A Transpessoal resgata a missão da psicologia como uma ciência da Alma.

Tamanho: px
Começar a partir da página:

Download "A Transpessoal resgata a missão da psicologia como uma ciência da Alma."

Transcrição

1

2 A Transpessoal resgata a missão da psicologia como uma ciência da Alma. Inspira pesquisas avançadas em neurociências (noção de plasticidade do nosso sistema neuronal). Resgata a subjetividade na ciência e confirma a experiência interior como conhecimento confiável. Incentiva estudos e pesquisas sobre a consciência e demonstra a relatividade dos conceitos de verdade e realidade.

3 Neuroplasticidade, ou plasticidade cerebral, é a capacidade de remapeamento das conexões das nossas células nervosas, o processo que nos ajuda a continuamente aprender. Ela se refere à maneira do nosso cérebro agir e reagir à medida que experimentamos uma mudança em nosso ambiente ou desenvolvemos uma habilidade.

4 RE-SIGNIFICAÇÃO E CRIATIVIDADE A psicologia e as neurociências descobrem que nosso sistema neuronal é dotado de extrema plasticidade, ou seja, que cada uma de nossas experiências cria e recria a estrutura do nosso cérebro e, consequentemente, de todas as células de nosso corpo. Isto significa que podemos mudar a forma como compreendemos as coisas, a forma de sentir, de imaginar, de criar, e assim reestruturar um estado de saúde e equilíbrio. Este é o fundamento da técnica da re-significação terapêutica de memórias. Nós não somos fatalmente determinados por nossa história familiar ou genética.

5

6 No início era o EU - estágio egocêntrico (cultura primitiva, patriarcal, colonialismo, ditadura...) Depois advém EU-E-O-MUNDO estágio etnocêntrico (ciência, religião, cultura, arte, democracia...) Enfim, a unidade EU-MUNDO estágio mundicêntrico (transcendência, transpessoal, espiritualidade, EU SOU...)

7 No estado de consciência 'normal' ou usual, o indivíduo se experimenta existindo dentro dos limites de seu corpo físico (a imagem corporal), e sua percepção do meio ambiente é restringida pela extensão, fisicamente determinada, de seus órgãos de percepção externa. Logo, tanto a percepção interna quanto a percepção do meio ambiente estão confinadas dentro dos limites do espaço e do tempo.

8 EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA Mas, existem momentos privilegiados em que o ser humano se sente levado a um estado de êxtase, indescritível e inesquecível. Às vezes isso ocorre numa contemplação estética, num estado religioso, poético ou amoroso, ou em momentos de auto-superação no esporte, em momentos de perigo, acidentes ou próximos da morte. É uma experiência involuntária e faz com que a pessoa se sinta absolutamente em paz, em total unidade e plenitude.

9 Todas as produções artísticas, científicas e culturais de nossa civilização foram obras de seres que conseguiram sair fora desse círculo vicioso imposto pelo sistema e por uma visão limitada da realidade. Portanto, expansão da consciência tem a ver com criatividade, com outras formas de representar a realidade, outros olhares sobre o mundo.

10

11 A ARTE SÓ SE PROCESSA MEDIANTE UMA EXPANSÃO DA CONSCIÊNCIA

12

13 Consciência é energia? Vários sistemas teóricos estabeleceram uma relação entre consciência e energia. Freud e sua teoria da libido (sublimação da pulsões). Jung e sua teoria da individuação (energia psíquica). Yoga e o conceito de Kundalini. Maslow e as meta-necessidades (experiências de pico). Grof e suas experiências com a respiração. Ken Wilber e suas pesquisas sobre a consciência. Pierre Weil e sua cartografia da consciência.

14 Em todos esses sistemas, fala-se que a energia presente no ser humano está em processo de transformação. Alguns falam em auto-transformação, outros em sublimação e alquimia. Energia psíquica ligada : presa a conteúdos, bloqueios, impedida de circular livremente. Energia psíquica livre: neuroplasticidade, capacidade de aprendizagem, memorização, criatividade.

15

16 A psicologia Transpessoal, ao focar as múltiplas dimensões de nossa consciência, abriu um vasto campo para compreender como podemos lidar com essa capacidade plástica de nossa mente. Os estados de consciência abrem um leque de perspectivas para mapear as múltiplas percepções disso que chamamos de realidade. E assim foram criadas as cartografias da consciência, mapas que determinam os estados modificados da consciência.

17

18 Estados de consciência

19 Charles Tart definiu um estado de consciência como um sistema estruturado por determinada quantidade de energia sob a forma de atenção. Quando essa atenção flutua ou muda de foco, muda também o estado de consciência. Por exemplo, a concentração da atenção sobre cálculos numéricos leva a consciência a um estado mental de vigília; uma música suave provoca uma oscilação da atenção para a abstração e o relax. A preocupação é a atenção focada num problema, a energia psíquica fica presa, ligada num conteúdo, gerando um estado de consciência aflitivo e estressado.

20 Níveis e Estados de consciência ssegundo Ken Wilber NÍVEIS (ou estágio): QUANDO A PERCEPÇÃO DA REALIDADE OSCILA ESTADO: QUANDO A PERCEPÇÃO DA REALIDADE SE ESTABILIZA

21 Apenas no estado de consciência cósmico ou transpessoal, desaparece a percepção da dualidade, e a realidade passa a ser percebida de forma não-perceptível, ou seja, em forma de uma vivência da unidade. Mas essa percepção não é duradoura. Nós ainda não temos suporte neuronal para mantê-la a não ser por alguns momentos.

22

23 Os principais estados de consciência, segundo Pierre Weil SONO PROFUNDO SONHO DEVANEIO VIGÍLIA

24 Estados não-usuais que resultam de um trabalho interior de expansão da consciência consciência cósmica (ou transpessoal) estado do despertar

25 Estado do despertar Este é um estado que resulta do trabalho interior. Só as pessoas que se dedicam ao autoconhecimento chegam a este estado. Ele é um estado intermediário que inclui a consciência cósmica e a consciência individual. Começa a se manifestar quando a pessoa se dá conta de que vive, na verdade, num estado de torpor, de condicionamento e alienação de sua verdadeira natureza, e começa a tomar nas mãos seu próprio processo evolutivo. Começa a despertar em sua consciência a percepção de um observador interno, um ser que não se identifica com seus pensamentos, mas que observa sua mente pensante. Nesse estado intermediário do despertar, o campo da consciência se amplifica, a energia do amor atinge o estado de sublimação, amor a todos os seres, começa a desaparecer a noção de separatividade, e a pessoa pode vivenciar a consciência cósmica.

26 Estado transpessoal (ou consciência cósmica) Se no estado de Despertar ocorre uma ampliação da consciência, no sentido verdadeiramente Transpessoal se vivencia a integração de todos os estados de consciência, do sono profundo, do sonho, do devaneio e de vigília. Entrar em Consciência Cósmica é o mesmo que entrar conscientemente em estado de sono profundo, ou seja, com todas as percepções alertas.

27 Estado de vigília: ondas BETA ( de 14 até 24 ciclos por segundo) Estado de relaxamento: ondas ALFA (de 7 a 14 ciclos por segundo) Estado hipnótico: ondas TETA (de 4 a 8 ciclos por segundo) Estado inconsciente: ondas DELTA (de 0,5 a 4 ciclos por segundo) Estado Hiperdesperto: ondas GAMA (até 40 ciclos por segundo)

28

APRENDIZAGEM. Descobrir. Compreender Estabelecer relações Transformar Criar

APRENDIZAGEM. Descobrir. Compreender Estabelecer relações Transformar Criar APRENDIZAGEM Descobrir Compreender Estabelecer relações Transformar Criar Onde se dá o aprendizado? Um cérebro com estrutura normal, com condições funcionais e neuroquímicas corretas e com um elenco genético

Leia mais

AUTO-HIPNOSE REPROGRAMAÇÃO MENTAL

AUTO-HIPNOSE REPROGRAMAÇÃO MENTAL AUTO-HIPNOSE REPROGRAMAÇÃO MENTAL INTRODUÇÃO O que é Hipnose? É a ultrapassagem do fator crítico da mente consciente e estabelecimento de um pensamento ou sentimento aceitável e seletivo. Teorias de estado

Leia mais

Medos e Apegos: Um modelo teórico de transformação da energia segundo Pierre Weil

Medos e Apegos: Um modelo teórico de transformação da energia segundo Pierre Weil Medos e Apegos: Um modelo teórico de transformação da energia segundo Pierre Weil A cada nível de atividade dos chakras corresponde um nível de consciência, que produz um apego. Este apego é responsável

Leia mais

Prof. Me. Renato R. Borges. facebook.com/prof. Renato.Borges -

Prof. Me. Renato R. Borges. facebook.com/prof. Renato.Borges  - 1961 Prof. Me. Renato R. Borges A minha alma descansa somente em Deus; dele vem a minha salvação. Salmos 62:1 facebook.com/prof. Renato.Borges 1 Carl Gustav Jung nasceu em Kesswyl, na Suíça em julho de

Leia mais

ACCESS COUNSCIOSNESS Empoderando pessoas a saberem o que sabem. Entenda o que são as Barras de Access.

ACCESS COUNSCIOSNESS Empoderando pessoas a saberem o que sabem. Entenda o que são as Barras de Access. ACCESS COUNSCIOSNESS Empoderando pessoas a saberem o que sabem. Entenda o que são as Barras de Access. O que são as Barras de Access Barras de Access é um processo quântico, realizado a partir de toques

Leia mais

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o

NEURO UR PLA S ICI C DA D DE cére r bro br é um sis i t s e t ma m ab a e b rto t, o que est s á cons con t s a t n a t n e i t n e t ra r ç a ã ç o NEUROPLASTICIDADE O cérebro é um sistema aberto, que está em constante interação com o meio e que transforma suas estruturas e mecanismos de funcionamento ao longo do processo de interação. Aprende atuando!

Leia mais

Gestão em Rede. Aprendendo com a Teia da Vida Uma síntese a partir da Trilha Curricular

Gestão em Rede. Aprendendo com a Teia da Vida Uma síntese a partir da Trilha Curricular Gestão em Rede Aprendendo com a Teia da Vida Uma síntese a partir da Trilha Curricular Maria Suzana Moura com a participação de Cristina Campello, Denise Dinigre e os integrantes do curso A Proposta Referência

Leia mais

ESCOLA BÁSICA E SECUNDARIA DE VILA FLOR DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE FILOSOFIA

ESCOLA BÁSICA E SECUNDARIA DE VILA FLOR DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE FILOSOFIA ESCOLA BÁSICA E SECUNDARIA DE VILA FLOR 346184 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE FILOSOFIA PLANIFICAÇÃO ANUAL PSICOLOGIA B 12º ANO ANO LETIVO 2017 / 2018 1 TEMA 5. PROBLEMAS

Leia mais

C & Q. No materialismo, a matéria cria a mente. No idealismo, mente cria

C & Q. No materialismo, a matéria cria a mente. No idealismo, mente cria No materialismo, a matéria cria a mente. No idealismo, mente cria C & Q matéria. Nesta versão da teoria do duplo aspecto, tanto mente quanto m a t é r i a s u r g e m d e a l g o m a i s fundamental, que

Leia mais

Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR

Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR Direção de Serviços da Região Norte AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE VILA FLOR 151841 ESCOLA EB2,3/S DE VILA FLOR 346184 DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS ÁREA DISCIPLINAR DE FILOSOFIA PLANIFICAÇÃO ANUAL

Leia mais

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA TRANSPESSOAL MAPEAMENTO DA CONSCIÊNCIA E NÍVEIS DE REALIDADE

FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA TRANSPESSOAL MAPEAMENTO DA CONSCIÊNCIA E NÍVEIS DE REALIDADE 1 CURSO À DISTÂNCIA FUNDAMENTOS TEÓRICOS DA TRANSPESSOAL 4º Módulo: MAPEAMENTO DA CONSCIÊNCIA E NÍVEIS DE REALIDADE Rua Nuporanga. 355 Bairro Chácara da Barra Campinas - SP F: 19-3258-6184 Coordenadora

Leia mais

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa

INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS. Profª Drª Renira Appa INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS Profª Drª Renira Appa OBJETIVO Esclarecer o conceito mais abrangente de inteligência e facilitar uma prática saudável de se autoperceber e estar em estágio de evolução contínua.

Leia mais

Foco da 2a semana A natureza da mente; treinar o cérebro

Foco da 2a semana A natureza da mente; treinar o cérebro Foco da 2a semana A natureza da mente; treinar o cérebro Para muitos de nós, a vida é dominada por pensar excessivamente, agir de forma frenética, e com isso, nos falta o tempo para ser... Perceber o cérebro

Leia mais

Renascimento. Vivência e Formação em. Instituto de Renascimento de São Paulo

Renascimento. Vivência e Formação em. Instituto de Renascimento de São Paulo Instituto de Renascimento de São Paulo Vivência e Formação em Renascimento Um programa de Desenvolvimento Pessoal que já recebeu mais de 1000 alunos em quase 100 turmas realizadas nos últimos 22 anos.

Leia mais

A Liberdade Interior

A Liberdade Interior A Realidade está na sua Consciência No quê Vc. Acredita? Percebendo o Sagrado Porque Vc. Não muda? Saindo do Matrix. A violência não é somente física mas, sobretudo, psicológica. Prof. Instr. Eliseu Mocitaíba

Leia mais

Para: Psicologia B. Escolas João de Araújo Correia. Objeto da Avaliação. Caracterização da Prova. Informação - Prova de Equivalência à Frequência

Para: Psicologia B. Escolas João de Araújo Correia. Objeto da Avaliação. Caracterização da Prova. Informação - Prova de Equivalência à Frequência Psicologia B Prova 340 2016 Tipo de Prova Escrita Secundário Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho Para: Reprografias Portal do Agrupamento Diretores de Turma Associação de Pais e Encarregados de Educação

Leia mais

Comece seu processo de AUTOCOACHING

Comece seu processo de AUTOCOACHING Comece seu processo de AUTOCOACHING Você já percebeu que o tempo todo tem alguém ao nosso redor (incluindo eu e você) dizendo que precisa de mudanças em suas vidas? Não vou focar aqui na carreira, pois

Leia mais

Pensamento e Sentimento

Pensamento e Sentimento Pensamento e Sentimento Pensar - Sentir - Fazer Espiritualidade e Evolução Amor-sabedoria Verdade -- Justiça A Conexão com a Consciência Superior Instr. Eliseu Mocitaíba da Costa Pensamento e Sentimento

Leia mais

ESTUDO REFLEXIVO DAS DIMENSÕES DO ESPÍRITO IMORTAL

ESTUDO REFLEXIVO DAS DIMENSÕES DO ESPÍRITO IMORTAL ESTUDO REFLEXIVO DAS DIMENSÕES DO ESPÍRITO IMORTAL AS DIMENSÕES DO ESPÍRITO IMORTAL E O PLANO EXISTENCIAL O PLANO EXISTENCIAL E AS QUATRO DIMENSÕES DO ESPÍRITO IMORTAL 3ª. parte Objetivo refletir sobre

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO OBJETIVOS: O curso tem como objetivo formar educadores especializados em conhecimentos sobre o cérebro humano. Relacionando esses conhecimentos aos processos de memória, pensamento e aprendizagem, o curso

Leia mais

Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga.

Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga. Contribuições das Neurociências para a Qualidade e Inclusão na Educação Profa. Dra. Nádia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga,

Leia mais

CRIPTOGRAFIA ESTELAR DE CURA. códigos Arcturianos

CRIPTOGRAFIA ESTELAR DE CURA. códigos Arcturianos CRIPTOGRAFIA ESTELAR DE CURA códigos Arcturianos A Geometria Sagrada Arcturiana Esses códigos surgiram a partir de um pesquisador dos Círculos nas Plantações (Crop Circles) ou Agroglifos chamado Janosh.

Leia mais

Freud e a Psicanálise

Freud e a Psicanálise Freud e a Psicanálise Doenças mentais eram originadas de certos fatos passados na infância dos indivíduos; Hipnose (para fazer com que seus pacientes narrassem fatos do seu tempo de criança); Hipnose:

Leia mais

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut

Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Relacionamento Interpessoal na Auditoria: Você está preparado? Elisabeth Sversut Você está preparado? Pense bem... Curso superior, pós-graduação, dois idiomas... Um Auditor Como qualquer outro profissional,

Leia mais

Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico

Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico Fracasso Escolar: um olhar psicopedagógico Profa. Dra. Nádia Aparecida Bossa Doutora em Psicologia e Educação USP, Mestre em Psicologia da Educação PUC-SP, Neuropsicóloga, Psicopedagoga, Psicóloga, Pedagoga.

Leia mais

A TRANSFORMAÇÃO AO SEU ALCANCE: Seja o comandante do seu destino Capitão de sua alma

A TRANSFORMAÇÃO AO SEU ALCANCE: Seja o comandante do seu destino Capitão de sua alma A TRANSFORMAÇÃO AO SEU ALCANCE: Seja o comandante do seu destino Capitão de sua alma https://www.youtube.com/watch?v=_ngzhtc28b8 Trecho do filme INVICTUS O título Invictus pode ser traduzido do latim como

Leia mais

Organização da Mente

Organização da Mente Realidade Organização da Mente Censura Inconsciente Pré-Consciente Consciente É a parte arcaica do aparelho psíquico ou sede do libido (desejo) e das memórias reprimidas/recalcadas que tentam manifestar-se

Leia mais

A auto-sabotagem na mente e no corpo do paciente. Jaime Ferreira da Silva, CBT APAB

A auto-sabotagem na mente e no corpo do paciente. Jaime Ferreira da Silva, CBT APAB an A auto-sabotagem na mente e no corpo do paciente Jaime Ferreira da Silva, CBT APAB A Análise Bioenergética como Psicoterapia Uma psicoterapia é um processo de auto-descoberta, auto-afirmação e auto-conhecimento

Leia mais

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências

Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Teorias da aprendizagem Professor: Oscar Tintorer Delgado Universidade Estadual de Roraima Necessidade da teoria Toda ciência tem como base teorias e a pedagogia

Leia mais

Curso de Formação em Constelações Familiares e Soluções Sistêmicas. Conteúdo programático e Bibliografia

Curso de Formação em Constelações Familiares e Soluções Sistêmicas. Conteúdo programático e Bibliografia Curso de Formação em Constelações Familiares e Soluções Sistêmicas Conteúdo programático e Bibliografia Olá! Nós, do Instituto Koziner, ficamos muito felizes em ver seu interesse pelo curso de formação

Leia mais

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11

2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO, Objetivos da Psicologia como ciência, Uso da Psicologia na Administração, 11 Sumário 1 Introdução, 1 2 Conceitos, 5 2.1 PSIQUIATRIA, PSICANÁLISE E PSICOLOGIA, 5 2.1.1 Psiquiatria, 5 2.1.2 Psicanálise e Psicoterapia, 6 2.1.3 Psicologia, 8 2.2 APLICAÇÕES DA PSICOLOGIA NA ADMINISTRAÇÃO,

Leia mais

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 8 de Maio de Duração da Prova 120 minutos

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 8 de Maio de Duração da Prova 120 minutos Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 8 de Maio de 2017 Duração da Prova 120 minutos Nome: Classificação: Assinaturas dos Docentes: Notas Importantes: A prova de

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina

AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL. Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina AGRUPAMENTO de ESCOLAS de SANTIAGO do CACÉM Ano Letivo 2015/2016 PLANIFICAÇÃO ANUAL Documento(s) Orientador(es): Programa da Disciplina ENSINO SECUNDÁRIO PSICOLOGIA B 12º ANO TEMAS/DOMÍNIOS CONTEÚDOS OBJETIVOS

Leia mais

O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO COM O IDOSO

O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO COM O IDOSO O TRABALHO PSICOPEDAGÓGICO COM O IDOSO SÔNIA LUCIA OLIVEIRA SANTOS CRPp Sindical - 041 MUTUÍPE / BAHIA www.facebook.com/soniapedagoga soniareale@hotmail.com Whats app - 71 9992.2424 Pedagoga pela FACE

Leia mais

Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil.

Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil. Colégio São Francisco de Assis Educar para a Paz e o Bem Província do SS. Nome de Jesus do Brasil. Senhores pais ou responsável: Iremos iniciar as matrículas das atividades extracurriculares. INÍCIO DAS

Leia mais

A P R E S E N T A Ç Ã O I M E R S Ã O P V R VOCE 10 VEZES MAIS...

A P R E S E N T A Ç Ã O I M E R S Ã O P V R VOCE 10 VEZES MAIS... A P R E S E N T A Ç Ã O I M E R S Ã O P V R VOCE 10 VEZES MAIS... TRANS FORME-SE COMO PESSOA O R G A N I Z A Ç Ã O P V R O treinamento mais poderoso de alto impacto. Vivencie um final de semana inesquecível.

Leia mais

C & Q. Em razão da sutileza das ondas que exterioriza, a mente intervém nas

C & Q. Em razão da sutileza das ondas que exterioriza, a mente intervém nas Em razão da sutileza das ondas que exterioriza, a mente intervém nas C & Q construções do mundo físico e age diretamente em todos os corpos, às vezes alterando-lhes a constituição. Joanna de Ângelis Dias

Leia mais

1 4 E 1 5 N O V E M B R O A L T O D A L A P A - S P IMERSÃO AMOR & FOTO. deixa a luz entrar...

1 4 E 1 5 N O V E M B R O A L T O D A L A P A - S P IMERSÃO AMOR & FOTO. deixa a luz entrar... 1 4 E 1 5 N O V E M B R O A L T O D A L A P A - S P IMERSÃO AMOR & FOTO deixa a luz entrar... C O M A L I N E L E L L E S & R O D R I G O W I T T I T Z IMERSÃO AMOR E FOTO Dois dias mergulhados em uma

Leia mais

UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA (a especificidade do ser humano)

UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA (a especificidade do ser humano) ANO : 12º PSICOLOGIA B Curso Científico-Humanístico p.1/4 COMPETÊNCIAS A UNIDADE 1 ENTRADA NA VIDA (a humano) TEMA 1: ANTES DE MIM A genética, o cérebro e a cultura (12 aulas de 90`) ADN, genes e cromossomas.

Leia mais

Aprendizagem e Neurodiversidade. Por André Luiz de Sousa

Aprendizagem e Neurodiversidade. Por André Luiz de Sousa Aprendizagem e Neurodiversidade Por André Luiz de Sousa Você provavelmente já se perguntou: o que é a aprendizagem? Como aprendemos? Neste breve texto, falaremos um pouco sobre este assunto. A aprendizagem

Leia mais

Curso de Formação em Constelações Familiares e Soluções Sistêmicas. Conteúdo programático e Bibliografia

Curso de Formação em Constelações Familiares e Soluções Sistêmicas. Conteúdo programático e Bibliografia Curso de Formação em Constelações Familiares e Soluções Sistêmicas Conteúdo programático e Bibliografia Olá! Neste breve documento você encontrará maiores detalhes a respeito do conteúdo programático de

Leia mais

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS

SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS SEMINÁRIO SEGURANÇA MEDIÚNICA E ENERGIA DOS CHAKRAS MÓDULO 9 O CHAKRA DA TRANSCENDÊNCIA O sétimo chakra, da coroa, responsável pela transcendência Localização: Topo da cabeça Assim como o chakra raiz

Leia mais

Inteligência Lingüística:

Inteligência Lingüística: Inteligência Lingüística: Capacidade de lidar bem com a linguagem, tanto na expressão verbal quanto escrita. A linguagem é considerada um exemplo preeminente da inteligência humana. Seja pra escrever ou

Leia mais

A Encarnação como Necessidade Psíquica

A Encarnação como Necessidade Psíquica AME-Teresópolis A Encarnação como Necessidade Psíquica A DIMENSÃO QUÂNTICA DA VIDA Claudio C. Conti www.ccconti.com Deus Infinito em todas as qualidades. Portanto, é perfeito. Como são suas criações? Um

Leia mais

Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco

Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco Como Melhorar a Concentração: 5 Poderosas Atitudes para Concentrar a Atenção e Turbinar seu Foco Como se concentrar mais? O que eu tenho que fazer? Logo abaixo, há 5 atitudes altamente eficazes para concentrar

Leia mais

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo

Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS. Uma instituição do grupo Educador A PROFISSÃO DE TODOS OS FUTUROS F U T U R O T E N D Ê N C I A S I N O V A Ç Ã O Uma instituição do grupo CURSO 2 CURSO OBJETIVOS O objetivo do curso é formar Neuroeducadores, profissionais com

Leia mais

Fundamentos do Movimento Humano

Fundamentos do Movimento Humano Fundamentos do Movimento Humano CORPOREIDADE Corporeidade é a maneira pela qual o cérebro reconhece e utiliza o corpo como instrumento relacional com o mundo. manifesta-se através do corpo, que interage

Leia mais

PSICOLOGIA B 12.º ANO

PSICOLOGIA B 12.º ANO ANO LETIVO DE 2011/2012 PLANIFICAÇÃO ANUAL de PSICOLOGIA B 12.º ANO I. A entrada na vida Tema 1 - Antes de mim A genética, o cérebro e a cultura Objetivo geral Compreender as capacidades genéticas do ser

Leia mais

Carga horária total Não há educação HP370 Avaliação Neuropsicológica HP341 saúde

Carga horária total Não há educação HP370 Avaliação Neuropsicológica HP341 saúde BG068 Disciplinas Optativas Código Disciplina Temas Especiais de Genética Aplicada a Psicologia 60 60 0 0 0 0 0 4 BG067 saúde HP363 A Clínica da Psicanálise HP364 A Ética da Psicanálise HP365 A Observação

Leia mais

Mindfulness: Estratégias e experiência com aplicativo Meditation & Relaxation: Guided Meditation

Mindfulness: Estratégias e experiência com aplicativo Meditation & Relaxation: Guided Meditation UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO / DEPARTAMENTO DE METODOLOGIA DE ENSINO YOGA NA APRENDIZAGEM II (MEN5118) KIMBERLI SABINO ARIOTTI Mindfulness:

Leia mais

3. Planificação anual * Estarão disponíveis no CD_ProfASA planificações a médio e curto prazo

3. Planificação anual * Estarão disponíveis no CD_ProfASA planificações a médio e curto prazo 3. Planificação anual * Estarão disponíveis no CD_ProfASA planificações a médio e curto prazo UNIDADE 1 A entrada na vida Qual é a especificidade do ser? Tema 1 Antes de mim: A genética. O cérebro. A cultura

Leia mais

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo

MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA. Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo MÚSICA COMO INSTRUMENTO PSICOPEDAGÓGICO PARA INTERVENÇÃO COGNITIVA Fabiano Silva Cruz Educador Musical/ Psicopedagogo (gravewild@yahoo.com.br) APRESENTAÇÃO Fabiano Silva Cruz Graduado em composição e arranjo

Leia mais

Personalidade Psicopatologia Geral e Especial Carlos Mota Cardoso

Personalidade Psicopatologia Geral e Especial Carlos Mota Cardoso Personalidade 1 Personalidade Sumário A Persona O espírito é uma característica do HOMEM Do indivíduo à pessoa Arquitectura da Personalidade Pessoa Total (Análise neuro-psicológica) Matéria e energia Dinâmica

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM NEUROCIÊNCIA APLICADA À EDUCAÇÃO OBJETIVOS: O curso tem como objetivo formar educadores especializados em conhecimentos sobre o cérebro humano, e relacionar esses conhecimentos aos processos de memória, pensamento e aprendizagem, o curso

Leia mais

Com base nos descobrimentos realizados por seu pai o renomado Médico e Fisioterapeuta Mexicano Isaac Goiz Duran, o terapeuta mexicano Moisés Goiz

Com base nos descobrimentos realizados por seu pai o renomado Médico e Fisioterapeuta Mexicano Isaac Goiz Duran, o terapeuta mexicano Moisés Goiz Com base nos descobrimentos realizados por seu pai o renomado Médico e Fisioterapeuta Mexicano Isaac Goiz Duran, o terapeuta mexicano Moisés Goiz desenvolveu esta técnica terapêutica que reestabelece o

Leia mais

Dra Nadia Bossa PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Dra Nadia Bossa  PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Dra Nadia Bossa PALESTRA DISTÚRBIOS DE ATENÇÃO E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM Dra Nadia Bossa O cérebro é constituído de vários circuitos neuronais, denominados sistemas funcionais. Esses sistemas são

Leia mais

AGRUPAMENTO de ESCOLAS n.º 1 de GONDOMAR

AGRUPAMENTO de ESCOLAS n.º 1 de GONDOMAR AGRUPAMENTO de ESCOLAS n.º 1 de GONDOMAR PLANIFICAÇÃO ANUAL 2014/2015 PSICOLOGIA B 12.º ANO COMPETÊNCIAS A DESENVOLVER COMPETÊNCIAS TRANSVERSAIS Desenvolve a consciência, o respeito e a valorização da

Leia mais

É aqui que criamos nossos paradigmas.

É aqui que criamos nossos paradigmas. Sumário Índice...03 Criação de Paradigmas...05 A Liberdade Tem o Seu Preço...09 Nível Alpha...10 O Que São os Pensamentos...12 Como Funciona o Subconsciente...13 Reprogramação Mental...14 Você e o Pensamento...15

Leia mais

Teorias Motivacionais

Teorias Motivacionais Teorias Motivacionais A perspectiva biológica A perspectiva Biológica da Motivação pode subdividir-se em 3 categorias: As contribuições genéticas para o comportamento motivado A Motivação como estimulação

Leia mais

Definição correta de consciência

Definição correta de consciência Estudo para o 9 o EEJA Estudo 6 Os processos em nós A Consciência e a Mente Una Claudio C. Conti Definição correta de consciência Um saco de gatos... 1 Conhecendo os gatos Gato 1. O TEMPO Gato 2. O PENSAMENTO

Leia mais

ALFABETIZAÇÃO E NEUROCIÊNCIA

ALFABETIZAÇÃO E NEUROCIÊNCIA ALFABETIZAÇÃO E NEUROCIÊNCIA O QUE É NECESSÁRIO PARA O ENSINO DA LEITURA E ESCRITA? - Desconstruir. - Compreender que existem estruturas neuronais que podem ser estimuladas para esta aquisição. - Compreender

Leia mais

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA B 12º ANO DE ESCOLARIDADE 2017/2018

PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA B 12º ANO DE ESCOLARIDADE 2017/2018 PLANIFICAÇÃO ANUAL DA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA B 12º ANO DE ESCOLARIDADE 2017/2018 Aulas Previstas Períodos Escolares Temas/ programáticos Para Lecionação de Para Avaliação 1 UNIDADE 1 A entrada na vida

Leia mais

PROGRAMA CURRICULAR ANO LECTIVO

PROGRAMA CURRICULAR ANO LECTIVO PROGRAMA CURRICULAR ANO LECTIVO 2016 2017 Unidade Curricular: Estudos Culturais Docente responsável: João Peneda Respectiva carga lectiva na UC: 1h e 30m ECTS: 3 1 Objectivos de Aprendizagem Os Estudos

Leia mais

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional.

Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia profissional. GEN XIX Grupo de Estudos em Neurometria Discussão de Casos Clínicos Nosso objetivo: Exposição de casos clínicos, compartilhar conhecimentos e ampliar as possibilidades de atendimentos no seu dia a dia

Leia mais

Dr. Makoto Shichida, JAPÃO

Dr. Makoto Shichida, JAPÃO Dr. Makoto Shichida, JAPÃO OS BÉBES SÃO GÉNIOS, TEORIA E PRÁTICA A EDUCAÇÃO DO CÉREBRO DIREITO NA INFÂNCIA A Educação do cérebro direito é de facto o único método de ensino que chamará a criatividade do

Leia mais

ANÁLISE DIDÁTICA. ceevix.com. Prof Me. Irisomar Fernandes Psicanalista Clínico Analista Diadata

ANÁLISE DIDÁTICA. ceevix.com. Prof Me. Irisomar Fernandes Psicanalista Clínico Analista Diadata ANÁLISE DIDÁTICA ceevix.com Prof Me. Irisomar Fernandes Psicanalista Clínico Analista Diadata 27 992246450 O QUE É ANÁLISE DIDÁTICA? Todo psicanalista deve passar pelo processo das análise clínicas e didáticas;

Leia mais

Faculdade Pernambucana de Saúde PSICOLOGIA. Detalhamento da Matriz Curricular

Faculdade Pernambucana de Saúde PSICOLOGIA. Detalhamento da Matriz Curricular Faculdade Pernambucana de Saúde PSICOLOGIA Detalhamento da Matriz Curricular Eixo Temático Módulo Carga Horária Código subjetividade: o sujeito o seu meio e a cultura O Homem como ser Social 70 PSI01-01

Leia mais

Programa do Nível Inicial

Programa do Nível Inicial Programa do Nível Inicial 1. Compreendendo o nosso estilo de vida: Luzes e sombras do estilo de vida moderno. Automatismos instalados. Inconsciência e stress, atenção e calma. Estratégias para viver mais

Leia mais

PROCESSO DECISÓRIO E CRIATIVIDADE

PROCESSO DECISÓRIO E CRIATIVIDADE Neste texto você vai conhecer os Filtros Cerebrais, que fazem parte da disciplina PROCESSO DECISÓRIO E CRIATIVIDADE de todos os cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade AIEC. 2 PROCESSO DECISÓRIO

Leia mais

TEATRO - EMPRESARIAL

TEATRO - EMPRESARIAL TEATRO - EMPRESARIAL TEATRO-EMPRESARIAL Desenvolvido para pessoas que trabalham no mercado formal e que não possuem experiência teatral ou mesmo intimidade com a oratória e exposição social. Sua metodologia

Leia mais

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos

Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo Profª Maúcha Sifuentes dos Santos Desenvolvimento cognitivo: o que é? Desenvolvimento cognitivo: mudanças na capacidade mental (aprendizagem, memória, raciocínio, pensamento e

Leia mais

C & Q Claudio C. Conti

C & Q Claudio C. Conti C & Q "A pergunta decisiva para o ser humano é esta: tens o infinito como referência? Este é o critério de sua vida. Quando alguém entende e sente que está conectado ao ilimitado já nesta vida, modificam-se

Leia mais

RESPIRAÇÃO, ENERGIA E CONSCIÊNCIA

RESPIRAÇÃO, ENERGIA E CONSCIÊNCIA 1 RESUMO RESPIRAÇÃO, ENERGIA E CONSCIÊNCIA Jeverson Rogério Costa Reichow Este artigo relaciona o trabalho com a respiração na terapia reichiana e a respiração na terapia holotrópica de Stanislav Grof.

Leia mais

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA

Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA Ψ AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE OLIVEIRA DE FRADES PSICOLOGIA B 12º ANO 4º Teste Ano lectivo 2010/2011 A prova é constituída por três grupos de itens: - O Grupo I testa objectivos de conhecimento, de compreensão

Leia mais

Programa O Despertar do Ser

Programa O Despertar do Ser Programa O Despertar do Ser Casa Margou - Gourim Março de 2017 Olá a todos O Despertar do Ser, será um trabalho de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal, de mergulho profundo na essência do ser. A

Leia mais

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS

CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS CONHECIMENTOS PEDAGÓGICOS Educação Infantil O DESENVOLVIMENTO DO CONCEITO CIENTÍFICO NA INFÂNCIA Prof. Stephanie Gurgel Que acontece no cérebro da criança aos conceitos científicos que lhe ensinam na escola?

Leia mais

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

CURSO PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL OBJETIVOS: O objetivo do curso é estudar os processos de aprendizagem. Capacitar profissionais, através de instrumentos científicos, atualizados e inovadores, a observar, diagnosticar, planejar e intervir

Leia mais

A DIMENSÃO QUÂNTICA DA VIDA. Claudio C. Conti

A DIMENSÃO QUÂNTICA DA VIDA. Claudio C. Conti A DIMENSÃO QUÂNTICA DA VIDA Claudio C. Conti www.ccconti.com Deus Infinito em todas as qualidades. Portanto, é perfeito. Como são suas criações? Um ser perfeito somente pode criar coisas também perfeitas.

Leia mais

OS SONHOS COMO CAMINHO DE CURA

OS SONHOS COMO CAMINHO DE CURA OS SONHOS COMO CAMINHO DE CURA Maria de Melo RESUMO Sonhar se aprende e se desenvolve! Torne-se um bom sonhador! Nesta vivência contaremos nossos sonhos e trabalharemos alguns. Aprenderemos as senhas para

Leia mais

Processos Psicológicos Básicos II. Prof.ª Melissa Fernanda Fontana Aula 2

Processos Psicológicos Básicos II. Prof.ª Melissa Fernanda Fontana Aula 2 Processos Psicológicos Básicos II Prof.ª Melissa Fernanda Fontana Aula 2 Estado que permite a expressão de todos os processos mentais (atenção, memória, pensamento e respostas aprendidas a estímulos sensoriais).

Leia mais

A abrangência da antropologia Mércio Gomes

A abrangência da antropologia Mércio Gomes A abrangência da antropologia Mércio Gomes Antropologia - termo Anthropos = homem Logos = estudo, razão, lógica Estudo do homem Sociologia, Economia Ciência humana, Lógica do homem Filosofia, Lógica Características

Leia mais

Escola Municipal Arnaldo de Barros Moreira

Escola Municipal Arnaldo de Barros Moreira ESCOLAS: Escola Estadual Escritor Horácio de Almeida Escola Municipal Arnaldo de Barros Moreira Escola Municipal Paulo Freire Professora: Francisca Roseane Franco Ribeiro de Sousa¹ Coordenadoras: Maria

Leia mais

GUIA DO ESTUDO PERFEITO. 8 passos infalíveis para alcançar a aprovação \o/

GUIA DO ESTUDO PERFEITO. 8 passos infalíveis para alcançar a aprovação \o/ 8 passos infalíveis para alcançar a aprovação \o/ Vai deixar saudades!!! Depois de 7 aulas, mais de 8 horas de muita conversa e ensinamentos, muito mais que 500 minutos de sabedoria, chegamos ao nosso

Leia mais

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH

VYGOTSKY Teoria sócio-cultural. Manuel Muñoz IMIH VYGOTSKY Teoria sócio-cultural Manuel Muñoz IMIH BIOGRAFIA Nome completo: Lev Semynovich Vygotsky Origem judaica, nasceu em 5.11.1896 em Orsha (Bielo- Rússia). Faleceu em 11.6.1934, aos 37 anos, devido

Leia mais

P36 Alto Desempenho em Momentos de Crise. com Paulo Alvarenga (P.A.)

P36 Alto Desempenho em Momentos de Crise. com Paulo Alvarenga (P.A.) P36 Alto Desempenho em Momentos de Crise com Paulo Alvarenga (P.A.) CRISE DE ENERGIA HUMANA Porque você chegou atrasado? Atrasado Trânsito Inocência Não ter culpa Saí muito tarde Poder Algo é possível

Leia mais

Pensamento Radiante. E isso é possível, pois os mapas mentais ativam os dois hemisférios cerebrais que temos:

Pensamento Radiante. E isso é possível, pois os mapas mentais ativam os dois hemisférios cerebrais que temos: www.mapamental.org 1 De forma bem clara e objetiva, o Mapa Mental é um método criado para auxiliar na geração e memorização de informações que irá te ajudar a ser mais produtivo, aumentar o seu foco e

Leia mais

CORPO NA CRIAÇÃO ARTÍSTICA DO ATOR Maria Ângela De Ambrosis Pinheiro Machado Universidade Federal de Goiás - UFG Corpo, emoção, razão.

CORPO NA CRIAÇÃO ARTÍSTICA DO ATOR Maria Ângela De Ambrosis Pinheiro Machado Universidade Federal de Goiás - UFG Corpo, emoção, razão. CORPO NA CRIAÇÃO ARTÍSTICA DO ATOR Maria Ângela De Ambrosis Pinheiro Machado Universidade Federal de Goiás - UFG Corpo, emoção, razão. A proposição deste artigo é buscar uma compreensão do corpo do ator

Leia mais

Treinamento vivencial. Inteligência Emocional e Alta Performance Pessoal

Treinamento vivencial. Inteligência Emocional e Alta Performance Pessoal Treinamento vivencial Inteligência Emocional e Alta Performance Pessoal Inteligência Emocional e Alta Performance Pessoal Você tem dificuldades para conseguir alcançar suas metas e objetivos? Tem sentimentos

Leia mais

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 20 de Maio 2016

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 20 de Maio 2016 Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 20 de Maio 2016 Duração da Prova 120 minutos Nome: Classificação: Assinaturas dos Docentes: Notas Importantes: A prova de avaliação

Leia mais

2. OBJETO DE AVALIAÇÃO

2. OBJETO DE AVALIAÇÃO Informação - Prova de Equivalência à Frequência PSICOLOGIA B Prova 340 Prova 2018 12º Ano de Escolaridade (Decreto-Lei n.º 139/2012, de 5 de julho) 1. INTRODUÇÃO O presente documento divulga informação

Leia mais

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 21 de Maio de Duração da Prova 120 minutos

Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 21 de Maio de Duração da Prova 120 minutos Prova escrita de Psicologia Acesso ao Ensino Superior dos Maiores de 23 Anos 21 de Maio de 2015 Duração da Prova 120 minutos Nome: Classificação: Assinaturas dos Docentes: Notas Importantes: A prova de

Leia mais

Formação pelo Método Ione Cortese TURMA 2018

Formação pelo Método Ione Cortese TURMA 2018 Formação pelo Método Ione Cortese TURMA 2018 Olá, Sou Ione Cortese, Palestrante, Consultora e Coach de Alta Performance. Sou mãe, casada, empresária e apaixonada por pessoas. Dedico minha vida para Fazer

Leia mais

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA

DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA CENTRO EDUCACIONAL CHARLES DARWIN ENSINO INFANTIL 2015 DIRETRIZES CURRICULARES INFANTIL III, IV e V EDUCAÇÃO FÍSICA OBJETIVOS GERAIS Favorecer o desenvolvimento corporal e mental harmônicos, a melhoria

Leia mais

Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) A Prática de Conhecer Você Mesmo!

Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) A Prática de Conhecer Você Mesmo! Practitioner em Programação Neurolinguística (PNL) A Prática de Conhecer Você Mesmo! Introdução Como você enxerga o mundo? Você tem controle sobre sua vida? E sobre o ambiente a sua volta? O curso de Practitioner

Leia mais

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2

Curso de Psicologia - Rol de Disciplinas Optativas. HP363 A Clínica da Psicanálise HP338 2 HP363 A Clínica da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP364 A Ética da Psicanálise 30 30 0 0 0 0 0 2 HP338 2 HP365 A Observação em Pesquisa 90 0 0 60 30 0 0 6 Não há NC HP366 Abordagem Sistêmica das

Leia mais

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO

A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Pontifícia Universidade Católica de Goiás Psicologia Jurídica A PSICOLOGIA COMO PROFISSÃO Profa. Ms. Joanna Heim PSICOLOGIA Contribuições Histórica Filosóficas Fisiológicas FILOSÓFICA(psyché = alma e logos=razão)

Leia mais

JUDITH NOGUEIRA. Temas da palestra: motivação, desafio, criatividade, sipat, superação de desafios, saúde

JUDITH NOGUEIRA. Temas da palestra: motivação, desafio, criatividade, sipat, superação de desafios, saúde JUDITH NOGUEIRA Temas da palestra: motivação, desafio, criatividade, sipat, superação de desafios, saúde Judith Nogueira é escritora, médica e professora universitária. Sua produção literária contempla

Leia mais

CONTRIBUIÇÃO DAS DIFERENTES TEORIAS

CONTRIBUIÇÃO DAS DIFERENTES TEORIAS CONTRIBUIÇÃO DAS DIFERENTES TEORIAS PARA A COMPREENSÃO DO PROCESSO MOTIVACIONAL 1 Manuel Muacho 1 RESUMO Compreender os motivos do comportamento humano tem sido objeto de muitas teorias. O advento da psicologia

Leia mais

Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós

Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós Estudo para o 9 o EEJA Estudo 5 Os processos em nós A Natureza da Psique - livro de Jung - Claudio C. Conti Por que estudar Jung? pg 257 O Espiritismo enquanto fenômeno coletivo persegue, portanto, os

Leia mais

A Neurociência aplicada ao Emagrecimento

A Neurociência aplicada ao Emagrecimento A Neurociência aplicada ao Emagrecimento conteúdo 01 02 03 04 A p r e s e n t a ç ã o Q u e b r a d e P a d r õ e s M e n t a i s e C o m p o r t a m e n t a i s D e s p r o g r a m a r a n e c e s s i

Leia mais