O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO COM O IDOSO

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO COM O IDOSO"

Transcrição

1 O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO COM O IDOSO

2 SÔNIA LUCIA OLIVEIRA SANTOS CRPp Sindical MUTUÍPE / BAHIA soniareale@hotmail.com Whats app Pedagoga pela FACE - Faculdade de Ciências Educacionais Psicopedagoga pela Faculdade Regional de Filosofia e Letras de Candeias-Ba Especialista em Metodologia da Língua Portuguesa Universidade gama Filho - Brasília Curso de neuro aprendizagem Gestão da aprendizagem escolar Coordenadora do Grupo Idade de ouro ócio produtivo um constante vir a ser 2014 em curso. DMD - Diretora Mobilizadora Distrital 2016

3 O acelerado ritmo de envelhecimento no Brasil cria novos desafios para a sociedade brasileira contemporânea.

4 Para Stuart-Hamilton (2002, p.25), a velhice é uma face onde ocorrem manifestação somáticas no ciclo natural da vida. O corpo por sua vez sofre grandes modificações..., sendo também bastante comuns alguns problemas neurológicos.

5 O idoso aos poucos, perde sua identidade, sua meta de vida, seu foco e passa a fazer parte, simplesmente de um retrato.

6 Um retrato como o poema de Cecília Meirelles, em que a face se esvai e nem se sabe, se de fato, valeu a pena tantas perdas e mudanças.

7 O psicopedagogo tem um papel fundamental na valorização e humanização do idoso.

8 O trabalho psicopedagógico com idoso visa uma metodologia que estimule o idoso em suas competências motoras, cognitivas, afetivas, social e espiritual. Para Franco (1991, apud Sarriera 2004, p. 164)

9 PROJETO IDADE DE OURO, ÓCIO PRODUTIVO, UM CONSTANTE VIR A SER Através de estudos e pesquisa tem realizado algumas experiências baseada na psicopedagogia analítica, e na psicologia positiva.

10 Para Jung (Suíça 1875/1961) as pessoas que alcançam a meia idade, em geral sofrem de falta de sentido e de proposito de vida. Isto é causado pelas suas dificuldades de realizar um processo fundamental para a individualização: entra em contato com as demandas do inconsciente e confrontá-las com as decisões conscientes procurando escolha a qual destas partes da psique obedecer.

11 Esta proposta de trabalho, vivencia um processo terapêutico em grupo com o foco em elevar a autoestima usando alguns recursos expressivo (desenhos), música, material onírico, relaxamento e jogos educativos para reativar a memoria a fim, de diminuir a ocorrência de um envelhecimento patológico, através do cultivo de novos hábitos mentais e físicos.

12 O caminho é dar condições para o idoso desafiar a mente através de mecanismo de ativação da memoria utilizando estratégias cognitivas, pois a mente precisa de estímulos assim como o corpo precisa de atividade física. Para que o idoso alcance sua autonomia.

13 Conforme exposto no ESTATUTO do IDOSO (2007) o art. 3 assegura a garantia de capacitação reciclagem de recursos humanos na área de geriatria e gerontologia e em seu cap. V estabelece direitos na área da educação, cultura, esporte e lazer. A aprovação deste estatuto foi um avanço para a sociedade, pois se torna um instrumento para validar futuras reivindicações.

14 IDADE DE OURO, ÓCIO PRODUTIVO, UM CONSTANTE VIR A SER. A criação do grupo surgiu em 04\04\2014 através das ações do Restaurante Panela de Barro celebrando as datas comemorativas com os professores aposentados e do sonho de se formar um grupo para conviver de forma criativa a Idade do Ouro.

15 O tema foi inspirado no livro Ócio Criativo de Dominico de Mansi (2000) que diz que as espécies humanas estão na fase de transcender das atividades físicas para as atividades intelectuais sendo assim reduzirão o CORPO ao mínimo e expandiremos o CÉREBRO.

16 Idade de Ouro é a idade que o ser humano vai se moldando de acordo as experiências vivenciadas aceitando e apreciando as atividades lúdicas, mergulhando na fase do ócio criativo e buscando um equilíbrio espiritual.

17 Nesta fase temos que ter consciência de não mais cuidar do CORAÇÃO (símbolo de vida e sentimento) mas sim, do nosso CÉREBRO.

18 Após as descobertas da neurociência estamos vivenciando novas fases de sobrevivências com qualidade de vida. Mas para isto é preciso ter corpo ativo com alimentação saudável para obter um CÉREBRO eficiente.

19 IDADE DE OURO, ÓCIO PRODUTIVO, UM CONSTANTE VIR A SER. OBJETIVO GERAL: Proporcionar ao envelhescente chance de mudar o rumo de suas vidas, redimensioná-las e redirecionar suas ações para ter liberdade de escolhas, emergirem com novos pensamentos, novas maneiras de ser e estar no mundo.

20 IDADE DE OURO, ÓCIO PRODUTIVO, UM CONSTANTE VIR A SER. OBJETIVOS ESPECIFICOS: Despertar no idoso o desejo de viver retirando-o de uma situação de isolamento e promovendo ações que permitam sua integração social. Atender os idosos acamados promovendo ações de estimulação que possam leva-los a sentirem-se acolhidos emocionalmente promovendo seu bem estar. Promover mudanças significativas a partir da insatisfação pessoal com a realidade atual. Transformar atitudes e hábitos de pensamentos que limitam, bloqueiam e geram sofrimento. Conhecer-se melhor e valorizar as suas escolhas.

21 NOSSOS MOMENTOS VIVENCIADOS COM AMOR E ALEGRIA

22 DEPOIMENTO DOS INTEGRANTES DO GRUPO IDADE DE OURO O trabalho psicopedagógico é importante com o idoso porque propõe ações dinâmicas condizentes, com direcionamento especifico para este publico, observando as dificuldades que causa os déficits da própria fase. Prof. Marluce Brito. A trabalho psicopedagógico faz a diferença, com boas ações coletivas no grupo Idade de Ouro. Prof. Dare Santana

23 DEPOIMENTO DOS INTEGRANTES DO GRUPO IDADE DE OURO O grupo Idade de Ouro é conduzido pelo psicopedagogo para uma vida mais saudável. Prof. Elenir e Prof. Conça. O psicopedagogo auxilia o idoso a compreender e aceitar as dificuldades seguindo uma nova etapa. Alvina A terapia psicopedagogica com o idoso ativa a memória e a coordenação motora. Aide O Grupo Idade de Ouro contribui com informações valiosas e dinâmicas de iterações de grupo. Gau Oliveira.

24 O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhado e semeando, no fim terás o que colher. Cora Coralina A guerra deve ser em função da Paz, a atividade em função do ócio, as coisas necessárias e úteis em função das belas. Aristoteles.

25

26 fim obrigado FILIE-SE AO SINDICATO DOS PSICOPEDAGOGOS

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS DIRECIONADOS PARA O SENESCENTE: UMA ABORDAGEM PSICOPEDAGOGICA

A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS DIRECIONADOS PARA O SENESCENTE: UMA ABORDAGEM PSICOPEDAGOGICA A UTILIZAÇÃO DE JOGOS EDUCATIVOS DIRECIONADOS PARA O SENESCENTE: UMA ABORDAGEM PSICOPEDAGOGICA Jéssica Lúcia da Silva Bulhões Universidade Federal da Paraíba jessyka_lucia@hotmail.com Tânia Lúcia Amorim

Leia mais

Psicopedagogia: Teoria e Prática. Elizabeth Araújo Barbosa Enfermeira, Pedagoga e Psicopedagogia

Psicopedagogia: Teoria e Prática. Elizabeth Araújo Barbosa Enfermeira, Pedagoga e Psicopedagogia XVI Encontro de Psicopedagogia do Ceará CONTRIBUIÇÕES DA PSICOPEDAGOGIA PARA EDUCAÇÃO E SAÚDE Psicopedagogia: Teoria e Prática Elizabeth Araújo Barbosa Enfermeira, Pedagoga e Psicopedagogia A psiquiatria

Leia mais

Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico

Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico Profa. Dra. Nádia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga.

Leia mais

VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO

VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO VAGOS EM AÇÃO JÚNIOR PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO Os nossos princípios O Pograma Municipal Vagos em Ação Júnior, adiante designado de Vagos em Ação Júnior pretende, de uma forma lúdica-pedagógica,

Leia mais

A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VOLTADO AO ATENDIMENTO DE ADULTOS E IDOSOS

A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VOLTADO AO ATENDIMENTO DE ADULTOS E IDOSOS A CONTRIBUIÇÃO DA PEDAGOGIA NA PROMOÇÃO DE SAÚDE EM UM PROJETO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA VOLTADO AO ATENDIMENTO DE ADULTOS E IDOSOS Eixo-temático: Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade Autora

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

Residencial. Um novo conceito em Longevidade... qualidade de vida e bem-estar!

Residencial. Um novo conceito em Longevidade... qualidade de vida e bem-estar! Quem Somos A concepção do Projeto Fleur de Lis foi idealizada por profissionais experientes na área da Longevidade. Em sua essência, um conceito inovador. É um projeto de excelência na promoção da qualidade

Leia mais

Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga.

Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga. Contribuições das Neurociências para a Qualidade e Inclusão na Educação Profa. Dra. Nádia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga,

Leia mais

Plano Anual de Atividades. Resposta Social: ERPI

Plano Anual de Atividades. Resposta Social: ERPI 2018 CENTRO SOCIAL DA SÉ CATEDRAL DO PORTO Plano Anual de Atividades Resposta Social: ERPI Porto, 2018 Introdução O presente Plano de Atividades tem como objetivo principal implementar um conjunto de ações

Leia mais

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO

FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA DE SUCESSO Maria Isabel Francisco da Silva 1 FIP- Faculdades Integradas de Patos Isabelsilva04@hotmail.com RESUMO Neste trabalho apresenta-se uma discussão e reflexão sobre

Leia mais

Plano Anual de Atividades. Resposta Social: ERPI

Plano Anual de Atividades. Resposta Social: ERPI 2015 CENTRO SOCIAL DA SÉ CATEDRAL DO PORTO Plano Anual de Atividades Resposta Social: ERPI Porto, 2015 Introdução O presente Plano de Atividades tem como objetivo principal implementar um conjunto de ações

Leia mais

P.p RONEIDE VALERIANO SILVA Sou Goiana/ moro em Quirinópolis-Go /Diretora de Mobilização Municipal Sindical. Formada em Pedagogia Pela Universidades

P.p RONEIDE VALERIANO SILVA Sou Goiana/ moro em Quirinópolis-Go /Diretora de Mobilização Municipal Sindical. Formada em Pedagogia Pela Universidades P.p RONEIDE VALERIANO SILVA Sou Goiana/ moro em Quirinópolis-Go /Diretora de Mobilização Municipal Sindical. Formada em Pedagogia Pela Universidades Estadual de Goiás. Especialista em Psicopedagogia pela

Leia mais

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo

CURSOS LIVRES Ballet e Ballet Baby. Futebol O futebol desenvolve: Taekwondo CURSOS LIVRES 2019 Ballet e Ballet Baby O ballet clássico consiste em unir a técnica, a música e a atuação nos movimentos. São habilidades que as crianças vão adquirindo pouco a pouco por meio de exercícios

Leia mais

Lairson de Nascimento Psicopedagogo CRPp Sindical 083

Lairson de Nascimento Psicopedagogo CRPp Sindical 083 Lairson de Nascimento Psicopedagogo CRPp Sindical 083 Psicopedagogo Neuropsicopedagogo Clínico Especialista em Educação Inclusiva. Especialista em Docência do Ensino Superior. Pedagogo Psicanalista Clínico

Leia mais

Plano Anual de Atividades. Resposta Social: ERPI

Plano Anual de Atividades. Resposta Social: ERPI 2016 CENTRO SOCIAL DA SÉ CATEDRAL DO PORTO Plano Anual de Atividades Resposta Social: ERPI Porto, 2016 Introdução O presente Plano de Atividades tem como objetivo principal implementar um conjunto de ações

Leia mais

SESEB - COMUNIDADE TERAPEUTICA BATUÍRA CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS PROJETO SOCIAL HIDROGINÁSTICA PARA IDOSOS

SESEB - COMUNIDADE TERAPEUTICA BATUÍRA CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS PROJETO SOCIAL HIDROGINÁSTICA PARA IDOSOS SESEB - COMUNIDADE TERAPEUTICA BATUÍRA CENTRO DE ACOLHIMENTO PARA IDOSOS PROJETO SOCIAL HIDROGINÁSTICA PARA IDOSOS BRASÍLIA DF OUTUBRO / 2012 1. IDENTIFICAÇÃO DA INSTITUIÇÃO 2. JUSTIFICATIVA 3. OBJETIVO

Leia mais

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO REFERENCIAÇÃO

REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO REFERENCIAÇÃO REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA GOVERNO REGIONAL SECRETARIA REGIONAL DA EDUCAÇÃO E RECURSOS HUMANOS DIREÇÃO REGIONAL DE EDUCAÇÃO REFERENCIAÇÃO NÍVEL DE INTERVENÇÃO: ANO LETIVO I - PEDIDO DE AVALIAÇÃO ESPECIALIZADA

Leia mais

Plano de Atividades 2017

Plano de Atividades 2017 Plano de Atividades 2017 A finalidade da planificação de atividades socioculturais do Centro Social e Paroquial Pe. António Mendonça consiste na ocupação do utente e no seu envolvimento nas atividades,

Leia mais

JUDITH NOGUEIRA. Temas da palestra: motivação, desafio, criatividade, sipat, superação de desafios, saúde

JUDITH NOGUEIRA. Temas da palestra: motivação, desafio, criatividade, sipat, superação de desafios, saúde JUDITH NOGUEIRA Temas da palestra: motivação, desafio, criatividade, sipat, superação de desafios, saúde Judith Nogueira é escritora, médica e professora universitária. Sua produção literária contempla

Leia mais

DISCIPLINAS E EMENTAS

DISCIPLINAS E EMENTAS DISCIPLINAS E EMENTAS ABORDAGEM HISTÓRICA E SOCIOECONÔMICA DO ENVELHECIMENTO HUMANO EMENTA: Analisa as formas de gestão da velhice por parte da família, da sociedade civil e do Estado, verificando o modo

Leia mais

ENVELHECIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL

ENVELHECIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL ENVELHECIMENTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL NA PERSPECTIVA DO CURRÍCULO FUNCIONAL NATURAL Eliane de Fátima Trevisan Nogueira APAE de Campinas Ana Paula Damasceno Binoto APAE de Campinas Marise

Leia mais

A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO

A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO A ALFABETIZAÇÃO DA PESSOA IDOSA: UM OLHAR PSICOPEDAGÓGICO Danielli Cristina de Lima Silva 1 Discente UFPB limaanacrisdani@gmail.com Ligiane de Oliveira Silva 1 Discente UFPB ligiane_nane@hotmail.com Sidcley

Leia mais

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS. Dra.

CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS. Dra. CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO DE BRASÍLIA UM PROJETO PEDAGÓGICO COMPATÍVEL COM O MUNDO ATUAL: CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS Dra. Nadia Bossa Profa. Dra. Nadia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia

Leia mais

A nova creche CREVIDE

A nova creche CREVIDE Creche 5 Estrelas A nova creche CREVIDE Há 36 anos a cuidar, a apoiar e a ensinar os seus filhos! Informações Gerais Situada junto à nova estação de Metro de Moscavide e numas instalações novas e muito

Leia mais

Rio de Janeiro, 30 de novembro de 2015.

Rio de Janeiro, 30 de novembro de 2015. Rio de Janeiro, 30 de novembro de 2015. Ofício 025DG/2015 Prezado presidente do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional COFFITO, MD Sr. Roberto Mattar Cepeda A Sociedade Brasileira de Geriatria

Leia mais

OBJETIVOS ATIVIDADES INTERVENIENTES ESPAÇO

OBJETIVOS ATIVIDADES INTERVENIENTES ESPAÇO CALENDARIZAÇÃO E TEMÁTICA Setembro / Outubro Integração das crianças no Outubro / Novembro O Outono Outubro Dia Mundial da Alimentação OBJETIVOS ATIVIDADES INTERVENIENTES ESPAÇO - Organizar o ambiente

Leia mais

Legalização da profissão Valorização profissional Ambientes de trabalho Formação Sindical

Legalização da profissão Valorização profissional Ambientes de trabalho Formação Sindical Legalização da profissão Valorização profissional Ambientes de trabalho Formação Sindical Historiadora Psicopedagoga no espaço Ludicidade Neuropsicopedagoga Especialista em Educação Especial Esp. Em Docência

Leia mais

Técnicas de Animação Pedagógica. gica

Técnicas de Animação Pedagógica. gica Técnicas de Animação Pedagógica gica Educação SéniorS 1 A intervenção educativa com idosos deve incluir-se no quadro da educação de adultos. Idoso Adulto Segregação Categoria abrangente Áreas de Intervenção

Leia mais

DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL DANÇA PARA ADOLESCENTES COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL Kamila Pimentel dos Santos Leila Márcia Azevedo Nunes Lionela da Silva Corrêa Universidade Federal do Amazonas - UFAM Práticas Pedagógicas inclusivas

Leia mais

O papel do arteterapeuta

O papel do arteterapeuta O papel do arteterapeuta Olá pessoal, hoje eu gostaria de escrever um pouco sobre o papel do arteterapeuta. Primeiramente, quero ressaltar que a arte como instrumento terapêutico ainda é vista por algumas

Leia mais

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR

PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR PLANO DE ENSINO DADOS DO COMPONENTE CURRICULAR Nome: Educação Física Curso: Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio Série: 1º, 2º, 3º Ano Carga Horária: 80h/a (67/H) Docente Responsável: EMENTA

Leia mais

Envelhecimento e lazer: um direito garantido.

Envelhecimento e lazer: um direito garantido. ÁREA TEMÁTICA: ( ) COMUNICAÇÃO ( ) CULTURA ( X) DIREITOS HUMANOS E JUSTIÇA ( ) EDUCAÇÃO ( ) MEIO AMBIENTE ( ) SAÚDE ( ) TECNOLOGIA E PRODUÇÃO ( ) TRABALHO 1 Envelhecimento e lazer: um direito garantido.

Leia mais

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO

A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO A INTERVENÇÃO DO TERAPEUTA OCUPACIONAL COM USUÁRIOS ONCOLÓGICOS EM UM HOSPITAL UNIVERSITÁRIO Autora Estefânia de Araújo Almeida Freitas (1); Orientadora Josefa Lilian Vieira (4) (1) Terapeuta Ocupacional.

Leia mais

Revistas de Psicologia Indexadas no INDEXPSI

Revistas de Psicologia Indexadas no INDEXPSI Revistas de Psicologia Indexadas no INDEXPSI Adolescência Latinoamericana (ISSN: 1414-7130) Ágora: Estudos em Teoria Psicanalítica (ISSN: 1516-1498) Alethéia: Revista do Curso de Psicologia (ISSN: 1413-0394)

Leia mais

1.1. Creche Objectivos gerais

1.1. Creche Objectivos gerais 1.1. Creche 1.1.1. Objectivos gerais Os processos de ensino e aprendizagem deverão contribuir nesta primeira etapa da Educação para a Infância, para que as crianças alcancem os seguintes objectivos: -

Leia mais

Universidade Federal do Amapá UNIFAP Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias - PROEAC Departamento de Extensão - DEX

Universidade Federal do Amapá UNIFAP Pró-Reitoria de Extensão e Ações Comunitárias - PROEAC Departamento de Extensão - DEX IDENTIFICAÇÃO DA ATIVIDADE DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA CADASTRO DO(S) AUTOR(ES) E DO(S) COORDENADOR(ES) (X) Autor ( ) Coordenador (X) Docente ( ) Aluno de Graduação Bolsista ( )Aluno de Pós-Graduação ( )Servidor

Leia mais

Plano Anual de Atividades 2014/2015 CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA

Plano Anual de Atividades 2014/2015 CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA CENTRO SOCIAL PAROQUIAL DE SÃO PEDRO DE LOUSA Mês Temas/conteúdos Atividades Objetivos gerais Intervenientes Espaço -Início do Ano Escolar; -Recepção dos Alunos. - Atividades de grupo; -Acolhimento e receção

Leia mais

SEMED São Luis-Ma.

SEMED São Luis-Ma. A LINGUAGEM MUSICAL E O DESENVOLVIMENTO DAS MÚLTIPLAS INTELIGÊNCIAS: UM OLHAR SOBRE A EDUCAÇÃO INFANTIL¹ Kátia Regina dos Santos Castro Coordenadora Pedagógica em Educação Infantil SEMED São Luis-Ma Katia.castro4@gmail.com.br

Leia mais

Nº da Proposta: OTD/PA0006

Nº da Proposta: OTD/PA0006 Nº da Proposta: OTD/PA0006 Área: Desporto, Saúde e Bem-estar Título: "De pequenino se traça o Destino" Descrição da proposta: A prática regular de desporto, ou de qualquer exercício físico, contribui para

Leia mais

RELATÓRIO FINAL. Escolaridade: Pós Graduação Profissão: Pedagoga/ Psicóloga. Endereço: Avenida Cesar Hilal 1335 Santa Lúcia Vitória ES

RELATÓRIO FINAL. Escolaridade: Pós Graduação Profissão: Pedagoga/ Psicóloga. Endereço: Avenida Cesar Hilal 1335 Santa Lúcia Vitória ES RELATÓRIO FINAL Nome: Delânia do Nascimento Cardoso Idade: 39 Escolaridade: Pós Graduação Profissão: Pedagoga/ Psicóloga Endereço: Avenida Cesar Hilal 1335 Santa Lúcia Vitória ES MOTIVO QUE O LEVOU A FAZER

Leia mais

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS

PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS ENTÃO, VAMOS REFLETIR E TOMAR DECISÕES SOBRE: PARA QUE SERVE A CRECHE E A PRÉ- ESCOLA = FINALIDADE NA SOCIEDADE: QUAL SEU PAPEL / FUNÇÃO DIANTE DA CRIANÇAS E DE SUAS FAMÍLIAS QUAIS OS OBJETIVOS = O QUE

Leia mais

- Desenvolver um ensino de qualidade, tendo por base o desenvolvimento global e harmonioso das crianças;

- Desenvolver um ensino de qualidade, tendo por base o desenvolvimento global e harmonioso das crianças; INSTITUTO D. FRANCISCO GOMES O RELÓGIO 1º Ciclo PROJETO EDUCATIVO OBJETIVOS - Desenvolver um ensino de qualidade, tendo por base o desenvolvimento global e harmonioso das crianças; - Oferecer uma aprendizagem

Leia mais

Um nome que reflete LUZ. YACAMIM na linguagem tupiguarani MUITAS ESTRELAS.

Um nome que reflete LUZ. YACAMIM na linguagem tupiguarani MUITAS ESTRELAS. Um nome que reflete LUZ. YACAMIM na linguagem tupiguarani significa PAI DE MUITAS ESTRELAS. O que é o PROGRAMA YACAMIM? Como iniciou o Projeto do PROGRAMA YACAMIM? Objetivo geral: Congregar ações, com

Leia mais

É possível guardar boas lembranças da passagem por um hospital, um abrigo, uma casa de repouso ou até mesmo das ruas?

É possível guardar boas lembranças da passagem por um hospital, um abrigo, uma casa de repouso ou até mesmo das ruas? É possível guardar boas lembranças da passagem por um hospital, um abrigo, uma casa de repouso ou até mesmo das ruas? Com a proposta de humanizar estes ambientes por meio do contato, do lúdico e de ações

Leia mais

EU SOU! PP. MÁRCIA GIANNE DE C. F. ALVES

EU SOU! PP. MÁRCIA GIANNE DE C. F. ALVES Organização EU SOU! PP. MÁRCIA GIANNE DE C. F. ALVES Sou Cearense/ moro em Irecê-Ba /Diretora de Mobilização Sindical. Formada em Pedagogia Pela Universidades Estadual Vale do Acaraú Ce. Especialista em

Leia mais

CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO. Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade

CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO. Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade CAMPOS DE FÉRIAS PROJETO PEDAGÓGICO E DE ANIMAÇÃO Os nossos princípios 1 Este programa de férias pretende, de uma forma lúdico pedagógica, dar continuidade ao desenvolvimento integral da criança que é

Leia mais

IV CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR. O conhecimento psicopedagógico e suas interfaces: compreendendo e atuando com as dificuldades de aprendizagem

IV CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR. O conhecimento psicopedagógico e suas interfaces: compreendendo e atuando com as dificuldades de aprendizagem IV CONGRESSO DE PSICOPEDAGOGIA ESCOLAR O conhecimento psicopedagógico e suas interfaces: compreendendo e atuando com as dificuldades de aprendizagem Profa. Dra. Maria Irene Miranda PSICOPEDAGOGIA/INTERFACES

Leia mais

Ana Paula Ribeiro Hirakawa; Eva Elisandra Silva Pereira; Fernanda Cristine Pires de Lima; Karla Dias Tomazella

Ana Paula Ribeiro Hirakawa; Eva Elisandra Silva Pereira; Fernanda Cristine Pires de Lima; Karla Dias Tomazella PLANTANDO E FLORESCENDO: INTERVENÇÃO MULTIPROFISSIONAL NA REABILITAÇÃO COM CRIANÇAS COM ATRASO NO DESENVOLVIMENTO NEUROPPSICOMOTOR A PARTIR DE CUIDADO E CULTIVO DE HORTA PARA USO CULINÁRIO. Ana Paula Ribeiro

Leia mais

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DOS PROGRAMAS COMUNITÁRIOS PROJETO SER+ CHAMADA PARA INSCRIÇÕES

PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DOS PROGRAMAS COMUNITÁRIOS PROJETO SER+ CHAMADA PARA INSCRIÇÕES PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO DIRETORIA DOS PROGRAMAS COMUNITÁRIOS PROJETO SER+ CHAMADA PARA INSCRIÇÕES O Projeto SER+ é uma iniciativa da Pró -Reitoria de Extensão da Universidade Católica de Brasília e caracteriza-se

Leia mais

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia Jurídica A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Profa. Ms. Joanna Heim PSICOLOGIA Contribuições Histórica Filosóficas Fisiológicas FILOSÓFICA(psyché = alma e logos=razão)

Leia mais

A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE

A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE A IMPORTÂNCIA DA APRENDIZAGEM NA TERCEIRA IDADE Autor Thaiane Batista da Silva; Co-autor (1) Dênia Suellen Maria Nascimento da Silva; Co-autor (2) Ana Fábia Belarmino da Silva; Orientador Fernanda da Silva

Leia mais

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA

COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA COLÉGIO LA SALLE BRASÍLIA SGAS Quadra 906 Conjunto E Brasília - DF Telefone: (61) 3443-7878 Site: www.lasalledf.com.br E-mail: lasalledf@lasalledf.com.br DIRETRIZES CURRICULARES Série: Maternal 2 1º Período

Leia mais

O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA O ENVELHECIMENTO DA POPULAÇÃO BRASILEIRA BESSA, Jaqueline Amaral 1 Mendes, Jorge Luis Antunes2 Zanela,Janice Pavan3 INTRODUÇÃO Este trabalho busca compreender o processo de envelhecimento da população

Leia mais

PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA

PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROPSICOPEDAGOGIA Instituição Certificadora: FALC Amparo Legal: Resolução CNE CES 1 2001 Resolução CNE CES 1 2007 Carga Horária: 420h Período de Duração: 12 meses (01 ano) Objetivos:

Leia mais

MÚSICA É MAIS QUE UM PASSATEMPO LOPES, B. ¹, STEFFENS, M. ², LARSEN, V. 3, MACEDO, V. 4

MÚSICA É MAIS QUE UM PASSATEMPO LOPES, B. ¹, STEFFENS, M. ², LARSEN, V. 3, MACEDO, V. 4 MÚSICA É MAIS QUE UM PASSATEMPO LOPES, B. ¹, STEFFENS, M. ², LARSEN, V. 3, MACEDO, V. 4 ¹ Aluna do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL) Câmpus Venâncio Aires RS Brasil brenda.lopes_s@hotmail.com

Leia mais

EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO

EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO EMOÇÕES HUMANAS: UMA INTRODUÇÃO Prof. Julian Dutra 7ª série Ensino Fundamental II Filosofia Colégio João Paulo I Unidade Sul 7 EMOÇÕES PRIMÁRIAS MEDO RAIVA NOJO DESPREZO SURPRESA TRISTEZA ALEGRIA Estas

Leia mais

Centro de Convivência da Pessoa Idosa

Centro de Convivência da Pessoa Idosa Centro de Convivência da Pessoa Idosa Deve-se basear numa concepção de cuidado para um envelhecimento ativo, que privilegie a reintegração sócio-política cultural da pessoa idosa, em conformidade com a

Leia mais

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA CURSO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: PRATICAS NATURAIS E VIVENCIS EM SAÚDE I Prof.ª DANIELLA KOCH DE CARVALHO Segundo Barros (2004), Dhyana é a palavra em sânscrito que

Leia mais

Introdução a Tanatologia

Introdução a Tanatologia CONTEÚDO PROGRAMÁTICO CURSOS Janeiro 2013 Temas em Psicologia Hospitalar. - Psiconefrologia - Cuidados Paliativos - Dor Crônica - Psicossomática - Psicodiagnóstico no Contexto de Saúde Introdução a Tanatologia

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EDUCAÇÃO INFANTIL A Ed. Infantil vem obtendo um espaço importante dentro do contexto educacional desde que passou a ser integrante da Educação Básica. A primeira infância corresponde ao período que vai desde a concepção

Leia mais

OS CAMINHOS DO LABIRINTO. Sérgio Bernardo

OS CAMINHOS DO LABIRINTO. Sérgio Bernardo Sobre o autor Bernardo levou uma vida eclética e rica em experiências. Arte plástica, arte educação e desenho. Trabalhou com administração, ecoturismo, Agente Ambiental Voluntário, workshop arte interativa.

Leia mais

Desenvolvimento Físico

Desenvolvimento Físico Desenvolvimento Físico Dimensão da personalidade: o corpo Desempenho [rentabilizar e desenvolver as suas capacidades, destreza física; conhecer os seus limites] Auto-conhecimento [conhecimento e aceitação

Leia mais

Rota. do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO

Rota. do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO Rota do Processo Evolutivo Workshop #SERCOACH 7 NÍVEIS DO PROCESSO EVOLUTIVO A Rota dos 7 Níveis do Processo Evolutivo O Caminho dos 7 Níveis do Processo Evolutivo é um modelo para o ser humano evoluir

Leia mais

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta

Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Centro de Assistência Paroquial de Caria Jardim-de-Infância Girassol À Descoberta Elaborado pela Educadora de Infância Helena Rodrigues Plano Anual de Atividades Introdução O Plano Anual de Atividades

Leia mais

Conselho Municipal do Idoso Barretos SP

Conselho Municipal do Idoso Barretos SP Conselho Municipal do Idoso Barretos SP Conselho Municipal do Idoso Criado em 19 de outubro de 1999 Lei Municipal Art. 4º - VII - fiscalizar e tomar providências para o cumprimento da legislação referente

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL OBJETIVOS: O objetivo do curso é estudar os processos de aprendizagem. Capacitar profissionais, através de instrumentos científicos, atualizados e inovadores, a observar, diagnosticar, planejar e intervir

Leia mais

E-book Saiba como a Holística pode te Ajudar, com a Conversoterapia. (67) Campo Grande - MS

E-book Saiba como a Holística pode te Ajudar, com a Conversoterapia. (67) Campo Grande - MS E-book Saiba como a Holística pode te Ajudar, com a Conversoterapia (67) 9874-3285 Skype:conversoterapia@outlook.com Campo Grande - MS Significado de Holístico Holístico ou holista é um adjetivo que classifica

Leia mais

IDENTIDADE E MEMÓRIA DO IDOSO: EXPERIÊNCIA NO ABRIGO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS SOBRAL-CE

IDENTIDADE E MEMÓRIA DO IDOSO: EXPERIÊNCIA NO ABRIGO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS SOBRAL-CE IDENTIDADE E MEMÓRIA DO IDOSO: EXPERIÊNCIA NO ABRIGO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS SOBRAL-CE Mariana de Vasconcelos Neves¹,Mariana Lira Ibiapina², Francisca Joelina Xavier³ ¹ Universidade Estadual Vale do Acaraú

Leia mais

AVALIAÇÃO. Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE)

AVALIAÇÃO. Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE) AVALIAÇÃO Educação Orientada para Resultados (EOR/OBE) REFLEXÃO Porque é que a avaliação é tão importante? Que tipo de avaliação é feita na sua instituição? Alterar os métodos de avaliação "Se você quer

Leia mais

Plano Anual de Atividades. Mês Atividade/Tarefa Objetivos Intervenientes

Plano Anual de Atividades. Mês Atividade/Tarefa Objetivos Intervenientes Mês Atividade/Tarefa Objetivos Intervenientes Setembro Integração e adaptação das Crianças Reunião de pais - Promover a (re)integração e adaptação das crianças à creche; - Proporcionar um ambiente que

Leia mais

Data Tema Objetivos Atividades Recursos

Data Tema Objetivos Atividades Recursos Data Tema Objetivos Atividades Recursos Setembro Adaptação - Promover a (re) adaptação; - Proporcionar um ambiente seguro e acolhedor; - Desenvolver atitudes de autoestima e autoconfiança, bem como, o

Leia mais

A importância do psicopedagogo estar sindicalizado. Por Ana Luísa Cunha /DME do Estado do Maranhão Psicopedagoga CRPp Sindical 015

A importância do psicopedagogo estar sindicalizado. Por Ana Luísa Cunha /DME do Estado do Maranhão Psicopedagoga CRPp Sindical 015 A importância do psicopedagogo estar sindicalizado Por Ana Luísa Cunha /DME do Estado do Maranhão Psicopedagoga CRPp Sindical 015 Pp Ana Luísa Alves Vieira Cunha Graduada em Arte Educação pela UNIVERSIDADE

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2018/2019 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL DO ATELIER DAS EMOÇÕES Letivo 2018/2019 Planificação Anual de Estudo para o desenvolvimento da atividade de Atelier das Emoções para este ano

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

A Transpessoal resgata a missão da psicologia como uma ciência da Alma.

A Transpessoal resgata a missão da psicologia como uma ciência da Alma. A Transpessoal resgata a missão da psicologia como uma ciência da Alma. Inspira pesquisas avançadas em neurociências (noção de plasticidade do nosso sistema neuronal). Resgata a subjetividade na ciência

Leia mais

Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz

Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz Inovações do Perfil Profissional do Psicopedagogo nos Diferentes Espaços: Formação e Práxis. Otília Damaris Queiroz O Que é Inovação na Prática Psicopedagógica??????? Inovar é: acreditar na mudança do

Leia mais

Serviço de Apoio Domiciliário SAD

Serviço de Apoio Domiciliário SAD PLANO ANUAL DE ATIVIDADES Serviço de Apoio Domiciliário SAD 19 O Plano de Atividades é um guião da nossa atuação ao longo do ano, e um programa que contém as linhas gerais orientadoras das atividades e

Leia mais

VISÃO CONTEXTUAL DA ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DIÁLOGO ENTRE BRASIL E PORTUGAL P A U L A R A U P P /

VISÃO CONTEXTUAL DA ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DIÁLOGO ENTRE BRASIL E PORTUGAL P A U L A R A U P P / VISÃO CONTEXTUAL DA ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA DIÁLOGO ENTRE BRASIL E PORTUGAL P A U L A R A U P P / 2 0 1 6 PSICOPEDAGOGIA CONCEPÇÕES E IDEOLOGIAS. CADA SOCIEDADE DEFINE SUAS FUNÇÕES EPISTEMOLÓGICAS COM

Leia mais

Relatório Mapeamento da Escola

Relatório Mapeamento da Escola Relatório Mapeamento da Escola Bolsista: Luziane Machado Dados de Identificação Escola: Escola Municipal de Ensino Fundamental Augusto Vitor Costa Localidade: Durasnal BR 290 km 306 Município: Caçapava

Leia mais

DANÇA COMO FORMA DE DESCOBRIR O CORPO

DANÇA COMO FORMA DE DESCOBRIR O CORPO DANÇA COMO FORMA DE DESCOBRIR O CORPO "As pessoas dançam porque a dança pode mudar coisas. Um passo pode juntar duas pessoas, um movimento pode fazer-te acreditar que és especial. Um movimento pode libertar

Leia mais

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020

ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 ATIVIDADES DE ENRIQUECIMENTO CURRICULAR PLANIFICAÇÃO ANUAL ATELIER DAS EMOÇÕES Ano Letivo 2019/2020 OBJETIVOS GERAIS Promover o desenvolvimento geral dos alunos; Desenvolver a inteligência emocional para

Leia mais

O Projeto será dividido em dois momentos distintos: Oficina de Tecelagem e Oficina de Expressão Plástica

O Projeto será dividido em dois momentos distintos: Oficina de Tecelagem e Oficina de Expressão Plástica Projeto Nº 696/2016 BRINCO, APRENDO E SOU CAPAZ A APPDA- Lisboa é, entre outras instituições, parceira da FPDA Federação Portuguesa de Autismo no desenvolvimento e implementação do Projeto Inclusão Brinco,

Leia mais

EDUCAÇÃO PARA APOSENTADORIA. Profa. Dra. Sheila Giardini Murta Universidade de Brasília

EDUCAÇÃO PARA APOSENTADORIA. Profa. Dra. Sheila Giardini Murta Universidade de Brasília EDUCAÇÃO PARA APOSENTADORIA Profa. Dra. Sheila Giardini Murta Universidade de Brasília Visão Geral PARTE A. Audiência como aposentável PARTE B. Audiência como responsável por prover educação para aposentadoria

Leia mais

Centro social de Quadrazais

Centro social de Quadrazais Centro social de Quadrazais Plano Anual de Atividades Lúdicas e Socioculturais 2016 OBJETIVOS GERAIS: Manter competências bio-psico-sociais; Promoção da autonomia e envelhecimento com qualidade; Promoção

Leia mais

PLANO DE ATIVIDADES - ANUAL

PLANO DE ATIVIDADES - ANUAL MÊS ATIVIDADE OBSERVAÇÕES Janeiro Dia 6 Dia de reis -Cantar as janeiras - Relembrar hábitos, costumes, vivências e experiências - Promover o convívio intergeracional Fevereiro Março Dia 13 Visita Pastoral

Leia mais

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca

Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil. Elisabete Martins da Fonseca Metodologia e Prática do Ensino de Educação Infantil Elisabete Martins da Fonseca Falar de conhecimento é, pois, falar de cidadania. Sonia Kramer Foco da Aula de Hoje 22/11/2010: Práticas Pedagógicas e

Leia mais

Ensino e aprendizagem em uma nova perspectiva da educação: Um breve relato de experiência no ensino de porcentagem

Ensino e aprendizagem em uma nova perspectiva da educação: Um breve relato de experiência no ensino de porcentagem Ensino e aprendizagem em uma nova perspectiva da educação: Um breve relato de experiência no ensino de porcentagem Marlon Freitas Baptista Universidad Federal de Pelotas Brasil marlonf35@hotmail.com Resumo

Leia mais

A psicopedagogia na Argentina: Compreendendo a atuação do psicopedagogo

A psicopedagogia na Argentina: Compreendendo a atuação do psicopedagogo A psicopedagogia na Argentina: Compreendendo a atuação do psicopedagogo IV Congresso de Psicopedagogía escolar. UFU/Nov 2015 OBJETIVO GERAL E TAREFA: Apresentar a atuação da psicopedagogia e seus desafios

Leia mais

ENSINO FUNDAMENTAL II

ENSINO FUNDAMENTAL II ENSINO FUNDAMENTAL II O Colégio Teresiano oferece aos seus alunos diversas atividades fora do horário padrão de ensino, que favorecem ainda mais o seu desenvolvimento, a interatividade e, principalmente,

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL OBJETIVOS: O objetivo do curso é estudar os processos de aprendizagem e também capacitar profissionais a observar, diagnosticar, planejar e intervir em problemas de aprendizado escolar, por meio de instrumentos

Leia mais

A PRÁTICA DE MINDFULNESS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE

A PRÁTICA DE MINDFULNESS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE A PRÁTICA DE MINDFULNESS POR PROFISSIONAIS DA SAÚDE Ana Carolina Schmidt de Oliveira Psicóloga CRP 06/99198 Especialista em Dependência Química (UNIFESP) anacarolina@vidamental.com.br vidamental.psc.br

Leia mais

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO

COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO PLANEJAMENTO DE EDUCAÇÃO FÍSICA 2016 Professores Responsáveis Prof. Ana Paula da Costa Ricart Prof. Danielle Naegele Fernandes Prof. Eduardo Henrique Leal Prof. Idalina

Leia mais

PA.CRH.17. Pág. 1 de 6

PA.CRH.17. Pág. 1 de 6 PA.CRH.17 Pág. 1 de 6 Creche A Resposta Social Creche da A.U.R.P.I.S. tem como principal objetivo para 2016/2017 desenvolver projetos aliciantes com as suas crianças, famílias, colaboradores e parceiros,

Leia mais

ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE. OFICINA DE LUDICIDADE

ÁREA DE INFÂNCIA E JUVENTUDE.  OFICINA DE LUDICIDADE OFICINA DE LUDICIDADE O QUE É LÚDICO?? O lúdico tem sua origem na palavra "ludus" que quer dizer jogo, a palavra evoluiu levando em consideração as pesquisas em psicomotricidade, de modo que deixou de

Leia mais

Quer ser feliz?... David Steindl Rast. Enrique R. Argañaraz

Quer ser feliz?... David Steindl Rast. Enrique R. Argañaraz Quer ser feliz?... Seja Grato! David Steindl Rast Enrique R. Argañaraz Algo em comum a todos os seres humanos: Todos querem ser felizes!! Mas que é a felicidade? Bem-estar, Contentamento Qual é a relação

Leia mais

Atividade: Comemoração dos Aniversários dos Utentes

Atividade: Comemoração dos Aniversários dos Utentes Plano de Atividades para 2019 Centro Social e Comunitário do Planalto de Jales Atividade: Comemoração dos Aniversários dos Utentes Objetivo: - Motivar o idoso a festejar o seu aniversário. Descrição da

Leia mais

AVALIAÇÃO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR COM ADOLESCENTES ABRIGADOS DO PROJETO COPAME

AVALIAÇÃO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR COM ADOLESCENTES ABRIGADOS DO PROJETO COPAME 1 AVALIAÇÃO DA ESCALA DE DESENVOLVIMENTO MOTOR COM ADOLESCENTES ABRIGADOS DO PROJETO COPAME Heloisa Elesbão Sandra Mara Mayer Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC heloisaelesbao@bol.com.br Resumo:

Leia mais

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM

ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM ANEXO I UNIVERSIDADE DA REGIÃO DE JOINVILLE UNIVILLE COLÉGIO DA UNIVILLE PLANEJAMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM 1. Curso: Missão do Colégio: Promover o desenvolvimento do cidadão e, na sua ação educativa,

Leia mais

Programa BIP/ZIP 2017

Programa BIP/ZIP 2017 Programa BIP/ZIP 2017 FICHA DE CANDIDATURA Refª: 006 Envelhecer a mexer! Grupo de Trabalho dos Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária (BIP/ZIP) Rua Nova do Almada, nº 2-3º Andar 1100-060 Lisboa Telefone:

Leia mais

Qual a relação entre a singularidade e a configuração do sintoma? Qual o lugar destinado ao sintoma escolar no contexto da clínica?

Qual a relação entre a singularidade e a configuração do sintoma? Qual o lugar destinado ao sintoma escolar no contexto da clínica? Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico Dra Nadia Bossa Q ue s tõ e s Diante do peso da cultura quais são as condições de possibilidade desse sintoma culturalmente determinada, ou seja qual a natureza

Leia mais