Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais"

Transcrição

1 Prof. MSc. Paulo José dos Santos de Morais

2 AVALIAÇÃO FÍSICA: Testes de Aptidão em Escolares ( 7 17 anos) O Proesp-BR Considerando: a) Carência de estrutura física das escolas brasileiras em sua estrutura física; b) Precária disponibilidade de materiais para as aulas de educação física e esporte educacional; Desenvolveu uma bateria de testes para avaliação de parâmetros de saúde e desempenho motor para o uso dos professores de educação física, independentemente de suas condições de trabalho, selecionando instrumentos de medida e avaliação de muito baixo custo, com o mínimo de materiais sofisticados, de fácil acesso e aplicação e, evidentemente, cumprindo rigorosamente as exigências de validade, fidedignidade e objetividade. Adotou a simplicidade, funcionalidade e eficiência como postulados essenciais na criação da bateria de testes. Incorporou a máxima de Galileu Galilei: A simplicidade é o grau máximo de sofisticação.

3 AVALIAÇÃO FÍSICA: Testes de Aptidão MEDIDAS DE CRESCIMENTO COPORAL Massa Corporal (peso) Estatura (altura) Envergadura TESTES DE APTIDÃO FÍSICA PARA SAÚDE Composição corporal Índice de Massa Corporal (IMC) Aptidão cardiorrespiratória Teste da corrida/caminhada dos 6 minutos Flexibilidade Teste de sentar e alcançar Resistência muscular localizada Nº de abdominais em 1 minuto Sit-up TESTES DE APTIDÃO PARA O DESEMPENHO ESPORTIVO Força explosiva de membros Superiores Arremesso de medicineball (2 kg) Força explosiva de membros inferiores Salto horizontal (em distância) Agilidade Teste do quadrado (4 metros de lado) Velocidade Corrida de 20 metros Aptidão cardiorrespiratória Corrida de 6 minutos GAYA et al. (2012)

4 AVALIAÇÃO FÍSICA: Testes de Aptidão Teste de Flexibilidade (Sentar-e-alcançar) Material: Fita métrica e fita adesiva Orientação: Estenda uma fita métrica no solo. Na marca de 38 cm desta fita coloque um pedaço de fita adesiva de 30 cm em perpendicular. A fita adesiva deve fixar a fita métrica no solo. O sujeito a ser avaliado deve estar descalço. Os calcanhares devem tocar a fita adesiva na marca dos 38 centímetros e estarem separados 30 centímetros. Com os joelhos estendidos e as mãos sobrepostas, o avaliado inclina-se lentamente e estende as mãos para frente o mais distante possível. O avaliado deve permanecer nesta posição o tempo necessário para a distância ser anotada. Serão realizadas duas tentativas Anotação: O resultado é medido em centímetros a partir da posição mais longínqua que o aluno pode alcançar na escala com as pontas dos dedos. Registram-se os resultados com uma casa após a vírgula. Para a avaliação será utilizado o melhor resultado. GAYA et al. (2012)

5 AVALIAÇÃO FÍSICA: Testes de Aptidão GAYA et al. (2012)

6 AVALIAÇÃO FÍSICA: Testes de Aptidão Teste de resistência abdominal (sit up) Material: Colchonetes e cronômetro. Orientação: O sujeito avaliado se posiciona em decúbito dorsal com os joelhos flexionados a 45 graus e com os braços cruzados sobre o tórax. O avaliador, com as mãos, segura os tornozelos do estudante fixando-os ao solo. Ao sinal o aluno inicia os movimentos de flexão do tronco até tocar com os cotovelos nas coxas, retornando a posição inicial (não é necessário tocar com a cabeça no colchonete a cada execução). O aluno deverá realizar o maior número de repetições completas em 1 minuto. Anotação: O resultado é expresso pelo número de movimentos completos realizados em 1 minuto. GAYA et al. (2012)

7 AVALIAÇÃO FÍSICA: Testes de Aptidão Teste de Aptidão Cardiorrespiratória (corrida/caminhada dos 6 minutos) Material: Local plano com marcação do perímetro da pista. Trena métrica. Cronômetro e ficha de registro. Orientação: Divide se os alunos em grupos adequados às dimensões da pista. Informa se aos alunos sobre a execução do testes dando ênfase ao fato de que devem correr o maior tempo possível, evitando piques de velocidade intercalados por longas caminhadas. Durante o teste, informa se ao aluno a passagem do tempo 2, 4 e 5 ( Atenção: falta 1 minuto). Ao final do teste soará um sinal (apito) sendo que os alunos deverão interromper a corrida, permanecendo no lugar onde estavam (no momento do apito) até ser anotada ou sinalizada a distância percorrida. Anotação: Os resultados serão anotados em metros com uma casa após a vírgula. GAYA et al. (2012)

8 AVALIAÇÃO FÍSICA: Testes de Aptidão em Adultos Composição corporal Aptidão cardiorrespiratória Flexibilidade TESTES DE APTIDÃO FÍSICA PARA SAÚDE Índice de Massa Corporal (IMC) Teste da corrida/caminhada dos 12 minutos Teste da milha Teste de sentar e alcançar (com ou sem banco) Resistência muscular localizada Nº de abdominais em 1 minuto Sit-up Flexão de cotovelos (Apoio sobre o solo) TESTES DE APTIDÃO PARA O DESEMPENHO ESPORTIVO (EXEMPLOS) Força de membros Superiores Força explosiva de membros inferiores Agilidade Velocidade Aptidão cardiorrespiratória Composição Corporal Arremesso de medicineball; Dinamometria de mão Sargent Jump Test; Salto horizontal (em distância) Shuttle run Corrida de 50 metros Corrida de 12 minutos Dobras cutâneas; Bioimpedância; DEXA; etc.

9 Sentar e Alcançar Modificado - Masculino - sem banco (em Centímetros) Idade Classificação Alta 48 45, ,5 38 Média 33-45,5 30, ,5 25, ,5 Abaixo da Média 25,5 30, , Baixa < 23 < 20 < 18 < 15 < 12,5 Sentar e Alcançar Modificado - Feminino - sem banco (em Centímetros) Idade Classificação Alta 56 53, ,5 45,5 Média 40,5-53, ,5 48, ,5 30,5 43 Abaixo da Média ,5 35, ,5 30, Baixa < 30,5 < 28 < 25,5 < 23 < 20 Programa de Condicionamento Físico do ACSM (1999)

10 H o m e n s Testes abdominais Número de repetições em 60 seg. Idade Excelente Bom Médio Regular Fraco M u l h e r e s Idade Excelente Bom Médio Regular Fraco Pollock & Wilmore (1993)

11 AVALIAÇÃO FÍSICA: Testes de Aptidão Teste de Cooper (12 ) Objetivo: Predizer o consumo máximo de oxigênio (VO2máx), através da relação entre a distância percorrida e o VO2máx. Características: Teste Contínuo Teste de esforço submáximo Metabolismo predominantemente aeróbio Protocolo: Para administração do teste é necessária uma pista de 400m ou um percurso com distância conhecida e marcada. Marcas devem ser colocadas de 50 em 50m, dessa forma a distância exata a distância percorrida nos 12 minutos pode ser determinada com precisão.o avaliado deve ser instruído a percorrer a maior distância possível em 12 minutos, é permitido caminhar. Ao final do teste é calculada a distância percorrida em metros.permita ao avaliado caminhar por 3 a 5 minutos para promover a volta a calma. Cálculo: VO2máx (ml/kg/min) = [distância (m) - 504,9]/44,73 FERNANDES FILHO (2003)

12 AVALIAÇÃO FÍSICA: Aptidão Cardiorrespiratória: O componente cardiorrespiratório está diretamente associado aos níveis de saúde de um indivíduo, logo, é um importante coadjuvante em sua obtenção, manutenção e recuperação. Habilidade de realizar atividades físicas de caráter dinâmico que envolvam grande massa muscular com intensidade de moderada a alta por períodos prolongados. É dependente do estado funcional dos sistemas respiratório, cardiovascular, muscular e de suas relações fisiológico-metabólicos. Obtém-se sua avaliação através da medida da capacidade aeróbia máxima (VO2máx) Quanto maior o VO2máx de um indivíduo, maior sua capacidade energética de sustentar esforços submáximos por períodos prolongados. FERNANDES FILHO (2003)

13 AVALIAÇÃO FÍSICA: Importância de medir o VO2máx: 1. Aceito internacionalmente como melhor parâmetro fisiológico para avaliar em conjunto, a capacidade funcional do sistema cardiorrespiratório; 2. Parâmetro fisiológico e metabólico para avaliar a capacidade metabólica oxidativa (aeróbia) durante trabalhos musculares acima do metabolismo basal; 3. Parâmetro ergométrico utilizado para avaliação da capacidade de trabalho do homem, em diferentes atividades ocupacionais (Medicina do Trabalho); 4. Parâmetro fisiológico para prescrever atividades físicas sob a forma de condicionamento físico normal (sedentários, obesos e idosos), especial (cardiopatas, pneumopatas, diabéticos, etc.), ou de treinamento físico (preparação física de atletas) ou ainda para prescrever atividades ocupacionais no ambiente de trabalho; 5. Usado em estudos epidemiológicos para a comparação de capacidades físicas entre os povos e atletas. FERNANDES FILHO (2003)

14 Classificação da Aptidão Cardiorrespiratória American Heart Association Mulheres Valores em: ml(kg.min.) -1 Faixa etária Muito fraca Fraca Regular Boa Excelente < < < < < Homens Valores em: ml(kg.min.) -1 Faixa etária Muito fraca Fraca Regular Boa Excelente < < < < < FERNANDES FILHO (2003)

15 Teste de Rockport Teste de uma milha Objetivo: determinar o VO2máx. Em sujeitos de baixa condição física Método: Percorrer caminhando segundo o ritmo de cada indivíduo a distância de uma milha(1609,3 m), controlando a FC ao terminar o percurso, assim como o tempo gasto Equação para determinação do VO2máx. VO2máx = 132,6 (0,17 x PC) (0,39 x idade) + (6,31 x S) (3,27 x T) (0,156 x FC) Onde; PC: peso corporal; S: sexo (0: mulheres, 1: homens); T: tempo em minutos; FC: frequência cardíaca. Material e instalações: Cronômetro, pista de atletismo ou terreno plano sem muitas curvas bem demarcado. FERNANDES FILHO (2003)

MANUAL DE TESTES E AVALIAÇÃO Ensino Fundamental II

MANUAL DE TESTES E AVALIAÇÃO Ensino Fundamental II MANUAL DE TESTES E AVALIAÇÃO Ensino Fundamental II Professores: Sílvio Capelari Viviane Cordeiro 2016 INTRODUÇÃO: Com as constantes mudanças ocorridas na sociedade nas ultimas décadas podemos observar

Leia mais

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle

Resistência Muscular. Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Prof. Dr. Carlos Ovalle Resistência Muscular Resistência muscular é a capacidade de um grupo muscular executar contrações repetidas por período de tempo suficiente para causar a fadiga

Leia mais

DISCIPLINA: TREINAMENTO ESPORTIVO II Professor: Paulo César Neves

DISCIPLINA: TREINAMENTO ESPORTIVO II Professor: Paulo César Neves DISCIPLINA: TREINAMENTO ESPORTIVO II Professor: Paulo César Neves 2012 PLANEJAMENTO DE TRABALHO PERIODIZAÇÃO Periodização é o planejamento geral do tempo disponível para o treinamento, de acordo com as

Leia mais

EDITAL 001/2016 PRIMEIRA RETIFICAÇÃO

EDITAL 001/2016 PRIMEIRA RETIFICAÇÃO PRIMEIRA RETIFICAÇÃO A Prefeitura Municipal de Aguaí, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais nos termos do artigo 37, inciso IX, da Constituição Federal, sob a organização da empresa Instituto

Leia mais

Portal da Educação Física Referência em Educação Física na Internet

Portal da Educação Física Referência em Educação Física na Internet Portal da Educação Física Referência em Educação Física na Internet AVALIAÇÃO DO VO2 MAX O cálculo do Vo2max possibilita aos atletas, qualquer que seja o seu nível ou idade, a obtenção de melhores resultados

Leia mais

PROJETO ESPORTE BRASIL

PROJETO ESPORTE BRASIL PROJETO ESPORTE BRASIL Manual de testes e avaliação Versão 2016 Adroaldo Gaya e Anelise Gaya Ed. Perfil Projeto Esporte Brasil PROESP-Br Manual de testes e avaliação Versão 2016 Adroaldo Gaya & Anelise

Leia mais

Prof. Me Alexandre Rocha

Prof. Me Alexandre Rocha Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com alexandre.rocha.944 ProfAlexandreRocha @Prof_Rocha1 prof.alexandrerocha Docência Docência Personal Trainer

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITAPETININGA/SP Concurso Público de Provas nº 01/2015

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE ITAPETININGA/SP Concurso Público de Provas nº 01/2015 ANEXO III TESTE DE APTIDÃO FÍSICA T.A.F - ELIMINATORIO E CLASSIFICATORIO 1 DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS 1.1 O Teste de aptidão Física T.A.F é um instrumento usado para medir e avaliar as condições físicas

Leia mais

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções)

ISSN ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE

Leia mais

Avaliação do VO²máx. Teste de Esforço Cardiorrespiratório. Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²;

Avaliação do VO²máx. Teste de Esforço Cardiorrespiratório. Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²; Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²; Avaliação Cardiorrespiratória 1 Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação do Consumo Máximo de

Leia mais

Avaliação do VO²máx. Avaliação do VO²máx

Avaliação do VO²máx. Avaliação do VO²máx Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação do Consumo Máximo de O² Avaliação Cardiorrespiratória Ergômetros Ergo = trabalho Metro = medida Sendo assim, um ergômetro é basicamente um instrumento que

Leia mais

TESTES FÍSICOS - Resultados Atleta: NICOLAS OLIVEIRA

TESTES FÍSICOS - Resultados Atleta: NICOLAS OLIVEIRA TESTES FÍSICOS - Resultados Atleta: NICOLAS OLIVEIRA Agilidade: executar movimentos dinâmicos com precisão, utilizando velocidade e destreza de movimentos, demonstrando facilidade em se deslocar. Resultados

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CORDEIRÓPOLIS SP CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS Nº 02/2012

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE CORDEIRÓPOLIS SP CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS Nº 02/2012 ANEXO II TAF TESTE DE APTIDÃO FÍSICA E EXERCÍCIOS ESPECÍFICOS MASCULINO E FEMININO 1 - DAS DISPOSIÇÕES INICIAIS 1.1 O TAF Teste de aptidão Física é um instrumento usado para medir e avaliar as condições

Leia mais

Testes Metabólicos. Avaliação do componente Cardiorrespiratório

Testes Metabólicos. Avaliação do componente Cardiorrespiratório Testes Metabólicos Avaliação do componente Cardiorrespiratório É a habilidade do organismo humano em suprir aerobicamente o trabalho muscular associado à capacidade dos tecidos em utilizar o oxigênio na

Leia mais

ANEXO VII NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DA AVALIAÇÃO FÍSICA - TAF

ANEXO VII NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DA AVALIAÇÃO FÍSICA - TAF ANEXO VII NORMAS E PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DAS PROVAS DA AVALIAÇÃO FÍSICA - TAF PROVA DE FLEXÃO DE BRAÇO NA BARRA FIXA BARRA (SOMENTE PARA O SEXO MASCULINO) Os procedimentos a serem adotados pelo

Leia mais

APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PIBID/UNICRUZ/EDUCAÇÃO FÍSICA 1

APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PIBID/UNICRUZ/EDUCAÇÃO FÍSICA 1 APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DOS ALUNOS DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO PIBID/UNICRUZ/EDUCAÇÃO FÍSICA 1 BRAZ, Alexandra Ferreira 2 ; ROSSATO, Vania Mari 3 ; PANDA, Maria Denise Justo 4 Resumo:

Leia mais

Avaliação do VO²máx. Teste de Esforço Cardiorrespiratório. Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²;

Avaliação do VO²máx. Teste de Esforço Cardiorrespiratório. Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²; Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação da Função Cardíaca; Avaliação do Consumo Máximo de O²; Avaliação Cardiorrespiratória 1 Teste de Esforço Cardiorrespiratório Avaliação do Consumo Máximo de

Leia mais

ESTADO DO PARANÁ Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos

ESTADO DO PARANÁ Secretaria de Estado da Administração e da Previdência Departamento de Recursos Humanos EDITAL N 070/2016 A DIRETORA DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS DA SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E DA PREVIDÊNCIA SEAP, em exercício, no uso de suas atribuições legais e tendo em vista o Edital nº 01/2004

Leia mais

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ALUNOS DO PROJETO ESCOLA DA BOLA COM BASE NOS TESTES DA PROESP-BR

12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÍNDICE DE MASSA CORPORAL DE ALUNOS DO PROJETO ESCOLA DA BOLA COM BASE NOS TESTES DA PROESP-BR 12. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA ÍNDICE DE

Leia mais

Medidas e Avaliação da Atividade Motora

Medidas e Avaliação da Atividade Motora Escola de Educação Física e Esporte da USP Tema da aula: Conceitos Básicos Medidas e Avaliação da Atividade Motora Objetivos da aula: Conceituar: medida, teste, avaliação Compreender as etapas do processo

Leia mais

Baterias de testes para avaliação da Aptidão Física

Baterias de testes para avaliação da Aptidão Física Texto de apoio ao curso de Especialização Atividade Física Adaptada e Saúde Prof. Dr. Luzimar Teixeira Baterias de testes para avaliação da Aptidão Física Teste de Aptidão Básica (Fleishman, 1964) 1. Teste

Leia mais

Avaliação Física. Avaliação Física. wwww.sanny.com.br.

Avaliação Física. Avaliação Física.  wwww.sanny.com.br. www.professoralexandrerocha.com.br Docência Docência Personal Trainer alexandre.rocha.944 @Prof_Rocha1 ProfAlexandreRocha @prof.alexandrerocha wwww.sanny.com.br www.cardiomed.com.br www.terrazul.com.br

Leia mais

Cassio Nobre - Personal trainner e Consultori

Cassio Nobre - Personal trainner e Consultori Cassio Nobre - Personal trainner e Consultori cassiosantan@hotmail.com Dados da Avaliação Nome: Ricardo Chagas Rodrigues Idade: 62 Anos Data: 31/01/2017-11:52 Email: ricrodrigues@uol.com.br Etnia: Branco

Leia mais

Ana Claudia Soares 2, Pollyanna Maria De Avila 3, Fabiana Ritter Antunes 4

Ana Claudia Soares 2, Pollyanna Maria De Avila 3, Fabiana Ritter Antunes 4 MENSURAÇÃO DOS NÍVEIS DE APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA Á SAÚDE E AO DESEMPENHO ESPORTIVO DE ADOLESCENTES PARTICIPANTES DE PROGRAMAS DE MUSCULAÇÃO, EM UMA CIDADE DO NOROESTE DO ESTADO DE RIO GRANDE DO SUL

Leia mais

Baterias de testes para avaliação da Aptidão Física

Baterias de testes para avaliação da Aptidão Física Portal da Educação Física Referência em Educação Física na Internet Baterias de testes para avaliação da Aptidão Física Denomina-se bateria a um conjunto de testes cujos resultados possam ser analisados

Leia mais

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AERÓBICA EM JUDOCAS ENTRE 7 E 14 ANOS DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS

AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AERÓBICA EM JUDOCAS ENTRE 7 E 14 ANOS DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS AVALIAÇÃO DA RESISTÊNCIA AERÓBICA EM JUDOCAS ENTRE 7 E 14 ANOS DA CIDADE DE SANTA MARIA -RS PEDRO GENRO ALVES 1 YURI NASCIMENTO DA SILVA 2 CATI RECKELBERG AZAMBUJA 3 RESUMO A resistência aeróbica esta

Leia mais

PROVA DE APTIDÃO FÍSICA. 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização.

PROVA DE APTIDÃO FÍSICA. 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização. PROVA DE APTIDÃO FÍSICA 1. Os Candidatos ao IPE devem executar as provas físicas abaixo descriminadas de acordo com as instruções de realização. 2. As provas devem ser executadas corretamente e avaliadas

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATÃO - SP EDITAL 001/2016 SEGUNDA RETIFICAÇÃO

PREFEITURA MUNICIPAL DE MATÃO - SP EDITAL 001/2016 SEGUNDA RETIFICAÇÃO SEGUNDA RETIFICAÇÃO A Prefeitura Municipal de Matão, Estado de São Paulo, usando de suas atribuições legais nos termos do artigo 37, inciso II, da Constituição Federal, sob a organização da empresa Instituto

Leia mais

AVALIAÇÃO DO IDOSO. Prof. Ms.Helio Furtado

AVALIAÇÃO DO IDOSO. Prof. Ms.Helio Furtado AVALIAÇÃO DO IDOSO Prof. Ms.Helio Furtado A EXPECTATIVA DE VIDA DO IDOSO A expectativa de vida que em 1950 era de 43,33 anos em 1998 chegou a 68,10 e uma projeção para 2020 a idade média será de 70,11

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO GUARDA MUNICIPAL EDITAL Nº 011/2012

CONCURSO PÚBLICO GUARDA MUNICIPAL EDITAL Nº 011/2012 ANEXO II FORMULÁRIO PARA ISENÇÃO DO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO NA CONDIÇÃO DE DOADOR DE SANGUE PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS CONCURSO PÚBLICO GUARDA MUNICIPAL EDITAL 011/2012 REQUERIMENTO PARA ISENÇÃO

Leia mais

PALAVRAS-CHAVE Projeto Escola de Esportes. Jovens. Crianças. Flexibilidade. Teste.

PALAVRAS-CHAVE Projeto Escola de Esportes. Jovens. Crianças. Flexibilidade. Teste. 14. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( X) SAÚDE ( ) TRABALHO ( ) TECNOLOGIA

Leia mais

AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR FORÇA MUSCULAR 13/06/2017. Disciplina Medidas e Avaliação da Atividade Motora 2017 AGILIDADE POTÊNCIA MUSCULAR

AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR FORÇA MUSCULAR 13/06/2017. Disciplina Medidas e Avaliação da Atividade Motora 2017 AGILIDADE POTÊNCIA MUSCULAR FORÇA MUSCULAR AVALIAÇÃO DA FORÇA MUSCULAR AGILIDADE POTÊNCIA MUSCULAR RESISTÊNCIA CARDIORESPIRATÓRIA Disciplina Medidas e Avaliação da Atividade Motora 2017 FORÇA E RESISTÊNCIA MUSCULARES COMPOSIÇÃO CORPORAL

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NAS CARREIRAS DE ESCRIVÃO DE POLÍCIA E DE INSPETOR DE POLÍCIA

CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NAS CARREIRAS DE ESCRIVÃO DE POLÍCIA E DE INSPETOR DE POLÍCIA CONCURSO PÚBLICO PARA INGRESSO NAS CARREIRAS DE ESCRIVÃO DE POLÍCIA E DE INSPETOR DE POLÍCIA ANEXO 4 EDITAL Nº 001/2013 Prova de Capacitação Física ou Teste de Aptidão Física (TAF) O QUE É É o Teste de

Leia mais

COMPANHIA PARANAENSE DE ENERGIA COPEL CONCURSO PÚBLICO N.º 02/2006

COMPANHIA PARANAENSE DE ENERGIA COPEL CONCURSO PÚBLICO N.º 02/2006 COMPANHIA PARANAENSE DE ENERGIA COPEL CONCURSO PÚBLICO N.º 02/2006 TESTES DE APTIDÃO FÍSICA PARA O CARGO DE ASSISTENTE TÉCNICO I, FUNÇÃO DE ELETRICISTA APRENDIZ INFORMAÇÕES GERAIS : 1. TESTES DE APTIDÃO

Leia mais

7(67(6'($37,' 2)Ë6,&$3$5$2&$5*2'($66,67(17(7e&1,&2, )81d 2'((/(75,&,67$$35(1',=

7(67(6'($37,' 2)Ë6,&$3$5$2&$5*2'($66,67(17(7e&1,&2, )81d 2'((/(75,&,67$$35(1',= &203$1+,$3$5$1$(16('((1(5*,$±&23(/ &21&85623Ò%/,&21ž 7(67(6'($37,' 2)Ë6,&$3$5$2&$5*2'($66,67(17(7e&1,&2, )81d 2'((/(75,&,67$$35(1',=,1)250$d (6*(5$,6 7(67(6'($37,' 2)Ë6,&$ 1.1. Os Testes de Aptidão Física,

Leia mais

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ AVALIANDO A PERFORMANCE ESPORTIVA Há pelo menos três formas de avaliar o desempenho em um esporte: Observação; Uso de escala de avaliação; Teste de habilidade esportiva. CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO AMAPÁ

Leia mais

Cidade: Ponta Grossa (para todos os Alunos com pretensões para desempenhar a função de árbitro, independente da cidade em que realizou o curso).

Cidade: Ponta Grossa (para todos os Alunos com pretensões para desempenhar a função de árbitro, independente da cidade em que realizou o curso). Caro Sr(a) alunos do Curso de Formação de Oficiais de Arbitragem de Futsal, estamos nos dirigindo a VSrª, para convocá-lo a participar de mais uma etapa componente do processo geral. Nesta etapa, como

Leia mais

AVALIAÇÃO DA FORÇA e RESISTÊNCIA MUSCULAR. Prof. ª Ma. Ana Beatriz M. de C. Monteiro. Aulas 10 e 11

AVALIAÇÃO DA FORÇA e RESISTÊNCIA MUSCULAR. Prof. ª Ma. Ana Beatriz M. de C. Monteiro. Aulas 10 e 11 AVALIAÇÃO DA FORÇA e RESISTÊNCIA MUSCULAR Prof. ª Ma. Ana Beatriz M. de C. Monteiro Aulas 10 e 11 1 Força Dinâmica Força abdominal Força de resistência de tronco Força de resistência de MMSS Força Máxima

Leia mais

ESTADO DE PERNAMBUCO POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL 1ª P A R T E 2ª P A R T E

ESTADO DE PERNAMBUCO POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL 1ª P A R T E 2ª P A R T E ESTADO DE PERNAMBUCO POLÍCIA MILITAR QUARTEL DO COMANDO GERAL SEGUNDA-FEIRA - RECIFE, - SUNOR Nº G 1.0.00.009 -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA RAUL DE FRAGA SEIBEL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA RAUL DE FRAGA SEIBEL UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA RAUL DE FRAGA SEIBEL PERFIL DA APTIDÃO FÍSICA DE ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA ESTADUAL CÂNDIDO

Leia mais

Por que devemos avaliar a força muscular?

Por que devemos avaliar a força muscular? Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com Por que devemos avaliar a força muscular? Desequilíbrio Muscular; Déficit de força; Prescrição do Treinamento;

Leia mais

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS

CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E DE APTIDÃO FÍSICA DE ATLETAS DE FUTSAL FEMININO DA CIDADE DE MANAUS INTRODUÇÃO RONÉLIA OLIVEIRA MELO VIANA, AGNELO WEBER DE OLIVEIRA ROCHA, UFAM UNIVERSIDADE FEDERAL DO.

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA GUARDA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL-REI EDITAL Nº 008, DE 09/10/2015. ANEXO III

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA GUARDA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL-REI EDITAL Nº 008, DE 09/10/2015. ANEXO III CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS DA GUARDA MUNICIPAL DE SÃO JOÃO DEL-REI EDITAL Nº 008, DE 09/10/2015. ANEXO III CRITÉRIOS PARA A PROVA DE APTIDÃO FÍSICA 1- A Prova de Aptidão Física será realizada

Leia mais

Prof. Me Alexandre Rocha

Prof. Me Alexandre Rocha Prof. Me. Alexandre Correia Rocha www.professoralexandrerocha.com.br alexandre.personal@hotmail.com alexandre.rocha.944 ProfAlexandreRocha @Prof_Rocha1 prof.alexandrerocha Docência Docência Personal Trainer

Leia mais

A CAPACIDADE RESPIRATÓRIA DE CRIANÇAS RESIDENTES NAS ÁREAS RURAIS E URBANAS EM UMA CIDADE NA COSTA NORTE DO RIO GRANDE DO SUL

A CAPACIDADE RESPIRATÓRIA DE CRIANÇAS RESIDENTES NAS ÁREAS RURAIS E URBANAS EM UMA CIDADE NA COSTA NORTE DO RIO GRANDE DO SUL ISSN 1678-1740 http://ulbratorres.com.br/revista/ Torres, Vol. I - Novembro, 2016 Submetido em: Jul/Ago/Set, 2016 Aceito em: Out/2016 A CAPACIDADE RESPIRATÓRIA DE CRIANÇAS RESIDENTES NAS ÁREAS RURAIS E

Leia mais

ANEXOS. Exercício Físico em Populações Idosas

ANEXOS. Exercício Físico em Populações Idosas ANEXOS ANEXO A Questionário de Estado de Saúde (SF-36v2) ANEXO B Classificação atribuída a cada item do questionário ANEXO 1 Quadro 1.1 - Classificação de atribuída a cada item do questionário Item Possibilidade

Leia mais

ANÁLISE DE RESISTÊNCIA CARDIOVASCULAR A PARTIR DE TESTE DE LEGÊR EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ULBRA-SM

ANÁLISE DE RESISTÊNCIA CARDIOVASCULAR A PARTIR DE TESTE DE LEGÊR EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ULBRA-SM ANÁLISE DE RESISTÊNCIA CARDIOVASCULAR A PARTIR DE TESTE DE LEGÊR EM ACADÊMICOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA ULBRA-SM Autora: SCHALEMBERGUER, Jordana Prunzel. Coautores: SCHALEMBERGUER, Aline Sarturi;

Leia mais

25/05/2017. Avaliação da aptidão aeróbia. Avaliação da potência aeróbia. Medida direta do consumo máximo de oxigênio Ergoespirometria (Padrão-ouro)

25/05/2017. Avaliação da aptidão aeróbia. Avaliação da potência aeróbia. Medida direta do consumo máximo de oxigênio Ergoespirometria (Padrão-ouro) Escola de Educação Física e Esporte da USP Disciplina EFB 0303 - Medidas e Avaliação da Atividade Motora Avaliação da potência aeróbia Avaliação da aptidão aeróbia Conceito: Capacidade máxima de se exercitar

Leia mais

Métodos de Avaliação em Educação Física Agilidade

Métodos de Avaliação em Educação Física Agilidade Métodos de Avaliação em Educação Física Agilidade Prof. Dr. Carlos Ovalle Agilidade É uma variável de aptidão física geral de esportistas e não esportistas, particularmente importante em modalidades como

Leia mais

Instrução Normativa nº 22, de 14 de outubro de 2003.

Instrução Normativa nº 22, de 14 de outubro de 2003. MINISTÉRIO DA JUSTIÇA DEPARTAMENTO DE POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL Instrução Normativa nº 22, de 14 de outubro de 2003. Regulamenta a aplicação do exame de capacidade física nos processos seletivos de admissão

Leia mais

CONCURSO: ITAURB ITABIRA-MG - EDITAL 001/2012

CONCURSO: ITAURB ITABIRA-MG - EDITAL 001/2012 ANEXO V REQUERIMENTO DE RECURSO PÁGINA 1 DE 2 MODELO DA CAPA DO RECURSO CONCURSO: ITAURB ITABIRA-MG - EDITAL 001/2012 CANDIDATO: IDENTIDADE: EMPREGO: DATA: / / RECURSO CONTRA: (escolher a opção desejada)

Leia mais

CAPITULO III METODOLOGIA

CAPITULO III METODOLOGIA CAPITULO III METODOLOGIA A metodologia seguida neste trabalho é referente a um estudo descritivo e quantitativo. Isto porque a natureza do trabalho desenvolve-se na correlação e comparação entre as diferentes

Leia mais

DESCRIÇÃO DOS TESTES PRÁTICOS

DESCRIÇÃO DOS TESTES PRÁTICOS 1. Corrida de 50m DESCRIÇÃO DOS TESTES PRÁTICOS TESTES DE VELOCIDADE Procedimento: Ao sinal do avaliador, o aluno deverá deslocar-se, o mais rápido possível, em direção à linha de chegada. O cronômetro

Leia mais

ANALISE DA APTIDÃO FÍSICA PARA O DESEMPENHO ESPORTIVO NOS ALUNOS INICIANTES DA ESCOLINHA DE FUTEBOL EDVALDO DO Ó.

ANALISE DA APTIDÃO FÍSICA PARA O DESEMPENHO ESPORTIVO NOS ALUNOS INICIANTES DA ESCOLINHA DE FUTEBOL EDVALDO DO Ó. ANALISE DA APTIDÃO FÍSICA PARA O DESEMPENHO ESPORTIVO NOS ALUNOS INICIANTES DA ESCOLINHA DE FUTEBOL EDVALDO DO Ó. Pedro Ramon Alves Nascimento 1 ; Luiz Arthur Cavalcanti Cabral 4 Faculdade de Ciências

Leia mais

COMPLEMENTAÇÃO E RETIFICAÇÃO AO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/ ESTATUTÁRIO

COMPLEMENTAÇÃO E RETIFICAÇÃO AO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/ ESTATUTÁRIO COMPLEMENTAÇÃO E RETIFICAÇÃO AO EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO Nº 001/2017 - ESTATUTÁRIO O Prefeito do Municipio de Sertanopolis, Estado do Parana, no uso de suas atribuições legais e o contido no Art. 37

Leia mais

TÍTULO: ANÁLISE DE APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A SAÚDE DE ESCOLARES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA

TÍTULO: ANÁLISE DE APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A SAÚDE DE ESCOLARES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA 16 TÍTULO: ANÁLISE DE APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA A SAÚDE DE ESCOLARES CATEGORIA: EM ANDAMENTO ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA INSTITUIÇÃO: UNIVERSIDADE SANTA CECÍLIA AUTOR(ES):

Leia mais

6º Simposio de Ensino de Graduação

6º Simposio de Ensino de Graduação 6º Simposio de Ensino de Graduação ANÁLISE COMPARATIVA DA ANTROPOMETRIA E APTIDÃO FÍSICA DE GRADUANDOS DO CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA Autor(es) PAMELA ROBERTA GOMES GONELLI Co-Autor(es) CLAYTON MACARIO RAFAEL

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO Nº 02, DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS BOMBEIROS MILITARES COMBATENTES 2015.

CONCURSO PÚBLICO Nº 02, DE ADMISSÃO AO CURSO DE FORMAÇÃO DE PRAÇAS BOMBEIROS MILITARES COMBATENTES 2015. DOE Nº 33.276 DE 22.12.2016. GOVERNO DO ESTADO DO PARÁ SECRETARIA DE ESTADO DE ADMINISTRAÇÃO SECRETARIA DE ESTADO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO PARÁ CONCURSO PÚBLICO

Leia mais

EFEITOS DE DOIS PROTOCOLOS DE TREINAMENTO FÍSICO SOBRE O PESO CORPORAL E A COMPOSIÇÃO CORPORAL DE MULHERES OBESAS

EFEITOS DE DOIS PROTOCOLOS DE TREINAMENTO FÍSICO SOBRE O PESO CORPORAL E A COMPOSIÇÃO CORPORAL DE MULHERES OBESAS A obesidade é uma doença crônica classificada como epidêmica, tendo apresentado importante aumento na sua prevalência nas últimas décadas, em diversos países, em todas as faixas etárias e níveis econômicos

Leia mais

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS E CADASTRO DE RESERVA PARA A PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA EDITAL Nº 002, DE 24/01/2012.

CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS E CADASTRO DE RESERVA PARA A PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA EDITAL Nº 002, DE 24/01/2012. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE CARGOS E CADASTRO DE RESERVA PARA A PREFEITURA MUNICIPAL DE BOA ESPERANÇA EDITAL Nº 002, DE 24/01/2012. ANEXO V CRITÉRIOS PARA O TESTE DE APTIDÃO FÍSICA RETIFICADO EM

Leia mais

COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ SANEPAR EDITAL N.º 03/2005

COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ SANEPAR EDITAL N.º 03/2005 COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ SANEPAR EDITAL N.º 03/2005 O Diretor Presidente da Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar, no uso de suas atribuições, promove nova convocação dos candidatos classificados

Leia mais

INTRODUÇÃO Avaliação Morfofuncional

INTRODUÇÃO Avaliação Morfofuncional INTRODUÇÃO Avaliação Morfofuncional Definição de termos Critérios de autenticidade científica Noções básicas de estatística Ma. Ana Beatriz Moreira de C. Monteiro Definição de Termos Diagnóstico: Primeira

Leia mais

ANEXO V AO EDITAL CBMERJ Nº 001/2015 TESTE DE CAPACIDADE FÍSICA E TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA

ANEXO V AO EDITAL CBMERJ Nº 001/2015 TESTE DE CAPACIDADE FÍSICA E TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA ANEXO V AO EDITAL CBMERJ Nº 001/2015 TESTE DE CAPACIDADE FÍSICA E TESTE DE HABILIDADE ESPECÍFICA Os Teste de Capacidade Física e de Habilidade Específica têm o objetivo de selecionar os candidatos cuja

Leia mais

LAURYANNA QUEIROZ EDUCAÇÃO FÍSICA AVALIAÇÃO BIOMÉTRICA PAZ NA ESCOLA

LAURYANNA QUEIROZ EDUCAÇÃO FÍSICA AVALIAÇÃO BIOMÉTRICA PAZ NA ESCOLA LAURYANNA QUEIROZ EDUCAÇÃO FÍSICA AVALIAÇÃO BIOMÉTRICA PAZ NA ESCOLA Data: 27/02/2019 APRESENTAÇÃO DA AULA: - Conteúdo: Avaliação Biométrica; - Recursos: slides; - Atividades em sala: Exposição e prática;

Leia mais

II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UniEVANGÉLICA Anais do IX Seminário de PBIC Volume Anápolis-Go

II Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UniEVANGÉLICA Anais do IX Seminário de PBIC Volume Anápolis-Go MELHORIA NA CAPACIDADE FUNCIONAL DE IDOSOS APÓS SEREM SUBMETIDAS AO TREINAMENTO RESISTIDO CASTRO, Danilo Leandro Santos de 1 LIMA, William Alves 2 SILVA, Maycon Karllos Napolitano da 3 TEIXEIRA, Cristina

Leia mais

COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ SANEPAR EDITAL N.º 02/2005

COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ SANEPAR EDITAL N.º 02/2005 COMPANHIA DE SANEAMENTO DO PARANÁ SANEPAR EDITAL N.º 02/2005 O Diretor Presidente da Companhia de Saneamento do Paraná - Sanepar, no uso de suas atribuições, convoca os candidatos classificados no Concurso

Leia mais

CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO. pindiceconicidade.exe 19/08/2014

CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO CONSUMO MÁXIMO DE OXIGÊNIO. pindiceconicidade.exe 19/08/2014 CAPACIDADE AERÓBICA pindiceconicidade.exe CAPACIDADE DO ORGANISMO EM SE ADAPTAR A ESFORÇOS FÍSICOS MODERADOS, ENVOLVENDO A PARTICIPAÇÃO DOS GRANDES GRUPOS MUSCULARES, POR PERÍODOS DE TEMPO RELATIVAMENTE

Leia mais

Introdução. avalon 04/02/2016. José Pereira De Mattos Filho

Introdução. avalon 04/02/2016. José Pereira De Mattos Filho Introdução Avalon 2.0.1-06/02/2016 Interpretação dos Percentis Avalon 2.0.1-06/02/2016 Anamnese ANAMNESE Histórico de Atividades Físicas Praticou tênis durante 15 anos, mas está parado há 4 anos. Atividades

Leia mais

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse plano de treinamento seja liberada. 1ª 2ª 3ª 4ª 5ª 6ª 7ª

Leia mais

PREFEITURA MUNICIPAL DE COMODORO MT CONCURSO PÚBLICO N 001/2008 EDITAL Nº 001/2008 ANEXO II TESTE DE APTIDÃO FISICA

PREFEITURA MUNICIPAL DE COMODORO MT CONCURSO PÚBLICO N 001/2008 EDITAL Nº 001/2008 ANEXO II TESTE DE APTIDÃO FISICA ANEXO II Edital n. 001/2008 REGRAS PARA TESTE DE APTIDÃO FÍSICA Farão este teste os candidatos previamente classificados conforme o número de vagas oferecidas, que são: 1. Gari, 2. Servente de Obras, 3.

Leia mais

APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE ESCOLARES: estudo comparativo dos escolares com IMC normal e com excesso de peso de Santa Cruz do Sul-RS

APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE ESCOLARES: estudo comparativo dos escolares com IMC normal e com excesso de peso de Santa Cruz do Sul-RS APTIDÃO FÍSICA RELACIONADA À SAÚDE DE ESCOLARES: estudo comparativo dos escolares com IMC normal e com excesso de peso de Santa Cruz do Sul-RS CHARLES MAURICIO HENKES* PRISCILA Tatiana da SIlva** MIRIAM

Leia mais

TESTE FÍSICO PROTOCOLAR - ÁRBITROS

TESTE FÍSICO PROTOCOLAR - ÁRBITROS TESTE FÍSICO PROTOCOLAR - ÁRBITROS O teste oficial protocolar para árbitros de futebol é dividido em duas partes. A primeira prova é o (RSA, por sua sigla em Inglês), que mede a capacidade do árbitro para

Leia mais

CLASSIFICAÇÃO DO NÍVEL DE FLEXIBILIDADE EM SENHORAS DE 70 A 79 ANOS DE IDADE PARTICIPANTES DO PITI/UNIJUI, 2018.

CLASSIFICAÇÃO DO NÍVEL DE FLEXIBILIDADE EM SENHORAS DE 70 A 79 ANOS DE IDADE PARTICIPANTES DO PITI/UNIJUI, 2018. CLASSIFICAÇÃO DO NÍVEL DE FLEXIBILIDADE EM SENHORAS DE 70 A 79 ANOS DE IDADE PARTICIPANTES DO PITI/UNIJUI, 2018. Michele Santos da Rosa Basso¹ Andreza Ferretti Gelatti² Franciele de Oliveira da Silva³

Leia mais

Maria Silva 25 Dez 1988 Guaratinguetá-SP. Data da Avaliação: 12/02/2018 ANAMNESE

Maria Silva 25 Dez 1988 Guaratinguetá-SP. Data da Avaliação: 12/02/2018 ANAMNESE Maria Silva 25 Dez 1988 mariasilva@email.com.br Guaratinguetá-SP Data da Avaliação: 12/02/2018 ANAMNESE 1.Qual seu objetivo na atividade física? Perda de peso (massa gorda), ganho de massa muscular e melhora

Leia mais

Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis CNPJ: / Telefone: (66)

Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis CNPJ: / Telefone: (66) ANEXO II do Edital N 001/2009 REGRAS PARA O TESTE DE APTIDÃO FÍSICA Farão este teste os candidatos previamente classificados conforme o número de vagas oferecidas, que são: 1. Aux. Geral de Conservação

Leia mais

Avaliação da Aptidão Cardiorrespiratória

Avaliação da Aptidão Cardiorrespiratória Avaliação da Aptidão Cardiorrespiratória Aptidão cardiorrespiratória relacionada à capacidade de realizar um exercício de intensidade média a alta com grandes grupos musculares por longos períodos de tempo.

Leia mais

COLÉGIO MATER DEI MANUAL DE TESTES DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA

COLÉGIO MATER DEI MANUAL DE TESTES DE AVALIAÇÃO EDUCAÇÃO FÍSICA CLÉG ATER DE AUAL DE TESTES DE AVALAÇÃ EDUCAÇÃ FÍSCA 2015 1 SUÁR 1-EDDAS DE CRESCET CRPRAL...03 assa corporal (Peso)...03 Estatura (Altura)...03 Índice de assa Corporal (C)...04 2-TESTES DE APTDÃ FÍSCA

Leia mais

Aptidão Física Relacionada à Saúde de Escolares do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino no Estado do Amazonas.

Aptidão Física Relacionada à Saúde de Escolares do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino no Estado do Amazonas. Aptidão Física Relacionada à Saúde de Escolares do Ensino Médio da Rede Pública de Ensino no Estado do Amazonas. FONSECA, Diego Cavalcante FONSECA, Diego Cavalcante. Aptidão Física Relacionada à Saúde

Leia mais

Palavras chave: Aptidão física, valências físicas e aptidão física escolar.

Palavras chave: Aptidão física, valências físicas e aptidão física escolar. PERFIL FÍSICO E MOTOR DOS ALUNOS DOS SÉTIMOS E OITAVOS ANOS DAS SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO MUNICÍPIO DE GUAÍBA Daniel Franz¹ Jennifer Garske ¹ Patricia Schmiski Vandam¹ Raquel Tamara Cardoso

Leia mais

XIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 21 a 25 de outubro de 2013

XIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 21 a 25 de outubro de 2013 XIII ENCONTRO DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA Universidade de Fortaleza 21 a 25 de outubro de 2013 Consumo máximo de oxigênio estimado por dois testes de campo com estudantes universitários do curso de educação

Leia mais

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse

Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse Antes de iniciar qualquer atividade física, o aluno deverá realizar todos os exames médicos para que a prática da atividade física descrita nesse plano de treinamento seja liberada. PLANO POLÍCIA MILITAR

Leia mais

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE RANCHARIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA OS TESTES DE APTIDÃO FÍSICA PROCESSO:

PREFEITURA DO MUNICÍPIO DE RANCHARIA EDITAL DE CONVOCAÇÃO PARA OS TESTES DE APTIDÃO FÍSICA PROCESSO: De ordem do Excelentíssimo Senhor Prefeito do Município de Rancharia, no uso de suas atribuições, tendo em vista o Processo nº 1000534-84.2015, CONVOCA a candidata ADRIANA APARECIDA DA SILVA para realizar

Leia mais

NÍVEL DE APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS ENTRE 10 E 12 ANOS PARTICIPANTES DO PROJETO SOCIAL GOL DE LETRA CRAQUE DA AMAZÔNIA

NÍVEL DE APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS ENTRE 10 E 12 ANOS PARTICIPANTES DO PROJETO SOCIAL GOL DE LETRA CRAQUE DA AMAZÔNIA Artigo Original NÍVEL DE APTIDÃO FÍSICA DE CRIANÇAS ENTRE 1 E 12 ANOS PARTICIPANTES DO PROJETO SOCIAL GOL DE LETRA CRAQUE DA AMAZÔNIA LEVEL of PHYSICAL FITNESS of CHILDREN BETWEEN 1 and 12 YEARS PARTICIPANTS

Leia mais

1. DA TERCEIRA ETAPA DO CONCURSO: PROVA DE APTIDÃO FÍSICA

1. DA TERCEIRA ETAPA DO CONCURSO: PROVA DE APTIDÃO FÍSICA PREFEITURA MUNICIPAL DE RIO VERDE, ESTADO DE GOIÁS. CONCURSO PÚBLICO PARA PROVIMENTO DE VAGAS DA GUARDA CIVIL MUNICIPAL EDITAL DE NORMAS COMPLEMENTARES DE Nº 002/2018, DE 03 DE MAIO DE 2018 AO EDITAL DE

Leia mais

Testes e protocolos para avaliação física do idoso

Testes e protocolos para avaliação física do idoso Testes e protocolos para avaliação física do idoso A aplicação de testes é importante para avaliar a eficiência dos programas de atividades físicas destinados aos idosos; Devido as suas características

Leia mais

Objetivo da aula. Trabalho celular 01/09/2016 GASTO ENERGÉTICO. Energia e Trabalho Biológico

Objetivo da aula. Trabalho celular 01/09/2016 GASTO ENERGÉTICO. Energia e Trabalho Biológico Escola de Educação Física e Esporte Universidade de São Paulo Bioquímica da Atividade Motora Calorimetria Medida do Gasto Energético No Exercício Físico Objetivo da aula Medida do gasto energético no exercício

Leia mais

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA

PREFEITURA DE JUIZ DE FORA ANEXO II MODELO DE ATESTADO MÉDICO (Em papel timbrado) Declaro, a fim de realizar prova junto ao DEMLURB, que (nome do candidato), identidade/ctps, está em pleno gozo de saúde física para ser submetido

Leia mais

Aptidão física e saúde

Aptidão física e saúde Aptidão física e saúde A aptidão física pode ser interpretada segundo duas perspetivas: aptidão física associada à saúde e aptidão física associada ao rendimento desportivo. Conceitos fundamentais Saúde

Leia mais

Estabelece que cada indivíduo é único, ou seja, não há duas pessoas iguais.

Estabelece que cada indivíduo é único, ou seja, não há duas pessoas iguais. 1 COLÉGIO PEDRO II Campus São Cristóvão II Educação Física 8º ano / Ensino Fundamental Material de Apoio 3º Trimestre Profª Adriana Corrida, Exercício Físico de Saúde Atividade Física x Exercício Físico

Leia mais

INTERAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, COM FLEXIBILIDADE E FLEXÕES ABDOMINAIS EM ALUNOS DO CESUMAR

INTERAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, COM FLEXIBILIDADE E FLEXÕES ABDOMINAIS EM ALUNOS DO CESUMAR Encontro Internacional de Produção Científica Cesumar 23 a 26 de outubro de 07 INTERAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL, COM FLEXIBILIDADE E FLEXÕES ABDOMINAIS EM ALUNOS DO CESUMAR Alceste Ramos Régio

Leia mais

Autor(es) GUSTAVO BROLIO MARQUES REZENDE. Orientador(es) ÍDICO LUIZ PELLEGRINOTTI. Apoio Financeiro PIBIC/CNPQ. 1. Introdução

Autor(es) GUSTAVO BROLIO MARQUES REZENDE. Orientador(es) ÍDICO LUIZ PELLEGRINOTTI. Apoio Financeiro PIBIC/CNPQ. 1. Introdução 17º Congresso de Iniciação Científica DIAGNÓSTICO DAS CARACTERÍSTICAS ANTROPOMÉTRICAS E NEUROMUSCULARES DE ADOLESCENTES DE 11 A 13 ANOS PARTICIPANTES DE AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESPORTIVA Autor(es) GUSTAVO

Leia mais

1ª OLIMPÍADA ESCOLAR CTPM/UBERLÂNDIA

1ª OLIMPÍADA ESCOLAR CTPM/UBERLÂNDIA NONA REGIÃO DE POLÍCIA MILITAR COLÉGIO TIRADENTES DA POLÍCIA MILITAR DE MINAS GERAIS/UBERLÂNDIA 1ª OLIMPÍADA ESCOLAR CTPM/UBERLÂNDIA - 2016 - PROJETO 1. Tema: 1ª OLIMPÍADA ESCOLAR DO CTPM/UBERLÂNDIA 2016.

Leia mais

Por que devemos avaliar a força muscular?

Por que devemos avaliar a força muscular? Por que devemos avaliar a força muscular? Desequilíbrio Muscular; Déficit de força; Prescrição do Treinamento; Avaliação do treinamento. Prof. Alexandre C. Rocha Métodos Direto Indireto Vantagens X Desvantagens

Leia mais

PERFIL CINEANTROPOMÉTRICO EM CRIANÇAS DO PROJETO ATLETA DO FUTURO DO SESI DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP

PERFIL CINEANTROPOMÉTRICO EM CRIANÇAS DO PROJETO ATLETA DO FUTURO DO SESI DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP CINEANTROPOMETRIA EM CRIANÇAS PRATICANTES DE ESPORTES 6 PERFIL CINEANTROPOMÉTRICO EM CRIANÇAS DO PROJETO ATLETA DO FUTURO DO SESI DE PRESIDENTE PRUDENTE-SP Leandro Alves da Cunha 1,3,4, Carlos Augusto

Leia mais

ANEXO 4. Teste Levantar e sentar na cadeira. Objectivo: Avaliar a força/resistência dos membros inferiores.

ANEXO 4. Teste Levantar e sentar na cadeira. Objectivo: Avaliar a força/resistência dos membros inferiores. ANEXO 4 Bateria de testes a partir do LifeSpan Project A Physical Assessment Study Benefiting Older Adults (Jones & Rikly, California State University, Fullerton, 1998). Teste Levantar e sentar na cadeira

Leia mais

Aptidão Física, Saúde e Esporte

Aptidão Física, Saúde e Esporte Unidade 2 Seção 2 Aptidão Física, Saúde e Esporte istock 1 Webaula 2 Aptidão Física para a Saúde Nesta webaula vamos falar especificamente sobre a Força e Resistência Muscular. A Força Muscular é a quantidade

Leia mais

Como evitar os riscos e aumentar os benefícios??

Como evitar os riscos e aumentar os benefícios?? Como evitar os riscos e aumentar os benefícios?? RISCOS BENEFÍCIOS RISCO DE MORTE POR DOENÇAS 100 % CARDIOVASCULARES 80 Diminuição de 34% 66% 60 40 20 0 AGITA São Paulo Sedentário Pouco Ativo Ativo Muito

Leia mais

IMPACTO DO IMC SOBRE O DESEMPENHO MOTOR EM ATIVIDADES COM PREDOMINÂNCIA AERÓBIA DE MULHERES ACIMA DE 40 ANOS

IMPACTO DO IMC SOBRE O DESEMPENHO MOTOR EM ATIVIDADES COM PREDOMINÂNCIA AERÓBIA DE MULHERES ACIMA DE 40 ANOS IMPACTO DO IMC SOBRE O DESEMPENHO MOTOR EM ATIVIDADES COM PREDOMINÂNCIA AERÓBIA DE MULHERES ACIMA DE 40 ANOS Ewerton Gassi 1 Gilberto R. A. Silva 2 Vicente P. B. Dalla Déa 2 Poliana Rizzotto de Carvalho

Leia mais

VO 2MÁX de judocas estimado pelo Teste de Cooper nas faixas marrons e pretas do Distrito Federal.

VO 2MÁX de judocas estimado pelo Teste de Cooper nas faixas marrons e pretas do Distrito Federal. VO 2MÁX de judocas estimado pelo Teste de Cooper nas faixas marrons e pretas do Distrito Federal. Resumo *Israel de Paiva Arbués Carneiro **Rafael André de Araújo ***Francisco José Andriotti Prada O judô

Leia mais

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES-BA CNPJ Nº / PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/2017 CRESCER CONSULTORIAS

ESTADO DA BAHIA PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES-BA CNPJ Nº / PROCESSO SELETIVO EDITAL Nº 01/2017 CRESCER CONSULTORIAS ANEXO VII TESTE DE APTIDÃO FÍSICA PARA O CARGO DE GUARDA MUNICIPAL PROCEDIMENTOS PARA REALIZAÇÃO DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA (SOMENTE PARA O CARGO DE GUARDA MUNICIPAL) VIII. DO TESTE DE APTIDÃO FÍSICA PARA

Leia mais