UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE"

Transcrição

1 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO A VEZ DO MESTRE GEOPROCESSAMENTO Por: Mônica Figueira Marques Orientador Prof. André Rio de Janeiro 2004

2 UNIVERSIDADE CANDIDO MENDES PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU PROJETO VEZ DO MESTRE GEOPROCESSAMENTO OBJETIVOS: Integração de praticamente todos os departamentos da prefeitura e autarquias num ambiente de processos de dados comum, de acesso muito fácil e extremamente apropriadas a seu uso específico.

3 AGRADECIMENTOS A Deus, por me conceber saúde e persistência. Ao SAAE/VR, que me deu esta oportunidade e a colaboração do Sr.Evandro Luiz Silva, supervisor de Geoprocessamento.

4 DEDICATÓRIA A minha filha, que é a razão da minha vida. A minha família, que me educou, me amou e me mostrou os princípios da vida. Ao grande amigo, Sr. José Marcio Campos, Secretário de Administração Pública, que me deu a oportunidade de uma vida melhor.

5 MOTIVAÇÃO Prefeituras e autarquias buscam modernidade, e devido às diversas áreas de atuação, o geoprocessamento é a tecnologia adequada pois requer sofisticadas soluções, bem como, na captura, gerenciamento, análise e integração de dados; cruzamento de informações entre banco de dados alfanuméricos e mapas; roteamento e atualização de dados via web; disponibilização de projetos e visualização 3d em tempo real; analisa e recupera informações, permitindo consultas e gerando mapas temáticos. Podendo atuar no município, diretamente, como: no retorno político da automação municipal; no cenário atual; na automação municipal inteligente ; no geoprocessamento municipal; no planejamento; no cadastro técnico municipal e tributação; no meio-ambiente; no trânsito; nas obras; na educação; na saúde; em água e saneamento; em emergências; no turismo; na cultura e informações ao público. Tudo isto num ambiente agradável, dinâmico, confiável e interativo.

6 METODOLOGIA O RETORNO POLÍTICO DA AUTOMAÇÃO MUNICIPAL Milhões de dólares são anualmente investidos pelas administrações públicas municipais na compra e manutenção de sistemas e computadores, cujos benefícios nem sempre são usufruídos por completo. Muitas vezes, estes novos sistemas têm pouca ou nenhuma integração com aqueles já existentes e acabam criando as chamadas ilhas tecnológicas. Muitos destes casos ficam sem solução, por alguns dos seguintes motivos: Inexistência de solução Limitação técnica dos funcionários da prefeitura Por políticas de relacionamento interdepartamental Falta de compromisso dos fornecedores Mudança de gestão administrativa Quaisquer que sejam os motivos, muitas vezes não se atinge uma boa operacionalidade na gestão municipal e, conseqüentemente, acaba-se conseguindo um baixo nível de retorno político pelos investimentos realizados,e isto implica em falhas na projeção política local e regional que os governantes poderiam obter.

7 O CENÁRIO ATUAL O barateamento dos microcomputadores e a proliferação de empresas de informática têm permitido às prefeituras melhorar os seus serviços e padrões de rentabilidade.entretanto, simultaneamente possibilitam a criação das ilhas tecnológicas. Existem muitas cidades no Brasil que falharam ao investir em tecnologia, mas vários são os casos de sucesso.aquelas que tiveram melhor retorno procuravam resolver os problemas de forma localizada e específica, tendo em mente, porém, que os sistemas assim gerados deveriam convergir para uma integração completa, sem remendos ou adaptações. Os mais bem sucedidos criaram um Plano Diretor de informática robusto e com os pés no chão, deixando de lado o excesso de sofisticação e considerando aquilo que é comum a todas as áreas de atenção da prefeitura: o local onde se encontra o cidadão e quais as condições ao seu redor. Em outras palavras, informatização com o mapa (social, político, econômico etc...) na mão. A A AUTOMAÇÃO MUNICIPAL INTELIGENTE O mapa na mão corresponde se trabalhar para o município com a compreensão de suas características locais geográficas, e a influência que elas exercem na administração como um todo.

8 Todavia, carregar um mapa em papel por todo o tempo, ou tê-lo fixada na parede nem sempre é algo possível à maioria das pessoas, principalmente àquelas envolvidas no processo decisório da prefeitura. Entretanto, se forem bem aproveitados a maior disponibilidade de microcomputadores e os avanços conseguidos no setor de informática, será possível disponibilizar informações com posicionamento geográfico para qualquer funcionário ou mesmo ao cidadão, sobre os mais diversos assuntos tais como impostos, zoneamento urbano, pontos de ônibus, contas de água etc. É nesse princípio que se fundamenta o geoprocessamento ou os chamados sistemas de informações geográficas, a mais atual concepção da automação municipal inteligente. O GEOPROCESSAMENTO MUNICIPAL As experiências mais avançadas de geoprocessamento municipal mostram caminhos praticamente irrestritos para sua utilização, com acesso de cidadãos por Internet, operação conjunta com empresas de eletricidade e telecomunicações, controle dinâmico de trânsito, e atendimento de emergências integrando Polícia Militar, Bombeiros, ambulâncias e o Departamento de trânsito. No Brasil existem cidades utilizando-o para diversos setores, destacando-se o cadastro técnico municipal e tributação, planejamento, saúde e educação, e trânsito. Já existem também utilizações para acesso público através de quiosques eletrônicos e Internet.

9 O aspecto mais importante é que tais sistemas permitem a integração de praticamente todos os departamentos da prefeitura num ambiente de processamento de dados comum, de acesso muito fácil, e extremamente apropriado para seu uso específico. As áreas de maior potencial de utilização são as seguintes: Planejamento Cadastro Técnico Municipal e Tributação Meio-Ambiente Trânsito Obras Educação Saúde Águas e Saneamento Emergências Turismo e Cultura Informações ao público

10 PLANEJAMENTO O geoprocessamento pode revolucionar o Planejamento Municipal. Tais ferramentas possibilitam fazer o cruzamento de informações de naturezas diversas (dados sócioeconômicos, vetores de expansão etc.) de forma rápida e exata, apresentando os resultados de maneira elegante e inteligível, através de áreas coloridas nos mapas a gráficos estatísticos, e tudo sobre a base geográfica do município.como exemplos significativos podem ser destacados os seguintes: Geração de mapas temáticos (dados sócio-econômicopolíticos) Identificação de zonas geradoras de demanda (escola, postos de saúde, guarda municipal, pontos,de ônibus, áreas públicas de lazer) Identificação de zonas de influência eleitoral Localização de terrenos públicos em zonas de interesse (envolvendo distâncias, zonas de ocupação etc.) Avaliação de cenários de crescimento Definição de zonas de expansão Reposicionamento de entidades municipais (escolas, postos de saúde etc.) em função de demanda

11 CADASTRO TÉCNICO MUNICIPAL E TRIBUTAÇÃO Através das capacidades de mapeamento gráfico, os sistemas de geoprocessamento permitem ao município manter um arquivo de propriedades, incluindo limites de lotes e áreas construídas, com elevada precisão e fácil visualização. Complementarmente, a atualização destes mapas pode ser feita através de novos vôos sobre as áreas de interesse, ou através de imagens de satélites. Assim, o cadastro computadorizado pode ser confrontado com o cadastro legal, facilitando cálculos e ajustes de obrigações tributárias, permitindo também um melhor controle da arrecadação. Podem ser destacados os seguintes aspectos: Criação e manutenção de cadastro técnico gráfico computadorizado, de fácil manutenção Rápida e precisa identificação de área total de terreno e área construída Cálculo de iptu x iss para regularização da classificação de uso de imóveis Controle de contribuinte e de arrecadação Apuração e cobrança de dívida ativa Reclassificação zonal de nível tributário

12 MEIO-AMBIENTE O geoprocessamento permite a preparação de mapas digitais de recursos ambientais, nos mesmos moldes da geração dos mapas temáticos (Planejamento) e do cadastro técnico. Através deles os municípios podem ter um melhor controle das ações com impactos no meio-ambiente, assegurando uma melhor qualidade de vida ao cidadão. Dentre as mais típicas aplicações, podem ser destacadas as seguintes: Mapeamento de zonas de mananciais Mapeamento de reservas naturais Avaliação de rimas Avaliação de impactos existentes e futuros Avaliação de desastres ecológicos Cálculos para arbitração de multas e penalidades TRÂNSITO A administração de trânsito em uma cidade depende, em boa extensão, de dados e avaliações estatísticos sobre o mesmo, notadamente com referências geográficas. Muitas vezes, simples ações em determinados pontos (e.g. mudanças de tempos de semáforos, mudanças de sentidos de fluxo) acarretam profundas alterações no comportamento do trânsito, as quais podem ser previstas através do geoprocessamento.

13 Dentre os principais benefícios obtidos, podem ser destacados os seguintes: Geração de mapas viários do município (malha viária, mão de direção, tipo de pavimento etc.) Geração de mapas de sinalização (horizontal e vertical) Planejamento de manutenção de sinalização e de pavimentação Criação de banco de dados geo-referenciado de acidentes e multas Geração de estatísticas geo-referenciado de acidentes,de multas e de volume de trânsito Planejamento de localização de pontos de ônibus e táxis Estudos de roteamento de linhas de ônibus OBRAS As obras de uma administração municipal normalmente têm grande efeito sobre o trânsito, principalmente se não forem realizadas análises de impacto no fluxo de veículos, bem como as alternativas contingenciais para os usuários do sistema viário da região afetada. O geoprocessamento constituiu uma ferramenta indispensável neste aspecto, permitindo melhorar a transparência no desenvolvimento destes serviços, bem como intercedendo nos seguintes aspectos:

14 Identificação geográfica de localidades de obras (de porte variado) Roteamento otimizado de percurso de veículos para reparos de pavimentação Criação de banco de dados geo-referenciado de ocorrências de obras (de porte variado) Geração de estatísticas geo-referenciadas de obras e consumo de materiais Acompanhamento de obras com registro de medições Planejamento de obra com base em análises espaciais da região afetada EDUCAÇÃO O setor de educação, no âmbito da administração municipal, também pode usufruir o potencial do geoprocessamento em vários aspectos. Através do uso de mapas digitais é possível cadastrar e localizar escolas e centros de aprendizado, bem como manter um banco de dados de infraestrutura, colaboradores e alunos para posterior análises estatísticas geo-referenciadas. Dentre as típicas aplicações pode-se destacar as seguintes: Identificação de regiões atendidas por escolas Identificação de infra-estrutura para acesso às escolas (linhas de ônibus, trens etc.)

15 Influência no planejamento municipal para viabilização do acesso às escolas Planejamento de localização de novas escolas Aplicação de critérios geográficos para aceitação de matrículas escolares Estatísticas geo-espaciais de aproveitamento escolar (notas, freqüências etc.) SAÚDE O planejamento de investimentos no setor de saúde de município é de suma importância para seu apropriado desenvolvimento, contribuindo diretamente para o aumento da qualidade de vida nele existente. Através dos sistemas de informações geográficas,o direcionamento de esforços pode ser otimizado e melhor integrado com iniciativas estaduais e federais, principalmente pelos seguintes aspectos: Elaboração de mapa digital das condições de saneamento básico, através do cruzamento de informações sobre córregos abertos, vias não asfaltadas, disponibilidade de redes de água tratada e esgoto etc. Identificação e localização de hospitais e postos de saúde de acordo com as zonas de saneamento básicas anteriormente determinadas. Mapeamento histórico de campanhas de vacinação e de doenças, com referencia geo-espacial

16 Planejamento de ações locais para campanhas de vacinação Planejamento de ações locais para controle de doenças (prevenção e correção) Geração de estatísticas sobre saúde (localidades criticas, problemas mais comuns, etc). ÁGUA E SANEAMENTO Os DAEs (Departamento de Água e Esgoto), ou outra denominação assemelhada, usualmente autarquias municipais, vêm fazendo uso de geoprocessamento para melhorar a qualidade de seus serviços à população. Através de um cadastro geográfico digital, estas entidades podem não apenas identificar e localizar os perfis de consumo desejados mas, também, visualizar as redes de distribuição e coleta para planejamento de manutenção, expansão, novas ligações e tarifamento. As mais típicas funcionalidades do SIG em tais empresas são as seguintes: Desenvolvimento do cadastro técnico de consumidores, de maneira consistente ao cadastro técnico municipal (lotes, edificações etc.), alimentando informações tais como nome, endereço completo, histórico de consumo, histórico de pagamentos, dentre outras. Desenvolvimento de cadastro técnico das redes de água, esgoto (domestico e industrial) e águas pluviais Previsão de manutenção e substituição de redes

17 Operação de rede, com estudos de manobras (fechamento de válvulas para drenagem de pontos específicos) Dimensionamento e projeto de redes (fluxos, diâmetros, listas de materiais, quantitativos etc.) Roteamento e despacho de viaturas por satélite, para atendimento de emergências Localização de viaturas por satélite, com registro de histórico de movimentação EMERGÊNCIAS Por mais estratificado que esteja o vínculo de atendimento de emergências dentre os níveis federal, estadual e municipal, o geoprocessamento tem se revelado como uma insubstituível ferramenta na identificação, despacho e finalização de emergências, quaisquer que sejam elas. Com ele, o município passa a oferecer vários serviços desde o atendimento telefônico, passando pelo despacho de viaturas, até mesmo ao acompanhamento de investigação. As principais características são: Atendimento ao cidadão através de centrais únicas ( disque-emergência ) Identificação da natureza das chamadas (policiar militar, guarda municipal, bombeiros, saúde, médicolegal, investigação) e encaminhamento para despacho de viatura Despacho integrado das várias forças de emergência, visando a uma maior eficácia no empenho destes recursos

18 Disponibilização de informações estratégicas para atendimento de emergências (plantas de indústrias químicas, de bancos, organização de equipes integradas de atuação etc.) Monitoramento por satélite do posicionamento das emergências e das viaturas, permitindo um comando mais eficiente e integrado à necessidade da população. Geração de relatórios de controle da eficácia do atendimento policial Geração de estatísticas para ações preventivas TURISMO E CULTURA A evolução constante da informática vem cada vez mais apoiar o desenvolvimento das atividades turísticas de um município. O turismo depende de informações sobre a região, e disponibiliza-las de maneira simples e rápida é fundamental para seu sucesso. O município que possibilitar aos interessados conhecer o mapa da cidade com as principais atrações (hotéis, restaurantes, atrações, comercio etc.) estará alavancando muito a presença de visitantes em seu espaço, trazendo movimento e incentivando os negócios locais (e regionais). O turismo municipal pode ser apoiado pelo geoprocessamento das seguintes maneiras: Mapeamento da malha viária principal e dos principais pontos turísticos de interesse

19 Indicação das rotas de acesso aos pontos turísticos Mapeamento de pontos de apoio (bares, restaurantes, hotéis, transporte etc.) Criação de pagina internet com todos os dados acima, separados por temas Inclusão na pagina internet da historia do município, mantendo um registro rico e atualizado das origens e desdobramentos de sua evolução INFORMAÇOES AO PÚBLICO É cada vez maior a presença do microcomputador nos lares brasileiros, sendo a internet uma ferramenta mais e mais utilizada na busca por informações e na comunicação global. O geoprocessamento, nos dias de hoje, já disponibiliza recursos para a criação de paginas internet com conteúdo geográfico, permitindo aos interessados identificar um local especifico (por endereço, referencia etc.) e obter as informações desejadas (consumo de água, horário de funcionamento etc.). dentre as possíveis alternativas, podem ser disponibilizados os seguintes tipos de dados: Listagem de empresas, hospitais, escolas, pontos turísticos (com dados cadastrais) Histórico de consumos (água, luz, telefone) por endereço Solicitação de 2as. vias de contas por endereço

20 Visualização de rotas de ônibus e pontos de táxi Consultas ao cadastro técnico Canal de contato com as varias secretarias do município RECURSOS MÍNIMOS NECESSÁRIOS (PC E WINDOWS) A informática já foi considerada como um território sagrado, onde apenas poucos tinham acesso e fluência para com ele conviver. Hoje tal cenário não mais existe, e o computador é entendido como uma valiosa ferramenta a todos, indistintamente, de executivos a professores, de alunos a donas-de-casa. Em paralelo, o geoprocessamento se populariza cada vez mais, demonstrando àqueles que nele investem que o retorno é seguro e rápido, trazendo dividendos políticos dentro da própria gestão que o inicia. Assim, não seria justo, para o bem geral dos administradores municipais e dos cidadãos, que estes dois universos, a informática e o geoprocessamento, não coexistissem no mesmo ambiente, debaixo do mesmo teto. E é exatamente assim que tudo se passa, pois hoje bastam PCs para acionar os SIG, que trazem mapas digitais carregados de informações das mais larga utilização. O ambiente de trabalho típico atualmente é o conhecido microcomputador pessoal ou PC (processadores Intel, família Pentium), equipado com os sistemas operacional padrão windows (sistemas Microsoft, família windows). Hoje, nos mais diversos ambientes de trabalho, inclusive e,

21 prefeituras, já se encontram inúmeros funcionários experientes nestas ferramentas, minimizando muito os custos de aprendizado e reciclagem de profissionais. É a informática e o geoprocessamento à disposição da administração municipal, em toda sua grandeza.

22 SUMÁRIO MOTIVAÇÃO 5 METODOLOGIA 6 O RETORNO POLÍTICO DA AUTOMAÇÃO MUNICIPAL 6 INTRODUÇÃO 23 CONCEITO DE GEOPROCESSAMENTO 23 GEOPROCESSAMENTO 24 GIS 24 LEVANTAMENTO AEROFOTOGRAMÉTRICO 25 COBERTURA AEROFOTOGRAMÉTRICA 26 ORTOFOTO 27 CAPÍTULO I 28 BENEFÍCIOS DO GEOPROCESSAMENTO 28 ANTES DO USO DO GEOPROCESSAMENTO 29 CAPÍTULO II 30 O PROJETO 30 PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO 31 CAPÍTULO III 36 CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE AEROFOTOGRAMETRIA 36 SEGUNDA ETAPA DO PROJETO 38 CAPÍTULO IV 49 CADASTRAMENTO DE REDES INTELIGENTES 49 CAPÍTULO V 56 PROJETO RECADASTRAMENTO VIA SATÉLITE 56 HISTÓRICO 64

23 INTRODUÇÃO CONCEITO DE GEOPROCESSAMENTO

24 GEOPROCESSAMENTO Geoprocessamento é o conjunto de técnicas computacionais relacionadas com a coleta, armazenamento e tratamento de informações espaciais ou georeferenciadas, para serem utilizadas em sistemas específicos a cada aplicação que, de alguma forma, se utiliza o espaço físico geográfico. O SAAE/VR utiliza o sistema GIS. Informações georeferenciadas têm como característica principal à localização, ou seja, estão ligadas a uma posição específica do globo terrestre por meio de suas coordenadas. GIS (Geographic Information Systems) A tecnologia GIS se utiliza um sistema composto por softwares e hardwares, que estão submetidos a uma organização de pessoas interligadas para um mesmo fim, que se utilizam dados georeferenciados visando à possibilidade de planejar e monitorar questões ligadas ao espaço físico geográfico, através dos produtos gerados pelo sistema, que são arquivos digitais contendo mapas, gráficos, tabelas e relatórios convencionais. Sistema GIS É um sistema computacional composto de softwares e hardwares, que permite a integração entre bancos de dados alfanuméricos (tabelas) e gráficos (mapas), para o processamento, análise e saída de dados georeferenciados.

25 Os produtos criados são arquivos digitais contendo mapas, gráficos, tabelas e relatórios convencionais. Etapas para Implantação de uma Base Digital: Levantamento aerofotogramétrico Ortofotos cartas plani-altimétricas digitais Restituição dos elementos cartográficos Geração dos produtos finais LEVANTAMENTO AEROFOTOGRAMÉTRICO (Figura 2) (Figura 1)

26 Cobertura Aerofotogramétrica Consiste em geração de imagens aéreas obtidas a partir de um avião devidamente equipado, voando em faixas paralelas chamadas de faixas de vôo. o planejamento do vôo garante que haja sobreposição de fotografias para cobertura da área estudada. Para tornar a foto tirada através do aerolevantamento uma ortofoto, é preciso que antes se façam as correções necessárias, a partir de determinados parâmetros, obtidos através da aerotriangulação. O processo de aerotriangulação consiste na marcação dos pontos em campo por GPS, para conferir coordenadas e fazer a correlação da imagem com o terreno fotografado. Usualmente é feita a determinação de um a três pontos de apoio por modelo fotográfico. As imagens são posteriormente digitalizadas, uma a uma, por um scanner específico. Já digitalizadas, as imagens passam para o processo de estereoscopia, que consiste na reprodução tridimensional através da sobreposição de duas imagens. São então restituídas às curvas de nível e interpoladas as coordenadas X,Y,Z, gerando uma malha regular e um modelo tridimensional.

27 Ortofotos - Cartas Digitais (Figura 3) ORTOFOTO O Que é uma Ortofoto? É a foto corrigida de todas as deformações presentes na fotografia aérea, decorrentes da projeção cônica da fotografia que dá à foto um aspecto distorcido, como se a imagem tivesse sido arrastada do centro para as bordas da foto e das variações do relevo, que resultam em variação na escala dos objetos fotografados. A ortofoto equivale geometricamente ao mapa de traço, todos os pontos se apresentam na mesma escala, podendo seus elementos ser medidos e vetorizados com precisão. É possível medir distâncias, posições, ângulos e áreas,como num mapa qualquer.

28 CAPÍTULO I BENEFÍCIOS DO GEOPROCESSAMENTO

29 ANTES DO USO DO GEOPROCESSAMENTO Sem o uso do geoprocessamento para a confecção dos mapas, era preciso fazer levantamento em campo, desenhando croquis sem equipamentos apropriados, gerando assim erros cartográficos, dificultando posicionar este novo dado na planta (o mapa do município). Para cadastrar registros, poços de visita, redes de água e esgoto, o profissional levava um croqui do local onde seria feito o cadastro, estes eram amarrados utilizando um sistema de triangulação, tomando como referência, geralmente postes, e tudo seria medido com uma trena, para saber ao certo onde estariam localizados. Informações se perdiam, conforme alguma alteração de algum destes pontos, caso um ou mais postes fossem removidos. Os cadastros encontravam-se em péssimo estado de conservação, em função de seus mais de vinte anos de manuseio, podendo correr o risco de perder informações importantes para manutenção de nosso sistema de abastecimento. Outro aspecto desfavorável, era que as informações de campo não eram passadas para as plantas, para que as mesmas ficassem atualizadas, com isto, informações preciosas de cadastramento de nossas redes ficavam somente no poder dos coordenadores. Mapas, desenhos de arquitetura e projetos de redes, são armazenados em grandes mapotecas.

30 CAPÍTULO II O PROJETO

31 PRIMEIRA ETAPA DO PROJETO O SAAE/VR iniciou a implantação do seu projeto de GIS em 1999, a princípio pensou-se em se escanerizar as plantas do cadastro técnico comercial e em uma segunda etapa as plantas dos levantamentos altimétricos já existentes. Após escanerizados todos os mapas do cadastro técnico e também todas as outras plantas que se encontravam arquivados utilizando para isso equipamento adquirido pelo próprio SAAE, demos início ao processo de vetorização dos mesmos, adotamos como projeto piloto o bairro Santa Cruz. Concluída a vetorização dos mapas planimétricos e altimétricos deste local, e também a georeferenciação dos mesmos. 1. Softwares Utilizados Scansmith Scan Escanerização dos mapas para vetorização I/Geovec (Intergraph) Captura e converção de dados rasters binários para vetorização semi-automática traçando em formato.dgn

32 I/Rasb (Intergraph) Desenho, criação, edição e manipulação de imagens rasters MGE (Intergraph) Criação e gerenciamento de projetos de sistemas de informação geográfica Criação e gerenciamento de projetos de sistemas de informação geográfica MicroStation (Bentley) Desenho,criação,edição e manipulação de imagens digitais 2d e 3d MicroStation Geographics (Bentley) Criação e gerenciamento de projetos de sistemas de informação geográfica 2. Projeto 2.1. Verificação da base cadastral A verificação da base cadastral consiste em analisar a qualidade dos mapas planimétricos e altimétricos existentes, para utilização dos mesmos como ponto de partida do projeto.o ideal é que toda a base esteja em uma mesma escala e em papéis de boa qualidade para que não se perca informações no escaneamento.

33 2.2. Captura da imagem raster: Através do software SCANSMITH PREDTOR, o raster poderá ser editado, caso necessário.(figura 3) 2.3. Definição da forma de implementação Escanerização dos mapas: O scaner é um dispositivo óptico que produz uma imagem eletrônica, esta imagem chama de raster. (Figura 4) Digitalização ou Vetorização : O I/RASB é um software de edição raster que fornece todas as ferramentas necessárias para importar dados raster a partir do scanner, além de permitir editar, desenhar e criar novos dados raster, trabalha no mesmo ambiente de tela do MicroStation. Usamos o raster como base cadastral e traçamos as linhas (line) para desenhar o novo mapa, agora em arquivo digital.

34 Georeferenciamento : Depois de vetorizado, georeferenciamos o mapa, com o processo que chamamos de warp. Informamos no mínimo quatro coordenadas X,Y. Informações georeferenciadas têm como característica principal à localização, ou seja, estão ligadas a uma posição específica do globo terrestre por meio de suas coordenadas X,Y,Z Georeferenciamento e vetorização da imagem raster: Através do software MicroStation, o raster será georefernciado, e começará a vetorização, ou seja, o raster será a base para a cartográfica digital. (Figura 5)

35 Conclusão : Verificamos que na sobreposição dos mapas não havia uma coincidência de localização, sendo que o erro encontrado foi muito além do tolerável, nos levando a segunda etapa do projeto a contratação de uma empresa de aerofotogrametria.

36 CAPÍTULO III CONTRATAÇÃO DE UMA EMPRESA DE AEROFOTOGRAMETRIA

37 SEGUNDA ETAPA DO PROJETO Seguindo análises próprias e consultas a alguns órgãos públicos que já trabalhavam com geoprocessamento, chegamos à conclusão de que a melhor solução para termos o mapeamento do município com dados confiáveis seria a contratação de um levantamento aerofotogramétrico, com restituição digital e geração de ortofotos. Foi Contratada uma empresa de aerofotogrametria para levantamento planialtimétrico de todo o município de Volta Redonda, cobrindo também parte dos municípios de Barra do Piraí e Barra Mansa, onde há abastecimento de água por parte do SAAE/VR, totalizando uma área de 200 Km², foi gerado a base cartográfica em meio digital, usando aparelhos que visualizam em 3D, não havendo mais erros cartográficos e novos levantamentos poderão ser locados através de coordenadas X, Y e Z e ou usando o GPS. Após 12 meses, recebemos todo o material devidamente restituído em meio digital, enquanto aguardávamos a conclusão dos trabalhos, fizemos algumas visitas e consultas a empresas que utilizam esta solução. Adquirimos também equipamentos e softwares necessários, assim como o treinamento, para obtermos um melhor conhecimento nesta área. 1. Softwares Utilizados 1.1. MicroStation (Bentley) Desenho, criação, edição e manipulação de imagens digitais 2d e 3d 1.2. MicroStation Geographics (Bentley)

38 Criação e gerenciamento de projetos de sistemas de informação geográfica 1.3. Geomedia (Intergraph) Ferramenta para visualização e análises de informações geográficas 2. O Projeto 2.1. Definição das informações que serão utilizadas pelo GIS nas análises Criação de um banco de dados 2.2. Ligação com banco de dados Link das informações cadastrais com o banco de dados 2.3. Restituição de elementos cartográficos

39 2.3.1 Restituição de meio-fio (Figura 6) Restituição de mata (Figura 7)

40 2.3.3 Restituição de quadra (Figura 8) Restituição de edificação (Figura 9)

41 2.3.5 Restituição de curva de nível a cada 5 metros (Figura 10) Restituição de curva de nível a cada 1 metro (Figura 11)

42 MÉDIA DE CONSUMO (m³) 0 A A A A A A A A A 90 > 91 (Figura 24)

43 CAPÍTULO IV CADASTRAMENTO DE REDES INTELIGENTES

44 IMPLANTAÇÃO DE REDES INTELIGENTES O GeoMedia PublicWorks é um produto destinado às empresas de serviços públicos que requerem sofisticadas soluções GIS para construção, análise e manutenção da sua infraestrutura de rede. Baseado na poderosa tecnologia GeoMedia PublicWorks disponibiliza as ferramentas que você precisa para gerenciar, de maneira eficiente, suas redes de infraestrutura. O GeoMedia PublicWorks permite atingir metas críticas como diminuição do tempo de resposta, uso efetivo de pessoal, distribuição de acesso de dados a todos que necessitam, eliminação de esforços redundantes, e o mais importante, a satisfação de seus clientes. Com a tecnologia GeoMedia, os departamentos de sua empresa podem controlar seus próprios dados ao mesmo tempo em que os disponibilizam às outras áreas. Utilizando uma estrutura aberta, o GeoMedia permite a utilização de toda a informação disponível. O modelo de funcionalidade avançada do PublicWorks permite criar componentes e funcionalidades com inteligência embutida que o ajudam a relacionar-se com outras funcionalidades. Você pode definir associações de funcionalidades e operações para auxiliar na prevenção de erros dos operadores. Por exemplo, limitar os tipos de encaixes que podem ser feitos entre as peças que compõem sua rede.

45 Assim sendo, as ferramentas de edição permitirão somente a escolha das opções apropriadas. Utilizando a ferramenta de avaliação de rede é possível localizar áreas na rede onde as regras pré-definida as foram violadas. O sistema irá alertá-lo caso tenha cometido algum equívoco, como por exemplo, se tiver estabelecido que um TE deve estar conectado a três tubos, e na hora do cadastro o mesmo ter sido conectado a apenas dois. Ferramenta de rastreamento, Trace, possibilitarão a localização dos trechos que serão atingidos pelo fechamento ou abertura de uma válvula, ou permitirão que analisemos se as conexões feitas durante o cadastro estão de acordo com o que esperamos. No GeoMedia PublicWorks, além de termos as tabelas relacionadas as features (feições), do nosso modelo, temos também as tabelas referente à conectividade entre as features e as tabelas de Metadados do PublicWorks, ou seja, tabelas onde serão armazenadas informações sobre as regras de conexão, regras de associação, regras de validação, Trace, etc. WORKSHOP Como implantar uma rede inteligente no GeoMedia Publicworks? 1. Definição de todas as features da rede

46 2. Definição de cada um dos atributos de uma feature (nome do atributo, tipo do campo, lista de opção, valor default) 3. Definição das peças que poderão ser conectadas em nosso modelo de rede 4. Definição de como as peças que possuem conectividade se concentrarão 5. Definição dos símbolos que serão usados pelas features de modelo 6. Criação de todas as features e seis respectivos atributos dentro do modelo Padrão do GeoMedia SFM (Standard Feature Model) 7. Conversão do modelo SFM para o AFM (Advanced Feature Model) 8. Criação das tabelas de conexão entre as Features no _MetadataWarehouse 9. Criação das Features Classes de Conexão 10. Criação das Features Operations (Associate, Disassociate, Preperties, SNAP, Insert Node) 11. Criação das Association Role (Feature Operations e Rule Classes) 12. Criação das Picklists no Banco de Dados (_MetadataWarehouse)

47 13. Criação das Picklists com os atributos das Feature Classes 14. Criação da Simbologia 1. Produto Final 1.1. Cadastro de rede de água 304 DN 300 F F m (Figura 25) 09

48 Relatório (Figura 26) 1.3. Cadastro de rede de esgoto RUA SANTA MONICA A SANTA BARBARA DN 150 MB A DN 150 MB 68 2-A 7 97 DN 150 MB B B (Figura 27)

49 1.4. Relatório rio (Figura 28)

50 CAPÍTULO V PROJETO RECADASTRAMENTO VIA SATÉLITE

51 OBJETIVO Atualizar a base cartográfica de dados do SAAE-VR. Localizar pontos de interferências nos sistemas de distribuição de água potável, coleta de esgotos, energia elétrica, comunicações, água pluvial, gás e combustível. Escopo do Projeto Recadastrar Redes de água Redes de esgoto Poços de visita Registros Pontos de lançamentos de esgotos Número de porta das residências Escopo do Projeto Pontos de Interferências com: LIGHT (energia elétrica) TELEMAR (comunicação) PETROBRÁS (combustível) PMVR (redes de águas pluviais)

52 Área de Abrangência Todo município de Volta Redonda, utilizando como referência o sistema de abairramento adotado pelo SAAE- VR, composto de 56 bairros. Bairros limítrofes ao município de Volta Redonda abastecidos pelo SAAE-VR, que consistem em 7 bairros (Paraíso, Vila Elmira, Santa Rita de Cássia, Bairro de Fátima, Califórnia, União, São Francisco). Equipamentos e Tecnologias Sistema de posicionamento global por satélite (GPS Global Positioning System) equipamento americano da empresa Trimble. Software de processamento de dados GPS (GPS Pathfinder Office). Software de geoprocessamento GeoMedia Professional da empresa americana INTERGRAPH líder mundial nesta área.

53 Computadores hp Pentium IV de última geração com monitores de 21 Organograma Funcional Supervisor De Geoprocessamento Operador Gps Assist. Recadastr. Técnico em Geoprocessamento Técnico em Geoprocessamento Técnico em Geoprocessamento

54 Metodologia de Trabalho Levantamento dos croquis de amarração por sistema de triangulação de poços de visita e registros. Definição de rota de trabalho. Avaliação do posicionamento dos satélites sobre o local a ser recadastrado, para determinação do melhor horário de trabalho. Metodologia de Trabalho Método de cadastramento anterior m m (Figura 29) DN 150 F F DN 150 F F

55 Metodologia de Trabalho Gráfico de avaliação do melhor horário de trabalho (Figura 30) Metodologia de Trabalho Impressão de mapas dos locais a serem recadastrados. Coleta dos dados em campo. (Figura 31)

56 Processamento dos dados levantados em campo. Exportação dos dados levantados para o banco de dados onde se encontra armazenada a base cartográfica. Conteúdo Produto Final (Figura 32)

57 Cronograma (Figura 34) Conclusão e Ganhos Maior rapidez no atendimento ao usuário. Retrato fiel da situação das redes de água e esgoto e seus equipamentos instalados no município. Economia nos gastos com manutenção e abastecimento. Maior facilidade e agilidade na elaboração de novos projetos. Segurança na execução dos trabalhos.

58 CAPÍTULO VI HISTÓRICO

59 GEOPROCESSAMENTO SAAE / VR O SAAE/VR iniciou a implantação do seu projeto de GIS em Começou com a escanerização de todos os mapas do cadastro técnico e também toda a outras plantas que se encontravam arquivadas, utilizando para isso um scanner monocromático formato A-0, equipamento adquirido pelo próprio SAAE. Demos início ao processo de vetorização dos mesmos, adotamos como projeto piloto o bairro Santa Cruz. Concluída a vetorização dos mapas planimétricos e altimétricos deste local, e também a georeferenciação dos mesmos, verificamos que na sobreposição dos mapas não havia uma coincidência de localização, sendo que o erro encontrado foi muito além do tolerável. Buscamos informações e consultas junto a alguns órgãos públicos que já trabalhavam com geoprocessamento, chegamos à conclusão de que a melhor solução para termos o mapeamento do município com dados confiáveis seria a contratação de um levantamento aerofotogramétrico, com restiuição digital e geração de ortofotos. A empresa Multispectral foi vencedora do processo de licitação para contratação desse serviço. adquirimos equipamentos e softwares, assim como o treinamento nestes. Buscamos para a solução de GIS a empresa americana Intergraph, que tem como seu representante no Brasil a Sisgraph, enquanto a Multispectral reslizava o seu trabalho. Em um ano recebemos todo o material devidamente restituído em meio digital. Por necessitarmos de um melhor conhecimento nesta área, fizemos algumas visitas e consultas a empresas que utilizam esta solução, (a solução GeoMedia domina o mercado brasileiro na área de GIS), tendo a Sisgraph como clientes

60 os principais órgãos do governo: Exército, Marinha, Aeronáutica, Presidência da República, IBGE, CCSIVAM, IPEA, INCRA, FUNAI e ainda as empresas Editora Abril, CEMIG, PETROBRÁS, CSN, CMTU as prefeituras de Santo André, São Bernardo, São Paulo e outras mais, e por constatarmos se tratar de uma solução que nos atenderia perfeitamente, inclusive tendo um módulo de WEB que acessa qualquer tipo de dado independentemente do seu formato, possibilitando também a atualização dos mesmos através de um browser, resolveu-se adotar a mesma como a ferramenta de trabalho do SAAE/VR. A solução GeoMedia é uma ferramenta de GIS que tem como característica principal o acesso fácil a diversas formas de dados como: Access, Oracle Espacial, MicroStation, AutoCad, MapInfo, ArcView, ArcInfo, Frame, MGDM, MGE, MGSM, ODBC Tabular e SQL Server e principalmente por exportar com grande facilidade os dados para AutoCad, Oracle, MicroStation, ArcView, MapInfo e SQL Server, possibilitando assim a integração com outros projetos de GIS que utilizam soluções diferenciadas. O SAAE/VR tem hoje as versões mais atualizadas da solução GeoMedia onde foram incorporadas ferramentas importantes que passaram a agilizar o nosso processo de cadastramento. Com toda a etapa anteriormente descrita já executada, importamos os dados e realizamos diversas edições nos mesmos. Após, partimos para o cadastramento dos ident_lig s (código de identificação de cada usuário do SAAE), para a realização do trabalho de campo foram contratados nove estagiários de arquitetura que o fizeram em aproximadamente seis meses.

61 De posse destes dados passamos a identificá-los graficamente, hoje estamos com todos os usuários devidamente cadastrados, e foi montada uma rotina de atualização das novas ligações, que surgem diariamente, recebendo para este trabalho o apoio da seção de fiscalização do SAAE. Cumpridas estas etapas, necessitávamos de uma solução para cadastro das redes de água e esgoto, já que nosso cadastro encontrava-se em péssimo estado de conservação, em função dos seus mais de vinte anos de manuseio, e com isso corríamos o risco de perder informações importantes para manutenção de nosso sistema de abastecimento, também era necessário que os usuários internos tivessem acesso a estas informações de maneira mais prática, eficiente e com dados confiáveis. No ano de 2002 nos foi apresentada pela Sisgraph uma solução que tinha sido desenvolvida para a área de serviços públicos e com a vantagem de ter como plataforma a mesma solução que já utilizávamos na área de geoprocessamento (GeoMedia), novamente fomos consultar outras possibilidades com visitas a algumas empresas e prefeituras, de posse de informações concretas, chegamos à conclusão que a solução apresentada (GeoMedia PublicWorks) atenderia perfeitamente as nossas necessidades, adquirimos a licença do software através de um convênio do estado com o município, como o projeto nesta área é complexo e com informações detalhadas, contratamos novamente a empresa Sisgraph para customização dos dados, de acordo com nossas necessidades. Tendo sido o projeto implantado, iniciamos o cadastramento de aproximadamente m de redes de água potável e m de rede coletora de esgoto sanitário, estamos hoje com aproximadamente 99% das redes de água cadastradas e 99% das redes de esgoto, vale ressaltar que o

62 nosso projeto foi o primeiro a ser implantado na área de saneamento com esta solução na América Latina, por este motivo foi apresentado no congresso mundial e anual de usuários de soluções Intergraph, realizado nos Estados Unidos no ano de Para uma maior confiabilidade dos dados, adquirimos também através do convênio do estado com o município, um equipamento de posicionamento global por satélite (GPS) de precisão, e que tem uma facilidade de conversão de dados para o nosso sistema, com este equipamento passamos a atualizar nossa base cadastral, assim como a cadastrar nossas caixas de registros e poços de visita, além de outros dados mais, facilitando com isso o acesso aos mesmos sem correr o risco de que eles fiquem encobertos por asfaltamento de vias, locais de difícil acesso e outras formas mais, apesar de que os mesmos já eram cadastrados, porém por um processo de amarração com trena e desenho de croqui. Como estamos chegando próxima a conclusão destes cadastros, estamos viabilizando agora a disponibilização dos dados a todos os usuários do SAAE que necessitem ter acesso aos mesmos, através do software de visualização gratuito da Intergraph (GeoMedia Viewer), porém, o único impedimento é que, como são informações que requerem computadores com processadores mais rápidos e também mais memórias, estamos impossibilitados de assim fazer em virtude de que a maior parte dos equipamentos do SAAE encontram-se com suas configurações bastante desatualizadas. Com as visitas realizadas aos projetos da PMVR e do SAAE/VR, chegamos à conclusão que ambos atendem a suas respectivas necessidades, e que apesar de serem

63 diferenciados, permitem uma perfeita integração sem a necessidade do abandono de qualquer um dos dois, que já foram iniciados e estão em um estágio bastante avançado, e principalmente descartar os conhecimentos das soluções e investimentos feitos, que nesta área não são poucos, vale ressaltar, que existem no mercado soluções que permitem uma inteira integração e disponibilização de dados nos mais variados formatos, sem necessidade de conversão dos mesmos. O que se deve manter é este intercâmbio que já existe entre ambas as equipes de geoprocessamento para troca de informações e conhecimentos.

64 ANEXOS Índice de anexos Anexo 1: Reportagens SAAE/VR Digitaliza redes de água e esgoto. O SAAE - Serviço Autônomo de Água e Esgoto, autarquia que cuida do abastecimento de água e coleta e tratamento do esgoto do município de Volta Redonda - RJ, deixou de lado as pilhas de papel acumuladas durante 35 anos para dar lugar à informática 01/10/2003 Saneamento e importância para a inclusão social Ambiente Global, 25 de junho de A ASSEMAE (Associação Nacional dos Serviços Municipais de Saneamento) estará realizando no período de 29 de junho a 4 de julho a sua 33a Assembléia Municipal. O evento, marcado para a cidade de Santo André (SP), vai reunir municípios, gestores públicos, pesquisadores e autoridades de todo o país ligadas à área e irá destacar a importância do saneamento como uma forma de inclusão social, além de prever uma feira de exposição de tecnologias e produtos. GEOPROCESSAMENTO 07/2000 Z/I Imaging de olho no Brasil

65 Cronograma (Figura 34) Conclusão e Ganhos Maior rapidez no atendimento ao usuário. Retrato fiel da situação das redes de água e esgoto e seus equipamentos instalados no município. Economia nos gastos com manutenção e abastecimento. Maior facilidade e agilidade na elaboração de novos projetos. Segurança na execução dos trabalhos.

66 CAPÍTULO VI HISTÓRICO

67 ÍNDICE MOTIVAÇÃO 5 METODOLOGIA 6 O RETORNO POLÍTICO DA AUTOMAÇÃO MUNICIPAL 6 O Cenário Atual 7 A A Automação Municipal Inteligente 7 O Geoprocessamento Municipal 8 Planejamento 10 Cadastro Técnico Municipal E Tributação 11 Meio-Ambiente 12 Trânsito 12 Obras 13 Educação 14 Saúde 15 Água E Saneamento 16 Emergências 17 Turismo e Cultura 18 Informação ao Público 19 Recursos Mínimos Necessários (Pc e Windows) 20 INTRODUÇÃO 23 CONCEITO DE GEOPROCESSAMENTO 23 Geoprocessamento 24 GIS (Geographic Information Systems) 24 Levantamento Aerofotogramétrico 25 Ortofoto 27 CAPÍTULO I 28 BENEFÍCIOS DO GEOPROCESSAMENTO 28 Antes do uso do Geoprocessamento 29

68 APÍTULO II O PROJETO Primeira Etapa do Projeto 1.1. Softwares Utilizados 1.2. Projeto Verificação da base cadastral Captura da imagem raster Definição da forma de implementação Georeferenciamento e vetorização da imagem raster 1.3. Conclusão CAPÍTULO III CONTRATAÇÃO DE UMA EMPRESA DE AEROFOTOGRAMETRIA Segunda Etapa do Projeto 1.4. Softwares Utilizados utilizadas 1.5. O Projeto Definição das Informações q/ serão pelo GIS nas Análises Ligação com Banco de Dados Restituição de Elementos Cartográficos Restituição de Meio-Fio Restituição de Mata Restituição de Quadra Restituição de Edificação Restituição de curva de nível a cada 5 metros Restituição de curva de nível a cada 1 metro Restituição de Postes Restituição de Pontos Cotados Restituição de Eixos de Ruas Posicionamento Geográfico Produto Final 1.6. Cálculo Cálculo de áreas e perímetros

69 1.7. Análises Lançamento dos Códigos Identificadores Importação da Base Digital para Trabalho com GIS Link da Informação Gráfica com Banco de Dado Alfanumérico Exemplo de Pesquisa Relatório da pesquisa gerada Exemplo de mapa temático CAPÍTULO IV CADASTRAMENTO DE REDES INTELIGENTES Implantação de Redes Inteligentes 1.8. Workshop 1.9. Produto Final Cadastro de rede de água Relatório para consulta de rede de água Cadastro de Rede de esgoto Relatório para consulta de rede de esgoto CAPÍTULO V PROJETO RECADASTRAMENTO VIA SATÉLITE OBJETIVO Escopo do Projeto Recadastrar Escopo do Projeto Pontos de Interferências Área de Abrangência Equipamentos e Tecnologias Organograma Funcional Metodologia de Trabalho Metodologia de Trabalho Método de cadastramento anterior Metodologia de Trabalho Gráfico de Avaliação

70 Metodologia de Trabalho 61 Conteúdo Produto final 62 Cronograma Conclusão e Ganhos CAPÍTULO VI 64 HISTÓRICO 64 ANEXOS 70

71 FOLHA DE AVALIAÇÃO Nome da Instituição: Título da Monografia: Autor: Data da entrega: Avaliado por: Avaliado por: Avaliado por: Conceito: Conceito: Conceito: Conceito Final:

CONTROLE DE QUALIDADE e VALIDAÇÃO DE PRODUTO CARTOGRÁFICO

CONTROLE DE QUALIDADE e VALIDAÇÃO DE PRODUTO CARTOGRÁFICO CONTROLE DE QUALIDADE e VALIDAÇÃO DE PRODUTO CARTOGRÁFICO Editar dados em vários formatos e armazenar estas informações em diferentes sistemas é provavelmente uma das atividades mais comuns para os profissionais

Leia mais

Aspectos Técnico-Operacionais da Retomada dos Serviços pelo Município

Aspectos Técnico-Operacionais da Retomada dos Serviços pelo Município Aspectos Técnico-Operacionais da Retomada dos Serviços pelo Município Foco na Gestão Comercial e Operacional Estamos vivenciando atualmente, uma profunda transformação no Setor de Saneamento. As Companhias

Leia mais

MAPAS URBANOS INTELIGENTES CAPÍTULO 04 RESULTADOS E ANÁLISES

MAPAS URBANOS INTELIGENTES CAPÍTULO 04 RESULTADOS E ANÁLISES CAPÍTULO 04 RESULTADOS E ANÁLISES Neste capítulo serão abordados os resultados e as análises decorrentes da aplicação do método proposto no desenvolvimento deste trabalho. a) Integração dos Dados Raster/Vector

Leia mais

MANUAL RASTREAMENTO 2013

MANUAL RASTREAMENTO 2013 MANUAL RASTREAMENTO 2013 Visão Geral O menu geral é o principal módulo do sistema. Através do visão geral é possível acessar as seguintes rotinas do sistema: Sumário, localização, trajetos, últimos registros.

Leia mais

Registro e Acompanhamento de Chamados

Registro e Acompanhamento de Chamados Registro e Acompanhamento de Chamados Contatos da Central de Serviços de TI do TJPE Por telefone: (81) 2123-9500 Pela intranet: no link Central de Serviços de TI Web (www.tjpe.jus.br/intranet) APRESENTAÇÃO

Leia mais

NOÇÕES DE GEOPROCESSAMENTO. Módulo 3

NOÇÕES DE GEOPROCESSAMENTO. Módulo 3 NOÇÕES DE GEOPROCESSAMENTO Módulo 3 Sistema Metropolitano de Informações Georreferenciadas MetroGeo Curso Noções de Geoprocessamento Módulo 3 Oscar Ricardo M. Schmeiske Programação Curso Noções de Geoprocessamento

Leia mais

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa

1 INTRODUÇÃO. 1.1 Motivação e Justificativa 1 INTRODUÇÃO 1.1 Motivação e Justificativa A locomoção é um dos direitos básicos do cidadão. Cabe, portanto, ao poder público normalmente uma prefeitura e/ou um estado prover transporte de qualidade para

Leia mais

INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO. Profª Iana Alexandra Alves Rufino [iana_alex@uol.com.br]

INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO. Profª Iana Alexandra Alves Rufino [iana_alex@uol.com.br] INTRODUÇÃO AO GEOPROCESSAMENTO Profª Iana Alexandra Alves Rufino [iana_alex@uol.com.br] Introdução ao Geoprocessamento Conceitos básicos Componentes de um SIG Exemplos de aplicações Conceitos Geoprocessamento

Leia mais

ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL

ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL Anexo VI -fls.1/7 ANEXO VI ESPECIFICAÇÃO DO SISTEMA DE MONITORAMENTO E CONTROLE OPERACIONAL Serão apresentados a seguir os conceitos, requisitos e especificações básicas do Sistema de Monitoramento e Controle

Leia mais

Gerenciamento de Incidentes

Gerenciamento de Incidentes Gerenciamento de Incidentes Os usuários do negócio ou os usuários finais solicitam os serviços de Tecnologia da Informação para melhorar a eficiência dos seus próprios processos de negócio, de forma que

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA

UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA - UFBA Instituto de Ciências Ambientais e Desenvolvimento Sustentável Prof. Pablo Santos 4 a Aula SISTEMA DE INFORMAÇÃO GEOGRÁFICA - SIG Introdução Definições Necessárias

Leia mais

7.5 Planialtimetria 7.5.1 Topologia Tem por objetivo o estudo das formas da superfície terrestre e das leis que regem o seu modelado.

7.5 Planialtimetria 7.5.1 Topologia Tem por objetivo o estudo das formas da superfície terrestre e das leis que regem o seu modelado. CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DE SANTA CATARINA UNIDADE DE FLORIANÓPOLIS DEPARTAMENTO ACADÊMICO DE CONSTRUÇÃO CIVIL CURSO TÉCNICO DE GEOMENSURA MÓDULO II UNIDADE CURRICULAR TOPOGRAFIA III 7.5

Leia mais

Da Prancheta ao Computador...

Da Prancheta ao Computador... Da Prancheta ao Computador... Introdução Como necessidade básica de se localizar ou mesmo para detalhar projetos de quaisquer obras, ao longo do tempo inúmeras formas de representar paisagens e idéias

Leia mais

COMUNICADO Nº 001/2010 ESTIMATIVA DE DEMANDA PARA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DE TREINAMENTO DE SOFTWARES AUTODESK TERMO DE REFERÊNCIA

COMUNICADO Nº 001/2010 ESTIMATIVA DE DEMANDA PARA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DE TREINAMENTO DE SOFTWARES AUTODESK TERMO DE REFERÊNCIA COMUNICADO Nº 001/2010 ESTIMATIVA DE DEMANDA PARA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS DE TREINAMENTO DE SOFTWARES AUTODESK ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS 1. OBJETO TERMO DE REFERÊNCIA Aquisição de CURSOS DE SOFTWARE AUTODESK,

Leia mais

RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME.

RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME. RESPOSTA AO QUESTIONAMENTO FORMULADO POR EMPRESA INTERESSADA NO CERTAME. Brasília, 10 de fevereiro de 2010. Pregão n 062/2009 Lote 1: Lote 2: Operação, Gerenciamento de Redes, Servidores, Storage & Archive,

Leia mais

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES?

PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? PLANEJAMENTO OPERACIONAL - MARKETING E PRODUÇÃO MÓDULO 3 O QUE É PLANEJAMENTO DE VENDAS E OPERAÇÕES? Índice 1. O que é planejamento de...3 1.1. Resultados do planejamento de vendas e operações (PVO)...

Leia mais

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento

Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Sistema de Controle de Solicitação de Desenvolvimento Introdução O presente documento descreverá de forma objetiva as principais operações para abertura e consulta de uma solicitação ao Setor de Desenvolvimento

Leia mais

SIG - Sistemas de Informação Geográfica

SIG - Sistemas de Informação Geográfica SIG - Sistemas de Informação Geográfica Gestão da Informação Para gestão das informações relativas ao desenvolvimento e implantação dos Planos Municipais de Conservação e Recuperação da Mata Atlântica

Leia mais

FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DE APOIO À GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ATIVOS

FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DE APOIO À GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ATIVOS FERRAMENTAS E SOLUÇÕES DE APOIO À GESTÃO E MANUTENÇÃO DE ATIVOS Ivo BRAGA 1 RESUMO Os Serviços de manutenção exigem cada vez mais um elevado nível de complexidade. Mesmo a nível local onde o grau de especialização

Leia mais

I-123 - SISTEMA GERENCIADOR DE REDES COLETORAS DO PROJETO TIETÊ

I-123 - SISTEMA GERENCIADOR DE REDES COLETORAS DO PROJETO TIETÊ I-123 - SISTEMA GERENCIADOR DE REDES COLETORAS DO PROJETO TIETÊ Julio Casarin (1) Engenheiro Civil pela Escola Politécnica da USP. Pós-Graduação em Estruturas e Patologia das Estruturas. Gerente de Divisão

Leia mais

VIII EXPOSIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO. Título do Trabalho

VIII EXPOSIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO. Título do Trabalho ASSEMAE VIII EXPOSIÇÃO DE EXPERIÊNCIAS MUNICIPAIS EM SANEAMENTO Título do Trabalho Execução do Cadastro de Drenagem do Município de Santo André, por Administração Direta. Currículo do Autor Ceila Castilho

Leia mais

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web

Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Resumo. Desenvolvimento de um software de gerenciamento de projetos para utilização na Web Autor: Danilo Humberto Dias Santos Orientador: Walteno Martins Parreira Júnior Bacharelado em Engenharia da Computação

Leia mais

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. COM PLATAFORMA DE MOBILIDADE, SEPLAN AMPLIA NÚMERO E QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS

Case de Sucesso. Integrando CIOs, gerando conhecimento. COM PLATAFORMA DE MOBILIDADE, SEPLAN AMPLIA NÚMERO E QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS Case de Sucesso Integrando CIOs, gerando conhecimento. COM PLATAFORMA DE MOBILIDADE, SEPLAN AMPLIA NÚMERO E QUALIDADE DOS SERVIÇOS PÚBLICOS Perfil O Decreto nº 32.716/2011 fixou a nova estrutura do Poder

Leia mais

Prognos SMART OPTIMIZATION

Prognos SMART OPTIMIZATION Prognos SMART OPTIMIZATION A resposta aos seus desafios Menos estimativas e mais controlo na distribuição A ISA desenvolveu um novo software que permite o acesso a dados remotos. Através de informação

Leia mais

Dicas para implantação do Autodesk Vault para pequenas e médias empresas

Dicas para implantação do Autodesk Vault para pequenas e médias empresas Dicas para implantação do Autodesk Vault para pequenas e médias empresas Rodrigo Tito Nova CS Informática Cristiano Oliveira ConsultCAD É sabido por todos que hoje, o processo de desenvolvimento do produto

Leia mais

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert:

BRAlarmExpert. Software para Gerenciamento de Alarmes. BENEFÍCIOS obtidos com a utilização do BRAlarmExpert: BRAlarmExpert Software para Gerenciamento de Alarmes A TriSolutions conta com um produto diferenciado para gerenciamento de alarmes que é totalmente flexível e amigável. O software BRAlarmExpert é uma

Leia mais

RADIOLOGIA DIGITAL. Conceitos Básicos. Eizo Soluções Médicas

RADIOLOGIA DIGITAL. Conceitos Básicos. Eizo Soluções Médicas Eizo Soluções Médicas Conceitos Básicos RADIOLOGIA DIGITAL Entenda os conceitos, termos e a história da radiologia ; os benefícios, desafios e o futuro da radiologia digital INTRODUÇÃO Para profissionais

Leia mais

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02

ArpPrintServer. Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 ArpPrintServer Sistema de Gerenciamento de Impressão By Netsource www.netsource.com.br Rev: 02 1 Sumário INTRODUÇÃO... 3 CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS DO SISTEMA... 3 REQUISITOS DE SISTEMA... 4 INSTALAÇÃO

Leia mais

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação

TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação TRIBUNAL REGIONAL FEDERAL DA 2ª REGIÃO Secretaria de Tecnologia da Informação REGIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI MAPEAMENTO DE PROVIDÊNCIAS INICIAIS Março/2014 V 1.1 REGIONALIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TI MAPEAMENTO

Leia mais

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software

PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE. Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE Introdução Modelos de Processo de Desenvolvimento de Software Os modelos de processos de desenvolvimento de software surgiram pela necessidade de dar resposta às

Leia mais

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo)

APOSTILA DE EXEMPLO. (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) APOSTILA DE EXEMPLO (Esta é só uma reprodução parcial do conteúdo) 1 Índice Aula 1 - Área de trabalho e personalizando o sistema... 3 A área de trabalho... 3 Partes da área de trabalho.... 4 O Menu Iniciar:...

Leia mais

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece.

1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. 1. Instalei o DutotecCAD normalmente no meu computador mas o ícone de inicialização do DutotecCAD não aparece. Para acessar o programa através do comando na barra de prompt, basta digitar dutoteccad e

Leia mais

SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA

SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA SERVIÇO DE ANÁLISE DE REDES DE TELECOMUNICAÇÕES APLICABILIDADE PARA CALL-CENTERS VISÃO DA EMPRESA Muitas organizações terceirizam o transporte das chamadas em seus call-centers, dependendo inteiramente

Leia mais

MÓDULO 1 Conhecendo o HÓRUS

MÓDULO 1 Conhecendo o HÓRUS MÓDULO 1 Conhecendo o HÓRUS Bem-vindo(a) ao primeiro módulo do curso! A partir de agora você conhecerá as principais características do sistema HÓRUS. Para iniciar, você saberia dizer por que este sistema

Leia mais

Apresentações do evento GGP 2013

Apresentações do evento GGP 2013 Apresentações do evento GGP 2013 Acesse outras apresentações e vídeos das palestras no site: http://www.ggp.uerj.br Processos GIS: Benefícios e Progressos para a Gestão José Augusto da Silva Machado Gerente

Leia mais

Estratégias de informação ao usuário na implantação de BRT.

Estratégias de informação ao usuário na implantação de BRT. Estratégias de informação ao usuário na implantação de BRT. José Eduardo Penna Amorim Pereira Logann Soluções em Tecnologia da Automação e Informação Ltda. Av. Nossa Senhora do Carmo, 45 6º andar - Belo

Leia mais

Controle de Indicadores por Setor de Manobra Ferramenta para o Gerenciamento de Redes

Controle de Indicadores por Setor de Manobra Ferramenta para o Gerenciamento de Redes Controle de Indicadores por Setor de Manobra Ferramenta para o Gerenciamento de Redes JOÃO RICARDO LETURIONDO PUREZA jpureza@comusa.com.br Responsável pelo setor de operação da Companhia, Eng Civil formado

Leia mais

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DO SOFTWARE GLOBAL MAPPER

PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DO SOFTWARE GLOBAL MAPPER PRINCIPAIS FUNCIONALIDADES DO SOFTWARE GLOBAL MAPPER Além das novas implementações na versão 15, ressaltamos a seguir as principais funções que fazem do Global Mapper um dos melhores softwares para a visualização

Leia mais

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal

MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL. Entidade Municipal MANUAL DO ADMINISTRADOR LOCAL Entidade Municipal Abril / 2011 ÍNDICE Objetivos do Sistema de Registro de Integrado - REGIN... 3 Principais Módulos do Sistema... 4 Módulo Controle de Acesso... 5 Módulo

Leia mais

Portal de Dados Abertos elaborado pela Emprel lança iniciativas que aproximam Prefeitura e cidadãos no Recife

Portal de Dados Abertos elaborado pela Emprel lança iniciativas que aproximam Prefeitura e cidadãos no Recife Portal de Dados Abertos elaborado pela Emprel lança iniciativas que aproximam Prefeitura e cidadãos no Recife Perfil A Empresa Municipal de Informática Emprel é uma empresa pública, dotada de personalidade

Leia mais

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL

CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL CONCEITOS E MÉTODOS PARA GESTÃO DE SAÚDE POPULACIONAL ÍNDICE 1. Introdução... 2. Definição do programa de gestão de saúde populacional... 3. Princípios do programa... 4. Recursos do programa... 5. Estrutura

Leia mais

SIGIP SISTEMA DE GESTÃO

SIGIP SISTEMA DE GESTÃO SISTEMA DE GESTÃO DE ILUMINAÇÃO PÚBLICAP Login Tela principal Sistema multiusuário com níveis de acesso - Administrador, editor, consulta, etc Sistemas de gestão da Iluminação PúblicaP Objetivo: Ferramenta

Leia mais

Universidade Paulista

Universidade Paulista Universidade Paulista Ciência da Computação Sistemas de Informação Gestão da Qualidade Principais pontos da NBR ISO/IEC 12207 - Tecnologia da Informação Processos de ciclo de vida de software Sergio Petersen

Leia mais

5 Experiência de implantação do software de roteirização em diferentes mercados

5 Experiência de implantação do software de roteirização em diferentes mercados 5 Experiência de implantação do software de roteirização em diferentes mercados 5.1 Introdução Após apresentação feita sobre os processos para implantação de um software de roteirização de veículos da

Leia mais

Lista de exercícios 01

Lista de exercícios 01 PARTE I Lista de exercícios 01 1. Defina os seguintes termos: entidade, atributo, valor do atributo, atributo composto, atributo multivalorado, atributo derivado, atributo-chave, domínio. 2. Explique as

Leia mais

O CENSO 2010: BREVE APRESENTAÇÃO E RELEVÂNCIA PARA A GEOGRAFIA

O CENSO 2010: BREVE APRESENTAÇÃO E RELEVÂNCIA PARA A GEOGRAFIA O CENSO 2010: BREVE APRESENTAÇÃO E RELEVÂNCIA PARA A GEOGRAFIA BRUNO DE OLIVEIRA SOUZA 1 e RÚBIA GOMES MORATO 2 brunooliveira_souza@hotmail.com, rubiagm@gmail.com 1 Aluno do curso de Geografia Unifal-MG

Leia mais

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01)

Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Manual SAGe Versão 1.2 (a partir da versão 12.08.01) Submissão de Relatórios Científicos Sumário Introdução... 2 Elaboração do Relatório Científico... 3 Submissão do Relatório Científico... 14 Operação

Leia mais

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração.

1) MANUAL DO INTEGRADOR Este documento, destinado aos instaladores do sistema, com informações de configuração. O software de tarifação é uma solução destinada a rateio de custos de insumos em sistemas prediais, tais como shopping centers. O manual do sistema é dividido em dois volumes: 1) MANUAL DO INTEGRADOR Este

Leia mais

Automação de Locais Distantes

Automação de Locais Distantes Automação de Locais Distantes Adaptação do texto Improving Automation at Remote Sites da GE Fanuc/ Water por Peter Sowmy e Márcia Campos, Gerentes de Contas da. Nova tecnologia reduz custos no tratamento

Leia mais

PROPOSTA DE RASTREAMENTO E MONITORAMENTO HÍBRIDO SATELITAL

PROPOSTA DE RASTREAMENTO E MONITORAMENTO HÍBRIDO SATELITAL PROPOSTA DE RASTREAMENTO E MONITORAMENTO HÍBRIDO SATELITAL Solução Tecnologia Monitoramento Instalação SOLUÇÃO A solução de rastreamento Unepxmil foi desenvolvida para atender as principais necessidades

Leia mais

11.253.503. 3.100.000 Contribuintes. São Paulo em Números 60.000 200.000. 70.000 Logradouros Públicos. 2.000.000 Lotes. Quadras.

11.253.503. 3.100.000 Contribuintes. São Paulo em Números 60.000 200.000. 70.000 Logradouros Públicos. 2.000.000 Lotes. Quadras. São Paulo em Números 3.100.000 Contribuintes 2.000.000 Lotes 25 Secretarias 1.530 km 2 Área Municipal 96 Distritos 31 Subprefeituras 34 Autarquias, Empresas e outros 11.253.503 Habitantes 60.000 Quadras

Leia mais

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009

Gestão da Qualidade Políticas. Elementos chaves da Qualidade 19/04/2009 Gestão da Qualidade Políticas Manutenção (corretiva, preventiva, preditiva). Elementos chaves da Qualidade Total satisfação do cliente Priorizar a qualidade Melhoria contínua Participação e comprometimento

Leia mais

Manual de Usuário Versão 3.0

Manual de Usuário Versão 3.0 Manual de Usuário Versão 3.0 Objetivo Este Manual de Usuário é destinado a todos os usuários do website VisionLink que necessitam monitorar localização, horímetro e condições vitais do equipamento: Clientes

Leia mais

Evolução do Sistema de Cadastramento de Redes e Ramais Visando a Redução de Custos Operacionais da SAE de Ituiutaba

Evolução do Sistema de Cadastramento de Redes e Ramais Visando a Redução de Custos Operacionais da SAE de Ituiutaba Evolução do Sistema de Cadastramento de Redes e Ramais Visando a Redução de Custos Operacionais da SAE de Ituiutaba Autores: Ezriel da Silveira Barros Cardoso Cargo atual: Engenheiro Formação: Engenharia

Leia mais

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior

Universidade Federal de Goiás UFG Campus Catalão CAC Departamento de Engenharia de Produção. Sistemas ERP. PCP 3 - Professor Muris Lage Junior Sistemas ERP Introdução Sucesso para algumas empresas: acessar informações de forma rápida e confiável responder eficientemente ao mercado consumidor Conseguir não é tarefa simples Isso se deve ao fato

Leia mais

O USO DO SIG NA ADMINISTRAÇÃO E AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS DA COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA TERRACAP

O USO DO SIG NA ADMINISTRAÇÃO E AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS DA COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA TERRACAP O USO DO SIG NA ADMINISTRAÇÃO E AVALIAÇÃO DE IMÓVEIS DA COMPANHIA IMOBILIÁRIA DE BRASÍLIA TERRACAP Thais Borges Sanches Lima e Bruno Tamm Rabello Setembro/2012 Introdução 1. Experiência de um grupo de

Leia mais

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr.

Gestão do Conhecimento A Chave para o Sucesso Empresarial. José Renato Sátiro Santiago Jr. A Chave para o Sucesso Empresarial José Renato Sátiro Santiago Jr. Capítulo 1 O Novo Cenário Corporativo O cenário organizacional, sem dúvida alguma, sofreu muitas alterações nos últimos anos. Estas mudanças

Leia mais

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE TECNOLOGIA GEOESPACIAL PARA GESTÃO DE CIDADES

SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE TECNOLOGIA GEOESPACIAL PARA GESTÃO DE CIDADES SISTEMA DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS NA ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE Eng. Eberli Cabistani Riella Gerente de Tecnologia e Serviços eberli@procempa.com.br Eng. Sílvio Longo Vargas Supervisor de

Leia mais

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE

GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Fonte: http://www.testexpert.com.br/?q=node/669 1 GARANTIA DA QUALIDADE DE SOFTWARE Segundo a NBR ISO 9000:2005, qualidade é o grau no qual um conjunto de características

Leia mais

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1

Governança de TI. ITIL v.2&3. parte 1 Governança de TI ITIL v.2&3 parte 1 Prof. Luís Fernando Garcia LUIS@GARCIA.PRO.BR ITIL 1 1 ITIL Gerenciamento de Serviços 2 2 Gerenciamento de Serviços Gerenciamento de Serviços 3 3 Gerenciamento de Serviços

Leia mais

Introdução à Computação

Introdução à Computação Aspectos Importantes - Desenvolvimento de Software Motivação A economia de todos países dependem do uso de software. Cada vez mais, o controle dos processos tem sido feito por software. Atualmente, os

Leia mais

CALDsoft7 - Software de planificação em caldeiraria

CALDsoft7 - Software de planificação em caldeiraria CALDsoft7 - Software de planificação em caldeiraria Calculando uma peça com o CALDsoft7 É muito simples calcular uma peça com o CALDsoft7, basta seguir os passos apresentados abaixo: - Escolher a peça

Leia mais

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA

A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA A ESCOLHA DO SOFTWARE PARA INFORMATIZAÇÃO DA SUA EMPRESA Necessidade de informatizar a empresa Uma senhora muito simpática, Dona Maria das Coxinhas, feliz proprietária de um comércio de salgadinhos, está,

Leia mais

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO

10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO 10 DICAS DE TECNOLOGIA PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NO TRABALHO UMA DAS GRANDES FUNÇÕES DA TECNOLOGIA É A DE FACILITAR A VIDA DO HOMEM, SEJA NA VIDA PESSOAL OU CORPORATIVA. ATRAVÉS DELA, ELE CONSEGUE

Leia mais

Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com

Governança de T.I. Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de T.I Professor: Ernesto Junior Aula IV Unidade II E-mail: egpjunior@gmail.com Governança de TI Os modelos atuais para governança partem de processos empresariais serviços prestados, modelos

Leia mais

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING

Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING Distribuidor de Mobilidade GUIA OUTSOURCING 1 ÍNDICE 03 04 06 07 09 Introdução Menos custos e mais controle Operação customizada à necessidade da empresa Atendimento: o grande diferencial Conclusão Quando

Leia mais

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS

UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS ALEXANDRE PRADO BARBOSA RELATÓRIO DE ESTÁGIO Ponta Grossa 2012 ALEXANDRE PRADO BARBOSA Relatório

Leia mais

Questionamento 3. Ano. Série. Nome do Aluno. Escola

Questionamento 3. Ano. Série. Nome do Aluno. Escola Questionamento 3 Pergunta 1: Conforme página 3 do TR existe a necessidade de cadastro em sistema de gestão documental informatizado, conforme requisitos abaixo listados: Ano Série Nome do Aluno Escola

Leia mais

IOB Mitrius WWW.IOB.COM.BR/SOLUCOES. Software de auditoria eletrônica de arquivos digitais de SPED. O que faz: O que oferece:

IOB Mitrius WWW.IOB.COM.BR/SOLUCOES. Software de auditoria eletrônica de arquivos digitais de SPED. O que faz: O que oferece: IOB Mitrius Software de auditoria eletrônica de arquivos digitais de SPED O que faz: Valida os arquivos digitais através de regras automatizadas e constantemente validadas / aprimoradas; Antecipa a análise

Leia mais

São mais de 20 anos no mercado

São mais de 20 anos no mercado São mais de 20 anos no mercado No mercado há mais de 20 anos, o CEM é um software de cálculo de esquadrias equipado com recursos de alta tecnologia que otimiza processos e alcança os melhores resultados.

Leia mais

4 Mercado setor de telecomunicações

4 Mercado setor de telecomunicações 4 Mercado setor de telecomunicações Nesta sessão é apresentada uma pequena visão geral do mercado de telecomunicações no Brasil, com dados históricos dos acontecimentos mais relevantes a este trabalho,

Leia mais

TRILHA DO CONHECIMENTO SANEAMENTO. ARCGIS - AÇÕES COMERCIAIS NO DMAE Fernando André Neuwald

TRILHA DO CONHECIMENTO SANEAMENTO. ARCGIS - AÇÕES COMERCIAIS NO DMAE Fernando André Neuwald TRILHA DO CONHECIMENTO SANEAMENTO ARCGIS - AÇÕES COMERCIAIS NO DMAE Fernando André Neuwald ARCGIS - AÇÕES COMERCIAIS NO DMAE Esta apresentação é um breve resumo das ações comerciais executadas no DMAE,

Leia mais

A ESCOLHA CERTA. UM PARCEIRO QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Serviços Inteligentes

A ESCOLHA CERTA. UM PARCEIRO QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Serviços Inteligentes Serviços Inteligentes UM PARCEIRO QUE SE IMPORTA COM VOCÊ. Oferecemos 100 anos de liderança na inovação de imagens e em TI na área de saúde. Nossa equipe de serviços em todo o mundo trabalha junto com

Leia mais

G E O P R O C E S S A M E N T O N A N U V E M

G E O P R O C E S S A M E N T O N A N U V E M G E O P R O C E S S A M E N T O N A N U V E M A empresa Com 16 anos de experiência, a Tecnomapas fornece soluções tecnológicas para diversas instituições públicas do país que abrangem as áreas de licenciamento

Leia mais

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS APRESENTAÇÃO ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS Breve histórico da instituição seguido de diagnóstico e indicadores sobre a temática abrangida pelo projeto, especialmente dados que permitam análise da

Leia mais

Engenharia de Sistemas Computacionais

Engenharia de Sistemas Computacionais Engenharia de Sistemas Detalhes no planejamento UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS Curso de Ciência da Computação Engenharia de Software I Prof. Rômulo Nunes de Oliveira Introdução Na aplicação de um sistema

Leia mais

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração

ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração ISO/IEC 12207: Gerência de Configuração Durante o processo de desenvolvimento de um software, é produzida uma grande quantidade de itens de informação que podem ser alterados durante o processo Para que

Leia mais

Sistemas de Produtividade

Sistemas de Produtividade Sistemas de Produtividade Os Sistemas de Produtividade que apresentaremos em seguida são soluções completas e podem funcionar interligadas ou não no. Elas recebem dados dos aplicativos de produtividade,

Leia mais

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação

Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação QP Informe Reservado Nº 70 Maio/2007 Abordagem de Processo: conceitos e diretrizes para sua implementação Tradução para o português especialmente preparada para os Associados ao QP. Este guindance paper

Leia mais

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura

Organização dos Estados Ibero-americanos. Para a Educação, a Ciência e a Cultura Organização dos Estados Ibero-americanos Para a Educação, a Ciência e a Cultura TERMO DE REFERÊNCIA PARA CONTRATAÇÃO DE PESSOA FÍSICA CONSULTOR POR PRODUTO 1. Projeto: OEI/BRA/09/004 - Aprimoramento da

Leia mais

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250

LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 LINEAR EQUIPAMENTOS RUA SÃO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SÃO CAETANO DO SUL - SP - CEP 09530-250 Recomendações Iniciais SOFTWARE HCS 2005 - VERSÃO 4.2 (Compatível com Guarita Vr4.03 e Vr4.04) Para

Leia mais

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF

ATENÇÃO: * Arquivos com tamanho superior a 500 KB NÃO SERÃO ACEITOS * SOMENTE serão aceitos documentos do formato: PDF TUTORIAL DE DIGITALIZAÇÃO DIRIGIDO AO USO DO PROCESSO ELETRÔNICO Adaptado do tutorial elaborado pelo colega MAICON FALCÃO, operador de computador da subseção judiciária de Rio Grande. Introdução Este tutorial

Leia mais

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação

Fundamentos de Sistemas de Informação Sistemas de Informação Objetivo da Aula Tecnologia e as Organizações, importância dos sistemas de informação e níveis de atuação dos sistemas de informação Organizações & Tecnologia TECNOLOGIA A razão e a capacidade do homem

Leia mais

Gabriel Carvalho Business Developer

Gabriel Carvalho Business Developer Gabriel Carvalho Business Developer ESTRUTURA DA CORPORAÇÃO Geosystems Metrology Captura, referência, analise, processo e armazenamento de valiosa informação geográfica, permitindo, em muitos casos, os

Leia mais

Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10

Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10 Normalização do sistema de bloqueio conforme a NR 10 Robson Guilherme Ferreira (II) Jackson Duarte Coelho (III) Julio César Agrícola Costa da Silveira (I) Resumo O trabalho a ser apresentado tem como objetivo

Leia mais

Gerenciamento de Problemas

Gerenciamento de Problemas Gerenciamento de Problemas O processo de Gerenciamento de Problemas se concentra em encontrar os erros conhecidos da infra-estrutura de TI. Tudo que é realizado neste processo está voltado a: Encontrar

Leia mais

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha

Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação da Campanha XVIII Seminário Nacional de Distribuição de Energia Elétrica SENDI 2008-06 a 10 de outubro Olinda - Pernambuco - Brasil Divulgação do novo telefone da Central de Atendimento da Cemig: Análise da divulgação

Leia mais

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA

ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA MANUAL DE VISITA DE ACOMPANHAMENTO GERENCIAL SANKHYA Material exclusivo para uso interno. O QUE LEVA UMA EMPRESA OU GERENTE A INVESTIR EM UM ERP? Implantar um ERP exige tempo, dinheiro e envolve diversos

Leia mais

Sistemas de Informação Geográfica Prof. Tiago Eugenio de Melo, MSc.

Sistemas de Informação Geográfica Prof. Tiago Eugenio de Melo, MSc. Sistemas de Informação Geográfica Prof. Tiago Eugenio de Melo, MSc. SUMÁRIO Apresentação da ementa Introdução Conceitos Básicos de Geoinformação Arquitetura de SIGs Referências Bibliográficas APRESENTAÇÃO

Leia mais

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão

ISO 9001:2008. Alterações e Adições da nova versão ISO 9001:2008 Alterações e Adições da nova versão Notas sobe esta apresentação Esta apresentação contém as principais alterações e adições promovidas pela edição 2008 da norma de sistema de gestão mais

Leia mais

Projeto Você pede, eu registro.

Projeto Você pede, eu registro. Projeto Você pede, eu registro. 1) IDENTIFICAÇÃO 1.1) Título do Projeto: Você pede eu registro. 1.2) Equipe responsável pela coordenação do projeto: Pedro Paulo Braga Bolzani Subsecretario de TI Antonio

Leia mais

COMPATIBILIZANDO CADASTROS

COMPATIBILIZANDO CADASTROS COMPATIBILIZANDO CADASTROS EM PROJETO SIG Cristiane Vaz Domingues cristiane.vaz@uol.com.br FOTOGRAFIA Hoje nas instituiçõesições públicas existem: informações repetidas e/ou complementares distribuídas

Leia mais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais

Administração de Sistemas de Informação Gerenciais Administração de Sistemas de Informação Gerenciais UNIDADE III: Infraestrutura de Tecnologia da Informação Atualmente, a infraestrutura de TI é composta por cinco elementos principais: hardware, software,

Leia mais

Governança da Capacidade de TI

Governança da Capacidade de TI Coordenadoria de Tecnologia da Informação Documentos Formais Governança da Sumário 1 Introdução... 03 2 Políticas do Documento de Governança da... 04 3 Governança da... 05 4 Principais Serviços para Governança

Leia mais

Site da disciplina: Site do Laboratório de Geotecnologias Aplicadas: https://moodleinstitucional.ufrgs.br. http://www.ufrgs.

Site da disciplina: Site do Laboratório de Geotecnologias Aplicadas: https://moodleinstitucional.ufrgs.br. http://www.ufrgs. Universidade Federal do Rio Grande do Sul Instituto de Geociências Departamento de Geografia Sistemas de Informações Geográficas I GEO 01007 Professora: Eliana Lima da Fonseca Site da disciplina: https://moodleinstitucional.ufrgs.br

Leia mais