Gestão de Tempo Técnica Pomodoro. Rafael Pereira Larizzatti

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "Gestão de Tempo Técnica Pomodoro. Rafael Pereira Larizzatti"

Transcrição

1 Gestão de Tempo Técnica Pomodoro Rafael Pereira Larizzatti

2 Sobre o livro Aprenda a técnica de pomodoro, do italiano Fancresco Cirillo Agilize, organize e ganhe tempo na execução de suas tarefas Desenvolva o foco nas atividades, valorize pausas, gerencie seu tempo Aprenda a lidar com interrupções que atrapalham o andamento das tarefas

3 Autor Rafael Pereira Larizzatti Editor Rafael Pereira Larizzatti Copyright

4 Sobre o Autor Rafael Pereira Larizzatti é um Analista de Sistemas com mais de 22 anos de experiência. Durante sua jornada, estudou técnicas de gestão do tempo, e vem através desse ebook passar seu conhecimento no estudo e na prática da Técnica Pomodoro.

5 Dicas Iniciais Tempo é algo relativo. O que nos falta não é tempo, e sim definição de prioridades para as tarefas que precisamos realizar. O seu tempo e suas prioridades devem SEMPRE estar a frente das prioridades de terceiros. A disciplina é essencial para o correto funcionamento de qualquer metodologia! Siga o método com foco e atenção! Qualquer novo método ou técnica só se torna um hábito após sua prática por pelo menos 21 dias. Seja persistente!

6 História A técnica de Pomodoro foi desenvolvida no final dos anos de 1980 pelo italiano Fancesco Cirillo e foi publicada em Francesco era um estudante preocupado em melhorar seu desempenho nos estudos, e pensou em uma maneira de usar o tempo a seu favor. Sua ideia surgiu quando imaginou se seria capaz de se concentrar e ter foco nos estudos por

7 determinado período de tempo, e para realizar essa experiência, utilizou um cronômetro de cozinha em formato de tomate ( pomodoro em italiano ) para marcar o tempo. Daí surgiu o nome da técnica.

8 Elaboração da Lista de Tarefas A primeira tarefa que precisamos realizar para a prática do Método Pomodoro, é a elaboração de uma lista com as tarefas que serão realizadas no período. Seja para o dia de amanhã, ou para o período da tarde. Faça como melhor lhe convir. Em uma folha de Papel, no cabeçalho escreva seu nome e período/data. Logo abaixo, escreva 'Tarefas Planejas', e do meio da folha para baixo, escreva 'Tarefas Não Planejadas'. Como a figura a seguir.

9

10 Abaixo da Tarefas Planejadas, faça uma lista das atividades que devem ser executadas no período e defina prioridades entre essas atividades. IMPORTANTE: A lista de tarefas deve ser realista. Uma quantidade de tarefas que de fato possam ser realizadas no dia ou período determinado! Se não nos atentarmos a isso, podemos rapidamente nos desmotivar e culpar a técnica por não dar certo! A organização da lista de tarefas já nos faz visualizar com mais objetividade nossas metas diárias ou periódicas.

11 Pré-execução das Tarefas A Técnica de Pomodoro consiste em dividir o período/dia de trabalho em ciclos de 25 minutos, chamados de Pomodoros. Ou seja, um ciclo = 25 minutos = 1 Pomodoro. Definido isso, passamos ao planejamento de nosso período de trabalho em relação ao tempo. Para cada atividade, definimos e anotamos quantos Pomodoros serão utilizados. Ao mensurar nossas atividades em Pomodoros, definimos uma meta, que acaba por nos gerar o que é chamado de stress positivo, pois nos sentimos impelidos em cumprir as atividades dentro dessa meta. A tendência é que a definição de pomodoros por atividade fique mais natural e fácil com a aplicação e prática da técnica. E não se preocupe, por enquanto, com as tarefas não planejadas. Elas serão explicadas mais abaixo.

12 Executando as Tarefas Com a lista organizada iniciamos a execução das tarefas obedecendo a prioridade pré-definida. Nos preparamos para a realização da tarefa, zeramos o cronômetro e junto com o início da atividade, disparamos o cronômetro. Durante o Pomodoro, devemos manter 100% da atenção, concentração e foco na execução da atividade, até que o cronômetro dispare seu alarme nos avisando do término do pomodoro. Quando o Pomodoro terminar, devemos parar a atividade, independente da mesma ter sido concluída ou não. Entre cada Pomodoro, temos uma pausa de 5 minutos. Essa pausa é parte importante da técnica, levando em consideração que pausas frequentes podem agilizar nossa habilidade mental. Durante a pausa, nenhuma atividade deve ser executada.

13 A cada 4 Pomodoros executados, fazemos uma pausa maior de 10 a 15 minutos. Após a pausa, passamos ao próximo Pomodoro, retomando a atividade pausada ou passando para a próxima tarefa. Se a atividade for concluída dentro da quantidade de Pomodoros planejadas, marcamos um X (xis) na tarefa realizada. IMPORTANTE: Pausa é pausa! Levante para tomar uma água, um café, para ir no banheiro, seja o que for. Mas tire o foco das atividades durante as pausas.

14 Interrupções Durante a execução da atividade em um Pomodoro, podemos sofrer interrupções, sejam elas internas ou externas. É nesses momentos que entra a lista de Tarefas Não Planejadas. A interrupção é interna se surge de nós mesmos, como, por exemplo, lembrar de uma ligação que precisa ser feita, ou de uma atividade que não foi inicialmente mensurada. Já a interrupção externa não surge de nós. Pode ser uma ligação telefônica que recebemos, ser interrompido por um colega de trabalho. Se durante um Pomodoro sofrermos uma interrupção, rapidamente anotamos a tarefa na lista de Tarefas Não Planejadas, e marcamos também na lista de Tarefas Planejadas em qual delas sofremos a interrupção. Fazemos um link através de uma nota com a tarefa não planejada e voltamos

15 imediatamente ao Pomodoro corrente. Essa marcação serve para identificarmos posteriormente quantas vezes nos distraímos durante a execução de determinado Pomodoro/tarefa. E se a interrupção foi interna ou externa. O que Francesco Cirillo diz é que toda interrupção pode ser postergada, já que o máximo de tempo que ela terá que esperar é um Pomodoro (25 minutos). No ciclo de 4 pomodoros é essencial se evitar ao máximo as interrupções. Salvo quando forem interrupções urgentes.

16 Tarefas Não Planejadas As tarefas não planejadas obedecem ao mesmo princípio das tarefas planejadas. Estabeleça pomodoros para a execução das mesmas e defina ou redefina a lista de prioridades. Elas NÃO devem ser executadas nas pausas.

17 Regras de Francesco Cirillo Francesco Cirillo definiu algumas regras para a melhor eficiência na aplicação da Técnica Pomodoro. São elas: Em cada Pomodoro apenas uma tarefa deve ser realizada. Um Pomodoro não deve ter menos de 25 minutos. Se a tarefa for concluída antes, a tarefa deve ser revisada até o término do Pomodoro. Um Pomodoro não deve ter mais de 25 minutos, mesmo que perceba que está a ponto de finalizar a atividade, ainda que acredite que em mais um minuto conclua a tarefa. Tocou o alarme do cronômetro, realize a pausa e finalize a tarefa no próximo Pomodoro.

18 Um Pomodoro interrompido deve ser anulado, independente do momento em que ele foi interrompido. Não deve ser considerado um Pomodoro cumprido.

19 Pós Aplicação da Técnica Com o passar do tempo e a prática da técnica de Pomodoro, você terá informações e poderá estudar seus Pomodoros. Quanto tempo/pomodoro(s) leva para realizar determinado tipo de atividade? Quais as principais interrupções, ou as que mais ocorrem durante a execução de seus Pomodoros? Dessa maneira você irá melhorar seu planejamento e irá perceber que vira um ciclo benéfico. Quando, durante as pausas, sentirmos necessidade de voltar a executar a atividade pausada, é que percebemos a eficácia da técnica. É o foco funcionando.

20 Observações do Escritor Abaixo, seguem observações do escritor desse ebook. Ressaltando que são opiniões de Rafael Pereira Larizzatti e não de Francesco Cirillo. Nenhuma técnica é definitiva, logo o bom senso pode ser usado. Alguns pontos da técnica que adaptei e adequei à minha prática: O tempo do Pomodoro a ser aplicado às Tarefas Não Planejadas foi algo que adequei. Por exemplo, já aconteceu de eu me lembrar de marcar dentista, tarefa que realizei em 5 minutos. Não havia o que revisar, apenas fazer a ligação e registrar em minha agenda. Logo, não fazia sentido me manter mais 15/20 minutos nessa atividade.

21 Pausas entre Pomodoros também já aconteceu de eu não obedecer 100%. Em casos de atividades onde era necessário seguir uma linha de raciocínio mais apurada, aconteceu de tocar o alarme do cronômetro e eu seguir com a atividade por mais alguns minutos para concluila sem perder o fio da meada. Mas é importante frisar que essa regra deve ser respeitada: pausas são processos fundamentais para que a técnica obtenha sua maior eficácia! Também já deixei de anular um Pomodoro por interrupção externa. Por exemplo, já houve caso de estar no final de um Pomodoro e meu chefe me interromper. Atendi prontamente à solicitação e, na sequência, finalizei o Pomodoro.

22 O importante, na minha visão e experiência de quem aplica a técnica no dia a dia, é usar do bom senso. Interrupção de chefe, OK, merece atenção e precisa ser atendida de forma tempestiva. Já interrupções de colegas que ficam o tempo todo mostrando posts de Facebook e piadas da internet, absolutamente não!

23 Final Me coloco desde já à disposição para sanar dúvidas e auxiliar na aplicação dessa técnica. Se dê a oportunidade e veja seu dia render, ou seja, ficar muito mais produtivo, com menores níveis de ansiedade e com reserva de tempo para fazer o que gosta!

21 dicas para aumentar sua produtividade e. TRÍADE DA APROVAÇÃO Página 1

21 dicas para aumentar sua produtividade e. TRÍADE DA APROVAÇÃO Página 1 21 dicas para aumentar sua produtividade e gerenciar melhor seu tempo TRÍADE DA APROVAÇÃO Página 1 INTRODUÇÃO Como você usa seu tempo depende muito mais das habilidades que você procura desenvolver depois

Leia mais

21 dicas para aumentar sua produtividade e gerenciar melhor seu tempo. VIVER DE BLOG Página 1

21 dicas para aumentar sua produtividade e gerenciar melhor seu tempo. VIVER DE BLOG Página 1 21 dicas para aumentar sua produtividade e gerenciar melhor seu tempo VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Como você usa seu tempo depende muito mais das habilidades que você procura desenvolver depois de

Leia mais

COMO CONSEGUIR ESTUDAR VÁRIAS HORAS POR DIA

COMO CONSEGUIR ESTUDAR VÁRIAS HORAS POR DIA COMO CONSEGUIR ESTUDAR VÁRIAS HORAS POR DIA Independente do curso para o qual esteja estudando, uma coisa é fato: ter bons hábitos de estudo é essencial! Mas como é possível criar e desenvolver um bom

Leia mais

COMO ESTUDAR CIÊNCIAS DA NATUREZA?

COMO ESTUDAR CIÊNCIAS DA NATUREZA? COMO ESTUDAR CIÊNCIAS DA NATUREZA? Independente do curso para o qual você esteja estudando, uma coisa é fato: ter bons hábitos de estudo é essencial! Mas como é possível criar e desenvolver um bom hábito

Leia mais

Guia da Produtividade

Guia da Produtividade Guia da Produtividade Produtividade Ser produtivo significa gastar menos tempo ou energia produzindo e ficar com mais tempo ou energia disponível para, por exemplo, criar, pensar estrategicamente, ter

Leia mais

Oficina de Estudo Produtivo. Equipe Pedagógica - Brasília

Oficina de Estudo Produtivo. Equipe Pedagógica - Brasília Oficina de Estudo Produtivo Equipe Pedagógica - Brasília PONTOS IMPORTANTES PARA PASSAR NO VESTIBULAR Dominar os conteúdos. Conhecer as provas que vai prestar. Administrar estrategicamente o tempo de prova.

Leia mais

Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco

Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco Como se concentrar mais? O que eu tenho que fazer? Logo abaixo, há 5 atitudes altamente eficazes para concentrar

Leia mais

COMO TRAÇAR METAS DE ESTUDO E CUMPRI-LAS

COMO TRAÇAR METAS DE ESTUDO E CUMPRI-LAS COMO TRAÇAR METAS DE ESTUDO E CUMPRI-LAS Sua meta para 2018 é passar no vestibular? Saiba que um bom planejamento pode ser o grande diferencial para sua aprovação no curso dos sonhos, seja ele Medicina,

Leia mais

PROTAGONISTAS PARA O MUNDO

PROTAGONISTAS PARA O MUNDO Acreditamos que a verdadeira formação é aquela que dá instrumentos de excelência para que os nossos estudantes sejam protagonistas do próprio destino e consigam impactar positivamente em uma sociedade

Leia mais

A Tríade da Atenção é o conceito que divide a atenção em três níveis ao longo do dia:

A Tríade da Atenção é o conceito que divide a atenção em três níveis ao longo do dia: Parabéns por baixar esse material complementar do workshop online, gratuito do Tríade da Produtividade. Isso demonstra seu interesse em querer ter uma vida com mais performance, produtividade e abundância.

Leia mais

Professor Neto Paixão E aí, o que preciso fazer para passar em um concurso público? Profº Neto Paixão

Professor Neto Paixão E aí, o que preciso fazer para passar em um concurso público? Profº Neto Paixão E aí, o que preciso fazer para passar em um concurso público? Profº Neto Paixão Olá concurseiro de plantão, talvez a maior dúvida de um concurseiro seja essa: o que preciso fazer para passar em um concurso

Leia mais

EBOOK GRATUITO 7 SEGREDOS COM O MEDO DE DIRIGIR

EBOOK GRATUITO 7 SEGREDOS COM O MEDO DE DIRIGIR EBOOK GRATUITO 7 SEGREDOS PARA ACABAR COM O MEDO DE DIRIGIR FABIANO SILVA O QUE VOCÊ VAI APRENDER? Segredo #1: Aprenda a fazer um bom controle de embreagem. Segredo #2: Tenha confiança em você. Segredo

Leia mais

MÉTODOS DE ESTUDO. Professora: Renata. Escola Sesi Jundiaí

MÉTODOS DE ESTUDO. Professora: Renata. Escola Sesi Jundiaí Post It MÉTODOS DE ESTUDO Professora: Renata Escola Sesi Jundiaí O que fazer com a matéria acumulada? Anote todos os assuntos que estão atrasados. Divida-os por Disciplina. Coloque um asterisco nas que

Leia mais

ORGANIZAÇÃO E ROTINA PROFISSIONAL

ORGANIZAÇÃO E ROTINA PROFISSIONAL ORGANIZAÇÃO E ROTINA PROFISSIONAL DETERMINE SEU TEMPO O que é importante para você? Quais suas prioridades? Como estabelecer o tempo que você precisa para suas atividade? HIERARQUIA DAS NECESSIDADES ESTABELEÇA

Leia mais

Metodologia Científica. Aula 1 - Prof. Bruno Moreno

Metodologia Científica. Aula 1 - Prof. Bruno Moreno Metodologia Científica Aula 1 - Prof. Bruno Moreno Apresentação Prazer, Bruno Neiva Moreno Áreas de interesse: Trajetórias de Objetos Móveis (espaço-temporal) Banco de Dados (para objetos móveis e geográficos)

Leia mais

O equacionamento do problema Gestão do trabalho e do Tempo implica a observação de três etapas:

O equacionamento do problema Gestão do trabalho e do Tempo implica a observação de três etapas: O equacionamento do problema Gestão do trabalho e do Tempo implica a observação de três etapas: A) Diagnose da forma de planejar o trabalho e utilizar o tempo (quanto tempo é dispendido em cada atividade

Leia mais

10 dicas para uma transição de carreira bem planejada

10 dicas para uma transição de carreira bem planejada 10 dicas para uma transição de carreira bem planejada 10 dicas para uma transição de carreira bem planejada Seguir a mesma carreira por toda a vida pode parecer um conceito ultrapassado pelas mudanças

Leia mais

Como aumentar a minha produtividade - 27 dicas práticas para encontrar a alta performance. VIVER DE BLOG Página 1

Como aumentar a minha produtividade - 27 dicas práticas para encontrar a alta performance. VIVER DE BLOG Página 1 Como aumentar a minha produtividade - 27 dicas práticas para encontrar a alta performance VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Ser mais produtivo não significa necessariamente fazer mais, mas sim fazer mais

Leia mais

TÉCNICAS DE APRENDIZADO WWW.QUEROSERPOLICIAL.COM.BR 1 Sumário TÉCNICAS DE APRENDIZADO - Faça um bom plano de estudo...03 - Motivação nos estudos...04 - Organização nos estudos...04 2 Técnicas de Aprendizado

Leia mais

UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS

UNIVERSIDADES PÚBLICAS E PRIVADAS Se o seu sonho é se tornar um médico ou uma médica, você vai curtir muito as dicas e informações que reunimos neste material! Deixe os episódios de Grey s Anatomy de lado e venha descobrir conosco como

Leia mais

Disciplina: Se você não tem, está a um passo de errar o alvo. Por Diretora de Vendas Independente Natália Franzoi

Disciplina: Se você não tem, está a um passo de errar o alvo. Por Diretora de Vendas Independente Natália Franzoi Disciplina: Se você não tem, está a um passo de errar o alvo Por Diretora de Vendas Independente Natália Franzoi Disciplina é nada mais do que a qualidade de cumprir uma tarefa, sem se importar se gosta

Leia mais

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS

GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS GUIA PRÁTICO: APRENDA COMO REALIZAR A GESTÃO DE EQUIPES DE VENDAS INTRODUÇÃO...3 PLANEJE AS ATIVIDADES DA EQUIPE...5 SEPARE A EQUIPE POR CATEGORIAS...9 PADRONIZE O PROCESSO DE VENDAS...11 REALIZE TREINAMENTOS...15

Leia mais

Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo!

Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo! Olá! Queremos apresentar-te um novo projeto! Aqui vais ficar a conhecer alguns truques para melhorares o teu estudo autónomo! O objetivo é dar-te a conhecer as ferramentas necessárias para que possas tirares

Leia mais

Se você não a tem, está a um passo de errar o ALVO!! Por Diretora Meire Pamplona

Se você não a tem, está a um passo de errar o ALVO!! Por Diretora Meire Pamplona Se você não a tem, está a um passo de errar o ALVO!! Por Diretora Meire Pamplona Disciplina é nada mais do que a qualidade de cumprir com uma tarefa, sem se importar se gosta ou não do que faz. Sem disciplina

Leia mais

O ganho de peso devido à gravidez ou decorrente de outros motivos acontece.

O ganho de peso devido à gravidez ou decorrente de outros motivos acontece. Fiz abdominoplastia e engordei: Não se deixe abater, conheça dicas valiosas para dar a volta por cima Uma cirurgia plástica é algo planejado e quando acontece, simplesmente queremos que o resultado da

Leia mais

Como Planejar seu 2018 de forma clara dentro das suas prioridades

Como Planejar seu 2018 de forma clara dentro das suas prioridades Como Planejar seu 2018 de forma clara dentro das suas prioridades Elisandra Uesato Agenda Metas e Objetivos 1 Roda da Vida 2 Valores 3 Objetivos 4 Metas 5 Perder tempo e foco Roda da Vida Seu Uso Uma das

Leia mais

MINDSET PRODUTIVO. como fazer sua vida caber nas 24 horas de cada dia

MINDSET PRODUTIVO. como fazer sua vida caber nas 24 horas de cada dia MINDSET PRODUTIVO como fazer sua vida caber nas 24 horas de cada dia PESSOAIS CIENTÍFICAS TECNOLÓGICAS EMPRESARIAIS INFORMATIVAS Instagram Blog Facebook Linkedin Twitter Artigos Livros Artigos Livros

Leia mais

Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas

Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas Como usar o Agendor na gestão da equipe de vendas Ótimos resultados dependem de uma ótima gestão. Saiba como gerenciar melhor sua equipe de vendas com o Agendor. 2 Todo gerente comercial, ou empreendedor,

Leia mais

Plano de Estudos para o Exame de Suficiência CFC (Abril)

Plano de Estudos para o Exame de Suficiência CFC (Abril) Plano de Estudos para o Exame de Suficiência CFC 2019.1 (Abril) Dia 06/04 S - 07/04 D - 08/04 S - 09/04 T - 10/04 Q Dia 01 11/04 Q Dia 02 12/04 S Dia 03 O que estudar? Sábado! Visite o Blog e assista o

Leia mais

1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE

1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE 1º PONTO QUE VOCÊ VIU NA AULA: HEADLINE O GRANDE objetivo da Headline é gerar o impulso que leva a abertura de E-mail. Esses impulsos podem ser despertados de várias formas diferentes e cada uma vai ter

Leia mais

Comece a Ter Foco e Concentração Agora! O Básico Para Ter Foco!

Comece a Ter Foco e Concentração Agora! O Básico Para Ter Foco! Comece a Ter Foco e Concentração Agora! O Básico Para Ter Foco! Concentração Inabalável! Essa aula faz parte do treinamento Concentração Inabalável criado por Matheus Cervieri. Para conhecer o treinamento

Leia mais

PARTE 1. (3 a 16 de janeiro) Começe 2017 em ponto de bala!

PARTE 1. (3 a 16 de janeiro) Começe 2017 em ponto de bala! Começe 2017 em ponto de bala! PARTE 1 (3 a 16 de janeiro) 1. Sente-se confortavelmente e respire fundo algumas vezes, relaxando os ombros. Pense quais serão os seus planos pra esse novo ano. Responda abaixo

Leia mais

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano -

- Como Passar em Concursos Públicos em até 1 Ano - Índice Sumário Índice... 2 1) Primeiro Erro: Dar Prioridade Apenas No Que Você Tem Mais Facilidade em Aprender... 3 2) Segundo Erro: Perder Tempo Desnecessariamente... 4 3) Terceiro Erro: Falta de Estratégia...

Leia mais

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão

10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão 10 Melhores Técnicas Em Vendas Para Melhorar Sua Taxa De Conversão Com o país passando por uma crise financeira era esperado que as vendas em geral sofressem uma queda brusca. O que pouca gente sabe é

Leia mais

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS

CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS worksheet CRONOGRAMA DE ESTUDOS PARA IDIOMAS 2 FORMAS DE USAR ESTE CRONOGRAMA: 1. Imprima as folhas, preencha-o à mão e deixe em um lugar que você possa sempre consultá-lo (bolsa, pasta, agenda, colado

Leia mais

CONSTRUINDO E REALIZANDO SONHOS. ABELENE BIERNACKI Diretora de Vendas Independente Mary Kay

CONSTRUINDO E REALIZANDO SONHOS. ABELENE BIERNACKI Diretora de Vendas Independente Mary Kay CONSTRUINDO E REALIZANDO SONHOS ABELENE BIERNACKI Diretora de Vendas Independente Mary Kay O que você pode fazer ou sonha que pode comece agora! Coragem envolve talento, poder e magia. Somente o comprometimento

Leia mais

É HORA DE INVESTIR EM VOCÊ

É HORA DE INVESTIR EM VOCÊ 01 É HORA DE INVESTIR EM VOCÊ Como inovar na carreira e se dar bem no mercado. Lídice da Matta 02 03 Sumário Introdução... 4 Não tenha medo de errar... 7 Veja mudanças como oportunidades... 8 Busque referências...

Leia mais

U M A E S T R A T É G I A P A R A A P R I M O R A R S E U S E S T U D O S E P R O D U T I V I D A D E

U M A E S T R A T É G I A P A R A A P R I M O R A R S E U S E S T U D O S E P R O D U T I V I D A D E Mapa Mental: Como Aprender de Forma Eficaz UMA ESTRATÉGIA PARA APRIMORAR SEUS ESTUDOS E PRODUTIVIDADE por Marcel Corradi 1 INTRODUÇÃO Neste mini ebook vou te ensinar uma das técnicas que eu utilizo para

Leia mais

Josiane dos Anjos Rodrigues Diretora Sênior de Vendas Independentes

Josiane dos Anjos Rodrigues Diretora Sênior de Vendas Independentes Josiane dos Anjos Rodrigues Diretora Sênior de Vendas Independentes "Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos." (Albert Einstein ) Você está dedicando o tempo adequado para

Leia mais

a) A quais situações da vida essas imagens fazem referência? d) Você já arrumou malas para viajar? Quais foram as dificuldades encontradas?

a) A quais situações da vida essas imagens fazem referência? d) Você já arrumou malas para viajar? Quais foram as dificuldades encontradas? UNIDADE: Meus planos / Brasil SITUAÇÃO DE USO Planejamento e organização de atividades. EXPECTATIVAS DE APRENDIZAGEM - Ampliar vocabulário adequado para preparação de planos de viagens. - Determinar prioridades

Leia mais

Gustavo Simões. Max Pires. Rafael Lessa. Max Pires é palestrante motivacional e tem larga experiência com o treinamento de equipes de atendimento.

Gustavo Simões. Max Pires. Rafael Lessa. Max Pires é palestrante motivacional e tem larga experiência com o treinamento de equipes de atendimento. Max Pires Max Pires é palestrante motivacional e tem larga experiência com o treinamento de equipes de atendimento. Com mais de 25 anos de experiência na área comercial, ele é especialista no encantamento

Leia mais

Introdução ao planejamento de estudos

Introdução ao planejamento de estudos Introdução ao planejamento de estudos Concurseiros Alfartanos este planejamento de estudo é simplesmente a profissionalização do estudo para concursos públicos. Aqui, tentamos tirar o seu máximo, isso

Leia mais

EBOOK - DESCUBRA OS SEGREDOS DE COMO ADMINISTRAR O SEU TEMPO. ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO LIFE COACHING Coach Sergio Moura

EBOOK - DESCUBRA OS SEGREDOS DE COMO ADMINISTRAR O SEU TEMPO. ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO LIFE COACHING Coach Sergio Moura EBOOK - DESCUBRA OS SEGREDOS DE COMO ADMINISTRAR O SEU TEMPO ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO LIFE COACHING Coach Sergio Moura Introdução Cada pessoa possui uma relação específica com o tempo e acredito que o tempo

Leia mais

PROCRASTINAÇÃO DOR DO FRACASSO X DOR DO SUCESSO

PROCRASTINAÇÃO DOR DO FRACASSO X DOR DO SUCESSO PROCRASTINAÇÃO DOR DO FRACASSO X DOR DO SUCESSO O que é procrastinar É o ato de postergar para amanhã; adiamento. Um estudo feito na Universidade do Colorado encontrou indícios de que procrastinação e

Leia mais

7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL

7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL 7 DICAS INSPIRADORAS PARA UM GESTOR DE DEPARTAMENTO PESSOAL ALCANÇAR UMA META DE EXPANSÃO #1 03 #01 ALCANÇAR UMA META DE EXPANSÃO Se você é um gestor de DEPARTAMENTO PESSOAL na sua empresa - seja realizando

Leia mais

Como todo bom programa de trainee, o jovem tem de passar por todas as áreas da empresa para se tornar conhecedor de todo o processo.

Como todo bom programa de trainee, o jovem tem de passar por todas as áreas da empresa para se tornar conhecedor de todo o processo. Olá amigo(a) Corretor(a) de Imóveis. Tudo bem? Depois de termos vistos os dois primeiros pilares do Corretor de Imóveis Campeão, que são automotivação e conhecimento técnico, vamos adentrar nos outros

Leia mais

PROCRASTINAÇÃO DOR DO FRACASSO X DOR DO SUCESSO. Ivone Diniz Diretora Nacional Mary Kay. IvoneDiniz

PROCRASTINAÇÃO DOR DO FRACASSO X DOR DO SUCESSO. Ivone Diniz Diretora Nacional Mary Kay. IvoneDiniz PROCRASTINAÇÃO DOR DO FRACASSO X DOR DO SUCESSO. Ivone Diniz Diretora Nacional Mary Kay IvoneDiniz O que é procrastinar É o ato de postergar para amanhã; adiamento. Um estudo feito na Universidade do Colorado

Leia mais

AGENDAMENTO PARA O SUCESSO. Mayara Marinov

AGENDAMENTO PARA O SUCESSO. Mayara Marinov AGENDAMENTO PARA O SUCESSO Mayara Marinov Agendamentos são o centro do nosso negócio. Literalmente, se está sem agendamentos, você está fora do negócio. Mary Kay Ash AGENDAR Agendar é uma atitude. Se

Leia mais

WWW.PORTALDOSDIAMANTES.COM KARLA GIOVANA DIRETORA NACIONAL EXECUTIVA DE VENDAS INDEPENDENTE MARY KAY GESTÃO DO TEMPO Você está dedicando o tempo adequado para cada área significativa de sua vida, seja

Leia mais

Como criar um plano de carreira?

Como criar um plano de carreira? Como criar um plano de carreira? Sem um plano de carreira, suas metas podem se perder ao longo do tempo, entenda como traçar uma rota profissional que realmente vai te colocar no auge do sucesso. O que

Leia mais

RESUMÃO VOLUME 1 - MOTIVAÇÃO E PROSPECÇÃO

RESUMÃO VOLUME 1 - MOTIVAÇÃO E PROSPECÇÃO RESUMÃO VOLUME 1 - MOTIVAÇÃO E PROSPECÇÃO O que você vai encontrar neste ebook Passo 1 - Motivação Passo 2 - Prospecção INTRODUÇÃO Este E-book foi escrito com a intenção de facilitar as vendas e negociações

Leia mais

04 Primeiros Passos: O que são Metas? 07 Metas SMART. 10 Planejando suas Metas. 13 AÇÃO: Definindo Metas para o seu negócio

04 Primeiros Passos: O que são Metas? 07 Metas SMART. 10 Planejando suas Metas. 13 AÇÃO: Definindo Metas para o seu negócio GUIA DO PLANEJAMENTO DE METAS COMO CRIAR METAS EFICIENTES E REALIZÁ-LAS ÍNDICE 04 Primeiros Passos: O que são Metas? 07 Metas SMART 10 Planejando suas Metas 13 AÇÃO: Definindo Metas para o seu negócio

Leia mais

ATLAS: UNINDO SUAS EQUIPES

ATLAS: UNINDO SUAS EQUIPES ATLAS: UNINDO SUAS EQUIPES UNA AS EQUIPES DE DESENVOLVIMENTO DE NEGÓCIOS DURANTE TODO O CICLO DE VIDA ANALISTA DE NEGÓCIOS E CLIENTE: DOIS PÚBLICOS-ALVO, O MESMO RESULTADO Os analistas de negócios e os

Leia mais

Cinema e empreendedorismo

Cinema e empreendedorismo Cinema e empreendedorismo Sobre o livro A ideia principal deste livro é oferecer uma seleção básica de filmes e séries de TV essenciais para instigar e estimular o seu espírito empreendedor. Se você está

Leia mais

FERRAMENTA MATRIZ DE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

FERRAMENTA MATRIZ DE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO FERRAMENTA MATRIZ DE ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO INTRODUÇÃO Como você viu no curso Organização de Tarefas com a Matriz de Administração do Tempo, Stephen Covey aprimorou uma metodologia e elaborou uma ferramenta

Leia mais

PRÉ-MATRÍCULA (ENTURMAÇÃO) PRIMEIROS PASSOS

PRÉ-MATRÍCULA (ENTURMAÇÃO) PRIMEIROS PASSOS PRÉ-MATRÍCULA (ENTURMAÇÃO) PRIMEIROS PASSOS Julho/2016 A ferramenta de Pré-Matrícula foi reformulada e agora oferece a você maior flexibilidade e facilidade na construção do seu horário. Assim, para auxiliá-lo

Leia mais

Qualidade de Software Aula 8 / 2010

Qualidade de Software Aula 8 / 2010 Qualidade de Software Aula 8 / 2010 Prof. Dr. Luís Fernando Garcia luis@garcia.pro.br www.garcia.pro.br PSP e TSP CMM e CMMI/ MPS-BR Foco nas empresas/organizações... PSP e TSP modelos baseados no indivíduo

Leia mais

Como usar o Agendor para criar um processo de vendas e vender mais

Como usar o Agendor para criar um processo de vendas e vender mais Como usar o Agendor para criar um processo de vendas e vender mais Se você busca aumentar suas vendas de forma eficiente, criar um processo comercial irá ajudá-lo a conseguir isso 2 Se existe um item pelo

Leia mais

Diretora de Vendas Independente Cris da Silva

Diretora de Vendas Independente Cris da Silva Diretora de Vendas Independente Cris da Silva Você se incomoda, mas continua nela?????... A zona de conforto pode ser sedutora, irresistível, familiar, porém é desastrosa. Pode ser definida como a nossa

Leia mais

Enfim, férias! Saiba como planejar esse período de recesso escolar e aproveitar ao máximo com diversão e aprendizado.

Enfim, férias! Saiba como planejar esse período de recesso escolar e aproveitar ao máximo com diversão e aprendizado. Enfim, férias! Saiba como planejar esse período de recesso escolar e aproveitar ao máximo com diversão e aprendizado. As férias de julho estão batendo na porta dos estudantes. O que para muitos é um momento

Leia mais

Uma avaliação de Jose Teste para o cargo de Analista de Recursos Humanos

Uma avaliação de Jose Teste para o cargo de Analista de Recursos Humanos Uma avaliação de para o cargo de Analista de Recursos Humanos Preparada para Caliper Estrategias Humanas do Brasil Ltda. 24 de setembro de 205 Perfil Caliper concluído em 24 de setembro de 205 Caliper

Leia mais

https://www.youtube.com/watch?v=nohk3bqevm4 https://www.youtube.com/watch?v=wo46jslz7hw https://www.youtube.com/watch?

https://www.youtube.com/watch?v=nohk3bqevm4 https://www.youtube.com/watch?v=wo46jslz7hw https://www.youtube.com/watch? https://www.youtube.com/watch?v=nohk3bqevm4 https://www.youtube.com/watch?v=wo46jslz7hw https://www.youtube.com/watch?v=g74tmrnbhmy https://www.youtube.com/watch?v=yf9zqafpcfu Viviane Cardozo Diretora

Leia mais

DICAS DE ESTUDO. #boraestudar. Material para distribuição gratuita. É expressamente proibida sua

DICAS DE ESTUDO. #boraestudar. Material para distribuição gratuita. É expressamente proibida sua #boraestudar DICAS DE ESTUDO Material para distribuição gratuita. É expressamente proibida sua comercialização. Nenhuma parte desta publicação poderá ser reproduzida integral ou parcialmente por qualquer

Leia mais

CURSO ONLINE: ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO

CURSO ONLINE: ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO CURSO ONLINE: ADMINISTRAÇÃO DO TEMPO 2. A Administração do Tempo é uma ferramenta gerencial, que tanto pode ser utilizada nas empresas quanto em nossas vidas, permitindo a organização de metas pessoais

Leia mais

Dicas de Otimização de Tempo. Por Pamela Albuquerque

Dicas de Otimização de Tempo. Por Pamela Albuquerque Dicas de Otimização de Tempo Por Pamela Albuquerque 1-Fazer lista do que fará no dia seguinte. Nada de lotar a lista com atividades, coloque o que pode cumprir. 2-Ter (ao menos) uma tarefa como prioridade

Leia mais

Estratégias para Instagram

Estratégias para Instagram Estratégias para Instagram Índice 1 Hashtag 2 Instamizer 3. Publique no momento certo 4. Utilize as Hashtag s mais procuradas 5. Faça uma promoção/concurso 6. Faça perguntas no final das postagens 7. Peça

Leia mais

Acelere Seus Resultados Otimizando Seu Tempo

Acelere Seus Resultados Otimizando Seu Tempo Acelere Seus Resultados Otimizando Seu Tempo Todas as manhãs Deus nos concede 84.600 segundos, e temos que gastar tudo no mesmo dia, pois a meia noite o saldo é zerado. E daí, como você vai gastar seu

Leia mais

DE ESTUDOS INTRODUÇÃO. Nos passos a seguir você terá orientações de coaching. Agradecemos e desejamos uma boa leitura!

DE ESTUDOS INTRODUÇÃO. Nos passos a seguir você terá orientações de coaching. Agradecemos e desejamos uma boa leitura! 16 para apoiar no SABOTADORES seu planejamento de estudos. DE ESTUDOS 1 Falta de motivação para estudar, falta de motivo para ação. Muitos estudantes, ao se sentarem para estudar, se sentem desmotivados

Leia mais

Oficina de EstueodProeutivo. Equipe Pedagógica - Brasília

Oficina de EstueodProeutivo. Equipe Pedagógica - Brasília Oficina de EstueodProeutivo Equipe Pedagógica - Brasília PONTOS IMPORTANTES PARA PASSAR NO VESTIBULAR Dominar os conteúdos. Conhecer as provas que vai prestar. Administrar estrategicamente o tempo de prova.

Leia mais

Os primeiros passos do controle de tarefas de seus funcionários

Os primeiros passos do controle de tarefas de seus funcionários Nesse artigo falaremos sobre: Os primeiros passos do controle de tarefas dos seus funcionários Faça o controle de tarefas planejadas e realizadas Acompanhe os relatórios de controle de tarefas Planilha

Leia mais

Guia Rápido "Aumente Sua Produtividade" AVISO LEGAL Você NÃO TEM O Direito de revender este relatório! Este e-book foi escrito apenas para fins informativos. Todos os esforços foram feitos para tornar

Leia mais

Engenharia Cognitiva; Golfos de Execução e Avaliação; Distâncias Semânticas e Articulatórias

Engenharia Cognitiva; Golfos de Execução e Avaliação; Distâncias Semânticas e Articulatórias 1 Engenharia Cognitiva; Golfos de Execução e Avaliação; Distâncias Semânticas e Articulatórias Aula 9 03/04/2013 2 O modelo de IHC segundo a Engenharia Cognitiva Descreve o que é IHC Ações Mentais Ações

Leia mais

Como aprender anatomia por imagens estudando 5 minutos por dia

Como aprender anatomia por imagens estudando 5 minutos por dia Como aprender anatomia por imagens estudando 5 minutos por dia EBOOK GRÁTIS DICAS do Prof. Claudio Souza OBJETIVO Apresentar uma técnica de aprendizado simples e funcional para APRENDER a interpretar imagens

Leia mais

Regional São Paulo Leste

Regional São Paulo Leste Regional São Paulo Leste Pode ser que você nem perceba, mas seus hábitos afetam o seu dia a dia. Veja como criar bons hábitos. Você pode criar bons hábitos! QUANDO o alarme toca, Victor ainda está com

Leia mais

Paula Carolina Moreira Diretora Sênior Mary Kay

Paula Carolina Moreira Diretora Sênior Mary Kay Paula Carolina Moreira Diretora Sênior Mary Kay Vamos nos auto avaliar? Participação nos treinamentos Imagem profissional Organização do meu material de trabalho Contatos semanais para agendamento (min

Leia mais

5 DICAS PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NA PROGRAMAÇÃO MAYCON MESQUITA COMPILAGRÃO

5 DICAS PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NA PROGRAMAÇÃO MAYCON MESQUITA COMPILAGRÃO 5 DICAS PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NA PROGRAMAÇÃO MAYCON MESQUITA CO-FUNDADOR @ COMPILAGRÃO SUMÁRIO 5 D I C A S P A R A A U M E N T A R S U A P R O D U T I V I D A D E N A P R O G R A M A Ç Ã O Organize

Leia mais

Iniciando com o Coração. Uma jornada rumo ao seu Diretorado

Iniciando com o Coração. Uma jornada rumo ao seu Diretorado Iniciando com o Coração Uma jornada rumo ao seu Diretorado Sinto que nunca existiu um Plano de Desenvolvimento Profissional mais gratificante que o da Diretora de Vendas Independente Mary Kay. Ajudar outras

Leia mais

Gestão do Tempo Aprenda Administrar seu tempo para alcançar mais resultados!

Gestão do Tempo Aprenda Administrar seu tempo para alcançar mais resultados! Gestão do Tempo Aprenda Administrar seu tempo para alcançar mais resultados! "Falta de tempo é desculpa daqueles que perdem tempo por falta de métodos." (Albert Einstein ) Gestão do Tempo Você está dedicando

Leia mais

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay

CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay CADÊ MEU LUCRO? Controle Financeiro! Como administrar seu próprio negócio Mary Kay Muitas consultoras não conseguem contabilizar o seu lucro em Mary Kay Motivos mais frequentes: 1- Misturam conta pessoal

Leia mais

7 Dicas de Como Ler e Aprender Partituras. Facilmente!

7 Dicas de Como Ler e Aprender Partituras. Facilmente! 7 Dicas de Como Ler e Aprender Partituras Facilmente! Nesta apresentação, vou te mostrar 7 Dicas para aprender a ler e tocar partituras com fluência... Sem precisar ficar perdendo tempo fazendo coisas

Leia mais

Calma! Aprender a Aprender Cursos extensivos, intensivos, revisões, simulados... Não é fácil saber o que estudar e como estudar. Aprender a Aprender

Calma! Aprender a Aprender Cursos extensivos, intensivos, revisões, simulados... Não é fácil saber o que estudar e como estudar. Aprender a Aprender Cursos extensivos, intensivos, revisões, simulados... Não é fácil saber o que estudar e como estudar. Calma! o Revisamed vai te orientar a otimizar o seu tempo com alto desempenho de aprendizado. Planejamento

Leia mais

Gerir o tempo e as tarefas (Outlook)

Gerir o tempo e as tarefas (Outlook) Gerir o tempo e as tarefas (Outlook) Índice Revisão diária: gerir o tempo e as tarefas... 3 Dizer não... 3 Gestão do calendário... 3 Formas de criar tarefas... 3 Formas de gerir tarefas... 4 Utilize o

Leia mais

7 Ensinamentos do Prof. Pier para aprender inteligência

7 Ensinamentos do Prof. Pier para aprender inteligência 7 Ensinamentos do Prof. Pier para aprender inteligência Biografia do Prof. Pier O Prof. Pier, como era conhecido Pierluigi Piazzi por seus alunos e admiradores, nasceu na Itália, no dia 29 de janeiro de

Leia mais

COMO ESTUDAR PARA O ENEM E VESTIBULARES

COMO ESTUDAR PARA O ENEM E VESTIBULARES COMO ESTUDAR PARA O ENEM E VESTIBULARES Um ano inteiro de estudos - de janeiro a dezembro. Parece muito, né? Muito tempo, muito conteúdo, muitas provas, muita preguiça, muito pouca festa, muita coisa!

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA

A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA A IMPORTÂNCIA DO CLIMA ORGANIZACIONAL PARA O SUCESSO DA EMPRESA O sucesso de uma empresa e um bom clima organizacional estão intimamente ligados. Quando os funcionários sentem felicidade nas tarefas e

Leia mais

Os 12 Hábitos das Pessoas Altamente Produtivas

Os 12 Hábitos das Pessoas Altamente Produtivas Os 12 Hábitos das Pessoas Altamente Produtivas Aprenda a Produzir Mais, sem Stress e em Menos Tempo Rogerio Job Copyright Rogerio Job, Todos os Direitos Reservados A distribuição e reprodução sem autorização

Leia mais

15 simples passos para instalar hábitos de sucesso. VIVER DE BLOG Página 1

15 simples passos para instalar hábitos de sucesso. VIVER DE BLOG Página 1 15 simples passos para instalar hábitos de sucesso VIVER DE BLOG Página 1 INTRODUÇÃO Os hábitos fazem parte de 40% da nossa vida. Ou seja, passamos quase metade no nosso tempo praticamente no piloto automático.

Leia mais

Curso Inglês do Jerry é BOM? Vale Apena [ Descubra Agora ] Curso Inglês do Jerry é BOM? Vale Apena [ Descubra Agora ]

Curso Inglês do Jerry é BOM? Vale Apena [ Descubra Agora ] Curso Inglês do Jerry é BOM? Vale Apena [ Descubra Agora ] Curso Inglês do Jerry é BOM? Vale Apena [ Descubra Agora ] Muitas pessoas me perguntam se o Curso de Inglês do Jerry é Confiável, se vale apena comprar, então resolvi escrever este artigo para esclarecer

Leia mais

"Live as if you were to die tomorrow. Learn as if you were to live forever.

Live as if you were to die tomorrow. Learn as if you were to live forever. "Live as if you were to die tomorrow. Learn as if you were to live forever. "Viva como se você fosse morrer amanhã. Aprenda como se você fosse viver para sempre." Mahatma Gandhi Reges Carvalho Empresário,

Leia mais

Cinco Ações Práticas para Combater a Sobrecarga de Informações Corporativas

Cinco Ações Práticas para Combater a Sobrecarga de Informações Corporativas Cinco Ações Práticas para Combater a Sobrecarga de Informações Corporativas AUTORES: Bruno Leonardo Rosa - Coordenador Acadêmico da PMQuality Gestão de Projetos Marcio Pimenta - Consultor sênior da PMQuality

Leia mais

Avaliação do Desempenho Escolar

Avaliação do Desempenho Escolar Avaliação do Desempenho Escolar Características Escolares Associadas ao Desempenho 1 Avaliação do Desempenho Escolar O que é avaliar? Diagnosticar Produzir algum julgamento sobre a Coletar realidade. Dados

Leia mais

Projeto Primeiro Emprego

Projeto Primeiro Emprego Projeto Primeiro Emprego Objetivo Preparar os jovens alunos para as possibilidades que o mercado oferece como primeiro Emprego. Temas Identificação de Possibilidade de Emprego Elaboração de currículo Entrevista

Leia mais

7 ATITUDES --- PARA O --- HIPER-RENDIMENTO TAEKWONDO

7 ATITUDES --- PARA O --- HIPER-RENDIMENTO TAEKWONDO 7 ATITUDES --- PARA O --- HIPER-RENDIMENTO foto: REUTERS / Issei Kato GUILHERME MACIEL Coach Taekwondo INTRODUÇÃO Neste Ebook Irei descrever 7 atitudes que entendo ser fundamentais para o Taekwondista

Leia mais

Processo MITAVVIC Manual MITAVVIC

Processo MITAVVIC Manual MITAVVIC Processo MITAVVIC Manual MITAVVIC Prezado Cliente Este documento descreve os procedimentos de segurança e operacionais para efetuar a atualização do instalador do MITAVVIC versão 7.60, com as implementações

Leia mais

GRATUITO E ABERTO A INTERESSADOS! Com Dir. Sênior Ana Paula Domanico

GRATUITO E ABERTO A INTERESSADOS! Com Dir. Sênior Ana Paula Domanico 28/07/16 20:30h de Brasília Acesse: https://www.eventials.com/conhecimentoonline/dicas-para-administrar-seu-maior-bemseu-tempo/ GRATUITO E ABERTO A INTERESSADOS! Com Dir. Sênior Ana Paula Domanico Você

Leia mais

Lógica Gramatical. Curso Lógica Gramatical Manual do Aluno. Manual. Do Aluno

Lógica Gramatical. Curso Lógica Gramatical Manual do Aluno. Manual. Do Aluno Lógica Gramatical Curso Lógica Gramatical Manual do Aluno Manual 1 Do Aluno Olá, aluno. Iniciamos aqui o nosso Curso Completo de Português, utilizando a Lógica Gramatical como mecanismo de aprendizado

Leia mais

Introdução ao planejamento de estudos

Introdução ao planejamento de estudos Introdução ao planejamento de estudos Concurseiros AEPANOS este planejamento de estudo é simplesmente a profissionalização do estudo para concursos públicos. Aqui, tentamos tirar o seu máximo, isso se

Leia mais

APOSTILA. Implantação do Programa 5S

APOSTILA. Implantação do Programa 5S APOSTILA Implantação do Programa 5S Apostila criada para o desenvolvimento do projeto 5S, da Universidade Federal do Pampa, tendo como objetivo auxiliar na aplicação da ferramenta nos laboratórios e demais

Leia mais

COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE

COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE Briefing COMO ELABORAR O BRIEFING DO CLIENTE Briefing 05. Etapas de um Projeto Atenção: O material está disponível apenas para este curso. É proibida cópia total ou

Leia mais