GEOMETRIA COM DOBRADURAS: PARCERIA QUE DÁ CERTO!

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "GEOMETRIA COM DOBRADURAS: PARCERIA QUE DÁ CERTO!"

Transcrição

1 GEOMETRIA COM DOBRADURAS: PARCERIA QUE DÁ CERTO! Resumo Dijalmary Matos Prates Chas 1 - PUCPR Carlos Eduardo Fernandes dos Santos 2 - PUCPR Letícia Do Rocio Oliveira 3 - PUCPR Grupo de Trabalho Educação Matemática Agência Financiadora: Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência O presente relato visa expor a experiência de trabalho com dobraduras em Geometria, na disciplina de Matemática, realizado com alunos do 6 e 7 ano do Colégio Estadual Polivalente de Curitiba, em Curitiba (PR). Pensando nas dificuldades observadas durante as aulas de Geometria, sugerimos a utilização do origami como um recurso metodológico, usado para explorar vários conteúdos de forma lúdica, despertar o interesse e a criatividade nos alunos, e exercitando a concentração. Com vistas a analisar a inserção das dobraduras no ensino da Geometria e os benefícios desta utilização para o processo de ensino, colocamo-nos diante dos seguintes problemas de pesquisa: a) como as dobraduras podem ser inseridas no ensino da Geometria?; e b) quais benefícios essa prática pode trazer para o aluno em Matemática? Sendo assim, buscamos despertar a curiosidade dos nossos alunos, levando-os a reforçar conceitos matemáticos, elaborando um conjunto de aulas para a construção de um cubo com dobraduras. Durante cada passo de montagem foram trabalhados os conteúdos de Geometria: ângulos, áreas, perímetro e volume. A participação dos alunos foi bastante positiva, apresentaram evolução e compreensão dos conceitos e conteúdos trabalhados, melhorando seus desempenhos dentro da sala de aula. Durante a montagem também foi possível perceber que os alunos conseguiram desenvolver habilidades de percepção de figuras planas e espaciais e aprenderam a organizar de forma clara o posicionamento de figuras, orientando-se assim na forma espacial. De maneira geral, o trabalho colaborativo proporcionou momentos de trocas de experiência entre os alunos envolvidos, proporcionando uma mudança significativa no relacionamento dos estudantes, o que mostra que trabalhando com o origami é possível envolver todos os alunos na construção da aprendizagem. Palavras-chave: Geometria. Dobraduras. Matemática. 1 Especialista em Educação de Jovens e Adultos pela Faculdade São Braz e Graduada em Matemática pela Universidade Estadual do Centro-Oeste. Docente de Matemática e Física e Supervisora do PIBID (PUC-PR) no Colégio Estadual Polivalente de Curitiba. dija_mary@hotmail.com 2 Graduando de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Bolsista PIBID (PUC- PR). carlos.eduardo_fs@hotmail.com 3 Graduanda de Matemática pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). Bolsista PIBID (PUC- PR). le_oliv@live.com ISSN

2 9190 Introdução Se pararmos para olhar em nossa volta, vamos observar que a Geometria faz parte do nosso dia a dia, é uma das poucas coisas que está presente em quase todos os lugares em que estamos, e muitas vezes passa completamente despercebida por nós. De acordo com Crescenti (2005), diante da carência de um ensino eficaz de Geometria, muitas vezes deixada pelo professor para o final do ano e depois trabalhada superficialmente por causa do tempo, buscamos de forma simples, divertida e criativa, a partir da montagem com dobraduras, sanar parte das dificuldades dos alunos em aprender os conteúdos, pois é fundamental a experiência concreta dos alunos para uma melhor assimilação do conteúdo proposto. Neste sentido, pensando nas dificuldades observadas durante as aulas de Geometria, sugerimos a utilização do origami como mais um recurso metodológico para o ensino da Geometria. As atividades com dobraduras são lúdicas e possuem uma dinâmica que incentiva a descoberta, a construção, a visualização, a reprodução geométrica e a compreensão de conceitos matemáticos, despertando nos alunos o prazer em aprender. Origami é uma palavra de origem japonesa, que quer dizer dobrar papel (ori: dobrar e kami: papel). Essa técnica pode ser utilizada de várias maneiras durante as aulas de Matemática, como um recurso para explorar diversos conteúdos, além de despertar o interesse e a criatividade nos alunos, exercitando ainda, a concentração. De acordo com Rêgo, Rêgo e Gaudêncio (2003): O Origami pode representar para o processo de ensino/aprendizagem de Matemática um importante recurso metodológico, através do qual, os alunos ampliarão os seus conhecimentos geométricos formais, adquiridos inicialmente de maneira informal por meio da observação do mundo, de objetos e formas que o cercam. Com uma atividade manual que integra, dentre outros campos do conhecimento, Geometria e Arte (RÊGO; RÊGO; GAUDÊNCIO, 2003, p. 18). Assim, acredita-se que com o auxílio do origami, a aprendizagem da Geometria tornase mais real para o aluno, pois ele pode manuseá-las e visualizá-las, facilitando a aprendizagem dos conceitos geométricos. A construção e utilização de exemplos e sua análise detalhada trazem algumas sugestões, para bem aproveitar essa alternativa de trabalho no ensino da Geometria, uma vez que a manipulação com objetos permite a construção dos modelos mentais dos diversos elementos geométricos.

3 9191 Deste modo, o objetivo geral desta pesquisa é descrever e compreender a inserção das dobraduras na prática de ensino da Geometria. Com vistas a analisar a inserção das dobraduras no ensino da Geometria e os benefícios desta utilização para o processo de ensinoaprendizagem, colocamo-nos diante dos seguintes problemas de pesquisa: a) Como as dobraduras podem ser inseridas no ensino da Geometria?; e b) Quais benefícios essa prática pode trazer para o aluno em Matemática? Tendo em vista que, conforme Prado (2009), alguns alunos ainda possuem certa aversão à Matemática por ser, às vezes, rotulada como bicho de sete cabeças e pela falta de técnicas didático-pedagógicas diferentes em sala de aula, propõe-se, neste trabalho, novas práxis e instrumentos pedagógicos com o objetivo único de superação das dificuldades, da falta de interesse, motivação e desenvolvimento dos alunos. As novas tendências metodológicas em Educação Matemática buscam uma política educacional transformadora que dê suporte ao desenvolvimento de cidadãos críticos, participantes e atuantes da história social da comunidade onde vivem. Dessa forma, torna-se necessário desenvolver novas alternativas pedagógicas, que busquem diferentes possibilidades, caminhos, metodologias e práticas educativas, e que venham subsidiar um vínculo, uma integração maior entre os alunos e a Matemática. O Origami no Ensino da Geometria A Geometria foi decisiva no processo de evolução do ser humano, visto que, segundo Rancan e Giraffa (2012), as formas geométricas permitiram a constituição de inúmeros instrumentos que contribuíram para o domínio da natureza e a facilitação de atividades cotidianas. Entretanto, este ramo da Matemática, geralmente, tem sido trabalhado de forma mecanizada nas escolas. Acredita-se que os alunos dão prioridades significativas a metodologias diferenciadas, que envolvam o lúdico e a manipulação de objetos concretos. As metodologias diferenciadas, por si só, não são capazes de gerar análises, generalizações e construção dos conceitos matemáticos, mas podem contribuir para um trabalho de formação de atitudes e desenvolver o senso crítico, a intuição e a atenção, necessárias para a aprendizagem matemática. Não existe, portanto, um caminho único e melhor para o ensino da Matemática, e neste caso, da Geometria, no entanto, tentar diversas maneiras de trabalhar em sala de aula é essencial para que o professor possa tornar a disciplina mais interessante e atrativa.

4 9192 As dobraduras possuem um potencial intrínseco para trabalhar o raciocínio matemático, especialmente os conteúdos relacionados à Geometria. De acordo com Narvaz et al (2006), a dobradura é uma técnica interessante para trabalhar os conceitos de Geometria, principalmente para que o aluno possa viver um momento de interiorização, de criação, de contato consigo mesmo, na riqueza dos conteúdos internos que são solicitados e elaborados no momento da execução. Deste modo, o origami é um material que desperta o interesse, a concentração e a criatividade nos alunos. Segundo Albuquerque (2006), o origami contribui para estimular e melhorar a capacidade de concentração, desenvolver a coordenação motora fina, melhorar a destreza manual e a paciência, reduzir o estresse, melhorar a visão espacial e auxiliar na área da Geometria. Neste processo de construção de um origami, são desenvolvidos aspectos como a observação, o raciocínio, a lógica, a visão espacial e artística, a perseverança, a paciência e a criatividade. Definições como plano, ponto, retas paralelas, retas concorrentes, bissetriz e diagonal podem ser compreendidas por meio da visualização dos ângulos e das linhas vincadas no papel (RANCAN; GIRAFFA, 2012). Portanto, ao utilizar o origami como um recurso metodológico para o ensino da Geometria, objetiva-se: a) Reconhecer as formas geométricas através da construção do cubo. b) Reconhecer ângulos agudos, obtusos, retos e rasos nas figuras geométricas. c) Determinar Perímetro e Área de algumas figuras geométricas (quadrado, triângulo, retângulo, paralelogramo e trapézio). d) Despertar a curiosidade do aluno, levando-os a descobrir e reforçar alguns conceitos matemáticos. e) Calcular o volume de um cubo. f) Diminuir a rejeição da Matemática por parte dos alunos e possibilitar a concretização dos conteúdos de Matemática para que os alunos tenham uma aprendizagem significativa, consequentemente, perceber a presença da Matemática em seu cotidiano. g) Levar o aluno a identificar as formas geométricas, presentes na constituição de diferentes figuras. h) Minimizar as deficiências dos alunos na aprendizagem dos conteúdos de Matemática que são evidenciados pela falta de concentração.

5 9193 Metodologia e Desenvolvimento do Projeto O projeto foi realizado em parceria com os bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC- PR), e desenvolvido com 60 alunos, do 6 e 7 ano, participantes do Projeto Mais Educação, do Colégio Polivalente de Curitiba (PR). O origami desenvolve um papel muito importante no desenvolvimento intelectual das crianças, pois exige concentração, estimula a imaginação e desenvolve a destreza manual. Sendo assim, no início projeto, os alunos foram questionados sobre o que conheciam do origami e, em seguida, assistiram a um breve relato sobre a história do origami e da arte de dobradura de papel. Na sequência, foi apresentada a proposta de trabalhar, neste primeiro momento, com a dobradura do sólido geométrico cubo. Nesta aula iniciamos a confecção da dobradura do cubo. Na construção da primeira face, trabalhamos os ângulos: agudos, obtusos, retos e rasos, utilizando o transferidor. A cada dobradura os ângulos obtidos eram medidos com auxílio do transferidor e depois classificados. Neste momento a dificuldade encontrada foi no manuseio do transferidor. Entretanto, a interação entre os alunos foi fundamental para que todos pudessem entender o procedimento de medida. Na aula seguinte, continuamos a dobradura e fizemos as outras faces do cubo, determinando o Perímetro e a Área de cada figura obtida: quadrado, triângulo, retângulo, paralelogramo e trapézio, determinados durante as dobraduras de cada face. Discutimos o porquê das diferenças de resultados obtidos entre os alunos e quais estratégias utilizaram para resolver a dificuldades nos cálculos. Quando o estudante está participando de aulas práticas, onde as medidas são realizadas com instrumentos que muitas vezes dificultam a sua precisão, percebemos erros acidentais devido à inexperiência no manuseio dos instrumentos, por isso, a análise das diferenças encontradas nas medidas é fundamental. É importante discutir as diferenças e de que forma elas podem ser compensadas quando o número de medidas é grande, e esclarecer que se repetidas geralmente não conservam a mesma magnitude. Os alunos podem e devem saber corrigir os dados experimentais de modo a eliminar seus efeitos. Nesta fase de execução, os alunos também declararam que o auxílio dos colegas foi fundamental para vencer as dificuldades, o que demonstrou que o trabalho desenvolvido proporcionou a interação e união dos alunos participantes. Notamos que a união do grupo e o

6 9194 trabalho em equipe foram positivos para o desenvolvimento das aulas e que o interesse dos alunos aumentou muito, mesmo no cotidiano em sala de aula. Concluídos os cálculos e a construção das faces do cubo, iniciamos a montagem do mesmo encaixando as peças. Esse foi o momento de maior dificuldade. Depois de montados os cubos, iniciamos uma conversa com o grupo sobre os conceitos de figuras planas e espaciais, a fim determinarmos na prática esses conceitos matemáticos. Finalizando o trabalho, realizamos os cálculos do Volume do Cubo. Aproveitando a grande quantidade de cubos construídos, utilizamos os mesmos para montar quebra cabeças e o cubo soma de origami (Ilustração 3 e 4), que é um cubo de três quebra-cabeças tridimensional desenvolvido por Piet Hein, em Ele consiste na construção de um cubo com sete peças que parecem muito familiares por causa de The Game clássico de Tetris. Ilustração 1 Uso do transferidor

7 9195 Ilustração 2 Cálculo Áreas e Perímetros Ilustração 3 Montagem dos Cubos

8 9196 Ilustração 3 Construção do cubo soma de origami Ilustração 4 Cubo soma de origami

9 9197 Ilustração 5 Quebra cabeças com cubos Conclusão Ao final do projeto, os alunos apresentaram uma evolução e compreensão dos conceitos e conteúdos trabalhados, melhorando seus desempenhos dentro da sala de aula, no desenvolvimento dos conteúdos e na realização de exercícios, conforme relato de alguns professores. A professora Valdeneia Domingues, nos relatou que os alunos participantes do projeto tiveram mais facilidade no desenvolvimento dos conteúdos de Geometria, principalmente no trabalho com ângulos e áreas. O professor Carlos em seu relato também destacou que os alunos conseguiram analisar mais facilmente o que se refere à questão espaço, isto é, suas habilidades de noção espacial ficaram mais aguçadas. Sabemos que são inúmeros os recursos que podem ser utilizados pelos professores em sala de aula, com o fim de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem na Geometria. O origami apresentado nesse relato é somente um exemplo de recurso metodológico, de fácil acesso e de grande efeito. A proposta de trabalho com o origami foi bastante motivadora, envolvente, dinâmica e positiva no trabalho dos conteúdos propostos, demonstrando que o uso dessa técnica como instrumento pedagógico é bem-sucedida no que tange ao ensino de Geometria. Durante a montagem também foi possível perceber que os alunos conseguiram desenvolver habilidades

10 9198 de percepção de figuras planas e espaciais e aprenderam a organizar de forma clara o posicionamento de figuras, orientando-se assim na forma espacial. O trabalho colaborativo proporcionou momentos de trocas de experiência entre os alunos envolvidos, o que confirma que o origami é um material de trabalho capaz de envolver alunos em sua própria aprendizagem, bem como no trabalho em grupo, uma vez que percebemos a união dos alunos participantes. Lidamos diariamente com alunos desinteressados, desmotivados e que consideram esta disciplina chata e difícil, adjetivos que ouvimos quando questionamos os alunos no início do ano letivo sobre o que acham da Matemática. Cabe-nos, portanto, mostrar que a Matemática pode ser divertida, interessante e desafiadora, buscando metodologias alternativas para resgatar a autoestima, o interesse e aprendizagem dos estudantes. REFERÊNCIAS ALBUQUERQUE, Robson René. A arte do origami: Dobrando e desdobrando talentos. Alagoas: IV Semana de Matemática, Disponível em: < Acesso em: 10 jun CRESCENTI, Eliane Portalone. Os professores de Matemática e a Geometria: opiniões sobre a área e seu ensino f. Tese (Doutorado em Educação) Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, PRADO, Danielle Ferreira do. Com a Matemática também se faz arte. Florianópolis: VIII Semana de Matemática da UFSC, NARVAZ, Miriam Benedetti; MACHADO, Aurea Isabel; LUCENA, Márcia R.; SOUZA, Janete Costa de. A geometria das dobraduras: trabalhando o lúdico e ressignificando saberes. Caxias do Sul: IX Encontro Gaúcho de Educação Matemática, RANCAN, Graziele; GIRAFFA, Lucia Maria Martins. Geometria com Origami: incentivando futuros professores. Caxias do Sul: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, RÊGO, Rogéria Gaudêncio do; RÊGO, Rômulo Marinho; GAUDÊNCIO, Severino Júnior. A Geometria do Origami. João Pessoa: Editora Universitária/ UFPB, 2003.

BRINCANDO COM ORIGAMI: CONSTRUINDO O CUBO

BRINCANDO COM ORIGAMI: CONSTRUINDO O CUBO (ISBN N. 978-85- 98092-14-0) Eixo temático: E4 Formação de Professores BRINCANDO COM ORIGAMI: CONSTRUINDO O CUBO Aline Alves DINIZ ICMC - USP (linediniz@grad.icmc.usp.br) Edna Maura ZUFFI ICMC - USP (edna@icmc.usp.br)

Leia mais

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA

UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA RODRIGUES, Lisiane Jaques Curso de Especialização em Educação com ênfase em Ensino de Ciências e Matemática Faculdade de Educação - Universidade Federal de

Leia mais

JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA

JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA ISSN 2316-7785 JOGOS GEOMÉTRICOS: UMA MANEIRA DIFERENCIADA DE SE APRENDER MATEMÁTICA Andressa Franco Vargas Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete andressavargas1@hotmail.com Bianca Bitencourt

Leia mais

TRABALHANDO AS QUATRO OPERAÇÕES E A GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES

TRABALHANDO AS QUATRO OPERAÇÕES E A GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES TRABALHANDO AS QUATRO OPERAÇÕES E A GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES COMPLEMENTARES Maria Jéssica Ximenes Sousa Discente do Curso de Matemática da Universidade Estadual Vale do Acaraú jessica.ximenes25@hotmail.com

Leia mais

CONHECENDO E EXPLORANDO O GEOPLANO

CONHECENDO E EXPLORANDO O GEOPLANO 10 Eixo: Práticas para Ensino Fundamental I Matemática/CicloII SOUZA, Junia Ellen Arndt de 1 Borges, Vanusa Emilia 2 KNAUT, Michelle Souza Julio 3 Desde a Educação Infantil, a criança aprende a conhecer

Leia mais

Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar.

Palavras-chave: Formação profissional; Educação matemática; Experiência profissional; Realidade escolar. OFICINAS PEDAGÓGICAS DESENVOLVIDAS NA ESCOLA E. E. MARIO QUINTANA Sandra Mara Marasini 1 Caroline Saúgo 2 Tauana Bianchetti 3 Vanessa Panhossatt 4 Resumo: Este artigo tem por objetivo apresentar algumas

Leia mais

IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID

IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID IV SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UTILIZAÇÃO DO TANGRAM PARA TRABALHAR PROPRIEDADES DE FIGURAS GEOMETRICAS NAS SÉRIES INICAIS SANTOS, Luana Tayná Borba dos. 1 Instituto Federal Catarinense- Campus Camboriú.

Leia mais

O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENVOLVENDO CONCEITOS E CÁLCULOS DE ARÉA DE FIGURAS PLANAS

O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENVOLVENDO CONCEITOS E CÁLCULOS DE ARÉA DE FIGURAS PLANAS O GEOGEBRA COMO FERRAMENTA DE SUPORTE NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ENVOLVENDO CONCEITOS E CÁLCULOS DE ARÉA DE FIGURAS PLANAS Marianne Ferreira Gomesl 1 ; Andriele de Melo Barbosa Oliveira 2 ; Nilcyneia

Leia mais

ORIGAMI NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM

ORIGAMI NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM ORIGAMI NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM Bruna Larissa Cecco UNOCHAPECÓ brunacecco@unochapeco.edu.br Luciano Carlos UNOCHAPECÓ lucianocarlos@unochapeco.edu.br Fernanda Paula Wappler UNOCHAPECÓ f_ernandapw@hotmail.com

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA: Uma iniciativa concreta ao

Leia mais

Carlos Roberto Barboza da Rocha 1. Sandro Rogério de Abreu Duarte Filho 2. Adriana Moraes Marangoanha Silva³. Anaêuza de Fátima C.

Carlos Roberto Barboza da Rocha 1. Sandro Rogério de Abreu Duarte Filho 2. Adriana Moraes Marangoanha Silva³. Anaêuza de Fátima C. Arte e Matemática: Uma forma de se aprender geometria Carlos Roberto Barboza da Rocha 1 Sandro Rogério de Abreu Duarte Filho 2 Adriana Moraes Marangoanha Silva³ Anaêuza de Fátima C. Machado 4 Resumo: A

Leia mais

DINAMISMO NA AULA DE GEOMETRIA: O TANGRAM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS

DINAMISMO NA AULA DE GEOMETRIA: O TANGRAM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS DINAMISMO NA AULA DE GEOMETRIA: O TANGRAM COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ÁREAS DE FIGURAS PLANAS Maria Betânia dos Santos Melo Instituto Federal de Ciência e Tecnologia de Pernambuco - Campus Pesqueira

Leia mais

PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE

PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE PIBID DE MATEMÁTICA EM ARRAIAS (TO) UMA EXPERIÊNCIA DIFERENTE Aricléia Damasceno Rodrigues aricleia2009@uft.edu.br Luciana Tavares de Sousa LUADAIL@uft.edu.br Kaled Sulaiman Khidir kaled@uft.edu.br Severino

Leia mais

AMPLIANDO CONHECIMENTOS EM GEOMETRIA

AMPLIANDO CONHECIMENTOS EM GEOMETRIA AMPLIANDO CONHECIMENTOS EM GEOMETRIA Alaiane Silva da Cunha Mendonça lai1989paulo@hotmail.com Alzenira de Oliveira Carvalho Escola Prof.ª Berta Vieira de Andrade BVA oliveiraalzenira@hotmail.com Everson

Leia mais

ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU ATRAVÉS DE JOGOS

ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU ATRAVÉS DE JOGOS ISSN 2316-7785 ENSINO DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU ATRAVÉS DE JOGOS Taís Maiara Conrad tais_conrad@hotmail.com Alexandre da Silva alexandre-xande95@hotmail.com Ana Paula do Prado Donadel donadel@uri.edu.br

Leia mais

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

3ª Eduardo e Ana. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 3ª Eduardo e Ana 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 3 Foco: Espaço e Forma Utilizar o conhecimento geométrico para realizar a leitura e a representação da realidade

Leia mais

ORIGAMI UMA FERRAMENTA PRÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL

ORIGAMI UMA FERRAMENTA PRÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL ORIGAMI UMA FERRAMENTA PRÁTICA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL Vívia Dayana Gomes dos Santos Instituto Federal de Alagoas - IFAL vidaya14@hmail.com Marília Rocha de Oliveira Universidade Federal de

Leia mais

PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS: APLICAÇÕES COM CANUDOS, PAPEL CARTÃO E GEOGEBRA

PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS: APLICAÇÕES COM CANUDOS, PAPEL CARTÃO E GEOGEBRA PLANIFICAÇÃO DE SÓLIDOS: APLICAÇÕES COM CANUDOS, PAPEL CARTÃO E GEOGEBRA Júlio Giordan Lucena da Silva 1 1. Introdução O presente artigo tem como objetivo trabalhar área, volume e planificação de sólidos,

Leia mais

A GEOMETRIA DO ORIGAMI 3D: UMA ATIVIDADE LÚDICA ATRAVÉS DO ENSINO DA ARTE DE DOBRADURAS

A GEOMETRIA DO ORIGAMI 3D: UMA ATIVIDADE LÚDICA ATRAVÉS DO ENSINO DA ARTE DE DOBRADURAS A GEOMETRIA DO ORIGAMI 3D: UMA ATIVIDADE LÚDICA ATRAVÉS DO ENSINO DA ARTE DE DOBRADURAS Rosemary Gomes Fernandes; Anna Karollyna Lima Araújo; Carlos Rhamon Batista Morais; Fernanda dos Santos Nascimento;

Leia mais

ÁLGEBRA NA BALANÇA. 1. Introdução

ÁLGEBRA NA BALANÇA. 1. Introdução ÁLGEBRA NA BALANÇA Joselba Liliane de Oliveira UEPG joselba@hotmail.com Aline Mendes de Arruda UEPG alimendesa@gmail.com Joseli Almeida Camargo UEPG jojocam@terra.com.br Resumo: A atividade foi desenvolvida

Leia mais

Tipo do produto: Plano de aula

Tipo do produto: Plano de aula Edital Pibid n 11 /2012 CAPES PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID Plano de Atividades (PIBID/UNESPAR) Tipo do produto: Plano de aula 1 IDENTIFICAÇÃO SUBPROJETO MATEMÁTICA/FECEA:

Leia mais

ZOOMÁTICA 1 INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS

ZOOMÁTICA 1 INTRODUÇÃO MATERIAL E MÉTODOS ZOOMÁTICA 1 MARTINS, Amanda Taborda 2 ; HUBERT, Jean Josiel de Moura 3 ; KINALSKI, Thaís 4 RESUMO: O trabalho com o tema Zoomática foi realizado com a turma do terceiro ano do Ensino fundamental da Escola

Leia mais

A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA

A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA A CONCEPÇÃO DO BOM PROFESSOR PARA OS BOLSISTAS DO PIBID SUBPROJETO EDUCAÇÃO FÍSICA Fernanda Rabelo PRAZERES, Renato ROCHA, Virgínia Mara Próspero da CUNHA Universidade de Taubaté Mestrado Profissional

Leia mais

EXPLORANDO O SONOBE: TRABALHO COM LUDICIDADE NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA

EXPLORANDO O SONOBE: TRABALHO COM LUDICIDADE NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA EXPLORANDO O SONOBE: TRABALHO COM LUDICIDADE NO LABORATÓRIO DE MATEMÁTICA Aline Cristina Trevisan 1 Cleide B. Rox 2 Ettiène Cordeiro Guérios 3 Luana Leal 4 Resumo Este trabalho apresenta uma sequência

Leia mais

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno)

5. Objetivo geral (prever a contribuição da disciplina em termos de conhecimento, habilidades e atitudes para a formação do aluno) ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

O ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL

O ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL O ORIGAMI COMO RECURSO DIDÁTICO NOS PROCESSOS DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA GEOMETRIA PLANA E ESPACIAL Adrielly Soraya Gonçalves Rodrigues Universidade Estadual da Paraíba- UEPB adriellysoraya@bol.com.br

Leia mais

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

2ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 2ª Ana e Eduardo 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos. Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais.

Leia mais

ENSINO DE GEOMETRIA E ARTE DO ORIGAMI: EXPERIÊNCIA COM FUTUROS PROFESSORES

ENSINO DE GEOMETRIA E ARTE DO ORIGAMI: EXPERIÊNCIA COM FUTUROS PROFESSORES ENSINO DE GEOMETRIA E ARTE DO ORIGAMI: EXPERIÊNCIA COM FUTUROS PROFESSORES GT 06 Formação de professores de matemática: prática, saberes e desenvolvimento profissional. Graziele Rancan, Pontifícia Universidade

Leia mais

A Geometria nos animais com Realidade Aumentada

A Geometria nos animais com Realidade Aumentada A Geometria nos animais com Realidade Aumentada Acadêmicos matemática: Geovana Zappelline Guilherme Tironi Vinicius Giovani Jacintho Acadêmicos computação: Gabriel Felipe Medeiros Lucas Gomes Raquel Paola

Leia mais

VIVENCIADO A GEOMETRIA COM OS SÓLIDOS DE PLATÃO

VIVENCIADO A GEOMETRIA COM OS SÓLIDOS DE PLATÃO VIVENCIADO A GEOMETRIA COM OS SÓLIDOS DE PLATÃO MANTOVANI, Alessandra Lima de Moraes (alelimamantovani@hotmail.com); SOUZA, Jessica Martins de (jessicams_almeida@hotmail.com ). Bolsista de Iniciação à

Leia mais

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010

X Encontro Nacional de Educação Matemática Educação Matemática, Cultura e Diversidade Salvador BA, 7 a 9 de Julho de 2010 O ORIGAMI NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE GEOMETRIA Mylane dos Santos Barreto Especialista em Educação Matemática (FAFIC) mylanebarreto@yahoo.com.br Salvador Tavares Mestre em Educação Matemática (USU) saltavares@terra.com.br

Leia mais

A GEOMETRIA E O LÚDICO

A GEOMETRIA E O LÚDICO ISSN 2316-7785 A GEOMETRIA E O LÚDICO Alzenira de Oliveira Carvalho Escola Prof.ª Berta Vieira de Andrade BVA oliveiraalzenira@gmail.com Alaiane Silva da Cunha Universidade Federal do Acre lai1989paulo@hotmail.com

Leia mais

Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino da matemática

Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino da matemática Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino da matemática Autores: Rômulo Marinho do Rêgo e Rogéria Gaudencio do Rêgo Acadêmica: Cristilaine Alves Hendz O que buscam: Lepac e CCEN/UFPb A construção

Leia mais

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO

CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO DE UM JOGO DIDÁTICO PARA TRABALHAR O CONTEÚDO DE TABELA PERIÓDICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO ¹ Salielma Daliane de Azevedo Dantas; Maria Josielma de Queiroz Silva; Alex dos Santos

Leia mais

UM RELATO SOBRE O USO DA TÉCNICA DE DOBRADURAS DE PAPEL PARA A CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO

UM RELATO SOBRE O USO DA TÉCNICA DE DOBRADURAS DE PAPEL PARA A CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO UM RELATO SOBRE O USO DA TÉCNICA DE DOBRADURAS DE PAPEL PARA A CONSTRUÇÃO DOS POLIEDROS DE PLATÃO Aniete de Andrade Silva 1 (UFCG); Maria Lúcia da Silva Trajano 2 (UFCG); Rafael Fideles Silva 3 (UFCG);

Leia mais

O TETRIS 3D NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

O TETRIS 3D NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA O TETRIS 3D NO ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Marcelo Botura Souza mbsfoz@gmail.com Igor José do Nascimento igorigor_19191@hotmail.com Antonio Rodrigues Junior juniorarjrodri3@gmail.com Matheus Maziero

Leia mais

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN:

Anais do Evento PIBID/PR. Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: II SEMINÁRIO ESTADUAL PIBID DO PARANÁ Anais do Evento PIBID/PR Foz do Iguaçu 23 e 24 Outubro 2014 ISSN: 2316-8285 unioeste Universidade Estadual do Oeste do Paraná PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO Universidade

Leia mais

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO FACULDADE DE EDUCAÇÃO ADRIANO SILVA CAROLINE PEREIRA DA SILVA FLÁVIA BARNER COUTO ISABELA JAPYASSU JULIANA RIGHI MARINA MARQUES Sequência didática abordando o conteúdo de Geometria

Leia mais

CONSTRUÇÃO DO CUBO UTILIZANDO A TÉCNICA DO ORIGAMI

CONSTRUÇÃO DO CUBO UTILIZANDO A TÉCNICA DO ORIGAMI CONSTRUÇÃO DO CUBO UTILIZANDO A TÉCNICA DO ORIGAMI SOUZA, Thais Aparecida Rezende 1 ; TEIXEIRA, Agda Lovato 2 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus Urutaí E-mail do autor: th27souza@outlook.com

Leia mais

TRAJETÓRIA DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID POR ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UESB-JQ

TRAJETÓRIA DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID POR ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UESB-JQ TRAJETÓRIA DO SUBPROJETO DE MATEMÁTICA: ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO PIBID POR ALUNOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UESB-JQ Rodrigo Schroeder dos Santos rodrigo.schroeder@hotmail.com Evaneila Lima França

Leia mais

Palavras-chave: Geometria, Educação Matemática e Estágio Supervisionado.

Palavras-chave: Geometria, Educação Matemática e Estágio Supervisionado. CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE FIGURAS PLANAS E ESPACIAIS COM BASE NA TEORIA DE VAN HIELE Fabiane Christine Gimenes Universidade Tecnológica Federal do Paraná Fabianegimenes_cp@hotmail.com Resumo: Este trabalho

Leia mais

CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE

CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE CARTOGRAFIA E ENSINO: PERSPECTIVAS DA REALIDADE Edmar Martins de Oliveira 1, Cleidson Reginaldo Ferreira Ribeiro 2, Renata de Melo Paulino 3, Divino Ordones 4. 1 Graduando no Curso de Licenciatura Plena

Leia mais

Projeto: Aprendendo Formas Geométricas Utilizando Recursos Tecnológicos

Projeto: Aprendendo Formas Geométricas Utilizando Recursos Tecnológicos Integração de Tecnologias na Educação: Práticas Inovadoras na Educação Básica 77 Projeto: Aprendendo Formas Geométricas Utilizando Recursos Tecnológicos Samira Micheleto Pacheco Centro de Educação de Jovens

Leia mais

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROPOSTA DIDÁTICA 1 Dados de Identificação 1.1 Nome do bolsista: Gabriel Prates Brener 1.2 Público alvo: 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e Magistério 1.3 Duração: 5 horas 1.4 Conteúdo desenvolvido:

Leia mais

O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Apresentação: Pôster Geovana Medeiros 1 ; Marcos Leonan 2 ; Francismar Holanda 3

O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Apresentação: Pôster Geovana Medeiros 1 ; Marcos Leonan 2 ; Francismar Holanda 3 O USO DE MATERIAL CONCRETO NO ENSINO DA MATEMÁTICA Apresentação: Pôster Geovana Medeiros 1 ; Marcos Leonan 2 ; Francismar Holanda 3 Introdução O interesse por essa temática deriva das dificuldades tanto

Leia mais

LUDENS MATEMÁTICA CANTADA

LUDENS MATEMÁTICA CANTADA PERÍODO MATUTINO MATEMÁTICA CANTADA Por meio das músicas os alunos podem ser levados a compreender conceitos, procedimentos e a desenvolver o pensamento lógico e crítico despertado pelas letras das músicas

Leia mais

MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA

MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA MATEMÁTICA ATRAENTE: A APLICAÇÃO DE JOGOS COMO INSTRUMENTO DO PIBID NA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA Camila Sampaio Nogueira camila.snog@hotmail.com Maria Aparecida Galdino de Souza cindysouza@hotmail.com Luiza

Leia mais

Palavras-chave: Ludicidade. Poliedros de Platão. Ensino e Aprendizagem.

Palavras-chave: Ludicidade. Poliedros de Platão. Ensino e Aprendizagem. CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS: UMA ABORDAGEM LÚDICA DE ENSINO MELO, Deborah Smith B. 1 dsmelo1@gmail.com SANTOS, Paula Roberta dos 2 paularobertaipo@hotmail.com PERES, Thalitta Fernandes de Carvalho 3 thalitta@hotmail.com

Leia mais

O TANGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE POLÍGONOS

O TANGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE POLÍGONOS O TANGRAM COMO FERRAMENTA DE ENSINO DE POLÍGONOS Lucas Schechtel schechtel.lucas@gmail.com Fernanda Brandalise ferbranda@gmail.com Ana Flávia Correia de Abreu anaf.abreu@hotmail.com José Luiz de Andrade

Leia mais

Brincando com Palitos: Aprendendo a Racionar

Brincando com Palitos: Aprendendo a Racionar Página 26 Brincando com Palitos: Aprendendo a Racionar Categoria: Ensino Fundamental - Anos Finais (6º ao 9º ano) Beatriz Silva da Silva 1 Sandro Rogério Brabo Souza 2 Iris Maciel Pantoja 3 Jaimiro Oliveira

Leia mais

Palavras-chave: Tenda interativa. Matemática. Conhecimento. Introdução

Palavras-chave: Tenda interativa. Matemática. Conhecimento. Introdução 14. CONEX Produto Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( X ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TRABALHO

Leia mais

A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA ANÁLISE DOS MATERIAIS UTILIZADOS NAS EMBALAGENS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II 1

A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA ANÁLISE DOS MATERIAIS UTILIZADOS NAS EMBALAGENS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II 1 A INTERDISCIPLINARIDADE POR MEIO DA ANÁLISE DOS MATERIAIS UTILIZADOS NAS EMBALAGENS: UMA PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II 1 Yasmini Cristina Vernilo Pinatti; Isabella Alves Brunetti; Ana Laura

Leia mais

EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO

EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO EXPERIMENTOS E EXERCÍCIOS DE MECÂNICA NO ENSINO MÉDIO Gabriela Ribeiro gabriela.candidor@gmail.com Matheus Noberto sorriso.matheus@hotmail.com Clodoaldo Valverde valverde@ueg.br RESUMO: Com o objetivo

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE DOBRADURAS DE PAPEL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

UTILIZAÇÃO DE DOBRADURAS DE PAPEL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA UTILIZAÇÃO DE DOBRADURAS DE PAPEL NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA Shirley Aparecida de Morais Escola 31 de março shiamo@seed.pr.gov.br Rita de Cássia Amaral Vieira rcamaral@hotmail.comr Samantha

Leia mais

A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele²

A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele² A ARTE TRANSVERSAL ATRAVÉS DA MATEMÁTICA. CAMARGO, Fernanda 1 SOUZA, Michele² RESUMO O presente trabalho relata a experiência vivenciada pelas acadêmicas do curso de Pedagogia/ULBRA Campus Guaíba, coordenadora

Leia mais

APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS

APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS 27 a 30 de agosto de 2014. APRENDENDO GEOMETRIA ATRAVÉS DE ATIVIDADES LÚDICAS CALABREZ, Mayara Caetano Instituto Federal do Espírito Santo - Cachoeiro mayaracalabrez@hotmail.com MOREIRA, Michelli Rodrigues

Leia mais

TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NOS BORDADOS EM PONTO CRUZ

TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NOS BORDADOS EM PONTO CRUZ TRANSFORMAÇÕES GEOMÉTRICAS NOS BORDADOS EM PONTO CRUZ Sabrine Costa Oliveira 1 IFES binecosta@gmail.com Sandra Aparecida Fraga da Silva 2 IFES sandrafraga7@gmail.com Resumo O presente trabalho é parte

Leia mais

A LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM MATEMÁTICA

A LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM MATEMÁTICA A LUDICIDADE COMO RECURSO PEDAGÓGICO EM MATEMÁTICA Patrícia Melo Rocha 1 Mente Rápida, mrocha.patricia@gmail.com Ana Paula Gomes Barbosa² UEPB, paullag90@live.com Andréia Mendes de Meneses Fragoso³ Mente

Leia mais

APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA.

APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. APRENDENDO A ENSINAR MATEMÁTICA POR MEIO DOS RECURSOS DIDÁTICOS: MONITORIA, JOGOS, LEITURAS E ESCRITAS E LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA. Dagma Ramos SILVA; Camila Caroline FERREIRA; Maria Bárbara

Leia mais

Atividade 1 Retrato Falado

Atividade 1 Retrato Falado espaço e forma Atividade 1 Retrato Falado 1º momento: Leitura É importante saber o nome das coisas. Ou, pelo menos, saber comunicar o que você quer. Imagine-se entrando numa loja para comprar um um como

Leia mais

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014. Plano de Trabalho 2 : Geometria Espacial - Prismas e Cilindros

FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014. Plano de Trabalho 2 : Geometria Espacial - Prismas e Cilindros FORMAÇÃO CONTINUADA EM MATEMÁTICA Matemática 2º Ano 2º Bimestre/2014 Plano de Trabalho 2 : Geometria Espacial - Prismas e Cilindros Tarefa 2 Cursista:Thereza Christina da Silva Cabral Tutora: Susi Cristine

Leia mais

Palavras-chave: Formação docente. ensino de História. metodologia. técnica de seminário.

Palavras-chave: Formação docente. ensino de História. metodologia. técnica de seminário. 13. CONEX Apresentação Oral Resumo Expandido 1 ISSN 2238-9113 ÁREA TEMÁTICA: (marque uma das opções) ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( ) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( x ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE

Leia mais

RELATÓRIO ANUAL. Atividades desenvolvidas no ensino da matemática. Bolsistas

RELATÓRIO ANUAL. Atividades desenvolvidas no ensino da matemática. Bolsistas RELATÓRIO ANUAL Atividades desenvolvidas no ensino da matemática Bolsistas Denise Martinelli Maicon Henrique de Oliveira Marcelo Olinek de Lima Pedro Gabriel Leão Vieira Samara Wsolek Bastos de Oliveira

Leia mais

O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS E DA TECNOLOGIA NA PREPARAÇÃO DE ALUNOS PARA A OBMEP

O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS E DA TECNOLOGIA NA PREPARAÇÃO DE ALUNOS PARA A OBMEP O USO DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS E DA TECNOLOGIA NA PREPARAÇÃO DE ALUNOS PARA A OBMEP Instituição de Ensino: Colégio Estadual Padre Cláudio Morelli Bolsistas ID: Amanda Ferreira Procek¹, Matheus Willian².

Leia mais

Tangram. Ivany Aparecida Rodrigues da Motta Escola Estadual Professor Luiz Menezes Guaratinguetá SP.

Tangram. Ivany Aparecida Rodrigues da Motta Escola Estadual Professor Luiz Menezes Guaratinguetá SP. Tangram Ivany Aparecida Rodrigues da Motta Escola Estadual Professor Luiz Menezes Guaratinguetá SP ivanymotta@yahoo.com.br Dezembro de 2006 Público Alvo: 6ª e 8ª Séries do Ensino Fundamental Pré-Requisitos

Leia mais

A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL A UTILIZAÇÃO DOS JOGOS COMO FERRAMENTA DE ENSINO NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Liana Krakecker 1 Angélica de Oliveira 2 Deise N. Reisdoefer 3 EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Resumo:

Leia mais

Novos lançamentos de brinquedos pedagógicos da Pimpão

Novos lançamentos de brinquedos pedagógicos da Pimpão Ano 3 - Edição 34 - Novembro/2018 mini Novos lançamentos de brinquedos pedagógicos da Pimpão Pág 03 A importância dos mobiliários escolares Pág 06 Brincadeiras no playground são uma forma de educação Pág

Leia mais

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo

Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Avaliação da Execução do Plano de Trabalho 2 Aluna: Roberta D. P. de Azeredo Critérios de Avaliação: Pontos Positivos: A aula foi bastante dinâmica, pois trabalhamos com o real, construímos polígonos usando

Leia mais

PLANEJAMENTO ANUAL 2014

PLANEJAMENTO ANUAL 2014 PLANEJAMENTO ANUAL 2014 Disciplina: GEOMETRIA Período: Anual Professor: JOÃO MARTINS Série e segmento: 7º ANO 1º TRIMESTRE 2º TRIMESTRE 3º TRIMESTRE - Identificar e representar um ângulo e seus elementos.

Leia mais

Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP. Modelos Concretos no Ensino de Geometria:

Pró Reitoria de Graduação - Núcleos de Ensino da UNESP. Modelos Concretos no Ensino de Geometria: Resumo: Modelos Concretos no Ensino de Geometria: Palavras-chave: 1. Introdução Durante o ano de 2009 foi desenvolvido o projeto do Núcleo de Ensino da UNESP, Modelos Concretos de Geometria no Ensino Fundamental,

Leia mais

Boletim do LABEM, ano 3, n. 5, jul/dez de Aplicações do Teorema de Pitágoras e Origami

Boletim do LABEM, ano 3, n. 5, jul/dez de Aplicações do Teorema de Pitágoras e Origami 14 Aplicações do Teorema de Pitágoras e Origami Eliane Moreira da Costa Universidade Federal Fluminense - UFF Educação Matemática e Origami O projeto Educação Matemática e Origami completou vinte um anos

Leia mais

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014

PROGRAMA DE CONTEÚDOS 2014 C O L É G I O L A S A L L E Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio Rua Guarani, 2000 - Fone (045) 3252-1336 - Fax (045) 3379-5822 http://www.lasalle.edu.br/toledo/ DISCIPLINA: PROFESSOR(A): E-MAIL:

Leia mais

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consócio CEDERJ Matemática 9º Ano 4º Bimestre/2013 Plano de Trabalho

Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consócio CEDERJ Matemática 9º Ano 4º Bimestre/2013 Plano de Trabalho Formação Continuada em MATEMÁTICA Fundação CECIERJ/Consócio CEDERJ Matemática 9º Ano 4º Bimestre/2013 Plano de Trabalho POLÍGONOS E ÁREAS Tarefa 2 Grupo 1 Cursista: Tatiana Manhães da Costa. Tutora: Andréa

Leia mais

AS DOBRADURAS: UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOMETRIA

AS DOBRADURAS: UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOMETRIA AS DOBRADURAS: UM RECURSO DIDÁTICO NO ENSINO DE GEOMETRIA Aline Alves Costa Universidade Federal de Sergipe liu.enila@hotmail.com Resumo: A presente proposta de mini-curso é destinada principalmente a

Leia mais

1ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

1ª Ana e Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática 1ª Ana e Eduardo 8º Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 1 Foco: Leitura Compreender e utilizar textos, selecionando dados, tirando conclusões, estabelecendo relações,

Leia mais

ALMANAQUE DE PALAVRAS CRUZADAS: APRENDENDO QUÍMICA COM AS PALAVRAS

ALMANAQUE DE PALAVRAS CRUZADAS: APRENDENDO QUÍMICA COM AS PALAVRAS ALMANAQUE DE PALAVRAS CRUZADAS: APRENDENDO QUÍMICA COM AS PALAVRAS Marina Luiza Ribeiro Moraes (1); Nara Alinne Nobre da Silva (1) (1) Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Goiano Campus

Leia mais

KITS DIDÁTICOS ÁREA: QUÍMICA

KITS DIDÁTICOS ÁREA: QUÍMICA KITS DIDÁTICOS Os KITS DIDÁTICOS apresentados a seguir foram obtidos a partir de recursos oriundos de parceria firmada em UFPR - Campus Jandaia do Sul e o Rotary Clube local. Os materiais doados possibilitam

Leia mais

DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS. Palavras-chave: Investigação; teorema de Pitágoras; Materiais manipuláveis.

DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS. Palavras-chave: Investigação; teorema de Pitágoras; Materiais manipuláveis. DEMONSTRAÇÃO DO TEOREMA DE PITÁGORAS A PARTIR DE MATERIAIS MANIPULÁVEIS Anelize de Angelis Huss ne_huss@hotmail.com André Luiz Steigenberger andre_alst@hotmail.com Victor Hugo dos Santos Gois victor.gois28@hotmail.com

Leia mais

UNINDO O LÚDICO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS

UNINDO O LÚDICO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS UNINDO O LÚDICO E A APRENDIZAGEM ATRAVÉS DA CONSTRUÇÕES DE MATERIAIS DIDÁTICOS Anderson Daniel Stochero, aluno do IF Farroupilha Campus Santo Ângelo, curso Tecnológico em Sistemas para Internet, anderson_stochero@yahoo.com.br

Leia mais

TANGRAM MATERIAL PARA ATIVIDADES LÚDICAS COM GEOMETRIA

TANGRAM MATERIAL PARA ATIVIDADES LÚDICAS COM GEOMETRIA Sociedade Brasileira de na Contemporaneidade: desafios e possibilidades TANGRAM MATERIAL PARA ATIVIDADES LÚDICAS COM GEOMETRIA Jorge Costa do Nascimento Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia pepeucosta1@hotmail.com.

Leia mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA CAMPUS SÃO GABRIEL PROJETO A utilização de aulas práticas e jogos didáticos no ensino de Genética: uma proposta para construção da aprendizagem. Instituto Estadual de Educação

Leia mais

Mostra do CAEM a 21 de outubro, IME-USP UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM PENTAMINÓS

Mostra do CAEM a 21 de outubro, IME-USP UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM PENTAMINÓS Mostra do CAEM 2017 19 a 21 de outubro, IME-USP UMA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA COM PENTAMINÓS Isaura Aparecida Torse de Almeida (maeiata@gmail.com) 1 Resumo Neste trabalho, apresentamos um relato de experiência

Leia mais

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PIBID PROGRAD Código: EXPAE_ARTSPV_0 09 Área: Artes (Plásticas e Visuais) Nome do bolsista: Mariana Abreu da Silva Velho Produto: Exposição Educacional

Leia mais

PROJETO PROLICEN: VIVÊNCIAS, OPORTUNIDADE E CONTRIBUIÇÕES A FORMAÇÃO ACADÊMICA.

PROJETO PROLICEN: VIVÊNCIAS, OPORTUNIDADE E CONTRIBUIÇÕES A FORMAÇÃO ACADÊMICA. PROJETO PROLICEN: VIVÊNCIAS, OPORTUNIDADE E CONTRIBUIÇÕES A FORMAÇÃO ACADÊMICA. Jordânia Andrezza Pontes da Silva Aluno Bolsista Sueily Severino Ferreira Aluna Bolsista Jussara Patrícia Andrade Alves Paiva

Leia mais

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE

ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE ENSINO DE GEOMETRIA NOS DOCUMENTOS OFICIAIS DE ORIENTAÇÃO CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO: BREVE ANÁLISE Alex Eudes da Silva; Cristiane Fernandes de Souza Universidade Federal da Paraíba Campus IV; alexeudes10@gmail.com;

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019

XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 XVIII Encontro Baiano de Educação Matemática A sala de aula de Matemática e suas vertentes UESC, Ilhéus, Bahia de 03 a 06 de julho de 2019 O ENSINO DE GEOMETRIA EM UMA TURMA MULTISSERIADA NO MUNICÍPIO

Leia mais

ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS

ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS ENIGMA DAS FUNÇÕES QUADRÁTICAS Alessandra Natália dos Passos alessandrapassos@sou.faccat.br FACCAT Claudete Fischer da Silva claudetesilva@sou.faccat.br FACCAT Dionata Gustavo Schoenardie dionata.schoenardie@sou.faccat.br

Leia mais

ABORDANDO O ENSINO DA CIÊNCIA COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEMONSTRATIVAS

ABORDANDO O ENSINO DA CIÊNCIA COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEMONSTRATIVAS ABORDANDO O ENSINO DA CIÊNCIA COM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS DEMONSTRATIVAS Liana Eloiza De Oliveira Silva 1 ; Ana Carolina Lemos Morais Do Nascimento 1 ; Gilberto Francisco Da Silva 2 ; Lucia Maria de Almeida

Leia mais

OFICINA. Construindo com tangram. Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 13/08/2011

OFICINA. Construindo com tangram. Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 13/08/2011 OFICINA Construindo com tangram Letícia Fonseca Reis F. Castro Matemática e Livro das Formas 13/08/2011 Matemática Uma das finalidades de estudar matemática é aprender como se resolvem problemas, indo

Leia mais

O JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ORGÂNICAS. Resumo

O JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ORGÂNICAS. Resumo O JOGO DIDÁTICO COMO FERRAMENTA DE APOIO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DE FUNÇÕES ORGÂNICAS. Elaine Karen Pereira da Silva (1); Déborah Evellyn Ferreira Souza Santos (2); Genir Lopes de Almeida (3);

Leia mais

RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres

RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres RELATÓRIO DE GRUPO APOIO PEDAGÓGICO 1º Semestre/2016 Turma: 2º ao 5º ano Professora: Izabela Moreira Alves Coordenação pedagógica: Lucy Ramos Torres Nesse ano de 2016 a Escola do Sítio passou a oferecer

Leia mais

AVALIAÇÃO DE UM JOGO LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO AUXILIAR PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS DE QUÍMICA ORGÂNICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO.

AVALIAÇÃO DE UM JOGO LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO AUXILIAR PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS DE QUÍMICA ORGÂNICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. AVALIAÇÃO DE UM JOGO LÚDICO COMO RECURSO DIDÁTICO AUXILIAR PARA A COMPREENSÃO DE CONCEITOS DE QUÍMICA ORGÂNICA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO. INTRODUÇÃO Lidiane Gomes de Araújo ¹ Graduanda do curso de Lic.

Leia mais

APRENDENDO MATEMÁTICA: A ESCOLA E O USO DOS JOGOS

APRENDENDO MATEMÁTICA: A ESCOLA E O USO DOS JOGOS APRENDENDO MATEMÁTICA: A ESCOLA E O USO DOS JOGOS Alaiane Silva da Cunha Mendonça Lai1989paulo@hotmail.com Alzenira de Oliveira Carvalho Escola Prof.ª Berta Vieira de Andrade BVA oliveiraalzenira@hotmail.com

Leia mais

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA

ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO INVESTIGATIVO COMO FERRAMENTA PARA O ENSINO EXPERIMENTAL DE QUÍMICA Elisandra Chastel Francischini Vidrik (PPGECN/UFMT) elichastel@hotmail.com Irene Cristina de Mello (PPGECN/UFMT)

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO MATERIAL PEDAGÓGICO DE APOIO DIDÁTICO EM GEOGRAFIA RELATO DE EXPERIENCIA¹

UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO MATERIAL PEDAGÓGICO DE APOIO DIDÁTICO EM GEOGRAFIA RELATO DE EXPERIENCIA¹ UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS COMO MATERIAL PEDAGÓGICO DE APOIO DIDÁTICO EM GEOGRAFIA RELATO DE EXPERIENCIA¹ Heitor Petinari Ferrari César Costa Sanches Claudivan Sanches Lopes Universidade Estadual de

Leia mais

O uso de Origami no ensino e aprendizagem de Geometria: enfoque na construção de sólidos geométricos

O uso de Origami no ensino e aprendizagem de Geometria: enfoque na construção de sólidos geométricos O uso de Origami no ensino e aprendizagem de Geometria: enfoque na construção de sólidos geométricos Ester Souza Ribeiro *, Fernanda Caroline Lessa Pereira*, Kátia Carriello Paradella*, Mylane dos Santos

Leia mais

O USO DO JOGO MOLÉCULAS DE HIDROCARBONETOS COMO MÉTODO SIGNIFICATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA

O USO DO JOGO MOLÉCULAS DE HIDROCARBONETOS COMO MÉTODO SIGNIFICATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA O USO DO JOGO MOLÉCULAS DE HIDROCARBONETOS COMO MÉTODO SIGNIFICATIVO PARA O ENSINO DE QUÍMICA Renato do Nascimento (1), Givanildo Freire da Costa (1), Jaqueline dos Santos Fidelis (2), Maria Betania Hermenegildo

Leia mais

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade

Eduardo. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Matemática Eduardo 3ª 8 Ano E.F. Competência Objeto de aprendizagem Habilidade Competência 2 Foco: Os conjuntos numéricos Construir significados para os números naturais, inteiros, racionais e reais. Competência

Leia mais

UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIROS COMO MOTIVADOR PARA UM ENSINO EM GRUPO

UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIROS COMO MOTIVADOR PARA UM ENSINO EM GRUPO UTILIZAÇÃO DE JOGOS DE TABULEIROS COMO MOTIVADOR PARA UM ENSINO EM GRUPO Edimara Cantú de Pinho 1 ; Edemar Benedetti Filho 2 1 Estudante do Curso de Química (licenciatura) da UEMS, Unidade Universitária

Leia mais