocando a Linha de Saída (LS) com o pé dianteiro. No momento que o responsável pela prova, tenha avisado que a porta eletrônica está pronta, o árbitro pode iniciar quando queira.

6 Prova 1: (RSA) 40mts Procedimentos 4. Os árbitros terão 60 segundos no máximo para recuperação entre uma e outra das 6 corridas de 40 metros. Caminhando até a saída para nova corrida dentro desse novo tempo solicitado. 5. Se o árbitro tropeça, ou cai, poderá repetir esta corrida de 40 m Se o árbitro falha em uma das seis corridas, poderá fazer uma sétima corrida após a fazer a sexta. Se falha duas vezes dentro das sete corridas, será excluído da prova. Não podendo fazer as demais provas que se seguem.

7 Prova 2: Teste de Intervalos Procedimentos

8 Prova 2: Teste de Intervalos Procedimentos 1. Os árbitros devem completar 40 intervalos de 75 m de corrida e 25 m de caminhada, o que equivale a m, ou a 10 voltas em uma pista de atletismo de 400 metros. O ritmo da prova é indicado pelo arquivo de áudio e os tempos de referência são regidos pela categoria do árbitro. Se não há disponível um arquivo de áudio, o ritmo será marcado por um instrutor físico com experiência, utilizando um cronômetro e um apito. 2. Os árbitros devem sair da posição de pé, e não devem sair antes que soe o apito. Em cada linha devem haver assistentes para controlar que os árbitros no saiam antes do tempo. As raias devem estar bloqueadas com bandeirinhas até que soe o apito, e assim as bandeiras devem ser abaixadas para a que os árbitros voltem a correr.

9 Prova 2: Teste de Intervalos Procedimentos 4. Ao final de cada corrida, os árbitros devem entrar na área de chegada antes que soe o apito. A área de chegada estará marcada com uma linha de 1,5 antes e 1,5 depois da linha de 75m. 5. Se um árbitro no entra na [área de chegada] a tempo, deve receber um aviso claro do responsável da prova. Se o mesmo árbitro não entrar na área de chegada uma segunda vez, deverá o responsável, pará-lo e retirá-lo imediatamente da 6. Se recomenda que a prova se realize em grupos de até 6 árbitros. A prova pode ser realizada por quatros grupos simultaneamente, veja imagem a seguir, podendo participar até 24 árbitros por vez. Cada grupo deve ter seu próprio responsável de prova, que supervisionará atentamente durante toda a prova.

10 Provas de agilidade 7 x 7 x 7 m A prova avalia a explosividade e a capacidade de mudança de direção. Ínicio 10 m 5 m m 10 m Limites Mulheres: 5.30 seg. Homens: 4.90 seg.

11 Prova Opcional Yo-yo Dinâmico (Árbitros) Procedimentos 1. Os cones devem estar colocados como o diagrama na figura a seguir. É importante que as cores haja 2 cores diferentes, e estejam distribuídos corretamente, alternando as cores com uma distancia exata de 20 metros. E tenham no máximo 2 árbitros em cada cone. 2. Os árbitros que saiam de um cone com determinada cor, devem correr até o outro cone de cor diferente, contorná-lo e correr até o outro cone da mesma cor de onde haviam saído. Chegando nele, deve aguardar o tempo de recuperação, até a nova saída determinada pelo som. 3. O áudio marca o ritmo das corridas e a duração de cada período de recuperação. Os árbitros devem seguir o ritmo do áudio, até alcançar o nível recomendado.

12 Prova Opcional Yo-yo Dinâmico (Árbitros) Procedimentos 4. Se um árbitro não coloca o pé no cone de chegada a tempo, deve ser avisado claramente pelo responsável da prova. Se o mesmo árbitro não chega a tempo numa segunda vez, o responsável da prova deve retirá-lo da mesma.

13 Prova Opcional Yo-yo Tradicional (Árbitros) Procedimentos 1. Os cones devem estar colocados como a figura a baixo. A distância entre A e B é de 5 metros, e entre B e C é de 20 metros Os árbitros devem completar a seguinte sequência no ritmo marcado por o arquivo de áudio: corrida de 40 m (20 m + 20 m) (B- C-B), caminhando 10 m (5 m + 5 m) (B-A-B) O arquivo de áudio desta prova (nivel1) marca o ritmo das corridas, e a duração de cada período de recuperação. Os árbitros devem seguir o ritmo do arquivo de áudio até alcançar o nível recomendado.

14 Prova Opcional Yo-yo Tradicional (Árbitros) Procedimentos 4. Os árbitros devem começar na posição de pé, com o pé dianteiro sobre a linha B; correr na direção da linha C, tocar a linha e voltar na direção da linha B dentro do tempo do áudio. Se o árbitro não tocar as linhas, e ou, não chegar dentro do tempo do áudio, o mesmo será penalizado e deve ser avisado claramente da falha. Se voltar a falhar em qualquer uma das situações novamente, será excluído da prova.

15 Provas de condição física para árbitros assistentes (homens e mulheres) 1. Os cones devem estar colocados como a figura a baixo. A distância entre A e B é de 5 metros, e entre B e C é de 20 metros. 2. As provas oficiais de condição física para árbitros assistentes de futebol, estão divididas em 3 provas A 1ª prova é a de mudança de direção (CODA, por suas siglas em inglês), que avalia a habilidade do árbitro assistente para mudar de direção A 2 ª prova é a de velocidade (RSA, por sua sigla em inglês), que mede a capacidade do árbitro assistente para repetir corridas de velocidade de 30 metros A 3ª prova é a prova de intervalos, que avalia a capacidade do árbitro assistente para realizar uma série de corridas rápidas de 75 metros, entre elas uma recuperação caminhando 25 metros, dentro do tempo previsto.

16 Provas de condição física para árbitros assistentes (homens e mulheres) 3. Entre a finalização da 1ª prova e o começo da 2ª, devem transcorrer de 2 a 4 minutos no máximo. Entre a finalização da 2ª prova e o começo da 3ª prova, devem transcorrer entre 6 a 8 minutos no máximo. 4. As provas devem realizar-se em uma pista de atletismo (ou um campo de futebol natural / artificial, se no houver nenhuma pista disponível), Os participantes NÃO devem se utilizar de sapatilhas com cravos (usadas no atletismo) durante as provas. 5. Os árbitros devem passar pela prova de condição física da FIFA ao menos uma vez ao ano, no mínimo. 6. Se recomenda que todas as provas de condição física sejam dirigidas por um instrutor físico qualificado. É obrigatória a presença de uma ambulância equipada com DEA, e mais equipamentos para atendimento de urgência para primeiros socorros.

17 Prova 1: CODA Procedimentos 1. Os tempos desta prova, devem registra-se com portas de cronometragem eletrônica. As portas de cronometragem devem ser colocadas a uma distancia não inferior a 100 cm de altura do solo. Caso não haja condições de utilização de portas de cronometragem eletrônica, um instrutor físico com experiência medirá o tempo da cada prova com cronômetro manual.

18 Prova 1: CODA Procedimentos 2. Os cones devem estar colocados como a figura do esquema inicial. A distancia entre A e B é de 2 metros e a distância entre B e C é 8 metros. 3. Para a prova CODA, só é necessário a utilização de uma porta de cronometragem (A). A Linha de Saída (LS), deve ser marcada 0,5 metro antes da porta de cronometragem (A). 4. Os árbitros assistentes devem se alinhar para sair, tocando a Linha de Saída (LS) com o pé dianteiro. No momento que o responsável pela prova, tenha avisado que a porta eletrônica está pronta, o árbitro pode iniciar quando queira. Cruzar a porta de saída (A), correndo de frente em direção a linha (C), pisando nela, voltar no sentido contrário deslocando-se lateralmente pela esquerda até tocar a linha (B); retornar ainda lateralmente, agora pela direita até tocar a linha (C) novamente, e sair de frente até o ponto inicial, o mais rápido possível.

19 Prova 1: CODA Procedimentos 5. As linhas devem ser tocadas com o pé, caso contrário, o árbitro será penalizado, uma vez. Se o erro for repetido uma segunda vez, este será excluído. 6. Se um árbitro tropeça, ou cai, poderá repetir a prova. 7. Se um árbitro assistente falha na prova, poderá executar uma outra vez. Se no entanto, falhar a segunda vez, estará excluído da prova.

20 Prova 2: (RSA) 30 m Procedimentos 1. Os tempos desta prova, devem registra-se com portas de cronometragem eletrônica. As portas de cronometragem devem ser colocadas a uma distancia não inferior a 100 cm de altura do solo. Caso não haja condições de utilização de portas de cronometragem eletrônica, um instrutor físico com experiência medirá o tempo da cada prova com cronômetro manual. 2. A porta de saída deve ser colocada o ponto 0 m, e a porta de chegada, no ponto 30 m. A Linha de Saída (LS), deve ser marcada 1,5 m antes da Porta de Saída.

21 Prova 2: (RSA) 30 mts Procedimentos 3. Os árbitros devem se alinhar para sair, tocando a Linha de Saída (LS) com o pé dianteiro. No momento que o responsável pela prova, tenha avisado que a porta eletrônica está pronta, o árbitro pode iniciar quando queira. 4. Os árbitros devem ter 30 segundos no máximo para se recuperar entre uma e outra das 5 corridas de 30 metros. Caminhando até a saída para nova corrida dentro desse novo tempo solicitado. 5. Se o árbitro tropeça, ou cai, poderá repetir esta corrida de 30 m Se o árbitro falha em 1(uma) das 5 (cinco) corridas, poderá fazer uma sexta corrida após a fazer a quinta. Se falha duas vezes dentro das sete corridas, será excluído da prova. Não podendo fazer as demais provas que se seguem.

22 Prova 3: Teste de Intervalos Procedimentos

23 Prova 3: Teste de Intervalos Procedimentos 1. Os árbitros devem completar 40 intervalos de 75 m de corrida e 25 m de caminhada, o que equivale a 4000 m, ou a 10 voltas em uma pista de atletismo de 400 metros. O ritmo da prova é indicado pelo arquivo de áudio e os tempos de referência são regidos pela categoria do árbitro. Se não há disponível um arquivo de áudio, o ritmo será marcado por um instrutor físico com experiência, utilizando um cronômetro e um apito. 2. Os árbitros devem sair da posição de pé, e não devem sair antes que soe o apito. Em cada linha devem haver auxiliares para controlar que os árbitros no saiam antes do tempo. As raias devem estar bloqueadas com bandeirinhas até que soe o apito, e assim as bandeiras devem ser abaixadas para a que os árbitros voltem a correr.

24 Prova 3: Teste de Intervalos Procedimentos 3. Ao final de cada corrida, os árbitros devem entrar na área de chegada antes que soe o apito. A área de chegada, estará marcada com uma linha de 1,5 antes e 1,5 depois da linha de 75m. 4. Se um árbitro não entrar na área de chegada a tempo, deve receber um aviso claro do responsável da prova. Se o mesmo árbitro não entrar na área de chegada uma segunda vez, deverá o responsável pará-lo e retirá-lo imediatamente da prova Se recomenda que a prova se realize em grupos de até 6 árbitros. A prova pode ser realizada por quatros grupos simultaneamente, ver imagem a seguir, podendo participar até 24 árbitros por vez. Cada grupo deve ter seu próprio responsável de prova, que o supervisionará atentamente durante toda a prova.

25 Provas Opcionais para assistentes aprovadas pela FIFA Procedimentos Além da prova oficial, é possível realizar a prova ARIET, para avaliar a capacidade aeróbica dos árbitros assistentes.

26 Provas Opcionais para assistentes aprovadas pela FIFA Procedimentos 1. Os cones devem estar colocados como na figura acima. A distancia entre A e B é de 2,5 metros. A distancia entre B e C é de 12,5 metros. A distancia entre B e D é 20 metros. 2. Os árbitros devem empezar desde uma posição de saída de pé. Os árbitros devem completar a seguinte sequencia no ritmo marcado pelo arquivo de áudio: 2.1. A corrida de 20 m se faz de frente (B-D), meia volta e corrida de frente (D-B); 2.2. Recuperar caminhando 2,5 m(b-a) + 2,5 m(a-b); 2.3. Deslocar-se lateralmente por um lado 12,5 m (B-C), voltando 12,5 m também lateralmente pelo lado oposto (C-B); 2.4. Recupera caminhando 2,5 m (B-A) + 2,5 m (A-B). 3. O arquivo de áudio marca o ritmo das corridas e a duração de cada período de recuperação. Os árbitros devem seguir o ritmo do arquivo de áudio, até alcançar o nível exigido.

27 Limites Árbitros de Futebol Masculino Categorias Provas Oficiais RSA: 6x40 m/1 min recuperação Resistencia: 75 m / 25 m 4000 m Provas Opcionais Yoyo Dinámico Yoyo Tradicional Nível Distancia Nível Distancia Lista internacional de la FIFA 6.00s 15s / 18s 18,8 2040m 18,2 1800m Árbitros nacionais, categoría s 15s / 18s 18,8 2040m 18,2 1800m Árbitros nacionais, categoría s 15s / 20s m 17, Árbitros nacionais, outras categorías 6.20s 15s / 22s m 17,4 1560m

28 Limites Árbitras de Futebol Feminino Categorias Provas Oficiais RSA: 6x40 m/1 min recuperação Resistencia: 75 m / 25 m 4000 m Provas Opcionais Yoyo Dinámico Yoyo Tradicional Nível Distancia Nível Distancia Lista internacional de la FIFA 6.40s 17s / 20s ,4 1240m Árbitros nacionais, categoría s 17s / 20s ,4 1240m Árbitros nacionais, categoría s 17s / 22s ,7 1040m Árbitros nacionais, outras categorías 6.60s 17s / 24s ,3 880m

29 Recuperação entre provas Tempos de Recuperação Árbitros Masculino / Feminino RSA: 6x40m / 1minuto de recuperação Resistencia: 75 m / 25 m, 4000 m 6 a 8 minutos

30 Limites Árbitros Assistentes de Futebol Masculino Categorias CODA 1 vez Provas Oficiais RSA: 5x30m /30seg. recuperação Resistencia: 75m / 25m, 4000 m Prova Opcional Nível ARIET Distância Lista internacional de la FIFA 10.00s 4.70seg. 15s x 20seg. 15.5_ m Árbitros nacionais, categoría s 4.70seg. 15s x 20seg. 15.5_ m Árbitros nacionais, categoría s 4.80seg. 15s x 22seg m Árbitros nacionais, outras categorías 10.20s 4.90seg. 15s x 24seg. 14,5_ m

31 Limites Árbitras Assistentes de Futebol Feminino Categorias CODA 1 vez Provas Oficiais RSA: 5x30m /30seg. recuperação Resistencia: 75m / 25m, 4000 m Prova Opcional Nível ARIET Distância Lista internacional de la FIFA 11.00s 5.10s 17s / 22s m Árbitros nacionais, categoría s 5.10s 17s / 22s m Árbitros nacionais, categoría s 5.20s 17s / 24s m Árbitros nacionais, outras categorías 11.20s 5.30s 17s / 26s 13.5_8 715m

32 Recuperação entre provas Tempos de Recuperação Árbitros Assistentes Masculino / Feminino CODA 1 vez RSA: 5 x 30 m / 30 s Recuperação Resistencia: 75 m / 25 m, 4000 m Nível Ariet Distância 2 a 4 minutos 6 a 8 minutos

33 Limites Árbitros de Futsal e Futebol de Praia Masculino e Feminino Provas Oficiais Categorias Velocidad máx. 2x20mts. 90s recuperación CODA ( m) Nivel ARIET Distancia Árbitros Lista Internacional FIFA 3.30s 10.00s 15.5_3 1275m Árbitros Nacionais, categoría s 10.00s 15.5_3 1275m Árbitros Nacionais, categoría s 10.10s m Árbitras Lista internacional FIFA 3.45s 11.00s m Árbitras Nacionais, categoría s 11.00s m Árbitras Nacionais, categoría s 11.10s m

34 Recuperação entre provas Tempos de Recuperação Árbitros Masculino / Feminino Velocidade máxima 20 m 2 vezes / 90 s recuperação CODA Nível Ariet Distância 2 a 4 minutos 6 a 8 minutos

35 Limites para Árbitros Mundialistas Provas 6x40m 75x25m 7x7x7m DYY Árbitros s 15x15s 4.90s 19.5 Árbitras s 17x17s 5.30s 18.5 Provas CODA 5x30m 75x25m ARIET Árbitros Assistentes 9.90s x18s Árbitras Assistentes

36 Limites

37 IMPORTANTE: SEM AMBULÂNCIA COMPLETA NÃO HÁ TESTE

TESTE FÍSICO PROTOCOLAR - ÁRBITROS

TESTE FÍSICO PROTOCOLAR - ÁRBITROS TESTE FÍSICO PROTOCOLAR - ÁRBITROS O teste oficial protocolar para árbitros de futebol é dividido em duas partes. A primeira prova é o (RSA, por sua sigla em Inglês), que mede a capacidade do árbitro para

Leia mais

PROVAS FÍSICAS DA FIFA PARA ÁRBITROS E ÁRBITROS ASSISTENTES 1ª PROVA:

PROVAS FÍSICAS DA FIFA PARA ÁRBITROS E ÁRBITROS ASSISTENTES 1ª PROVA: PROVAS FÍSICAS DA FIFA PARA ÁRBITROS E ÁRBITROS ASSISTENTES Objetivo: 1ª PROVA:. Velocidade média de corrida durante as jogadas rápidas e repetidas durante uma partida (distância em km/h) Prova:. 6 tiros

Leia mais

AVALIAÇÕES COMPLEMENTARES

AVALIAÇÕES COMPLEMENTARES AVALIAÇÕES COMPLEMENTARES A partir do mês de junho deverá ter início à segunda etapa das avaliações dos árbitros e árbitros assistentes de escudo CBF e FIFA, são as AVALIAÇÕES COMPLEMENTARES, esses Testes

Leia mais

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A

PROVAS A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B Corrida 100 metros A PROVAS 1) Atletismo 2) Futsal 3) Voleibol Especial 4) Natação 5) Cabo de Guerra 6) Provas de Habilidade 7) Tênis de Mesa A Performance B Participação 1) ATLETISMO Caminhada 25 metros - B - Nesta prova

Leia mais

RELATÓRIO AVALIAÇÕES FÍSICAS DE VERIFICAÇÃO

RELATÓRIO AVALIAÇÕES FÍSICAS DE VERIFICAÇÃO RELATÓRIO AVALIAÇÕES FÍSICAS DE VERIFICAÇÃO TESTES COMPLEMENTARES PARA ÁRBITROS E ÁRBITROS ASSISTENTES DO QUADRO NACIONAL ESTADO: TOCANTINS Os Testes Complementares das Avaliações Físicas de Verificação

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITAPETININGA/SP Concurso Público de Provas nº 01/2015

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITAPETININGA/SP Concurso Público de Provas nº 01/2015 ANEXO III TESTE DE APTIDÃO FÍSICA T.A.F - ELIMINATORIO E CLASSIFICATORIO 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS 1.1 O Teste de aptidão Física T.A.F é um instrumento usado para medir e avaliar as condições físicas

Leia mais

NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO

NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO NORMAS ESPECÍFICAS ATLETISMO ÍNDICE 1. PREÂMBULO... 3 2. ESCALÕES ETÁRIOS... 3 3. PROVAS POR ESCALÃO... 3 4. PROVAS POR ESCALÃO... 3 5. FORMA DE INSCRIÇÃO... 4 6. REGRAS DE PARTICIPAÇÃO... 4 7. SISTEMA

Leia mais

Cidade: Ponta Grossa (para todos os Alunos com pretensões para desempenhar a função de árbitro, independente da cidade em que realizou o curso).

Cidade: Ponta Grossa (para todos os Alunos com pretensões para desempenhar a função de árbitro, independente da cidade em que realizou o curso). Caro Sr(a) alunos do Curso de Formação de Oficiais de Arbitragem de Futsal, estamos nos dirigindo a VSrª, para convocá-lo a participar de mais uma etapa componente do processo geral. Nesta etapa, como

Leia mais

Instrução Normativa nº 22, de 14 de outubro de 2003.

Instrução Normativa nº 22, de 14 de outubro de 2003. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL Instrução Normativa nº 22, de 14 de outubro de 2003. Regulamenta a aplicação do exame de capacidade física nos processos seletivos de admissão

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE COMODORO MT CONCURSO PÚBLICO N 001/2008 EDITAL Nº 001/2008 ANEXO II TESTE DE APTIDÃO FISICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE COMODORO MT CONCURSO PÚBLICO N 001/2008 EDITAL Nº 001/2008 ANEXO II TESTE DE APTIDÃO FISICA ANEXO II Edital n. 001/2008 REGRAS PARA TESTE DE APTIDÃO FÍSICA Farão este teste os candidatos previamente classificados conforme o número de vagas oferecidas, que são: 1. Gari, 2. Servente de Obras, 3.

Leia mais

AARAM. Benjamins. Programa de Provas. Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira

AARAM. Benjamins. Programa de Provas. Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira AARAM Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira Benjamins Programa de Provas 2013/2014 COMPETIÇÕES PARA O ESCALÃO DE BENJAMINS B (10-11 ANOS) O presente programa tem como objectivo simplificar

Leia mais

ANEXO VII NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DA AVALIAÇÃO FÍSICA - TAF

ANEXO VII NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DA AVALIAÇÃO FÍSICA - TAF ANEXO VII NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DA AVALIAÇÃO FÍSICA - TAF PROVA DE FLEXÃO DE BRAÇO NA BARRA FIXA BARRA (SOMENTE PARA O SEXO MASCULINO) Os procedimentos a serem adotados pelo

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ AVALIANDO A PERFORMANCE ESPORTIVA Há pelo menos três formas de avaliar o desempenho em um esporte: Observação; Uso de escala de avaliação; Teste de habilidade esportiva. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

Leia mais

1. CALENDÁRIO. Data: 10/06 Atletismo. Horário das atividades: 8h00 às 14h00

1. CALENDÁRIO. Data: 10/06 Atletismo. Horário das atividades: 8h00 às 14h00 1. CALENDÁRIO Data: 10/06 Atletismo Horário das atividades: 8h00 às 14h00 1.1 Atletismo Corrida de 50 m Normas específicas: Cada aluno deverá percorrer a distância de 50 metros. Para o início da corrida,

Leia mais

ATLETISMO CORRIDAS COM BARREIRAS E REVEZAMENTO. Prof. Ms. Leandro Paschoali (Hilinho)

ATLETISMO CORRIDAS COM BARREIRAS E REVEZAMENTO. Prof. Ms. Leandro Paschoali (Hilinho) ATLETISMO CORRIDAS COM BARREIRAS E REVEZAMENTO Prof. Ms. Leandro Paschoali (Hilinho) CONSIDERAÇÕES Um barreirista é também um velocista Correr rápido e em aceleração deve ser a principal preocupação do

Leia mais

Métodos de Avaliação em Educação Física Agilidade

Métodos de Avaliação em Educação Física Agilidade Métodos de Avaliação em Educação Física Agilidade Prof. Dr. Carlos Ovalle Agilidade É uma variável de aptidão física geral de esportistas e não esportistas, particularmente importante em modalidades como

Leia mais

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24

CAPÍTULO. 8.3 Saltos. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 8 CAPÍTULO Atletismo 8.3 Saltos José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira cap8.3.indd 1 27/05/13 18:24 cap8.3.indd 2 27/05/13 18:24 CAPACIDADES ATLETISMO SALTOS COORDENATIVAS PRESSÃO DE TEMPO ATIVIDADES

Leia mais

Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis CNPJ: / Telefone: (66)

Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis CNPJ: / Telefone: (66) ANEXO II do Edital N 001/2009 REGRAS PARA O TESTE DE APTIDÃO FÍSICA Farão este teste os candidatos previamente classificados conforme o número de vagas oferecidas, que são: 1. Aux. Geral de Conservação

Leia mais

ANEXO V AO EDITAL CBMERJ Nº 001/2015 TESTE DE CAPACIDADE FÍSICA E TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA

ANEXO V AO EDITAL CBMERJ Nº 001/2015 TESTE DE CAPACIDADE FÍSICA E TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA ANEXO V AO EDITAL CBMERJ Nº 001/2015 TESTE DE CAPACIDADE FÍSICA E TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA Os Teste de Capacidade Física e de Habilidade Específica têm o objetivo de selecionar os candidatos cuja

Leia mais

A bola Tem um perímetro de 62 a 64 cm e peso entre as 400 e as 440g (bola nº 4 bola de Futsal).

A bola Tem um perímetro de 62 a 64 cm e peso entre as 400 e as 440g (bola nº 4 bola de Futsal). HISTÓRIA A TRIPELA foi inventada em Portugal no ano 2008. O responsável pela sua criação, o Professor de Educação Física Rui Matos, inspirouse fundamentalmente no Futebol/Futsal e no Andebol para criar

Leia mais

ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 1 de 12. Diagrama 2: apagar os semicírculos tracejados

ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 1 de 12. Diagrama 2: apagar os semicírculos tracejados ALTERAÇÕES ÀS REGRAS OFICIAIS DE BASQUETEBOL pág. 1 de 12 Art. 2 Campo e dimensões das linhas 2.4.3 Apagar: Os semicírculos simétricos têm de ser marcados com uma linha a tracejado dentro das áreas restritivas.

Leia mais

Projecto Mega Sprinter. Federação Portuguesa de Atletismo Ministério da Educação - Desporto Escolar PROJECTO

Projecto Mega Sprinter. Federação Portuguesa de Atletismo Ministério da Educação - Desporto Escolar PROJECTO Federação Portuguesa de Atletismo Ministério da Educação - Desporto Escolar PROJECTO SETEMBRO 2004 1 ESCALÕES ETÁRIOS ESCALÃO ÉPOCAS 2004/2005 2005/2006 2006/2007 2007/2008 INFANTIS A 94/95 95/96 96/97

Leia mais

Anexo 1 NORMAS DE CLASSIFICAÇÃO DOS ÁRBITROS DE FUTEBOL

Anexo 1 NORMAS DE CLASSIFICAÇÃO DOS ÁRBITROS DE FUTEBOL Anexo 1 NORMAS DE CLASSIFICAÇÃO DOS DE FUTEBOL 1 - Da Finalidade Art. 1º - Esta norma interna tem por finalidade definir e regulamentar o processo anual de classificação dos árbitros de futebol, que prestam

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATÃO - SP EDITAL 001/2016 SEGUNDA RETIFICAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATÃO - SP EDITAL 001/2016 SEGUNDA RETIFICAÇÃO SEGUNDA RETIFICAÇÃO A Prefeitura Municipal de Matão, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais nos termos do artigo 37, inciso II, da Constituição Federal, sob a organização da empresa Instituto

Leia mais

Anexo 14. Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Anexo 14. Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 15 e 16 Aula U.D. Nº: 1 e 2 de 5 Instalações: Exterior. Data: 27-10-2009 Hora: 10h20min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA

INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA INFORMAÇÃO PROVA DE EQUIVALÊNCIA À FREQUÊNCIA Disciplina: EDUCAÇÃO FÍSICA (Prática) 2017 Código da Prova 26 3º Ciclo do Ensino Básico (Despacho normativonº1-a/2017, de 10 de fevereiro) 1. INTRODUÇÃO O

Leia mais

AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 008 -ABIN/GSIPR, DE 28 DE DEZEMBRO 2017.

AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 008 -ABIN/GSIPR, DE 28 DE DEZEMBRO 2017. AGÊNCIA BRASILEIRA DE INTELIGÊNCIA INSTRUÇÃO NORMATIVA Nº 008 -ABIN/GSIPR, DE 28 DE DEZEMBRO 2017. Regulamenta a aplicação da prova de capacidade física nos concursos públicos para ingresso nos cargos

Leia mais

REGRAS MODIFICADAS PELA FINA NO CONGRESSO 2013 BARCELONA ENTRARÃO EM VIGOR A PARTIR DE 23 DE SETEMBRO DE 2013

REGRAS MODIFICADAS PELA FINA NO CONGRESSO 2013 BARCELONA ENTRARÃO EM VIGOR A PARTIR DE 23 DE SETEMBRO DE 2013 REGRAS MODIFICADAS PELA FINA NO CONGRESSO 2013 BARCELONA ENTRARÃO EM VIGOR A PARTIR DE 23 DE SETEMBRO DE 2013 SW 1.2 O Bureau da FINA nomeará para o controle das competições dos Jogos Olímpicos e Campeonatos

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CORDEIRÓPOLIS SP CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS Nº 02/2012

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CORDEIRÓPOLIS SP CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS Nº 02/2012 ANEXO II TAF TESTE DE APTIDÃO FÍSICA E EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS MASCULINO E FEMININO 1 - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS 1.1 O TAF Teste de aptidão Física é um instrumento usado para medir e avaliar as condições

Leia mais

Prof. Maick da Silveira Viana

Prof. Maick da Silveira Viana Regras do Handebol Prof. Maick da Silveira Viana REGRA 1 A quadra do jogo REGRA 2 - A duração da partida A partida de handebol consiste em dois tempos divididos por um intervalo de 10 minutos. A duração

Leia mais

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas.

Anexo ao documento orientador do MS Fichas Técnicas explicativas das provas. ANEXOS Anexo ao documento orientador do MS 2018 1 Tabelas de referência; 2 - Fichas Técnicas explicativas das provas. 2 Tabela de Referência Mega Sprinter (40 metros) FEMININO MASCULINO INFANTIS A INFANTIS

Leia mais

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MJ - DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MJ - DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL MJ - DEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERAL ACADEMIA NACIONAL DE POLÍCIA INSTRUÇÃO NORMATIVA N.º 05/2001-ANP/DPF, 31 DE OUTUBRO DE 2001 Regulamenta a aplicação da PROVA DE CAPACIDADE FÍSICA

Leia mais

CMT Colégio Militar Tiradentes. Ficha de Inscrição

CMT Colégio Militar Tiradentes. Ficha de Inscrição MODALIDADE: FUTSAL Nº Nome Completo do Atleta MODALIDADE: FUTSAL Nº Nome Completo do Atleta Brasília, de Junho de 25. MODALIDADE: Voleibol CMT Colégio Militar Tiradentes Nº Nome Completo do Atleta 11 12

Leia mais

AARAM. Benjamins. Programa de Provas Fun Athletics. Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira

AARAM. Benjamins. Programa de Provas Fun Athletics. Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira AARAM Associação de Atletismo da Região Autónoma da Madeira Benjamins Programa de Provas Fun Athletics 2015/2016 COMPETIÇÕES PARA O ESCALÃO DE BENJAMINS B (10-11 ANOS) O presente programa tem como objectivo

Leia mais

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol

Prof. Ms. Sandro de Souza. Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Prof. Ms. Sandro de Souza Disciplinas: Futebol e Futsal e Aprofundamento em Futebol Desenhe um campo de Futebol com as suas dimensões e marcações. A Meta Qual o número mínimo de jogadores, em um time,

Leia mais

TESTES DE HABILIDADES TÉCNICAS: THT

TESTES DE HABILIDADES TÉCNICAS: THT TESTES DE HABILIDADES TÉCNICAS: THT OBJETIVO Analisar o nível de habilidade técnica de crianças escolares nas faixas etárias de 06 a 14 anos de idade; através dos procedimentos de avaliação específicos

Leia mais

NORMAS DE CLASSIFICAÇÃO

NORMAS DE CLASSIFICAÇÃO ASSOCIAÇÃO DE FUTEBOL DE SETÚBAL NORMAS DE CLASSIFICAÇÃO ÁRBITROS e ÁRBITROS ASSISTENTES FUTEBOL Aprovado na reunião do Conselho de Arbitragem de 4 de Setembro de 2018 I CAPÍTULO - NORMAS GENÉRICAS Todos

Leia mais

Testes Metabólicos. Avaliação do componente Cardiorrespiratório

Testes Metabólicos. Avaliação do componente Cardiorrespiratório Testes Metabólicos Avaliação do componente Cardiorrespiratório É a habilidade do organismo humano em suprir aerobicamente o trabalho muscular associado à capacidade dos tecidos em utilizar o oxigênio na

Leia mais

REGRAS DE JOGO ACR7 - ANDEBOL 7 (SEVEN) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS

REGRAS DE JOGO ACR7 - ANDEBOL 7 (SEVEN) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS REGRAS DE JOGO ACR7 - ANDEBOL 7 (SEVEN) EM CADEIRA DE RODAS REGRAS GERAIS JOGADORES Cada uma das equipas é composta por sete jogadores de campo mais sete suplentes, totalizando catorze jogadores por equipa.

Leia mais

JOGOS REGIONAIS E ABERTOS 2009

JOGOS REGIONAIS E ABERTOS 2009 JOGOS REGIONAIS E ABERTOS 2009 XXII - DA MODALIDADE DE GINÁSTICA ARTÍSTICA Artigo 121 - Serão realizadas provas nos seguintes aparelhos: a) Provas Femininas: Salto sobre Mesa - Categoria até 14 anos -

Leia mais

XXXVI Mini Olimpíadas Concelhias de Santa Maria da Feira 2011

XXXVI Mini Olimpíadas Concelhias de Santa Maria da Feira 2011 XXXVI Mini Olimpíadas Concelhias de Santa Maria da Feira 2011 REGULAMENTO DE ATLETISMO 1º - As provas de Atletismo serão realizadas no Estádio do Caldas de São Jorge Sport Clube, nos dias 9, 10 e 17 de

Leia mais

REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS INTERNOS DOS SERVIDORES DO IFRN/CNAT 2012

REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS INTERNOS DOS SERVIDORES DO IFRN/CNAT 2012 SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE - IFRN REGULAMENTO GERAL DOS JOGOS INTERNOS DOS SERVIDORES DO IFRN/CNAT 2012 Art. 1º - Os Jogos Internos

Leia mais

A U D A Z. (94) / (94)

A U D A Z.   (94) / (94) Panorâmica da Natação Natação Panorâmica do Ciclismo Transição 1 2 3 Ciclismo Panorâmica da Corrida Corrida Transição 1 2 3 Formato do Evento Evento organizado pela Audaz. Na orla, local desta prova já

Leia mais

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO

SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E CULTURA GABINETE COORDENADOR DO DESPORTO ESCOLAR 1º CICLO DO ENSINO BÁSICO ANO LECTIVO 2011/2012 PARTICIPAÇÃO Todos os jogos das modalidades colectivas serão disputados

Leia mais

Clube de Atletismo da Nazaré

Clube de Atletismo da Nazaré Clube de Atletismo da Nazaré IV Convívio de Benjamins da Nazaré Pavilhão Gimnodesportivo da Nazaré 19 de Janeiro de 2019 10:00H Organização O IV Convívio de Benjamins da Nazaré é organizado pelo Clube

Leia mais

TESTES FÍSICOS - Resultados Atleta: NICOLAS OLIVEIRA

TESTES FÍSICOS - Resultados Atleta: NICOLAS OLIVEIRA TESTES FÍSICOS - Resultados Atleta: NICOLAS OLIVEIRA Agilidade: executar movimentos dinâmicos com precisão, utilizando velocidade e destreza de movimentos, demonstrando facilidade em se deslocar. Resultados

Leia mais

Regras do Jogo - Futsal

Regras do Jogo - Futsal Regras do Jogo - Futsal Pré-Jogo: A escolha dos campos é determinada por um sorteio efetuado por meio de uma moeda. A equipa favorecida pela sorte escolhe a baliza em direção à qual atacará durante a primeira

Leia mais

1. O jogador que receber um cartão amarelo ficará 02 (dois minutos) fora de campo durante o jogo vigente podendo retornar ao jogo após esse tempo.

1. O jogador que receber um cartão amarelo ficará 02 (dois minutos) fora de campo durante o jogo vigente podendo retornar ao jogo após esse tempo. 1. O jogador que receber um cartão amarelo ficará 02 (dois minutos) fora de campo durante o jogo vigente podendo retornar ao jogo após esse tempo. 2. O jogador que receber um cartão azul será excluído

Leia mais

REGULAMENTO COMPETITIVO FUTEBOL 7 BA CUP 2018

REGULAMENTO COMPETITIVO FUTEBOL 7 BA CUP 2018 REGULAMENTO COMPETITIVO FUTEBOL 7 BA CUP 2018 O futebol 7 respeita ao máximo às regras da FIFA para futebol 11, contudo, existem algumas diferenças que dependem das adaptações feitas para esta modalidade

Leia mais

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira FUTEBOL (DE 11)

Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira FUTEBOL (DE 11) Agrupamento de Escolas Eng. Fernando Pinto de Oliveira Ano Letivo 2016/2017 FUTEBOL (DE 11) O QUE É O FUTEBOL? É um jogo desportivo coletivo praticado por duas equipas de 11 jogadores. O jogo é dirigido

Leia mais

1 de 7 03/10/ :17

1 de 7 03/10/ :17 COMPRASNET O SITE DE COMPRAS DO GOVERNO 1 de 7 03/10/2016 12:17 MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia

Leia mais

CONSELHO DE ARBITRAGEM 2017/2018

CONSELHO DE ARBITRAGEM 2017/2018 DE COMUNICADO OFICIAL Nº 023 Data: 2017.08.18 2017/2018 2017/2018 Para conhecimento dos árbitros filiados e demais interessados, se comunica que no cumprimento do disposto no número 1 do artigo 48º do

Leia mais

(Queda Livre, Lançamentos Verticais, velocidade media, mru, mruv, derivada e integrais)

(Queda Livre, Lançamentos Verticais, velocidade media, mru, mruv, derivada e integrais) Movimento vertical (Queda Livre, Lançamentos Verticais, velocidade media, mru, mruv, derivada e integrais) 1. Três bolinhas idênticas, são lançadas na vertical, lado a lado e em seqüência, a partir do

Leia mais

Regulamento de Prova de Tiro. Numero 2/2013. Duelo de Balão

Regulamento de Prova de Tiro. Numero 2/2013. Duelo de Balão Regulamento de Prova de Tiro Numero 2/2013 Duelo de Balão FINALIDADE Regulamentar a Prova de Tiro Duelo de Balão no âmbito do Estande de Tiro do 2º Batalhão de Policia do Exercito. MODALIDADE Tiro Policial.

Leia mais

Circular Nº 09/ENAF/15 Rio de Janeiro, 12 de Março de Assunto: ATIVIDADES FÍSICAS E TEÓRICAS PARA COMPOSIÇÃO DA RENAF 2015

Circular Nº 09/ENAF/15 Rio de Janeiro, 12 de Março de Assunto: ATIVIDADES FÍSICAS E TEÓRICAS PARA COMPOSIÇÃO DA RENAF 2015 Circular Nº 09/ENAF/15 Rio de Janeiro, 12 de Março de 2015. DA ENAF-CBF As Comissões de Arbitragens Estaduais. Assunto: ATIVIDADES FÍSICAS E TEÓRICAS PARA COMPOSIÇÃO DA RENAF 2015 O Diretor-Presidente

Leia mais

Pressão de variabilidade

Pressão de variabilidade Pressão de variabilidade Atividade 1 Nome: Circuito com o pé Material: Cones; arcos; bolas; bastão e banco sueco Descrição: Será montado um circuito, dividido em três setores da seguinte forma: No primeiro

Leia mais

XL Mini Olimpíadas Concelhias de Santa Maria da Feira 2016

XL Mini Olimpíadas Concelhias de Santa Maria da Feira 2016 XL Mini Olimpíadas Concelhias de Santa Maria da Feira 2016 REGULAMENTO DE ATLETISMO 1º - As provas de Atletismo serão realizadas no Estádio do Caldas de São Jorge Sport Clube, nos dias 9 e 10 de Julho

Leia mais

Associação de Futebol do Porto Conselho de Arbitragem

Associação de Futebol do Porto Conselho de Arbitragem Associação de Futebol do Porto Conselho de Arbitragem NORMAS DE CLASSIFICAÇÃO FUTEBOL ÁRBITROS E OBSERVADORES Época 2018 / 2019 CAPÍTULO I CLASSIFICAÇÃO DOS ÁRBITROS DE FUTEBOL Normas Genéricas ---------------------------------------------------------------------------

Leia mais

EDITAL 001/2016 PRIMEIRA RETIFICAÇÃO

EDITAL 001/2016 PRIMEIRA RETIFICAÇÃO PRIMEIRA RETIFICAÇÃO A Prefeitura Municipal de Aguaí, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais nos termos do artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, sob a organização da empresa Instituto

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES-BA CNPJ Nº / PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/2017 CRESCER CONSULTORIAS

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES-BA CNPJ Nº / PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/2017 CRESCER CONSULTORIAS ANEXO VII TESTE DE APTIDÃO FÍSICA PARA O CARGO DE GUARDA MUNICIPAL PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA (SOMENTE PARA O CARGO DE GUARDA MUNICIPAL) VIII. DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA PARA

Leia mais

REGULAMENTO ESPECÍFICO POR MODALIDADE VOLEIBOL

REGULAMENTO ESPECÍFICO POR MODALIDADE VOLEIBOL REGULAMENTO ESPECÍFICO POR MODALIDADE VOLEIBOL CAPÍTULO I - NORMAS TÁTICAS MIRIM MASCULINO E FEMININO 1997-98: Sistema de Jogo: 6 X 0 ou 4 X 2, sem infiltração de jogadores em qualquer momento do rally;

Leia mais

REGULAMENTO DO TORNEIO 2018 Crossminton para todas as idades. Editor

REGULAMENTO DO TORNEIO 2018 Crossminton para todas as idades. Editor REGULAMENTO DO TORNEIO 2018 Crossminton para todas as idades Editor Conteúdo: Explicação do conceito... 3 A. Condições Básicas... 4 1 - Estrutura da Quadra e a quadra...4 2 Quadra Inferior e Qualidade

Leia mais

Sessão de esclarecimentos sobre as alterações

Sessão de esclarecimentos sobre as alterações Sessão de esclarecimentos sobre as alterações 2010-2011 Informação a Entregar/Indicar ao Árbitro antes do Início do Jogo Documentação Modelo 144 ou 144-A totalmente preenchido de acordo com o Comunicado

Leia mais

Evento de corridas, saltos e lançamentos REGULAMENTO 3. COMPOSIÇÃO DAS EQUIPAS 8. RECEPÇÃO DAS EQUIPAS 13. CENTRAL DE INFORMAÇÃO

Evento de corridas, saltos e lançamentos REGULAMENTO 3. COMPOSIÇÃO DAS EQUIPAS 8. RECEPÇÃO DAS EQUIPAS 13. CENTRAL DE INFORMAÇÃO Kids athletics Evento de corridas, saltos e lançamentos REGULAMENTO 1. 6. REGRAS TREINADOR 11. EQUIPAMENTOS 2. QUADRO COMPETITIVO 7. INSCRIÇÃO DOS ATLETAS 12. SEGUROS 3. COMPOSIÇÃO DAS EQUIPAS 8. RECEPÇÃO

Leia mais

A organização do InterBand 2017 é de responsabilidade do Departamento de Educação Física e Esporte do Colégio Bandeirantes.

A organização do InterBand 2017 é de responsabilidade do Departamento de Educação Física e Esporte do Colégio Bandeirantes. XXI Torneio Intercolegial do Colégio Bandeirantes Regulamento Geral Objetivos O InterBand 2017 será realizado de 05 de agosto a 02 de setembro de 2017, nas dependências do Colégio Bandeirantes, à Rua Estela

Leia mais

A PREPARAÇÃO FÍSICA DO ÁRBITRO DE BASQUETEBOL SÉRGIO SILVA

A PREPARAÇÃO FÍSICA DO ÁRBITRO DE BASQUETEBOL SÉRGIO SILVA FÍSICA DO Sumário A Caracterização do esforço específico do Árbitro de Basquetebol Caracterização do teste físico realizado pelos Árbitros de Basquetebol Preparação física do Árbitro 2 O ESFORÇO ESPECÍFICO

Leia mais

Exercícios cinemática Conceitos básicos e Velocidade média

Exercícios cinemática Conceitos básicos e Velocidade média Física II Professor Alexandre De Maria Exercícios cinemática Conceitos básicos e Velocidade média COMPETÊNCIA 1 Compreender as Ciências Naturais e as tecnologias a elas associadas como construções humanas,

Leia mais

NOTA OFICIAL ATLETISMO

NOTA OFICIAL ATLETISMO NOTA OFICIAL ATLETISMO 1. DATA/ LOCAL/ HORÁRIOS Data: 30 de agosto de 2014, SÁBADO. Local: Pista de Atletismo do Centro Olímpico Rua Pedro de Toledo, 1.651 Ibirapuera São Paulo Horário: A partir das 14h.00min.

Leia mais

FUTEBOL DE AREIA HISTÓRIA, REGRAS E PRINCIPAIS FUNDAMENTOS

FUTEBOL DE AREIA HISTÓRIA, REGRAS E PRINCIPAIS FUNDAMENTOS FUTEBOL DE AREIA HISTÓRIA, REGRAS E PRINCIPAIS FUNDAMENTOS História O Futebol de Areia começou a ser disputado em 1992, quando as regras do jogo foram criadas e um campeonato piloto foi organizado em Los

Leia mais

Este evento é destinado a jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 12anos (Benjamins A e B, Infantis) de ambos os sexos (equipas mistas).

Este evento é destinado a jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 12anos (Benjamins A e B, Infantis) de ambos os sexos (equipas mistas). Nave Desportiva de Alpiarça 18 de Fevereiro de 2017, a partir das 15h00 Organização Este torneio Kids Athletics é organizado pela Associação de Atletismo de Santarém. Conta com o apoio da Federação Portuguesa

Leia mais

1 - Regulamento específico comum às modalidades coletivas

1 - Regulamento específico comum às modalidades coletivas 1 - Regulamento específico comum às modalidades coletivas 1.1) Todos os jogos das modalidades coletivas serão disputados de acordo com as regras oficiais em vigor, incluindo algumas especificidades presentes

Leia mais

TESTE FÍSICO DE 2016 PROTOCOLO E PARÂMETROS

TESTE FÍSICO DE 2016 PROTOCOLO E PARÂMETROS TESTE FÍSICO DE 2016 PROTOCOLO E PARÂMETROS testes físics bjetiva 1 1. Adapte as capacidades físicas ds árbitrs para as demandas de uma festa, nmeadamente em terms de: Mudanças de ritm e velcidade de atividades

Leia mais

REGULAMENTO DA II CORRIDA EM VOLTA DO CAMPUS DA UFPB

REGULAMENTO DA II CORRIDA EM VOLTA DO CAMPUS DA UFPB Av. Mato Grosso, Nº667, Bairro dos Estados - CEP: 58030-903 - João Pessoa-PB CGC: 09.353.111/0001-56 REGULAMENTO DA II CORRIDA EM VOLTA DO CAMPUS DA UFPB 1. DO EVENTO 1.1.A CORRIDA DA II VOLTA AO CAMPUS

Leia mais

NOTA OFICIAL ATLETISMO

NOTA OFICIAL ATLETISMO NOTA OFICIAL ATLETISMO 1. DATA/ LOCAL/ HORÁRIOS Data: 26 de junho de 2016, DOMINGO. Local: Pista de Atletismo do Centro Olímpico Rua Pedro de Toledo, 1.651 Ibirapuera São Paulo Horário: A partir das 14h.00min.

Leia mais

Manual do Atleta. Manual do Atleta. 2ª Etapa do Rio Triathlon. Manual do Atleta. 1ª Etapa Rio Triathlon 2016

Manual do Atleta. Manual do Atleta. 2ª Etapa do Rio Triathlon. Manual do Atleta. 1ª Etapa Rio Triathlon 2016 Manual do Atleta Manual do Atleta 2ª Etapa do Rio 2015 Triathlon 2015 2ª Etapa do Rio Triathlon Manual do Atleta 1ª Etapa Rio Triathlon 2016 O Rio Triathlon O EVENTO A Tri Fitness, sob a chancela da FTERJ,

Leia mais

12º - O aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, fica obrigado a utilizar a camiseta dos Jogos Salesianos, nos jogos coletivos e individuais.

12º - O aluno do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, fica obrigado a utilizar a camiseta dos Jogos Salesianos, nos jogos coletivos e individuais. Venha jogar conosco! Estão abertas as inscrições para os Pais, Mães e os Ex-Alunos nos Jogos Salesianos 2017!!! Lembrando que as inscrições estarão abertas até dia 21/09, quinta-feira, às 15h! Abaixo os

Leia mais

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto

Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto ì Educação Física! Agrupamento de Escolas Martim de Freitas! Francisco Pinto Caraterização! O que é o Basquetebol? O Basquetebol é um jogo desportivo colectivo praticado por duas equipas, cujos objectivos

Leia mais

10K PROGRAMA DE TREINO DE 8 SEMANAS

10K PROGRAMA DE TREINO DE 8 SEMANAS 10K PROGRAMA DE TREINO DE 8 SEMANAS O O B J E T I V O D E S T E P L A N O N Ã O É F A Z E R V O C Ê C R U Z A R A L I N H A D E C H E G A D A, M A S S I M F A Z E R A SUA MELHOR VERSÃO CRUZAR A LINHA DE

Leia mais

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP

TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO. Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP TAGUSCUP TORNEIO DE FUTSAL REGRAS DO JOGO Considerações sobre as Leis de Jogo de Futsal aplicadas na TAGUSCUP 1. Diferenças entre as Leis de Jogo do Futsal e as regras aplicadas na TAGUSCUP Não há faltas

Leia mais

VII UNIBRGAMES

VII UNIBRGAMES VII UNIBRGAMES - 2018 Os jogos acontecerão na quadra da faculdade entre os dias 30 de outubro e 23 de novembro. As solicitações de inscrições deverão ser entregues no Atendimento ao Aluno de 29/09 a 25/10,

Leia mais

38º. As modalidades e suas respectivas categorias e gêneros serão :

38º. As modalidades e suas respectivas categorias e gêneros serão : 38º Art. 1º- Poderão participar dos jogos: atletas holandeses, descendentes, casados com holandeses ou casados com descendentes. Os casos excepcionais deverão ser apresentados na reunião técnica e a decisão,

Leia mais

Manual do Atleta 3ª Etapa do Rio Triathlon 2016

Manual do Atleta 3ª Etapa do Rio Triathlon 2016 Manual do Atleta 3ª Etapa do Rio Triathlon 2016 O EVENTO A Tri Fitness, sob a chancela da FTERJ, traz para a Cidade Maravilhosa e Olímpica o projeto Rio Triathlon. Consolidado como um dos maiores eventos

Leia mais

Por: Marcio Magalhães

Por: Marcio Magalhães 1 Por: Marcio Magalhães 2 Teoria musical Conceito de escala A escala musical é o conjunto de todas as notas musicais incluindo os sustenidos e (ou) bemóis, organizadas de forma crescente do grave para

Leia mais

EXERCÍCIOS EXTRAS 2ª SÉRIE

EXERCÍCIOS EXTRAS 2ª SÉRIE EXERCÍCIOS EXTRAS 2ª SÉRIE 1) Dois barcos partem simultaneamente de um mesmo ponto, seguindo rumos perpendiculares entre si. Sendo de 30 m/s e 40 m/s suas velocidades, quanto vale a menor distancia entre

Leia mais

7 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

7 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA 7 ANO APOSTILA DE EDUCAÇÃO FÍSICA FABRÍCIO RAMALHO DA COSTA GERSON APARECIDO DE SOUZA JUNIOR ISMAEL FRANCO DE SOUZA MARCOS PAULO DA SILVA COSTA RUBENS VAZ COLÉGIO DA POLÍCIA MILITAR DE GOIÁS POLIVALENTE

Leia mais

OLIMPÍADAS COOPERATIVISTAS. Regulamento Técnico. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO

OLIMPÍADAS COOPERATIVISTAS. Regulamento Técnico. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO OLIMPÍADAS COOPERATIVISTAS Regulamento Técnico Regulamento Técnico que traz as diretrizes básicas das sete modalidades esportivas. SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM DO COOPERATIVISMO Petrucio.mamede@sescooppb.coop.br

Leia mais

GINCANA DE FÍSICA TAREFA 1 TEMPO MÁXIMO PARA REALIZAÇÃO: 10 MINUTOS

GINCANA DE FÍSICA TAREFA 1 TEMPO MÁXIMO PARA REALIZAÇÃO: 10 MINUTOS TAREFA 1 10 MINUTOS Medir com uma trena um dos lados de uma das quadras de esporte linearmente. Usar a fita adesiva branca para marcar o início e fim da reta que está medindo. Colocar o resultado do valor

Leia mais

Federação Paulista de Karate FUNDADA EM 13 DE SETEMBRO DE 1974

Federação Paulista de Karate FUNDADA EM 13 DE SETEMBRO DE 1974 REGULAMENTO DE COMPETIÇÃO PARA 2014 1. COMPETIÇÕES DE KATA O número e o tipo de Kata requerido dependerão do número de competidores inscritos, conforme estabelece a tabela abaixo. Quantidade de Competidores

Leia mais

REGULAMENTO. Organização: 3A Eventos e Associação Brasileira de Swimrun. Site: Contato: Karen Casalini

REGULAMENTO. Organização: 3A Eventos e Associação Brasileira de Swimrun. Site:   Contato: Karen Casalini REGULAMENTO Organização: 3A Eventos e Associação Brasileira de Swimrun Site: www.swimrunbrasil.com.br Contato: Karen Casalini Tel: 21 99949-1815 / 3aeventos.karen@gmail.com 1 - GERAL 1.1 -O atleta pode

Leia mais

ITEM 3: Condições Gerais A Prova será regida pelo Regulamento, e aprovada pelo corredor ao inscrever-se no evento.

ITEM 3: Condições Gerais A Prova será regida pelo Regulamento, e aprovada pelo corredor ao inscrever-se no evento. REGULAMENTO ITEM 1: Quanto a Organização A RN Sports realizará em Araxá/MG a Ultra 12hs - Araxá. A prova acontecerá nos dias 26 e 27 de Maio de 2018 no Complexo do Barreiro, circuito fechado de 02 km (Somente

Leia mais

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas

Fase Preparatória Objectivos Operacionais Estratégias / Organização Objectivos comportamentais / Componentes críticas Professor: Rui Morcela Ano Lectivo: 2009/10 Ano: 8º Turma: A Nº Alunos: 20 Aula Nº: 18 e 19 Aula U.D. Nº: 4 e 5 de 5 Instalações: Exterior. Data: 03-11-2009 Hora: 10h20min Duração: 75 minutos Unidade Didáctica:

Leia mais

Duração da Prova: 150 minutos. Tolerância: 30 minutos.

Duração da Prova: 150 minutos. Tolerância: 30 minutos. Prova de Aferição de Educação Física Prova 84 8.º Ano de Escolaridade 2018 Decreto-Lei n.º 17/2016, de 4 de abril Duração da Prova: 150 minutos. Tolerância: 30 minutos. 6 Páginas Versão 1 a aplicar nos

Leia mais

III FESTIVAL DE NATAÇÃO CAMPEONATO DE FÉRIAS

III FESTIVAL DE NATAÇÃO CAMPEONATO DE FÉRIAS III FESTIVAL DE NATAÇÃO CAMPEONATO DE FÉRIAS Barra do Corda 2006 ÍNDICE 1 OBJETIVOS... 3 2 ORGANIZAÇÃO... 3 3 CATEGORIAS... 3 4 INSCRIÇÕES... 3 5 DO PAGAMENTO:... 4 6 PREMIAÇÃO E CONTAGEM DE PONTOS...

Leia mais

Departamento Técnico

Departamento Técnico Departamento Técnico Modificações nas Regras Oficiais de Basquetebol Maio de 2003 As seguintes modificações das Regras Oficiais de Basquetebol entraram em vigor a partir de 01 de outubro de 2003. Aproveitamos

Leia mais

REGULAMENTO GERAL 2ª CORRIDA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SÃO JOSÉ DA TAPERA AL

REGULAMENTO GERAL 2ª CORRIDA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SÃO JOSÉ DA TAPERA AL REGULAMENTO GERAL 2ª CORRIDA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SÃO JOSÉ DA TAPERA AL 1. A 2ª CORRIDA DA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE SÃO JOSÉ DA TAPERA é uma iniciativa do PROFESSOR EDSON FRANCISCO FONTES PEREIRA,

Leia mais

Manual do Atleta. Manual do Atleta. 3ª Etapa do Rio Triathlon. Manual do Atleta. 2ª Etapa do Rio Triathlon

Manual do Atleta. Manual do Atleta. 3ª Etapa do Rio Triathlon. Manual do Atleta. 2ª Etapa do Rio Triathlon Manual do Atleta Manual do Atleta Manual do Atleta 2ª Etapa do Rio 2015 Triathlon 2015 2015 2ª Etapa do Rio Triathlon 3ª Etapa do Rio Triathlon O Rio Triathlon O Rio Triathlon desembarca em 2015 na Praia

Leia mais

Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol

Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol 126 Recursos do Professor Unidade didática do Andebol Objetivos gerais do Andebol Cooperar com os companheiros no alcance do objetivo do Andebol, desempenhando com oportunidade e correção as ações solicitadas

Leia mais

Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais

Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais AVALIAÇÃO FÍSICA: Testes de Aptidão em Escolares ( 7 17 anos) O Proesp-BR Considerando: a) Carência de estrutura física das escolas brasileiras em sua estrutura

Leia mais

CAPÍTULO. 8.1 Corridas. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.1.indd 1 27/05/13 18:21

CAPÍTULO. 8.1 Corridas. Atletismo. José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira. cap8.1.indd 1 27/05/13 18:21 8 CAPÍTULO Atletismo 8.1 Corridas José Mauro Silva Vidigal Adriana Antunes Vieira cap8.1.indd 1 27/05/13 18:21 cap8.1.indd 2 27/05/13 18:21 ATLETISMO CORRIDAS CAPACIDADES COORDENATIVAS PRESSÃO DE TEMPO

Leia mais